jornal informe - grande florianópolis - edição 218

12
GRANDE FLORIANÓPOLIS REDE DE JORNAIS INFORME GRANDE FLORIANÓPOLIS (SC) QUINTA-FEIRA 18 DE ABRIL DE 2013. ANO 2 . N O 218 | E-mail: [email protected] | http://issuu.com/jornal_informe |R$ 1,50 CONTEÚDO É TUDO 27 13º T empo H oje Preso homem por associação com o tráfi co Custo de vida na Capital acumula alta de 1,73% Comunidade pede revitalização de praça Deputada quer ampliar bolsas PÁG A08 PÁG A06 PÁG A07 PÁG A05 PÁG A12 DROGAS ECONOMIA PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO Os vencedores da 19ª Maratona Fotográfica Premiação dos fotógrafos selecionados nas categorias digital, filme e infantojuvenil será realizada no dia 25 de abril CULTURA DIVULGAÇÃO/JORNAL INFORME Aos 13 anos, Eduarda Mendonça foi uma das vencedoras da Maratoninha

Upload: rede-de-jornais-informe-cacador-grande-florianopolis

Post on 30-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal Diário - Grande Florianópolis

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 218

GRAndE FLORiAnÓPOLiSREdE dE JORnAiS

INFORMEGRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) QuintA-FEiRA 18 DE ABRIL DE 2013. ANO 2 . NO 218 | E-mail: [email protected] | http://issuu.com/jornal_informe |R$ 1,50

CONTEÚDO É TUDO

27 13ºTempo Hoje

Preso homem por associação com o tráfi co

Custo de vida na Capital acumula alta de 1,73%

Comunidade pede revitalização de praça

deputada quer ampliar bolsas

PÁG A08

PÁG A06

PÁG A07

PÁG A05

PÁG A12

dROGAS

ECOnOMiA

PLAnEJAMEntO

EduCAçãO

Os vencedores da 19ª Maratona FotográficaPremiação dos fotógrafos selecionados nas categorias digital, fi lme e infantojuvenil será realizada no dia 25 de abril

CuLtuRA

divuLGAçãO/JORnAL inFORME

Aos 13 anos, Eduarda Mendonça foi uma das vencedoras da Maratoninha

Page 2: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 218

jor nal-infor me | E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro48 3240-9643

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

EDIÇÃOTATA

48 3240-9643

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Informe

TIRAGEM 4 mil

CONTATORua General Eurico Gaspar Dutra,

nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

ContrapontoA 02 nilton GóesGRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) QuintA-FEiRA 18 DE ABRIL DE 2013 GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc)

FRASE dO diA

E-mail: [email protected]

A 02

“Nenhum conhecimento é inútil.” livro dos espíritos

Livro dos Espiritos

comemoração

PSDB com chapa única

Nomes da chapa

Dresch, Uczai e Ferrovia da Integração

Traçado e corredor bioceânico

Defi nição de membros e titulares

Preparar 2014 Analisar erros e acertos

PT no estado

Há 156 anos, 18 de Abril de 1857, no albor do iluminis-

mo e da razão, dos grandes momentos da ciência, cultura, filosofia, artes e até da psicanálise; sur-ge na iluminada Paris, o Livro dos Espíritos - obra magistral de perguntas e respostas, respondida por espíritos iluminados, sob a coordenação do insigne

professor Hipolyte Leon Denizard Rivail, discípulo de Pestalozzi, os dois edu-cadores por excelência. O professor Rivail homem de ciência da época, assinou a obra com o pseudônimo de Allan Kardec, e o Livro dos Espiritos é conhecido como sendo de sua autoria, se constituindo na obra principal da Doutrina dos Espiritos , o Espiritismo.

Hoje a partir das 18:00 hs, Espiritas, simpati-zantes, e quem queira

conhecer a obra e o que é o Espiritismo, pode-rão participar de even-

to comemorativo que acontece na sede da OAB, na Beira Mar Norte.

O Partido dos Traba-lhadores realiza namanhã sexta-feira (19) em Lages o Seminário Estadual: Modo Petista de Governar e Legis-lar onde reunirá prefeitos, vices e vereadores eleitos pelo partido no pleito de 2012. O encontro será aberto pelo presidente nacional do PT Rui Falcão que fará uma análise da conjuntura internacional e nacional.

O objetivo do encontro é preparar o PT de Santa Catarina para as eleições de 2014. Para isso, a Di-reção Estadual partidária estabeleceu uma série de atividades para o primeiro semestre de 2013. Estão inseridas neste calendário as reuniões nas 33 micror-regiões, a realização de um Encontro Estadual Extra-ordinário e o Encontro de Prefeitos, Vices e Verea-dores desta sexta-feira.

O presidente esta-dual do PT, José Fritsh destacou a importân-cia da realização de eventos como este já que Santa Catarina é um dos estados no qual o PT mais tem crescido. “Não temos como fazer go-vernos e mandatos sem aprender com os erros e os acertos dos outros. Toda cópia gera um novo modelo, e esse encontro permite que os erros e acertos sejam analisados e aplicados da maneira mais adequada pos-sível nos municípios”, analisou o presidente.

O número de prefeituras que estão sendo governadas pela sigla passou 34 para 46. Cresceu também a representatividade nas Câmaras de Vereadores, que passou de 237 cadeiras nos legislativos municipais para 308. O evento reunirá também assessores ligados às áreas de gestão participativa, comunicação e captação de recursos que participarão de ofi cinas no período da tarde.

Com 208 nomes, foi inscrita, durante a semana a chapa única para a eleição do diretório estadual do PSDB. O documento foi entregue pelo deputado Dóia Guglielmi, líder da bancada estadual, para a secretária--geral do partido, Luzia Coppi, prefeita de Camboriú.

A chapa conta com a par-ticipação do atual presidente tucano e ex-governador Leonel Pavan; do senador Paulo Bauer; do deputado Federal, Marco Tebaldi; dos deputados estaduais Dóia Guglielmi, Dado Cherem, Gilmar Knaesel, Marcos Vieira, Nilson Gonçalves e Serafi m Venzon; do pre-sidente da Casan, Dalírio Beber; do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, além dos pre-feitos e vereadores do PSDB.

A eleição que defi nirá os membros titulares e su-plentes, delegados estaduais e suplentes à Convenção Nacional, os membros titula-res e suplentes do Conselho Estadual de Ética e Discipli-na, e a Comissão Executiva da Juventude do PSDB e PSDB Mulher acontecerá no próximo dia 28, das 9h às 13h, na Assembleia Legis-lativa de Santa Catarina.

O coordenar da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, deputado estadual Dirceu Dresch , e o coorde-nador da Frente Parlamentar Nacional das Ferrovias, depu-tado federal Pedro Uczai par-ticipam hoje, 18, de audiên-cias públicas em Pinhalzinho e São Miguel do Oeste para discutir a construção e o tra-çado da Ferrovia da Integra-ção (Itajaí/Extremo-Oeste).

A primeira audiência inicia às 9 horas, na Câmara de Vereadores de Pinhalzi-nho. No período da tarde, o evento está marcado para as 14 horas, no auditório da As-sociação Comercial e Indus-trial de São Miguel do Oeste.

O traçado da ferrovia será decidido no projeto técnico, que pode passar pelo Vale do Itajaí ou por Mafra. Dresch defende que o traçado seja estendido até Dionísio Cerquei-ra, fronteira com a Argentina, para que no futuro este seja o primeiro corredor ferroviário bioceânico, interligando os portos catarinenses ao porto de Antofagasta, no Chile. Já estivemos na Argentina fazendo esse debate com autoridades políticas do país. A ligação do Atlântico com o Pacífi co por ferrovia reduziria o tempo das exportações para o Oriente”.

Pinhalzinho e São Miguel

do Oeste

Aumento executivo e legislativo

Page 3: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 218

RÁPIDASDOMÉSTICAS

Uma nova Proposta de Emenda à Constitui-ção foi aprovada pelo Senado, em prol de melhoria nas normas e garantias de trabalho às empregadas domésticas. Muitas dessas novas leis, no entanto, necessitam de maior tempo para entrar em vigor, devido a carência de regulamen-tação dos Ministérios do Trabalho e da Previdên-cia Social.

DOMÉSTICAS (II)

A advogada Gabrie-la Guerra, em parceria com o escritório Bassil Hahha Nejm, analisa essa questão. “O ministro da Previdência, Gari-baldi Alves, disse que os técnicos estão estudando uma forma de conceder aos domésticos o bene-fício do salário família e seguro contra acidente de trabalho”, expõe a especialista em media-ção entre empregados e empregadores. Segundo o ministro Manoel Dias (Trabalho) o prazo esti-mado para a aprovação da regulamentação é de três meses.

