jornal académico - 27 de outubro de 2015

11
Jornal Oficial da AAUM DIRETOR: Vasco Leão DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 247 / ANO 11 / SÉRIE 6 TERÇA-FEIRA, 27.OUT.15 academico.rum.pt facebook.com/jornal.academico twitter.com/jornalacademico ACADÉMICO EM PDF PROGRAMA RETOMAR: “INSTITUIÇÕES DE ENSINO NÃO ESTÃO COMPROMETIDAS” Doutorando da UM cria Associação Anti-Bullying Programa Retomar é um “fracasso” UP debate a crise dos refugiados Há um “Cartão Amigo” em Guimarães Cecília Leão, presidente da Escola de Ciências da Saúde Página 06 Página 05 Página 16 Página 18 Páginas 12 e 13 campus campus universitário cultura entrevista

Upload: jornal-academico

Post on 24-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Académico - 27 de outubro de 2015

Jornal Oficial da AAUMDIRETOR: Vasco Leão

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA247 / ANO 11 / SÉRIE 6

TERÇA-FEIRA, 27.OUT.15

academico.rum.pt facebook.com/jornal.academico

twitter.com/jornalacademico

ACADÉMICO EM PDF

PROGRAMA RETOMAR: “INSTITUIÇÕES DE ENSINO

NÃO ESTÃO COMPROMETIDAS”

Doutorando da UMcria AssociaçãoAnti-Bullying

Programa Retomaré um “fracasso”

UP debate a crise dos refugiados

Há um “Cartão Amigo” em Guimarães

Cecília Leão, presidente da Escola de Ciênciasda Saúde

Página 06Página 05

Página 16 Página 18

Páginas 12 e 13

campuscampus

universitário cultura

entrevista

Page 2: Jornal Académico - 27 de outubro de 2015

27.OU

T.15 // AC

AD

ÉMIC

O

UM

.zip

Geografia e EmpregabilidadeDia 29 de outubro, pelas 14h30, na C 2.36, realiza-se o II Fórum: A Geografia e a empregabilida-de. A sessão pretende ser uma oportunidade de troca de expe-riências entre os atuais Alunos e Alumni de Geografia, de forma a potenciar orientações para o in-gresso no mercado do trabalho e para o futuro. O evento conta, ainda, com o Lançamento da III Edição da Revista GeoPlanUM.

Mostra do artista belga DacosDe 31 de outubro a 30 de no-vembro, a sala de exposições da Casa Museu de Monção recebe uma mostra do artista Dacos. A exibição vai percorrer os vários estados do seu trabalho e das suas afinidades. Dacos foi um dos artistas homenageados na XVIII Bienal de Cerveira, que re-cebeu mais de 80 mil visitantes em 2015.

Direitos Humanos em ÁfricaAcontece nos dias 7, 14, 21 e 28 de outubro o ciclo de seminários “Os Direitos Humanos e África”, das 18h00 às 19h30, na sala 001 da Escola de Direito da Univer-sidade do Minho (EDUM), em Braga. Uma organização do Ob-servatório Lusófono dos Direitos Humanos, com apoio do ELSA UMinho. Inscrições através do email [email protected] ou na sede do ELSA UMinho.

PUB.

FICH

A TÉC

NIC

A

TERCEIR

A

PÁG

INA

FICHA TÉCNICA // Jornal Oficial da Associação Académica da Universidade do Minho // terça-feira, 27 de outubro de 2015 / N247 / Ano 11 / Série 6 // DIREÇÃO: Vasco Leão // EDIÇÃO: Pedro Andrade// REDAÇÃO: Adriana Ribeiro, Ana Ferreira, Ana Pinheiro, Ana Rita Carvalho, Carla Gonçalves, Carla Rodrigues, Celeste Amorim, Clara Ferreira, Cláudio Pinto, Guilherme Santos, Hugo Brandão, Inês Moreira, Inês Pinheiro, João Vale, Paulo Caldas, Pedro Ribeiro, Raquel Marques, Rita Pereira, Rita Reis, Rute Pires, Sara Ferreira, Sara Silva. // COLABORADORES: Abel Duarte, António Ferreira, Daniel Silva, Elisabete Apresentação, Elsa Moura, Lara Antunes, Mafalda e Sérgio Xavier // GRAFISMO: gen // PAGINAÇÃO: Pedro Andrade // MORADA: Rua Francisco Machado Owen, 4710 Braga // E-MAIL: [email protected] //TIRAGEM: 2000 exemplares // IMPRESSÃO: GráficaAmares // Depósito legal nº 341802/12nº 341802/12

SEMANALMENTE O ACADÉMICO VAI DIVULGAR OS TRABALHOS VENCEDORES.

Ensino Superior (e não só), a quanto obrigas

Os números do Programa Retomar são catalogados por muitos como “um fracasso”. As bolsas de mérito não são entregues há 3 anos. Enfim, para onde nos levas tu, Ensino Superior? Será que dás, realmente, hi-pótese a quem quer voltar a ingressar nos estudos? Será que estás, realmente, interessado em premiar os alunos que se esforçam diariamente para conseguirem resultados excelentes?

Fico triste quando vejo notícias destas. E não são caso único. Há dias, podia ler-se, num dos jornais de tira-gem nacional, que há professores que fazem 200 kms todos os dias para exercerem as suas funções. Alunos e professores vão sendo maltratados por quem tem a obrigação de defendê-los. Serão notícias como estas as “culpadas” pela a taxa de abandono no ensino secundário? Segundo os últimos dados da PORDATA, Portugal tem uma das taxas mais baixas de conclusão do ensino secundário entre os países da OCDE: 43% da população portuguesa, dos 25 aos 64 anos de idade, tinha concluído o ensino secundário, o dobro do que se verificava há 20 anos mas, apesar deste crescimento, continuamos na cauda da Europa - longe dos 87% da Alemanha e abaixo dos 57% da Espanha.

Há algumas semanas também ficou a saber-se que, entre 2011 e 2014, a retenção e desistência no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico subiram mais de 50%. O ensino em Portugal está a passar por uma fase negra. Será que há solução à vista?

