jornal do pampa edição 182

12
Caçapava do Sul, 08 de junho de 2011 Edição 182 R$ 1,50 Pág.03 Pág.08 Morte de cães assusta moradores Carreta tomba na BR 392 em Caçapava do Sul Pág.03 Pág.05 Rio Camaquã poderá receber 13 hidrelétricas Pág.04 Igreja Matriz será reinaugurada neste final de semana Na manhã desta segunda-feira, 06 de junho, os mora- dores da Vila Henriques tiveram um grande susto, alguns animais de estimação estavam mortos em ruas próximos ao Posto de saúde e onde está sendo construída uma escola infantil. Assustados eles denunciaram para a Bri- gada militar que acionou a Vigilância Sanitária municipal. Pág.04 Encarte No domingo, 12 de junho, será realizada a 2ª etapa do Campeonato Gaúcho de Velocidade em Pista de Terra, na cidade de São Sepé. A larga- da da primeira bateria está prevista para 13h30min no Autódromo Clube de São Sepé e os ingressos custam 3 reais. O piloto caçapavano Ciro Rosa,do Carro 38, estará na disputa de mais esta etapa do gaúcho na cidade vizinha. No domingo 2ª Etapa do Gaúcho Pág.11

Upload: daniel-miranda

Post on 13-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal do Pampa edição 182, quarta-feira, 08 de junho de 2011, de Caçapava do Sul

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Pampa Edição 182

Caçapava do Sul, 08 de junho de 2011 Edição 182 R$ 1,50

Pág.03

Pág.08Morte de cãesassusta moradores

Carreta tomba naBR 392 em

Caçapava do SulPág.03

Pág.05

Rio Camaquã poderáreceber 13 hidrelétricas

Pág.04

IgrejaMatriz

seráreinaugurada

neste finalde semana

Na manhã desta segunda-feira, 06 de junho, os mora-dores da Vila Henriques tiveram um grande susto, algunsanimais de estimação estavam mortos em ruas próximosao Posto de saúde e onde está sendo construída umaescola infantil. Assustados eles denunciaram para a Bri-gada militar que acionou a Vigilância Sanitária municipal.

Pág.04 EncarteNo domingo, 12 de junho, será realizada a 2ª etapa do Campeonato

Gaúcho de Velocidade em Pista de Terra, na cidade de São Sepé. A larga-da da primeira bateria está prevista para 13h30min no Autódromo Clubede São Sepé e os ingressos custam 3 reais.

O piloto caçapavano Ciro Rosa,do Carro 38, estará na disputa demais esta etapa do gaúcho na cidade vizinha.

No domingo 2ª Etapa do Gaúcho

Pág.11

Page 2: Jornal do Pampa Edição 182

02 | Jornal do Pampa 08 de junho de 2011Geral

RedaçãoRua XV de Novembro, 719 - Sala 110Fone: (55) 3281-3139CNPJ:09.144.053/0001-50Jornalista responsável:Daniel Miranda - MTB 13.424Departamento Comercial:Siria Souto Marques

Reportagem: Heron Freitas e Marcel Junqueira (Esporte)Diagramadora: Marieta Machado ZagoFotos: www.repont.com.brE-mail: [email protected]: Kelen Henriques da Rosa e Neli Machado Damaceno.Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores,não expressando necessariamente a opinião do jornal.Envie seus textos e sugestões para [email protected]

De arrepiar a charge publicadanum jornal gaúcho na última semana.O desenho mostra uma professoraperguntando aos alunos:

– Alguém viu o apagador?– Ta aqui “fessora”! – responde

um menino, mostrando um revólver.Daí se constata que a juventude,

que deveria levar o pensamento à cria-ção, à responsabilidade e às atitudesfraternais, quando influenciada negati-vamente, descamba para o mau, des-truindo tal qual um tsunami a quem lhecruza o caminho. Por isso, alguém jádisse que o homem passa por três ida-des: a tolice da juventude, a luta da ida-de madura e os remorsos da velhice.

Mas o que significa juventude?Carey Williams conceituou-a como “operíodo em que o jovem sabe tudo...menos ganhar a vida”. NelsonRodrigues assinou em baixo: “O jo-vem tem todos os defeitos do adulto e

A juventude é a época em que temos mais ideais do que ideiasmais um: o da imaturidade.”

Assim sendo, na semana quecompleto 45 anos de idade (nasci emCaçapava do Sul em 4/5/1966), eu sin-to que deixei a “tolice da juventude”para trás e adentrei na “luta da idademadura” para não correr o risco deenfrentar “o remorso da velhice”. Emesmo que eu tenha sido um idealistaquando jovem, isso não garantiu queeu seria um idealista quando velho.Como disse Francis Bacon: “Os desa-tinos da juventude são conspiraçõescontra a velhice; paga-se caro, ao anoi-tecer, as loucuras da manhã.”

Ao ser perguntado sobre comolida com o envelhecimento, o atorPedro Paulo Rangel respondeu:“Quando era mais jovem, queria ficarmais velho.

Agora, que estou envelhecendo,quero muito ficar mais novo. Sinto-meinseguro, pois receio perder a capaci-

dade de trabalhar. Mas não há comolutar contra isso. A velhice, ao contrá-rio da juventude, é para sempre. En-tão, procuro envelhecer bem”.

Já a atriz Maria João Bastosconfidenciou: “Sinto-me cada vez maisjovem. Ao envelhecermos há uma ma-turidade, uma maneira de viver, de acei-tarmos a vida, de nos aceitarmos a nóspróprios, que não existia antes... É issoque a vida nos vai dando com o pas-sar dos anos: aprendemos a viver me-lhor, a aproveitar mais as coisas boas,a não perdermos tempo com as des-necessárias e é essa sabedoria de vi-ver que nos vai fazendo sentir cadavez melhor”.

O certo é que, agora que me sintoum jovem de 45 anos, descobri que ajuventude não é um período da vida,mas um estado de espírito... com umadiferença: com mais ideias do que ide-ais.

O juiz da 2ª Vara da Seção Judiciária do Tocantins, apoiado ementendimento jurisprudencial do STF (HC 83.926/RJ, da lavra do minis-tro Cezar Peluso, julgado em 07.08.2007), suscitou conflito de competên-cia por entender que o processo deve ser julgado pelo Juizado Especial,já que se trata de crime de menor potencial ofensivo. Assim, declinou dacompetência em favor do juízo da 3ª Vara da mesma Seção.

O juiz da 3ª Vara sustentou que não se trata de crime de menorpotencial ofensivo, uma vez que, abstratamente, a pena máxima previstapara o crime em questão é de três anos, excedendo os limites do art. 61da Lei 9.099/95. Portanto, não se entendeu competente para julgar aação.

O relator do processo, juiz Tourinho Neto, levou-o a julgamento na2ª Seção.

A Seção entendeu que o crime para o qual estão previstas as penasde privação da liberdade ou de multa é de menor potencial ofensivoquando o juiz decidir pela punição de multa. Isso porque a lei dispõe queo crime punido com multa é sempre de menor potencial ofensivo.

Se o crime é punível com pena privativade liberdade ou multa e a ele foi

cominada pena de multa, é consideradode menor potencial ofensivo

O que está acontecendo no Ja-pão é a deflação, por causa do aci-dente na Usina de Fukuchima. Maso que é deflação?

A deflação é a redução do nívelgeral de preços, de forma persisten-te (vários meses consecutivos) ge-ralmente associada a gravesrecessões econômicas e a restriçõesda procura, da produção/oferta e doemprego. A deflação conduz à cria-ção de expectativas de uma inflaçãonegativa a médio prazo.

A deflação pode ser gerada pelabaixa procura de determinados pro-dutos ou serviços, ou pela maioroferta, menor demanda (procura) epelo volume de moeda em circula-ção. Não se deve confundir defla-ção com desinflação, que é a redu-ção do ritmo de alta de preços numprocesso inflacionário. Quando ainflação cai do patamar de 10% aomês para o de 5%, por exemplo,pode-se dizer que houve desin-flação. Deflação é quando os pre-ços médios recuam, ou seja, a taxatorna-se negativa. As empresas re-duzem preços como única alternati-va de venda e podem ir à falênciadevido às perdas decorrentes davenda abaixo do custo. Em suma, adeflação é um crescimento negati-vo dos preços médios.

Os preços acabam caindo sem-pre que sobram mercadorias por faltade consumidores. Como as empre-sas não conseguem vender comoantes, mesmo a preços menores, ofaturamento e o lucro também aca-bam reduzidos. Para não ficar no

Deflação (Japão)prejuízo, elas são obrigadas a dimi-nuir o ritmo da produção e a demitirfuncionários. Com o desempregoalto, ninguém costuma gastar alémda conta. Por isso, a oferta de servi-ços e os estoques crescem. Resul-tado: excesso de bens e preços me-nores que os de períodos anterio-res.

O processo de deflação aindapode ser iniciado, ou agravado, pelabaixa oferta de moeda. Quer dizer,falta dinheiro em circulação, seja porcausa dos juros altos, que tornam ocrédito proibitivo, seja pela falta deinvestimentos. Essa bola de nevecostuma afetar todos os setores daeconomia, do agricultor aos fabri-cantes de eletrodomésticos, além deabalar a própria estrutura social.

