edição91 jornal tj

12
BISSEMANAL SAPIRANGA, Sábado 05 de Dezembro de 2009 - Edição 91 JORNAL TJ o imparcial NELMAR SOUTO PINHEIRO Av.João Corrêa, 1709 - Centro - Sapiranga Revisão de contratos bancários, juros abusivos, cheque especial, empréstimos (carro-moto), casa própria, leasing. 3039.3702/3039.1720 OAB 13.254 ADVOGADO DEUS É FIEL. CRIMES EM QUEDA Seguindo uma tendência já registrada em meses anterio- res, a violência recuou no Estado. Os números de homicí- dios, roubos e furtos em novembro tiveram queda em rela- ção ao mesmo período do ano passado. É o que indicam os dados sobre a criminalidade à dis- posição no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Para as autoridades policiais, operações integradas e mape- amento do crime contribuíram para a curva descendente dos registros. Parâmetro internacional para medir a violência em uma região, o número de assassinatos teve queda de quase 13%. Em números absolutos, foram 20 registros a menos em no- vembro. Conforme a SSP, desde maio, o número de mortes vem caindo mês a mês. Mesmo assim, uma pessoa foi morta a cada cinco horas no mês passado. Conta para a tese do oficial o fato de que o número de homicídios tem caído à medida em que as prisões por tráfico aumentam. A cada dia de novembro, em média, 17 trafican- tes foram para a cadeia, um aumento de 36,5% em relação a 2008. O roubo de veículos também apresentou queda em novembro. Desde abril, o número de casos segue diminuin- do. A média diária de ataques que chegou a 38 carros em março, no mês passado caiu para 30 veículos. – Em crimes violentos, como assaltos, a polícia têm con- tado com a cooperação do Judiciário, na expedição de man- dados de prisão. Muitos bandidos continuam presos.

Upload: tiago

Post on 14-Jun-2015

336 views

Category:

Documents


16 download

DESCRIPTION

leia o jornal tj, toda quarta e sabado o jornal de sapiranga, jornal tj

TRANSCRIPT

Page 1: edição91 jornal tj

BISSEMANAL SAPIRANGA, Sábado 05 de Dezembro de 2009 - Edição 91

JORNAL TJo imparcial

NELMAR SOUTO PINHEIRO

Av.João Corrêa, 1709 - Centro - Sapiranga

Revisão de contratos bancários, juros abusivos, cheque especial, empréstimos (carro-moto), casa

própria, leasing.

3039.3702/3039.1720

OAB 13.254

ADVOGADODEUS É FIEL.

CRIMES EM QUEDA

Seguindo uma tendência já registrada em meses anterio-res, a violência recuou no Estado. Os números de homicí-dios, roubos e furtos em novembro tiveram queda em rela-ção ao mesmo período do ano passado.

É o que indicam os dados sobre a criminalidade à dis-posição no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Para as autoridades policiais, operações integradas e mape-amento do crime contribuíram para a curva descendente dos registros.

Parâmetro internacional para medir a violência em uma região, o número de assassinatos teve queda de quase 13%. Em números absolutos, foram 20 registros a menos em no-vembro. Conforme a SSP, desde maio, o número de mortes

vem caindo mês a mês. Mesmo assim, uma pessoa foi morta a cada cinco horas no mês passado.

Conta para a tese do oficial o fato de que o número de homicídios tem caído à medida em que as prisões por tráfico aumentam. A cada dia de novembro, em média, 17 trafican-tes foram para a cadeia, um aumento de 36,5% em relação a 2008. O roubo de veículos também apresentou queda em novembro. Desde abril, o número de casos segue diminuin-do. A média diária de ataques que chegou a 38 carros em março, no mês passado caiu para 30 veículos.

– Em crimes violentos, como assaltos, a polícia têm con-tado com a cooperação do Judiciário, na expedição de man-dados de prisão. Muitos bandidos continuam presos.

Page 2: edição91 jornal tj

02 Jornal TJ, Sábado 05 de Dezembro, 2009

NOVA HARTZ

VERDADE OU MENTIRA

CUNHA

INFORMATIVO O JORNAL TJ informa aos seus clientes, as-

sinantes e amigos que no período de 24/12 a 01/01/2010 estará em férias, voltando as ativida-des no dia 02/01/2010.

Portanto as edições do dia 26,30,01,02 circula-rão em um especial de ano novo, com uma grande retrospectiva no dia 06/01/2010. Serão 4 edições em uma especial. Estamos a disposição para qual-quer dúvida.

Maiores informações 3559.9076 ou [email protected] Att,Grupo TJ

Lei criará autarquia para cuidar da água No dia 27 de novembro a Administração Municipal entregou para apreciação da Câmara de Vereadores, o projeto de lei nº 76, que dispõe sobre a criação da autarquia Águas da Nascente – SERVIÇO MUNICIPAL DE SANEAMENTO AMBIEN-TAL. ESTA AUTARQUIA REMETE A LUTA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DESDE 2005 PARA OFERECER UM SANEAMENTO BÁSICO AOS MUNÍCIPES. “O PROJETO PARA ESTA IMPLAN-TAÇÃO, TRAMITA NO MINISTÉRIO DAS CIDADES E, UM DOS PRÉ-REQUISITOS PARA A SEQUÊNCIA DESTE PROCESSO, É A CRIAÇÃO DESTA AUTARQUIA”, EXPLICA O PREFEITO ANTO-NIO.

Liberado Loteamento Ipê As famílias beneficiadas pelo Loteamento Popular,

Ipê Amarelo já podem comemorar. Após longo caminho bu-rocrático, o loteamento está pronto e estruturado esperando apenas a entrega de certidões por parte do Registro de Imó-veis de Sapiranga.

Após longo caminho burocrático, o loteamento lo-calizado no bairro Bela Vista de Nova Hartz, está pronto e estruturado esperando apenas a entrega de certidões por parte do Registro de Imóveis de Sapiranga.

A luta da Administração Municipal, faltava trans-por a exigência da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), que era o estabeleci-mento de uma via de acesso ao Loteamento Ipê. Exigência esta concluída em 16 de novembro deste ano, resultando no recebimento do Termo de Anuência Prévia (licença).

A fim de acelerar o processo de venda dos lotes, durante o período de espera das certidões, será feito um le-vantamento sócio-econômico com as famílias, obedecendo aos critérios estabelecidos na Lei Nº. 1246 de 2006, que institui o loteamento. Segundo o secretário municipal de Habitação e Planejamento, Benedito Bertol, a seleção de famílias, respeitará o cadastramento realizado pela sua se-cretaria, devendo ser homologado pelo Conselho Municipal de Habitação.

Entre outros, a Lei de 2006, também prevê a desti-nação de 3% de lotes para pessoas idosas e até 10% da área para o funcionamento de atividades comerciais.

Mundo da literatura transformou Nova HartzA 5ª Feira do livro comemorou os 22 anos de emancipação do

município

A quinta edição da Feira do Livro em Nova Hartz atraiu centenas de pessoas entre os dias 01 e 03 de dezembro. Os apaixonados pela leitura puderam prestigiar várias atrações culturais, realizadas no Espaço Cultural Pastor Wartenberg, no Pavilhão de Eventos da Prefeitura e na Praça Nascente do Vale.

No primeiro dia de programação, as crianças e adultos foram contagiados pela energia e alegria da patrona desta edição Leia Cassol. “É uma honra muito grande ser pa-trona desta feira. A atividade durante este primeiro dia foi contagiante. Além disto, é possível observar que a cidade realmente trabalha muito como um todo em prol da educa-ção”, relata Cassol. O primeiro dia de Feira do Livro con-tou também, com a presença dos escritores Charles Kiefer e Iria Muller. Além disto, toda a comunidade pode conferir o mundo mágico da arte com a apresentação do Circo Giras-sol com a apresentação Misto Quente e a peça teatral Natal da Colônia, do Grupo Curto Arte.

A emancipação de Nova Hartz, comemorada no dia 02 de dezembro, foi comemorada com o segundo dia de feira, re-cheada de contações de histórias com José Roberto Silveira e apresentação da escritora Marô Barbieri. O teatro também marcou presença no aniversário do município, com as peças Brincando de Natal, Família Trombique e Receitas da Tia Herta.

O último dia da quinta edição da Feira do Livro teve a participação do escritor Mario Pirata e de Ângela Gonzaga, que contou para as crianças suas histórias. Para finalizar o evento, foram proporcionadas três apresentações culturais de música e dança com os alunos do Programa de Educação Cidadã (PROMEC) e também a realização de uma Sarau Li-terário realizado pelo Museu Histórico de Nova Hartz. “Esta é uma grande atividade onde a comunidade, as crianças e as famílias se envolvem, fazendo da feira do livro um encontro de gerações que tem em comum, o amor pelo mundo da literatura”, ressalta o prefeito Antonio Elson Rosa de Souza.

O evento teve a realização da Administração Municipal, Associação Cultural e Associação Amigos do Museu, con-ta com o patrocínio da empresa Calçados Marte Ltda, por meio da lei de incentivo à cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal, e apoio dos Calçados Ramarim.

Nova Hartz assina contrato com o Hospital de Sapiranga

No dia 25 de novembro a secretária da Saúde Rosa Leães, assinou juntamente com a diretora do Hospital de Sapiran-ga, Tatiane Uebel, o presidente do Hospital, João Wolf, e secretários da Saúde de Sapiranga e Araricá o contrato nº. 604/2009, com vigência a partir deste mês. “Ter o Hospital de Sapiranga como referência para nossos munícipes é im-portante, porém a comunidade deve auxiliar na fiscalização da prestação de serviço”, conta Rosa, pois segundo ela, o sistema único de saúde é público e o Hospital contratualiza o compromisso de cumprir metas do Plano Operativo e um atendimento humanizado, visando a atenção integral aos pacientes do SUS.

Proveniente de verba do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, o Hospital de Sapiranga receberá R$ 6.012.366,60. Com estes recursos, estipula-se que o Hospital deva seguir o Plano Operativo, atendendo no mínimo 60% de sua capacidade instalada no SUS e realize atendimen-tos ambulatoriais, média complexidade e cirurgias eletivas. Com isto, os novahartzsenses poderão usufruir mensalmen-te de nove cirurgias eletivas, exceto as de emergência. Já a quantia de RX, será dobrada: de 242 RX para 426 por mês, sendo realizados entre eletivos, urgência e emergência. Par-ticipou também da solenidade a representante da Secretaria Estadual de Saúde, Silene Auler.

Prefeito Antonio sanciona novo Plano Dire-tor para Nova Hartz

O prefeito Antonio Elson Rosa de Souza sancionou na tarde desta terça-feira (01) o novo Plano Diretor de Desen-volvimento Territorial e Ambiental de Nova Hartz. Todas as constatações citadas no Plano Diretor, que entram em vigor 90 dias após a sanção, são o resultado da elaboração de uma detalhada leitura técnica da cidade, realizada por uma equipe multidisciplinar e por meio de manifestações da comunidade em Audiências Públicas. Lei municipal, o Plano Diretor analisa e identifica as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades do município. Com isto, a Administração em conjunto com a comunidade, busca di-recionar a forma de crescimento, conforme uma visão de cidade coletivamente construída. Segundo o prefeito Anto-nio, “o novo plano também é uma importante ferramenta de planejamento da cidade”.

ASSINE O JORNAL TJ 3559.9076/9893.7978

Participe da construção do PLHIS A Administração Municipal por intermédio da

Secretaria de Habitação e Planejamento está elaborando o Plano Local de Habitação de Interesse Social, o PLHIS, uma peça de planejamento que define ações de trabalho para diminuir ou até mesmo eliminar o déficit habitacional histó-rico de Nova Hartz. Com este intuito a Administração quer ouvir da comunidade as suas necessidades. Para isso no dia 14 de dezembro serão realizadas as seguintes reuniões seto-riais:

14h - Reunião com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Secretaria de Habitação e Planejamento;

16h - Reunião com o Sindicato dos Sapateiros, na Secre-taria de Habitação e Planejamento;

19h - Reunião para Leitura Comunitária com Associações de Moradores, Lideranças Comunitárias e Cooperativas Ha-bitacionais, na Sala de reuniões da Prefeitura.

O prefeito Antonio define este trabalho como “fun-damental para a gestão municipal.

ESPAÇO DO LEITOR

Envie seu comentário, sugestão, reclamação para

[email protected]

VERDADE OU MENTIRA? que vereadores ao se pro-nunciarem na sessão do bairro bela vista, enxuva-lharam apresentador da quinta juridica?

VERDADE OU MENTIRA? que a polêmica dos cance-lamentos de cirurgias con-tinuam, e a prefeitura ainda não saudou a dívida com o hospital?

VERDADE OU MENTIRA? que esta toda a cidade espe-rando com ansiedade a ses-são que define a mesa di-retiva da câmara para 2010?

VERDADE OU MENTIRA? que prefeito veio a rádio e disse que a saúde não esta atendendo mal, e necessida-des básicas são prioridade?

VERDADE OU MENTIRA? que população disse que...SÓ EM NOVA HARTZ...se interrompe uma via princi-pal, para uma feira do livro, e não se usa os pavilhões de eventos?

VERDADE OU MENTIRA? que foi muito brocochó as comemorações de aniversá-rio do município, por parte do poder público?