EDITO

RIA

LPED

RO

AN

DR

AD

E // pedro.andrade@rum

.pt

Page 3: Jornal Académico - 27 de outubro de 2015

PÁGINA 05 // 27.OUT.15 // ACADÉMICOPÁGINA 04 // 27.OUT.15 // ACADÉMICO

360º

pedro passos coelho indigitadoprimeiro-ministro

associação contra bullying abre portas em Braga

quinta parque da penha vai ser demolida

comissão europeia podeprocessar portugal

CAMPUS

No passado dia 22 de outubro, quinta-feira, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho renovou, oficialmente, o mandato para os próximos quatro anos de legislatura, segundo comunicação ao país do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. O chefe de Estado aproveitou para re-ferir que se tratou de uma decisão de acordo com as suas “responsabilidades constitucionais”, acrescentando que a alternativa de esquerda se revelou “claramente inconsistente”. No entan-to, “a nomeação não encerra a formação do Governo. A última palavra cabe aos deputados à Assembleia da República”, afirmou.

A Associação Anti-Bullying com Crianças e Jovens (AABCJ) foi fundada, na passada segunda--feira, a 19 de outubro, no Instituto Português da Juventude, em Braga, numa inauguração presenciada por Paulo Costa, investigador da UMinho e responsável pelo projeto. Este mentor explicou que existirá uma equipa de psicólogos a prestar “apoio individualizado a todas as vítimas”. Além disso, frisou que “a prevenção é fundamental para combater casos de bullying”, considerando este fenómeno uma “tragédia social”. Criada na sequência de um trabalho de âmbito académico, Paulo Costa lança: “quem sabe se não lançamos um movimento a nível nacional”.

O Ministério do Ambiente deu uma ordem para demolir a quinta ‘Parque da Penha’, alegando a sua localização numa zona de Reserva Ecológica Nacional. Avançada pelo semanário Mais Guimarães, a notícia explica que o espaço em questão, que se dedica a casamentos e outras festas, nunca foi legalizado. Tendo as forças governamentais ordenado a demolição, há dois anos, tal foi impedido pela retirada da classificação de Reserva Ecológica do local, no novo Plano Diretor Municipal, porém, a inspeção voltou a repor a ilegalidade.

O comissário europeu para a moeda única, Valdis Dombrovoskis, apontou, esta quarta-feira, a tomada de medidas no caso de o Governo luso falhar na entrega do Orçamento de Estado para 2016. Em conferência de imprensa, referiu não estar “de maneira alguma excluída a pos-sibilidade de avançar com algum tipo de ação”, revelando o “contacto permanente com as autoridades portuguesas”. Recorde-se que o prazo limite de entrega do documento orçamental correspondia ao dia 15 de outubro, quando Passos Coelho, antes da sua indigitação ao cargo atual, entendeu que “não faria sentido que o Governo que está de saída apresentasse o projeto de um orçamento que não vai fazer”.

JOÃO VALE

[email protected]

Os resultados do concurso do Programa Retomar já es-tão disponíveis e confirmam o receio da Associação Aca-démica da Universidade do Minho (AAUM) - o número de requerimentos submeti-dos continua longe das 3000 bolsas que o Governo tinha como objetivo atribuir e é, in-clusivé, inferior ao número re-gistado em 2014/2015. Carlos Videira, presidente da AAUM, confirma esta situação ao Jornal Académico (JA): “em 2014/2015 houve apenas 482 candidaturas e, este ano, esse número desceu para 455”. Apesar de este número estar longe do desejado, a UMi-nho é a Instituição de Ensino Superior em Portugal com o maior número de reque-rimentos, “passando de 48 candidaturas em 2014/2015 para 62 candidaturas em 2015/2016, o que significa um aumento de cerca de 30 %”, acrescenta o presidente da AAUM. Como “erros eviden-tes”, Carlos Videira aponta “o facto de [Programa Retomar] apenas incluir pessoas com menos de 30 anos e que es-tejam em situação de desem-

resultados do programa retomar longe do desejado

prego”, afirmando, ainda, que “o valor do estímulo, que atualmente é de 1 200 €/ano, também deveria ser revisto”. A AAUM considera, no en-tanto, que o Governo não é o único responsável, e que “as próprias Instituições de Ensi-no Superior não estão com-prometidas com a divulgação

do Programa, nem com a implementação dos devidos planos de acompanhamento individuais”. Como soluções, a AAUM defende “um re-desenho do Programa, que passe pela revisão da sua regulamentação, por uma revisão do modelo de finan-ciamento do mesmo, e por

um maior compromisso por parte das Instituições de En-sino Superior”, reafirmando que “este fracasso não tem como causa a inexistência de um problema ao nível do abandono escolar, mas sim uma estratégia errada por parte do Governo no seu combate”. Como tal, a AAUM

intenciona, assim que o novo Governo estiver formado, “apresentar as nossas reivin-dicações” e “levar as nossas posições aos diversos grupos parlamentares na Assembleia da República”, entendendo que, só assim, será possível o Programa um dia atingir os objetivos desejados.

PEDRO RIBEIRO

[email protected]

DR

DR

DR

DR

PUB.

Page 4: Jornal Académico - 27 de outubro de 2015

PÁGINA 07 // 27.OUT.15 // ACADÉMICOPÁGINA 06 // 27.OUT.15 // ACADÉMICO

DIOgO RIBEIRO [email protected]

A Associação Anti-bullying com Crianças a Jovens (AA-BCJ) foi lançada no passado dia 19 de outubro, no Insti-tuto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), em Braga, por um professor, um grupo de alunos com quem trabalhou, e por outras pes-soas com o objetivo de pre-venir e combater este fenó-meno. Foi, ainda no mesmo dia, também apresentada uma exposição de crianças e jovens de escolas de Braga. Paulo Costa, do Centro de Investigação em Estudos da Criança da UMinho, é o pre-sidente e um dos fundadores da AABCJ que quer “colocar o bullying na agenda pública, discutir e encontrar soluções para esta problemática”. O Investigador da UM explicou ao Jornal Académico (JA) que

a Associação surge após um trabalho que desenvolveu, ao longo de três anos, no âmbito do seu doutoramen-to em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Real, em Braga, e, afirma, que a temática do bullying “deveria estar incluída na formação dos professores”, uma vez que “o combate é da responsabilidade de todos, mas a Escola é um espaço privilegiado para desenvolver medidas preventivas contra a violência”. Segundo Paulo Costa, não existe nenhum estudo nacional que aborde a problemática do bullying. Este é um problema, explica o professor, que “se sente mais entre os alunos do 8.º ano do Ensino Básico e que deve levar o Ministério da Educação a fazer um levan-tamento exaustivo do desen-volvimento deste fenómeno nas escolas portuguesas”. Al-gumas das ações que Paulo Costa desenvolveu na Escola onde dinamizou o estudo no âmbito do seu doutoramen-

to, passaram pela realização de inquéritos e pela dinami-zação de palestras destina-das aos alunos do 5.º ano, isto é, aos alunos que entram pela primeira vez naquela es-cola. Essas sessões aborda-vam o conceito de bullying, como se manifesta e o que se deve fazer sendo vítima desta prática abusiva ou tendo co-

investigador da UM lança associação anti-bullying

alunos de arquitetura já têmreprografia

terminam hoje as inscrições para a UMinho cup

nhecimento de algum caso. “75% das vítimas não denun-ciam, têm baixa auto estima e algumas consideram que merecem os maus tratos”, constata, ao mesmo tempo que afirma que “a denúncia é um dever cívico dos alunos”, e é importante apostar na for-mação dos pares das vítimas para que sejam pró-ativos.

