jornal 28 08 -2011

12

Upload: jornal-diario-popular

Post on 08-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

A Constituição Federal diz textualmente que é livre a manifestação do pensamento, mas deixou apenas latente que uma vez exposto, o pensamento deve ser claro, coerente, lógico e de alguma forma contribuir para o enriquecimen- to do idioma que usa como canal transmissor. Nem sempre é assim. Aliás, quase sempre não é assim. Se algum dia eu cometer o crime de rabiscar garatujas, tentando enganar meia dúzia de lei- Diário Popular vaGas sine/PreFeitura Domingo, 28 de agosto de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal 28 08 -2011
Page 2: Jornal 28 08 -2011

Diário Popular Domingo, 28 de agosto de 2011 utilidades2

aRtiGO

DIRETOR RESPONSÁVELFernando Benedito Jr.

EDITORa RESPONSÁVELanna Sylvia Rodrigues e Silva(MG 12319 JP)

O DIÁRIO POPULaR é uma publicação da a Gazeta Metropolitana Editora e Gráfica LTDa.

CNPJ 07.366.171/0001-88

FaLE CONOSCOTelefone: [email protected] ou [email protected]

aDMINISTRaçãO E REDaçãOavenida JK, 1290, bairro Jardim Panorama, CEP 35.164-245.

OFICINaRua anápolis, 55, Veneza II, Ipatinga.

O Vale do Aço não é só aço. Crimes perfeitos, desenvolvido comércio de cocaína, “baseados” em geral. Gente morrendo de moto, principal-mente matando de moto. O caos gerado a partir das cidades de porte médio pela congestão de motocicletas, veículos leves, veículos pesados e pedestres também irresponsáveis parece desa-fiar o bom senso, a lógica, o medo. Até a própria vida. Matar ou morrer, eis a questão. A vida e a morte empatam nesse quesito.

Pior. Tem pimenta baiana nesse molho fú-nebre. Trânsito intransitável, intragável comida servida nos restaurantes de “luxo” a preço de sanduíche com recheio de ouro 24 quilates.

No Vale do Aço, há mais de quinhentas fran-quias templárias, algumas das quais começam a gritar no ouvido de Jesus Cristo às 7 da ma-nhã.

Como é livre a manifestação do pensamen-to, de crenças e convicções, o brasileiro resolveu escrever livro. Uma montoeira deles. Qualidade inversamente proporcional à quantidade. Pelas bandas de cá, a média é muito alta. Se não há o que falar, escreve-se qualquer bobagem. O IBA-MA não se mete nesses assuntos. Está mais pre-ocupado com meia dúzia de índios balançando-se em suas redes e pitando erva, de papo pro ar. Afinal, que importância tem consumir algumas dezenas de árvores para contar a “triste história da minha vida”, ainda que em linguagem cifra-da?

As obras literárias aqui produzidas costu-mam ser uma amável troca de gentilezas entre compadres e comadres.

Já se encontram livros no mercado regional em forma de prosa e verso. Esses, em geral ca-rentes de poesia:

“Batatinha quando nasceEsparroda pelo chão;

A gente quer passar, num pode, né?!”

A Constituição Federal diz textualmente que é livre a manifestação do pensamento, mas deixou apenas latente que uma vez exposto, o pensamento deve ser claro, coerente, lógico e de alguma forma contribuir para o enriquecimen-to do idioma que usa como canal transmissor. Nem sempre é assim. Aliás, quase sempre não é assim.

Se algum dia eu cometer o crime de rabiscar garatujas, tentando enganar meia dúzia de lei-

tores, eu o farei observando regras gramaticais como concordância verbal e nominal; regência e colocação dos pronomes nos devidos lugares, com técnica e arte.

Sabe “modiquê” estou vomitando essas eru-dições? Dia desses entrei numa livraria – nunca vi livraria entrar em ninguém – achei duas obras regionais lá. Não resisti à tentação de levá-las ao nariz. Já na página em que se escreve “all rights reserved”, lia-se:

“Esta é uma obra de ficção.Qualquer similaridade com o real deve ser

desconsiderado, e possíveis semelhanças com os personagens aqui identificados é mera coin-cidência”.

Puta merda! Jamais vi tanta bobagem con-densada em duas linhas.

Esta é uma obra de ficção? Definitivamente não pode ser. Nas páginas seguintes, a persona-gem se identifica de mil maneiras: nome, CPF, sexo, sua vida de mártir. Também, o correto não é escrever “é mera coincidência” – indicativo, e sim “teria sido” – futuro do indicativo. Por outro lado, personagem é palavra feminina, vem do grego “persona”. Vai por aí. Aliás, empaca por aí.

Idiota tanto quanto o Eremildo do Elio Gas-pari, caí em outra esparrela. Comprei mais um livro, tentando garimpar um grãozinho de sa-bedoria. Vou te contar pra você o que eu achei nele. O pano de fundo da obra é uma corrida disputada por dois atletas em iguais condições em tudo. Mas um deles desistiu quando se de-parou com uma placa em que se lia “Não averá prêmio para o segundo colocado”. Assustado, o atleta perguntou para a placa: “Não há uma va-guinha nem para o ‘H’”? No que o atleta se dis-traiu para monologar com a placa, o da frente ganhou a corrida.

Moral da história: um “H” a mais ou um “H” a menos não faz a menor falta.

Mas, o perdedor, como bom desportista, deu meia-volta, fez continência para os deuses do Olimpo, jogou o livro no mar Egeu e foi prosear com Sócrates – o de lá.

Essa placa reapareceu numa obra em Belo Horizonte. É por isso que o “H” é chamado de consoante muda.

Acho que vou escrever um livro (também)

e s P a ç o P ú b l i c o

CRÔNiCa

circuito sesi De tênisa equipe da Usiminas foi a grande vencedora do Circuito Sesi de

Tênis, realizado pelo Sistema Fiemg, no último fim de semana, no Clube Morro do Pilar. O torneio contou com a participação de 40 atle-tas-trabalhadores de indústrias da região e nove conquistaram uma vaga para a fase estadual. além de fomentar a prática do esporte, a competição serviu para promover a integração da região metropoli-tana do Vale do aço. Na sexta-feira, 19, foi realizada uma partida de duplas com a participação do tenista Fernando Meligeni, do geren-te-geral de Manutenção da Usina de Ipatinga, Fernando Mazzoni, do presidente da aperam South america, Clênio Guimarães, e do diretor administrativo e financeiro da Cenibra, Naohiro Doi.

Jovens banDas Termina hoje, 28/08, a edição 2011 do projeto Jovens Bandas. as

apresentações estão sendo realizadas na Praça da Estação, em Coro-nel Fabriciano. Neste ano, a iniciativa completa 10 anos de sucesso, reunindo 40 bandas regionais, com estilos variados. O projeto é idea-lizado por antônio Lisboa e conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Hoje as apresentações terão início às 18h e contarão com apresentação especial da banda ipatiguense ganhadora do Jovens Bandas em 2009, Blind Device. Ca-da grupo tem 20 minutos para se apresentar. Serão selecionadas as 10 melhores bandas, que passarão por uma preparação técnica e no dia 06/09, às 20h, se apresentarão no Teatro do Centro Cultural Usimi-nas para gravação de um DVD ao vivo.

aPrenDizaDoa Usiminas Mecânica iniciou, neste mês, as aulas do primeiro cur-

so profissionalizante brasileiro de Pintura em Estruturas Metálicas. a turma inicial é formada por 20 aprendizes, jovens entre 14 e 24 anos que terão a oportunidade de se qualificar e garantir espaço em um mercado carente de mão-de-obra especializada. a iniciativa foi criada justamente para suprir essa demanda e ainda colaborar para inserção dos jovens no mercado de trabalho. O curso – realizado em parceria com o Senai e a Federação das Indústrias de Minas Gerais – segue as diretrizes do Programa aprendiz, regulamentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Mais de 6,7 mil participações foram registradas na 33ª edição da Semana Interna de Prevenção de acidentes de Trabalho (Sipat) da aperam, promovida pela Cipa (gestão 2010/2011). Os resultados, relacio-nados aos empregados e prestadores de serviços que participaram dos treinamentos e visitaram as tendas, foram divulgados nesta sexta-feira (26), no auditório Percival Farqhuar, durante o evento de encerramento da Semana.

Durante a solenidade, o diretor Técnico Frédéric Mi-dy falou da importância do alinhamento das diretrizes da empresa com o comportamento dos profissionais.

a entrega das 10 bicicletas e 100 kits de segurança de ciclistas, sorteados durante a Sipat 2011, será na pró-xima terça-feira (308), às 15h30, no auditório Percival Farquhar.

