jornal do Ônibus de curitiba - edição 28/08/2014

16
Brasil Copa do Brasil Desperdício de água chega a 40% nas grandes cidades Atlético leva três e se complica em Natal (Página 13) Cidade Projeto quer modernizar bancas de revistas (Página 7) A cada 10 litros de água tratada nas 100 maiores cidades do país, 3,9 litros (39,4%) se perdem em vazamentos, ligações clandestinas e outras irregularidades. Os dados são do ranking do saneamento do Instituto Trata Brasil. Página 11 Divulgação Curitiba, Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014 Número 2.030 | Diretor Renato Barroso D E C U R I T I B A A n o t í c i a n o p o n t o . Celebridades Segurança Zezé di Camargo tem ciúmes da filha atriz Possibilidade de novas rebeliões é grande (Página 8) (Página 15) /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Jason Silva Estreia pé quente O técnico Marquinhos Santos estreou com pé direito no comando do Coritiba, ao vencer o Flamengo, ontem no Couto Pereira, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O atacante Zé Love esteve bem e marcou o terceiro gol coritibano. Divulgação Divulgação

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 02-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

Brasil

Copa do Brasil

Desperdíciode água chega a 40% nasgrandes cidades

Atlético levatrês e se complicaem Natal

(Página 13)

Cidade

Projeto quermodernizar bancas de revistas

(Página 7)

A cada 10 litros de água tratada nas 100 maiores cidades do país, 3,9 litros (39,4%) se perdem em vazamentos, ligações clandestinas e outras irregularidades. Os dados são do ranking do saneamento do Instituto Trata Brasil.Página 11

Divulgação

Curitiba, Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014 Número 2.030 | Diretor Renato Barroso

D E C U R I T I B A

A n o t í c i a n o p o n t o .

Celebridades Segurança

Zezé di Camargo tem ciúmes da filha atriz

Possibilidade de novas rebeliõesé grande

(Página 8) (Página 15)

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

Jason Silva

Estreia pé quente

O técnico Marquinhos Santos estreou com pé direito no comando do Coritiba, ao vencer o Flamengo, ontem no Couto Pereira, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O atacante Zé Love esteve bem e marcou o terceiro gol coritibano.

Divulgação

Divulgação

Page 2: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

EDITORIAL

Brasileiros precisam de reeducação ambiental

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotofácil

Fique LigadoQuinta-feira, 28 de Agosto de 20142 grupor3a.com

- Governo destina 3,28 milhões de hectares para preservação e reforma agrária.

- Brasil envia remédios e material para ajudar no controle do ebola em Serra Leoa.

- Vendas de supermercados crescem 3,14% em julho.

- Perda de água chega a quase 40% nas maiores cidades do Brasil.

- Sete presos continuam desaparecidos após fim de rebelião em Cascavel.

- Débito não autorizado é a principal queixa de clientes de bancos e financeiras.

Imagem do Mundo

Praticantes participam da aula “Yoga na Colina”, em Ottawa, Ontário, no Canadá

Sean kilpatrick/Associated Press

Fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

7ºmín

20ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Céu claro

Muitas nuvens

Nebulosidade variável

Santo Agostinho de Hipona

Aurélio Agostinho nasceu, no dia 13 de novembro de 354, na cidade de Tagaste, hoje região da Argélia, na África. Era o primogênito de Patrício, um pequeno proprietário de terras, pagão. Sua mãe, ao contrário, era uma devota cristã, que agora celebramos, como santa Mônica, no dia 27 de agosto. Mônica procurou criar o filho no seguimento de Cristo. Não foi uma tarefa fácil. Aliás, ela até adiou o seu batismo, receando que ele o profanasse. Mas a exemplo do provérbio que diz que “a luz não pode ficar oculta”, ela entendeu que Agostinho era essa luz.

O Brasil é um país que se caracterizou pelos seus recursos naturais “inesgo-táveis”, pela sua geografia e dimensões continentais. Os brasileiros não precisa-vam pensar em economizar água, madeira ou mesmo solos agriculturáveis, sem-pre houve em abundância. Porém, o futuro chegou, as populações aumentaram e os recursos já não são tão “inesgotáveis” quanto se jul-gava a princípio.

O dado divulgado ontem pelo Instituto Trata Brasil deveria deixar todo brasi-leiro alarmado: 40% de toda

a água tratada do Brasil são desperdiçadas, com desta-ques para cidades do Norte do País. O recado é claro, os brasileiros precisam ser re-educados nas questões am-bientais.

Utilizar os recursos de maneira adequada será fun-damental para um futuro próximo. Os curitibanos, de certa forma estão de para-béns, uma vez que a cidade foi classificada como a ca-pital com melhor avaliação sanitária do Brasil. O Paraná tem outras duas cidades en-tre as dez melhores do país: Maringá e Ponta Grossa. n

TECNOLOGIA

Concurso nº 3571

Concurso nº 1630

Concurso nº 618 - GOIÁS/GO

Concurso nº 1099

26-44-56-64-65

01-07-30-43-44-54

11-23-25-31-33-54-71

02-03-06-07-08-1112-13-14-16-21-2223-24-25

SOBE

DESCE

A Philips anunciou que será a pri-meira fabricante a oferecer o recurso Spotify Connect em suas Smart TVs com Android. A no-vidade, apresentada nesta quarta-feira (27), vai permitir que assinantes pagos do serviço de streaming transmitam música para os alto-falantes da televisão usando o app oficial para An-droid e iOS.

O Spotify Connect é um protocolo de transmissão de dados sem fios que liga smartphones e tablets a diversos

dispositivos compatíveis, como siste-mas de som, caixas amplificadoras e outros dispositivos móveis. Segundo

a Philips, sua Smart TV será a primeira com-patível com a tecno-logia e permitirá con-trolar a música usando tanto o celular quan-to o controle remoto convencional.

Entre as vanta-gens, estão o acesso a playlists, álbuns e artis-

tas salvos pelo usuário, além de dispo-nibilização de todo o acervo do Spotify para reprodução na TV.

Philips anuncia primeira TV com suporte ao Spotify Connect

ACONTECEU28deAGOSTO

Aprovada criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Blecaute de 34 minutos em Londres assusta britânicos.

Morre a pintora Georgina de Moura Andrade de Albuquerque, diretora da Escola Nacional de Belas-Artes.

Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer”

Eleanor Roosevelt

Frase do dia

2003

1983

1962

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002TIRAGEM: 33.000 exemplares diários, distribuídos gratuitamente nos principais terminais, centro e bairros

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

Política Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014 3grupor3a.com

Metrô em votaçãoEm reunião na tarde de ontem, os vereadores membros da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação da Câmara Municipal analisaram 12 projetos de lei que esta-vam em pauta, entre eles o que autoriza o municí-pio a contrair emprésti-mo para a construção da primeira linha do metrô de Curitiba. Após trami-tar por três comissões permanentes do Legisla-tivo, a proposta recebeu parecer favorável e está apta para ser debatida e votada em plenário.

Requião x GoogleO senador Roberto Re-quião (PMDB) sofreu mais duas derrotas na Justiça Eleitoral. Ele perdeu uma ação que moveu contra o Google, solicitando a retirada de vídeos do Youtube. Re-quião também teve ne-gado um recurso, e segue obrigado a abrir espaço em seu site e perfis de rede sociais para direito de resposta do adversário Beto Richa (PSDB).

Panfletos proibidosDepois do quarto pedi-do de vista, os panfletos contendo ofensas e ata-ques contra o candidato ao governo Roberto Re-quião (PMDB), distribuí-dos pelo secretário-geral do PMDB de Curitiba Doático Santos, foram finalmente proibidos de serem distribuídos e já não cabe recurso da decisão. A corte proibiu que Doáticodistribua panfletos contra Re-quião, sob pena de mul-ta diária de R$ 10 mil.

Tráfico humanoA Câmara Municipal de Curitiba debateu, na Tribuna Livre de ontem-medidas para combater o tráfico humano. A psi-cóloga do Núcleo de En-frentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado do Pa-raná (NETP-PR), Cláudia Silva Ribeiro, alertou aos vereadores que é neces-sário dar conhecimento à população sobre a entida-de, criada em janeiro de 2013, e divulgar o Disque 100 para denúncias.

Notas políticas

Deputado apresentou recurso para não ser julgado pelo plenárioO deputado An-dré Vargas (sem partido-PR) re-

correu nesta quarta-feira (27) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para tentar anular a decisão do Conselho de Ética da Casa que recomendou a cassação do seu manda-to. Vargas é acusado de envolvimento com o do-leiro Alberto Youssef. O

recurso retarda a análise do processo pelo plená-rio da Câmara, instância final que decide sobre a perda de mandato dos parlamentares. Se a Casa não concluir a análise do caso até o fim do ano, quando acaba o mandato de Vargas, o processo pode ser arqui-vado - o que permite ao deputado manter seus direitos políticos.

Vargas apresentou o recurso no último dia do prazo fixado pela Casa depois da apro-vação da cassação pelo Conselho de Ética, que ocorreu no dia 20 de agosto. No recurso, com 60 páginas, o deputado argumenta que houve cerceamento de defe-sa pelo conselho, o que justificaria a anulação do processo.

André Vargas tenta anular a cassação do Conselho de Ética

Gleisi se reúne com agricultores familiares

O senador Rober-to Requião (PMDB), candidato ao gover-no do Paraná, estreou ontem seu “canal de TV” na internet no interior do estado.A Rede 15 vai transmi-tir ao vivo, a partir de União da Vitória, uma reunião com lideran-ças e correligionários da região Sul. Requião também promete co-

Requião estreia “estúdio itinerante”

mentar ao vivo o ho-rário eleitoral a partir das 21h20.

O candidato do PMDB tem 2 minutos e 56 segundos de tem-po no rádio e na tele-visão. O governador Beto Richa (PSDB) tem 8 minutos e 42 se-gundos em cada blo-co. Já a senadora Glei-si Hoffmann (PT) tem 4 minutos.

Vargas tenta retardar julgamento até o fim do ano

Agência Câmara

Requião pretende compensar o pouco tempo na TV

Gleisi fez campanha em Francisco Beltrão

Agência Câmara

Richa promete ampliar internet no interior

Gleisi Hoffmann participou, ontem à tarde, em Francisco Beltrão, de um en-contro com centenas de produtores e lide-ranças da agricultu-ra familiar da região sudoeste. Gleisi afir-mou que a força do

Paraná está na agri-cultura familiar. Ela assumiu o compro-misso de ampliar os programas federais para os pequenos produtores.

“Temos uma agri-cultura familiar viva, pujante, que precisa

de apoio, que preci-sa estar estruturada para gerar mais ri-queza e renda. Assu-mo este compromis-so: os avanços que já conseguimos com as políticas federais se-rão ampliados no Pa-raná”, resumiu.

