jornal destak - edição nº 204

8
RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR Pantano Grande e Rio Pardo Quinta e Sexta, 05 e 06 de dezembro de 2013 Ano 05 Edição nº 204 Câmara elegerá novo Presidente PÁG. 07 PANTANO GRANDE | PÁG. 06 White Party é neste sábado FOTO DIVULGAÇÃO UMA DAS NOVIDADES SERÁ A CHEGADA DO PAPAI NOEL EM UM BALÃO. LEIA NA PÁGINA 05. “Brilha Pantano” terá intensa programação até o final do ano Torneios de Futsal marcarão a reabertura do Ginásio de Esportes PANTANO GRANDE | PÁG. 04 Câmara realiza hoje Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias PANTANO GRANDE | PÁG. 08 BANDA SHOWDI

Upload: jornal-destak

Post on 10-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Destak - 05 e 06 de Dezembro de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Destak - Edição nº 204

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃ

O: P

ASS

EES

TE J

ORN

AL

PARA

OU

TRO

LEI

TOR

Pantano Grande e Rio PardoQuinta e Sexta, 05 e 06 de dezembro de 2013

Ano 05Edição nº 204

Câmara elegerá novo Presidente PÁG. 07

PANTANO GRANDE | PÁG. 06

White Party é neste sábado

FOTO

DIV

ULG

ÃO

UMA DAS NOVIDADES SERÁ A CHEGADA DO PAPAI NOEL EM UM BALÃO. LEIA NA PÁGINA 05.

“Brilha Pantano” terá intensa programação

até o final do ano

Torneios de Futsal marcarão a reabertura do Ginásio de Esportes

PANTANO GRANDE | PÁG. 04

Câmara realiza hoje Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias

PANTANO GRANDE | PÁG. 08

BANDA SHOWDI

Page 2: Jornal Destak - Edição nº 204

O Destak não se responsabiliza por matérias assinadas, as mesmas não repre-sentam a opinião do jornal. O conteúdo de todos os anúncios aqui publicados é de total

responsabilidade de seus anunciantes.CNPJ: 10.711.932/0001-04ACIPANTANO GRANDE

ASSOCIADO AEXPEDIENTE: Diretor Geral: Cleber Martins Edição de Arte: 2S Comunicação Publicidade: Rodileine Souza Reportagens: Destak, Lucas Carlos e colaboradores

Circulação: Pantano Grande e região Endereço: Rua Papa João XXII, 223 - Centro Pantano Grande/RS - CEP: 96690-000 Impressão: Editora e Gráfica Progresso E-mail: [email protected] Site Oficial: www.destakonline.com.br

Para anunciar ou falar com a nossa redação ligue:

(51) [email protected]

Pantano Grande e Rio Pardo | Quinta e Sexta, 05 e 06 de dezembro de 2013P.02 GERAL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Câmara Municipal de Pantano Grande

MATÉRIAS DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA DE 26/11/2013

Ata nº 020/2013 da Sessão Plenária Ordinária de 12 de no-vembro de 2013, aprovada por 8 X 0;

PEQUENO EXPEDIENTEPedido de Providência nº 123/2013 de autoria do Vere-ador Nilton Luiz Linhares da Silveira: Que o Executivo Municipal realize a limpeza e recolocação dos bancos na Praça da Vila Nova.

Pedido de Providência nº 124/2013 de autoria do Vere-ador Nilton Luiz Linhares da Silveira: Que o Executivo Municipal realize o patrolamento e encascalhamento nas ruas da Vila Nova, Valderi e Batinga.

Pedido de Providência nº 125/2013 de autoria do Vereador José Carlos Cardoso Gonçalves: Que anual-mente, a Secretaria Municipal de Saúde, especifica-mente nos meses de novembro, organize uma feira de saúde, destinada, exclusivamente ao público mas-culino, com dia, hora e local previamente definidos, constando nesta feira – Prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento de doenças que acometem a população masculina.

Projeto de Lei 053/2013, de origem do Poder Executivo, que DEFINE OS CRITÉRIOS, DIRETRIZES E PROCEDIMEN-TOS PARA CONCESSÃO DO ALUGUEL SOCIAL.Baixado para as Comissões de Constituição, Justiça e Re-dação e Orçamento, Finanças e Tributação.

Projeto de Lei 054/2013, de origem do Poder Executivo, que AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A PARCELAR DÍVI-DA FUNDADA COM A COMPANHIA ESTADUAL DE ENER-GIA ELÉTRICA (CEEE).Baixado para as Comissões de Constituição, Justiça e Re-dação e Orçamento, Finanças e Tributação.

Projeto de Lei 055/2013, de origem do Poder Executivo, que AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A DOAR ÁREA E CONCEDER INCENTIVA A EMPRESA CIOCCARI E CIA LTDA NA FORMA QUE ESPECIFICA.Baixado para as Comissões de Constituição, Justiça e Re-dação e Orçamento, Finanças e Tributação.

Projeto de Lei 056/2013, de origem do Poder Executivo, que DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2014, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Baixado para as Comissões de Constituição, Justiça e Re-dação e Orçamento, Finanças e Tributação.

Próxima Sessão Plenária Ordinária será realizada no dia 10 de dezembro de 2013 às 19 horas

Maiores informações acesse o site da Câmarawww.camarapantanogrande.rs.gov.br

AGRADECIMENTOO Grupo de Danças Juvenil do CTG Carreteiros da

Saudade, através de sua coordenação, vem atra-vés deste, agradecer a comunidade pantanense e o comércio local que, durante o ano de 2013, de uma forma ou de outra, colaboraram para que os objetivos do grupo fossem alcançados. Levamos o nome do nosso município a várias cidades do nosso Rio Grande, sempre divulgando a cultura gaúcha e isto só foi possível graças à colaboração de todos. Gostaríamos de registrar um agradeci-mento especial à Patronagem do CTG, através do Patrão, Sr. Mateus Soares da Rocha, e a Prefeitura Municipal de Pantano Grande, através do Prefeito Municipal, Sr. Cássio Nunes Soares, Vice Prefei-to, Sr. Ivan Rafael Trevisan, Secretário Munici-pal de Educação e Cultura, Sr. Luis Ricardo Pinho de Moura e a Diretora da Escola Sotero Hermínio Frantz, Sra. Larissa Assman.

Invernada Juvenil

Rotary ClubPantano GrandeGestão 2013/2014

No dia 14 de novembro de 2013, foi realizado na SORAPAG o 4º Baile do Rotary. Participaram do evento cerca de 100 casais, entre rotarianos e convidados, e houve distribuição de brindes en-tre os presentes. A festa foi animada pela ban-da Cia Show 4 e a sua renda, que ultrapassou R$ 3.000,00, será revertida em prol do Natal da Crian-ça Feliz, evento realizado anualmente pelo Rotary Club de Pantano Grande. Este ano, as beneficiadas serão as crianças do Bairro Vila Virgínia.

