jornal do pampa - edição 204

12
Suspeitos de atirar em menor no centro da cidade foram detidos Pág.03 Caçapava do Sul, 09 de novembro de 2011 Edição 204 R$ 1,50 Domingo de disputas no Arrancadão 5 anos Confusão em funerária acaba na Delegacia 424 alunos formados pelo Proerd Pág.08 e 09 Esporte Polícia Cerca de 70 vagas no concurso público da Prefeitura Pág.03 Pág.02 Pág.02 Confira nesta edição o edital completo

Upload: daniel-miranda

Post on 17-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal do Pampa - Edição 204, quarta-feira dia 09 de novembro de 2011 - Caçapava do Sul - RS

TRANSCRIPT

Suspeitos deatirar em menorno centroda cidadeforam detidos

Pág.03

Caçapava do Sul, 09 de novembro de 2011 Edição 204 R$ 1,50

Domingode disputasno Arrancadão

5 anos

Confusão emfunerária acabana Delegacia

424 alunos formados pelo Proerd

Pág.08 e 09

Esporte Polícia

Cerca de 70 vagas no concursopúblico da Prefeitura

Pág.03

Pág.02

Pág.02

Confira nesta edição oedital completo

02 | Jornal do Pampa 09 de novembro de 2011Geral

RedaçãoRua Benjamin Constant, 504 - Sala 14Fone: (55) 3281-3139CNPJ:09.144.053/0001-50Jornalista responsável:Daniel Miranda - MTB 13.424Departamento Comercial:Siria Souto Marques

Reportagem: Helen NúbiasDiagramadora: Marieta Machado ZagoE-mail: [email protected]: [email protected] textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores,não expressando necessariamente a opinião do jornal.Envie seus textos e sugestões para [email protected]

Neste domingo foi realizado no rincão dos Godinhos, mais uma etapa doarrancadão de carros e motos, pela manhã as motos começaram as disputas,que se estendeu até o meio da tarde, um bom público foi prestigiar o evento ena parte final da tarde assistiram os rachas dos carros. Participaram do evento82 motos e 42 carros.

O Passat do piloto Cristiano Bitencourt( Coxa), teve um problema mecâni-ca sofreu um acidente saindo da pista capotando e parando após o outro ladoda cerca. Cristiano foi atendido prontamente pela equipe do socorro, sofreuferimentos leves. O chevette 74 do Sindival , venceu três categorias: 1.6 a 1.8,Livre e 1.6 a 1.9, ficando na segunda posição na categoria livre até 2.0.

Categoria 1251° Lugar: Madio- Caçapava do SulCategoria 150 Cidadino1° Lugar: Daniel- Caçapava do SulCategoria 1.81° Lugar: “Negão”- Caçapava do SulCategoria 2.0 4 T1° Lugar: Vaguinho- Caçapava do SulCategoria Twister1° Lugar: Fabiano- Caçapava do SulCategoria Livre1° Lugar: Fabinho- São SepéCategoria 1351° Lugar: Mario- São SepéCategoria até 1501° Lugar: Marreco- São SepéCategoria Até 2.0 2 T1° Lugar: Mario- São SepéCategoria Até 250 4 T

Domingo de disputas no arrancadão

Resultado Arrancadão:1° Lugar: Fabinho- São SepéCategoria Livre até 5001° Lugar: Fabinho- São SepéCategoria 2. TD1° Lugar: Dionatan- Caçapava do SulCategoria Livre1° Lugar: Sindival- Caçapava do SulCategoria Chevette1° Lugar: Sandro- Caçapava do SulCategoria 1.6 a 1.81° Lugar: Sindival- Caçapava do SulCategoria 1.4 a 1.61° Lugar: Marcelo- Caçapava do SulCategoria até 2.01° Lugar: Marcelo- Caçapava do SulCategoria até 1.81° Lugar: Renan-Caçapava do SulCategoria 1.6 a 1.91° Lugar: Sindival- Caçapava doSul

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL, solicita ocomparecimento de CARLO ALBERTO FERREIRA, face sua classifi-cação no concurso Público, para o Cargo de Cirurgião Dentista, con-forme Editail 1872/2010 de homologação do resultado final, junto a Se-cretaria de Município de Administração, para nomeação, informamosainda que o prazo para apresentação é de 10 (dez)dias.

Caçapava do Sul, em 09 de novembro de 2011

ZAURI TIARAJU FERREIRA DE CASTROPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SULSECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO Nº 1818/2009

Em uma reunião realizada na Câ-mara de Vereadores de Caçapava doSul, nesta segunda-feira, dia 07, o Pre-sidente do COREDE Campanha, JoãoSergio Machado, explanou aos verea-dores as dificuldades que estão acon-tecendo no Corpo de Bombeiros local,principalmente pela falta de efetivo.

Segundo Machado, com a trans-ferência de alguns servidores e as fé-rias de outros, a unidade do municí-pio corre o risco de ficar com apenasum servidor, o que pode acarretar nofechamento do posto e a transferên-cia do caminhão novo que funcionaem Caçapava.

Este fato gerou uma revolta dosvereadores, com o descaso do Gover-no do Estado, onde a comunidadeconquistou em 2009, através da con-sulta popular, um caminhão zero km.Desta forma, o Presidente do COREDE

Encontro debateu a situação dos Bombeiros de Caçapavapassou a Presidente da Câma-ra, Rosilda Freitas, o telefonedo alto comando do corpo debombeiros em Porto Alegre,para ser marcado uma audiên-cia e tentar evitar o fechamentoda unidade de Caçapava.

O líder do governo na Câ-mara, Paulo Pereira, falou que oPrefeito também irá entrar emcontato com o comando da ins-tituição para tentar solucionar o problema.

Para o Presidente do COREDE, uma das soluções para este fato e passar aregional dos bombeiros de Caçapava para Bagé e tirar de São Gabriel. Na opi-nião de Machado, Bagé se propõe a dar mais atenção a corporação do municí-pio e além disso, Bagé pertence também ao COREDE Campanha.

Já durante a sessão da Câmara desta segunda-feira, foi aprovado um re-querimento endereçado ao comandante geral do Corpo de bombeiros, solici-tando uma maior atenção a unidade local e detalhando os problemas que estãoacontecendo em Caçapava. Este requerimento foi de igual teor ao aprovado hádois meses, pelo vereador José Sidnei Menezes, que já manifestava preocupa-ção com este episódio.

Nesta terça-feira, dia 08, a Briga-da Militar de Caçapava do Sul pro-moveu mais uma formatura do Pro-grama Educacional de resistência àsdrogas (Proerd). O evento foi realiza-do no Clube União Caçapavana.

Realizado pela Brigada Militar, oProerd é voltado para alunos dos en-sinos Fundamental e Médio e seusfamiliares. O objetivo é o de auxiliaros alunos a reconhecer as pressõesdiretas ou indiretas que os influenci-arão a experimentar álcool, cigarro eoutras drogas, e a resistirem a elas,bem como envolver os pais ou res-ponsáveis nas atividades, proporci-onando informações sobre comuni-cação com os filhos, construção daautoestima, fatores de risco associa-dos aos jovens, noções básicas so-bre uso de drogas e estágios da de-pendência, fatores protetores e fon-tes de pressão e resolução de confli-tos.

Durante o evento, aconteceuuma Sessão Solene da Câmara de Ve-

700 pessoas prestigiaram a formatura do PROERD

readores de Caçapava do Sul, em homenagem aos 421 alunos formandos de 19turmas, para a entrega do certificado de conclusão do curso aos estudantes.

Representam a BM neste curso, o Sargento Almeida e a soldado Tereza eDalacosta.

Participaram do curso, as escolas Eliana Bassi de Melo, Cônego Ortiz,Dagoberto Barcelos, São João Batista, Alfredo Duarte, Rosa Poglia, JanuariaLeal, Patrício Dias Ferreira, Nossa Senhora das Graças, Inocêncio Prates Cha-ves, Dona Maria José da Rosa, Vilmar Madeira, Colégio Coeducar e DinarteRibeiro.

Participaram também do evento, o Secretário de Educação Norton Ferreira,a Presidente da Câmara, Rosilda Freitas, o Capitão Luciano Porto, o TenenteJosé Carlos e os vereadores Ilson Tondo, Pedro Gaspar, Rosane Abdala eToninho do PT.

O artista Marcos Bahore esteve em Caçapava do Sul,na terça-feira 08 de novembro. Bahore veio a convite emnossa cidade, fez apresentações na Casa do Poeta e emfrente à Nicola farmácias rede associadas. A administraçãoda farmácia trouxe a visita para presentear seus clientes.

O artista interpreta poemas tradicionais da literaturabrasileira e estrangeira, ele faz apresentações no Parqueda Redenção em Porto Alegre. Trabalha como estátuaviva já há 8 anos e faz teatro há 11 anos. Visitar o interiordo estado é algo diferente que ele realiza com muita satis-fação.

Farmácias Nicola inovando cada vez maisArtista da capital interpretou poemas para os clientes da farmácia

A Presidente da Câmara deVereadores de Caçapava do Sul,Rosilda Freitas, esteve em Por-to Alegre, acompanhada do Di-retor Geral da Câmara, EritonTalarico, para uma reunião como Deputado Estadual EdsonBrum, no sentido de discutiruma legislação quedisponibilize maiores incenti-vos a cultura regional. Durante o encontro, a vereadora entregou ao Deputadoum convite para a 34º Campereada Estadual do Piquete Guarda Velha, queacontece no segundo final de semana de dezembro. Nos incentivos discutidosestão os rodeios, que são realizados com muito força na região, principalmenteem Caçapava do Sul, que reúne mais de 35 municípios gaúchos.

Reunião debateu incentivos a Cultura

Jornal do Pampa | 03Geral09 de novembro de 2011

Sabe-se que pecuarista não temcontrole algum sobre o produto quecomercializa. Ele é um mero tomadorde preços, onde apenas aceita o pre-ço imposto pelo frigorífico, pois nãotem força para pautar a valorizaçãodo seu produto. Porém, existem al-guns pontos onde o gestor doagronegócio pode influenciar demaneira significativa a sua produti-vidade. Um bom exemplo é a equipede funcionários da propriedade, umponto importantíssimo e pouco ex-plorado pelos produtores rurais nassuas empresas.

A gestão de pessoas é um pon-to decisivo para o sucesso do siste-ma de produção. Ter uma equipe defuncionários capacitados, responsá-veis e comprometidos com os afaze-res da propriedade é condição indis-pensável para a o perfeito funciona-mento do sistema. Hoje, partindodessa nova percepção de empresarural, os funcionários deixaram de servistos apenas como mão-de-obra epassaram a fazer parte dos recursoshumanos da empresa. O peão pas-sou a ser tratado modernamentecomo um colaborador.

O campo não necessita apenasde força bruta na mão-de-obra, ne-

Gestão de Pessoascessita de seres pensantes, dotadosde raciocínio, capazes de entenderas funções que devem executar e oseu papel dentro do sistema. O fun-cionário deve estar habilitado paratomar decisões que sejam de inte-resse do produtor rural, afinal decontas, é ele quem esta diariamenteenvolvido com as atividades da pro-priedade.

Propicie ao seu colaboradormomentos de aprendizagem. Inves-tir em treinamento e capacitação dasua equipe é investir na sua propri-edade. Existem órgãos governamen-tais e privados que oferecem essesserviços de capacitação. Leve-o aeventos técnicos, palestras e mo-mentos onde técnicas agropecuáriassão discutidas. Além disso, outrofator importante e que faz a diferen-ça, é a participação nos lucros daempresa. Assim o colaborador é in-centivado a melhor desenvolver seutrabalho. Em tempos difíceis, ajus-tes como esses são de extrema im-portância e podem fazer toda a dife-rença entre o lucro e o prejuízo. Oinvestimento em recursos humanostem retorno garantido. Pense nisso.Adaptado de Grecellé, 2011(www.siaagro.com.br).

Dia 06 de novembro aconteceuuma briga no interior de uma funeráriada cidade, durante um velório. Segun-do relato de testemunhas, um indiví-duo embriagado perturbou a ordemdurante a realização de um velório, ci-tando que o falecido tinha escolhidoa data errada para morrer. Foi pedidopara o homem manter a calma, mas

Confusão em Funerária acaba na delegaciaestava muito alterado e embriagadotentando agredir as pessoas.

De acordo com o boletim deocorrência do caso, o acusado dei-xou o local, retornando após portan-do uma pistola. Dois homens segu-raram o acusado para ele não atirar,acabaram caindo no chão no interiordo local, quando caíram a arma aca-

bou disparando. Outro homem apa-nhou a arma e guardou. O disparoacabou atingindo uma parede do in-terior da funerária.

Já na delegacia de Polícia Civil, oacusado voltou a fazer ameaças, di-zendo que voltaria a atirar contra ocomunicante, que estava relatando oque teria ocorrido.

Os acusados de tentativa dehomicídio foram encaminhadospara a delegacia no sábado, cincode novembro, pela manhã. Paracumprimento de mandado de pri-são onde foi decretada prisão pre-ventiva de Marcelo Nunes Vargas,referente ao processo de tentativade homicídio simples, o processoe foi expedido pela comarca deCaçapava.

A tentativa de homicídio acon-teceu no dia 16 de outubro quandoum menor de idade foi atingido porquatro tiros por dois indivíduos nocentro da cidade, o motivo teria sidouma briga, que aconteceu em frenteuma lancheria. Após ouvir as testemunhas os acusados foram indiciados,Marcelo Nunes Vargas de 25 anos, foi encaminhado ao presídio de Caçapava.O menor que também foi acusado foi levado para a FASE. Aguardarão encer-ramento das investigações e conclusão do inquérito.