VERDADE OU MENTIRA? que cartório que se projeta na cidade deveria se chamar ANTONIO CEARENSE, pela luta na concretização

deste sonho?VERDADE OU MENTIRA?

que ao assinar o JORNAL TJ, É SÓ 1O REAIS, com pagamento daqui a 30 dias?

VERDADE OU MENTIRA? que continua a discussão com relação ao repasse de verbas para a APAE, e até agora nada?

VERDADE OU MENTIRA? que promoção da CDL, teve promessa de boca de 2.000 reais da administração, mas é só para março do ano que vem?

VERDADE OU MENTI-RA? que o NATAL DOS SONHOS EM NOVA HARTZ, deverá ser a cam-panha, ILUMINA MINHA rua, pois TO PAGAN-DOOOOOO?

VERDADE OU MENTIRA? que se falando em ilumi-nação, tá vindo uma outra súplica da SECRETARIA DA SAÚDE, com pedido, ILUMINE AS AMBU-LANCIAS?

VERDADE OU MENTIRA? que o natal não vai ter LUZ, que o PERÚ, passou direto, vinha um saco de promes-sas, o saco rasgou e os pre-sentes do saco( promessas.. O GATO COMEU }.

BOM FIM DE SEMANA.

Gostaria de parabenizar o Jornal TJ pelo excelente traba-lho que vem realizando na cidade de Sapiranga, sou leitor e assinante do TJ.

O Jornal está crescendo a cada dia, tomando um grande espaço na sociedade. Parabéns.

Jurandir Avila - Bairro 7 - Sapiranga

Page 3: edição91 jornal tj

Jornal TJ Sábado 05 de Dezembro ,2009 03

DE OLHO NA RUA

ESPORTE Por Milton Santana

SAPIRANGAPrefeitos chamam audiência pública com DAER

Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS) continuam na luta por investi-mentos em obras prioritárias para melhorar a trafegabilidade e a segurança na RS-239. Em reunião na Feevale, no dia 02 de de-zembro, o coletivo de prefeitos deliberou por chamar uma audiência pública com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Na pauta, o esperado cro-nograma de obras da RS-239.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios e prefeito de Sapiranga, Nel-son Spolaor, a audiência com o DAER deve ocorrer na segunda quinzena de dezembro e contar com a participação do Governo do Estado representado pelo DAER, Casa Ci-vil e Secretaria de Infra-estrutura, além de prefeitos, vereadores, deputados da região e entidades de classe.

Spolaor ressaltou ainda que a Associação também reitera a sua opinião contrária à transformação do pedágio da RS-239, hoje comunitário, em um modelo privatizado. Afinal, cerca de R$ 1,1 milhão são arreca-dados mensalmente pelo pedágio da RS-239. Portanto, o Daer teria por volta de R$ 10 milhões a serem aplicados em obras na rodovia.

Sapiranga autoriza construção de 18 casas populares

A Secretaria de Habitação de Sapiranga autorizou na tarde de hoje (3), a construção de 18 unidades habitacionais em diversas localidades do município, em solenidade realizada na Câmara de Vereadores com a presença das famílias beneficiadas.

As casas populares são do Programa de Subsídio Habitacional (PSH), do Banco Paulista, que prevê um empreendimento de 100 unidades. Cada unidade terá um custo de R$ 9,5 mil, sendo R$ 8 mil de recursos adquiridos através de créditos junto ao go-verno federal e R$ 1,5 mil de contraparti-da da prefeitura municipal. As casas são a fundo perdido e terão 36 metros quadrados. Segundo o secretário de Habitação, Cleber do Nascimento, o início das moradias ocorre dentro de 15 dias.

Sapiranga sedia etapa final do Campeonato Gaúcho de Paraglider

Os melhores pilotos do Estado, decolam do Morro Ferrabraz, em Sapiranga, para a dis-puta do título de Campeão, nas categorias Open, Serial e Serial Light, neste final de sema-na, dias 5 e 6 de dezembro de 2009. A etapa final do Campeonato Gaúcho de Paraglider é organizada pela Associação Gaucha de Vôo Livre, com o apoio da Prefeitura Municipal de Sapiranga.

Como a previsão da meteorologia é favorável, cerca de 100 pilotos de todo Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem colorir o céu de Sapiranga. As decolagens ocorrem a partir da 13 horas. No domingo, após a competição, haverá confraternização para entrega dos troféus da etapa e aos Campeões 2009.

Esta é a oitava etapa do Campeonato, que iniciou em janeiro na cidade de Morrinhos do Sul, depois passou por Rolante, Nova Petrópolis, Carlos Barbosa, Igrejinha, Agudo, Encantado e chega a grande final no Morro Ferrabraz. A decisão será muito disputada, sendo que o equilíbrio entre os pilotos marcou as demais etapas. Os principais candidatos ao título nas 3 categorias são:

categoria Open1 - Emilio Strassburger - Campo Bom - 4196 pontos2 - Luciano Tcatcenco - Caxias do Sul - 4133 pontos3 - Luciano Horn - Sapiranga - 4077 pontos

categoria Serial1- Emilio Strassburger - Campo Bom - 4482 pontos2- Carlos Iran Strassburger - Campo Bom - 3461 pontos3 - Itair Roque Soliani - Ivoti - 3370 pontos

categoria Serial Light1 - Gustavo Bischoff - Igrejinha - 3353 pontos2 - Diego de Souza - Triunfo - 3340 pontos3 - Jarbas Mello - Sapiranga - 3330 pontos

Está sendo do nosso agrado?De duas uma: ou o trabalho realizado pela Prefeitura no Loteamento São Vicente é muito

mal feito que nem os próprios moradores notam ou, simplesmente por falta de interesse, talvez por não ser a famosa época de comparecer nos bairros, deixam de cumprir com seus deveres nos deixando na dúvida sobre o verdadeiro significado de Administração Popular.

Sou suplente de vereadora pelo Partido Progressista (PP) e, juntamente com os morado-res do Loteamento São Vicente protocolamos um ofício junto a Administração Municipal, no dia 09.09.2009 sob o nº 73938/09, requerendo serviços de esgoto, limpeza, manutenção e conservação das ruas do Loteamento, visto que todos os moradores pagam o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Foi lembrado a eles que o IPTU é um imposto brasileiro instituído pela Constituição Federal cuja incidência se dá sobre a propriedade urbana e tem como finalidade a coleta de lixo, a conservação de ruas, parques e jardins, os serviços de esgotos, a iluminação pública, a planificação urbana, a construção e manutenção de estradas municipais.

Em 05.11.2009, ao entrar em contato com o serviço de protocolo, fui informada de que o ofício protocolado havia sido arquivado em 09.10.2009 pelo Secretário Municipal de Obras com a seguinte observação: A solicitação foi atendida.

Após nova visita ao Loteamento, ficou verificado que NADA foi feito... as ruas conti-nuam sujas e em mau estado e o pedido dos moradores encontra-se agora, numa caixa de arquivo!!

Administração Popular... O famoso Dicionário Aurélio nos ensina que para algo ser con-siderado popular deve ser relativo ou pertencente ao povo, e ainda, algo que é do agrado do povo. Pergunto: Está sendo do nosso agrado?

Enviado por Bruna Blos, suplente de vereador do Partido Progressista - PP

Semifinais do varziano levou grande público aos jogos

No domingo 29, os torcedores vibraram com a classificação de suas equipes para adis-puta do titulo do varziano 2009. No Campo da Associação jogaram: Vetranos Atlético 3 x 0 Juventude, 2º quadro Canarinho 2 x 2 Ju-ventude (nos penaltis deu Canarinho 5 x 4) e no 1º quadro Vasco 2 x 2 Canarinho (nos penaltis deu Canarinho 6 x 5). No Campo do Cairú jogaram: Veteranos Vasco 4 x 3 União Operária, 2º quadro Boca Junior 0 x 1 São Francisco e 1º quadro Atlético 7 x 00 Gon-doleiros. Os jogos transcorreram normais sem incidentes, com alta qualidade técnica e muita aplicação das equipes em campo, o que fez a alegria dos torcedores. Outro fator im-portante foi a arrecadação de mais de 500kg de alimentos, repassados para a Assistência Social, que fará chegar a mesa das familias carentes do município.Neste Sábado 05 de outubro grandes finais do Varziano de Sapiranga

Sábado 05 de outubro no Campo da As-sociação Esportiva Sapiranga, a partir das 14hs, as equipes se enfrentam pelo titulo de “Campeão Municipal 2009”, pelo 2º quadro Canarinho x São Francisco, nos Veteranos Atlético x Vasco e pelo 1º quadro Canarinho x Atlético. Os confrontos serão equilibrados, pois não há favoritos em nenhuma categoria, as equipes estão jogando um futebol de mui-ta qualidade, o que valoriza o campeonato e leva muitos torcedores aos estádios. Até o momento o campeonato tem se mostrado o mais disciplinado dos ultimos tempos, sem incidentes que possam manchar o futebol amador tão importante para o lazer e entre-tenimento de muita gente nos finais de se-mana. Sapiranga gosta de futebol a família participa, tem ido aos campos e isso ajuda a qualificar a disputa. Nos jogos finais, haverá a cobrança de ingresso sob responsabilidade dos clubes, de R$ 3,00 e o valor será dividido entre os finalistas, serve como prêmio pela campanha.

Vereadores solicitam recursos em Brasília

Os vereadores João Moraes e Alcides Ri-beiro (ambos do PT) estão Brasília em busca de recursos para Sapiranga. Nesta quarta-feira, 2, visitaram o deputado federal Marco Maia (PT) no gabinete da vice-presidência da Câmara. No encontro, solicitaram apoio de Marco Maia, via emenda parlamentar, para a pavimentação de quatro ruas da cida-de, orçadas em R$ 350 mil.

“Como Sapiranga fica entre Porto Alegre e Gramado (a 60 Km de Porto Alegre e a 60 km de Gramado) e é cortada pela RS-239, principal rota viária com destino ao litoral e à Serra Gaúcha, as obras são essenciais para desenvolver o turismo da região e atrair investimentos para o município”, destacou Moraes.

Tanto Moraes como o vereador Alcides Ribeiro elogiaram nesta tarde a recepti-vidade de Marco Maia. “Ele é um grande parceiro da região e de Sapiranga, por isso buscamos o apoio dele", afirmam os vere-adores. Em 2007, o deputado destinou à ci-dade, por emenda parlamentar, R$ 100 mil para a construção do Centro de Referência de Assistência Social, no Bairro São Luiz.

LEIA, ASSINE E ANUNCIE O TJ.

WWW.JORNALTJ.COM.BR

jornaltj.com.br

Comente

Page 4: edição91 jornal tj

04 Jornal TJ, Sábado 28 de Novembro, 2009

DIVERSOSVENDO –máquina de fazer fralda infantil, marca Duka. R$800,00. Tratar 3529.4767

VENDO –cavalo de montaria. R$ 1.000, pelagem vermelha. Tratar 8124.3151

VENDO –máquina de costurar cal-çado industrial. R$200,00. Tratar 3529.1375

VENDO –máquina para car-tão banri compras. R$ 500,00. 3599.5191

VENDO –ponta de estoque de biquine. R$ 10,00 cada. Tratar 9113.3233

VENDO –Vendo freezer 2 portas, 1 mesa de snooker, refrigerador 3 portas,. Tratar com Catarina 9105.2629

VENDO – máquina de cortar gra-ma tramontina, mais rosadeira. R$350,00. Marilete 3599.3411

VENDO –móveis para loja , im-perdível. Negocia-se. Tratar com Silvana 9120.9640 / 3529.1094

VENDO –mesa com 6 cadeiras de madeira. R$100,00 . Marilete 3599.3411

VENDO –piscina de 200 lts, e 1 barraca para 3 pessoas.R$ 100,00. Marilete 3599.3411

VENDO – fritadeira elétrica de 20 litros de óleo. Tratar 9635.8213

ASSINATURAS 9893.7978

VENDO – motor trifásico para má-quina de sorvete italiana e câmara fria fria. Aceito proposta. Nova Hartz. Tratar com Gesse 9927.0527

VENDO – ar condicionado con-sul,10. mil Btus, semi novo.R$490,00.Tratar 9988.5222

VENDO –balanço de jardim com 2 acento. Tratar com Beatriz 9635.8213

VENDO –fogão brastemp, 6 bocas R$200,00. Marileti 3599.3411

VENDO – máquina electrolux, 7,5 por máquina maior. Roberto 9833.3029

VENDO – máquina de escrever facit em ótimo estado. R$260,00.Tratar 9988.5222

VENDO– refrigerados para mer-cado, bar , padaria, novo.R$ 5 milPrensa para 4 xis.R$150,00.Fo-gão e geladeira usados.Tratar com Iraci 9105.2629

COMPRO – reboque de 1,00m x 1,50m no mínino.Tratar 9888.6635.Rogério pela tarde.

VENDO – compressor novo.R$ 900,00.Tratar com Iraci 9105.2629

VENDO – teclado CTK 100 9/8 cá-sio, 4 tecla danificada.R$R$ 70,00.