A AABCJ, nesse sentido, vai ter um conjunto de psicólo-gos voluntários para apoiar as vítimas e as suas famí-lias, e apoio jurídico que será apenas utilizado em último recurso. A Associação tem como parceiros a UMinho, a Câmara Municipal de Braga, o IPDJ e a Fundação Vox Po-puli.

PUB.

DR

PEDRO [email protected]

No passado dia 19 de outu-bro, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) inaugurou um novo serviço à comunidade estu-dantil. No seguimento de uma antiga reivindicação dos estudantes e dos próprios or-gãos responsáveis da Escola, está, neste momento, em funcionamento a Reprogra-fia da Escola de Arquitetura, prestando os serviços de re-prografia e papelaria e aten-dendo às especificidades do curso lecionado nesta Uni-dade Orgânica. O Jornal Aca-démico (JA) falou com Maria Araújo, aluna no terceiro ano da licenciatura, que garantiu que este é um serviço essen-cial. “Frequento a reprografia diariamente. Em Arquitetura não vivemos sem ela”, con-fessa. A estudante afirma que, com a inauguração des-

te espaço, é facultado aos alu-nos um serviço mais rápido e direto. Quando questionada acerca dos preços e das al-ternativas existentes, Maria relata que é importante con-siderar que o campus não se encontra no centro da cidade, assim sendo, os estudantes

acabam por ter de dar uso às reprografias da universidade ao invés de utilizar serviços exteriores. “A falta de con-corrência acaba por anular a flexibilidade dos nossos gas-tos”, relata. A futura arquite-ta acaba por revelar que os estudantes vivem uma fase

complicada: “para nós, em Arquitetura, que gastamos tanto na reprografia e pape-laria, torna-se mesmo muito custoso em termos financei-ros”. Maria acredita que o preçário das reprografias de-veria ser revisto, acreditando que possam ser feitas altera-

ções em prol dos estudantes. A direção da AAUM cumpre, desta forma, um dos seus compromissos eleitorais para o mandato do ano 2015. A Reprografia funcionará todos os dias úteis entre as 09h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 18h00.

ADRIANA [email protected]

O CeSIUM, Centro Estudan-tes Informática da UMinho, está novamente a organizar o torneio de futsal UMinho Cup. Esta iniciativa tem como ob-jetivo a cooperação entre os elementos da equipa, bem como entre as restantes equipas. A UMinho Cup vai iniciar-se com uma fase de grupos.

De seguida, serão seleciona-das, de cada grupo, as duas melhores equipas, a partir das quais se vai iniciar uma fase de eliminação até se che-gar à final. As equipas podem ser constituídas com elemen-tos de cursos e/ou matrículas diferentes, de sexo masculino ou feminino.Além das três equipas me-lhores classificadas, há, ain-da, prémios para o melhor jogador, melhor marcador e melhor guarda-redes. Para o primeiro classificado, existirá,

para além da taça, um pré-mio surpresa. As inscrições podem ser efe-tuadas online ou entregando o formulário preenchido na sede do CeSIUM ( na sala 1.11 do Departamento de In-formática da UMinho, em Braga). As equipas inscritas até hoje, 27 de outubro, têm direito a desconto, tal como os joga-dores sócios do CeSIUM. Mais informações na página oficial do evento no Face-book.

DR

DR

Page 5: Jornal Académico - 27 de outubro de 2015

PÁGINA 08 // 27.OUT.15 //ACADÉMICO

hospital dos bonequinhos: não há medo que resistaRutE [email protected]

O Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NENUM) e o Hospi-tal de Braga, juntamente com o apoio da Câmara Municipal de Braga, estão a organizar mais uma edição do Hospital dos Bonequinhos. Esta ativi-dade é direcionada para as crianças do pré-escolar de todo o concelho de Braga e decorrerá de 3 a 6 de no-vembro, no Átrio do Hospi-tal de Braga, onde se espera repetir o sucesso conseguido nas edições anteriores, onde já participaram cerca de 500 crianças e 700 estudantes. Este projeto, alvo de grande reconhecimento social, tem

PAuLO [email protected]

São cerca de 30 formandos que, até ao próximo dia 22 de novembro, “trocam” o portu-guês pelo léxico de Sua Ma-jestade. Esta “Formação Vida Activa – Percurso de Inglês Relações Laborais” é uma for-mação contínua de 150 horas em que o objetivo é “reciclar” os conhecimentos de inglês, tendo em conta os requisitos das ofertas de emprego dis-poníveis para os licenciados que vão surgindo. Lígia Pe-reira, técnica do GIP, explicou ao Jornal Académico (JA) que “esta é a primeira formação feita para licenciados”. “Ten-do em conta as ofertas que nos têm chegado, em que é exigido o conhecimento de outras línguas, esta formação faz todo o sentido”, acrescen-ta. Uma formação que resulta da parceria entre o IEFP (Ser-viço de Emprego de Braga e Centro Formação Profissional de Braga – Mazagão), GIP e a AAUM. Maria Gonçalves é licenciada em Gestão de Em-

como principal objetivo criar um momento de proximi-dade e familiarização das crianças do pré-escolar com toda a envolvente da prática médica, num ambiente tão lúdico quanto didático. Te-resa Guimarães, membro do Departamento de Ação Comunitária do NEMUM e Presidente da Comissão Or-ganizadora do Hospital dos Bonequinhos, acrescenta, ainda, que “um dos gran-des objetivos da atividade é promover um espírito altru-ísta, de trabalho em equipa e de serviço à comunida-de junto dos estudantes”. “Temos sempre como am-bição melhorar e proporcio-nar o melhor, tanto para os estudantes como para as crianças”. Apesar do forma-

do you speak english?