Divulgação

Apoiar e financiar os municípios interessados em melhor os serviços de internet no interior do Estado e recursos para incentivar empresas de inovação tecnológica fo-ram propostas apresenta-das pelo governador Beto

Richa durante encontro com empresários do setor nesta quarta-feira (27), na Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSES-PRO), na CIC, em Curitiba.

Beto se reuniu com diretores e funcionários

das empresas do Parque de Software de Curitiba. “Quero fazer do Para-ná um estado inovador”, disse Beto. O governador destacou no encontro que, hoje, o Paraná é 100% coberto pela rede de fibra ótica da Copel. Richa teve encontro com empresários a área tecnológica

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

GeralQuinta-feira, 28 de Agosto de 20144 grupor3a.com

Confrontos e per-guntas diretas entre os candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais, Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), mar-caram o primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado pela Band na noite de terça-feira (26). O encontro foi realizado no mesmo dia em que a mais recente pesquisa Ibope mostrou Marina em segundo lugar na disputa, com 29% das intenções de voto, pela primeira vez à frente de Aécio, que marcou 19%. A presidente, candidata

à reeleição lidera com 34%. Quando o confron-to ocorreu entre Dilma e Aécio, ficou concentrado em torno das questões econômicas e das investi-gações sobre a Petrobras, um dos alvos preferidos da campanha tucana.

Os choques entre Dilma e Marina foram marcados pela cobrança de ações para atender demandas populares dos protestos de junho de 2013 e as diferenças de perfil entre a “gerente Dilma” e os “estrategistas FHC e Lula”. Ao todo, fo-ram 10 embates diretos entre os três. n

1º debate tem ataquesentre candidatos

Candidatos encerram sua participação no primeirodebate presidencial, promovido pela Band

Divulgação Band

Os ministros do Tribunal Su-perior Eleitoral

(TSE) decidiram nes-ta quarta-feira multar em R$ 5 mil a coligação que apoia a candidatu-ra à reeleição da presi-dente Dilma Rousseff (PT) pela pequena ex-posição do nome do vice, Michel Temer (PMDB), na propagan-da eleitoral.

O TSE atendeu a um pedido da coligação Muda Brasil, do can-didato Aécio Neves (PSDB), que reclamou do fato de o nome do candidato a vice de Dilma, Michel Temer, ter aparecido na pro-paganda eleitoral em tamanho bem menor ao estabelecido pelas regras eleitorais.

Coligação adversária reclamou da propaganda eleitoral de Dilma e Michel Temer

Agencia Brasil

TSE multa em R$ 5 milcoligação que apoia Dilma

No julgamento, os ministros do TSE ob-servaram que a legis-lação eleitoral diz que na propaganda para

cargos majoritários o nome do candidato a vice-presidente ou a suplente de senador deve ser divulgado de

forma clara e legível em tamanho não infe-rior a 10% do nome do candidato a presidente ou a senador. n

Nome de Michel Temer, apareceu em campanha de forma irregular

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

Geral Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014 5grupor3a.com

Legado

Justiça mandaliberar remédio à base de maconhaEsta é a primeira vez que a Justiça determina que a Anvisa libere um remédio a base de THC

Anvisa já autorizou 50 pedidos de importação dos medicamentos a base de canabidiol

AFP

Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (An-visa) informou por meio da assessoria de imprensa não ter sido notificada so-bre a decisão da Justiça de Minas que determinava a liberação de medicamen-to que leva em sua fórmula o principal componente da maconha, o Tetraidro-

canabinol (THC).A agencia afirma que

quando for oficialmente comunicada encaminha-rá uma notificação para a liberação do produto im-portado pela paciente.

Esta é a primeira vez que a Justiça determi-na que a Anvisa libere um remédio a base de

THC, uma substância proibida no Brasil.

Este ano, decisões se-melhantes foram pro-feridas pela Justiça para permitir a liberação do canabidiol, outra substân-cia derivada da maconha, que igualmente figura na lista de proscritos, mas sem efeito psicoativo. n

Não faz nem dois me-ses que acabou a Copa do Mundo de 2014, e uma parte das obras realizadas para o torneio já apresen-tou problemas. Viadutos e pontes de projetos de mobilidade de cidades-sede do torneio tiveram falhas de construção oficialmente constata-das por governos locais. Três deles, aliás --um em Cuiabá e dois em Belo Horizonte--, estão inter-ditados para que possam passar por reparos.

Na capital de Mato Grosso, a obra interdita-da faz parte de um dos projetos mais caros do Mundial: o VLT (Veículo

O ministro de Mi-nas e Energia, Edi-son Lobão, disse

ontem que os reajustes nas tarifas de energia, defini-dos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), são feitos para preservar a sustentabilidade do siste-

ma elétric. “Não fosse as-sim, entraria em crise um elo importante do nosso sistema”, disse o ministro. Nas últimas semanas, a Aneel aprovou reajustes para diversas distribuido-ras de energia. Um dos fato-res que contribuiu para isso

foi a falta de água nos reser-vatórios das hidrelétricas. O ministro voltou a dizer que não se cogita a hipótese de racionamento de energia. “Não houve, e com a graça de Deus não haverá nunca mais racionamento neste país”, profetizou. n

Obras da Copa apresentam problemas e estão interditadas um mês após torneio

Ministro fala de aumento de tarifa

Leve Sobre Trilhos) entre Cuiabá e Várzea Grande, uma obra de quase R$ 1,5 bilhão. O chamado Viadu-to da Sefaz serviria como uma pista de retorno so-bre o traçado do trem ur-bano. Seis meses depois de ter sido construída, ela precisou ser fechada.

Segundo a Secopa-MT (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de Mato Grosso), as próprias empresas que construí-ram o viaduto verificaram a “necessidade de servi-ços de reestruturação da obra”. O trabalho deve durar quatro meses e será integralmente arcado pe-las construtoras. n

Viaduto de Belo Horizonte que desabou, precisou ser fechado

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

Região MetropolitanaQuinta-feira, 28 de Agosto de 20146 grupor3a.com

O prefeito de Pira-quara, Marcus Tes-serolli, esteve em

reunião com as diretoras das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação In-fantil, na Secretaria de Edu-cação. No encontro, o pre-feito fez uma prestação de contas dos 18 meses de ges-tão, mostrando as mudanças e avanços do período.

Ele agradeceu o trabalho delas porque “na Educação temos caminhado de forma satisfatória e muito disso se deve ao trabalho das di-retoras das unidades”. Com o bom resultado do traba-lho desenvolvido, o prefeito convida as diretoras para continuarem com esta par-ceria pelo sucesso da Edu-cação em Piraquara. n

O prefeito e as diretoras avaliarama atuação da gestão atual na educação

Piraquara

Pinhais

São José dos Pinhais

Prefeito se reúne comdiretoras de escolas e CMEIs

Colombo

A partir de agora os pais que residem na região das vilas São José e Guaraitu-ba poderão ir trabalhar tranquilos com a certeza de que seus filhos esta-rão em um lugar seguro. Isso porque neste sábado, 30, às 10h, será inaugu-rado o CMEI Sonho Azul, que terá capacidade para atender a 86 crianças, de zero a quatro anos, em pe-ríodo integral.

Segundo a Prefeita Beti Pavin, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) têm um papel importante para a formação das crianças. “Os Cmeis são centros de educação e as experi-ências que elas tiverem aqui, refletirão no seu futuro, por isso a impor-tância de investir na base da formação de nossas crianças”. n

CMEI Sonho Azulserá inauguradoneste sábado

O novo CMEI terá capacidade para86 crianças de zero a quatro anos

DivulgaçãoDivulgação

Os casos de sífilis con-gênita (transmitida de mãe para filho durante a gravidez) diagnosticados em São José dos Pinhais aumentaram 130% no último ano. Segundo da-dos da Secretaria Muni-cipal de Saúde em 2012 um total de nove casos da doença foram registrados na cidade, e em 2013 este número passou para 24 casos. Este ano a situação pode ser ainda pior, pois somente até o início do mês de agosto já foram registrados 20 novos ca-sos na cidade.

Para coibir este au-mento a Secretaria de Saúde, através do NUTES – Núcleo Municipal de Testagem e Aconselha-

mento, inicia uma ação intensiva de conscientiza-ção e combate à doença. Levando esclarecimentos sobre a Sífilis Congênita, a ação pretende apresentar a população maneiras de prevenção, diagnóstico e tratamento.

A sífilis é uma doença que pode ser transmitida através da relação sexual sem preservativo ou do contato com sangue con-taminado. Na sua varia-ção congênita a doença é transmitida via trans-placentária, da mãe para o filho durante a gravi-dez, e com isso ela pode causar má formação do feto, aborto, problemas à saúde da criança e até mesmo morte. n

Sífilis congênita cresce130% em um ano

Diversas obras de pavimen-tação, que fa-

zem parte do Programa Avança São José, estão mudando o visual e a rotina dos bairros. Em 2014 trabalhos de dre-nagem, construção de calçadas, asfalto defini-tivo e serviços de pai-sagismo e sinalização fazem parte do cotidia-no dos são-joseenses. E até o final do ano estas ações ultrapassarão a extensão de 20 quilôme-tros, em áreas urbanas e rurais do município.

Com obras realiza-

Em alusão ao Dia Na-cional de Luta da Popula-ção em Situação de Rua, o Departamento de Prote-ção Social Especial, da Se-cretaria de Assistência So-cial de Pinhais, promoveu uma mobilização, disponi-bilizando serviços e infor-mações para pessoas em situação de rua. O evento foi realizado na semana passada e teve como local a Praça Maria Antonieta.

Durante a ação foi reali-zada uma roda de conversa

Um dos locais beneficiados foi a Estrada da Roseira, que antes não tinha asfalto

Divulgação

Prefeitura pavimenta mais 20 km até o final do ano

Mobilização com populaçãoem situação de rua é realizada

sobre o uso de substâncias psicoativas, que contou também com a participação do Grupo Alcoólicos Anôni-mos. De forma voluntária o salão No estilo Cabelei-reiro fez cortes de cabelo, além disso, foram distribu-ídos materiais informati-vos e lembranças do even-to. Para animar a tarde, a iniciativa contou com mú-sica ao vivo. A Secretaria de Saúde de Pinhais também esteve representada na mobilização. n

Moradores de rua receberamserviços oferecidos pela prefeitura

das simultaneamente em diversas ruas a Pre-feitura está tornando concreto o desejo de muitos moradores. Nos locais onde acontecem,

as obras foram indica-das como prioritárias através do programa de Consultas Públicas – que em 2013 percorreu diferentes regiões de

São José dos Pinhais. Os bairros Afonso Pena e Rio Pequeno, por exem-plo, são lugares por onde passaram as ações da Prefeitura. n

Divulgação

As ações fazem parte do Programa Avança São José

Saúde

Os testes para detecção da doençapodem ser feitos nas unidades de saúde

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

Geral Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014 7grupor3a.com

A Prefeitura de Curitiba encaminhou

à Câmara Munici-pal uma mensagem propondo a moder-nização do funcio-namento das bancas de jornais e revistas, adequando a ativi-dade às novas exi-gências do mercado e às inovações tec-nológicas, e assim melhorando o aten-dimento para a po-pulação.

