jornal do pampa - edição 212

12
Largo Farroupilha abrigará Circo da Cultura Final de semana terá maior festa tradicionalista da região Incêndio destrói ônibus da Assembleia de Deus Rodeio Cidade Pág.10 Pág.08 Caçapava do Sul, 04 de janeiro de 2012 Edição 212 R$ 1,50 5 anos 2012 começa com mudanças administrativas na Prefeitura Pág.10 Conselhos municipais aprovam plano de habitação Pág.08 CDL realiza entrega de prêmios da Campanha de Natal Pág.03 Pág.03 Foto: Marcelo Marques/Farrapo Município foi contemplado com centro oftalmológico Pág.05 Foto: Marcelo Marques/Farrapo

Upload: daniel-miranda

Post on 15-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal do Pampa - Edição 212, quarta-feira dia 04 de janeiro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Pampa - Edição 212

LargoFarroupilhaabrigará Circoda Cultura

Final de semanaterá maior festatradicionalista da região

Incêndio destrói ônibusda Assembleia de Deus

Rodeio CidadePág.10

Pág.08

Caçapava do Sul, 04 de janeiro de 2012 Edição 212 R$ 1,50

5 anos

2012 começa com mudançasadministrativas na Prefeitura

Pág.10

Conselhos municipaisaprovam plano de habitação

Pág.08

CDL realiza entregade prêmios daCampanha de Natal

Pág.03

Pág.03

Foto: Marcelo Marques/Farrapo

Município foi contempladocom centro oftalmológico Pág.05

Foto

: M

arce

lo M

arqu

es/F

arra

po

Page 2: Jornal do Pampa - Edição 212

02 | Jornal do Pampa 04 de janeiro de 2012Geral

RedaçãoRua Benjamin Constant, 504 - Sala 14Fone: (55) 3281-3139CNPJ:09.144.053/0001-50Jornalista responsável:Daniel Miranda - MTB 13.424Departamento Comercial:Siria Souto Marques

Reportagem: Helen Núbias e Marcel Junqueira (Esporte)Diagramadora: Marieta Machado ZagoE-mail: [email protected]: [email protected] textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores,não expressando necessariamente a opinião do jornal.Envie seus textos e sugestões para [email protected]

Supremo decide que dirigir embriagado écrime, independente de danos a terceiros:

Continuação da edição anterior....Nessa esteira, o insigne Ministro Ricardo Lewandowski fundamentou

seu voto:“... A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é pacífica no

sentido de reconhecer a aplicabilidade do art. 306 do Código de TrânsitoBrasileiro – delito de embriaguez ao volante...”

E mais, comparou o crime de dirigir embriagado com o crime de porteilegal de arma de fogo, vejamos:

“... É como o porte de armas. Não é preciso que alguém pratiqueefetivamente um ilícito com o emprego da arma. O simples porte constituicrime de perigo abstrato porque outros bens estão em jogo...”

O nobre Ministro entende que independente do condutor expor outraspessoas ao risco, já comete o delito pelo simples fato de dirigir embriagadoe menciona:

“... sendo certo que a comprovação da mencionada quantidade álco-ol no sangue pode ser feita pela utilização do teste do bafômetro ou peloexame de sangue, o que ocorreu na hipótese...”

Desta forma, ainda que o entendimento acima não seja pacífico entre osTribunais do nosso país, o Supremo Tribunal Federal já se posicionou nosentido de que dirigir embriagado é crime e, portanto, viola a lei.

Todo réveillon, quando a meia-noite traz o novo ano e os fogos deartifício anunciam a sua chegada, areflexão nos pega de surpresa e nosleva a fazer um “balanço” de fim deano. Rememoramos o que aconteceunos últimos doze meses, quantosplanos foram realizados e quantosdeixamos para trás.

Réveillon também é hora de pla-nejar: Em 2012 será diferente! Vou fa-zer um regime, abandonar um vício,terminar os estudos, casar, construira casa e comprar o carro dos meussonhos e dar uma guinada em minhavida. Não é assim que acontece? Exa-tamente à meia noite, em uma fraçãode segundo, com a taça de champa-nhe na mão, erguida bem para o alto,sem derramar uma só gota, 2011 ter-minará e um novo ano começará e,com a melhor das intenções, a deci-são será tomada: “Ano novo. Vidanova! Agora vai ser diferente!” Mas

Ninguém move uma pedra com boasintenções. É preciso atitude!

é claro que vai.Muitos ainda acreditam que

acrescentar a esse momento algumassuperstições pode facilitar as coisas:tomar sopa de lentilha para assegu-rar um ano de fartura. Comer leitãoque fuça para frente e garante o ar-mário cheio o ano todo. Começar oano com uma nota de dinheiro den-tro do sapato para garantir riqueza.Dar três pulinhos com o pé direito ebeber três goles de champanhe, exa-tamente à meia-noite, para começar asubir na vida. Sem falar naqueles quenão abrem mão de usar uma peça deroupa branca para trazer paz no anoque chega. Como se vê, superstiçãoé o que não falta.

Entretanto quero lhe fazer umapergunta: Você acredita mesmo quesem mudar a atitude poderá mudar ahistória da sua vida? Você crê quepode mover uma pedra com supers-tições ou com boas intenções? Não,

não pode! É preciso atitude! Sem umanova atitude nada muda e qualqueresperança é varrida num piscar deolhos.

Conta-se que num reino muitodistante, um rei colocou uma enormepedra no meio de uma estrada. Al-guns mercadores que passavam porali murmuraram e deram a volta pelapedra. Mas um simples camponês seaproximou e, após muito esforço,conseguiu removê-la para a beira daestrada. Foi aí que notou uma bolsano local onde estava a pedra, con-tendo várias moedas de ouro e umanota escrita pelo rei que dizia: “Esseouro é para a pessoa que tiver a ati-tude de remover a pedra do caminho”.

Eu não sei qual a “pedra” quevocê tem que remover em 2012 pararealizar seus sonhos, mas uma coisaeu sei: ninguém move uma pedra comboas intenções. É preciso atitude!

Feliz ano novo!

Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-ame-ricano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa.Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóveis,projetando um sistema baseado numa linha de montagem.

O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos deprodução e assim baratear o produto, podendo vender para o maior númeropossível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção,uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, ecada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários nãoprecisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidadede produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muitocapacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefadentro de sua etapa de produção. O fordismo foi o sistema de produção quemais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção emmassa de mercadorias das mais diversas espécies.

Enquanto para os empresários o fordismo foi muito positivo, para ostrabalhadores ele gerou alguns problemas como, por exemplo, trabalhorepetitivo e desgastante, além da falta de visão geral sobre todas as etapasde produção e baixa qualificação profissional. O sistema também se baseavano pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção.

Na década de 1980, o fordismo entrou em declínio com o surgimento deum novo sistema de produção mais eficiente. O Tayotismo, surgido no Ja-pão, seguia um sistema enxuto de produção, aumentando a produção, redu-zindo custos e garantindo melhor qualidade e eficiência no sistema produti-vo. As Principais características e objetivos do Taylorismo são:

Divisão das tarefas detrabalho dentro de uma empresa;Especializaçãodo trabalhador; Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo comas aptidões apresentadas; Análise dos processos produtivos dentro de umaempresa como objetivo de otimização do trabalho; Adoção de métodos paradiminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores; Implantaçãode melhorias nas condições e ambientes de trabalho; Uso de métodos pa-dronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade; Criação de siste-mas de incentivos e recompensas salariais para motivar os trabalhadores eaumentar a produtividade; Uso de supervisão humana especializada paracontrolar o processo produtivo; Disciplina na distribuição de atribuições eresponsabilidades; Uso apenas de métodos de trabalho que já foram testa-dos e planejados para eliminar o improviso.

Dica de filme: Um filme interessante que aborda o fordismo é “Tempos Modernos”,

produzido e estrelado por Charles Chaplin. O filme faz uma crítica ao sistemade produção em série, além de mostrar a combalida economia norte-america-na após a crise econômica de 1929.

Fordismo e Taylorismo

A caçapavana Ana Paula Fonse-ca, trouxe mais um troféu para nossomunicípio, ela tem conquistado vári-os títulos levando o nome da cidadepara diversos lugares do Rio Grandedo Sul. A jovem recebeu o 1° lugar namodalidade declamação juvenil nosegundo Canta e Dança na cidade deBagé. O evento aconteceu no dia 11de dezembro no Centro de TradiçõesGaúchas (CTG) Prenda Minha.

Em 2011, Ana Paula representoubem nossa cidade recebendo prêmiosem diversos festivais entre eles: Se-

Caçapavana ganha mais um troféumana Crioula de Bagé, Fegaes, Artchê,Conati e 2° Canta e Dança.

Ela encerra o ano com muitasconquistas e demonstra que oscaçapavanos honram o nome da ci-dade de Segunda Capital Farroupilha.Agradece a todos os que comparti-lharam suas conquistas e a todos osapoiadores que estiveram presentesem todos os momentos. Também emespecial ao seu professor Beni Nas-cimento que sempre acompanhou oseu destaque e acreditou no seu ta-lento.

