modelo boletim sintuperj (formato a4 - atualizado) · (kit escolar, pré-vestibular social, aten-...

2
BOLETIM INFORMATIVO SINTUPERJ - ANO VIII - 18/08/2015 Rua São Francisco Xavier, 524 - Sala 1.020-D Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20.550-013 Tel/Fax: (21) 2234-0945 / 2334-0058 www.sintuperj.org.br [email protected] NÚMERO 239 Diretoria do Sintuperj promove reuniões setoriais no Hupe anos A Diretoria Executiva do Sintu- perj promoveu na manhã des- ta terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de agosto, reuniões setoriais com servidores do Hospital Universitário Pedro Ernesto. A direção do sindicato esteve presente no Centro Cirúrgico e no Centro de Materiais da unidade, de- batendo com os servidores dos plantões o atual momento da Uerj e ressaltando a importância da participação coletiva dos trabalhadores nas lutas e conquis- tas travadas pela entidade. As reuniões foram realizadas em dois dias para con- templar os plantões dos trabalhadores dessas unidades. Estiveram presentes no primeiro dia o coordenador geral Jorge Luis Mattos (Gaúcho), Carlos Alberto Silveira (de Formação e Comunicação Sindical) e Cássia Gonçalves (de Administração e Finanças), além dos delegados sindicais Sintuperj/Hupe Cíntia Alves, Ismael Nascimento e Maria Cristina Martins de Jesus. No segundo dia as reuniões foram conduzidas pelo coordenador geral Jorge Luis Mattos (Gaúcho) e de- legados sindicais Sintuperj/Hupe Cín- tia Alves, Ismael Nascimento e Maria Cristina Martins de Jesus. Reuniões realizadas com as equipes de trabalhadores do Centro Cirúrgico nos dias 11 e 12 de agosto, na parte da manhã Também na parte da manhã, nos dias 11 e 12 de agosto, foram realizadas reuniões com as equipes do Centro de Materiais

Upload: vothuy

Post on 12-Feb-2019

228 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

BOLETIM INFORMATIVO SINTUPERJ - ANO VIII - 18/08/2015

Rua São Francisco Xavier, 524 - Sala 1.020-DMaracanã - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20.550-013

Tel/Fax: (21) 2234-0945 / 2334-0058www.sintuperj.org.br

[email protected]

MER

O 2

39

Diretoria do Sintuperj promove reuniões setoriais no Hupe

anos

A Diretoria Executiva do Sintu-perj promoveu na manhã des-ta terça e quarta-feira, dias 11

e 12 de agosto, reuniões setoriais com servidores do Hospital Universitário Pedro Ernesto. A direção do sindicato esteve presente no Centro Cirúrgico e no Centro de Materiais da unidade, de-batendo com os servidores dos plantões o atual momento da Uerj e ressaltando

a importância da participação coletiva dos trabalhadores nas lutas e conquis-tas travadas pela entidade. As reuniões foram realizadas em dois dias para con-templar os plantões dos trabalhadores dessas unidades.

Estiveram presentes no primeiro dia o coordenador geral Jorge Luis Mattos (Gaúcho), Carlos Alberto Silveira (de Formação e Comunicação Sindical) e

Cássia Gonçalves (de Administração e Finanças), além dos delegados sindicais Sintuperj/Hupe Cíntia Alves, Ismael Nascimento e Maria Cristina Martins de Jesus. No segundo dia as reuniões foram conduzidas pelo coordenador geral Jorge Luis Mattos (Gaúcho) e de-legados sindicais Sintuperj/Hupe Cín-tia Alves, Ismael Nascimento e Maria Cristina Martins de Jesus.

Reuniões realizadas com as equipes de trabalhadores do Centro Cirúrgico nos dias 11 e 12 de agosto, na parte da manhã

Também na parte da manhã, nos dias 11 e 12 de agosto, foram realizadas reuniões com as equipes do Centro de Materiais

Internet: www.sintuperj.org.br / [email protected] • Delegacia HUPE: (21) 2868-8486 • Coordenação de Comunicação: Carlos Alberto Silveira, Loana Saldanha e Paulo César Paes Fernandes • Conselho Editorial: Jorge Luis Mattos, Antônio Virgínio Fernandes, Carlos Al-berto Silveira, Loana Saldanha e Regina de Fátima de Souza • Jornalistas: Atilas Campos e Diedro Barros • Fotos: Atilas Campos, Diedro Barros e Samuel Tosta • Programação visual: Daniel Costa e Diedro Barros • Diagramação: Diedro Barros • Tiragem: 500 exemplares.