O projeto amplia o conjunto de pro-dutos que podem ser comercializados, abre a possibilida-de de utilização de espaço contíguo à banca, proíbe expo-

Proposta foi encaminhada para ser votada pelos vereadoresOs dez veículos pura-

mente elétricos que inte-gram a frota da Prefeitura desde junho, como parte do projeto Ecoelétrico, ge-raram uma economia de 83% no gasto com com-bustíveis, em relação ao que seria gasto se os mes-mos automóveis fossem movidos a gasolina.

Em dois meses, a eco-nomia com combustível somou R$ 4,6 mil e foram gastos R$ 791 em energia

elétrica necessária para que os carros percorres-sem mais de 15,8 mil qui-lômetros. A coordenadora do projeto Ecoelétrico na Prefeitura, a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçal-ves, disse que se o projeto fosse ampliado para 10% da frota da Prefeitura, a economia, considerando o mesmo período de ope-ração, poderia chegar a R$ 182,4 mil. n

Prefeitura propõe ampliaroferta de produtos em bancas

Prefeitura contabilizaeconomia comcarros elétricos

SMCS

sição de materiais que incentivem a violên-cia, permite a trans-formação da banca

em ponto de infor-mações turísticas, re-gulamenta o uso do espaço para publi-

cidade e torna mais claras as normas de fiscalização e controle da atividade. n

As bancas de Curitiba passarão por modernização

SMC

S

A atual frota da prefeitura deve ser ampliada

Educação Habitação

Dois grupos de estu-dantes das escolas muni-cipais Papa João XXIII, no Novo Mundo, e Durival de Britto e Silva, no Caju-ru, estão vivendo dias es-peciais. Eles se preparam para representar Curitiba e a rede municipal de en-sino em duas importantes disputas de robótica. O primeiro grupo vai partici-par do Festival Internacio-nal de Robótica First Lego League (FLL), que reunirá equipes brasileiras e de cinco outros países em Belo Horizonte, na sema-na que vem. O outro grupo participará neste sábado (30), da etapa regional da

O prefeito Gustavo Fruet p a r t i c i p o u , na tarde desta

quarta-feira (27), da ce-rimônia de abertura da 23ª Feira de Imóveis do Paraná, evento que reúne 60 construtoras, incor-poradoras e imobiliárias com atuação no Paraná e em Santa Catarina. A fei-ra, promovida pela Asso-ciação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Paraná (Ademi-PR), vai até sábado (30) no Expo Renault Barigui, pavi-lhão de exposições do Parque Barigui.

Olimpíada Brasileira de Robótica, em Londrina.

A participação na Lego League será a primeira de uma escola da rede munici-pal num evento internacio-

nal de robótica. É também a primeira vez que o Brasil sediará uma competição oficial da Lego League. A participação na Olimpíada também é inédita. n

Vinte e dois mu-nicípios da Região Metropolitana de

Curitiba participaram na tarde de quarta-feira (27) do 1º Encontro de Desen-volvimento Industrial da Região Metropolitana de

Curitiba, na Fazenda Ex-perimental Gralha Azul da Pontifícia Universidade Ca-tólica do Paraná (PUC), em Fazenda Rio Grande.

Curitiba já está traba-lhando a integração de suas políticas públicas

com os municípios da re-gião metropolitana por meio de programas como o Sistema Metropolitano de Informações Georre-ferenciadas (Metrogeo), uma ferramenta avançada de gestão pública do terri-

tório; os convênios de coo-peração técnica para a ca-pacitação de servidores e para o funcionamento dos programas de segurança alimentar do Armazém da Família, Nossa Feira e o transporte público. n

As empresas partici-pantes estão apresentan-do seus lançamentos, com opções de edificações na planta, em construção, e prontas para morar, em

diversas regiões da cidade, desde unidades enqua-dradas no Minha Casa Mi-nha Vida até moradias de luxo, com preço superior a R$ 2 milhões. n

Será a primeira competição dos alunos da rede municipal Feira reúne imóveis para todos os níveis de gastos

O encontro reuniu prefeitos de 22 municípios

SMCS SMCS

SMCS

RMC discute desenvolvimento integrado

Alunos da rede municipalestão na disputa de robótica

Começa em CuritibaFeira de Imóveis do Paraná

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H

Elísio castiga Claudia e impede Beatriz de se aproximar de Célia. Inês constata que Sandra é filha de Fernando ao ver o sinal nas costas dela. Beatriz pergun-ta a Célia se ela é amante de Fernando. Célia desconfia de que Beatriz já tenha traído Elísio. Inês e Tadeu embarcam Márcia no ônibus para Barra Mansa. Daniele e Luisa chegam ao Brasil. Vi-tória e Daniele seguem Carlota, que vai ao encontro de Homero.

MALHAÇÃO – GLOBO 17H

Jade fica furiosa com Bianca e deixa a festa. Cobra encontra Jade na praça e pede para levá-la em casa. Karina fla-gra Bianca e Duca juntos no quarto. Pedro e Guta se beijam. Zé e Marcão veem Cobra com Jade e desconfiam que o rapaz está agredindo a meni-na. Sol dispensa Wallace, mas sente ciúmes ao vê-lo dançar com Bárbara. Pedro gosta do cartaz que vê no quar-to de Karina. Wallace e Bárbara se bei-jam. Mari desmaia na pista de dança.

GERAÇÃO BRASIL – GLOBO 19H

Ludmila teme ser descoberta como cúmplice, e Bóris tenta tranquilizá-la. Manuela fica alterada, e Arthur se preocupa. Manuela desmaia no colo de Davi, que a socorre com Edmilson e Megan. Pamela começa a mudar seu comportamento no evento. Susa-na e Dorothy ficam alarmadas quan-do Brian e Lara dizem que levarão Tomás para a lua de mel. Jonas fica chocado ao ver Pamela dançando com Ernesto. Breno avisa a Davi que Manuela pode ter sido intoxicada.

IMPÉRIO – GLOBO 21H

José Pedro e Maria Clara repreendem os pais pela discussão. Cora faz insinu-ações sobre Cristina e Vicentepara Fer-nando. Leonardo desmaia, e Robertão procura pelas provas contra Cláudio-na casa dele. Cláudio chega à casa de Leonardo. Jurema procura Reginaldo. Cláudio e Beatriz acompanham Leo-nardo até o hospital. Téo comemora as provas contra Cláudio. Fernando chega ao restaurante deEnrico para falar com Vicente. João Lucas defende Maria Marta para os irmãos.

O REBU – 23H

Braga pede discrição a Lídia sobre o que conversou com o filho Gabriel. Rosa não consegue falar com o Dou-tor Carlos, da clínica de reprodução. Alfredo encontra o local de onde o suspeito atirou em Angela. Kiko chega à mansão epede para falar com Duda. Maria Angélica conversa com Alain, que está algemado em uma sala da mansão, e os dois se beijam. Gilda tenta fazer as pazes comValentina.

Abigail Clayton (Selma Blair) vive sozinha. Na verdade, por quase duas décadas ela não sai de seu apartamento em Manhattan. Quando o falecimento de sua vizi-nha idosa faz o detetive de homicídios de Nova York, Frank Giardello (Giovanni Ribisi), iniciar uma investigação, a ago-ra fóbica Abigail acaba com o detetive batendo em sua porta em busca de respostas. Tentando comprar o agora dispo-nível apartamento da mulher morta para au-mentar sua privacidade, ela fica ainda mais pre-ocupada com a chega-da dos novos inquilinos Lillian (Amy Smart) e Charlie (Jason Lee).

TV ABERTA

(Record, 23h30)

Columbus Circle

VariedadesQuinta-feira, 28 de Agosto de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014

Filmes de hoje

A história narra o reen-contro de cinco amigos de adolescência que compartilham a frustra-ção de não terem alcan-çado o sucesso que pro-jetaram para suas vidas. A possibilidade de recu-perar o tempo perdido surge por meio de uma tentadora e arriscada proposta: o assalto a uma transportadora de valores. O crime (qua-se), que prometia trans-formar suas trajetórias, cumpre o seu propósito, mas não exatamente como planejaram.

TV PAGA

(TC Fun, 20h15)

Vai Que Dá Certo

Novelas

Áries 20/3 a 20/4Seja firme em suas decisões profissionais e aceite ajuda de amigos, empregados ou superiores. Todos estarão colaborando espontaneamente e o sucesso será na-tural. Novas emoções no amor. Dê mais atenção à sua família. Cuide mais da saúde. C. 607 M. 0329

Gêmeos 21/5 a 20/6Dia em que terá facilidade para mudar ou iniciar um novo emprego. Há chances de melhorar a vida profis-sional. A fase será de alto astral com a família. Você está cheio de energia. Esperanças para o seu coração. O romance vai bem. Organismo perfeito. C. 413 M. 9706

Leão 22/7 a 22/8Nesta fase astral você vê realizado muito dos seus negócios. Uma noticia sobre o seu trabalho trará fortes emoções. É o sucesso que começa a acontecer em sua vida. Vênus e Júpiter são planetas que trazem um novo espaço de vida. Realce seu charme. C. 792 M. 8540

Virgem 23/8 a 22/9O Sol está passando pelo seu signo, com isso traz um di-nheiro extra para você, que ser de sorteios ou loterias. Deixe a ansiedade de lado e organize melhor seu trabalho. Novidades na vida familiar procure apoiar as iniciativas de parentes. C. 386 M. 7652

Libra 23/9 a 22/10A Lua já está no seu signo e você estará mais decidido e equi-librado em suas decisões profissionais. Mas será importante não criar problemas com sua família. Não adie compromis-sos com amigos, vai lhe fazer muito bem sair da rotina. C. 937 M. 4816

Escorpião 23/10 a 21/11Quinta-feira de alerta, trate de evitar viagens, compras, via-gens ou até visitas. Fique atento aos problemas domésticos e não tente mudar nada. Problemas com a pessoa amada, não force a barra em nenhum momento. Tire boa parte do dia para relaxar. C. 501 M. 3972

Sagitário 22/11 a 21/12Com o Sol passando pelo signo de Virgem, você valoriza o seu trabalho e o relacionamento familiar. Bem mais tranquilo você tem a seu favor a proteção de todos e você vê seus projetos crescerem. Crie um clima bem românti-co. C. 250 M. 8763

Capricórnio 22/12 a 21/1Dia em que sua alegria contagia a todos e haverá faci-lidade de resolver uma série de problemas em seu lar e trabalho. Um dinheiro extra pode acontecer em sua vida. Positivo para viagens, compras, visitas e encontros com amigos. C. 624 M. 5391

Aquário 22/1 a 18/02A energia positiva tende a aumentar as suas oportunida-des profissionais. Você está bem e melhora a cada dia que passa. Aproveite e se adapte às novas mudanças. Sucesso financeiro acontecendo em sua vida. Procure alimentar-se melhor. C. 849 M. 6235

Peixes 19/2 a 19/03Este é um bom momento para você pensar em escolher um novo caminho profissional. Analise uma nova pro-posta de negócio. Bom dia para acertar suas contas. A pessoa amada estará muito gentil. Conte com Libra e Câncer em sua vida. C. 378 M. 1457

A natureza é um todo indivisível, cujas partes estão intimamente conectadas. O Sol e

as estrelas atraem algo nosso e nós atraímos algo deles, pois nossos corpos astrais estão em ressonância com as estrelas e vice-versa. O mapa astral é a fotografia desse momento.