DOMÉSTICAS (III)

“A categoria passa a ter direito à jornada de oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, horas extras de 50% sobre a hora normal, bem como FGTS obrigatório, seguro desemprego, adicional noturno, salário família e assistência gratuita

aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré – escolas. O empregado tem direito também a intervalos para refeições de 15 minutos quando a jornada diária for de até 6 horas, e de 1 a 2 horas, quando a jornada diária ultrapas-sar 6 horas”, ressalta a advogada.

POLUIÇÃO

O deputado estadual Aldo Schneider (PMDB) chamou a atenção, em pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 16, para o grave quadro de poluição que sofre o rio Itajaí-Açu, principal-mente na região do Alto Vale, com o lançamento indiscriminado de lixo, esgoto e agrotóxicos, além da destruição das matas nas margens e a ocupação irregular do solo. “Temos inúmeros exemplos de descasos com o maior rio ca-tarinense e que já se configuram como pro-blema de saúde pública”, destacou Schneider.

POLUIÇÃO (II)

O parlamentar assi-nalou que em algumas cidades da região chega a ser chocante a quan-tidade de lixo - garrafas pet, isopor, sacolas plásticas, entulhos, colchões velhos, pneus que levarão anos para se decompor – lançado nos fundos das residências e que descerá para dentro do rio na próxima chuva.

A03 QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2013

FISCALIZAÇÃO: Operação fiscaliza venda de veneno usado para matar cães e gatos em SC. Ação

foi realizada pela Diretoria de Bem Estar Animal, Cidasc e polícia. Santa CatarinaEleição do Diretório do PSDB terá chapa únicaTucandos formularam uma chapa única para a eleição do diretório estadual do PSDB, já a presidência da executiva deverá ter disputa

COMANDO

Com 208 nomes, foi inscrita, terça-feira (16), a chapa única

para a eleição do diretório estadual do PSDB.

O documento foi en-tregue pelo deputado Dóia Guglielmi, líder da bancada estadual, para a secretária--geral do partido, Luzia Cop-pi, prefeita de Camboriú.

A chapa conta com a par-ticipação do atual presiden-te tucano e ex-governador Leonel Pavan; do senador Paulo Bauer; do deputado Federal, Marco Tebaldi; dos deputados estaduais Dóia Guglielmi, Dado Cherem, Gilmar Knaesel, Marcos Vieira, Nilson Gonçalves e Serafim Venzon; do presi-dente da Casan, Dalírio Be-ber; do secretário de Turis-mo, Cultura e Esporte, Beto Martins, além dos prefeitos e vereadores do PSDB.

Dos 208 nomes, 30% são mulheres, a maioria candi-datas às Câmaras Munici-pais nas últimas eleições.

A eleição que definirá os membros titulares e suplen-tes, delegados estaduais e suplentes à Convenção Na-

DIVULGAÇÃO

Dóia Guglielmi, líder da bancada Estadual do PSDB

Reno presta homenagem a empresário Afonso Dresch

O deputado Reno Ca-ramori prestou hoje, em plenário, homenagem ao empresário e político Afon-so Dresch, que faleceu na segunda-feira próxima pas-sada, aos 64 anos, de infar-to. Reno salientou o espírito empreendedor e humanitá-rio de Afonso Dresch, sem-pre atento aos negócios e à política, e sempre preocupa-do com a qualidade de vida da comunidade.

Afonso Dresch, nascido em 17 de novembro de 1948, no Município de Luzerna,

filho de Afonso Edmundo e Gertrudes Dresch, era em-preendedor, foi hábil políti-co, tendo se destacado nas ações em favor do turismo. Era casado com Ivone Elisa-beth Dresch, com quem teve três filhos: Fábio, Cinthia e Rafael.

Formado em adminis-tração de empresas, possuía uma vasta experiência pro-fissional iniciada em 1968, como sócio subgerente na empresa Bemaluz Ltda de Luzerna/SC, na qual traba-lhou até 1973.

Sócio fundador da indús-tria de lacticínios Tirol, em 1974, foi gerente e diretor da empresa de 1974 a 1983. Após 1983, quando saiu da Diretoria, continuou acom-panhando a administração da empresa.

De 1983 a 1988 foi prefei-to do município de Treze Tí-lias e presidente da AMMOC - Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense, de 1985 a 1986.

Em 11 de outubro de 1986 foi agraciado com o tí-tulo de cidadão honorário de

Treze Tílias. De 1989 a 1990 adminis-

trou o Condomínio Treze Tí-lias Park Hotel, no qual per-maneceu como diretor geral até os dias de hoje.

De 1991 a 1992 foi secre-tário de Estado de Habita-ção, Saneamento e Desen-volvimento.

De 1993 a 1996 esteve à frente da administração mu-nicipal de Joaçaba e de 1997 a 2000 foi reeleito prefeito de Treze Tílias.

Afonso recebeu em outu-bro de 2008 a Condecoração

Monsenhor Reitmeier, pelos relevantes serviços que pres-tou ao município de Treze Tílias, devido as suas ações na vida pública e privada.

Atualmente, Afonso Dresch era sócio membro do conselho de administração da empresa que ajudou a fundar e também diretor ge-ral do Treze Tílias Park Hotel.

Dentre as principais obras que Afonso Dresch re-alizou em sua vida pública em Treze Tílias, destaca-se a campanha de estilização da cidade com construções

e reformas das residências em estilo típico austríaco. Foi por interferência sua que Treze Tílias tornou-se a pri-meira prefeitura do interior do Estado de Santa Catarina a criar uma secretaria de tu-rismo e cultura.

Afonso também incen-tivou o uso de trajes típicos e fomentou a construção de prédios públicos como o da prefeitura municipal, ginásio de esportes municipal, pon-tes cobertas, portais e o da rodoviária, em estilo típico austríaco.

cional, os membros titulares e suplentes do Conselho Es-tadual de Ética e Disciplina,

e a Comissão Executiva da Juventude do PSDB e PSDB Mulher acontecerá no pró-

ximo dia 28, das 9h às 13h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Page 4: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 218

EstadualA04 quinta-fEira 18 de abril de 2013

Dengue: 1.675 focos em SCPeloEstado

A Secretaria de Estado da Saúde lançou nota, ontem à tarde, informan-do que Mafra, Capão Alto e Canoinhas, cidades que não haviam registrado nenhum foco do mosquito Aedes aegypti (transmissor da

dengue) em 2013, tiveram a confirmação de focos esta semana. Até agora, há 1.675 focos registrados, e na última sexta-feira (12) foi confirmado o primeiro caso de contágio de dengue em território catarinense, mais especificamente em Chapecó, nesse ano. Na parte da manhã, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, em entrevista, cobrou dos prefeitos a implantação de programas permanentes de combate à dengue. Segundo ele, a pasta registrou relatos de gestores que assumiram municí-pios em janeiro deste ano “sobre lixo acumulado nas ruas, ausência de equi-pes do Programa Saúde na Família e de agentes de controle de endemia.” Barbosa afirmou que “o ministério fez um repasse adicional - de cerca de R$ 180 milhões -, além do repasse regular de janeiro a dezembro, para que as prefeituras mantenham programas permanentes de combate à dengue, não só durante o verão”. Ele disse que ainda foi realizada uma revisão dos pla-nos de contingência, chamando a atenção para que prefeitos, principalmen-te os que perderam a eleição, não deixassem as cidades abandonadas. Mas dividiu a responsabilidade: “Oitenta por cento dos focos de mosquito estão dentro das casas. Se cada família gastar dez minutos por semana avaliando sua própria casa, a gente já reduzirá muito os focos do mosquito”.

Pires cheio Em reposta ao deputado Dirceu Dresch (PT), que reclamou de discriminação por parte do governo es-tadual na distribuição de recursos aos municípios, o deputado Nilson Gon-çalves (PSDB) disse que cada deputado terá R$ 3 milhões (verbas do BNDES) para “distribuir” em suas regiões. O anúncio foi feito pelo próprio gover-nador Colombo, em reunião realizada ontem com deputados da base aliada e na qual foram repassadas informações sobre o Pacto por SC. “Se o deputado Dresch for de pires na mão pedir ver-ba ao governador, vai voltar de pires cheio”, brincou Gonçalves.

Pedágios Aprovado ontem, na Assem-bleia Legislativa, o projeto de lei do deputado Gelson Merisio (PSD) que determina transparência na cobrança de taxas nas sete praças de pedágios instaladas nas estradas federais que cortam o estado. Além dos recursos obtidos, as concessionárias também de-verão divulgar seus investimentos nas rodovias, sem custos adicionais para o consumidor. A partir da sanção do go-vernador, as concessionárias terão 120 dias para cumprir a nova regra.