Aperam encerra Sipat

Wilton rodrigues (*)

HOlOFOte

(*) Wilton rodrigues escreve nesse espaço às quartas-feiras e domingos.

o tenista Fernando Meligeni (ao fundo) e o gerente-geral de Manutenção da Usina de Ipatinga, Fernando Mazzoni

Sérgio Roberto.

vaGas sine/PreFeitura

carregador (05 vagas) Salário: acima de R$ 600esmerilhador (07 vagas)Salário: R$ 803Mecânico de automóveis(01 vaga)CNH: BPromotor de vendas (01 vaga)Salário: 640,00Local de Trabalho: Ipatinga e região consultor de vendas(10 vagas)consultor de vendas (20 vagas)Local de trabalho: Vale do aço e regiãoCNH: a ou Bconsultor de vendas (01 Vaga)Local de trabalho: Ipatinga com disponibilidade para viajarCNH: Categoria BSalário: fixo + comissãoObs: Conhecimento em informática e precisar ter carro apropriador/apontador (01 vaga)Vaga para pessoa com deficiência física

empReGOs

Page 3: Jornal 28 08 -2011

FORNO HOFFmaNN seRá ReCupeRadO

Durante a reunião no unileste, o governo expôs aos professores de arquitetura e Urbanismo a proposta de revitalizar o espaço

Luta contra o cigarro terá programação especial

Paraíso investe em creche e pavimentação

t i M Ó t e o F a b r i c i a n o

o r D e M D e s e r v i ç o

tiMÓteo - Na tarde des-sa sexta-feira (26), equipe da Administração Municipal se reuniu com o reitor do Uni-leste-MG, Genésio Zeferino, para avaliar a viabilidade de restauração do Forno Hoff-mann. Localizado no bairro Novo Horizonte, a constru-ção data dos anos 1940, oca-sião dos primeiros dias de implantação da antiga Com-panhia Aços Especiais Itabira (Acesita) e se encontra desati-vada há vários anos. Durante a reunião no Unileste, a equi-pe de governo expôs a Zefe-rino e aos professores de Ar-quitetura e Urbanismo do Unileste a intenção de trans-formar o antigo forno em um Centro Cultural multiuso. O local iria abrigar apresenta-ções, exibições de filmes, con-certos e outros eventos artís-ticos. Presente à reunião, o

vice-prefeito Marcelo Afon-so, secretário Municipal de Planejamento e Gestão, in-forma que a instituição se prontificou a ser parceira da Prefeitura de Timóteo na ela-boração do projeto de revita-lização e reforma do Forno Hoffmann.

“Durante a reunião, ex-pusemos ao reitor Genésio Zeferino e sua equipe a im-portância de restaurar uma edificação histórica tão im-portante para Timóteo. Ex-plicamos que, em função das limitações financeiras do mu-nicípio, a parceria com a insti-tuição torna-se ainda mais pre-mente. Dessa maneira, ficou acordado que o Unileste pres-tará apoio técnico para a ela-boração do projeto do Centro Cultural Forno Hoffmann”, adianta Afonso. Na próxima terça-feira (30), às 15h, equi-

pe da PMT irá acompanhar professores de Arquitetura da universidade na primeira visi-ta técnica ao Forno.

Já no dia 09/09, o Uniles-te irá apresentar à Adminis-tração o levantamento dos custos para o projeto de res-tauração e os termos para for-malizar a parceria. Segundo Marcelo Afonso, as etapas de revitalização do local irão en-volver toda a comunidade do entorno da Hoffmann, espe-cialmente os moradores dos bairros Novo Horizonte e Olaria. “O governo não abre mão que essas comunidades participem da discussão do projeto a ser executado no Forno Hoffmann. É funda-mental que esse Centro Cul-tural respeite e atenda aos an-seios desses bairros da cidade e de toda a região”, conclui Afonso.

Fabriciano – Na pró-xima segunda-feira (29) é co-memorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para lem-brar a data, a Secretaria de Saú-de da Prefeitura de Coronel Fabriciano preparou uma pro-gramação extensa, que segue até o dia 29 de setembro. No planejamento estão incluídas palestras sobre os malefícios do tabaco, concurso entre alunos da rede municipal do melhor cartaz sobre combate ao fumo, sessões terapêuticas com fu-mantes e exibição de vídeos na Unidade Básica de Saúde do bairro Mangueiras.

Desde abril, Fabriciano de-senvolve o Programa Munici-pal de Controle do Tabagismo, com a realização de palestras e outras ações educativas. Nes-te mês, novas atividades foram incluídas no Programa. En-

tre elas, o início do tratamen-to de pessoas previamente ins-critas. As atividades acontecem no Centro de Especialidades e Programas de Saúde (Ceps), no bairro Nazaré. O Programa objetiva combater o tabagis-mo, fornecendo aos pacientes as informações e estratégias ne-cessárias para o fim da depen-dência.

Inicialmente, participam do tratamento servidores da Secretaria Municipal de Saúde e Gerência Regional de Saúde. Em breve, o Programa será es-tendido também aos muníci-pes que quiserem largar o vício do cigarro. Os interessados já devem procurar o Ceps. “Até o final deste ano, daremos pros-seguimento às nossas ações de prevenção. Em 2012, vamos ampliar o acompanhamento psicológico, comportamental

e medicamentoso à população. É necessário que os interessa-dos já nos procurem para se inscrever no Programa”, escla-rece a psicóloga e coordenado-ra do Programa Antitabagis-mo, Gisely Vasconcelos.

O Programa tem o acompa-nhamento de profissionais de psicologia, enfermagem, medi-cina, farmácia e nutrição. An-tes de dar início às reuniões se-manais, o Programa realizou palestras sobre tabagismo, ta-bagismo passivo, dependência da nicotina e medidas para pa-rar de fumar.

serviço

O Programa Municipal de Combate ao Tabagismo fun-ciona no Ceps, na rua Quinti-no Alves, 105, no bairro Naza-ré. O telefone de contato é o 3846-3556.

ParaÍso - A Prefeitu-ra de Santana do Paraíso as-sina nesta segunda-feira (29) ordens de serviços para duas obras: a construção da Cre-che Pró-Infância, no bairro São José e a pavimentação da avenida Lafaiete Lopes e de mais cinco ruas do bair-ro Industrial. As obras repre-sentam investimento total de quase R$ 1,5 milhão.

A primeira ordem de ser-viço a ser assinada é a da creche, em solenidade na segunda-feira, às 16h, à ave-nida Canaã, 264, no bair-ro São José. Serão investidos R$ 620.946,51 na construção

da creche, recursos obtidos por meio de convênio junto ao Ministério da Educação, e contrapartida da Prefeitura.

inDustrialAinda na segunda-feira, às

17h30, será assinada a ordem de serviço para as obras de pa-vimentação da avenida Lafaie-te Lopes e das ruas Francisco Félix, Manoel de Almeida, Olímpio Campos, Francisco Furbino e Estônia, no bair-ro Industrial. A solenidade acontece em frente ao nº 492 da avenida Lafaiete Lopes.

A pavimentação do trecho restante da principal avenida

do Industrial e das cinco ruas vai custar R$ 823.053,05, re-cursos oriundos do Orça-mento do Estado, indicados por meio de emenda da ex-deputada Cecília Ferramen-ta, e contrapartida do muni-cípio (R$ 93.053,05).

O prefeito de Santana do Paraíso, Joaquim Correia de Melo – Kim (PT), disse que outras importantes obras es-tão sendo executadas pela Prefeitura, além de um pa-cote de R$ 9 milhões para a sede própria do Executivo, de uma nova escola e de um gi-násio coberto com auditório, em parceria com a Usiminas.

Diário Popular Domingo, 28 de agosto de 2011 Cidades 3

Intenção é transformar o antigo forno em um Centro Cultural multiuso; Prefeitura e Unileste discutem parceria

Realização OrganizaçãoPatrocínio

Apoio

Page 4: Jornal 28 08 -2011

Juventude manda seu recado

Transferência de “ativos” da Cemig para os municípios preocupa AMVA

Conferência Municipal reúne centenas de pessoas e discute políticas públicas para o segmento

t i M Ó t e o P r o J e t o r e G r e s s o

tiMÓteo - O jovem em Timóteo vive cada vez mais conectado, atento a tudo que acontece nas redes so-ciais. Mas no mundo real, ele se preocupa em ter opor-tunidades no mercado de trabalho e também mais se-gurança. É o que mostrou a segunda Conferência Mu-nicipal de Políticas Públicas de/para a Juventude, que foi realizada nesta sexta-feira (26) pela Prefeitura.

O evento reuniu cente-nas de jovens para discu-tir ações voltadas especifica-mente para o segmento, ou ainda que afetem diretamen-te os jovens. Exemplos lem-brados na ocasião foram a implantação de uma unida-de do SENAI em Timóteo, para oferecer cursos de qua-lificação profissional, além do programa Olho Vivo, que até o fim do ano vai ins-talar 25 câmeras de monito-ramento em locais estratégi-cos da cidade.

“Posso dizer que temos muitos resultados a mostrar para a juventude. Além do SENAI, que já começa suas aulas em fevereiro, temos o programa social Bolsa Cida-dania, algo inédito em toda a região, além de atrairmos novas empresas que estão se instalando na cidade para gerar empregos. Tudo isso é possível porque temos com-promisso com a juventude e faremos mais, com as aca-demias ao ar livre, o Fundo de Vale, além de constante-

mente investir na Cultura, no Esporte e na qualificação profissional”, destacou o pre-feito Sérgio Mendes (PSB).

relatÓrioA Conferência resultou

em um relatório que será en-viado às etapas estadual e na-cional, consolidando as ex-pectativas e necessidades da juventude brasileira quanto às políticas públicas. As dis-cussões foram debatidas em nove eixos principais: Cultu-ra e Conexão, Mercado de Trabalho, Sexualidade, Di-reito de se Associar, Diálogo com o Governo, Educação, Habitação, Respeito às Dife-renças, Segurança, Vida Sau-dável e Política sobre Drogas.

