jornal do pampa edição 218

12
União e Glamour no Carnaval 2012 Acidente no Seival deixa três feridos Pág.09 Magistrado caçapavano é louvado pelo Tribunal de Justiça do Estado Pág.09 Jordana Henriques participa do programa Astros no SBT Pág.03 Pág.03 Heinze quer incluir outras demandas nos incentivos contra a seca Pág.09 Caçapava do Sul, 15 de fevereiro de 2012 Edição 218 R$ 1,50 5 anos Fantasia de 2011

Upload: daniel-miranda

Post on 07-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal do Pampa Caçapava do Sul, edição 218, quarta-feira, 15 de fevereiro, 2012.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Pampa edição 218

União eGlamour noCarnaval 2012

Acidente no Seivaldeixa três feridos

Pág.09

Magistrado caçapavano é louvadopelo Tribunal de Justiça do Estado

Pág.09

JordanaHenriquesparticipa doprogramaAstros no SBT

Pág.03

Pág.03

Heinze quer incluir outras demandasnos incentivos contra a seca

Pág.09

Caçapava do Sul, 15 de fevereiro de 2012 Edição 218 R$ 1,50

5 anos

Fantasia de 2011

Page 2: Jornal do Pampa edição 218

02 | Jornal do Pampa 15 de fevereiro de 2012Geral

RedaçãoRua Benjamin Constant, 504 - Sala 14Fone: (55) 3281-3139CNPJ:09.144.053/0001-50Jornalista responsável:Daniel Miranda - MTB 13.424Departamento Comercial:Siria Souto Marques

Reportagem: Helen Núbias e Marcel Junqueira (Esporte)Diagramadora: Marieta Machado ZagoE-mail: [email protected]: [email protected] textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores,não expressando necessariamente a opinião do jornal.Envie seus textos e sugestões para [email protected]

O termo suicídio foi utilizado pelaprimeira vez em 1737 por Desfontaines.O significado tem origem no latim, najunção das palavras sui (si mesmo) ecaederes (ação de matar). Estaconotação especifica a morte intencio-nal ou auto-infligida. Num aspecto ge-ral, o suicídio é um ato voluntário porqual um indivíduo possui a intenção eprovoca a própria morte. Pode ser rea-lizado através de atos (tiro, envenena-mento ou enforcamento) ou por omis-são (recusa em alimentar-se, por exem-plo). O estado do Rio Grande do Sulpossui o maior índice de suicídios. EmCaçapava os números aumentam a cadadia.

A psicóloga Luciele Osório, expli-cou os maiores fatores causadores dosuicídio. Para ela o suicídio é a conse-qüência mais severa dos transtornosdepressivos. O sujeito depressivo,muitas vezes, acredita que não há solu-ções para as suas problemáticas, apre-sentando um baixo poder de resoluçãoe enfrentamento dos conflitos, perma-necendo num estado mórbido de tris-teza, sofrimento e insatisfação. A mortevem como “saída”, uma forma de sanara dor e o desespero emocional. Diga-mos que a tentativa suicida ocorrequando, realmente, a pessoa tem maisaspectos doentes do que saudáveis,estando tão adoecida a ponto de per-der o seu controle e equilíbrio emocio-nal. Além da depressão, há comor-bidades como drogadição, alcoolismoe doenças mentais que são fatores al-tamente influenciadores.

Estudos epideomológicos situamo RS e o oeste de SC como as regiõescom maior predominância de suicídios.Acredita-se que a semelhança entre osdois estados seja o perfil e aspectosculturais de ambos, onde a predomi-nância da agricultura familiar pode serum dos principais motivos que levamagricultores a tirarem a própria vida. Aexplicação antropológica é que quemvive e depende da agropecuária está amercê de perdas significativas, dívidase falência que independem somente daforça do trabalho do homem, sobretu-do, de condições climáticas que fogemdo controle humano acarretando em ta-manha impotência e angústia.

O gaúcho também herda de seusantepassados, pelos feitos históricos,a coragem e o orgulho de ser vencedore quando acredita que fraquejou nes-tes quesitos, o seu “ponto de honra” éabalado, apelando para o suicídio para“safar-se” de suas fraquezas e de seussentimentos equivocados.

Quanto à clínica, a tendência sui-

Acompanhamento psicológico e ajudafamiliar podem diminuir casos de suicídio

cida aparece quando o paciente trazconsigo uma problemática que o imo-biliza, que o enfraquece e o desespera.Cada sujeito reage de uma forma dife-rente, ou seja, o desemprego para umpode ser altamente ansiogênico edepressor, enquanto outro administratal situação com maior resiliência. Nemtodo alcoolista e nem todo drogaditoapresenta tendência suicida, assimcomo nem todo depressivo traz talsintomatologia. O tamanho do sofrimen-to e a fragilidade emocional do indiví-duo são bem mais influenciadores queo nível sócio-econômico e cultural, po-dendo ocorrer à tentativa, bem como oato suicida, em qualquer classe social eníveis culturais.

Agravantes: alcoolismo; dro-gadição; doenças mentais emcomorbidade com transtornos depres-sivos. Sentimentos mórbidos comoculpa, remorso, tristeza, mágoa, ódio evivência de perda e luto são situaçõesque maximizam a tendência depressivado sujeito.

O que as pessoas precisam é criaruma consciência mais positiva da vida,mesmo diante dos sentimentos maisinvasores que geram tamanho sofri-mento e desespero. Geralmente, quan-do o sujeito está vivenciando um epi-sódio depressivo intenso, não buscará

ajuda sozinho pelo fato de estar tãoadoecido mentalmente, não encontran-do recursos, soluções ou sequer dan-do-se conta de sua necessidade. Nes-ta fase, a família e amigos precisamajudá-lo, impulsionando-o a um trata-mento. Diante de um indício dedesequilíbrio emocional, o cuidado eatenção familiar são imprescindíveispara evitar a maximização do sofrimen-to e prevenir a pior consequencia, osuicídio.

Quando a pessoa ainda tem res-guardado aspectos sadios que a per-mitem a racionalizar e ter consciênciade suas necessidades, ela própria pre-cisa investir em si recorrendo a umaajuda. O autoconhecimento é a molamestra, pois o indivíduo que se conhe-ce sabe também identificar quando ne-cessita de amparo e cuidados especi-ais. É interessante enfatizar que todosnós temos limites, fragilidades e pode-mos vivenciar fracassos. Tomar issocomo inerente ao ser humano, aceitar erespeitar é fundamental para termosatitudes positivas diante dos eventosda vida.

Conforme o sargento AndréPimentel, o início do ano de 2012 foimarcado por vários casos de suicídiosem Caçapava do Sul. Para o sargentoisso se deve a casos de dívidas finan-ceiras e desilusões amorosas. Geral-mente são pessoas de mais de 40 anosde idade, usam arma de fogo e em se-gundo lugar enforcamento.

De acordo com ele seria necessá-rio um acompanhamento psicológicoe ajuda da família que possam auxiliaras pessoas com problemas de depres-são, e que tenham cometido tentativasde suicídios.

Um esgoto a céu aberto preocupa os moradores e os comerciantes da RuaBenjamin Constant e da Rua Barão do Rio Branco. Segundo os moradores oproblema iniciou no dia 6 de fevereiro, segunda-feira, e não é a primeira vez queisso ocorre.

No local o cheiro é forte e provavelmente o esgoto parta das instalaçõesdo Hospital Dr. Victor Lang, pois é visível o sangue correndo pela calçada eimpressionando quem passa pelo local. Conforme moradores e comerciantesda Rua Barão do Rio Branco, o problema acontece já faz algum tempo e aguar-dam uma providencia da Secretaria de Obras do município.

Na quinta-feira, 08 de fevereiro o Prefeito em exercício Luiz Antonio SoaresVargas visitou o local para ver a situação do esgoto. O secretário de Obras domunicípio, Salvio Daniel, explicou que a tubulação no local é muito antiga eprecária. Pretende resolver isso comprando uma tubulação nova, e fazendouma nova rede de esgoto com maior resistência, pois o tráfego de caminhõesno local é grande o que facilita o rompimento do sistema de canalização.

“Estamos em contato para comprar ou conseguir canos novos com aCORSAN, se não conseguirmos iremos comprar com recursos próprios dasecretaria, está previsto o serviço iniciar nas próximas semanas, salientou osecretário.

Moradores reclamamde esgoto a céu aberto

João Jacinto da Silva, patrão em gestão do Centro de Tradições Gaúchas Clarei-ra da Mata, no uso de suas atribuições conferidas pelos artigos 20°, 26° e 27° dosestatutos sociais de hora vigentes, convoca os senhores associados, quites com atesouraria para Assembléia Geral Ordinária a realizar-se no dia 02 de março de 2012,às 18h e 30min em primeira convocação com metade mais um dos associados e emsegunda convocação uma hora após (19h30min) com qualquer número de associa-dos. O local será a sede da entidade, salão de festas.

Ordem do dia:a) Prestação de Contas (segunda metade da gestão, encerramento do biênio

2010/2012);b) Apreciação sobre reajuste de mensalidades;c) Apresentação e eleição de nova patronagem e;d) Assuntos gerais de interesse da entidade.Caçapava do Sul, 13 de fevereiro de 2012.

João Jacinto da Silva - Patrão Biênio 2010/2012

Edital de ConvocaçãoAssembléia Geral Ordinária

CTG Clareira da Mata

Durante anos seguidos, a es-querda, em especial os petistas, acu-sou Fernando Henrique Cardoso deser um privatista, conceito que, se-gundo os falastrões, se alastrou en-tre todos os que atualmente fazemoposição ao Palácio do Planalto.Durante a campanha presidencial de2006, quando Geraldo Alckmin per-deu a disputa dando muito trabalhoa Lula, a campanha do petista insis-tiu na tese mitômana de que os tuca-nos, de volta ao poder, privatizariama Petrobras. Mentira esculpida namente imunda dos marqueteiroscom o estrito objetivo de anestesiara massa ignorante do País.

