jornal do sindicato dos servidores do poder judiciário do ... 350.pdf · terço de férias....

8
Jornal do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná • Ano XIX • nº 350 • Dezembro de 2011 CONQUISTAREMOS O PLANO DE CARREIRA JUNTOS Campanha cresce em todo o Estado Página 2, 4 e 5

Upload: hanhan

Post on 25-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jornal do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná • Ano XIX • nº 350 • Dezembro de 2011

CONQUISTAREMOS OPLANO DE CARREIRA

JUNTOSCampanha cresce em todo o Estado Página 2, 4 e 5

EDITORIAL

2

As opiniões expostas pelas cartas não refletem a opinião do jornal.

As idéias expostas pelas cartas não refletem a opinião do jornal.

ÓRGÃO INFORMATIVO DO SINDIJUS-PR - SINDICATO DOSSERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ

Sede: Rua David Geronasso, 227 - Boa Vista CEP 82540-150 - Curitiba-PRFone: (41) 3075-5555 - Fax: (41) 3075-6702

As cartas podem ser enviadas para [email protected]

www.sindijuspr.org.br

SISTEMA DIRETIVOConselho Executivocoordenador-geral: José Roberto Pereira; secretário-geral: Mário Cândido de Oliveira;Ademir Aparecida Pinto; Airton de Oliveira; Caetano Zaganini; Clóvis Menger; DavidMachado; Edson Fernando da Silva; Maria Dulcinéia F. Del Rios; Rosana de Freitas Diniz.Conselho DeliberativoAdenilza Rocha Augusto; Adivaldo Rosa; Aldo Bonato; Aldoino Fedrigo; Amauri da Silva;Amauri da Silva Fernandes; André Guilherme de Freitas; Ângelo José Sasso; Antonio CarlosDatto; Antonio Marcos dos Santos; Antonio Marcos Pacheco; Antonio Ribeiro Neto; AristeuNunes; Benedita Estracer Zioli; César Conrado de Souza Neto; Daltron Moreira Rocha; DarioAparecido da Costa; Davi Aguiar de Andrade; Diógenes Nunes de Souza; Dirce Leni da Rosa;Dorian Aparecida Damaceno; Edson Luiz Futerko; Edson Prado Lima; Irineu Goveia; ItacirAntunes dos Santos; José Panisson; Josevaldo Moreira Alves; Jurandir Moreira Vilas BoasJunior; Lizete Ramos Cancela; Lourival dos Santos Cordeiro Junior; Lucinei Luiz Guimarães;Luiz Carlos Lopes; Luiza Narduci Pereira; Marcello de Oliveira; Márcia Regina MosquerRipula; Marco Antonio Cremonez; Marcos Henrique Romualdo da Silva; Maria Emilia Martins;Maria Madalena de Oliveira; Mario Sérgio dos Santos; Mary Claudia Hetka Dubieli; Neli Maria

Felix; Osmar Lopes da Silva Filho; Pierina Libera De Martini; Reginaldo Prado Lima; Rodrigo Augusto MoersbaecherPaes; Rosangela Zilliotto; Rui Artur de Aguiar; Sidney Prado Lima; Silvana Claudia Barreiro; Tereza Maria MirandaCarvalho; Vaner Galli; Vilma Aparecida Demori; Virginia de Moraes Freire e Zeli Martins Fontoura.

Conselho FiscalAdélcio Renosto; Elisio Marques; José Paulino Lourenço; Osemir Queiroz e Rosanna Ventura.

Conselho EditorialJosé Roberto Pereira, Mário Cândido de Oliveira, David Machado, Edson Fernando da Silva e Edson Prado Lima.

Editores (fotos, diagramação e edição)Gustavo Henrique Vidal - jornalista profissional diplomado - MTb 5928-PRPâmela Mendes Leony - jornalista profissional diplomada - MTb 5480-PRIlustraçõesSimon TaylorImpressãoJornal do Estado/Tiragem 5.500 Edição final às 18h do dia 14 de dezembro de 2011.

Dezembro de 2011

Vamos juntos na corrida peloPlano de Carreira

niciamos o ano de 2011com a implantação do Pla-no de cargos e salários apro-

vado no ano passado e que veio,principalmente, corrigir adistorção salarial existente noTribunal de Justiça do Paraná.