to e a estrutura da atividade ser muito semelhante aos anos anteriores, é sempre um desafio “enorme” para a organização. “Tentamos sempre inovar e acrescentar conceitos e conhecimentos para as crianças. No fim, o que pretendemos é que, para além de diminuirmos o “medo” que a bata branca possa representar para os mais pequenos, consigamos aproveitar este momento para transmitir alguns con-selhos para um estilo de vida mais saudável”, afirma Teresa. As crianças do en-sino pé-escolar e respetivos encarregados de educação ou familiares que desejarem participar nesta atividade de-verão faze-lo no horário livre das 16h30 às 18h30.

presas e garante que “estava completamente destreinada. A procura ativa de trabalho obriga-me a fazer algumas entrevistas em Inglês e, mui-tas vezes, não estamos a con-tar com isso”. Ora, Madalena Silva, uma das formadoras, garante que estas semanas servem para prevenir essas “surpresas”. “O objetivo é preparar os formandos para as entrevistas de emprego e para as futuras relações laborais”. Vítor Gonçalves é

licenciado em Filosofia e não esconde que tem gostado desta experiência. “Nunca pensei que voltasse a assimi-lar a informação tão rápido”, acrescenta. São 150 horas, de segunda a sexta, em que os alunos es-tão divididos em 2 turmas. A formadora Madalena Silva não tem dúvidas de que “é uma formação intensiva, a um ritmo alucinante, tanto para mim como para os for-mandos”. Quanto à avalia-

ção, é feita “em diversos mo-mentos: temos role-plays, a participação diária que é feita em contexto de aula, teremos uma apresentação oral e um teste escrito”, esclarece Ma-dalena Silva. Manuel Costa é licenciado em Marketing e está a gostar da formação. Ainda assim, deixa uma su-gestão para edições futuras: “apesar de sermos todos li-cenciados, existem diferentes níveis de compreensão na sala de aula. Ou seja, seria

importante fazer uma tria-gem antes do início das for-mações para que não existam dois ritmos de aprendizagem dentro de um mesmo espa-ço, o que pode ser prejudicial para os formandos”. A forma-ção termina a 22 de novem-bro mas Lígia Pereira garante que há uma nova turma a ar-rancar no dia 30 do mesmo mês. “Para já vamos conti-nuar com o Inglês mas já es-tamos a preparar formações noutras línguas”, conclui.

Page 6: Jornal Académico - 27 de outubro de 2015

PUB.

PÁGINA 10 // 27.OUT.15 //ACADÉMICO

bolsas mérito não são pagas há três anos

PEDRO RIBEIRO

[email protected]

Desde o ano letivo de 2012/2013 que as bolsas de mérito não são pagas aos alunos das universidades e politécnicos. O Ministério da Educação e Ciência (MEC) re-feriu à agência ‘Lusa’ que se encontra a ser feita uma aferi-ção às instituições de ensino envolvidas no sentido de per-ceber quais os estudantes de 2014/2015 selecionados para a atribuição do prémio em

causa. A nível nacional, foi no ano lectivo de 2011/2012 que se efetuou, pela última vez, os pagamentos das bolsas de mérito aos estudantes portu-gueses.Trata-se de um valor em dívida de aproximada-mente seis milhões de euros, estando envolvidos entre sete a oito mil estudantes univer-sitários, que, seguida a nor-ma, já deveriam ter recebido cerca de 2 500 euros cada.Com vista a tentar compre-ender a situação da Univer-sidade do Minho, o Jornal Académico (JA) contactou

o presidente da Associa-ção Académica da UMinho (AAUM), Carlos Videira. No caso da academia minhota, explica o dirigente associati-vo, “as bolsas de 2012/2013 já se encontram atribuídas mais ainda não foram pagas. Daí em diante, as bolsas não estão nem atribuídas nem pagas.”Carlos Videira aproveitou a oportunidade para expres-sar a vontade de “levar esta questão aos diversos grupos parlamentares para que, nos termos do regimento da As-

sembleia da República, ques-tionem o Governo sobre este assunto, que dessa forma fica obrigado a dar resposta num determinado prazo”, dado que o MEC “nunca deu resposta” ao pedido de escla-recimentos exercido junto da Direção Geral do Ensino Su-perior (DGES). Qualificando a situação de “inaceitável”, o presidente da AAUM apon-tou, ainda, ter denunciado “várias vezes a inoperância da DGES e do MEC”, refor-çando a necessidade de mo-bilizar para este fenómeno

o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politéc-nicos. As bolsas de mérito são, todos os anos, atribuídas aos alunos do Ensino Supe-rior que atinjam uma classifi-cação anual igual ou superior a 16 valores. Cada instituição universitária ou politécnica dispõe de um número máxi-mo de bolsas a atribuir, sen-do que este é determinado pela divisão do número dos alunos de cada academia por 500.

DR

Page 7: Jornal Académico - 27 de outubro de 2015

PÁGINA 13 // 27.OUT.15 // ACADÉMICO

ENTREVISTACECíLIA LEÃO:

“qUEREMOS CRIAR UM CLUSTER DE SAúDE

TOTALMENTE INTEGRADO”Cecília Leão é a presidente da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. A celebrar 15 anos, esta unidade está prestes a mudar de nome. Uma nova etapa que serve para reforçar um dos objetivos desta Escola: reforçar a quali-

dade do ensino e da investigação.

DANIEL sILVA

[email protected]

15 anos de Escola de Ci-ências da Saúde. Agora com um novo nome, não é assim?

15 anos são sempre uma mar-ca importante. É uma data marcante. Um dos momen-tos de reflexão incidiu sobre a avaliação da obra feita e também sobre a designação da Escola de Ciências da Saú-de. Foi algo que aconteceu de forma estruturada e alargada a todos os docentes, funcio-nários e alunos da escola. E, também, claro com pessoas que estiveram na génese des-te projeto. Dessa reflexão, em vários momentos, resultou a ideia final que foi aprovada por unanimidade no Conse-lho da Escola. Assim sendo, a designação passará a ser Escola de Medicina da Uni-versidade do Minho. Mas, naturalmente, esta Escola de Medicina vai receber projetos com a designação mais alar-gada da área da saúde, nome-adamente a nível dos cursos de pós-graduação, mestrado

e de doutoramento. De facto, a nova designação identifica ainda mais o que é o projeto atual .

Uma designação que po-derá ter uma importância mais significativa para qualquer estudante que venha de fora?

