jornal dos comerciários - nº 189 - junho 2017

8
www.sindconir.org.br c[email protected] /sindconir Ano 22 Número 189 Junho de 2017 Publicação do Sindicato dos Trabalhadores Profissionais no Comércio e Serviços de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri e Seropédica. Filiado à FORA TODOS ELES! ELEIÇÕES GERAIS JÁ, COM NOVAS REGRAS! ORGANIZAR A GREVE GERAL CAMPANHA SALARIAL 2017 ATENÇÃO PARA OS FERIADOS DE JUNHO: É proibido o trabalho neste dia em NOVA IGUAÇU: 13 de junho - Padroeiro da cidade É proibido o trabalho neste dia em TODA A BASE: 15 de junho - Corpus Christi É proibido o trabalho neste dia em BELFORD ROXO: 16 de junho - Morte do ex-prefeito Joca (Originalmente dia 20, o feriado foi antecipado para o dia 16 pela Prefeitura) É proibido o trabalho neste dia em PARACAMBI: 29 de junho - Padroeiro da cidade NACIONAL GREVE GERAL DIA 30 DE JUNHO Página 4 Patronal provoca e Comerciários entram em ESTADO DE GREVE Foto: Paulo Santos. Diante do deboche dos patrões em oferecer 20 e poucos reais de aumento, as comerciárias e comer- ciários reunidos em assembleia no dia 31 de maio decidiram rejeitar a contraproposta da patronal. Para dar uma resposta à provocação e pressionar para nosso merecido aumento a assembleia também vo- tou que os comerciários estão em Estado de Greve. Página 3 Foto: Lula Marques.

Upload: sindicato-dos-comerciarios-de-nova-iguacu-e-regiao

Post on 24-Jan-2018

172 views

Category:

News & Politics


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Comerciários - Nº 189 - Junho 2017

[email protected]

/sindconir

•Ano 22•Número 189•Junho de 2017Publicação do Sindicato dos Trabalhadores Profi ssionais no Comércio e Serviços de

Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri e Seropédica.

Filiado à

FORA TODOS ELES!ELEIÇÕES GERAIS JÁ, COM NOVAS REGRAS!

ORGANIZAR A GREVE GERAL

CAMPANHA SALARIAL 2017

ATENÇÃO PARA OS FERIADOS DE JUNHO:É proibido o trabalho neste dia em NOVA IGUAÇU: 13 de junho - Padroeiro da cidade

É proibido o trabalho neste dia em TODA A BASE: 15 de junho - Corpus ChristiÉ proibido o trabalho neste dia em BELFORD ROXO: 16 de junho - Morte do ex-prefeito Joca

(Originalmente dia 20, o feriado foi antecipado para o dia 16 pela Prefeitura)É proibido o trabalho neste dia em PARACAMBI: 29 de junho - Padroeiro da cidade

NACIONAL

GREVE GERALDIA 30 DE JUNHO

Página 4

Patronal provoca e Comerciários entram em ESTADO DE GREVE

Foto

: Pau

lo S

anto

s. • Diante do deboche dos patrões em oferecer 20 e poucos reais de aumento, as comerciárias e comer-ciários reunidos em assembleia no dia 31 de maio decidiram rejeitar a contraproposta da patronal.Para dar uma resposta à provocação e pressionar para nosso merecido aumento a assembleia também vo-tou que os comerciários estão em Estado de Greve.

Página 3

Foto

: Lul

a Mar

ques

.