Exemplo Típico doEfeito Cascata

Mesmo com preços reduzidos,a fábrica de automóveis não con-segue vender seu produto; com aqueda nas vendas, a fábrica demi-te trabalhadores ; sem receber, otrabalhador deixa de trocar sua TVpor um modelo mais novo; cai avenda de TVs. As lojas baixam ospreços e baixa também a comissãodos vendedores, que deixam decomer fora; Na tentativa de atrairclientes, o dono do restaurante fazsucessivas promoções. Mesmoassim, seu rendimento cai e ele adiaa troca de carro; com isso cai asvendas de carros e assim sucessi-vamente.

Colégio de campanha“Na estância tinha uma escola

pros filhos da peonada. Escola muirelaxada, o mestre era um velho bor-racho, que punha livros abaixo epouco ensinava, ou nada. Este é oA, primeira letra que conhecer muitoimporta. Vejam bem que não é torta,é a primeira que e se ataca, tem ofeitio de barraca com um pau cruza-do na porta”.

Estes versos campeiros fazemparte do poema Antonio Chimango,de Amaro Juvenal. O pseudônimo deRamiro Barcellos, que publicou aobra em 1915, esculhambando coma figura do poderoso Governador deEstado, Borges de Medeiros, seu ad-versário político e inimigo pessoal.A sátira caiu no gosto popular, dis-seminando as denúncias do autorcontra o regime ditatorial do Borges,as manobras e os conchavos queasseguravam a permanência doscastilhistas no poder através de far-sas eleitorais silenciadas pela força.No poema, o Chimango aparececomo uma figura trágica, que ganhoupoder e confiança do patrão, o Co-ronel Prates, como um capacho sor-

rateiro. Além da crítica à corrupçãodo governo, os versos retratam a si-tuação do homem do campo do iní-cio do século passado. O acesso aeducação era limitado pelas distân-cias e pela falta de interesse políticoem informar a população rude dacampanha.

Hoje, quase cem anos depois, ogoverno federal se empenha em le-var educação para a zona rural doBrasil. O Ministério da Educação, li-derado por Fernando Haddad, gas-tou 13 milhões de reais na produçãode livros didáticos, em um projetochamado Escola Ativa. O problemaé que, pelo jeito, foi o professor doChimango, o velho borracho, querevisou as publicações. No livro deMatemática, o Escola Ativa convidaos alunos a fazer descobertas comnúmeros. A página apresenta umatabela na qual, na qual 10-7=4. Tam-bém apresenta tabelas de adição esubtração, para que os alunos con-firam os resultados de operaçõescom números entre 9 e 18. Nas tabe-las do Escola Ativa, o aluno da zonarural aprende que 16-8=6 e 16-7=5.

No ano passado já haviam sido re-colhidos 7 milhões de livros por con-terem erros de português em núme-ro expressivo, sendo impossível decorrigir através de errata.

O prejuízo foi grande. O dinhei-ro gasto com os livros equivocadosserviria para construir 36 escolas deeducação infantil. O material didáti-co ia servir mais de um milhão dealunos de escolas da zona rural, amaioria deles amontoados em salasonde se atende várias séries ao mes-mo tempo. É uma pena, mas não foidesta vez que o colégio de campa-nha vai servir como oportunidade deacesso à informação de qualidade. Enunca vai ser, enquanto quem esti-ver no comando for fruto de mano-bras políticas e conchavos. Da sa-bedoria centenária e ao mesmo tem-po atual de Ramiro Barcellos, encer-ro com mais uns versos do AntonioChimango: “O povo é como o boimanso, quando novilho atropela;bufa, pula, se arrepela, escrapeteiae se zanga. Depois... vem lamber acanga e torna-se amigo dela.”

Zilah Cheuiche

Page 3: Jornal do Pampa Edição 182

Jornal do Pampa | 03Geral08 de junho de 2011

Os sistemas pecuários basea-dos na produção de leite evidente-mente existem em menor proporçãoquando se compara com os basea-dos na produção de carne aqui nomunicípio. A raridade dos sistemasleiteiros na região talvez parte doaspecto cultural da população ou dobaixo incentivo à sua utilização, poisfalta de demanda do produto e retor-no econômico certamente não afe-tam a sua implantação. Aqui temosempresa especializada que recebe eagrega valor ao produto além de ge-rar empregos e renda, atendendotanto o mercado interno quanto mu-nicípios vizinhos com leite esubprodutos de qualidade.

Para títulos de entendimento, apecuária leiteira é um dos investimen-tos de produção que traz maior re-torno econômico por área. Contu-do, demanda de alto investimento,gestão especializada e mão-de-obraeficiente, pois há grande exigênciade manejo, nutrição, reprodução esanidade por parte dos animais enormas de produção por parte dasexigências governamentais. Em da-dos brutos, existem produtores deleite que adotam tecnologias avan-çadas e obtém a exuberante produ-ção de até 15 mil litros/hectare/ano,o que representaria produzir mais de

Sistemas de Produção de Leite200 sacos de soja ou 3000 kg de boipor hectare/ano.

Atualmente o Brasil é o 6º mai-or produtor mundial de leite e a re-gião sul representa um quarto daprodução Brasileira. O potencialpara aumento da produção no paísé altíssimo, pois a partir da utiliza-ção de novas tecnologias a produ-ção por animal está em fase cres-cente bem como o número de pro-priedades especializadas. Contudoainda estamos produzindo abaixo dopotencial dos animais, temos em tor-no de 20 milhões de vacas em pro-dução no Brasil, com média de 7 li-tros de leite por dia enquanto que olíder mundial em produção (USA)produz o dobro com metade daquantidade de animais, evidencian-do o mérito de produção dos siste-mas daquele país.

Os ganhos de produtividadepor animal e consequente maior re-torno econômico em sistemas leitei-ros derivam da adoção detecnologias que melhoram a efici-ência e o uso dos fatores de produ-ção. O aprimoramento das raças, bemcomo das técnicas de manejo relaci-onadas à alimentação, reproduçãoe à sanidade do rebanho exercempapel fundamental no aumento daprodutividade do leite.

O Banrisul, em parceria com aPrefeitura Municipal, nesta quinta-feira, a partir das 9h, em frente a suasede, estará realizando a entrega de41 computadores, 20 mesas e 10 ca-deiras para diversas instituições domunicípio como Escolas, Corpo deBombeiros e Hospital de Caridade.

Conforme o gerente do BanrisulJosé Flaubiano Mello Galvão este éum trabalho social que o Banco vemrealizando de distribuir computado-res em diversas cidades do Estado.

“Este trabalho é muito impor-tante, pois além de beneficiar as ins-tituições como o Hospital de Cari-

Banrisul realiza doação de computadores

dade e os Bombeiros, também está auxiliando os professores e os alunosno ensino público”, destaca Galvão.

Caminhão com as mesas e os computadores chegou na segunda-feira,dia 06 de junho

Foto:

Her

on F

reita

s

Na tarde desta terça-feira, dia 07,uma carreta com placa de Caçapavado Sul tombou na BR 392, perto doacesso a Escola Municipal Dago-berto Barcelos, no Km 251. O cami-nhão estava carregado de soja, ondeo produto ficou espalhado por todaa pista.

A carreta ficou totalmentedanificada, mas o condutor, R.N.R,de 32 anos, não sofreu ferimentosgraves, somente alguns arranhões.A vitima é natural de Tupanciretã.

A Policia Rodoviária Federal es-tava no local para evitar problemasno trânsito, onde os veículos preci-savam desviar do produto que esta-va por toda a rodovia. A PRF infor-

Carreta tomba na BR 392em Caçapava do Sul

mou ainda, que as causas do aciden-te estão sendo investigadas.

Muitos moradores saíram desuas casas para prestar ajuda ao mo-torista e evitar novos problemas naestrada.

Na mesma tarde, o guincho já es-tava no local para recolher o cami-nhão e tirar da posição de perigo quese encontrava.Em um encontro na última semana com empre-

sários, imprensa, representantes do Executivo eLegislativo, a direção da Rede Vivo Supermerca-dos apresentou mais uma atividade de expansãono município, com a 24ª loja sendo instalada noEstado. Esse é considerado um grande passo, como lançamento das ações da Rede que chega aCaçapava do Sul oportunizando 60 empregos dire-tos.

No jantar promovido pela Rede Vivo, na Ro-deio Churrascaria, foi apresentado um vídeoinstitucional com as características da empresa, suahistória e os destaques para os produtos com amarca própria da rede. A Rede de Supermercados atualmente está em quarto lugar no ranking de faturamento nosegmento de supermercado no Estado e 9ª maior do Sul do Brasil.

“A rede Vivo vem para Caçapava para somar, pois já estamos investindo nesta cidade muito antes do lançamento.Além da geração de emprego e renda, precisamos adquirir produtos para o setor de hortifruti. Se aqui tiver produção nósiremos comprar. O que tivermos que fazer juntos nós faremos” ressaltou o diretor comercial, Luiz Brandão.

A Loja em Caçapava do Sul será destinada aos segmentos de atacado e varejo, e, a inauguração está prevista paraaté o final de junho, com intensa programação e ofertas especiais

Rede Vivo de Supermercados deve inaugurar loja no final deste mês

Page 4: Jornal do Pampa Edição 182

08 de junho de 2011Política/Geral04 | Jornal do Pampa

Coluna da CâmaraResumo da Sessão Ordinária realizada dia 06 de junho de 2011

Na sessão da Câmara de Verea-dores desta segunda-feira, dia 06, overeador José Sidnei Menezes (Pirola),entrou com um projeto de lei que insti-tui no município a obrigatoriedade daexecução do Hino de Caçapava do Sulem todos os eventos oficiais do muni-cípio.