Suspeitos de atirar em menor nocentro da cidade foram detidos

A Coordenadoria Regional deAgricultura do RS, juntamente coma Inspetoria Veterinária comunicamque a abertura oficial da 2ª etapa dacampanha de vacinação contra a fe-bre aftosa, na região.

Durante o mês de novembro(período oficial da campanha de imu-nização), todos os animais de até 24meses devem ser vacinados.

Os produtores enquadrados noPRONAF (Programa Nacional deFortalecimento da Agricultura Fami-liar), que possuam até 50 animais, nolocal da propriedade, terão direito areceber as doses de vacina de formagratuita fornecida pela Secretaria deAgricultura, Pecuária e Agronegóciodo RS.

Os demais produtores podem sedirigir diretamente às agropecuáriaspara a compra das doses de vacina.Aqueles produtores que por motivode participação em feiras ou leilões,na primeira semana de novembro de

Já iniciou o período de vacinação contra febre aftosa2011, deverão solicitar autorização,junto à Inspetoria Veterinária, paracompra e aplicação antecipada davacina, os seus animais ficarão sujei-tos à multa de 2% sobre o valor dosanimais não vacinados.

Expedição de GTAsdurante a campanha:

- Após 15 dias da data da aplica-ção da vacina para animais que rece-berem a 1ª dose de vacina.

- Após sete dias da data da apli-cação da vacina para os animais quereceberem a 2ª dose de vacina.

De acordo com a portaria 062/2011 da SEAPA, a expedição da GTAfica condicionada a comprovação davacinação dos animais de até 24 me-ses de idade, independente da faixaetária a ser movimentada, exceto abateimediato.

Segundo Sérgio Duarte, médicoveterinário da Inspetoria Veterináriade Caçapava do Sul, informou da im-portância da vacinação em nosso mu-

nicípio. Duarte orienta aos produto-res rurais que o prazo já está em an-damento e vai até o dia 30 de novem-bro. Também comentou que para re-alizar trânsito de animais é necessá-rio estar em dia com os deveres devacinação dos animais.Salientoutambém que produtores que não va-cinarem os animais devidamente, es-tarão sujeitos a multas e auto de in-fração. Qualquer dúvida entrar emcontato com inspetoria da cidade.

09 de novembro de 2011Política/Geral04 | Jornal do Pampa

Coluna da CâmaraResumo da Sessão Ordinária realizada dia 07 de novembro de 2011

Foi protocolado na Câma-ra de Vereadores de Caçapavado Sul um projeto de lei de au-toria do vereador Ilson Tondo(PP), que propõe a criação doPortal do Servidor Municipal,para uso exclusivo pelainternet, no mesmo modelo queé utilizado pelo Estado.

Segundo o parlamentar, aproposta é a criação de ummecanismo na internet quepossa facilitar o acesso do ser-vidor municipal a seus dadose a alguns serviços como im-pressão de contracheques ecomprovantes de rendimentospara declaração de imposto derenda, que atualmente o fun-cionário somente tem acessose for até a secretaria da admi-nistração.

O projeto prevê tambémque a Secretaria de Administra-ção do Município fique encar-regada de disponibilizar o aces-so ao portal que será feito atra-vés de um login e senhas parti-culares. No portal o servidorpoderá também imprimir mode-los de formulários para licença,

Nesta quinta-feira, dia 03, cerca de 30caçapavanos embarcaram para Caxias do Sul, como objetivo de trabalharem no raleio e colheita damaça, serviço que é temporário.

Esta turma foi intermediada pelo vereador CaioCasanova, que fez junto com a empresa que recebeos trabalhadores, a seleção das pessoas que terãoa oportunidade de trabalharem até o final do ano.Esta é a primeira turma que vai para Caxias do Sul,no raleio da maça este ano, ou seja, a intenção deCasanova e da empresa é empregar temporariamen-te mais caçapavanos neste serviço, ainda este mês.

Vereador propõe a criação do Portaldo Servidor Municipal

Iniciativa foi discutida com o Prefeito na última semana

aposentadoria, incorporação de vantagens, solicitação de fériase outros pedidos que forem disponibilizados pela Secretaria.

Mas antes de protocolar o projeto, o vereador esteve emaudiência com o Prefeito Zauri Tiaraju de Castro, para apresentare discutir a matéria. O Prefeito aprovou a iniciativa e disse que amatéria será importante para os servidores.

A matéria ressalta também, que o Portal do Servidor deve sercolocado junto ao site oficial da Prefeitura, para facilitar o acessodos servidores. “O Estado não fornece mais contracheque, osfuncionários retiram na internet, com isso, gera economia e tempodos servidores que trabalham nisso. Desta forma, se é uma inici-ativa positiva e moderna para Caçapava porque não colocarmosem prática”, disse Ilson Tondo.

O projeto entra em primeira discussão na próxima sessãoplenária, dia 07, se aprovado o executivo terá 120 dias para regu-lamentar a lei, após a sanção do Chefe do Executivo.

Caxias do Sul recebe 30 caçapavanos

Nesta segunda-feira, dia 07, o vereador PedroGaspar foi até a Creche da Vila Henriques, onde asobras estão paralisadas e a Prefeitura rompeu o con-trato com a empresa vencedora da licitação, para apu-rar uma denuncia da comunidade sobre o sumiço demateriais da creche, como portas, vidros, brita, areia,madeiras e materiais de banheiro.

Na visita ao local, junto com os moradores foiconstato e comprovado o desaparecimento dematerias, com o testemunho dos moradores, que des-crevem como os objetos estão sendo levados e o quefoi transportados. Os moradores denunciaram também o possí-vel responsável pelo transporte dos objetos, onde vários materi-ais estão sendo até vendidos.

Diante desses fatos, o vereador entrou em contato no mes-mo dia com a Secretaria de Planejamento do Município, parainformar o caso e pedir providencias quanto ao fato, desta forma,um servidor da Secretaria entrou em contato novamente com overeador para comunicá-lo que funcionários estavam se dirigin-do até o local para averiguar o que está acontecendo e tomar asprovidencias necessárias.

Gaspar se pronunciou também em sessão sobre o problemae disse que é um absurdo isto estar acontecendo, onde pessoaslevam um bem público e também vendem para terceiros. “ A Ad-

Comunidade denuncia desaparecimentode material na creche da Vila Henriques

Portas e vidros foram retiradosministração precisa tomar umatitude rápida antes que levematé as paredes da creche, umguarda precisa ser colocado naobra com a máxima urgência”,disse o vereador.

Um morador que não quisse identificar informou que a re-tirada dos objetos da crechesão feitos a luz do dia, e a pes-soa que faz isso está oferecen-do a comunidade alguns mate-riais para a venda.

Projeto de Lei – Executiva3120/2011 – Autoriza o Po-

der Executivo a proceder aberturade crédito adicional suplementar edá outras providências.

3119/2011 – Autoriza o Po-der Executivo a proceder aberturade crédito adicional suplementar edá outras providências.

3089/2011 – dispõe sobre asdiretrizes orçamentárias para oexercício de 2012 e dá outras pro-vidências.Projeto de Lei – Legislativo

3118/2011 - Ver. IlsonTondo (PP) – Cria no âmbito deCaçapava do Sul o Portal do Ser-vidor Municipal, de uso exclusivoatravés da internet.

Indicação117/2011 - Ver. Rosilda

Freitas (PMDB) – Indica a reali-zação de Grande Expediente Es-pecial em homenagem ao Pontode Cultura de Caçapava do Sul.

Requerimento211/2011 – Ver. Pedro

Gaspar (PP) – Requer do Executi-vo que os banheiros da PraçaRubens da Rosa Guedes fiquemaberto no horário do expedientedo comércio.

212/2011 – Ver. RosaneCoradini Abdala (PP) – Requer doPoder Executivo, a manutençãodo campo de futebol daPROMORAR.

213/2011 - Ver. RosaneCoradini Abdala (PP) – Requer doPoder Executivo, a manutençãodo campo de futebol da Vila Pi-nheiro.

214/2011 – Ver. Ilson Tondo

(PP) – Requer do Poder executivoo conserto e manutenção da estradaque dá acesso a localidade do Faxinal,a esquerda da BR 290.

215/2011 – Ver. Ilson Tondo(PP) – Requer do Poder executivoo conserto e manutenção na estra-da do Correio, a esquerda da RS 357,no Seival.

216/2011 – Bancada PP,PMDB e PT – Requer envio de cor-respondência ao Comandante Geraldo corpo de Bombeiros para solicitara transferência do 4º CRB – Caçapavado Sul, para o corpo de bombeiros deSantana do Livramento.

217/2011 - Ver. Ilson Tondo(PP) – Requer do Executivo Muni-cipal o conserto e manutenção naestrada que dá acesso ao Rincão dosNizas.

Pedido de Providência109/2011 – Ver. Caio

Casanova (PMDB) – Solicita doPoder Executivo o conserto e ma-nutenção na Rua Ijui, no Beco doBar do Biduca, no Bairro Pazinato.

111/2011 – Ver. Josué Lopes(PMDB) – Solicita do Poder Exe-cutivo o conserto e manutenção nalocalidade do Santa Barbinha, Pes-segueiro e Marica.

112/2011 – Ver. Josué Lopes(PMDB) – Requer do Poder Execu-tivo conserto e manutenção da Es-trada do Passo do Moinho até a Es-trada do Pinheiro.

113/2011 – Bancada PP,PMDB e PT – Propõe envio decorrespondência ao Comando Re-gional do Corpo de Bombeiros, parasolicitar a permanência do efetivo edo caminhão adquirido na consulta

popular 2009, em Caçapava doSul.

114/2011 – Ver. Pedro Gaspar(PP) – Solicita do Poder Executi-vo a reabertura imediata do Postão– PSFII, na Avenida Barão do cer-ro Formoso, na Vila Santa Rita.

115/2011 – Ver. RosildaFreitas (PMDB) – Solicita provi-dências para que seja finalizada aobra de calçamento na AvenidaNicolau Silveira Abraão.

Pedido de Informação067/2011 – Ver. Pedro Gaspar

(PP) – Solicita informações sobrea previsão de abertura do PSF II –Postão.

068/2011 – Bancadas PP ePMDB - Solicita informações so-bre os recursos referentes aos pro-jetos de lei 3084 e 3116/2011.

069/2011 – Bancadas PP ePMDB – Solicitam informaçõesao Senhor Prefeito sobre a situa-ção do Corpo de Bombeiros doMunicípio e sobre os recursosoriundos do FUNREBOM, o va-lor arrecadado e onde foram apli-cados.

Moção262/2011 – Ver. Rosane

Coradini (PP) – Concede VotoCongratulatório a Jovem JordanaLopes Carvalho.

263/2011 – Ver. RosildaFreitas (PMDB) - Concede Mo-ção de Voto de Profundo Pesarpelo falecimento do SenhorNicolau Antonio Zemor Jacob.

264/2011 – Câmara de Vere-adores – Concede Moção de VotoCongratulatório ao escritorcaçapavano Euclides Pinto Torres.

09 de novembro de 2011 Jornal do Pampa | 05Cidade/Geral

Secretaria de Obras adquire equipamento para serviços urbanos – Naúltima semana a secretara comprou um novo equipamento mais potentepara os serviços de pavimentação asfáltica. Uma motobomba a diesel novalor de R$2.397,00 que tem maior capacidade para os serviços que estãosendo realizados. A motobomba será acoplada aos equipamentos de pavi-mentação e também poderá ser usada para os serviços das equipes deesgoto. Conforme informaçõesda prefeitura, a aquisição foideste equipamento foi atravésde recurso próprio da secreta-ria de obras.

A Administração Munici-pal pretende adquirir mais equi-pamentos para a secretaria deobras, por intermédio de umaemenda no valor R$600 mil paraequipamentos para usina. Aemenda do orçamento da União é destinada aos municípios com menos de50 mil habitantes. Conforme explica o secretário da coordenação e planeja-mento, Guilherme Torres Fleck a prefeitura irá se inscrever no programa paradepois realizar a audiência pública, onde será sugerida à comunidade essaaquisição das máquinas. As Secretarias de Planejamento e de Obras estãoorganizando o projeto para pavimentação de 15 ruas que deverão ser pavi-mentadas com asfalto e calçamento.

Foto

s: I

mpr

ensa

Pre

feitu

ra

Saúde divulga dados do “Dia de Ação em Saúde” – Na quinta-feira dia03 de novembro, a Secretária Cristiana de Bem e Canto divulgou o relató-rio de atendimentos ocorridos em 29/10, os quais iniciaram às 14 horas atéas 17h30min. As tendas com vários serviços disponíveis a população foina Rua 15 de Novembro (em frente à prefeitura de Caçapava do Sul), poronde passaram milhares de caçapavanos. Ao todo foram realizados 3.500atendimentos distribuídos em diversas atividades: HGT: 653/ Pressão ar-terial: 722 / Cálculo do IMC: 381/Cartão SUS: 205 / Saúde do adolescente:70 carteirinhas / Avaliações dermatológicas: 115 / Saúde bucal: 137 / Mos-tra de exames: 127 / Distribuição de mudas: 500 / Mamografias: 105 /Hepatite B e C: 200 / PSA: 300 / 2400 preservativos.

Prefeito recebe representantes da Secretaria de Estado de Cultura – Em03 de novembro, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Cultura,Roberto Schmitt-Prym esteve reunido com o prefeito cel. Tiaraju de Castropara tratar das festi-vidades farroupilhasdo próximo ano. Paraa Semana Farroupi-lha a Secretaria daCultura pretende vi-sitar o município queé a segunda capitalfarroupilha, e terá apresença do gover-nador Tarso Genro ealgumas atrações.Participou tambémdeste encontro o secretário da educação e cultura, Norton Ferreira.

