jornal dos comerciários - nº 139

6
Ano 16 Nº 139 Novembro / 2012 acordo deste ano será por empresa. OEle será assinado em três vias, o mais rápido possível, para que dê tem- po de pagar aos trabalha- dores. O modelo do acordo está disponível na sede do sindicato, subsedes e no site. É importante que as empresas se antecipem, e não deixem para a última hora. Lembrando que o Sindicato não cobra ne- nhum tipo de taxa para as- sinatura dos acordos. Publicação do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri e Seropédica. Casas Bahia é campeã de reclamações no PROCON Especial Campeonato de futebol: ùltimos jogos! ESTÁ DECIDIDO: Abono de Natal é por empresa PÁGINA 2 PÁGINAS 3 E 4 Se você for intimidado a ir trabalhar, denuncie ao Sindicato! DIAS 2, 15 E 20 DE NOVEMBRO SÃO FERIADOS! É PROIBIDO O TRABALHO NESTES DIAS

Upload: sindicato-dos-comerciarios-de-nova-iguacu-e-regiao

Post on 26-Jun-2015

469 views

Category:

News & Politics


4 download

DESCRIPTION

Jornal do Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região - Nº 139

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Comerciários - Nº 139

Ano 16 Nº 139 Novembro / 2012

acordo deste ano será por empresa. OEle será assinado

em três vias, o mais rápido possível, para que dê tem-po de pagar aos trabalha-dores. O modelo do acordo está disponível na sede do sindicato, subsedes e no site. É importante que as empresas se antecipem, e não deixem para a última hora. Lembrando que o Sindicato não cobra ne-nhum tipo de taxa para as-sinatura dos acordos.

Publicação do Sindicato dos

Trabalhadores no Comércio de Nova Iguaçu, Mesquita,

Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford

Roxo, Queimados, Japeri e Seropédica.

Casas Bahia é campeã de

reclamações no PROCON

Especial Campeonato de futebol:

ùltimos jogos!

ESTÁ DECIDIDO:Abono de Natal é

por empresa

PÁGINA 2 PÁGINAS 3 E 4

Se você for intimidado a ir trabalhar,denuncie ao Sindicato!

DIAS 2, 15 E 20 DE NOVEMBRO SÃO FERIADOS! É PROIBIDO O

TRABALHO NESTES DIAS

Page 2: Jornal dos Comerciários - Nº 139

Jornal dos Comerciários Novembro 2012

Casas Bahia é campeã de reclamações no PROCON

O Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor (DPCD) notificou a Casas Bahia por venda casada de Planos Odon-tológicos e de Seguros, devido ao aumento de reclamações dos con-sumidores.

Já é prática desta empresa fazer este tipo de venda e obrigar os ven-dedores a embutir os preços dos serviços nos produtos. Já ganhou até apelido, o famoso ‘‘X-Tudão’’ ou ‘‘Embutec’’! Isso se dá princi-palmente quando o consumidor faz um cartão da rede, e ele quando é aprovado já sai com o Plano

Odontológico e outros serviços. Na maioria das vezes quem com-pra nem sabe o que está pagando. Casas Bahia, abra seu olho, pois não tem mais cliente bobo!

O Sindicato está na luta para combater mais este abuso, além de combater o assédio moral sobre os

Casas Bahia(Top Shopping)

Está entregue às baratas! Elas já têm nome e estão ficando com superpoderes, podendo voar e acessar a internet! Acompanham os trabalhado-res nas suas atividades diárias e principalmente nas refeições. Se alguma providência não for tomada qualquer dia as baratas vão substituir os trabalhado-res! A empresa será notificada para que tome as devidas provi-dências.

CATEGORIA

Jornal de responsabilidade da diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Nova Iguaçu, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri, Seropédica, e Mesquita. Conselho Editorial: Renato Gomes, Gabriel Silva, Zé Roberto, Marcelo Baena; Diagramação e projeto gráfico: Raphael Botelho; Fotos: Paulo Santos;

FILIADO À CSP-CONLUTAS

www.sindconir.org.br

Sede: Rua Dr. Barros Júnior, 408/412Centro - Nova Iguaçu - RJ

TELs./FAX: 2768-9297 / 2767-5130 / 2767-8232

[email protected]

ITAGUAÍ: Avenida Paulo de Frontin, 72/202;Tel. (21) 2687-7729

NILÓPOLIS: Rua Prof. G. Alfredo Filgueiras, 18, Sala 407-A; Tel. 2791-9271

BELFORD ROXO: Praça Getulio Vargas, 112 Ap 201 - Centro; Tel. 2663-1904

QUEIMADOS: Avenida Irmãos Guinle, 901/214; Tel. 2665-3093

SUBSEDES:

DENÚNCIAS

vendedores que são coagidos a fazerem este tipo de venda sob ameaças de demissão. Como diz o jargão dos superiores da loja, ‘‘vender o produto é fácil, vocês tem que vender é papel’’. Ou seja, o que não está na prateleira, pois isso é que da lucro para a empresa.