VENDO– freezer c/ 2 tampos. R$ 1 mil, manequins , prateleiras e ca-bides, araras.R$1 mil. Tratar com Iraci 9105.2629

VENDO– cômoda com espelho mogno, madeira, R$90,00. Tratar pelo 9738.6618

VENDO –carrinho de mão novo. R$ 70,00 c/ roda de borracha. MOises 3599.1016/9823.0472

VENDO –máquina de fazer ba-tata frita e chips, e uma seladora a gás. Tratar com Ana. R$1 mil. 8148.7696

VENDO – 6 luminárias industrias , no-vas, 2 mts e meio cada, h.o,completas

com nota. Tratar Ana 9694.1882 R$400,00

VENDO –prateleira para cds e dvd e dvds de filmes a R$9,90.Tratar na Alfa Music com Elione ou pelo 3039.4595

VENDO –máquina consul 7,5 R$700,00. Tratar 3559.5098

VENDO –2 pentes de memória ram 512. Tratar 3559.5098

VENDO –teclado roland JD800, sintetizador c/ algumas teclas da-nificadas R$1 mil.Tratar com Clé-rio 9738.6618

VENDO –barraca 4x3,5 para 7 pes-soas, 2 quartos R$400.Tratar pelo 3599.3435 ou 9917.6356

VENDO –máquina de cortar gra-ma semi nova.R$200,00 . Tratar com Nilson 3529.6544

CONSERTO –carretilhas e muline-tes. Tratar 9864.7999

VENDO – máquina automática de fazer fraudas, mais máquina de embalar fraldas,2 meses de uso.R$1.200 parcelado.Tratar com Volmir 8160.5989

VENDO – trailer de cachorro quente equipado. Negocia-se. Tra-tar com Carmen 8110.9875

VENDO – Masseira GPaniz 25Kg Helicoidal, 1 Vel. ótimo estado. 3529-8548/ 8101-0433 .R$350,00

VENDO –lavadora Electrolux-Prosdócimo, 8kg, R$500,00 Joana 9130 3356

VENDO – rebock. Tratar com Nei 9655.2416

VENDO –quarto de solteiro , com roupeiro de 6 portas, cama e colchão. R$300,00. Marilete 3599.3411

VENDO – freezer 380 lts, em ótimo estado. R$500,00.Rogério 9888.6635

VENDO – Fogão industrial 6 bocas,geladeira 370 lts,3 vasilha-mes cerveja, 3 refri médio, 1 balei-ro, 6 cubas, 1 freezer 300lts, 2 pia inox. Negocia-se. Tratar c/Osmar 9158.4111.

VENDO – 1 baleiro com 38 cubas de vidro, 1 freezer. Tratar com Luiz 8161.1259

VENDO – Purificador novo (nunca uti-lizado)de cor branca, para fogão de 4 bocas. R$80,00. Anderson 81891435

VENDO – máquina sorvete italianinha estado de nova, aceito carro. Tratar 9699.9580

VENDO –telefone c/câmara chip de memória, valor a combinar 9848.1759 ou 9831.5979

VENDO –espelho R$200,00 para estética, cama de massa-gem R$120,00, ar condicionado. R$300,00. Tratar pelo 3599.3858

VENDO – Vendo: Fogão Conti-nental 04 bocas, 04 meses de uso branco com preto. Suanne ou Die-go.Fone: 99041582

VENDO – Máquina de cortar pas-to.R$ 350,00 . Sapiranga. Tratar pelo 9709.0221

VENDO – modem 3G claro.R$120,00 com Rosicler 9909.8725

VENDO – Refrigerador Springer, 1958, em ótimo estado. Tratar pelo 3599.4358 ou 9675.4995 c/ Carlos

VENDO – trailer presidente ken-nedy em frente ao campo ligia 4x2, com 2 freezer,1 prensa, 1 ge-ladeira , 1 geladeira, 2 mesas com

8 cadeiras, vasilhame e estoque.Aurea 8404.2298.Aceito carro.

VENDO – caixa de som para moto, modulo, mp3.R$550,00. Tratar com Marcio 9758.9046

VENDO –caixa de propaganda de rua com mp3 pronta para tra-balhar.R$600.Tratar com Marcelo 9886.7312 ou 9868.7541

VENDO – 4 luminárias R$200,00, 13 metros de divisória ; ar condicionado de 9 mil btus. Tratar 9674.9253

VENDO – geladeira brastemp, mar-rom, 280 lts. Tratar com Altenir 9649.0283. Araricá

VENDO – 2 poltrona de aproximação, mesa de telefone. R$ 100,00. Marilete 3599.3411

IMÓVEISVENDO TERRENO DE ESQUINA NO LOT. MUNDO NOVO 10X20MT R$ 18.000,00 ACEITO PROPOSTAS (PARCELO PAGTO) TRATAR PELO FONE (51) 8180.6225

VENDO OU TROCO – ótimo terre-no com 420 m², exc. localização, frente av. mauá. R$ 132.600,00. Financio até 60x. Tratar 9166.5602

VENDO OU TROCO –casa nova , 2 quartos. R$80 mil. São Luiz. Tratar 8149.6764

VENDO – terreno no Colina Verde , 186m². R$ 8 mil. Aceito carro. Tratar 9837.1523

VENDO – terreno na monte caste-lo. R$8 mil. Aceito Negociar. Ales-sandro 98117888

VENDO – terreno na monte caste-lo .Aceito carro. Tratar 9655.2416

VENDO – terreno 20x20 m na São Luiz em Sapiranga, em frente campo do flavinho. R$20 mil. Acei-to negociar. Tratar pelo 9703.0748 Antonio.

VENDO – terreno em Sapiran-ga, bairro Mundo Novo.R$ 16 mil 10x20m.Tratar com Claudiomiro 9365.1170

ALUGO – Apartamento, 2 quar-tos, sala, coz, ban, na São Luiz. R$250,00. Tratar com Marli 8182.2225 ou 3039.4815

VENDO – terreno loteamento res. das Rosas, 300m². Troco por má-quinário de padaria. Tratar com Jair 81763370

ASSINATURAS 3559.9076

VENDO –6 terrenos na via lactea km19, perto canabarro com 2 ca-sas com Luiz 9314.6203

VENDO – terreno na rua Londri-na,108 com escritura , 400².R$30 mil .Tratar 9329.1622

BARBADA – terreno em Sapi-ranga, loteamento colina com meia água. R$12 mil .Tratar pelo 9725.7928 ou 3039.7928

VENDO OU TROCO – casa em Cam-po Bom , rua Adolino João Mar-tin,1742,4 colônias,por Sapiranga.Tratar com Juliana 9704.1288

VENDO – Vendo terreno 19x12m, com casa 6x9m, na rua Quero Quero, RS 238- Campo VicenteR$ 14.000,00TRatar 96630776 Ivo

VENDO – Terreno mundo novo R$16 mil medindo 20x10 tratar pelo 9688.6032

VENDO – terreno 300m²no lot. São Luiz, fundos AABB. R$15 mil. Aceito carro na metade do valor. .Tratar com Nelson 9755.2386

VENDO – terreno escriturado no centro de Sapiranga, com frente

de 26m e comp. de 28m na rua miguel tostes.R$185 mil.Tratar c/ proprietário 9668.9917

VENDO – vendo terreno em ara-ricá, 17x16 m², valor 12.500,00 e outro com 25x16m², valor 23.000.Aceita carro no negócio.Tratar 9815.5212 Luis

VENDO – Terreno com Escritura, no bairro Amaral ou proximida-des, de preferência próximo a Es-cola Pedro Lenz. - Tratar com Alex 8403-7803.

VENDO – um terreno com duas casas, 98379919 R$ 34.000,00

ASSINATURAS 3559.9076

VENDO – Terreno no bairro São Luiz, c/ escritura, 12x25, Residen-cial Floresta ( na Avenida prin-cipal), por R$ 23.000,00. Aceito carro. Fone: 3599.5355. Daniela. Sapiranga.

VENDO – Terreno de 304 m², todo murado, casa mista, em Cam-po Bom. Aceito troca ou terreno em Dois Irmãos. Aceito negociar carro no valor de R$ 15.000,00 a R$ 20.000,00. Particular. Fone: 9126.7574 ou 9682.2019.

VENDO – terreno no bairro Ama-ral 10x26 m². Tratar com Noemi pelo 9236.1322 ou 9261.3438.

VENDO – meio terreno com casa de alvenaria, fundos R$ 22.000,00 Tratar 98379919

VENDO OU TROCO – por casa em Sapiranga, 1 chácara de 2,5 HA, com 2 casas de madeira, poço ar-tesiano e com mais de 300 pés de arvoredo. Tratar 9694.1882

VENDO – apartamento em sapi-ranga térreo, com 3 quartos na rua Canto Rio , na São Luiz.R$35 mil.Tratar pelo 9305.7137/9 848.6464

VENDO – Casa com terreno 12x30 , escriturada no Centenário, atraz do premem. Preço a combi-nar.96090780 com Valdomiro.

VENDO –terreno perto do parcão.R$20 mil.Aceito proposta, carro ou terreno na cohab ou bairro 7. Tra-tar 96032497

VENDO – Vendo apto.co-hab 3quartos,cozinha grande,sala,lavanderia, 2banhei-ros, piso cerâmica,forro pvc,rua canto do rio, bloco 1./103 São Luís Sapiranga. R$45.000,00 fone 9130 3356 Joana

VENDO – casa de alvenaria, 2 quartos, sala, cozinha, banhei-ro, toda cercada. Aceito carro. R$ 55.000,00. Tratar pelo fone 9964.1320.

VENDO – casa de alvenaria com 4 dormitórios, 2 cozinhas, banhei-ro, dispensa escriturado, aceito carro. R$40.000,00. Tratar pelo 8431.6950. Sapiranga.

VENDO OU TROCO – casa de tijolo de esquina, com dois quartos, sala de estar,cozinha, dois banheiros, garagem. Amaral Ribeiro, Rua Far-roupilha. Aceito Chácara. Ligue: 9686-4786.

VENDO – Casa de alvenaria 8x9, c/ 2 dorm. + 4 apartamentos 6x6,50 cada. Aceito troca por caminhão. Negocia-se. 9283-3482. Lauder - Sapiranga.

COMERCIALVENDO– ponto comercial em Nova Hartz com morada de tijolo a vista. R$140 mil. Tratar com Iraci 9105.2629

VENDO –lancheria completa.R$ 5 mil.Tratar 9894.5184

VENDO –padaria montada e fun-cionando. Tratar pelo 9663.2827. Aceito proposta.

VENDO –pizzaria montada com 80 lugares, clientela, forno a lenha, mais de 600 tele entrega. Aceito carro, motivo outro negócio.Sapi-ranga.8221.8157

ASSINATURAS 3559.9076

VENDO –loja de confecção mascu-lino e feminino no centro de sapi-ranga.Aceito carro, terreno .Há 13 anos no mercado. 8449.1090

VENDO –restaurante e pizzaria com 4 anos de funcionamento.Contato pelo 9217.5123

VENDO –auto lavagem no centro de sapiranga na rua alberto schi-midt,215.R$4.500,00 .Vilmar pelo 9356.7785

VENDO OU TROCO– Bazar por material, carro ou moto.Com esto-que e instalação.C/João 9957.6644

VENDO – Sapataria c/ clientela formada. Fone: 9927-8216. Centro de Campo Bom.

VENDO – Loja de confecção mas-culina e feminina. Sapiranga. Fones: 9662-0647 e 9692-2845. Falar com Dalma ou Rinaldo.

VENDO – locadora c/ 1500 DVD’s, 17 pratileiras, 1 balcão, 1 restaurador, 1 computador completo, 1 TV , 1 DVD. Aceito carro ou terreno .Manoel 9917.6356

VENDO – Atelier de costura com-pleto.Aceito carro no negócio.Tratar pelo 8120.8128/8480.8601 c/ Luiz

VENDO – Vendo loja de presentes, no ponto a seis anos, ótima clien-tela, centro de Sapiranga. Aceita-mos propostas. Fone 96872252

VENDO – Loja de roupas na presiden-te kennedy,1606, a mais de 3 anos no ponto.Tratar c/ Francisco 9317.2449.Aceito propostas.

OPORTUNIDADEPRECISO – mulher de 20 a 30 anos para acompanhante, para posar (AS vezes). Tratar 3559.5939 Neu-za

PRECISO – acompanhante para idoso nos fins de semana. Tratar 9714.5153

EMPREGO –seleciona-se aten-dente de padaria. Interessadas levar curriculum na presidente kennedy,234 centro de Sapiranga.

PROCURO EMPREGO –como au-xiliar de DP, tenho conhecimentos em leis trabalhistas, contrato de trabalho, rescisão, folha de pa-gamento, sistema rubi e roncha. Adriana 8141.5609

ASSINATURAS 3559.9076

EMPREGO –procuro emprego como doméstica para turno inte-gral, com intervalo ao meio dia, preferência nos bairros Amaral, Sete ou Operário.Tratar 9622.7557 Rose

OFEREÇO-ME – para trabalhar em chácara, tenho referência, 20 anos de experiência. Hilário 9996.7431

PROCURO– vaga para motorista carteira D, ou carro pqueno, tenho curso de cargas perigosas, trasporte escolar. Al-tacir 9853.3528

OPORTUNIDADE –parceria para montar telemensagem ao vivo. Interessados entrar em contato 3559.4232

ANUNCIE GRÁTIS NO CLASSIFICADÃO

IMPERDÍVEL TROCO

– por material de construção

Vectra,2001, pra-ta, completo, lin-do, nada para fa-zer, doc em dia, roda de liga leve,

15 polegada.