Na última terça-feira (1º), acon-teceu a reunião para apresentaçãoe discussão da metodologia e ofi-cina para construção do mapa dasnecessidades habitacionais do mu-nicípio. Ao todo serão três etapasdo processo. Esta primeira fase reu-niu a comunidade e técnicos muni-cipais para discutir as necessida-des. A segunda fase ocorre até ofinal deste mês com a apresenta-ção do diagnóstico do setorhabitacional e oficinas de debatesde conflitos e potencialidades comosubsidio a elaboração das Estraté-gias de Ação.

Plano de habitação definirá metase programas para o município

O Plano de Habitação de Inte-resse Social é um instrumento polí-tico-administrativo o qual implantaprogramas, metas e ações buscan-do superar o déficit habitacional, queapresenta dados indicativos das ne-cessidades a serem sanadas como:domicílios improvisados, carência deinfraestrutura, energia elétrica, redede abastecimento, inexistência deunidade sanitária dentro das resi-dências.

A terceira etapa deste processoé a estratégia de ação, que deveráser concluída até o dia 19 de dezem-bro. De acordo com informações da

Pixel Planejamento, responsávelpelo assessoramento da PLHIS, pre-tende-se nesta fase, buscar meca-nismos para desenvolver um hori-zonte de ações para a solução doproblema habitacional de Caçapavado Sul. Através de determinação dediretrizes com a definição de progra-mas e ações prioritárias que estejamem conformidade com as fontes definanciamento disponíveis. O PLHIStambém se fortalece ao ser adotadono contexto de um Sistema Local deHabitação de Interesse Social com-pleto, articulando-se ao Conselho eao Fundo de Habitação.

A 8ª Conferência Municipal dosDireitos da Criança e do Adolescenteocorrerá na quinta-feira (10) a partirdas 8h30min com objetivo de debateras políticas públicas em desenvolvi-mento no município. O tema deste anoserá “Mobilizando, Implementando eMonitorando a política e o PlanoDecenal de Direito Humanos de Cri-anças e Adolescentes. A realizaçãodeste evento é da Prefeitura atravésda Secretaria de Assistência Social edo Conselho Municipal de Defesados Direitos da Criança e do Adoles-

Assistência Social vai discutiros direitos da criança e adolescente

cente (COMDICA).A conferência irá reunir no Salão

Paroquial representantes doCOMDICA, Ministério Público, Con-selho Tutelar, Câmara de Vereadores,Prefeitura e Secretaria da AssistênciaSocial além dos profissionais especi-alistas na área. Após a abertura oficiala primeira palestra será desenvolvidapela promotora de justiça, Cíntia Fosterde Almeida, seguido da psicólogaLuciele Talarico e da psicóloga doCREAS Aline da Silva Beltrame.

À tarde a partir das 13h30 serão

realizadas apresentações da APAE,apresentação das redes de atendi-mento e entidades, exposição de tra-balhos do CRAS (Centro de Referên-cia de Assistência Social); CREAS(Centro de Referência Especializadode Assistência Social); PROERD ePelotão Mirim, AABB Comunidade;Banco da Amizade, Pastoral da Cri-ança, APAE, PIM (Programa - Primei-ra Infância Melhor) e Conselho Tu-telar. Ao final será elaborado o rela-tório e escolha dos delegados daconferência.

Desde o dia 26 de outubro, aPrefeitura vem realizando serviçosde pavimentação asfáltica (PMF -pré-misturado a frio). As atividadesencerraram nesta segunda-feira (7),após dez dias intensos de trabalhoforam concluídas nove quadras as-faltadas, dentre elas, duas quadrasna Rua Benjamin Constant. “Estáprevisto para o início do próximo anoa aquisição de material para rodarna usina, o qual será utilizado emoutros projetos de pavimentaçãoasfáltica” destaca o Secretário deObras, Sálvio Daniel de Jesus.

A Secretaria de Obras realizouos serviços de pavimentação emtorno de 6.700 metros com cobertu-ra asfáltica, em um investimentoaproximado de R$ 109.101,00 (inclu-indo material, locação de máquinase compra de uma motobomba). Con-forme aponta Sálvio Daniel, o calça-mento irregular de algumas destasquadras prejudicavam atrafegabilidade de veículos, sendonecessário o investimento nestesserviços.

Na quinta-feira (3) a Secretariade Obras realizou o serviço de pavi-mentação de 200 metros na Rua Ben-jamin Constant, bairro São João,uma promessa de campanha do Pre-feito Cel. Tiaraju de Castro, queacompanhou mais uma obra realiza-da pela Prefeitura. Já em três qua-

Prefeitura investe cerca de R$100 milem obras de pavimentação

dras da Rua Julio de Castilhos, segundo explica o secretário de obras, esseserviço não estava previsto para esta fase, mas como o calçamento estavamuito irregular o local foi escolhido para ser asfaltado, sendo previsto parajaneiro de 2012 a complementação dos serviços de pavimentação.

Calçamento irregular na Júlio de Castilhos foi amenizado pelo asfalto

Foto

s: C

rist

iano

Mor

aes

Rua Benjamin Constant recebeu primeira parte da via asfaltada

Nesta segunda-feira (7), a equipe de elaboração de projetos da Secretariade Coordenação e Planejamento recebeu o engenheiro da Caixa EconômicaFederal responsável pela liberação de projetos com recursos estaduais efederais. Na parte da manhã foram vistoriados os locais: Ponte dos Lanceiros,Passo dos Carvalhos e Passo do Picó. O secretário de obras Sálvio Daniel deJesus, juntamente com o engenheiro da prefeitura, Rodrigo de Freitas Lopes,acompanhou o fiscal Vitor Hugo Rigon, nestas localidades. Conforme infor-mou o Secretário de Coordenação e Planejamento, Guilherme Torres Fleck, oresultado foi positivo e satisfatório, o fiscal apontou algumas atividades quedeverão ser concluídas como o encaminhamento do licenciamento ambientalpara a Fepam.

Projetos do interior passam por vistoria

Foto

: Jo

ciel

li So

ares

Ponte dos Lanceiros

Foto: Cristiano Moraes

09 de novembro de 201106 | Jornal do Pampa Cidade

A morte do motociclista Jack LuizLopes, que aconteceu no dia 29 deoutubro, chocou a população caçapa-vana. A redação do Jornal do Pampaprocurou o Departamento de Trânsi-to do município, para verificar comoestão as condições do trânsito emCaçapava e dar orientações para oscaçapavanos seguirem. A ideia é di-minuir os riscos e conhecer o funcio-namento do seguimento em nossomunicípio.

Luiz Fernando Pereira, diretor detrânsito informou que a trafegabilida-de é mista em algumas ruas da cidadeo sentido é duplo em outras o sentidoé único. O maior problema é um au-mento considerável no número deveículos, e as ruas permanecem coma mesma dimensão de início, acarre-tando várias dificuldades. SegundoPereira todo mês o conselho munici-pal de trânsito se reúne para discutir eencontrar soluções para adequar arealidade do tráfego nas ruas deCaçapava. O conselho possui mem-bros de vários seguimentos da socie-dade estudando dessa forma as mo-dificações que precisam ser feitas. Nasreuniões nove membros participam,temos um representante da câmara devereadores, do setor da indústria ecomércio, da secretaria do planeja-mento, membro representando a se-

Conheça as condiçõesdo trânsito em Caçapava

cretaria de turis-mo e um repre-sentante doDETRAN.

A violênciano trânsito da ci-dade acontecedevido a váriosfatores, alguns li-mites não sãorespeitados pe-los condutores.O Departamentode Trânsito Municipal, tenta resolver o problema com si-nalização, a Brigada Militar cobra para que as leis sejamcumpridas, de acordo com o DENATRAM, DepartamentoNacional de trânsito, destacou o diretor do departamentomunicipal. O Departamento Nacional realiza várias campa-nhas de conscientização visando melhorar os aspectos anível nacional, estadual e municipal. Durante a SemanaNacional de Trânsito que aconteceu na segunda quinzenado mês de setembro, promoveu muitas ações para diminuiros números de acidentes em todo o país, pois respeito àsregras de trânsito é o respeito à vida, sem dúvida é o mo-mento de refletir e valorizar a vida.

Contatamos a Brigada Militar da cidade e fomos infor-mados dos dados estatísticos do trânsito em 2011. O totalde acidentes com lesões na cidade desde o início do anoaté agora registram 43 acidentes, e os acidentes com danosmateriais, totalizaram 127 até o mês de outubro, 170 foi onúmero total até o momento.

Os caçapavanos precisam se conscientizar no trânsi-to e respeitar as leis, para que o número de acidentes dimi-nua, afirmou o diretor de trânsito.

As ruas de Caçapava estão recebendo ca-madas de asfalto e melhorando o aspecto denossa cidade. O prefeito acabou cumprindo apromessa de asfaltar várias ruas. Uma brinca-deira feita por ele gerou uma polêmica muito gran-de, durante a conclusão do asfalto da ruabenjamim ele declarou em uma entrevista paraum site disponível na rede, que na época de cum-prir a promessa, falou que se não fosse feito oasfalto ele desfilaria só de cueca vermelha. Oassunto está sendo comentado nas ruas da ci-dade e a afirmação sendo avaliada pela popula-ção caçapavana. Mas o importante é que a promessa deasfaltar as ruas está sendo cumprida.

A obra da Rua Benjamin e de outras ruas estão sendoconcluídas devido à construção da Usina de asfalto im-plantada pelo atual prefeito que foi instalada em 2010, ausina prepara o material pré-misturado a frio (PMF), e, temcapacidade de fazer 60 toneladas por hora. A usina de asfal-to reutiliza material fresado nas BRs e doado pelo Departa-mento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) parapavimentação de ruas. Conforme ressalta o secretário deobras, Sálvio Daniel o processamento do material produzi-do na usina vem se tornando referência para alguns muni-cípios da região. A usina de asfalto foi adquirida, em abril de2010, pela Prefeitura através da empresa Ticel Equipamen-tos Ltda, de Canoas. O valor pago via pregão foi de R$232.500,00, através Provias.

O prefeito Coronel Tiaraju de Castro explica que o pla-no de governo foi elaborado a partir das necessidadeselencadas pela população como melhoria de infraestrutura,principalmente a pavimentação e o saneamento, sendo oprojeto da usina experimental que vem para fortalecer osserviços de pavimentação asfáltica em ruas com paralelepí-pedos irregulares, além de vias sem calçamento como a ruaBenjamin Constant, que teve recentemente cerca de duasquadras afastadas no bairro São João.

Prefeito cumpre a promessa de asfaltar ruas

Para 2012 estão previstas maisobras de pavimentação incluindo ou-tras ruas que ainda não foram benefi-ciadas pelo material produzido na usi-na de asfalto, com o projeto sendoelaborado pela equipe da Secretariade Coordenação e Planejamento.Outro ponto em destaque é o recursoda União no valor de R$ 600 mil quepoderá ser utilizado para compra demáquinas para serem utilizadas na pa-vimentação, já que as máquinas utili-zadas nestes últimos dias foramalugadas pela Prefeitura. Foi concluí-do na sexta-feira, 4 de novembro, oasfaltamento de nove quadras com omaterial PMF produzido pela usina deasfalto do município. As ruas que re-ceberam camada asfáltica: Rua Ben-jamin Constant (200 metros), Rua Jú-lio de Castilhos (três quadras); RuaFelix da Cunha (1 quadra), Av. Coro-nel Coriolano Castro (1 quadra), e asegunda camada de asfalto em duasquadras da Rua General Osório.

Foto: Helen Núbias

Foto: Helen Núbias

Jornal do Pampa | 0709 de novembro de 2011 Cidade

Em agosto de 2010, a ONGITA, demonstrou interesse empreservar e melhorar o desen-volvimento de um ponto turís-tico conhecido em nosso mu-nicípio, a Pedra do Segredo. Apartir daí surgiram muitas preo-cupações em relação ao localde turismo em Caçapava. Devi-do a trabalho e outros aspec-tos alguns integrantes da ONG,foram obrigados a abandonara ideia. Em agosto de 2011 asecretaria de turismo e o prefei-to municipal, resolveram conti-nuar a preservação da área.Cláudia Dutra, então assumiu aresponsabilidade do Parque daPedra do segredo. A biólogaque também é especialista emeducação ambiental está cui-dando de toda manutenção daestrutura do parque. Juntamen-te com ela trabalha o monitorambiental, Constantino Brião,que fica permanente na Pedrado Segredo, atendendo os tu-ristas e auxiliando as trilhas.

O principal objetivo édiminuir os impactos ambi-entais e criar meios para desen-volver o turismo em nossa ci-dade, aproveitando os recursosnaturais. O parque possui 3 ca-vernas, e muitas lendas, inclu-

Um novo conceito em turismo em nossa cidadeParque da Pedra do Segredo - uma nova opção de lazer

zas naturais do parque.O espaço possui 4,8 hec-

tares, foi necessário pedir umaparceria para os proprietáriosque ficam localizados na voltada Pedra, para aumentar o es-paço percorrido. Uma nova tra-vessia está em processo de cri-ação, uma passagem pelas be-lezas naturais da caverna da es-curidão. A novidade precisa deproteção e monitoramento, poisa caverna é habitada por mor-cegos herbívoros e hema-tófogos, é necessário cuidadosespecíficos para os turistas nãoentrarem em contato com osanimais. Os proprietários dasredondezas liberaram algunshectares para auxiliar o traba-lho da equipe. As laterais fo-ram cedidas para fazer uma áreade camping, com objetivo deabrigar profissionais da área, nomomento alguns professoresestão realizando levantamentoda fauna e flora do ambiente doparque. Esta área de campingestá sendo criada para atenderas necessidades de turistas edos profissionais interessadosem preservar a floresta que ro-deia a Pedra do Segredo.

