jornal 2011

12
1891 - 8 de maio - 2011 | 120 anos de história GOVERNO DE DUAS BARRAS Prestação de contas da administração municipal Seriedade e transparência “Trabalhando na construção de um município melhor para todos” GOVERNO FAZENDO HISTÓRIA Governo homenageia Martinho da Vila com inauguração de estátua Prefeitura confirma volta das câmeras de vigilância nas ruas, com mais segurança para a comunidade

Upload: duasbarras-jornais

Post on 22-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal 2011

TRANSCRIPT

1891 - 8 de maio - 2011 | 120 anos de história

GOVERNO DE DUAS BARRASPrestação de contas da administração municipal

Seriedade e transparência“Trabalhando na construção de um município melhor para todos”

GOVERNO FAZENDO HISTÓRIA

Governo homenageia Martinho da Vila com inauguração de estátua

Prefeitura confirma volta das câmeras de

vigilância nas ruas, com mais segurança para a comunidade

2 DB Duas Barras Prestação de ContasJornal da Região | Maio de 2011 Governo fazendo históriaGoverno fazendo história

HIS

TÓRI

A / P

ROCU

RADO

RIA

/ CO

NTR

OLE

INTE

RNO Um pouco de história...

Duas Barras, uma aprazível cidade da Região Ser-rana, recebeu este nome por ter nascido em terras for-madas por duas barras de rios, resultado do encontro do Rio Negro com o Resende e o Rio Negro com o Baú. Por isso, quem nasce em Duas Barras é chamado de bibarrense.

Com uma área de 362 quilômetros quadrados e cer-ca de 10.950 habitantes, tendo como principal via de acesso a RJ-116, que corta parte do município, tem sua economia voltada para a agricultura, a pecuária e pelo seu povo acolhedor e a preservação dos casarios histó-ricos que remontam à sua fundação, com uma forte vo-cação para o turismo.

Limitando-se com os municípios de Carmo, Can-tagalo, Cordeiro, Bom Jardim, Nova Friburgo e Sumi-douro, por estar somente a cerca de 175 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, atrai a atenção de turistas e visitantes interessados em desfrutar um lugar especial, onde tranquilidade e paz se encontram.

Terra onde nasceu o consagrado cantor, poeta, mú-sico, escritor e compositor Martinho da Vila, Duas Bar-ras, que tem vocação natural para as artes e a cultura, também é berço do poeta, músico e escritor Farid Habib, autor de vários livros e músicas, especialmente religiosas, sendo autor do hino oficial do município.

Tendo origem no princípio do século XIX, pelo des-membramento das terras de Cantagalo, que também ga-rantiram o surgimento de muitos outros municípios da região, teve seu primeiro núcleo populacional na locali-dade de Fazenda Thapera, situada em terras doadas pelo padre Francisco José Dias de Oliveira à Irmandade de Nos-sa Senhora da Conceição, fundada por ele em 1834.

Formada inicialmente por casas de pau-a-pique e pequenos ranchos que também serviam de abrigo a via-jantes, tropeiros e boiadeiros em passagem pela região, seguindo em direção ao rico vale do Rio Paraíba do Sul em busca de ouro e pedras preciosas abundantes na vizinha Minas Gerais, a fazenda cresceu e se expandiu em torno da pequenina capela da padroeira Nossa Se-nhora da Conceição.

A vinda de colonos para trabalhar nas lavouras de café que se expandiam e contribuíam para o crescimen-to do lugar, levou o lugar a ser elevado a categoria de Curato pela Lei 68, de 23/12/1836, e, 20 anos depois, à de Freguesia, pelo Decreto Providencial 92, de 24/10/1856, quando foi colocada sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição das Duas Barras do Rio Negro.

Com o surgimento das primeiras autoridades civis, foi elevada à categoria de Vila Thapera em 8 de maio de 1891, pelo Decreto 233, tornado-se município inde-pendente de Cantagalo, com sede no povoado da Tha-pera, que passou a se chamar Vila de Duas Barras.

A riqueza e o desenvolvimento vieram com o cul-tivo do café, quando chegou a possuir a segunda maior plantação do Estado do Rio, ocasião em que surgiram as fazendas centenárias e os famosos barões do café.

Contando com quatro distritos: Duas Barras (1º), Monnerat (2º), Fazenda do Campo (3º) e Vargem Gran-de (4º), por seu clima ameno e relevo privilegiado, é responsável pela produção de toda água que consome, contando com inúmeras cachoeiras e nascentes.

EXPEDIENTEAs informações deste tablóide são de inteira responsabilidade da Prefeitura Municipal de Duas Barras.Texto e fotografias: Elis e Reinaldo Rocha by Mundo Digital. Diagramação: Thiago Valente. Edição: Editora Jornal da Região Ltda.

Controle Interno em favor da transparência

Procuradoria

Criada por força da Lei 948/2008, de autoria do Executivo e aprovada pelo Legislativo, o Controle Interno da Prefeitura de Duas Barras é ele-vado à categoria de secretaria, o que lhe garante total autonomia e inde-pendência em suas ações.

Sob comando da secretária Ana Emília Soares Silveira, auxiliada pela auditora contábil Luciana Hu-guenin Araújo e pelo auditor jurí-

dico Alexandre Farah de Medeiros, a equipe vem trabalhando em con-formidade com a nova legislação para tornar, cada vez mais eficaz e imparcial, a fiscalização das ações que vêm sendo implementadas na administração.

Dentre as atribuições de res-ponsabilidade da Secretaria Mu-nicipal de Controle Interno está a de garantir o cumprimento dos

princípios constitucionais que re-gem a administração pública. Esses princípios estão elencados no ar-tigo 37 da Constituição Federal.

Além disso, o órgão é um im-portante aliado do povo no papel de fiscalizador das ações públicas, agindo como se fosse um Tribunal de Contas Municipal.

