jornal dos comerciários - nº 142

4
Ano 16 Nº 142 Fevereiro / 2013 Juíza Maria Bernadete Mi- Aranda Barbosa da Silva, da 2ª Vara do Trabalho de Nova Iguaçu proibiu de ime- diato as lojas abaixo de Publicação do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri e Seropédica. Casa & Video condenada a pagar reajuste de 2009 Veja a lista dos cipeiros eleitos em Janeiro Tragédias como as de Santa Maria e Xerém revelam descaso dos governos PÁGINA 2 PÁGINA 2 PÁGINA 3 Próximas Assembleias da Campanha Salarial: Justiça proíbe lojas de trabalharem nos Feriados 21/02 - Japerí 27/02 - Seropédica 06/03 - Belford Roxo 07/03 - Nilópolis 13/03 - Nova Iguaçu exigir o trabalho de seus empregados nos feriados, sejam eles nacionais, esta- duais ou municipais, e es- tipulou a multa de R$ 100 mil caso seja descumprida a decisão. As lojas são: Justiça proíbe lojas de trabalharem nos Feriados Casas Bahia, Ricardo Eletro, Lojas America- nas, Tele-Rio, Ponto Frio, Di Santinni, Insinuante e Fornecedora Chatuba. Esclarecimento As assembleias convocadas na edição anterior para os dias 17/01 e 20/02, respectiva- mente com as pautas ‘eleição da comissão de ética’ e ‘resul- tado da comissão de ética’, fo- ram canceladas pela diretoria do Sindicato por falta de de- núncia à apresentar. Esclarecimento As assembleias convocadas na edição anterior para os dias 17/01 e 20/02, respectiva- mente com as pautas ‘eleição da comissão de ética’ e ‘resul- tado da comissão de ética’, fo- ram canceladas pela diretoria do Sindicato por falta de de- núncia à apresentar. Próximas Assembleias da Campanha Salarial: 21/02 - Japerí 27/02 - Seropédica 06/03 - Belford Roxo 07/03 - Nilópolis 13/03 - Nova Iguaçu Bloco ‘Fecha a Loja e Vem’ empolga comerciários PÁGINA 3

Upload: sindicato-dos-comerciarios-de-nova-iguacu-e-regiao

Post on 09-Jul-2015

346 views

Category:

News & Politics


4 download

DESCRIPTION

Jornal do Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região - Nº 142, Fevereiro de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Comerciários - Nº 142

Ano 16 Nº 142 Fevereiro / 2013

Juíza Maria Bernadete Mi-Aranda Barbosa

da Silva, da 2ª Vara do Tr a b a l h o d e No v a Iguaçu proibiu de ime-diato as lojas abaixo de

Publicação do Sindicato dos

Trabalhadores no Comércio de Nova Iguaçu, Mesquita,

Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford

Roxo, Queimados, Japeri e Seropédica.

Casa & Video condenada a

pagar reajuste de 2009

Veja a lista dos cipeiros eleitos em

Janeiro

Tragédias como as de

Santa Maria e Xerém

revelam descaso dos

governos

PÁGINA 2

PÁGINA 2

PÁGINA 3

Próximas Assembleias da Campanha Salarial:

Justiça proíbe lojas de trabalharem nos Feriados

21/02 - Japerí27/02 - Seropédica

06/03 - Belford Roxo07/03 - Nilópolis

13/03 - Nova Iguaçu

exigir o trabalho de seus empregados nos feriados, sejam eles nacionais, esta-duais ou municipais, e es-tipulou a multa de R$ 100 mil caso seja descumprida a decisão. As lojas são:

Justiça proíbe lojas de trabalharem nos Feriados

Casas Bahia, Ricardo Eletro, Lojas America-nas, Tele-Rio, Ponto Frio, Di Santinni, Insinuante e Fornecedora Chatuba.

EsclarecimentoAs assembleias convocadas na edição anterior para os dias 17/01 e 20/02, respectiva-mente com as pautas ‘eleição da comissão de ética’ e ‘resul-tado da comissão de ética’, fo-ram canceladas pela diretoria do Sindicato por falta de de-núncia à apresentar.

EsclarecimentoAs assembleias convocadas na edição anterior para os dias 17/01 e 20/02, respectiva-mente com as pautas ‘eleição da comissão de ética’ e ‘resul-tado da comissão de ética’, fo-ram canceladas pela diretoria do Sindicato por falta de de-núncia à apresentar.