Segundo Cláudia, o cená-rio é cinematográfico, espeta-

que e para explorar o potencial turístico de nossa cidade. Qual-quer informação sobre as trilhas, ou como chegar ao parque,ligue para 91472724, e marque direto com Cláudia.

cular, com muitas espécies ani-mais e vegetais que tornam olugar ainda mais interessante.O ambiente da floresta tem umpotencial incrível. Para ela, é im-portante unir todos os espaçosnaturais da cidade e divulgarum trabalho único. O maior ob-jetivo desse trabalho é disse-minar a cultura, valoração dosrecursos naturais e também aintenção de chamar atençãopara os turistas de outros luga-res do estado e do país, criarum novo conceito de turismoem nossa cidade. Com o traba-lho sendo desenvolvido, ou-tros seguimentos da socieda-de serão beneficiados conse-quentemente.

Em uma pesquisa realiza-da recentemente pela OMT-Organização Mundial de Tu-rismo, que analisou três aspec-tos em 133 países. O Brasil é osegundo colocado em recur-sos naturais, mas ficou na po-sição 131 em infraestrutura e133 em segurança pública,logo o atributo mais difícil játemos, a natureza se encarre-gou, o resto podemos cons-truir acreditando e buscandorecursos para que se torne re-alidade, destacou Cláudia.

O trabalho está começan-do com ajuda de alguns em-presários e setores da socie-dade, incentivados em colabo-rar para o crescimento do par-

sive uma que nomeou o parque.Dentro do espaço turístico dapedra do segredo tem uma tri-lha única. E novas possibilida-des estão sendo criadas e es-tudadas pela equipe que cuidade toda infraestrutura do localcom intuito de oferecer aos tu-ristas atrativos novos no ambi-ente do parque.

De acordo com Cláudia, omotivo de coordenar as visi-tas se resume em minimizar osefeitos ambientais e criar umespaço para o turismo em nos-so município. As trilhas sãofeitas principalmente aos finaisde semana e feriados, duranteo passeio os monitores ambi-entais acompanham o percur-so, filmando, fotografando eauxiliando os turistas. Com otrabalho em andamento e se-guindo as instruções dosmonitores e da bióloga, a es-trutura já está criando um novoespaço bem mais adequado.Animais de médio e grandeporte começaram a surgir nastrilhas, embelezando aindamais o percurso para quembusca um lazer na naturezacaçapavana. Em média 100pessoas visitam mensalmenteo local para conhecer as bele-

Foto

s: D

anie

lle Z

anet

ti

O Prefeito Municipal de Caçapava do Sul-RS, Sua Excelência, o Sr. ZAURI TIARAJU FERREIRA DE CASTRO,no uso de suas atribuições legais, nos termos do Art. 37 da Constituição Federal, Decreto Executivo nº 2.425, de 12 denovembro de 2009 e da Lei Orgânica Municipal TORNA PÚBLICO que realizará CONCURSO PÚBLICO sob regimeestatutário, para provimento de vagas e cadastro de reserva do quadro dos servidores públicos municipais, com a execuçãotécnico-administrativa da empresa Carlos e Jabur Organização de Eventos Ltda., nome fantasia ENERGIA ESSENCIALe sob a execução técnica Comissão de Coordenação e Fiscalização do Concurso Público instituída pela Portaria Municipalnº 15.503 de 22 de setembro de 2011, que se regerá pelas instruções contidas neste Edital e pelas demais disposições legaisvigentes.

1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS1.1. É obrigação do candidato acompanhar todos os editais, erratas e demais publicações referentes ao andamento

do presente Concurso Público.1.2. A divulgação oficial do inteiro teor deste Edital e demais documentos referentes a este Concurso Público deve

ocorrer através da afixação dos documentos no Painel de Publicação da Prefeitura Municipal, além de ser publicado emcaráter meramente informativo na INTERNET, pelo site da empresa www.energiaessencial.com ou no site oficial daPrefeitura Municipal de Caçapava do Sul-RS www.cacapava.rs.gov.br e também através de extrato de edital em jornal local.

1.3. As datas lançadas no presente Edital poderão ser alteradas em razão de recursos, solicitações ou motivos deforça maior, podendo ser postergadas ou antecipadas para melhor atender às necessidades da comunidade e garantiremo bom andamento do Concurso Público. Por isso reafirmamos que os dados apresentados não detêm um caráter defi-nitivo; mas, antes, um caráter meramente previsivo das vagas.

1.4. Os cargos contidos neste edital são acessíveis a todos os brasileiros natos ou naturalizados, assim como aosportugueses, nas condições do § 1º do art. 12 da Constituição Federal, e aos estrangeiros, na forma da lei, que preenchamos requisitos constantes na Lei Municipal nº 2.699, de 14 de janeiro de 2011.

2. DAS VAGAS2.1. O Concurso Público destina-se ao provimento das vagas existentes, de acordo com Quadro 1 apresentado a seguir:

Quadro 1CÓD Cargos Vagas Escolaridade e/ou outros requisitos CH Vencimento (em R$) exigidos para o cargo na posse1 Agente Comunitário de Saúde 16 - Ensino Fundamental completo-

Residir na micro área desde a data da 40 557,66 publicação do Edital de concurso público.

2 Arquiteto 1 Habilitação Legal Exerc. da Profissão 20 1.266,463 Arquivista CR Habilitação Legal Exerc. da Profissão 20 1.266,464 Aux. de Consult. Dentário (Saúde Pública) 6 Habilitação Legal Exerc. da Profissão e 40 667,11

Registro Cons. Odontologia5 Bibliotecário 1 Habilitação Legal Exerc. da Profissão 20 1.266,466 Engenheiro Civil 1 Habilitação Legal Exerc. da Profissão 20 1.266,467 Fonoaudiólogo CR Habilitação Legal Exerc. da Profissão 20 1.266,468 Gari 1 4ª série do Ensino Fundamental 40 521,189 Médico 5 Habilitação Legal Exerc. da Profissão 40 4.106,9010 Médico Anestesiologista 1 Habilitação Legal Exerc. da Profissão 20 1.266,4611 Médico Neurologista 1 Habilitação Legal Exerc. da Profissão 20 2.053,4412 Médico Pediatra 1 Habilitação Legal Exerc. da Profissão 20 2.053,4413 Médico Psiquiatra 1 Habilitação Legal Exerc. da Profissão 20 2.053,4414 Médico Traumatologista 1 Habilitação Legal Exerc. da Profissão 20 2.053,4415 Monitor de Educação Infantil 8 Ensino Médio completo 40 521,1816 Monitor Social3 6 Ensino Médio completo 40 667,1117 Motorista/Operador1 4 Ensino Fundamental completo e Carteira 40 927,70 Obs.: A prova prática será em de Habilitação Categoria D

3 tipos de máquinas18 Operário 8 4ª série do Ensino Fundamental 40 521,1819 Técnico em Edificações 1 Curso Técnico Edificações e Registro CREA 40 969,3920 Pedreiro – Construção Civil1 5 Ensino Fundamental completo 40 667,1121 Professor Educação Especial2 2 Habilitação Legal Exerc. da Profissão 20 647,1822 Professor Lic. Plena – Geografia2 1 Habilitação Legal Exerc. da Profissão 20 647,18

Legenda:CH: Carga Horária Semanal.CR: Cadastro Reserva.(1) Candidatos com prova objetiva e prática.(2) Candidatos com prova objetiva e de títulos.(3) Sujeito a atividades em sábados, domingos e feriados, inclusive à noite.Todos os candidatos terão prova objetiva.2.1.1. A Prefeitura paga vale refeição no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais).2.2. A idade mínima para participação no Concurso Público é de 18 anos para todos os cargos.2.2.1. Para os cargos de Gari, Operário e Pedreiro – Construção Civil, a idade para exercício do cargo é de 18

a 50 anos.2.2.1.2. Para o cargo de Motorista, a prova prática será realizada em 3 (três) máquinas, sendo que serão

aproveitadas as 2 (duas) melhores notas.2.2.2. A Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul-RS reconhece a validade e compromete-se a acolher solici-

tações de candidatos amparados na Súmula 683 referendada pela Constituição Federal de 1988, Art. 5º, “caput”; Art. 7º,XXX; art. 39, § 3º e aprovada em Sessão Plenária em 24 de setembro de 2003, com a seguinte redação: “O limite de idadepara a inscrição em Concurso Público só se legitima em face do Art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa serjustificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido”.

2.3. Com base no § 1º, do Art. 6º, da Lei Federal nº 11.350 de 05 de outubro de 2006, não será exigido o ensinofundamental dos candidatos que já exerçam atividades próprias de Agente Comunitário de Saúde, de acordo com operíodo previsto pela referida lei, ou seja, anteriormente à data de 06 de outubro de 2006.

2.3.1. Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde – Localização e abrangência das ÁREAS para a Estratégiade Saúde da Família (ESF):

ÁREA Nº DE VAGAS ABRANGÊNCIAÁrea 1 (ESF I) Estratégia 2 Setor 012, abrangendo bairros Promorar e bairro Operário Erli Teixeira da Rosa

Saúde da Família Confrontações: Norte: Rua do Aterro; Sul: área rural, abrangendo o Patronato Patrício Dias Ferreira; Leste: Av. João Manoel de Lima e Silva; Oeste: área rural, abrangendo rincão Nossa Senhora das Graças, Rincão

dos Godinhos, Segredo e Alto da Meia Légua.Área 2 (ESF II) Estratégia 4 Setor 010, 011 e parte do 003, abrangendo as Vila Batista, Pazinato, Santa

Saúde da Família Rita e São João.Confrontações: Norte: rua João Batista Poglia; Sul: rua Benjamim Constant, da casa n° 1568 a casa 1881; Leste: BR 392; Oeste: Rua Marechal Floriano Peixoto e Av. Barão do Cerro

Formoso e rua Galvão José Saldanha.Área 4 (ESF IV) Estratégia 2 Setor 009, 010, 013, 015Confrontações: Norte: rua Antônio Dourado dos

Saúde da Família Santos a partir do nº 415 e rua Julio Zago; Sul: Aeroporto Municipal;Leste: fim perímetro urbano; Oeste: Sanga da Fonte do Mato.

Área 5 (ESF V) Estratégia 3 Setor 012, abrangendo Vila Pereira, Nossa Senhora de Fátima e parte da Vila Saúde da Família Sul.Confrontações: Norte: rua 11 de Agosto e área rural; Sul: rua do

Aterro e rua João Antônio Rosa; Leste: Av. Nicolau Silveira Abraão; Oeste: fim do perímetro urbano.

2.3.2. Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde – Localização e abrangência das MICROÁREAS para aEstratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS):

ÁREA Nº DE VAGAS ABRANGÊNCIAMicroárea 1 – Equipe de Agentes 1 Comunidade de Fátima e parte do bairro São Judas Tadeu

Comunitários de Saúde - área urbana (início na rua Arnaldo Vale até a rua Bento Gonçalves), Pinheiro Machado (início na rua Felix da Cunha até a Av. Santos Dumont).Microárea 6 – Equipe de Agentes 1 Toda Picada das Graças, Caieira Vigor, Fida, Calçada e BR 153.Comunitários de Saúde – área ruralMicroárea 7 – Equipe de Agentes 1 Caieira DB, Mônego, Inducal e BR 392.Comunitários de Saúde – área ruralMicroárea 13 – Equipe de Agentes 1 Rincão Bonito, Seivalzinho e Serra das Vassouras (toda a área).Comunitários de Saúde – área ruralMicroárea 16 – Equipe de Agentes 1 Toda a área das Minas do Camaquã.Comunitários de Saúde – área rural

2.4. A aprovação em Concurso não gera direito à nomeação, mas apenas a expectativa de ser admitido, segundoas vagas previstas, de acordo com as necessidades da administração e a disponibilidade orçamentária administrativa,respeitados a ordem de classificação e o prazo legal de validade deste Concurso Público.

2.5. Os candidatos Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD) terão suas vagas e procedimentos necessários paraparticipação neste Concurso Público esclarecidos no item 7 deste Edital.

2.6. É vedada a inscrição condicional ou extemporânea.2.7. Ao efetivar sua inscrição, o candidato assume inteira responsabilidade por todas as informações constantes

na ficha de inscrição, sob as penas da lei, bem como assume que está ciente e de acordo com as exigências e condiçõesprevistas neste Edital, do qual o candidato não poderá alegar desconhecimento ou falta de informação.

2.7.1. O conhecimento das informações e dos prazos contidos neste Edital - inclusive os prazos recursais - e nosdemais documentos relativos ao andamento do presente Concurso Público devem ser de inteira responsabilidade docandidato sem poder furtar-se de obedecer-lhes.