Em outras palavras, isto quer dizer que cabe à Secretaria Munici-pal de Controle Interno tornar-se um elo entre a fiscalização exercida pe-lo Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Câmara Municipal e a ad-ministração municipal, por terem os mesmos objetivos legais, que é o de, em nome da sociedade em geral, ates-tar que os recursos públicos estão sendo legal e moralmente aplicados, garantindo total transparência para todas as ações realizadas com esta finalidade pela Prefeitura.

o prefeito nos atos executivos relati-vos à desapropriação, alienação e aquisição de imóveis pelo município, e nos contratos em geral; participar de inquéritos administrativos e dar-lhes orientação jurídica conveniente; manter atualizada a coletânea de leis municipais, bem como a legislação federal de interesse do município; defender o município em processos judiciais em tramitação em todas as instâncias judiciais e proporcionar

assessoramento jurídico aos órgãos ligados à municipalidade.

No desempenho do seu papel, a Procuradoria Jurídica de Duas Barras tem contribuído para se tornar um importante instrumento em defesa da legalidade e do cumprimento da jus-tiça, auxiliando o prefeito em todas as instâncias de sua competência e ga-rantindo a tomada de decisões mais sensatas em favor da coletividade e do bem-estar de todos os bibarrenses.

Sob comando do procurador Car-los Gustavo Soares Silveira e dos sub-procuradores Ademir Macedo Abrahão Júnior, Rodrigo Táboas e Sávio Verbi-cário (que atua junto ao Departamen-to Pessoal), cabe à Procuradoria Jurí-dica do município assessorar direta-mente o prefeito em suas decisões em que envolvem diretamente os interes-ses da municipalidade, além de repre-sentar, em juízo ou fora dele, os direi-tos e interesses do município.

Zelando pelo reto cumprimen-to das leis em vigor no país, seja na esfera da União, do estado e do mu-nicípio, cabe aos procuradores total empenho no cumprimento das funções para as quais foram designados.

Além disso, cabe também à Pro-curadoria: promover a cobrança ju-dicial da dívida ativa do município ou de quaisquer outras dívidas que não forem liquidadas nos prazos legais; redigir projetos de leis, justificativas de vetos, decretos, regulamentos, con-tratos e outros documentos de natu-reza jurídica; assessorar diretamente

A criação da Secretaria de Controle Interno garantiu mais transparência e controle das contas públicas

Cabe à Procuradoria Jurídica defender os interesses do município e garantir a

legalidade das ações do Executivo

Governo fazendo história 3DBDuas Barras Prestação de ContasJornal da Região | Maio de 2011Governo fazendo história

FAZE

ND

A /

PRE

V D

UA

S BA

RRA

S

A Constituição Federal pro-mulgada em 5 de outubro de 1988 determinou a adoção de várias pro-vidências com o objetivo de mora-lizar a administração pública e cor-rigir distorções que vinham ocor-rendo, tais como: a contratação de servidores sem concurso público, a adoção de regimes jurídicos diferen-tes para servidores que exerciam as mesmas funções, entre outras.

Diante deste quadro, foi de-terminado aos municípios a cria-ção de um regime jurídico único para os servidores públicos esta-tutários (com direito à estabilida-de), o que garantiu, em Duas Bar-ras, a criação do Instituto de Apo-sentadoria e Pensão de Duas Bar-ras (IAPDB), pela lei 527/93. Com isso, o município não teria mais a obrigação de contribuir para o INSS

Fazenda:

Fazenda Francisco Carlos Rodrigues, a Fa-zenda tem conquistas como: manutenção do pagamento, em dia, do funcionalismo, apo-sentados e pensionistas; pagamento do 13º salário em duas cotas, sendo a primeira no mês de junho e a segunda em dezembro; ga-rantia do pagamento das férias e outros di-reitos dos servidores municipais, incluindo aqueles que exercem cargos de confiança; amadurecimento do relacionamento com fornecedores e prestadores de serviços, que também passaram a receber seus pagamen-tos via depósito bancário; reestruturação da forma de atuação da Secretaria de Fazenda, com a compra de novos equipamentos e com-putadores para agilizar o atendimento; in-

vestimento na formação da equipe de traba-lho através da realização de cursos de trei-namento específicos; cumprimento, em dia, dos repasses e obrigações patronais junto ao INSS, Prev Duas Barras e outros; realização dos pagamentos dos precatórios pendentes deixados pela administração anterior, o que também merece destaque.

Essas e outras medidas vêm garantindo o equilíbrio das contas públicas da adminis-tração municipal, aumentando, significati-vamente, a arrecadação de impostos, com saldo positivo ao final de cada ano e, conse-quentemente, favorecendo a aprovação das contas do Executivo junto ao Tribunal de Contas do Estado, entre outras conquistas.

garantindo o equilíbrio das contas públicas

Visando garantir a implantação de uma nova política fazendária e fiscal no município e a melhoria no atendimento à comunidade com o equilíbrio das contas públicas, de acordo com a Lei de Responsabili-dade Fiscal (LRF), a Prefeitura de Duas Barras determinou que fosse realizado um amplo trabalho de re-estruturação da Secretaria Munici-pal de Fazenda.

A ideia garantiu o pagamento, rigorosamente em dia, do funcio-nalismo público, aposentados, pen-sionistas e contratados; a continui-dade da política de bom relaciona-mento e respeito com os fornece-dores da Prefeitura, que vêm sendo tratados como parceiros do poder público, recebendo, em dia, pelo seu trabalho; a implantação de uma nova política fiscal que visa agilizar o recebimento de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ou-tros tributos, mantendo a política de renegociação das dívidas ativas em aberto; a imediata renegociação das dívidas deixadas pela adminis-

Prev Duas Barras O servidor em primeiro lugar(Instituto Nacional de Seguro Social), fican-do com a responsabilidade de garantir as aposentadorias e pensões por morte ou in-validez de seus servidores.

Atendendo pelo nome de Prev Duas Bar-ras, depois de 18 anos de fundação e com a tomada de uma série de medidas determinadas pelo Governo Municipal, que viu a necessida-de de adequar a entidade para enfrentar os novos desafios, o instituto chega aos dias de hoje com plena saúde financeira e uma nova postura administrativa, refletindo o resultado de um sério trabalho implementado pela di-retora-presidente Jussara da Silva Souza, com apoio de uma equipe de profissionais e servi-dores que atua na instituição.

As mudanças realizadas pelo governo, ga-rantindo leis que vêm fortalecendo e corrigindo os rumos da instituição, têm garantido ao Prev Duas Barras a conquista de inúmeros certificados aos seus gestores, em atendimento à Resolução CMN 3.506/2008 e do tão sonhado Certificado de Regularidade Previdenciária (que poucos mu-nicípios conquistaram), credenciando a entidade como instituição séria e que está em dia com su-as obrigações legais em todos os sentidos.