Antes tarde... Senado prestou homena-

gem póstuma ao líder comunista Luiz Carlos Prestes. Simbolicamente, os par-lamentares promoveram a devolução do mandato de Prestes, cassado em 1947, juntamente com outros parlamentares do PCdoB que participaram da Assem-bleia Constituinte de 1946. O senador Ca-sildo Maldaner (PMDB-SC) fez questão de lembrar o episódio da passagem do ‘Cavaleiro da Esperança’ por Santa Cata-rina, na época da famosa Coluna Prestes. Descanso, no Oeste catarinense, recebeu o nome dos próprios membros da Colu-na, que ali repousaram em 1925.

Ensino Médio Na segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa, ocorre o se-minário Reformulação do Ensino Mé-dio, promovido pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a promover estudos e proposições sobre o tema. O evento é uma proposição do deputado Federal Pedro Uczai (PT-SC), membro da comissão.

Top Três premiações promovidas pela ADVB-SC - Empresa Cidadã, Top Turismo e Top de Marketing e Vendas - já estão com inscrições aber-tas para as edições 2013. Os cases po-dem ser cadastrados no novo site da entidade - www.advbsc.com.br.

Andréa Leonora e Nícola Martins �lorian��olis ���lorian��olis �� 18Abr13CENTRAL DE DIÁRIOS

TRINTA INTEGRADOS

DIÁRIOSINTEGRADOS

PRESENÇA EM62% DE SC

PeloEstado Um produto [email protected]

www.centraldediarios.com.br

. . . .. . . .. . . .

As 36 secretarias de Desenvolvimento Regional só servem para garantir aestrutura política para as eleições. É um ralo para evasão de recursos públicos.

Deputada Ana Paula Lima (PT), na sessão de ontem da Assembleia Legislativa, sugerindo ao secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, a redução do número de SDRs.

“ ”

TôforaCondutores de veículos de emergência tiveram projeto de seu interesse aprovado, ontem, na Comissão de Cons-tituição e Justiça do Senado. Matéria, apoiada pelo depu-tado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), teve parecer favo-rável do senador Paulo Bauer (PSDB-SC). O texto prevê capacitação dos profissionais que dirigem ambulâncias e veículos semelhantes (emergência). Bauer incluiu a exigência de que essa reciclagem ocorra a cada cinco anos. Ao final da votação, motoristas de vários estados abraçaram o tucano para agradecer o parecer. Entre gar-galhadas gerais e no melhor estilo “tô fora”, ele brincou dizendo que espera não precisar andar de ambulância. Outro destaque de Bauer está na enquete que o Senado faz semanalmente. Está no ar a pergunta: você é a favor ou contra a dedução do imposto de renda sobre valores doados a projetos e ativida-des de reciclagem (PLS 187/2012)? O projeto é de autoria do senador catarinense.

Diego R

edel

reuniões impulsionam desenvolvimento rural sustentável revitalização das cadeias produtivas constitui hoje a principal meta do Programa de desenvolvimento Sustentável integrado

incra

Técnicos da Superin-tendência do Incra em Santa Catarina cum-

prem, ao longo desta sema-na, uma extensa agenda de reuniões para a apresentação do projeto de reconstitui-ção das cadeias produtivas das regiões Planalto Central, Norte e Litoral Catarinense. O objetivo é fortalecer as par-cerias institucionais e garan-tir a continuidade dos planos de negócio implementados nessas regiões, para produ-ção de derivados do leite, da moranga e oferta de hortali-ças produzidas em sistema orgânico.

As reuniões tiveram iní-cio nesta terça-feira (16), no município de Caçador, e prosseguem nesta quarta--feira (17) na Câmara de Vereadores de Calmon. Na quinta-feira, o evento ocor-re em Matos Costa e na sexta-feira (19), o encontro será em Timbó Grande.

A revitalização das ca-deias produtivas constitui hoje a principal meta do Programa de Desenvolvi-

aSSentamento integradoS àS cadeiaS ProdutivaS

O superintendente regio-nal do Incra/SC, José dos San-tos, acompanhará as reuniões nos municípios de Calmon, Matos Costa e Timbó Grande. Para ele, a reestruturação des-sas cadeias produtivas cor-responde a um marco impor-tante de desenvolvimento na região, pois são ações “viáveis sob o ponto de vista econômi-co, justas pela perspectiva so-

cial e ambientalmente corre-tas”, afirmou José dos Santos.

As cadeias produtivas são um conjunto de transforma-ções a que são submetidos um produto, desde a produ-ção da matéria-prima até a sua distribuição e comercia-lização. Cada operação des-te processo integrado visa aumentar o valor agregado ao produto, ampliando a

margem de lucro e, por con-seqüência, os ganhos para quem produz.

Santos explica que o In-cra/SC há muitos anos tem uma política de incentivo à criação de cadeias produtivas em todas as regiões do Estado e que agora a intenção é “re-tomar esse trabalho com toda a força”, garante o superinten-dente.

mento Sustentável Inte-grado (PDSI), que é co-ordenado pelo Incra/SC, juntamente com o progra-ma de Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS), do Banco do Brasil. Ambos visam a criação de estraté-gias de negócios, por meio da mobilização de agentes econômicos, para impul-

sionar o desenvolvimento sustentável, preferencial-mente em regiões com me-nor oferta de trabalho e ren-da. Nesta ação, o público beneficiado é constituído por assentados de regiões que possuem os menores Índices de Desenvolvimen-to Humano (IDH) de Santa Catarina.

reuniões do incra promovem desenvolvimento sustentável

divulgação/Jornal informE

Page 5: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 218

A05 GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) QuintA-FEiRA 18 DE ABRIL DE 2013

A udESC R fará uma dispensa de licitação emergencial para aquisição de materiais para o

Hospital veterinário (HCv) Educação

deputada quer ampliar bolsasAngela quer bolsa para estudantes de Educação a Distância de graduação e pós em Santa Catarina

EduCAçãO

divuLGAçãO/JORnAL inFORME

deputada estadual, Ângela Albino (PC do B)

A deputada estadual An-gela Albino (PCdoB) quer que seja lei a con-

cessão de bolsas de estudos para alunos de graduação e pós de Educação a Distância em Santa Catarina. Por isso, a equipe de Angela Albino já protocolou três projetos de lei sobre o tema na Assembleia Legislativa e que agora devem ir para análise na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Segundo dados da Associação Catarinense de Estudos de En-sino a Distância, são cerca de 100 mil alunos matriculados na modalidade no estado e que poderiam ser benefi cia-

dos com bolsas entre 30% e 100% do valor da mensalidade de acordo com o curso.

"A Educação a Distância é um fenômeno de inclusão so-cial, onde milhares de jovens e adultos estão acessando o ensino superior para aten-der à exigência do mercado de trabalho por uma melhor qualifi cação. O perfi l desses estudantes são especialmente das pessoas com menor po-der aquisitivo, pais e mães de família, que além de estudar já estão no mercado. Por isso, o incentivo da bolsa é essencial para garantir não só o acesso, mas a permanência destes

alunos nos cursos superiores", afi rmou a deputada.

Os três projetos estendem aos catarinenses matricula-dos em cursos da Educação à Distância os benefícios dos artigos 170 e 171 da Constitui-ção Estadual e do Fundo So-cial que destinavam bolsas so-mente para alunos presenciais de graduação e pós-graduação no estado. De acordo com da-dos do governo, hoje, cerca de R$ 88 milhões são destinados em bolsas de estudos.

O presidente da Associa-ção Catarinense de Estudan-tes de Ensino a Distância, Luciano Formighieri, explica

que essa conquista resolve um processo de exclusão em Santa Catarina. “Quem faz EAD é tão aluno quan-to o que estuda no módulo presencial. Estes projetos de lei vão incluir milhares de jovens, de pessoas que trabalham o dia todo e que não conseguiriam frequentar uma sala de aula. A inclusão é a grande conquista destas propostas”, reitera.

No Brasil, apenas 30 mil alunos estavam matriculados na modalidade de Educação a Distância em 2003. Em, 2013, o número saltou para 1 milhão de alunos.

Udesc abre inscrição para curso de cerâmica

Udesc fará dispensa de licitação emergencial

nuPEARt

HCv

O Núcleo Pedagógico de Arte e Educação (Nupeart) oferece o curso de “Mo-delagem e preparação de massas cerâmicas para queimas alternativas”. As aulas serão ministradas pela professora do curso de Artes Visuais Rosana Bortolin, que já expôs suas obras em vários lugares do Brasil e também no exte-rior. Os alunos aprenderão a função dos materiais cerâmicos, testes de mas-sas, modelagem, cuidados no manuseio e secagem das peças e acabamento.

