jornal dos comerciários - nº144

4
Ano 16 Nº 144 Abril / 2013 esmo com a forte chuva que caiu no dia 13 de Mmarço, a assembleia de Nova Iguaçu da Campanha Sala- rial foi uma grande vitória. Vieram caravanas de vários municípios de nossa base, refletindo o que acon- teceu nas outras assembleias: A presença marcante dos comerciá- rios se envolvendo na campanha salarial, e dispostos a ir à luta pelo seu reajuste. Muita gente esteve Publicação do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri e Seropédica. CAMPANHA SALARIAL 2013 presente. Agora, encerrada essa primeira fase das assembléias, e com a pauta de reivindicações em mãos, o Sindicato iniciará a fase da negociação. Mas não podemos nos enganar: só com muita luta é que poderemos arrancar nosso merecido reajuste e outros direitos. Por isso participe dos atos e outras assembleias e fortaleça essa luta! 21 (Tiradentes, feriado nacional), 23 (São Jorge, feriado estadual) Comissão de negociação Assembleia de Nova Iguaçu

Upload: sindicato-dos-comerciarios-de-nova-iguacu-e-regiao

Post on 24-May-2015

744 views

Category:

News & Politics


4 download

DESCRIPTION

Jornal do Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região, Nº 144. Abril de 2013.

TRANSCRIPT

Ano 16 Nº 144 Abril / 2013

esmo com a forte chuva que caiu no dia 13 de Mmarço, a assembleia de

Nova Iguaçu da Campanha Sala-rial foi uma grande vitória. Vieram caravanas de vários municípios de nossa base, refletindo o que acon-teceu nas outras assembleias: A presença marcante dos comerciá-rios se envolvendo na campanha salarial, e dispostos a ir à luta pelo seu reajuste. Muita gente esteve

Publicação do Sindicato dos

Trabalhadores no Comércio de Nova Iguaçu, Mesquita,

Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford

Roxo, Queimados, Japeri e Seropédica.

CAMPANHA SALARIAL 2013

presente. Agora, encerrada essa primeira fase das assembléias, e com a pauta de reivindicações em mãos, o Sindicato iniciará a fase da negociação.

Mas não podemos nos enganar: só com muita luta é que poderemos arrancar nosso merecido reajuste e outros direitos. Por isso participe dos atos e outras assembleias e fortaleça essa luta!

21 (Tiradentes, feriado nacional), 23 (São Jorge, feriado estadual)

Comissão de negociação Assembleia de Nova Iguaçu

Jornal dos Comerciários Abril 2013

Sindicato participa de atividadescontra o machismo no 8 de março

O Sindicato participou e pro-moveu durante o mês de março uma série de atividades de comora-ção e de luta, por ocasião do 8 de Março, Dia Internacional da Mu-lher Trabalhadora.

Coerente com sua luta contra o machismo e contra todas as outras formas de opressão, no dia 8 pela manhã foi realizada uma panfleta-gem no calçadão de Nova Iguaçu junto com o Movimento Mulheres em Luta, também filiado à CSP-Conlutas.

A tarde o Sindicato participou do Ato Unificado "Mulheres na Rua Contra Todo o Tipo de Violência", no

Rio de Janeiro (foto). A concentra-ção foi às 16h na Candelária, e o Ato seguiu em passeata até a Cine-lândia.

Por fim, o Sindicato chamou um debate no dia 19 de Março, com o tema: "Violência, creche e o machis-mo com a mulher negra e lésbica", que

Casas Bahia(Itaguaí)

Uma goteira em cima do setor que vende portáteis, na frente da loja, vem atrapalhando bas-tante. Já foi solicitada solução com a gerência, mas até agora, a solução foi um baldinho. Além de não ter acento para os traba-lhadores do setor, o que é obri-gatório.