Com a implantação desta nova política administrativa, o Prev Duas Barras totaliza hoje uma reserva técnica de R$ 8.554.054,54 aplicados em bancos.

Em recente reunião no Ministério da Pre-vidência, em Brasília, o Prev Duas Barras, junta-mente com membros da Associação Estadual de Previdência Municipal (Aepremerj), onde o mu-nicípio tem assento em seu segundo mandato, participou de um encontro com o secretário de Políticas da Previdência Social, Leonardo Gui-marães, quando foi entregue um documento com as reivindicações dos institutos do estado do Rio de Janeiro. O documento contém temas ligados à estruturação do atendimento pelo INSS; limi-te de gastos dos gestores com atividades admi-nistrativas; revisão da concessão de empréstimos aos segurados; e previdência complementar pa-ra os servidores públicos.

Tendo como prioridade a valorização do segurado da entidade, o Prev Duas Barras, totalmente informatizado, tem condições de garantir a concessão de benefícios, aposen-tadorias e pensões em menos de 30 minutos, bastando, para isso, que o servidor apre-sente toda a documentação exigida.

Sob comando de Jussara Souza, o Prev Duas Barras tem garantido presença junto à Aepremerj e nos eventos de interesse previdenciário

tração anterior junto aos órgãos do Estado, da União e da iniciativa pri-vada, o que garantiu a retomada do crédito; a garantia de repasses em dia dos pagamentos relacionados às obrigações da Prefeitura junto à Câ-mara Municipal, o Prev Duas Barras e outros órgãos; a manutenção da política de repasses das subvenções, em dia, às entidades sem fins lucra-tivos, tais como: Apae, Pestalozzi, Clube de Mães, Sociedade Musical 8 de Dezembro, entidades esporti-vas, entre outras, que confirmaram as conquistas que garantiram a re-tomada da credibilidade da Prefei-tura de Duas Barras.

Sob o comando do secretário de

Sob comando do secretário Francisco Rodrigues (D), a Fazenda atua com uma equipe motivada

Tesouraria garante o pagamento de fornecedores por depósito bancário

4 DB Duas Barras Prestação de ContasJornal da Região | Maio de 2011 Governo fazendo históriaGoverno fazendo história

GO

VERN

O

Ligada diretamente ao Gabinete do Prefeito, a Secretaria de Governo, Administração, Planeja-mento e Desenvolvimento, sob o comando da secre-tária Sônia Amélia Dugin Pagnuzzi Araújo, tem se mostrado bastante articu-lada no enfrentamento dos inúmeros desafios próprios da administração pública, sendo responsável pela coordenação das demais secretarias da administra-ção municipal.

Para fazer frente aos inúmeros desafios, a se-cretaria conta com uma ampla equipe de trabalho que atua junto ao Depar-tamento Pessoal e de Re-cursos Humanos, sob o comando de Miriam Tos-tes, que é responsável pe-lo atendimento direto ao funcionalismo municipal; a Coordenadoria de Defe-sa Civil (Comdec), sob o comando de Sérgio Abib, que é responsável pelos contingentes da Guarda Municipal, Defesa Civil e Guarda Ambiental; a Di-visão de Protocolo e Ar-quivo, sob o comando de Josias Cruz; a Divisão de Patrimônio e Almoxarifa-

do, sob o comando de Gui-lherme Salgado, que tam-bém é responsável pela prestação de contas dos bens patrimoniais e ma-teriais de consumo, que, por cumprir a legislação em vigor, tem garantido ao Governo Municipal a certificação plena, por par-te do Tribunal de Contas do Estado (TCE); os de-partamentos de Apoio Administrativo dos Dis-tritos de Fazenda do Cam-po, sob o comando de João Ricardo Rodrigo Veloso, o Cacaio, e Vargem Grande, sob o comando de Antônio Cândido de Oliveira Si-queira, o Candinho; o De-partamento de Licitações e Compras, sob o coman-do de João Paulo de Souza Pacheco; o Departamento Administrativo; o Depar-tamento de Informática e a Divisão de Processamen-to de Dados.

Com o objetivo de definir um espaço ade-quado para o setor de Arquivo Público, um no-vo local foi definido jun-to ao galpão da Prefeitu-ra, onde já funciona a Divisão de Patrimônio e Almoxarifado.

AdmistraçãoPlanejamento

Desenvolvimento

O Departamento Pessoal e de Recursos Humanos, sob o comando de Miriam Tostes(C), e assessoria do sub-procurador Sávio Verbicário

Auxiliada por Tânia Jasmim, a secretária

de Governo, Sônia

Amélia(D), atua na

coordenação das demais

secretarias da administraçãoDivisão de Protocolo e

Arquivo, com Josias Cruz

Nos Departamentos de Apoio Administrativo dos Distritos de Fazenda do Campo João Ricardo Veloso, o Cacaio, e Vargem Grande, Antônio Cândido, o Candinho

Ubirajara Blanco atua junto ao gabinete do prefeito

No desenvolvimento de Projetos Institucionais, Pedro Moreira

Na Divisão de Patrimônio e Almoxarifado, Guilherme Salgado

No Departamento de Licitações e Compras João Paulo de Souza Pacheco

Na Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec), Sérgio Abib, conta com apoio de Everardo Lessa

Governo fazendo história 5DBDuas Barras Prestação de ContasJornal da Região | Maio de 2011Governo fazendo história

ESPO

RTE

e LA

ZER

/ A

GRI

CULT

URA

Por ser um município onde a base da economia ainda gira em torno da agropecuária, o Governo de Du-as Barras, através da Secretaria de Agricultura, sob comando do secretário Nauto Serafim, juntamente com apoio de sua equipe, vem realizando um amplo e sério trabalho de fortalecimento do homem do campo, em especial o produtor rural, através do estabelecimento e implantação de inúmeras políticas públicas que têm garantido importantes conquistas.

Para que esse trabalho aconteça de forma séria e gradual, tem sido de fundamental importância a reali-zação de parcerias com a Secretaria Estadual de Agri-cultura e Pecuária, em especial com a Emater-Rio, atra-vés do escritório local de Duas Barras, além do Minis-tério da Agricultura e demais órgãos e entidades que atuam no setor agropastoril.

