jornal escola 1º período 2013 14

12
N.º 1 de 2013/2014 dezembro de 2013 Editorial Retomamos a edição do nosso jornal O Quarenta e Nove com a periodicidade trimestral, como vem sendo tradição da escola nos últimos anos. Nele participaram todas as turmas do 1.º Ciclo e do Jardim de Infância À semelhança do ano anterior, a comissão de organização do jornal reuniu previamente duas vezes para combinar os trabalhos a enviar, tomar decisões e resolver problemas inerentes à edição. Neste número, apresentam-se notícias, projetos desenvolvidos por algumas turmas, poemas e relatos de visitas de estudo. Posteriormente, publicaremos este número do jornal no blogue da escola, onde esperamos os vossos comentários e sugestões pertinentes. A comissão: Alice Silva JI Sala 1 Ariana Araújo - JI Sala 2 Rafael Silveira - 1.º A Diogo Marques - 2.º A Mário Balbino 2.º B Leonor Duarte 3.º A António Gonçalves 3.º B Tiago Almeida 4.º A As professoras Ermelinda Rosa e Inácia Santana. Redação: todos/as os/as alunos/as, educadoras de infância e professoras da EB1/JI Frei Luís de Sousa. Agradecemos à Associação de Pais da EB1/JI Frei Luís de Sousa a sua colaboração neste projeto através da impressão do Jornal. Livro recomendado Recomendamos a leitura do livro “Estranhões e Bizarrocos”. Do autor José Eduardo Agualusa e do ilustrador Henrique Cayatte. Aconselhamos a leitura deste livro porque narra estórias muito divertidas. Alunos/as do 2.º B O Dia de São Martinho na Escola No dia onze de novembro, comemorámos o dia de São Martinho. As turmas da escola juntaram-se no recreio, no telheiro do Bloco A, e os meninos e meninas do Jardim de Infância (JI) começaram por apresentar canções sobre as castanhas e o São Martinho. No fim das apresentações do JI fomos buscar as castanhas assadas que a dona Ana e as Assistentes Operacionais prepararam. Para pôr as castanhas, construímos nas nossas salas de aula copos e cartuchos com a ajuda das nossas professoras. As castanhas estavam boas e bastante saborosas. Foi uma tarde maravilhosa, divertida e quentinha, pois tal como é tradição, esteve um belo dia de verão de São Martinho. A Comissão do Jornal

Upload: inacia-santana

Post on 22-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal escolar da Frei Luís de Sousa

TRANSCRIPT

N.º 1 de 2013/2014 – dezembro de 2013

Editorial

Retomamos a edição do nosso jornal – O Quarenta e Nove – com a periodicidade trimestral, como vem sendo tradição da escola nos últimos anos. Nele participaram todas as turmas do 1.º Ciclo e do Jardim de Infância À semelhança do ano anterior, a comissão de organização do jornal reuniu previamente duas vezes para combinar os trabalhos a enviar, tomar decisões e resolver problemas inerentes à edição. Neste número, apresentam-se notícias, projetos desenvolvidos por algumas turmas, poemas e relatos de visitas de estudo. Posteriormente, publicaremos este número do jornal no blogue da escola, onde esperamos os vossos comentários e sugestões pertinentes. A comissão: Alice Silva –JI – Sala 1 Ariana Araújo - JI – Sala 2 Rafael Silveira - 1.º A Diogo Marques - 2.º A Mário Balbino – 2.º B Leonor Duarte – 3.º A António Gonçalves – 3.º B Tiago Almeida – 4.º A As professoras Ermelinda Rosa e Inácia Santana.

Redação: todos/as os/as alunos/as, educadoras de infância e professoras da EB1/JI Frei Luís de Sousa. Agradecemos à Associação de Pais da EB1/JI Frei Luís de Sousa a sua colaboração neste projeto através da impressão do Jornal.

