jornal do sintuperj nº 52

8
Jornal do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Rio de Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Sala 1020 - Bloco D - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20.550-013 | Ano IX - Nº 52 - Março de 2015 2 4 O trabalho do sindicato voltado aos direitos dos aposentados As lutas do Sintuperj que beneficiam os servidores ativos Prestando contas A Universidade do Estado do Rio de Janeiro voltou a estampar de forma recorrente as manchetes dos principais meios de comunicação como há muito não se via. Contudo, a instituição que sempre foi referência na qualidade de seu ensino e serviços têm figurado por estar trilhando exatamente o caminho inverso. O pavio foi mais uma vez aceso com o atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores terceirizados em fins de 2014, explodindo na paralisação de um dos setores da universidade e forçando o recesso antes da data prevista. Uma bom- ba cujos estilhaços revelaram as péssimas condições de trabalho de servidores do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), geralmente camufladas pelas de- clarações oficiais da direção do Hupe de que não há problema algum ou que ele foi resolvido. A bola de neve em que se tornou a crise das universidades estaduais inclui falta de insumos e condições de trabalho adequadas, déficit de técnicos e docentes, redução ou cancelamento de cirurgias, problemas de climatização, vazamentos e, sepultando qualquer possibilidade de resolução dos problemas, retenção or- çamentária. Esta, inclusive, encontra-se no bojo de uma série de medidas eco- nômicas que têm sacrificado ainda mais a classe trabalhadora. No que tange aos técnico-administrativos de Uerj, Uenf e Uezo, essas ações culminaram, dentre outras, no corte do pagamento do auxílio alimentação aos servidores em período de férias ou licenciados, a partir de janei- ro deste ano, pela Secretaria de Planeja- mento e Gestão. Em defesa dos direitos dos trabalha- dores, o Sintuperj entrou com ação judi- cial no último dia 19/02 a fim de rever- ter tal medida e ressarcir os direitos dos servidores prejudicados. Nesta edição do Jornal do Sintuperj, você confere esta e outras atuações do sindicato. As reuniões da Diretoria Executiva do Sintuperj são realizadas semanalmente, com o objetivo de pautar a atuação do sindicato em defesa dos direitos dos trabalhadores anos

Category:

News & Politics


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Sintuperj nº 52

Jornal do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, 524 - Sala 1020 - Bloco D - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20.550-013 | Ano IX - Nº 52 - Março de 2015

2 4 O trabalho do sindicato voltado aos direitos dos aposentados

As lutas do Sintuperj que beneficiam os servidores ativos

Prestando contas

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro voltou a estampar de forma recorrente as manchetes

dos principais meios de comunicação como há muito não se via. Contudo, a instituição que sempre foi referência na qualidade de seu ensino e serviços têm figurado por estar trilhando exatamente o caminho inverso.

O pavio foi mais uma vez aceso com o atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores terceirizados em fins de

2014, explodindo na paralisação de um dos setores da universidade e forçando o recesso antes da data prevista. Uma bom-ba cujos estilhaços revelaram as péssimas condições de trabalho de servidores do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), geralmente camufladas pelas de-clarações oficiais da direção do Hupe de que não há problema algum ou que ele foi resolvido.

A bola de neve em que se tornou a crise das universidades estaduais inclui

falta de insumos e condições de trabalho adequadas, déficit de técnicos e docentes, redução ou cancelamento de cirurgias, problemas de climatização, vazamentos e, sepultando qualquer possibilidade de resolução dos problemas, retenção or-çamentária. Esta, inclusive, encontra-se no bojo de uma série de medidas eco-nômicas que têm sacrificado ainda mais a classe trabalhadora. No que tange aos técnico-administrativos de Uerj, Uenf e Uezo, essas ações culminaram, dentre

outras, no corte do pagamento do auxílio alimentação aos servidores em período de férias ou licenciados, a partir de janei-ro deste ano, pela Secretaria de Planeja-mento e Gestão.

Em defesa dos direitos dos trabalha-dores, o Sintuperj entrou com ação judi-cial no último dia 19/02 a fim de rever-ter tal medida e ressarcir os direitos dos servidores prejudicados. Nesta edição do Jornal do Sintuperj, você confere esta e outras atuações do sindicato.

As reuniões da Diretoria Executiva do Sintuperj são realizadas semanalmente, com o objetivo de pautar a atuação do sindicato em defesa dos direitos dos trabalhadores

anos

Page 2: Jornal do Sintuperj nº 52

Informamos aos companheiros (as) que neste turbulento janeiro de 2015, recheado de notícias desagradáveis

para os servidores (as) deste Estado, in-clusive para as nossas universidades, o Sintuperj não parou de atuar em mo-mento algum em defesa dos (as) mesmos (as), por considerarmos nossa obrigação quanto aos (às) nossos (as) representados (as).