R$ 27 MIL

Tratar 9893.7978

VENDO –Parati, gl 1.8, motor ap, vel. c. corrente, susp. de rosca, 92, prata. Aceito terreno no loteam-neto mundo novo em Sapiranga. Dou volta em dinheiro.Tratar 9988.5222

VENDO –terreno no loteamento mundo novo em Sapiranga. Dou carro Parati, GL, 92 mais dinheiro. Tratar 9988.5222

Page 5: edição91 jornal tj

Jornal TJ Sábado 05 de Dezembro ,2009 05

CARROS E CAMINHÕESVENDO –kadett, 95/96, comple-to meno ar. R$ 10.800,00. Tratar 3559.3369

VENDO –siena , 2000, 1.0, 4 por-tas, completo menos ar, R$18 mil. Aceito troca. 9207.4619

VENDO –gol, 94, ap, ve, trava, alarme, prata. R$9 mil. Aceito pro-posta e biss. Tratar 9662.5233 ou 3599.4237

VENDO –pálio weekwnd, ELX, 2002, ar, alarme interfa-ce, 4 pneus novos, DH, VE, TE, faroletes,branco, R$ 23 mil, impe-cável. Tratar 9190.5232

VENDO –kadett, 92, impecá-vel, 1.8, alcool, por material de construção. R$9.500,00. Tratar 98533528

LVENDO –voyage, 91 impecável, motor com 24 mil km.Tratar com Celedo 8131.2989

VENDO –vendo Gol, G3, 2000, 4 portas, dourado, impecável, con-fira. R$ 15.800,00.Felipe. Tratar 9673.1747/8158.0393

VENDO –fiat uno , branco, 2000. R$ 11.500,00. Aceito troca. 9983.7107

VENDO –Corola seg, bege, 2004.Simone 3559.9045

VENDO –kombi, 95, branca. R$ 10.500,00. Tratar com Leandro 9603.8569

VENDO –corsa super 1.0, ano 98, branco, 4 portas, ar quente, limpa-dor e des. traseiro.Aceito proposta troca e financio. R$14.500,00. Tra-tar pelo 9668.9917

VENDO – santana quantum , cinza, 1.8, 89, alcool, vidro ele., R$7.500,00 com Clério pelo 9738.6618

VENDO – santana quantum 99,

2.0, branco, ar, direção.R$18 mil. Euzébio 9965.5528, aceito troca por santana do mesmo ano

VENDO – corsa super 97, 2 por-tas, bordo.R$12.900,00.Valdinei 8400.1186

VENDO – chevette, 72. R$ 3.500, Aceito entr: 2 mil mais parcelas. Domingues fone 8148.7696

VENDO – kadett sport, branco, direção hidráulica, vidro elétrico , ar quente, roda aro 14.Tratar com Ivanir R$11.000,00 pelo 9722.2404

VENDO –kadett,98, GLS, branco.Simone 3559.9045

VENDO –polo. 2003, completo. Simone 3559.9045

VENDO – caminhão 608, ano 84,carroceria aberta mas enlona-do.Tratar 8168.9818 com João

VENDO – Kadett,92,azul, IPVA pago, rodas e vidro elétrico. R$6 mil + 14 x R$298,00 direto.Tratar com Julia 9807.5536

VENDO –pálio wekend,99, inteira,TE,DH,R$16.500,00 com Célia 3599.10450,,,,,Vendo – Chevete ,76 R$3 mil.Tratar com Marquinhos 9884.7781

VENDO – Brava 01/01,sx,1 6 v , c o m p l e t o , v e r m e l h o , doc.em dia.Aceito troca carro mais novo.R$15.900,00.Tratar 3599.2122/9861.8678

VENDO – Corsa 2002 prata, 2 po-ras hatch, com rodas de liga leve. Aceito negociar. Fone: 3559.9045.

VENDO – Gol branco GL ano 91, modelo 92, em bom estado. Valor: R$ 6.900,00. Documentação ok. Tratar com Marcelo. 9868-7541 ou 9163-1497 .

VENDO – gol ,98 modelo 99, em bom estado. Motivo separação.R$12.300,00.Ronaldo 9319.7572

VENDO – Monza GLS, 4 portas, 2.0, completo. R$13 mil. Tratar com Luiz 3559.3387

VENDO – Caminhonete GM Cara-van, diplomata SE,gasolina, pra-ta,89.R$13 mil.Tratar 3599.2224

VENDO – vendo carro,comodoro 80, 4 cilindros,2 portas, gasolia, cor verde original. R$2600,00 + 1143 de doc.motivo aperto.Tratar com Cidinara pelo 99037706

VENDO – Ipanema 2.0,93 , cinza chumbo,doc em dia,completa.ar +di-reção.R$9.500,00.Tratar com Ricardo 9288.4337

VENDO – pálio W.,99, inteira dentro e fora,direção,trava auto-mática, alarme, ar e rodado.Celia 3599.1045

VENDO – chevrolet, 93, branco aceito negociar. Mauro 9982.5213

VENDO–variant, ano 1976, ihm-2358, amarela, em prefei-tas condições, 9882-6285 joao, 2.500,00aceita proposta.Campo Bom

MOTOSVENDO – moto titan, 150, ES, azul, igual a zero, doc em dia. R$ 4.600,00. Tratar com Martin 8177.9430

VENDO – suzuki Yes,2005, com-pleta, vermelha. Paulo 3599.4132 ou 9667.4086

VENDO – moto titan, 150, KS, 2007/2007, vermelha, 10.600 km, estado de nova. Tratar 9835.5415

VENDO – biss c100, 99, azul, super inteira. R$2.200,00. Jo-

viano 81471299

VENDO – yamaha factor, 08/09.R$5.500,00.Aceito troca carro até R$9 mil.Tratar 9606.7957 Anisio

VENDO – titan 125, 2003, partida e pedal.R$3.500 ou material de construção. Tratar 9889.3650

VENDO – biss C-100, verme-lha, 2004.R4 3 mil. Tratar pelo 9128.3093

VENDO – titan 150 ESD,2006 cor prata.R$4.800,00. Aceito proposta 9341.7020 com Junior

VENDO – titan fan ,2006 úni-co dono, preta.R$3.900,00 .3529.1613

VENDO – moto honda 150, mode-lo 2005, azul metálica.R$3.800,00.Adriano 8186.8808

VENDO –moto suzuki in-truder 125, cor prata com 12.400km,2004.R$3.500.Aceito troca por carro ou moto ou consór-cio não contemplado.Tratar com Pedro 9983.7107

VENDO OU TROCO – titan 2006, em ótimo estado (MOTO de mu-lher) .Tratar 9893.7978.

VENDO – YBR, 2001 partida elé-trica.R$2.700,00, IPVA pago 2009.Ronaldo 9803.2536

VENDO – Honda Sport ,2008,11 mil km.R$ 7.500,00 tratar 9735.3347

VENDO – titan 125, 2003,prataR$ 3 mil, doc.2009 ok. Tratar com El-doir 9835.5415

VENDO – sundaw haunter, 90cc, 2007, preta. Tratar pelo 9267.2854 com Rafael

VENDO – strada vermelha, 98 R$3 mil .Tratar 9643.1437.Aceito pro-posta

VENDO –moto biss,c100, 2002,com alarme e partida. Tratar c/ Nelmar 8545.2515, na Genuino Sampaio ,78 centro de Sapiranga.

VENDO – Honda modelo sport, 150cc, preta,2005,R$6 mil es-tado impecável.Tratar c/ Diego 9879.4635

VENDO – Titan 2001, vermelha, completa. R$2.800,00, financio.Tratar pelo 9708.3125 c/ Marcelo , Araricá.

VENDO– moto titan a150, 2004/2005, preta c/ baixa km. R$3.600.Doc em dia.

VENDO –vendo moto titan 2006, preta ks, 25000 km, muito bonita, facilito.R$ 3900,00

VENDO – Moto YBR vermelha, com partida elétrica 2002. Valor: R$ 3.000,00. Falar com Ronaldo pelo 9809.2536. Sapiranga.

VENDO – YBR, azul, 2000, com partida elétrica, impecável. R$ 3.000,00. Tratar com Leandro pelo 9731.3269.

VENDO – titan 125, 2003, partida.R$3.500,00. Aceito material de construção.

VENDO – YBR 2001, azul c/ parti-da elétrica por R$ 3.200,00. Fone: 3529.6097.

VENDO – XLR 125 Es, ano 2001, R$ 4.200,00.- ML 125, no 82, R$ 2.200,00,Super inteira mesmo p/pessoas exigentes.Tratar Luis 96123899- apartir das 14h

VENDO –Vendo moto Dafra Spid 150, 1600km rodados, ano 2008, estado de nova .R$ 4.500,00. Da-niela ou Alexandre 35995355 ou 91884175.

VENDO – moto biss modelo 2000, verde.R$2.500,00.Aceito propos-ta.Tratar com Emerson 9739.4188

VENDO – CB 500 2003 Preta com 28 mil km, ipva 09 pago, manual e chave reserva. R$ 17.500,00 Fone: 9975-5359

VENDO – moto Titan 150 ES, cor verde, ano 2005, valor R$ 4.300,00 tratar 8189 9406.

ASSINATURAS 3559.9076

WWW.FIQUEAQUI.COMConforto Acústico

MARCIO LENZGerente de Projetos

INTERNET GRÁTIS: VENDO ANTENA AQUÁ-RIOS + CABO DE 10M + ADAPTADOR USB C/ MINI ANTENA, POR R$259,00 INSTALA-DA. COMPATÍVEL COM A REDE DO PROJETO SAPIRANGA DIGITAL E OUTRAS REDES WI-RELESS. CONTATOS PELO TELEFONE: (51)99 36 96 28, COM MARCOS OU E-MAIL: [email protected]

O li-mite da

intensidade de ruídos su-portáveis durante o dia é regulamentado, e não deve ultrapassar 70dB. Numa edificação, não é só o ruído que vem de fora que pode incomodar; o barulho interno também tem que ser levado em conta.

Essa é uma questão que deve ser considerada já na fase da escolha do ter-reno, atentando se a região apresenta movimento inten-so ou se há fontes de ruídos próximas, como fábricas, por exemplo. Por sua vez, o projeto arquitetônico pode ajudar a controlar ou reduzir esses problemas.

A maior penetração de barulho em um ambiente "sensível" da casa, como dor-mitório, sala íntima, de estar ou escritório, vem das jane-las. Portanto, elas deverão ter sua capacidade de isolamen-to sonoro condizente com a carga de ruídos que irão receber, o que deve ser me-dido por um profissional. Por exemplo, se do lado de fora de um ambiente o barulho atinge 60dB e o limite aceito num dormitório é de 35dB, a janela adequada deverá ser especial, isto é, dupla, com vácuo entre dois vidros dis-tanciados, e caracterizada por classe de transmissão de som aéreo de isolação - CTSA - igual a 25 (resultado adequado, segundo a dife-rença entre 60 e 35dB). Esta é uma janela possível de se encontrar em lojas especiali-zadas. Porém, para uma casa localizada à beira de uma ro-dovia, onde o barulho chega a 85dB, a janela ideal deveria ter CTSA 50, quase impos-sível de ser encontrada no mercado.

Para condições extre-mas, há soluções variadas que, isoladas ou adotadas em conjunto, podem amenizar o alto índice de barulho exter-no, como portas de madeira maciça (de preferência al-mofadadas, por serem mais acústicas) e paredes de tijo-los, revestidas de ambos os lados. Uma opção pode ser ainda o sistema de ar condi-cionado central, que obriga o fechamento hermético de to-das as janelas. Mas a solução de arquitetura mais usual é construir a ala íntima da casa voltada para o lado oposto aos ruídos mais intensos.

Muros altos ao redor da casa é outro bom recurso em casos de ruas movimentadas,

inclusive para as que têm li-nhas de trem por perto. Neste caso, se o terreno apresentar um desnível profundo, uma idéia para diminuir o barulho é construir as alas íntimas nas partes baixas, deixando o acesso à casa no nível da rua. Desta forma, não se recebe-rá ruídos frontalmente. Esta é também uma boa técnica para as regiões mais frias, resolvendo ao mesmo tempo os problemas acústicos e tér-micos.

Fachadas cegas, isto é, sem portas nem janelas, são outra boa opção para não dei-xar entrar o barulho externo, pois o concreto é um forte bloqueador sonoro, ao con-trário de portas e janelas. Em áreas próximas a aeroportos, por exemplo, uma providên-cia importante é ter uma laje no telhado, o que irá reter mais o som, principalmente se aliada a forros isolantes. Mas não basta um forro mais espesso: ele precisará ser suspenso elasticamente, com o auxílio, por exemplo, de um forro de madeira tipo ma-cho-e-fêmea, apresentando buracos para absorver o som.