Livro recomendado

Recomendamos a leitura do livro “Estranhões e Bizarrocos”. Do autor José Eduardo Agualusa e do ilustrador Henrique Cayatte. Aconselhamos a leitura deste livro porque narra estórias muito divertidas. Alunos/as do 2.º B

O Dia de São Martinho na Escola

No dia onze de novembro, comemorámos o dia de São Martinho. As turmas da escola juntaram-se no recreio, no telheiro do Bloco A, e os meninos e meninas do Jardim de Infância (JI) começaram por apresentar canções sobre as castanhas e o São Martinho. No fim das apresentações do JI fomos buscar as castanhas assadas que a dona Ana e as Assistentes Operacionais prepararam. Para pôr as castanhas, construímos nas nossas salas de aula copos e cartuchos com a ajuda das nossas professoras. As castanhas estavam boas e bastante saborosas. Foi uma tarde maravilhosa, divertida e quentinha, pois tal como é tradição, esteve um belo dia de verão de São Martinho. A Comissão do Jornal

Em setembro regressámos ao Jardim de Infância. Foi muito

bom reencontrar velhos amigos e conhecer amigos novos.

Cada um fez o seu auto-retrato…

…medimos as nossas alturas…

…e registámos as nossas idades.

Durante este tempo fizemos muitos trabalhos, jogos e

dramatizações. Ouvimos muitas histórias e sonhámos.

Aprendemos e cantámos muitas canções. Agora estamos a

partilhar a magia do Natal!

Até à próxima edição,

Os meninos da Sala 1 do Jardim de Infância

A Sala 2 do Jardim de Infância da Escola Frei Luís de Sousa

A sala está dividida por áreas de trabalho/brincadeira, onde aprendemos as regras básicas de convivência.

Brincamos na mesa dos jogos. Aprendemos a falar com frases bem construídas, e até aprendemos a fazer cálculos de matemática.

Olá a todos os amigos

Este ano abriu mais uma sala de Jardim de Infância

Somos 23 crianças: 5 de 3 anos, 11 de 4 anos e 7 de 5 anos.

Quando chegamos à escola marcamos a presença no mapa, depois sentamo-nos no tapete, e fazemos uma reunião onde contamos as novidades, e combinamos o que queremos fazer.

Fazemos construções no tapete.

Brincamos na casinha das bonecas.

Lemos livros na biblioteca da sala.

No fim do dia voltamos a fazer uma reunião, onde cada criança pode dizer o que gostou mais e o que gostou menos de fazer, deste modo podemos ir ao encontro das suas necessidades e interesses.

A 2 meses e meio da abertura da escola todas as crianças já sentem a escola como sua, entram na sala com um sorriso para mais um dia cheio de atividades.

A Educadora de Infância Cristina Araújo

Como estamos a aprender a ler e a escrever Nós aprendemos a ler com os nossos textos. Vamos descobrindo as palavras a partir de outras parecidas. Pomos bolinhas à volta das palavras e dos bocadinhos conhecidos. Melhoramos os textos fazendo perguntas às autoras ou aos autores. Ilustramos os textos trabalhados e colocamo-los no nosso livro de leitura para os lermos muitas vezes em casa ou na escola. Depois cortamos os textos em palavras e colamo-las no caderno da escola, fazemos listas de palavras com bocadinhos iguais, contamos as sílabas dos nomes e fazemos fichas. Também escrevemos textos inventados a partir dos textos trabalhados: vamos à procura das palavras nos textos ou pensamos nos bocadinhos.

Afonso, Laura e Rodrigo – em nome da turma do 1º ano

Os nossos textos trabalhados

1º ano

Os projetos do 2º A A turma do 2.º A está a preparar os projetos deste 1º período. Alguns meninos já começaram a fazer trabalhos em casa com a ajuda dos seus pais e com outros colegas. Assim o António Brito fez um projeto com a sua mãe sobre a electricidade. Mostrou-nos um projeto em que aprendeu muito e mostrou o que aprendeu a todos os colegas. Também o Rafael e o Lucas fizeram um projeto sobre o oxigénio. Os dois reuniram-se num fim de semana e fizeram um belo trabalho. Outros meninos já pensaram em temas para projetos. O Gonçalo Geraldes, a Inês e o Martim vão trabalhar os tornados. O Rodrigo o Leandro e o Filipe vão fazer um projeto sobre os tremores de terra. A Ana e a Beatriz vão descobrir mais coisas sobre os animais. O Guilherme e o Simão vão trabalhar e descobrir mais coisas sobre o universo. O Diogo Marques e a Carina vão trabalhar os Oceanos e por fim a Salima e o Pedro vão fazer um projeto sobre os Vulcões. Os outros meninos ainda estão a pensar nos temas dos seus trabalhos. Esperamos aprender muito sobre todos estes temas. Vamos trabalhar para isso.