O Balcão Sesc-Senac Caçapava do Sul está com inscrições abertas até 13 de janeiro para a edição de verão doprojeto Brincando nas Férias. Na cidade, as atividades acontecerão na Urcamp de 16 a 20 de janeiro, e são voltadasa crianças de 4 a 8 anos de idade. Na programação estão atividades como: Oficina de dança, de culinária, oficinade balão, caminhada ecológica, jogos recreativos, tarde das guloseimas, visita ao Corpo de Bombeiros, FestaTemática, banho de piscina e outras atrações.

Realizado em diversas cidades do RS durante as férias de verão e de inverno, o projeto é destinado a criançascom o principal objetivo de motivar o desenvolvimento e o aprendizado através de brincadeiras e atividadesesportivas também nas férias escolares. Informações sobre as taxas de inscrição podem ser obtidas junto aoBalcão Sesc-Senac (Rua Quinze de Novembro, 267) pelo telefone (55) 3281-3684.

Projeto Brincando nas Férias Sesc teminscrições abertas em Caçapava do Sul

Crianças entre 4 e 8 anos podem participardesta edição do projeto, que inicia no dia 16 de janeiro

Page 3: Jornal do Pampa - Edição 212

Jornal do Pampa | 03Geral04 de janeiro de 2012

O Rio Grande do Sul está enfrentando o período de déficit híbrido,causado pelo La Niña, o qual possui característica de seca na região sul echuvas na região centro do país. Esse déficit leva a uma severa limitaçãoao crescimento das plantas, ao mesmo tempo em que ocorre drástica que-da no valor nutritivo das mesmas levando a prejuízo tanto na agriculturaquanto na pecuária.

O milho é a cultura mais prejudicada pela seca que atinge o estado. Ogoverno estima que as perdas nas lavouras ultrapassem R$ 1 bilhão. Se-gundo a Fecoagro, mais de 40% das lavouras de milho foram atingidas noestado. Essa perda certamente refletirá no bolso dos produtores e na mesados consumidores durante o ano. Na produção de soja a seca tambémafetará os agricultores gaúchos, causando acentuados prejuízos econô-micos e sociais. A perda associada é difícil de ser evitada quando a calami-dade é muito severa. No entanto, sob condições menos acentuadas defalta de chuvas, o emprego de práticas adequadas, conhecidas dos agri-cultores como o manejo de solo, rotação e diversificação de culturas, usode cultivares mais adaptadas poderá contribuir para que o rendimento daslavouras seja menos prejudicado.

Para minimizar os prejuízos na pecuária, é fundamental a adoção deestratégias para minimizar os efeitos da seca. O planejamento forrageiro,por meio do diferimento de campo nativo na primavera, cultivo de gramíneasanuais de verão, feno, silagem ou suplementação proteica/energética sãoalternativas para um prognóstico positivo durante este período. Por outrolado, nas propriedades onde não há tal planejamento ainda é tempo detomar algumas medidas para evitar a acentuada queda nos índiceszootécnicos da propriedade, e em situações extremas, até mesmo a mortede animais.

Na cadeia do agronegócio a comentada gestão de riscos enfrentaproblemas climáticos e econômicos no ambiente macro. Aqui no sul, histo-ricamente enfrentamos problemas de seca entre dezembro e janeiro. Comisso o gestor deve se preparar e planejar frente ao vazio hídrico buscandoalternativas para enfrentar com sucesso esse temido problema.

Em tempos de seca

Por volta de 7h e 30min da manhã do dia primeiro de janeiro de 2012, um casal invadiu o quartel da BrigadaMilitar da cidade. Primeiramente eles chegaram para registrar uma ocorrência, mas estavam muito exaltados esupostamente embriagados. A ideia inicial seria uma reclamação envolvendo o veículo do casal.

Segundo Boletim de ocorrência da Brigada Militar o casal se exaltou bastante e teria entrado em conflito comalguns policiais partindo pra cima da guarnição. Então os policiais resolveram encaminhar os dois para registrarocorrência na Delegacia de Polícia de Caçapava do Sul. O casal irá responder processo em liberdade pelos crimesde desacato a autoridade, embriaguez ao volante e dano ao patrimônio público, pois foram quebrados algunsvidros do posto da Brigada.

Casal invade quartel da Brigada Militar

O secretário de obras, Serviços Urbanos e Interior, Sálvio Daniel de Jesus informou nesta terça-feira (03) queserá iniciado nesta semana uma importante obra de infra-estrutura no interior. Na tarde de 3 de janeiro, uma equipede obras se deslocou ao Rincão dos Seixas para abertura de valas, onde serão colocados tubos, com a finalidadede criar uma canalização para rede de água tratada.

A Prefeitura também estenderá a obra por cerca de mil metros para sanar a falta de água tratada no Rincão dosBittencourt. Conforme comentou Sálvio, primeiramente será resolvido o problema da distribuição de água doRincão dos Seixas e será agilizada a continuidade até a localidade dos Bittencourt, resolvendo, assim, duasantigas reivindicações da comunidade. Há uma previsão de que os serviços sejam finalizados em duas semanas.

Obras no interior para solucionara distribuição de água tratada

Aconteceu no dia dois de janei-ro, por volta de 4 da madrugada umincêndio, um ônibus que estava naVila Nossa Senhora de Fátima, pe-gou fogo. O ônibus pertencia a Igre-ja da Assembléia de Deus.Os bom-beiros chegaram ao local, mas nãofoi possível recuperar o veículo queestava completamente destruído.

Quando o Corpo de bombeirosda cidade foi chamado, já não haviamais o que fazer para salvar o veícu-lo, que era usado para transportarseguidores da religião.

Incêndio destrói ônibus da Assembléia de Deus

Foto

: M

arce

lo M

arqu

es/F

arra

po

Aconteceu no dia 30 de dezembro, o sorteio dos ganhadores daspremiações da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade. A festa foi realiza-da no Largo Farroupilha e contou com público que foi prestigiar o evento.Na ocasião foi entregue o maior prêmio, no valor de 5 mil reais, e o de menorvalor 2 mil reais, sendo que um beneficiou um cliente e 2 mil reais contem-plou uma vendedora.

Durante a festa aconteceu uma mateada e show com a caçapavanaJordana Henriques, e as ganhadoras que receberam os prêmios foram, Sil-via Ferreira Medeiros, como cliente e a vendedora que ganhou foi à funci-onária da farmácia Nicola, Rede Associadas, Pâmela Albarnaz da Rosa.

CDL realiza entrega de prêmios do Natal

Foto

: M

arce

lo M

arqu

es/F

arra

po

Page 4: Jornal do Pampa - Edição 212

04 de janeiro de 2012Política/Geral04 | Jornal do Pampa

Nesta quinta-feira, dia 29, a Pre-sidente da Câmara, Vereadora RosildaFreitas, em seu último dia no coman-do do Legislativo caçapavano rece-beu em seu gabinete o Prefeito ZauriTiaraju de Castro, para acertar com ochefe do executivo a devolução dosrecursos da Câmara que sobraram em2011, onde alcançou um valor apro-ximado de R$ 253 mil e também pararealizar a doação de 66 bens da Câ-mara que atualmente não são maisutilizados.

Sobre os recursos devolvidospela Câmara neste final de ano, a Pre-sidente lembrou que no decorreu dosegundo semestre já fez várias devo-luções, mas sempre visando ajudaralguma instituição, como o Hospitalde Caridade Dr. Victor Lang, que rece-beu cerca de R$ 87 mil, principalmentepara a compra do carro de anestesia emanutenção da entidade. Já outrosrecursos foram aplicados na cultura,educação e saúde, totalizando R$ 122mil, mas de acordo com Rosilda, es-sas devoluções só tiveram sucessoporque o Prefeito foi solidário em re-passar o dinheiro.

Já os últimos recursos devolvi-dos, a Presidente indicou ao Prefeitopara ser utilizado e repartido da se-guinte forma: R$ 10 mil para APAE, R$5 mil para ASCAI, R$ 5 mil para SCAP,R$ 5 mil para o Coral MunicipalCaçapavano, R$ 5 mil para BandaMunicipal, R$ 5 mil para o Banco daAmizade, R$ 5 mil para Associação

Câmara devolve R$ 253 mil à Prefeiturae faz doação de 66 bens a entidades

Mesa com 3 gavetas Assoc. Moradores da PromorarCadeira Pozza CTG Heróis do SeivalCadeira Fixa estofada CTG Heróis do SeivalCadeira Fixa Assoc. Moradores da PromorarMesa c/suporte p/teclado CTG Heróis do SeivalMáquina de escrever CTG Heróis do SeivalCadeira giratória Assoc. Moradores da PromorarCadeira giratória CTG Heróis do SeivalMesa c/3 gavetas mogno CTG Heróis do SeivalMaquina de escrever CTG Heróis do Seival03 Cadeiras fixa preta CTG Heróis do SeivalEnceradeira Arno Assoc. Moradores da PromorarMáquina Olivetti Assoc. Moradores da PromorarCadeira preta Assoc. Moradores da Promorar2 Cadeiras fixa estofado CTG Heróis do Seival4 Cadeiras fixa estofada Assoc.Moradores da PromorarMesa fórmica marfin Assoc. Moradores da Promorar

das Guaritas, R$ 10 mil para oPROERD, R$ 61 mil para o Hospital deCaridade e R$ 20 mil para oCONSEPRO, sendo repartido entre aBrigada Militar e a Policia Civil. Estesegundo repasse chegou a R$ 131 mil.