Próximas Assembleias da Campanha Salarial:

21/02 - Japerí27/02 - Seropédica

06/03 - Belford Roxo07/03 - Nilópolis

13/03 - Nova Iguaçu

Bloco ‘Fecha a Loja e Vem’

empolga comerciários

PÁGINA 3

Page 2: Jornal dos Comerciários - Nº 142

Jornal dos Comerciários Fevereiro 2013

Casa & Video Condenada à pagar o reajuste de 2009

A Casa & Vídeo descumpriu a convenção coletiva de 2009, não reajustando o salário de seus tra-balhadores. A alegação foi difi-culdade financeira. O Sindicato entrou com uma “ação civil públi-ca” para garantir o direito dos comerciários, e os desembarga-dores federais decidiram por

unanimidade condenar a empre-sa a pagar o reajuste com multa, à todos aqueles que lá trabalhavam na época (estando ainda na casa ou não). O sindicato não mede esforços para garantir os seus direitos. Parabéns para os traba-lhadores da Casa & Video.

Ricardo EletroNova iguaçu

Continua na maior cara de pau, praticando o ilegal Ban-co de Horas. O Sindicato vai garantir o pagamento das horas extras dos trabalhado-res, nem que seja na justiça. O certo é o certo!

JURÍDICO

Jornal de responsabilidade da diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Nova Iguaçu, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri, Seropédica, e Mesquita. Conselho Editorial: Gabriel Silva, Marcelo Baena, Marileide Costa, Renato Gomes, Zé Roberto; Redação, diagramação e projeto gráfico: Raphael Botelho; Fotos: Paulo Santos;

FILIADO À CSP-CONLUTAS

www.sindconir.org.br

Sede: Rua Dr. Barros Júnior, 408/412Centro - Nova Iguaçu - RJ

TELs./FAX: 2768-9297 / 2767-5130 / 2767-8232

[email protected]

ITAGUAÍ: Avenida Paulo de Frontin, 72/202;Tel. (21) 2687-7729

NILÓPOLIS: Rua Prof. G. Alfredo Filgueiras, 18, Sala 407-A; Tel. 2791-9271

BELFORD ROXO: Praça Getulio Vargas, 112 Ap 201 - Centro; Tel. 2663-1904

QUEIMADOS: Avenida Irmãos Guinle, 901/214; Tel. 2665-3093

SUBSEDES:

DENÚNCIAS

Ponto Mix Itaguaí

Além de desempenharem suas atividades normais, a empresa ainda obriga os tra-balhadores à lavar o banhei-ro. As mulheres ainda lavam a cozinha. O que é um absur-do! Isso é desvio de função e tem que acabar imediata-mente.

Ponto Frio Itaguaí

Está obrigando seus traba-lhadores à irem trabalhar no Shopping PátioMix aos Do-mingos, o que é proibido. O Sindicato tomará medidas para resolver mais essa irre-gularidade.

Dia 9 - Real de Éden(Belford Roxo)

Marizete e Ademir.

Dia 10 - Organização Maringá (Queimados)

Dia 14 - Novo Mundo (Valverde)

Denise e Verônica.

21 de Janeiro - Extra(Belford Roxo)

Karina e Willian.

Dia 22 - Vianense(Miguel Couto)

Paulo Salgador e Roselane.

Não informou até o momento

Confira os Cipeiros eleitos no mês de Janeiro

SAÚDE & SEGURANÇA

Dia 23 - Chatuba (Nova Iguaçu)

Roberto e José Geraldo.

Dia 24 - Vianense(Andrade de Araújo)

Dia 25 - Ponto Frio(Nova Iguaçu)

Alessandro e João Lázaro.

Dia 28 - Extra(Queimados)

Enesio e Izabel.

Dia 24 - Makro

Roberto Fernandes, Lelia, Ilck, Paloma, Leandro, e Bianca.

Jader e Maria Aparecida.

Supermercado GuanabaraItaguaí e

Nova IguaçuAmbos não aceitam o atesta-do quando o trabalhador tem que levar seu filho ao médi-co, o que embora não seja ile-gal, é uma desumanidade! Além disso quando dá pro-blema no RioCard o traba-lhador é obrigado à se deslo-car até Bangu. Ou seja, é claro que perde o dia intei-ro, e com isso o dia de traba-lho e a cesta básica no fim do mês.Esperamos que essas atitudes intolerantes mu-dem o mais rápido possível.