Por intermédio da Emater, tem sido possível realizar o ‘Projeto de Microbacias’, que beneficia pelo menos quatro comunidades; a aprovação de crédito fundiário; a liberação de financiamento agropecuário para os produtores; o aces-so ao projeto Rio Genética, do Governo do Estado, com a aquisição de matrizes selecionadas e que visam a melhoria da produção leiteira, entre outras ações.

AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS Para agilizar o acesso e atendimento às diversas co-

munidades rurais, o Governo Municipal garantiu a compra de um veículo utilitário zero quilômetro para melhor aten-der às demandas da secretaria. Com isso, a frota, que já conta com dois tratores com implementos agrícolas, três retroescavadeiras e uma ensiladeira, que atende ao Progra-ma de Patrulha Agrícola, ganha um importante reforço que irá auxiliar ainda mais no trabalho de limpeza pública e de ruas, que também é de responsabilidade da secretaria.

Outra preocupação tem sido o incentivo à silvi-cultura, piscicultura, produção de mudas de olerícolas e canas variadas, com especial atenção para o desen-volvimento sustentável através da educação e formação de uma consciência de defesa do meio ambiente, que tem foco na proteção dos rios, nascentes, reservatórios d’água e preservação das matas nativas.

Além disso, apoio ao produtor com aragem da ter-ra, incentivando a produção; realização de ensilamento voltado para a produção leiteira; apoio ao transporte da produção no período chuvoso; implantação do Projeto Balde Cheio, incentivando ainda mais a produção leitei-ra; regularização dos produtores junto à Receita Esta-

dual; realização de convênio com a Defesa Sanitária do estado, visando o controle sanitário do rebanho e com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), voltado à reativação da Unidade Municipal de Cadastro (UMC), objetivando a regularização do CCIR e Incra dos produtores rurais, assim como para atendi-mento ao ITR (Imposto Territorial Rural) junto à Re-ceita Federal e, finalmente, garantia de emissão do GTA diretamente na secretaria. Estas ações são, entre outras, de apoio ao produtor rural. Além disso, a Secretaria de Agricultura tem adquirido parte da produção de hoti-fruti para garantir a melhoria na alimentação escolar.

Todo esse trabalho tem sido avaliado e respaldado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que se reúne periodicamente para analisar os assuntos de interesse na área da agricultura.

CONTEXTO: Historicamente, a principal ativi-dade rural no município é a cafeicultura, que tem perdi-do espaço para outros empreendimentos, como a silvi-cultura, em área plantada, e para pecuária leiteira, em geração de emprego. As atividades de floricultura, fru-ticultura, olericultura, equideocultura e avicultura são outras que têm ajudado nessa diversificação.

Apoio ao produtor rural,uma prioridade que merece destaque

Com a criação da Secretaria de Esporte e Lazer, Marcos Antônio Fernandes, o Bananei-ra, passa a ser o primeiro a assumir a pasta, tendo como principal desafio reorganizar o es-porte em todo município. O secretário, tão logo tomou posse, tratou de confirmar em seus cargos a equipe que vinha atuando no setor por entender que, apesar das dificuldades, um trabalho sério vinha sendo realizado. Com isso, o professor Carlos Alberto, o Beto, continua à frente da chefia do Departamento de Esporte e Lazer, atuando especialmente em Monne-rat, com apoio de Manoel de Jesus, o Juninho. Na sede do município, Geraldo Veloso continua na direção da Divisão de Esporte e Lazer, com apoio de Marcelo Arouca e Paulo Turque.

Empossado, imediatamente procurou manter contatos com a cúpula da Secretaria Estadual de Esporte, sob o comando de Márcia Lins, em busca de estabelecer parcerias em favor do esporte municipal.

Entre as primeiras iniciativas, Bananeira adiantou que a secretaria apoiou a realização da Copa da Amizade, em parceria com o Monerá Futebol Clube, e, na sequência, estará realizando o Campeonato Municipal de Futebol de Campo.

ESPORTE e LAZER - Governo cria Secretaria

No comando da nova secretaria, Marcos Fernandes tem como desafio dinamizar o esporte no município

Trabalhando em equipe, o secretário Nauto Serafim (sentado a esq.), no comando da Agricultura, prioriza o atendimento ao produtor rural

Além do reforço na ampliação da frota com a compra de tratores e retroescavadeiras para melhor atender ao produtor, o secretário vem dialogando com diversos parceiros, a exemplo do Inea

Na equipe, continuam os professores Beto, em Monnerat (E) e Geraldo Veloso, em Duas Barras

A compra de uma Saveiro vem ajudando a agilizar o atendimento à comunidade

6 DB Duas Barras Prestação de ContasJornal da Região | Maio de 2011 Governo fazendo históriaGoverno fazendo história

SAÚ

DE

Apesar das inúmeras dificuldades na área de saúde em todo o país, a Pre-feitura de Duas Barras, através da Secre-taria de Saúde, sob comando do médico ginecologista Luiz Gonzaga, com apoio de uma ampla equipe de profissionais, vem conseguindo realizar importantes investimentos no setor, priorizando ações na área da saúde preventiva, sem deixar de lado a saúde curativa.

Com a construção do novo centro cirúrgico, seguido da compra de novos equipamentos e instrumental cirúrgico, o setor de saúde do município ganhou mais mobilidade e autonomia.

A luta em busca de recursos para o setor de saúde do município teve início desde o primeiro mandato do atual go-verno e vem tendo alguns êxitos ao lon-go dos anos. Destaque para a construção do novo centro cirúrgico, uma das me-didas mais esperadas pela comunidade; a desmunicipalização do hospital, que passou para gestão da Associação Santo Antônio, sem fins lucrativos; e a reforma do único hospital do município.

Após a desmunicipalização do hos-pital, a prioridade do governo passou a se concentrar na construção da nova po-liclínica (R$ 1.989.762,12); compra de

mais equipamentos hospitalares (R$ 890 mil); reforma geral do Hospital (R$ 1.230.409,83), que deverá ser concreti-zada ainda este ano.