Paredes, pisos e tetos podem ganhar qualidade acústica com a adoção de al-gumas soluções:

• colméias de cerâmica nas paredes (como as usadas em adegas);

• pintura chapiscada em forro e paredes;

• no acabamento, com forro e paredes revestidas por espuma;

• aplicação de gesso, um ótimo aliado contra a propa-gação sonora. Num corredor, por exemplo, um simples for-ro de gesso rebaixado (com juntas de dilatação de apro-ximadamente 2,5cm nas late-rais) pode ajudar bastante na absorção do som, ainda mais quando o corredor liga o es-tar aos dormitórios. Várias alturas de forros entre um ambiente e outro também são um recurso valioso na captu-ra do barulho excessivo;

• carpetes com base de moletom são ótimos reduto-res de ruídos de impacto, e a instalação de passadeiras nas escadas também facilita o abafamento do som.

Quanto aos ruídos in-ternos, muitas vezes eles nem são claramente percebidos. Mas aparelhos eletrodomés-ticos, sanitários e exaustores podem produzir sons indese-jados, geralmente devido à má localização. Máquinas de lavar, secadoras e geladeiras

podem criar ressonância se encostadas em paredes. A so-lução é simples: basta manter esses equipamentos afasta-dos e o ruído acaba.

A respeito dos eletro-domésticos em geral, pouco pode ser feito. Entretanto, na hora de comprá-los, pode-se optar por aparelhos menos barulhentos. E, na elaboração do projeto, é interessante que a cozinha e a copa fiquem afastadas dos ambientes mais sensíveis.

A canalização de água e esgoto numa casa térrea pode ser isolada, caso não esteja chumbada à parede, livrando-se do barulhinho de água fluindo, muitas vezes irritante no dia-a-dia. Para as descargas de vasos sanitá-rios, uma caixa falsa com um colchão de ar, em média de 5cm, entre as paredes pode ser a solução para um ruído estridente. Outra solução é revestir toda a canalização com lã de vidro ou massa, tal qual um isolamento tér-mico para aquecedores. Ba-cias com caixa de descarga acoplada também reduzem o barulho.

Para silenciar ao máximo os exaustores, pode-se optar pela colocação de um tubo com tratamento acústico, em cuja ponta ficará o exaustor. Outra saída é dar preferência a modelos que deixem o mo-tor instalado na parte externa da casa. Já uma banheira de hidromassagem barulhenta pode ter seu ruído reduzido se for disposta sobre uma laje flutuante (principalmente o motor), em base elástica feita de borracha ou cortiça, entre outros materiais.

Na cobertura, alguns tipos de telhas absorvem melhor o som do que outras, como as telhas de barro e as comuns, do tipo francesa.

O projeto arquitetônico pode ainda prever algumas soluções úteis:

• no corredor de circu-lação, as portas não devem ficar frente a frente, mas ser distribuídas de forma desen-contrada;

• na suíte, o closet se-parando o quarto do banheiro diminui bastante o ruído da caixa e válvula de descarga;

• o uso de borracha ou feltro sintético para vedar folgas em portas e janelas, evitando o desconforto de vibrações e assobios em dias de ventania.

Sugestões de assuntos para serem abordados nesta coluna podem ser enviados para: [email protected]

Page 6: edição91 jornal tj

06 Jornal TJ, Sábado 05 de Dezembro, 2009

Optica Nick

3559.6648R. Carlos Biehl,63-SL 01 - Centro - Sapiranga

ANTECIPE SEU NATAL E APROVEITE AS PROMOÇÕES DA ÓPTICA NICK

ARMAÇÕES COM 30% DE DESCONTO ÀV.RELÓGIOS COM 20% DE DESCONTO ÀV.BRINCOS EM OURO A PARTIR DE R$ 26,00 ÀV.PULSEIRAS EM PRATA A PARTIR DE R$ 28,00 ÀV.CORRENTES EM PRATA A PARTIR DE R$ 30,00 ÀV.ÓCULOS SOLAR A PARTIR DE R$ 70,00 ÀV.

CREDIÁRIO EM 3X CARTÕES DE CRÉDITO EM ATÉ 6X

A pesquisa de Intenção de Compras do Natal 2009 do Consumidor Gaúcho, coordenada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) e divulgada nesta segunda, revela que 35,1% dos entrevistados pretendem aumentar os gastos, comparados com 2008, e 56,35% vão manter os mesmos gastos do final de ano. Somando os clientes que manterão os gastos com aqueles que irão aumentar, chega-se ao índice de 91,45%. Aqueles que pretendem reduzir o consumo de presentes de Natal representam 8,55%. Estes números revelam um consumidor bem mais otimista, comparado com o ano passado. O assunto foi tratado ontem em entrevista coletiva pelo presidente da entidade Vítor Au-gusto Koch.

A estabilidade econômica, a redução dos juros, a ampliação dos prazos e a manutenção dos empregos estimulam mudan-ças de atitude tanto dos lojistas quanto dos consumidores.

Pesquisa revela que gaúchos querem gastar mais

Participe da Campanha Papai Noel dos Correios 2009

Você pode ser o Papai Noel de uma criança por meio do projeto Papai Noel dos Correios, uma ação cor-porativa desenvolvida em todas as 28 diretorias re-gionais, que tem como foco principal o envio de carta-resposta às crianças que es-crevem ao “Papai Noel”. O objetivo central é manter a magia do Natal.

As crianças enviam pelos Correios uma cartinha ao

Papai Noel. As cartas que partem das comunidades carentes em todo o País são separadas e colocadas à dis-posição da sociedade para quem quiser adotá-las. Ou seja, nem todas as crianças carentes serão necessaria-mente atendidas.

Inicialmente são descar-tadas as correspondências que não contêm remetentes ou as com endereços repe-

tidos. Portanto, não adianta mandar mais de uma carta, pois não se trata de sor-teio. Assim, é importante o correto preenchimento do nome e endereço do desti-natário, com CEP. Cartas de adultos não são atendidas, bem como pedidos de me-dicamentos, celular, MP3, DVD, notebooks e afins. Os critérios de atendimento de pedidos são razoabilidade e possibilidade.

Todas as pessoas da so-ciedade podem colaborar, tanto como voluntários para auxiliar na leitura e triagem das cartas, como para adotar um pedido. Para isso, basta entrar em contato com os Correios de sua região. Os interessados em adotar uma cartinha podem procurar até 18/12, em uma unidade dos Correios mais próxima de sua casa.

A tradição do pinheirinho de natalA primeira referencia à árvore de natal como a conhece-

mos hoje data do século XVI. Em Strasbourg, Alemanha (hoje território francês), tanto famílias pobres quanto ricas decoravam pinheirinhos de natal com papéis coloridos, fru-tas e doces. A tradição espalhou-se, então, por toda a Europa e chegou aos Estados Unidos no início de 1800.

De lá pra cá, a popularidade da árvore de natal só cresceu. A lenda conta que o pinheiro foi escolhido como símbolo do natal por causa da sua forma triangular, que de acordo com a tradição cristã, representa a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.A árvore de natal ao redor do mundo

Na Europa, uma das tradições natalinas consiste em de-corar um pinheiro com maçãs, doces e pequenos wafers brancos, representando a eucaristia. A Árvore do Paraíso, como é chamada, era o símbolo da festa de Adão e Eva, que acontecia no dia 24 de Dezembro, muito antes da tradição cristã do Natal. Hoje, a árvore não só representa o Paraíso como no início da tradição, mas também a salvação.

SEGUNDO UMA ANTIGA TRADIÇÃO ALEMÃ, A DECORAÇÃO DE UMA ÁRVORE DE NATAL DEVE INCLUIR 12 ORNAMENTOS PARA GARANTIR A FELICIDADE DE UM LAR:

Casa: proteçãoCoelho: esperançaXícara: hospitalidadePássaro: alegriaRosa: afeiçãoCesta de frutas: generosi-

dadePeixe: benção de CristoPinha: farturaPapai Noel: bondadeCesta de flores: bons dese-

josCoração: amor verdadeiro

Page 7: edição91 jornal tj

Jornal TJ Sábado 05 de Dezembro ,2009 07

Não extrapole nas atividades físicasna estação mais quente do anoPANETONES

Excesso de calorias e erros de informações nutricionais

O prazer de comer pa-netones com gotas de cho-colate sem culpa no Natal pode estar ameaçado. Um levantamento feito pela Pro Teste - Associação Brasilei-ra de Defesa do Consumi-dor revelou que as marcas avaliadas tinham calorias a mais e nutrientes de menos. Apenas cinco de 16 marcas estavam dentro de um limite calórico considerado aceitá-vel pela entidade. Além dis-so, todas as marcas tinham algum tipo de erro nos valo-res de proteínas e, em 14, a discrepância estava no valor energético informado. A Pro Teste também detectou di-ferenças entre a imagem de produtos na embalagem e o panetone real.

A análise da Pro Teste considera que o panetone é um alimento indicado para um lanche e, por isso, de-veria corresponder a 15% do consumo de 2 mil calo-rias, que é o nível indicado para consumo diário de um adulto.

Considerando uma avalia-ção geral, que leva em conta aspectos como os nutrientes do produto, o rótulo e o pre-

ço, apenas um dos 16 tipos de panetone com gotas de chocolate não foi conside-rado aceitável pelos padrões da Pro Teste. Foi o do marca Bom Preço, do grupo Wal-mart, no qual foi encontrado mofo na unidade pesquisa-da. Pelo ranking da Pro Tes-te, o Bauducco é o mais bem posicionado, seguido por Village, Plus Vita, Qualitá (do Grupo Pão de Açúcar) e Triunfo.

Na avaliação global, as marcas foram consideradas aceitáveis, com exceção da Bom Preço, em que o pro-duto estava mofado. Mas, considerando um consumo diário de 2 mil calorias, os panetones com gotas de chocolate tinham calorias demais e pouco valor nutri-cional - explicou a nutricio-nista Manuela Dias, uma das responsáveis pela pesquisa.

- Somente cinco marcas (Casa Suíça, Di Lucca, Lau-ra, Santa Edwiges e Bom Preço) ficaram no limite de 300 calorias indicado para um lanche. O consumo de produtos como esse pode contribuir para a obesida-

de e doenças ligadas a ela, como diabetes, hipertensão arterial e colesterol.

Na avaliação dos rótulos dos produtos, apenas a Bau-ducco apresentou as infor-mações sem erro, segundo a Pro Teste, mas o tamanho das letras é pequeno demais.

Na consideração sobre o teor de açúcar, algumas marcas chegam a registrar três vezes mais do que o recomendado. No caso das marcas Di Lucca e Santa Edwiges, a avaliação foi de “aceitável”, mas foi detec-tada presença de adoçante - que deve ser evitado por crianças e gestantes - sem que isso fosse informado na embalagem. A Pro Tes-te questiona ainda a pouca presença de fibras alimenta-res, quesito no qual nenhu-ma marca recebeu uma boa nota.Consumo moderado

A pesquisa incluiu ain-da uma avaliação do gosto dos panetones por consumi-dores. A maioria teve uma classificação boa, liderada pela marca Casa Suíça.

- Apesar do paladar apro-

vado, observou-se, no en-tanto, que muitos panetones não correspondem à imagem que aparece na embalagem. No produto real, a quanti-dade de gotas de chocolate é geralmente muito menor - disse a nutricionista.

Diante do resultado do teste, a Pro Teste recomenda que o consumo seja mode-rado.

- Não recomendamos o consumo dos panetones com gotas de chocolate. Mas, se a pessoa decidir pelo consumo, deve se res-tringir a pequenas quantida-des, e apenas nesta época do ano - afirmou.

Segundo a Pro Teste, os resultados e a metodologia foram enviados às empre-sas. Fonte> globo.com

CHURRASCARIA DA GRINGA

CHURRASCARIA DA GRINGA PROPORCIONOU AO PÚBLICO PRESENTE NO DIA DO MÚSICO - STAR CLUB - UM DELICIOSO CARDÁPIO. FICA AQUI O CONVITE PARA QUE VISITE-NOS NA AV. SÃO LUIZ ( NO PRIMEIRO QUEBRA MOLA) E PROVE O VERDA-DEIRA SABOR DO CHURRASCO.

Férias, sol intenso, corpos esculpidos, as temperaturas mais elevadas do ano, a sen-sação de estar “derretendo” e muita curtição... Essas são algumas das características do verão – A ESTAÇÃO MAIS COMEMORADA DO ANO.

As atividades físicas no verão devem ser praticadas com cautela. Muitas pesso-as passam mal por levar o exercício físico ao extremo ou realizar certas estripulias. O fato de o clima promover mais disposição não é moti-vo para extrapolar.

Hipertensos, diabéticos e cardiopatas tendem a ser mais precavidos quanto ao exercício físico, mas, em contrapartida, os indivídu-os que estão acima do peso tomam medidas perigosas na tentativa de reduzir o per-centual de gordura corporal, porém na maior parte dos casos o efeito desejado não é alcançado.

Quem nunca se deparou com alguém praticando al-guma atividade física com agasalho em plenos 30 graus, pessoas aconselhan-do caminhadas e exercícios abdominais com uma saco-la plástica presa ao tronco, achando que dessa forma “perderão” a barriguinha, ou mesmo uma pessoa obe-sa correndo sem nenhum controle e pouca segurança? Todos nós já vimos algumas dessas situações, se é que não éramos os próprios exe-cutantes.