SINDICATO

Vem aí o 7º Campeonato de Futebol

Comece a preparar seu time por que a partir de 1º de março as primeiras 16 equipes que se inscreverem disputarão o 7º Campeonato de Futebol do Sin-dicato. As fichas de inscrição podem ser impressas pelo site do sindicato www.sindconir.org.br ou adquiridas na sede e sub-sedes, e entregues a partir desta data. Venha participar deste disputado campeonato e garantir a sua foto entre os campeões.

Está descumprindo a cláu-sula 16 da vigente Conven-ção Coletiva (divulgação), ao dificultar que os trabalhado-res tenham acesso ao jornal do sindicato.

Page 3: Jornal dos Comerciários - Nº 142

Fevereiro 2013 Jornal dos Comerciários

Tragédias como as de Santa Maria e Xerém revelam o descaso dos governos e

patrões com a população

NACIONAL

esse início de ano, mais duas tra-gédias que poderiam ser evita-Ndas abalaram o país. Primeiro, se

repete a tragédia das chuvas, dessa vez em Xerém. Todos sabem que no início do ano tem a época das chuvas, só os governantes que não sabem ou fingem não saber. Não só Xerém, mas a Baixada como um todo sofre com a falta de infra-estrutura urba-na, que é o que causa as enchentes. Mas os governos preferem culpar os trabalhado-res que moram nas encostas - como se isso fosse uma escolha.

Outra tragédia foi o incêndio da boate Kiss, na cidade de Santa Maria, Rio Gran-de do Sul. Os mortos já chegam a 238 e também há dezenas de feridos a maioria jovens. Mais uma vez o que vemos é um jogo de empurra dos governos, um pas-sando a responsabilidade da fiscalização

para o outro. Os sócios da boate falam que também não tem culpa, e por aí vai...

O que fica claro em ambos os casos é que, nem governos nem empresários tem responsabilidade com a vida humana, quando o importante é obter lucro a qual-quer preço. Os governos falam que não podem resolver os problemas das moradi-as enquanto destinam rios de dinheiro para a Copa e Olimpíadas. Os empresári-os, na ânsia desenfreada por lucro, subme-tem pessoas à esse tipo de massacre e la-vam as mãos na hora da apuração dos culpados.

Ambas as tragédias não foram fatali-dades, pois poderiam ser evitadas! Só a luta dos trabalhadores pode dar um jeito nessa situação. O sindicato se solidariza com todas as vítima, seus familiares e amigos.

O Sindicato por meio desta vem lembrar aos

comerciários de que no mês de ABRIL de

2013 o convênio com a Clínica CIMENI

será encerrado. Fique atento!

ATENÇÃO:---------------------------------------------------------------

Fim do contrato

com a Clínica CIMENI

Bloco ‘Fecha a Loja e Vem’ empolga comerciários no

carnaval!

SINDICATO

uita descontração. Foi o que se viu nos ensaios Mdo Bloco ‘Fecha a Loja

e Vem’. O bloco composto por co-merciários de Nova Iguaçu e regi-ão escolheu a sua marchinha no dia 1 de fevereiro, e uma semana de-pois já estava desfilando nas ruas do centro de Nova Iguaçu!

Como nas vezes anteriores, foi realizado um concurso que esco-

Prezunic perde novamente na justiça e reitegração do

cipeiro Rodrigo agora é definitiva

JURÍDICO

á algum tempo o Sindi-cato vem noticiando a Hbatalha judicial em tor-

no da demissão do companheiro Rodrigo, cipeiro do supermer-cado Prezunic e diretor do Sindi-cato. Rodrigo foi demitido em represália às suas atividades em defesa dos trabalhadores do su-permercado, o que é ilegal, já que quem é cipeiro tem estabilidade justamente para evitar esse tipo de perseguição.

Porém, a empresa tentou justi-ficar a demissão como ‘justa causa’. Chegou até a produzir um vídeo que supostamente justificaria a demissão, mas perdeu três vezes seguidas na justiça.

E agora saiu a decisão final: Rodrigo terá que ser reintegrado

lheu a marchinha do bloco, que sempre conta com a temática da luta dos trabalhadores contra a exploração e a opressão, de forma descontraída e de bom humor. A marchinha vencedora desse ano foi a Tchau, tchau Patrão! Do autor e intérprete, o comerciário Zé Pan-queca. Parabéns à todos os concor-rentes, e em especial ao Zé Pan-queca pela vitória!