Como funciona?A formação da CIPA é paritária, ou seja, metade de seus membros é indicada pela empresa e a outra m e t a d e é e l e i t a p e l o s trabalhadores.O mandato da CIPA tem duração de um ano, o que significa que as e l e i ç õ e s d e v e m o c o r r e r anualmente, em todas as empresas, obrigatoria-mente.O numero de cipeiros pode variar de uma loja para outra, em razão do numero de funcionários.As reuniões da CIPA devem, obrigatoriamen-te, ser realizadas mensalmente, par a debater problemas de saúde e segurança dos trabalha-dores. As reuniões devem ser acompanhadas por todos os membros da CIPA (os indicados pela empresa e os eleitos pelos trabalhadores).Os cipeiros devem convocar reuniões extra-ordinárias toda vez que houver necessidade, como no caso de acidentes.Estabilidade do cipeiroA lei garante estabilidade de emprego aos cipeiros eleitos por dois anos (durante o ano do mandato e no ano posterior, chamado de período de carência).A estabilidade, que é concedida por lei aos cipeiros, não é uma m e d i d a c o m o o b j e t i vo d e beneficiar o cipeiro.É u m d o s i n s t r u m e n t o s necessários para garantir que o cipeiro tenha total liberdade de a t u a ç ã o n a d e f e s a d o s trabalhadores, sem que seja penalizado pela empresa, com a demissão.Portanto, o mandato de um cipeiro é da cate-goria que o elegeu e deve ser utilizado para beneficio dos trabalhadores.Esse é mais um motivo para que os

Leader Magazine (toda rede)

Está líder em desrespeitar o di-reito dos trabalhadores prati-cando o ilegal banco de horas (já que as horas extras tem que ser paga em dinheiro), além do péssimo hábito de trabalhar aos feriados.

Real D2(Nova Iguaçu)

Essa loja de autopeças vem trabalhando todos os feriados, o que é proibido. Realmente esta loja vai ter que entrar na linha e fazer o que é certo.

trabalha-dores pensem bem antes de dar o seu voto.Certifique-se de que esta elegendo quem realmente vai usar a estabilidade em beneficio da categoria, e não em beneficio próprio.

Como o cipeiro deve agir?O cipeiro eleito deve usar sua estabilidade no emprego na defesa dos direitos dos trabalhadores.Não é tarefa do cipeiro fiscalizar se os colegas estão ou não usando os equipamentos de segurança. Lembre-se: isso é o que a empresa quer que você faça.O cipeiro eleito deve estar sempre atento às irregularidades no ambiente de trabalho e nunca, jamais, fazer conchavos com o patrão.O cipeiro eleito vai fiscalizar a empresa e as condições de trabalho a que os trabalhadores são submetidos. Isso significa estarem atento ao ritmo de trabalho, as condições de trabalho, à pressão da chefia, ao estado de conservação dos maquinários e equipamentos, assedio moral, falta de gente, etc.Deve fazer rondas diárias, ouvir reclama-ções de trabalhadores e agir sempre quando a empresa tentar colocar o lucro na frente da segurança dos trabalhadores: é esse o principal papel do cipeiro.O cipeiro dos trabalhadores deve assegurar que tudo o que for discutido nas reuniões da CIPA seja devidamente documentado em ata.O cipeiro eleito deve acompanhar a investig aç ão de todos os acidentes. Afinal, sabemos que a empresa sempre vai dar um jeito de t e n t a r r e s p o n s a b i l i z a r o trabalhador pelo acidente.Combater a pressão da chefia e o a s s e d i o m o r a l s o b r e o s trabalhadores também é tarefa do

Supermercado Novo Mundo (Queimados)

Os trabalhadores do estacio-namento ficam no relento, debaixo de chuva e sol. É um trabalho desumano. De novo mundo, só tem o nome. Isso vai acabar.