A segunda parte da reunião foipara oficializar a doação de 66 bensque a Câmara não utiliza mais. Estadoação precisa ser feita em conjuntoporque o patrimônio do Legislativo eExecutivo é o mesmo. Os móveis fo-ram repartidos entre diversas entida-des, com o aval dos dois Poderes.

Segundo a Presidente, os recur-sos que sobraram da Câmara devemser investidos em entidades sem finslucrativos e em outras prioridades doGoverno, já sobre os móveis, Rosildadisse que não é justo tanta entidadeprecisando de mesas, cadeiras e com-putadores e a garagem da Câmaracheia desses bens, com isso, todo o

material que não é mais aproveitadono serviço público do Legislativo foidoado.

Segundo o Prefeito, o executivoconcorda com tudo que está sendodoado pela Câmara e sobre as so-bras de recursos, Tiaraju explanouque fará o possível para atender asindicações da Presidente e repassaro dinheiro.

Acompanharam também a reu-nião, algumas entidades que estãosendo beneficiadas com a doação debens, como o Hospital, através daAdministradora Maria Helena Ama-do e do médico anestesista, AdalgisoMalaguez, além do Patrão do CTGHeróis do Seiva, Roque Aquino eoutras associações e instituições.

Confira abaixo as entidades queserão beneficiadas com a doação debens, como mesas, cadeiras, compu-tadores e outros utensílios:

Materiais doados pela Câmara de VereadoresComputador Duron Assoc. Moradores da PromorarCadeira giratória Hospital de CaridadeCadeira fixa estofada CTG Heróis do SeivalBalcão compensado imbuia Hospital de CaridadeCondicionador de ar Sprin Escola Alfredo DuarteComputador AMD Duron CTG Heróis do SeivalRack para terminal Assoc. Moradores da PromorarMicrocomputador AMD Athlon CTG Sentinela do ForteMonitor LG CTG Heróis do SeivalRack para computador CTG Heróis do SeivalMonitor 17" LG Centro de CulturaMonitor 17" LG CTG Sentinela do ForteMonitor 17" LG Assoc.Moradores da PromorarComputador P4 Asus Centro de Cultura28 pneus em desuso Secretaria de ObrasRack para terminal CTG Heróis do Seival

Nesta segunda-feira, dia 02, o novo Presidente da Câmara, vereadorIlson Tondo, teve o seu primeiro dia no comando do Legislativo. Na primei-ra reunião do dia o Presidente despachou com o Diretor Geral da Câmara,Eriton Talarico e com o Chefe de Gabinete da Presidência, Flávio Tronco, napauta da reunião estavam as primeiras medidas de funcionamento da casae as ordenas de serviço que disciplinam o andamento Legislativo.

Após, Tondo recebeu a visita dos vereadores Caio Casanova, PedroGaspar, Rosilda Freitas e Josué Lopes, para conversarem sobre questõesestruturais e as prioridades da Câmara para este ano.

Já na quarta-feira, dia 04, Tondo comanda a primeira sessão ordináriade 2012, a partir das 10 horas, penúltima antes do recesso parlamentar, queé do dia 15 de janeiro até 28 de fevereiro.

O Presidente além de vereador, é professor da rede estadual de ensinoe produtor rural, está assumindo pela segunda vez a Presidência da Câma-ra, a última foi em 2008.

Primeiro dia no comando

Na última semana,saiu o resultado de maisuma prova de seleção paraa Ordem dos Advogadosdo Brasil (OAB), onde oCaçapavano Bruno TascaCosta foi aprovado e re-ceberá a carteira da Ordemno dia da sua formaturaque acontece no mês defevereiro, na UNIFRA.

Para comemorar estanova conquista, os pais deBruno, José Irineu Costae Ana Denise Tasca Costa, realizaram uma confraternização na última quinta-feira, dia 29, no salão da Escola Técnica Dr. Rubens da Rosa Guedes, ondecontou com a presença de amigos e familiares do mais novo advogado etambém do Presidente da OAB de Caçapava do Sul, Aldo Azevedo, queentregou um Pin da Instituição.

No final os convidados aproveitaram um belo churrasco para dar asboas vindas ao mais novo advogado do município, que tem 25 anos de idade.

O mais novo Caçapavano na OAB

O prefeito cel. Zauri Tiaraju de Castro e o secretário de coordenação eplanejamento Guilherme Torres Fleck receberam o comunicado da CaixaEconômica Federal na segunda-feira (02) sobre a liberação de verba paraárea de turismo, através de um plano de trabalho encaminhado pela admi-nistração. De acordo com o prefeito, a liberação do recurso no valor de R$97.500,00 era aguardada pela Prefeitura, pois “o projeto tem um cunho soci-al e de valorização da história do município” com a construção do MarcoFarroupilha (na Praça Dr. Rubens da Rosa Guedes) e um Mirante no Valedos Lanceiros (localizado na RS-357).

O projeto foi selecionado para receber apoio de infraestrutura turísticadentro do Programa Turismo Social no Brasil, sendo a contrapartida domunicípio em R$2.500,00. Este recurso é de emenda parlamentar do deputa-do Federal Henrique Fontana (PT). E, o próximo passo da administraçãoserá encaminhar uma declaração de contrapartida e rubrica orçamentária.Também deverá ser realizada a licitação para contratação de empresa pararealizar o serviço, que está previsto para iniciar em março.

Conforme informações de Fleck, outro projeto importante que seráliberado pela Caixa Econômica Federal, é o Parque Antônio Candido deFreitas, no valor de R$ 97.500,00, proveniente de emenda parlamentar dodeputado Federal Marco Maia (PT). Para a criação do parque o valor dacontrapartida do município será de R$2.500,00. Segundo Zauri, neste tri-mestre serão investidos no turismo local cerca de R$195.000,00.

Município receberá recursos para turismo no valor de R$195 mil

Page 5: Jornal do Pampa - Edição 212

04 de janeiro de 2012 Jornal do Pampa | 05Cidade/Geral

O prefeito cel. Tiaraju de Castrorecebeu no gabinete na quarta-feira,28 de dezembro, o deputado estadualMarlon Santos (PDT) que através deemenda parlamentar vai destinar re-curso para criação de um centrooftalmológico no município. O objeti-vo do encontro foi apresentar a situa-ção do projeto encaminhado pela Pre-feitura à Secretaria Estadual de Saúde(SES/RS) e que, segundo informouMarlon, terá o recurso liberado nosprimeiros meses de 2012.

O projeto está estimado em cer-ca de R$90 mil, sendo a contrapartidado município de 20% do valor. O pre-feito destacou a importância da cria-ção do centro oftalmológico no muni-cípio, que necessita de atendimentonesta área e, consequentemente, visaoferecer aos pacientes a oportunida-de de realizar consultas e cirurgias semprecisar se deslocar para outras cida-

Saúde é contemplada com emenda parlamentarpara criação de centro oftalmológico

Foto

: Vi

vian

e Ilh

a

O Secretário da Administração Leomar Melo está à frente da secretariae vem desenvolvendo um trabalho que busca atender todas as demandasque chegam até o administrativo. Em uma retrospectiva das atividades doano, Melo aponta as ações ligadas diretamente ao quadro de funcionárioscom a regulamentação do regime do funcionalismo. São diversas ativida-des diferenciadas que por meio da colaboração dos funcionários e profissi-onais técnicos, junto com o gabinete do secretário, buscam atender asnecessidades do funcionalismo.

Dentre as ações destacadas por Leomar, a administração trata dacontratação de estagiários que em 2011, realizou a prova de seleção deestagiários para suprir a demanda em diversos setores administrativos.“Dependemos muito do poder de contratação do município para atender asprioridades do serviço demandado pela comunidade”, ressalta.

Para suprir as necessidades e demandas de diferentes setores, o último

Administração: prioridade no atendimento e demandas do funcionalismo

Em 2011, a Prefeitura investiuentre o final de outubro e início denovembro mais de R$100 mil emobras de pavimentação asfáltica.Em uma retrospectiva das açõesda Secretaria de Obras, ServiçosUrbanos e Interior, o secretárioSálvio Daniel de Jesus relatou naquarta-feira (28 de dezembro) queo saldo das ações da pasta é posi-tivo em relação às obras realiza-das até dezembro, mesmo consi-derando que algumas ações nãotenham sido como o esperado ouprojetado.