De acordo com o texto originaldo projeto, o Hino de Caçapava deveser executado nas escolas da redepública de ensino, nos eventos ofici-ais e nas solenidades de caráter mu-nicipal. Nas escolas a Secretaria deEducação e Cultura será encarrega-da de conceder toda a estrutura ne-cessária para o cumprimento desta lei.

Segundo o vereador autor doprojeto, na última semana foi lançadopela Banda Municipal Dr. Cyro Carlosde Melo, um CD com a gravação doHino de Caçapava e distribuído a to-dos os órgãos públicos do municí-pio, facilitando assim o acesso a letrae musica da obra.

O Hino foi oficializado no dia 05de novembro de 1974, através da leimunicipal nº 027 e tem letra da

Execução do Hino de Caçapava pode serobrigatório em eventos municipais

caçapavana Clara Haag Kippere musica de Victor Neves.

“ O objetivo deste projetoé estimular entre os jovens e acomunidade as noções de ci-vismo e sentimento de patrio-tismo pela terra onde nasceram,além de envolver os princípiosculturais da cidade”, disse o ve-reador.

O Projeto foi encaminhadopara parecer da Comissão deConstituição e Justiça da Câ-mara, onde colocará em votação na próxima semana. Se aprovado a iniciativasegue para a sanção do Prefeito Zauri Tiaraju de Castro.

Nesta sexta-feira, dia 03, o Presi-dente da Comissão Especial de estu-dos sobre a implantação de pequenascentrais hidrelétricas no Rio Camaquã,da Câmara Municipal de Bagé, verea-dor Edegar Franco (PT), esteve noLegislativo de Caçapava do Sul parauma audiência com a Presidente daCasa, vereadora Rosilda Freitas e de-mais parlamentares, para debaterem acriação de uma comissão regional queirá realizar diversas reuniões com acomunidade sobre o andamento devários projetos que prevê a constru-ção de 13 Hidrelétricas no decorrer doRio Camaquã, atingindo todos os mu-nicípios banhados pela bacia do Riomais limpo do Estado.

Edegar Franco trouxe para deba-ter na reunião algumas informaçõesque deixaram os parlamentarescaçapavanos preocupados, como osestudos já feitos por três empresasprivadas sobre a demarcação do Rio,possíveis desapropriações, os locaisde construção das hidrelétricas e oprotocolo destes projetos junto aAgencia Nacional de Energia Elétrica(ANEEL), no qual divulgou parecerfavorável aos estudos das empresas,Consult – Consultoria, Empreendi-mentos e Participações Ltda, MSULEnergia e Participações Ltda eMultilagos Geração de Energia Elétri-ca Ltda. Essas três multinacionais es-tão até o momento habilitadas a come-çarem as obras de construção das cen-trais hidrelétricas.

Segundo o vereador Bajeense,este processo está em andamento e aprevisão para começarem as obras é apartir de 2013, já visando a distribui-ção de energia para o evento da Copado Mundo de 2014, onde com essas

Rio Camaquã poderá receber 13 HidrelétricasEstá sendo formada uma comissão regional para debater o tema com a comunidade

hidrelétricas as empresas poderão dis-tribuir energia para qualquer lugar doPaís.

Segundo a vereadora RosildaFreitas, que também é bióloga, esteprojeto para o desenvolvimento dosmunicípios banhados pelo RioCamaquã seria muito positivo, princi-palmente na geração de emprego erenda, mas o tamanho do impactoambiental que isto irá causar é muitogrande. “Este projeto acabará defini-tivamente com um dos Rios mais lim-pos e puros do Brasil, temos que sa-ber se as comunidades aceitam pagareste preço pelo desenvolvimento.Além disso, temos que descobrir comoficarão as possíveis desapropriaçõesdos produtores que possuem campoao redor do Rio”, disse a vereadora.

Franco comentou também, que asempresas já percorreram todos osmunicípios banhados pelo Rio parafazerem a demarcação e elaborarem oprojeto que foi enviado para a ANEELe isso acabou assustando alguns pro-dutores.

O Presidente da Comissão já pas-sou além de Bagé, por Lavras do Sul e

Caçapava do Sul, mas na próxima se-mana as reuniões devem acontecer emSantana da Boa Vista, Piratini e os de-mais municípios que abrangem toda abacia do Camaquã.

O objetivo destes encontros éorganizar o mais breve possível umaplenária regional com a participaçãode todos os municípios interessadose discutir o fato com a comunidade,para saber qual a atitude tomar. Fran-co sugeriu que esta plenária seja reali-zada em Caçapava, principalmente porsua localização geográfica em relaçãoaos municípios banhos pelo Rio. APresidente Rosilda aceitou a suges-tão e deve organizar internamente umacomissão para cuidar do caso. Naspróximas semanas após a visita emtodas as cidades banhadas peloCamaquã, Franco entrará em contatocom Caçapava e os demais municípi-os para marcarem a data da plenáriaregional e também de uma audiênciapública para expor o fato a comunida-de.

Participaram também da reunião,os vereadores caçapavanos IlsonTondo (PP) e Peter Linhares (PMDB).

Os secretários de município da Fazenda, Paulo Cesar Brito e da Educaçãoe Cultura, Norton Ferreira, estiveram reunidos com os vereadores na sala daPresidência do Legislativo, nesta segunda-feira, dia 06, para explanar aos par-lamentares a importância da aprovação de quatro projetos executivos queestavam em pauta para a sessão ordinária.

Um dos projetos se refere a um remanejo de recursos dentro do orçamentodo município no valor de R$ 107 mil, para custear despesas referentes aotransporte escolar. Os outros três projetos de interesse do executivo, somammais de R$ 1 milhão, referentes à readequação do orçamento para pagar aprimeira parcela do 13º salário dos funcionários públicos municipais.

Desta forma, após o acerto entre as bancadas, os projetos foram paravotação e foram aprovados por unanimidade.

Outro tema abordado no encontro, foi a cobrança da Presidente da Câma-ra, vereadora Rosilda Freitas, quanto a não realização ainda do primeiro repas-se da Prefeitura para o Hospital de Caridade, conforme ficou acertado há cercade dois meses, para terminar com a crise na saúde. O Secretário da Fazendainformou que este caso está sendo resolvido para sanar imediatamente o pro-blema.

Secretários e vereadores acertamaprovação de projetos de R$ 1 milhão

Projeto de Lei – Origem Executivo2950/2011 – Autoriza o Poder Exe-

cutivo a conceder auxílio financeiro aoCONSEPRO.

2993/2011 – Autoriza o Poder Exe-cutivo proceder a abertura de crédito adici-onal suplementar.

2997/2011 – Autoriza o Poder Exe-cutivo proceder a abertura de crédito adici-onal suplementar.

3004/2011 – Autoriza o Poder Exe-cutivo proceder a abertura de crédito adici-onal no valor de R$ 25.676,00.

3005/2011 – Autoriza o Poder Exe-cutivo proceder a abertura de crédito adici-onal no valor de R$ 107.000,00.

3007/2011 – Autoriza o Poder Exe-cutivo Municipal a firmar convênio e con-ceder auxílio financeiro a Associação HCDr. Victor LangProjeto de Lei – Origem Legislativo

2981/2011 – Ver. Ilson Tondo (PP) -Altera o art. 27 da lei municipal 2231/2008,para incluir parágrafo.

Projeto de Decreto Legislativo048/2011 – Ver. Josue Lopes (PP) -

Concede Título de Vereador Emérito aoEx-vereador Antônio Dias Almeida.

Requerimento107/2011 – Ver. Pedro Gaspar (PP) –

Requer do Executivo, reparos e colocaçãode lâmpadas na rede de iluminação públicadas Minas do Camaquã.

108/2011 – Ver. Pedro Gaspar (PP) –Requer do Executivo, providências com ur-gência, a respeito da falta de um profissio-nal na área de enfermagem e de um moto-rista para atender as Minas do Camaquã.

109/2011 – Ver. Ilson Tondo (PP) –Requer envio de correspondência a direçãoda AESSul, para solicitar um estudo da via-bilidade do aumento da carga elétrica emalgumas regiões do interior do município.

110/2011 - Ver. Ilson Tondo (PP) –Requer do Poder executivo o conserto emanutenção da estrada que dá acesso a co-munidade do Tarumã.

111/2011 - Ver. Josué Lopes e RosildaFreitas (PMDB) – Requer que a quadrapoliesportiva localizada entre os BairrosSão João e Negrinho do Pastoreio seja re-

passada para a comunidade.112/2011 – Ver. Josué Lopes (PMDB)

– Requer conserto e manutenção da estradae bueiros nas localidades Santa Barbinha ePasso da Promessa.

113/2011 – Ver. Pedro Gaspar (PP) –Requer do Poder Executivo o aumento donúmero de rampas de acesso aos cadeirantesnas calçadas da cidade.

114/2011 - Ver. Josué Lopes e RosildaFreitas (PMDB) – requerem conserto emanutenção nas ruas dos Bairros São João,Negrinho do Pastoreio, Pazinato e São JudasTadeu, bem como limpeza dos bueiros.