Além dessas medidas de grande im-portância para a saúde da população, o governo confirma para este ano a conclu-são das obras da Policlínica Victorino Araújo de Barros, que irá concentrar o atendimento ambulatorial e aliviar o aten-dimento hospitalar. Outro passo impor-tante foi a implantação de uma unidade do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em Duas Barras.

Nos últimos anos, várias conquistas também foram verificadas, tais como: re-abertura dos postos de saúde da zona ru-ral; construção do novo Serviço de Pronto Atendimento de Monnerat (SPAM); in-vestimento na saúde preventiva com a im-plantação do PSF de Fazenda do Campo e definição das novas instalações do PSF de Monnerat; reforma nos postos de saúde de Holofote, Fazenda do Campo e Vargem Grande; compra de um veículo tipo furgão de 15 lugares, com recursos devolvidos pe-la Câmara; constante reabastecimento da farmácia de distribuição gratuita; contra-tação de novos médicos e profissionais, ampliando a oferta de especialistas; im-

Investindo em saúde preventiva Inauguração do

PACS, reforma do hospital, compra

de veículos, construção de

policlínica e Saúde da Família

Vitória: em Monnerat, a comemoração de um ano de atuação do PSF garante saúde de qualidade

Ao lado da diretora do hospital, Teresinha, o secretário Luiz Gonzaga confirma reforma do hospital

Com a inauguração do novo centro cirúrgico, inúmeras cirurgias estão sendo realizadas

Ciso Nacyr Chicayban e Fernanda Oliveira auxiliam na assessoria da Secretaria de Saúde

Crianças recebem atenção especial por parte da Sáude de Duas Barras

plantação do consultório oftalmológico; parceria com o Governo do Estado visando a conquista de uma ambulância semi-UTI; reforma do Centro de Reabilitação de Du-as Barras; aquisição de um eletrocardiógra-fo para o SPAM de Monnerat; aquisição, com o Governo do Estado, de veículo furgão para 15 passageiros; compra de vários equi-pamentos hospitalares: autoclave horizon-tal (superior a 45 Litros); microscópio; aparelho semiautomático para bioquímica; incubadora neonatal (recém-nascidos); microscópio cirúrgico; oftalmoscópio; as-pirador cirúrgico elétrico móvel; mesa ci-rúrgica; aparelho de anestesia; caixa para instrumental; carro de emergência com desfibrilador/cardioversor; monitor de sinais vitais; oxímetro de pulso; ventilador pul-monar; cama hospitalar tipo Fawler; incu-badora de transporte; eletrocardiógrafo; oxímetro de pulso; vídeolaparoscópio; apa-relho móvel de raios-X; cadeira odontoló-gica completa; aparelho de raios X odon-tológico; monitor e detector fetal; balança antropométrica; contador de células; otos-cópio; instrumentais inoxidáveis de vide-oparoscópio; monitor de sinais vitais; apa-relho de ultrassonografia, entre outros.

Além dessas conquistas, a Prefeitu-ra de Duas Barras confirmou que, após a inauguração do novo centro cirúrgico, foram realizadas, pela Secretaria de Saú-de, um total de 542 cirurgias e gastos um

total de R$ 199.965,85 para a realização de 2.349 exames.

Também foram desenvolvidos pelo PSF de Fazenda do Campo e Monnerat a distribuição de preservativos durante o carnaval; encontro com gestantes para discussão de vários assuntos; participa-ção no Dia Internacional da Mulher; di-versas campanhas para vacinação da po-pulação; comemoração de um ano do PSF de Monnerat; comemoração da Semana de Enfermagem; promoção do Dia Na-cional de Combate ao Fumo; criação e reunião do Grupo contra o Tabagismo; realização de palestras sobre combate às DST/Aids; gincana sobre combate às do-enças da água; e comemoração do Dia das Crianças.

Vale lembrar que em cada unidade do Saúde da Família atua um médico, uma enfermeira, um técnico de enfer-magem e sete agentes comunitários.

Além disso, outras ações e eventos foram realizadas pelo PACS, com destaque para a distribuição de preservativos du-rante o Carnaval; comemoração do Dia Internacional da Mulher; campanhas de vacinação; participação no Encontro de Meio Ambiente; implantação do Programa de Saúde Mental; encontro de gestantes e realização de diversos cursos. Nesta uni-dade atua uma enfermeira, um vacinador e 13 agentes de saúde.

Governo fazendo história 7DBDuas Barras Prestação de ContasJornal da Região | Maio de 2011Governo fazendo história

CULT

URA

e T

URI

SMO

HOMENAGEM: Um dos principais acontecimento da fes-ta de aniversário de Duas Barras

este ano será a inauguração da estátua de Martinho da Vila, situada no Mirante Vale Encantado, que foi prometida pelo prefeito durante recente show do

cantor na cidade. Assinada pelo consagrado caricaturista Ique, o monumento, que ganhou apoio do Governo do Estado, é uma homenagem do Governo Municipal em nome do povo bibarrense.

A festa de aniversário dos 120 anos de emancipação do município, que também home-nageia Martinho da Vila, vem

sendo organizada pela Secreta-ria de Cultura e Turismo, sob comando de Ca-mila Ponce, que, juntamente com toda sua equi-pe, tem a responsabilidade de promover a cul-tura e o turismo no município. Isso acontece através da realização de uma série de ativida-des e pelo cumprimento do Calendário Oficial

de Eventos, que contou, ao longo do último ano, com: realização da Festa do Folclore (encontros de Folias de Reis - em Duas Barras e Monnerat); organização do Carnaval; realização da festa de aniversário de emancipação do município; En-contro de Motociclistas; festa da padroeira de Duas Barras (que teve Show de Martinho da Vi-la); festa da padroeira de Monnerat (com show de Elymar Santos); incentivo ao teatro (com apresentação de ‘60 - O musical’); realização do Concerto de Natal (com a banda Campesina Fri-burguense); promoção do réveillon (festa de pas-sagem de ano). Também foi promovido o curso do Planseq Turismo para formação de orientador turístico, recreador, operador de telemarketing e garçom; realização do inventário das casas tomba-

das pelo patrimônio histórico; promoção do Cine-ma Popular Cacá Diegues; continuidade do projeto

Música na Praça; incentivo e apoio às festas das co-munidades, tais como: rodeio e festa de Nossa Senhora

do Carmo, no distrito de Fazenda do Campo; festa de Santo Antônio, no povoado de Bom Jardim; festa de Nos-

sa Senhora Aparecida, no Quilombo; festa de São Se-bastião, em Vargem Grande. Além disso, foi feita a

ampliação do Mirante Vale Encantado; reforma do Museu de Arte Sacra; implementação do Có-digo de Postura; incentivo ao projeto do Cine-

teatro; e a conquista de recursos, através do Padec, no valor de R$ 110 mil, para a aquisição de novos

equipamentos para o cinema.