ENIO ROBERTO EIDTPresidente

Vice-presidente da Fetag/RS, Carlos Joel participou da Assembleia do STR

Aconteceu na manhã do dia 29 de novembro a As-sembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pantano Grande. No encon-tro, com boa participação de público, foi apresentada a previsão orçamentária para 2014 e o planejamento de ações para o próximo ano.

No evento, a presidente do STR Pantano Grande, Vil-ce Leão, comentou que 2014 será um ano importante para o Sindicato que estará completado seus 20 anos de fundação. “Queremos cen-tralizar nossas atividades no primeiro semestre do ano, já

visando às comemorações dos 20 anos do Sindicato,” destacou Vilce.

O vice-presidente da Fe-tag-RS, Carlos Joel da Silva, também se fez presente na Assembleia. Joel falou para os agricultores de Pantano Grande sobre os principais desafios da agricultura fa-miliar para os próximos anos e reforçou sua preocu-pação com a produção de alimentos, bem como, da necessidade do movimento sindical em conseguir polí-ticas públicas que garantam renda e incentivem a per-manência no campo.

Genro, Filha e Netas convidam os parentes e amigos para a Mis-sa de 1 Mês de Faleci-mento de Osçualdo Santos Menezes que será celebrada no dia 07, Sábado, às 19h na Igreja Matriz Nossa Se-nhora de Fátima.

CONVITE PARA MISSA DE 1 MÊS DE FALECIMENTO DE OSÇUALDO SANTOS MENEZES

Com saudades nós ficamos sem você, mas sabemos que está bem agora ao lado

daquele que é nosso Pai. Que Deus te acolha, como sempre nos acolheu.

Exemplo de vida, dignidade e respeito humano.

Saudades eterna de sua filha Lucia, seu genro Vilmar e de suas netas Sabrina e Sandra.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

STR: previsão orçamentária para 2014 foi apresentada.

Page 3: Jornal Destak - Edição nº 204

P.03Pantano Grande e Rio Pardo | Quinta e Sexta, 05 e 06 de dezembro de 2013 GERAL

A busca da felicidadeCerta vez um jovem aprendiz cansado dos ensinamen-tos do mestre resolveu sair pelo mundo. Sua missão se-ria encontrar a felicidade, e desde então este se tornou sua grande obsessão. Foram muitos anos, muitas cur-vas, e diversos terrenos que quando se deu por conta o jovem já era um velho, e ainda não tinha encontrado a felicidade. Então, quando numa das tantas voltas que dá o mundo o velho encontrou seu antigo mestre, num longo acesso de felicidade. Curioso o caçador indagou seu antigo mestre como ele conseguira. “Simples, ela nunca estão tão longe, e por mais perto que esteja a fe-licidade, eu sei que vez por outra nos desencontramos, porém não demora muito, uma curva, uma reta e bas-ta para nos reencontrarmos,” respondeu o sábio diante dum incrédulo aprendiz.

SMEC realiza evento inéditoreunindo as redes municipal e estadual de educação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC realiza neste domingo, dia 08, na Praça Central, o 1º Encontro das Comunidades Escolares das Redes Munici-pal e Estadual, que contará com apresentações artísti-cas e culturais dos alunos.

Segundo o Coordenador da SMEC, Luiz Ricardo Pi-nho de Moura, a iniciati-va de realizar o evento na Praça é para que um maior número de pessoas acom-panhem as apresentações. “Optamos por realizar o evento na Praça para que

FOTO

AR

QU

IVO

/JD

Coordenador da SMEC, Luiz Ricardo Pinho de Moura.

toda a comunidade possa acompanhar, o que cada escola irá apresentar. Que-remos fazer nesta primeira edição algo grandioso para que o evento também se torne tradicional no muni-cípio”, destacou Moura.

Além das apresentações, haverá brinquedos inflá-veis gratuitos, mateada, apresentação do Coral Ida-de Ativa e show de talen-tos locais.> SERVIÇO:Dia: 08 de dezembroInício: 18h30min.Local: Praça Central

VAGAS DE EMPREGO> Empresa pantanense con-trata profissional de ambos os sexos para a função de Encarregado Administrati-vo. O(a) interessado(a) deve ter no mínimo 12 meses de experiência comprovado em Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação ca-tegoria B e de preferência curso superior completo em Administração de Empresas ou Ciência Contábeis. A vaga é para trabalho de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h48.

> Empresa de Butiá contra-ta Mecânico de Suspenção (homem). A vaga é destina-da para maior de 18 anos e a empresa oferece alojamento e refeição no local. O horário de trabalho é de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 18 horas.

Os interessados devem comparecer no Sine, na Pre-feitura Municipal, de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h, munidos de toda a documentação pessoal.

Melhorias nas estradas do interior começam na Divisa

As melhorias de patrola-mentos e encascalhamen-tos nas estradas do interior seguem em ritmo acelera-do. A Secretaria Municipal

de Obras começou esta se-mana os trabalhos na estra-da da Divisa.

Anteriormente, algumas melhorias foram realizadas

nas estradas entre o Monte Castelo e a Várzea e entre a Várzea e a Aroeiras.

A programação dos traba-lhos da Secretaria de Obras

continua a mesma, ou seja, nos próximos dias a equipe seguirá para a Divisa, Volta da Cobra e por fim, o Capão da Fonte.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Estrada da Divisa recebe patrolamento e encascalhamento.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Secretaria de Obras acelera o ritmo para arrumar as estradas.

> EM RITMO ACELERADO

Page 4: Jornal Destak - Edição nº 204

Pantano Grande e Rio Pardo | Quinta e Sexta, 05 e 06 de dezembro de 2013P.04 GERAL

Torneios de Futsal marcam a reabertura do “Pavilhão”

Após quase dois meses fechado para reformas em sua estrutura, como conser-tos e nova pintura, o princi-pal Ginásio de Esportes de Pantano Grande “Pavilhão” reabre aos esportistas nesta segunda-feira, dia 09.

As equipes de futsal que possuem horário fixo no Ginásio já estão sendo co-municadas pela diretoria da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, proprietária do local. Para marcar a reaber-tura, o promotor de eventos Vanderli de Souza realizará,

COMUNICADO IMPORTANTEInscrições Passe Livre Estudantil para 2013

Estudantes que se inscreveram por email ou no balcão da SMEC, devem comparecer na Secretaria de Educação e Cultura, junto a Prefeitura Muni-cipal, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h de 09/12 a 13/12, munidos de documentos que constam no anexo I (disponível na SMEC), anexo II e lista de documentos para cadastro.OBS: Fica dispensada a apresentação dos comprovantes de renda, estudantes que comprovem ser beneficiários do Programa Universidade para Todos – ProUni.OBS: Para o ano de 2013 não precisa a Carteira de Estudante

Inscrições Passe Livre Estudantil para 2014As inscrições para 2014 irão acontecer no final de janeiro ou início de fe-vereiro, fiquem atentos e já podem ir providenciando os documentos. Só é valido para quem fizer: Comprovação de renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio mediante a apresentação de documentos do estudante e do grupo familiar; conforme anexo II.