A lei 16748/10 não resolveua maior demanda da categoria queé a regulamentação das carreiras.Não podemos negar que existiramavanços, mas também ficou evi-dente a necessidade imediatade se implantar um verdadeiroPlano de Carreiras para todo ojudiciário Paranaense.

A categoria não quer mais es-perar. Embora algumas regula-mentações da lei do plano decargos ainda não estejam con-cluídas, para o próximo ano, ameta será a elaboração e apro-vação do Plano de Carreira tão

esperado por todos os servido-res.

A mobilização foi retomada emsetembro, a categoria aderiu ma-ciçamente à campanha. Várias ple-nárias foram realizadas no interi-or, capital e região metropolitana.Estamos unidos e prontos para jun-tos encerrarmos o ano de 2011com muitos avanços, auxílio-saú-de, auxílio-alimentação, recesso,antecipação de parcelas da URV,contratação de novos servidores,correção do adiantamento de fé-rias, mas uma coisa é certa, o foco,o objetivo maior de todos os servi-dores ainda não foi conquistado.

A categoria demonstrou nestefinal de ano que está preparadapara iniciar 2012 mobilizada pelaconstrução de uma proposta queserá encaminhada a administração.O objetivo é discutir e aprovar a

proposta na plenária anual da ca-tegoria, e cobrar da administraçãoos estudos necessários, semprecom a participação dos servidores,para que seja levado o anteproje-to de lei ao Órgão Especial o maisbreve possível.

Sabemos que teremos quelutar e muito para que essesprimeiros passos sejam dadoscom sucesso, pois na sequên-cia teremos ainda a AssembleiaLegislativa e sanção do gover-nador. Mas uma coisa é certa,a idéia está madura, a catego-ria mobilizada para Juntos con-quistarmos a maior reivindica-ção de todos os trabalhadoresdo Judiciário.

Encerramos o ano com avan-ços e prontos para juntos, em2012, recebermos a bandeiradada vitória.

INFORMAÇÃOVenho dizer que fico

muito contente pelacomunicação do nossoSindicato, pois através dasatualizações diárias no sitedo Sindijus que fico sabendodos acontecimentos danossa área. São diversasnotícias, principalmenteagora pela luta do plano decarreira em todo Estado, eao mesmo tempo podemosinteragir dando sugestões.Afinal, o Sindijus é nosso, edevemos participar juntos.

E.O.S.

AGRADECIMENTOVenho em público

agradecer ao Sindijus pelocélere, atencioso, exímio epronto atendimento prestadona esfera técnica, funcionale jurídica a mim dispensado.Testifico não se tratar deação isolada ou recentemotivada por questõeseleitorais, mas de bons eirreparáveis atendimentosprestados em várias áreas aolongo de mais de 03 anos.Manifesto como servidoraque nunca me arrependi, umsegundo sequer, pelo valordescontado a título defiliação sindical e que aquantia ao longo de váriosmeses e anos éincomparavelmente menor atodos os benefícios,vantagens e direitos

alcançados. No meuentender, as diretoriasanteriores tiveram seusméritos, mas o grupo queatualmente dirige osindicato apresentou, em umcurto período de tempo ecom menor desgaste para osfiliados e o judiciário, maise melhores resultadospráticos e financeiros paracategoria. Claro queninguém é perfeito e agradaa todos. A diversidadeamadurece e enriquece, mastenho sentimentos de alívioe gratidão em relação àdiretoria atual do Sindijus.Peço que continuem fazendoum trabalho sério, honesto eincansável. Feliz Natal eabençoado ano de 2012 adiretoria e a toda famíliajudiciária. Abraços!

U.L.J.

AUXÍLIOÉ com satisfação que li a

notícia sobre o auxílio-alimentação para nós, osaposentados. Começoacreditar que agoraseremos mais reconhecidos.Muito obrigada por todaluta que o Sindicato vemfazendo, e sei que é muitogrande.

Juntos somos mais.

D.G.O.

