jornal informe - edição 68

8
INFORME GRANDE FLORIANÓPOLIS 21 17º T empo H oje REDE DE JORNAIS PÁG A08 PÁG A08 PÁG A11 PÁG A07 PÁG A12 PÁG A05 TERÇA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2012 . ANO 1 . N O 68 - | http://issuu.com/jornal_informe | @jornalinforme | jornal-informe Mobiliza-se para promover saúde e ambiente Avaí enfrenta o América em Natal Quatro novas localidades atendidas a partir de junho PROERD participa da Reunião técnica do Plano Integrado FUNCIONAMENTO NORMAL PARA ORGANIZAR O CENTRO Prefeitura aguardava nova reunião com sindicato, empresários e TRT ainda ontem ZONA AZUL CAMINHÃO DO PEIXE DIVULGAÇÃO/INFORME Reúne milhares de mulheres na Catedral de Florianópolis MARCHA DAS VADIAS

Upload: rede-de-jornais-informe-cacador-grande-florianopolis

Post on 18-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Diário da Grande Florianópolis

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Informe - Edição 68

INFORMEGRande FloRianÓPolis

21 17ºTempo Hoje

Rede de JoRnais

PÁG a08

PÁG a08

PÁG a11

PÁG a07

PÁG a12

PÁG a05

teRça-FeiRa, 29 de maio de 2012 . aNo 1 . No 68 - | http://issuu.com/jornal_informe | @jornalinforme | jornal-informe

Mobiliza-se para promover saúde e ambiente

avaí enfrenta o américa em natal

Quatro novas localidades atendidas a partir de junho

PRoeRd participa da Reunião técnica do Plano integrado

FunCionaMento noRMal PaRa oRGaniZaR o CentRoPrefeitura aguardava nova reunião com sindicato, empresários e TRT ainda ontem

Zona aZul CaMinhão do PeiXe

diVulGação/inFoRMe

Reúne milhares de mulheres na Catedral de Florianópolis

MaRCha das Vadias

Page 2: Jornal Informe - Edição 68

http://issuu.com/jor nal_infor me | @jor nalinfor me | jor nal-infor me | e-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro48 3240-9643

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

COMERCIAL: Ivon Matoso

48 3240-9643

EDIÇÃOEduardo Bisotto48 3240-9643

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Rede de Jornais

Informe

TIRAGEM 4 mil

CONTATORua General Eurico Gas-par Dutra, nº952 Bairro

Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

A 02

eduardo BisottoteRça-FeiRa, 29 de maio aBRiL de 2012

eduardo FRase do dia

“Quem aspira a glória de uma verdadeira popularidade preferirá o elogio do coração ao da palavra”. Sêneca

Contra o povo

Contra o povo 2

em Brasília

Contra o povo 3

ironman

ironman 2

demagogiaE na falta de uma pauta decente e de fatos políticos que consigam

colocar em evidência uma candidatura cada vez mais fragilizada, o vereador João Amin (PP) e o deputado Cesar Souza Júnior (PSD) foram “a Brasília em busca de soluções”. Obviamente não trouxeram nada de concreto, pere-grinaram por gabinetes obscuros de burocratas de segundo escalão, tiraram umas fotos e voltaram alardeando o feito. É a cada dia mais patética a falta de habilidade políticos dos filhos dos pais.

SuperdotadosA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) iniciou nesta

segunda-feira (28) um curso de capacitação de 70 horas na área de Altas Habi-lidades/Superdotação – modalidade à distância, dirigido a sessenta profissionais ligados às 36 Gerências Regionais de Educação (Gered), entre eles, integradores de Educação Especial e Diversidade, professores, gestores e assistentes técnicos.

Superdotados 2O objetivo do curso, programado até o dia 5 de agosto, é difundir

políticas públicas; apresentar estratégias para a identificação, atendimento e desenvolvimento de alunos com indicativos de altas habilidades; discutir práticas pedagógicas e promover condições necessárias para que os alunos desenvolvam e potencializem suas habilidades; e divulgar o trabalho do Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação (Naah/s) de Santa Catarina, instalado no campus da FCEE.

Superdotados 3Está de parabéns a FCEE. Afinal, a falta de políticas especiais de tratamento

para crianças superdotadas é um dos principais gargalos da educação pública bra-sileira. Compare-se com os Estados Unidos: qualquer moleque identificado com Q.I acima da média já vai parar na faculdade com 10, 12 anos. Isto impede que talentos fiquem pelo caminho, por absoluta incapacidade de adaptação em meio a outras crianças em um nível intelectual bem abaixo do seu próprio.

Superdotados 4Para não dizer que isto só ocorre em país de primeiro mundo: o Irã

adota a mesmíssima política, com o refino de separar os alunos pelo tipo de habilidade. Não a toa tem sido reconhecido como celeiro de talentos em matemática. Mais uma vez, parabéns a FCEE pela iniciativa de tratar os diferentes de formas diferentes.

Uma coisa são greves no setor pri-vado. Aí é uma questão de foro

privado envolvendo apenas emprega-dos e empregadores. Cabem a uns e

a outros encontrarem uma solução. Outra, completamente diferente, são greves do setor público. Neste caso não estamos falando de foro privado.

A greve não é contra um governo em específico. É contra o povo que paga o salário dos grevistas e que precisa destes serviços essenciais.

Uma constatação histórica: o regime de 1964 criou um caldo cultural repressivo que acabou por desembocar num clima de vale tudo pós Constituinte de 1988. O que antes era apenas proibição virou liberação geral. E aí os parâmetros foram se perdendo. Esta greve do transporte coletivo de Florianópolis é um caso típico. Afinal, não é o atual prefeito ou seu grupo político que estão sendo prejudicados. São centenas de milhares de florianopolitanos que precisam do transporte coletivo diariamente para trabalharem, irem para as aulas, dirigirem-se a hospitais, enfim, para o direito mais elementar de um cidadão, o direito de ir e vir.

Já passou da hora de um político de coragem abrir o debate sobre a proibição de greves em setores essenciais para a população. Se-gurança pública, saúde, educação, transporte coletivo. São setores em que a greve deveria ser inadmissível. Afinal, ninguém coloca uma arma na cabeça de um professor, policial, médico, enfermeiro ou motorista de ônibus e o obriga a trabalhar nestes setores. Trabalha quem quer. Usar a posição privilegiada de prestador de um serviço essencial para gerar o caos e chantagear toda a comu-nidade é coisa de bandidos. Pura e simples. E uma distorção inaceitável do direito de greve.

Ninguém discute a importância da realização do IronMan em Florianópolis para a divulgação da imagem da cidade para o mundo. Agora, algumas coisas precisam ser revistas. No domingo havia concurso na capital. Mais de 16 mil inscritos, mais de 40 mil envolvidos. E aí que não foram poucos os candidatos que simplesmente não conseguiram chegar aos locais de prova graças ao trânsito caótico que se instalou na capital com as vias fechadas para a execução do IronMan.

Falhou gravemente a direção da COMCAP, afinal, o evento estava marcado a um tempão. Mas não foi apenas o concurso da COMCAP que ficou prejudicado. A cidade simplesmente parou em diversos horários graças ao trânsito com pistas a menos. Com um dos piores trânsitos do país, cada vez mais lento, Florianópolis não pode se dar a certos luxos. Hora de todos os envolvidos pararem e pensarem no que fazer no próximo ano.

Governador Raimundo Co-lombo (PSD), acompanhado do Secretário de Infra-Estrutura, Valdir Cobalchini (PMDB), cum-priu extensa agenda durante todo o dia de ontem na capital federal. Colombo parece estar adotando a mesma tática utilizada vitoriosa-mente por Cobalchini até aqui na Secretaria: já que o estado está com sua capacidade de investimen-tos esgotada, é buscar recursos na União, onde eles abundam. Santa Catarina segue esperando que o ritmo de obras executadas no go-verno Luiz Henrique (PMDB) volte ao estado.

Page 3: Jornal Informe - Edição 68

A 05

Geral teRça-FeiRa, 29 de maio aBRiL de 2012

o VeReadoR auRÉlio Valente requereu o envio de expediente ao Chefe do Poder executivo junto aos órgãos competentes, solicitando informações sobre as condições de abandono que se

encontram os sanitários (feminino e masculino) do direto do Campo nas esquinas da Rua Fúlvio aducci e heitor Blum no bairro estreito.

Funcionamento normal para organizar o CentroPrefeitura aguardava nova reunião com sindicato, empresários e TRT ainda ontem

Zona aZul

O sistema de estacionamento Zona Azul continuará funcionando mes-

mo com a greve do transporte coletivo. A prefeitura explica que o sistema de estacionamento ajuda a organizar o Centro da Capital: “Se liberarmos as vagas, a questão da rotatividade ficará prejudicada, fazendo com que menos carros possam usar os espaços” dis-se João Batista Nunes, secretário de

Transportes, Mobilidade e Terminais.Segundo João Batista, a pre-

feitura está aguardando o Tribunal

Regional do Trabalho convocar uma nova reunião entre sindicato e em-presários ainda hoje.

diVulGação/inFoRMe

diVulGação/inFoRMe

a manutenção do funcionamento da Zona azul visa não agravar ainda mais o caos no trânsito do centro da capital

Prefeito de são José, djalma Berger (PMdB

ConCuRso

Vereadores solicitam explicações do executivo

Um requerimento apresentado de maneira conjunta por vários vereado-res foi encaminhado ao presidente da Câmara de São José, Neri do Amaral (PMDB), solicitando explicações do prefeito Djalma Berger (PMDB) a res-

peito da anulação, pela justiça, do con-curso que seria realizado na Prefeitura pela empresa MMEducar. Na decisão, a Justiça entendeu que a referida em-presa não tinha as condições técnicas para a realização do concurso.

A prefeitura, em nota oficial publi-cada semana passada, pediu aos candi-datos que aguardem os desdobramen-tos da ação, já que esta é uma decisão de primeira instância e o Executivo ainda pretende recorrer.

ContRa o CRaCk

aeRoPoRto de ChaPeCÓ

Governos estadual, municipal e Federal unem esforços

obras devem estar prontas até 25 de junho

O governador Raimundo Colombo, acompanhado do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do prefeito de Florianópolis, Dário Berger, assinou nesta sexta-feira, dia 25, decreto que institui no Estado o programa "Crack, é possível vencer." O documento serve para que Santa Catarina consiga suprir uma série de pré-requisitos para a adesão for-mal ao plano federal que leva o mesmo nome. Com a medida, o Estado deve ser o quinto ou sexto a aderir ao programa que visa estruturar estratégias para a re-dução do consumo da droga – a média da tramitação para inclusão no progra-ma é de cerca de um mês. "A integração dos esforços é de fato um exercício fun-damental para o sucesso desse trabalho. A droga é a escravidão do nosso tempo. Lutar contra ela é uma ação humanitá-ria", afirmou o governador.

As ações desenvolvidas entre téc-nicos do município, Estado e Governo Federal prevêem a abertura de cinco novas unidades de acolhimento, duas delas voltadas exclusivamente para crianças e adolescente. O plano deverá colocar dois Centros de Atenção Psicos-social (CAPS) para funcionar durante 24 horas e acrescentar ao sistema atual de tratamento de dependentes da droga mais 30 leitos para adultos e 16 para o tratamento de crianças e adolescentes em hospitais da região.

Os profissionais estavam reunidos desde esta quinta-feira, dia 24, e apre-sentaram o trabalho às autoridades no evento desta tarde. “Enfrentar o crack é uma exigência dos brasileiros, do espíri-to público deste país. E aqui se unificam a vontade política e os esforços”, decla-

rou o ministro. Na área da Segurança, estão prevista quatro unidades móveis de polícia comunitária e, para setembro, a entrega dos equipamentos para realizar esse policiamento diferenciado.

A solenidade teve como intui-to apresentar os resultados dos dois dias de reuniões de quatro áreas de atuação - Saúde, Assistência Social, Justiça e Segurança - em três níveis de poder: município, Estado e União. "Com a responsabilidade de todos, vamos derrotar esse problema", disse o ministro da Justiça. O prefeito de Florianópolis, Dário Berger, destacou que a integração das ações é um passo concreto para encontrar uma solução a esse problema. O primeiro plano é Florianópolis contribuir para lançar as bases para o programa na região metropolitana e atender uma popula-ção de até um milhão de habitantes.

“Alguns países já deram a ba-talha como perdida, o Brasil não. Construímos ações integrais de combate a uma epidemia que está assolando o país e, hoje, temos um caminho a ser seguido para vencer essa epidemia”, disse o secretário de Assistência Social, Trabalho e Habi-tação, João José Cândido da Silva. O secretário explicou que a proposta ainda não tem valor definido por ser um trabalho intersetorial que envol-ve mais de um ministério, mas que os investimentos vão crescendo até 2014. Para Cândido, o diferencial das ações é colocar o dependente químico sob a atenção da saúde, do tratamento da dependência e de um trabalho para a sua ressocialização.

As obras de restauração da pista de pouso e decolagem do aeroporto Sera-fim Bertaso, de Chapecó, devem estar concluídas até o dia 25 de junho. A in-formação foi repassada pelo governa-dor Raimundo Colombo, em audiência com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pa-checo de Guaranys, em Brasília, nesta segunda-feira (28). A obra está rece-bendo cerca de R$ 12 milhões de inves-timentos, sendo R$ 9,6 do Governo do Estado e o restante como contraparti-da da Prefeitura de Chapecó.

Colombo estava acompanhado do secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, e do prefeito de Chapecó,

José Cláudio Caramori, além de lide-ranças da região e técnicos do Governo. De acordo com o relatório apresentado à Anac, as obras de pavimentação es-tarão concluídas até o dia 10 de junho e até o dia 25 estarão prontas as obras de sinalização e balizamento noturno.

O governador Raimundo Colombo pediu agilidade na liberação do aero-porto, que atendia 23 mil pessoas por mês e agora está interditado. “O aero-porto de Chapecó atende uma grande região, incluindo o Oeste de Santa Ca-tarina, norte do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná, por isso estamos fazendo todos os esforços para agilizar-mos as obras”, afirmou o Governador.

Page 4: Jornal Informe - Edição 68

FlorianópolisA 06 teRça-FeiRa, 29 de maio de 2012

JaiMe tonello, o Presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Jaime tonello participou na Casa da agronômica da

apresentação do novo modelo adotado pelo Governo para contratar uma parceria pública privada com o objetivo de construir a nova ligação entre ilha e continente.

Mobiliza-se para promover saúde e ambienteProgramação intensa na Comcap por ocasião das semanas do meio ambiente e do combate ao tabagismo e do dia do desafio. agende-se e participe!

CoMCaP

susPense ilha-Continente

diVulGação/inFoRMe

empresa investe na melhoria da qualidade de vida dos servidores

a programação inclui o evento Mundo Magnífico, no andar térreo do shopping iguatemi, com atividades para estimular vivências de preservação ambiental

Nesta quarta, dia 30, os setores de Conscientização Ambiental, Segu-

rança e Medicina do Trabalho e Serviço

Social da Comcap promovem mobiliza-ções em favor da saúde e da atividade física. Além de três aulões de ginástica

laboral no pátio da sede, às 7h, 14h e 20h, será desenvolvida uma sensibiliza-ção de combate ao tabagismo.

dia do desafio

dia Sem Cigarro Semana do meio ambiente

Junto com o Sesc, a Comcap participa de mais uma edição do Dia do Desafio. Esta é uma cam-panha mundial de incentivo à práti-ca de atividade física em benefício da saúde, promovida por meio de ações comunitárias, explica a auxi-liar de Enfermagem do Trabalho do Serviço de Medicina e Segurança

do Trabalho (Sesmt) da ComcapC-lériaEink Dias.

O evento consiste em mobilizar o maior número possível de pessoas na prática de pelo menos 15 minutos de atividade física. Em todos os locais de trabalho da Comcap devem ser incentivados os 15 minutos de ativi-dade física coletiva, além das rodas

de ginástica laboral que ocorrerão no pátio da sede.

De acordo com o gerente da Di-visão de Segurança e Medicina do Trabalho, DhanielMujica de Almei-da, a própria atividade dos auxilia-res operacionais e garis é computada nesse dia como contribuição ao Dia do Desafio.

Este ano a Semana de Combate ao Tabagismo e o Dia Mundial Sem Cigarros têm foco também nos danos ambientais provocados pelo vício. Por isso, explica a gerente da Divisão de Conscientização Ambiental da Com-cap, Glória Clarice Martins, a Com-cap vai colaborar com a programação da Secretaria Municipal de Saúde. O esquete de teatro desenvolvido pela equipe liderada por Valdinei Marques será apresentado em escolas e no Lar-go da Alfândega, no dia 31 de maio, e antecipado na quarta (30), às 7h, na sede da Comcap.

A peça, com três personagens, o BadBituca, Fumacinha e Capitã Cap-tora, aborda os malefícios do cigarro nos aspectos de saúde e meio ambiente.

A Comcap, por meio da Divisão de Conscientização Ambiental, parti-cipa entre 28 de maio e 19 de junho de eventos relacionados ao Dia Mun-dial de Meio Ambiente (5 de junho) em parceria com oito entidades: Flo-ram, Marinha do Brasil, Secretaria Municipal de Educação, Espaço In-terplay, Tribunal de Justiça, Secre-taria Municipal de Saúde, Gtea RH 08, Associação Catarinense para In-tegração do Cego (Acic).

A programação inclui o evento Mundo Magnífico, no andar térreo do Shopping Iguatemi, com ativida-des para estimular vivências de pre-servação ambiental, biodiversidade, ecossistemas naturais e responsabi-lidade social, até o dia 7 de junho.

Cine acelt promove sessão para jovens e adultos

Tonello participa de ato sobre nova ligação

O Cine Acelt junto a Biblioteca Municipal Barreiros Filho exibirá nesta 4ª feira, dia 30 de maio,a par-tir das 19 horas, uma sessão cine-matográfica que invoca os monstros interiores de todos nós.

Cinema desse tipo de gênero sem-pre sofreu preconceito no Brasil, não só dentro da mídia especializada, mas também de boa parte do público, que considera sua produção precária e mal-feita.

Esse programa pretende desmen-tir esses prejulgamentos, com seis produções que impressionam pelo apuro estético e pelo acabamento im-pecável. Nada recomendado pra quem se assunta com facilidade, ou perde o sono com imagens perturbadoras.

Informações:Fone: 3271-7914E-mail: biblioteca.continente@

gmail.com

FiLmeS A menina do algodãoDaniel Bandeira e Kleber M.Filho, 2002Behemoth Carlos G. Gananian, 2002Demônios Christian Saghaard, 2004Nocturnu Dennison Ramalho, 1998Tropel Eduardo Nunes, 2000Wragda Frederico Cardoso, 2004

O Presidente da Câmara Mu-nicipal de Florianópolis, Jaime Tonello participou na Casa da Agronômica da apresentação do novo modelo adotado pelo Governo para contratar uma parceria pública privada com o objetivo de construir a nova ligação entre ilha e continente.

O ato trata-se do proce-dimento de manifestação de interesse das empresas priva-

das, pessoas físicas, técnicos independentes além das uni-versidades, que deverão entre-gar em 60 dias projetos para melhorar o acesso à capital dos catarinenses.

O comitê criado pelo gover-no vai analisar as propostas em 120 dias para depois ser criado o termo referencia que exige um estudo de viabilidade técnica econômica e ambiental.

Page 5: Jornal Informe - Edição 68

A 07

são José teRça-FeiRa, 29 de maio aBRiL de 2012

VaCinação a Campanha nacional de Vacinação contra a Gripe foi ampliada em uma semana e agora as crianças de seis meses a 2 anos de idade, gestantes, trabalhadores de saúde e idosos (pessoas

com 60 anos ou mais de idade) têm até o dia 1º de junho para se imunizar.

Quatro novas localidades atendidas a partir de junhodessa vez, além de percorrer por quatro comunidades a mais em relação ao cronograma do mês anterior, o projeto contemplará dez localidades diferentes

CaMinhão do PeiXe

CoNFiRa a PRoGRamaÇÃo ComPLeTa

A programação do Caminhão do Peixe para o mês de junho está

extensa, iniciando nos últimos dias de maio. Dessa vez, além de percorrer por quatro comunidades a mais em relação ao cronograma do mês anterior (15 em maio e 19 em junho), o projeto contem-plará dez localidades diferentes. São elas: Centro Histórico, Avenida Beira--Mar de São José, Sertão do Maruim, Forquilhinha, Ceniro Martins, Picadas do Sul, Colônia Santana, Santos Sarai-

va, Los Angeles e Kobrasol.Para variar o cardápio, o Cami-

nhão do Peixe comercializará: filé de pescada, isca de peixe, filé empanado de pescada, ostra gratinada, filé de linguado, filé de linguado empanado, filé de côngrio rosa, tainha, caldeirada, sardinha, casquinha de siri, gordinho, linguado, camarão com casca, cama-rão descascado, camarão empanado, corvina, bolinho de siri, bolinho de ca-marão, salmão gratinado, namorado

gratinado, cação em posta, anchova em posta, tainha recheada, escondidinho de camarão e pescadinha esvicerada.

A iniciativa é da Prefeitura de São José e Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Susten-tável, em parceria com a Colônia de Pescadores Z-28 e o Ministério da Pesca e Aquicultura. Durante as cinco semanas, o projeto funcionará, a cada dia em um bairro diferente, de terça a sábado, das 7h30min às 12h.

DIA LOCAL BAIRRO29/05 Centro de Ensino Fundamental Califórnia Forquilhas

30/05 Páti o do Cati Beira Mar

31/05 Centro Ed. Municipal Morar Bem. Serraria

01/06 Páti o da Igreja Sertão do maruim

02/06 Igreja São Francisco Forquilhinhas

04/06 Páti o do Colégio Ceniro Marti ns Ceniro Marti ns

05/06 Ginásio Municipal Picadas do Sul

06/06 Páti o da Igreja Colônia Santana

07/06 FERIADO Feriado

08/06 Manutenção Manutenção

12/06 Centro Educacional Municipal Luar Serraria

13/06 Capela Sagrado Coração de Jesus Santo Saraiva

14/06 Páti o da Igreja Los Angeles

15/06 Praça de Barreiros Barreiros

16/06 Praça Eugenio Raulino Koerich Kobrasol

19/06 Frente ao Ginásio Municipal Centro Histórico

20/06 Igreja Nossa Senhora Navegantes Serraria

21/06 Enfrente ao Posto de Saúde Bela Vista

22/06 Páti o da Igreja Procasa Procasa

23/06 Igreja Santo Antonio Campinas

26/06 Igreja Santa Cruz Areias

27/06 Posto de Saúde Lisboa Forquilhas /Lisboa

28/06 Igreja Sagrados Corações Barreiros

29/06 Igreja Nosso Senhora Aparecida Roçado

30/06 Enfrente ao Colégio Barreirão Ipiranga

a importância econômica do Conhecimento

adelCio MaChado dos santos: Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Gestão Educacional, em Psicopedagogia e em Supervisão, Orientação e Administração Escolar; Advogado (OAB/SC nº 4912), Administrador (CRA/SC nº 21.651) e Jornalista (MTE/SC nº 4155).Orientação e Administração Escolar; Advogado (OAB/SC nº 4912), Administrador (CRA/SC nº 21.651) e Jornalista (MTE/SC nº 4155).

Dentro de uma organização, tudo gira em torno da “pessoa”, do “trabalhador do conhecimento”, do colaborador da empresa que detém o conhecimento crucial para a vantagem competitiva, seja sobre processos de negócios, sobre o mercado em que atua ou sobre os clientes. São as pessoas que representam toda a diferença para a gestão do conhecimento e, por conseguinte, para a compe-titividade da empresa.

Ao se afirmar que o capital intelectual é responsável por uma parcela cada vez maior do valor das empresas quer se destacar a relevância do papel das pessoas na gestão do conhecimento e na competitividade das empresas (TEIXEIRA FILHO, 2000).

Em muitas situações, torna-se difícil para a empresa encon-trar, contratar, gerenciar e reter uma pessoa com o perfil ade-quado para a nova economia. Dependendo da função que a pessoa desempenha, ela precisa ter um perfil com maior ênfase nesta ou naquela capacidade.

As pessoas com um novo perfil são essenciais para a gestão do conhecimento, mas não é só uma questão de treinamento das pes-soas, visto que envolve atitude, pró-atividade, valores e crenças na organização. Dependendo do tipo de cultura da organização, esse processo de transformação pode ser longo e tortuoso (TEIXEIRA FILHO, 2000).

O treinamento de pessoas para a competitividade, visando o conhecimento coletivo, envolve a atuação na cultura organizacio-nal, na gestão de equipes, na comunicação organizacional e em sistemas de informação.

Todos estes aspectos não são estanques, mas sim integrados. Os valores favoráveis à competitividade, que formam a cultura organizacional, devem ser reforçados. E as pessoas avaliadas de modo coerente por eles.

Os processos gerenciais necessitam ser coerentes com esses valores. E o conhecimento das pessoas, por sua vez, deve ser facil-mente captado, armazenado, comunicado entre as diversas áreas da empresa.

No que diz respeito aos processos, estes necessitam ser su-ficientemente documentados para evitar o desconhecimento dos colaboradores acerca de detalhes dos mesmos.

Nesse sentido, uma atividade fundamental para a gestão do co-nhecimento é o mapeamento dinâmico dos “processos do negócio da empresa, registrando o conhecimento sobre a forma como esses processos são realizados, mantendo essas informações atualizadas e tornando-as disponíveis para todos na organização” (TEIXEIRA FILHO, 2000, p. 76).

Há diversas ferramentas disponíveis para a realização desse tipo de trabalho, mas o essencial é a criação da memória organi-zacional dos processos em si, ou seja, do conteúdo e da captação e registro das informações acerca dos processos.

A documentação dos processos, atualizada e acessível, repre-senta toda a diferença na competitividade de uma empresa de serviços.

Ainda em termos de relação entre competitividade e controle dos processos do negócio, tem-se a avaliação de melhores práti-cas, o aperfeiçoamento dos processos e a aplicação de inovações. É mais fácil analisar os pontos deficientes na cadeia de processos, quando há um amplo mapeamento desses processos.

Sem que este conhecimento esteja registrado e disponível, toda a análise se torna mais subjetiva, dificultando a criação de indica-dores de desempenho e gestão dos processos.

A tecnologia, enquanto elemento da gestão do conhecimento, que gera competitividade, possui sempre uma aplicação específica, mas é fundamental para a geração, captação, armazenamento e comunicação de conhecimento nas organizações.

Por fim, tem-se o elemento da informação. Teixeira Filho (2000) salienta que toda organização competitiva tem uma es-tratégia para permanecer no mercado de trabalho e garantir seu espaço nele. A informação tem um papel fundamental em qualquer estratégia competitiva.

Page 6: Jornal Informe - Edição 68

Reúne milhares de mulheres na Catedral de FlorianópolisCerca de 500 pessoas participaram da passeata que aconteceu no sábado em Floripa

MaRCha das Vadias

Mulheres de diversas faixas etárias participaram da manifestação em Floripa

Fórum mundial discute educação profissional em Florianópolis

Celesc incentiva plano de demissão voluntária a funcinários de carreira

A 08teRça-FeiRa, 29 de maio de 2012 Geral

darilson Barbosa repórter

Aconteceu no sábado (26), em frente a Catedral Metropolita-

na de Florianópolis a Marcha das Vadias, versão local do evento que aconteceu simultaneamente em di-versas cidades do país Participaram mulheres diferentes faixas etárias buscando o fim da violência contra a mulher seja ela verbal, sexual ou fí-sica. No total 14 cidades brasileiras aderiram ao movimento.

As manifestantes foram às ruas carregando cartazes com dizerem que repudiavam o abuso sexual e que pediam mais liberdade para as mulheres. Algumas traziam dizeres pintados nos corpos e usavam itens sensuais femininos, como meia ar-rastão. Representantes do sexo mas-culino também aderiram à causa e participaram da marcha.

Além de lutar pelo fim do jul-gamento da mulher pela sua sexua-lidade e aparência, a manifestação tinha também o objetivo de validar os direitos femininos e de acabar com a responsabilização das vítimas. De 1980 a 2010, foram assassinadas no Brasil cerca de 91 mil mulheres – 43,5 mil só na última década. Nos último 30 anos houve um aumento de 217,6% nos índices de assassina-tos de mulheres no Brasil. Os dados são do Mapa da Violência da Mulher 2012, do Instituto Sangari.

A marcha das vadias, que teve origem em 2011 com a slutwalk (ca-minhada das vadias) que ocorreu no Canadá em resposta à justificativa dada por um policial de que as meni-nas de uma universidade estavam sen-do estupradas porque se vestiam igual “vadias; Desde então, movimentos sociais organizam diversas marchas batalhando pelo direito das mulheres.

diVulGação/inFoRMe

Ministro da Educação, Aloizio Mercadante fez a abertura do encon-tro nesta segunda-feira

Começou nesta segunda-feira (28), o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que está sendo realizado na cidade Florianó-polis. As atividades acontecem até o dia 1º junho com diversas discussões e palestras. A abertura do Fórum foi conduzida pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.forumedutec.org/.

Até o fechamento da desta edição estavam inscritas mais de 21 mil pes-soas. Todos estão convidados a par-ticipar das atividades, principalmente estudantes, professores, pesquisado-res, trabalhadores, governos, sindi-catos, associações e pessoas da socie-dade civil interessados no debate em torno da educação e suas diretrizes.

A programação desta segunda edi-ção do Fórum foi prevê a realização de quatro conferências, nove debates, quatro observatórios, além de 150 atrações culturais. Também ocorre a Feira da Economia Solidária, Feira do Livro e Mostra de PoO fórum contará, ainda, com Feira de Economia Solidá-ria, Mostra de Inovação Tecnológica, Feira Gastronômica, Feira do Livro e

Mostra de Pôsteres.Entre conferencistas, debatedores

e mediadores, serão 31 convidados internacionais e 41 nacionais. Os es-trangeiros virão de países como Por-tugal, Inglaterra, Uruguai, México, França, Colômbia, Argentina, Esta-dos Unidos, Espanha, Chile e Canadá.

Valéria Kulka Amp Haeming, secretária executiva do fórum, afir-mou que o evento vai traçar o o perfil educação profissional e tecnológica do mundo. "Esta modalidade da edu-

cação avançou bastante, mas quanto mais discussão, reflexão, mais ganho há para a população. Além do viés acadêmico, haverá atrações culturais e mostra de inovações tecnológicas."

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está conduzido os trabalhos de organização do Fórium em conjunto com outras 164 entida-des de ensino e educação qe também compõem o Comitê Organizador. Para participar basta acessar o site: www.forumedutec.org/.

A partir da próxima sexta-feira os servidores da Celesc que tem pela frente só mais cinco anos para se aposentar, poderão aderir ao pla-no de demissão voluntária proposto pela estatal. A Celesc quer reduzir os custos com funcionários que fo-ram agregando benefícios e elevando a folha de pagamento da companhia.

Estão em condições de aderir a demissão voluntária mais de 650 ser-vidores que faltam completar só mais cinco anos de contribuição ao plano de previdência próprio da companhia, a Fundação Celus, o diretor de gestão Corporativa da Celesc, André Luis Basso, alega que custo com pessoal que a empresa tem hoje é muito supe-rior do que recomendada pela Aneel, agência que supervisiona o setor.

A Celesc é uma empresa regula-mentada pela Aneel, no modelo que ela crou para Celesc referencial o custo de pessoal Ela nos dá de tarifa Cerca de 300 milhões Hoje a Celesc gasta 220 milhões a mais do que de-veria gastar com folha. Esse custo acaba saindo do bolso do investidor, faltando recursos para investir em obras de interesse da sociedade, como

investimento na criação de redes. Conselho de Administração da

Celesc aprovou o Plano de Demissão Voluntária (PDV) a ser proposto aos empregados da Celesc Distribuição, faz parte do Plano de Adequação de Quadros - PAQ – criado por meio da Diretoria Executiva da Companhia.

As inscrições serão abertas em 1º de junho e a perspectiva de adesão é de 652 empregados, cujo investimento total estimado está na ordem de R$184,2 mi-lhões. Com a efetividade do PDV, a eco-nomia gerada pode chegar a R$156,4 milhões/ano até o término do plano, pre-visto para meados de 2018. Os números reais só serão oficiamente conhecidos em agosto, após a ratificação das inscri-ções efetuada pelos funcionários

O plano prevê também a realização de concurso público para contratação de novos empregados, condicionada ao atendimento de diretrizes delineadas pelo Conselho de Administração que trata da aprovação de nova Política de Recursos Humanos, se baseando no ben-chmarking de empresas de distribuição de energia elétrica e limitação das no-vas contratações em aproximadamente 30% do total de inscrições ratificadas.

Page 7: Jornal Informe - Edição 68

A 11

esporte teRça-FeiRa, 29 de maio aBRiL de 2012

dM lotado: aPÓs a lesão de Paulo henRiQue Ganso, o santos taMBÉM não ContaRÁ

CoM GalhaRdo, daVid BRaZ, aRouCa e BeRnaRdo taMBÉM lesionados.

Figueira empata com FluJogando no Rio de Janeiro, alvinegro ficou no 2 a 2 e continua invicto no campeonato brasileiro

BRasileiRão

Na noite deste domingo (27), o Fi-gueirense enfrentou Fluminense

no Estádio João Havelange , pela se-gunda rodada do Campeonato Brasi-leiro da Série A e acabou empatando por 2 a 2. Bem na partida principal-mente no segundo tempo, o alvinegro foi evoluindo com o passar do tempo e teve boas chances de chegar a vitó-ria e virar o jogo já que tinha saído atrás no placar. Com este resultado, o Figueirense ocupa neste momento a quinta posição na classificação geral com quatro pontos conquistados após duas rodadas disputadas.

A próxima partida do Figueirense no Brasileirão, será no dia 7 de junho quando enfrenta o Corinthians, no Es-tádio do Pacaembu, em São Paulo.

Durante boa parte do primeiro tempo da partida desta noite, as equi-pes de Fluminense e Figueirense se estudaram bastante buscando achar

os espaços para chegar ao ataque. Jogando em casa, a equipe carioca criava as melhores oportunidades principalmente em duas finalizações de Marcos Júnior que exigiram boas defesas do goleiro Ricardo. A princi-pal jogada de ataque do Figueirense na etapa inicial, foi em uma cobran-ça de falta de Júlio César que acabou parando na barreira adversária.

Criando as principais jogadas de ataque, o Fluminense abriu o placar aos 16 minutos com Marcos Júnior que recebeu dentro da área e finalizou sem chances para Ricardo. Já nos minutos finais do primeiro tempo, a equipe cario-ca ficou com um jogador a menos após o lateral-direito Wallace cometer falta em Roni e receber o cartão vermelho.

O segundo tempo foi muito me-lhor para o Figueirense que ia me-lhorando na partida e jogando de igual para igual com o Fluminense

e criando boas chances de gol. Após grande jogada de Túlio que finalizou duas vezes, a bola sobrou para Caio que mostrou o instinto de goleador e chutou rasteiro, empatando a partida

O jogo era muito equilibrado e aberto com as duas equipes buscan-do o gol a todo o momento. Aos 21 minutos, Wagner recebeu bom passe de Marcos Júnior e de frente para Ricardo colocou a equipe carioca em vantagem novamente.

O alvinegro não se abalou com o gol sofrido e foi buscar o empate e che-gou ao empate com Pablo que aprovei-tou rebote, finalizou muito bem. A bola desviou em Wagner, enganando o go-leiro Diego Cavalieri e deixando tudo em igualdade no Engenhão.

Nos minutos finais, o Figueirense chegou perto de marcar o terceiro em bela cobrança de falta de Júlio César que exigiu grande defesa de Diego Cavalieri.

daVid noRMando/PhotoCÂMeRa

alCeu atheRino

Figueira empata com o Fluminense

avaí tenta chegar aos sete pontos em natal

a equipe feminina do avaí foi incapaz de fazer frente ao kindermann

Liderança Serviços é o novo patrocinador

avaí enfrenta o américa em natal

Feminino do avaí perde de 8 a 0

O uniforme do Figueirense agora possui uma nova marca. Trata-se da Liderança Serviços, uma empresa orgulhosamente ca-tarinense localizada em São José. Além da sede localizada no muni-cípio vizinho à capital catarinen-se, a Liderança possui filiais em Joinville, Chapecó, Criciúma e em mais dez estados brasileiros. Con-tando com mais de 16.000 cola-boradores, a empresa tem mais de 300 clientes entre empresas públi-cas e privadas. Em seus 17 anos de experiência a Liderança já recebeu diversos prêmios conferidos à sua alta qualidade na prestação de serviços de limpeza, conservação e apoio administrativo. A empresa estará presente na parte interna dos números das camisas da equi-pe profissional com o contrato em vigência até o final de 2012.

O Figueirense Futebol Clube orgulha-se de ter mais esta empresa como parceira e patrocinadora, o que demonstra a alta credibilidade do clube no mercado nacional. Agora, a Liderança junta-se a Taschibra, Ele-trosul, J.A. Urbanismo, MG Eletro, Unimed e Penalty como as únicas marcas a estamparem o uniforme do representante Catarinense na Série A do Campeonato Brasileiro

O Avaí enfrenta o América de Na-tal, hoje às 20h30min, tentando man-ter a invencibilidade na Série B do Brasileirão. O técnico Hemerson Maria cumpriu a rotina que antecede os jogos do time. Falou com a imprensa e fez uma análise do adversário e aproveitou para avaliar os intensos trabalhos que o elenco realizou desde quinta-feira e durante todo o final de semana.

Como normalmente faz, o técnico não escondeu o time que iniciará a parti-da: Diego, Patric, Renato Santos, Lean-dro Silva e Pirão; Marcinho Guerreiro, Mika, Cleber Santana e Diogo Orlando; Nunes e Felipe Alves. A grande novidade será Marcinho Guerreiro, que volta ao time titular. Segundo o técnico, ele entra para reforçar a marcação.

Segundo ele, o adversário, o Amé-rica de Natal, tem volume de jogo forte e de muita qualidade. “O Avaí precisa

estar atento para o posicionamento do adversário que tem excelente grupo.”

Depois do treinador, foi a vez de Marcinho Guerreiro falar com a im-prensa. Ele lamentou a sequência de lesões que o tiraram o vários jogos. “Estou recuperado e estou à disposi-ção para poder contribuir com o grupo para que sigamos bem na competição.”

O Avaí, após os jogos da segunda ro-dada da Série B, disputados nesta sexta e sábado, permanece no G4, ocupando a terceira posição. De acordo com as estatísticas do pesquisador Spyros Dia-mantaras, Avaí e América-RN já se en-frentaram nove vezes. Oito pela Série B e uma no Brasileirão de 1974. O retros-pecto até o momento é favorável ao time de Natal, que conta com quatro vitórias contra duas vitórias do Avaí e três em-pates. Sete jogos foram disputados em Natal e dois em Florianópolis.

Jogando em Caçador, a equipe feminina do Avaí foi incapaz de fazer frente ao Kindermann.. O Kinder-mann começou pressionando e com um minuto de jogo, Patricia driblou a goleira e mandou para a rede. O Kindermann continuou melhor e Gi-sele aos 27 marcou num chute forte. O terceiro gol foi de Andressa que chutou, a bola desviou na zagueira e foi para o fundo da rede. Aos 39 minutos, Patricia deu um toque su-til encobrindo a goleira avaiana. O primeiro tempo acabou 4 a 0 para

o Kindermann. No segundo tempo, o Kindermann foi pra cima, mas Gi-sele perdeu gol incrível chutando por cima. Aos quatro minutos, Patricia fez o seu terceiro gol no jogo. Foi o 11º gol da artilheira do campeonato. Aos 12 minutos Andressa cobrou pê-nalti e fez o sexto. O sétimo gol foi marcado por Lara numa linda cabe-çada. E a gaúcha Natane fez o oitavo gol dando números finais a partida. No domingo, o Avaí joga contra o Olympia de Jaraguá do Sul. O jogo vale a vice-liderança do estadual.

diV

ul

Ga

çã

o/i

nF

oR

Me

- C

ad

oR

Page 8: Jornal Informe - Edição 68

A 12teRça-FeiRa, 29 de maio de 2012 segurança

PRoeRd participa da Reunião técnica do Plano integrado

CoMBate ao CRaCk

o Plano consiste numa ampliação e inovação do Plano integrado de enfrentamento ao Crack

Ocorreu na última sexta-feira (25), às 16h, a cerimônia de en-

cerramento da Reunião Técnina do Plano “Crack, é possível vencer” que aconteceu em Florianópolis desde a quinta-feira, 24/5, para discutir com as equipes do governo estadual e da prefeitura da capital as necessidades para a implantação do Programa na região correspondente aos municí-pios de Florianópolis, São José, Pa-lhoça e Biguaçu.

O Plano consiste numa ampliação e inovação do Plano Integrado de En-frentamento ao Crack. Os objetivos são aumentar a oferta de tratamen-to de saúde e atenção aos usuários, enfrentar o tráfico de drogas e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção por meio da educação, informação e capacitação.

O plano prevê o investimento com atuação articulada entre governo fe-

deral, estados e municípios, além da participação da sociedade civil e o monitoramento intensivo das ações.

O evento de encerramento con-tou com as presenças do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, representando o governo federal, do governador do Estado Raimundo Co-lombo, do prefeito de Florianópolis Dário Elias Bergues, do secretário de Estado da segurança pública Cé-sar Augusto Grubba, do comandante--geral da PMSC, coronel Nazareno Marcineiro, do coordenador Estadual do Proerd, tenente-coronel Giovanni Pacheco, representantes da secreta-rias Nacionais de segurança Pública (SENASP) e da de políticas sobre drogas (SENAD), além de integrantes da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Secretaria de Direitos Humanos e da Casa Civil da Presidência da República.

diVulGação/inFoRMe

diVulGação/inFoRMe

o plano prevê o investimento com atuação articulada entre governo federal, estados e municípios, além da participação da sociedade civil

Comandante geral da PM, coronel nazareno Marcineiro, foi um dos participantes do ciclo de palestras

Conheça o Programa“Crack, é possível vencer” foi

lançado em dezembro de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, e prevê o montante de R$ 4 bilhões em recursos federais até 2014 para ações nos estados e municípios que assinarem o pacto de cooperação. O programa segue três eixos: pre-

venção, cuidado (tratamento) e au-toridade (enfrentamento ao tráfico de drogas).

O programa é dividido em três ei-xos: Prevenção, Cuidado e Autoridade:

Nos itens Prevenção e Cuidado o objetivo é investir em ações de edu-cação, informação e capacitação.

Neste campo o Proerd irá receber aporte para formação de novos ins-trutores, educação continuada para os instrutores e buscará também ca-pacitar policiais do Estado no que se refere ao atendimento a vítima das drogas (tanto usuários quanto fami-liares) e aprender a fazer os encami-

nhamentos certos. Já no de Autoridade o foco será o

combate ao tráfico e às organizações criminosas, Neste eixo, a intenção é estruturar o programa com equipa-mentos que permitam que o policial esteja preparado para enfrenar situ-ações em áreas de risco; Na parte

de Cuidado se buscará o aumento da oferta de tratamento de saúde aos usuários bem como uma maior aten-ção a estes. Neste sentido se investira na capacitação de profissionais e in-fra-estrutura do SUS, ampliando os serviços já existentes ou implantando onde não existam.

Curso de tecnologia em segurança realiza ciclo de palestras

Polícia Civil apresenta resultados de operação

A Diretoria de Formação e Capacitação Profissional da Se-cretaria da Segurança Pública (DFCP/SSP) e a Unidavi (Univer-sidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí) realiza-ram, nos meses de maio e abril, o Ciclo de Palestras sobre Políticas de Segurança Pública. Na opor-tunidade representantes das prin-cipais instituições que integram o sistema de Segurança Pública, além de convidados, apresenta-ram seus projetos para os alunos – policiais militares e civis - do curso superior de Tecnologia em Segurança Pública.

O ciclo iniciou com a palestra do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Nazareno Marcineiro, que abordou o tema Políticas de Segurança Pública em desenvolvimento na Polícia Militar e reflexos na Sociedade. Na seqüência, foi a vez do delega-do da Polícia Federal, Ildo Rosa, falar sobre as Contribuições da Polícia Federal ao Sistema de Se-

gurança Pública e Defesa Social.O evento foi executado com a

colaboração dos palestrantes, que concordaram em compartilhar seu conhecimento com os formandos, além do apoio do Centro de En-sino da Polícia Militar, que cedeu seu auditório para a realização das palestras.

O ciclo também teve ainda a participação do Procurador Ge-ral de Justiça de Santa Catari-na, promotor Lio Marcos Marin, que destacou a parceria do Mi-nistério Público e a Segurança Pública. O tema Defesa Nacional e Segurança Pública foi minis-trado pelo Coronel PM Ricardo Broering. Para finalizar o Dele-gado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila, apresentou as Políticas de Segurança da Po-lícia Civil, resultados obtidos e propostas futuras e o oficial da reserva do Exército, Coronel André Haydt Castello Branco.abordou o tema Inteligência e Segurança Pública

A Operação “Pirataria.com” deflagrada nesta semana pela Divisão de Defraudações da DEIC – Diretoria Estadual de Investigações Criminais- resultou na apreensão de 20 computadores em seis cidades catarinenses e em uma ci-dade do Rio Grande do Sul. De acordo com a Delegada res-ponsável pelo Inquérito Poli-cial e coordenadora da Opera-ção, Aline Hermes Zandonai, todo material apreendido será periciado. As investigações deverão resultar na retirada do ar de 10 sites que comer-cializavam produtos pirate-ados. Os responsáveis serão indiciados pelo crime previsto no parágrafo 3º do artigo 184 do Código Penal Brasileiro, tipificado como violação de direito autoral, através de oferecimento ao público de obra artística ou fonográfica, mediante lucro e em desrespei-to aos direitos de autoria.

De acordo com o diretor da Associação Antipirataria Cinema e Música, Antônio Borges, que acompanhou de perto dos trabalhos da Polícia Civil Catarinense, a Opera-ção é a maior já realizada no País, nesse segmento. Para Borges, a Operação serve de exemplo para outros Esta-dos, pois os prejuízos com a disseminação dos produtos pirateados são enormes. “Se contabilizarmos a evasão de divisas em arrecadação de impostos, os prejuízos ao País já ultrapassam os R$ 500 milhões anuais,” disse.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades catarinenses de Chapecó, Videira, Benedito Novo, Rio dos Cedros, Porto União e Itajaí e, na cidade gaúcha de Gravataí. As equi-pes de policiais foram acom-panhadas pelos alunos em formação na Acadepol.