É de primordial impor-tância levar em conta certas

precauçõesem relação ao verão/sol e

a atividade física:• Consultar um cardiolo-

gista e um ortopedista, para examinar a função do cora-ção e assegurar a integrida-de óssea e articular, respec-tivamente, a fim de evitar eventos indesejáveis;

• Procurar um educador físico para orientar e pres-crever as atividades físicas – ele montará um programa de atividades respeitando as individualidades biológicas e estará pronto a modifica-la sempre que houver necessi-dade;

• Exercitar-se nas primei-ras horas da manhã ou no fim da tarde, quando o sol está mais fraco;

• Passar protetor solar nas partes do corpo que esta-rão mais expostas, princi-palmente no rosto – já está mais que comprovado que a exposição prolongada aos raios solares pode provocar até câncer de pele;

• Utilizar roupas leves e confortáveis – confere maior amplitude e suavida-de ao movimento;

• Hidratar-se – não espere ficar com sede para tomar água ou isotônico, a sede já é sinal de desidratação, então ande com uma garra-finha e ingira o líquido pe-riodicamente;

Cada um dos itens relacio-nados acima é de extrema importância, pois, caso seja descartado pode trazer al-gum prejuízo ao praticante.

Page 8: edição91 jornal tj

08 Jornal TJ, Sábado 05 de Dezembro, 2009

Principal motivação da drunkorexia é o prazer que o álcool proporciona

Drunkorexia ou alcoorexia. Esses são os nomes do drama enfrentado pela persona-gem Renata, interpretada pela atriz Bárbara Paz, na novela Viver a Vida (Globo). Tra-ta-se de um transtorno misto, que envolve sintomas tanto da anorexia como do alco-olismo, mas que não se encaixa por com-pleto na definição de nenhuma destas duas doenças. De acordo com um levantamento feito pelo Center for Motivation and Chan-ge, clínica de reabilitação dos Estados Uni-dos, cerca de 30% das mulheres alcoólatras também apresentam algum sintoma de ano-rexia. O público feminino é o principal alvo da doença.Anorexia x drunkorexia

É comum tratar a drunkorexia como uma nova versão da anorexia , mas essa concep-ção é equivocada, podendo comprometer o tratamento. Embora sejam muito parecidas, estas duas doenças se distinguem por sua motivação: na anorexia, o dilema enfrenta-do pela paciente é a obsessão por emagre-cer. A percepção de seu corpo se altera e tudo é feito para perder peso.

Quando o quadro é a drunkorexia, obser-va-se uma relação com o peso, mas a moti-vação principal é o prazer que o álcool pro-porciona. “Também existe a preocupação em passar uma imagem de independência”,

explica o psiquiatra, diz ele. Sintomas da anorexia

- Obsessão em perder peso- Não se alimentar e beber muita água

para saciar a fome- Alterações emocionais- Depressão- Distorção da própria imagem- Demora em perceber e admitir o proble-

ma- Provoca vômitos para emagrecer

Perfil das pacientes: homens e mulheres, entre 25 e 35 anos. “Geralmente foram gor-dinhos na infância ou adolescência mas, após terem feito uma dieta incorreta, rea-lizada por conta própria, perderam peso e desenvolveram o transtorno.Drunkorexia

Não quer ganhar peso.- Não se alimenta e ingere bebida alco-

ólica para saciar a fome, já que ele é um inibidor de apetite, mas recorre à bebida, principalmente para saborear a sensação de liberdade nas baladas e em encontros com os amigos.

- Também pode ter motivações emocio-nais, como ocorre na anorexia, mas o foco não é canalizar isso na forma física, e sim

na bebida e no prazer que ela proporciona. Pode haver, ou não, dependência do álcool.

- Depressão- Não há distorção da própria imagem- A descoberta da doença é mais rápida,

afinal, a exposição é muito maior, em fun-ção da embriaguez que o álcool provoca - Provocar vômitos para poder beber mais

Perfil das pacientes: mulheres, entre 25 e 35 anos. Não tiveram problemas com peso antes e não têm obsessão por isso, querem se sentir independentes.A combinação álcool-estômago vazio

As mulheres, principalmente na faixa entre 25 e 35 anos de idade, ingerem doses excessivas de álcool para driblar a fome e amenizar as dores no estômago, substituin-do refeições por bebidas e enviando estímu-los falsos ao aparelho digestivo.

A combinação álcool e anorexia pode ser fatal, já que seus efeitos são extremamente nocivos ao organismo. Doses elevadas de bebidas aliadas a não ingestão de alimentos pode levar, em pouco tempo, a um quadro de intoxicação grave e provocar coma alco-ólico.

Além de consequências imediatas, há também efeitos em longo prazo. O organis-mo feminino não absorve o álcool da mes-

ma maneira que o masculino, tornando-o ainda mais suscetível ao alcoolismo e outras doenças, como a cirrose. Dependência x Abuso do uso do álcool

“A dependência (alcoolismo) se caracte-riza pelo consumo exagerado, compulsivo e descontrolado de bebidas alcoólicas. Além dos danos à saúde, a doença compromete o desempenho no trabalho e altera o convívio social e familiar. Já o abuso, é marcado pelo consumo de doses excessivas, mal-estar, mas não altera de maneira contínua a vida social da pessoa e a dificuldade de romper com o problema”, explica Marcelo Niel.

Males desencadeados pela drun-korexia

-Desmaio por hipoglicemiaProblemas estomacais- Dependência- Quedas e fraturas

TratamentoO tratamento desta doença é lento e re-

quer o uso de medicamentos, de auxilio psi-cológico e apoio familiar.

Fonte: minha vida

A CASA DA FAMILIA SILVA:

SEMANA 05: AGORA VAI...!!!!

Conforme veiculado na edição anterior, estamos envol-vidos na reconstrução da casa da Família Silva ( que foi totalmente destruída em um incêndio no dia 20/10), segue abaixo relato do andamento da obra nesta semana:

NESTA SEMANA, APÓS 30 DIAS DE ESPERA, A PREFEITURA CONSEGUIU ENTRAGAR O MATE-RIAL DOADO PARA A EXECUÇÃO DOS TELHADOS, OS OUTROS MATERIAS A SEREM EMPREGADOS NESTA ETAPA (TELHADOS, OITÕES E ALVENARIAS INTERNAS) JÁ FORAM ENTREGUES NA OBRA.

NA PROXIMA SEGUNDA-FEIRA COMEÇAREMOS OS TRABALHOS DE COBERTURA DA CASA, QUE DEVEM TERMINAR DENTRO DE 15 DIAS, ENTAO PARTIREMOS PARA OS REBOCOS E COLOCACAO DAS ABERTURAS.

AGORA VAI....!!!

OBRIGADO A TODOS QUE TEM NOS AJUDADO!!

Você também pode ajudar!Necessitamos de materiais de construção diversos, para

maiores informações entre em contato pelo fone (51) 3599.5110 ou pelo email [email protected]

Obrigado e que Deus lhes abençoe!

Márcio José Lenz Gerente de Projetos m&R Casas

Page 9: edição91 jornal tj

Jornal TJ Sábado 05 de Dezembro ,2009 09

Renato Anibal Wallauer [[email protected]]

AMBIENTALISTA

EQUILIBRIOS AMBIENTAIS SUSTEN-TÁVEIS.

O BRASIL, estará presente,com o Ministro Mink e al-guns membros acadêmicos,representando nosso espaço físico,na Convenção de Copenhagen,Dinamarca,,agora em Dezembro.

Essa convenção,deverá alienar todas as na-ções do planeta,na busca de SOLUÇÃO URGENTE,que contenha a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Sabe-se que o planeta produziu trinta bilhões de toneladas de dióxido carbono,nos últimos trinta anos...muito mais que todas as civilizações de todas as épocas juntas. Essa emissão de gazes de produtos fósseis, pro-duziu na camada protetora atmosférica,um espaço que permite aos raios solares a sua infiltração,ocasionando desajustes climáticos.

O BRASIL produz 10 toneladas de ´dióxido,e cada brasileiro,o dobro que a média mundial.

Porem, o equilíbrio na sustentabilidade da biomassa,ou seja,as florestas vivas, através da fotossinte-se, retem o CO2, o que segura e emissão de parte desses gazes.

É tradicional as grandes queimadas das la-vouras de cana de açucar ,que produz o etanol, muitas áreas desmatadas são limpas com queimadas a emissão dos gazes dos veículos a gasolina,as siderúrgicas fun-dem com o aporte de carvão vegetal,as fundições ,os exemplos de toda uma complexa rede de indústrias deverão ser reavaliadas.

O Brasil deverá reduzir entre 36 e 39% a sua emissão,incluindo a proibição total de corte de florestas em todo o seu território,inclusive projetando a recompo-sição urgente da mata atlântica e do cerrado.

O assunto é muito sério, tanto que a CHINA já definiu redução em suas indústrias,faltando ainda os USA,se pronunciar a contento.

As tendências climáticas se essa emis-são não for contida,acarretará desastre ambiental em todo o planeta. O calor será mais intenso,aquecerá as correntes marítimas que produziram efeitos ,tais como enchentes,ciclones,com maior densidade milimetricas, alterará períodos mais longos de secas,as águas dos oceanos subiram,pois haver a derretimentos da cama-da de gelo dos pólos e regiões antárticas. Onde hoje há desertificação,muitos povos dessas regiões ira emigrar para regiões menos sedentárias,com isso o mundo que hoje se chama 7 bilhões de indivíduos ,dividirá espaços,alimentação,água,crenças e ideologias.

O mundo tem condições de alimentar 30 bilhões de indivíduos,agora me pergunto,isso é quatro ve-zes mais população no planeta que hoje,e como satisfazer cada um com sua indumentária,seus bens de consumo,de locomoção? Como cada pais fará seu equilíbrio ambiental sustentável ?

Caminhamos para essa Convenção,certos da preocupação que regerá os destinos da humanidade,frente aos seus costumes,seus hábitos e a sua indumentaria de vida. Que o mundo assimile a qualquer preço e custo,e cada um membro desses 121 países,indiferente de crenças,poderes,ideologia política caminhem na busca de soluções imediatistas.

Lembre se você, que a natureza sempre se cobra,cedo ou tarde. Então,adote a...AME O MEIO AMBIENTE,A NATUREZA TE AGRADECE

PRESERVE A MATA ATLÂNTICA E A MATA CILIAR ONDE AINDA HÁ UMA ARVORE EM PÉ....ACREDITE,SEJAS PARCEIRO SEMPRE,UM DIA TEU FILHO AGRADECERÁ.

Pesquisa mostra que navegação livre pode

aumentar a produtividade

Ficar horas navegando no Orkut ou no Twitter atrapa-lha o trabalho, certo? Nem sempre. Segundo um estudo da Universidade de Mel-bourne, na Austrália, ter liberdade para navegar na internet durante o trabalho pode ajudar a aumentar o rendimento profissional.

"Pessoas que navegam por diversão no trabalho são 9% mais produtivas do que as outras", diz o pesquisador Brent Coker, do departa-mento de administração e marketing da Universidade de Melbourne. O pesquisa-dor inventou até um conceito para isso: "Wilb", as iniciais de "Workplace Internet Lei-sure Browsing" (navegar na web por lazer no ambiente de trabalho).

Em entrevista à reporta-gem, explicou que "wilbear" (sim, ele se refere à ativida-de como um verbo conjuga-do) cumpre o mesmo papel da saída para o cafezinho: arejar a cabeça e ajudar a retomar a concentração após uma tarefa difícil. Isso acon-tece, segundo o pesquisador, porque as pessoas têm uma concentração imperfeita. Na pesquisa, ele exemplifica: "lembre-se de quando você assistia uma aula. Depois de 20 minutos sua concentração provavelmente caía e só seria restabelecida depois de uma pausa. Acontece o mesmo no ambiente de trabalho".

Na pesquisa, feita com 300 trabalhadores australia-nos, 71% dos entrevistados admitiram usar a internet por lazer durante o expediente. As empresas australianas, porém, ainda não admitem a prática. "Como no resto do mundo, os trabalhadores são punidos por ‘wilbear’", diz Coker.

Para ele, as empresas gas-tam muito dinheiro com mecanismos de controle e punição quando, na verdade, essa pode não ser a melhor solução. "Os empregados que são autorizados a nave-gar livremente sentem que

têm liberdade e autonomia no ambiente de trabalho. E os trabalhadores que têm esse senso de autonomia são mais leais e trabalham mais duro do que aqueles que não o têm", diz o pesquisador.

As atividades mais co-muns de "Wilb" são ler no-tícias, procurar informações sobre hobbies, acessar e-mails pessoais, jogar games e navegar em redes sociais. Atividades pessoais como organizar as finanças, checar o resultado da loteria e fazer compras também são consi-deradas "Wilb".

O curioso é que, quanto mais o trabalhar se distrair, mais a vai trabalhar depois. "As atividades mais diverti-das afetam a produtividade mais positivamente", expli-ca Coker. Segundo o estudo, assistir vídeos no YouTube, ler blogs não relacionados ao trabalho e navegar no Twit-ter e no Facebook são as ati-vidades que mais melhoram o desempenho profissional.