A Turma do 2º A

Atira duas setas ao alvo para conseguires somar 10 pontos Regista: ____ + ____ = _____

____ + ____ = _____

____ + ____ = _____

____ + ____ = _____

____ + ____ = _____

Jogo do Alvo

Atira duas setas ao alvo para conseguires somar 20 pontos Regista: ____ + ____ = _____

____ + ____ = _____

____ + ____ = _____

____ + ____ = _____

____ + ____ = _____

Atira duas setas ao alvo para conseguires somar 100 pontos Regista: ____ + ____ = _____

____ + ____ = _____

____ + ____ = _____

____ + ____ = _____

____ + ____ = _____

Dobragem do Copo

No dia onze de novembro, festejámos o dia de São Martinho na nossa escola. A nossa turma fez a dobragem do copo, que decorámos ao nosso gosto para colocarmos as castanhas assadas. Seguidamente mostram-se os procedimentos para quem quiser construir a dobragem do copo.

Como fazer: 1.º Pega numa folha de papel em forma de quadrado. Dobra-a pela linha tracejada.

2.º Traz o triângulo assinalado para o lado oposto.

3.º Assim.

4.º Agora, vira a folha de papel. Traz o triângulo assinalado para o lado oposto.

5.º Em seguida dobra as abas com os dedos. O teu copo está pronto.

6.º Decora-o a teu gosto.

Na nossa sala de aula temos um momento para praticarmos o cálculo mental. Este momento é muito divertido porque usamos várias estratégias. O jogo do alvo é uma das nossas estratégias preferidas. Por isso, decidimos partilhar este jogo com os leitores da nossa idade, para que também possam praticar. Esperamos que gostem.

No dia 5 de novembro fomos ao mercado 31 de janeiro. Vimos, cheirámos e aprendemos muitas coisas importantes sobre a alimentação! Nós passámos pelas bancas do peixe, da fruta, dos legumes e da carne.

Depois de aprendermos algumas coisas sobre a alimentação fomos lavar as mãos e lanchar.

Quando acabámos de lanchar fomos brincar num “mercado a fingir”, brincámos às compras. As senhoras, para nós sabermos o que íamos comprar no “mercado a fingir”, faziam-nos perguntas para adivinharmos. Para comprarmos os alimentos usávamos dinheiro e, às vezes, recebíamos troco.

No final, cada menino recebeu um saco com livros, a pirâmide dos alimentos e outras coisas.

Quando acabou a visita fomos para a escola.

3º A

Enviámos o trabalho para

uma exposição…

e convidámos os pais …

3ºA

Descobre nome de alimentos:

A L H O K F R A N C E S

W P Y X Z O T S H J D U

B A C A L H A U M R T N

A O U N E R N M E F A M

G O E R B C G E F M A C

R F G A Q U E I J O M E

A N O N A C R S U T Z N

W X Y H R U I O J A O O

Y N A R H E N S S J O U

Q B C U K W A P X Y O R

A N G G F R A N G O Z A

P B M R M G I Z G U N Z

O silêncio arco-íris No 3ºA silêncio quase nunca há! O arco-íris é raro aparecer O silêncio na sala é raro acontecer... O arco-íris é colorido O 3º A é muito divertido!

3ºA

3ºA

Visita de Estudo ao mercado 31 de janeiro No dia 7 de novembro fomos fazer uma visita de estudo ao mercado 31 de janeiro, que fica situado no Saldanha. Quando chegámos, a turma foi dividida em dois grupos. Com as dietistas conversámos bastante sobre a pirâmide alimentar e aprendemos coisas novas para fazer uma alimentação saudável. De seguida, fomos conhecer o mercado. Começámos por ver as bancas do peixe, aprendemos o nome de muitos peixes e ficámos a saber que, se eles têm cores e tamanhos diferentes, também têm gostos diferentes. Depois fomos ver as bancas da fruta. Vimos várias que já conhecemos e aprendemos o nome de outras que alguns de nós nunca provámos, como por exemplo: mamão, maçã reineta, dióspiro, maracujá, anona, abacaxi e papaia. Passámos depois para as bancas dos legumes. Conhecemos o nome de muitos deles, falámos que uns podemos comer crus e outros precisam de ser cozinhados. A dietista ensinou-nos que para nos habituarmos ao sabor dos alimentos de que não gostamos, precisamos de comê-los pelo menos dez vezes. A última banca que visitámos foi o talho. Lá vimos diferentes tipos de carne, por exemplo: porco, coelho, galinha do campo e do aviário, vaca, ovelha, perú, salsichas frescas e enchidos. Terminámos a visita de estudo com uma atividade muito divertida que se chamava “Jogo do Mercado”, onde uns foram comerciantes e outros os clientes. Gostámos muito desta atividade porque aprendemos coisas novas sobre hábitos de alimentação saudável e queremos seguir os conselhos das dietistas Goretti, Marline e Joana.