O pagamento de 1/3 constitucional de férias, daqueles que solicitaram gozá-las em janeiro de 2015, extrapolou todas as expectativas com o atraso praticado aqui na Uerj. Não obstante este absurdo, ainda

foi retirado o pagamento do auxílio-ali-mentação nas férias e licenças, contra-riando as leis dos planos de carreira da Uerj e Uenf, bem como a jurisprudência de vários tribunais (STJ, TRF-4/RS e TJ/RJ), que continuam legitimando o direito do servidor público em recebê-lo mesmo estando em férias, no estágio probatório e nas licenças.

Segundo alguns servidores da Uerj, o pagamento de 1/3 constitucional de fé-rias, competência janeiro/2015, foi pago com valor inferior ao que era devido. Caso comprovado o erro, o Sintuperj rei-vindica a correção pela Superintendência

de Recursos Humanos da universidade o mais urgente possível.

Reivindicamos à SRH/Uerj maior cui-dado na confecção da folha de pagamen-to dos servidores da universidade, tendo em vista que a mesma vem apresentando graves e repetidos erros desde o mês de maio de 2014, como, por exemplo:

•Pagamento a menor do 1/3 de férias;•Não pagamento do 1/3 de férias re-

ferente a dezembro/2014;•Não pagamento do auxílio-alimen-

tação aos servidores que entraram de férias em janeiro/2015;

•Não inclusão do Vale-Transporte.

Com relação à retirada do auxílio--alimentação nas férias e licenças, o Sin-tuperj deu entrada em um Mandado de Segurança com pedido de liminar contra a Seplag no Tribunal de Justiça do Esta-do do Rio de Janeiro (protocolo número 3204/2015.00075841) visando tornar esta iniciativa nula, visto que ela é totalmente desprovida de motivação e fundamenta-ção jurídica, ferindo frontalmente as leis dos planos de carreira das universidades (Lei 6.701/2014 – Uerj – e Lei 4.800/2006 – Uenf), com o devido ressarcimento aos já penalizados.

Procuramos mobilizar os reitores das três universidades estaduais (Uerj, Uenf e Uezo) para que, junto com suas áreas jurídicas, fizessem gestões junto à Seplag no sentido de tornar sem efeito esta ini-ciativa indevida de corte dos nossos di-reitos.

Pedimos a intervenção do secretário de Ciência e Tecnologia, deputado esta-dual Gustavo Tutuca, e do presidente da Comissão de Educação da Alerj, deputa-do estadual Comte Bittencourt, para que ambos também atuem em nossa defesa frente à Seplag.

Em relação ao processo E26/007-4751/2014, que trata do cálculo de adi-cional de insalubridade sobre o salário base do servidor, solicitado pelo Sintu-perj, o mesmo continua em tramitação na Procuradoria Geral da Uerj. A coor-denadora jurídica, Neuza Maria, e o co-ordenador geral do Sintuperj, Antônio Virgínio Fernandes, estiveram na PG--Uerj no dia 29 de janeiro para esclare-cimentos sobre a tramitação do referido processo. Fomos informados que a nossa reivindicação está com a procuradora Tatiane Ribeiro Melo para parecer final. A seguir, os dois coordenadores pro-curaram o procurador geral Leonardo Rocha para obter maiores informações. Este informou que após a finalização do parecer pela procuradora Tatiane Ribei-ro Melo, será enviado para as suas mãos que homologará ou não o referido pare-cer e nos pediu um prazo de 30 dias para emitir informações mais precisas sobre o processo. Ao final deste prazo, o Sin-tuperj estudará as medidas cabíveis na defesa dos direitos dos trabalhadores da Uerj, não descartando medidas judiciais. O Sintuperj continuará acompanhando o andamento do processo.