Entre as propostas apre-sentadas, rediscutir a Legis-lação municipal junto à Câ-

mara de Vereadores para efetivar o Conselho de Ju-ventude; realizar ações cultu-rais regionalizadas para que o jovem participe do mundo real com a mesma desenvol-tura com que se relaciona no mundo virtual; estímulo à associação em coletivos, gru-pos de jovens, entre outros; campanhas educativas para combater as diversas formas de preconceito social, cons-cientização sobre sexualida-de e os efeitos causados pe-las drogas.

A secretária de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Graziela Viana, comemo-rou o sucesso da Conferên-cia. “Tivemos um compare-cimento surpreendente, o que mostra essa vontade dos jovens de Timóteo de par-ticipar e discutir. Cada vez

mais a Juventude tem assu-mido um papel de destaque nas principais discussões rea-lizadas na cidade e o prefeito Sérgio Mendes tem esse per-fil, até mesmo montou um governo formado por jovens. Fico muito feliz com isso, a Conferência foi um sucesso absoluto”, disse.

secretariaA secretaria foi criada em

2011 e entre diversas ações, já realizou o aniversário da cidade com um mês intei-ro de eventos abertos ao pú-blico, a Ocupação Cultural na Rodoviária, o Festibar, apoiou a Liga na realização do Campeonato Acesitano, além do diálogo constante com a juventude, estímulo aos atletas e artistas locais, e muito mais.

iPatinGa - Os prefei-tos da Associação dos Mu-nicípios da Microrregião do Vale do Aço (AMVA) se reuniram na sede da enti-dade, na tarde desta quin-ta-feira (25) para discutir as alterações da Resolução Normativa (RN – 414) da Agência Nacional de Ener-gia Elétrica (Aneel). Den-tre outras ações, a RN de-termina que a Companhia Energética de Minas Ge-rais (Cemig) transfira para as prefeituras a responsabi-lidade sobre os ativos (lu-minárias, hastes, cabos e postes) utilizados exclusi-vamente para a iluminação

pública.De acordo com o prefei-

to de Mesquita e presiden-te da associação, José Eu-

ler (PPS), até então estes equipamentos sempre fo-ram instalados pela Cemig por solicitação das prefei-

turas. A resolução promo-ve a inversão da situação e ainda “joga nas costas” dos municípios os custos com a manutenção. “O repasse dos equipamentos não terá custo para a administração municipal, mas pode ser um presente de grego. Se fosse lucrativo, as empresas não abririam mão da posse deles”, criticou Euler.

ProrroGaçÃoO presidente da AMVA,

que também é advogado, orientou os prefeitos que não assinem a minuta do Contrato de Transferên-cia dos Ativos, pois há “im-

precisões”, entre o que reza a resolução e o documen-to que as prefeituras estão recebendo da empresa. “O ano (que vem) é eleitoral e uma das várias dúvidas é quanto aos equipamen-tos que são patrimoniados. Também há equívocos no prazo, além dos vários da-dos técnicos que não são do conhecimento geral. É melhor aguardar novos es-clarecimentos, antes de as-sumirem este ônus para os municípios”, orientou.

Euler informou também que os órgãos de representa-ção dos municípios em ní-vel estadual e federal, estão

se mobilizando para solici-tar a prorrogação do prazo (setembro de 2012) para o final de 2014. A Cemig foi representada na reunião pelas agentes de Relaciona-mento, Carla Regina e Vâ-nia Bravim, além do líder de Negócios, Romero José, todos da Gerência de Rela-cionamento com Clientes Especiais do Poder Públi-co. Não obstante as pon-derações de José Euler, Ro-mero disse que em várias partes do país a resolução já está sendo cumprida, “pois a transferência dos ativos está prevista em lei”, esclareceu.

iPatinGa - Com o ob-jetivo de reduzir os índices de criminalidade em Ipa-tinga, promovendo ações para inserção profissional de egressos e recuperan-dos do sistema prisional, a Fiemg Regional Vale do Aço, em parceria com o Instituto Minas Pela Paz (IMPP) e o Governo de Minas, realiza no próximo dia 31, às 8h30, no auditó-rio do Senai, o Workshop de apresentação do Proje-to Regresso.

Criado pela lei Esta-dual nº 18.401, o Proje-to beneficia as empresas participantes com a con-tratação de egressos do sis-tema prisional de Minas Gerais. Ou seja, a empre-sa que aderir à lei receberá subvenção econômica de dois salários mínimos, du-rante 24 meses, para cada egresso contratado.

De acordo com Patrí-cia Barbosa, agente de res-ponsabilidade social da Fiemg Vale do Aço, para participar, a empresa deve-rá preencher os requisitos que constam no edital de credenciamento do proje-to e cumprir todas as for-malidades descritas no do-cumento. Os candidatos às vagas de trabalho são encaminhados para as en-trevistas pelos Núcleos de Prevenção à Criminalida-de (NPC). Os núcleos es-tão inseridos estrategica-mente no Programa de Reintegração Social do Egresso do Sistema Prisio-nal (Presp), da Secretaria

de Estado e Defesa Social (Seds). Os mesmos ofere-cem aos egressos acompa-nhamento psicológico, ju-rídico e assistência social.

“Boa parte das reinci-dências criminais ocor-re porque não é oferecida aos ex-detentos uma opor-tunidade de trabalho dig-na na vida pós-cárcere. Nossa meta é quebrar pre-conceitos e oferecer uma nova oportunidade de vida, através do retorno dessas pessoas ao merca-do de trabalho”, afirmou a agente de responsabili-dade social.

iMPPO Instituto Minas Pela

Paz (IMPP) é uma Organi-zação da Sociedade Civil de Interesse Público (Os-cip), criada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - Fiemg e as dez maiores empresas com sede em Minas Ge-rais. O principal objetivo da entidade é a promoção da justiça social, da paz, da cultura, da cidadania e dos direitos humanos, por meio da realização de ações de prevenção da vio-lência e da criminalidade.

serviçoO Workshop é gratui-

to e as vagas são limitadas. O Senai fica na rua Maria Silva, 125, bairro Veneza I. Mais informações e con-firmação de presença pelo telefone 31 3822-1414 ou através do e-mail: [email protected].

Diário Popular Domingo, 28 de agosto de 2011 Cidades4

a conferência resultou em um relatório que será enviado às etapas estadual e nacional

Divulgação/PMT

romero foi um dos representantes da Cemig no encontro da aMVa

Mariana Goulart

Workshop explica inserção profissional de ex-presos

Page 5: Jornal 28 08 -2011

Diário Popular Domingo, 28 de agosto de 2011 Cidades 5

l u t o

a c i D e n t ea s t r o n o M i a

pai dO pReFeitO RObsON Gomes morre aos 78 anos

Homem cai de 6 metros de altura e morre no Bethânia

Alunos da Zélia Duarte são destaque em Olimpíada

iPatinGa – Morreu na manhã de ontem (27) o pai do prefeito de Ipa-tinga, Robson Gomes (PPS). José Gomes, 78 anos, morreu devido a uma complicação no pul-mão. José estava interna-do no Hospital Márcio Cunha desde o último dia 18, em função de um enfisema pulmonar. O quadro clínico evolui para princípio de derra-me e hemorragia. Ele es-tava internado na UTI há dez dias.

O corpo foi velado durante toda a tarde des-te sábado (27) no cemi-tério Parque Senhora da Paz, em Ipatinga, e se-pultado às 17h do mes-mo dia. José Gomes dei-xou sete filhos e a esposa Maria Balbiba Gomes. Amigos, familiares, vere-adores e funcionários da

PMI compareceram ao cemitério para dar o úl-timo adeus a José.

O secretário de esta-belecimento de ensino, Edmilson Luiz Alves, es-teve no cemitério e dei-xou sua mensagem de conforto à família. “Tra-balho na Prefeitura de Ipatinga desde quando Robson assumiu e o que vim dizer hoje a eles é

que Deus conforte o co-ração da família. Hoje de manhã, quando fui avisa-do, vim direto para o ve-lório prestar solidarieda-de; José descansou, pois estava sofrendo muito e a família está tranquila”, afirmou Edmilson.

José Gomes morou por mais de 40 anos no bairro Amaro Lanari e trabalhou, até a aposen-

tadoria, na Prefeitura Municipal de Ipatinga, na Secretaria de Obras Públicas. Nos momentos em que esteve internado, contou com o auxílio de amigos do filho Robson, que compareciam sem-pre para visitá-lo no Hos-pital.

“Sou amigo pessoal do Robson há muitos anos, nos conhecemos desde quando ele trabalhava

na Usiminas ainda. Pude acompanhar toda a luta da família durante a doen-ça do senhor José. Desde a descoberta da doença, ele ficou internado umas cinco vezes. Eu sempre ia visitá-lo e dava muita for-ça aos familiares. Fui avi-sado do falecimento por um dos assessores da PMI e não podia deixar de vir. A família estava lutando com muita força pela re-

cuperação de José, toda vez que ele ficava interna-do e voltava a esperança se renovava, mas a idade avançada e a saúde fragili-zada fez com que ele não suportasse a doença. Fo-ram 78 anos bem vividos e muita gente tem ligado para se solidarizar com a dor de Robson”, declarou José de Freitas Silva.

Simpatizantes do pre-feito também compare-ceram ao velório. “Tem dois anos que sou apoia-dora do governo Rob-son, mas pude acompa-nhar toda a preocupação do prefeito. Ele sempre ia visitar o pai no hospi-tal, mesmo com tantos compromissos. É nessa hora que temos que mos-trar o nosso companhei-rismo e dedicação”, disse Maria de Fátima de Al-cântara.

iPatinGa - Um grupo de alunos da Escola Muni-cipal Zélia Duarte, no Be-thânia, destacou-se na edi-ção deste ano da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). De acordo com os professores Juciano Almei-da de Jesus e Renata Glei-se Colombari, da disciplina de Ciências do Ensino Fun-damental, parte deste resul-tado se deve à participação dos alunos no Clube de As-tronomia, organizado recen-temente na escola.