A é Albufeira, com festa a noite inteira.

B é Bragança, onde eu já fui em criança.

C é Coimbra e fica longe de Sesimbra.

D é Dacar, com meninas a cantar.

E é Évora, onde namorei com a Débora.

F é Faro, onde tudo é muito caro.

G é Guarda, onde me apareceu uma sarda.

H é Hanói e há lá um herói.

I é Istambul, onde servem chá num bule.

J é Jerusalém, onde comi pastéis de Belém.

K é Kansas, com maravilhosas danças.

L é Lisboa, onde andei numa boa canoa.

M é Monforte, não sei se fica no norte.

N é Nazaré, onde todos querem molhar o pé.

O é Ovar, onde se come bem folar.

P é Paris, onde fui com o Luís.

Q é Quito, onde vi um meteorito.

R é o Rio de Janeiro, vive-se o carnaval em fevereiro.

S é Silves, onde mora o ourives.

T é Tavira, onde não se dança o vira.

U é Ucrânia, onde vive a Vânia.

W é Washington, onde há lagos com plâncton.

X é Xangai, de onde nunca se sai

Y é York, onde tive muita sorte.

Z é Zagreb, onde há gente que tem febre.

Alice Ferrão e David Patinha

Abecedário das Cidades e terras

4.ºA

Abecedário de tudo ou nada

A é a Avestruz, que bate à porta - truz-truz.

B é o bombeiro, que pôs água no banheiro

C é o cão, que gosta de pão.

D é o dado, que está ao meu lado.

E é o elefante, que é um animal elegante.

F é a Filipa, que gosta de batata frita.

G é o gato André, que tem um boné.

H é de Hiroshima, lembrei-me da minha

prima.

I é o irmão, vou mandá-lo para o Japão.

J é o João, que é primo do meu irmão.

K é o karaté, que tem pés a cheirar a chulé.

L é a lua, que brilha e pula.

M é a mola, que me lembra Angola.

N é o Natal, que não cheira mal.

O é a ovelha, que mora numa casa de telha.

P é o pincel, que pinta o painel.

Q é a quinta, que tem uma grande pinta.

R é o rato, que come dentro do prato.

S é o sapo, que tem um grande papo.

T é a tartaruga, vou comer uma uva.

U é o urso, que ganhou o concurso.

V é a vaca, que tem uma faca.

W é o William, não gosta do que comiam.

X é o xarope, que cura a gripe.

Y é a Yolanda, que gosta da Holanda.

Z é o zorro, vou por o meu gorro.

Filipe Simas e Luís Mendes

4.ºA

O projeto da cidadania

No projeto da cidadania fazemos reuniões com representantes de todas as turmas. Estas reuniões são de 15 em 15 dias.

Cada reunião é orientada por elementos representantes das turmas, quer dizer uma reunião é orientada pelos representantes de uma turma, na reunião seguinte são outros que orientam. Nas reuniões temos de escrever sobre o que falamos para partilhar nas turmas.

Quando é necessário também convidamos pessoas para a nossa reunião.

Aqui falamos de algumas coisas que acontecem na escola e construímos, em conjunto, algumas regras para uma melhor utilização dos diferentes espaços, como por exemplo: o campo de futebol, o recreio, as casas de banho e o refeitório.

Para construir estas regras pensamos nelas nas turmas, discutimo-las nas reuniões e depois voltamos a falar nelas nas turmas, para ver se todos concordam ou se ainda teremos que fazer alterações.

Também falamos de ideias e propostas para a escola, por forma a melhorar, ainda mais, o ambiente entre todas as pessoas.

Pedimos sempre a opinião de todos e de todas, porque é muito importante a participação de todos na vida da escola. Para isso também fizemos uma caixa de sugestões que ficará à entrada do bloco A. Neste bloco também estará um placar com toda a informação do nosso projeto: dias das reuniões, regras dos espaços, tabela do futebol e outras coisas que forem importantes.

O grupo da Cidadania da EB1/JI Frei Luís de Sousa