Neste período, a usina de as-falto passou por testes e várias ex-perimentações do material que foiusado na recuperação de ruas comalto volume de tráfego de veículos.Para dar continuidade ao projeto deinfraestrutura, o prefeito cel. Tiarajude Castro juntamente com o secre-tário, deram início a pavimentaçãoasfáltica, utilizando o material dotipo PMF - pré-misturado a frio. “Foiconcluída a pavimentação de novequadras, dentre elas, duas quadrasna Rua Benjamim Constant que nãotinham nenhum tipo de calçamen-to. Em um projeto pioneiro, que até

Secretaria de Obras: Investimentosem 2011 e projeções para 2012

o momento não havia sido realiza-do em administrações anteriores”ressalta cel. Tiaraju de Castro.

O Secretário de Obras destacaque apenas no segundo semestrede 2011, foram cerca de 7.000metros de cobertura asfáltica.Sálvio aponta que o calçamento ir-regular de algumas destas quadrasprejudicavam a trafegabilidade dosveículos. Estão previstas para 2012a conclusão de pavimentação comparalelepípedo na Avenida CasteloBranco, que já está com obra licita-da, e continuidade do calçamentoda Avenida Nicolau Silveira Abraãoe na Félix da Cunha, entre outras

ruas que estão no planejamento para2012. Também foram identificados18 trechos em diferentes áreas, quedeverão receber pavimentação commaterial da usina de asfalto, previs-to para o primeiro trimestre do ano,quando serão utilizados recursosda Prefeitura.

Outras ações e obras foramconcluídas como a ponte no Rincãodos Nizas que foi alargada para me-lhorar o escoamento da safra na-quele ponto, obras de canalizaçãode esgoto em vilas mais carentes,assim como a recuperação de es-tradas. De acordo com o secretário,durante a época do escoamento dasafra as estradas estavam trafegá-veis, apesar de o inverno ter sidomuito chuvoso “tivemos problemasem manter essas estradas, mas sem-pre buscamos dentro das possibili-dades e do maquinário disponívelmantê-las recuperadas”. Sobre2012, Sálvio reforça: A expectativaé que a continuidade do programade pavimentação e melhoria dainfraestrutura de regiões mais ca-rentes sejam realizadas com suces-so e dentro dos prazos e projetosda administração municipal.

des. “Em 2011 vivemos um ano decisivo para a saúde, e esta é uma conquistaatravés da parceria e empenho do deputado, que se mostrou aberto para aten-der as demandas do município” comentou Tiaraju.

Outra proposta do parlamentar é destinada ao turismo, com a demanda dacriação de uma área para a prática do rapel e uma tirolesa no parque da Pedra doSegredo. O deputado comentou que tem uma ligação muito forte com o muni-cípio e que entre suas ações pretende ser um intermediador de projetos quetragam benefício à comunidade caçapavana.

Participaram da reunião, os assessores do deputado, o presidente do PDTde Caçapava do Sul, Ubiraci Moreira Dias, o secretário da coordenação eplanejamento Guilherme Fleck e o secretário de turismo Ibiretê Carvalho Beck.

concurso público realizado em dezembro, foi baseado nas necessidadeselencadas pelas secretarias, que tiveram o primeiro semestre para realizaresse levantamento. Segundo Melo, a oferta de vagas está baseada emsuprir uma carência em uma área determinada como, por exemplo, na áreada saúde.

Concurso na reta finalO concurso público passou por várias etapas desde a contratação da

empresa até as provas, e entra na reta final em 2012. Após o período derecurso que encerrou na última quinta-feira (29/12), e envio de títulos para oscargos de professor de educação especial e geografia, será realizada as pro-vas práticas para motorista/operador e pedreiro/construção civil, previstaspara os dias 21 e 22 de janeiro às 9 horas, com local ainda a ser divulgado. Aofinal será publicado o edital com a classificação final dos concorrentes apro-vados nas 67 vagas para 18 cargos disputados nesta seleção.

Em 30 de dezembro, o prefeitoCel. Tiaraju acompanhado do pro-dutor Armindo Carlos Born (Gringo)participaram da abertura da colheitada maçã no município de Arroio doPadre na propriedade dos IrmãosBehling. Este evento contou com apresença do prefeito de Arroio doPadre, vereadores, representantesda Emater e Embrapa, gerente daagência do Sicredi local, os prefei-tos de Turuçu e Morro Redondo,secretários de Município e represen-tante do governo do Estado.

A solenidade ocorreu na pro-priedade de Wilson Behling. O pro-dutor destacou a importância e oapoio recebido pelos poderes Exe-cutivo e Legislativo. A parceria e oacompanhamento técnico daEmbrapa e da Emater e, principal-mente o apoio da família. Wilsoncontou ainda o episódio aconteci-do em novembro de 2010 quandoperdeu 100% do pomar em funçãode um temporal. “Perdi a produção,mas não a lavoura e, vamos à luta”comentou Wilson.

Prefeito participa deabertura da colheita da maçã

Em entrevista concedida a umarádio local Cel. Tiaraju falou de suaparticipação no evento que tevecom finalidade conhecer mais so-bre a produção de maçã, colheita earmazenagem. Essa foi à segundavez que Zauri esteve nesse municí-pio. O prefeito comentou que nomunicípio Armindo Born está culti-vando em uma área do patronatocerca de duas mil mudas de maçãsda qualidade ‘Eva’, adquiridas pelaPrefeitura. “Estamos fazendo umaparceria e importando mudas demaçãs produzidas pelo Wilson e de-senvolvendo um projeto experi-mental em Caçapava” informa Cel.Zauri.

Na oportunidade, os técnicosda Emater comentaram que a maiordificuldade é encontrar profissio-nais especializados na cultura damaçã. “Mas mesmo assim somosparceiros juntamente com os pes-quisadores da Embrapa, estamossempre buscando informações so-bre essa cultura” argumentou umdos técnicos.

Produtor Wilson Behling, Prefeito Zauri e o Prefeito de Arroio doPadre Jaime Starke

Foto: Cristiano Moraes

Foto

: C

rist

iano

Mor

aes

Page 6: Jornal do Pampa - Edição 212

04 de janeiro de 201206 | Jornal do Pampa Cidade

Page 7: Jornal do Pampa - Edição 212

Jornal do Pampa | 0704 de janeiro de 2012 Cidade

Page 8: Jornal do Pampa - Edição 212

04 de janeiro de 2012Geral08 | Jornal do Pampa

A direção do Centro Municipal de Cultura divulgou nestaquarta-feira, 28 de dezembro um balanço das atividades realiza-das durante o ano de 2011. O relatório apresenta a participaçãoem eventos, organização e parceria do centro em atividades cul-turais desde o mês de abril. Entre as ações deste ano, pode-sedestacar a mobilização do Centro de Cultura e da Secretaria deEducação e Cultura (SMEC), junto aos articuladores e represen-tantes dos segmentos culturais, para a redação da Carta Culturaldo município visando articular políticas públicas para a cultura, àcriação de um Plano Municipal relacionado à construção do Sis-tema Municipal de Cultura.

Abril:- Participação no Seminário das Culturas Populares e Tradicionais

do Rio Grande do Sul, realizado em Porto Alegre.- Vinda do Museólogo Adilson Nunes da IV região museológica:

consultoria e palestra para os professores da área de estudos sociaise quarto e quinto ano do ensino fundamental.

- Lançamento do Projeto Museu Escola.- Participação nos Diálogos Culturais, promovidos pela SEDAC,

em Porto Alegre.- Conferência para o Rio Grande Crescer, realizada em Santa Maria.

Maio:- Realização da 2ª Semana Municipal do Museu “Lanceiros

do Sul” e 9º Semana Nacional de Museu.- Escolha de Catia Cilene Morais Dutra como Representante

dos Dirigentes Culturais da região Assudoeste - CODIC/FAMURS.

- Visita de Margarete Moraes, representante da regional Suldo Ministério da Cultura e equipe.

- Participação na organização da XXI Feira do Livro deCaçapava do Sul.

Junho:- Fórum dos Dirigentes Culturais CODIC/ FAMURS- Assinatura do Acordo de Cooperação com o Ministério da

Cultura, para adesão ao Sistema Nacional de Cultura.- Participação no Encontro do Colegiado Setorial de Museus,

em Santa Maria.Julho:

Ações do Centro Municipal de Cultura “Arnaldo Luiz Cassol”- Realização do I Seminário Educação, Patrimônio e Diversidade.- Reunião da Assudoeste em Caçapava do Sul.- Assembléias setoriais dos segmentos culturais:·25/07 – Livro, leitura e literatura - Tradição e Folclore;·26/07 – Carnaval – Dança – Cultura Afro-brasileira;·27/07 – Música;·28/07 – Artesanato – Artes Visuais;·29/07 – Associações Comunitárias – Artes Cênicas.

