jnc edição 68

16
Ano VII - Edição 68 - Mensal - Dezembro Saúde Evite a dengue no Verão Horóscopo Passatempo Os sapatos também ganharam a cor da estação Final de ano pede mais concentração Educação Entretenimento Moda Jornal Julho 2010 CS4.indd 1 4/12/2012 14:33:38

Upload: cristiane-fernandes

Post on 20-Feb-2016

270 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

jornal de variedades e notícias da Zona Norte de São Paulo

TRANSCRIPT

Ano VII - Edição 68 - Mensal - Dezembro

SaúdeEvite a dengue no Verão

HoróscopoPassatempo

Os sapatos também ganharam a cor da estação

Final de ano pede maisconcentração

Educação

Entretenimento

Moda

Jornal Julho 2010 CS4.indd 1 4/12/2012 14:33:38

Editorial Pág.02Editorial

Editor Responsável: Cristiane C.Silva; Arte e Diagramação: Gabriela Cristina: Estagiário Jornalismo Luiza Delanieze; Jornalista Responsável Maria da Graça FSN / E - mail: [email protected]; Fones: 2204-0302 / 2991-7244/ CNPJ: 08.321.091/0001-79

O Jornal Notícias da Comunidade é uma publicação da JR Editora Ltda. - Impressão e Acabamento: Neograf.Os artigos e matérias publicados, são de responsabilidade de seus autores. Tiragem : 20.000 exemplares

Julia Lamas

Zona Norte perdeu para ela mesma

Há 223 anos, o escritor, fi lósofo, diplomata e advogado – Conde Joseph-Marie de Maistre, disse que “cada povo tem o governo que merece”. Frase célebre mais atual – impossível!Senão, vejamos: quando os munícipes têm a oportunidade de “virar a mesa” e escolher seus representantes, os quais, segundo as leis, os defenderão em seus direitos enquanto cidadãos, preferem deixar “a mesa” empoeirada, apodrecida, enferrujada, e até quebrada.Esse é o quadro recém-pintado pelos moradores da Zona Norte, que no último pleito, sequer elegeram um representante para legislar em prol da Região. E ainda querem ter o direito de reclamar. De quê? Para quem? Por quê? Como dizem, a Zona Norte está do outro lado do rio e, devido a essa situação geográfi ca, mais distante do Centro. Fácil de ser esquecida. E seus moradores fi zeram questão de deixá-la exatamente assim: esquecida e isolada. E perderam, mais uma vez, a oportunidade de saírem do ostracismo.Diante desse quadro apático, antipatriótico, funesto, lúgubre, abissal, inconsequente, pintado pelos moradores da Zona Norte, só resta fazer coro com o conde francês, ratifi cando suas palavras. E, a partir de então, a Região deve, simplesmente, aceitar o que os legisladores “concederem” em benefício. Calada e pacifi camente. Sem reclamar. Porque não fi zeram valer um de seus mais importantes e preciosos direitos: o da escolha.Até 2016!

Jornal Julho 2010 CS4.indd 2 4/12/2012 14:33:40

Pág.02 Pág.03SaúdeEvite a dengue no Verão, Estação

de maior incidência de casos

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo chama a atenção de todo os munícipes para a prevenção da dengue, que é uma doença grave e mata.

É preciso que todos se organizem, se empe-nhem para evitar adoecer, e façam cada um sua parte para evitar a transmissão. Então, feche sua casa para esse mosquito, eliminando água acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas ou pneus, além de manter a caixa d’água bem fechada.

Em caso de suspeita de dengue (febre, dor de cabeça, dores no corpo e atrás dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo), procure imediatamente um dos serviços de saúde. Não se automedique.

Outras informações: www.saude.sp.gov.br ou 3397-2000

Se for para o interior, atenção ao aparecimento de taturanas

São muitas as formas e cores que as taturanas podem ter e o acidente acontece quando alguém encosta a pele nas cerdas ou espinhos, já que as taturanas não picam.