Primeiramente, os estu-dantes da Escola Zélia Du-arte se concentraram na preparação para a prova da OBA, realizada no dia 13 de maio. Após esse proces-so, eles, surpresos com a ini-ciativa, decidiram continuar participando do clube, tra-zendo ainda novos colegas para as sessões de estudos.

De acordo com Juciano e Renata, 23 dos 100 alu-nos que fizeram a prova da OBA frequentaram as aulas e atividades extras do Clube

de Astronomia, que geral-mente aconteciam fora do turno regular das aulas. En-tre eles destacaram-se Ma-riana Nathaly, Paulo Rober-to Santos, Iago Felipe, Ariel Nunes e Amanda Paula, que na classificação interna ficaram, respectivamente, em terceiro, quarto, sétimo, nono e décimo lugares.

Entusiasmados com a ex-

periência, os alunos apren-deram muito sobre astrono-mia, conhecendo melhor o sistema solar, seus planetas, suas constelações, cinturões de asteroides e outras curio-sidades. “Achei muito in-teressante saber que o Sol, apesar de parecer enorme para nós, é uma estrela mui-ta pequena perto de outras em nossa galáxia e no uni-

verso”, comentou Ariel Nu-nes.

voluntÁrioA OBA (Olimpíada Bra-

sileira de Astronomia) é aberta à participação de es-colas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, envolven-do alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino mé-dio. A OBA ocorre total-mente dentro da própria es-cola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo.

A participação dos alu-nos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alu-nos. Ao final da OBA, os alunos recebem um certifi-cado de participação, bem como os professores envol-vidos no processo e tam-bém os diretores escolares. A Olimpíada reuniu 9.160 escolas, 801 mil alunos e 64 mil professores. A XV OBA será realizada no dia 11 de maio de 2012.

iPatinGa – O operador de máquinas Ilton Benig-no Marcos, de 50 anos, fa-leceu na manhã de ontem (27) depois de cair do terra-ço de sua residência situada na rua Atlanta, bairro Bethâ-nia, por volta das 6h30.

Segundo familiares, o homem foi verificar as con-dições da parte superior do telhado. Ilton contratou os serviços de um pedreiro, e antes do trabalho ser feito, ele foi conferir as condições da parte superior do imó-vel.

Contudo, ele se desequi-librou em uma rampa cons-truída com tábuas e degraus de ripas que dá acesso ao ter-ceiro pavimento da residên-cia e caiu de uma altura de aproximadamente seis me-tros.

A esposa e filhos que es-tavam na residência só ouvi-ram o momento da queda. Uma ambulância do SAMU esteve no local, mas o ho-

mem estava morto. Ele caiu de bruços sobre o chão.

A perícia da Polícia Civil constatou que a vítima so-freu traumatismo na cabeça. O corpo foi velado na resi-dência da família durante a tarde de ontem. O horário do sepultamento não foi in-formado.

Ilton era funcionário de uma empreiteira que presta-va serviços na área da Ceni-bra. Ele iria trabalhar às 8h de sábado, quando se aci-dentou.

José Gomes deixou sete filhos e a esposa Maria Balbiba Gomeso corpo de José Gomes foi velado durante toda a tarde de ontem e enterrado por volta das 17h

Mariana Goulart

ilton benigno se desequilibrou de uma rampa e caiu

os alunos aprenderam muito sobre astronomia, conhecendo melhor o sistema solar, seus planetas e suas constelações

José Barbosa: aCS/PMI

Page 6: Jornal 28 08 -2011

COMUNICADO DOGOVERNO DE MINAS

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃOSECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO

O Governo de Minas torna público o seu reconhecimento aos milhares de professores e profi ssionais

da Educação que, numa demonstração de compromisso e senso de cidadania, vêm mantendo as

aulas na quase totalidade das escolas estaduais.

Torna público também o compromisso de encontrar soluções que reduzam os prejuízos causados

aos alunos e pais, pela paralisação parcial de algumas escolas.

Nesse sentido, diversas providências foram e estão sendo tomadas:

de modo a garantir aos alunos as aulas necessárias para um bom desempenho no ENEM. Já

foram contratados e estão nas salas de aula mais de 1.600 professores.

objetivo de reforçar o preparo dos alunos para as provas do ENEM.

signifi cativas medidas de aperfeiçoamento para os servidores que aderiram ao novo sistema

de pagamento por subsídio.

do piso salarial para os professores, não representa novidade e ainda precisa transitar em julgado

para que a decisão se torne defi nitiva. Desde já, entretanto, o Governo de Minas deixa claro para os

pais, professores e a sociedade que jamais tomará medidas que impliquem ultrapassar os limites da

Page 7: Jornal 28 08 -2011

Diário Popular Domingo, 28 de agosto de 2011 Cidades 7

iPatinGa – A Vara das Execuções Penais da Comar-ca de Ipatinga possui hoje um contingente de 4.599 processos. Essas ações são oriundas de crimes e de de-litos de menor potencial ofensivo, e passam obrigato-riamente pelas mãos da juí-za Marli Maria Braga.

A magistrada recebeu a reportagem para falar sobre o funcionamento do regi-me aberto em Ipatinga – em que o detento não fica en-carcerado - e as circunstân-cias em que um condenado pode ganhar as ruas.

Marli explicou que os quase 5 mil processos abran-gem as seguintes situações: condenados que inicialmen-te foram para o regime aber-to, condenados em regime aberto que tiveram a pena substituída, condenados que tiveram progressão para o regime aberto e os que es-tão cumprindo pena em li-vramento condicional.

DiÁrio PoPular - Como é cumprida a pena no regime aberto?

Marli braGa - A pena no regime aberto é cumpri-da em casa de alberga-do. Na casa, o senten-ciado sai para trabalhar de dia e à noite ele se recolhe. Porém, Ipatin-ga não tem uma insti-tuição como essa e o condenado cumpre prisão domiciliar. Nessa circuns-tância, o preso tem que per-manecer em casa nos dias de folga e feriados, e vol-tar para casa diariamente às 22h. Ele não pode se ausen-tar da comarca por mais de sete dias sem autorização do juiz e não frequentar locais que favoreçam a prática do

crime.

DP – Em que circunstân-cias o regime aberto pode ser aplicado?

Mb – A própria lei fala que para ser beneficiado com o regime aberto o pre-so tem que ser réu primário e ter bons antecedentes. A pena a que ele foi condena-do ter que ser inferior a qua-

tro anos.

DP – Existem outras for-mas de pagar por crimes em que a condenação seja in-ferior a quatro anos de pri-são?

Mb - Desde que o réu seja primário e o juiz avalie que a substituição da pena

é suficiente para ressociali-zação, pode se substituir a pena privativa de liberda-de. Elas geralmente são tro-cadas por multa, prestação pecuniária, prestação de ser-viços à comunidade e inter-dição temporária de direi-tos. A multa é um valor que é estipulado pelo juiz, que vai para o fundo peniten-ciário. A pena pecuniária é

destinada para uma entida-de beneficente da comarca.

DP – Como funciona essa substituição?

Mb - Se a pena for infe-rior a um ano, ela pode ser substituída por uma restriti-va de direitos. Já as penas su-periores a um ano têm que

ser substituídas por duas penas restritivas de direi-tos. Aqui na comarca exis-te o Núcleo de Prevenção à Criminalidade, que é li-gado à Secretaria de Estado de Defesa Social. O núcleo tem um programa específi-co para acompanhar as pe-nas alternativas.

Deste universo de quase 5 mil processos, existem os que cum-prem pena no regime aberto, penas alterna-tivas ou substitutivas, por exemplo.

DP – Como se dá a progressão da pena?

Mb - O cumprimento acontece de forma gradati-va. A pena vai da mais gravo-sa a menos gravosa até que se extingue. Então o senten-ciado vai primeiro, em re-gra, para o regime fechado. Depois para o semi-aberto e depois para o aberto, em for-ma de progressão de regime. Nesse montante de quase 5 mil processos estão esses ca-sos, de pessoas que já passa-ram pelo sistema fechado e que hoje cumprem pena no regime aberto.

DP – Quem deve fiscalizar se os conde-nados estão cumprin-do as determinações do regime aberto?

Mb – O juiz e as Polícias Civil e Militar. Eles recebem a listagem e fazem o acompanhamento dessas pessoas.

DP – Como funciona a liberdade condicional?

Mb - Se o sentenciado é réu primário e cumpriu 1/3 de sua pena, ele tem direito ao livramento condicional.

Então ele fica livre desde que ele cumpra determina-das condições. Ele precisa ainda respeitar as regras de não se ausentar da comarca, comparecer mensalmente ao juiz, não frequentar deter-minados lugares e compro-var emprego fixo. O conde-

nado reincidente consegue o livramento condicional quando cumprir metade da pena. Já os que praticaram crime hediondo têm que cumprir 2/3 da pena.

DP – Qual a realidade carcerária no Vale do Aço?