Martinho da Vila Patrimônio Cultural de Duas Barras

Trabalhando na criação da estátua, o caricaturista Ique dá, com seu toque de magia, forma à homenagem

Trabalhando em equipe, a secretária Camila Ponce garante a realização dos projetos de sua pasta

A realização de um amplo inventário recupera a documentação de parte do acervo histórico de Duas Barras

Um dos principais projetos da secretaria, que depende do repasse de recursos, vai garantir a construção da nova Casa da Cultura, que contará com um Cineteatro e espaço para o acervo histórico-cultural de Duas Barras, em especial de Martinho da Vila

Um sarau na Casa da Cultura, com Martinho da Vila, marca a visita dos angolanos

8 DB Duas Barras Prestação de ContasJornal da Região | Maio de 2011 Governo fazendo históriaGoverno fazendo história

MEI

O A

MBI

ENTE

Ao longo do último ano de trabalho, foram várias as conquistas alcançadas pela Secretaria de Meio Ambiente, tais como:

1. A realização, com sucesso, do 2º Encontro de Meio Ambiente, ocasião em que foram doados para cada uma das do-ze escolas da rede municipal um compu-tador. Ao mesmo tempo, também foi re-alizado, com sucesso, o 1º Fórum de Pre-feitos da Bacia do BNG2.

2. A assinatura de convênio com o Instituto Interdisciplinar Rio Carioca para a elaboração de projetos na área de meio ambiente, contando com técnicos especializados. Com isso, foi possível a busca de recursos junto ao FUNDRHI, onde foram apresentados o projeto para a construção de duas ETEs (Estação de Tratamento de Esgoto), a serem locali-zadas no Recanto da Vitória, em Duas Barras, e no bairro Merelim, em Monne-rat, totalizando um investimento de R$

382,8 mil. E um segundo projeto que ser-virá para a aquisição de caminhão limpa-fossa completo, no valor de R$ 245 mil (foto ilustrativa).

Somados, os dois projetos irão garantir um total de R$ 627,8 mil, já aprovados pelo Consórcio do BNG2 e pelo Conselho Estadual de Meio Am-biente, com publicação em diário ofi-cial, aguardando apenas a liberação financeira dos recursos.

Outro projeto em andamento se des-tina à instalação de duas APAs (Área de Proteção Ambiental), localizadas no al-to do Rio Negro, em Fazenda do Campo, e outra no alto do Rio Resende, em Var-gem Grande. O plano de gestão do pro-jeto, no valor de R$ 126 mil, foi apresen-tado e aprovado no comitê gestor do BNG2 e encaminhado para avaliação e aprova-ção do comitê estadual.

3. Com a intervenção da secretaria,

foram assinados com a Justiça quatro Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), o que garantiu a interrupção de processos de ações cíveis em andamento contra infratores de agressão e danos ao meio ambiente, que haviam sido instau-rados pelo Ministério Público de Tutela Coletiva, dando a oportunidade de cor-rigir e recuperar os danos causados ao meio ambiente.

4. A conquista do software disponi-bilizado pelo Sisplante (Sistema de Pla-nejamento e Monitoramento Territorial), no valor de R$ 230 mil, que servirá para a elaboração de projetos futuros, dada a capacidade de recursos existentes dentro do programa.

5. A criação do Código Municipal de Meio Ambiente, encaminhada à Câ-mara de Vereadores, aprovado por una-nimidade e que irá garantir a atuação nas ações inerentes ao meio ambiente.

6. Início, em abril, do projeto ‘Café da Manhã’, reunindo as comunidades das APAs do alto do Rio Negro, em Fazenda do Campo, e do alto do Rio Resende, em Vargem Grande, para apresentação de projetos e palestras, além da confecção de abafadores de combate a incêndios, com apoio do Corpo de Bombeiros. A ideia é, não só estreitar laços com a comunidade, mas garantir mais agilidade no combate aos incêndios na zona rural.

A grande vitória é que todos os re-cursos conquistados pela secretaria, em parceria com o Estado e a União, chega-ram ao município sem a necessidade de nenhuma contrapartida por parte da Pre-feitura de Duas Barras.

Vale lembrar que já estão sendo estabelecidos contatos de preparação para a realização do 3º Encontro do Meio Ambiente, previsto para o dia 16 de se-tembro deste ano.

DesenvolvimentoSustentável

A compra de um caminhão limpa-fossa e a realização do 2º Encontro do Meio Ambiente são conquistas da secretaria, sob comando de Maurício Wermelinger (no centro acima), auxiliado por Mário Ponce, a professora Viviane e equipe

Secretaria comemora

conquista de quase

R$ 1 milhão

Foto

mer

amen

te il

ustra

tiva.

Governo fazendo história 9DBDuas Barras Prestação de ContasJornal da Região | Maio de 2011Governo fazendo história

SOCI

AL

Visando a melhoria no atendimento ao cidadão bibarrense que depende das ações da Secretaria de Assistência Social, sob comando de Armando Rosemberto de Mattos Teixeira, o Bebeto, a Prefeitura de Duas Barras, através desta secretaria, vem investindo decididamen-te no setor social do município.

Para isso, definiu como prioridade a in-formatização de todo o sistema cadastral da secretaria visando agilizar os atendimentos e melhorar cada vez mais a fiscalização, além de reforçar a transparência dos serviços pres-tados à comunidade.

Com a informatização e a definição de um cadastro social único totalmente digitali-zado, a secretaria terá condições de melhorar e agilizar ainda mais o atendimento que já vem sendo prestado à comunidade, garantindo o acesso do usuário a todos os programas dis-ponibilizados, não só pela secretaria, como através de parcerias firmadas com os governos do Estado e da União.