Agosto:- Participação na reunião do CODIC/FAMURS;- Participação no Seminário Educação para o Turismo –

NIDETUR/ UNIMPAMPA.- Reuniões da Comissão Organizadora da I Audiência Pública

da Cultura.- I Audiência Pública da Cultura.- Exposição “Brinquedos e Brincadeiras de Época” – de gera-

ção a geração.

Setembro:- Assembleias Setoriais – escolhas dos representantes:·01/09 – Artesanato·03/09 – Audiovisual·05/09 – Carnaval·09/09 – Artesanato (às 14h)·09/09 – Cultura Afro-Brasileira·16/09 – Artes Cênicas·16/09 – Artes Visuais·23/09 – Associações de Bairro·26/09 – Dança·27/09 – Música·29/09 – Livro, Leitura e Literatura·30/09 – Tradição e Folclore- Realização da 5ª Primavera de Museus - Museu Lanceiros do Sul

“Caçapava: suas mulheres, sua história”.

Outubro:- Reuniões com a comissão organizadora da II Conferência

Municipal de Cultura.- II Conferência Municipal de Cultura de Caçapava do Sul.- Reuniões para elaboração das diretrizes do Plano Municipal

de Cultura.- Elaboração do Anteprojeto de Lei da criação da Secretaria

Municipal de Cultura e Turismo.- Encontro Cultural para a elaboração da Carta Cultural de

Caçapava do Sul.- Participação nas festividades do aniversário de 180 anos de

Caçapava do Sul.- Apoio à Gincana Cultural – realização da Câmara de Vereadores.- Exposição de Fotografias “Memórias de Caçapava”.

Novembro:- Elaboração da Lei do Fundo Municipal de Cultura.- Reestruturação dos Conselhos Municipais: do Patrimônio

Histórico, Artístico e Cultural e de Política Cultural.- Elaboração do Plano Municipal de Cultura.- Participação na Oficina de Projetos, com a Prof. Dra. Jane

Schumacher – NIDETUR/ UNIMPAMPA- Apoio Centro de Cultura - NIDETUR na realização da 1ª Feira

Caçapavana de Artesanato “Mãos que Criam”, dias 12 e 13.- Apoio Centro de Cultura – NIDETUR na realização do Con-

curso “Arte no Muro”.

Dezembro:- Apoio Centro de Cultura – UNIPAMPA na realização da

Oficina de Tambor de Sopapo, com Richard Serraria e LucasKinoshita.

- Promoção de Palestra sobre Anemia Falciforme, ministra-da pela Dra. Rosemary Werlang, realizada em parceria com asSecretarias de Município de Assistência Social e de Saúde eMeio Ambiente.

- Promoção de Workshop para Ritmistas, com o músicoDarlan Freitas.

- Participação na reunião da Comissão Executiva do CODIC.- Assinatura do Acordo de Preservação do Patrimônio Cul-

tural com o IPHAN, em Jaguarão, com as presenças da Mi-nistra da Cultura, Presidente do IPHAN, Superintendente doIphan Regional Sul e Secretário de Cultura do Estado.

- Participação na reunião da Associação das Cidades His-tóricas do Rio Grande do Sul – ACHIRG.

- Participação na organização do “Incrível Circo da Cultura”,juntamente com a Comunidade Cultural – Sonho Coletivo.

O Incrível Circo da Cultura é umaproposta elaborada pelo grupo “Co-munidade Cultural – Sonho Coletivo”,composto por artistas, artesãos e de-mais agentes culturais de Caçapavado Sul, que se realizará nesta quarta-feira dia 4 de janeiro de 2012, a partirdas 17 horas com início da Caravanado circo da cultura, saindo da praçaMatias Velho até o Largo Farroupilhaonde serão todas as atividades dogrande picadeiro cultural.

Esta é uma ação múltipla da cultu-ra na qual se pretende mobilizar e reunirmais de 200 artistas locais para o even-

Hoje é dia do “Incrível Circo da Cultura”

Durante o ano de 2011 a Secre-taria de Educação realizou diversasatividades e de acordo com o Se-cretário Norton Ferreira, com inten-sificação dos trabalhos nos setoresligados à Secretaria como transpor-te escolar, alimentação, setor de ma-nutenção e coordenação pedagógi-ca.

Na parte pedagógica foram re-alizados cursos de formação conti-nuada (letramento, música, ensinoreligioso), curso de capacitação paragestores com participação das equi-pes diretivas do município, entreoutros. Além da adesão a progra-mas que trouxeram benefícios aoprocesso de ensino aprendizagem.

Por exemplo, o programa de al-fabetização, com a adesão da esco-la Vilmar Antônio Madeira e NossaSenhora das Graças, “que mostrouum resultado na aprendizagem dosalunos” ressaltou. O programa fe-deral Mais Educação é uma realida-de nas escolas municipais:Inocêncio Prates Chaves, São JoãoBatista e Patrício Dias Ferreira. Tam-bém está previsto para 2012 queoutras escolas façam parte do pro-grama que oferece oficinas em tur-no inverso às aulas.

Educação:adesão em programas

Em 2011, ocorreu a implantaçãode salas de informática pelo Progra-ma Nacional de Informática na Edu-cação. “O objetivo destas salas é ouso das ferramentas no enriqueci-mento pedagógico no ensino públi-co” destacou Norton, que, apontouo departamento de coordenação pe-dagógica como “o centro das ativi-dades educacionais da SMEC res-ponsável pelo desenvolvimento dasações para melhoria do atendimentoàs escolas e a comunidade escolar”.

A partir da primeira semana dejaneiro de 2012, a Secretaria de Edu-cação se desmembra da parte da cul-tura e passará a nomenclatura deSEDUC.

to que terá duração aproximada de setehoras, previsto até a meia noite. A mo-tivação para a realização do primeiroevento cultural do ano vem recheadade expectativas positivas dosorganizadores, o grupo ComunidadeCultural e o Centro Municipal de Cul-tura “Arnaldo Luiz Cassol”. Osarticuladores contam com a participa-ção de vários representantes de seg-mentos culturais. Para a diretora docentro de cultura, Cátia Cilene MoraesDutra, a manifestação do produto cul-tural local “servirá de um exercício paraações futuras”.

O evento é destinado para osfazedores de Cultura demonstrar suasartes e integrarem-se, está confirma-da a participação de músicos, dança-rinos, artistas cênicos, poetas,artesãos, cineclubistas, capoeiris-tas,entre outros. Para essa reunião cultu-ral foi elaborada uma estrutura comtrês palcos, uma “Caixa de música”,banca de exposição de artesanato (per-manente), espaço de artes visuais,banca de estímulo à leitura, espaço deprojeção audiovi-sual, espaço paraoficinas (artesanato e fotografia) e ta-pumes para grafite.

Os conselheiros que represen-tam os vários segmentos da socie-dade estiveram reunidos nesta ter-ça-feira (27), para aprovação do Pla-no Local da Habitação de InteresseSocial (PLHIS). O encontro foi reali-zado pela manhã, no salão de reu-nião da SMEC, onde o secretário decoordenação e planejamento Gui-lherme Torres Fleck fez a apresenta-ção da metodologia que norteou aelaboração do plano.

De acordo com o secretário, oobjetivo desta reunião, foi tornar oprocesso efetivado. Desta forma, foiaprovado pelos conselhos munici-pais da saúde, educação, da assis-

Conselhos municipais aprovam plano de habitação

Foto

: Vi

vian

e Ilh

a

tência social e da habitação o PLHIS. O plano é parte integrante do proces-so em que o município está inserido na busca da redução do déficithabitacional das famílias de baixa renda.

Guilherme informou que entre muitas ações para o próximo ano, estáprevisto a criação de um setor ou departamento único dentro da Prefeitura,que responda pelas questões habitacionais no município, atendendo umdos apontamentos da análise situacional no PLHIS.

Page 9: Jornal do Pampa - Edição 212

Jornal do Pampa | 0904 de janeiro de 2012 Geral

Aluguéis para veraneio.Casas e cabanas em alve-naria, novas e mobiliadas.

Próximo à praia e aavenida. Tratar: Rua Paulino

Modernell nº 480. Telefone: 0533236 3660.

www.dunaspraia.com.br

Praia doCassino Dunas -

Cabanas e Casas

IMÓVEIS PARA LOCAÇÃOLOCAÇÕES COMERCIAIS1- SALAS COMERCIAIS – (duas) – esq. das ruas Gal. Osório e Cel. Coriolano Castro. Excelente

ponto comercial. VALOR - a negociar.2- SALAS COMERCIAIS – Rua XV de Novembro, acima da Galeria Oberto. VALOR a negociar.3- SALAO COMERCIAL – Medindo 180m², com peça auxiliar, escritório e banheiro. Rua Lúcio Jaime.

VALOR – R$ 1.100,00.4- SALA COMERCIAL – Rua Gal. Osório, excelente ponto comercial. VALOR - R$ 800,00.5- SALA COMERCIAL – Medindo 45,00m², excelente ponto comercial. VALOR – R$ 700,00.6- IMÓVEL PARA FINS COMERCIAIS –(Próprio para escritório, clínica, etc...) Rua Ulhoa Cintra.