O curso começa no dia 17 de abril e segue até 3 de julho, com aulas nas quartas-feiras (17 e 24/04; 8, 15 e 22/05; 05,12, 19 e 26/06; 03/07) das 19h às 21h45. Os encontros acontecem na Sala de Cerâmica do Centro de Artes (Ceart). Estão disponí-veis dez vagas para técnicos da Udesc e dez para a comu-nidade. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Artes Visuais (DAV).

sobre a professoraRosana Bortolin foi a

única brasileira seleciona-da para Mostra “Lilliput Ceramics 173" na Croácia. Graduou-se em Desenho e Plástica em Passo Fun-do, onde também cursou especialização em Cerâmica. Tem mestrado pela Escola de Comunicações e Artes da USP e é doutoranda em escultura pela Universidade do País Basco. É professo-ra da Udesc desde 1996. Entre coletivas e individuais, expôs em várias partes do país e também no exterior.

o nupeartFundado em 2000, o

Núcleo Pedagógico de Arte e Educação abriga projetos de extensão e pesquisa. Ao lon-go de sua trajetória ofereceu ofi cinas e cursos, organizou eventos de caráter científi co e experimental, publicou a Revista do Nupeart e sempre incentiva estudan-tes e professores de Artes a buscar seu aperfeiçoamento.

O pró-reitor de Admi-nistração da Universidade do Estado de Santa Ca-tarina (Udesc), Vinicius Perucci, anunciou quarta--feira, 16, após reunião com mais de 250 pessoas entre alunos, técnicos e professores da unidade de Lages, que a instituição fará uma dispensa de licitação emergencial para aqui-sição de materiais para o Hospital Veterinário (HCV). A medida é necessária para que o hospital retome todas as suas atividades.

“É preciso esclarecer que o hospital não fechou. Apenas deixou de receber novos animais, mas os que estavam internados continuam sendo aten-didos. Estamos fazendo uma dispensa de licitação, no valor de até R$ 52 mil, para adquirir materiais que serão usados nos próximos dois meses”, diz Perucci. Os professores da Udesc Lages

também garantiram ao pró--reitor que os alunos não terão grandes prejuízos.

Após os 60 dias, o pro-cesso licitatório que será realizado nesta sexta-feira, 19, para aquisição dos ma-teriais já estará concluído. “O problema ocorreu, pois não foi possível realizar a licitação em novembro do ano passado por falta de recursos. O hospital fun-ciona com receita própria, mas o superávit de 2012 só foi repassado para a Udesc em março deste ano. Em anos anteriores conseguí-amos antecipar o recurso e depois compensávamos, mas isso não foi possível este ano”, resume Perucci.

O pró-reitor reforça ainda que o problema não deverá ocorrer mais, pois a atual gestão da Reitoria da Udesc passou a adotar o Sistema de Registros que permite licitar sem empenhar o recurso.

Page 6: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 218

GERALA06 GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) QuintA-FEiRA 18 DE ABRIL DE 2013

Custo de vida na Capital acumula alta de 1,73%Em março, o aumento foi de 0,32%, já o acumulado dos últimos doze meses atingiu 6,17%

ECOnOMiA

O Índice de Custo de Vida na Capital re-gistrou aumento de

0,32% em março. Com o re-sultado, o primeiro trimestre de 2013 já acumula alta de 1,73%, e o acumulado dos últimos doze meses atingiu 6,17%. Apurados pela Udesc Esag, os dados são divulga-dos pela Associação Comer-cial e Industrial de Floria-nópolis (ACIF), por meio de convênio firmado entre as instituições em 2007.

O resultado do último mês foi 0,12% inferior ao apurado no mês anterior, que regis-trou aumento de 0,44%. Já em comparação com março de 2012, quando o índice foi negativo (-0,02%), a variação foi de 0,34%. Dos principais grupos que compõem o índi-ce, contribuíram para o resul-tado do último mês de março os aumentos registrados em Outros Serviços (1,19%), no qual pesou especialmente a alta de 10,57% em taxas como condomínio e IPTU; Produ-tos Não Alimentares (0,69%);

e Alimentação (0,15%). Um subgrupo que registrou alta significativa no acumulado do trimestre foi o de Alimenta-ção fora do Domicílio: com o aumento de 0,72% em março, a variação nos primeiros três meses do ano chegou a 4,32%. O grupo Serviços Públicos não apresentou variação no mês.

Os dados para o índice do mês foram coletados entre 2 e 30 de março. O Índice de Preços ao Consumidor (Cus-to de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pelo Centro de Ciências da Admi-nistração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina, em trabalho coordenado por Hercílio Fernandes Neto. Re-flete a variação de preços in-cidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de pre-ços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cál-culo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag. Pesou para a alta do custo de vida o percentual de 10,57% em taxas como condomínio e iPtu

divuLGAçãO/JORnAL inFORME

Personalidades empresariais participam de Fórum

Empresários de todo o Estado se reunirão no dia 25 de abril, em Floria-nópolis, para discutir as perspectivas econômicas, ferramentas de gestão e li-derança e força e entusias-mo nas organizações.

O Fórum Empresarial, realizado pela AEMFLO e CDL-SJ e com organização da Fadel Palestrantes, acon-tece no Hotel Cambirela das 14h às 19h.

Serão três palestras. O primeiro a se apresentar será o bacharel em Administra-ção de Empresas pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e especialista em Gestão de Pessoas, Edu-

ardo Tevah. Com a palestra “A arte de fazer as pessoas experimentarem o seu má-ximo”, Tevah abordará ques-tões como o perfil do líder de sucesso; a busca da excelên-cia por meio das pessoas e exemplos de líderes compro-metidos com planos e metas.

Em seguida, a palestra “Perspectivas Econômicas” será ministrada pelo presi-dente da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Glauco José Corte, e terá como destaque os reflexos da atual conjun-tura econômica, os novos empreendimentos em SC e os problemas e soluções re-lativos à infraestrutura e mão

de obra no Estado.Finalizando o Fórum Em-

presarial, o tetra campeão do prêmio Top Of Mind na ca-tegoria Palestrante do Ano, Profº Gretz, apresentará “A força do entusiasmo nas or-ganizações”. Energização para melhorar a qualidade do pro-fissional, qualidade de vida na empresa como diferencial competitivo e a energização humana como combustível para os novos tempos serão os temas abordados na última palestra do dia. O encontro tem ainda intervalos entre as palestras para o coffee antes da última palestra.

O vice-presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Marcos

Antonio Cardozo de Souza, enfatiza o evento como uma oportunidade única para empresários e dirigentes. “A AEMFLO e CDL-SJ trazem para Santa Catarina uma oportunidade de capacitação de alto nível. O 1º Fórum Em-presarial apresentará técni-cas dinâmicas e modernas de gestão e liderança”, ressalta.

O investimento para as-sociados da AEMFLO e CDL--SJ será de R$ 90 por pessoa. Para não associados, o valor é de R$ 180 por pessoa. As vagas são limitadas e as ins-crições devem ser feitas pelo telefone (48) 3246-5250 ou pelo [email protected].

Page 7: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 218

A07 GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) QuintA-FEiRA 18 DE ABRIL DE 2013 Geral

Comunidade pede revitalização de praçaSecretaria do Continente recebe líderes comunitários do Balneário do Estreito, que reivindicam melhorias na Praça Renato Ramos da Silva

PLAnEJAMEntOReunião com moradores do Balneário do Estreito e médicos do posto de saúde do bairro

Capacitação: procedimentos básicos de prevenção

SiMOnE KAFRuni

capacitação Operacional

Moradores e lideran-ças da comunidade do Balneário do Es-

treito se reuniram nesta ter-ça-feira (16/04) na Secreta-ria do Continente para pedir melhorias na Praça Renato Ramos da Silva.

O secretário do Conti-nente, João Batista Nunes, falou do projeto Continente Saudável, que prevê a adoção de praças para revitalização dos espaços públicos e nova licitação dos locais com ex-

ploração comercial.Segundo a tesoureira da

Associação Recreativa, Cul-tural e Esporte Balneário (Ar-ceb), Sueli Bella de Paula, o bar que existe na praça só é aberto à noite e vende bebi-das alcoólicas.

O secretário João Batista afirmou que, na nova licita-ção que será realizada, uma das prerrogativas para par-ticipar da concorrência será justamente não vender bebi-das com álcool.