Quem nasceu hojeÉ uma pessoa com muita vitalidade, o que fará se

destacar profissionalmente. Quando emprega sua energia num objetivo, não desiste até ter sucesso. Tem facilidade para aprender com os ensinamentos da vida. É espontâneo, forte e um guerreiro.

AlertaOs nativos de Escorpião passam o dia no

alerta e o mais aconselhado é adiar assinatura de documentos, compras no crediário ou empréstimo financeiro. Evite ser intransigente com a pessoa amada e família. Saúde neutra. Viagens desfavorecidas. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Quinta-feira em que você conquista novos espaços no trabalho. Chegará uma notícia inesperada sobre os seus negócios. Terá mais apoio. Cuide melhor da sua alimen-tação. Positivo para tentar em sorteios e loterias. Amor com declaração. C. 041 M. 1198

Câncer 21/6 a 21/7Você passa por um período positivo e tem oportunidade de realizar bons negócios. O apoio vem com força total de amigos ou parentes. Boas ideias para ganhar dinhei-ro. Seu raciocínio será rápido. Seja mais meigo com seu par afetivo. C. 165 M. 2084

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

Gafe

Jornalista ri após reportagem sobre rebelião

Na última segunda-feira (25), Giuliana Morrone cometeu uma gafe no “Bom Dia Bra-sil”. Após noticiar uma reportagem trágica, sobre mortes durante rebelião em um presí-dio no Paraná, a jorna-lista voltou às câmeras rindo efusivamente.

Ao perceber o fora, a âncora pediu des-

culpas: “Agora veja... desculpa”. No momento em que passava o fim da reporta-gem, a morena estava olhando para Chico Pi-nheiro e, apa-rentemente, não perce-beu o teor da notícia. n

Tatá Werneck negou re-centes rumores de um novo affair e garantiu que não está envolvida em um romance com o advogado Vitor Porto, com quem foi flagrada recen-temente no Rio de Janeiro.

Na ocasião, a humorista foi clicada aparentemente acariciando o rapaz. O casal

estava acompanhado de uma amiga, e eles passearam por um shopping logo após terem sido clicados por um papara-zzo. ‘Foi maldade do fotógra-fo. Uma amiga nos acompa-nhava no jantar, mas ele tirou a menina da foto para parecer que Vítor e eu jantávamos so-zinhos’, explicou. n Theo Becker pas-

sou por uma grande decepção. O ator descobriu, através de um exame de DNA, que não é pai da pequena Angeli-na de Freitas – que já levava seu sobre-nome até então.

A bebê seria fruto de um rela-cionamento re-lâmpago que o

ex-’Fazenda’ teve com uma moça, cuja identidade foi mantida em sigilo.

O ator só fez o exame porque seus pais sugeriram a confirmação. “Fiz um exame de roti-na e descobri que a criança não era mi-nha. Fiquei devasta-do. Estou muito tris-te”, afirmou o ator. n

Vanusa revelou ser per-seguida pela gafe, mesmo após cinco anos. Mesmo as-sim, ela diz que não se arre-pende de ter se apresentado na ocasião, apesar de seus problemas de saúde.

‘Sabe quando você trabalha a vida inteira, fazendo tudo certinho, tudo direitinho? De repente, você dá um escorre-gão porque você está doente’, comentou, durante conversa no ‘Luciana By Night’, da Rede-TV!. E acrescentou: ‘Seu fosse daquelas assim: ‘Ah, não vou entrar porque estou passando mal’. Mas, não. Mesmo assim eu fui e quebrei a cara’. n

Lucas Lucco ne-gou os recentes boatos de que

estaria vivendo um affair com a bailarina Ana Pau-la Guedes, sua parceira no ‘Dança dos Famosos’, da Globo, e garantiu que está solteiro.

O cantor, que chamou atenção pelo clima de in-timidade no palco do ‘Do-mingão do Faustão’ com a moça, ainda fez piada com o possível romance. ‘Se es-tivesse namorando, ela já teria me largado’, disse ao site oficial da atração. n

Divulgação Globo

Divulgação

Divulgação Rede TV

Ag News

Lucas Lucco nega boatose garante que está solteiro

Tatá Werneck nega romance com advogado

Theo Becker faz testede DNA e descobre nãoser pai de Angelina

Rodrigo Sant’anna sobre o ‘Zorra Total’: ‘Agora começa a ganhar nova cara’

‘Fui e quebrei a cara’, diz Vanusa sobre gafe com Hino Nacional

Zezé Di Camargo tem ciúmesda sua filha nas telonas

Camilla Camargo está fe-liz da vida com sua carreira profissional. Sobre o longa-metragem, a atriz revelou que considera este seu pa-pel ‘de verdade’ - na trama, sua personagem, Marina, perde a virgindade com o traficante de drogas Julio.

O problema mesmo, se-gundo Camilla, vai ser con-vencer seu pai, o sertanejo Zezé Di Camargo, a conferir o resultado de seu trabalho. Isso porque ele não está muito positivo em ver uma cena de sexo protagonizada pela herdeira nos cinemas.

‘Ele fica com ciúmes, fala que não vai assistir. Mas ele entende que é o meu tra-balho, não tem jeito. É pela personagem’, disse. n

Divulgação Globo

Mariana Weickert confessa: ‘Não tenho pudor de transar na primeira noite’

Shakira confirma gravidez de segundo filho

Acostumada a lidar com assuntos bastante polêmicos para apre-sentar ‘A Liga’, da Band, a modelo revelou que nunca passa muito tem-po solteira e que sua vida sexual não é cerca-da de regras e tabus. ‘Es-tou sempre namorando, emendo um em outro’, disse à revista ‘Contigo!’.

‘E não tenho pudor de transar na primeira noite ou na primeira semana’, acrescentou. ‘É mais uma questão de chegar o meu momento de entrega.’ n

Shakira será mesmo mamãe mais uma vez. A artista confirmou os rumores de que esta-ria à espera de seu se-gundo herdeiro a uma publicação mexicana.

O bebê é fruto do relacionamento da estrela com o jogador Gerard Piqué. Os dois já são pais do peque-no Milan, que nasceu em janeiro de 2013. n

Ag

New

s

Mamãe

Disney Live! Show de Talentos do Mickey está no Brasil desde julho para levar o público para uma superdi-vertida viagem com Mickey, Minnie, Donald e Pateta. Os personagens embarcam em uma aventura a caça de ta-lentos, cheia de inesperados e emocionantes encontros. À medida que a história se desenvolve, a plateia pode-rá cantar e dançar junto ao sempre tão querido Tigrão, Cinderela e as irmãs malva-das, Buzz Lightyear, Woody e seus amigos de Toy Story de Disney/Pixar. Ingressos já estão à venda para a curta temporada que será realizada em Curitiba, de 25 a 28 de setembro. Os ingressos podem ser ad-quiridos através do Disk Ingressos e na bilheteria do teatro Guaíra e variam de R$30,00 a R$150.00. n

No “Zorra Total” do último sábado (23) já foi possível notar as primeiras mudanças da nova direção do programa – que depois de 15 anos com Maurício Sherman agora está nas mãos de Maurício Frias.

O primeiro teste da repa-ginação trouxe novas piadas, que passaram a focar mais temas da atualidade, como a Copa do Mundo e as elei-ções, e o fim dos cenários fixos, como o Ônibus na Marginal Parada. O ator co-memorou a mudança. n

Disney Live! “Show de Talentosdo Mickey” vem ao Brasil

Divulgação

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H

Elísio castiga Claudia e impede Beatriz de se aproximar de Célia. Inês constata que Sandra é filha de Fernando ao ver o sinal nas costas dela. Beatriz pergun-ta a Célia se ela é amante de Fernando. Célia desconfia de que Beatriz já tenha traído Elísio. Inês e Tadeu embarcam Márcia no ônibus para Barra Mansa. Daniele e Luisa chegam ao Brasil. Vi-tória e Daniele seguem Carlota, que vai ao encontro de Homero.

MALHAÇÃO – GLOBO 17H

Jade fica furiosa com Bianca e deixa a festa. Cobra encontra Jade na praça e pede para levá-la em casa. Karina fla-gra Bianca e Duca juntos no quarto. Pedro e Guta se beijam. Zé e Marcão veem Cobra com Jade e desconfiam que o rapaz está agredindo a meni-na. Sol dispensa Wallace, mas sente ciúmes ao vê-lo dançar com Bárbara. Pedro gosta do cartaz que vê no quar-to de Karina. Wallace e Bárbara se bei-jam. Mari desmaia na pista de dança.

GERAÇÃO BRASIL – GLOBO 19H

Ludmila teme ser descoberta como cúmplice, e Bóris tenta tranquilizá-la. Manuela fica alterada, e Arthur se preocupa. Manuela desmaia no colo de Davi, que a socorre com Edmilson e Megan. Pamela começa a mudar seu comportamento no evento. Susa-na e Dorothy ficam alarmadas quan-do Brian e Lara dizem que levarão Tomás para a lua de mel. Jonas fica chocado ao ver Pamela dançando com Ernesto. Breno avisa a Davi que Manuela pode ter sido intoxicada.

IMPÉRIO – GLOBO 21H

José Pedro e Maria Clara repreendem os pais pela discussão. Cora faz insinu-ações sobre Cristina e Vicentepara Fer-nando. Leonardo desmaia, e Robertão procura pelas provas contra Cláudio-na casa dele. Cláudio chega à casa de Leonardo. Jurema procura Reginaldo. Cláudio e Beatriz acompanham Leo-nardo até o hospital. Téo comemora as provas contra Cláudio. Fernando chega ao restaurante deEnrico para falar com Vicente. João Lucas defende Maria Marta para os irmãos.

O REBU – 23H

Braga pede discrição a Lídia sobre o que conversou com o filho Gabriel. Rosa não consegue falar com o Dou-tor Carlos, da clínica de reprodução. Alfredo encontra o local de onde o suspeito atirou em Angela. Kiko chega à mansão epede para falar com Duda. Maria Angélica conversa com Alain, que está algemado em uma sala da mansão, e os dois se beijam. Gilda tenta fazer as pazes comValentina.