3

CHAPA 1

Democracia é a bandeira do Sindijus-PRExemplo foi a participação dos servidores nas Eleições dando legitimidade ao processo

Dezembro de 2011

venceu as Eleições com 1139 votos

ma lição de democracia. Estapode ser a definição para a elei-ção da nova Diretoria e Conse-

lho Fiscal do Sindicato dos Servidores doPoder Judiciário do Estado do Paraná(Sindijus-PR), ocorrida na última segun-da-feira, dia 05 de dezembro de 2011. Oprocesso eleitoral se deu num clima detranqüilidade, democracia e transparên-cia, com o comparecimento de 1600 ser-vidores filiados ao Sindicato, sendo, des-se total, 1139 votos para a Chapa 1, 249para a Chapa 3 e 235 votos para a Chapa2. Para o Conselho Fiscal foram eleitosos servidores Noeli de Borba Schardosin,com 335 votos; Dario Aparecido da Costa

com 251; Geremias Moraes Wos com 250;Paulino Maciel com 246; e João CorreiaDamásio Filho, com 201 votos.

A participação dos servidores empres-tou mais representatividade e legitimi-dade a esse processo, fortalecendo oaprendizado e a tradição democrática doSindijus-PR, principalmente pela formatransparente com que se conduziu todoo processo eleitoral.

A democracia vem sendo a bandeirado Sindicato desde de sua criação. Elaexiste para representar os trabalhadoresnum processo de decisão coletiva e a res-pectiva responsabilidade política que issogera para todos, que se identifica com os

interesses de uma categoria e sustentadiferentes. É a partir da democracia, queo Sindijus-PR se organiza na luta por seusdireitos e constrói um novo jeito de fazerpolítica, promovendo um trabalho de in-formação e conscientização política.

Segundo José Roberto, o coordena-dor reeleito do Sindijus-PR, a forma detrabalhar do Sindicato é estimular a par-ticipação dos servidores, valorizando asua contribuição, ajudando a criar con-dições para que todos façam parte daadministração da entidade.

Numa democracia, as eleições são defundamental importância, além de repre-sentar um ato de cidadania. A eleição sin-

dical favorece a democracia participativa,é um bom meio de promover o debatejunto aos trabalhadores, participando dasdefinições da estratégia de luta.

Mas mesmo entre aqueles que avan-çam no terreno da democracia, ainda háum largo caminho a percorrer. Cabe aoSindijus-PR a tarefa de continuar perse-guindo objetivos democráticos, mas coma consciência de que a verdadeira de-mocracia só ocorre com a participaçãodos trabalhadores. Por isso, José Robertoenfatiza a importância de ter uma cate-goria unida pelos mesmos objetivos, bus-cando os direitos e a valorização do tra-balhador sempre.

No dia 29 de novembro, foi publicada no Diário Oficial do Estado a Lei nº 16.954/2011, que implanta o auxílio-saúde para servidores efetivos, ativos e inativos do PoderJudiciário do Paraná. A Lei começa a vigorar em 1º de janeiro de 2012, mas suaaplicação terá efeitos financeiros a partir do mês de fevereiro. Os valores definidos(tabela abaixo) vão obedecer às faixas de idades informadas e naqueles valores podemser incluídos os dependentes. A observação é de que só terão direito ao benefício osservidores que possuem plano de saúde.

E no último dia 05 de dezembro, as Leis 16965 e 16966 também foram publicadas.A primeira dispõe sobre o reajuste do auxílio-alimentação, que passa dos atuais R$ 300para R$ 400 reais a partir de 1º de fevereiro de 2012. Já a Lei 16966 trata do adicionalde antecipação de férias dos servidores e passa vigorar a partir de 1º janeiro de 2012.Com essa nova Lei das férias, o Tribunal de Justiça (TJ) poderá pagar no mínimo, umterço de férias. Porém, o TJ assumiu um compromisso com o Sindijus-PR, que questi-onou o pagamento de um terço, de que esse valor seja de 50% do salário.

Publicadas as Leis do auxílio-saúde, auxílio-alimentação e adicional de férias

Desde seus primeiros anos defundação o Sindijus-PR e os servidoresdo Judiciário lutam pelo reconheci-mento do esforço à qualificação. Nodia 24 de novembro, foi dado umgrande passo para essa conquista. OSindijus-PR foi informado pela Admi-nistração do Tribunal de Justiça (TJ)que o pedido feito pelo Sindicatoreferente ao projeto que regulamentaa Gratificação de Incentivo a Qualifi-cação Funcional (GIQF) foi assinadopelo secretário, José Alvacir Guima-rães.