Para se Cadastrar no Programa Passe Livre Estudantil, o Estudante deverá

apresentar os seguintes documentos:1. Comprovação de renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio mediante a apresentação de documentos do estudante e do grupo fa-miliar; conforme anexo II;2. Registro de Matricula de Instituição Regular de Ensino localizada em Município diverso do Município de residência do beneficiário;3. Comprovação dos dias de aula dos (as) estudantes beneficiados;4. Comprovante de frequência do período anterior, dispensado em caso de estudantes matriculados (as) no primeiro semestre ou primeiro ano letivo;5. Cópia de documento oficial de Identificação do (a) estudante;6. Comprovante de residência do (a) beneficiário (a);7. Carteira de Identificação Estudantil, nos termos, do caput do artigo 3º do decreto nº 50.832 de 07 de novembro de 2013;Descrição do Art. 3º A obtenção do beneficio de que trata a Lei nº 14307/13 ocorrerá pela apresentação da Carteira de Identificação Estudantil, expedida pela União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas-UGES e União Estadual de Estudantes-UEE-RS e distribuída pelos Diretórios Centrais de Estudan-tes e Uniões Municipais de Estudantes Secundaristas;8. Foto 3x4;9. CPF do Responsável (obrigatório para menores de 18 anos).

Anexo I (Disponível na SMEC) Anexo II

Comprovante de RendaI- Para comprovação da renda devem ser apresentados documentos confor-me o tipo de atividade.II- Para cada atividade existe uma ou mais possibilidades de comprovação de renda.

OBS: Fica dispensada a apresentação dos comprovantes de renda, estudantes que comprovem ser beneficiários do Programa Universidade para Todos – ProUni.

nos dias 13 e 14 de dezem-bro, dois Torneios de Futsal, nas categorias Força Livre e de Veteranos.

Serão abertas 06 vagas para o Torneio de Futsal, categoria Força Livre e 04 vagas para a categoria de Veterano. Para participar basta entrar em contato pelo telefone (51) 9945-8514.

No sábado, dia 14, pela manhã, terá encontro de es-colinhas, encerrando assim a temporada 2013 da Esco-linha de Futebol Pantano Grande.

Atleta pantanense entre os 10 melhores lutadores de jiu-jitsu do Estado

Saiu essa semana nos si-tes especializados em lutas o ranking de classificação dos atletas destaque duran-

te o ano de 2013. O panta-nense Alexandre Krauze Cabeçudo (Cabeça) aparece na 3º posição de sua cate-

goria, faixa preta adulto pesado. Além disso, Cabeça aparece entre os 10 melho-res do Estado e ainda está bem colocado no ranking internacional.

O atleta que também é professor de jiu-jitsu co-mentou que é uma honra estar entre os melhores do país, ainda mais neste mo-mento em que o MMA está tão em evidência. “Agra-deço a todos pelo apoio e confiança, principalmente à Deus, à minha família, aos meus amigos, a equipe Delariva e aos meus patro-cinadores que me dão o su-porte necessário para con-tinuar competindo”, disse Cabeça.

O atleta lamenta a falta de incentivo da Prefeitura e de algumas empresas de

Pantano, que preferem pa-trocinar outros esportes. Cabeça disse que através do jiu-jitsu está levando o nome do município a diver-sas regiões do Brasil e até mesmo fora do país.

Recentemente o atleta assinou contrato de patro-cínio de suplementos ali-mentares com a loja Mega Gym, localizada no centro de Porto Alegre e também passou a ter o auxílio na preparação física do estú-dio MPN de Rio Pardo.

Em sua última luta de MMA, Cabeça aplicou um nocaute técnico em apenas 2 minutos e 16 segundos de combate. Com esta belíssi-ma luta, o atleta pantanen-se conseguiu contrato para mais três lutas profissio-nais de MMA.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Ginásio recebeu algumas melhorias.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Cabeça e as medalhas conquistadas ao longo da carreira.

Page 5: Jornal Destak - Edição nº 204

P.05Pantano Grande e Rio Pardo | Quinta e Sexta, 05 e 06 de dezembro de 2013 GERAL

> E

“Brilha Pantano” terá intensa programação até o final do ano

A Prefeitura Municipal inicia neste final de semana a programação da 1ª edição do “Brilha Pantano”, even-to que contará com diver-sas atrações até o final do ano. Será uma maratona de eventos, que tem com um dos objetivos fomentar o comércio local.

Visando principalmente as festividades natalinas, o projeto terá em eventos gra-tuitos, a intenção de unir a comunidade que poderá participar de praticamente todas as atividades.

O “Brilha Pantano” inicia neste domingo, dia 08, com o 1º Encontro das Comuni-dades Escolares das Redes Municipal e Estadual, que farão apresentações artís-ticas e culturais, na Praça Central. Neste mesmo dia, a Prefeitura Municipal fará o lançamento e a apresen-tação do projeto da nova Es-cola Municipal de Educação Infantil, que será constru-ída em 2014, entre as Vilas Virgínia e Frantz. A escola terá um investimento de aproximadamente R$ 1,8 milhão e poderá abrigar 120 alunos no turno integral ou 240 alunos em meio tur-no. Completando a progra-mação do primeiro dia de evento, haverá brinquedos infláveis gratuitos, matea-da e a apresentação de ar-tistas locais.

No dia 10, à tarde acon-tece a Festa de Fim de Ano das Famílias do CRAS, com a chegada do Papai Noel. O bom velhinho virá em um balão e promete ser um dos pontos altos do evento.

No dia 12, o Rotary Club de Pantano Grande, em par-ceria com o Executivo Mu-

nicipal promoverá o natal da Criança feliz. Os rotaria-nos irão distribuir brinque-dos e lanches às crianças carentes da Vila Virgínia.

No dia 14, acontecerá também na Praça Central a abertura da Casa do Papai Noel. Neste dia haverá uma benção do local, queima de fogos de artifício, apresen-tação do Coral Idade Ativa, apresentação dos projetos sociais: Beija-Flor e Pró--Jovem, da Secretaria da Assistência Social/CRAS e o encerramento com o show da Banda Sexta Estação. De 15 a 28 de Dezembro a Casa do Papai Noel estará aberta para visitação, sem-pre nos horários das 19h às 22 horas.