A luta pelos direitos dos servidores ativos

Visando garantir o auxílio-alimentação nas férias e licenças, o Sintuperj deu entrada em 19/02 em Mandado de Segurança no TJ-RJ

Página

Março/2015anos

Page 3: Jornal do Sintuperj nº 52

Além do Mandado de Segurança, Sintuperj solicitou por ofícios a atuação da SRH/Uerj e reitores da Uenf e da Uezo no caso, além do secretário estadual de Ciência e Tecnologia

Ofício 19/2015, endereçado a superintendente de Recursos Hu-manos da Uerj, Dra. Elaine Lúcio Pereira

Ofício 21/2015, endereçado ao reitor da Uezo, Prof. Alex da Silva Sirqueira

Ofício 22/2015, endereçado ao reitor da Uenf,

Prof. Silvério de Paiva Freitas

Ofício 23/2015, endereçado ao

secretário estadual de

Ciência e Tecnologia,

deputado estadual

Gustavo Tutuca

Página

Março/2015anos

Page 4: Jornal do Sintuperj nº 52

Ofício 34/2015, endereçado ao presidente da Comissão de Educação da Alerj, deputado estadual Comte Bittencourt

Ofício 60/2014, endereçado ao reitor da Uerj, Prof. Ricardo Vieiralves

Por conta dos problemas com o auxílio-alimentação, Sintuperj acionou o presidente da Comissão de Educação da Alerj, deputado estadual Comte Bittencourt (doc. esquerda). E em relação ao cálculo do adicional de insalubridade sobre o salário-base do servidor, o sindicato segue acompanhando o processo em tramitação na PG-Uerj.

EXPEDIENTE

Rua São Francisco Xavier, 524 - Sala 1020-D - Maracanã - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20.550-013 • Tel/Fax: 2334-0058 / 2234-0945 / 2234-1342 • Internet: www.sintuperj.org.br / [email protected] • Delegacia HUPE: 2868-8486 • Coordenação de Comunicação: Carlos Alberto Silveira, Loana Saldanha e Paulo César Paes Fernandes • Conselho Editorial: Antônio Virgínio Fernandes, Carlos Alberto Silveira, Jorge Luis Lemos, Loana Saldanha e Regina de Fátima Souza • Jornalistas: Atilas Campos e Diedro Barros • Colunista: Wilson Macedo • Fotos: Atilas Campos, Diedro Barros e Samuel Tosta • Programação Visual: Daniel Costa e Diedro Barros • Diagramação: Diedro Barros • Tiragem: 3.500 exemplares

Página

Março/2015anos

CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO

Filie-se! O Sintuperj é mais forte com seu apoio!!!Solicite sua filha de filiação e

informe-se na sede do SintuperjRua São Francisco Xavier, 5241º andar - Sala 1020 - Bloco D

Maracanã / Rio de JaneiroTelefone: (21) 2234-0945Site: www.sintuperj.org.br

Page 5: Jornal do Sintuperj nº 52

Aos servidores (as) aposentados (as) da Uerj comunicamos, mais uma vez, que reiteramos à SRH/

Uerj e Reitoria quando será o pagamento da diferença de enquadramento relati-va ao mês de maio de 2014, bem como o reenquadramento de outros servido-res aposentados após junho do mesmo ano. O reitor se comprometeu a entrar em contato com a superintendente assim que ela retornasse das férias, para colocar esta diferença em folha de pagamento. Anteriormente, a SRH nos informou que o problema estava no RioPrevidencia,

que não queria pagar esta diferença. Pro-vocamos o diretor presidente e o diretor jurídico daquele órgão sobre esta situa-ção, e a resposta de ambos, foi de que a responsabilidade exclusiva da folha de pagamento dos aposentados é da Uerj, conforme documentos em anexo. Esta-mos vigilantes e aguardando a solução o quanto antes.

Reiteramos também à secretária Cláudia Uchôa, da Seplag, a devolução dos contracheques dos aposentados da Uerj ao seu órgão de origem, que desde o mês de setembro/2014 está sendo envia-

do pela própria secretaria, sem envelope e apenas com o carimbo dos Correios. Muitos aposentados se queixam de não estar recebendo regularmente este docu-mento. A Diretoria Executiva do Sintu-perj alertou à Seplag a possibilidade de extravio e violação dos contracheques e utilização por meliantes para aplicação de golpes, causando prejuízo aos aposen-tados. Caso isso aconteça o Sintuperj irá responsabilizar criminalmente a Secreta-ria de Planejamento e Gestão. Qualquer reclamação sobre o não recebimento se-quencial dos contracheques e da declara-

ção de rendimentos do ano de 2014 deve-rá ser feita na Central de Atendimento da Seplag, situada à Avenida Erasmo Braga, número 118, no Castelo – Centro da Ci-dade (em frente ao Fórum).

Com relação ao processo Uerj 2211/2008, que trata dos descontos inde-vidos de 340 aposentados, informamos que o mesmo ainda se encontra na PG--Uerj para parecer sobre a pertinência da nossa reivindicação, com o objetivo de continuar cobrando o pagamento do direito de ressarcimento desses compa-nheiros.