Valor – R$ 1.100,00

LOCAÇÕES RESIDENCIAIS1- APARTAMENTOS EDIFÍCIO SOLAR DOS CERROS101- Sala de estar para três ambientes com lareira e sacada, vista panorâmica, cozinha integrada, duas

suítes, com possibilidade de um terceiro dormitório, área de serviços, e box garagem. VALOR – R$ 900,00.202- Sala de estar e jantar com sacada, três dormitórios, sendo um deles suíte com sacada, banheiro social,

cozinha e área de serviços. VALOR – R$ 880,00. Prédio com porteiro eletrônico, elevador e salão de festas. RuaTiradentes, nº 768.

2- APARTAMENTO – Sala de estar e jantar com sacada, três dormitórios, sendo um deles suíte, banheirosocial, área de serviços e box garagem, portão eletrônico. Rua Ulhoa Cintra. VALOR – R$ 750,00.

3- APARTAMENTO – Sala de estar e jantar, dois dormitórios com sacada, banheiro social, cozinha eárea de serviços. Rua XV de Novembro. Valor da Locação – R$ 700,00

4- APARTAMENTO – Sala de estar e jantar com sacada, três dormitórios, banheiro social, cozinha, áreade serviços e dependência. Rua Cel. Romão. R$ 700,00

5- APARTAMENTO - Sala de estar, dois dormitórios, cozinha, banheiro e área de serviços. Rua SilvaJardim. VALOR – R$ 400,00.

6- APARTAMENTO EM PORTO ALEGRE – Sala de estar, banheiro social, dois dormitórios, cozi-nha, área de serviços, banheiro e garagem. Rua Anita Garibaldi, nº 1940 – Apartamento 308 (EdifícioKristine). VALOR – R$ 1.150,00.

7- APARTAMENTO TÉRREO – Sala de estar, sala de jantar com lareira, três dormitórios, sendo umdeles suíte, banheiro social, cozinha e área de serviços. Rua Borges de Medeiros. VALOR – R$ 600,00.

8- APARTAMENTO - sala de estar e jantar, dois dormitórios, banheiro social, cozinha, área de serviçosfechada, dependência e área aberta. Rua Lúcio Jaime. VALOR – R$ 450,00.

9- APARTAMENTO – Sala de estar e jantar com sacada, dois dormitórios, sendo um deles suíte, banhei-ro social, cozinha, área de serviços, prédio com porteiro eletrônico e garagem. Rua Adão Teixeira da Silveira.VALOR – R$ 550,00.

10- APARTAMENTOS – Sala de estar e jantar com sacada, dois dormitórios, banheiro social, cozinha,área de serviços, churrasqueira, garagem, prédio com porteiro eletrônico. Rua 7 de Setembro. VALOR – R$600,00 e R$ 730,00.

11- CASA – Sala de estar, dois dormitórios, banheiro social, cozinha e área de serviços. Rua Riachuelo.VALOR - R$ 350,00.

12- CASA – Sala de estar, três dormitórios, banheiro social, cozinha, área de serviços e garagem. RuaElpídio Giambastiani. VALOR – R$ 450,00

13- CASA – Parte inferior: cozinha ampla com churrasqueira e fogão de chapa, banheiro e depósito. ParteSuperior: sala de estar e jantar, três dormitórios, banheiro social, cozinha ampla e lareira. Rua Afonso Fabrício.VALOR – R$ 550,00.

14- CASA - Sala de estar e jantar, banheiro social, cozinha, área de serviços, cinco dormitórios, lavabo,peça auxiliar e garagem para dois carros. Avenida Presidente kennedy. VALOR – R$ 600,00.

A Brigada Militar de Caçapava do Sul informa que estão disponíveis no site da Brigada Militar e no site daFundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), os editais para os concursos públicos decapitão (100 vagas) e de soldados (600 Bombeiros e 1.400 Policiamento) da Brigada Militar. As inscrições iniciamno dia 02 de janeiro e encerram no dia 31 de janeiro, e serão realizadas somente pela internet no site da FDRH.

Para o ingresso no Curso Superior de Polícia Militar – CSPM (Capitão) será exigido o Diploma do Curso deCiências Jurídicas e Sociais, sendo que o candidato deve ter idade máxima de 29 anos de idade, até o último diada inscrição para o concurso. Para o ingresso na carreira de nível médio na graduação de soldado (Policiamentoe Bombeiro), o candidato deve ter concluído o ensino médio e possuir idade máxima de 25 anos até o último diada inscrição para o concurso.

André Pimentel dos Santos – 3º SargentoResponsável Pela Subseção de Instrução e Planejamento do 3º Esquadrão de Polícia Montada

Nota Brigada Militar

O Lions Clube de Caçapava do Sul distribuiu, na véspera do Natal,mais de 400 brinquedos para as crianças das creches Nilza Torres Dornelese Iracema Cidade. Os presentes foram arrecadados através da campanhaNatal Solidário, realizada junto às escolas municipais, comércio, comuni-dade e integrantes do clube de serviço. (Por Osvaldo Carlos Dias)

Lions Clube distribuipresentes nas creches

Segundo o Informativo Conjun-tural, elaborado pela Emater/RS-Ascar,as chuvas que ocorreram nos últimosdias em boa parte do Rio Grande doSul, que em algumas áreas foram fortese volumosas, e em outras, de pequenovolume, além das áreas onde não ocor-reram, apenas amenizaram os proble-mas de deficiência hídrica. Mas, demaneira geral o quadro que configura aestiagem se mantêm. Essa situação estácomprometendo lavouras, pastagens eprodução de alguns hortigranjeiros.

Para o feijão, a semana que pas-sou foi semelhante a anterior. As preci-pitações na maioria das áreas de pro-dução foram ocasionais e de baixo vo-lume, com exceções pontuais. Essasprecipitações amenizaram o déficithídrico em algumas áreas e, em outras,não alteraram esse quadro, apresentan-do perdas e mantendo preocupaçãoentre os agricultores. Grande parte dacultura no Estado ainda se encontraem fases de muita necessidade de água(41%), e esta deficiência vem ocasio-nando reduções de desenvolvimentoe de potencial produtivo em algumasáreas.

O milho implantado no cedo aindaapresenta bom desenvolvimento, mascomeça a apresentar deficiências pelabaixa umidade do solo. Algumas áreascomeçam a ser colhidas para grão seco.As lavouras implantadas a partir de se-tembro são as que apresentam maioresproblemas e já há alguma perda, emdecorrência da estiagem, que mesmocom as chuvas da semana, são irreme-diáveis. Essa falta de umidade está cau-

Produtores do Estado estão preocupados com a falta de chuvasando o secamento das folhas, defici-ência na polinização, redução do tama-nho das espigas, falhas na granação egrãos de tamanho reduzido.

A deficiência de umidade do solo edo ar também estão influenciando nacultura da soja, dificultando e atrasandoo seu desenvolvimento e a realização dealguns tratos culturais, como o controlede invasoras. Algumas lavouras apre-sentam plantas com baixa estatura e pe-quena área folhar. Em razão de a lavouraestar ainda em implantação e início dedesenvolvimento, essa situação pode-rá se alterar com o retorno normal dasprecipitações nas áreas de produção. Osnegócios realizados com a oleaginosaestão levemente aquecidos, subindo acotação da saca de 60 kg para R$ 41,83,aumento semanal de 1,90%.

A safra da batata se encontra emfase de colheita na região Sul. Estima-seque já tenha sido colhido 60% da áreaplantada no município de Cristal. A pro-dutividade está em torno de 12 tonela-das por hectare. As principais varieda-des cultivadas na região são: Asterix,Baronesa, Macaca, BRS Ana (varieda-des rosadas) e Ágata (variedade bran-ca). O preço pago ao produtor de Cristalestá em R$ 20,00 a saca de 60 kg, apre-sentando uma queda na comercializaçãonos últimos quinze dias.

A variedade de pêssego Chimarrita,mais cultivada na Serra, e por ser de cicloprecoce, teve boas produções e frutasde qualidade razoável. Os problemas seagravam nas de ciclo mais tardio, comoa Della Nona, Chiripá e Eragil. Nestas, háparalisação do crescimento, murcha-

mento e pouca coloração dos frutos. Emcasos mais sérios, apresentam queda dafrutificação e plantas debilitadas. Mui-tos pomares implantados no invernoestão com necessidade de suplemen-tação de água para salvamento das mu-das. Em Pelotas, Zona Sul do Estado, asbaixas precipitações de chuvas tambémafetam a cultura, determinando pêsse-gos com menor calibre e peso. Em contrapartida, destaca-se a boa qualidade des-ses frutos, considerando principalmen-te a sanidade e à quase inexistência deataque de pragas, principalmente da mos-ca das frutas.