A gratificação foi criada pela Lei16.748/2010, onde o artigo 27 diz quea Gratificação de Incentivo a Qualifi-cação Funcional é destinada aos

Servidores garantem Gratificação de Incentivo aQualificação Funcional

servidores efetivos, em razão dosconhecimentos adicionais adquiridosem ações de treinamento, obtençãode títulos de mestre ou doutor, diplo-mas ou certificados de cursos degraduação ou pós-graduação emsentido amplo ou estrito, em áreas deinteresse dos órgãos do Poder Judiciá-rio a serem estabelecidas em regula-mento.

O coordenador-geral do Sindijus-PR, José Roberto observa, que esse é oprimeiro passo para o reconhecimentoda qualificação dos servidores e aconsequente a valorização. “Esse émais um avanço de toda a categoriana caminhada para a conquista doPlano de Carreira”, ressaltou.

4

CATEGORIA quer plano para acabar com as distorções

Dezembro de 2011

Em 2012 vamos conquistar oPlano de Carreira

Final do ano foi marcado pela mobilização dos servidores. Em janeiro, ações serão retomadas em todo o Estado

s servidores estão vestindo acamiseta da campanha do Planode Carreira e estão na luta pelacriação de um Plano que asse-

gure os direitos dos trabalhadores doJudiciário paranaense. O coordenador-geral do Sindijus-PR, José RobertoPereira diz que é hora de reforçar a lutapara garantir uma carreira digna aos

trabalhadores do Poder Judiciário.O Sindijus-PR vem apresentando

a campanha em todo Estado para queseja assumida por todos os servidores.Para José Roberto só a nossa forçapode garantir a conquista do sonhadoPlano de Carreira. “A categoria todajunta é fundamental para a nossa lutae para novas conquistas”, enfatizou.

Esta luta percorre há 120 anos e pareceque está chegando ao fim. Sempre oTribunal de Justiça (TJ) diz que falta derecursos orçamentários, porém, com aabertura que o presidente do TribunalMiguel Kfouri Neto vem dando, osservidores estão com expectativas que noano que vem à proposta para a criaçãodo Plano de Carreira seja aprovada pelo

Tribunal de Justiça.O Sindijus-PR quer a participação da

categoria para a elaboração do Plano deCarreira, por este motivo, o Sindicato quera opinião dos servidores para desenvolverum Plano que agregue toda categoria.Filiado, você pode estar enviandosugestões para o e-mail do [email protected].

LONDRINA

PATO BRANCO

CHOPINZINHOFRANCISCO BELTRÃO

5

ELEIÇÃO NA ASSOJEPAR

Dezembro de 2011

REAJUSTE APOSENTADOS EXTRAJUDICIAL

Em novembro foram apurados os votos das eleições daAssociação dos Oficiais de Justiça do Paraná(ASSOJEPAR). A Chapa 1 foi a vencedora com 119 votos epara a Chapa 2 foram dados 74 votos.

Antonio Marcos Pacheco, atual presidente, continua acomandar a Entidade pelos próximos anos e diz que umadas principais lutas da direção eleita é brigar pela im-plantação da Gratificação de Atividade Externa (GAE),em substituição das custas. Para o Conselho Fiscal forameleitos Lourdes de Fátima Munhoz, David Machado e MárioCândido de Oliveira.

ESCOLA DOS SERVIDORES

SÃO MIGUEL DO IGUAÇUCOLOMBO

TEIXEIRASOARES

CORONEL VIVIDA

ARAPONGAS

O coordenador-geral do Sindijus-PR, José Roberto Perei-ra, conversou no último dia 05 de dezembro com o juizauxiliar da presidência, Frederico Mendes Junior sobre oreajuste dos 6,5% dos aposentados do foro extrajudicial, queainda não receberam a reposição da inflação de 2011(período entre maio de 2010 e abril de 2011). SegundoFrederico, o presidente afirmou que não teria condições deenviar o projeto de lei ainda este ano, mas que irá tratar daquestão já no início de 2012.

SAIJosé Roberto também entrou em contato neste dia com o

gabinete do desembargador Fernando Bodziack, a respeitodo projeto de lei que trata da questão das profissionais doServiço Auxiliar a Infância e à Juventude, e estamos aguar-dando resposta.