Abigail Clayton (Selma Blair) vive sozinha. Na verdade, por quase duas décadas ela não sai de seu apartamento em Manhattan. Quando o falecimento de sua vizi-nha idosa faz o detetive de homicídios de Nova York, Frank Giardello (Giovanni Ribisi), iniciar uma investigação, a ago-ra fóbica Abigail acaba com o detetive batendo em sua porta em busca de respostas. Tentando comprar o agora dispo-nível apartamento da mulher morta para au-mentar sua privacidade, ela fica ainda mais pre-ocupada com a chega-da dos novos inquilinos Lillian (Amy Smart) e Charlie (Jason Lee).

TV ABERTA

(Record, 23h30)

Columbus Circle

VariedadesQuinta-feira, 28 de Agosto de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014

Filmes de hoje

A história narra o reen-contro de cinco amigos de adolescência que compartilham a frustra-ção de não terem alcan-çado o sucesso que pro-jetaram para suas vidas. A possibilidade de recu-perar o tempo perdido surge por meio de uma tentadora e arriscada proposta: o assalto a uma transportadora de valores. O crime (qua-se), que prometia trans-formar suas trajetórias, cumpre o seu propósito, mas não exatamente como planejaram.

TV PAGA

(TC Fun, 20h15)

Vai Que Dá Certo

Novelas

Áries 20/3 a 20/4Seja firme em suas decisões profissionais e aceite ajuda de amigos, empregados ou superiores. Todos estarão colaborando espontaneamente e o sucesso será na-tural. Novas emoções no amor. Dê mais atenção à sua família. Cuide mais da saúde. C. 607 M. 0329

Gêmeos 21/5 a 20/6Dia em que terá facilidade para mudar ou iniciar um novo emprego. Há chances de melhorar a vida profis-sional. A fase será de alto astral com a família. Você está cheio de energia. Esperanças para o seu coração. O romance vai bem. Organismo perfeito. C. 413 M. 9706

Leão 22/7 a 22/8Nesta fase astral você vê realizado muito dos seus negócios. Uma noticia sobre o seu trabalho trará fortes emoções. É o sucesso que começa a acontecer em sua vida. Vênus e Júpiter são planetas que trazem um novo espaço de vida. Realce seu charme. C. 792 M. 8540

Virgem 23/8 a 22/9O Sol está passando pelo seu signo, com isso traz um di-nheiro extra para você, que ser de sorteios ou loterias. Deixe a ansiedade de lado e organize melhor seu trabalho. Novidades na vida familiar procure apoiar as iniciativas de parentes. C. 386 M. 7652

Libra 23/9 a 22/10A Lua já está no seu signo e você estará mais decidido e equi-librado em suas decisões profissionais. Mas será importante não criar problemas com sua família. Não adie compromis-sos com amigos, vai lhe fazer muito bem sair da rotina. C. 937 M. 4816

Escorpião 23/10 a 21/11Quinta-feira de alerta, trate de evitar viagens, compras, via-gens ou até visitas. Fique atento aos problemas domésticos e não tente mudar nada. Problemas com a pessoa amada, não force a barra em nenhum momento. Tire boa parte do dia para relaxar. C. 501 M. 3972

Sagitário 22/11 a 21/12Com o Sol passando pelo signo de Virgem, você valoriza o seu trabalho e o relacionamento familiar. Bem mais tranquilo você tem a seu favor a proteção de todos e você vê seus projetos crescerem. Crie um clima bem românti-co. C. 250 M. 8763

Capricórnio 22/12 a 21/1Dia em que sua alegria contagia a todos e haverá faci-lidade de resolver uma série de problemas em seu lar e trabalho. Um dinheiro extra pode acontecer em sua vida. Positivo para viagens, compras, visitas e encontros com amigos. C. 624 M. 5391

Aquário 22/1 a 18/02A energia positiva tende a aumentar as suas oportunida-des profissionais. Você está bem e melhora a cada dia que passa. Aproveite e se adapte às novas mudanças. Sucesso financeiro acontecendo em sua vida. Procure alimentar-se melhor. C. 849 M. 6235

Peixes 19/2 a 19/03Este é um bom momento para você pensar em escolher um novo caminho profissional. Analise uma nova pro-posta de negócio. Bom dia para acertar suas contas. A pessoa amada estará muito gentil. Conte com Libra e Câncer em sua vida. C. 378 M. 1457

A natureza é um todo indivisível, cujas partes estão intimamente conectadas. O Sol e

as estrelas atraem algo nosso e nós atraímos algo deles, pois nossos corpos astrais estão em ressonância com as estrelas e vice-versa. O mapa astral é a fotografia desse momento.

Quem nasceu hojeÉ uma pessoa com muita vitalidade, o que fará se

destacar profissionalmente. Quando emprega sua energia num objetivo, não desiste até ter sucesso. Tem facilidade para aprender com os ensinamentos da vida. É espontâneo, forte e um guerreiro.

AlertaOs nativos de Escorpião passam o dia no

alerta e o mais aconselhado é adiar assinatura de documentos, compras no crediário ou empréstimo financeiro. Evite ser intransigente com a pessoa amada e família. Saúde neutra. Viagens desfavorecidas. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Quinta-feira em que você conquista novos espaços no trabalho. Chegará uma notícia inesperada sobre os seus negócios. Terá mais apoio. Cuide melhor da sua alimen-tação. Positivo para tentar em sorteios e loterias. Amor com declaração. C. 041 M. 1198

Câncer 21/6 a 21/7Você passa por um período positivo e tem oportunidade de realizar bons negócios. O apoio vem com força total de amigos ou parentes. Boas ideias para ganhar dinhei-ro. Seu raciocínio será rápido. Seja mais meigo com seu par afetivo. C. 165 M. 2084

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

Gafe

Jornalista ri após reportagem sobre rebelião

Na última segunda-feira (25), Giuliana Morrone cometeu uma gafe no “Bom Dia Bra-sil”. Após noticiar uma reportagem trágica, sobre mortes durante rebelião em um presí-dio no Paraná, a jorna-lista voltou às câmeras rindo efusivamente.

Ao perceber o fora, a âncora pediu des-

culpas: “Agora veja... desculpa”. No momento em que passava o fim da reporta-gem, a morena estava olhando para Chico Pi-nheiro e, apa-rentemente, não perce-beu o teor da notícia. n

Tatá Werneck negou re-centes rumores de um novo affair e garantiu que não está envolvida em um romance com o advogado Vitor Porto, com quem foi flagrada recen-temente no Rio de Janeiro.

Na ocasião, a humorista foi clicada aparentemente acariciando o rapaz. O casal

estava acompanhado de uma amiga, e eles passearam por um shopping logo após terem sido clicados por um papara-zzo. ‘Foi maldade do fotógra-fo. Uma amiga nos acompa-nhava no jantar, mas ele tirou a menina da foto para parecer que Vítor e eu jantávamos so-zinhos’, explicou. n Theo Becker pas-

sou por uma grande decepção. O ator descobriu, através de um exame de DNA, que não é pai da pequena Angeli-na de Freitas – que já levava seu sobre-nome até então.

A bebê seria fruto de um rela-cionamento re-lâmpago que o

ex-’Fazenda’ teve com uma moça, cuja identidade foi mantida em sigilo.

O ator só fez o exame porque seus pais sugeriram a confirmação. “Fiz um exame de roti-na e descobri que a criança não era mi-nha. Fiquei devasta-do. Estou muito tris-te”, afirmou o ator. n

Vanusa revelou ser per-seguida pela gafe, mesmo após cinco anos. Mesmo as-sim, ela diz que não se arre-pende de ter se apresentado na ocasião, apesar de seus problemas de saúde.

‘Sabe quando você trabalha a vida inteira, fazendo tudo certinho, tudo direitinho? De repente, você dá um escorre-gão porque você está doente’, comentou, durante conversa no ‘Luciana By Night’, da Rede-TV!. E acrescentou: ‘Seu fosse daquelas assim: ‘Ah, não vou entrar porque estou passando mal’. Mas, não. Mesmo assim eu fui e quebrei a cara’. n

Lucas Lucco ne-gou os recentes boatos de que

estaria vivendo um affair com a bailarina Ana Pau-la Guedes, sua parceira no ‘Dança dos Famosos’, da Globo, e garantiu que está solteiro.

O cantor, que chamou atenção pelo clima de in-timidade no palco do ‘Do-mingão do Faustão’ com a moça, ainda fez piada com o possível romance. ‘Se es-tivesse namorando, ela já teria me largado’, disse ao site oficial da atração. n

Divulgação Globo

Divulgação

Divulgação Rede TV

Ag News

Lucas Lucco nega boatose garante que está solteiro

Tatá Werneck nega romance com advogado

Theo Becker faz testede DNA e descobre nãoser pai de Angelina

Rodrigo Sant’anna sobre o ‘Zorra Total’: ‘Agora começa a ganhar nova cara’

‘Fui e quebrei a cara’, diz Vanusa sobre gafe com Hino Nacional

Zezé Di Camargo tem ciúmesda sua filha nas telonas

Camilla Camargo está fe-liz da vida com sua carreira profissional. Sobre o longa-metragem, a atriz revelou que considera este seu pa-pel ‘de verdade’ - na trama, sua personagem, Marina, perde a virgindade com o traficante de drogas Julio.

O problema mesmo, se-gundo Camilla, vai ser con-vencer seu pai, o sertanejo Zezé Di Camargo, a conferir o resultado de seu trabalho. Isso porque ele não está muito positivo em ver uma cena de sexo protagonizada pela herdeira nos cinemas.

‘Ele fica com ciúmes, fala que não vai assistir. Mas ele entende que é o meu tra-balho, não tem jeito. É pela personagem’, disse. n

Divulgação Globo

Mariana Weickert confessa: ‘Não tenho pudor de transar na primeira noite’

Shakira confirma gravidez de segundo filho

Acostumada a lidar com assuntos bastante polêmicos para apre-sentar ‘A Liga’, da Band, a modelo revelou que nunca passa muito tem-po solteira e que sua vida sexual não é cerca-da de regras e tabus. ‘Es-tou sempre namorando, emendo um em outro’, disse à revista ‘Contigo!’.

‘E não tenho pudor de transar na primeira noite ou na primeira semana’, acrescentou. ‘É mais uma questão de chegar o meu momento de entrega.’ n

Shakira será mesmo mamãe mais uma vez. A artista confirmou os rumores de que esta-ria à espera de seu se-gundo herdeiro a uma publicação mexicana.