2.8. Fazem parte deste Edital:2.8.1. Anexo I – que apresenta o cronograma de previsão dos eventos do concurso;2.8.2. Anexo II – que apresenta as Atribuições dos Cargos;2.8.3. Anexo III – que apresenta o Conteúdo Programático e Bibliografia;2.8.4. Anexo IV – que apresenta o Requerimento para Pessoas Portadoras de Deficiência;2.8.5. Anexo V – que apresenta o Atestado/Laudo Médico de PPD;2.8.6. Anexo VI – que apresenta o Formulário de Recurso;2.8.7. Anexo VII – que apresenta o Relatório de Discriminação de Títulos;2.8.8. Anexo VIII – que apresenta a Identificação de Emitente.3. DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOSAs atribuições dos Cargos de que trata este Edital se encontram no Anexo II.4. DAS INSCRIÇÕES4.1. Os candidatos poderão inscrever-se em apenas um cargo, devido à possibilidade de ocorrência das provas

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS PÚBLICOSno mesmo turno. Havendo inscrições múltiplas por parte do mesmo candidato, fica valendo a inscrição realizada por último, tornando as demais sem valor para este Concurso Público.

4.2. A inscrição no Concurso Público implica, desde logo, o conhecimento e plena aceitação, pelo candidato, de todas as condições estabelecidas neste Edital, inclusive o ConteúdoProgramático e Bibliografia apresentado no Anexo III, assim como todas as informações constantes nos demais Anexos deste Edital.

4.3. As inscrições ocorrerão exclusivamente via INTERNET através do site www.energiaessencial.com4.4. Não será aceita inscrição por outra forma que não a estabelecida neste Edital.4.5. A empresa Carlos e Jabur Organização de Eventos Ltda. e a Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul-RS não se responsabilizam por solicitação de inscrição via INTERNET

não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamentos de linha, ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem atransferência de dados.

4.6. Após o preenchimento do formulário eletrônico (DOC com o código de barras) o candidato deverá imprimir o documento para o pagamento da taxa de inscrição. Esteserá o seu registro provisório de inscrição.

4.7. O pagamento da taxa de inscrição feita pela INTERNET deverá ser efetuado em qualquer agência bancária ou terminal de auto-atendimento, até o prazo máximo do dia23 de novembro de 2011, com o boleto bancário impresso até o período máximo das 23h 59min e 59seg do dia 22 de novembro de 2011.

4.7.1. A empresa Carlos e Jabur Organização de Eventos Ltda. juntamente com a Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul-RS reservam-se ao direito de não aceitar comopagamento depósito ou transferência entre contas.

4.8. Não será processado qualquer registro de pagamento com data de emissão do boleto posterior ao dia 22 de novembro de 2011. As solicitações de inscrições realizadas compagamento após esta data não serão acolhidas nem validadas.

4.9. O candidato terá sua inscrição homologada somente após a confirmação do pagamento, através da autenticação da taxa de inscrição, do valor estipulado neste Edital noitem 6.1. Como todo o procedimento é realizado por via eletrônica, o candidato não deve remeter à empresa Carlos e Jabur Organização de Eventos Ltda., nem mesmo à PrefeituraMunicipal de Caçapava do Sul-RS cópia de sua documentação ou recibo de pagamento de taxa de inscrição, sendo de sua exclusiva responsabilidade a informação dos dados no atode inscrição, sob as penas da lei.

4.10. Após a realização da inscrição, observados os itens acima, não serão aceitos pedidos de alterações das opções de cargo e/ou complementação/alteração de quaisquer dadoscadastrais.

4.11. Para efetuar a inscrição, é necessário o registro de documento de identidade. São considerados documentos de identidade para este Edital: carteiras expedidas pelosComandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Públicas, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadoresde exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.); passaporte brasileiro, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgãopúblico que, por Lei Federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo Art. 159 da Lei nº 9.503, de 23 de setembrode 1997).

4.12. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteirasfuncionais, sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis ou danificados.

4.13. Para efetivar sua inscrição, é imprescindível que o candidato possua número de CPF – Cadastro de Pessoa Física, regularizado.4.13.1. O candidato que não possuir CPF deverá solicitá-lo nos postos credenciados - Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios ou Receita Federal, em tempo de obter

o registro e o respectivo número antes do término do período de inscrições.4.13.2. Terá sua inscrição cancelada e será automaticamente eliminado do Concurso Público o candidato que utilizar o CPF de terceiro, podendo o candidato responder pelo

ato nas formas da lei. As informações prestadas na ficha de inscrição bem como o preenchimento dos requisitos exigidos serão de total responsabilidade do candidato ou de seuprocurador.

4.14. Os documentos exigidos para a investidura do cargo não são exigidos no ato da inscrição, porém, para que o candidato goze dos benefícios decorrentes da aprovação, ocandidato deverá comprovar devidamente toda a documentação exigida pelo Município, conforme item 14 deste Edital e seus subitens.

5. DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO5.1. O período de inscrição para o presente Concurso Público, de que trata este Edital, inicia dia 08 de novembro de 2011 e encerra-se no dia 22 de novembro de 2011.5.2. As inscrições só ocorrerão neste período determinado e regulam-se pelos critérios apresentados neste Edital.6. DOS VALORES DE INSCRIÇÃO6.1. Os valores das inscrições de cada cargo de que trata este Edital serão apresentados no Quadro 2:

Quadro 2Cargos Valor da Inscrição- Arquiteto, Arquivista, Bibliotecário, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Anestesiologista, Médico Neurologista, Médico Pediatra,Médico Psiquiatra, Médico Traumatologista, Professor Educação Especial, Professor Licenciatura Plena – Geografia. R$ 60,00- Agente de Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Monitor de Educação Infantil, Monitor Social, Técnico em Edificações. R$ 40,00- Gari, Motorista/Operador, Operário, Pedreiro – Construção Civil. R$ 30,00

6.2. Ficam isentos do pagamento das taxas acima apresentadas, o cidadão comprovadamente desempregado e carente, conforme Lei Municipal nº 1.855/2005.6.2.1. A comprovação de que trata o item anterior, se dará no momento da inscrição, mediante a apresentação de Carteira de Trabalho e Previdência Social ou documento

similar, e também de declaração de estado de pobreza.6.3. O Município de Caçapava do Sul-RS e a Empresa Carlos e Jabur Organização de Eventos Ltda. não se responsabilizam por inscrições realizadas fora do horário ou das

condições estabelecidas neste Edital.7. DAS INSCRIÇÕES E PARTICIPAÇÕES DE CANDIDATOS PPD (Pessoas Portadoras de Deficiência)7.1. Os candidatos Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD) têm assegurado o direito de prestar as provas objetivas, provas práticas e as provas de títulos deste Concurso Público

e participarão em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicaçãodas provas e à nota mínima exigida desde que as atribuições do cargo público sejam compatíveis com as características de que são portadores, em obediência ao disposto no Artigo37, inciso VIII da Constituição Federal, Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 e Decreto Federal nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004.

7.2. Aos candidatos Portadores de Deficiência, serão assegurados 5% (cinco por cento) das vagas constantes neste edital, conforme Lei Municipal nº 2.698, de 14 de janeirode 2011, e desde que atendam aos requisitos necessários à natureza dos cargos.

7.3. O candidato PPD fará a opção pela vaga de PPD, no ato da inscrição diretamente no site www.energiaessencial.com, no momento de efetuar o registro de inscrição nesseConcurso Público.

7.3.1. O candidato de que trata o item acima deverá protocolar obrigatoriamente e de forma completa e legível os REQUERIMENTOS para PESSOAS PORTADORAS DEDEFICIÊNCIA, conforme os Anexos IV e V deste Edital, na secretaria de Município de Administração da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul-RS no horário das 9h às 14h, desegundas a sextas-feiras, durante o período vigente de inscrição.

7.4. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos com estrita observância da ordem classificatória.7.5. O candidato que, no preenchimento de sua ficha de inscrição, não declarar concorrer à vaga na condição de candidato PPD, estará concorrendo com os demais candidatos

do quadro de ampla concorrência.7.6. O candidato PPD participará do Concurso Público em igualdade de condições no que diz respeito ao conteúdo, avaliação, duração, horário, local de aplicação e julgamento

das provas e aos demais critérios estabelecidos neste Edital.7.6.1. Os candidatos que necessitarem de tratamento diferenciado para poderem executar a prova objetiva ou os que necessitarem de provas especiais deverão obrigatoriamente

discriminar no Requerimento apresentado no Anexo IV, e entregá-lo pessoalmente na Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, sita a Rua XV de Novembro, 438 - Centro, duranteo período das inscrições, que marcará perícia para atestar a real necessidade do solicitado.

7.6.2. A perícia de que trata o item 7.5 deverá ser atestada nos moldes do Anexo V desse Edital.7.7. Não serão aceitos documentos entregues fora do prazo, por fax, por INTERNET ou por qualquer outra forma não prevista na publicação deste Edital.7.8. Qualquer declaração falsa ou inexata dos dados constantes na ficha de inscrição determinará o cancelamento da inscrição e tornarão nulos todos os atos decorrentes dessa

inscrição, em qualquer época, podendo o candidato responder a consequências legais.7.9. A empresa Carlos e Jabur Organização de Eventos Ltda. não classificam como PPDs os candidatos com distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo

miopia, astigmatismo, estrabismo e similares.7.10. O candidato PPD que for aprovado no Concurso e nomeado ao cargo pretendido, deverá participar de exame pericial efetuado por médico credenciado pela Prefeitura

Municipal de Caçapava do Sul, com data marcada para perícia divulgada em Edital próprio.8. DO ENCERRAMENTO E DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES8.1. No dia 22 de novembro de 2011 encerra-se o período de inscrição. Em 24 de novembro de 2011 será divulgado Edital de homologação inicial de inscrições.8.2. O candidato deverá acompanhar esse Edital, bem como a relação das inscrições homologadas para confirmar sua inscrição. Caso sua inscrição não tenha sido homologada

ou tenha sido homologada com dados incorretos, o candidato terá 3 (três) dias úteis para apresentar recurso solicitando a revisão da sua situação referente à sua inscrição no ConcursoPúblico de que trata este Edital.

8.2.1. Não haverá hipótese de admissão de recurso fora do prazo previsto e nem de outra instância para apresentação de novo recurso.8.3. Se mantida a não homologação, o candidato será eliminado do Concurso Público, não assistindo direito à devolução do valor da inscrição.8.4. O candidato terá acesso ao Edital de homologação, com a respectiva relação de inscritos, o qual será publicado no Painel de Publicações da Prefeitura Municipal de Caçapava

do Sul-RS e em caráter meramente informativo, na INTERNET pelos sites www.energiaessencial.com e www.cacapava.rs.gov.br, e divulgado também extrato de edital em jornallocal.

8.5. O Edital de homologação final das inscrições e locais de prova será publicado no dia 02 de dezembro de 2011, no Painel de Publicações da Prefeitura Municipal de Caçapavado Sul-RS e pelos endereços eletrônicos citados no item 8.4 deste Edital, em caráter meramente informativo.

9. DAS PROVAS OBJETIVAS9.1. Todos os cargos apresentados neste Edital requerem execução de Provas Objetivas neste Concurso Público. As Provas Objetivas para todas as vagas constantes neste Edital

terão caráter eliminatório e classificatório.9.1.1. Os cadernos de questões das Provas Objetivas conterão 40 (quarenta) questões para todos os cargos de todos os níveis; cada questão conterá 5 (cinco) alternativas de

resposta, identificadas pelas letras a, b, c, d e e sendo correta apenas uma dessas alternativas.9.1.2. O caderno de questões das Provas Objetivas será obrigatoriamente entregue, ao fiscal da sala, no final da prova, junto com o cartão resposta.9.1.3. Os candidatos terão vistas do caderno de questões padrão, no período de 3 (três) dias após a publicação do Edital com o gabarito preliminar, para fins de interposição

de recursos quanto ao gabarito e às questões da prova objetiva.9.1.3.1. O caderno de questões padrão, para fins de interposição de recursos, no prazo estabelecido nos itens 9.1.3 e 12, por aqueles que assim desejarem, ficará à disposição

dos candidatos na Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, situada na Rua XV de Novembro, 438 - Centro – Caçapava do Sul, das 9h às 14h, na secretaria de Município deAdministração.

9.1.3.2. O exame dos cadernos de questões será acompanhado por um dos membros da Comissão de Coordenação e Fiscalização do Concurso Público.9.1.3.3. Os cadernos de questões, em virtude do Decreto Municipal nº 2.425 de 12 de novembro de 2009, não poderão ser copiados ou reproduzidos de nenhuma forma, cabendo

aos candidatos apenas o reexame do caderno de questões padrão e a anotação das observações que entenderem pertinentes.9.4. As Provas Objetivas serão realizadas na cidade de Caçapava do Sul-RS, nos locais de prova que serão divulgados através do Edital de homologação final das inscrições

e convocação para as provas objetivas.9.4.1. A Comissão de Coordenação e Fiscalização do Concurso Público e a empresa organizadora do Concurso reservam-se o direito de, por impossibilidade de locação de local

suficiente para alocação dos inscritos ou por indisponibilidade especial na data da realização do Concurso Público, autorizar a realização das provas objetivas em vários locais, na sededo Município mediante publicação antecipada por edital dessa possível alteração.

9.5. Encontram-se descritos, no Quadro 3, a relação de disciplinas, a quantidade de questões por disciplina, o valor de cada questão e a pontuação necessária para todos os cargosde que trata este Edital.

Quadro 3Disciplina Nº de Questões Pontuação por Questão Pontuação Mínima para aprovação Pontuação TotalLíngua Portuguesa 10 2,5 2,5 25Matemática 10 2,5 2,5 25Legislação 10 2,0 2,0 20Conhecimento Específico 10 3,0 15,0 30Total 40 50 100

9.5.1. Será considerado aprovado o candidato que cumprir todos os quesitos abaixo:a) atingir o mínimo de 50 (cinquenta) por cento de pontuação no total da prova;b) atingir o mínimo de 50 (cinquenta) por cento de pontuação na prova de conteúdo de Conhecimentos Específicos para todos os cargos;c) acertar ao menos uma questão em cada disciplina.9.5.2. Não atingindo este mínimo, o candidato estará excluído automaticamente deste Concurso Público.9.6. Os Conteúdos Programáticos de cada uma das provas objetivas e a sua Bibliografia sugerida constam no Anexo III deste Edital.9.7. A duração da prova objetiva será de 3 (três) horas para todos os cargos de todos os níveis.9.8. O candidato deverá obrigatoriamente comparecer para a realização das provas munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, de documento comprobatório de

inscrição e acompanhado também obrigatoriamente de documento oficial de identificação em perfeito estado de conservação que contenha foto.9.9. Deverá o candidato estar presente no local das provas objetivas com no mínimo 30 (trinta) minutos de antecedência.9.10. Não será admitido o ingresso de candidatos no local de realização das provas objetivas após o horário estabelecido para o início das provas por este Edital.9.11. Não haverá segunda chamada para as provas objetivas; o não comparecimento nessas provas, qualquer que seja a alegação, acarretará a eliminação automática do

candidato do certame.9.12. É vedado ao candidato prestar a prova objetiva fora do local, data e horário divulgado pela organização do Concurso Público.9.13. O candidato somente poderá retirar-se do local de realização da prova após 1h (uma hora) do início do evento; descumprido esse item o candidato estará automaticamente

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL - RS - EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 2031/2011

desclassificado desse Concurso Público.9.14. Durante a realização das provas objetivas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de apli-

cação, informações referentes ao conteúdo e aos critérios de avaliação.9.15. Não será fornecido, por qualquer membro da equipe de aplicação, material ou equipamento de apoio para

realização da prova, como, por exemplo, lápis, caneta, borracha, régua, folha de papel.9.16. Será automaticamente ELIMINADO do certame o candidato que, durante a realização das provas objetivas:a) usar ou tentar usar meios fraudulentos ou ilegais para a sua realização;b) for surpreendido dando ou recebendo auxílio na resolução da prova;c) utilizar-se de anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta;d) utilizar-se de quaisquer equipamentos eletrônicos que permitam o armazenamento e/ou a comunicação de

dados e informações;e) faltar com a devida urbanidade e/ou educação para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas,

as autoridades presentes ou outros candidatos;f) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;g) ausentar-se da sala, durante a prova, portando o Cartão de Respostas ou Caderno de Questões;h) descumprir as instruções contidas no Caderno de Questões;i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;j) caso o candidato use cabelos compridos, deverá prendê-los para que o fiscal possa visualizar completamente

a estrutura externa auditiva do candidato.9.17. Será anulada a resposta que contiver mais de uma ou nenhuma alternativa assinalada, ou que contiver

emenda ou rasura no cartão resposta.9.18. O candidato deverá transcrever as respostas das provas objetivas para o Cartão de Respostas, que será o único

documento válido para a correção. O preenchimento do Cartão de Respostas é de inteira responsabilidade do candidato,que deverá proceder de conformidade com as instruções específicas contidas na capa do Caderno de Questões. Nãohaverá substituição do Cartão de Respostas por erro do candidato.

9.19. O preenchimento das áreas específicas de respostas no cartão deve ser obrigatoriamente preenchido demaneira integral cobrindo todo o espaço conforme exemplo apresentado no próprio cartão.

9.20. Ao terminar as provas objetivas, o candidato entregará ao Fiscal de Sala, obrigatoriamente, o Cartão deRespostas devidamente assinado na área específica designada nas instruções do próprio Cartão.

9.21. Caso o Cartão Resposta esteja danificado, ou mesmo não exista por ocasião da entrega ao candidato, nestecaso será prontamente providenciado o fornecimento de um Cartão Resposta reserva sem oferecer prejuízo algum aocandidato.

10. DA PROVA DE TÍTULOS10.1. Ocorrerá Prova de Títulos de caráter classificatório atendendo aos requisitos legais das Leis Municipais para

os cargos abaixo relacionados:a) Professor Educador Especial;b) Professor Licenciatura Plena de Geografia.10.2. A Prova de Títulos dos candidatos aprovados nas Provas Objetivas terá critério de soma simples em suas notas

na Prova Objetiva compondo a nota final do candidato de forma a respeitar os critérios estabelecidos pelo Regime Jurídicodo Município e do Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Caçapava do Sul-RS e demais legislação queampare o tema conforme apresentado no quadro abaixo:

Quadro 4TÍTULOS POR FORMAÇÃO para os cargos de PROFESSORTIPO DO TÍTULO PONTOS PELO TÍTULOConclusão de curso de pós-graduação lato sensu, com carga horária mínimade 360 horas - Especialização em área diversa daquela a que concorre. 0,5Conclusão de curso de pós-graduação lato sensu, com carga horária mínimade 360 horas - Especialização na área de seleção específica a que concorre. 1Conclusão de curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado na área específica a que concorre. 1,5Conclusão de curso de pós-graduação stricto sensu - Doutorado na área específica a que concorre. 2

10.2.1. O total máximo de pontos que o candidato pode obter com a prova de títulos pela formação é de 5 (cinco)pontos e somente será pontuado 1 (um) título para cada tipo apresentado.

10.3. Será admitido o envio de apenas 1 (um) título por tipo especificado neste Edital.10.4. O candidato que enviar mais de 1 (um) título por tipo poderá perder o direito à pontuação naquele tipo do título,

cabendo à Banca Executora do Concurso Público julgar o fato.10.5. Não será contado na pontuação o título de graduação acadêmica na área específica.10.6. O candidato terá o período de 3 (três) dias úteis após a publicação do Edital que divulgará o gabarito final,

após os recursos da prova objetiva, para enviar todos os títulos, sendo todas as cópias obrigatoriamente autenticadas, assimcomo também deverá ocorrer em caráter obrigatório o Relatório de Discriminação de Títulos perfeitamente preenchidode forma legível e sem rasuras, conforme Anexo VII, à empresa Carlos e Jabur Organização de Eventos Ltda. porSEDEX, endereçado à empresa CARLOS E JABUR ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS LTDA., na Rua General AndradeNeves nº 100/1304 - Centro - Porto Alegre - CEP 90010-210.

10.7. Somente serão considerados aptos para avaliação os títulos enviados com postagem até a data limite especificadaneste Edital no item 10.6. Serão consideradas a data e hora que consta no carimbo de postagem do Correio.

10.7.1 Somente serão considerados e avaliados aqueles títulos que:a) estiverem acompanhados do relatório do Anexo VII perfeitamente preenchido;b) apresentar na parte externa do envelope na face frontal a etiqueta apresentada no Anexo VIII com o nome da

Prefeitura, o número do Edital do Concurso Público, o nome do candidato, o número da inscrição e o cargo pretendido.c) apresentar autenticação na face do documento onde constam as informações necessárias para cumprir os

requisitos exigidos para a pontuação do título.10.8. Será de exclusiva responsabilidade do candidato a entrega da documentação referente a títulos, os quais

deverão ser entregues de uma única vez, não se admitindo complementação, suplementação, inclusão e/ou substituiçãode documentos.

10.8.1. Não serão aceitos títulos entregues em qualquer uma das seguintes condições: fora do prazo, por fax, porINTERNET ou por qualquer outra forma não prevista na publicação deste Edital.

10.9. Somente serão aceitas certidões ou declarações de instituição de ensino superior legalmente reconhecidapelo sistema de ensino, conforme a legislação em vigor e ainda devem referir-se a cursos comprovadamente concluídos.

10.10. Os títulos referentes à conclusão de Curso de Pós-Graduação em nível de Mestrado ou de Doutoradodeverão ser de cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES - doMinistério da Educação e, caso o candidato ainda não detenha a posse de seu diploma de mestrado e/ou doutorado, deveráapresentar em seu lugar a ata da dissertação e ata da defesa de tese, acompanhadas da declaração do coordenador docurso atestando a aprovação.

10.11. O título referente ao Curso de Pós-Graduação, quando for realizado no exterior somente será consideradoválido se o documento estiver traduzido para o português, por tradutor juramentado e em conformidade com as normasestabelecidas na Resolução nº. 01, de 03 de abril de 2001 e suas atualizações, se houver, da Câmara de Educação Superiordo Conselho Nacional de Educação.

10.12. Em nenhuma hipótese serão devolvidas ou disponibilizadas cópias, aos candidatos, dos documentos refe-rentes aos títulos.

11. DA PROVA PRÁTICA11.1. Ocorrerá Prova Prática de caráter classificatório e eliminatório, atendendo aos requisitos legais das Leis

Municipais, para os cargos abaixo relacionados:a) Motorista/Operador;b) Pedreiro – Construção Civil.11.2. A prova prática destina-se a avaliar os conhecimentos práticos que os candidatos possuem no desempenho

de atividades que são inerentes ao cargo pleiteado, constando de demonstração prática de sua habilitação na execuçãodas atribuições do cargo diante de perito ou equipe de perícia especializada em avaliação técnica do cargo concorrido.

11.3. Caso o candidato não esteja portando a documentação completa no momento exato do início da prova prática,esse passa a ser considerado reprovado na prova prática e, por consequência, reprovado no concurso.

11.4. A aplicação da prova prática ocorrerá em data a ser informada por Edital próprio, destinada a todos osaprovados na etapa do concurso que avaliou os conhecimentos teóricos através das provas objetivas desde que tenhamalcançado aprovação mínima conforme este Edital.

11.5. Realizada a Prova Prática, será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50(cinquenta) pontos em um total de 100 (cem) pontos estabelecidos para a avaliação de desempenho prático do candidato.Portanto estará automaticamente eliminado do certame o candidato que não atingir esta pontuação mínima.

11.6. A pontuação atribuída à prova prática será contada de maneira absoluta e única para a contagem dapontuação definidora da classificação do candidato no certame.

11.7. A pontuação das provas objetivas para os candidatos submetidos à prova prática será o primeiro critério dedesempate para os candidatos que auferirem a mesma nota na avaliação da prova prática.

11.8. Na aplicação da prova, com utilização de equipamentos de elevado valor, pertencentes ou sob a responsa-bilidade do Município ou da entidade que realiza o concurso, poderá ser procedida, a critério da Banca de avaliação e/ou do perito, a imediata exclusão do candidato que demonstre não possuir a necessária capacidade no seu manejo – sejapor clara e manifesta falta de condição técnica ou falta de condições físicas de pilotagem ou uso as quais podem serocasionadas por ingestão de álcool, medicação etc. - sem danificar equipamentos, veículos e/ou sem pôr em risco acomunidade.

11.9. Haverá um tempo máximo para a realização de cada quesito de avaliação da prova, que será fixado pelaBanca Examinadora, considerando a dificuldade e demais aspectos necessários para o desempenho satisfatório dos testespor parte dos candidatos.

11.10. O candidato, no início, deverá apresentar-se à Banca Realizadora da Prova Prática e permanecer em localdeterminado pelo perito responsável pela avaliação da prova antes de efetivamente realizá-la; ao terminar a provaprática, deverá se retirar do local de aplicação da prova a fim de não prejudicar o andamento do processo de avaliação,bem como não intervir psicologicamente na avaliação do próximo candidato.

11.11. Todos os candidatos deverão apresentar-se com trinta minutos de antecedência e em trajes apropriados quepermitam ampla liberdade de movimento e compatíveis ao cargo que se candidataram (calça, preferencialmentemacacão, camiseta, calçado fechado, preferencialmente botina - os Equipamentos de Proteção Individual serão forne-cidos pela Prefeitura) e obrigatoriamente portando:

a) cédula de identidade;b) documento de inscrição.11.12. Os candidatos participantes da fase das provas práticas terão suas pontuações anteriores zeradas, ou seja,

todos participarão em total igualdade de condições para averiguação de sua nova pontuação que será estabelecida de 0(zero) a 100 (cem).

11.12.1. Somente se houver empate dos candidatos de que trata o item 11 e subitens deste Edital é que passará acontar como primeiro critério de desempate a pontuação obtida nas provas objetivas.

11.12.2. Se persistir o empate passará a valer os critérios estabelecidos pelo item 13 deste Edital.12. DOS RECURSOS12.1. Os prazos para a apresentação dos recursos abaixo apresentados respeitam o Decreto Executivo nº 2425, de

12 de novembro de 2009.a) Recurso contra inscrições indeferidas – prazo 3 dias úteis;

b) Recurso solicitando revisão das provas objetivas, práticas e prova de títulos – prazo 3 dias úteis;c) Recurso gabarito oficial das provas – prazo 3 dias úteis;12.2. Recursos quanto às questões aplicadas, ao gabarito e quanto às notas atribuídas deverão ser feitos por escrito e em formulário próprio para recursos, conforme FORMU-

LÁRIO PARA RECURSOS apresentado no Anexo VI deste Edital, dirigidos à empresa CARLOS E JABUR ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS LTDA., devendo ser entregues eprotocolados, pelo próprio candidato, na Secretaria de Município de Administração da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul-RS, na Rua 15 De Novembro, 438, na forma derequerimento, em duas vias, dentro do horário de funcionamento da prefeitura devendo estar devidamente fundamentado, constando o nome do candidato, a opção de cargo, o númerode inscrição, telefone respeitando aos prazos previstos neste Edital e à forma de endereçamento indicada no Anexo VIII.

12.2.1. Os recursos que são mencionados no item anterior, serão recebidos pela Prefeitura Municipal e encaminhados à empresa CARLOS E JABUR ORGANIZAÇÃO DEEVENTOS LTDA.

12.3. Somente serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo estabelecido e que possuírem fundamentação, argumentação lógica e consistente que permita suaadequada avaliação desde que seja redigido com grafia compreensível e, quando grafado a punho, perfeitamente legível.