As condições nutricionais do re-banho estão caindo devido a estiagem,o campo nativo e as pastagens cultiva-das estão com pouco desenvolvimen-to e baixa qualidade. Por outro lado,devido a baixa umidade e temperaturasamenas, fatores ambientais que não fa-vorecem a disseminação de ecto e endoparasitas, as condições sanitárias dosanimais são boas. Na maioria das regi-ões produtoras do Estado, houve au-mento da oferta de gado gordo para oabate, fato que reduziu ainda mais o pre-ço pago pelo boi e pela vaca. Os preçosmínimos e máximos registrados na re-gião Sul no período foram: Boi gordo:R$ 2,60 a R$ 3,50/kg vivo, com 30 diasde prazo. Vaca gorda: R$ 2,50 a R$ 2,90/kg vivo, com 30 dias de prazo. Terneirovivo: 3,50/kg.

Os produtores de leite estão uti-lizando mais alimentos volumososprocessado (silagem, feno e rações).No entanto, o fornecimento destes ali-mentos, aumentam os custos de pro-dução do leite, reduzindo a rentabili-dade da atividade. No período, os pre-ços por litro de leite recebidos pelosagricultores na região administrativada Emater/RS-Ascar de Erechim, vari-aram de R$ 0,58 a R$ 0,92/litro. Na deIjuí, as forrageiras anuais já apresen-tam redução na produtividade pelafalta de chuvas regulares, inclusiveas pastagens perenes que ainda esta-vam normais, e as perdas médias vari-am entre 20% a 30%.

Page 10: Jornal do Pampa - Edição 212

04 de janeiro de 2012Geral10 | Jornal do Pampa

HoróscopoHoróscopoHoróscopoHoróscopoHoróscopo

CharadasCharadasCharadasCharadasCharadasO que cresce quando ela pega

com as mãos, passa por entre osseios e depois se enfia num bura-co? O cinto de segurança.

Qual a semelhança entre mu-lher feia e bola de futebol? Para trei-nar qualquer uma serve.

O que os presidiários come-moram no ano novo? Rebellion.

O que dá a mistura de umburro com uma tartaruga? Umaloira de capacete.

Ingredientes: 3 fatiasgrossas de abacaxi, 2 kiwi,hortelã a gosto, 2 coposde água, pedras de gelo,adoçante a gosto

Modo de preparo: Pi-que grosseiramente as fa-tias de abacaxi de kiwi ebata no liquidificador.Acrescente a hortelã, gelo e a água. Bata bem para incorporar os ingredi-entes. Se preferir um suco sem fibras passe pela peneira e sirva decoran-do com uns ramos de hortelã.

Suco de Abacaxi e Kiwi com Hortelã

Áries – Há sinais de harmonia eentrosamento entre você e seu par. Useseu charme na hora da paquera.

Touro – Procure atender às necessi-dades do pessoal. A dois, demonstre seuamor com atitudes.

Gêmeos – Reserve um tempinhopara estar entre as pessoas que ama. Suasegurança afetiva vai trazer estabilidade efelicidade ao seu relacionamento.

Câncer – No romance, a troca decarinho está favorecida. Se existir algumconflito em seu lar, procure mediar.

Leão – A dois, o clima é de harmo-nia. Se está só, poderá conhecer alguéminteressante.

Virgem – Em casa, tente ser maisflexível e o relacionamento em família setornará mais agradável. Se está só, apaquera pode esbarrar em contratempos.

Libra – Restabeleça a paz em famí-lia. O clima é de leveza no romance. Se

está só, não se deixe levar pela carência.Escorpião – Estará com a ambição

em alta, é hora para pensar em como au-mentar seus rendimentos. Tudo azul nosassuntos afetivos. Aproveite para apararas arestas com o par.

Sagitário – No amor, mantenha acalma. Uma conversa franca pode resolverqualquer conflito. Na conquista, declare-seàquela pessoa especial.

Capricórnio – Passe mais tempo emcasa e curta a companhia dos familiares.No campo afetivo, o astral é de sensibilida-de. Faça um passeio romântico com seupar.

Aquário – Viagens com o pessoal decasa favorecidas. Sensualidade em alta. Noromance, evite conversar sobre o passado.

Peixes – Nos assuntos do coração,tente agir com mais espontaneidade. Se játem um amor, excelente momento paraesclarecer assuntos mal resolvidos.

Com a chegada do verão os cui-dados com saúde devem ser redobra-dos. Selecionamos dicas para termosum verão mais saudável, e aprovei-tarmos melhor essa estação do ano.As dicas devem auxiliar os caçapava-nos em suas férias e passeios de ve-rão. Confira dicas simples, mas quepodem ajudar muito. A equipe do Jor-nal do Pampa deseja ao leitor um óti-mo verão e boas férias.

- Sempre que possível, evite sairnos horários em que o sol estiver apino, das 10h às 16h. Prefira sair demanhãzinha ou ao entardecer.

- Use filtro solar, sempre. - Evite ficar exposto ao sol, pro-

cure caminhar pela sombra. - Prefira uma alimentação leve:

frutas suculentas, saladas - e, é claro,um sorvetinho para refrescar.

Cuidados para o verão - Mantenha-se hidratado: beba

bastante líqüido, a toda hora. Nemespere a sede reclamar.

- Evite bebidas com cafeína, ál-cool ou muito açúcar. Eles vão fazercom que você perca ainda mais líqüidocorporal.

- Facilite a transpiração: use rou-pas folgadas, de tecidos leves e claros.

- Uma boa idéia é incluir um cha-péu ou boné no figurino.

- Também não se esqueça dosóculos escuros. Mas não adianta serqualquer um: ele precisa ter proteçãoultravioleta total para evitar queima-duras da córnea e da retina, que cau-sam lesões irreversíveis.

- Para se refrescar nos momen-tos mais críticos procure, se puder, umambiente público (shopping, bibliote-ca) com ar-condicionado. Mesmo que

você não permaneça no local por mui-to tempo, essa providência vai ajudara manter seu corpo mais fresco quan-do você tiver que retornar para o ca-lor. Mas, para aliviar mesmo, nadamelhor do que água. De acordo comsuas possibilidades, lave rosto, nuca,braços e mãos, tome uma ducha fria,mergulhe na piscina ou tome um ba-nho de mar.

Na piscina e na praiaAntes de nadar, tente descobrir

se a piscina está tratada adeqüada-mente com cloro e se a praia está pró-pria para banho. Se não estiverem,evite.

Não fique torrando sob o sol: nãodeixe a vaidade estragar sua saúde.

O horário adeqüado para quemquiser tomar banho de sol é antes das10h e depois das 16h.

Antes do final do ano, o prefeitocel. Tiaraju de Castro fez um balançodas atividades administrativas e ochefe do executivo também comen-tou como vai atuar em 2012. Segundoo prefeito foram intensificados os tra-balhos com a Câmara de Vereadores eo diálogo com a presidente da Câma-ra Rosilda Freitas que, segundo ele,realizou um ótimo trabalho.

No ano que passou foram sana-dos muitos episódios políticos, e aPrefeitura procurou seguir as regrasdo Tribunal de Contas. Zauri ressal-tou que em 2012 a ideia é ter uma boapostura administrativa para entregarou assumir novamente o cargo comas contas pagas. Ele citou que é ne-cessário um controle dos gastos. Nospróximos dias o prefeito pretende reu-nir os secretários e responsáveis porsetores importantes na administraçãopara rever o programa de governo, parauma análise as promessas antigas quegostaria de ter realizado e as que sãopossíveis de serem feitas.

Questionado sobre as entradasda cidade, o prefeito explicou que ovalor inicial de sete milhões iria serrepassado para o município, mas porquestões políticas acabaram não ocor-rendo. A situação atual é quanto à

Um ano com questões polêmicas e mudanças administrativas

devolução do trecho da entrada pelaBR 392, trecho municipalizado o qualfoi devolvido ao governo do Estadoe, que está em processo de tramitaçãoatravés da Secretaria de Estado do Pla-nejamento (SEPLAG).

As informações do governo doEstado são de que com recursos doBNDES, neste ano novo, seja realiza-da uma recuperação do trecho, porintermédio do DAER-RS. Outra ques-tão polêmica em 2011 envolve afinalização da obra da Creche da VilaHenriques. A respeito desta situação,o prefeito explicou que já tem data para

a entrega da obra, a construtora de-verá entregar em abril.

Algumas promessas foram cum-pridas e citou, inauguração do Postode Saúde da Vila Santa Rita, e amplia-ção de outros ESFs como o posto daPromorar, uma Unidade de Tratamen-to de esgoto pela Funasa,asfaltamento de várias ruas, liberaçãode emendas e falou o valor de 200 milreais para o projeto da associação dosolivicul-tores, entre outros.

Sobre as trocas no secretariadoem 2011, o prefeito cel. Zauri Tiarajucomentou que as mudanças são ne-cessárias e que ocorrerão outras mo-dificações em breve. As primeirasmodificações são em janeiro e, poste-riormente em abril, quando “algunssecretários se afastarão em razão doano eleitoral, pois são candidatos”.As mudanças mais significativasaconteceram na Fazenda e na Saúde,na primeira “secretaria foi dada aten-ção ao ajuste fiscal do município, sa-nar as dívidas e um maior controle fi-nanceiro, também participei efetiva-mente da elaboração do orçamento”contou. Zauri confirmou ainda quetodas as vagas que foram oferecidasno último concurso serão preenchi-das com os aprovados.