"Eu acho saudável que a pessoa dedique parte do tem-po dela ao lazer, ainda mais hoje, em que as pessoas pas-sam 12 horas, 14 horas no escritório", disse à reporta-gem Roberto Britto, gerente da Robert Half, consultoria internacional de recursos humanos. Mas ele pondera: "é difícil comparar um pro-fissional australiano com um brasileiro. A gente precisa ter um trabalho de conscientiza-ção forte para chegar a esse nível".

O próprio Coker admite que a liberdade tem limites. O "Wilb" não é recomendá-vel para pessoas que apre-sentam sintomas de vício em internet (caso de 14% dos trabalhadores na Austrália). Mesmo para quem não é vi-ciado, há um tempo máximo para a liberdade: 12% do ex-pediente, ou mais ou menos 50 minutos na jornada bra-sileira de oito horas. "Mais tempo do que isso faz produ-tividade começar a cair", diz Coker.

Fonte: yahoo.com.br

CURIOSIDADESQuantos decibéis tem o choro de um bebê?O choro dos bebês pode ter diferentes intensidades. Isto é determinado pelo desejo,

estado de espírito, queixa e até personalidade da criança. Algumas mães dizem ser ca-pazes de identificar o que o bebê pretende expressar apenas pela tonalidade do choro. O choro baixinho, comparável ao resmungar, pode ter menos de 30 decibéis. Já o choro

de altura semelhante a uma conversa de adultos está na faixa dos 70. Um choro muito estridente pode superar os 90 decibéis.

VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR, ENVIE CURIOSIDADES, FATOS CURIOSOS PARA [email protected]

Honda lança linha 2010 do CR-V

A linha 2010 do Honda CR-V chega às concessionárias com novidades no visual e nos itens de comodidade, para as duas verões LX (4X2) e ELX (4X4). O modelo tem pre-ço sugerido de R$ 102.910 (EXL) e de R$ 88.410,00 (LX). O motor não sofreu mudanças, é o 2.0, de 4 cilindros e 16 válvulas, que desenvolve 150 cv de potência a 6.200 rpm e possui torque de 19,4 kgf.m a 4.200 rpm.

A principal mudança estética foi na parte frontal do cros-sover, que ganhou novos capô, grade frontal e para-choques. De acordo com a montadora, a mudança foi feita para dar linhas mais esportivas ao modelo. A Honda também trouxe um cor nova, a Polished Metal Metallic.

Ainda na parte frontal, novas grades inferiores e superio-res com traços mais contemporâneos completam a mudan-ça. Detalhes cromados e pintados na cor do veículo também são novidades para realçar o design. A versão EXL recebeu maçanetas externas e friso ao redor da grade cromada. In-ternamente o CR-V ganha espelho de vaidade nos para-sóis com iluminação e um descansa-braço nos bancos dianteiros com tamanho maior e mais ergonômico. Já a versão top de li-nha recebeu sensor de chuva, maçanetas externas cromadas, acendimento automático do farol baixo e nova roda de liga leve de 17’’. Além disso, o sistema de som recebeu entrada para conexão USB na versão EXL. A versão EXL conta com teto solar elétrico, acabamento do volante e detalhes de por-tas em couro e controle de som no volante. ( GLOBO.COM)

Page 10: edição91 jornal tj

10 Jornal TJ, Sábado 05 de Dezembro, 2009

TL PAIM PUBLICIDADE

FUNDAÇÃO: 17/05/2008CNPJ: 09.518.455/0001-78

DIRETOR COMERCIAL: TIAGO PAIM

[email protected]

CHEFE DE EDIÇÃO: TAÍS COSTA

[email protected]

ENTREVISTAS:NELMAR SOUTO PINHEIRO

FONE:3559-9076/[email protected]

DISTRIBUIÇÃO: 4 MIL EXEMPLARES ÁS QUAR-

TAS E SÁBADOS EM :SAPIRANGA | CAMPO BOM|

ARARICÁ E NOVA HARTZ

JOÃO CORRÊA, 1719, CENTRO SAPIRANGA

As colunas enviadas não signifi-cam necessariamente a opinião

do Jornal TJ

Site: www.jornaltj.com.br

Missão:GERAR RESULTADOS ATRAVÉS DE TRABALHOS EM COMUNI-CAÇÃO PARA EMPRESAS QUE

QUEREM SER DIFERENTES NO MERCADO, ASSIM COMO DEFENDER A LIBERDADE DE

EXPRESSÃO, DO PENSAMENTO E DA PROPAGANDA, O FUNCIO-NAMENTO SEM RESTRIÇÕES DA

IMPRENSA, OBSERVANDO OS PRINCÍPIOS DE RESPONSABILIDADE, E LUTAR PELA DEFESA

DOS DIREITOS HUMANOS.

VISÃO: SER EMPRESA REFERÊNCIA , UTILIZANDO COMPETÊNCIAS

COMO QUALIDADE, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE.

VALORES:COMPROMETIMENTO, ÉTICA, HONESTIDADE, INOVAÇÃO E

PARCERIA.

ASSINATURA:[email protected]

3559.9076

“AQUI NÃO HÁ FRONTEIRAS PARA A COMUNICAÇÃO.”

Raquel Mello

CELEBRIDADES

Leila Lopes é encontrada morta em apar-tamento no Morumbi

A atriz Leila Lopes foi en-contrada morta no início da madrugada desta quinta-feira (3) em seu apartamento na região do Morumbi, Zona Oeste de São Paulo, informou a Polícia Militar (PM). PMs do 16º Batalhão encontraram a atriz já morta, caída ao lado da cama. O delegado Celso Lahoz Garcia, do 89º DP (Portal do Morumbi), diz que suicídio é a principal hipótese para morte. Segundo ele, a atriz sofria de depressão, teria deixado uma carta e ingerido veneno para matar ratos. Nenhuma marca de violência física teria sido encontrada no corpo. Entre seus principais trabalhos na TV estão as novelas “Pantanal”, em 1990, quando interpretou Lúcia; “O Rei do Gado”, em 1996, como Suzane; e “Renascer”, em 1993, no papel da professorinha Lu. A atriz, que nasceu em 19 de novembro de 1959, na cidade de São Leopoldo (RS), também fez um ensaio fotográfico para a edição de mar-ço de 1997 da Revista “Playboy”. A partir de 2008 passou a fazer filmes pornográficos.

Sexta (04) - O corpo foi enterrado em Esteio juntamen-to com a mãe. A atriz era natural de São Leopoldo.

Adeus ao LOMBARDILocutor de 69 anos morreu nesta quarta enquanto

dormia. Segundo comunicado oficial divulgado pela emissora, o locutor sofreu um infarto agudo do miocárdio. O corpo foi encontrado na ma-nhã desta quarta, pela mulher do locutor, Eni Lombardi.

Lombardi deixa a esposa, Eni, o filho Luiz Fernando Lom-bardi e os netos Daniel, Gabriel e Julia.

O dono do SBT esteve no local por volta das 21h30 e permaneceu no velório por cerca de 15 minutos. Ele saiu sem falar com a imprens

Ron Wood é preso na Inglaterra por agredir namorada

Guitarrista da banda Rolling Stones, Ron Wood foi preso nesta quinta, 3, na In-glaterra, por agredir a namorada, Ekaterina Ivanova. Segundo a emissora Fox News, ele foi preso em casa, passou a noita na pri-são e foi solto depois de pagar fiança.

De acordo com o tabloide "The Mir-ror", o roqueiro teria fugido depois de ba-ter nela até ela cair e

puxar seu cabelo. "Acho que eles estavam discutindo sobre ela não querer ir para casa. Ele bateu nela e ela gritava que não queria ir com ele. Então, um homem apareceu e a levou para sua casa. Ron foi embora correndo depois disso", diz uma testemunha.

Ron, de 62 anos, separou-se da mulher Jon, com quem es-tava há 23 anos, em julho do ano passado, depois de conhe-cer Ekaterina, uma russa que, então, tinha apenas 19 anos. Bernard Doherty, assessor de imprensa da banda, confirmou a prisão e disse que não vai se pronunciar mais sobre o as-sunto.

ESTADO60% dos pequenos negócios apostam no crescimento de suas atividades até o final

do anoMesmo com a economia

enfrentando uma forte cri-se mundial, as micro e pe-quenas empresas gaúchas acreditam que 2009 será reconhecido como um ano positivo para elas, de acordo com sondagem conjuntural realizada pelo Sebrae/RS re-alizada no mês de outubro. A avaliação foi feita junto a 600 MPEs no Estado e apon-ta que 63,7% delas confir-maram crescimento. A pes-quisa mostra, também, que 90% das empresas têm pre-ocupação com a inovação e 73,2% delas fizeram ino-vações: 61,8% em produto, 48,8% em serviços, 22,9% em processos e 14,3% em modelos de gestão.

O superintendente Sebrae/RS, Marcelo Lopes, avalia como importante este resul-tado, pois demonstra que as micro e pequenas empresas gaúchas estão buscando a sua modernização e mais competitividade no merca-do. “Além disso, sentimos uma preocupação forte dos empresários em mostrar seus negócios para o mundo, pois 84,2% das MPEs dis-põem de computador, sendo que 59,7% delas disponibili-zam site na internet e 96,2% utilizam a rede mundial”.

Outro ponto levantado pelo dirigente é que os pe-quenos negócios do setor do comércio são os que mais apostam na retomada do crescimento (76%), segui-dos pelas MPEs do setor de serviços (63,2%), da in-dústria (59%) e, por fim, da agropecuária (35,4%). Em matéria de projeção de in-vestimentos, 36,4% afirma-ram a intenção de investir em áreas como melhoria de instalações, aquisições de máquinas e equipamentos e no desenvolvimento de no-vos produtos.

Retomada econômica

As apostas na retomada econômica prosseguem para 45,4% dos entrevistados, que mantiveram a intenção

de investimentos no decor-rer do ano. Destes, 56% pre-tendem direcionar recursos para a melhoria das instala-ções e 25,9% à aquisição de máquinas e equipamentos. Na comparação com a pri-meira sondagem, divulgada pelo Sebrae/RS em março deste ano, percebe-se esta-bilidade no comportamento das micro e pequenas em-presas.

Neste estudo mais recente, a instituição também apurou que 56,2% dos empreen-dimentos consultados têm necessidade e interesse ao acesso ao crédito. De acor-do com 49,9% das MPEs, o objetivo da tomada de finan-ciamento seria para inves-timento fixo, outras 28,5% para investimento com capi-tal de giro associado, 16,6% para capital de giro puro e 4,7% para inovação tecno-lógica.

Sobre a conjuntura na-cional, a comparação com a primeira e a segunda son-dagens, revela um otimismo ainda maior. Na primeira mostra, divulgada em mar-ço, a perspectiva de cres-cimento econômico para o Brasil era apontada por 25,7% das empresas, núme-ro que saltou para 44,2% na segunda pesquisa, em julho, e, agora, totaliza 60,3%.

Quanto aos investimen-tos no País também impera a avaliação positiva. Para 62% devem aumentar, con-tra 48,6% das respostas da segunda sondagem e 20% registrados na primeira pes-quisa. E a tendência de alta na criação de novos postos de trabalho é esperada por 68,3%%, contra 44,4% veri-ficados na pesquisa de julho e 12,8% na mostra de mar-ço.

Fonte: portalmoveleiro.com.br

jornaltj.com.br

Comente

Verão: cuidados com os olhos das crianças

Depois de muitas horas de diversão na piscina ou na praia, a pele enruga, o queixo bate e os olhos ardem e ficam con-gestionados.

Com a criançada já de férias, as piscinas ficam lotadas. Em casa, os efeitos indesejados são percebidos pelos pais, nos pequenos: pele e cabelos ressecados, irritação nos olhos e no nariz, crises de coceira e espirros. É possível aprovei-tar os mergulhos e a diversão o verão inteiro sem terminar a temporada com a saúde prejudicada. O cloro, o cobre e outros produtos e substâncias usados para deixar a piscina própria para banho são as principais fontes de irritação res-piratória e cutânea, mas raramente causam alergias crônicas ou doenças mais sérias.

Depois de muitas horas de diversão na piscina ou na praia, a pele enruga, o queixo bate e os olhos ardem e ficam con-gestionados. Essas irritações na visão costumam desapa-recer sozinhas, mas merecem atenção porque podem estar também associadas a infecções, alergias e até a ferimentos.

Mais comuns durante o verão são motivados porque as crianças adoram nadar com os olhos abertos embaixo d’água e não usam os óculos de natação. Além destes dois fatores, há muito cloro, na maioria das piscinas.

Epidemia de conjuntivite

A água da piscina é um dos lugares mais propícios para o contágio de algumas infecções oculares. “A principal delas é a conjuntivite , causada por vírus ou bactéria. Os olhos ficam vermelhos, inchados, lacrimejando, sensíveis à clari-dade e com a sensação de ter um corpo estranho. Às vezes, há uma secreção espessa que faz a criança acordar com os olhos grudados.

Criança também tem que usar óculos escuros

A exposição solar sem proteção pode causar problemas, a longo prazo, por isto, “se o seu filho ainda não tem um bom par de óculos de sol, vale a pena providenciar um. Não exis-te uma idade mínima para começar a usá-los, mas a partir dos 2 anos não dá para postergar o hábito. Quanto mais as crianças se expõem ao sol, mais necessários são os óculos. Além da piscina ou da praia, estamos falando também do uso de óculos de sol em parques ou no quintal de casa.