SINDIJUS-PR 23 ANOS

No dia 08 de dezembro o Sindijus-PR completou 23 anos.Apesar da pouca idade, tem um histórico rico de lutas econquistas. Porém, o que é mais bonito nesse trajeto é terconseguido a união da categoria para lutar por seus direitos.

Comemorado no mesmo dia da Justiça, o aniversário doSindijus-PR representa muito mais do que a lembrança donascimento de um Sindicato combativo na defesa de suaprópria Justiça.

A força dos servidores e servidoras do Judiciário indicou,em todos esses anos, que juntos, conseguiram avançar muitoem seus objetivos. E é isso que deve ser lembrado hoje.

O Sindijus-PR, sem seus servidores, jamais teria chegadoonde chegou. A união demonstrada em 1988, ano da funda-ção do Sindicato, é a mesma que estampou as últimas lutasda categoria e que vem se desenhando a cada mobilizaçãopelo Plano de Carreira.

Portanto, a direção do Sindijus-PR parabeniza a vocêservidor e servidora filiada ao Sindicato e que os próximosanos sejam de muitas lutas, mas também, de muitasconquistas.

6

Servidores recebem 12parcelas da URV

Dezembro de 2011

ATRASADOS

É possível que essa primeira parte dos atrasados encerre em 2012

A Federação Nacional dosServidores do Judiciário nosEstados (Fenajud) protocoloupedido de providências, paraque seja inserido como metapermanente dasadministrações dos Tribunaiso combate ao assédio moral eoutras providênciasrelacionadas ao tema. Acriação e a aprovação dasmetas anuais do Judiciáriopassam por processo desugestão e amadurecimento,até que possam ser inseridasnos planos anuais.

Gilberto Valente, Ministro

do Conselho Nacional deJustiça (CNJ) e Conselheiro,ressaltou a relevância dopedido e determinou que noprazo de trinta dias emrazão da complexidade damatéria os tribunais sejamintimados. “Nos parece degrande importância o pedidodo requerente, no entanto,para fins de inserção nasmetas devem ser realizadosestudos aprofundados sobre otema”.

Assim, para dar início aoprocesso de estudo, Fenajudsugeri que seja determinado:

a intimação dos Tribunais deJustiça Estaduais, dosTribunais Regionais Federais,dos Tribunais do Trabalho, dosTribunais Eleitorais osTribunais Militares, doConselho da Justiça Federal edo Conselho Superior daJustiça do Trabalho para quetragam informações sobre aquestão abordada peloSindicato, especialmentequanto a existência deprogramas ou projetos quecuidem da questão do assédiomoral no âmbito dosTribunais.

Fenajud quer assédio moral nas metas do CNJ

Reunião com juiz auxíliar da Presidência confirmou o pagamento

NOVA SEDE DOS JUIZADOS ESPECIAISO Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) conseguiu uma

unanimidade no dia 12 de dezembro, onde juízes,advogados, servidores, réus, etc., reprovaram a nova sededos Juizados Especiais que fica localizada na AvenidaGetúlio Vargas nº 2826, no bairro Água Verde, em frenteao Clube Curitibano. Trata-se de um prédio de noveandares alugado que contém dois elevadores pequenos enão suportam transportar o grande fluxo de gente queprocura os serviços judiciais nas Varas Cíveis e Criminais.Para subir do térreo ao último andar, por exemplo, umapessoa teve que esperar cerca de 20 minutos para conseguirum lugar em um dos elevadores. O local é mal ventilado,apertado, desconfortável. Outro problema é que não háestacionamentos suficientes entorno do prédio. O trânsitonas imediações é caótico. O mau humor dos servidores eadvogados que frequentaram o prédio era visível.

CENTRAIS SINDICAIS DEFENDEM SUSA defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS), de caráter

universal, integral, equânime e com a participação econtrole da sociedade, mais do que um sonho é umabandeira permanente de luta de todos aqueles que desejamuma sociedade mais justa e democrática.

O Brasil é um país que tem uma população econômicaativa de cerca de 100 milhões de trabalhadores etrabalhadoras, grande parte vivendo da informalidade etrabalhos precarizados e terceirizados, expostos às maisvariadas situações de risco. O resultado desta situação éa persistência de índices elevados de acidentes de trabalho,inclusive graves e fatais, nos diversos segmentoseconômicos do setor público e privado, rural e urbano.