Mb - Temos os crimino-sos que são pessoas que vi-vem no mundo do crime, que já têm a personalidade voltada para a prática delitu-osa, não tiveram nenhuma oportunidade na vida, são pessoas de caráter frio. Tem muitos jovens que vão para o mundo das drogas, prin-cipalmente do crack, e aca-bam sendo obrigados even-tualmente à prática de um crime para sustentar o ví-cio. É o que ocorre na maio-ria das vezes na cidade de Ipatinga. A sociedade tem que estar organizada de tal forma que se interesse pela questão do preso, por vários motivos.

DP – A pessoa envolvida no tráfico de drogas pode ser ressocializada?

Mb - Nós temos mui-tas vezes o problema do trá-fico de drogas, mas não é um grande traficante. É esse usuário que vende a droga para manter o vício. Penso que ele, desde que seja ofe-recida a adequada oportu-nidade, vai se ressocializar.

Isso é muito com-plexo, pois depende do próprio traba-lho do sistema pri-sional, onde o pre-so cumpriu a pena, do apoio da famí-lia, para quando ele sair não voltar a reincidir.

DP – Qual o papel da Apac?

Mb – A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) realiza diversas atividades com o in-tuito de ressocializar os pre-sos sentenciados por meio da laboraterapia. Isso quer dizer que, em vez de serem enviados para presídios, os presos cumpririam o tem-po de sua pena trabalhando e estudando, independente-mente do regime prisional para qual foram condena-dos. O centro também ofe-rece assistência social para o sentenciado e sua família. A APAC é um meio eficaz para reduzir a reincidência no crime, tendo em vista os baixos índices de presos que voltam a ser condenados de-pois de atendidos pela As-sociação. É um trabalho de confiança. Um outro dife-rencial da APAC é referente à administração do centro: a sociedade civil é responsável por gerir a Associação, por meio de parcerias com uni-versidades e instituições pú-blicas e privadas.

atualmente, Vara de Execuções Penais acumula 4.599 processos, e desse total apenas 674 se referem a cumprimento de pena no regime fechado

pResOs NO ReGime abeRtO sãO maiORia em ipatiNGa

Para a juíza Marli Maria braga, a comarca de ipatinga necessita de uma associação de Proteção e assistência aos Condenados para diminuir a reincidência no crime

A pena no regime aberto é cumprida em casa de albergado. Na casa, o sentenciado sai para trabalhar de dia e à noite ele se

recolhe. Porém, Ipatinga não tem uma instituição como essa e o condenado cumpre prisão domiciliar.

Existem muitos jovens que vão para o mundo das drogas, principalmente do crack, e acabam sendo obrigados

eventualmente à prática de um crime para sustentar o vício. É o que ocorre

na maioria das vezes na cidade de Ipatinga

Rapaz tenta matar dono de bar em FabricianoFabriciano – Mais

uma tentativa de homicí-dio foi registrada em Coro-nel Fabriciano. Dessa vez, a vítima baleada não era o alvo da emboscada. O aju-dante Benicio Pinheiro

Neto, de 28 anos, foi atin-gido por dois tiros na noi-te de sexta-feira (26), quan-do estava na porta de um bar situado na rua Tulipa, no bairro São Domingos.

O suspeito de efetu-

ar os disparos é Weverton Evangelista de Arruda, de 18 anos, vulgo ‘Pão Velho’. Segundo informou a Polí-cia Militar, o alvo do au-tor era o proprietário do bar em que Benício estava.

O motivo seria uma arma de fogo que foi apreendi-da por militares com We-verton na semana passada, que pertencia ao dono do bar. Desde então, o comer-ciante passou a cobrar o

autor uma nova arma.Conforme Boletim de

Ocorrência, Pão Velho sur-giu de uma escadaria que fica próximo ao bar e ati-rou duas vezes em direção ao estabelecimento.

Os disparos atingiram Benício no tórax e braço. Ele foi socorrido por popu-lares para o Hospital Vital Brazil, em Timóteo. Após a tentativa de homicídio, o autor fugiu.

Page 8: Jornal 28 08 -2011

Domingo, 28 de agosto de 2011

a Semana de Valorização da advocacia foi extraordiná-ria, começando com a homenagem e coquetel à desem-bargadora do TJMG, Maria Luiza de Marilac (ex-juíza da Comarca de Coronel Fabriciano) que aconteceu na Casa do advogado, em Coronel Fabriciano, no dia 24 e com o Baile dos advogados no acesita Esporte Clube (Cam-pestre) em Timóteo, no dia 26. a realização dos eventos ficou a cargo do presidente da OaB de Timóteo, Robson Luiz alves de Lima e do presidente da OaB de Coronel Fabriciano, Manoel das Graças Barros.

hoMenaGeM

MoDa

Neste domingo, 28/08, às 11h, no Teatro Zélia Olguin “Re-cital de Flauta e Violão”, com os músicos alef Caetano (flau-ta) e Breno Terra (violão). Os músicos, impulsionados pelo comum interesse em trabalhar um repertório de bom gos-to e acessível a diferentes públicos, formaram o duo alef & Terra. Em suas apresentações, alef & Terra levam ao pú-blico obras de compositores latinoamericanos como astor Piazzolla e Rufo Herrera. a entrada é franca. a apresenta-ção faz parte do projeto “Formação e aperfeiçoamento de Jovens Músicos para atuação Profissional em Minas Ge-rais”, que conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

recital

Hoje é o último dia da 10ª edição do Jovens Bandas, evento que acontece na Pra-ça da Estação, no centro de Coronel Fabriciano. Neste ano, o projeto completa 10 anos de sucesso reunindo 40 bandas regionais com estilos variados. O festival terá início às 18h e contará com apresentação espe-cial da banda ipatinguense ganhadora do Festival em 2009, Blind Device. O proje-to é idealizado por antônio Lisboa e conta com o patro-cínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Jovens banDas

a Câmara Municipal de Ipatinga, através de seus repre-sentantes e pelo presidente Nardyello Rocha de Oliveira, concederam ao diretor-responsável do Diário Popular, Fernando Benedito Junior, a medalha do mérito legis-lativo 2011. Por seus relevantes e significativos serviços prestados ao município, à frente deste conceituado ór-gão de imprensa.

Mérito

as saias longas vieram para ficar! O verão 2012 tem um clima de anos 70 que combina muito com as maxi saias. Elas continuam firmes na lista “tem que ter” e ficam lin-das quando combinadas com camisetas leves, t-shirts ou camisas de abotoar. Se você quiser uma produção mais arrumadinha, aposte em um blazer para combinar. E não se esqueça de abusar dos acessórios, como os cintos, que arrematam o look. Uma dica quente é usar várias pulseiras ao mesmo tempo e sandálias de salto grosso, hit da temporada. Confira as lindas saias da grife Juliana Jabour, disponíveis na Dádiva!

Representando a Câmara Municipal, o vereador Marcos da Luz (PT) fez na noite desta sexta-feira (26) a entrega do diploma de Honra ao Mérito às Óticas Maria José pelas co-memorações dos 50 anos de estabelecimento no municí-pio. a solenidade aconteceu durante Culto de Gratidão, às 20 horas, na Primeira Igreja Batista, Centro. a homenagem atende à Resolução nº 429/2011, de autoria do petista, aprovada pelo plenário do Legislativo em reunião ordiná-ria do último dia 09. as Óticas Maria José começaram em Fabriciano no dia 27 de agosto de 1961, numa pequena loja na Rua Dr. Querubino, com a comercialização de ócu-los, sendo a primeira ótica do Vale do aço. Parabenizamos a Óticas Maria José pela sua história e trajetória de sucesso e reconhecimento.

PioneirisMo

Dona Maria e Senhor José, fundadores da rede Óticas Maria José.a Destiny Viagens e Turismo está com um super pacote

para o show do cantor Justin Bieber, em São Paulo, nos dias 7 a 9 de outubro. No pacote está incluso ônibus de leito, guia de acompanhamento, hospedagem e ingresso. Maiores informações: 3821-9298.

Justin bieber

Em recente viagem a Buenos aires, Drª Paulina Vascon-celos, coordenadora da área de odontologia da Clínica do Vale do aço. Parabenizamos antecipadamente a ex-celente profissional, que é aniversariante especial dessa segunda-feira, dia 29 de agosto. Felicidades!

Parabéns

a Talentos Turismo promoveu uma maravilhosa viagem só para mulheres a Paraty. O grupo pode curtir uma boate na cidade, um passeio de escuna para visitação das prin-cipais praias e um city tour nas igrejas, museus e antigos sobrados. a viagem iniciou-se na quinta-feira (25) e ter-minarán hoje (28).

sÓ Para Mulheres

Com o apoio do vereador Marcos da Luz (PT), está sendo realizada nesse final de semana em Coronel Fabriciano a “1ª Exposição de Orquídeas”. O evento iniciou-se ontem (27) e o encerramento acontecerá hoje (28), das 08 às 18 horas, no Salão Paroquial (Rua Dr. Querubino, 303, Centro). a organização é do Núcleo acesita-Timóteo de Orquidófi-los (NaTO). a entrada é franca.

orquÍDeas

Page 9: Jornal 28 08 -2011

Direção Geral: Cleucy Novais Diagramação: alessandro RacanelliInformações: 31. 8731. 0440 / 8512. 5351 / 9645. 3836. Email: [email protected]. Correspondências à Coluna Novidades devem ser enviadas à rua alfa, 1063, Castelo – Ipatinga / CEP. 35160-068.

28-08 - Valdecy Silva, aroldo Rocha, Jhonatas Calais Silva29-08 - Eduardo Ribeiro de Lacerda, Paulina Vasconcelos, Gessyca Lorena Cizoski 30-08 - José Serra Soares 31-08 - Monalisa Eudes, Nelson Morais 01-09 - Nabila Quintão 03-09 -Áurea Maria Fonseca, Geraldo Rocha

aniversariantes Da seMana

“a cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento,

perdemos também a felicidade.”

Tenham todos uma semana de paz e prosperidade.

até o próximo domingo.cleucy novais afonso

Festa De Princesa

a estreia em sociedade da menina-moça Núbia foi uma verdadeira festa de princesa. as empresárias do Buffet But-terfly, art festa Decoração, Kátia Guardanapos e o famoso Studio Fábio albuquerque fizeram um dos maiores acon-tecimentos sociais do ano. a escolha do local do evento também contribui muito para o sucesso da festa de arrom-ba: o salão de festas Espaço 20, que ficou deslumbrante com a decoração da expert Kátia. Na entrada, Núbia, com sua meiguice e simpatia, junto à mãe, Maria de Lurdes e o seu tio José Carlos, anfitrionavam em grande estilo. as mesas de guloseimas estavam maravilhosas, com direito a cantinho mineiro, jantar, bolos e doces preparados pe-las meninas da Butterfly, que se sentiram honradas por terem sido escolhidas para cuidar da festa. Elas ganharam inúmeros elogios. a moçada se divertiu ao ritmo dance com uma boate montada com direito a adereços, fumaças, luzes e um som eletrizante. Em tempo, parabenizamos a aniversariante por essa data que com certeza vai marcar sua história de vida e a de todos que tiveram o privilégio de compartilhar essa noite inesquecível. Parabéns!

Um brinde aos 15 anos de Núbia. Na foto, com o tio José Carlos e a mãe Maria de Lurdes.

noivaDo

Elisa Paiva (Via Única) e o namorado Regivan, em noite de festa pelo noivado da amiga Corina Francellys e Vitor Silva.

MaterniDaDeNasceu arthur, filho da empresária de moda infantil aline Lopes Reis (Opção Infantil) e Everton Cristian, para a alegria da linda irmã Gabriela, familiares, amigos e todos nós que temos um carinho especial por essa família empreendedo-ra. a propósito, aline e o irmão Bruno Reis comemoram também o primeiro ano de sucesso de sua loja no Centro de Ipatinga, Pimenta Rosa.

Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do faleci-mento do nosso grande amigo, o engenheiro Lúcio José de Carvalho Santos (Delta Engenharia), ocorrido no sábado 20 de agosto. Nesse momento de dor queremos transmitir nos-sos sentimentos a todos de sua família, parentes e amigos.

sauDaDes

enlace

Casaram-se Vicente de Paula Lima e Sônia Beltte Batista Lima. Desejamos felicidades e uma nova vida repleta de grandes realizações.

agradecemos ao Instituto Cultural Usiminas e ao Grupo Hibridus pelo convite para a coletiva de imprensa, em que haverá a apresentação da programação do Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga, “ENaRTci 2011”. O encontro será no dia 29/08 (segunda-feira), às 14h, no En-treatos Café, Centro Cultural Usiminas. Para o bate-papo estarão presentes os realizadores do projeto e os integran-tes do Grupo Hibridus.

enartci 2011

Foto

: Via

Úni

caFo

to: F

ábio

alb

uque

rque

Page 10: Jornal 28 08 -2011

Região Sudeste emprega seis em cada dez trabalhadores

s e t o r D e s e r v i ç o s

e s t a D o s u n i D o s

Diário Popular Domingo, 28 de agosto de 2011 bRasil10

brasÍlia – Cerca de 200 mil pessoas ficaram ontem (27) sem eletri-cidade na Carolina do Norte, primeiro estado da Costa Leste dos Es-tados Unidos atingido pelo Furacão Irene. O fe-nômeno provocou fortes chuvas e ventos intensos na região.

A porta-voz da empre-sa de energia Progress Energy, Lauren Bra-dford, indicou que as localidades costeiras de Willmington e Wrights-ville Beach foram as mais afetadas pelos cortes de energia, já que foram as primeiras a enfrentar os efeitos do furacão. Em outras cidades do mes-mo estado, como Atlan-tic Beach, há registro de inundações em estradas paralelas à costa.

A tempestade atin-giu a terra às 7h30 locais

(8h30, no horário de Brasília), perto de Cape Lookout, na Carolina do Norte, com ventos máxi-mos de 140 quilômetros por hora.

O furacão chegou aos Estados Unidos com a categoria 1, a mínima na escala de intensidade Sa-ffir-Simpson, que tem um máximo de 5. Prevê-se que a tempestade co-

mece a perder intensida-de nas próximas horas, mas as autoridades to-maram medidas preven-tivas para evitar o pior, pedindo que a popula-ção evacuasse as áreas sob risco.

O furacão, que dei-xou seis mortos ao passar pelo Caribe, continua a sua trajetória para Norte e deverá atingir Washing-

rio De Janeiro - A Re-gião Sudeste emprega seis em cada dez trabalhadores do setor de serviços no país. Segundo dados da Pesqui-sa Anual de Serviços (PAS) referente a 2009, divulgada anteontem (26) pelo Institu-to Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os quatro estados que compõem a re-gião respondem por 5,9 mi-lhões de trabalhadores ocu-pados no setor, excluídos os da área de serviços financei-ros. Em todo o país, os pro-fissionais que atuam na pres-tação de serviços totalizam 9,7 milhões de pessoas.

É também a Região Su-deste que concentra o maior número de empresas do se-tor (60,2%) e foi responsá-vel pela maior movimenta-ção financeira, tendo gerado R$ 555 milhões em receita bruta (66,4%). Os estados de São Paulo, do Rio de Ja-neiro, de Minas Gerais e do

Espírito Santo, juntos, tam-bém lideraram o ranking de pagamento de massa sa-larial, com 67,2% do total. Em 2009, os serviços nesses locais geraram R$ 96,3 bi-lhões em salários, retiradas e outras remunerações.

As empresas prestadoras de serviços da Região Sul, se-gunda colocada em número de pessoal ocupado, empre-garam 15,5% dos trabalha-dores do setor (1,5 milhão de pessoas). Esses negócios, que representam 21,6% do total no país, pagaram 13,6% dos

salários, retiradas e outras re-munerações.

A Região Nordeste teve participação menor: 9,8% da receita bruta de prestação de serviços; 13,8% do pesso-al ocupado; 10,2% dos salá-rios, retiradas e outras remu-nerações pagos; e 10,2% do número de empresas do se-tor.

As regiões Centro-Oes-te e Norte foram as que em-pregaram menos trabalha-dores no setor de serviços, com 7% e 3% respectiva-mente.

casas da cidade de nag head, localizada no litoral do Estado, foram esvaziadas e estão sendo tomadas pelas águas

FuRaCãO iReNe deixa 200 mil pessoas sem enerGia elétrica

Voos para Nova York são cancelados

brasÍlia - a companhia aérea TaM cancelou todos os voos previstos para ontem (27) e hoje (28) entre o Brasil e Nova York por causa da passagem do Furacão Irene, que atingiu o Leste dos Estados Unidos na manhã deste sábado (27) com ventos de 140 quilômetros por hora.

Foram cancelados dois voos que partiriam do aero-porto Internacional de Guaru-lhos (SP) e um do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em

direção ao aeroporto John F. Kennedy (JFK), em Nova York. Para domingo (28), um voo que partiria de Guarulhos foi cancelado, além de outros três que viriam de Nova York para São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo a empresa, o objetivo é garantir a seguran-ça de clientes e tripulantes. a companhia orienta que seus clientes liguem para a central de atendimento antes de se dirigir ao aeroporto para verifi-car a condição de seus voos ou

para remarcá-los.a american airlines tam-

bém cancelou um voo que es-tava programado para sair de São Paulo ontem com destino a Nova York. Para hoje, a pre-visão é de que as rotas sejam cumpridas normalmente.

Outras empresas como a United airlines, a Delta airlines e a Continental airlines tam-bém estão alterando diversos voos para o Caribe e o Nordes-te dos Estados Unidos por cau-sa do furacão.

ton, onde já começou a chover, e Nova York. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, rei-terou ontem a ordem de evacuação “obrigatória” das zonas baixas da cida-de, o que afeta cerca de 370 mil pessoas.

“Nunca fizemos uma evacuação obrigatória antes e não faríamos se não achássemos que esta

tempestade tem o poten-cial para ser muito sé-ria”, disse o prefeito.

Entre as partes afeta-das da cidade de Nova York estão a região fi-nanceira de Wall Street em Manhattan. Hospi-tais nas áreas afetadas da cidade também já come-çaram a levar os pacien-tes para locais seguros.

Sete estados ameri-

canos, da Carolina do Norte até Connecticut, declararam estado de emergência por causa do Irene. Dezenas de milha-res de pessoas estão fu-gindo também em partes de Delaware, Maryland, Nova Jersey, depois da divulgação de ordens de evacuação para todos os que vivem nas áreas mais baixas.

Page 11: Jornal 28 08 -2011

Diário Popular Domingo, 28 de agosto de 2011 ResumO de NOvelas 11

MalhaçÃoGlobo, 17h20

segunda-feiraalexia tem um pesadelo em que é perseguida por um desconhecido e procura por uma casa de número 1046. Zi-ggy combina de se encontrar com Gabriel na universidade. Babi e Cristal recebem a res-posta do anúncio para alugar o quarto, mas desanimam ao ver que o interessado é ho-mem. Betão descobre que tem um irmão adolescente, filho de seu pai, e que precisa ir buscá-lo no aeroporto. Zi-ggy tenta convencer Gabriel a desistir da ideia de dividir apartamento com duas me-ninas. Moisés e alexia trocam carinhos no alto da Comuni-dade Dos anjos. Babi e Cristal são surpreendidas pela visita de Gabriel. Betão vai com Mi-chele e Débora no aeroporto e descobre que seu irmão, Fi-lipe, é cego. Cristal fica encan-tada com Gabriel.

terça-feiraMoisés reclama dos cons-tantes choros de alexia e ela conta de seus pesadelos. Fili-pe acha graça do comporta-mento de todos quando des-cobrem que ele é cego. Babi e Cristal discutem por causa de Gabriel. Natália critica o trabalho de Ziggy. Betão fica chateado quando sua mãe, Helena, resolve viajar e deixá-lo sozinho com Filipe. Gabriel encontra uma foto de alexia em seu quarto e sente uma vibração estranha. Moisés vê manchas roxas no braço de alexia e questiona a namora-da. Cristal e Ziggy saem para comprar comida. Gabriel e Cristal se beijam e ele sofre um desmaio.

quarta-feiraCristal não consegue acordar Gabriel. ademir, pai de Natá-lia, vê Ziggy e Babi juntos na loja de conveniência do pos-to de gasolina. Gabriel tem a visão do mesmo pesadelo de alexia, sendo ele o perse-guidor da menina. Betão re-clama por Débora e Michele não terem confirmado suas presenças na festa que ele está organizando. Gabriel evita conversar com Cristal e vai dormir. Filipe explica para Nelson como ficou cego. Fôjo entrega uma mochila para Je-ffeson, que fica empolgado. aparecida ouve seus filhos fa-larem que vão para a reunião de um grupo e quer saber do que se trata. Gabriel fala para sua avó que não quer ficar no quarto que foi de alexia.

quinta-feiraDieguinho, Jefferson e Fôjo mentem para aparecida, di-zendo que o encontro em que estão indo é de cosplay. ademir reclama do namoro de Natália e Ziggy. Cristal vê o blog de Gabriel e fica ainda mais encantada. Jefferson e Dieguinho veem alexia vol-tar para a casa de Moisés de madrugada e chorando. Fili-pe convence Nelson a voltar

a surfar. Michele debocha de Débora por acordar cedo para escolher a roupa que vai usar na festa de Betão. Beatriz, a avó de Gabriel, chega à casa de Babi e Cristal à procura do neto. Guido sugere a Ziggy que Gabriel poderia investigar casos reais em seu blog ‘além da Intuição’. Laura proíbe Dé-bora de ir à festa de Betão por ser muito nova. Gabriel confi-dencia a Beatriz que teme ter um tumor no cérebro.

sexta-feiraBeatriz tenta convencer Ga-briel de que ele tem um dom e não uma doença e pede que ele siga sua intuição. Moisés chama alexia para ir à praia, mas ela não aceita. Betão obriga Nelson a ir para a sua festa para que Débora e Filipe, que são mais novos, possam ir também. Verinha se insinua para Nelson na festa. Betão fica pasmo ao ver Filipe com uma garota. Betão apre-senta Filipe para Ziggy, que se emociona ao perceber que o menino que o ajudou a editar uma imagem é cego. Gabriel e Betão sentem uma antipatia mútua ao se cumprimenta-rem.

corDel encantaDoGlobo, 18h15

segunda-feiraTimóteo ordena que Zóio-Furado prepare seus capan-gas para capturar Jesuíno no acampamento de Herculano. Dora fica confusa quanto a seus sentimentos por Felipe. Herculano decide levantar acampamento. Nidinho se entristece por Patácio não aceitá-lo como filho e Bato-ré o conforta. açucena tem um pesadelo com Timóteo e acorda assustada. Inácio pede para Miguézim abençoar sua união com antônia. Úrsula pede que Timóteo a leve para sua fazenda.

terça-feiraaugusto garante que vai re-cuperar o tesouro. Florinda e Petrus avistam Timóteo, Zóio-Furado e Isaías saindo da se-laria apressados. Batoré diz a Helena que ajudará as filhas da mulher que ele atropelou na estrada. Felipe pensa em se casar com Dora. a disputa pe-lo papel de atriz para o filme fica empatada entre Téinha e Lilica. Timóteo flagra Úrsu-la, Baldini e Nicolau em seu quarto e manda prendê-los. Zóio-Furado ameaça prender Lilica se ela pensar em pedir sua parte no tesouro. Hercu-lano chega à Vila da Cruz e promete libertar Jesuíno.

quarta-feiraHerculano pensa em um meio de entrar na fazenda de Timó-teo com os colonos. Helena convence Batoré a se juntar aos cangaceiros contra Timó-teo. Penélope sugere mandar a filmagem dos testes para que os produtores na capital decidam entre Lilica e Téinha. Dora e Fausto descobrem que são irmãos de Nidinho. Cícero

pede para namorar Rosa.

quinta-feiraaté o fechamento desta edi-ção, o resumo não se encon-trava dísponivel no site da emissora.

sexta-feiraaté o fechamento desta edi-ção, o resumo não se encon-trava dísponivel no site da emissora.

sábadoaté o fechamento desta edi-ção, o resumo não se encon-trava dísponivel no site da emissora.

MorDe e assoPraGlobo, 19h15

segunda-feiraLeandro diz a amanda que ama Naomi robô e pretende ligá-la novamente. Júlia fi-ca preocupada ao saber que Dulce pediu demissão do hotel. Guilherme briga com o patrão e larga o emprego de gari. alice e Guilherme con-versam. Oséas flagra Tiago e Lídia juntos e a expulsa de ca-sa. Naomi acha que Ícaro leu seu dossiê e fica assustada. abner descobre que Salomé pode perder a fazenda para os chineses. Celeste estranha a preocupação de abner com Naomi.

terça-feiraabner tenta confortar Naomi na cadeia. Melissa se oferece a abrigar Lídia em sua casa. Ícaro desconfia que Julia es-teja com o dossiê. amanda vê Ícaro beijando Júlia. Isaías não gosta da apresentação do filho e Minerva aproveita a oportunidade para apoiar Áu-reo. abner encontra Raquel namorando Élcio e separa os dois. Tonica insinua que Hor-tência e Plínio estão namo-rando. abner fica furioso ao saber que Plínio irá dormir na fazenda. Xavier procura Elai-ne/Élcio na fazenda de abner e flagra o farsante colocando seu disfarce.

quarta-feiraXavier não se dá conta de que Elaine é um homem vestido de mulher. Josué elogia o show de Áureo. Elaine/Élcio pede para Xavier não contar para ninguém seus segredos e ele impõe condições. Janice prepara uma festa de despe-dida para Dulce e a faxineira se emociona. Tânia diz a Gui-lherme que está tudo pronto para eles partirem. amanda se insinua para Doutor Tadeu. amanda visita Naomi e conta que Ícaro e Júlia estão tendo um romance.

quinta-feiraamanda provoca Naomi e ela tem uma crise nervosa. Josué confirma que denunciará o prefeito pelo incêndio na fa-zenda de abner e Minerva se anima. Guilherme procura alice e conta que vai embo-ra para o Rio de Janeiro com Tânia. Dulce se revolta ao des-cobrir que Guilherme plane-

java ir embora sozinho. abner visita Naomi e fica sabendo que ela será transferida para um presídio comum. amanda diz a Júlia que sabe sobre seu romance com Ícaro.

sexta-feiraamanda sugere que Júlia termine seu relacionamento com Ícaro para preservar Na-omi. Naomi conta para abner que Júlia e Ícaro estão tendo um romance. ulce conta para Júlia que foi enganada por Guilherme novamente. ab-ner procura Júlia e a acusa de tê-lo traído com Ícaro. Tânia passa na casa de Dulce para buscar Guilherme e é con-frontada por Júlia. Guilherme desiste de ir embora.

sábadokira leva amanda para a ci-dade e desconfia de que ela esteja armando algum plano. amanda procura Tadeu e pe-de que ele converse com Íca-ro sobre Naomi. Isaías propõe um acordo para abner não processá-lo. Júlia rompe com Ícaro, mas ele não aceita. Gui-lherme diz à mãe que ficou por sua causa.

Fina estaMPaGlobo, 20h50

segunda-feiraantenor dá as coordenadas para que Mirna se passe por sua mãe. Ele revela que seu amor por Patrícia é verda-deiro. Griselda decide aceitar uma carona de René. Ela con-vida Rafael para jantar em sua casa e oficializar o namoro com amália. René tem con-versa séria com o filho sobre o site de encontros. Mirna deci-de sair para gastar seu cachê, antenor não gosta e o acordo entre eles fica por um fio.

terça-feiraMirna promete a antenor que não irá mais se embriagar. Te-reza Cristina fica perturbada depois de receber uma liga-ção de sua tia Íris. Baltazar vê Solange sair e vai atrás da filha. Um curto-circuito deixa o Le Velmont às escuras e Re-né resolve procurar Griselda. Paulo fala para Esther que a apoiará em sua decisão de ter um filho. antenor entra em pânico quando vê René em sua casa.

quarta-feiraantenor se esconde de René. Quinzé reclama ao ver Grisel-da sair com René de madru-gada para trabalhar. Celeste decide ir atrás de Solange e Baltazar. Tereza Cristina re-solve ir ao restaurante para procurar o marido e Patrícia vai atrás da mãe. Vanessa vol-ta para casa e flagra Crodoal-do dormindo acompanhado. Baltazar ameaça se vingar de Celeste e Solange. Tereza Cris-tina entra no restaurante e flagra Griselda junto a René.

quinta-feiraantenor se desculpa com Griselda. amália fica nervo-sa com o beijo de Rafael e o

manda embora. Juan, Tereza Cristina e Crô chegam ao local do desfile. Esther e Paulo dão entrevista para Tereza Cristi-na repreende René Júnior ao vê-lo no computador. Paulo reclama de ter que dividir o helicóptero até Itaipava com Danielle . antenor pensa em encontrar uma pessoa para fingir ser sua mãe.

sexta-feiraaté o fechamento desta edi-ção, o resumo não se encon-trava dísponivel no site da emissora.

sábadoaté o fechamento desta edi-ção, o resumo não se encon-trava dísponivel no site da emissora.

F i l M e s n a t v

GLOBO- 23H05O VidenteEUa, 2007. Cris Johnson ganha a vida com um medíocre numero de mágica em Las Vegas, mas sua habilidade de prever alguns minutos do futuro é autêntica. Uma agente do governo sabe disso e o convoca para ajudá-la a impedir que um grupo terrorista detone uma bomba nuclear no co-ração de Los angeles.

GLOBO - 00H50GarOta da VitrineEUa, 2005. Uma artista que trabalha na seção de luvas de uma loja de departamentos, em Beverly Hills, luta para se manter, vivendo no limite do cartão de crédito e de em-préstimos bancários, até que se apaixona por um homem mais velho. Quando tudo quando parecia ter entrado nos eixos, ela se envolve com um músico recém-formado.

Globo - 13h55SHrek 2após se casar com a princesa Fiona, Shrek vive feliz em seu pântano. ao retornar da lua-de-mel, Fiona recebe uma carta de seus pais, que não sabem que ela agora é um ogro, convidando-a para um jantar na intenção de conhecer seu grande amor. Fiona consegue convencer Shrek a ir visitá-los e os problemas começam quando os pais dela descobrem que ela não se casou com o príncipe.

c i n e D o v a l e D o a ç o

Planeta Dos Macacos: a oriGeM sala 2 - seg. à quinta: 17h15 - 19h30 - 21h45sala 2 - sáb. e Domigo: 15h00 - 17h15 - 19h30 - 21h45

lanterna verDe sala 3 - seg. á sexta: 16h40 - 19h00 - 21h20sala 3 - sáb. e Domigo: 14h20 - 16h40 - 19h00 - 21h20

os sMurFs (DublaDo) sala 1 - seg. à sexta: 17h00 - 19h15 sala 1 - sáb. e Domigo: 14h45 - 17h00 - 19h15

caPitÃo aMérica: o PriMeiro vinGaDorsala 1 - Diariamente: 21h30

Page 12: Jornal 28 08 -2011

CIaNO MaGENTa aMaRELO PRETO

(Da redação) - Neste sábado, pela sétima rodada da série C do Campeona-to Brasileiro, o Ipatinga re-cebeu o Macaé, no Estádio Ipatingão e venceu por 4 a 2. O jogo foi válido pela 7ª rodada do Grupo C da Sé-rie C 2011.

Com este resultado, os comandados de Ney da Matta chegam à liderança do grupo B ao lado do Bra-siliense, com 12 pontos. Já a equipe fluminense está na lanterna, com dois. O resultado também foi mui-to bom para o Tigre pelo fato de a equipe ter aberto 5 pontos de vantagem em relação aos seus persegui-dores na Chave C, passan-do a precisar de apenas 3 pontos para obter a classifi-cação para a 2ª fase da Série C. Já para o Macaé, a derro-ta foi desastrosa: após 6 jo-gos sem vencer e com ape-nas 2 por cumprir, só um milagre salvará os cariocas do rebaixamento, uma vez que o time, na 5ªcolocação,

ficou a 5 dos 3º colocados, Marília e Madureira.

Malaquias abriu o mar-cador aos sete minutos do primeiro tempo para os mi-neiros. Thiago Lima empa-tou para os visitantes aos nove minutos. Aos 33, Le-andro Brasília colocou o Tigre na frente novamen-te. Na segunda etapa, Pipi-co empatou a partida. Dois minutos depois, Frontini fez 3 a 2 para o Ipatinga.Aos 32, Gedeon fechou o marcador, 4 a 2.

Na próxima rodada, o Macaé receberá o líder Bra-siliense e o Ipatinga visita-rá o Marília. Ambos os jo-gos ocorrem apenas em 11 de setembro, após o fim de semana de folga na tabela da Série C. O contundido Malaquias tentará se recu-perar a tempo de participar do confronto que pode se-lar a classificação do Ipatin-ga para a 2ªfase. Já o Macaé estará rebaixado caso não vença o Brasiliense em seu próximo compromisso.

Ipatinga bate Macaé por 4 x 2s é r i e c

com este resultado, os comandados de Ney da Matta chegam à liderança do grupo B ao lado do Brasiliense, com 12 pontos

estádio ipatingão (ipatinga-MG)Árbitro: Fábio Filipus (PR)

assistentes: Vanderson Zanotti (ES) e Breno Rodrigues (MG)

4 x 2João Carlos, alex, Cláudio Luiz,

Pedrão e Chiquinho; Tiago Gaúcho, Leandro Brasília,

Gedeon (Eron) e Wellington Bruno; Malaquias e Frontini.

técnico: Ney da Matta.

Diário Popular Domingo, 28 de agosto de 2011 espORtes12

Na última semana, ao falar sobre a questão dos capitães no atlético, es-queci de mencionar o lateral/meia/atacante Mancini. Com 143 jogos, cabe-ria a ele a honra de usar a braçadeira de capitão do Galo das alterosas, que anda neste momento com a crista muito baixa. Depois sim, pela ordem, vi-riam Lima e Werley, com 131 e 123 partidas. Me esqueci também do volan-te Serginho, que já entrou em campo por 115 vezes.

Mas daí, colocar Magno alves, que tem apenas 34 jogos, no posto de ca-

pitão do time, como fez no jogo contra o Corinthians, na última quarta-feira, só pode ser algum tipo de brincadeira do Cuca. Isso num jogo em que esta-vam em campo Lima e Werley, além de Rever e Renan, com 49 e 48 partidas. Vamos pensar um pouco nobre Cuca! Vamos pensar um pouco!!!

Está na hora de todos nós aprendermos. O CaP, Clube atlético Parana-

ense, campeão brasileiro de 2001, não pode nunca, em tempo algum, ja-mais, ser chamado de atlético do Paraná. É como chamar o Galo de atlético de Minas. Paranaense é o seu nome oficial e dessa forma inclusive ele é tra-tado pela imprensa sulamericana nos torneios continentais. E além do mais, chamá-lo de “Paraná” é incorrer em greve risco de apanhar, se você estiver em Curitiba, pois os nativos rubro negros de lá, sejam torcedores, jogadores e diretoria, detestam ser assim chamados.

Há alguns anos, diretores do CaP e do Paraná Clube chegaram a discu-

tir a fusão dos dois clubes, que surgiria como um dos maiores patrimônios do Brasil, uma grade torcida, etc. e tal. Mas a ideia não foi diante, principal-mente porque os torcedores de ambas as agremiações não quiseram nem ouvir falar do assunto.

O Estádio Municipal João Lamego Neto, para uns Lamegão, mas para

mim, Ipatingão, vai receber o time do Cruzeiro na próxima quarta-feira, que hospedará o Figueirense (SC). Depois do Galo, agora é a vez da Raposa apor-tar pelas bandas do Vale do aço, dando a oportunidade aos seus torcedores de verem o time. Mas como têm dito Sorin e Marques, no programa altero-sa no ataque, na TV alterosa, “que saudade do Mineirão!!”.

Para quem gosta de seriados com temática policial, uma boa pedida

é assistir “Criminal Minds” (Mentes Criminosas), todas as segundas-feiras, às 22h, no canal aXN (48 na SKY e 34 na TV a cabo). O seriado, que agora em setembro estreia sua sétima temporada nos EUa, retrata o dia a dia da UaC (Unidade de análise Comportamental), baseada na sede do FBI, em Quânti-co, Virgínia. Vale ressaltar que esta unidade realmente existe, mas certamen-te, na vida real eles não devem ter a mesma sorte da equipe liderada pelo agente aaron Hotchner, personagem do ator Thomas Gibson, na resolução dos crimes que assolam os habitantes da Terra do Tio Sam. Na próxima ses-são, denominação dada pelos americanos às temporadas de uma série, es-tarão de volta as belas atrizes a.J. Cook, no papel de Jennifer Jareau (JJ), e Pa-get Brewstercomo Emily Prentiss, que “morreu” no episódio 18 (Lauren) da atual temporada em exibição no Brasil, a sexta. aliás, nesta segunda-feira 22, será exibido o episódio 24 (Supply and Demand – Oferta e Procura), que fe-cha a sexta sessão. Vale a pena conferir.

n a v e G a n D oMarcelo Luciano

Rerysson; Diego, Douglas assis e Ciro; Edson, Rincón, Gustavinho, andré Gomes (Thiago Lima) e Bill; Pipico e Robson. técnico: Toninho andrade.