Na disputa de 2010 pelo Paláciodo Planalto, em que duelaram DilmaRousseff e José Serra, o tema foi res-suscitado, tendo, então, o petróleodo pré-sal como objeto maior daeventual onda de privatizaçãotucana. Outra enorme bobagem querecebeu a chancela irresponsáveldos marqueteiros do PT. Toda essapolêmica sobre o tema surgiu a par-tir do processo de privatização dasempresas de telefonia, que no go-verno de Fernando Henrique Cardo-so alimentou a sanha oposicionistae suicida do PT e seus aliados daesquerda. É fato que vários detalhessobre a privatização das teles foramalvo de explicações extremamentetécnicas, como forma de fazer comque certas obscuridades passassemao largo da verdade, mas o proces-

Coerênciaso permitiu, entre tantas coisas, queo Brasil pudesse estar conectado,como é fácil constatar.

Para derrubar a teoria dos que hojeestão no poder, o Ministério da Saúdeanunciou que enviará mensagens (tor-pedos) aos celulares da populaçãopara alertar sobre a temporada de den-gue e divulgar as formas de combate àdoença. Ora, não fosse a privatizaçãoque os petistas tanto condenaram empassado recente, não poderia serminimizada com esse tipo de ação. Emoutras palavras, coerência e políticase assemelham à água e ao óleo, quejamais se misturam.

Além das críticas nacionais, asprivatização dos aeroportos deGuarulhos, Viracopos e Brasília na se-gunda-feira também foram duramentereprovadas pelo setor aéreo mundial.A Iata - entidade que reúne as 280maiores empresas do mundo - denun-cia a falta de transparência do gover-no no processo e diz que a inflação nopreço da compra não conseguirá sercompensado apenas com a explora-ção dos três aeroportos e acabará emnovos impostos para os passageiros.“Mesmo considerando que uma quan-tidade substancial de recursos podeser atingida por meio de melhorias naeficiência dos aeroportos, em especialem Guarulhos, é difícil conciliar o mon-tante pago com o potencial de recei-ta”, alertou a entidade. “Essa diferen-ça é de grande preocupação para aindústria.

Page 3: Jornal do Pampa edição 218

Jornal do Pampa | 03Geral15 de fevereiro de 2012

O Rio Grande do Sul busca oalto grau de desenvolvimentotecnológico no setor pecuário,porém, ainda estamos abaixo dorendimento satisfatório na médiageral das propriedades. Aqui noestado, a base da alimentação dapecuária é o campo nativo, comconcentração da produção de for-ragem no verão, paralisação docrescimento e decréscimo da qua-lidade da forragem no outono-in-verno. Desta forma, a pastagem deinverno é utilizada para suprir ovazio forrageiro da estação friaenquanto a pastagem de verão éutilizada para potencializar a pro-dutividade na estação quente.

Sabe-se que além do potenci-al da pastagem a ser utilizada e dosrecursos climáticos, a produção éinfluenciada por muitos outros fa-tores, entre eles o manejo e a ferti-lidade do solo. No entanto, é demuita importância ressaltar que arelação entre produção e qualida-de da pastagem depende direta-mente da fertilidade do solo. Po-rém, os fertilizantes utilizados noprocesso de implantação e manejode pastagens representam o maiorcusto, e com isso os produtores

Pastagens e fertilização do solotem optado pela redução ou nãoutilização destes, um erro que di-minui a produção e a qualidade daforragem. Isso contribui para adescapitalização do produtor, poislevará a um menor ganho por área,visto que os impostos, juros, se-mentes bem como os custos fixosserão mantidos.

A qualidade de uma pasta-gem reflete diretamente na produ-ção animal e sua utilização repre-senta um avanço tecnológico nosistema. Para isso, o manejo ade-quado desta tecnologia influenciadiretamente no resultado final doinvestimento. Dentro desse con-texto, a fertilização do solo consti-tui um recurso que certamente trazretorno ao investimento, pois dácondições para a forragem expres-sar seu potencial de crescimento econseqüentemente proporcionarretorno econômico à propriedade.Temos que ter em vista que os re-cursos devem ser usados de for-ma racional, com acompanhamen-to técnico especializado, visandoaumentar a eficiência de utilizaçãoda forragem e tornar os sistemasde produção animal mais produti-vos e viáveis economicamente.

Nesta segunda-feira, dia 13, o De-putado Federal Luiz Carlos Heinze (PP)esteve em Caçapava do Sul, para umareunião com a Diretoria do SindicatoRural (SR), sobre alternativas de ajudaros produtores rurais com medidas con-tra a estiagem que está prejudicandosubitamente a safra deste ano, tanto naagricultura, como na pecuária.

O Presidente do SR, SandroFerreira, abriu a reunião e passou a pa-lavra ao Deputado que começou expla-nando sobre a luta de colocar nos pa-cotes de combate a seca do GovernoFederal, o arroz, pecuária e a fruticultu-ra, já que os incentivos atuais estãodirecionados somente para a soja e omilho.

Segundo Heinze, as percas ocasi-onadas pela estiagem no Estado, prin-cipalmente em Caçapava, não estão li-mitados somente na soja e no milho,mas sim em toda a produçãoagropecuária, principalmente na pecu-ária, onde o gado está sofrendo aindaem muitas regiões pela falta de comidae a escassez de água. A inclusão des-sas outras medidas nos incentivos doGoverno irá ajudar os produtores a pro-longarem por mais tempo os seus cus-teio bancários e financiamentos, alémde ajudar na liberação mais rápida dosseguros e diminui a burocracia para oprodutores alcançarem as ajudas con-tra a seca.

Durante o encontro, que teve a

Heinze quer incluir arroz, pecuária efruticultura nos incentivos contra a seca

presença tambémdo gerente doBanco do Brasil,Jorge Kramer e doBanrisul, VilmarRitter, foi questio-nado sobre a ori-entação das agên-cias sobre as me-didas de prolongarou não o custeiodos produtoresatingidos e também será feito um levantamento junto aos bancos sobre o númerode financiamentos em Caçapava, bem como os seus valores, para serem repassa-dos ao Deputado através do Sindicato, onde Heinze tentará medidas coletivas emBrasília para ajudar os agropecuaristas locais.

Segundo Kramer, os produtores que chegarem na agência e comprovaremque foram atingidos pela estiagem, o prazo de seus custeios ou financiamentosserão readequados.

Outro ponto comentado na reunião pelo Deputado, é que nos dias 6 e 7 demarço deve ser votado no Congresso Nacional o novo Código Florestal. Segun-do Heinze, já existe um acordo entre as bancadas para ser votado a lei. Este novocódigo deve definir em todo o Brasil as áreas de preservação ambiental e asmedidas que cada produtor deve tomar em seu campo.

Foi anunciado também pelo parlamentar um projeto que está sendo feito porele em conjunto com a Senadora Ana Amélia Lemos, que é através do Ministérioda Agricultura, para a compra de tratores aos municípios gaúchos, que possamserem usados somente na construção de açudes no interior. Mas estas máquinasseriam administradas pelo Conselho Municipal de Agropecuária, os Sindicatos,cooperativas e associações, onde iriam definir metas, valores e um cronograma detrabalho para os tratores, com uso exclusivo na construção de açudes de bebe-douros. Essas máquinas seriam distribuídas em 360 municípios gaúchos quenecessitam desta demanda.

Participaram também do encontro, o Secretário de Agropecuária do municí-pio, José Ivan Menezes, a vereadora Rosane Abdala, o Ex-Prefeito Otomar Vivian,membros da Cotrisul e produtores rurais.

Na segunda-feira, 13 de fevereiro por volta de 10 horas da manhã acon-teceu um acidente próximo a localidade do Seival, estrada que dá acesso aLavras do Sul, na RS 357. Um Fiat Uno vermelho com placas de Lavras doSul perdeu o controle do veículo em uma curva e acabou capotando. Esta-vam no carro além da motorista, outras duas passageiras.

Segundo Boletim de ocorrência da Brigada Militar a condutora de 29anos perdeu o controle do veículo, segundo relato ela foi trocar de músicano rádio do carro, e não conseguiu realizar a curva.

A motorista teve ferimentos graves e as outras duas passageiras tive-ram apenas lesões leves, todas foram levadas para um Hospital na cidadede São Gabriel.

Acidente no Seival deixa 3 feridosFoto: Helen Núbias

Page 4: Jornal do Pampa edição 218

15 de fevereiro de 2012Política/Geral04 | Jornal do Pampa

Nesta quinta-feira, dia 09, o Pre-sidente da Câmara, vereador IlsonTondo, recebeu a visita do responsá-vel pelo setor de habitação do muni-cípio, Flávio Brito, para solicitar ajudado legislativo caçapano na pressãojunto ao Governo Federal, através doMinistério das Cidades, para liberaros recursos do projeto “Minha CasaMinha Vida”.

Segundo Brito, o projeto paraconstruir 50 casas populares já estáaprovado e as famílias beneficiadas jáestão escolhidas, o que está faltandoé o Ministério contratar o projeto eliberar os recursos, onde o local cedi-do pela Prefeitura para a construçãojá está pronto.

Outra iniciativa é também a cons-trução de mais 50 casas, mas paraquem já possui o terreno, no mínimocom o contrato de compra e venda.Neste caso, ainda estão sobrandovagas para o cadastro, mas para osprojetos aprovados a espera é a mes-ma, a liberação do dinheiro pelo Go-verno Federal. Para quem possui ter-reno, o contribuinte paga uma parteda construção com uma parcela míni-ma, mas com renda estabelecida.