A Associação também solicita maior espaço para reunir as lideranças comuni-tárias, já que o atual espaço é exíguo, próximo às arquiban-cadas da quadra esportiva.

Médicos do posto de Saúde do Balneário, que fica próximo à praça, tam-bém precisam de mais es-paço para realizar trabalhos importantes para a saúde comunitária.

“Precisamos de uma área para reunir grupos de taba-

gismo, nutrição, hipertensos e gestantes”, ressaltou a mé-dica Sandra Diniz Maciel, presente na reunião, que também reuniu o presidente da Câmara dos Vereadores, Cesar Faria.

A Secretaria do Conti-nente vai avaliar os projetos existentes para a constru-ção de mais um piso onde já existe a sede da Arceb, que poderia atender tanto à asso-ciação quanto os grupos do posto de saúde.

No dia 22 de junho, a partir das 11h, na New Time (Santo Amaro da Imperatriz), a AEMFLO e CDL-SJ promo-verão a II São Feijão, em co-memoração ao aniversário das entidades, que comple-tam 29 anos e 14 anos, res-pectivamente.

Será um momento de confraternização entre famí-lia, colaboradores e amigos. E também de festejar as con-quistas e os resultados obtidos durante o ano que passou.

O 1º lote de ingressos será vendido até o dia 31 de maio e custa R$ 60 por pessoa. Cada

convite inclui uma camiseta, um almoço (feijoada), duas cervejas (lata), um refrige-rante (lata), uma caipirinha e uma sobremesa. O estacio-namento é livre. No local, se-rão comercializadas bebidas. Crianças até dez anos terão entrada livre, desde que infor-mado antecipadamente.

Durante a festa, haverá apresentação musical, di-versão para crianças (cama elástica, piscina de bolinhas, maquiagem infantil, escul-tura com balões e mágico), exposição de motos e um es-paço de beleza.

São Feijão comemora aniversário das entidades

Decreto muda Lei de assistência financeira

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Re-gional da Grande Florianó-polis, através de seu portal de informação, esclarece que a lei n°15.390, que ins-titui o benefício assisten-cial de caráter financeiro nos casos de gestação múl-tipla, teve novas regras. Sua alteração ocorreu atra-vés de decreto do gover-nador João Raimundo Co-lombo, no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, pelo n° de 15.978.

Dentre as mudanças na lei, que já entrou em vi-

gor, está estabelecido que o benefício será devido aos que comprovarem renda de até 75% (setenta e cinco por cento) de salário míni-mo por membro da família, enquanto a lei anterior não estipulava nenhum valor sa-larial. O objetivo da nova lei é fazer com que o benefício chegue aqueles que real-mente necessitam.

A mudança está em vigor desde o dia 26 de março, por-tanto os benefícios requeri-dos até a data da publicação poderão ser negados pela re-dação da lei anterior.

A Defesa Civil municipal, órgão vinculado à Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, participou de aula prática e teórica sobre pro-cedimento correto quando ocorre vazamento de gás. O curso foi ministrado pelo Ma-jor Correia e sua abordagem foi específica quanto ao uso de Detector de Gases, que mede as concentrações de Oxigênio (O2), Ácido Sulfí-drico (H2S) e monóxido de Carbono(CO)

O H2S( Ácido Sulfídrico)

em sua forma gasosa forma--se a partir da putrefação natural de compostos de origem orgânica que apre-sentam o elemento químico enxofre em sua composição. É um gás incolor, extrema-mente tóxico e corrosivo.

Para Luiz Eduardo Macha-do, agente técnico da Defesa Civil de Florianópolis, o im-portante é seguir as normas de instrução para o gás quando o uso for doméstico. "Para re-sidência o importante é ficar atento às normas técnicas".

divuLGAçãO/JORnAL inFORME

Page 8: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 218

A POLÍCiA CiviL, realizou uma Operação, que resultou na apreensão de uma variedade de

medicamentos de venda controlada e anabolizantes, em São José.

SegurançaA08 GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) QuintA-FEiRA 18 DE ABRIL 2013

Preso homem por associação com o tráfi coApós a polícia receber diversas informações de que na residência do suspeito, localizada no bairro Ipiranga, em São José, seria um local onde se preparariam drogas para comercialização em diferentes bairros da cidade

dROGAS

A Polícia Civil, através da Diretoria Estadual de Investigação Cri-

minal (DEIC), prendeu em fl agrante Juliano de Mattos da Costa, por associação ao tráfi co de drogas, terça-feira

(16), em São José. Após receber diversas

informações de que na resi-dência do suspeito, localiza-da no bairro Ipiranga, em São José, seria um local onde se preparariam drogas para co-

mercialização em diferentes bairros da cidade, os Agentes da Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE/DEIC) se deslocaram para o local para averiguar o fato. Em re-vista pessoal e também na

verifi cação da moradia do suspeito foi encontrada gran-de quantidade de dinheiro em notas miúdas, reforçando as suspeitas iniciais.

Também foram encontra-das anotações que esclare-

ciam a movimentação ilegal. Costa registrou os valores re-cebidos a título de "comissão" e valores guardados na sua re-sidência, dentre outros dados que constatavam o tráfi co. Diante dos indícios encon-

trados e da incapacidade do suspeito de explicar a origem dos valores e dos registros, ele foi conduzido até a DRE/DEIC e autuado em fl agrante pelo crime de associação para o tráfi co de drogas.

divuLGAçãO/JORnAL inFORME

divuLGAçãO/JORnAL inFORME

divuLGAçãO/JORnAL inFORME

notas que foram apreendidas

Claudio A., 47 anos, conhecido como "Café

Sandra t. Borges Pinto Agostinho, 50 anos

drogas apreendidas

Adolescente apreendido

A Polícia Civil, por meio da 7ª Delegacia de Polícia da Capital, apreendeu um ado-lescente de 17 anos, pelo ato infracional de tráfi co de dro-gas, na tarde desta segunda--feira (15), em Florianópolis.

A apreensão foi decorrên-cia de diligências Policiais no bairro Vargem do Bom Jesus. O adolescente foi visto ven-dendo drogas para um usuário e foi abordado no conjunto ha-bitacional Vila União. Também foi apreendida uma quantia de R$ 225,00 em dinheiro.

O adolescente já possuía passagens policiais desde os treze anos e foi conduzido à 6ª DPCap para os procedi-mentos policiais.

Casal de trafi cante preso no Rio veremelho

FLAGRAntE

Na noite de segunda-feira (15) e madrugada de hoje (16), os Policiais Civis que inte-gram a Divisão de Repressão a Entorpecentes da Diretoria Estadual de Investigações Cri-minais (DEIC) apreenderam quase 1Kg de drogas, R$ 5 mil em dinheiro e munições, numa casa no bairro Rio Vermelho, Norte da Ilha. A maior parte da droga estava enterrada num terreno nos fundos da residên-cia. Um casal que administrava o tráfi co de drogas na região foi preso em fl agrante.

Foram presos: Claudio Agostinho, 47 anos, conhe-cido como "Café", e a mulher dele, Sandra Terezinha Bor-ges Pinto Agostinho, 50 anos. As investigações duraram cerca de dois meses. Durante este período os Policiais Civis levantaram as informações sobre como ocorria o comér-cio de drogas no local.

O casal seria responsável pela venda e abastecimento

de drogas a trafi cantes me-nores e usuários fi nais. O fl agrante aconteceu quando Claudio entregava algumas petecas de cocaína para um consumidor da região.

Já na casa dele, os Poli-ciais Civis apreenderam cer-ca de 1Kg de cocaína dentro de um balde enterrado nos fundos da casa, além de munições de diversos cali-

bres e pequenas buchas de maconha. Também foram apreendidos cadernos com anotações da movimentação fi nanceira do tráfi co e extra-tos bancários, que demons-tram movimentações fi nan-ceiras de grande vulto, como transferências no valor de 20 mil Reais. Tais valores não são condizentes com a renda declarada pelo casal.

A Polícia Civil, através da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), realizou uma Operação, na última quar-ta-feira (10), que resultou na apreensão de uma va-riedade de medicamentos de venda controlada e ana-bolizantes, em São José.

Os Agentes da Divisão de Repressão a Entorpe-centes da DEIC, coordena-dos pelo Delegado Claudio Monteiro, interceptaram transação da venda dos produtos. Quatro pessoas foram abordadas, enquan-to faziam a negociação nas proximidades da igreja do bairro Campinas.

Um dos envolvidos, e principal vendedor, era proprietário de uma far-mácia legalizada no bairro Jardim Atlântico, em Flo-rianópolis, mas aparente-mente expandia seus lucros no comércio irregular de anabolizantes e de medica-mentos controlados, visto que não possuía permissão para comercializá-los.