Neste sentido, é de fundamental impor-tância o trabalho dos técnicos que atuam na secretaria, que garantem um sério levanta-mento e identificação das demandas sociais, estabelecendo orientações precisas, conforme as necessidades. Realizar visitas domiciliares com a implantação dos programas disponíveis é de fundamental importância, bem como a realização de estudos, relatórios sociais e trabalhos de grupos.

Outra necessidade que já vem sendo aten-dida é a elaboração do Plano de Ação Promo-

cional para as famílias dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que são atendidas com cesta básica, leite, leite especial de soja, NAN 1 e 2, o que garante a suplemen-tação alimentar através de sustagem, farinha láctea e Neston. Também o atendimento com a distribuição de colchonetes e cobertores, bem como o fornecimento de óculos de grau aos portadores de necessidades especiais e ao idoso carente com fralda geriátrica, quando se faz necessário por prescrição médica, tem sido uma prioridade.

A garantia do auxílio-funeral e natalida-de, o apoio à Apae, Pestalozzi, Clube de Mães e outros, bem como a manutenção do Lar So-cial Salvador Rosa, do Centro de Convivência do Idoso de Duas Barras e Monnerat e do pos-to do Prev-Cidade (INSS), além da realização do Programa de Atendimento Integral à Fa-mília (Paif), do Programa Bolsa Família, do Programa de Erradicação do Trabalho Infan-til (Peti), do Projovem, em Duas Barras e Mon-nerat, e o programa de habitação para muní-cipes carentes, também estão sendo acompa-nhados por técnicos da secretaria.

A realização de cursos de manicure, cor-te e costura, teatro, dança de salão, artesana-to (fibra da bananeira e palha), fabricação de sabão com óleo de cozinha reciclado, inclusão digital com cursos de informática básico e montagem e manutenção em microcomputa-dor e aulas de música (cavaquinho e flauta) têm auxiliado as famílias na melhoria de ren-da e acesso ao mercado de trabalho.

Qualificação profissional garantia de futuro ao cidadão

Sustentável

A preocupação com a alfabetização dos idosos, reuniões periódicas com o CMDCA e parcerias para a realização de cursos de

artesanato fazem parte das ações do Social

A doação da Ampla para o Fundo da Criança e do Adolescente, a compra de um novo veículo e oficinas de dança para os idosos são ações comemoradas pelo secretário Armando Rosenberto e o assessor Fábio Mattos

10DB Duas Barras Prestação de ContasJornal da Região | Maio de 2011 Governo fazendo históriaGoverno fazendo história

Prioridades: formação de professores, incentivo à leitura e informatização

EDU

CAÇÃ

O Para garantir um ensino de qualidade e a formação do cidadão do futuro através do desenvolvimento de competências, a Secreta-ria de Educação, sob a liderança do professor Aílton Táboas, com apoio de uma ampla equi-pe pedagógica e um grande número de profis-sionais que atuam junto às escolas, garantiu, ao longo dos últimos anos de trabalho:

1. Informatização de todas as escolas atra-vés de recursos do Proinfo e da Prefeitura, com o mínimo de seis computadores para cada uni-dade e aquisição de todo mobiliário, disponi-bilizando computadores para facilitar o apren-dizado dos mestres e alunos da rede;

2. Realização da formação continuada de professores através de convênio estabelecido com a Uerj, aberto a professores das redes mu-nicipal, estadual e particular, revendo e atua-lizando as práticas pedagógicas;

3. Realização de cursos desenvolvidos pe-la equipe técnico-pedagógica da própria Secre-taria de Educação, possibilitando a atualização de conhecimentos;

4. Investimento na área de leitura com a realização do projeto ‘Casa do Livro’ e da Na-tureza (parceria Agroban/Vigban), e a inaugu-ração de uma biblioteca adequada às necessi-dades da rede, contendo amplo acervo literário, com projeto que atende as necessidades da co-munidade, alunos e professores, formação de dinamizadores de leitura nas escolas da rede e a participação especial da Companhia Viva;

5. Aplicação das avaliações e diagnósti-cos desenvolvidos por órgãos ligados ao Mi-nistério da Educação, tais como: Provinha Brasil e Prova Brasil, bem como atendimento às solicitações do EducaCenso, que atualiza o Ideb do município;

6. Criação do Centro de Apoio Psicope-dagógico Especializado, que garante apoio às escolas da rede, promovendo e auxiliando o

processo de inclusão dos alunos com necessi-dades especiais através do trabalho realizado por psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedago-gos, musicoterapeutas, entre outros, extensi-vos às famílias;

7. Adesão ao programa Escola Ativa, do Ministério da Educação, que já conta com a adesão de quatro escolas da rede, que visa ca-pacitar professores das escolas rurais;

8. Investimento e melhoria no setor de Nutrição Escolar, acompanhando e orientan-do a confecção de cardápios que garantam o valor nutricional dos alimentos oferecidos aos alunos, com a supervisão de nutricionistas;

9. No setor de Transporte Escolar, uma especial atenção ao atendimento dos alunos que residem mais distante dos núcleos esco-lares, na zona rural e em áreas de difícil aces-so, com a recente aquisição de um ônibus es-colar, através de parceria com os governos do Estado e da União;

10. Garantia de transporte totalmente gratuito para outros municípios aos alunos de Duas Barras que buscam formação técni-ca e superior;

11. Realização de um concurso público que garantiu a definição do quadro permanente de professores que atuam no primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental.

Cabe esclarecer que a Secretaria de Edu-cação de Duas Barras, atenta às determinações do Ministério da Educação, cumpriu, em tem-po hábil, a realização do Plano Municipal de Educação; Plano de Cargos e Salários; Pro-posta Curricular; Plano de Ação Articulada; Projeto Político-Pedagógico de cada unidade escolar; implantação do Conselho Municipal do Fundeb; aderiu ao Plano Nacional de De-senvolvimento e, finalmente, definiu o Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE) de cada unidade de ensino.