Para este programa que ainda res-

Pressão para liberar os recursosdo projeto “Minha Casa Minha Vida”

tam inscri-ções, os in-teressadosprecisamprocurar osetor de ha-bitação domunicípiopara escla-recerem asdúvidas.

O Pre-sidente daCâmara informou que ainda esta semana irá entrar em contato com a maioriados Deputados Federais gaúchos para pedir apoio na liberação destes recur-sos, inclusive com o Gabinete da Senadora Ana Amélia Lemos. Para as primei-ras casas, onde a Prefeitura cede o terreno, os valores estão estipulados emcerca de R$ 35 mil por residência, ou seja, totalizando mais de R$ 1,7 milhão.

Outro ponto abordado por Brito no encontro, é o projeto que está emandamento no meio rural, também no setor de habitação. Este programa con-siste em reunir grupos no interior do município, para as pessoas ainda nãopossuem casas, mas o campo está no seu nome, através da escritura. Com isso,podem junto a Caixa Econômica Federal apresentar o projeto, feito em parceriacom o Movimento dos Pequenos Agricultores de Caçapava e o setor de habi-tação e depositar na Caixa uma quantia de R$ 2.500,00 e após a obra pronta obanco devolve ao agricultor, R$ 4.000,00.

Neste projeto a contrapartida do produtor é a mão-de-obra para a constru-ção, já que o material a Caixa fornece todo através do comércio local. Os gruposestão sendo montados com a ajuda do setor de habitação e o MPA.

Flávio disse também ao Presidente que já foram construídas 36 casas nointerior através deste programa.

Nesta quarta-feira, dia 08, o vereador Pedro Gaspar esteve em PortoAlegre para uma audiência com o Presidente da Comissão de Agriculturada Assembléia Legislativa, Deputado Estadual Ernani Pólo, para solicitar aintervenção do parlamento gaúcho na construção emergencial de poçosartesianos no interior de Caçapava do Sul, em virtude da estiagem quecastiga o município.

Segundo Gaspar, há muito tempo diversas comunidade do interior deCaçapava estão sofrendo com a falta de água, já que a estiagem nos últimosanos estão sendo constantes. Desta forma, de acordo com o vereador, se oEstado não possui estrutura para colocar água encanada em todas as loca-lidades, a saída será um mutirão para construir poços artesianos, que aten-dam o maior número de famílias possíveis.

Para intensificar ainda mais esta iniciativa, a Comissão de Agriculturada Assembléia deve realizar no inicio de março uma audiência pública emCaçapava, para apresentar os avanços desta iniciativa.

“Temos que buscar alternativas para a comunidade rural que está so-frendo com a falta de água e uma das iniciativas é o poço artesiano”, finalizao vereador.

Poços artesianos na pauta

Ernani Pólo recebe a solicitação de Pedro Gaspar

Na última semana, o Diretóriodo PMDB mulher de Caçapava doSul realizou uma reunião oficial paratratar de diversos assuntos, masprincipalmente sobre os preparati-vos para o pleito eleitoral de 2012,onde a comunidade vai escolher onovo Prefeito e os vereadores a par-tir de 2013.

Segundo a Presidente doPMDB mulher, Fátima Santos Dias,foi debatido também no encontro aimportância da mulher na política e

PMDB mulher também é a favor de uma coligação

na participação dos partidos. “ A si-gla precisa permanecer unida sem-pre, mas principalmente este ano queo trabalho será em prol da eleiçãomajoritária”, disse a Presidente.

Mas a decisão mais significati-va da reunião, foi que por unanimi-dade das presentes, o PMDB mu-lher se manifestou publicamente afavor de uma grande coligação paraas eleições de Prefeito, com todosos partidos de representatividadeno município, exceto o PT. “ Enten-

demos que a união com grandespartidos é valido para unir forças ebuscar uma boa administração,sendo que o PMDB não abre mãode ser cabeça de chapa”, revelaFátima.

A Presidente falou também quecaso não haja interesse dos parti-dos em coligar na majoritária, a si-gla irá buscar um nome dentro dopróprio PMDB para ser o Vice deJosé Erli Vargas. “ Porque não umamulher”, finaliza Fátima.

Mas se não houver entendimento, sigla defende uma mulher para vice de José Erli

Nesta segunda-feira, dia 13, avereadora Rosane Abdala esteve reu-nida com a Administradora do Hospi-tal de Caridade Dr. Victor Lang, MariaHelena Amado, para comunicar que aSenadora Ana Amélia Lemos estádisponibilizando uma emenda parla-mentar no orçamento geral da União,no valor de R$ 500 mil para serem apli-cados no Hospital de Caçapava do Sul.

A reunião entre Rosane e MariaHelena, foi a pedido da Senadora, como objetivo de saber do próprio Hospi-tal o destino deste recurso, ou seja, aprincipal demanda da instituição. Comisso, ficou acertado no encontro, que odinheiro será aplicado em um centro deimagem, com a compra de aparelhos eoutras mudanças necessárias para ofuncionamento do local.

Segundo a vereadora, com estecentro de imagem estruturado o Hos-pital poderá implantar outras deman-das e especialidades que ainda não pos-sui, mas que poderão funcionar nor-

Ana Amélia garante emenda de R$ 500 mil ao Hospitalmalmente sea iniciativader certo.

Na pró-xima semana,a Administra-ção da enti-dade passarápor escrito avereadoraque irá reme-ter ao Gabi-nete da Sena-dora, a priori-dade que oHospital escolheu para ser incluído no projeto de emenda parlamentar.

No dia 29 de fevereiro Rosane terá uma audiência com Ana Amélia em PortoAlegre, para tratar deste assunto e também com o Secretário de Saúde do Estado,Ciro Simoni, para cobra do Governo Estadual os repasses ao Hospital que estãoatrasados, entre eles, valores da consulta popular.

No final da reunião, a vereadora divulgou também que outra emenda parla-mentar da Senadora está sendo articulada, que é para a compra de um microônibuspara a APAE de Caçapava do Sul, no valor de R$ 80 mil.

As duas emendas serão incluídas este ano no orçamento do Governo Federalpara liberação no inicio de 2013.

Page 5: Jornal do Pampa edição 218

15 de fevereiro de 2012 Jornal do Pampa | 05Cidade/Geral

O carnaval de rua do municípioreúne milhares de foliões de todas asidades. Revela o trabalho de escolasde sambas e blocos carnavalescos,que também se divertem nos bailesde carnaval no Largo Farroupilha,Centro Histórico. Há quatro anos umanova visão da folia acontece no mu-nicípio. A cada ano uma melhoria nainfraestrutura do evento.

Antecipando as atividades car-navalescas será realizada nos bair-ros a “Folia Comunidade” eventoque acontece na quarta-feira dia 15,e nos dias 16 e 17, com apresentaçãoda bateria das escolas de samba etrio elétrico das 20h às 23h. O carna-val nos bairros, segundo informa-ções da Secretaria de Cultura e Tu-

O carnaval acontecerá em 18, 19,20 e 21 de fevereiro, atualmente oMunicípio conta com quatro Esco-las de Samba: Unidos da São João,Mocidade Amigos do Samba, Estre-la do Mar e Unidos da Vila Sul. Aabertura oficial será no sábado dia18 às 21 horas com o desfile dasEscolas de Samba, já o baile estáprevisto para iniciar a meia-noitecom a banda Dubai.

O carnaval é uma das festasmais populares da cultura brasileirae não seria diferente agitar o imagi-nário dos foliões caçapavanos como chamamento para a festa: Venhaconhecer o melhor carnaval de to-dos os tempos! “Muito mais do quelevar diversão à população, o car-

Folia comunidade e trio elétricoabrem o Carnaval de Caçapava do Sul

rismo (Secultur), é uma iniciativa paraintegrar a comunidade caçapavana,para que todos tenham acesso à fes-ta popular.

Articulado pela Prefeitura deCaçapava do Sul e entidades carna-valescas, o carnaval de 2012 apre-senta muitas novidades em sua pro-gramação. Conforme explica o Secre-tário de Cultura e Turismo Nilbertode Freitas, o pavilhão do carnavalserá montado no Largo Farroupilhae terá capacidade de abrigar cerca de2.500 foliões. Além de uma nova es-trutura na praça de alimentação quevai trazer mais segurança e confortoe funcionará durante o carnaval das22h às 5h, em frente à Igreja Matriz.

Como parte da nova estrutura, o

Carnaval ainda contará com estacio-namento pago na Praça AntônioCândido de Freitas (na lateral da IgrejaMatriz), e disponibilização de banhei-ros químicos femininos e masculinos.Também haverá o “Espaço Saúde”com a distribuição de preservativose folhetos informativos, uma parce-ria com a Secretaria Municipal deSaúde.

Carnaval nos bairros – bateria dasescolas de samba e trio elétrico- Quarta-feira (15) – das 20h às 23hno bairro Floresta- Quinta-feira (16) - das 20h às 23hno bairro Promorar- Sexta-feira (17) - das 20h às 23hno bairro Cristo Redentor

Conheça a programação do carnaval caçapavanonaval também é um espaço para desenvolvimento cultural, artístico e depromoção do turismo local” destacam os organizadores.

Desfiles – Na Rua XV de Novembro (entre as Ruas BenjaminConstant e Borges de Medeiros)

- Sábado (18): das 21h às 23h – Desfile das Escolas de Samba- Domingo (19): das 21h às 23h – Desfile dos Blocos Carnavalescos- Segunda-feira (20): das 21h às 23h – Desfile dos Blocos Carnava-

lescos- Terça-feira (21): das 21h às 23h – Desfile das Escolas de Samba

Bailes e Matinés – Pavilhão no Largo Farroupilha- Sábado (18): meia-noite às 5h – baile com Banda Dubai- Domingo (19): matiné das 15h às 19h30 – com Banda Dubai/ baile a

partir da meia-noite às 5h com Banda Dubai- Segunda-feira (20): meia-noite às 5h – baile com Banda Matktub- Terça-feira (21): matiné das 15h ás 19h30 – com Banda Maktub/

baile a partir da meia-noite às 5h com Banda Maktub.