Segundo dados estatísticos do INSS nos últimos trêsanos, foram registrados no Brasil 2,2 milhões acidentesde trabalho, 8,1 mil mortes e 41,8 mil trabalhadores,em plena idade produtiva, foram definitivamenteafastados do mercado trabalho por incapacidadepermanente, parte deste número por mutilações dededos, mãos, braços e outras partes do corpo.

Os dados por si demonstram a importância da defesada Saúde do Trabalhador que deve ser entendida comouma área da Saúde Pública que tem como objeto de estudoe de intervenção as relações entre o trabalho e a saúde.

A recente publicação da Política Nacional de Saúde eSegurança no Trabalho reafirmando as competências doSUS, dentre outras, as ações de vigilância, ainda éincipiente e insuficiente se não for efetivada uma políticade Estado que vise, de fato, superar os preceitos daMedicina do Trabalho e da Saúde Ocupacional, aindafortemente arraigadas nos modelos e práticas empresariaise nas políticas públicas. A defesa de uma Política de Saúdedo Trabalhador, como estratégia do SUS, sob as premissasacima descritas e sob a lógica do controle social e datransparência das ações de Estado, caracteriza um processotransformador no que se refere à intervenção nos processose ambientes de trabalho que tenha como perspectiva apromoção, prevenção, assistência e reabilitação.

Com o pagamento de 12 parce-las dos atrasados da URV, o Tri-bunal de Justiça caminha paraliquidar a primeira parte do cré-dito já em 2012. Como restam13 parcelas, até o fim do próxi-mo ano os servidores terão re-cebido o período de 2002 a2007.

“No começo do ano já inicia-remos as negociações para opagamento da URV até 1994”,

afirma o coordenador-geral doSindijus-PR, José Roberto Perei-ra. Ele lembra que já existe ocompromisso do TJ de iniciar opagamento, ao fim do primeiroperíodo da URV, dos juros e cor-reções monetárias. “Com esse pa-gamento, restarão os valores até94, quando houve a perda sala-rial dos trabalhadores.”, explica.

Com o pagamento das 12parcelas em dezembro, os ser-

vidores garantem as antecipa-ções que ocorrem desde 2008,ano em que foi reconhecido odireito da URV à categoria.

“Essa é mais uma vitória.Desde que conquistamos a URVgarantimos antecipações em to-dos os anos. No entanto, conti-nuamos lutando para que o di-reito dos aposentados e pensio-nistas seja também respeitado”,ressalta José Roberto.

7

APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Sindijus-PR participa de comissão que vaianalisar convênio com a Paranaprevidência

Dezembro de 2011

O esporte é sempre umadas maneiras de integraçãoentre trabalhadores. Alémde destacar o espírito deequipe, essas atividadestrazem descontração aostrabalhadores do Judiciá-rio.

Todo mês de dezembro,no Dia da Justiça, servido-res da Região Oeste seencontram em atividades.Trabalhadores dascomarcas de Cascavel,Toledo, Palotina e Corbéliaparticiparam de atividadesesportivas, jogos de futebole vôlei, almoço e sorteiode brindes.

Com a presença deautoridades locais, o

Esporte integra servidores da Região Oeste

evento sai do reduto dojudiciário e atinge toda apopulação. Neste ano, oevento teve a presença doprefeito de Cascavel, EdgarBueno, do cantor Teodoro,vereadores e personalidadesda cidade.

“Essa integração entre ascomarcas ocorre todos osanos, sempre alternando acomarca-sede”, explica odiretor do Sindijus-PR, ItacirAntunes dos Santos. “Esquece-mos por um dia o trabalhopesado que temos dentro doJudiciário. Renovamos nossoslaços de amizade ecompanheirismo, necessáriospara trabalharmos juntos nocartório”, destaca.

TIJUPItacir aproveitou a

atividade para anunciar queo Sindijus-PR realizará em2012 o IX Tijup - JogosInterjudiciário do Estado doParaná. A última ediçãoocorreu em 2008, emCuritiba, também comorganização do Sindicato.

