jornal dos comerciários - nº 136

4

Click here to load reader

Upload: sindicato-dos-comerciarios-de-nova-iguacu-e-regiao

Post on 26-Jun-2015

311 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal do Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região - Setembro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Comerciários - Nº 136

Ano 16 Nº 135 Agosto / 2012

Muita animação na festa de posse da nova diretoria do sindicato. Depois de ser referendada, por mais de 80% dos sócios aptos à vo-tar, para estar à frente do Sindicato, no dia 3 de agosto foi realizada uma grande festa com a presença da categoria e seus familiares para a comissão eleitoral diplomar os novos diretores.

A nova diretoria já começa com o desafio de organizar a luta contra o trabalho nos feriados nesse se-gundo semestre e organizar a luta da campanha de abono salarial de final de ano! Todos à luta!

7 DE SETEMBRO É FERIADO!E DIA 21 DE AGOSTO É FERIADO EM NILÓPOLIS!

É PROIBIDO O TRABALHO NESTES DIASA nova diretoria já tem seu primeiro desafio nesse segundo semestre do ano,

que é continuar a luta contra o trabalho nos feriados. Se você for intimidado para comparecer ao trabalho no dia 7 de setembro, e, caso trabalhe em Nilópolis, no

próximo dia 21, denuncie ao sindicato! É proibido o trabalho nestes dias.

Muita animação de posse da nova diretoria

na festa

Publicação do Sindicato dos

Trabalhadores no Comércio de Nova Iguaçu, Mesquita,

Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford

Roxo, Queimados, Japeri e Seropédica.

ASSEMBLEIA!Dia 20/09 - 19h

Na Quinta Feira, dia 20 de setembro, o Sindicato

realizará a próxima assembleia da categoria,

no estacionamento ao lado do Sindicato.

Jornal dos Comerciáriosde cara nova!

PÁGINA 3

Inscrições abertas para o campeonato de futebol

2012!PÁGINA 2

Mensalão: O que você acha que vai dar?

PÁGINA 3

Page 2: Jornal dos Comerciários - Nº 136

Jornal dos Comerciários Julho 2012

Mercado Santa Cruz é vendido e trabalhadores pagam o pato

O Mercado Santa Cruz, em Ita-guaí, após ser vendido, demitiu seus trabalhadores. O Sindicato aproveita este espaço para se solidarizar com esses pais e mães de família que, de uma hora para a outra, ficaram desempregados.Infelizmente no mundo capita-lista é assim: Os trabalhadores, que não tiveram nada haver com a negociação, acabaram por serem

os únicos penalizados. Mesmocom uma parcela sendo absor-vida pelo novo mercado, emesmo com a transiçãosendo legal, grande parteestá vivendo a incertezado desemprego.Desejamos que os demitidosse reintegrem o quanto antesao mercado de trabalho.

Hortifruti - ItaguaíO Hortifruti da Reta 42, na Piranema parece que parou no tempo antes de Vargas... Não assina a CTPS dos trabalhado-res! Já pedimos a fiscalização no Ministério de Trabalho.

Ponto Frio - Nova Iguaçu

O Ponto Frio do Calçadão de Nova Iguaçu, além de praticar assédio moral, agora distribui advertências aos seus funcioná-rio por furtos na loja. Quer di-zer que além de vender os traba-lhadores também têm que ser segurança na loja? E o salário, a loja vai dobrar também?

CATEGORIA

Abertas inscrições para campeonato de futebol 2012Dia 10 de agosto foram abertas as inscrições para o já tradicional campeonato de futebol da cate-goria. Jogam as 16 primeiras equi-pes que pagarem a taxa de R$150.

SINDICATO

Jornal de responsabilidade da diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Nova Iguaçu, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri, Seropédica, e Mesquita. Conselho Editorial: Gabriel Silva, Zé Roberto, Marcelo Baena; Diagramação e projeto gráfico: Raphael Botelho; Fotos: Paulo Santos;

FILIADO À CSP-CONLUTAS

www.sindconir.org.br

Sede: Rua Dr. Barros Júnior, 408/412Centro - Nova Iguaçu - RJ

TELs./FAX: 2768-9297 / 2767-5130 / 2767-8232

[email protected]

ITAGUAÍ: Avenida Paulo de Frontin, 72/202;Tel. (21) 2687-7729

NILÓPOLIS: Rua Prof. G. Alfredo Filgueiras, 18, Sala 407-A; Tel. 2791-9271

BELFORD ROXO: Praça Getulio Vargas, 112 Ap 201 - Centro; Tel. 2663-1904

QUEIMADOS: Avenida Irmãos Guinle, 901/214; Tel. 2665-3093

SUBSEDES:

DENÚNCIAS

Sapataria Ponto do Pé,Campeões de 2011.