Obras em andamento – Cronograma dos serviços realizados e em anda-mento pela Secretaria de Obras de 07/02 a 13/02: Continuação dos serviços darede de água no Rincão dos Seixas; Patrolamento da estrada de acesso noAlto das Catacumbas até a Vila Frigorífico; Continuação da canalização daRua Nunes (Vila Batista); Início do calçamento da Avenida Castelo Branco(Passo das Tropas);Patrolamento e encascalhamento da estrada de acessonas Minas do Camaquã (Passo do Umbu); Melhoria na infraestrutura de ruasno Bairro Sul e na Vila Pazinato. Começo das obras da construção de umanova Ponte no Passo do Megatério, que liga aproximadamente cinco locali-dades do interior.

Construção de uma passarela no interior entra em pauta - Em 9 defevereiro, o Prefeito em exercício de Caçapava do Sul, Luiz Antônio SoaresVargas, esteve no interior do município na localidade da Serra do Espinilho,onde é realizada uma linha do transporte escolar de caçapavanos queestudam no Cerrito do Ouro. Foram percorridos por volta de 15 quilôme-tros de estrada. Vargas esteve acompanhado de assessores e do transpor-tador da linha do Espinilho, Rubens Cesar.

O trajeto em 2011 foi realizado todos os dias por cerca de nove alunosque utilizam o transporte escolar. Neste trajeto da linha do escolar, foirealizada a medição de uma área que segundo informações do transporta-dor, no inverno em época de chuva se torna um transtorno para a passa-gem do veículo.

Conforme explica o prefeito em exercício, a área medida e as fotografi-as do local serão encaminhadas para estudo da viabilidade de um projetopara construção de uma passarela. Outro ponto em questão é realizaçãode um serviço de manutenção desta estrada. Será encaminhado ao Secre-tário de Obras o pedido para patrolamento e encascalhamento de algunspontos da estrada para melhorar o tráfego do transporte escolar. As aulascomeçam no final de fevereiro.

Foto

: Im

pren

sa P

refe

itura

Page 6: Jornal do Pampa edição 218

15 de fevereiro de 201206 | Jornal do Pampa Cidade

Page 7: Jornal do Pampa edição 218

Jornal do Pampa | 0715 de fevereiro de 2012 Cidade

Educação Infantil, socializaçãoe valorização da criança

A educação infantil é uma dasfases mais importantes na vida de umacriança. A Educação Infantil, parte in-tegrante da Educação Básica, é umadas áreas educacionais cuja deman-da tem sido crescente. É ministradanormalmente no período compreen-dido entre os zero e os seis anos deidade de uma criança. Neste tipo deeducação, as crianças são estimula-das através de atividades lúdicas ejogos a exercitar as suas capacida-des motoras e cognitivas, a fazer des-cobertas e a iniciar o processo dealfabetização.Em Caçapava o núme-ro de mães ocupadas com suas tare-fas profissionais aumentou e os fi-lhos geralmente precisam ficar emEscolas de Educação Infantil, conhe-cidas como “escolinhas”.

A Escola de educação infantilArco Íris já é tradicional em Caçapavatem 26 anos de existencia e atravessagerações. A atual proprietária EduardaHaag Bernardi, a pedagoga explicouda importancia da educação infantilna vida das crianças. A Escola Infantilé essencial na formação das crinaças,pois a socialização e valorização domundo infantil deve fazer parte do de-senvolvimento delas. A escola ArcoÍris tem atualmente seis professoras eduas monitoras especializadas paraatender os alunos.

O horário de atendimento é inte-gral e abrindo às 7h e 30min até às 18he 30min, recentemente criaram a op-ção de almoço, uma nutricionista criouum cardápio diferenciado para a Es-cola. Realizam muitas oficinas e traba-lham com a Pedagogia do Projeto, queconsiste na criança decidir o que queraprender, estimulando desta forma, acriatividade e integração. Também re-ceberam um novo espaço a Bibliotecacom o objetivo de incentivar e criar ohábito de leitura nos pequenos.

Para Eduarda o maior objetivo éo carinho e afeto que as professorastem pelas crianças e a descoberta atra-vés do potencial que as crianças pos-suem. Atualmente contam com empre-sas parceiras como a Kainagua e umtáxi que fica a disposição se eventual-mente os pais precisarem. As matrícu-las ficarão abertas até o dia 27 de fe-vereiro data em que as aulas iniciam.

No mês de março a escolinha Ga-ratuja estará completando 20 anos deatividades. E no decorrer destes anosprocuram sempre investir em melho-

rias tanto na escola que foi construída,com espaço físico apropriado quantona seleção de professoras pedagogase suas auxiliares.

Nossa proposta metodológicatem como chave as datas comemora-tivas, a vida real e o lúdico se mistu-ram de forma saudável, fazendo comque os alunos criem possibilidades deleitura crítica do contexto atual, den-tro das suas percepções.

Recebem crianças a partir de umano e meio. Maternal um, Maternaldois, Jardim A, Jardim B e Pré. Os sãoturnos manhã, tarde e contam tambémcom a opção de turno integral.

Contam com o serviço de umafonoaudióloga para a prevenção, pro-fessora especializada em educação fí-sica e nutricionista.

Criando e construindo seu pró-prio conhecimento hoje, será fácil re-criar e reconstruir a própria vida, ama-nhã, destacou a proprietária NatérciaPoglia.

O Centro Educacional InfantilConstruir está localizado na rua Ge-neral Osório, 522, anexo à URCAMP,é de propriedade das pedagogasAdriana Inácio e Geane Silva Dias eoferece educação infantil para crian-ças de 1ano e 8 meses até 6 anos deidade.

O Centro Educacional InfantilConstruir tem como meta, no seu tra-balho pedagógico, contemplar a cri-ança em sua totalidade. Esse enfoquefavorece a construção do conhecimen-to, respeita as diferenças e particula-ridades, e cumpre duas funçõesindissociáveis a essa etapa: a do cui-dar e a do educar. Propicia também odesenvolvimento da criança em seuaspecto físico, psicológico, cognitivo,cultural e social.

A primeira experiência da criançana escola expandirá sua curiosidadee estimulará seu desejo pela aprendi-zagem, fazendo com que sinta segu-rança em seu novo ambiente. Para isso,é imprescindível que dediquemos to-tal interesse no atendimento das suasexpectativas escolares. Nossa pro-posta pedagógica compreende que acriança é sujeito de sua aprendizagem,e que na sua relação com o outro écapaz de mudar o mundo. Nosso tra-balho parte de um olhar diferenciadosobre a criança e sobre a nossa ma-neira de ensinar, buscando incluí-la aomáximo nesse processo.

Desenvolvemos também traba-lho de inclusão, oferecendo atendi-mento individualizado em diversasáreas de necessidades especiais, comum profissional da área da EducaçãoEspecial. Entendemos que a constru-ção da educação inclusiva deve tersuas bases na educação infantil, bus-cando a valorização das diferençashumanas, e preparando as criançaspara o reconhecimento e o respeito àslimitações de cada um. Com isso,aprendem a conviver em uma socie-dade totalmente marcada pela diver-sidade.

A escola possui ambientes orga-nizados de acordo com as classes ofe-recidas: maternal, jardim A1 e A2, jar-dim B e pré-escola. Oferece tambématividades extra-curriculares, como in-glês, educação física, dança, musica-lização e teatro, ministradas por profis-sionais das respectivas áreas.

Contam com 5 salas de aulas am-plas e estruturadas, um grande espa-ço com área verde, pracinha e quadrade esporte para lazer e atividades dascrianças.

Como nosso compromisso é coma formação de novos cidadãos, con-tamos com uma equipe de profissio-nais qualificados, com formação pro-fissional na área de educação, e auxili-ares com magistério.

Realizamos também atendimentodiferenciado às crianças de 1ano e 8meses até 3anos, através da estimu-lação precoce em psicomo-tricidade,literatura, música e artes, além de cui-dados especiais e individualizadoscom higiene e alimentação.

Para a faixa etária de 3 a 6 anos, aproposta educacional tem nas expres-sões artísticas seu eixo principal, atra-vés do contato com a literatura, tea-tro, artes visuais e música, na rotinados alunos, em uma linha constru-tivista de trabalho.

A escola oferece atividades emmeio turno e turno integral, desenvol-vendo as ferramentas necessárias aoprocesso evolutivo infantil, em umambiente onde a criança possa seracolhida e expressar sua individuali-dade.

Nos meses de janeiro e fevereiro,aberto à participação de alunos e nãoalunos, oferecemos o projeto FériasDivertidas, com diversas atividades derecreação, jogos e lazer, destinado acrianças de 6 a 8 anos.

Page 8: Jornal do Pampa edição 218

15 de fevereiro de 2012Geral08 | Jornal do Pampa

A história do Rei Salomão nos narraque duas mulheres tiveram filhos juntas euma das crianças morreu e a mãe do fale-cido pegou para si o bebê vivo da outramãe. De manhã a outra genitora percebeuque a criança morta não era o seu filho elogo, ambas as mulheres, começaram adiscutir. Foram até o palácio do ReiSalomão e contaram-lhe a história. Ele, oRei, mandou chamar um dos guardas eordenou: “Corte o bebê ao meio e dê umpedaço para cada uma!”. Após, uma dasmães começou a chorar e disse: “Não! Euprefiro ver meu filho nos braços de outrado que morto nos meus”, enquanto a ou-tra falou: “Pra mim é justo”. Rei Salomão,reconhecendo a mãe na primeira mulher, apartir da verdadeira demonstração de amore altruísmo, mandou que lhe entregassemo filho.