“Vamos realizar maiseste evento buscando aintegração entre os servido-res. Em 2008 foi um sucessoa atividade. Ano que vemqueremos que maiscomarcas participem, porisso a divulgação dos jogosdesde o inicio do ano”,afirmou o diretor doSindijus-PR.

conteceu no final domês de novembro, a pri-meira reunião da Co-

missão para analisar convêni-os entre o Tribunal de Justiça(TJ) e a Paranaprevidência. Es-tavam presentes na reunião asAssessorias Jurídicas da Secre-taria do TJ, do DepartamentoAdministrativo, do Departa-mento da Magistratura, do Re-cursos Humanos, da Parana-previdência e o secretário-ge-ral do Sindijus-PR, Mário Cân-dido de Oliveira.

Entre os temas tratados nes-sa primeira reunião estão aquestão da isenção aos aposen-tados do pagamento do impos-to de renda, como procederem relação aos pedidos deaposentadoria especial e porinvalidez e de quem é a res-ponsabilidade pelo pagamen-to das parcelas da URV parapensionistas e aposentados.

Quanto às questões dos mo-delos de aposentadorias (espe-cial e por invalidez, por exem-plo) ficou definido que a as-sessoria jurídica da Paranapre-

vidência vai apresentar à co-missão uma proposta de termode procedimentos. Quanto aopagamento das parcelas daURV das pensionistas e apo-sentados, os representantes daParanaprevidência afirmaramque o estudo elaborado poreles, confirmado pela Procu-radoria Geral do Estado (PGE)e Secretaria de Administraçãoe Previdência (SEAP) apontaque a responsabilidade pelopagamento é do TJ.

Essas conclusões vão ser en-caminhadas ao Tribunal de Jus-tiça nos próximos dias. MárioCândido disse que o Sindijus-PR já tinha conhecimento deque o estudo do InstitutoPrevidenciário indicava quetodos os valores devem serpagos pelo órgão de origem,ou seja, o próprio Tribunal deJustiça. O Sindijus-PR vemacompanhando o andamentodeste processo e aguarda suaremessa ao TJ para tratar doassunto diretamente com opresidente do Tribunal, Mi-guel Kfouri Neto.

Comissão está revendo o covênio com órgão previdenciário

Reuniões vão avaliar o adamento do convênio. Sindijus-PR quer fim de impasse com pensionistas.

8

SINDIJUS-PR DESEJA UM FELIZ NATAL E ANO NOVO AOS SERVIDORES

REDE

Cartão de Desconto do Sindijus-PRcomeça a ser distribuído

de convênios oferecem descontos aos filiados

Dezembro de 2011

20 de dezembro

Sindijus-PR vem pro-curando várias ma-neiras de trazer cadavez mais benefícios

para os seus filiados. Além daslutas em defesa dos direitosdos trabalhadores do PoderJudiciário do Paraná, há tam-bém a preocupação de trazeroutras benfeitorias para osfiliados, como desconto emvárias áreas. Por esta razão, foielaborado um “Cartão de Des-conto”. A partir de agora como Cartão de DescontosSINDIJUS, você passa a fazerparte de uma rede de vanta-gens exclusiva, usufruindo dedescontos especiais em diver-sas empresas credenciadas.

Com o Cartão SINDIJUS,você terá descontos em acade-mias, escolas de idiomas, facul-dades, cursos de extensão,congressos, restaurantes, chur-

rascarias, hotéis nacionais einternacionais, informá-tica, médicos, dentistas,laboratórios, farmácias eem muitos outros estabe-lecimentos credencia-dos.

Fil iado (a), rece-bendo o seu cartão po-derá ter conhecimen-to de quais empresaso Sindijus-PR firmouconvênio e aondeencontrá-las em sua ci-dade no site www.sindijus.allsul.com.br, é sóclicar na sessão usuário, nologin digitar sindijus e na se-nha allsul.

A distribuição será feita peloCorreio a partir de janeiro doano que vem (2012), você re-ceberá o Cartão juntamentecom orientações de como utili-zar e a forma de desbloquear.

SUGIRASindijus-PR vem buscando

ampliar o leque de benefíciospara os filiados e seus depen-dentes, fechando convênio comvárias empresas, por isso, o Sin-dicato quer a sua opinião. En-vie sugestões de convênios da

sua cidade, da sua região atra-vés do e-mail [email protected]

Deste modo o número cres-cerá cada vez mais, criando faci-lidades e oportunidades paratoda categoria.