Supermarket - Estrada do IguaçuQue essa empresa, como várias outras da nossa base, desres-peita a legislação e abre todos os domingos não é novidade, mas até no dia dos Pais? Assim ninguém aguenta!

As equipes, que são por loja ou em-presa, de no mínimo 6 e máximo de 15 jogadores, podem se inscrever das 8:30h às 17:30h, na sede do Sindicato, em Nova Iguaçu até o

dia 30 de agosto.No dia 6 de setembro ocorrerá o

sorteio dos grupos às 19h, também na sede. Não perca tempo! Garanta já o seu time!

Você sabe o que é Assédio Moral?

SAÚDE E SEGURANÇA

Se você não encontrou nenhu-ma explicação para a persegui-ção constante que vem sofren-do no trabalho, sente que está sendo forçado a desistir do em-prego e vem passando por situações humilhantes e cons-trangedoras, repetitivas e pro-longadas durante a jornada de trabalho, fique atento e reaja, você pode estar sofrendo assédio moral no trabalho!

Page 3: Jornal dos Comerciários - Nº 136

Nesta edição o Jornal do Comerciário retoma uma velha coluna o ‘Na Ponta da Língua’, onde vamos às ruas perguntar o que a categoria está pensando sobre determinado tema. A primeira pergunta é sobre o julgamento do caso do Mensalão pelo STF, que está circulando constantemente na grande mídia. Você, comerciário, acha que o julgamento do mensalão, vai dar em alguma coisa?

Não, não acho por que todo mundo sabe que no Brasil os políticos não são penalizados. Tudo como sempre acaba em pizza porque um ajuda o outro, essa é a realidade.

29 de Agosto, dia da visibilidade lésbica:

Lutar contra o machismo e a homofobia

Esse dia nasceu da revolta contra as agressões, o assédio moral, sexual e os estupros corretivos (aqueles que visam mudar a orientação sexu-al de mulheres lésbicas), nasceu da resistência e da luta pela construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeite essas mulheres .

Entendemos que a luta contra o machismo e a homofobia se faz

COMBATE ÀS OPRESSÕES

todos os dias e que a classe traba-lhadora deve tomar para sí a tarefa de combater todas as formas de opressão e exploração. O Brasil é recordista de assassinatos de ho-mossexuais e a presidenta Dilma se finge de surda, muda e cega, diante dessa violência absurda.

Exigimos a imediata aprovação do Projeto de Lei 122 (PLC 122),

que define homofobia como crime.O Sindicato, em seu ultimo con-

gresso, aprovou a construção da Secretaria de Combate às Opres-sões, com o objetivo de criar polít-icas específicas de combate ao Racismo, ao machismo e à homo-fobia. Acreditamos que enquanto houver um explorado ou um opri-mido, não haverá paz.

Marcelo BaenaSecretaria de Combate às Opressões

NA PONTA DA LÍNGUA

Mensalão: Vai dar em alguma coisa?

Jefferson Martins,Montador, Casas Bahia.

Não. Porque, no Brasil, esses julgamentos de políticos, envolvendo gente grande, muito dinheiro,... Eu acho que no final não vai dar em nada. Vai dar em pizza mesmo.Carla Regina,Caixa, Di Santinni.

deu pizza nesse Brasil. Mas agente vai ver... De repente, acontece diferente.

Na realidade, (até agora) só

Assis,Locutor, Shopping Vida.

Não. Porque eles nunca vão fazer nada pelos pobres, vão querer puxar sempre para o (lado) deles.

Sarah Ribeiro,Vendedora, Casas Franklin.