12.3.1. Os recursos referentes a questões das provas objetivas só serão avaliados se houver o devido, correto e justo preenchimento do campo onde consta a seguinte observação:Este campo deve ser preenchido somente para os recursos de Avaliação de Gabarito de Prova Objetiva e Avaliação de Títulos com a devida fundamentação técnica e o

embasamento teórico e/ou bibliográfico (com literatura de reconhecido valor científico).12.4. Havendo questões anuladas, elas serão pontuadas como corretas a todos os candidatos.12.5. Não serão aceitos recursos interpostos por fax, INTERNET, telegrama ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.12.6. A BANCA examinadora do Concurso Público constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.13. DA CLASSIFICAÇÃO13.1. A classificação final observará a ordem numérica decrescente da pontuação obtida pelos candidatos aprovados nas provas objetivas, aplicando-se os critérios de desempate

conforme este Edital.13.2. A classificação final dos cargos para os quais se encontram previstas as provas de títulos, observará a ordem numérica decrescente da pontuação obtida pela soma simples

da nota das provas objetivas somadas à nota obtida no total da prova de títulos.13.3. A classificação final do cargo que necessita de prova prática, contará apenas da pontuação final da prova prática.14. DO DESEMPATE14.1. Os aprovados nas provas objetivas para os cargos com exigência das provas práticas realizarão tais provas e, baseados nela, formarão sua pontuação para fins de

classificação final do concurso. Se houver empate em pontuação na prova prática, os candidatos em situação de igualdade terão seu desempate estabelecido pela pontuação na provaobjetiva ocorrida na etapa anterior do concurso.

14.1.1. A persistir o empate nos critérios apresentados no item 14.1, os candidatos em situação de igualdade passarão a se submeter aos critérios do item 14.2 até o item 14.3como é o caso de todos os demais candidatos.

14.2. Em todos os demais casos, em que não ocorrer prova prática, em situação de igualdade na pontuação final do Concurso Público, o desempate dar-se-á de acordo comos critérios abaixo, pela ordem e na sequência apresentada, obtendo melhor classificação o candidato que:

a) tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até o último dia de inscrição, conforme art. 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;b) obtiver maior pontuação em Conhecimentos Específicos;c) obtiver maior pontuação em Língua Portuguesa;d) obtiver maior pontuação em Legislação;e) obtiver maior êxito no sorteio.14.2.1. O desempate, por sorteio, dar-se-á através do sistema de sorteio apresentado a seguir:14.2.1.1. Os candidatos empatados serão ordenados de acordo com seu número de inscrição, de forma crescente ou decrescente, conforme o resultado do primeiro prêmio da

extração da Loteria Federal imediatamente posterior ao dia da prova objetiva, segundo os critérios a seguir:a) Se a soma dos algarismos do número sorteado no primeiro prêmio da Loteria Federal for par, a ordem será crescente;b) Se a soma dos algarismos da Loteria Federal for ímpar, a ordem será decrescente.14.2.1.2. Não havendo extração da Loteria Federal na data marcada, será considerada a data da extração imediatamente posterior.15. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A POSSE15.1. São requisitos para ingresso no serviço público, a serem apresentados quando da posse:a) Estar devidamente aprovado no Concurso Público classificado dentro das vagas estabelecidas neste Edital;b) Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, desde que o candidato esteja amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo

de direitos políticos, no termos do parágrafo 1º, Art. 12, da Constituição Federal e do Decreto Federal nº 70.436/72;c) Ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos no ato da posse, respeitando a idade mínima apresentada neste Edital exigida para o cargo pretendido;d) Estar quite com as obrigações eleitorais e militares (esta última para candidatos do sexo masculino);e) Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, mediante a apresentação de atestado de aptidão para o trabalho, a ser expedido por profissional ou empresa

designada pelo Município, sendo que o candidato aprovado deverá apresentar em função da realização da avaliação médica os seguintes exames: EEG (Eletroencefalograma), ECG(Eletrocardiograma), Hemograma, Glicemia (em jejum), Colesterol (total e fracionado), RX da Coluna (torácica, lombo-sacra e cervical), Avaliação Oftalmológica e Audiometria.Para os servidores que forem lotados na Secretaria de Saúde, serão exigidos, ainda, além dos exames citados, avaliação médica cardiológica, Hepatite C e VDRL. As despesas coma avaliação médica são de inteira responsabilidade do candidato

f) Comprovante da escolaridade e de habilitação para o cargo pretendido, conforme o disposto na tabela de cargos, na data da posse, bem como comprovante de pagamentoda última anuidade do conselho profissional a que estiver vinculado;

g) Não perceber proventos de aposentadoria civil ou militar ou remuneração de cargo ou função pública que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do incisoXVI e parágrafo 10º do Art. 37 da Constituição Federal;

h) Certidão negativa do Órgão de Classe a que estiver vinculado;i) Declaração de dependentes para fins de imposto de renda (formulário fornecido pela Prefeitura);j) Declaração de bens (formulário fornecido pela Prefeitura);k) Opção pelo plano de saúde (formulário fornecido pela Prefeitura);l) Opção pela filiação ao Sindicato (formulário fornecido pela Prefeitura);m) Declaração negativa de antecedentes criminais, fornecido pelo Fórum de residência do candidato a ser nomeado;n) Inscrição no PIS/PASEP;o) Cópia da Carteira de Identidade e CPF;p) Certidão de Nascimento ou Casamento do candidato;q) Certidão de Nascimento dos filhos solteiros menores ou maiores de 21 (vinte e um anos) que estejam estudando;r) Número de conta corrente bancária;s) Cópia da CTPS constando todos os contratos de trabalho anteriores ou certidão de serviço público exercido anteriormente;t) Candidatos com deficiência – verificar Capítulo próprio, neste Edital.15.2. ATENÇÃO: O candidato, por ocasião da POSSE, deverá comprovar todos os requisitos acima relacionados além de outros documentos que o Poder Público Municipal

o exigir no momento da convocação para a nomeação. A não apresentação dos comprovantes exigidos tornará sem efeito a aprovação obtida pelo candidato, anulando-se todos osatos ou efeitos decorrentes da inscrição no Concurso Público.

15.3. Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS), além dos documentos já relacionados, haverá a comprovação de residência na área ou micro área da comunidadeem que atuar, desde a data da publicação do edital do concurso público, que poderá ser feita através de conta de luz, água ou telefone, em nome do candidato ou declaração, devidamentereconhecida em cartório e firmada por três testemunhas. Em caso de troca de endereço que acarrete o afastamento da comunidade em que atua, o ACS deverá comunicar à ChefiaImediata, com antecedência mínima de 30 dias, expondo e fundamentando as razões da transferência da residência, com a posterior abertura do devido processo administrativo paraaveriguação dos fatos, estando ciente o candidato que a mudança de residência para fora da microárea acarretará na perda do cargo.

16. DO PROVIMENTO DAS VAGAS16.1. O provimento dos cargos públicos obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos aprovados.16.2. O candidato aprovado obriga-se a manter atualizados seus dados pessoais e de endereço mantendo sempre informada a Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul-RS sobre

estes dados pessoais.16.3. Os aprovados que vierem a ingressar no serviço público municipal serão regidos pelas leis municipais vigentes e estarão sujeitos à jornada de trabalho correspondente ao

que este Edital preceitua, inclusive com as alterações que vierem a se efetivar, podendo ser convocados para trabalhar em dias de sábado e domingo para o bom desempenho do serviço.17. DA HOMOLOGAÇÃO E DA VALIDADE17.1. O resultado final será homologado pelo Município e será divulgado publicamente com a afixação no Painel de Publicação da Prefeitura Municipal e, se a autoridade

competente julgar necessário, também em veículos de comunicação de ampla circulação da região do município.17.2. A validade do Concurso Público será de 2 (dois) anos a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período pelo

poder público municipal.18. DA CONVOCAÇÃO PARA O INGRESSO NO SERVIÇO PÚBLICO18.1. Por ocasião da nomeação serão exigidos dos candidatos classificados os documentos relativos à confirmação das condições estabelecidas no item 14 e seus subitens sendo

que a não apresentação de quaisquer deles importará na exclusão do candidato da lista de classificados.18.2. Não serão aceitos protocolos dos documentos exigidos, nem fotocópias não autenticadas.18.2.1. É facultado ao Município de Caçapava do Sul-RS exigir dos candidatos, na nomeação, além da documentação prevista neste Edital, outros documentos comprobatórios

que se fizerem necessários.18.3. O candidato aposentado por aposentadoria especial não poderá ingressar na Prefeitura em cargo cujo exercício da atividade infrinja disposição contida na Lei Federal

nº 9.032 de 28 de abril de 1995.18.4. No ato da nomeação, o candidato não poderá estar aposentado por invalidez e nem possuir idade de aposentadoria compulsória, ou seja, 70 anos. Também não poderá

receber proventos de aposentadoria oriundo de cargo, emprego ou função exercidos perante a União, Estado, Distrito Federal, Município e suas autarquias, empresas ou fundações,conforme preceitua o Art. 37, § 10 da Constituição Federal, com a redação de Emenda Constitucional n° 20 de 15/12/98, ressalvada as acumulações permitidas pelo inciso XVI do citadodispositivo constitucional, os cargos eletivos e os cargos ou empregos em comissão.

19. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS19.1. A Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul-RS e a empresa Carlos e Jabur Organizações de Eventos Ltda. não assumem qualquer responsabilidade quanto ao transporte,

alojamento e/ou alimentação dos candidatos, quando da realização das etapas deste Concurso Público.19.2. O candidato que fizer qualquer declaração falsa ou inexata ao se inscrever, ou que não possa satisfazer todas as condições enumeradas neste Edital, terá cancelada sua

inscrição e serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que tenha sido aprovado nas provas e exames ou nomeado.19.3. A candidata que desejar amamentar deverá, além de requerer atendimento especial para realizar a prova, comparecer ao local do exame com a antecedência mínima

de sessenta minutos, acompanhada de pessoa maior de 18 anos que ficará responsável pela guarda da criança. O menor e o responsável ficarão em sala especial. Nos momentos deamamentação a candidata solicitará ao fiscal de sala que a conduza ao local. O tempo destinado à amamentação, que não poderá exceder 15 minutos, não será descontado do tempode duração da prova.

19.3.1. Se a candidata requerente de realização de amamentação não comparecer com a pessoa maior de 18 anos, que ficaria responsável pela guarda da criança, a candidatanão poderá realizar a prova; ficando, por isso, desclassificada do Concurso Público.

19.4. Os candidatos aprovados neste Concurso Público serão convocados na medida das necessidades de pessoal da Prefeitura.19.5. Por justo motivo, a critério da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul-RS, a realização de 1 (uma) ou mais provas do presente Concurso Público poderá ser adiada,

devendo, no entanto, ser comunicado aos candidatos por novo Edital ou por comunicação direta, as novas datas em que se realizarão as provas.19.6. Todas as demais informações sobre o presente Concurso Público, como as listas contendo os resultados das provas, serão divulgadas conforme o disposto neste Edital,

cabendo, no entanto, ao candidato, a responsabilidade de manter-se informado.19.7. Os casos omissos, pertinentes à realização deste Concurso Público e os efeitos decorrentes deles serão dirimidos pela Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul-RS em

conjunto com a empresa Carlos e Jabur Organização de Eventos Ltda.19.8. O Foro da Comarca à qual pertence o Município de Caçapava do Sul-RS será o competente para dirimir qualquer questão relacionada ao Concurso Público de que trata

este Edital.

Gabinete do Prefeito Municipal de Caçapava do Sul-RS, 08 de novembro de 2011.

Zauri Tiaraju Ferreira de CastroPrefeito Municipal

Comissão de Coordenação e Fiscalização do Concurso PúblicoElenice de Oliveira Teixeira

Fabiane Nascimento CavalheiroFernanda Trindade Dutra de Oliveira

Sálvio Daniel Anjos de JesusVerá Lúcia Macedo Perceval - Presidente

Registre-se e Publique-se.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS PÚBLICOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL - RS - EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 2031/2011

09 de novembro de 2011Geral10 | Jornal do Pampa

IMÓVEIS PARA LOCAÇÃOLOCAÇÕES COMERCIAIS1- SALAS COMERCIAIS – (duas) – esq. das ruas Gal. Osório e Cel. Coriolano Castro. Excelente

ponto comercial. VALOR - a negociar.2- SALAS COMERCIAIS – Rua XV de Novembro, acima da Galeria Oberto. VALOR a negociar.3- SALA COMERCIAL – Rua 7 de Setembro (1º andar) – VALOR – R$ 300,00.4- SALAO COMERCIAL – Medindo 180m², com peça auxiliar, escritório e banheiro. Rua Lúcio

Jaime. VALOR – R$ 1.400,00.5- SALA COMERCIAL – Rua XV de Novembro, própria para loja, com vitrine..VALOR - R$ 1.650,00.6- SALA COMERCIAL – Rua XV de Novembro, nº 524, com área de 530m² - Valor a negociar.7- SALA COMERCIAL – Rua Gal. Osório, excelente ponto comercial. VALOR - R$ 800,00.LOCAÇÕES RESIDENCIAIS1- APARTAMENTOS EDIFÍCIO SOLAR DOS CERROS202/ - Sala de estar e jantar com lareira e sacada, três dormitórios, sendo um deles suíte, banheiro social,

cozinha, área de serviços fechada, box garagem, vista panorâmica. VALOR – R$ 880,00101- Sala de estar para três ambientes com lareira e sacada, vista panorâmica, cozinha integrada, duas

suítes, com possibilidade de um terceiro dormitório, área de serviços, e box garagem. VALOR – R$ 900,00.Prédio com porteiro eletrônico, elevador e salão de festas. Rua Tiradentes, nº 768.2- APARTAMENTOS – (Dois) – Sala de estar e jantar com lareira e sacada, três dormitórios, sendo um

deles suíte, ambos com sacada, banheiro social, cozinha ampla, despensa, área de serviços e box garagem,prédio com porteiro eletrônico. Rua Barão do Rio Branco. VALOR UNITÁRIO – R$ 650,00.