Caminhamos para a interna-cionalização, e quando nos procuram “do lado de lá”, é mais fácil identificar o que fa-zemos através da designação “Escola de Medicina da Uni-versidade do Minho”.

O que falta fazer?

Um parceiro interveniente foi o reitor da UM, que acompa-nhou toda esta reflexão e viu com bons olhos esta altera-ção. Ora, com a aprovação do reitor, é precisa ser obtida a aprovação do Conselho Ge-ral da Universidade.

A investigação é um dos pilares principais da Es-cola?

A estratégia, desde o início, foi corporizar uma propos-ta científica e pedagógica a

vários níveis inovadores que têm demonstrado a quali-dade da obra realizada. Ino-vamos na parte pedagógica, sempre alinhado com o pro-pósito de formarmos médi-cos competentes (no saber, na prática clínica e nos valo-res humanos). E, por isso, a nossa proposta é a de inova-ção nas metodologias de en-sino a nível da graduação dos nossos alunos de Medicina onde, por excelência, colo-camos na prática um ensino focado no aluno. Mas tam-bém sempre quisemos criar condições para a formação

de pós-graduados ao mais alto nível internacional. Não há Escola Médica sem inves-tigação, e não há investigação biomédica sem formação. Assumimo-nos como uma comunidade cientifico-pe-dagógica em que queremos criar onde se aprende e onde se gera conhecimento neste ambiente de integração e de centralidade da investigação. Onde estamos também a inovar é no curso de Medici-na com Mestrado Integrado com a introdução deste curso para licenciados – a seleção é feita em exclusiva pela Escola de Ciências da Saúde e tem 18 vagas anualmente.

quanto ao financiamento da Escola. À semelhança de todas as outras, tem também de encontrar fi-nanciamento externo?

Essa é a estratégia. Os mo-mentos que se vivem têm sido fortemente marcados por cortes significativos que tem obrigado a intensificar a procura de fontes de finan-ciamento externas e com-petitivas, nomeadamente a nível internacional. De referir contratos com instituições públicas e privadas e, ainda, o acesso a programas geri-dos pela CCDRN-Norte. Nes-

DANIEL SILVA

te momento, a nossa Escola está bem posicionada a nível internacional enquanto pro-jeto de referência que presta consultadoria, nomeadamen-te no Brasil, que gera receitas interessantes. E, claro, que o reconhecimento do labo-ratório integrado ICVS/3B’s permite-nos estimular a in-teração com outras escolas e permite alargar o espetro de candidaturas a projetos internacionais muito interes-santes.

Esta Escola passou para novas instalações em 2008. E, agora, terá um edifício complementar, o Biotério...

O Bitério faz parte integrante da história dos 15 anos des-ta Escola. Claro que neste edifício temos instalações para experimentação ani-mal, mas não em extensão suficiente para dar resposta aos projetos que vamos de-

senvolvendo e para as quais a experimentação animal é fundamental. Os atrasos tive-ram várias razões mas, final-mente, o edifício está pronto e vamos começar, agora, a equipa-lo. Admitimos que o teremos a funcionar no final deste ano. E terá um impacto enorme para a expansão da investigação, sobretudo no desenvolvimento de novas intervenções com aplicações na saúde humana.

O número crescente de artigos publicados que são produzidos na Escola de Ciências da Saúde são a prova de que a investi-gação que é feita vai con-tinuar a dar bons frutos?

De facto é um orgulho olhar-mos para a obra feita e para a produtividade científica, seja através dos artigos, das teses de mestrado e doutora-mento ou, ainda, através da criação de spin-offs, patentes

e seminários científicos. Ao longo destes 15 anos foram publicados 1164 em revis-tas internacionais indexadas com “factor de impacto”, um dos indicadores da qualidade dos artigos, sempre acima dos “4,5”, o que é muito bom. Fizeram-se 89 teses de dou-toramento, que prova um tra-balho de investigação muito significativo. Foram feitas 56 teses de mestrado, criadas 4 spin-ofss e registadas 10 patentes, nacionais e interna-cionais.

É uma Escola em cresci-mento. quais os projetos futuros?

Em primeiro lugar, queremos focar esforços na sustenta-bilidade e manutenção da qualidade e excelência reco-nhecida internacionalmente do nosso trabalho. No que à investigação diz respeito, vamos continuar a aumen-tar a nossa competitivida-

de para projetos nacionais mas, fundamentalmente, internacionais, em busca da sustentabilidade financeira. Vamos investir na criação de mais spin-offs e do registo de patentes. No fundo, solidifi-car a inovação que estamos a criar, no que à criação de um cluster de saúde total-mente integrado diz respeito. Queremos formar médicos competentes em todas as vertentes, queremos estar integrados com a investiga-ção clínica, neste caso com o Hospital de Braga, e com gru-pos de excelência para a par-te prática, nomeadamente no desenvolvimento de dispo-sitivos médicos e clínicos. A Escola de Ciências da Saúde já é uma referência nacional e internacional, mas queremos ir ainda mais além.

PUB.

PÁGINA 12 // 27.OUT.15 // ACADÉMICO

“Queremos solidificar a

nossa posição a

nível

nacional e

internacional”

Page 8: Jornal Académico - 27 de outubro de 2015

PREPARA O TEU FUTURO

Ofertas de emprego

[email protected]

EmpreendedorismoEmpregabilidade

http://liftoff.aaum.pt/facebook.com/aaum.liftoff

> 10 e 11 NOVEMBRO ‘15Startpoint

>> 31 OUTUBRO ‘15eSkills for Jobs 2015

www.aaum.pt/gip

Gabinete-de-Inserção-Profissional-da-AAUM

Ofertas de emprego disponíveis em www.aaum.pt/gip

> 13 a 24 NOVEMBRO ‘15Working ideas

> 25 NOVEMBRO ‘15Curso Condução de Reuniões como Ferra-menta de Gestão

Técnico de Controlo de Qualidade e Produção | M/F| Braga- Licenciatura em Engenharia Química; Bioquímica ou Ciên-cias Farmacêuticas; - Carta de condução; - Fluência na língua Inglesa; - Boa capacidade de comunicação; - Conhecimen-tos de informática na ótica do utilizador; - Capacidade de relacionamento interpessoal; - Disponível para realizar está-gio profissional.