25 de dezembro

01 de janeiro

24 de janeiro

04 de fevereiro

21 de fevereiro

27 de fevereiro

08 de março

“O Sindijus“O Sindijus“O Sindijus“O Sindijus“O Sindijus-PR deseja a v-PR deseja a v-PR deseja a v-PR deseja a v-PR deseja a você os melocê os melocê os melocê os melocê os melhorhorhorhorhores ves ves ves ves voooootttttos de pazos de pazos de pazos de pazos de paz,,,,,saúde e boas festas. Queremos que você continue juntosaúde e boas festas. Queremos que você continue juntosaúde e boas festas. Queremos que você continue juntosaúde e boas festas. Queremos que você continue juntosaúde e boas festas. Queremos que você continue junto

ccccconosconosconosconosconosco na luta, co na luta, co na luta, co na luta, co na luta, com esse com esse com esse com esse com esse companheirismoompanheirismoompanheirismoompanheirismoompanheirismo, pois só assim,, pois só assim,, pois só assim,, pois só assim,, pois só assim,teremos motivos para buscar sempre o melhor à categoria.teremos motivos para buscar sempre o melhor à categoria.teremos motivos para buscar sempre o melhor à categoria.teremos motivos para buscar sempre o melhor à categoria.teremos motivos para buscar sempre o melhor à categoria.

Com força e tranquilidade para enfrentarmos as dificuldadesCom força e tranquilidade para enfrentarmos as dificuldadesCom força e tranquilidade para enfrentarmos as dificuldadesCom força e tranquilidade para enfrentarmos as dificuldadesCom força e tranquilidade para enfrentarmos as dificuldadesque hão de vir e que os sentimentos de coragem,que hão de vir e que os sentimentos de coragem,que hão de vir e que os sentimentos de coragem,que hão de vir e que os sentimentos de coragem,que hão de vir e que os sentimentos de coragem,

superação e justiça possam estar presentes em nossossuperação e justiça possam estar presentes em nossossuperação e justiça possam estar presentes em nossossuperação e justiça possam estar presentes em nossossuperação e justiça possam estar presentes em nossosnovos dias, pois a meta do Sindicato é oferecer sempre onovos dias, pois a meta do Sindicato é oferecer sempre onovos dias, pois a meta do Sindicato é oferecer sempre onovos dias, pois a meta do Sindicato é oferecer sempre onovos dias, pois a meta do Sindicato é oferecer sempre o

melhor aos servidores.melhor aos servidores.melhor aos servidores.melhor aos servidores.melhor aos servidores.Que cQue cQue cQue cQue cada servidorada servidorada servidorada servidorada servidor, no sagr, no sagr, no sagr, no sagr, no sagrado cado cado cado cado conononononvívio de seus fvívio de seus fvívio de seus fvívio de seus fvívio de seus familiaramiliaramiliaramiliaramiliares ees ees ees ees edemais entes queridos, brindem essa data com o líquido dademais entes queridos, brindem essa data com o líquido dademais entes queridos, brindem essa data com o líquido dademais entes queridos, brindem essa data com o líquido dademais entes queridos, brindem essa data com o líquido dasaúde, da felicidade e da esperança, na taça da harmonia esaúde, da felicidade e da esperança, na taça da harmonia esaúde, da felicidade e da esperança, na taça da harmonia esaúde, da felicidade e da esperança, na taça da harmonia esaúde, da felicidade e da esperança, na taça da harmonia e

da união.da união.da união.da união.da união.Feliz Natal e Prospero Ano Novo!”Feliz Natal e Prospero Ano Novo!”Feliz Natal e Prospero Ano Novo!”Feliz Natal e Prospero Ano Novo!”Feliz Natal e Prospero Ano Novo!”

DirDirDirDirDireção do Sindijuseção do Sindijuseção do Sindijuseção do Sindijuseção do Sindijus-PR-PR-PR-PR-PR

Início do recesso para osservidores do Judiciário,que termina no dia 06 dejaneiro de 2011. Duranteo período, haveráplantões nas varas esecretarias.O Sindijus-PR acompanhao recesso do TJ eretornará suas atividadesno dia 09 de janeiro.

Natal

Confraternização Univer-sal

É comemorado o DiaNacional do Aposentado

Posse da nova Diretoriado Sindijus-PR. Atividadeserá na Sede Campestredo Sindicato.

Carnaval

Dia do Idoso

Dia Internacional daMulher.