No dia 20, no CTG Carre-teiros da Saudade ocorre a tradicional Festa de Fim de Ano dos Funcionários da Prefeitura, evento que reúne todos os servidores

municipais para uma con-fraternização junto com os seus familiares.

No dia 22, o promotor de eventos Jocel Macedo, em parceria com o Executivo Municipal fará mais uma festa de Natal, no Calçadão Municipal. Neste dia haverá a apresentação da Família Soares e uma farta distribui-ção de brinquedos e balas.

Para encerrar as festivi-dades do “Brilha Pantano”, acontece no dia 29, a volta de um dos mais tradicio-nais eventos da cidade, o Fim de Ano Premiado da ACI/CDL. Depois de vários anos sem ocorrer, este ano a festa também contará com o apoio da Prefeitura Muni-cipal. A programação do úl-timo dia contará com o sor-teio de brindes, a entrega do Troféu Destaque Ornamen-tação Natalina, entregue a loja mais bem decorada da cidade, apresentação da

Banda Municipal e o encer-ramento por conta da ban-da Sexta Estação.

Segundo o Prefeito Cás-sio Soares, a ideia é oferecer a comunidade várias atra-ções, que envolvam vários segmentos da sociedade. “É um novo jeito de comemo-rarmos o Natal em Pantano. De forma descentralizada, levando alegria para um número maior de pessoas e destacando os nossos talen-tos e conquistas”, comen-tou o Prefeito. Para que o município entre de vez com o clima das festas de final de ano a decoração Natali-na começa a ser instalada na próxima semana.

O “Brilha Pantano”, é uma realização da Prefeitu-ra Municipal, em conjunto com as Secretarias de Edu-cação, Obras, Saneamento e Trânsito, SICOMTUR, As-sistência Social/CRAS, ACI/CDL e Rotary Club.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Papai Noel chegará em Pantano em um balão.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Banda Sexta Extação fará duas apresentações: dias 14 e 29/12.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Família Soares sobe ao palco no dia 22/12.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

BRILHA PANTANO: evento que começa no dia 08 e vai até o dia 29 contará com diversas atrações.

Page 6: Jornal Destak - Edição nº 204

Pantano Grande e Rio Pardo | Quinta e Sexta, 05 e 06 de dezembro de 2013P.06 CLASSIfICADOS/VARIEDADES

ANUNCIE NO DESTAKCLASSIFICADOS

APENAS R$ 5,00.LIGUE: (51) 9809.8650

GAMY TECASSISTÊNCIA TÉCNICA

Consertos de máquinas de lavar roupas, secadoras, centrífugas lava louças e eletrodomésticos em geral. Para o seu melhor conforto buscamos em sua casa e entregamos após o conserto com toda rapidez e segurança. Emprestamos uma máquina de lavar enquanto a sua estiver no conserto. Vendemos usados, re-visados. Agora com instalação e manutenção de ar condicionado split. Rua Anibal Trevisan, 524 - Vila frantz (próximo a Veneza). fone: 9633-3097 ou 8508-8053.

SANTANA 87VENDO OU TROCO: Santana, ano 87, cinza, 4 portas, rodas de liga leve, direção hidráulica. Precisa de reparos na lata. Vendo ou tro-co por moto. Valor R$ 4.500,00. fone: 9951-4290 - Ronaldo.

Áries | de 21/03 a 20/04 Cuidado com exageros, ilusões, utopias e idealizações excessivas, nativo de Áries. Confie na intuição e perceba o po-der da fé e da percepção sutil das coisas. Mas não se iluda. Em viagens ou na assi-natura de documentos e contratos tenha cuidado redobrado.

Touro | de 21/04 a 20/05Muita atenção em negócios e questões financeiras, que estão hoje sob energia delicada. Pode haver enganos quanto ao valor real das coisas. Melhor pensar em termos de valor emocional. Cuidado com a mistura de questões financeiras e ami-zades, que pode haver problemas.

Gêmeos | de 21/05 a 20/06Mercúrio em contato com Netuno pede atenção nos relacionamentos e na vida profissional. Pode haver mal-entendidos entre você e as pessoas. Não idealize pes-soas e projetos, geminiano. Esteja aten-to, para evitar situações em que pode acabar agindo como vítima ou mártir.

Câncer | de 21/06 a 21/07Não deixe de atender a contatos e com-promissos profissionais, canceriano. Este-ja atento a detalhes que fazem a diferen-ça no trabalho. Tende a estar fantasioso e sonhador. Observe o que a intuição e os sinais apontam. Mas mantenha também os pés no chão.

Leão | de 22/07 a 22/08Cuidado com ilusões afetivas e com a tendência a esperar demais das pessoas. fique atento com a tendên-cia a excessos que possam lhe pre-judicar emocional e materialmente. O momento favorece a conscientiza-ção dos valores emocionais e espiri-tuais como os mais importantes.

Virgem | de 23/08 a 22/09Tenha cuidado com a tendência a enganos e ilusões envolvendo relacionamentos e família. Seu regente Mercúrio está em con-tato com Netuno. Névoas, situações confu-sas, virginiano. Para evitar mal-entendidos observe o que se passa nas entrelinhas. fique atento à linguagem não-verbal.

Libra | de 23/09 a 22/10Não superestime ou subestime determi-nadas situações ou pessoas, libriano. Cui-de mais da saúde. Tende hoje a se sentir mais cansada e abatido e por isso evite ambientes tumultuados. O auxilio de te-rapias alternativas é valioso para que te-nha mais consciência e qualidade de vida.

Escorpião | de 23/10 a 21/11Hoje não é um dia favorável para negó-cios, especialmente se for para suprir carências. Bom momento para perceber a ligação existente entre emoções e dinhei-ro, escorpiano. Seu valor não está no que tem, mas no afeto e nos conhecimentos que generosamente compartilha.

Sagitário | de 22/11 a 21/12Muito cuidado com uma forte tendência a mal-entendidos, confusões e ilusões. Per-ceba o que está por detrás do que as pesso-as dizem. familiares podem estar deman-dando atenção. Atenção com fofocas e com situações embaraçosas. Use sua intuição e discernimento para evitar problemas.

Capricórnio | de 22/12 a 19/01Mais do que necessário ter tempo para si, neste período introspectivo. O momento atual é naturalmente desgastante e, portanto, desaconselha excesso de atividades. Perceba o que está tirando a sua energia e se afaste. Proteção espiritual é importante.

Aquário | de 20/01 a 18/02Pode ser levado a se envolver em confu-sões com amigos e em situações financei-ras. Não misture dinheiro e amizade, se quiser evitar problemas futuros, aquaria-no. Intuição e sensibilidade aflorados. Cui-dado com pessoas que lhe solicitam em demasia. Não absorva problemas alheios.