No Centro Cirúrgico, diretoria apresenta conquistas e próximas lutas do Sintuperj

No primeiro dia de reunião com os trabalhadores do Centro Cirúrgico, a comitiva do Sin-

tuperj esteve no setor apresentando um panorama do trabalho realizado pela entidade nos últimos anos. O coorde-nador geral Jorge Luis Mattos (Gaú-cho) elencou as conquistas obtidas e as lutas que estão sendo travadas e, em seguida, ressaltou o momento atual do funcionalismo estadual apontando que o trabalho desenvolvido nos anos an-teriores e a conquista da reformulação do Plano de Carreira (Lei 6701/2014) proporcionou uma tranquilidade aos servidores técnico-administrativos da Uerj para enfrentar o momento de re-cessão na economia. E finalizou reafir-mando a importância da participação

coletiva dos trabalhadores nas decisões do Sintuperj, independente de catego-ria ou nível de carreira, destacando os benefícios existentes na sindicalização e a forma limpa em que as contribui-ções dos servidores filiados é utilizada (kit escolar, Pré-Vestibular Social, aten-dimento jurídico, etc).

No segundo dia o teor da reunião foi semelhante, com Jorge Gaúcho apre-sentando por aproximadamente uma hora as conquistas obtidas pela dire-ção do Sindicato e o panorama para as próximas lutas a serem travadas, e sen-do complementado com a intervenção feita pelo delegado sindical Sintuperj/Hupe Ismael Nascimento, que utilizou sua fala para fazer um chamado pedin-do que os trabalhadores se informem

através das mídias do Sintuperj (site, Facebook e lista de e-mail) sobre a atu-ação da entidade e também comparti-lhem as notícias relevantes para os ser-vidores do Hupe.

A reunião setorial promovida no dia 11 de agosto com a equipe do Centro Cirúrgico do Hupe marcou a despedida da servidora Thaís Falcão, que ocupava há três meses o cargo de chefe de enfermagem do setor. Depois de oito anos de serviços prestados à Uerj entre residência e quadro efeti-vo do Hospital, Thaís irá assumir um cargo no Instituto Nacional do Câncer, o INCA. A despedida da servidora foi marcada por uma confraternização e demonstrações de carinho por parte de sua equipe.

No Centro de Materiais, esclarecidas dúvidas sobre necessidade de pessoal e luta por adicionais

Após a reunião promovida no Centro Cirúrgico, a comiti-va do Sintuperj seguiu para o

Centro de Materiais, onde permane-ceu por pouco mais de uma hora nos dois dias de reunião. Além de ressal-tar a importância das lutas travadas e conquistas obtidas pelo Sintuperj, em especial as correções de distorções his-tóricas que atingiam os trabalhadores da enfermagem, os trabalhadores do local levantaram como questão a ne-cessidade de pessoal. De acordo com os relatos de Maria de Fátima Rama-lho, chefe do setor, e da servidora Mi-riam Pires, há um déficit no número de trabalhadores no Centro de Materiais, com funcionários do Centro Cirúrgico sendo solicitados para suprir a deman-da. As servidoras questionaram sobre possíveis concursos ou mesmo contra-tos para atender essa necessidade.

Em resposta, Gaúcho declarou que há um déficit que atinge todo o Hos-pital, de ao menos 400 enfermeiros e

600 técnicos de enfermagem, mas essa demanda não pode ser suprida por contratos. De acordo com o coorde-nador geral do Sintuperj, estão sendo feitas reuniões com a chefia de enfer-magem do Hupe para que este proble-ma seja resolvido e a Administração Central da Uerj, a Direção do Hupe e o coordenador geral de Enfermagem, Rogério Marques, já sinalizaram a im-portância da realização de concursos públicos para a recomposição do qua-dro de enfermeiros e técnicos do hos-pital. Gaúcho finalizou afirmando que é o momento de toda a comunidade do Hupe se unir, independente de serem trabalhadores ou estarem em cargos de chefia, para superar o atual momento de dificuldade pelo qual o Hospital e a Uerj estão passando.

Outro questionamento feito pelos trabalhadores do Centro de Materiais foi em relação à luta pela recuperação dos adicionais de insalubridade, peri-culosidade e adicional noturno, fatos

estes esclarecidos por Jorge Gaúcho. De acordo com o coordenador geral do Sintuperj, o sindicato está lutando para que a insalubridade e a periculo-sidade sejam recuperadas o mais rápi-do possível, contemplando a totalida-de dos trabalhadores que têm direito a esses adicionais e, para isso, estão sendo mantidos contatos por meio de reuniões com a procuradoria da Uerj e do Estado. Já em relação ao adicio-nal noturno, Gaúcho ressaltou que o pagamento deste adicional é regula-mentado por lei federal, mas não há uma legislação estadual que reafirme essa regulamentação. O trabalhador pode requerer através de ação judicial a reincorporação deste adicional, mas é possível que de acordo com o juiz do caso este benefício não seja concedido. Finalizando, Gaúcho ressaltou que os servidores sindicalizados do Sintuperj podem agendar uma consulta com o setor jurídico para analisar pontual-mente a situação de cada trabalhador.