Durante a ação poli-cial, também foi encontra-da grande quantidade de dinheiro e certa quantida-de de maconha.

Todos os envolvidos foram conduzidos para a DEIC para os procedimen-tos legais cabíveis.

Produtos que foram apreendidos

divuLGAçãO/JORnAL inFORME

Page 9: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 218

HOROSCÓPOD0DIA

CRUZADINHARESUMODENOVELA - Quinta-feira

Áries - 21/03 a 20/04 Sol e Marte conjuntos em seu signo evidenciam as-

pectos positivos de sua persona-lidade que lhe permitem cativar as pessoas. Brilho e carisma são seus maiores atributos, o que poder ser direcionado para con-quistar as pessoas do seu interes-se. Controle sua agressividade, que estará mais aflorada.

Touro - de 21/04 a 20/05 A associação harmoniosa

entre Sol e Marte, em sua área de crise, lhe traz garra e determinação para superar seus atuais desafios. É um momento importante de con-centração de forças, em que você se sentirá muito mais confiante. Acredite no seu potencial e mãos à obra!

Gêmeos - de 21/05 a 20/06 Com o Sol transitando por

sua área de amizades, em con-junção com Marte, fica evidente seu papel articulador em seus re-lacionamentos, já que as pessoas passam a ver em você um ponto de apoio importante. Que tal pro-mover encontros e momentos de descontração?

Câncer - de 21/06 a 22/07 A conjunção Sol-Marte lhe

traz maior determinação perante suas demandas profissionais, já que fortalece suas ideias e lhe traz uma autoconfiança que se traduz em originalidade e eficiência. O mo-mento lhe traz grande visibilidade, por isso aproveite para se articular com pessoas de seu interesse.

Leão - de 23/07 a 22/08 O dia é propício para refle-

tir sobre seus ideais de vida, pois a transição do Sol por sua área espiritual, em conjunção a Marte, lhe motiva a se abrir ao novo, rom-pendo com velhos padrões. Não é momento, porém, de promover mudanças radicais, mas de se forta-lecer emocionalmente.

Virgem - de 23/08 a 22/09 Sol e Marte ainda conjuntos

em sua oitava casa lhe trazem maior fortalecimento emocional. Busque conforto em ambientes e atividades que lhe sejam seguros, canalizando suas energias para algo significati-vo. É uma fase positiva para cuidar do seu patrimônio e plantar semen-tes para o futuro.

Libra - de 23/09 a 22/10 Sol e Marte permanecem

associados em sua área de relacio-namentos, sugerindo um dia esti-mulante no âmbito afetivo, em que você se percebe mais sensível às ne-cessidades das pessoas e exterioriza suas emoções com maior esponta-neidade. Cultive momentos de pra-zer com quem ama!

Escorpião de 23/10 a 21/11 As energias de Sol e Marte

se associam harmoniosamente em sua área de saúde, trazendo-lhe maior vitalidade e energia. Sua saú-de tende a se fortalecer nessa fase, já que você se sentirá mais disposto a praticar atividades físicas, a melho-rar sua alimentação e a usufruir do que a vida tem de melhor.

Sagitário -de 22/11 a 21/12 A associação positiva entre

Sol e Marte, em sua área social, lhe deixa mais seguro para lidar com as pessoas e defender seus inte-resses. A autossuficiência tende a guiar suas atitudes, mas tenha cui-dado para não descartar o apoio valioso das pessoas que lhe que-rem bem.

Capricórnio - de 22/12 a 20/01 A associação positiva entre

Sol e Marte, em sua área familiar, sugere um momento em que você deve domar suas emoções em prol de um convívio pacífico com as pessoas. Ouvir o outro é um bom aprendizado, pois lhe ajudará a compreender melhor questões que por ventura estejam mal resolvidas.

Aquário - de 21/01 a 19/02 Sol e Marte encontram-se

associados em sua área de comu-nicação, trazendo-lhe maior vigor e energia para defender seus inte-resses. Sua capacidade de liderança fala mais alto, mas tenha cuidado com uma postura dominadora. Mantenha uma relação respeitosa com as pessoas.

Peixes - de 20/02 a 20/03 A conjunção entre Sol e

Marte, em sua área material, fa-vorece seu senso prático e crítico, sobretudo em questões relacio-nadas à vida financeira. O mo-mento é positivo para investir em ações pontuais que lhe tragam estabilidade. Estabeleça priori-dades e metas.

17H30, NA GLOBO 18H00, NA GLOBO

21H00, NA GLOBO

22H30, NA RECORD

19H00, NA GLOBO

Vitor enfrenta Caixote e Alemão e pede que deixem seu irmão em paz. Bruno descobre armação de Fatinha e briga com a garota. Fatinha acaba pedindo conselhos pra Marce-la. Caixote e Alemão discutem com Vitor no jardim secreto. Orelha avisa a todos que o lan-çamento do filme de Morgana será no Misturama. Marcela conta sua armação pra Isabela. Um fiscal chega ao Misturama e anuncia o fechamento do lo-cal. A galera fica MEGA triste, né? Bruno reclama de Fatinha pra Rasta e Nélio.

Lívia finge não conhecer Rosângela e tenta afastá-la de Haroldo. Diva repreende Sid-ney por continuar falando com Pescoço por telefone. Delzuite mente para libertar Pescoço da cadeia. Morena chega com Barros ao esconderijo e conta para Lucimar que deixou Jés-sica com Érica. Helô e Ricardo interrogam Mustafa. Érica cui-da de Jéssica. Helô conta para Mustafa que Wanda é a mãe de Aisha. Lívia repreende Wanda por causa de Rosângela e deci-de deixá-la presa. Stenio e Ha-roldo constatam que Lívia está interessada em Théo.

Desconfiada, Luiza ques-tiona Marlene e acredita que os bandidos que levaram Do-lores são os mesmos do falso sequestro. A artista plástica pede a ajuda de André para investigar o rapto da cachor-rinha. Diva decide fazer fotos de Dolores em péssimas con-dições para assustar a perua, mas Dóris protege a cade-linha. Mesmo machucado, Norberto declara seu amor a Isabel, que diz sentir nojo dele. O vilão a agarra e é arra-nhado no rosto. Em conversa com Hilda, Violeta confessa estar apaixonada por Vina-gre, deixando a mãe do ra-paz confusa com a situação. Arthur aceita a proposta de Catarina e decide marcar um casamento simbólico. Lucas comemora a notícia. Fabiana debocha de Norberto ao vê--lo machucado.

Cassiano diz a Ester que vai conseguir fazer com que Samuca o aceite. Natália se es-força para não ceder à atração que sente por Juliano. Guiomar aparece com Nicole na casa de Dionísio, exigindo dinheiro e hospedagem. Guiomar diz a Nicole que voltou para con-quistar seu filho. Ester pede a Cassiano para não abandoná--la. Bibiana desconfia de que Juliano está apaixonado. Carol se oferece para ajudar Juliano a conquistar sua mãe. Dionísio diz a Alberto que sua mãe está de volta, e os dois discutem.

Dominguinhos acorda Charlô, que o leva até o caste-lo. Kiko e Frô se beijam. Charlô chega com Dominguinhos ao castelo e descobre que Otávio fugiu. Felipe manda flores para Roberta e a convida para jan-tar. Semíramis ouve Nenê can-tar na igreja e fica encantada. Charlô, Olívia e Zenon tentam impedir Dominguinhos de sair do castelo. Analú esconde a boneca russa de Nando. Ca-rolina se recusa a aceitar um emprego de recepcionista. As luzes da mansão se apagam, e Otávio surge no lugar de Do-minguinhos.

A09 QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2013

LEILÃO: Foto rara de Angelina Jolie sem camisa será leiloada em maio. Imagem de David Lachapelle faz parte de ensaio para a 'Rolling Stone'. Registro foi feito em

2001, quando atriz americana tinha 25 anos. Variedades

Page 10: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 218

Contato negado

O técnico Tite falou pela primeira vez so-bre as especulações

a respeito de uma possível sondagem do Inter de Milão. Após um período de folga com a mãe, em Caxias do Sul, o comandante do Corin-thians voltou ao trabalho na manhã desta quarta-feira e fez uma reunião com o dire-tor adjunto Duílio Monteiro Alves para esclarecer e dar fim a qualquer possibilidade de saída neste momento. O técnico negou ter recebido contato do clube italiano e reafirmou seu desejo de ficar por mais tempo no Timão.