Atualmente, não existem mais Reise não se cogita dividir uma criança ao meio,por uma espada. Hoje existem juízes, pro-motores, psicólogos, assistentes sociaisque frente às disputas, ainda existentes,mediam, avaliam, normatizam e decidema quem será destinado o cuidado e a edu-cação de uma criança frente a uma disputade guarda.

O que se assemelha, na história bí-blica e no contexto atual, é que tanto o Reide antigamente, como os profissionaisatuantes na área judicial da infância e dajuventude, baseiam as suas decisões naTese do Melhor Interesse da Criança, dan-do a guarda a quem tem melhores condi-ções para suprir as necessidades físicas,

Psicologia Jurídica frente a uma disputa de guardapsíquicas, emocionais e afetivas do infan-te.

Toda criança ou adolescente sofre, emmenor ou maior grau, com o fim do casa-mento dos genitores. As readaptações ne-cessárias após a separação, o distan-ciamento físico com um dos pais, uma novarotina estabelecida entre idas e vindas nacasa de um e do outro, já são motivossuficientes para a criança sofrer, até, queela assimile e acostume-se com a nova re-alidade. E este conflito pode sermaximizado, quando os pais colocam osseus próprios interesses e sentimentos ego-ístas acima da preocupação pelo bem-es-tar do filho. Há pais que ainda se compor-tam como uma das mães da história bíbli-ca, que ante a possibilidade de não ter ofilho, preferem tê-lo dividido ao meio, mes-mo que isso custe a ele uma enorme dor esofrimento.

E, são em situações como essas que aPsicologia Jurídica vem ganhando força eespaço para atuação. É na busca da com-preensão dos fenômenos sociais e na ten-tativa de construir uma sociedade maissaudável e equilibrada que, Psicologia eDireito têm desenvolvido interlo-cuçõesprodutivas. A Psicologia oferece auxílio,quando psicólogos atuam como peritos,realizando avaliações psicológicas e assim,a partir de laudos contribuem para a deci-são judicial. Tanto no momento da decisãode uma guarda, como no acompanhamen-to psicológico posterior, a atenção é volta-da à preservação da saúde mental da crian-ça ou do adolescente.

Depois de alguns dias afastada, desta coluna, retorno para continu-ar falando de poesias. Tendo por objetivo divulgar e valorizar o trabalhodos conterrâneos ou conterrâneas que tanto têm nos orgulhado. Binocada Costa Valmarath é um exemplo. Caçapavana, radicou-se em Cachoeirado Sul, onde passou a maior parte de sua vida nessa cidade, sem deixarde sonhar e escrever belos poemas.

Poeta dedicada e inteligente escreveu duas obras individuais: Sua-ve murmúrios e os Dois Coqueiros. E tem participado de inúmeras Anto-logias e Coletâneas, colaborando com seu talento para a cultura. Um deseus poemas:

Casa do Poeta de Caçapava do Sul – Patrona: Clara Haag Kipper

Observo a harmonia das coresAs pessoas indo e vindo

Anônimos heróis cumprindo sua missão.Deus está sempre presente

Com o poder pode guia-losAssim vão passando pelo relógio do tempo...

E eu tenho que escrever uma poesia!Mas como explicar a vida? É uma

Seqüência dentro de um enigma.

CAMINHADAS

Foi assinado pelo Prefeito emexercício de Caçapava do Sul LuizAntônio Soares Vargas, em 7 de feve-reiro, o edital nº 2065/2012, com a aná-lise dos recursos das provas práticas,a classificação final (após sorteio dedesempate) e a homologação do re-sultado final do Concurso Públicopara provimento 22 cargos do quadrode pessoal do Município.

O concurso público realizado emdezembro de 2011, com provas práti-cas para três cargos realizadas em ja-neiro de 2012, de acordo com infor-mações do secretário da administra-ção Leomar Melo, foi baseado nasn e c e s s i d a d e selencadas pelassecretarias munici-pais e tem comoobjetivo suprir asdemandas de dife-rentes setores. “Adivulgação desteedital ocorreu den-tro do prazo pre-visto pela Admi-nistração Munici-pal e todo o pro-

Divulgada a homologação final do concursopúblico da Prefeitura de Caçapava do Sul

cesso ocorreu sem imprevistos” co-menta Leomar Melo.

Sobre a expectativa das nomea-ções pelos candidatados aprovados,Melo destaca que “o concurso tempor objetivo qualificar o quadro defuncionários e os aprovados serãochamados de acordo com a ordemde classificação e necessidades domunicípio, portanto, o candidato temque manter seus dados atualizados”.A validade do Concurso Público seráde dois anos a partir da data da pu-blicação da homologação do resul-tado final, podendo ser prorrogadopelo mesmo período pelo poder pú-

blico municipal. - Cargos: Arquiteto, Arquivista,

Bibliotecário, Engenheiro Civil,Fonoaudiólogo, Médico, MédicoAnestesiologista, Médico Neurologis-ta, Médico Pediatra, Médico Psiquia-tra, Médico Traumatologista, Profes-sor Educação Especial, Professor Li-cenciatura Plena – Geografia, Agentede Comunitário de Saúde, Auxiliar deConsultório Dentário, Monitor deEducação Infantil, Monitor Social,Técnico em Edificações, Gari, Moto-rista/Operador, Operário e Pedreiro –Construção Civil.

Na tarde de sexta-feira (10) foi realizado o encontro com produtoresrurais e interessados na abertura de poços artesianos em Caçapava doSul. A reunião ocorreu no pavilhão da escola Nossa Senhora das As-sunção (EENSA) e teve a participação do secretário de agropecuária,José Ivan Menezes Soares, do representante da Defesa Civil João Ser-gio Machado, além de gerentes dos bancos do Brasil, Banrisul eBradesco e de uma empresa de perfuração e poços.

O Secretário comentou que o encontro é uma iniciativa para viabilizar

Água para consumo humano entra em debateem custo menor a abertura de po-ços. “Hoje vivemos um problemaem comum que é falta de água emperíodos de estiagem. Somosintermediadores deste processo,na medida em que foi constatadauma demanda superior a 100 po-ços artesianos durante os encon-tros com os produtores rurais, nosúltimos três meses. A negociaçãoé individual ou coletiva de acordocom a necessidade de cada regiãoe dos produtores rurais”, apontouSoares.

A apresentação técnica sobrea perfuração de poços foi de Flá-vio Ferreira, sócio da empresa deperfuração e reservatórios deágua, que respondeu os questio-namentos dos produtores sobrecomo é realizado o serviço. Segun-do Ferreira, a com profundidademínima para garantir água potávelé de 70 metros. Também foi comu-nicado que cada propriedade re-ceberá uma visita para conheci-mento do perfil geológico e sobreas condições da perfuração. Demais de cem pessoas na reunião,42 confirmaram o interesse paraabertura de poços.

O agendamento ainda poderáser feito até a próxima semana naSecretaria de Agropecuária, Indús-tria e Comércio. O coordenador daDefesa Civil expôs que o levanta-mento das demandas foi realiza-do durante todo o ano passado eera uma preocupação dos produ-tores rurais e do Município, mes-mo antes da seca atingir o muni-cípio. “Procurarmos formas de tor-nar viável a abertura destes po-ços, com o decreto de situação de

emergência coletivo no Estado esse processo ficou mais rápido” decla-rou Machado.

Medidas contra a secaDurante a apresentação Machado e Soares informaram que dentro das

possibilidades estão sendo tomadas diversas medidas para amenizar afalta de água em várias localidades, mas que não há recursos específicospara abertura de poços. “Nos próximos dias deverão ser liberados maisR$80 mil da Sala de Situação para ser utilizado na extensão de redes deágua no município” informa João Sergio.

Para suprir também a demanda de água para consumo dos animais, aSeagropic está fazendo por dia em torno de 12 bebedouros. “Independenteda seca passar, o atendimento da demanda de bebedouros seguirá” anun-ciou Soares. Segundo informações da Seagropic, do inverno de 2011 até aprimeira semana deste mês foi contabilizado cerca de 250 bebedourosdisponibilizados para captação de água. A meta é prosseguir na aberturade açudes e bebedouros até o final do ano, e dobrar a quantidade debebedouros.

Foto

s: I

mpr

ensa

Pre

feitu

ra

Page 9: Jornal do Pampa edição 218

Jornal do Pampa | 0915 de fevereiro de 2012 Geral

Aluguéis para veraneio.Casas e cabanas em alve-naria, novas e mobiliadas.