Casa do Biscoito (toda rede)

A rede decidiu desrespeitar a lei, trabalhando todos os feriados. O sindicato está notificando para dar fim a esta prática ilegal. Ao invés de casa a rede poderia se chamar “Senzala do Biscoito”.

cipeiro. Afinal, são fatores que atingem o psicológ ico dos trabalhadores e aumentam o risco de acidentes.

F o n t e : S i n d i c a t o d o s Metalúrgicos de São José dos Campos

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Parte 1)

SAÚDE & SEGURANÇA

O que é?

Como surgiu?

É a Comissão Interna de Preven-ção de Acidentes. É uma comissão que tem o objetivo de evitar aciden-tes e garantir a saúde e a segurança do trabalhador no local de trabalho.

A CIPA surgiu de uma recomenda-ção da OIT (Organização Interna-cional do Trabalho), em 1921, e transformou-se em determinação legal no Brasil, através do decreto-lei 7.036, artigo 82, de 1944.

Mas foi só no final da década de 70 que a CIPA tornou-se um instru-mento de luta dos trabalhadores para a conquista de melhores condições de trabalho.

Para que serve?A principal tarefa da CIPA é

garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores no desempenho do seu trabalho.

A CIPA tem como responsabili-dade investigar, discutir e lutar contra as condições de trabalho inseguras, insalubres, perigosas e irregulares.

Cipeiros e Cipeiras podem e de-vem organizar e encaminhar reivin-dicações e negociar melhorias no local de trabalho.

A CIPA deve sempre defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras.

Por Pety

Guanabara(Nova Iguaçu)

O banheiro masculino está sempre sujo, com água no chão, e os sanitários sem porta. No vestiário masculino as portas estão amassadas, enferrujados e o espaço é muito pequeno. Enquanto isso, o Guanabara dá um carro por semana!

Marisa(Nova Iguaçu e

Queimados)Esta loja, que de vez em quan-do aparece nesta coluna, justi-ficou que não exige o uniforme dos seus trabalhadores (sapato e meia preta). Então, você que trabalha na Marisa, pode vir com o calçado e a meia do estilo e cor que quiser. Demorô!

Page 3: Jornal dos Comerciários - Nº 139

Novembro 2012 Jornal dos Comerciários

Termina 1ª Fase do Campeonato de FutebolConfira as equipes:

SINDICATO

Casa do Biscoito Casas Bahia 279 Di Santinni Centro

Di Santinni Top Shopping Guanabara Galácticos Humanitarian

Guanabara Mercenários

NKS - Queimados Novo Mundo - Austin

Vianense 16 - Nilópolis Vianense 12 - Nova Iguaçu

Galanti Juventude

Vianense 7 - Santa Rita

Page 4: Jornal dos Comerciários - Nº 139

Campeonato de Futebol segue com a corda toda! Agora é mata-mata!

SINDICATO

NKS x Guanabara Galácticos 5 x 4

Vianense 7 9 x 3Casa do Biscoito 4 x 8

Ponto do Pé x Novo Mundo 2 x 8

....

.. ..

..... ....

wo.. ..

.. ..

.. ..

15h16h17h18h19h20h

09 de Setembro GRUPO A

Guanabara GalácticosNKSVianense 16Extra

3 0 0 92 1 0 61 2 0 30 3 0 0

GRUPO B

HumanitarianCasa do BiscoitoGuanabara MercenárioVianense 7

2 1 0 61 1 1 41 1 1 41 2 0 3

GRUPO C

Di Santinni CentroNovo MundoCasas Bahia 279Ponto do Pé

3 0 0 92 1 0 61 2 0 30 3 0 0

GRUPO D

Vianense 12Di Santinni Top ShopGalanti JuventudeCasas Bahia 342

2 0 1 71 0 2 51 1 1 40 3 0 0

09 de Setembro

Tabela de Classificação

ExtraVianense 16Guanabara MercenáriosHumanitarianCasas Bahia 279 Di Santinni Centro

(1)

Vianense 12 x 2Casas Bahia 342 1 x 11

NKS 3 x 5Extra x

Vianense 7 1 x 5 Ponto do Pé x

2 ..

.. ..

.. ..

....

....