Julho 2012 Jornal dos Comerciários

Nova Iguaçu vai ser palco da 9° Parada LGBT. Apesar de ser um dia de festa, é também um mo-mento de luta e resistência contra a homofobia. O nosso Sindicato participa desde a primeira edição, pois tem com-

promisso com todos os setores oprimidos e explorados da socie-dade. Convidamos todos e todas à participarem da coluna do Sindicato e da CSP-Conlutas na Parada. Participe!

2 de setembro tem a 9ª Parada Gay de Nova Iguaçu

Fique atento! Em breve começará a venda de ingressos para a grande festa anual da categoria que acontece no dia do comerciário, na terceira Segunda feira do mês de outubro. Este ano, cai no dia 15.

Jornal dos Comerciários

de caranova!

A partir desta edição o Jornal ganha uma nova cara. As matérias estão mais objetivas, e com mais fotos e imagens. Além disso ganha um novo projeto gráfico que valoriza os títulos e facilita a leitura. Fale o que achou, e, se quiser, mande suas sugestões para: [email protected]

SINDICATO

Festa dos Comerciários

Page 4: Jornal dos Comerciários - Nº 136

Trabalhadores em greve em defesa dos salários, e da saúde da população

NACIONAL

Os jornais estão em uma campa-nha contra a onda de greves que abala o serviço público federal. Por isso o jornal do comerciário nesta edição abre espaço para que os tra-balhadores em greve expliquem os motivos de sua luta, coisa que os patrões e governos recusam-se a fazer, para poder atacar e desmora-lizar a luta. Entrevistamos Ales-sandra Camargo, trabalhadora em greve do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (IN-TO), militante da CSP-Conlutas .

Jornal dos Comerciários: Por que os trabalhadores da saúde federal do RJ entraram em greve?

Alessandra: da resposta unificada do conjunto funcionalismo federal à política de reajuste zero e cortes de direitos im-plementadas pelo governo Dilma, como o avanço das privatizações (dos hospitais) e a Fundação de Previdência Complementar do Ser-vidor Público Federal (Funpresp).

Jornal dos Comerciários: Qual a principal reivindicação do movimento?

Alessandra: A saúde federal atual-mente possui os mais baixos salários do executivo federal. Nesse sentido, a pauta prioritária, é a equiparação de nossa tabela salarial a do seguro social. Além disso, estão na pauta de reivindicação, as 30 horas semanais para todos os profissionais em saú-de, sem redução salarial, contra a

Essa mobilização é parte

privatização e em defesa do Plano de Cargos Carreiras e Salários que até hoje não existe.

Jornal dos Comerciários: Como está o apoio da população, ou de organiza-ções como os sindi-catos?

Alessandra: A popula-ção sofre todos os dias com o sucatea-mento e a falta de in-vestimentos na saúde pública. O governo usa o dinheiro públi-co que não gasta na saúde para assegurar o lucro dos empresá-rios, e para enrique-cer os banqueiros com os juros de uma dívida contraída sem autorização do povo brasileiro. Enquanto isso, no inicio do ano, fez o maior corte

orçamentário do setor, 5 bilhões. A população embora se sinta prejudi-cada pela greve, compreende que a saúde precisa parar para funcionar melhor, e que apenas com o apoio da população será possível conquistar-

mos uma saúde pú-blica, 100% estatal, gratuita e com quali-dade.Com relação ao sin-dicato, seu empenho está aquém do neces-sário. A greve vem sendo construindo na base, por uma jovem vanguarda, recém-chegada no serviço público que vê nessa luta a possi-bilidade de melhorar

suas condições salarias e de trabalho, ou seja, é a possibilidade de um futuro melhor.

Jornal dos Comerciários: O governo já acenou com alguma proposta?

Alessandra: Dilma foi atacar o movimento: corte de ponto, desconto nos salários e decretos de substituição de grevistas. Apesar da truculência do governo, as medidas repressoras não conseguem dobrar o movimento, que continua forte e consegue ainda mais adesões, que já é o maior desde 2003.

Jornal dos Comerciários: Qual a pers-pectiva do movimento daqui pra frente?

Alessandra: No setor de saúde já temos uma vitória política. O funcionalismo se levanta para lutar após mais de uma década de imobilismo. Contudo queremos também uma vitória econômica que se expressará pela equiparação de nossa tabela salarial a do seguro social. Queremos a valorização do serviço público.

A resposta do governo

Jornal dos Comerciários Julho 2012