Tradutor | M/F | Gui-marães

Tradução, revisão e tarefas relacionadas nos idiomas de trabalho (inglês/alemão/francês> português); - Forma-ção académica superior em Tradução, Línguas Aplicadas ou áreas afins; - Familiaridade com ferramentas CAT e pro-cessos e técnicas de tradução; - Conhecimentos sólidos em dois dos seguintes três idi-omas: - INGLÊS (Obrigatório); - ALEMÃO; - FRANCÊS. - Português enquanto língua materna e excelente domínio da mesma; - Elegível para os Estágios Emprego do IEFP

(Fator obrigatório). Os can-didatos selecionados serão contactados para realizar um teste de tradução nas instala-ções da empresa.

Arquitetura | M/F| Braga- Licenciatura em arquitetura; - Elegível para medida de es-timulo / Estagio - Residente na zona de Braga ou arredores; - Elevada capacidade criativa, comunicação, organização e pró-atividade; - Excelentes conhecimentos em softwares de desenvolvimento 2D e 3D; - Obrigatório envio de Currí-

culo e/ou Portfolio.

Consultor | M/F| Braga- Licenciatura ou Mestrado em Gestão de Empresas / Economia / Marketing / Simi-lares; - Domínio razoável do Inglês, falado e escrito; - Con-hecimentos de contabilidade; - Facilidade de comunicação e capacidade de persuasão / persistência; - Espírito e am-bição comercial em contexto de consultoria empresarial; - Pró-ativo(a) / Com espírito de iniciativa; - Boa apresentação;

Recrutamento IKEA Braga É preciso um sonho para criar um conceito de negó-cio com sucesso. São preci-sas pessoas para tornar este sonho realidade.

Em 2016 abrirá uma nova loja em Braga, no Centro Comercial Nova Arcada. O processo de recrutamento acontecerá até 15 de novem-bro de 2015.Procuramos pessoas que partilhem os nossos valo-res e a nossa visão de criar um melhor dia-a-dia para a

Se procuras emprego, se queres obter informação sobre certificação e formações, se preci-sas de apoio para o teu negocio ou simplesmente queres conhecer empresas da tua área de interesse não podes deixar de conhecer este evento.

A Associação Académica da Universidade do Minho promove a 4ª edição da START-POINT @ UM - Feira de Emprego e Empreendedorismo, cuja coordenação está a cargo do LIFTOFF - Gabinete do Empreendedor da AAUM. O evento de comemoração do 5º aniversário do LIFTOFF está inserido na Semana Europeia das PME, decorre nos dias 10 e 11 de novembro (das 10.45h às 19h e das 10.45h às 18h, respetivamente) na Universidade do Minho (Campus de Gualtar).

Este evento tem como objetivo proporcionar o contato direto entre os jovens e o mercado de trabalho proporcionando oportunidades, conhecimento e o networking entre todos os intervenientes.

A iniciativa contará com a presença de empresas/entidades de diversas áreas de atividade tendo a edição de 2012 alcançado as 7000 visitas, a de 2013 as 2500 visitas e a de 2014 as 4500 visitas. Em 2015 foi feito o evento de lançamento desta nova edição da STARTPOINT no qual contamos com 600 participantes.

Para este ano estão já confirmadas várias dezenas de empresas entre as quais Sonae, De-loitte, DST, Continental Mabor, Bosch Potugal e Bosch Car Multimedia Lactogal, Grupo Casais e F3M.

A STARTPOINT@UM será um espaço de múltiplas atividades, sendo de salientar as ativi-dades complementares como talks, formações e workshops. A entrada é livre e oferecemos o transporte desde os campi! Sabe mais em liftoff.aaum.pt.

Programa Jovens profissionais da ONU

Empresas Belgas recrutam em Portugal

A Organização das Nações Unidas está a promover o seu programa Jovens Pro-fissionais, uma iniciativa de recrutamento de jovens talentosos e altamente qua-lificados que pretendam começar a carreira como funcionários internacionais do Secretariado das Nações Unidas. Para isso, os can-didatos têm de passar a um exame de admissão e reali-zar os programas de desen-volvimento profissional.

Dia 5 e 6 de novembro rea-liza-se, nas instalações da Ordem dos Engenheiros, uma ação de recrutamento na área das Engenharias e Tecnologias de Informação, para a Bélgica (Flandres).A organização está a cargo do IEFP, através do EURES Portugal, em colaboração com o VDAB (Serviço Pú-

O exame de admissão para o programa é realizado uma vez por ano e está aberto a jovens:- Com formação ao nível do ensino superior, numa área relevante ao programa: -Administração, -Finanças, -Assuntos Legais, -Informação Públi-ca, -Assuntos Sociais, -Estatística.- Com idade máxima de 32

anos,- Fluentes em Inglês ou Francês,- Com nacionalidade de um dos países participantes

A lista de países participan-tes varia de ano para ano e pode ser consultada

Os candidatos que passa-rem no exame, deverão re-ceber uma proposta de tra-balho na ONU, sendo que o número de jovens que con-

seguem um emprego na or-ganização está intimamente ligado às posições com ne-cessidade de novos colabo-radores.

Aos selecionados vai ser ofe-recida orientação e forma-ção, assim como apoio no início da carreira. Se gosta-vas de participar no progra-ma Jovens Profissionais da ONU, inscreve-te no exame que vai realizar-se no dia 15 de dezembro, deste ano.

Mais informações/candida-turas em: https://careers.un.org

STARTPOINT@UM | Feira de Emprego e Empreendedorismo

TERÇA FEIRA, 10 DE NOVEMBRO

10h45- Start Point, 1st Day (abertura de portas)10h45 / 19h00 - Exposição de Empresas e Instituições

11h00 - Sessão de Abertura e Comemoração do 5º aniversário do LIFTOFF

AtIVIDADEs PARALELAs11h45 / 19h00 - Connecting The Dots

DOt cONHEcImENtO11h45 Medidas de Emprego: Tudo o que precisas de saber | Instituto de Emprego e Formação Profissional14h00 Através do CV: onde ficam as soft skills? | Oikos15h15 Networking Criativo - Do modelo P.O.T.E.N.C.I.A ao PLA.NET | Aiminho & Bicminho16h30 Eu e os Mini.me’s | César Cerqueira17h45 A importância das soft skills na indústria | Continental Mabor

DOt OPORtuNIDADEs11h45 Gestão de Projetos de Inovação | Fibrenamics12h10 Empreendedorismo e Microcrédito | Millennium BCP Microcrédito14h00 Formalizar e constituir empresas | EDIT VALUE®Consultoria Empresarial 15h15 Estágio, 1º Emprego, Porque serei eu o escolhido? | I Have The Power 16h30 Aceleração e financiamento para projetos de energia e cleantech | KIC InnoEn-ergy 17h45 Meetup de Marketing Digital | Case Study: Sticket In 19h00 – Start Point, 1st Day (fecho de portas)