Aposentados: ressarcimentos e correções

Ofícios encaminhados para o diretor-presidente e diretor jurídico do RioPrevidencia, buscando o pagamento da diferença salarial dos aposentados da Uerj referente a maio/2014

Página

Março/2015anos

Page 6: Jornal do Sintuperj nº 52

Ainda em outubro de 2014, o Sintuperj encaminhou ofícios para as secretarias estaduais da Casa Civil e Ciência e Tecnologia, e para o presidente da Comissão de Educação da Alerj solicitando que intercedessem em favor dos aposentados da Uerj. E no início de 2015 cobrou posicionamento da SRH sobre a data de pagamento da diferença de enquadramento

Ofício 170/2014, endereçado ao presidente da Comissão de Educação da Alerj, deputado estadual Comte Bittencourt

Ofício 171/2014, endereçado ao secretário esta-dual de Ciência e Tecnologia, Prof. Alexandre Vieira

Ofício 172/2014, endereçado

ao secretário estadual da

Casa Civil, Dr. Leonardo Espíndola

Ofício 11/2015, endereçado a

superintendente de Recursos

Humanos da Uerj,

Dra. Elaine Lúcio Pereira

Página

Março/2015anos

Page 7: Jornal do Sintuperj nº 52

Em resposta aos ofícios encaminhados pelo Sintuperj, o RioPrevidencia ressaltou que é de responsabilidade da Uerj a gestão da folha de pagamento dos aposentados. Diante disso, foi encaminhado um documento cobrando providências da Reitoria. Outra solicitação feita pelo Sintuperj é a devolução dos contracheques dos aposentado para seu órgão de origem

Resposta do RioPrevidencia ao Ofício 173/2014.

Resposta do RioPrevidencia ao Ofício 174/2014.

Ofício 172A/2014,

endereçado a superintendente

de Recursos Humanos da

Uerj, Dra. Elaine Lúcio

Pereira

Ofício 173A/2014,

endereçado ao reitor da Uerj, Prof. Ricardo Vieiralves de

Castro

Página

Março/2015anos

Page 8: Jornal do Sintuperj nº 52

Em relação a devolução dos contracheques dos aposentados ao seu local de origem, o Sintuperj enviou dois ofícios (em novembro de 2014 e janeiro de 2015) solicitando a medida. E o sindicato ainda continua cobrando o ressarcimentos dos descontos indevidos de 340 aposentados. O processo se encontra na PG-Uerj

Ofício 176/2014, endereçado ao secretário estadual de Planejamento e Gestão, Prof. Dr. Francisco Antonio Carlos de Andrade Pinto

Ofício 18/2015, endereçado à secretária esta-dual de Planeja-mento e Gestão, Profa. Cláudia Uchôa

Processo Uerj 2211/2008,

protocolado em 20/02/2008

Enquanto a maioria dos sindicali-zados do Sintuperj, por volta das 20h e 21h, já chegaram às suas re-

sidências, a Diretoria Executiva do Sin-tuperj ainda se encontra na sede, traba-lhando em defesa de seus representados contra as investidas internas e externas que surgem contra nós e às nossas uni-versidades todos os dias. Até nos fins de semana procuramos acompanhar todo o noticiário jornalístico, atentos às pró-ximas investidas dos governantes contra os nossos direitos, refletindo e agindo para buscar a melhor maneira de defen-der os servidores das universidades pú-blicas do nosso Estado.

Não obstante todo o nosso esforço, alguns sem ideia e sem noção de res-ponsabilidade, que não têm o que fazer, brincam através de recursos tecnológi-cos como e-mails, facebooks, twitteres e whatsapps para provocar a intriga e a discórdia na categoria contra nós, com afirmações levianas e tendenciosas, ten-

tando, desta forma, desestabilizar a nos-sa diretoria e o nosso trabalho. Trabalho este referendado por três mandatos con-secutivos, já adentrando ao quarto, elei-tos sempre com a maioria dos votos dos sindicalizados. Sabemos que não somos perfeitos nem infalíveis, que ao longo de todos esses mandatos podemos ter co-metido erros e equívocos. Que os nossos mandatos não atingiram a plenitude de todos os nossos anseios por vitórias. To-davia, temos plena certeza de que se não fizemos um trabalho ótimo, excelente ou excepcional, contudo, o quadro de sindicalizados o julgou como bom. Caso contrário, não nos teria referendado nos seguidos pleitos a nossa aprovação e re-eleição.

Estamos aqui para informar, esclare-cer, orientar e defender, sem nos furtar do debate com nossos sindicalizados. Trabalhamos com afinco para não dei-xar os servidores sem respostas, até por-que não temos medo da verdade.

O trabalho não pode parar

Página

Março/2015anos