Próximo à praia e aavenida. Tratar: Rua Paulino

Modernell nº 480. Telefone: 0533236 3660.

www.dunaspraia.com.br

Praia doCassino Dunas -

Cabanas e Casas

IMÓVEIS PARA VENDAIMÓVEIS RESIDENCIAISCASA – Sala de estar, dois dormi-

tórios, copa/ cozinha, banheiro, área deserviços, churrasqueira, abrigo para car-ro, gradeada. Vila Henriques (próximoao Posto de Saúde). R$ 45.000,00

APARTAMENTO – Sala de estar,dormitório, cozinha, banheiro, pátio paraestacionamento. Rua Gal. Neto. VA-LOR – R$ 66.000,00

CASA - Parte superior: sala deestar, sala de jantar com lareira, sacada,banheiro social, suíte, dois dormitórios,cozinha, garagem para dois carros. ParteInferior: duas suítes, dependência, salãode festas com churrasqueira, lavanderiae jardim de inverno. Rua Gal. Osório.VALOR – R$ 280.000,00

CASA – Sala de estar e jantar, la-reira, banheiro social, suíte, dois dormi-tórios, copa/ cozinha, salão de festas,churrasqueira, garagem para três carros.Avenida Pinheiro Machado. R$180.000,00

CASA - Térreo: sala de estar, lava-bo, copa/ cozinha. Parte superior: Suíte,dois dormitórios, sacada. Fundos: salãode festas com churrasqueira, banheiro elavanderia. Rua Félix da Cunha. R$170.000,00

CASA – Sala de estar, varanda, salatv com lareira, banheiro social, três dor-mitórios, cozinha, despensa, lavanderia,banheiro, pátio amplo com churrasquei-ra e garagem para dois carros. Rua LúcioJaime. VALOR – R$ 160.000,00

CASA - sala de estar e varanda,três dormitório, cozinha, área de servi-ços e banheiro. Rua Cel. Romão. VA-LOR – R$ 120.000,00

CASA – térreo: Hall de entrada, salacom três ambientes, lareira, lavabo, co-zinha sob medida, lavanderia, área de

laser, piscina, ambiente com churrasquei-ra, fogão de chapa, garagem duas vagas,grade, jardim. Superior: hall com sacada,suíte, closet sob medida, espera para ba-nheira de hidromassagem, dois dormi-tórios com sacada, banheiro social. Aque-cimento à gas nos banheiros e cozinha.Rua Borges de Medeiros. VALOR – R$260.000,00.

IMÓVEIS COMERCIAISSALA COMERCIAL – Rua XV

de Novembro, medindo 58,19m2. VA-LOR – 100% CUB

TERRENOS A VENDAAvenida Presidente Kennedy, me-

dindo 12,50m x 60,00m, totalizando750,00m². VALOR – R$ 80.000,00

Estrada do CRES, medindo 26,17mx 207,29m, totalizando área de5.424,77m². VALOR – R$ 75.000,00

Avenida Presidente Kennedy, fren-te com 92,80 metros de frente para aAvenida e área total de 23.180,00m².VALOR – R$ 500.000,00

Rua Tiradentes, medindo 14,00mx 35,00m. VALOR – R$ 55.000,00.

Rua Lúcio Jaime, medindo 14,00mx 40,00m. VALOR – R$ 150.000,00.

Avenida Presidente Kennedy, me-dindo 25,00m x 65,00m. VALOR –R$ 160.000,00.

Avenida Presidente Kennedy, me-dindo 12,25m x 65,00m. VALOR – R$100.000,00.

Rua Manoela Velho Dias, esquinaCel. Coriolano Castro, medindo 12,00mx 30,00m. VALOR – R$ 32.000,00

Rua Manoela Velho Dias, a 60metros da Rua Cel. Coriolano Castro,medindo 19,60 m de frente x 31,60m.VALOR – R$ 40.000,00.

O cabeleireiro Omar Fernandes é sempre um destaqueno carnaval da cidade. Esse ano não será diferente, váriosdesfiles com fantasias de luxo ele irá realizar em algumascidades da região. Contou que há 10 anos participa da foliae explicou um pouco da sua paixão pela festa.

Entre as cidades estão Caçapava, São Gabriel, SãoSepé e Santa Maria. No município ele vai desfilar juntocom a Escola de samba Unidos da São João. Omar é umdos fundadores do bloco Paulicéia Desvairada juntamentecom alguns amigos, que realizaram apresentações no car-naval caçapavano durante oito anos.

A fantasia de luxo dele está sendo confeccionada pelacaçapavana Enedir Ferreira, segundo ela já podem adian-tar que este ano a fantasia terá muito brilho e as coresvermelho, verde e dourado. Para Omar é preciso enrique-cer a cada ano a produção das fantasias, a de 2012 está emfase de acabamento, e levou em torno de 45 dias para serfeita. A estreia será no desfile em Caçapava do Sul junta-mente com a escola Unidos da São João.

“O carnaval é o maior espetáculo da terra, somos umagotinha essencial nesse evento grandioso, e o público podeaguardar a fantasia deste ano, que foi feita com maior ri-queza possível de detalhes”, finalizou o carnavalesco.

Omar Fernandes - luxo e amor pelo carnaval

Jordana Henriques participou de um programa a nívelnacional, Astros no SBT. A caçapavana foi indicada por em-presários do Rio Grande do Sul, no dia 8 de fevereiro foi a suaapresentação para os jurados do programa, que ainda nãotem data definida para ir ao ar. Na ocasião ela cantou a músi-ca Meu Ébano da Alcione, música que faz parte da MPB.

Durante os 15 minutos de apresentação ela pode mos-trar o seu talento e ser julgada por especialistas no assunto.O programa Astros é conhecido nacionalmente por desco-brir novos talentos. Ela foi julgada por quatro jurados: ThomasRoth, Carlos Miranda, Cys Zamorano e Arnaldo Saccomani.

“Estou com sentimento de alegria, participar do progra-ma foi uma grande conquista, e senti muita emoção fiz o queestou acostumada a fazer cantar para demonstrar meu traba-lho, finalizou a cantora.

Jordana Henriques no programa ASTROS

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL, torna públi-co, que às 10 h do dia 01/03/2012, na Sala de Reuniões da SMEC, estarárealizando Pregão Presencial para Contratação de Serviços de TRANS-PORTE ESCOLAR para o ano letivo de 2012. Informações fone 55 32812463, R. 215. Edital disponível no Site: www.cacapava.rs.gov.br

LUIZ ANTÔNIO SOARES VARGASPrefeito em Exercício

EDITAL Nº 2068/2012PREGÃO PRESENCIAL Nº 172/2012

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL - RS

O juiz Vinícius Borba Paz Leão queatualmente trabalha na cidade de Ijuí,respondendo pela Vara de DecisõesCriminais. O magistrado sentenciou oréu Maicon Ronzani, a 20 anos de pri-são, em regime fechado, que assassi-nou o taxista Cristian Alan AntontlloStokel.O crime foi cometido na madru-gada de 16 de fevereiro de 2010, no cen-tro da cidade de Ijuí. Stokel morreu comuma facada no peito.

Na ocasião a defesa analisou ocaso e pediu absolvição do réu, porausência de provas. Quanto à desclas-sificação, asseverou ser incabível apostulação, haja vista que o denuncia-do somente não subtraiu os bens davítima, pois ela reagiu, e referiu àinexistência de nulidade na sentença,uma vez que o juízo de primeiro grauenfrentou esta tese defensiva.

Magistrado caçapavano é louvado pelo TJ/RSO magistrado foi

louvado na quarta-feira,08 de fevereiro, por suadecisão, em acórdão dosdesembargadores doTJ/RS.

“...V - A condenaçãose confirma, sem qualquerdúvida. A pena aplicadaficou no mínimo legal.

Quero registrar, por fim, o louvorao trabalho desenvolvido pelo eminen-te magistrado sentenciante, DoutorVinícius Borba Paz Leão, que, duran-te todo o trâmite do feito procedeu deforma extremamente diligente. Desig-nou sessões da audiência comceleridade. Deferiu a produção de di-versas provas, inclusive a quebra dosigilo com vistas à elucida-ção dos fatos noticiados. Reinquiriu

testemunhas. Publicousentença, extensa ecriteriosamente funda-mentada (71 laudas) emmenos de 30 dias da datados memoriais daDefensoria Pública. Ple-namente justificado esseprazo, considerando a na-tureza da acusação. As-

sim, proponho que seja pronunciadovoto de louvor ao trabalho desenvol-vido pelo magistrado, a ser encami-nhado ao Colendo Conselho da Ma-gistratura.

Voto, então, pelo improvimentodo recurso defensivo...” Des. Luís Gonzaga da Silva Moura(Presidente e Redator) Des. Amilton Bueno de Carvalho(Relator)

Foto

: Ij

uhy.

com

/arq

uivo

Fantasia de 2011

Page 10: Jornal do Pampa edição 218

15 de fevereiro de 2012Geral10 | Jornal do Pampa

Áries – A necessidade de obter gan-hos pode deixar sua postura mais deste-mida. Você não terá receio de correr ris-cos e tomar atitudes ousadas.

Touro – É preciso ter mais confian-ça nas pessoas que estão ao seu lado, tan-to no trabalho como na vida afetiva.

Gêmeos – Boa fase para desenvol-ver tarefas que exijam conhecimento es-pecífico. Só tenha discrição para não atrairenergias negativas.

Câncer – Mantenha o controle dasituação: reflita sobre o que escuta no am-biente profissional antes de acreditar emtudo. Há insegurança, cuidado!

Leão – No emprego, assuma maisresponsabilidades. Poderá conhecer gen-te influente que fará a diferença na suavida profissional.

Virgem – Ótima semana paraaprofundar seus estudos e expandir seushorizontes. O período também é ideal paradesenvolver tarefas que exijam controle

HoróscopoHoróscopoHoróscopoHoróscopoHoróscopoÁries – A necessidade de obter gan-

hos pode deixar sua postura mais deste-mida. Você não terá receio de correr ris-cos e tomar atitudes ousadas.

Touro – É preciso ter mais confian-ça nas pessoas que estão ao seu lado, tan-to no trabalho como na vida afetiva.

Gêmeos – Boa fase para desenvol-ver tarefas que exijam conhecimento es-pecífico. Só tenha discrição para não atra-ir energias negativas.

Câncer – Mantenha o controle dasituação: reflita sobre o que escuta noambiente profissional antes de acreditarem tudo. Há insegurança, cuidado!

Leão – No emprego, assuma maisresponsabilidades. Poderá conhecer gen-te influente que fará a diferença na suavida profissional.