No próximo final de semana co-meça o 35° Rodeio Crioulo Estadu-al, realizado pelo CTG Sentinela dosCerros, a expectativa para o eventoé de 20 mil pessoas. São esperadasem torno de 160 equipes e mais de20 municípios participantes. Váriasnovidades foram preparadas, a atra-ção mais esperada será a noitenativista, onde serão três nomescantando juntos. Leonel Gomes,Luiz Marenco e Jairo LambariFernandes.

A estrutura da sede campestre,Tady Ilha Machado, é melhorada acada ano, outra novidade foi a com-pra de ar condicionado na cabinedos narradores, a reforma nas man-gueiras também foi mais uma dasmodificações feitas na estrutura do

Expectativa para o Rodeio é de 20 mil pessoasparque.

Nas premiações será sorteadauma moto na arquibancada, e outrano 22° Crioulaço, e mais premiaçãoem dinheiro. Segundo César Cida-de (Tuco), Patrão do CTG, únicofator que pode atrapalhar a festaserá o tempo, a estrutura está pron-ta, desde abril de 2011, o rodeio jáestava sendo planejado, destacou.O rodeio dá seguimento às ativida-des sociais, que vem numa crescen-te elevando o nome do CTG, o even-to é um dos maiores do estado, e aestrutura está preparada. Para Ci-dade é sempre importante ofereceralgo de novo para o público emgeral, que participa e informou tam-bém que está tudo pronto para achegada das equipes. O patrão do

CTG convida a comunidadeem geral e prestigiar a festatradicionalista.

Outra novidade será quevai funcionar um supermerca-do dentro do rodeio, isso foipensado para levar mais con-forto para os visitantes e par-ticipantes do rodeio. Outrodestaque é que não será per-mitida a entrada na área da ar-quibancada o uso de facas,esse controle é necessário paraevitar possíveis conflitos quepodem atrapalhar a festa.

A patronagem do CTG,também gostaria de agradeceraos colaboradores e patroci-nadores da festa, Sicredi, RM, Farmasul, Supermercado Rede Vivo, Posto Gigantinho, Droga Giro e ComercialRagagnin. O próximo rodeio será em março para fechar a temporada na cidade.

Foto: Site TNT

Page 11: Jornal do Pampa - Edição 212

Jornal do Pampa | 1104 de janeiro de 2012 Esporte

Início de ano, época de negocia-ções com jogadores dos clubes pararenovações de contrato e especula-ções no mercado para a contrataçãode novos atletas.

A dupla Grenal começou ainda em2011 a procurar opções para suprir asnecessidades do elenco, mas essa ta-refa é lenta e complicada devido aosaltos salários (cada vez maiores) emultas rescisórias chegando aos “mi-lhões”.

No setor ofensivo os dois clubescontrataram bons jogadores esperan-do que repitam as boas fases nos ti-mes anteriores. O Grêmio utilizando aforça da construção da Arena Tricolorconseguiu contratar Kléber e Marce-lo Moreno e o Internacional por estarna Copa Libertadores em 2012 fechou

Grenal 2012com Dagoberto e manteve LeandroDamião, pelo menos até agora.

No meio campo, pelo ladotricolor, muitas indefinições, mas LéoGago é um jogador que se destacounos últimos clubes principalmentepelo seu chute forte e é uma boa con-tração para se juntar à Rochembacke Fernando. A saída de Douglas estáperto e a contratação de um jogadorconhecido para vestir a camisa 10, seo jogador vier a sair do clube, é fun-damental para sonhar com títulos eCarlos Eduardo pode ser repatriadopara essa função. No lado Coloradoé o momento de consolidação dosetor, D’Alessandro já é nome fortee Oscar, Bollati, Tinga e Elton alter-naram bons e maus momentos e esseano na competição continental po-

dem se firmar.No setor defensivo novamente

o maior problema dos dois clubes.No Grêmio os laterais não consegui-ram jogar bem seguidamente, massabe-se do potencial de cada titular,na zaga é onde se encontra a maiordificuldade, no momento não há ne-nhum jogador titular e nenhum comqualidade para tal posição e acontratação e um atleta para essafunção não está fácil, pois esse devevir de fora do país. Completando adefesa, o goleiro Victor vai provar seé um bom goleiro e teve dois anosirregulares ou se teve apenas umafase boa antes disso. No Internacio-nal a mesma dificuldade, os lateraistitulares não têm reservas do mesmonível e na zaga procura-se um nome

experiente e conhecido para ser titu-lar junto com Rodrigo Moledo quesurgiu ano passado, mas ainda é mui-to instável como demonstrou no jogocontra o Flamengo na reta final doBrasileirão. No gol, Muriel deve sefirmar como titular apesar de algumasfalhas e momentos irregulares em2011.

Em campo o Grêmio disputará aCopa do Brasil e a Copa Sul-america-na e o Internacional a Copa Liberta-dores. Os dois clubes se enfrentarãoapenas no Gauchão, valendo prati-camente nada como sempre, e noCampeonato Brasileiro provavelmen-te na última rodada de cada turno no-vamente e desta vez sim, podendovaler vaga em competição continen-tal ou até mesmo o título nacional.

No próximo domingo, dia 08 de janeiro, acontece à decisão do Cam-peonato Municipal de Futebol de Campo da 1ª divisão, edição 2011,entre as equipes do Floriano e do Cruzeiro.

A equipe do Cruzeiro classificou-se para a grande decisão após ven-cer de virada a equipe do Vivian/New Games e a equipe do Floriano apósvencer a equipe do Pedreira Combustíveis pelo placar de 1 a 0.

A grande decisão acontece a partir das 16 horas e 30 minutos, noEstádio Municipal Aristides Dias Macedo – “Macedão”.

1ª divisão: Domingo tem a decisãoentre Floriano e Cruzeiro

Cruzeiro venceu a equipe do Floriano na fase classificatória

Floriano classificou-se para a final ao vencer o Pedreira Combustíveis

Por Darlei Comin

Na última quarta-feira, dia 28 dedezembro, foi realizada pela Unidadede Esportes e Eventos Escolares(UEEE/SMEC), no salão de Atos daSecretaria de Município da Educaçãoe Cultura, a entrega da premiação asescolas que participaram dos JogosEstudantis Caçapavano, no ano de2011.

A competição foi disputada nasmodalidades de atletismo, futsal, fu-tebol de campo, handebol, voleibol exadrez, contou com a participação dedezoito escolas das redes municipal,estadual e particular de educação donosso município.

A grande campeã geral pelo sex-to ano consecutivo foi a Escola Téc-nica Estadual Dr. Rubens da RosaGuedes – ETERRG, com 1.960 pon-tos, sendo que nesta edição dos jo-gos a escola venceu a competição emtodas as modalidades disputadas.

Na segunda colocação geral fi-cou o Colégio Particular COEDUCAR,com 1.240 pontos, na terceira coloca-ção ficou a Escola Estadual de Ensi-no Médio Nossa Senhora da Assun-ção, com 1.140 pontos.

A grande campeã entre as esco-las da rede municipal foi a EscolaMunicipal de Ensino FundamentalInocêncio Prates Chaves, com 720pontos, com o resultado a escola con-quistou pela terceira vezes o titulo,sendo a única escola campeã desdeque foi criada a premiação.

Na segunda colocação entre asescolas municipais ficou e EscolaMunicipal de Ensino FundamentalDagoberto Barcelos, com 660 pontos.

O troféu do primeiro lugar geral éitinerante e ficará na escola vencedo-ra durante um ano, até o final da pró-xima edição.

Alexandre Severo, Coordenadorda UEEE, lembrou que os jogos esco-lares se tornaram uma janela para osatletas que estão em cada escola. Ele

ETERRG recebe o troféu de Hexa Campeã do Jesca

citou o atleta Anderson Henriques, que atualmente tem se destacado no cená-rio mundial no atletismo e que começou na ETERRG participando do JESCA edo JERGS. Anderson participou da entrega dos troféus e também foi homena-geado durante a premiação.

O diretor da escola campeã geral, Silvio Tondo, comentou emocionadoque esta conquista foi através de muito esforço da escola e dos alunos paraque estivessem em todas as modalidades, ao mesmo tempo em que disputa-vam os jogos do JERGS. Ainda lembrou o grande apoio que a escola vemrecebendo das Farmácias Associadas, através da Rede de Farmácias Nicola.

Paulo Roberto, Ciro Rosa, Anderson Henriques e Silvio Tondo com otroféu de Hexa Campeã

Rita Junqueira, Marielva Perceval e Anderson na entrega do troféu daescola Inocêncio Prates Chaves

Page 12: Jornal do Pampa - Edição 212

Caçapava do Sul, 04 de janeiro de 2012