QUARTA FEIRA, 11 DE OUTUBRO

10h45 - Start Point, 2nd Day (abertura de portas)10h45 / 18h00 - Exposição de Empresas e Instituições

AtIVIDADEs PARALELAs11h30 / 18h00 - Connecting The Dots

DOt cONHEcImENtO11h30 Consultor Tecnológico do Futuro | Deloitte14h00 Arte de Comunicar em Público | EDIT VALUE ®Formação Empresarial 15h15 Oportunidades além fronteiras | Instituto de Emprego e FormaçãoProfissional16h30 Salvem o Titanic: gerir o invisível que mata ou salva! | Competinov

DOt OPORtuNIDADEs11h30 Empreendedorismo em discurso direto: lançamento da revista GetStarted | Carlos Videira (Presidente da AAUM), José Mendes (Vice-Reitor da UMinho), Manuel Barros (Diretor Regional do Norte do IPDJ) , Ricardo Costa (Vereador da CMGui-marães), António Barroso (Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Braga), Moderação a cargo de Daniel Silva (Diretor de informação da RUM).14h00 Orienta-te: Guia para a Empregabilidade | TecMinho15h15 Eu oriento-me mas como? | I Have The Power 16h30 #2 Nanotech Meetup | INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnolo-gia & Startup Braga

17h30 – Atuação de Tuna18h00 – Start Point, 2nd Day (fecho de portas)

maioria das pessoas. O que procuramos e o que oferecemos.Fará sentido candidatar-se à loja IKEA BRAGA, se:› É um estudante que quer conciliar estudos e trabalho;› Quer trabalhar apenas umas horas e dedicar-se a outras atividades;› Quer retomar a sua vida profissional após um perío-do dedicado à família;›Tem disponibilidade para aceitar horários flexíveis, incluindo final do dia e/ou

fins de semana;› Quer aumentar os seus rendimentos familiares;› Gosta da nossa forma de trabalhar, identifica-se com as nossas ideias e valores.Pedimos-lhe também que tenha em conta que:› O processo de candidatura deverá ser efetuada apenas uma vez por candidato;› O prazo de candidatura termina no dia 15 de novem-bro 2015;› É imprescindível ter um endereço de correio eletró-

nico válido, já que este será a melhor forma de comuni-cação direta;› Recomendamos que se candidate quando tiver al-gum tempo disponível, já que assim nos dará, tran-quilamente, toda a informa-ção necessária e correta.

Mais informações/candi-daturas em https://recruta-mentobraga.ikea.pt/#/

blico de Emprego da região da Flandres) / EURES Flan-dres e com a Ordem dos En-genheiros. Estão inscritas, até ao momento, 9 empre-sas belgas, das quais 5 par-ticipam presencialmente e 4 “online”, para divulgação de mais de 70 oportunidades de emprego.Aconselha-se que os inte-

ressados em realizar en-trevistas de emprego se candidatem, nas semanas anteriores ao evento, às ofer-tas ajustadas ao seu perfil.A participação é gratuita, mas é necessária a inscrição prévia para poder aceder ao evento. Mais informações em http://www.europeanjo-bdays.eu

Page 9: Jornal Académico - 27 de outubro de 2015

PÁGINA 16 // 27.OUT.15 // ACADÉMICO

UNIVERSITÁRIO

PUB.

RUM BOXTOP RUM22 outubro 2015

1 - Este Dia - Cavalheiro

2 – Dreams - Beck

3 - The Less I Know The Better - Tame Impala

4 - Viver para sempre - Smix Smox Smux

5 - Sleeping Alone - The Cactus Channel feat. Chet Faker

6 – London - Benjamim Clementine

7 – Quebra - Peixe:Avião

8 - Do The Get Down - The Jon Spencer Blues Explosion

9 – Tarrafal - Benjamim

BRAGA

MÚSICA Festival Semibreve30 de Outubro a 01 de NovembroTheatro Circo, GNRation e Casa Rolão

GUIMARÃES

MÚSICA “Cabul” 30 a 31 de Outubro – 22h00CCVF

FAMALICÃO

CINEMA “Charulata”Cineclube de Joane29 de Outubro – 21h45Casa das Artes

PONTE DE LIMA

TEATRO “Lar Doce Lar”Rueff/Monchique31 de Outubro – 22h00Teatro Diogo Bernardes

BARCELOS

TEATRO“Daqui fala o morto”31 de Outubro – 21h30Companhia teatral da SertãTeatro Gil Vicente

ARCOS DE VALDEVEZ

MÚSICAMarco Rodrigues31 de Outubro – 22h00Casa das Artes

AGENDA CULTURAL

CD RUM

NuNO DIROssO

[email protected]

LEITURA EM DIADâm-Funk - “Invite The Light”

10 -Kindness & Talk - Evols

11 – Restless - New Order12 - Birch Tree - Foals

13 - Sun Gun - Gala Drop

14 - Nada Mais - PZ

15 - Let Me Go - Branko, Nonku Phiri, Mr. Carmack

16 - Can’t Keep Checking My Phone - Unknown Mortal Orchestra

17 – Sirens - Ms. John Soda

18 - Return to the Moon (Political Song for Didi Bloome to Sing, with Crescendo) - EL VY

19 - The Names - Baio

20 – Ritz - Fandango

coloridos, e apesar de soar a algo completamente novo e fresco, podemos ouvir ecos de Prince, Snoop Dog, Ge-orge Clinton e até Rick James aqui e ali, e isso sabe muito bem.

O funk está de volta, esta é uma verdade insofismável. O g-funk regressou, e não só como material samplável para uma miríade de hip--hoppers, particularmente os que vêm da Costa Oeste dos Estados Unidos, mas prin-cipalmente como tendência para gente que escreve músi-ca de raiz: os discos de Flying Lotus, Kendrick Lamar, Moo-dymann e Thundercat são a prova viva desse facto. Sem querer descurar a força que estes que mencionei anterior-mente, é a Dâm-Funk que se deve este regresso. Invite The Light é para já o álbum mais conseguido de Dâm-Funk, focado nas boas vibrações e sentimentos positivos, pois é isso que o funk nos dá. Leva--nos a locais repletos de luz e magia, sorrisos e olhos fecha-

26/10 - Cuba Libre - Elmo-re Leonard(ed.Quetzal) ; Um dos exemplos mais perfeitos para todos os que preten-dem saber/conhecer como se constrói e escreve um ro-mance. Único, pela cadência e densidade no retrato de um país à procura da liberdade. Uma obra - prima.