COMBATE ÀS OPRESSÕES

Jornal de responsabilidade da diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Nova Iguaçu, Nilópolis, Para-cambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri, Seropédica, e Mesquita. Conselho Editorial: Marcelo Baena, Marileide Costa, Zé Roberto, ; Redação, diagramação e projeto gráfico: Raphael Botelho; Fotos: Paulo Santos;

Renato Gomes, Gabriel Silva,

FILIADO À CSP-CONLUTAS

www.sindconir.org.br

Sede: Rua Dr. Barros Júnior, 408/412Centro - Nova Iguaçu - RJ

TELs./FAX: 2768-9297 / 2767-5130 / 2767-8232

[email protected]

ITAGUAÍ: Avenida Paulo de Frontin, 72/202;Tel. (21) 2687-7729

NILÓPOLIS: Rua Prof. G. Alfredo Filgueiras, 18, Sala 407-A; Tel. 2791-9271

BELFORD ROXO: Praça Getulio Vargas, 112 Ap 201 - Centro; Tel. 2663-1904

QUEIMADOS: Avenida Irmãos Guinle, 901/214; Tel. 2665-3093

SUBSEDES:

DENÚNCIAS

Di Santinni(Itaguaí)

Desvio de função rola solto. Além das suas atividades nor-mais, os trabalhadores tem que lavar o banheiro, lavar parede, limpar a loja e etc. Será que alguém se recusar, vai levar umas chibatadas no tronco?

Supermercado Real de Éden

(Posse)Além do trabalho nos feriados e Domingos, as grávidas tem que trabalhar em pé. E para tirar a folga semanal, o trabalhador tem que compensar durante a semana. Ou seja, não é folga!

Confira os Cipeiros eleitos no mês de Março

Extra Nova Iguaçu (Nilo

Peçanha) O gerente ligou para a clínica “mandando” os médicos não fornecerem atestados para os trabalhadores!Quem trabalha no caixa não pode ir ao banheiro ou beber água. O trabalho é na base do grito. Quando chove molha os operadores. As teclas do caixa estão em péssimas condições. E ainda por cima, pratica o ilegal banco de horas.Quem trabalha após as 14h, tem que “racionar” a comida. Não fornece os 3 uniformes co-mo garante a convenção coleti-va. No banheiro só funciona um sanitário. Só desgraça!

SAÚDE & SEGURANÇA

contou com a presença de diretores e membros da categoria.

O 8 de Março passou, mas nossa luta tem que ser todo dia. Vamos seguir em frente todos os dias lutando contra a exploração dos patrões e contra as opressões!

Dia 04 - SupermercadosFeira Nova (Olinda)

Fabiola, Leandro, Roberto e Cláudia.

Dia 08 - Novo Mundo (Eng. Pedreira) -

Dia 15 - Real de Eden (Posse) - Clodomira, Ediel, Aldo

e Maria Lúcia.

Jéssica e Adão.

Dia 15 - Hargus (Santa Rita)Jefferson, Claudia, Rafael, Bruno, Luan, Wellington e

Adalberto.

Dia 21 - Maringa (Vila de Cava)Zeulita e Rozimere

Dia 18 - Maringá (Luiz de Lemos) - Antonia e Silvio.

Dia 19 - Novo Mundo (Areia Branca) - Milce e Wallace.

Dia 20 - Real de Eden (Eng. Pdreira) - Valdeci, Vandergil,

Adilson e Fábio

Dia 16 - Mercado Fátima (Nilópolis) - Daniel e

Ana Paula.

No dia 28 de abril de 1969, aconteceu uma explosão na mina de Farmington, nos Estados Unidos, que matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VITIMAS DE ACIDENTES DE TRABALHO. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, o Brasil instituiu em 2003 o dia 28 de abril como o DIA NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO.

28 de abril: Dia em memória às vítimas dos acidentes de trabalho

Abril 2013 Jornal dos Comerciários

COMERCIÁRIO AGORA É PROFISSÃO!

CATEGORIA

Parabéns a todos nós que, depois de muita luta conquistamos o que não dava mais para esconder: Comerci-ário sempre foi profissional em tudo o que faz.