....

wo

wo

15h16h17h18h19h20h

16 de Setembro16 de Setembro

Di Santinni Top ShopGalanti JuventudeGuanabara GalácticosVianense 16Casa do BiscoitoNovo Mundo

Guanabara Mercenários x 2Casas Bahia 279 4 x 5

Vianense 12 x Di Santinni Top Shop 0 x 0

NKS x Extra x

4 .. ..

....

....

.. ..

.. ..

....

wo

wo

wo

15h16h17h18h19h20h

23 de Setembro23 de Setembro

HumanitarianDi Santinni CentroCasas Bahia 342Galanti JuventudeVianense 16Guanabara Galácticos

Vianense 7 x 5Guanabara Mercenários 4 x 4

Pontodo Pé x Casas Bahia 279 5 x 7

Vianense 12 3 x 1 Di Santinni Top Shop x

2 ..

....

.. ..

.... ..

.. ..

....

wo

wo

15h16h17h18h19h20h

30 de Setembro30 de Setembro

HumanitarianCasa do BiscoitoDi Santinni CentroNovo MundoGalanti JuventudeCasas Bahia 342

Resultados da 1ªFase

Guanabara Galácticos x Humanitarian x

Di Santinni Centro x Vianense 12 x

00

00 00

0000 00

00 00

15h16h17h18h

Quartas de Final - 14 de OutubroQuartas de Final

Casa do BiscoitoNKSDi Santinni Top ShopNovo Mundo

Próximos Jogos:

x

00 x 0000 00

15h16h

Semi Finais - 21 de OutubroSemi Finais

x

00 x 0000 00

15h16h

Finais - 04 de NovembroFinais

(1)wo

- O Jogo não aconteceu. - Time perdeu por W.O. - Número de Vitórias.

- Número de Derrotas. - Número de Empates.

- Pontos Ganhos.

VDE

PG

Legenda:

Jornal dos Comerciários bro 2012Novem

Sandro Novo Mundo

Roberto Casa do Biscoito

Rogerio Jr. Humanitarian

6 gols

5 gols

5 gols

Artilheiros:

3° Lugar:Campeão:

Page 5: Jornal dos Comerciários - Nº 139

O Supremo Tribunal Federal condenou José Dirceu e outros acusados pelo crime de corrupção, o que comprova que o mensalão (mesada que pessoas ligadas ao governo davam à parlamentares para que estes votassem à favor dos projetos do governo), realmente existiu. No entanto, o ex-presidente Lula sequer foi citado no processo. Fomos à Belford Roxo perguntar aos comerciários: ‘Agora, que o Supremo vem condenado os acusados do mensalão, você acha que o Lula sabia do esquema?’

Sabia. Por que ele era o Presidente(...). Se não (soubesse), não era Presidente... tem que saber o que acontece no Brasil e em volta dele.

Intolerância contra as religiões de matriz africana

pesar de ser um país rico em diversidade religiosa, Ao Brasil tem tido dificul-

dades em conviver com as dife-renças. Constatamos um cresci-mento da intolerância religiosa, principalmente contra as religi-ões de matriz africana (Umban-da e Candomblé). As religiões afro-brasileiras são as que mais sofrem, constantemente difama-das, hostilizadas e demonizadas por lideranças religiosas funda-mentalistas, que incentivam o preconceito e o ódio. Os prati-cantes das religiões afro-brasi-leiras eram impedidos de prati-carem seus cultos no tempo da escravidão, e castigados pelos seus donos quando descobertos. Convivemos com o racismo, diante do branqueamento da história, em recusar-se a aceitar a

presença da influencia negra e de suas religiões. É bom lembrar que o racismo é crime e intolerância religiosa também.

Todos têm o direito à liberdade de fé, e o direito de não crer na exis-tência de um ser superior, esse d-ireito é inviolável e inquestioná-vel. “Ninguém pode ser obrigado a aceitar uma determinada religião, quaisquer que sejam as circuns-tâncias ou as motivações”. O Sin-dicato dos Comerciários compre-ende que todos são dignos, seja qual for sua crença, não admitimos que a liberdade religiosa seja viola-da, que os adeptos de qualquer religião, incluindo as afro-brasi-leiras sejam desrespeitadas, ofen-didas, injuriadas, maltratadas e perseguidas.

Marcelo BaenaSecretaria de Combate às Opressões

NA PONTA DA LÍNGUA

Você acha que o Lula sabia?

Marisete,Supermarket.

Eu acho que ele não sabia. Como eu acho que lá dentro rola muita falcatrua, muita coisa rola por baixo dos panos, eu acredito que pelo Lula não estar no comando, só por trás, ele não estava sabendo.