às suas atividades, e a empresa ain-da terá que pagar todos os salários vencidos e vincendos ao compa-nheiro mais

além de indenização por danos morais.

Mais uma vitória da luta dos trabalhadores contra a exploração dessa empresa que não respeita nossos direitos.

todos os direitos legais,

Page 4: Jornal dos Comerciários - Nº 142

Jornal dos Comerciários Fevereiro 2013

Texto de Marcelo Baena

Vitimas de bullying homofóbico recorrem cada vez mais à justiça devido ao crescimen-to das denúncias e ações na justiça. O bullying homofóbico já é tratado no meio ju-rídico como crime. Em razão de uma série de atentados homofóbicos, organizações de de-fesa dos direitos homossexuais cobram ações dos governos para combater esse tipo de cri-me. Os últimos episódios retratados pela mídia, envolvendo o bullying homofóbico mostram a gravidade, e a urgência de se to-mar uma atitude contra esse crime. A homofobia é cruel e se manifesta de várias formas, expondo sempre a vitima à uma série de situações vexatórias e constrangedoras. Essa atitude fere a dignidade humana e trás sérios problemas que vão da depressão ao suicídio. O Sindicato dos Comerciários tem um compromisso de lutar contra a homo-fobia seja no local de trabalho ou em qualquer ambiente, e repudiamos qualquer ato dessa natureza.

Homofobia precisa ser combatida e criminalizada

OPRESSÕES

Mal assumiram seus mandatos os prefeitos da Baixada Fluminense aumentaram seus salários, em alguns casos mais de 100%. O salário de alguns supera o do governador do Estado. Tem até prefeito falando que precisa ter um bom salário para que não seja corrupto... O ‘’Na Ponta da Língua’ desta edição foi às lojas de Nova Iguaçu fazer o que os prefeitos não fazem: Perguntar aos trabalhadores: Você acha justo o aumento dos prefeitos em mais de 100%?

NA PONTA DA LÍNGUA

Você acha justo o aumento dos prefeitos?

Não não é justo, por que agente que trabalha mais de 44 horas se-manais, como agente que trabalha no comércio, o nosso salário é R$ 730 por mês. É muito injusto!

Simone,Rimalen.

Não, não acho justo. Por que não é justo eles quererem ganhar mais do que as outras pessoas.

Rinaldo,Casa Nice.

Eu acho que não. Como é justo eles ganharem mais que o governador do Rio? Governador exige mais responsabilidade né, são vários municípios...

Brito,Nova Ótica.

Claro que não. Por que eles aumentaram o salário deles mais do que o Governador do estado. E a classe mais baixa? eles não ficam com vergonha de cometer um dis-pautério desse?Rosaura,Lojas Competição.

Texto de Marileide Costa

Estamos no mês do carnaval, a festa mais popular do mundo e com isso as mulheres são usadas e exploradas ao extremo com o apelo sexual, expondo o seu corpo de forma absurda e degradante. As propagandas de cervejas la-mentavelmente chegam ao extremo do ridículo. A mulher não é um produto para o consumo masculino. Exigimos respeito e o direito sobre o nosso corpo e também a liber-dade de brincar o carnaval, acompanhadas ou não, livremente sem o assédio e os abusos. O carnaval não tem que expor de forma ver-gonhosa e humilhante o corpo feminino para ganhar audiência, dinheiro e popularidade. Somos muito mais do que sexo. Somos mães, filhas, esposas, namoradas, amigas e merecemos ser amadas e respeitadas.

O carnaval a cada ano se torna mais do que uma grande festa do povão. As grandes empresas excluem o povo pobre da Sapucaí com os altos preços dos ingressos, transformando esta festa popular num grande negócio e muito lucrativo.

Os negros e negras estão desaparecendo a cada ano dos carros alegóricos e demais destaques nas escolas de samba.

Até mesmo nesta festa do povo negro o racismo aparece. O Coronel da PM em São Paulo orien-tou os soldados a abordarem, de preferência, os cidadãos de cor parda ou preta. Ou seja, partindo do princípio que negros são culpados, já são con-denados e muitas vezes sentenciados a morte sem chance de defesa. Não é crime ser negro e pobre. Vamos aproveitar o carnaval sem esquecer de lutar contra o racismo.

Mulher não é mercadoria O carnaval e o racismo

Texto de Renato Gomes