NACIONAL

GREVE GERALDIA 30 DE JUNHO

Página 3

Page 2: Jornal dos Comerciários - Nº 189 - Junho 2017

Sede: Rua Dr. Barros Júnior, 408/412, Centro, Nova Iguaçu - RJ TELS./FAX: (21) 2768-9297 / 2767-5130 / 2767-8232www.sindconir.org.br | [email protected]

Belford RoxoRua João Fernandes Neto, 1166, Sala 201, Centro - Belford RoxoTelefone: (21) 2663-1904

ItaguaíAv. Paulo de Frontin, 72, Sala 202, Centro - ItaguaíTelefone: (21) 2687-7729

NilópolisRua Prof. Alfredo G. Filgueiras, 18, Sala 407A, Centro - Nilópolis Telefone: (21) 2791-9271

QueimadosAv. Irmãos Guinle, 901, Sala212, Centro - Queimados Telefone: (21) 2665-3093

SUBSEDES:

Jornal de responsabilidade da diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores Pro� ssionais no Comércio e Serviços de Nova Iguaçu, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri, Seropédica e Mesquita; (RJ). Filiado à CSP-Conlutas. Redação, diagramação e projeto grá� co: Raphael Botelho (MTB: 35898).

Jornal dos ComerciáriosJornal dos Comerciários02 Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e RegiãoJUNHO 2017

SINDICATO

� O Sindicato informa que o novo horário de funcionamento de sua sede e das subsedes é de 8h às 17h. Para mais infor-mações você pode entrar em contato pelos telefones 2767-8232, 2767-5130, ou 2768-9297 (Sede), ou pelos telefones das subsedes (Veja no rodapé desta página os números).

Horário de funcionamento da Sede e das Subsedes

DENÚNCIAS

Casa do BiscoitoParacambi

Voltamos a publicar as denúncias que envolvem a Casa do Biscoito de Paracambi já que esta loja resolveu ig-norar os chamados do Sindicato para resolver a questão.

A empresa mantém funcionários sem carteira assinada, atrasa pagamen-tos e não paga o valor correto de quem trabalha nos domingos. Pratica o ilegal trabalho aos feriados e permite o as-sédio moral por parte da gerência. Já que não somos mais atendidos, o jeito é recorrer à outros meios;

Fotos: Paulo Santos.

Errata: O Jornal do mês de Março, informava que era a edição de número 187. Na verdade era a edição número 186. O Jornal do mês de Abril, informava que era a edição de número 188. Na verdade era a edição número 187. E o Jornal do mês de Maio, in-formava que era a edição de número 189. Na verdade era a edição número 188. Esta edição, de Junho, já consta corretamente seu número de edição, Nº 189. Pedimos desculpas.

Sindicato reintegracipeiro Alan ao Atacadão

• Não adiantou perse-guir: A justiça ordenou que o Atacadão reinte-grasse o cipeiro Alan ao trabalho.

Alan foi uma das li-deranças da forte greve que aconteceu no Ata-cadão em setembro de 2016, que foi apoiada pelo Sindicato. E a luta não parou por aí: Na eleição da CIPA, também com o apoio do Sindicato, Alan é eleito, � cando entre os mais votados.

Foi aí que a empresa para tentar impor uma CIPA de “cartas mar-cadas” começa a atacar os cipeiros eleitos pe-los trabalhadores, com

mudanças de horário e outras retaliações. Atéque vendo que não con-seguiria dobrar Alan, odemitiu ilegal e covar-demente, pois os cipei-ros tem 2 anos de esta-bilidade para organizar os trabalhadores a lutar por melhores condi-ções de trabalho.

O que eles não espe-ravam era a resistência e luta de Alan e seus companheiros de tra-balho. O Sindicato en-trou com uma ação ju-dicial e a reintegração foi inevitável, � cando clara para a justiça a falta de respeito à de-mocracia e aos direitos dos trabalhadores por parte da empresa.

CATEGORIA

Acima: diretores e ativistas da categoria acom-panham Alan na sua volta ao trabalho. Abaixo: Alan com a ordem da Justiça e sua identifi cação , já no local de trabalho no dia da reintegração, 16 de Maio

SeropédicaAv. Ministro Fernando Costa, 483 – Sala 101 – Fazenda Caxias - Seropédica

Engº PedreiraRua Francisco Antônio Russo, 23, Sala 101 – Centro – Engº PedreiraTelefone: (21) 2664-6376

Loja ToulonNova Iguaçu (Calçadão)

A empresa atrasou praticamente um mês de salário de seus funcionários. Depois do Sindicato agendar uma reunião com a empresa para regulari-zar a situação ela pagou o que devia;

Além disso também há denuncias que a maioria dos funcionários entram de férias e não recebem até voltarem, ou seja, gozam as férias sem dinheiro. Vamos continuar cobrando o � m des-sas irregularidades na empresa.