27/10 - Generosidade - Ri-chard Powers -(ed.Casa das Letras) ; Dos escritores norte - americanos em atividade, é o mais injustamente avaliado em Portugal. Ao contrário da moda, Franzen e afins, os ro-mances de Powers abordam a vida. É sobre a Felicidade e uma obra - prima.

28/10 - Lembro - me - João Pedro Mésseder(ed.Lápis de Memórias) ; Nome maior da escrita infantil e juvenil. A vida na ditadura para um es-tudante universitário, que só queria a fruição da liberdade. Precioso.

29/10 - O Continente Per-dido - Gevin Hewitt (Bizân-

dos, como sinal de sintonia perfeita com a ondulação ligeira que faz o barco baloi-çar sem nunca o virar. Invite The Light é uma colecção de canções que nos levam sobretudo a pensamentos

Para ouvir de segunda a sexta (9h45/14h45/17h45) na RUM ou em podcast: podcast.rum.pt

Um espaço de António Ferreira e Sérgio Xavier.

cio) ; Dos diagnósticos mais rigorosos e objetivos sobre a crise que se abateu sobre nós e a Europa e, ainda por cima, antes de todos os outros. Está aqui tudo o que nos es-pera no futuro e o que vai ser comentado e analisado por todas(os).

30/10 - Mystic River - Den-nis Lehane(ed.Sextante) ; Um edifício de escrita modelar, é uma poderosa intriga e construção sobre o Bem e o Mal. Três amigos de infância, a quem a vida pregou uma grande partida, vão confron-tar - se sobre a essência mo-ral, ética e pessoal. Único.

universidade do porto debateuo acolhimento de refugiadoscÉsAR RODRIguEs

[email protected]

Organizado por ocasião das comemorações do Dia do Vo-luntário da Universidade do Porto (UP), o debate “Abrir Portas aos Refugiados – A questão das migrações para a Europa” teve como primei-ros protagonistas a presidente do Conselho Português para os Refugiados, Teresa Tito de Morais, e o docente e inves-tigador de Sociologia, João Teixeira Lopes. A segunda parte da sessão foi dedicada a conhecer alguns exemplos portugueses de auxílio aos refugiados, começando pela intervenção de Rui Marques, mentor da Plataforma de Apoio aos Refugiados. Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela, que deu conta da experiência do seu município, um dos primeiros em Portugal a criar condições para acolher e integrar famílias de refugiados. Helena Barro-co, Assessora Diplomática de Jorge Sampaio, fez um balan-ço da atividade da Plataforma Global de Assistência Acadé-mica de Emergência a Estu-dantes Sírios, um programa

criado pelo antigo Presidente da República Portuguesa, Jor-ge Sampaio. Hasan Mansour, estudante sírio que está a frequentar a UP, fechou o dia com o seu testemunho pes-soal sobre a situação na Síria

e os desafios que se colocam a um refugiado em fuga de um país em guerra. Paralelamente ao debate, aconteceu, durante todo o dia (entre as 10h00 e as 18h00), nas arcadas exteriores do edifício Reitoria, uma feira/

mostra de 18 instituições de voluntariado associadas à Uni-versidade do Porto, que desta forma, deram a conhecer aos cidadãos os projetos e ações nas quais podem colaborar como voluntários. Esta ses-

são contou com a presença de especialistas, académicos e membros de organizações não-governamentais envolvi-dos no auxílio aos refugiados e migrantes que se têm deslo-cado em massa para a Europa.

DR

MARCO RODRIGUES

Page 10: Jornal Académico - 27 de outubro de 2015

CULTURA

FILIPA gONÇALV Es

pipa_001_goncalves@hotmail.

com

Mais visitantes. É este o obje-tivo do “Cartão Amigo”, criado pelo Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIA-JG). Trata-se de uma espécie de cartão quadrilátero que traz várias regalias aos visitantes do espaço cultural vimaranen-se. Este cartão foi criado “para juntar a comunidade em torno

MEMES UM - Esmiuçando a Academia Na semana passada aconteceu o juramento da Academia. Época ideal para levar com garrafões de água pelas costas abaixo, visto que o verão este ano decidiu ficar até final de Outubro. Regra geral dessa noite também: todos os círios foram tratados como refugiados. Trocadilho fácil, hein?

Descrição da semana passada. E a madrinha/padrinho é que tem de servir de porto de abrigo.

Há gente que tem mais sorte que juízo.

Quem nunca? Passar vergonhas para quê…

de um projeto museológico sem fronteiras e que reúne objetos de diferentes culturas, tempos e lugares”.

Uma medida que surge numa altura em que o CIAJG precisa de aumentar as visitas ao es-paço.

Na aquisição do novo “Car-tão Amigo” as regalias são várias: - maior proximidade com a equipa, direito a visitas guiadas pelo director artístico ou pelos curadores das expo-sições e pela equipa educativa.

Há, ainda, o possível acesso a pré-inaugurações e diversos descontos na aquisição de bilhetes para as exposições disponíveis ao longo de todo o ano.

Para adquirir o cartão basta preencher o formulário de adesão e entregá-lo na bilhe-teira do CIAJG ou enviá-lo por correio.

O cartão é válido por um ano e tem disponíveis duas moda-lidades: individual (50 €) ou fa-miliar (75€ - pai, mão e filhos).

PUB.

Outras Vantagens “Cartão Amigo”:

•Entrada livre nas exposições do CIAJG;•Museu Fora de Horas: encon-tros/leituras seguidas de con-versa sobre questões de arte contemporânea; •Acesso gratuito às atividades para famílias do CIAJG (até ao limite da lotação disponí-vel mediante marcação prévia com, pelo menos, 48 horas de antecedência através do e-mail [email protected]);

•10% de desconto em todas as compras na loja do CIAJG (ex-ceto produtos à consignação); •25% de desconto na compra de edições do CIAJG;•Convites para as inaugura-ções, lançamentos de catálo-gos e outros eventos;•Parque de estacionamento gratuito na Plataforma das Ar-tes e da Criatividade, sempre que for visitar as exposições do CIAJG, num período máxi-mo de 2 horas, condicionado à lotação do parque; •Entrada gratuita nas exposi-ções do Palácio Vila Flor.

cultura a preço de amigo

Page 11: Jornal Académico - 27 de outubro de 2015

0

5

25

75

95

100