Esta Lei vem para nos fortalecer enquanto categoria. A partir de agora acabou essa história de OPERADOR DE LOJA, AUXILIAR DE LOJA, COLABORADOR entre outros nomes que os patrões usavam para justificar o desvio de função, nos explorando ainda mais. Os patrões estão obrigados a anotar na Carteira de Trabalho o nome da função que trabalhamos, por exemplo, opera-dor/a de caixa, estoquista, vende-dor/a, fiscal e muito mais. A jornada segue sendo de 08 (oito) horas diárias de trabalho, e 44 (quarenta e quatro) horas semanais.

O Sindicato por meio desta vem lembrar aos comerciários de que no mês deABRIL de 2013 o convênio com a Clínica CIMENI será encerrado. Fique atento!

ATENÇÃO: Fim do contrato com a Clínica CIMENI

Passa a ser de 06 (seis) horas a jornada das lojas que trabalham reali-zando turnos de revezamento, sendo proibido o mesmo trabalhador fazer mais de um turno. Muita atenção comerciário, horas extras pode ser realizada no máximo duas por dia, e se

você quiser. Além disso deverão ser pagas a 80% (oitenta por cento).

Temos muito para conquistar e não podemos nos contentar só por aqui, vamos juntos na luta para ampliar e garantir nossos direitos.

Esse ano tem Congresso do Sindicato. Segundo o estatuto, de três em três anos ele deve ser realizado. O Congresso é o mai-or órgão deliberativo do Sindi-cato, ou seja, é uma importantís-sima forma de discutir os pro-blemas, o que deu certo e o que deu errado, debater a situação do Brasil e do Mundo, e traçar nossos planos para os próximos três anos.

No Congresso não vão ape-nas os diretores, vão membros da categoria, desde que filiados ao Sindicato, eleitos como dele-gados. Portanto fique atento aos prazos que serão divulgados e participe do Congresso!Dia 24 de abril: Todos a Brasília

contra a retirada de direitosNo dia 24 de abril a CSP-

Conlutas junto com outras entida-des nacionais e outros sindicatos locais, estão organizando uma grande marcha em Brasília, como parte de uma Jornada de Lutas.

O objetivo é defender os direi-tos sociais e trabalhistas e denun-ciar a política econômica do gover-no federal que resulta em vários ataques.

O Sindicato já vem participan-do da campanha contra o ACE, (projeto que vai reduzir direitos dos trabalhadores) e por isso irá para a Marcha com um ônibus. Se você está de licença ou férias e poderá par ticipar, entre em contato com os diretores.

Vem aí o Congresso

do Sindicato

SINDICATO

No dia 31 de março foram en-cerradas as inscrições para o próximo campeonato de futebol do Sindicato. Dia 2 de abril tere-mos o sorteio dos grupos. O sor-teio será na sede do Sindicato e qualquer um pode acompanhar. Dia 7 é o primeiro jogo. Acom-panhe e torça pela sua equipe!

Tudo pronto para o

Campeonatode Futebol

2013!Uma plataforma foi aprovada

pelas entidades que participam desta jornada. Veja os principais pontos:

- Contra o ACE (Acordo Coletivo Especial) e a precarização no trabalho;

- Fim do fator previdenciário / Anulação da reforma da previdên-cia de 2003 / Defesa da aposenta-doria e da previdência pública;

- Em defesa do direito à moradia digna / Chega de violência contra pobres e negros;

- Aumento geral dos salários;

Jornal dos Comerciários Abril 2013

Texto de Marcelo Baena

A onda de protestos contra a permanência do deputado Marcos Feliciano (PSC-SP) a frente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados se espalha por todo o Brasil. Suas decla-rações racistas, homofóbicas e machistas tem como objetivo atacar os setores que mais sofrem com a opressão e a discriminação. O deputado fala que a concessão à mulher de direitos iguais ao homem prejudica a família. “Por isso, ele é contra.” Afirma também que os negros tem uma herança “amaldiço-ada”. E para completar diz que “os homossexuais são uma ameaça à família”, e os culpa por toda desgraça do mundo. A cada dia um homossexual é assassina-do, mas para o deputado isso não existe, reforçando o preconceito e a violência.