Peixes | de 19/02 a 20/03Netuno, seu regente, está em contato com Mercúrio. Atenção com problemas de co-municação. Pode haver situações confusas no trabalho e que afetem também os re-lacionamentos. Procure se expressar com objetividade. Não suponha que os outros estão lhe entendendo. Deixe claro.

Horóscopo válido para Sexta-feira

> Terreno 10x25m no centro de Pantano Grande.

> Dois Terrenos 12x28 em ótima localização. Vila frantz.

> Casa de Alvenaria com 120m² em ótimo estado, no Lotea-mento Unical.

VENDE> Terreno no centro de Panta-no Grande, com 2880m².

> Prédio comercial com terre-no de 1200m². Próximo ao Tre-vo da BR 290.

> Terrenos prontos para finan-ciamento. 12x33m ou 15x33m.

CRECI - 23744J CRECI - 33143

Vendas:(51) 8115-1918(51) 9677-4829

VENDO MERCADOVENDE-SE: Minimercado e Açou-gue (antigo Super Bom) todo equipado em excelente ponto, na Rua Dario Lopes de Almeida, nº 801 - Centro. Motivo da venda: problemas de saúde. Tratar no lo-cal ou pelo fone 3734-2520.

VENDO VECTRAVENDE-SE: Vectra GLS 2.0 8V - Completo - Ótimo estado - 2 Pneus novos - Todo revisado - Rodas de liga - Carro super inteiro - Valor de Particular - Ligue (51) 9667-6840.

Formatura em Tecnologia em Gestão Pública

O casal Jairo Moreira Sil-veira Júnior e Roberta Lima Sifuentes, comemoraram no último sábado, dia 30, as suas formaturas no curso de Tecnologia em Gestão Pública, pelo IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina). Uma grande festa no Clube SORAPAG foi preparada para recepcionar os convi-dados, que lotaram as de-pendências da Sociedade.

Parabéns Jairo e Roberta! Muito sucesso nesta nova caminhada!

SOCIAL ............................................................................................

White Party é neste sábadoPantano vai parar nes-

te sábado, dia 07 em mais uma edição da White Par-ty – O Réveillon da Galera. A festa acontece no Clube SORAPAG e promete ser uma das maiores do ano em Pantano.

Em um oferecimento da TUBARON, a grande atração será a inédita apresentação da Banda Showdi, que trará o melhor do samba chick

para o Clube. A banda já se apresentou no Planeta Atlântida e no Brazilian Day, em Nova Iorque. Além da banda a festa terá ainda a presença dos tops Djs: Nai-ro Orlandi, comunicador da Rádio Atlântida (sertanejo universitário), Lucas Platte e Fernando Nunes (melho-res hits).

Ainda há ingressos com valores promocionais nos

pontos fixos: Locadora da Valéria, Trip Surf e Quios-que da Praça e com os pro-moters: Ju Sperb, Rochele Pires, Béta Dornelles, Gabi Oliveira e Renan Eidt. No local os ingressos custarão R$ 25,00.

Os organizadores suge-rem que todos vão com pelo menos uma peça de roupa branca, já que o even-to é alusivo ao Réveillon.

Page 7: Jornal Destak - Edição nº 204

P.07Pantano Grande e Rio Pardo | Quinta e Sexta, 05 e 06 de dezembro de 2013 PANTANO GRANDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PANTANO GRANDE

PUBLICAÇÕES LEGAISLEI Nº 417 DE 29 NOVEMBRO DE 2013.

Autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar o pagamento parcelado de dívida do município com o Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Pú-blicos Municipais de Pantano Grande.

CASSIO NUNES SOARES, Prefeito Municipal de Pantano Grande, Es-tado do Rio Grande do Sul, no uso das prerrogativas que lhe são conferidas pelo artigo 72, inciso IV, da Lei Orgânica Municipal:FAÇO SABER que a Câmara Municipal de Pantano Grande aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a realizar parcelamento de débi-tos para com o Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Públicos Municipais de Pantano Grande, mediante contrato a ser firmado com a mes-mo, relativo ao valor inadimplido de cota patronal dos meses de novembro e dezembro de 2012, bem como relativo ao 13º salário de 2012, ambos do exercício fiscal de 2012, bem como relativo à saldo apurado pelo Processo Administrativo Previdenciário – PAP nº 126/2012, do Ministério da Previ-dência Social.Art. 2º O débito a que se refere o artigo 1º atinge o valor total de R$.482.985,68 (quatrocentos e oitenta e dois mil, novecentos e oitenta e cinco reais e sessen-ta e oito centavos), e que será pago em 240 (duzentas e quarenta) parcelas. O valor descrito acima é composto de:I – R$293.283,25 (duzentos e noventa e três mil, duzentos e oitenta e três reais e vinte e cinco centavos) relativos às pendências de não recolhimentos no ano de 2012; eII – R$189.702,43 (cento e oitenta e nove mil, setecentos e dois reais e qua-renta e três centavos) relativos à apuração do PAP nº 126/2012.Parágrafo único. Os valores em questão serão ajustados de acordo com as normativas estabelecidas pelo MPS e pela presente lei, quando da realização do termo de reparcelamento.Art. 3º Incidirá, mensalmente, sobre o saldo devedor remanescente, a título de recomposição monetária e remuneração do capital, o índice de variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), acrescido de juros de 6% ao ano e multa de 2%, calculados desde a data do inadimplemento até a data de assinatura do acordo, nos termos do Art. 5º, da Lei nº 11.960/2009, que alterou a Lei Federal n. 9.494/97, que será dividido pelo número de parcelas vincendas, na respectiva data de pagamento.§ 1º O pagamento das parcelas previstas nesta Lei, devidas pelo Poder Exe-cutivo ao FAPS, será mensal e sucessivo, vencendo-se a primeira em 30 dias após aprovação do reparcelamento pelo Ministério da Previdência Social, e as demais no mesmo dia dos meses subseqüentes.§ 2º O valor da parcela a pagar no mês será o resultante da divisão do saldo devedor atualizado nos termos do caput, pelo número de parcelas vincendas na respectiva data de pagamento.Art. 4º O valor destinado ao pagamento dos débitos objeto desta Lei, será contabilmente alocado na dívida fundada do Município.Art. 5º Fica ressalvada a hipótese de redução, cancelamento ou suspensão de eventual débito, abrangido por esta Lei, que venha a ser cancelado ou suspen-so por decisão administrativa ou judicial, condicionado a edição de Decreto normativo, cujo valor pago a maior será compensado nas parcelas remanes-centes assim como descontado do saldo devedor o que não houver sido pago.Art. 6º Fica autorizada a vinculação do Fundo de Participação dos Municí-pios – FPM, como garantia das prestações acordadas no termo de parcela-mento, em caso de inadimplemento.Parágrafo único. A garantia deverá constar em cláusula específica no termo de parcelamento, acompanhada de autorização fornecida ao agente financeiro responsável pelo repasse das cotas, e vigorará até a quitação do termo.Art. 7º Caberá ao Chefe do Poder Executivo regulamentar a pre-sente Lei em casos omissos ou naquilo que couber.Art. 8º As despesas decorrentes desta Lei correrão por conta da seguinte do-tação orçamentária: Categoria Econômica 3.1.91.92.99.00.00, principal da dívida por contrato; 0.005 – Parcelamentos de débitos previdenciários.Art. 9º Ficam revogadas as Leis Municipais nº 413/2013 e 416/2013.Art. 10º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.Gabinete do Prefeito Municipal de Pantano Grande, 29 de novembro de 2013.