3- APARTAMENTO – Sala de estar e cozinha, dois dormitório, banheiro social e área de serviços. RuaBento Gonçalves. VALOR – R$ 280,00

4- APARTAMENTO – Sala de estar e jantar com lareira, banheiro social, dois dormitórios, sendo umdeles suíte, cozinha e área de serviços. Rua XV de Novembro. VALOR – R$ 550,00.

5- APARTAMENTO – Sala de estar e jantar com lareira, dois dormitórios, sendo um deles suíte, banhei-ro social, cozinha, área de serviços e dependência. Rua Barão do Rio Branco. VALOR – R$ 580,00.

6- APARTAMENTO – Sala de estar e jantar com sacada, três dormitórios, sendo um deles suíte, banheirosocial, área de serviços e box garagem, portão eletrônico. Rua Ulhoa Cintra. VALOR – R$ 750,00.

7- APARTAMENTO – Sala de estar e jantar, dois dormitórios, banheiro social, cozinha, área de serviçose garagem. Rua Bento Gonçalves. VALOR –R$ 550,00.

8- APARTAMENTOS (três) – Sala de estar e jantar com sacada, dois dormitórios, sendo um deles suíte,banheiro social, cozinha, área de serviços, garagem com portão eletrônico. Prédio com sala de festas echurrasqueira. Rua Adão Teixeira da Silveira. VALOR UNITÁRIO – R$ 450,00

9- APARTAMENTO – Sala de estar e jantar com sacada, três dormitórios, banheiro social, cozinha, áreade serviços e dependência. Rua Cel. Romão. R$ 700,00

10- APARTAMENTO – Sala de estar e jantar ampla com lareira, três dormitórios, sendo um deles suíte,banheiro social, cozinha, área de serviços, dependência com banheiro. Rua Bento Gonçalves. VALOR –R$ 650,00

11- APARTAMENTO - Sala de estar, dois dormitórios, cozinha, banheiro e área de serviços. Rua SilvaJardim. VALOR – R$ 350,00

12 – APARTAMENTOS (Dois) – Sala de estar com lareira, dois dormitórios, sendo um deles suíte,banheiro social, cozinha e área de serviços. Rua XV de Novembro. VALORES – R$ 500,00 e R$ 520,00.

13- APARTAMENTO EM PORTO ALEGRE – Sala de estar, banheiro social, dois dormitórios, cozi-nha, área de serviços e banheiro. Rua Anita Garibaldi, nº 1940 – Apartamento 308 (Edifício Kristine).VALOR – R$ 1.000,00

14- CASA – Sala de estar, dois dormitórios, banheiro social, cozinha e área de serviços. Rua Riachuelo.VALOR - R$ 350,00.

15- CASA – Sala de estar com lareira, sala de jantar, três dormitórios, sendo um deles suíte, banheirosocial, cozinha, garagem e pátio amplo. Rua Sete de Setembro. Imóvel com localização própria para comér-cio. VALOR – R$ 600,00.

16- CASA – Sala de estar com lareira e cozinha conjugadas, cozinha, dois dormitórios, banheiro social,garagem para dois carros, churrasqueira. Rua Lúcio Jaime. VALOR – R$ 450,00.

17- CASA – Sala de estar, três dormitórios, banheiro social, cozinha, área de serviços e garagem. RuaElpídio Giambastiani. VALOR – R$ 470,00

18- CASA – Sala de estar, sala de jantar com lareira, três dormitórios, sendo um deles suíte, banheirosocial, cozinha, área de serviços, garagem e pátio amplo. Rua Tiradentes. VALOR – R$ 500,00.

19- CASA – Parte inferior: cozinha ampla com churrasqueira e fogão de chapa, banheiro e depósito.Parte Superior: sala de estar e jantar, três dormitórios, banheiro social, cozinha ampla e lareira. Rua AfonsoFabrício

Aluguéis para veraneio.Casas e cabanas em alve-naria, novas e mobiliadas.Próximo à praia e aavenida. Tratar: RuaPaulino Modernell nº 480.Telefone: 053 3236 3660.www.dunaspraia.com.br

Praia do Cassino Dunas - Cabanas

e Casas

O MOVIMENTO ASSISTENCIAL CAÇAPAVANO – MAC, Organiza-ção da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, na pessoa de seuPresidente, Flávio Augusto Soares Barreiro, convoca através deste editaltodos sócios para Assembléia Geral a realizar-se dia 22 de novembro de 2011,em primeira chamada as 18h e em segunda e última chamada as 18h30min nasala de reunião da ACIC, sito a Rua Coronel Coriolano Castro, 1170, conj.301,onde será deliberada a seguinte ordem do dia:

- Eleição de Diretoria;- Assuntos Gerais.

Caçapava do Sul 07 de novembro de 2011

Flávio Augusto Soares BarreiroPresidente

MOVIMENTO ASSISTENCIAL CAÇAPAVANO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Na edição da semana passa-da (1°), foi publicada no Jornal doPampa, uma matéria a respeito deum caso ocorrido na cidade deSão Sepé, onde Joceli Pereira daRosa voltou para a prisão. Atra-vés desta nota gostaríamos deinformar que Joceli da Rosa, fun-cionário da Emissora de rádioCaçapava, encarregado de repor-tagem e departamento comercial,não possui nenhum vínculo coma notícia publicada em nosso jor-nal. O fato aconteceu com JoceliPereira da Rosa, morador da cida-de de São Sepé.

Nota de Esclarecimento

O Mundo Full vem através deste esclarecerfatos ocorridos nesta semana referente ao eventoque se realizará no dia 12 de novembro. O MundoFull foi apresentado ao público no dia 15/10, porémnossa empresa já estava com o calendário de even-tos fechado até o fim do ano, marcada desde se-

tembro onde foram apresentadas as datas à diretoria do CUC com intuitode não prejudicar o público com dois eventos na mesma data. Com datasdiferentes haveria maior número de eventos para prestigiar. Começamos adivulgação da festa Preview do Tour de Aniversário Atlântida – Ello Verão3D no dia 24/10, e no domingo dia 30/10 começou uma divulgação de outroevento na mesma data e com localidade no CUC, ou seja dois eventos nomesmo dia sendo que dia 14, véspera de feriado, não haverá nada. Issogerou um desconforme geral do público fazendo com que a diretoria doClube União usasse de bom senso e agisse de forma correta cancelando oevento que ali ocorreria na mesma data. Agradecemos a diretoria do ClubeUnião Caçapavana pela forma correta de solucionar este problema. OMundo Full está a total disposição para ajudar os interesses do ClubeUnião para qualquer evento do clube que não envolva terceiros. Agrade-cemos a todos que utilizaram de bom senso, e pensaram no bem do públicocaçapavano. Ass: e equipe Mundo Full.

A Pedido

O diretório municipal do Partidodos Trabalhadores organizou para opróximo sábado dia 12 de novembro(sábado), o curso de Formação Polí-tica, ministrado por equipe de forma-ção do PT estadual. O curso é desti-nado a todos os filiados e simpati-zantes, para conhecimento das dire-trizes partidárias, também é destina-do aos pré-candidatos. Os participan-tes receberão certificado com cargahorária e comprovação de presença,sendo o curso gratuito. A Câmara deVereadores é o local onde será desen-volvida essa atividade, a partir das 9horas até as 17horas.

PT de Caçapava doSul realiza curso de

formação

25/10 - Doralice Gonçalves da Silva

Jornal do Pampa | 1109 de novembro de 2011 Esporte

Medalhas I - Estudantes e professores da cidade lotaram a câmara devereadores, 31 de outubro, para receber a premiação do JERGS em sessãosolene.

Medalhas II - Centenas foram entregues a alunos da ETERRG, DinarteRibeiro, EENSA, Eliana Bassi de Melo, Januária Leal, Patrício Dias, DagobertoBarcellos e Vilmar Madeira.

Handebol - Surgido durante a primeira Guerra Mundial em Berlim, mo-dalidade esportiva levou grande público ao melão. Nas finais do Jesca naúltima sexta-feira e deu ETERRG.

XADREZ -Também teve grande participação das escolas do Jesca.ETERRG também levou a melhor.

FUTSAL I - Campeonato veterano, 40 anos, primeira divisão tem iníciomarcado para dia 15 de novembro. As noites de terças e sextas serão movi-mentadas com quatro jogos.

FUTSAL II - Primeira divisão terá 6 equipes, veteranos terá 9 equipes.Tudo indica que torcedor vai acompanhar. A saudade dos grandes jogos égrande.

Taça - Gaúcha de futsal vai trazer várias cidades à Caçapava dia 20 denovembro. É o futsal no domingo e quem gosta vai acompanhar e torcerpelas nossas equipes.

DELEGAÇÃO I - Dois ônibus partem amanhã 10 de novembro às 13horas dos fundos da prefeitura rumo a São Pedro do Sul. É a ENESPREFque acontece até domingo 13 de novembro.

DELEGAÇÃO II - Serão mais de 100 atletas que vão brigardesportivamente em várias modalidades e naipes. Serão vinte cidades ten-tando conquistar esta olimpíada. Muita força aos nossos representantes.

Abrindo a quarta rodada da 1°divisão de campo no sábado numjogo bastante disputado, Floriano eVivian/NG, ficaram no zero a zero.

Já no segundo jogo, sobraramgols para o time do Cruzeiro que apli-cou onze a zero no Caçapava. O timecomandado pelo Anapion teve golsmarcados por Dida( 3), Fino(2),Alex(2), Tiago, Pity, Bruno e Giovane.Com o resultado o time do técnicoAglaé Santana se aproximou mais dorebaixamento.

Na tarde de domingo o SantoAntônio bateu a Nova Geração porquatro a dois, gols de José Gleisson (2), Heber, Felipe , Antônio e Jelliferdescontaram para o Nova Geração.Encerrando os jogos do final de se-mana a equipe do Pedreira Combus-tíveis com gols de Vainer (2), Gugu eLucas Barcellos venceu o time doAugusto Victor Costa por quatro aum. Roger fez o gol de honra para otime da localidade do Durasnal. Didado cruzeiro com 6 gols foi o goleadordo campeonato.

O campeonato prossegue:

Cruzeiro goleia, mas Floriano é o líder

CLUBES PG J V E D GF GCFLORIANO 10 4 3 1 - 12 3A. V. COSTA 9 4 3 - 1 11 6Pedre. Comb 7 3 2 1 - 6 1CRUZEIRO 7 4 2 1 1 19 5VIVIAN 5 3 3 1 2 6 1S. ANTÔNIO 4 4 1 1 2 7 12N. GERAÇÃO 0 4 - - 4 5 16CAÇAPAVA 0 4 - - 4 2 24

Classificação:

No dia 12 com:Nova Geração X CaçapavaPedreira X Cruzeiro

No dia 13 com:Floriano X A.V.CS. Antônio X Vivian

Anderson Henriques é campeão brasileiro universitárioNo último domingo, dia 06 de novembro, o caçapavano Anderson

Henriques disputou as Olímpiadas Universitárias, em Campinas, SãoPaulo.

Na prova dos 400m rasos masculino a vitória foi do gaúchoAnderson Freitas (SOGIPA-RS), com o tempo de 47s23. Em segundolugar chegou o carioca Wallace Magalhães Daflon (UNIVERSO-RJ),com 47s49. A terceira colocação foi do pernambucano Diego Oliveira(FMN), com 47s82.

As Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 são uma realização do COBem parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário(CBDU) e o Ministério do Esporte, tendo apoio da Prefeitura Municipalde Campinas e da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE).

4º Jogo - Vagner e Gugu Vitória no contraataque3º Jogo - 1ª vitória Santo Antonio

Felipe e Marcione pouco trabalho no primeiro jogo

2º Jogo - Zaga do Cruzeiro não levou gol

Aconteceu neste final desemana em São Sepé a 7ª etapado campeonato centro sul deVELOCROSS, a prova foi emSão Sepé quando AugustoMota sagrou-se campeão emsua categoria. Patrocinado pelaTCHE COTRIJUI, Augustocompete desde os oito anos deidade quando começou corren-do nas categorias infantis, hojeestá competindo na categoriaadulta VX até 200 cc. Segundo a organização da prova existe a possibilidadeda ultima etapa acontecer em Caçapava no inicio de dezembro quandoAugusto estará mais uma vez representando a nossa cidade.

Augusto Mota ganha etapade Velocross em São Sepé

Aconteceu dia 5de outubro de 2011 –Dia Nacional da Cultu-ra. Participaram os alu-nos da UNIPAMPA,APAE, CAPS eCapoeiristas em geral.A cerimônia reuniucapoeiristas de SãoGabriel, São Sepé eCaçapava do Sul, con-tou ainda com a presença dos mestres: mestre Índio, da Bahia, mestre Pago-de, de Santa Maria, e mestre Pernalonga, de Porto Alegre. O evento contoucom o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e comércio local.Convém salientar que mestre Índio iniciou o trabalho com capoeira no RS.

Batizado de Capoeira da AssociaçãoHerdeiros da Ginga

Caçapava do Sul, 09 de novembro de 2011