Virgem – Ótima semana paraaprofundar seus estudos e expandir seushorizontes. O período também é idealpara desenvolver tarefas que exijam con-

trole de todas as etapas.Libra – Preste atenção às finan-

ças para não entrar no vermelho e fujados gastos desnecessários.

Escorpião – Mostre sua força devontade se quiser atingir um objetivoprofissional. Expresse o que sente.

Sagitário – Evite se expor no am-biente profissional. Assim, conseguirámanter o controle de suas atividades ese relacionar melhor em equipe.

Capricórnio – A semana é favo-rável para desenvolver trabalhos em gru-po visando um retorno financeiro.

Aquário – Sua ambição estará emalta, fazendo você manter o foco emsua carreira. Bom momento para orga-nizar as finanças.

Peixes – Ótima semana para di-vulgar o seu trabalho e buscar novasoportunidades. Os astros enviam boasenergias para quem está em busca de umnovo emprego.

MalhaçãoQuarta-feira, 15 de fevereiroLaura tira satisfações com Vinícius pelo

desrespeito que ele teve com Débora. Alexiasofre pensando em Gabriel. Débora culpaLaura por Vinícius ter ficado com Charlene.Alexia decide ficar ao lado de Gabriel. Filipese revolta com as mentiras e o egoísmo deDébora. Betão decide colocar seu bloco deCarnaval na rua, mesmo sem as devidas au-torizações. Helena fica mexida com o beijoque Nelson lhe dá. Moisés faz ameaças aNatália depois de ouvir insinuações sobre oatropelamento de Vinícius. Natália adverteGuido para não deixar que o orgulho lhefaça perder Laura. Nando convida Gabrielpara ser professor da academia e Betão ficafurioso. Guido procura Laura e pede paraesclarecer a conversa que tiveram. Gabrielreage a um assalto com um golpe de kungfu. Alexia afirma para Cristal que ela nãoconseguirá afastá-la de Gabriel.

Quinta-feira, 16 de fevereiroAlexia e Cristal se encaram. Laura não

consegue se entender com Guido. Gabrielchama Tiziu, o menino que tentou o assal-tar, para participar de sua aula de kung fu.Babi e Natália ajudam Guido a cozinhar.Vinícius se desculpa com Débora e Laura seemociona ao ouvir a conversa dos dois.Betão repreende Ziggy por comentar sobrea festa de pré-Carnaval na casa de Babi.Natália fica aliviada de saber que Viníciusvoltará para Brasília. Nando e Gabriel ficamsatisfeitos com o desempenho de Tiziu naaula. Cristal finge passar mal e deixa todotrabalho da rádio nas mãos de Alexia. Nel-son teme a quantidade de mulheres convi-dadas para a festa de pré-Carnaval. Alexiaflagra Cristal e Gabriel na lanchonete e ques-tiona o mal estar que a menina disse estarsentindo.

Sexta-feira, 17 de fevereiroCristal é dissimulada ao falar com

Gabriel e ele a defende com Alexia.Aparecida ajuda Guido a fazer os pastéis queele pretende vender. Moisés conta paraCarcará sua ideia para conseguir dinheirono Carnaval. Helena volta mais cedo deviagem e fica furiosa ao ver a festa em suacasa. Alexia avisa a Laura que viajará comGabriel. Helena manda Nelson limpar seuapartamento e ir embora assim que termi-nar. Moisés chama Alexia para desfilar nobloco da comunidade. Natália descobre queestá faltando dinheiro da venda dos abadás.Natália fica inconformada ao ouvir os pla-nos de Moisés para a venda de refrigerantesno bloco. Cristal vai para o bloco de Betãoe Babi a recrimina. Cristal liga para Gabrielna hora em que a polícia chega para impediro bloco de Betão de desfilar. Dieguinho eJefferson desconfiam da intimidade entreCarlinhos e Aparecida. Alexia afirma aBeatriz que provará que Cristal está men-tindo para Gabriel.

A Vida da GenteQuarta-feira, 15 de fevereiroNanda conversa com Manuela. Eva se

preocupa com a demora de Ana em voltarpara casa. Suzana avisa a Renato que tenta-rá salvar seu casamento com Cícero. Nandaconta para Rodrigo sobre a discussão entreManuela e Ana. Manuela afirma a Iná queAna a odeia. Renato pede para falar comAlice. Olívia conta para Dora que pegou oanel de Sofia e o perdeu. Rodrigo imploraque Ana desista de se casar com Lúcio.

Quinta-feira, 16 de fevereiroAna pede para Rodrigo ir embora de

sua casa e passeia pela rua, lembrando dadiscussão que teve com a irmã. Dora decide

aceitar a súplica de Olívia e não contar paraSofia que foi ela quem pegou o seu anel.Rodrigo conta para Nanda a conversa queteve com Ana. Wilson fica incomodado aover Moema estudar com um amigo de facul-dade. Ana observa Lúcio em um café comCelina e não atende o celular quando eleliga. Sofia flagra Olívia devolvendo o seuanel, e Marcos e Dora acabam entrando emuma grande discussão. Eva fica impactadaao ver o vestido de noiva da filha jogado nochão. Ana revela para Alice que decidiu nãose casar com Lúcio. Dora tenta discutir suarelação com Marcos, mas ele se recusa aouvi-la. Ana procura Lúcio.

Sexta-feira, 17 de fevereiroAna diz a Lúcio que não pode mais

casar com ele. Eva se descontrola ao saberque Ana não vai mais se casar. Celina conso-la Lúcio. Wilson reclama do conselho deLaudelino sobre Moema. Celina confrontaAna por desistir do casamento com Lúcio.Eva se revolta contra Manuela e Rodrigo.Jonas orienta Cléber a desqualificar o depo-imento de Nanda no processo contra Lou-renço. Ana vai para a casa de Iná. Jonasavisa a Nanda que não vai mais sustentá-la.Suzana conta para Cícero que estava come-çando a se sentir envolvida por Renato.Rodrigo procura Ana na casa de Iná.

Sábado, 18 de fevereiroAna afirma a Rodrigo que não ficará

com ele. Cícero decide deixar Suzana. Dorafica preocupada ao saber que Marcos estásozinho na agência. Lourenço chega comRodrigo ao fórum. Nanda se emociona emseu depoimento durante a audiência. O car-ro de Mariano é confiscado por falta depagamento. Júlia sente saudade de Ana eLúcio. Mariano fala para Vitória que seu carroestá na oficina. Lúcio diz a Celina que nãoquer saber notícias de Ana. Marcos avisa aDora e Sofia que fechou sua agência.

Aquele BeijoQuarta-feira, 15 de fevereiroRegina confirma que conheceu o filho

de Maruschka e elas marcam um encontro.Gisele revela para Brigitte o segredo deTiciano. Vicente descobre que Lucena estáindo embora. Maruschka quer que Odessadesenhe um vestido para Ashuarya, e a cos-tureira chama Marisol para ajudá-la.Locanda insiste que não tem amante, mas édesprezada por Felizardo. Marisol faz os úl-timos ajustes no vestido de noiva de Sarita.Rubinho convida Grace Kelly paraacompanhá-lo ao casamento de seu pai noCovil do Bagre, mas ela recusa. Raíssa contapara Agenor que contratou um detetive paraseguir Damiana. Damiana não conseguepegar todo o dinheiro para pagar Jorge eRaimundinha teme a reação do primo. Raíssaconfirma que está disposta a investir na co-leção da Shunel e Marisol se anima.Raimundinha se encontra com Jorge e odetetive fotografa. Alberto e Sarita se ca-sam no cartório, e Rubinho não aparece.Maruschka descobre que a herança de Deusanão será liberada na França e ameaça GraceKelly. Raíssa diz ao pai que vai produzir acoleção de Marisol e ele se revolta. Iarabriga com Herondi e decide ir à festa deAlberto e Sarita sozinha. Camila chega paraa festa no Covil do Bagre e Bernadete ficaenciumada. Regina se encontra comMaruschka.

Quinta-feira, 16 de fevereiroMaruschka conta para Mirta quem é o

seu filho. Alberto e Sarita chegam ao Covildo Bagre para a festa de casamento. Vicentefica frente a frente com Rubinho na festa.Claudia se queixa da vida com a mãe e resol-ve se dar um presente. Grace Kelly vai atrásde Deusa na festa e discute com ela. Joselitoabraça Deusa e tem uma vidência com ourso Ted Boy. Olga rouba um anel de Otíliapara dar a Tibério. Vera avisa Vicente que odinheiro que pagaria a dívida da Comprarefoi interditado. Marisol conta para Odessaque vai trocar a Comprare pela Shunel.Alberto apresenta Rubinho para Ana Girafae a cabeleireira confidencia que eles têm omesmo nome. Camila dança com Carnei-rinho e Ricardo observa incomodado. Raíssapropõe a Sebastião que um dê ao outro umaprova de amor. Juliana se insinua para Vicentee Amália resolve dar uma força. Estela che-ga à festa com Raul e se aproxima de Sebas-tião e Raíssa. Olga entrega o anel de Otília aTibério. Brites tenta influenciar Olavo con-tra Marieta e é desprezada por ele.Maruschka pressiona Henrique a resolver aquestão da herança de Deusa e lhe faz ame-aças. Tibério pede a mão de Ana Girafa nafrente de todo mundo e lhe entrega o anel

de noivado. Otília reconhece seu anel nodedo de Ana Girafa. Otília vê Regina na fes-ta e avisa Ana Girafa que foi ela quem procu-rou por ele no Lar.

Sexta-feira, 17 de fevereiroAna Girafa conversa com Regina.