A conquista de um ônibus escolar dinamizou ainda mais o transporte dos alunos das redes municipal e estadual

Por determinação do prefeito, foi realizada a compra deste veículo para atender as necessidades da secretaria

A secretaria, sob comando de Aílton Táboas (D), avançou na área de formação e no cumprimento das exigências do Ministério da Educação (MEC)

Formação foi uma das prioridades do secretário com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do ensino em Duas Barras, o que garantiu a parceria com a Uerj

Priorizando investimentos em favor da leitura, o projeto ‘Casa do Livro e da Natureza’ (parceria Agroban/Vigban) e a inauguração da biblioteca na sede da secretaria

Governo fazendo história 11DBDuas Barras Prestação de ContasJornal da Região | Maio de 2011Governo fazendo história

TRA

NSP

ORT

E

Dentro da política estabelecida pelo Go-verno Municipal, a Secretaria de Transporte, sob comando do secretário Márcio José Chagas, vem dando prosseguimento às metas estabelecidas pelo Programa de Recuperação da Frota. Esse programa prevê a realização de leilões, que vêm sendo coordenados pelo funcionário Gilson Jo-sé de Deus, que tem por objetivo a venda dos veículos e equipamentos sucateados da Prefei-tura, com recursos destinados ao reforço do cai-xa visando a compra de novos veículos.

Outra forma de atender ao programa vem sendo a busca de recursos diretamente pelo pre-feito através de emendas parlamentares ou de parcerias estabelecidas com os governos do Es-tado e da União, o que vem garantindo, ao longo do último ano, a compra de vários veículos, den-

tre os quais: uma patrol (que não era trocada há quase 30 anos); duas retroescavadeiras; quatro caminhões; uma pickup Saveiro; um rolo com-pactador; quatro roçadeiras costal e um arado.

Outra prioridade da secretaria tem sido a recuperação e manutenção das estradas vicinais, com a realização de aterro, ensaibramento e terraplenagem, favorecendo ao morador e pro-dutor da zona rural no escoamento de sua pro-dução; construção de novas vias; limpeza e re-cuperação de bueiros; correção de traçado de algumas estradas; recuperação e construção de pontes; roçado, entre outras melhorias. Com este trabalho, já foram beneficiadas as comu-nidades de Mata-cobra, Fazenda da Serra de Baixo, Santana, São João, Rosário, São João da Pedra, Desterro, entre muitas outras.

Ampliando a frota e recuperando estradas

A compra de equipamentos pesados, como retroescavadeiras, vem garantindo

um melhor atendimento à comunidade

Depois de praticamente 30 anos, com as dívidas saneadas e uma melhor gestão pública, foi possível,

para o governo realizar a compra de uma nova patrol

A substituição dos velhos caminhões por novos garantiu a melhoria na qualidade do atendimento aos serviços da municipalidade

A realização dos leilões possibilitou o reforço do caixa para a compra de novos veículos

O trabalho da Secretaria de Transporte, sob comando de Márcio Chagas, tem priorizado a compra de novos equipamentos e melhoria de estradas

Uma nova frota de veículos leves reforçou e melhorou o atendimento das secretarias municipais

12DB Duas Barras Prestação de ContasJornal da Região | Maio de 2011 Governo fazendo história

OBR

AS

e D

ISTR

ITA

L Obras garantem mais qualidade de vida

A Secretaria de Obras, sob comando de José Henrique Lopes da Silva, o Zique, com apoio de sua equipe, vem rea-lizando e acompanhando inúmeras obras em várias locali-dades do município. Na sede: construção da policlínica; obras de acréscimo no Bar do Pórtico de entrada da cidade; colocação de grades em frente à capela mortuária; constru-ção de duas novas pontes na Rua Doutor Feliciano Sodré e reforma da passarela no Loteamento Castelo.

Em Fazenda do Campo, acontece a construção de sete casas populares; e acréscimo no vestiário do Boa União Futebol Clube.

No quarto distrito, Vargem Grande, um ginásio po-liesportivo foi entregue e várias ruas serão calçadas.

Em Monnerat, contando com apoio da Secretaria Distrital, sob comando de Amanda Hoeltz e equipe, e do vice-prefeito Marcos Serpa, o Kinka, onde o governo tem dado total prioridade devido ao crescimento acelerado do segundo distrito, três obras estão acontecendo na Rua Antônio Pereira da Silva: o asfaltamento da via, a cons-trução da Secretaria Distrital e a construção de 23 casas

populares; continuidade do asfaltamento da Rua Júlio Werneck, que garante acesso à RJ-116, próximo ao Posto dos Carreteiros, com a construção de uma ponte no local; construção de quadra coberta de esportes no Loteamen-to Bonanza; instalação da torre de celular; asfaltamento da Rua Waldemar de Oliveira e instalação de um telecen-tro na Praça Viúva Monnerat.

O governo trabalha ainda para garantir: iluminação pública da Rua Doutor Feliciano Sodré, no Baú, na se-de e em Quatro Encruzilhadas; reforma total da quadra de esportes de Holofote, com colocação de alambrado e cobertura; melhorias no vestiário do Império Futebol Clube, em Fazenda do Campo; construção de um galpão industrial na sede; construção de uma pista de skate em Monnerat; instalação de três academias ao ar livre em Duas Barras e Monnerat; reforma do Mirante Vale En-cantado; reforma do Museu de Arte Sacra; construção de um parque infantil em Holofote; instalação de um refeitório na usina de reciclagem e calçamento da Rua Estelita Pagnuzzi Guimarães.

Na área de obras, o destaque fica por conta da construção do prédio anexo à Prefeitura, que melhor irá atender à comunidade

A quantidade de abrigos instalados pela Prefeitura ultrapassa mais de 40 unidades em todo município

Uma obra de grande importância na área social: construção de 23 casas em Monnerat

Pequenas e grandes obras, a exemplo das grades em frente à capela mortuária, vêm fazendo a diferença no governo de Duas Barras

A construção da quadra no loteamento Bonanza, em Monnerat, garantiu mais lazer para a comunidade

Com apoio de sua equipe, o secretário Zique vem realizando um sério trabalho à frente da secretaria

Contando com a assessoria de Luiz Plácido, o vice-prefeito acompanha as obras da sede da Distrital

Obras de asfaltamento em várias localidades de Monnerat garantem mais qualidade de vida, a exemplo da Rua Waldemar de Oliveira

A instalação de um telecentro irá garantir inclusão digital e acesso à internet

Ginásio do 4º distrito, Vargem Grande, uma grande obra em favor do esporte

A construção da ponte no Baú atende a um antigo sonho da comunidade

A construção da ponte em Monnerat garante o acesso da comunidade à RJ-116