Tele RioNova Iguaçu

Depois de veiculado nesta coluna a denúncia de que a TeleRio obrigava seus trabalhadores a fazerem a descar-ga de caminhões, caracterizando desvio de função, o Sindicato interviu junto à empresa e há cerca de um mês ela não cobra mais isso de seus funcinários. Continuaremos de olho para que essa irregularidade não volte a acontecer.

Nova Iguaçu (Calçadão)

Nova Iguaçu

Page 3: Jornal dos Comerciários - Nº 189 - Junho 2017

03Jornal dos Comerciários Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região 03Jornal dos Comerciários Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região

NACIONAL

JUNHO 2017

Marcha à Brasília reúne mais de 150 mil e é bru-talmente reprimida

No dia 24 de maio, mais de 150 mil ma-nifestantes convocados pelas Centrais Sindi-cais, segundo os orga-nizadores, tomaram Brasília. Fomos lá exigir a retirada das reformas da Previdência e traba-lhista e a revogação da lei das terceirizações. E também lutar para pôr para fora Temer e esse Congresso de corruptos.

DIA 30 DE JUNHO É DIADE NOVA GREVE GERAL!

Fotos da Marcha à Brasília dia 24 de maio.

Fotos: Rodrigo da Silva.

Diante de uma brutal repressão das forças po-liciais os manifestantes resistiram bravamente. Não conseguindo im-pedir há luta: ocupa-mos Brasília. O recur-so às Forças Armadas pelo governo, longe de demonstrar força, ex-pressou apenas sua fragilidade e sua in-capacidade de governar. O recuo e a revogação do decreto só con� r-mam essa situação.

• Para dar continui-dade à luta contra os pacotes de maldades contra o trabalhador que são a reforma da previdência e a refor-ma trabalhista, as Cen-trais Sindicais reunidas decidiram por mais um dia de Greve Ge-ral, e ele será no dia 30 de Junho (Sexta). As centrais também de� -niram que o dia 20 de junho será um dia na-cional de convocação da greve (veja calendá-rio na página seguinte).

Page 4: Jornal dos Comerciários - Nº 189 - Junho 2017

Jornal dos ComerciáriosJornal dos Comerciários04 Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e RegiãoJUNHO 2017

CATEGORIA

• Diante de umagrande assem-bleia as comer-ciárias e comer-ciários presen-tes decidiram NÃO ACEI-TAR a contra-proposta dos patrões. Foi ofe-recido pelo sin-dicato patronalapenas 20 e pou-cos reais de au-mento, depois demais de um anodo último rea-juste salarial.

Basta de tantaexploração e co-vardia. Que-remos o que énosso: aumento salarial verda-

Patronal provoca eComerciários entram em

ESTADO DE GREVE

Fotos: Paulo Santos.

deiro já. Além de oferecerem um salário me-díocre exigiram ainda o vergo-nhoso banco de horas e o fami-gerado trabalho nos feriados.

Diante da bru-tal insensibilida-

de dos patrões não restou outraposição que foivotar contraesses absurdos.Mas as comer-ciárias e comer-ciários presen-tes foram além e votaram tam-bém o estado de

greve, paralisa-ções por lojas, atos, manifes-tações e a cons-trução de uma greve geral.

É preciso lu-tar. É possível VENCER.

CALENDÁRIO

06 à 23 de junho -Convocação de plenárias, assembleias e reuniões, em

todo Brasil, para construçãoda GREVE GERAL.

20 de junho - Esquentada GREVE GERAL, um dia de mobilização nacional pela

convocação da GREVEGERAL. Com atos e

pan� etagens das CentraisSindicais. O Sindicato

realizou pan� etagens em Nova Iguaçu.