Cassio Nunes SoaresPrefeito Municipal

Registre-se e publique-se.Claudio Marques Faria,Secretário Mun. da Administração.

------------------------------

LEI Nº 418 DE 04 DEZEMBRO DE 2013.Autoriza o poder executivo a parcelar dívida funda-da com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

CASSIO NUNES SOARES, PREFEITO MUNICIPAL DE PANTANO GRANDE, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso das prerrogativas que lhe são conferidas pelo artigo 72, inciso IV, da Lei Orgânica Municipal:FAÇO SABER que a Câmara Municipal de Pantano Grande aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a realizar parcelamento de débi-tos para com a Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE, mediante contrato a ser firmado com a mesma, relativo ao fornecimento de energia elétrica para prédios próprios e iluminação pública, apurados até o dia 31 de

dezembro do ano de dois mil e doze.Art. 2º O débito a que se refere o artigo 1º atinge o valor de R$ 673.302,32 (seiscentos e setenta e três mil, trezentos e dois reais e trinta e dois centavos), e está assim composto:I – o valor de R$ 234.723,92 (duzentos e trinta e quatro mil, setecentos e vinte e três reais e noventa e dois centavos), que corresponde ao débito pelo for-necimento de energia elétrica para a iluminação pública apurado entre 31 de dezembro de 2011 e 31 de dezembro de 2012; II – o valor de R$ 438.578,40(quatrocentos e trinta e oito mil, quinhentos e setenta e oito reais e quarenta centavos), relativos ao débito anterior pelo for-necimento de energia elétrica.III – o valor relativo à taxa de administração de 1% (um por cento), calculado sobre o valor parcelado.Parágrafo único. Os valores em questão serão ajustados e reajustados de acor-do com as normativas estabelecidas em lei específica ou apuradas pela CEEE, limitados os juros de até 1% ao mês e correção monetária por índice oficial (IGP-M, INPC, IPC-A, ou outro equivalente).Art. 3º O poder executivo poderá parcelar os valores em questão em 72 (seten-ta e duas) prestações mensais e sucessivas.Parágrafo único. Em caso de inadimplemento por insuficiência financeira, poderá o mesmo ser novamente repactuado em número de parcelas a ser poste-riormente acordada entre o Município e a CEEE.Art. 4º O valor destinado ao pagamento dos débitos objeto desta Lei, será contabilmente alocado na dívida fundada do Município.Art. 5º Fica ressalvada a hipótese de redução, cancelamento ou suspensão de eventual débito, abrangido por esta Lei, que venha a ser cancelado ou suspenso por decisão administrativa ou judicial, condicionado a edição de Decreto nor-mativo, cujo valor pago a maior será compensado nas parcelas remanescentes assim como descontado do saldo devedor o que não houver sido pago.Art. 6º Caberá ao Chefe do Poder Executivo regulamentar a presente Lei em casos omissos ou naquilo que couber.Art. 7º As despesas decorrentes desta Lei correrão por conta da seguinte dota-ção orçamentária: Categoria Econômica 4.6.90.71.00.00.00, principal da dívi-da por contrato; 0.001 – Amortização da Dívida.Art. 8º Como garantia do pagamento do débito, fica o Poder Executivo autori-zado a dar em caução à CEEE os créditos decorrentes do retorno do ICMS de sua competência, recebidos por intermédio do BANRISUL, em conta corrente, até o valor correspondente a 100% (cem por cento) do valor de cada parcela atualizada.Art. 9º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.Gabinete do Prefeito Municipal de Pantano Grande, 04 de dezembro de 2013.

Cassio Nunes SoaresPrefeito Municipal

Registre-se e publique-se.Claudio Marques Faria,Secretário Mun. da Administração.

------------------------------

LEI Nº 419 DE 04 DEZEMBRO DE 2013.Autoriza o Poder Executivo Municipal a doar área e conceder incentivos à empresa CIOCCARI E CIA LTDA na forma em que especifica.

CASSIO NUNES SOARES, PREFEITO MUNICIPAL DE PANTANO GRANDE, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso das prerrogativas que lhe são conferidas pelo artigo 72, inciso IV, da Lei Orgânica Municipal:FAÇO SABER que a Câmara Municipal de Pantano Grande aprovou e eu san-ciono e promulgo a seguinte Lei:Art. 1º Fica o Poder Executivo Municipal, autorizado a doar, à empresa CIOC-CARI & CIA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ nº 94.644.671/0001-39, com sede na Av. Pinheiro Machado, nº 239, Caçapava do Sul – RS, uma área de terras de até 8hás (oito hectares), com o objetivo de ins-talação, junto ao imóvel, de unidade de produção e industrialização de adubos e componentes correlatos. § 1º De imediato, será doada uma área de terras com 5,188024hás, já perten-cente ao município, contendo, a mesma, a seguinte descrição, localização e registro: um lote com área total de 5,188024 ha, confrontando pela FRENTE, ao Sul, com a Avenida Pacifico Eduardo da Rosa por uma distância de 222,24 m; pelos FUNDOS, ao Norte, com terras de Andressa de Quadros de Souza Vitalis por uma distância de 277,88 m, pelo LADO DIREITO, ao Oeste, com terras de propriedade do Município de Pantano Grande por uma distância de 215,75 m e pelo LADO ESQUERDO, ao Leste, com terras de propriedade do Município de Pantano Grande por uma distância de 224,50 m. TÍTULO DE PROPRIEDADE – MATRÍCULA 14.187 – COMARCA DE RIO PARDO – RS.§ 2º Fica o município autorizado a desapropriar uma área suplementar de até 3hás (três hectares), contígua à área acima descrita, para integralizar os 8hás pretendidos pela empresa, bem como à realizar a doação da referida área à mesma empresa. Art. 2º Fica o poder executivo autorizado à realizar em favor da mesma em-presa, as seguintes ações:I - Disponibilização de ponto de acesso à energia elétrica, com disponibilidade de 500KW;II - Disponibilização de fonte de água natural ou poço artesiano, com vasão aproximada de 5.000l/h;III - Realização de terraplenagem básica sobre o imóvel, se necessário;IV – outras ações de compensação no valor máximo de R$40.000,00.Art. 3º Em contrapartida à doação ora autorizada, a donatária deverá:I – Realizar investimento na construção de parque industrial junto ao imóvel doado, para beneficiamento e produção de fertilizantes, em especial e preferen-cialmente com base em caulim, argila e calcário extraídos no município, em valor de pelo menos R$10.000.000,00 entre edificações e máquinas e equipa-mentos industriais;II – Iniciar a construção no prazo de até 6 meses, contados da data de assinatura