A linha de pensamento do deputado representa um retrocesso, ameaça os direitos fundamentais da pessoa humana, o Estado Laico e alimenta o espíri-to de divisão, colocando trabalhadores contra tra-balhadores. Por isso, repudiamos a idéia de racis-mo, machismo e homofobia à frente desta Comis-são. Não podemos retroceder e sim avançar nas conquistadas e na luta pelos direitos humanos não só Brasil, mas no mundo inteiro.

Nenhum homofóbico, racista e machista nos representa!

COMBATE ÀS OPRESSÕES

XXXXX

CATEGORIA

Xxxxx

Priscila,Ponto Frio.

xxxx.

Alessandra,Di Santinni.

xxxxxa.

Lidiane,Leader.

xxxxx.

Jaqueline, Casa & Vídeo.

Texto de Marileide Costa

No mês de março comemoramos o Dia Interna-cional da Mulher Trabalhadora e neste mesmo mês acompanhamos pela imprensa nacional o julga-mento e condenação do goleiro Bruno, assassino de Elisa Samúdio, e Mizael Bispo, assassino de Mércia Nakashima, grávida de oito meses. Isso nos remete a uma reflexão. A Lei Maria da Penha realmente serve para defender as mulheres? No caso das condenações, como os dois são réus primários infelizmente ficarão presos por pouco tempo, enquanto as famílias das vitimas irão sofrer a vida toda. Existe uma proposta na câmara dos deputados em Brasília de mudança no código penal, que acaba facilitando a vida dos estupra-dores tornando a pena dos agressores mais leves. Enquanto isso na Índia houveram manifestações para aumentar a penalidade. Não podemos aceitar que as coisas piorem, temos que aumentar os direitos das mulheres trabalhadoras e aumentar a punição para os agressores, dando proteção total, casa abrigo, creches e criar condições para que as mulheres possam ter o direito de viver livremente sem machismo.

Vinte e um de março é o Dia Internacional Contra o Racismo, mas para nós comerciários e moradores da baixada essa data específica serve para abrir o debate e a reflexão.

A dívida do Brasil para com o povo negro é imensa, mas a nossa indenização não foi nem ouro e nem prata, mas em sangue e lágrimas. Por 350 anos como trabalhador escravo e nos dias de hoje com os piores empregos, salários e qualidade de vida desumana.

Os governos aumentam a cada dia os ataques contra os trabalhadores negros, principalmente as mulheres e a juventude, maiores vítimas.

Um grande absurdo é afirmar que não existe racismo. Nas lojas mais caras e luxuosas, negros e negras não são bem vindos nem como trabalhador e muito menos como consumidor. Nos Shoppings e lojas em geral as negras tem que seguir a lógica do embranquecimento, alisando seus cabelos, e os homens tem que manter o cabelo raspadinho, tudo isso para parecer menos negro e negra.

Viva a luta contra o racismo!

Em defesa da vida das mulheres

Pela visibilidade dos traba-lhadores negros e negras!Texto de Renato Gomes e Paulo Tomé

xxxxx'Armadilha do Corpo' é armadilha pro trabalhador também!

lista de irregulari-dades é enorme. Os Atrabalhadores são

obrigados a pagar pelo uni-forme e desempenhar ou-tras funções como limpar a loja, e etc. Mas o que mais tem gerado indignação é a forma com que a gerência tem tratado os trabalhado-res. O assédio moral é uma prática constante. A gerên-cia humilha e persegue a todos, pr incipalmente

aqueles que não aceitam de cabeça baixa as irregulari-dades.

Estamos buscando outras esferas para resolver essas irregularidades.

O Sindicato está a dispo-sição dos trabalhadores da 'Armadilha do Corpo', e estaremos na luta junto com vocês na defesa de seus direitos.