BarradoO Grêmio teve um des-

falque de última hora para o confronto desta quinta--feira, contra o Huachipato, pela última rodada da fase de grupos da Libertado-res. Não foi uma lesão ou qualquer problema pessoal. O que tirou Yuri Mamu-

te da delegação gremista que chegou ao Chile nesta terça foi a falta de uma autorização para viajar. Por ser menor de idade - tem 17 anos -, precisava de assinaturas de ambos os pais. No entanto, embarcou somente com a da mãe.

A10 quintA-feirA, 18 DE aBril DE 2013

esporte nacional lauro Tentardini

ril DE 2013DE 2013DE

Tentardini

TapetãoA eliminação na Copa do Brasil ainda não foi digerida pelo Rio

Branco-AC. O time entrará com um recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) porque alega que Muriel, goleiro do Inter, tenha atuado de forma irregular na estreia do torneio.

O clube acreano deve entrar até esta quinta-feira atra-vés da advogada Luciana Lopes e responde pela área jurídica do Rio Branco. O diretor de futebol, Natal Xa-

vier, entende que o caso é semelhante ao do ano de 2011, quando o time não pôde usar Paulinho Pitbull.

Vencer em casa

Adversário do Flumi-nense na próxima quinta--feira, o Caracas tem um

péssimo retrospecto contra equipes brasileiras na Li-

bertadores. Em 15 jogos, só uma vitória (diante do Grê-mio recentemente), quatro empates e impressionantes dez derrotas. Jogando fora de casa então, os números

são ainda piores: sete jogos, com seis derrotas e um em-pate. Tais dados poderiam ser animadores para o Tri-color, que recebe a equipe

venezuelana para confronto decisivo em São Januário.

No entanto, o clube das Laranjeiras ainda não con-seguiu vencer diante de sua torcida na atual edição da

competição sul-americana.

Bebeto e romário

Deputado estadual no Rio de Janeiro, Bebeto parti-cipou na manhã desta quarta-feira da comitiva de par-

lamentares que visitou a obra do Maracanã. Na saída do estádio, o ex-jogador revelou qual será o ataque do seu

time no evento-teste que marcará a inauguração do palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mun-

do: ele e Romário, dupla campeã mundial em 1994.

De voltaHeikki Kovalainen está de volta à Caterham. Titular da equipe de 2010 a 2012, ele não havia tido o con-trato renovado para esse

ano. Agora, o finlandês de 31 anos retorna à escu-

deria como piloto reserva e já pega o carro nesta

sexta-feira, no primeiro treino livre para o GP

do Bahrein. Ele também participará da sessão de

abertura da etapa seguin-te, o GP da Espanha.

De volta 2De acordo com a Ca-

terham, o retorno tem como objetivo aproveitar a experiência de Kovalai-nen no desenvolvimento técnico, ajudando na im-plementação das primei-ras atualizações no carro de 2013, o CT03. A dupla

titular do time é pouco experiente. O holandês

Giedo van der Garde es-treou nesse ano e possui somente três GPs no cur-

rículo, enquanto o francês Charles Pic começou na Marussia em 2012 e dis-

putou apenas 23 corridas.

Sub20O Sul-Americano e o Mundial Feminino Sub 20 de 2014 ain-da não têm datas e locais defi-nidos, mas a Seleção Femini-na Brasileira, que conta com cinco atletas do Kindermann/Uniarp/Fme Caçador começa o treinamento para as compe-tições na próxima semana, dia

24 de abril. A Seleção treinará em dois períodos: às 9 e às 15 horas. Durante esta etapa de preparação, o time comanda-do pelo técnico Adílson dos Santos fará dois jogos-treinos na Granja Comary, em Tere-sópolis: dia 1 de maio, às 15 horas, contra o Botafogo, e dia 7, no mesmo horário, contra o Duque de Caxias. A delegação

ficará concentrada no Hotel Bel Air de 24 de abril a 8 de maio para esta fase de treinos.

Evitar brasileiro

Com a classificação já garantida para as

oitavas de final da Li-bertadores, o Palmeiras

entrará em campo na quinta-feira com a

possibilidade até de escolher seu adversário na próxima fase. Antes dos jogos de quarta, os times com mais chance

de estarem no cami-nho alviverde são Real

Garcilaso, Boca Juniors, Libertad e Olímpia. Ne-nhum brasileiro, ótima

notícia para Souza.

Evitar brasileiro 2Na chegada da delegação palmeirense ao hotel em Lima, o volante admitiu que, se for possível, gos-taria de evitar um duelo nacional já nas oitavas. Para ele, os brasileiros ainda são os mais fortes na corrida para chegar à final

da competição. E Souza tem outro pedido a fazer aos companheiros: muita disposição para vencer o Sporting e, assim, terminar o grupo 2 na primeira colo-cação, o que lhe garantiria o direito de disputar o se-gundo jogo no Pacaembu.

ElogiadoO chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, elogiou o de-sempenho de Jules Bianchi em seus três primeiros GPs na F1 pela Marussia.Membro da academia de pi-lotos da Ferrari desde 2009, Bianchi tem apresentado o melhor rendimento entre os competidores no pelotão do

fundo. “Ele está tendo uma grande temporada. Nos pri-meiros três GPs, ele mostrou um ritmo incrível, com todo respeito ao carro que tem. Estou muito feliz por ele, pois se esforçou muito para melhorar e isso faz parte do nosso programa [de pilotos da Ferrari]”, comentou.

Elogiado 2

Na avaliação de Domenicali, se manter a boa fase, Bian-chi tem grandes chances de se transferir a uma equipe

mais competitiva em 2013. No início deste ano, o francês perdeu a vaga de titular na Force India para Adrian Sutil a poucas semanas do início da temporada. “Espero que ele mantenha esse ritmo, pois tenho certeza que ele vai mostrar seu potencial não apenas com esse time, mas

também no futuro com outras equipes”, disse Domenicali.

Page 11: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 218

A11 GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc) QuintA-FEiRA 18 DE ABRIL DE 2013

uMA REuniãO EntRE diRiGEntES dA FESPORtE E dA FundAçãO MuniCiPAL dE ESPORtES (FME) de

Criciúma defi niu nesta terça-feira (16) que as disputas dos Jogos Abertos Brasileiros (JABs)

Esporteunisul sedia o 1º Meeting Paraolímpico Evento vai acontecer nos próximos dias 24 e 25 de maio

diSPutA

Naturalmente depen-dentes e comumen-te discriminados, os

portadores de defi ciência exercitam sua perseverança e dedicação a limites além dos extremos praticados por atletas “normais” para atingirem as metas necessárias a tornarem--se esportistas consagrados. No Brasil mesmo com todas as difi -culdades de um país emergen-te do terceiro mundo, os para--atletas são referencia mundial, sendo os maiores medalhistas nas últimas duas edições dos Jogos ParaPan-Americanos, e atuais recordistas de medalhas na história dos jogos.

Fomentando esta catego-

ria de desporto, acontecerá nos próximos dias 24 e 25 de maio no campus Pedra Bran-ca da Unisul, em Palhoça, o 1º Meeting Paraolímpico: basquete sobre rodas.

Aberto ao público profi s-sional do paradesporto em geral, acadêmicos da Educa-ção Física, Fisioterapia e áre-as da Saúde, o Meeting segui-rá uma programação mista entre coaching e prática, com mesas-redondas, palestras, minicursos e um jogo treino entre os Tubarões de Floripa e os Dragões de Floripa, na sexta-feira 24, às 18 horas no Ginásio de Esportes da Uni-sul Pedra Branca.

SAIBA mAIS

Para conferir a progra-mação e detalhes sobre inscrição no evento visite:

http://studiosapienza.wordpress.com/cursos--e-eventos/1735-2/

Evento realizado pela OMDA – Organiza-ção para o Movimento

e o Desporto Adapta-do em parceria com o Studio Sapienza.

Abertura dos JABs será dia 30 de maioUma reunião entre diri-

gentes da Fesporte e da Fun-dação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma defi niu nesta terça-feira (16) que as disputas dos Jogos Abertos Brasileiros (JABs) ocorrerão de 31 de maio a 4 de junho. O ceri-monial de abertura será dia 30 de maio, às 20h, em local ainda não defi nido. No mesmo dia

serão realizados os congressos técnicos das competições.

Os JABs reunirão cerca de 1,6 mil atletas de 10 estados brasileiros. A competições reunirá os campeões dos Jo-gos Abertos nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação e vôlei. A chegada das delegações está prevista para o dia 29 de maio.