Para as crianças, valem as mesmas regras para os adultos:

-A exposição solar sem proteção pode causar, a longo pra-zo, diversos problemas de visão ;

-Não são indicados os uso de óculos de sol comprados em camelôs, porque não há a garantia de que as lentes tenham proteção UVA e UVB.

Page 11: edição91 jornal tj

Jornal TJ Sábado 05 de Dezembro ,2009 11

PARA COLORIR

NOVELASResumo para Segunda-Feira 07.12

ARIES: Amizades em desta-que - busque apoios para seus pro-jetos entre seus amigos. Vá atrás de quem tem a coragem de ser autenti-co. Configuração astral super favo-rável a você, que poderá avançar na direção de seus intentos.

TOURO: Especialíssimo o astral de hoje para combater por sua auto-nomia - e contar ainda com a ajuda de condições exteriores que facili-tem suas ações e intentos.

GÊMEOS: Popularidade opor-tuna e sensibilidade profunda em destaque. Astral movimentado é presente se souber criar condições. Para isso você tem energia e inde-pendência, e sem fazer esforço.

CÂNCER: Eis um dia de astral contraditório. Se o mundo interno não vai bem, por outro lado os ne-gócios materiais e as relações com chefes, subalternos e superiores ga-nham impulso.

LEÃO: Saúde um tanto frágil, tendência a nervosismo. Configu-ração astral animada confere mais pique para você tocar a vida com mais vontade e despojamento, con-fiando mais no amanhã e se preo-cupando menos com os erros e de-sacertos do presente e do passado.

VIRGEM: Cenário astral ten-so para negócios, mas bom para investir em tudo que tem a ver com cuidados e saúde pessoal. Energia a mais no tocante aos relacionamen-tos sociais e profissionais favorece a troca e o debate de idéias, com ótimas perspectivas para você.

LIBRA: Cenário social movi-mentado dá ensejo para que abra caminho diretamente, sem meias medidas ou jogos de diplomacia que só atrasariam seus planos. Pre-

fira trabalhar com capricornianos ou sagitarianos.

ESCORPIÃO: Ainda na mesma freqüência astral de ontem, a Lua favorece temas relativos a sucesso profissional - para que isso ocor-ra da melhor forma, cuide de sua imagem exterior. Porem Mercúrio e seu regente Marte criam um cli-ma tenso no amor, seja flexível e generoso.

SAGITÁRIO: Popularidade e carisma não irão faltar para que impressione bem. Idéias originais abundarão em sua mente - vale a pena ir em frente com elas, empre-gue bons argumentos ao defendê-las, porque você vai persuadir quem interessa.

CAPRICÓRNIO: Pegue leve hoje, cuidando para não exagerar na dose de obrigações assumidas. O preço pode ser sua saúde. Além disso, invista em momentos de des-contração, relaxamento etc. Ativi-dades criativas serão especialmente milagrosas.

AQUÁRIO:Cenário astral assi-nala que os próximos sete dias po-derão ser altamente produtivos em todos os setores de sua vida, desde que se empenhe em administrar melhor o tempo e encontre meios de dar seu toque original e deixar sua marca no que faz. Saiba agir em conjunto.

PEIXES:A Lua muda de signo a tarde, mas até lá sua intuição e dis-cernimento estarão vividos e pode-rosos. Cheque tudo que sentir com a realidade, à tarde. Investimentos em assuntos domésticos e pessoais terão bom resultado nesse período. Garra e imaginação criativa!

UOL.COM.BR

HORÓSCOPO

VIVER A VIDA CARAS E BOCASBianca fala para Espeto que

Pelópidas pode ajudá-los a denunciar Judith. Denis conta para Dafne que Pelópidas está escondido na galeria para se vingar de Judith. Ivonete pede conselhos a Socorro de como agradar Fabiano. Judith decide capturar Pelópidas e cria um plano com Edgar. Léa pede para Cássio acompanhá-la ao shopping, mas ele se recusa a abandonar o trabalho. Nicholas conta na pensão que conseguiu um emprego, mas não revela o lugar.

Helena chega em casa e Marcos fala com Gustavo pelo telefone. O advogado reclama que Betina o colocou para dor-mir no sofá. Marcos conta para Helena a conversa que teve com Tereza. Felipe vê Renata na porta da boate e dá uma ca-rona para ela. Ele a leva para ver o sol nascer. Clarisse suge-re que Gustavo dê um presente para Betina para pedir descul-pas. Ingrid pede para Leandro fazer um depósito na conta de-les e ele fica olhando os páreos no jornal.

Ferdinando e Julieta tentam disfarçar a aflição com a pre-sença de Verônica. Waldemar avisa Rose que Verônica está na casa de repouso e ela volta para perto de seus filhos. Ve-rônica estranha a presença de Rose na casa de repouso. A vilã exige conhecer as acomo-dações da casa e Ferdinando, Julieta e Rose ficam nervosos. Dr. Emanuel mostra a casa para Verônica, que finge se interes-sar na conversa. Gustavo vai se certificar da saída da ex-mulher e se esconde para não ser visto.

VENDE-SE UM VÉU DE NOIVA - SBT

Um faxineiro carrega a cai-xa que Tânia acreditava ser de Bernardo e Livramento a repre-ende. Valentina vê Eric discu-tindo com Lucca e defende o namorado. Maria Cláudia fica abismada com a atitude da ami-ga. Bia implica com Tati por ter perdido o concurso do curso de inglês para Cristiana e Nanda. No debate sobre a permanência da máquina de preservativos no colégio, Cristiana faz um discurso apoiando a iniciativa e é bastante aplaudida.

CAMA DE GATO MALHAÇÃO

Panetone de liquidificador

# Ingredientes:# 3 ovos# 3/4 xícara de suco de laranja# 1/2 xícara de leite# 1/2 xícara de margarina# 2 xícaras rasa de açúcar# 600 g de farinha de trigo# 1 envelope de fermento granulado próprio para pão# 1 colher de sobremesa de essência de panetone# 1 xícara de damascos picados envolvidos em farinha# 1/2 xícara de nozes picadas

* Modo de Preparo 1. Em uma tigela misture o fermento e a farinha, reserve 2. bata no liquidificador os ovos, o suco, o leite, a mar-

garina e o açúcar 3. Despeje em uma tigela misture a farinha reservada

aos poucos, a essência e misture com uma colher 4. coloque o damasco e as nozes misture bem 5. Coloque para crescer nas formas próprias para pane-

tone por 1 hora ou até dobrar de volume 6. Leve para assar por 35 minutos mais ou menos 7. Rende 3 panetones de 500 g, as frutas fica a gosto de

cada um usando a criatividade pode variar à vontade

Dois caipiras se encontram:— Ô, Bastião! Quanto tempo, hômi!

Quais as novidade?— Novidade só que morreu meu vô,

meu pai, minha mãe, minha tia e meu primo.

— Todos eles morreru? - pergunta o amigo, assustado.

— Todinhos!— Eita, mas morreru di quê, Bastião?— De derrame.

— Todos de derrame?— Pois é. Eles tavam na caçamba num caminhão, indo pra Sum

Paulo aí a danada virô e derramô eles tudo lá pra baixo! _______________________________________________Dois juízes se encontram na portaria de um motel, um com a

esposa do outro. Constrangido, um deles diz:- Boa noite, Excelentíssimo colega, acho que o CORRETO seria

que trocássemos nossas acompanhantes.Prontamente o outro responde:- É claro que seria o CORRETO, meu nobre colega, entretanto,

não seria JUSTO, pois eu estou chegando e o senhor está saindo...

MensagemQuando estás determinado a seguir teu coração,tudo em ti te torna su-

ficiente e capaz para dar início ao que desejas. Deixa que teu ser descanse nesta escolha e aos poucos,atento e perspicaz, segue o que te fala ao ser.

Há que tomar cuidado com tuas criações,elas passam a ter vida pró-pria quando as alimenta e,dependendo do que tu cries podes, depois,ter dificuldades para eliminá-las do teu caminho. Aprende a ser amoroso para contigo e teus irmãos. Se assim queres, assim farás.

E vá seguro, porque a luz que está em ti é suficiente.Sempre.

Flávio pede para Dra. Carla examinar Manuela. Paramé-dicos colocam Felipe numa maca. Dra. Carla diz a Flávio que a situação de Manuela é delicada. A médica conta para Flávio que Manuela está com uma gravidez tubária –...

Page 12: edição91 jornal tj

JORNAL TJ Telefone:

(51) 3559.9076ASSINATURAS

www.jornaltj.com.br

Fechamento da Edição04/12/2009 sexta-feira

ás 15:20 hs

Pais devem dar exemplos de atitudes maduras e de

autocontrole

Ultimamente, temos tido muitas notícias de violência em relação às pessoas. Nada mais surpreende. O li-mite do agressivo e da maldade parece nunca ter existido. Está tão tênue que ninguém mais consegue notar. E as maiores vítimas são nossas crianças e adolescentes. Nesses casos, a comoção é maior por serem mais frágeis e não terem muitas condições de defesa. Em-bora também cometam atos maldosos e agressivos.

Todas as pessoas têm uma raiz agres-siva que em algum momento se mani-festa, principalmente diante das frus-trações da vida. Algumas conseguem controlar a raiva com muita dificulda-de, mas explodem por qualquer coisa. Outras, aprendem modos diferentes de lidarem com seus dissabores sem pre-cisar lançar mão de atos agressivos. E têm aquelas que a única linguagem

que conhecem é a da violência – SÃO INDIVÍDUOS CUJA CRIAÇÃO FOI PAUTADA NUMA COMUNICAÇÃO EM QUE O TOM PREDOMINANTE FOI O DA RISPIDEZ E DAS AME-AÇAS, EM QUE AS COISAS ERAM CONSEGUIDAS POR MEIO DO TAPA. E APRENDERAM A SER AS-SIM.

Caminhos da razãoAssim, a violência e a agressividade

como formas de resolverem problemas vão se propagando. E com a desculpa cada vez mais comum, para qualquer ato que possa parecer insano e que a pessoa queira se defender depois, de que a culpa é de algum remédio que esteja tomando ou que esqueceu de tomar, de preferência um psicotrópi-co. Se pudermos ensinar nossos filhos

a resolver as coisas pelos caminhos da razão, eles poderão ser mais tranquilos.

Diante de um problema com um co-lega da escola e que não foi possível resolver diretamente com ele, deve-se recorrer às autoridades escolares em busca de apoio e orientação. Caso não recebam esse suporte ou ele não seja suficiente, os próprios pais podem, en-tre eles, ajudar seus filhos a resolver suas diferenças, evitando situações ex-tremas.

No entanto, muitas vezes os pais to-mam para si as dores e as brigas dos fi-lhos, transformando-as em verdadeiras disputas familiares, esquecendo-se de que eles são as partes mais maduras da-quela situação. Os filhos contam com eles, sempre. Inclusive para dizer-lhes que eles precisam se controlar.

(Fonte: globo.com)

Senado muda para deixar tudo igual

Seis meses após a anunciada faxina nos contratos de ter-ceirizadas, o Senado mantém empresa que teve preços con-testados. Em maio deste ano, a Primeira Secretaria divulgou os primeiros relatórios da Comissão Técnica Especial desti-nada a examinar os contratos firmados pelo Senado.

Entre as conclusões, o relatório sugeriu a realização de nova licitação para substituir o contrato firmado com a Delta Engenharia, em 2006, no valor de R$ 5,8 milhões, para ser-viços de manutenção do sistema elétrico.

A sindicância não encontrou um projeto básico que justifi-casse o preço pago, nem o modelo de contratação.

Há um mês, o Senado publicou uma dispensa de licitação para um contrato emergencial para a prestação do mesmo serviço, no valor mensal de R$ 485 mil, pelo período máxi-mo de 180 dias, até a realização da licitação anunciada em maio.

A empresa escolhida foi justamente a Delta Engenharia

EMPRESA QUE DEVERIA SER SUBSTITUÍDA PARA CORTAR DESPESAS GANHA CONTRATO E CONTINUA A PRESTAR O MESMO SERVIÇO DE MANUTENÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO NA CASA

Senado aprova PEC do Divórcio

O plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira, em primeiro turno, duas propostas de emenda à Constituição (PEC). A primeira, cria o piso salarial nacional dos policiais civis e militares e a outra, conhecida como PEC do Divórcio, diminui o prazo para o divórcio.

Como há acordo entre os líderes partidários, serão supri-midos os prazos regimentais, e o segundo turno ocorreria ainda na sessão desta noite.

Com a aprovação da proposta que cria o piso salarial na-cional para os policiais civil e militares, o valor será estabe-lecido por lei ordinária e deverá entrar em vigor num prazo máximo de um ano, após a promulgação da PEC.

O texto também cria um fundo para que a União socorra os estados e municípios em dificuldades orçamentárias e sem condições de viabilizarem o pagamento do novo piso nacio-nal aos policiais e bombeiros.

A PEC do Divórcio extingue a necessidade do prazo de um ano em caso de separação judicial ou a comprovação de dois anos separados para que seja confirmado o divórcio.

(Fonte: globo.com)