Alberto vê Regina e Ana Girafa juntos eestranha. Vicente desabafa com Juliana erecebe o apoio da colega. Maruschka avisaRubinho que eles enfrentarão dificuldadesfinanceiras e revela que Regina achou seuirmão. Rubinho descobre que tem o mesmonome de seu irmão e suspeita que seja AnaGirafa. Grace Kelly discute com Deusa edemonstra mágoa da mãe. Raíssa percebeque Estela está se insinuando para Sebastiãoe questiona o marido. Otília comenta comOlga que o anel que Tibério deu a Ana Girafalhe pertence. Ricardo vai falar com Camilae Bernadete observa. Damiana conta paraRaimundinha que era amiga da verdadeiraDamiana. Felizardo e Locanda conversamquando Damiana surge e se junta ao irmão.Agenor cruza com Belezinha no Covil doBagre e tenta se aproximar dela. Raíssamostra as fotos que o detetive tirou deRaimundinha com Jorge e Damiana sai emdefesa da empregada. Vicente aparece noapartamento de Lucena para se despedir dela.Otília pede a Tibério que devolva seu anel.Vicente combina um cinema com Juliana eClaudia faz o mesmo com um rapaz queconheceu.

Sábado, 18 de fevereiroNão foi divulgado a resumo pela

emissora.

Fina EstampaQuarta-feira, 15 de fevereiroCrô convence Celeste a deixá-lo fazer

sua maquiagem. Dagmar fica contrariadaquando Guaracy contrata Jackelaine. Quinzédá instruções aos seguranças de Quinzinho.Diversos clientes batem à porta do consul-tório de Danielle. Teodora sugere queDanielle enfrente os jornalistas. Pereirinhareclama dos seguranças de Quinzinho.Henrique marca um encontro com Daniellepara que ela converse com Pedro Jorge. Amédica avisa aos jornalistas que fará umacoletiva de imprensa. Joana fala para Álva-ro que denunciou Tereza Cristina à polícia.Griselda vai até sua antiga casa. Paulo chegaà casa onde Esther está com Victoria.

Quinta-feira, 16 de fevereiroPaulo aconselha Esther a voltar e lu-

tar para ficar com Victoria. Beatriz ouveCelina afirmar que seu maior interesse é des-truir Danielle. Álvaro avisa Tereza Cristinasobre a visita da polícia. Zambeze chantageiaÁlvaro para saber o que ele está esconden-do. Deborah percebe Quinzé pensando emTeodora. Patrícia procura Antenor na man-são de Griselda. Tereza Cristina pede paraCrô confirmar o álibi que Álvaro inventoupara ela. Esther volta para o Rio enquantoPaulo dorme. Zuleika estranha a proximi-dade entre Wallace e Dagmar. Paulo se de-sespera ao ler o bilhete de Esther avisandoque deixou Victoria aos seus cuidados.

Sexta-feira, 17 de fevereiroPereirinha desconfia de que Enzo es-

teja realmente gostando de Danielle. A dire-tora do colégio de Pedro Jorge pede paraconversar com Celina. Álvaro, Íris e Alicechegam à casa de Tereza Cristina. Baltazarse desculpa com Crô. Letícia vê Juan Gui-lherme chegar com Chiara após os exames.Paulo se atrapalha com a troca de fralda deVictoria. Max avisa aos jornalistas queDanielle está em seu colégio. Pedro Jorgepede para Danielle levá-lo para conhecersua irmã. Crô fica nervoso com a chegadado delegado Paredes. A imprensa invade ocolégio de Pedro Jorge e questiona Danielle.Paulo fica fascinado ao ver Victoria ma-mando. Esther se assusta ao ver Danielle natelevisão.

Sábado, 18 de fevereiroO delegado Paredes garante a Joana que

não descansará enquanto não provar queTereza Cristina é a assassina de Marcela. Pa-trícia se surpreende ao ver que Alexandre eEllen estão namorando. Amália se preocupacom Esther. Guaracy acredita que Paulo fugiupara não se envolver com o caso de Victoria.Quinzé busca Quinzinho na escola e Teodorareclama. Paulo fica orgulhoso por conseguircuidar de Victoria. Danielle conta sua versãopara os jornalistas, mas é constantementeinterrompida por Celina. Danielle sente-semal. Esther chora, enquanto Beatriz reageimpassível às declarações da médica. BetoJunior pergunta à arquiteta se ela foi induzidapor Danielle a doar seus óvulos e Celina tentamanipular sua resposta.

Ingredientes:1/2 xícara (chá) de sal, 25 buquês pequenos de

couve-flor, 250 g de cenoura baby, 10 rabanetes pe-quenos limpos, 1 litro de vinagre de maçã, 25 buqu-ês pequenos de brócolis, 15 couves-de-bruxelas lim-pas, 2 talos de salsão sem as folhas, 10 minibatatas,10 minimilhos.

Modo de Preparo:Lave as batatas, esfregando a casca com uma

escova pequena. Caso a batata apresente pontospretos, retire-os com uma faca. Coloque todos os vegetais limpo e lavados em umcesto de aço inoxidável e reserve. Em uma panela grande, coloque o vinagre, o sale 1 litro de água. Leve ao fogo e, assim que ferver, encaixe o cesto com os legumes.Cozinhe por 10 minutos, ou até os legumes ficarem “al dente”. Retire os legumesdo fogo e espere esfriar por 20 minutos. Reserve 1,5 litro do líquido do cozimento.Em seguida, disponha os legumes em um vidro grande esterelizado com tampa,despeje o líquido reservado e tampe. Guarde na geladeira ou em temperaturaambiente por até 2 meses.

Picles à jardineira

Acontece nesta quarta-feira, 15 de fevereiro o lan-çamento oficial da agendaCaçapava, produzida peloPonto de Cultura encontrocom a Cultura Gaúcha doCTG Clareira da Mata. Oevento ocorre a partir das9horas no saguão da Câma-ra Municipal, onde os con-vidados serão recepciona-dos com coquetel e conhe-cerão o projeto da agenda2012.

O material contém ima-gens de Caçapava do Sul eem cada mês é exposto umtexto sobre a segunda capi-tal farroupilha. Além disso,a capa da agenda deste anoé com as fotos vencedorasdo concurso fotográfico, “Um olhar sobre Caçapava do Sul 180 anos”.

Ponto de Cultura lançaagenda Caçapava

Avisamos aos assinantes, anunciantes e leitores do Jor-nal do Pampa que excepcionalmente na próxima quarta-feira, 22 de fevereiro não haverá edição do Jornal, em fun-ção do feriado de carnaval. Desejamos a todos um ótimoferiado e retornaremos em 29 de fevereiro normalmente.

AVISO aos leitores do Jornal do Pampa

Page 11: Jornal do Pampa edição 218

Jornal do Pampa | 1115 de fevereiro de 2012 Esporte

Esporte no século passadoNossa intenção é resgatar a história do esporte no município. Envie sugestões para o e-mail:

[email protected].

Caçapava F. C. noAno doCinquentenário 1969

Charuto, Franco, Quico,Carlos, João Couto, Sady,Paulinho, Aglaé, Valter,Patrício, Juvenil e Itamar

Aymoré emamistoso no

Olímpico em 1976

Jogo contra o 7 deSetembro de Dois

Irmãos, na preliminarInternacional e Cruzeiro

pela Taça Libertadores

Corinthians 1981

Jogo no Estadio MunicipalAristides Dias Macedo -

“Macedão”

O ano de 2011foi especial para ovelocista gaúcho.Anderson FreitasHenriques: nos 400metros rasos, ele ga-nhou uma medalhade bronze no Pan Ju-venil da Flórida(EUA), correndo a46s69, e chegou à fi-nal no Pan adulto deGuadalajara, termi-nando a prova em 8°,com 45s92. “Estavagripado no dia da fi-nal e fiz um tempo ruim”, afirma Anderson. Ainda alcançou a liderança doranking nacional, com 45s71. Tudo isso com apenas 19 anos de idade.

A próxima meta do gaúcho é o índice olímpico, que é de 45s17. “Ele templenas condições de conquistar essa vaga. O Anderson aprende muitorápido e não faz corpo mole no treino, faz tudo o que eu peço. Ele estácomigo há dois anos e já melhorou uns 500%”, diz Leonardo Ribas, seutreinador na Sogipa, de Porto Alegre.

Segundo Leonardo, como até 2009 o atleta não tinha uma rotina detreinos, sua ascensão foi meteórica. “Eu disputava competições escolaresde velocidade desde 2002. A partir de 2007, treinava uma vez por semana eia bem nas provas. No fim de 2009, fiz um teste na Sogipa e passei a correr asério”, relata Anderson.

Para este ano, o objetivo é ganhar velocidade, “Anderson fará tiros de100 e 200 metros, para ter capacidade de percorrer a primeira metade daprova em 20s6 e a segunda em 23 segundos e alguma coisa.

Assim, ele correria os 400 em 44 e uns quebrados e poderia pensar nafinal olímpica de Londres. Para 2016, acho que ele pega alguma medalha”,diz Leonardo.

Outro trunfo da dupla é que agora Leandro pode treinar em dois perío-dos: “Eu estava no exército no ano passado e isso me impedia de treinar emdois períodos, me alimentar adequadamente e dormir como deveria. Agoraposso me dedicar exclusivamente ao atletismo”. Afirma

Por Pedro Proença – Revista Runner’s World – fevereiro 2012

Anderson HenriquesIdade – 19 anos

Medidas – 1,83m80KgProva que disputa – 400m

Melhor tempo – 45s71Na Olimpíada de Pequim 2008 –

chegaria as semifinaisNo Pan de 2011(Guadalajara) –

Ficou em oitavoNa Olimpiada de 2012(Londres)

– Briga por vaga na final

Meteoro dos PampasAnderson está a centésimos do índice olímpico

Page 12: Jornal do Pampa edição 218

Caçapava do Sul, 15 de fevereiro de 2012