115/2011 – Ver. Peter Linhares(PMDB) – Requer do Poder Executivo Mu-nicipal que seja disponibilizado uma ambu-lância com motorista e um técnico de en-fermagem nos jogos da segunda divisão.

116/2011 - Ver. Peter Linhares(PMDB) – Requer do Poder Executivo Mu-nicipal que seja disponibilizado médico paraatendimento nos ESFs IV e V.

Pedido de Providência039/2011 – Ver. Ilson Tondo (PP) –

Requer um mutirão de limpeza na área ver-de localizada no Bairro Henriques. 040/2011 – Ver. Ilson Tondo (PP) – Requer doPoder Executivo um mutirão de limpeza econserto das ruas que abrangem todo o bair-ro Mercedes.

041/2011 - Ver. Ilson Tondo (PP) –Requer do Poder Executivo um mutirão delimpeza e conserto das ruas de todo o Bair-ro Negrinho do Pastoreio.

043/2011 - Ver. Caio Casanova(PMDB) – Solicita reposição de lumináriasna Picada das Graças.

044/2011 - Ver. Pedro Gaspar (PP) –Solicita do Poder executivo, a retirada degalhos podados da Rua Benjamim Constant.

Pedido de Informação029/2011 – Ver. Rosilda Freitas

(PMDB) – Solicita relação de todos os ser-vidores nomeados no cargo de vigilante dejaneiro de 2009 até a presente data.

Moção114/2011 – Ver. Ilson Tondo (PP) –

Concedem Voto de Profundo Pesar pelofalecimento da Senhora Felícia TeixeiraSiqueira.

Page 5: Jornal do Pampa Edição 182

08 de junho de 2011 Jornal do Pampa | 05Cidade/Geral

Durante à tarde do dia 02, o Prefeito Cel. Tiaraju esteve na localidade doCapão das Galinhas, local onde a Prefeitura retira cascalho, que é usado nasestradas do interior do município. Neste local, de acordo com o prefeito seráconstruído um mirante, uma referência turística da localidade por ser conside-rada uma das regiões mais bonitas de Caçapava.

“Recebemos a informação da possibilidade de uma emenda do Ministériodo Turismo, por intermédio do Deputado Federal Henrique Fontana, sobre aescolha desse local” informou Tiaraju. “Com isso, as pessoas terão a oportuni-dade de ver nesse local o mirante indicando as belezas naturais” complementou.

Outro local que deverá ser contemplado com obras é o Largo Farroupilha,na praça central, trata-se de um projeto do SEBRAE feito em 2009 e, contratadopela Prefeitura com recursos no valor de R$100 mil, por meio de uma emendaparlamentar do Dep. Federal Henrique Fontana.

Prefeito visita local onde deveráser construído mirante

Na última semana, o prefeito Cel.Tiaraju cumpriu vários compromis-sos de sua agenda. Na parte da tardeTiaraju esteve no Vila Sul e no BairroPromorar acompanhado dos secre-tários José Ivan (Geral), GuilhermeFleck (Planejamento), do engenhei-ro civil da prefeitura, Pacífico Vargase representantes da ACP Arquitetu-ra Construções e Pré MoldadosLTDA, com sede em Palmeira dasMissões, que construiu a ponte doPasso do Domingos.

Segundo o Prefeito, o objetivoda vinda dessa equipe é acertar defi-nitivamente o projeto da ponte queliga o Bairro Sul, a partir da Rua doAterro, ao Bairro Promorar. “Essa obraé uma promessa de campanha, queiremos cumprir para melhorar a vidados que moram lá no fundão da VilaSul e Promorar, principalmente naque-le local onde o ônibus não passa enunca passou na história deCaçapava” argumentou Cel. Tiaraju.

As obras estão previstas para

Prefeitura investirá R$250 mil na construçãode ponte no Vila Sul e Promorar

começar ainda este mês e a previsãode entrega d até 90 dias. O valor queserá investido nessa obra é de R$250 mil, proveniente de emenda par-lamentar do Dep. Federal MarcoMaia.

Nesta sexta-feira o projeto seráapresentado a CEF em Santa Mariapara aprovação.

Prefeito assina contrato com empresa que fará obra no município

Foto

s: C

rist

iano

Mor

aes

No final do dia 2 de junho, o Prefeito Cel. Tiaraju de Castro foi até aAvenida Lima e Silva e verificou o andamento da obra onde será instaladoo Supermercado Engenho. A previsão é de que seja inaugurado até o finaldeste ano. Tiaraju comentou que este investimento conta com o apoio eparticipação da Prefeitura e vai gerar cerca de 50 empregos diretos.

O secretário da Saúde e MeioAmbiente, Paulo Josué de Oliveira,alerta sobre a relevância de a popula-ção realizar o cadastro no Cartão Na-cional do SUS, ele explica a funciona-lidade do Cartão do Sistema Único deSaúde. “Com o cartão é gerado umcódigo de cada inscrito que visa faci-litar o atendimento do usuário do SUS,melhorando o trabalho de gestão edos administradores de unidadescomo também dos profissionais daárea de saúde” destacou Oliveira.

Com o sistema informatizado, épossível ter acesso a vários dados dopaciente entre eles a última consulta,os medicamentos indicados e doen-ças diagnosticadas. Além de o paci-ente marcar consultas e exames, reti-rar medicamentos na farmácia básica,e outros procedimentos com mais agi-lidade. De acordo com o secretário,todo o cidadão tem o direito de fazer ocartão.

É por intermédio deste cadastrodo usuário que a administração utilizaos dados para no âmbito da saúdeinformar o Ministério da Saúde sobreesses procedimentos. “Para cada pa-

Secretário da Saúde alerta sobrea importância do Cartão do SUS

Foto

s: C

rist

iano

Mor

aes

ciente atendido no município, o go-verno federal retorna entre 10 a 12 cen-tavos por ficha ambulatorial” decla-rou. Sem este registro e com a popula-ção sendo atendida da mesma forma,o município estava perdendo muitosrecursos, principalmente no prontoatendimento.

Segundo Oliveira, o sistema deconfecção do Cartão SUS é realizadona secretaria utilizando a internet, eno momento está sendo estudada umaforma de informatização da saúde nomunicípio para facilitar o atendimento

da população que procura o serviço.Em média são cadastradas cerca de180 pessoas por dia na Secretaria daSaúde, com um cadastro por pessoa,a partir das 9 horas até às 15 horas. Oscartões manuscritos devem ser troca-dos para o cartão magnético e aque-les que ainda não possuem o cadas-tro é preciso que procure a Secretariade Saúde, informações podem ser ob-tidas por telefone 3281-1480.

*Documentos para fazer o Car-tão do SUS: Carteira de Identidade;CPF; Comprovante de residência.

Em fase de finalização em diversas obras em pon-tos da cidade, a Secretaria de Obras divulga ocronograma de atividades da semana entre os dias06 a 10 de junho. A previsão desde o início da sema-na é a finalização de obras no Rincão do Seixas, Pica-da Grande e na Vila Piraju com o acabamento da ca-nalização. As equipes da secretaria estão divididas eseguem com a continuação de obras no Bairro SantaRita e de serviço no Rincão dos Nizas. Segundo in-formações do Secretário de Obras, Sálvio Daniel deJesus, além da finalização e entrega da ponte de con-creto na localidade do Rincão dos Nizas que ficacerca de 40 km no interior do município.

Cronograma de atividades da Secretaria de Obras

Foto

: C

rist

iano

Mor

aes

Foto

s C

rist

iano

Mor

ais

Foto

s/C

rédi

to:

Vivi

ane

Ilha

Morte de cães na VilaHenriques assustam moradores

Foto

: M

arie

ta M

acha

do Z

ago

Na manhã desta segunda-feira, 06 de junho, os moradores da VilaHenriques tiveram um grande susto, alguns animais de estimação estavammortos em ruas próximos ao Posto de saúde e onde está sendo construídauma escola infantil. Assustados eles denunciaram para a Brigada militar queacionou a Vigilância Sanitária municipal. Até a manhã de terça-feira, dozecães já haviam sido encontrados mortos. Moradores comentaram que osbichos ficavam no pátio e ao saírem para passear não retornavam. Sãoanimais de estimação de crianças e de várias famílias que estavam apavora-dos com a crueldade do ato.

De acordo com informações do médico veterinário da Secretaria deSaúde e Meio Ambiente, João Tertuliano Lopes, cinco animais estavamagonizando quando esteve no local e pelas características os bichos tinhamsido envenenados. “O ato foi cruel e de uma grande irresponsabilidade,pois os animais estavam morrendo próximo a duas fontes de água, no qualesses moradores utilizam em suas residências” ressaltou Lopes.

Assustados os moradores passaram o dia recolhendo seus animaismortos e também inseguros porque não sabiam onde estava o veneno. Paraevitar transtornos às crianças eram alertadas sobre o perigo do contato comanimais mortos. A única ação possível foi à retirada desses animais contami-nados pela Secretaria de Obras, que atendeu a solicitação no final da tarde.

A Lei de Crimes Ambientais prevê que o envenenamento de animais écrime. Nesta Lei consta que o infrator pode ser penalizado com detenção de3 meses a um ano e multa.

Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, o pro-prietário deve tirar fotos, em vários ângulos, para mostrar onde foi encon-trado o animal envenenado e os restos do alimento suspeito. Também deveconseguir testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamentolevar tudo a Delegacia juntamente com testemunhas e registrar BO.

Page 6: Jornal do Pampa Edição 182

08 de junho de 201106 | Jornal do Pampa Cidade

Casa do Poeta de Caçapava do Sul - Patrona: Clara Haag Kipper

Na categoria Ensino Fundamental da E.M.E.F. Patrício DiasFerreira, a estudante Maria Clara de Sena Moreira, classificou-se em primeiro lugar em poesia, no concurso 2º Prêmio LiterárioLegislativo, promovido pela Casa do Poeta em parceria com oPoder Legislativo. O poema:

A criação do mundoFoi algo muito perfeito,Pois Deus criou a terraA luz, a naturezaE a VIDA.

A CRIAÇÃO

Das árvores fizeram o papelDo papel fizeram os livrosDos livros a leituraE da leitura aSABEDORIA.

A caçapavana Bruna OsórioForgiarini, 19 anos, eleita MissCaçapava 2011, irá representar o mu-nicípio no concurso Miss Rio Gran-de do Sul.Após ser escolhida Rainhado Comércio de Caçapava em 2010,Bruna representou o CDL no concur-so estadual de Rainha do Comérciorealizado também no ano passado emBento Gonçalves.

Este ano, Bruna foi descobertapela agência de modelos MaxiModels de Pelotas, uma das respon-sáveis pela escolha de candidataspara o Miss Rio Grande do Sul emvárias cidades do Estado. No dia 2de julho, em Pelotas, acontecerá umcoquetel onde Bruna e mais 22 mis-ses de várias cidades da região sulreceberão a coroação oficial.

Após essa etapa, as candidatasirão se juntar a mais 68 concorrentesde todo o Estado, que passarão poruma seletiva onde apenas 30 repre-sentantes serão escolhidas para agrande final e, passam a disputar otítulo máximo da beleza gaúcha, oMiss Rio Grande do Sul. Esse con-

Bruna Osório Forgiarini representará omunicípio no concurso Miss Rio Grande do Sul

paganda na UNIFRA e, segun-do ela, nunca pensou em sermodelo, “surgiu esta oportu-nidade, então estou aprovei-tando para curtir, é um meioque gosto muito, mas de for-ma alguma pretendo largar aFaculdade”, relata.

A candidata ao maior tí-tulo de beleza do Estado con-ta também que já teve quemudar alguns hábitos. Con-forme Bruna, uma rotina rigo-rosa de exercícios físicos vemsendo cumprida além da pre-paração estética como cuida-dos especiais com a pele ecabelos, “tenho que ter umcuidado especial também coma alimentação, procuro evitarrefrigerantes e doces e tam-

bém procuro dormir mais cedo”, ex-plica.

Para enfrentar toda essa marato-na, Bruna conta com apoio de seuspais, Delson Forgiarini e NaureciForgiarini e com o patrocínio do Sa-lão de Beleza Karol Hair Designe.

curso é uma seletiva para o Miss Bra-sil, e é promovido pela Rede Bandei-rantes.

Atualmente Bruna é estudante deComunicação Social, Relações Públi-cas na Universidade Federal de San-ta Maria (UFSM) e Publicidade Pro-

Foto

: Si

mon

e Si

lvei

ra

Intitulado “Sabores, Cheiros,Sonhos e Superação”, alunos daAPAE de Caçapava do Sul lançamseu segundo livro.

O projeto criado pela professo-ra da Instituição, Lorena Cassol, eque já está na segunda edição, con-siste em despertar a criatividade dosalunos.

O tema do livro, segundo a pro-fessora, é sempre baseado na esco-lha do Patrono da Feira do Livro.Este ano, como o escolhido foi oAnonymus Gourmet (José AntônioPinheiro Machado), o projeto levouo nome “Sabores, Cheiros, Sonhose Superação”.

O trabalho contou com a parti-cipação de todos os professores daAPAE e, de acordo com Lorena, alémde estimular a motricidade tambémdesperta a imaginação.

“Através da criação destes li-vros vimos uma questão de supera-ção, não só dos alunos, mas tam-bém dos professores, pois acredito

Alunos da APAE lançam livro

que todos temos limitações”, explicou a professora, que pretende dar con-tinuidade ao projeto para o próximo ano, “vamos esperar a escolha dopatrono da Feira do Livro de 2012 para dar início aos trabalhos”, diz Lorena.

A empresa que estiver interessada em apoiar o projeto para o próximoano pode entrar em contato com a professora Lorena Cassol na APAE deCaçapava do Sul.

Alunos (escritores) com o livro “Sabores, Cheiros, Sonhos eSuperação”

Fot

o: H

eron

Fre

itas

Page 7: Jornal do Pampa Edição 182

Jornal do Pampa | 0708 de junho de 2011 Social

Page 8: Jornal do Pampa Edição 182

08 | Jornal do Pampa 08 de junho de 2011Saúde/Geral

A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Caçapava do Sul foi ofici-almente encerrada na sexta-feira dia 27 de maio, último dia que foi aplicado àsvacinas nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para2011. A vacina protege contra dois tipos de vírus de gripe sazonal e a influenzaA (H1N1). A meta era que fossem vacinados, entre os cinco grupos prioritários,cerca de 80% da população.

Dados sobre a imunizaçãocontra a gripe comum e H1N1

Confira os dados obtidos até o dia 27 de maioCrianças (0,6 a 2 anos) - 537 (meta) – 510 (vacinados) -95%Profissionais da saúde - 272 (meta) - 299 (vacinados) -110%Gestantes – 269 (meta) – 192 (vacinados) – 71%Indígena – 43 meta alcançada em 100%Idosos acima de 60 anos - 5.760 (meta) - 4.298(vacinados) -74%

Nesta semana, a caçapavana Te-reza Medeiros, 71 anos, esteve na Câ-mara de Vereadores para denunciar umdescaso com o transporte de pacien-tes, que se deslocam para outros mu-nicípios em busca de consultas commédicos especialistas.

A moradora fez uma reclamaçãoformal aos vereadores, relatando queela estava indo para o município deLajeado, para consultar, junto com ou-tras pessoas, em um veículo locadopela Secretaria de Saúde do Municí-pio. Desta forma, Tereza conta quequando chegaram em Pântano, o mo-torista da empresa terceirizada infor-mou que precisava sair de volta as13horas, porque tinha compromissoem Caçapava, mas a consulta da con-tribuinte seria justamente neste horá-rio.

Desta forma, ainda segundo Te-reza, quando se aproximou as 13ho-ras a maioria dos pacientes já haviamrealizado suas consultas, faltandoapenas Tereza e um senhor aposenta-do, de 80 anos, Antonio Rodrigues.Com isso, o motorista não quis espe-rar os dois realizarem suas consultas

Paciente denuncia descasocom o transporte de pacientes

e retornou para Caçapava deixando emLajeados os dois idosos.

A moradora contou ainda, que osdois permaneceram ao relento até as21 horas, quando uma ambulância domunicípio retornou a Lajeado parabuscar eles, que estavam passandopor necessidades, principalmente pelabaixa temperatura.

“ A gente utiliza o transporte daSaúde porque precisa, mas isso nãodá o direito de nos tratarem com des-respeito, deixando propositalmente ospacientes nas cidades e depois man-dam buscar. Nos chegamos de voltadepois da meia noite, mas quem maissofreu foi o idoso de 80 anos, que temvários problemas de saúde. Se o mo-torista da empresa tinha compromissona cidade não poderia viajar, em pri-meiro lugar está os pacientes que ne-cessitam de atendimento especializa-do com profissionais que não atendemem Caçapva”, disse Tereza Medeiros.

A Presidente da Câmara,vereadora Rosilda Freitas, fará um co-municado oficial a Secretaria de Saúdepara relatar o caso saber porque estefato aconteceu.

Todas as crianças são cheias deEnergia Vital quando nascem, o quesignifica que estão muito mais próxi-mas da “fonte” – de Deus – do queos adultos que, em sua maioria, es-queceram seus vínculos divinos. Ascrianças não tiveram tempo suficien-te para construir as mesmas barrei-ras, sistemas de crença e mecanis-mos de autodefesa que os adultos.

No entanto, crianças são seresinteligentes e sensíveis que apren-dem com o que têm à sua volta; porisso, é importante que sejam criadasnum ambiente seguro por pais amo-rosos e digno de confiança para quepossam ter uma base saudável e só-

Todos os anos, com a mudançade estação e a chegada do frio, aspessoas são acometidas pelas famo-sas doenças de inverno, especial-mente rinite e sinusite, que atingemas vias respiratórias superiores. Nãoque esses males não apareçam emoutras épocas do ano, mas são bemmais freqüentes quando ocorremmudanças bruscas no tempo.

A acupuntura visa, principal-mente, o alívio da dor e desobstruçãodos seios da face desde a primeirasessão. Ela atua na liberação desubstâncias que agem sobre neuro-transmissores e neuromediadores,restabelecendo o bom andamentodas funções que estavam alteradas.Também aumenta a produção decorticóides e analgésicos naturaisque possuem ação antiinflamatóriae diminuem a dor.

No caso da sinusite, que podeacontecer acompanhada de doresintensas na face e na cabeça, costu-ma-se associar acupuntura com aeletroacupuntura (em que eletrodossão presos às agulhas e emitem estí-mulos elétricos semelhantes achoquinhos no corpo). A vantagemda eletroacupuntura é que o metalda agulha é um bom condutor decorrente elétrica, o que potencializabastante o estímulo desejado. Coma técnica, utilizam-se pontos especí-

Acupuntura ajuda a harmonizar deforma natural o funcionamento do

aparelho respiratório:ficos na região do nariz, que promo-vem grande alívio da dor edesobstrução dos seios da face des-de a primeira sessão.

No tratamento da rinite comacupuntura também é possível sentirefeito já no primeiro dia, com a redu-ção da secreção e o descongestiona-mento das vias aéreas minutos apósa aplicação, fortalecendo o sistemade defesa do corpo contra agentesexternos e diminuir a aversão ao fatorespecífico (por exemplo: alergia apoeira).

Para as duas “ites”, em três ouquatro sessões - sendo uma por se-mana-, é possível perceber uma gran-de melhora. Como são doenças crô-nicas, a reincidência pode ocorrer, porisso é indicado prolongar o tratamen-to. A acupuntura oferece ótimos re-sultados no tratamento da asma, di-minuindo a intensidade das crises eaumentando o espaço entre elas. Éum tratamento longo, e durante o tra-tamento o paciente não pode descar-tar o tratamento com a medicina con-vencional.

O tratamento não tem nenhumacontra indicação, pode ser feito empacientes de todas as idades, e aque-les que têm medo de agulhas, temosvárias alternativas, como o uso dosraios de laser nos mesmos pontos daacupuntura tradicional com agulhas.

Tratamentos para criançaslida para toda a vida.

Como pais, nossa primeira respon-sabilidade, portanto, é sermos respei-tosos e compreensivos para com nos-sos filhos, confiando neles, desenvol-vendo seu potencial e criatividadedando-lhes liberdade para que sejameles mesmos. Quando aceitamos quenossos filhos vieram ao mundo com anossa ajuda, mas não nos pertencem,compreendemos que eles têm seu pró-prio destino. Ao respeitar nossos fi-lhos, podemos aprender muito comeles, do modo como são.

O Reiki é um meio muito eficaz deajudar as crianças a liberar o stress e aequilibrar suas energias hiperativas;

ele é de grande proveito também emcaso de dificuldades com o aprendi-zado e em manifestações de emo-ções fortes, como frustração, raiva,tristeza e alterações de humor. Nonível físico, o Reiki fortalece o siste-ma imunológico. ( fonte: REIKI paraA Cura Emocional – TanmayaHonervogt ). Reuniões de estudosnovo dia: Terça-feira as 15.30 - - sex-ta-feira 18.30 na rua 15 de Novem-bro n° 343 prédio do EMPRECON,2° Piso.

ARRCA. Associação de ReikiRegião da Campanha e,Grupo Luz do Amanhecer.

NAMASTÊ.

A Secretaria Municipal de Saú-de por intermédio da responsávelpela vigilância epidemiológica, en-fermeira Sandra Bairros, divulgouna semana passada os números fi-nais desta Campanha que iniciouem 30 de abril. “A estimativa era queem torno de 6.909 pessoas estavamentre os prioritários (dados doIBGE), no entanto, 77% da popula-ção estimada procuraram os pos-tos de vacinação no município, re-presentando 5.342 imunizados du-rante a campanha” informou a en-fermeira.

A Festa do Divino Espírito San-to, que teve início no dia 23 de abril,terá como ponto principal areinauguração da Igreja Matriz, nes-te domingo, dia 12 de junho.

As festividades na Igreja Matrizcomeçaram no último sábado, dia 03de junho, onde acontecem as nove-nas, sempre com o cortejo saindo dacasa de um dos festeiros e indo até àIgreja Matriz onde às 19h e 30min écelebrada a Missa e, após, no SalãoParoquial, os jogos de Bingo.

A Festa do Divino termina nodomingo, com uma procissão festi-va, com saída às 9h, da Igreja Nos-sa Senhora de Fátima até a IgrejaMatriz, onde acontece a cerimôniade reinauguração, Missa de encer-ramento e, após, almoço no SalãoParoquial.

Breve histórico dasobras da IgrejaMatriz

No dia 27 de abril de 1998 foianunciado pelo Engenheiro JoãoCarlos Cioccari a interdição obriga-tória da Igreja Matriz.

Durante três anos a populaçãose mobilizou para angariar recursos.

Festa do Divino terá como ponto altoa reinauguração da Igreja Matriz

Obras de restauração externa da Igreja Matriz começaram em 2002Em 12 de outubro de 2001, após uma cuidadosa restauração interna, a Ma-triz reabriu suas portas.

No ano seguinte, com apoio sempre presente da comunidadecaçapavana, começaram as obras de restauração externa.

Agora, neste domingo, dia 12 de junho, data que certamente irá entrarpara a história do município, a Igreja Matriz está sendo entregue à comuni-dade totalmente restaurada.

De acordo com o Padre Jorge Antônio Hudson, foram gastos no res-tauro externo 668 mil, 438 reais e 36 centavos.

“Acredito que esta obra de restauração seja uma vitória do povo deCaçapava do Sul, uma demonstração de unidade pelo seu cartão postal queé a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção”, destaca Padre Jorge e res-salta, “a Igreja Matriz é de toda a comunidade caçapavana, e não somentede um grupo de pessoas”, finaliza Hudson.

Fot

o: H

eron

Fre

itas

Page 9: Jornal do Pampa Edição 182

Jornal do Pampa | 0908 de junho de 2011 Geral

IMÓVEIS PARA LOCAÇÃOLOCAÇÕES COMERCIAIS1- SALAS COMERCIAIS – (duas) – esq. das ruas Gal. Osório e Cel. Coriolano Castro. VALOR - anegociar.2- SALAS COMERCIAIS – Rua XV de Novembro, acima da Galeria Oberto. VALOR a negociar.3- SALA COMERCIAL – Rua 7 de Setembro (sala nova) – R$ 900,004- SALA COMERCIAL- Rua Gal. Osório, esquina Rua Benjamin Constant, própria para escritório eou consultório. R$350,005- SALA COMERCIAL – Rua XV de Novembro, própria para loja, com vitrine. R$ 1.650,00.6- SALA COMERCIAL – Rua XV de Novembro, nº 524, com área de 530m² - Valor a negociar.

LOCAÇÕES RESIDENCIAIS 1- APARTAMENTO – Sala de estar e jantar com lareira e sacada, suíte, dormitório com sacada, banheirosocial, cozinha, área de serviços, garagem, interfone; prédio com salão de festas e elevador. Rua Tiradentes.VALOR – R$ 850,00.2- APARTAMENTO – Sala de estar e jantar ampla, três dormitórios, sendo um deles suíte, banheirosocial, área de serviços, e dependência. Rua XV de Novembro. VALOR – R$ 650,00.3- APARTAMENTO – Sala de estar, suíte com sacada, cozinha e área de serviços. Rua XV de Novembro.VALOR – R$ 450,00.4- APARTAMENTO – Sala de estar, cozinha americana, dormitório, escritório, banheiro social e garagem. RuaPadre Otávio Cechin. VALOR – R$ 300,005- APARTAMENTO – Sala de estar e jantar com lareira, dois dormitórios, sendo um deles suíte, banheiro social,cozinha, área de serviços e dependência. Rua Barão do Rio Branco. VALOR – R$ 580,00.6- APARTAMENTO – Sala de estar e jantar com lareira, três dormitórios, sendo um deles suíte, banheirosocial, cozinha, área de serviços e dependência. Rua Bento Gonçalves. VALOR – R$ 650,007- APARTAMENTO – Sala de estar, dormitório, cozinha e banheiro. Rua Banjamin Constant. VALOR– R$ 300,008- CASA – Sala de estar, varanda com lareira, três dormitórios, banheiro social, cozinha, área de serviçose garagem. Rua Julio de Castilhos. VALOR – R$ 660,00

TERRENOS A VENDAAvenida Presidente Kennedy, medindo 12,50m x 60,00m, totalizando 750,00m². VALOR – R$ 75.000,00Estrada do CRES, medindo 26,17m x 207,29m, totalizando área de 5.424,77m². VALOR – R$ 70.000,00Rua Arlindo Duarte, medindo 15,00m x 30,00m. VALOR – R$ 30.000,00.Rua Gal. Osório, medindo 15,00m x 25,5m. VALOR – R$ 75.000,00.Rua Tiradentes, medindo 14,00m x 35,00m. VALOR – R$ 45.000,00.Rua Lúcio Jaime, medindo 14,00m x 40,00m. VALOR – R$ 150.000,00Avenida Presidente Kennedy, medindo 25,00m x 65,00m. VALOR – 160.000,00Avenida Presidente Kennedy, medindo 12,25m x 65,00m. VALOR – R$ 100.000,00

1° Premio nº 04.377 Cross Fox - Luiz Carlos Barreto —Vacaria/RS2º Premio nº 21733 Gol 1.0 - Luciana Serrana Leite — Erechim/RS3º Premio nº 31.501 Moto Honda - Amarildo. B. Grande — Caxias do Sul/RS4º Premio nº 66.193 Moto Honda - Bethina Andreolli— Curitibanos/SC5º Premio nº 06.976 Moto Honda - Natalia Martins — Chapecó/SC

O Rotary Clube Caçapava agradece a participação dos caçapavanosque nos ajudaram nesta promoção.

Rifa do Rotary Clube CaçapavaVende-se

Moto Titan 150 ES,preta, partida eletrica ano

2004, documentos 2011pago + tanque cheio +

capacete.Valor R$ 4.000,00.Contato pelo fone:

9917-6966.

Problema solucionadona General Osório

Foto

/Cré

dito

: Im

pren

sa P

refe

itura

Na última semana, a Secretaria de Obras realizou o conserto de umaboca de lobo localizada na esquina entre a Rua Felix da Cunha e GeneralOsório, próximo a uma escola infantil. A solução foi colocar uma tampa deconcreto para não prejudicar quem utiliza o acesso, pois havia risco para ospedestres que trafegam pelo local. De acordo com secretário de obras SálvioDaniel, alguns moradores reivindicavam o conserto que foi atendido assimque a secretaria teve condições de realizar o serviço.

Foi aprovado na sessão ordiná-ria da Câmara de Vereadores, destasegunda-feira, dia 06, um projeto dedecreto legislativo, no qual concede-rá o título de Vereador emérito ao Ex-vereador Antonio Dias Almeida. Ahomenagem foi proposta pelo verea-dor Josué Viana Lopes (PMDB) e ocor-rerá em sessão solene no mês de ou-tubro de 2011.

A honraria é concedida a ex-vere-adores que possuem relevantes ser-

Ex-vereador será homenageadoNa mesma sessão foi aprovado um projeto de lei que pode beneficiar

orientadores, supervisores e coordenadores escolaresviços prestados à comunidade caçapa-vana, principalmente no período emque exerceu o mandato.

Na mesma sessão, outro projetode lei de origem legislativo foi apro-vado, esse tem a autoria do vereadorIlson Tondo (PP), que inclui os es-pecialistas em educação, supervi-sores e orientadores escolares, dire-tores e vice-diretores de escolas, queforam nomeados como professores,no mesmo direito de aposentadoria

dos professores que exercem ativi-dade docente, com 25 anos de tra-balho em escolas, conforme já estáregulamentado pela lei federal nº.11.301 de 2006.

Dessa forma os professores no-meados, que exercerem temporaria-mente atividades de direção, super-visão e orientação terão o tempo decontribuição contados da mesma for-ma como se estivessem exercendoatividades em sala de aula.

Hospital – Na sessão doLegislativo desta segunda-feira, dia06, a Câmara de Vereadores de Caça-pava do Sul aprovou por unanimida-de um projeto de lei da Prefeitura querepassa R$ 45.949,52, para o Hospitalde Caridade Dr. Victor Lang, com oobjetivo de execução das obras doforro de gesso acartonado nas salasdo Bloco Cirúrgico da instituição, noqual está sendo reformado com recur-sos do Governo do Estado, conse-guidos pela ex-vereadora RosaneAbdala e o ex-Secretário da Casa Ci-vil, Otomar Vivian, no inicio de 2010.

Quadra poliesportiva – Na mes-

ma sessão, os vereadores Josué Lopese Rosilda Freitas, solicitaram ao exe-cutivo com urgência, que a quadrapoliesportiva situada nos bairrosNegrinho do Pastoreio e São João, sejaentregue oficialmente para a comuni-dade. Segundo os vereadores, a qua-dra já está pronta há bastante tempo,faltando apenas alguns detalhes parao seu termino, como tela de proteçãoe outros utensílios. “ A comunidadequer utilizar a quadra organizada pelaassociação de bairro, por tanto, nadamais justo que repassar imediatamen-te esta quadra para a comunidade”,disse Rosilda Freitas.

Médico nos ESFs – O vereadorPeter Linhares está cobrando da ad-ministração municipal a disponibi-lização de médicos para atendimentonos ESFs IV (Vila Henriques) e V (VilaSul), no qual segundo o parlamentarestão sem atendimento médico para acomunidade carente. Outra solicita-ção do vereador é um estudo da Se-cretaria de Saúde do Município, natentativa de viabilizar em parceria como CMD, a disponibilização de umaambulância com técnico em enferma-gem no Estádio Municipal, duranteos jogos da 2º Divisão. De acordocom o parlamentar, esse é um pedidodos próprios atletas.

02/06 - Maria Eulina Ferreira02/06 - Ademar Luiz de Oliveira02/06 - Túlia Silveira Santos03/06 - Felícia Teixeira Siqueira04/06 - Jesus Lopes Sitó07/06 - Maria de Lurdes Dias Marques07/06 - Olmiro Bitencourt

Faça aulas particulares individuais e por grupo. Não fique de bobeiraaprenda a redigir bem seus textos para provas de seleção de emprego,Enem e vestibular.

Agende sua primeira aula!Material de apoio online.Fale com Viviane (55) 9130-9756Contato pelo e-mail: [email protected]

Fique de bem com oPortuguês e a Redação!

Page 10: Jornal do Pampa Edição 182

10 | Jornal do Pampa 08 de junho de 2011Geral

Horóscopo

O que é que dá voltas, algunsgostam que ele passe e outros não,nunca está parado e tempo é quenão falta? A hora.

Numa cidade havia muitasmotos Yamaha e só duas Honda.Qual o nome do filme? Poca Honda.

São sete irmãos, cinco temsobrenome e dois não. Quem são?Os dias da semana.

Quais são as 4 estações do anono Nordeste? Verão, Calor, Abafa-do e Mormaço.

Ingredientes1 maço de brócolis, 1/4 de xí-

cara (chá) de vinagre, 1 xícara (chá)de queijo branco em cubos, 1 dentede alho picado, 1/2 xícara (chá) decebolinha verde, 1/2 colher (sopa)de azeite, 2 tomates sem sementespicados e 500 g de penne.

Modo de preparoCozinhe os brócolis em água fervente com sal até que fiquem macios, mas

firmes. Escorra e reserve. À parte, junte o vinagre, o queijo, o alho, a cebolinha eo azeite. Misture delicadamente e regue os brócolis cozidos. Acrescente o toma-te e mexa com cuidado. Reserve. Cozinhe o macarrão conforme as instruções dofabricante e escorra. Ponha numa travessa e junte aos brócolis. Mexa com cuida-do e sirva, se desejar, com lascas de queijo parmesão.

Salada de macarrão

Áries – Divergências de opiniõespodem provocar conflitos. Não sufoque opar.

Touro – O romance tende a ser har-monioso, no entanto, fortaleça a relaçãoe evite brigas por ciúmes.

Gêmeos – A boa notícia é que Vênusingressa em seu signo, ampliando seu mag-netismo e favorecendo o início de novosromances.

Câncer – Na vida a dois, cuidadocom o desânimo e com a apatia. Eviteidealizar demais seu par.

Leão – É preciso atenção para nãocriar um clima de competição na vida adois. As pessoas queridas necessitam decuidados diários.

Virgem – Mas, tudo indica que afase ruim será passageira. Lidar com osproblemas pode ser uma forma de amadu-

recimento.Libra – A distância da família será

seu maior desafio nesta semana. Não percaa chance de surpreender a pessoa amada.

Escorpião – A semana é ideal paraviajar. Se está insatisfeito com a relação, omelhor a fazer é propor uma conversa.

Sagitário – A vida a dois pode ficarum pouco abandonada. Saia da rotina e va-lorize momentos de diversão com seu par.

Capricórnio – No romance o climaé de sintonia total. A saúde requer mais aten-ção. Revele seu talento e criatividade.

Aquário – A distância de pessoas que-ridas pode mexer com seus sentimentos. Étempo de abrir os horizontes.

Peixes – O clima deve melhor e oentrosamento com a pessoa amada volta-rá a reinar. Não deixe de mostrar sua gene-rosidade.

O Programa AABB Comunidadeesta realizando em sua sede, emCaçapava do Sul, no período de 06 a10 de junho o Curso de “Formação doEducador Social”.

As aulas estão sendo ministra-das pelos professores do Núcleo deTrabalhos Comunitários da PUC deSão Paulo, Isaias José e Ricardo Silva.

A perspectiva do curso é pro-porcionar aos futuros educadores do

Programa Integração AABB Comunidade realizaCurso “Formação do Educador Social”

Programa Integração AABB Comu-nidade um momento singular de re-visão da própria prática educativa, apartir da retomada de suas históriasde vida, do desenvolvimento da ca-pacidade de análise crítica do mun-do que os cerca e da abertura à “re-criação” de uma metodologia quepossibilite o desenvolvimento plenodas crianças e adolescentes que pre-tendem formar, além de capacitar edu-

cadores para atuar emcomplementação educacional, visan-do a inclusão de crianças e adoles-centes pertencentes a famílias debaixa renda, integrando escola, famí-lia e comunidade.

Além de Caçapava estão parti-cipando do evento professores deSão Sepé, Santa Cruz, Faxinal do So-turno, Marau, Cachoeira do Sul, SãoFrancisco de Assis e Jaguari.

No mês de março a AssembléiaGeral das Noções Unidas, com basenos estudos da Organização Mun-dial da Saúde que estimou, em 2009,cerca de 1,3 milhões de mortes poracidentes em 178 países, proclamouo período de 2011 a 2020 à “Décadade Ações para Segurança no Tran-sito”.

A Brigada Militar elaborou umplano diretor que vai nortear asações de toda sua área de atuação,desenvolvendo uma fiscalização detrânsito na área comercial urbanarealizando abordagens, em especi-al, a veículos com placas de fora dacidade, verificando documentação.

A ação visa a preservação dasegurança e da ordem publica.

Na ultima sexta-feira, uma guarnição da Brigada Militar, visitou 10 resi-dências de Caçapava do Sul com o intuito de notificar condutores comCarteira Nacional de Habilitação suspensa. Na ocasião foram localizadostrês condutores, dois já haviam mudado de endereço, um falecido e osdemais não foram encontrados.

O condutor com CNH suspensa tem 48 horas, após a visita, para entre-gar sua carteira no Centro de Formação de Condutores. O descumprimentoda ordem legal de devolver a CNH será comunicado ao Ministério Publicoe pode acarretar numa denuncia por desobediência, a pena pode ser dedetenção (15 dias a 6 meses) e multa.

Atualmente 21,6 Mil condutores estão com CNH suspensa, 1,8 Milprocessos de suspensão são abertos por mês no estado.

Brigada Militar:“DÉCADA DE AÇÃOPELA SEGURANÇA

NO TRANSITO”

BRIGADA MILITAR DE CAÇAPAVANOTIFICA CONDUTORES

Nesta semana, o Rotary Clube Caçapava em parceria com a Urcamplocal, realizou a primeira aula do curso básico de informática com alunos daEscola Eliana Bassi de Melo, com aulas três vezes por semana, pelo períodode 40 dias. Os computadores utilizados para o curso são da Universidade eos professores também. Esta iniciativa é realizada pelo Rotary desde 1999,onde proporcionam a pessoas e escolas este curso de informática, total-mente gratuito.

No final do curso será organizado uma formatura para os alunos efornecido um certificado de conclusão.

Estavam presentes na aula os representes do Rotary, o Pró-Reitor daUrcamp, Carlos Almeida e professores da instituição.

Rotary Clube Caçapava promove aulainaugural do curso de informática

Na próxima sexta-feira, dia 10 de Junho a partir das 9h o Identificadorda Brigada Militar estará no Esquadrão de Caçapava do Sul.

COMUNICAÇÃO SOCIAL3º Esqd P.Mon.

Atenção servidores ativos einativos da Brigada Militar:

Page 11: Jornal do Pampa Edição 182

Jornal do Pampa | 1108 de junho de 2011 Esporte

Jogos da Semana08/06 20 horas Qua JAMAICA X SÃO JOSÉ08/06 21 horas Qua NEW GAMES X FLORESTA10/06 20h30min Sex Final 2ª divisão Futsal11/06 13h30 min. Sab. S.RITA X VILA .SUL11/06 15h30 min. Sab. FLORESTA X FAXINAL12/06 13h30 min. Dom. SANTOS X CHELSEA12/06 15h30 min. Dom. FLAMENGO X PEDREIRA

JERGS 2011 – foi transferido o inicio da disputa da Fase deCoordenadoria dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. O inicio esta-va previsto para a última terça-feira com a modalidade de Atletismo nacidade de Bagé, a transferência ocorreu por atraso no processo de licita-ção para o transporte e arbitragem da competição.

Anderson Henriques no Campeonato Brasileiro Juvenil - entre osdias 10 e 12 de junho, a pista de atletismo da Sogipa irá sediar o Campeo-nato Brasileiro Caixa de Atletismo Juvenil. O evento é a seletiva final paraa formação da Seleção Brasileira que vai disputar o Campeonato Pan-Americano sub-20. Este será realizado, na cidade de Miramar, nos Esta-dos Unidos, no período entre 22 e 24 de julho.

Cerca de 300 atletas de 23 Estados e Distrito Federal participarão dacompetição. Entre os destaques o caçapavano Anderson Henrique, 18anos, campeão brasileiro juvenil nos 400m rasos.

O Evento será organizado pela Confederação Brasileira de Atletismoe a Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul, patrocinadopela Caixa e Nike, com o apoio da Sogipa.

2ª Etapa do Gaucho em São Sepé – no próximo domingo dia 12 dejunho será realizado na cidade de São Sepé a 2ª Etapa do CampeonatoGaúcho de Automobilismo em Pista de Terra Categoria Turismo 1600cc.

Na última quinta-feira, dia 02 de junho, foi realizada asfinais da Modalidade de Futsal válidas pelos Jogos Estu-dantis Caçapavanos – Jesca 2011.

A modalidade de futsal foi vencida pela Escola Técni-ca Dr. Rubens da Rosa Guedes – ETERRG com 330 pon-tos; na segunda colocação ficou a Escola Estadual deEnsino Fundamental Januária Leal com 270 pontos; naterceira colocação a Escola Particular COEDUCAR com240 pontos e a melhor escola colocada entre as municipaisfoi a Escola Municipal de Ensino Fundamental InocêncioPrates Chaves que ficou na 4ª colocação com 200 pontos.

No último domingo, dia 05 de junho, foi realizada mais uma edição doArrancadão de Carros e Motos no Rincão dos Godinhos. Com a participaçãode pilotos de Caçapava do Sul, São Sepé e São Gabriel.

Pela manhã foi realizada a competição de motos, com a inscrição de 39motos e 68 arrancadas realizadas.

Pela tarde foi realizada a competição de carros, com a inscrição de 39 carrose 96 arrancadas. Mais fotos no site www.jornaldopampa.com.br

Confira os primeiros colocados nas motos e nos carros:

164 Arrancadas no Rincão dos Godinhos

Categoria 250 4 Tempo1º lugar Madio CA2º lugar Tambeco SSCategoria Livre1º lugar Rodrigo CA2º lugar Madio CACategoria 1801º lugar Charles CA2º lugar Negão CACategoria 200 2T1º lugar Negão CA2º lugar Madio CA

Categoria Chevete1º lugar Reginho CA2º lugar João Luiz CACategoria 1.4 a 1.61º lugar Cassiano SG2º lugar Marcelo CACategoria 2.0 TD1º lugar Cascudo SG2º lugar Chico CACategoria 1.0001º lugar Cassildo CA2º lugar Anderson CACategoria Cidadino1º lugar Chico2º lugar RenanCategoria 1.6 a 1.91º lugar Lucas CA2º lugar Sindival CACategoria Livre1º lugar Jonatan CA2º lugar Sindival CA

Arrancadão Motos

Arrancadão Carros

ETERRG é Campeã da Modalidade de FutsalConfira os resultados por categoria:

- petiz masculino: 1º lugar: Januária2º lugar: Coeducar

- petiz feminino: 1º lugar: Coeducar2º lugar: Januária

- mirim masculino: 1º lugar: Januária2º lugar: Coeducar

- mirim feminino: 1º lugar: ETERRG2º lugar: Januária

- infantil masculino: 1º lugar: Coeducar2º lugar: ETERRG

- infantil feminino: 1º lugar: Inocêncio2º lugar: ETERRG

- juvenil masculino: 1º lugar: ETERRG2º lugar: Assunção

- juvenil feminino: 1º lugar: Dagoberto2º lugar: Inocêncio

* Resultados extra-oficial, até o fechamento daedição não tínhamos recebido o resultado oficial.

Categoria 4001º lugar Negão CA2º lugar Tambeco SSCategoria 150, Cidadino e 1251º lugar Madio2º lugar EmanuelCategoria Twister1º lugar Iagner SS2º lugar Tambeco SSCategoria 200 4T1º lugar Madio CA2º lugar Emanuel CA

Acontece nesta quarta-feira, dia 08 as semifinais do Campeonato Munici-pal de Futebol de Salão da 2ª divisão.

Na primeira partida da noite às 20 horas a equipe do Jamaica que venceu asduas partidas na 2ª fase enfrenta a equipe do São José e na segunda partida às21 horas a equipe do New Games que tem 100% de aproveitamento e o goleadorda competição Adriano - Dida, enfrenta a equipe do Floresta.

As vencedoras além de garantirem vaga na grande final da competiçãoque será realizada na próxima sexta-feira, dia 10, a partir das 20 horas e 30minutos, garantem a participação no Campeonato Municipal de Futebol deSalão da 1ª divisão em 2012.

Nesta quarta, dia 08, as semifinais no futsal

No último sábado dia 04 de ju-nho começou o Campeonato Muni-cipal de Futebol de Campo da 2ª di-visão. Nas quatro primeiras partidasda competição foram marcados 31

Segundona de Campo começacom média de 7,75 gols

gols. Destaque para Jeferson Melo- Bironho da equipe do Milan quemarcou 5 vezes.

Na primeira partida de sábado aequipe do América venceu a equipedo Santos pelo placar de 3 a 2 e nosegundo jogo a equipe do Mauágoleou a equipe do Flamengo peloplacar de 5 a 1.

No domingo, as equipes doUnião e Movesul empataram peloplacar de 1 a 1 e no segundo jogoda tarde a equipe do Milan goleou aequipe do Chelsea pelo placar de 14a 4.

Confira os próximos jogos dacompetição no “Jogos da Semana”.

America venceu a primeira partida da competição

Professor Paulo Roberto recebe o troféu de campeãona modalidade de futsal pela ETERRG

ETERRG campeã categoria juvenil masculino

Coeducar campeã categoria infantil masculino

Foto

s M

arce

l Ju

nque

ira

Page 12: Jornal do Pampa Edição 182

Caçapava do Sul, 08 de junho de 2011