PREVENÇÃONo verão, as taturanas costumam aparecer em árvores nativas ou frutíferas. Cuidado ao colher frutas ou manusear folhas e gravetos, lembrando sempre que o uso de luvas evita o acidente. Atenção especial deve ser dada às crianças que

costumam subir em árvores e colocar as mãos nas taturanas.QUANDO PICADO

Qualquer que seja o tipo de taturana, o contato com as cerdas pontiagudas faz com que o veneno contido nos espinhos seja injetado na pessoa. A dor na maioria dos casos é intensa, do tipo queimação. Pode aparecer também inchaço, vermelhidão e íngua.Um tipo de taturana, conhecida como lonomia, pode causar, além das alterações no local do contato, alteração na coagulação sanguínea, sangramento em gengiva, urina ou outras regiões do corpo. Raramente pode complicar com parada de funcionamento dos rins (insuficiência renal) ou sangramento mais intenso.

PRIMEIROS SOCORROSLavar bem o local com água corrente e fazer compressas frias com água ou gelo aliviam a dor na maioria dos casos. Assim como nos outros acidentes, não adianta colocar sobre a queimadura nenhum produto químico ou orgânico (café, folhas, pasta de dente, gasolina, etc). Levar a taturana para identificação da espécie ajuda a distinguir a lonomia das outras lagartas, pois neste caso, pode ser necessário o uso de soro para neutralizar o efeito do veneno.

ONDE ENCONTRAR Todos os soros para tratamento dos acidentes humanos por animais peçonhentos são distribuídos gratuitamente pelo Ministério da Saúde para hospitais credenciados. No Estado de São Paulo, a lista dos pontos estratégicos para o atendimento dos acidentes por animais peçonhentos está disponível no site: www.cve.saude.

Jornal Julho 2010 CS4.indd 3 4/12/2012 14:33:42

Subprefeituras Pág.04

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Mu-nicipal de Assistência Social, entregou à população da Zona Norte, a Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Em funcionamento desde abril, o prédio possui, em seus

440m², total acessibilidade para idosos com mobilidade reduzida. Nos banhei-ros há barras de proteção e também um elevador.

Com capacidade para acolher até 30 pessoas, essa Unidade abriga atualmente 21 idosos, sendo 14 homens e 07 mulheres, que recebem cuidados em período integral por uma equipe composta por 25 funcionários, entre assistentes so-ciais, orientadores socioeducativos, agentes operacionais, cozinheiras, psicó-logo e enfermeira. A Instituição também realiza mensalmente atividades para promover a qualidade de vida dos idosos, com visitas agendadas aos pontos turísticos da Cidade, apresentações culturais, oficinas semanais de artesanato, além de recreação intelectual e esportiva que incluem jogos de dama, xadrez e dominó.

Todas as unidades da Rede Socioassistencial da Prefeitura garantem aos ido-sos atendidos a possibilidade de viverem com total conforto, recebendo toda a atenção e os cuidados necessários, uma vez que os acolhidos não dispõem de condições para permanecer na família, estão com os vínculos fragilizados ou rompidos, ou até mesmo sofreram maus tratos e perderam o cuidado.

SERVIÇO:Instituição de Longa Permanência

Rua Romão Freire, 176

Com aproximadamente 25 mil exemplares no acervo, a reforma da Biblio-teca Pedro da Silva Nava, contemplou as trocas do piso, da instalação hidráulica e elétrica, nova pintura e adaptação dos banheiros para portadores de mobilidade reduzida. Durante as obras, todos os livros permaneceram dentro de uma das salas da biblioteca, devidamente acondicionados e lacrados. Quando a reforma terminou, o acervo foi higienizado para voltar às estantes.

Na área externa foi feita a substituição total do muro por grade metálica, além da renovação do paisagismo, assentamento do piso, instalação de nova iluminação e entrada de energia no prédio, adequação para acessibilidade, revisão geral das par-tes hidráulica e elétrica e reforma do telhado.

Até o Telecentro, que funciona na Biblioteca, recebeu novo mobiliário e mais quatro computadores, totalizando agora 16 máquinas que atendem até 144 usuários/dia.

Outro beneficiado com a reforma, foi a Praça Rotary Clube de São Paulo Norte, onde foram plantadas 4,6 mil mudas sendo 2 mil de moréia branca, mil de trades-cantia, mil de lírio salmão, e 600 de vedélia. Foram feitas ainda a limpeza e lavagem da Praça, a instalação de lixeiras, e de equipamentos para a terceira idade, dentro do Projeto Cidade Amiga do Idoso.

SERVIÇO:Biblioteca Pedro da Silva Nava

Av Engenheiro Caetano Álvares esquina com rua Voluntários da PátriaAberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 16h

Mais uma Biblioteca reformada foi entregueInstituição de longa Permânencia para Idosos

Reforma nas calçadas

A Avenida do Anastácio (Pq São Domingos) recebeu serviços de re-forma de calçadas dentro do progra-ma Passeio Livre, com melhorias de acessibilidade. Entre os trechos que também ganharão novas calçadas, es-tão as ruas Luis Elias Atiê, Milante, Willis Robert Banks, Inácio Luis da Costa, Professor Benedito Alarico de Castro Borelli e Luis Elias Atiê.

Com base na lei aprovada no início deste ano, agora não só o proprietário do imóvel, mas também o locatário (comercial ou residencial) é responsável pela manutenção e conservação da calçada na frente do imóvel, sob pena de multa. Também são exigidas ram-pas de acessibilidade e largura mínima de 1,20m, possibilitando a passagem de cadeirantes e de pessoas com dificuldade de locomoção.

Jornal Julho 2010 CS4.indd 4 4/12/2012 14:33:44

Pág.04

Com aproximadamente 25 mil exemplares no acervo, a reforma da Biblio-teca Pedro da Silva Nava, contemplou as trocas do piso, da instalação hidráulica e elétrica, nova pintura e adaptação dos banheiros para portadores de mobilidade reduzida. Durante as obras, todos os livros permaneceram dentro de uma das salas da biblioteca, devidamente acondicionados e lacrados. Quando a reforma terminou, o acervo foi higienizado para voltar às estantes.

Na área externa foi feita a substituição total do muro por grade metálica, além da renovação do paisagismo, assentamento do piso, instalação de nova iluminação e entrada de energia no prédio, adequação para acessibilidade, revisão geral das par-tes hidráulica e elétrica e reforma do telhado.

Até o Telecentro, que funciona na Biblioteca, recebeu novo mobiliário e mais quatro computadores, totalizando agora 16 máquinas que atendem até 144 usuários/dia.

Outro beneficiado com a reforma, foi a Praça Rotary Clube de São Paulo Norte, onde foram plantadas 4,6 mil mudas sendo 2 mil de moréia branca, mil de trades-cantia, mil de lírio salmão, e 600 de vedélia. Foram feitas ainda a limpeza e lavagem da Praça, a instalação de lixeiras, e de equipamentos para a terceira idade, dentro do Projeto Cidade Amiga do Idoso.

SERVIÇO:Biblioteca Pedro da Silva Nava

Av Engenheiro Caetano Álvares esquina com rua Voluntários da PátriaAberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 16h

Jornal Julho 2010 CS4.indd 5 4/12/2012 14:33:47

Pág.06Registrado

Este mês, o recém-chegado Comandante do CPA/M-3 – Cel PM Felix, passou pela redação da JR Editora, que publica os periódicos Revista Mega Mais e Jornal da Comunidade, com a finalidade de conhecer a direção e agradecer o apoio incondicional que recebe. “Assim que cheguei ao comando, tomei conhecimento desses dois veículos que vocês publicam, e que tanto têm auxiliado na divulgação dos trabalhos realizados pela Polícia Mi-litar. Quero, em meu nome e em nome do Comandante Geral da Polícia Militar, agradecer a você – Júlia – e

toda sua equipe”, comentou o Comandante.

Visita à redução

Em vista das centenas de reclamações feitas pelos comerciantes/associados, o diretor-superintendente da ACSP-Distrital Norte – João Bico – tomou a iniciativa de preparar essa palestra, para que todos tivessem a oportunidade de dirimir suas dúvidas.Para isso, João Bico convidou Subprefeitos e engenheiros da Prefeitura, os quais estão habilitados para orientar e esclarecer sobre as obrigações de cada um dos munícipes, seus direitos e deveres, os prazos a serem cumpridos, as multas e os prejuízos, sobre cada um dos temas.Esse evento aconteceu na UniSant’Anna, e lotou o Auditório. Depois das explanações, os presentes puderam questionar a mesa, sobre suas dúvidas.

Cidade Limpa, Cadan e Calçadas

Em sessão solene realizada no Colégio Cermac, a Associação Amigos do Mandaqui e a Câmara Municipal de São Paulo, comemoraram o aniversário desse importante Distrito da Região, além de parabenizarem autoridades civis e militares, além de empresários e lideranças que, de alguma maneira, contribuem para o progresso e o bem-estar dos munícipes.

OS AGRACIADOSReceberam o diploma “Voto de Congratulações”, os homenageados:

• dr José C. Afonso – Delegado de Polícia do 38º DP;• TenCel PM Wagner R.R.Soares – Comte do 47º BPM/M;• Cap PM P. C. Gomes – Comte da 2ª Cia do 47º BPM/M;• Ten Caetano – Corpo de Bombeiros;• José F.Gianonni – Subprefeito de Santana/Tucuruvi/Mandaqui;• João Bico de Souza – Diretor-Superintendente da ACSP-Distrital Norte;• Lourdes P. Freitas – Presidente do Conseg Vl Amália;• Cilene Trajano – Coordenadora da AMA Lauzanne Paulista;• Mª José C.G.P.Soares – Coordenadora do MICA;• Márcio P. Gomes – Panificadora Ultramarino;• Fernando C. Paiva – Dart Pães & Doces;• Taxistas do Ponto nº 0977 na Pça Joaquim Lopes;

Festividades de aniversário e de condecorações

Além da festa e um delicioso bolo em comemoração aos 51 anos de criação da Associação Mutirão do Pobre, a presidente pediu a colaboração de todos na compra de bilhetes para sorteio pela loteria federal. Para os três primeiros ganhadores, os premios serão: um televisor 50”, um micro e um DVD. “Toda a arrecadação será em prol da manutenção da Entidade”, explicou a presidente.

Para colaborar ou obter outras informações: 2240-3619

Amigos do Multirão

Solenidade de Formatura do PROERD

Programa Educacional de Resis-tencia às Drogas e à Violência, desenvolvido pela Polícia Mi-litar do Estado de São Paulo, e ministrado gratuitamente dentro das escolas (públicas e particu-lares), o PROERD promoveu grande evento de formatura, no anfiteatro da Associação Paulis-ta de Cirurgiões Dentistas.Dezesseis instrumentistas da 1ª

Sessão do Corpo Musical da Polícia Militar, abrilhantaram esse evento, que contou – também – com grande surpresa para os formandos: um minishow com o mascote do PROERD e com a Priscila, do Bom Dia & Cia.Compuseram a mesa para a realização dessa festividade, o Comte do 9º BPM/M – Cel PM Garcia; o Comte da 1ª Cia do 9º BPM/M – Cap PM André; e os diretores das escolas presentes.Naquela ocasião, 520 alunos de cinco escolas (três municipais e duas estaduais), fizeram o juramento de serem multiplicadores do PROERD. Foram condecorados os alunos que redigiram a melhor redação sobre o PROERD, e seus diretores.

Coral ‘Vozes do Caminho’

O lançamento do 3º CD desse Grupo, aconte-ceu na Sede do Grupo Espírita ‘Manoel Bento’ - GEMB, com auditório lotado. Intitulado “Cura, Senhor!”, esse novo trabalho tem, entre outras, as músicas ‘Oração de São Francisco’, ‘Gente Humilde’, ‘Jesus Cristo’, A Padroeira’, ‘Sal da Terra’. A sugestão é para que a família se reúna

em oração (cantar é rezar duas vezes), e tenha alguns minutos de paz e reflexão.Quem ainda não adquiriu esse CD, basta ir ao GEMB na rua Alfredo Pujorl, 77, ou acessar: www.coralvozesdocaminh.com.br.

Jornal Julho 2010 CS4.indd 6 4/12/2012 14:33:49

Meio Ambiente Pág.07

Solenidade de Formatura do PROERD

Programa Educacional de Resis-tencia às Drogas e à Violência, desenvolvido pela Polícia Mi-litar do Estado de São Paulo, e ministrado gratuitamente dentro das escolas (públicas e particu-lares), o PROERD promoveu grande evento de formatura, no anfiteatro da Associação Paulis-ta de Cirurgiões Dentistas.Dezesseis instrumentistas da 1ª

Sessão do Corpo Musical da Polícia Militar, abrilhantaram esse evento, que contou – também – com grande surpresa para os formandos: um minishow com o mascote do PROERD e com a Priscila, do Bom Dia & Cia.Compuseram a mesa para a realização dessa festividade, o Comte do 9º BPM/M – Cel PM Garcia; o Comte da 1ª Cia do 9º BPM/M – Cap PM André; e os diretores das escolas presentes.Naquela ocasião, 520 alunos de cinco escolas (três municipais e duas estaduais), fizeram o juramento de serem multiplicadores do PROERD. Foram condecorados os alunos que redigiram a melhor redação sobre o PROERD, e seus diretores.

Coral ‘Vozes do Caminho’

O lançamento do 3º CD desse Grupo, aconte-ceu na Sede do Grupo Espírita ‘Manoel Bento’ - GEMB, com auditório lotado. Intitulado “Cura, Senhor!”, esse novo trabalho tem, entre outras, as músicas ‘Oração de São Francisco’, ‘Gente Humilde’, ‘Jesus Cristo’, A Padroeira’, ‘Sal da Terra’. A sugestão é para que a família se reúna

em oração (cantar é rezar duas vezes), e tenha alguns minutos de paz e reflexão.Quem ainda não adquiriu esse CD, basta ir ao GEMB na rua Alfredo Pujorl, 77, ou acessar: www.coralvozesdocaminh.com.br.

Combustível ecologicamente correto nos ônibus da Cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, vinculada à Secretaria Municipal de Transportes (SMT), apresentou o novo modelo de trólebus - ônibus movido a energia - que co-meça a circular na Capital. Com 15m de comprimento, esse veículo é inédi-to no País e tem maior capacidade de transporte: leva 96 passageiros. O mo-delo é o 93º de um lote de 140 novos

veículos que farão parte da renovação da frota de trólebus.Com tecnologia inteligente, o novo trólebus, chamado de Millenium -3, possui

espaço reservado para a instalação de baterias no teto que permitirá ao veículo, autonomia para percorrer de três a cinco quilômetros sem necessitar da energia da rede elétrica aérea onde está ligado. Além disso, existem faixas refletivas na parte externa, corredores mais largos que permitem melhor circulação, saídas de emergência e espaços reservados para cadeirantes, andador e cão-guia.

Esse modelo complementa as novas tecnologias que estão sendo testadas para reduzir a emissão de poluentes no ar de São Paulo. Dentre as alternativas, des-tacam-se os ônibus movidos à bateria, que devem começar a circular em fase de teste até o fim do ano, biodiesel, energia elétrica, diesel de cana-de-açucar, e etanol.

Programa Ecofrota

Com o objetivo de diminuir a emissão de poluentes no ar da Capital, a Prefeitura criou o Programa Ecofrota, que reduzirá a utilização de combustíveis fósseis na Cidade. Com o início do Programa, todos os ônibus movidos por algum tipo de tecnologia limpa são identificados por um selo com a marca Ecofrota e o tipo de combustível utilizado. Dos 15 mil ônibus da frota paulistana, 13.391 foram renova-dos na atual gestão. Destes, 1.700 já utilizam combustível ecologicamente correto. Fazem parte da frota 190 trólebus que percorrem 137km de cabos, divididos em 11 linhas, e transportam diariamente 210 mil passageiros.

Jornal Julho 2010 CS4.indd 7 4/12/2012 14:34:12

Jornal Julho 2010 CS4.indd 8 4/12/2012 14:34:15

Pág.09SaúdeDia Mundial de combate à AIDS

Deficiência no sistema imunológico, associada à infecção pelo vírus da imunode-ficiência humana HIV (Human Immunodeficiency Virus), a aids provoca aumento na susceptibilidade a infecções oportunistas e ao câncer.

Como é transmitida?- o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente trans-missíveis e alguns tipos de hepatite;- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;- transfusão de sangue contaminado;- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Como tratar da aids?Atualmente a terapia com os chamados “antiretrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunas, redução da mor-talidade e aumento da sobrevida dos pacientes. Você sabia que...A aids não é transmitida pelo beijo, pelo abraço, pelo toque, pelo compartilhamento dos talheres, pela utilização do mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próxi-mo, seja ele ou não soropositivo.(fonte: Ministério da Saúde)

Com a proximidade das férias, Pró-Sangue pede doações

Fundação precisa de todos os tipos sanguíneos

A Fundação Pró-Sangue enfrenta queda nos estoques de sangue. Por isso, está pedindo que a po-pulação doe sangue, principal-mente para que ela possa atender o aumento da demanda com a chegada das festas de final de ano e das férias.Neste momento, o estoque de bolsas de sangue do tipo O nega-tivo está em patamar de emergên-cia. A reserva de bolsas do tipo A negativo, B negativo e O positivo

já estão no nível crítico.Para doar, o indivíduo precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e ali-mentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar um documento original com foto.

Outras informações: www.prosangue.sp.gov.br ou pelo fone 0800-5503000.

Jornal Julho 2010 CS4.indd 9 4/12/2012 14:34:17

Agenda Pág.10

Tenda do Trabalhador na Vl Maria

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, por meio das Uni-dades Móveis do CAT – Centrais de Atendi-mento ao Trabalhador, estará atendendo até dia 28 de dezembro, na Praça Novo Mundo, s/nº.Essa Tenda do Trabalhador oferecerá servi-ços de intermediação de mão de obra, emis-são de Carteira de Trabalho, habilitação do Seguro Desemprego, inscrições para cursos

oferecidos pelo POT- Programa Operação Trabalho, entre outros. Tudo de graça.

O atendimento será das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Oportunidades para jovens

A Secretaria do Emprego e Re-lações do Trabalho, disponibi-liza diversas oportunidades de aprendizagem para jovens entre 14 e 24 anos que estejam regu-larmente matriculados no En-sino Técnico do Centro Paula

Souza. Estas vagas são do programa “Aprendiz Paulista”, uma par-ceria da SERT com o Centro que administra o Ensino Técnico no Estado.

Outras informações: www.emprego.sp.gov.br

Prêmio ‘Mário Covas’

As inscrições para a 9ª edição des-se Prêmio, estão abertas até dia 20 de dezembro/2013, cujo objetivo é identificar e valorizar práticas que aprimorem a qualidade dos serviços públicos no Estado de São Paulo.Serão 60 finalistas em quatro cate-gorias distintas: Inovação em Ges-tão Estadual, em Gestão Munici-pal, Cidadania em Rede e Governo Aberto. Podem participar servido-

res e empregados públicos dos três poderes do Estado de São Paulo; servidores e empregados públicos municipais que trabalhem em iniciativas conduzidas em colaboração com o Governo do Estado de São Paulo; usuários de centros gratui-tos de inclusão digital, como o Acessa SP e cidadãos.

Outras informações: www.premiomariocovas.sp.gov.br

Natal no Gelo

Uma pista de patinação no gelo, ficará sob a ponte Octávio Frias de Oliveira de 08 a 23 de dezembro, para todos que quiserem patinar. E de graça.A Secretaria Municipal de Esportes fornece-rá os equipamentos de proteção e os patins. Além disso, instrutores estarão a postos para

atender os munícipes, todos os dias das 09 às 18h.

Jornal Julho 2010 CS4.indd 10 4/12/2012 14:34:20

Moda/Beleza Pág.11

Oportunidades para jovens

A Secretaria do Emprego e Re-lações do Trabalho, disponibi-liza diversas oportunidades de aprendizagem para jovens entre 14 e 24 anos que estejam regu-larmente matriculados no En-sino Técnico do Centro Paula

Souza. Estas vagas são do programa “Aprendiz Paulista”, uma par-ceria da SERT com o Centro que administra o Ensino Técnico no Estado.

Outras informações: www.emprego.sp.gov.br

Verão/2013: os sapatos também ganharam a cor da Estação

Apresentados na 44ª edição da Francal 2012 – Feira Inter-nacional da Moda em Calçados e Acessórios, a tendência de sa-patos serão os colors blocking - contraste de cores para os pés.

Os sapatos bi ou tricolores re-metem à elegância em preto e branco eternizada por Chanel. Esses modelos variam entre o black and white até as mais in-críveis combinações de cores. Veremos rasteirinhas e sandálias

altíssimas misturando cores fortes. Teremos também a mistura de tons pas-téis nos calçados, aliando a tendência dos tons candy à do color block.

Mas, atenção: a produção não pode ficar exagerada. Você terá que combi-nar os sapatos color block com roupas mais discretas e básicas, como bran-co, nude, marrom, preto, azul marinho. E quando você tiver vontade de usar jeans e uma blusinha básica, os sapatos color block farão toda a diferença! Eles deixam qualquer look básico mais fashion e atual.

Natal no Gelo

Uma pista de patinação no gelo, ficará sob a ponte Octávio Frias de Oliveira de 08 a 23 de dezembro, para todos que quiserem patinar. E de graça.A Secretaria Municipal de Esportes fornece-rá os equipamentos de proteção e os patins. Além disso, instrutores estarão a postos para

atender os munícipes, todos os dias das 09 às 18h.

Jornal Julho 2010 CS4.indd 11 4/12/2012 14:34:24

Solenidade Pág.12

Premiação Disque-Denúncia 2012

O Teatro Raul Cortez na FecomércioSP foi o palco da 12ª edição desse Prêmio, capitaneado pelo Instituto São Paulo contra a Violência e pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Foram agraciados:•Polícia Civil

DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) – dr. Jorge Carlos Car-rasco; DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania) – dr.Dejar Gomes Neto; as 1ª e 8ª DECAP (Delegacia Seccional de Polícia) – drs. Kleber A.T.Alhale e Carlos T. da Silva; a DEMACRO (Delegacia Seccional de Santo André) – dr.Guederson Ferreira; o DEINTER-3 (Departamento de Polícia Judiciária do Inte-rior) – dr. Valmir E. Granucci.

•Prêmio-DestaquesDEMACRO-S.B.Campo – dr. Reinaldo Castello; DEINTER-2 – dr. Licurgo N. Costa; 1º BPC – TenCel PM Nivaldo C. Restivo; 31º BPM – TenCel PM Walmir C. Leite.

•Polícia Militar5º BPM/M – TenCel.PM Carlos A. Paulino; 22º BPM/M – Mj PM Galdino V.Silva Neto; 47º BPM/I – Mj PM Altamiro Castro Fº; 8º BPM/I – Mj PM Cícero B. Silva; 17º BPM – TenCel PM Silvio L. F. Nassaro; 1º BPA – TenCel PM Maurício M. Rodrigues.

•Menção HonrosaEquipe da PM no disque-denúncia – Cap PM Fem Lilian C. Machado; equipe da Polícia Civil no disque-denúncia – dr. João F. Crusca; equipe SP contra a Violência no disque-denúncia – sr. Mário V. Royo.

•Homenagens EspeciaisConseg-Estadual pelo trabalho de divulgação do disque-denúncia – sr. Evaldo R. Coratto; IML-Centro de Perícias – dr. Jorge P. de Oliveira; IC-Núcleo de Perícias Criminalísticas-Santos – dr. João Alves Neto.

Jornal Julho 2010 CS4.indd 12 4/12/2012 14:34:29

Educação Pág.13=

Final de Ano pede maior concentração

Embora todos já estejam em clima de festas e de férias, alguns estudantes ainda precisam se concentrar para evitar perda de ano. A temida e reconhecida repetição.

Esse também é o momento de pais ou responsáveis redobrarem sua paciência e deixarem para “brigar” com seus filhos depois que as provas finais e as de recuperação terminarem.

É hora de união entre todos. É hora de readequar e reorganizar ho-rários de estudos, e até mesmo das aulas particulares, se preciso for.

Alguns especialistas dizem que os estudantes que ficaram em re-cuperação, devem dividir seu tempo entre os estudos, o descanso e a diversão, para impedir o estresse e diminuir a ansiedade.

Vale lembrar, também, que esse “susto” deverá ser evitado nos pró-ximos anos, para que as festas futuras não sejam afetadas. Para isso, gostem ou não, queiram ou não, todos juntos: pais ou responsáveis, alunos e até seus irmãos, precisarão organizar uma agenda exclusiva para os estudos.

Depois disso...às merecidas férias!

Jornal Julho 2010 CS4.indd 13 4/12/2012 14:34:30

Gastronomia Pág.14

Bares goumert: deliciosa opção de boteco-restaurante

Seguindo a tendência das tascas portuguesas, dos gastropubs britâni-cos e das brasseries fran-cesas, alguns empresá-rios brasileiros já imple-mentaram essa novidade aqui no Brasil.

Mistura de comida de restaurante com am-biente de bar, o diferen-cial dos gastrobares, é a presença de um chef de

cozinha. É a alta gastronomia servida a preços convidativos e num ambiente in-formal. Tanto que é possível degustar cada um dos pratos preparados, no balcão.

Comer bem, num lugar informal e interativo, além ter um chef pronto a prepa-rar seu prato preferido, o qual deve ser, preferencialmente, simples e bem elabo-rado. Essa é a proposta dos gastrobares que vêm agradando até os executivos que procuram, durante as refeições, ‘desligar’ os problemas do escritório, e saborear – sem compromisso – um cardápio bem diferenciado.

Com essa novidade, agora o lema é comer bem e pagar pouco. Bom apetite!

Espetinho Brasileiro com Farofa

Ingredientes•Espetinhos: 400 g de carne-se-ca cozida, 200 g de abóbora em cubos pequenos, 200 g de queijo de coalho em cubos pequenosóleo para untar•Farofa: 01 colher (sopa) de óleo, 01 cebola picada, 02 sa-chets de temperos e sabores para

carnes, legumes e arroz, 01 xícara (chá) de farinha de mandioca crua

Modo de Preparo•Espetinhos: Corte a carne-seca em cubos pequenos. Reserve. Cozinhe a abóbora imersa em água por cerca de 15 minutos. Escorra a água e reserve. Em um espeto de madeira para chur-rasco, intercale pedaços de carne-seca com cubos de abóbora e de queijo coalho. Coloque em assadeira untada e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 25 minutos. Vire os espetos na metade do tempo.•Farofa: Numa frigideira grande aqueça o óleo e refogue a ce-bola. Junte o tempero e a farinha de mandioca e misture bem. Sirva a farofa com os espetos.

Jornal Julho 2010 CS4.indd 14 4/12/2012 14:34:33

Entretenimento Pág.15

Horóscopo PassatempoÁries – Seus modos excêntricos lhe farão conquis-tar uma nova pessoa. Aproveite os bons momentos.Touro – Seu modo extrovertido lhe fará tomar a iniciativa em um novo romance, que lhe trará bons momentos.Gêmeos – Esta pode ser a época ideal para ter uma nova relação afetiva. Se aproxime mais das pesso-as.Câncer – Procure ser mais aberto e claro em seus relacionamentos.Leão – Melhorar sua forma de expressar os senti-mentos para a pessoa amada pode melhorar muito sua relação.Virgem – Seu companheiro está inseguro quanto a você. Procure dedicar mais tempo à ele para me-lhorar a relação.Libra – Ser carinhoso e estar sempre ao lado da pessoa amada irá ajudar a superar os momentos de crise.Escorpião – Novas descobertas a respeito dos de-feitos da pessoa amada lhe farão ter que se esforçar bastante para superá-los.Sagitário – Grandes emoções estão a caminho. Viverás bons momentos ao lado de seus amigos e familiares neste mês.Capricórnio – Sua forma impulsiva de lidar com as situações trará problemas para quem está ao seu lado.Aquário – Não confiarás na pessoa amada para dividir seus problemas, fazendo-a sofrer ao te ver triste.Peixes – Encontrarás novamente uma pessoa que lhe fez sofrer muito no passado, o que levantará muitas dúvidas.

abeiramento - adverbializar - baritono - cachear - crasso - decapitação-desencordoar - impermeabilizar - iterar - molificar - negligenciar - pilhe-riar - redar - reperguntar

Jornal Julho 2010 CS4.indd 15 4/12/2012 14:34:34

Jornal Julho 2010 CS4.indd 16 4/12/2012 14:34:37