O bebê é fruto do relacionamento da estrela com o jogador Gerard Piqué. Os dois já são pais do peque-no Milan, que nasceu em janeiro de 2013. n

Ag

New

s

Mamãe

Disney Live! Show de Talentos do Mickey está no Brasil desde julho para levar o público para uma superdi-vertida viagem com Mickey, Minnie, Donald e Pateta. Os personagens embarcam em uma aventura a caça de ta-lentos, cheia de inesperados e emocionantes encontros. À medida que a história se desenvolve, a plateia pode-rá cantar e dançar junto ao sempre tão querido Tigrão, Cinderela e as irmãs malva-das, Buzz Lightyear, Woody e seus amigos de Toy Story de Disney/Pixar. Ingressos já estão à venda para a curta temporada que será realizada em Curitiba, de 25 a 28 de setembro. Os ingressos podem ser ad-quiridos através do Disk Ingressos e na bilheteria do teatro Guaíra e variam de R$30,00 a R$150.00. n

No “Zorra Total” do último sábado (23) já foi possível notar as primeiras mudanças da nova direção do programa – que depois de 15 anos com Maurício Sherman agora está nas mãos de Maurício Frias.

O primeiro teste da repa-ginação trouxe novas piadas, que passaram a focar mais temas da atualidade, como a Copa do Mundo e as elei-ções, e o fim dos cenários fixos, como o Ônibus na Marginal Parada. O ator co-memorou a mudança. n

Disney Live! “Show de Talentosdo Mickey” vem ao Brasil

Divulgação

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

GeralQuinta-feira, 28 de Agosto de 201410 grupor3a.com

Oi está preparando oferta pela TIM

A Oi contratou o BTG Pactual para viabilizar uma oferta pela TIM Participações, num es-forço para não ficar à margem na consolida-ção em curso no setor de telecomunicações no Brasil e um mês an-tes de um importante leilão de licenças de te-lefonia móvel de quarta geração (4G).

As ações da TIM su-biam quase 7% perto das 13h, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Na última terça-feira (26), a Oi informou que o banco BTG Pactual atuará como comissá-rio “para, agindo em seu próprio nome e por conta e ordem da Oi, desenvolver alternati-vas para viabilizar pro-posta para a aquisição da participação detida indiretamente pela Telecom Italia na TIM Participações”.

A Telecom Italia de-tém 67% da TIM Par-ticipações. O valor da fatia, a preços de mer-cado, é de cerca de R$ 18,4 bilhões.

A iniciativa da Oi acontece enquanto a espanhola Telefónica e a Telecom Italia tra-vam uma batalha para adquirir a operadora brasileira de banda lar-ga GVT, propriedade da francesa Vivendi.

Paralelamente, a Claro passa por proces-so de unificação de suas operações com Embra-tel e Net, todas compa-nhias do grupo mexica-no América Móvil.

Brasil

Dívida pública federal cai 1,35% em julho

A Dívida Pública Fe-deral (DPF) caiu 1,35% no mês de julho, de acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional divulgados na tarde desta quarta-fei-ra (27). A DPF fechou o mês passado com R$ 2,173 trilhões, repre-sentando queda de R$ 29,79 bilhões em re-lação a junho. A razão da queda foi o resgate de R$ 82,88 bilhões, ao mesmo tempo que fo-ram emitidos R$ 31,34 bilhões, resultando em um resgate líquido de

R$ 51,53 bilhões.De acordo com o

coordenador-geral de Operações da Dívida Pública, Fernando Gar-

Garrido: “é uma retração natural do mercado”

Processo do mensalão

STF nega prisão domiciliar ao ex-deputado Roberto Jefferson

O plenário do Supremo Tribu-nal Federal (STF)

rejeitou nesta quarta-feira (27) pedido do ex-deputa-do federal Roberto Jeffer-son para cumprir prisão domiciliar. Jefferson foi condenado a sete anos prisão em regime semia-berto na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ele está preso em um presídio do Rio de Janeiro.

Por 5 votos a 3, a maio-ria dos ministros enten-deu que o estado de saúde de Jefferson não justifica a mudança de regime. Em

2012, o ex-parlamentar fez uma cirurgia para re-tirada de um tumor no pâncreas. A prisão de Je-fferson foi determinada em fevereiro pelo ex-mi-nistro Joaquim Barbosa.

Jefferson briga para cumprir pena em casa

A segunda tentativa de conciliação entre a direto-ria da Universidade de São Paulo (USP) e grevistas da instituição terminou sem acordo no Tribunal Re-gional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2). Segundo informações do TRT-2, a universidade não fez pro-posta de reajuste e os tra-balhadores disseram que estão sem salário há dois meses. No próximo dia 5, haverá nova reunião.

A reunião durou cerca de uma hora e, de acordo com informações do TRT-2, a USP reafirmou que está com todo o orçamen-to comprometido por cau-sa de reajustes e despesas assumidos anteriormente. Mesmo assim, os sindica-listas continuaram alegan-do que há previsão no or-çamento deste ano para o aumento. Os funcionários

pedem 9,78% de reajuste.De acordo com o TRT-

2, o ponto mais polêmico da audiência foi o corte do ponto, que ocorre há dois meses. O procurador do Trabalho William Be-done ressaltou que a falta arbitrária de pagamento pelo empregador pode configurar crime, além de infração administrativa (Decreto-Lei 368/1968).

Representantes da USP informaram que o Conse-lho Universitário se reuni-rá no próximo dia 2 para discutir o reajuste salarial. Outro encontro com o mesmo objetivo será feito no dia 3 de setembro com o Conselho dos Reitores das Universidades Paulistas (Cruesp). A USP informou que, com base no que for negociado nessas reuniões, é que poderá haver propos-ta de acordo.

Audiência entre USP e grevistas termina sem acordo

Paralisação

Universidade de São Paulo não fez proposta de reajuste aos trabalhadores

ABr

D

ivu

lgaç

ão

Arquivo CP

A presidente Dil-ma Rousseff vetou integralmente o

projeto de lei aprovado no início do mês pelo Senado que definia critérios para criação, emancipação e fu-são de municípios. A deci-são foi publicada na edição desta quarta-feira (27) do “Diário Oficial da União”.

A proposta havia sido elaborada após Dilma ve-tar integralmente, no ano passado, uma proposta se-melhante, sob o argumen-

Presidenta não aprova lei que aumentaria as dívidas públicas brasileiras

Dilma veta pela 2ª vez criação de municípios

to de que aumentaria as despesas públicas. Diante da ameaça de derrubada do veto pelo Congresso Nacional, a base aliada no Senado elaborou um novo texto, em acordo com o governo federal, tornando mais rigorosos os critérios para a eman-cipação de municípios.

Na justificativa do veto, dirigida ao presi-dente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a chefe do Executivo fede-

ral afirmou ter consul-tado o Ministério da Fa-zenda sobre os possíveis efeitos da nova legisla-ção. De acordo com Dil-ma, a pasta apontou que, embora negociado entre o governo e os parlamen-tares, o texto aprovado pelos congressistas gera-ria despesas para custear a criação dos novos mu-nicípios, mas não condi-cionava as emancipações ao aumento de receitas.

“Ouvido, o Ministério

Dilma: “proposta não afasta o problema da responsabilidade fiscal na federação”

Elza Fiúza/ABr

da Fazenda manifestou-se pelo veto ao projeto de lei complementar pelas seguintes razões: Embora se reconheça o esforço de construção de um texto mais criterioso, a propos-ta não afasta o problema da responsabilidade fiscal na federação. Depreende-se que haverá aumento de despesas com as novas estruturas municipais sem que haja a correspondente geração de novas receitas”, informou a presidente.

rido, a Copa do Mundo, que terminou em 13 de julho, influiu na menor emissão de títulos. “Um dos fatores que contri-buíram para a menor emissão de títulos em julho foram os even-tos de Copa do Mundo onde observamos uma diminuição do mercado secundário, mas está dentro do previsto. É uma retração natural do mercado, estavam com interesse desviado para outras coisas, que não o mercado em si”, explicou Garrido.

Para justificar a ma-nutenção da prisão em regime semiaberto, o re-lator do recurso, minis-tro Luís Roberto Barroso, afirmou que médicos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) concluí-ram, em dezembro do ano passado, que o es-tado de saúde de Jeffer-son não indica necessi-dade de cumprimento da pena em casa ou no hospital. O voto do re-lator foi seguindo pelos ministros Teori Zavascki, Rosa Weber, Cármen Lú-cia e Celso de Mello.

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

Geral Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014 11grupor3a.com

A cada 10 litros de água tratada nas 100 maiores cidades do país, 3,9 litros (39,4%) se perdem em va-zamentos, ligações clan-destinas e outras irregula-ridades. O índice de perda chega a 70,4% em Porto Velho e 73,91% em Ma-capá. Os números são do Ranking do Saneamento, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Trata Brasil, com base em dados do Sistema Nacio-nal de Informações sobre Saneamento de 2012.

O estudo considerou a perda no faturamento, ou seja, a diferença entre a água produzida e a efe-tivamente cobrada dos clientes. De acordo com o instituto, o indicador de referência para a perda de água por faturamento é 15%. Dos 100 municípios da lista, quatro têm nível de perda menor ou igual ao patamar. Em 11 deles, as perdas superam 60% da água produzida.

CapacidadeDe acordo com o pre-

sidente executivo da en-tidade, Édison Carlos, as perdas se refletem dire-

Porto Velho e Macapá são os campeões na falta de educação sanitária

Desperdício de água chega a quase 40% nas grandes cidades

tamente na capacida-de de investimento das empresas e podem com-prometer a expansão e qualidade dos serviços. “A perda é um reflexo da gestão da empresa. Qual-quer autoridade que pensa em saneamento como um negócio, te-ria que atacar as perdas. Quando a empresa tem perdas muito altas, não consegue nem custear o próprio serviço”, avaliou. “Qualquer litro de água recuperado é um litro a mais que ele vai receber”, acrescentou.

Falta de atitudesApesar dos registros,

os municípios fazem pouco para reduzir as perdas de água por fatu-ramento, de acordo com o estudo. Entre 2011 e 2012, mais da metade das cidades pesquisadas (51) não reduziu em nada as perdas ou até piorou os resultados no período. Segundo o Trata Brasil, os números sugerem que “diminuir perdas de água não vem sendo uma prio-ridade entre os municí-pios brasileiros”. n

Posição no ranking geral Capital

9 Curitiba (PR)

18 Belo Horizonte (MG)

23 Vitória (ES)

25 São Paulo (SP)

30 Brasília (DF)

31 Goiânia (GO)

33 Campo Grande (MS)

34 Salvador (BA)

43 Florianópolis (SC)

46 Porto Alegre (RS)

As dez capitais com o melhor situação sanitária

Fon

te: I

nst

itu

to T

rata

Bra

sil

O faturamento do se-tor de máquinas e equi-pamentos caiu 20,3% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Segundo dados divul-gados nesta quarta-feira (27) pela Associação Bra-sileira da Indústria de Máquinas e Equipamen-tos (Abimaq), as vendas do setor totalizaram R$ 5,746 bilhões no mês passado, 6,1% menos do que em junho.