Marcos,Lojas CEM.

Não sabia. No início tinha muita dúvida, agora que as pessoas estão sendo condenadas, existia realmente o mensalão, mas acho que o Lula não sabia.

Márcio,Perla Calçados.

Acho que sim. Por que ele, como Presidente da República, não sabe quem está alí trabalhando com ele? Ele sabe de cada um.

Fernanda,Ricardo Eletro.

Novembro 2012 Jornal dos Comerciários

JURÍDICO

O Sindicato obteve mais duas importantes vitórias jurídicas. Na primeira, a justiça reconheceu o Sindicato como único e legítimo representante dos trabalhadores do depósito do Guanabara, que foi condenado a pagar uma indeni-zação ao nosso Sindicato por esta-rem recolhendo as contribuições dos trabalhadores de forma inde-vida, para o SINECAERJ. O pro-cesso não cabe mais recurso. Final-mente os trabalhadores do depó-sito pertencem ao nosso Sindicato, como sempre foram.

CarrefourA empresa foi condenada a pagar

com juros e correção monetária o abono de natal de 2009. A decisão vale para todos os que trabalhavam lá na época, inclusive os que já foram demitidos.

Mais uma vitória contra o Guanabara e o

Carrefour

COMBATE ÀS OPRESSÕES

Papelaria Santos (toda rede)

Esta já tem vaga cativa na colu-na! Já foi condenada várias ve-zes mas não aprende. Nós con-tinuaremos na luta para garan-tir o direito de não trabalhar nos feriados. Essa papelaria de santo não tem nada!

DENÚNCIAS

Supermercados Premium

(toda rede)Esta empresa vai ganhar um prêmio: De campeã de desres-peito aos trabalhadores. Nós não vamos desistir até que esta empresa cumpra a lei e não trabalhando nos feriados.

Casa & Vídeo (toda rede)

Pagou o reajuste dos trabalha-dores fora do prazo, em setem-bro, sem o retroativo e não pa-gou o percentual integral! Isso é uma vergonha! A lei é para todos. O Sindicato vai tomar todas as medidas cabíveis.

Page 6: Jornal dos Comerciários - Nº 139

Festa dos Comerciários reúne centenas de trabalhadores

SINDICATO

uita animação no dia 15 de outubro, Dia do Comerciário. O Sindicato, como já é tradi-Mção, preparou uma grande festa no Sítio

Santa Fé, em Austin, com muita comida, bebida, sor-teio de brindes, musica e descontração. Veja as fotos.

Jornal dos Comerciários bro 2012Novem

O governo de Vladimir Putin vem realizando uma dura repres-são aos movimentos sociais. As manifestação públicas estão sendo reprimidas com muita violência e com prisões em massa.

A onda de proibições à manifes-tações não pára na Rússia. Agora o governo proibiu a realização da Marcha do Orgulho LGBT pelos próximos 100 anos, e o Parlamento aprovou um projeto de lei aumen-tando em 150 vezes a multa para quem participa de protestos ‘não autorizados’.

A comunidade LGBT afirmou que vai recorrer no Tribunal de Es-

Onda de repressão na Rússia proíbe marcha LGBTtrasburgo: ‘O tempo passa e seguire-mos pedindo autorização para novas ações, ainda que nos neguem. Desta vez decidimos recorrer em Estras-burgo contra a proibição de futuras marchas’, disse Nikolái Alexévev, ativista dos direitos humanos e dos LGBT’s.

‘O compromisso da Rússia para as liberdades fundamentais dos seus cidadãos é claramente violada. Li-berdade de reunião e de associação é um direito humano essencial, garan-tido pela constituição e obrigação de tratados internacionais feitos pela Rússia.’, conclui Grekov, outro ati-vista do movimento.

A Rússia hoje é governada por um regime autoritário e corrupto. Vladimir Putin é acu-sado de corrupção eleitoral nas últimas eleições. A fraude é fla-grante, e o povo russo vem exi-gindo novas eleições, e a demis-são de Putin imediatamente.

O Sindicato manifesta seu re-púdio à toda ação homofóbica, e se solidariza com a população LGBT e com o povo russo. Exi-gimos o fim da onda de repres-são liderada pelo governo Putin, pois temos um compro-misso com a luta contra o racis-mo, machismo e homofobia.

INTERNACIONAL