30 de junho - GREVEGERAL! ATO NA

PRAÇA RUI BARBOSA, CENTRO DE NOVA

IGUAÇU, ÀS 10H.

Page 5: Jornal dos Comerciários - Nº 189 - Junho 2017

Jornal dos Comerciários Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e RegiãoJornal dos Comerciários Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região JUNHO 2017 05

CATEGORIA

Foto: Divulgação / Baixada V

iva Notícias.

Trabalhadores do supermercado Alto da Posse dizem NÃO ao

plano de recuperação

• No dia 30 de maio a Justiça e os administradores do caso convoca-ram uma nova as-sembleia para que todos os credores do Supermercado Alto da Posse pu-dessem debater a proposta de paga-mento da empre-sa. O objetivo era votar o aditivo do Plano de Recupe-ração Judicial.

A assembleia co-meçou às 14:30h

no Salão Nobre do Centro Social São Vicente, o an-tigo Patronato, no centro de Nova Iguaçu, e contou com mais de 200 pessoas, a grande maioria traba-lhadores do su-permercado, que ainda não recebe-ram seus direitos (verbas recisórias e multa do FGTS). O diretor Telmo de Oliveira estava presente represen-tando o Sindicato junto com o advo-gado da entidade Dr Carlos Felicia-

no (Carlão).

O aditivo pro-posto pelo super-mercado previa a venda de 3 lojas do Supermercado para o pagamento de 50% das dívidas + 40% do FGTS, proporcional a to-dos e sem previsão para o pagamento do restante da dí-vida. Ou seja, R$ 4,2 milhões divi-dido proporcio-nalmente.

A proposta foi debatida em três assembleias da justiça e mais uma

convocada pelo Sindicato. A úl-tima assembleia do dia 30 teve comparecimen-to expressivo dos trabalhadores. Foi acordado que to-dos que não pu-deram entrar pelo credenciamen-to participassem como ouvintes.

Após a proposta ser votada e an-tes de informar o resultado, o ad-ministrador Dr. Gustavo Licks perguntou mais uma vez se havia

dúvidas, e se todos haviam entendi-do... o silêncio foi a resposta. Sen-do recusada por maioria dos pre-sentes.

“O Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região está ofe-recendo suporte jurídico com re-cursos próprios para os trabalha-dores com relação ao processo que deixou de ser tra-balhista e passou a ser da área cível. Não mediremos

esforços para lu-tar pelos direitos e interesses desses trabalhadores” dis-se o dirigente do Sindicato, Telmo de Oliveira. para o “Baixada Viva Notícias”.

Com a propos-ta recusada pelos trabalhadores pre-sentes, o processo retorna para o Juiz, que irá de� nir o futuro do processo.

Para mais infor-mações entrar em contato com o dire-tor Telmo: Tel. (21) 9 8460 0845.

Telmo de Oliveira, diretor do Sindicato & Raphael Botelho, jornalista do Sindicato

Page 6: Jornal dos Comerciários - Nº 189 - Junho 2017

NA PONTA DA LÍNGUA

Jornal dos ComerciáriosJornal dos Comerciários06 Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e RegiãoJUNHO 2017

Em casa homem e mulher dividem deformas iguais as tarefas domésticas?

� Este mês a coluna “Na Ponta da Língua” foi às ruas para saber sobre a relação homem-mulher dentro de casa. Será que na casa das comerciárias e comerciá-rios, homem e mulher dividem de formas iguais as tarefas domésticas?

Priscila Comerciária do Supermercados

Guanabara Nova Iguaçu

“Não, por que não querem. Ainda há um preconceito da parte dos homens.”

AlanCipeiro do Supermercado Atacadão

JaquelineCipeira do Supermercado Atacadão

“Não. Por-que meu marido é machista. E ele acha que à mulher é que têm que cuidar da casa.”

Gabriele Operadora de Caixa Supermercados

Guanabara Nova Iguaçu

“Não, não existe igualdade, por que o homem por sí só ele já é machista. Ele crê que se ele vem a dividir por igual justamente com agente mulher ele vai se tornar feminino”

“Sim. Porquedireitos são iguais para to-dos em casa, no trabalho e em qualquer lugar.”

Foto

: Pau

lo S

anto

s.

Page 7: Jornal dos Comerciários - Nº 189 - Junho 2017

Jornal dos Comerciários Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e RegiãoJornal dos Comerciários Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região JUNHO 2017 07

COMBATE ÀS OPRESSÕES

O bar Stonewall hoje em dia

Stonewall 48 anos, a batalha que não acabou

A história da rebelião:

Stonewall era o nome de um bar localiza-do na cidade de Nova York (EUA), frequen-tado por LGBT’s po-bres e latinos/as. Lá as pessoas podiam sair do armário sem serem hostilizadas pelos ou-tros clientes. Entretan-to as batidas policiais, a violência e as prisões eram frequentes no bar. Na época a repressão à comunidade LGBT era brutal e institu-cionalizada nos EUA. A homossexualidade ainda era considerada doença mental pela Associação Psiquiátri-ca Americana. Assim como era considera-da crime passível de 20 anos de prisão na maioria dos estados norte-americanos. A única exceção era o es-tado de Illinois. A cida-de Nova York tinha, na época a maior popula-ção LGBT dos EUA e também contava com as leis rígidas do país.

As batidas policiais no bar Stonewall eram, além de corriqueiras, muito violentas. As pessoas eram humi-lhadas, espancadas e presas, principalmente, as pessoas transexuais e travestidas. Na noi-te de 28 de junho de 1969, os frequentado-res do bar enfurecidos resistiram a violência policial atirando contra eles todo tipo de obje-to fazendo com que se refugiassem dentro do próprio bar. Atearam fogo no bar com os po-liciais dentro. Mesmo com a chegada da tro-

pa choque o confronto não cessou e durou de 4 a 6 dias. Este con-fronto � cou conheci-do como a Rebelião de Stonewall. No ano seguinte no dia 28 de junho, foi realizada, em Nova York, uma mar-cha para comemorar o aniversário da rebelião e rea� rmar o orgulho LGBT. A partir disso, o dia 28 de junho foi consagrado interna-cional como o Dia do Orgulho LGBT.

Duas mulheres trans foram as primeiras a enfrentar a polícia na-quele dia: Marsha P Johnson, uma mulher negra que performa-va como drag queen, e Sylvia Rivera, uma mulher trans porto riquenha. Nos anos posteriores, ambas se tornaram importantes ativistas do movimen-to LGBT e fundaram a Ação Revolucionária das Travestis de Rua. É fundamental des-tacar o protagonismo das mulheres trans e das drag queens nesta rebelião que marcou

LGBT

Marília Macedo,da CSP-Conlutas-RJ

para sempre a história do movimento LGBT mundial, porque o ma-chismo, o racismo e a transfobia, frequente-mente, se expressam através da invisibiliza-ção das mulheres, espe-cialmente, as mulheres negras e as mulheres trans. Não podemos permitir que a história dessas mulheres seja apagada e seu protago-nismo roubado.

As lutas atuais e os nossos desa� os

Fizemos muitas lu-tas contra a violência

nos últimos anos. Em 2013 protagonizamos um verdadeiro levan-te contra o deputado LGBTfóbico Marco Feliciano, participamos das Jornadas de Junho, realizamos grandes Marchas em Brasília contra a LGBTfobia e pela criminalização, derrotamos a “cura gay”, junto com as mu-lheres lutamos contra o Cunha e a cultura

do estupro e agora es-tamos na luta contra o Temer e suas reformas.

Somente com mui-

Foto: Ben Hider/Getty Images.

ta luta podemos mu-dar esta realidade de violência e exploração que vivemos. Não po-demos ter ilusões de que os políticos nos darão os direitos que merecemos. Tivemos muitas expectativas no PT, mas sofremos um sofremos um verdadei-ro estelionato eleitoral por este partido que governou por mais de uma década, mas não realizou nenhuma me-dida efetiva de com-bate à violência ou de melhoria de vida das LGBT trabalhadoras/es. Nós, LGBT’s, mo-radores das periferias, somos os que mais so-frem com a violência, ganhamos os piores salários e temos os em-pregos mais precários, por isso, com a crise econômica, fomos os primeiros a sentir uma piora das nossas con-dições de vida e somos sofremos os primeiros ataques, ainda no go-verno Dilma: restrição do auxílio desemprego e o corte nas pensões.

Os governos e os pa-trões se aproveitam do preconceito para nos explorar ainda mais e para dividir a nossa luta enquanto trabalhado-res. Na sociedade em que vivemos a opres-são e exploração cami-nham de mãos dadas. Não vamos acabar com uma sem atacar a outra também. A reforma da previdência e traba-lhista que Temer tenta aprovar vai nos atingir em cheio e se aprova-da vai signi� car uma queda brutal no nosso nível de vida.

Este ano, o dia do orgulho LGBT acon-tecerá numa semana histórica para as traba-lhadoras/es do nosso país. Vamos realizar, na mesma semana do Orgulho, no dia 30/06 a segunda Greve Ge-ral de 2017 contra o governo Temer, contra todos os corruptos que nos atacam e contra suas reformas. Preci-samos ampliar a nossa luta contra a lgbtfobia e uni� ca-la com as pau-tas da Greve Geral e as-sim torna-la mais forte. Precisamos levar ao sindicato as nossas rei-vindicações especí� cas e mostrar a realidade LGBTfóbica que vive-mos nos locais de tra-balho, porque também é papel do sindicato de-fender os trabalhadores da LGBTfobia. Vamos levar nossas bandeiras para a Greve Geral! As LGBT serão parte des-sa história e também vão parar o Brasil no dia 30/06! Vamos colorir com o arco-íris a Greve Geral e seus atos!!!

A batalha de Stonewall

Page 8: Jornal dos Comerciários - Nº 189 - Junho 2017

COMBATE ÀS OPRESSÕES

Arraiá do Quilombo acontece nodia 24 de junhoem Nova IguaçuPaulo Tomé, diretor do Sindicato

NEGRAS E NEGROS

• Dia 24 de ju-nho será realiza-do o 3º Arraiá do Quilombo. Nossa proposta é fazer nessa data uma confraternização, mas não esque-cendo do com-bate ao racismo e das opressões: machismo e lgb-

tfobia. Estamos sendo atacados com as reformas da previdência, trabalhista e ter-ceirização. A casa grande hoje é o Congresso Na-cional, o capitão do mato os depu-tados, e os senho-res de engenho são os banquei-ros, empresários e

Jornal dos ComerciáriosJornal dos Comerciários08 Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e RegiãoJUNHO 2017Fo

to: R

odrig

o Si

lva.

Lugar de mulher é na luta!MULHERES

• Nem recatada e nem do lar... somos mulheres estamos na luta! Houve uma forte presença em Bra-sília das mulheres comerciárias, ne-gras, LGBT’s e estudantes contra as reformas tra-balhista e da pre-vidência e a lei da terceirização.

Com essas medidas vamos

morrer sem se aposentar. Temos a dupla e tripla jornada. É a es-cravidão.

Cabe à nós or-ganizarmos mais uma grande res-posta no dia de mobilizações e greve, 30 de Ju-nho.

Não terá repres-são que irá nos segurar. Temer Fora! Congresso Fora! Greve Geral de 24 horas.

Marinês Batista,diretora do Sindicato

Mulheres Comerciárias de Nova Iguaçu e regiãi na manifestação em Brasília dia 24 de maio.

empreiteiros. Es-peramos vocês em um ambiente de boa comida, be-bida, poesia e des-contração. Venha e participe você também do Mo-vimento Nacional Quilombo Raça e Classe uma orga-nização indepen-dente dos gover-nos e patrões.