Uma solenidade na pre-feitura de Criciúma, na pró-xima segunda-feira (22), às 14h, marcará a assinatura do convênio entre o Estado e município para repasse de R$ 120 mil destinados à rea-lização dos JABs na cidade do Sul do Estado. O ato contará com a presença do secretário de Estado de Turismo, Cul-

tura e Esporte, Beto Martins; do prefeito Márcio Búrigo, do presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Jr.; e do presidente da Fundação Mu-nicipal de Esportes, Arleu da Silveira. “Santa Catarina tem um dos maiores Jogos Aber-tos do Brasil e com grande satisfação estaremos promo-vendo os JABs aqui no Esta-

do”, destacou o presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Jr.

Nos dias 24 e 25, represen-tantes do estados participan-tes estarão em Santa Catarina para contatos com os diri-gentes catarinenses e visita a Criciúma. Dirigentes de oito unidades da federação já con-fi rmaram presença no Estado. “Queremos fazer os melhores

JABs da história, mantendo a tradição de Criciúma sediar grandes eventos esportivos”, adiantou o presidente da FME, Arleu da Silveira. Nos últimos três anos, Criciúma sediou consecutivamente os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, os Jogos Abertos de SC (Jasc) e os Jogos da Juven-tude Catarinense (Olesc).

Ford patrocina skatista Pedro Barros

O skatista brasileiro Pe-dro Barros será patrocinado pela Ford no X Games, com-petição de esportes radicais que começa nesta quarta--feira, 17 de abril, em Foz do Iguaçu (PR). Tricampeão mundial na categoria Bowl e duas vezes medalhista de ouro no X Games, Pedro Bar-ros competirá na modalidade Skate Park com a logomar-ca da Ford estampada em sua camiseta e em seu skate, além de participar de ações promovidas pela montadora durante o evento.

No próximo sábado, Pe-dro Barros estará no New Fiesta Park, espaço especial da Ford na área de convi-

vência aberta ao público do X Games, conhecida como X Fest. O skatista irá intera-gir com os fãs e participar de sessões de autógrafos.

Pedro Barros terá ain-da uma sessão de treino em minirampa captada por três câmeras GoPro que serão espalhadas pela pista, além de uma GoPro no capacete do atleta e dois cinegrafi stas com câmeras convencionais. Os vídeos irão passar toda a emoção do skate e serão compartilhados pela Ford em sua página ofi cial no Fa-cebook (facebook.com/ford-brasil) e na página exclusiva do New Fiesta (facebook.com/fordnewfi estabrasil).

divuLGAçãO/JORnAL inFORME

Page 12: Jornal Informe - Grande Florianópolis - Edição 218

A12 GRANDE FLORIANÓPOLIS (Sc QuintA-FEiRA 18 DE ABRIL DE 2013 Contra-Capa

Os vencedores da 19ª Maratona FotográficaPremiação dos fotógrafos selecionados nas categorias digital, filme e infantojuvenil será realizada no dia 25 de abril

CuLtuRA

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) defi-

niu os vencedores da 19ª Ma-ratona Fotográfica, realizada nas comemorações do ani-versário da cidade. Dos 260 fotógrafos amadores e profis-sionais que concluíram a pro-va nas modalidades digital e analógica, 25 tiveram imagens selecionadas. Entre os clas-sificados, três participantes estão na faixa etária de 6 a 15 anos. A entrega da premiação acontece no dia 25 de abril, às 19h30, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchiet-ti, junto com a exposição das fotos premiadas.

A 19ª Maratona Fotográ-fica de Florianópolis – Foto Grafia da Cidade foi realiza-da nos dias 23 e 24 de mar-ço, com 30 horas de duração e 368 candidatos inscritos. Desse total, 260 participan-tes conseguiram concluir as tarefas no prazo, entregando o material fotografado con-forme a sequência de temas definida pelos organizado-res. Os finalistas registraram 2.994 fotografias em diferen-tes abordagens relacionadas ao tema central “A cidade que ninguém vê”.

A seleção das 110 ima-gens premiadas em 2013 foi feita por uma comissão for-mada pelos profissionais da

área de fotografia Esdras Pio Antunes da Luz, Paulo Tarcí-sio Mattos, Dalmo Bampi Ou-riques, além das técnicas San-dra Nunes e Eliane Espíndola, da Fundação Franklin Casca-es. A 19ª edição do concurso teve patrocínio do Estúdio Vita Produções e apoio da Rá-dio Udesc 100.1 FM e Compa-nhia Operadora de Terminais de Integração S.A (Cotisa).

PremiadosNa modalidade analó-

gica, que teve 17 finalistas, o fotógrafo Caio Cezar Nas-cimento, de Florianópolis, conquistou o primeiro lugar pelo conjunto de 12 fotogra-fias em filme e Guilherme

Becker, de Blumenau, ficou com a segunda colocação. Eles vão receber R$ 3,5 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente.

Com 168 concorrentes, a modalidade digital teve dois vencedores na categoria 1, destinada a quem usa equi-pamentos com lentes inter-cambiáveis. André Sielski vai receber premiação de R$ 2,5 mil pelo primeiro lugar e Guilherme Goes, segun-do colocado, será premiado com R$ 1,5 mil. Já na catego-ria 2, para quem utiliza equi-pamentos com lente única, a disputa envolveu 54 can-didatos. Foram classificados pelo conjunto de 12 fotos Suelen Speck Just (1º lugar)

e Rodrigo Walter Afonso (2º lugar), que vão receber R$ 1,5 mil e R$ 1 mil.

Novidade em 2013, a Ma-ratoninha foi concluída por to-dos os 21 candidatos inscritos na modalidade infantojuvenil, que foi dividida em três faixas etárias. Classificaram-se pelo conjunto de seis fotografias registradas em sequência Ga-briela Fink da Silva (6 a 9 anos), Carolina Padilha Ajalla (10 a 12 anos) e Eduarda Mendonça de Souza (13 a 15 anos). Cada uma vai receber uma máquina digital como prêmio de partici-pação. Também serão premia-dos os autores das 20 melhores fotografias do concurso, inde-pendente de modalidade.

divuLGAçãO/JORnAL inFORME

Aos 13 anos, Eduarda Mendonça foi uma das vencedoras da Maratoninha

A cidade invisível foi uma das imagens de André Sielski, primeiro lugar na categoria digital 1

PREmIAçãO

Conjunto - Filme 1º lugar - Caio Cezar nascimento (r$ 3,5 mil) 2º lugar - Guilherme a.n.Becker (r$ 2,5 mil)

Conjunto - diGitalCategoria 1 (equipamentos com troca de lente)

1º lugar - andré sielski (r$ 2,5 mil) 2º lugar - Guilherme F. Goes (r$ 1,5 mil)

CateGoria 2 (equiPamentos sem troCa de lente) 1º lugar - suelen speck just (r$ 1,5 mil) 2º lugar - rodrigo Walter afonso (r$ 1 mil)

Conjunto – inFantojuvenilPrêmio: uma máquina digital para cada selecionado

Faixa etária 6 a 9 anos 1º lugar – Gabriela Fink da silva

Faixa etária 10 a 12 anos 1º lugar – Carolina Padilha ajalla

Faixa etária 13 a 15 anos 1º lugar – eduarda mendonça de souza

melhores Fotos (individual ) –Filme e diGitalPrêmio: r$ 300 por foto selecionada

Camila ribeiro valerim - Categoria 1Foto 05 / Janela Irresistível

Guilherme F. Goes - Categoria 1Foto 01 / Vida Vento Vela

Charles henry Carmezini - Categoria 1Foto 08 / Vida Rural

maiko Coelho - Categoria 1Foto 06 / Espaço Marginal

Foto 12 / Sob seus Pés

Priscila Pinheiro da silveira - Categoria 1Foto 03 / Pedra Sobre Pedra

alexandre silva disaro - Categoria 2Foto 07 / Noite Marcante

João Carlos ramos neto - Categoria 1Foto 02 / A Cidade e Suas Bordas

josé Bruno Klock - Categoria 1Foto 01 / Vida Vento Vela

rudyard Brümüller - Categoria 1Foto 07 / Noite Marcante

murilo matos mendonça - Categoria 2Foto 05 / Janela Irresistível

rafaela amaro nascimento - Categoria 1Foto 08 / Vida Rural

mirian matsue tanai tateyama - Categoria 1Foto 03 / Pedra Sobre Pedra

Fahya Kury Cassins - Categoria 2Foto 11 / Labirintos Urbanos

diego Batista torrico - Categoria 1Foto 12 / Sob Seus Pés

rodrigo Walter afonso - Categoria 2Foto 11 / Labirintos Urbanos

Éder da silveira almeida - Categoria 1Foto 08 / Vida Rural

raphael ribeiro silva - Categoria 1Foto 08 / Vida Rural

annete owatari - Categoria 1Foto 06 / Espaço Marginal

Foto 12 / Sob Seus Pés