da escritura pública de doação de área para a instalação industrial junto ao município;III – Iniciar as atividades industriais em até 18 meses, contados da data de assinatura da escritura pública de doação de área para a instalação pelo mu-nicípio;IV – Gerar, a partir do início das atividades industriais, pelo menos 20 (vinte) empregos diretos, utilizando-se preferencialmente de mão de obra residente no município;V – Desenvolver atividades industriais nessa unidade por pelo menos 3 anos ininterruptos;VI – Não desfazer-se do imóvel objeto de doação no prazo de 05 anos, con-tados da data de assinatura da escritura pública de doação de área para insta-lação pelo município.Parágrafo único. Caso verificada a ocorrência de caso fortuito ou força maior, que venha a gerar atraso no cumprimento das metas acima estabeleci-das, fica o poder executivo autorizado a conceder, mediante decreto, prorro-gação dos prazos fixados, de acordo com a respectiva necessidade.Art. 4º Considera-se como parte integrante da presente lei o Protocolo de Intensões e Compromisso de Incentivos e Investimentos firmado pelas partes na presente data.Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito Municipal de Pantano Grande, 04 de dezembro de 2013.

Cassio Nunes SoaresPrefeito Municipal

Registre-se e publique-se.Claudio Marques Faria,Secretário Mun. da Administração.

--------------------------------------

AVISO DE EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A COMISSÃO ELEITORAL, designada para coordenar o processo de escolha dos Membros do Conselho Municipal de Previdência dos Servidores Públicos – CMPS, TORNA PÚBLICO que emitiu Edital de Convocação aos Servidores Públicos Municipais de Pantano Grande para a ASSEMBLÉIA GERAL de eleição dos Conselheiros representantes dos Servidores, na forma do Decreto Municipal nº 063, de 2006, a ser realizada no dia 27 de dezembro de 2013, na Prefeitura Municipal, na Rua Waldo Machado de Oliveira, 177, nesta cidade de Pantano Grande, com a seguinte

ORDEM DO DIA- Eleição dos Membros do Conselho Municipal de Previdência dos Servido-res Públicos de Pantano Grande – CMPS.A Assembléia será aberta no dia indicado, às 08h00min, havendo uma urna fixa no local da Assembléia e uma urna itinerante que percorrerá os locais de trabalho, conforme definido no Edital. As condições para participação na Assembléia Geral, bem como para as inscrições de candidatos, cujo prazo de inscrição será de 09 a 13 de dezembro de 2013, estão contidos no Edital, cujo texto, na íntegra, está afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura Muni-cipal, na Rua Waldo Machado de Oliveira, 177, nesta cidade. Outras infor-mações poderão ser prestadas na Secretaria Municipal de Administração, no mesmo endereço. Pantano Grande, 05 de dezembro de 2013.

A COMISSÃO ELEITORAL------------------------------

AVISO DE LICITAÇÃOProcesso Licitatório nº 038/2013 - Tomada de Preços nº 004/2013

O Município de Pantano Grande/RS TORNA PÚBLICO que está realizando Licitação, na modalidade Tomada de Preços, do tipo MENOR PREÇO GLO-BAL, destinada a contratação de empresa para ampliação do Posto de Saúde Monte Castelo. Os envelopes serão recebidos até o dia 26 de dezembro de 2013, até às 09h30min, na Secretaria da Administração, a rua Waldo Macha-do de Oliveira, 177. O Edital e seus anexos estão disponíveis no site: www.pantanogrande.rs.gov.br, página Publicações/Transparência, em Licitações. Informações pelo fone (51) 3734.2220.

Prefeitura Municipal de Pantano Grande, em 05 de dezembro de 2013.Cassio Nunes SoaresPrefeito Municipal

------------------------------

RESULTADO DE LICITAÇÃOO Município de Pantano Grande torna público o resultado do seguinte pro-cesso licitatório:Processo Licitatório n° 034/2013, modalidade Pregão Eletrônico n° 022/2013; Objeto: Aquisição de veículo para as subprefeituras da Vár-zea, Monte Castelo e Aroeiras; Vencedor: Dfsul Veículos e Serviços Ltda., CNPJ nº 07.689.941/0001-23, Valor de R$ 24.500,00; Data Homologação: 29/11/2013.

Cassio Nunes SoaresPrefeito Municipal

------------------------------

EXTRATO DE CONTRATOS/CONVÊNIOS/ADITIVOSO Município de Pantano Grande, na conformidade da legislação, torna públi-co que firmou o seguinte contrato/convênio/termo:Tipo: Contrato de Fornecimento nº 092/2013; Objeto: Aquisição de veículo para as subprefeituras da Várzea, Monte Castelo e Aroeiras; Contratado: Df-sul Veículos e Serviços Ltda., CNPJ nº 07.689.941/0001-23; Origem: Proces-so Licitatório nº 034/2013, modalidade Pregão Eletrônico nº 022/2013; Valor: R$ 24.500,00; Vigência: 06 (seis) meses; Data: 02/12/2013.

Cassio Nunes SoaresPrefeito Municipal

Câmara elegerá novo Presidente

No dia 10 de dezembro será realizada no Auditório da Câmara Municipal de Pantano Grande a ultima sessão Plenária Ordinária da Câmara de Vereadores. Neste dia haverá a escolha do novo presidente do Le-gislativo para 2014 e tam-

bém a votação da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentá-rias para o próximo ano.

O nome mais cotado para assumir o cargo ocupado em 2013 pelo vereador José Pedro Nunes Dutra é o do médico Dr. Arthur Felipe Caselli (PMDB). Há rumores

que o PT e o PTB também poderão lançar candidato à Presidência do Legislativo, embora a chance de vitória seja reduzida, já que a si-tuação (PMDB, PP e PDT) e ainda com o provável apoio do Solidariedade, serão a maioria.

Cartório Eleitoral atendeu em Pantano Grande

Nos dia 03 e 04 de de-zembro o Cartório Eleito-ral da 38ª Zona esteve aten-dendo a comunidade de Pantano Grande na Câma-ra de Vereadores. Durante o período foram realizados 20 novos alistamentos (títulos eleitorais), 13 revi-sões e 8 transferências de

títulos.O prazo máximo para to-

das as regularizações, bem como para a confecção de novos títulos eleitorais se estende até o dia 07 de maio do próximo ano.

Segundo o responsável, entre os meses de março e abril de 2014, o Cartório

Eleitoral estará novamente em Pantano Grande, para a última oportunidade de o eleitor regularizar sua situação diretamente no município, já que após este período os procedimentos somente ocorrerão direta-mente no Cartório Eleito-ral, em Rio Pardo.

Page 8: Jornal Destak - Edição nº 204

Pantano Grande e Rio Pardo05 e 06 de dezembro de 2013Ano 05 | Edição nº 204 | R$ 1,50www.destakonline.com.br

Tempo na SextaPredomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens

S R26°C P.08 CRESCENTE

09/12

Tempo no SábadoPredomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens

NOVA02/12

13°C S R29°C 14°C

Câmara realiza hoje Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias

Acontece hoje, dia 6, às 11h, no Auditório da Câ-mara Municipal de Pan-tano Grande, a audiência pública que vai apresentar e discutir o Projeto de Lei

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação: Nilton, Evânia, Santin e Paulo Fernando.

nº 056/2013, que trata das Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2014 (LDO) e a Lei Orça-mentária Anual (LOA) do município para o ano que

vem. A proposta do orça-mento para 2014 é estimada em cerca de R$ 30 milhões.

De acordo com o proje-to, as maiores fatias do or-çamento para 2014 serão

direcionadas as pastas da Saúde, Obras e Educação. As quantias poderão sofrer al-teração, já que o projeto da LOA está aberto a emendas, que podem ser sugeridas pela sociedade civil e pelos próprios vereadores.

Na sessão desta sexta--feira (hoje) os vereadores integrantes da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação apresentarão os tópicos de abrangência do projeto à comunidade.

A audiência pública é aberta ao público e a expec-tativa é que a comunidade compareça e acompanhe as discussões que envolvem o processo orçamentário mu-nicipal, peça fundamental na implantação de projetos e melhorias no município.

A LDO vai a votação na Sessão do dia 10 de dezem-

Escolinha de Futebol é vice-campeã em duas categorias na Taça Brasil de Genomas Colorado

As equipes infantil e juve-nil da Escolinha de Futebol Pantano Grande conquista-ram, no último domingo, dia 01, em Ijuí, o título de Vice-Campeão da Taça Bra-sil de Genomas Colorado. A delegação, com mais de 40 atletas, participou durante três dias, da 8ª Taça Brasil de Genoma Colorado, even-to organizado pelo Sport Club Internacional.

A categoria Infantil, com atletas nascidos a partir de 1999, enfrentou na primei-ra fase as equipes de São Carlo/SC, Caxias do Sul/RS

e de São José dos Pinhais/RS. Os pantanenses vence-ram os dois primeiros jogos (Pantano Grande 0 X 3 São Carlos/SC e Pantano Grande 1 X 0 Genoma Caxias/RS) e empataram a última par-tida (Pantano Grande 1 X 1 São José dos Pinhais/PR).

Na semifinal, após empa-te em 0 X 0, nos pênaltis, Pantano Grande venceu a forte equipe de Turvo/PR, por 3 X 1, classificando-se assim para as finais. Na fi-nal enfrentou novamente a equipe de São Carlos, de Santa Catarina, porém des-

ta vez foi derrotada pelo placar de 1 X 0. Segundo os coordenadores da Esco-linha, a falta de treinos e o cansaço da viagem foram os fatores negativos que prejudicaram o rendimen-to da equipe.

Já na categoria Juvenil, com atletas nascidos a par-tir de 1997, o resultado em campo mostrou que os pan-tanenses foram uma das grandes equipes da com-petição. Embora não tenha conquistado o título, a cate-goria saiu invicta da compe-tição, vencendo quatro jogos

(Pantano Grande 1 X 0 São Carlos/SC, Pantano Grande 2 X 1 Genoma Caxias/RS, Pan-tano Grande 2 X 0 São José dos Pinhais/PR e Pantano Grande 4 X 0 Genoma Santa Cruz/RS) e empatando uma partida (Pantano Grande 1 X 1 São Carlos/SC). O título es-capou nos pênaltis, quando os pantanenses perderam para a forte equipe de São Carlos, pelo placar de 3 X 1. O time de Santa Catarina tinha em seu grupo alguns atletas da Chapecoense e mesmo assim, não derrota-ram a Escolinha no tempo

regulamentar. “É preciso agradecer a grande partici-pação dos atletas nesta Taça Brasil de Genoma Colorado. O grande empenho dos co-ordenadores da Escolinha de Futebol, que com esforço e dedicação viajaram e, apesar do cansaço, não mediram forças para ficar, por três dias, disputando um evento em nível nacional. Aos vo-luntários da Escolinha, que ajudaram na alimentação dos atletas e aos apoiado-res, pois sem a contribuição de todos não seria possível disputar a Taça Brasil deste

ano. A falta de organização e respeito para com as equi-pes participantes, por parte do núcleo do Genoma de Ijuí, foi o destaque negativo da Taça Brasil, nas nada tira o mérito da vitória das duas equipes de São Carlos e, tam-pouco o Vice-Campeonato conquistado pelo município de Pantano Grande. Afinal, estavam disputando a Taça Brasil somente os campeões e vices de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul”, argumentou Flávio Lima da Costa, um dos coordenado-res da Escolinha.

bro, já a LOA será votada em uma sessão extraordinária, ainda dentro de 2013.> SAIBA MAIS:Como funciona a Lei de Diretrizes Orçamentárias

A LDO estabelece as me-tas e prioridades da Admi-nistração Pública, incluin-do as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orienta a ela-boração da Lei Orçamen-tária Anual (LOA) e dispõe sobre as alterações na legis-lação tributária. Com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Diretrizes Orça-mentárias recebeu novas atribuições e tornou-se um instrumento fundamental no processo de planejamen-to fiscal.

A LDO é elaborada anu-almente pelo Poder Execu-tivo e aprovada pelo Poder

Legislativo que, após a apro-vação, a devolve ao Executi-vo para sanção.O que é a LOA?

A Lei Orçamentária Anu-al é uma lei que prevê todas as receitas e fixa todas as despesas do governo mu-nicipal para o ano seguinte, ou seja, em 2014.

É um instrumento de gestão, compatível com a Lei de Diretrizes Orçamen-tárias (LDO) e Plano Pluria-nual (PPA) que define as re-ceitas e despesas para cada órgão do Poder Executivo, incluindo despesas com pessoal, custeio e investi-mentos, com estipulações de valores. Se houver algu-ma despesa fora do que foi previsto na LOA, é necessá-rio fazer uma lei comple-mentar para autorizar o investimento.