No acumulado de ja-neiro a julho, o fatura-mento das indústrias de bens de capital ficou em R$ 40,68 bilhões, 14,5% menor do que o resul-tado obtido no mesmo período de 2013. Nesse período, as vendas para o mercado interno ca-íram 31,2% em relação

aos sete primeiros me-ses do ano passado.

NúmerosAs exportações, no en-

tanto, tiveram, em julho, crescimento de 20,6% em relação a junho, tota-lizando US$ 1,23 bilhão. Em comparação com o mesmo mês de 2013, o aumento chegou a 10,3%. No acumulado do ano, as vendas para o exterior ficaram em US$ 7,85 bi-lhões, expansão de 18,2% sobre o mesmo período do ano passado.

O quadro de pessoal das indústrias de máqui-nas e equipamentos teve retração de 0,7% em julho em relação a junho, com 250,2 mil pessoas traba-lhando no setor. No acu-mulado de janeiro a julho, a redução é de 2,4%. n

Faturamento do setor de máquinas e equipamentos cai 20,3%

Vendas de equipamentos agrícolas nacionais também diminuíram

Bio

sev.

com

Melhoria nos aeroportos é trabalho permanente, diz ministro da Aviação Civil

A qualidade atingida pelos aeroportos brasilei-ros na Copa do Mundo deve ser a base para os serviços presta-dos daqui para a frente, disse nes-ta quarta-feira (27) o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. Ele espera que a qualidade obtida na prestação de serviço aeropor-tuário não seja simplesmente de momento, como na Copa. Ele acredita que o patamar de qualidade

registrado servirá de re-ferência para o trabalho

permanente de melhorias e apri-moramento dos serviços.

PrêmioO ministro par-

ticipou da entre-ga do Prêmio Boa Viagem, em sua segunda edição, que destacou os aeroportos que prestaram os me-lhorer serviços aos clientes durante a Copa do Mun-

do. O prêmio é entregue pela Secretaria de Aviação

Civil e pelo Instituto Bra-sileiro de Turismo ( Em-bratur). Com relação ao trabalho de fiscalização das obras, que ainda se-rão feitas, Moreira Franco destacou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) continua acompa-nhando rigorosamente o cumprimento dos contra-tos. “É importante que se entenda de uma vez por todas que no Brasil nós respeitamos os contratos. O governo respeita e se orienta, segue o que está escrito neles, e exige que as partes que assinaram os documentos os cum-pram também”. n

É importante que se entenda de uma vez por todas que no Brasil nós respeitamos os contratos”

Moreira Franco

TRE do Rio de Janeiro requisita Força Nacional para garantir eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu requisitar a Força Nacional de Segu-rança Pública para garantir a segurança nas eleições de outubro no estado. A pro-posta do presidente do TRE, desembargador Bernardo Garcez, foi acatada de for-ma unânime pelos demais integrantes da corte.

Garcez destacou que o pedido de reforço caberia ao governador Luiz Fer-nando Pezão, mas que este havia delegado a decisão ao secretário estadual de Segu-rança Pública, José Mariano Beltrame, que considerou desnecessária a presença da

Força Nacional.Porém, Garcez lembrou

que, conforme entendi-mento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o tribunal regional tem autonomia para fazer o pedido, se acre-ditar que é necessário e levando em conta eleições anteriores. “O TSE, em reite-

radas decisões, estabeleceu que a informação do gover-nador não é vinculativa, não vincula o tribunal, a quem cabe solicitar ao TSE a força federal”, disse Garcez.

Segundo ele, o TRE já pediu reforço na seguran-ça nas eleições de 2008, 2010 e 2012. n

Força Nacional deve reforçar pleito no Rio de Janeiro

Antônio Cruz/ABr

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

EsportesQuinta-feira, 28 de Agosto de 201412 grupor3a.com

Liga dos Campeões

Goleiro Rafael falha e Napoli é eliminado na Liga

Dezesseis anos depois, o Athletic Bilbao está de volta à fase de grupos da Liga dos Campeões. No primeiro jogo com seu novo estádio finalizado, o time basco venceu o Na-poli por 3 a 1, de virada, pelos playoffs da compe-tição. Além do apoio de 53 mil torcedores no San Mamés, os Leones conta-ram com a falha do goleiro brasileiro Rafael no segun-do gol para conseguirem a classificação. O atacan-te Aduriz foi o destaque, marcando duas vezes.

O vacilo de Rafael, con-vocado por Dunga para os amistosos da seleção bra-sileira contra Colômbia e Equador em setembro,

O goleiro Rafael, convocado para a seleção, falhou no segundo gol

Outro dos veteranos que vieram ao Brasil para a Copa do Mun-do, Xabi Alonso não vai mais vestir a camisa da Espanha. Nesta quarta-feira, o volante anun-ciou aposentadoria após 114 partidas pela seleção espanhola.

“Eu anuncio minha aposentadoria da se-leção. Foi uma honra enorme por 11 anos. Meus sinceros agradeci-mentos a todos os envol-vidos”, postou o jogador

em sua conta oficial no Twitter, onde também publicou uma carta de agradecimento.

Com a camisa da Es-panha, Xabi Alonso mar-cou 16 gols e esteve nos títulos das Eurocopas de 2008 e 2012 e da Copa do Mundo de 2010.

Pouco tempo após a notícia, o técnico Vicente del Bosque lamentou a aposentadoria do volan-te e afirmou que o atleta deixa um grande legado para a seleção.

Xabi Alonso se aposenta da Seleção da Espanha

Aposentadoria

A Copa no Brasil foi a última que Xabi Alonso fez pela Espanha

Div

ulg

ação

Divulgação

aconteceu num momen-to crucial da partida. O Athletic havia acabado de empatar o jogo, que leva-ria o duelo para a prorro-gação, quando, num lan-çamento longo do time da casa, o brasileiro saiu mal do gol, se desenten-deu com o zagueiro Albiol e viu Aduriz roubar a bola e tocar para as redes. A

partir dali, o Napoli não conseguiu mais oferecer resistência.

Participação dos brasileiros surpreende a dois anos dos Jogos

Foram 15 medalhas, seis ouros, oito pratas e um bronze. Nas Olimpíadas da Juventude de Nanquim, na China, o Time Brasil “des-cobriu” novos esportes, reafirmou sua posição de destaque em outras moda-lidades, e mais que dobrou seu resultado em relação à primeira edição do evento, em 2010, em Cingapura, quando terminou com sete medalhas. O país foi ao pó-dio no tênis de mesa, tênis, vôlei de praia, natação, gi-nástica artística, judô, tiro com arco, taekwondo e hi-pismo de saltos.

Mais do que pódios, o Brasil viu nascer promes-

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, inaugurou nesta quarta-feira, em Mos-cou, mais um estádio para a Copa do Mundo de 2018. A Otkrytie Arena, nova casa do Spartak Moscou, tem capa-cidade para 42 mil pessoas, mas pode chegar a 45 mil para o Mundial. A arena levou quase sete anos para ser con-cluída e custou 415,7 milhões

sas, com Flávia Saraiva, com três medalhas na ginástica artística, algo inédito. Viu também a China aplau-dir estrelas como Matheus Santana, recordista mun-dial júnior dos 100m livre e dono de três medalhas nos Jogos. Em participação his-tórica, foram conquistadas medalhas inéditas também no tênis, no tênis de mesa e no tiro com arco, além de um ouro nunca antes tido no taekwondo.

Flávia, ginástica e Matheus, natação: destaques brasileiros dos Jogos

Divulgação

O Brasil viu nascer novas promessas

Brasil conquista 15 medalhas nas Olimpíadas da Juventude

Rússia inaugura mais um estádio para a Copa de 2018

de dólares, cerca de 940 mi-lhões de reais.

Acompanhado pelo minis-tro do Esporte da Rússia, Vitaly Mutko, do prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, e do pro-prietário do Spartak, Leonid Fedun, o presidente chegou ao local de helicóptero e foi recepcionado por jogadores da base e da equipe profissio-nal. “Este estádio é digno de

um dos clubes mais amados da Rússia. A construção de estádios esportivos como este ajuda a estimular o desenvol-vimento do país”, afirmou Pu-tin, que assinou uma bola de futebol para deixar de legado ao museu do Spartak. O novo estádio também será palco da Copa das Confederações em 2017, torneio que serve de tes-te principal para a Copa.

O estádio tem capacidade para 42 mil pessoas

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

Esportes Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014 13grupor3a.com

Cruzeiro abre vantagem e está quase classificado

O América-RN fez uma partida pratica-mente perfeita contra o Atlético, pela primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, jo-gando na Arena das Du-nas, a equipe comanda-da por Oliveira Canindé soube controlar o ad-versário e encaminhou a vaga para a próxima fase do torneio. Rodrigo Pimpão e Max, no pri-meiro tempo, e Thiago Crislan, na etapa final, decretaram a vitória por 3 a 0 e um pé nas quartas de final.

Com esse resultado, o América-RN pode até perder por dois gols de diferença que avança às quartas de final da competição nacional. Se marcar fora, a equi-pe potiguar pode perder por uma diferença de até quatro gols que se-gue viva na competição. A partida de volta acon-tece na Arena da Baixa-da, na próxima quar-ta-feira (3), às 19h30. Quem avançar encara Coritiba ou Flamengo, que disputaram a pri-meira partida ontem, no Couto Pereira.

Atlético perde de goleada em Natal e se complica

O Cruzeiro não deu chance para a zebra aparecer no

Mineirão. Contando com a fragilidade do adversário - que não disputa nenhu-ma das quatro divisões nacionais - e também com seus próprios méritos, já que encarou a partida com seriedade, goleou o Santa Rita-AL por 5 a 0 na noite desta quarta-feira, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Marce-lo Moreno (2), Dedé, Júlio Baptista e Henrique foram

O Paraná é a grande prova de que a “união faz a força”. Após a torcida arreca-dar mais de R$ 7 mil durante o jogo contra o Bragantino, na última rodada, e entregar a quantia aos jogadores, o elenco do Trico-lor se reuniu na última terça-feira e deci-diu doar o valor aos funcionários do clube.

Apesar de uma parte dos salários dos atletas ter sido paga na última semana - mês de maio - os empregados estão há mais de quatro meses sem receber seus vencimentos. Dentro disso, os jogadores optaram por repassar o valor aos funcio-nários da Vila Olímpica do Boqueirão, local de treinamentos do Paraná. Na última ter-ça-feira, os funcionários do clube se nega-ram a limpar a Vila Capanema, em função da falta de pagamentos, deixando restos de comida, embalagens e copos jogados pelas arquibancadas do estádio.

Elenco do Paraná faz doação para ajudar funcionários

Funcionários vão dividir R$ 7 mil repassados pelos jogadores

Divulgação

Atlético pressionou no começo, mas sucumbiu ao time potiguar

Divulgação

os autores dos gols da vi-tória, a milésima do Cru-zeiro no Mineirão desde a inauguração do estádio, em setembro de 1965.

O jogo de volta está mar-cado para as 19h30 (de Bra-sília) da próxima quarta-feira, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapira-ca. O Cruzeiro pode per-der por até quatro gols de diferença para avançar às quartas de final da Copa do Brasil. Se o Santa Rita de-volver os 5 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis.

O Cruzeiro não deu chance para a zebra aparecer no

Jason Silva

Na estreia do técnico alviverde, time aproveita a oportunidadeNão poderia ser melhor a estreia do técnico Marquinhos

Santos à frente do Coritiba. O time alviverde goleou o Flamengo, ontem à noite, no Couto Pereira, por 3x0, com gols de Leandro Almeida, Luís Antônio (contra) e Zé Love, deixando bem enca-minhada a classificação às quartas de final da Copa do Brasil. Para ser eliminado, o Coxa teria de perder para o Flamengo por quatro gols de diferença, no jogo de volta, na próxima semana, no Rio de Janeiro.

O primeiro tempo foi mar-cado pelo excesso de erros de passe e pela falta de emoções. O Coritiba voltou melhor para o segundo tempo, saiu o gol paranaense aos 15 minutos: Leandro Almeida aproveitou

Coxa abre boa vantagem sobre o Flamengo: 3 x 0

Zé Love teve boa atuação e marcou o terceiro gol do Coxa, de pênalti

cobrança de escanteio para marcar de cabeça.

Com a defesa aberta, Luiz Antônio acabou mar-cando contra, após um

passe rasteiro e simples vindo da direita. O placar já parecia definido, mas o Fla-mengo voltou a errar: Mar-celo derrubou Elber dentro

da área. O Coritiba apro-veitou mais uma chance, com ótima cobrança de Zé Love, o artilheiro da noite no Couto Pereira.

Não poderia ser melhor a estreia do técnico Marquinhos

ResultadosCopa do Brasil – Oitavas de final – Jogos de ida

Terça-feira – 26/08

Vasco 1x1 ABC

Ontem

Cruzeiro 5x0 Santa RitaAmérica/RN 3x0 AtléticoBragantino1x0CorinthiansPalmeiras0x1Atlético/MGBotafogo 1 x 2 CearáCoritiba 3 x 0 Flamengo

Hoje

Grêmio x Santos – 20h

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

ClassificadosQuinta-feira, 28 de Agosto de 201414 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

Policial Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014 15grupor3a.com

O auditor aposentado do Ministério do Traba-lho Gilberto Dal Ponte, 52 anos, desaparecido desde o último domingo (24), foi encontrado morto a tiros e degolado, na tarde desta quarta-feira (27), em uma estrada rural, próximo ao pedágio da BR-277, em São José dos Pinhais. O carro dele, um Kia Pican-to, havia sido encontrado um dia antes, completa-mente queimado, em um terreno baldio, na margi-nal da rodovia, na Borda do Campo.

As investigações estão adiantadas, mas de acor-do com o delegado Gil Rocha Tesserolli, pouco se pode se falar até o mo-mento. “Nossos investiga-dores conseguiram muitas informações e todas elas estão sendo confirmadas. Mas o que podemos dizer, é que chegamos ao carro e depois ao corpo pela mo-vimentação na conta ban-cária da vítima”, explicou.

Dal Ponte estava desaparecido desde o último domingo (24)Um dos presos desa-

parecidos durante a re-belião da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) foi encontrado no fim da tarde desta quarta-feira (27). Ele estava em uma das ce-las que ainda não havia passado por varredura.

O preso, que não teve a identidade divul-gada, estava bastante debilitado. De acordo com informações da Seju (Secretaria de Jus-tiça do Paraná), ele es-taria escondido desde o início da rebelião, no domingo.

O homem foi levado

ao HUOP (Hospital Uni-versitário do Oeste do Paraná), onde perma-nece em observação.

A princípio, dois de-tentos ainda não fo-ram localizados. A Seju cruzará novamente as informações sobre os presos transferidos para chegar ao número real de desaparecidos.

Nas listas de trans-feridos, divulgadas na manhã desta quarta (27), houve conflito de nomes. Por conta do desencontro de infor-mações, a Seju irá reali-zar uma nova conferên-cia nas listas. n

Aposentado é achado morto a tiros em São José

Desaparecido em rebelião é encontrado

SuposiçõesA polícia, agora, trabalha

com a hipótese de homi-cídio ou latrocínio (roubo com morte). “Pessoas estão sendo ouvidas, as provas colocadas no papel e serão essenciais para o resultado

das investigações. O que sabemos é que o crime é maior do que imagináva-mos”, disse o delegado, sem revelar detalhes.

Informações davam conta que dois suspeitos de participar do crime te-

riam sido presos. Eles se-riam os responsáveis pelo desaparecimento, a mor-te e a movimentação na conta bancária do auditor aposentado. As prisões, no entanto, não foram confir-madas pelo delegado. n

Corpo de Gilberto foi próximo ao pedágio da BR-277

Detendo estava debilitado em cela não vistoriada

Reprodução ParanáOnline

Rep

rod

uçã

o P

aran

áOn

lin

e

Presas postam fotos seminuas tiradas de dentro da cadeia

Duas presas da ca-deia pública de Guara-puava publicaram em seus perfis do Facebook diversas fotos nas quais aparecem em poses sensuais e seminuas, tiradas de dentro das celas com aparelhos celulares. As postagens

Guarapuava

ocorreram em abril deste ano e até esta quarta-feira (27) os per-fis permaneciam ativos na rede social. Como punição ambas tiveram os aparelhos telefôni-cos recolhidos e foram proibidas de receber vi-sitas por um mês.Detentas postavam imagens em rede social pelo celular

Polícia apreende 100 quilos de maconha em CuritibaPoliciais militares e

federais apreenderam 100 quilos de maconha, na tarde da última terça-feira (26), no Centro de Curitiba. A droga apreendida com o auxílio de uma de-núncia anônima foi en-caminhada à delegacia da polícia Federal junta-mente com dois rapazes envolvidos.

“Uma pessoa, que não quis se identificar, nos

procurou e informou que um veículo, com placas do Mato Grosso, iria entregar uma gran-

de quantia de droga na região central de Curitiba. Coletamos os dados e iniciamos

um monitoramento na região, sendo avistado um carro Voyage, com as placas citadas na denún-cia, estacionado na rua Augusto Stresser”, conta o capitão Alexandre Lo-

pes, integrante da PM na Força Tarefa.

De acordo com o ca-pitão Alexandre, a equipe permaneceu em monito-ramento no local quando avistou uma moto che-gando. “O condutor se aproximou e começou a conversar com o suspei-to que estava no interior do carro. Aguardamos e em seguida realizamos a abordagem, sendo lo-calizado no porta-malas,

após vistoria, 80 quilos de maconha”, explica.

O condutor da moto contou aos policiais que havia mais droga em sua residência localizada no bairro Cajuru, sendo des-locado até o endereço onde foram apreendidos mais 20 Kg de maconha. Os dois rapazes envolvidos, de 23 e 22 anos, foram levados, juntamente com os 100 Kg de maconha, à Superinten-dência da Polícia Federal. n

Uma mulher de 42 anos foi presa tentan-do embarcar com uma arma no Aeroporto In-ternacional de Foz do Iguaçu, no oeste do Pa-raná, no início da ma-nhã desta quarta-feira (27). A pistola calibre 6.35 mm e dois carre-gadores com munição estavam na bagagem da suspeita, que seguiria da fronteira para Por-

to Alegre (RS), e foi de-tectada com a ajuda do aparelho de raio X do terminal.

Os policiais federais, a mulher que disse tra-balhar como governan-ta alegou que a arma era usada para defesa pessoal. Ela foi presa em flagrante e encami-nhada para a delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu. n

Mulher é presa com pistola no aeroporto de Foz

Suspeita foi flagrada quando embarcava para Porto Alegre (RS)

foto: Reprodução Facebook

Divulgação PF

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 28/08/2014

GeralQuinta-feira, 28 de Agosto de 201416 grupor3a.com

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO.A Universidade Positivo é a melhor universidade privada do Paraná e está entre as 10 melhores do Brasil, segundo avaliação do MEC. A UP é a Instituição de Educação Superior do Grupo Positivo que, há mais de 40 anos, faz educação de qualidade e, hoje, também é líder nacional em tecnologia. Quem estuda aqui é referência profissional para o mercado. Agora, a Universidade Positivo também oferece cursos online. Entre no site e escolha o seu. O melhor da educação, na internet, disponível onde você estiver.

A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CHEGOU.

UNIVERSIDADE POSITIVO ONLINE.

797 presos foram removidos para outras unidades do PRAgentes peniten-ciários do Paraná estão em alerta

para a possibilidade de novas rebeliões. O perigo, apontam, au-mentou com a trans-ferência em massa de presos da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) após o fim da re-belião que se estendeu por 45 horas. Desde a noite de domingo (24) até a madrugada de terça-feira (26), 797 de-tentos foram removi-dos para sete unidades prisionais do estado. Um protesto na manhã desta quarta-feira (27) pelas ruas de Cascavel chamou a atenção para a situação.

A maioria dos pre-sos, 276 no total, foi

Os amotinados foram transferidos para outros presídios lotados

Reprodução

Agentes alertam para risco de novas rebeliões

transferida para a Pe-nitenciária Industrial de Cascavel (PIC), deixando a unidade com 354 detentos aci-

ma do limite máximo. Outros 148 foram en-viados para a Peni-tenciária Estadual de Foz do Iguaçu 2 (PEF

2), que estava com 901 presos, totali-zando 1.049, número próximo da capacida-de de 1.074.

Está marcada para hoje (28) a reunião do Conselho Universitário (Coun) da Universida-de Federal do Paraná (UFPR), que deve votar a proposta do contrato de gestão compartilhada do Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba e da Materni-dade Victor Ferreira do Amaral com a Empresa Brasileira de Recursos Hospitalares (Ebserh). O encontro deve ocorrer no 2º andar do prédio da Reitoria da UFPR, às 9h.

Esta é a terceira tenta-

tiva do Coun de apreciar a proposta. Nas outras duas ocasiões, protestos de funcionários impe-diram que a sessão fos-se realizada barrando a entrada de parte dos 63 conselheiros com direito a voto. Para esta reunião, a UFPR obteve na Justiça a garantia de que os con-selheiros poderão entrar no prédio, sob pena de responsabilização do Sindicato dos Trabalha-dores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sindistet).

Conselho da UFPR discute gestão do HC

O Conselho Universitário irá se reunir hoje

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus