janelas para o futuro #2

21
Onde Nasceu o Islamismo? JUDAISMO VS. ISLAMISMO

Upload: leonardo-houch

Post on 13-Apr-2017

126 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Janelas para o futuro #2

Onde Nasceu o Islamismo?JUDAISMO VS. ISLAMISMO

Page 2: Janelas para o futuro #2

Abraao era casado com Sara, Sara nao podia lhe dar filhos, devido a essa situação, Abraao teve um filho com uma escrava chamada Hagar e assim, nasceu

Ismael.

Um tempo depois, Sara conseguiu lhe dar um filho, Abraao o chamou de Isaque.

Page 3: Janelas para o futuro #2

Os judeus são descendentes de Isaque, filho de Abraão com Sara. Os árabes são descendentes de Ismael, também filho de Abraão, mas com uma escrava, Hagar.

Isaque sendo filho legitimo, herdaria as promessas feitas a Abraao, isso causou revolta em Ismael.

Page 4: Janelas para o futuro #2

Com a disputa entre Ismael e Isaque, Sara pediu para Abraao expulsa-lo junto de sua mae, a escrava

Hagar.

Ismael para se vingar criou o islamismo.ISmael- ISlamismo

Page 5: Janelas para o futuro #2

No entanto, a antiga raiz de hostilidade entre Isaque e Ismael não explica toda a hostilidade entre os judeus e os árabes de hoje. Na verdade, por milhares de anos durante a história do Oriente Médio, os judeus e os árabes viveram em relativa paz e indiferença entre si

Page 6: Janelas para o futuro #2

A causa primária da hostilidade tem uma origem moderna. Após a Segunda Guerra Mundial, quando as Nações Unidas deram uma porção da terra de Israel para o povo judeu, a terra na época era habitada principalmente por árabes (os palestinos). A maioria dos árabes protestou veementemente contra o fato da nação de Israel ocupar aquela terra. As nações árabes se uniram e atacaram Israel em uma tentativa de exterminá-los da terra – mas eles foram derrotados por Israel. Desde então, tem havido grande hostilidade entre Israel e seus vizinhos árabes. Se você olhar num mapa, Israel tem uma pequena faixa de terra e está cercado por nações árabes muito maiores, como a Jordânia, a Síria, a Arábia Saudita, o Iraque e o Egito..”

Page 7: Janelas para o futuro #2

1947 – A ONU aprova a partilha da Palestina em dois Estados – um judeu e outro árabe. Essa resolução é rejeitada pela Liga dos Estados Árabes.

1948 – Os Judeus proclamam o Estado de Israel, provocando a reação dos países árabes. Primeira Guerra

Page 8: Janelas para o futuro #2

ONU, EUA e os Judeus

Page 9: Janelas para o futuro #2
Page 10: Janelas para o futuro #2

Terrorismo causas e consequências

Page 11: Janelas para o futuro #2

Causas:

"Um objetivo estratégico claro: forçar as democracias modernas a retirar suas forças militares do território que os terroristas veem como suas pátrias."

Page 12: Janelas para o futuro #2

- Questões religiosas: expandir a religião muçulmana

Page 13: Janelas para o futuro #2

Consequências:Assassinato em massa, degradação do meio

ambiente e islamofobia

Page 14: Janelas para o futuro #2

Os Grupos Terroristas mais Temidos

Page 15: Janelas para o futuro #2

Al-Qaeda: Com nome que significa “a base” em árabe, essa é a organização terrorista mais conhecida do mundo, sobretudo em razão dos atentados às torres do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. Ela é majoritariamente composta por muçulmanos fundamentalistas e tem por objetivo erradicar a influência ocidental sobre o mundo árabe. Foi criada em 1980 para defender o território do Afeganistão contra a URSS, que buscava expandir o domínio socialista sobre o país. Inicialmente essa organização contava com o apoio dos EUA, mas rompeu relações com esse país no início da década de 1990.

Page 16: Janelas para o futuro #2

Boko Haram: o significado do seu nome é “a educação não islâmica é pecado”, sendo às vezes traduzido também como “a educação ocidental é pecado”. O Boko Haram é também uma organização antiocidental que objetiva implantar a sharia (lei islâmica) no território da Nigéria. Ela foi fundada em 2002, mas ganhou notoriedade maior em 2014 com o sequestro de centenas de jovens, além de uma série de atentados que resultou em uma grande quantidade de mortes. Os atentados mais radicais iniciaram-se em 2009, quando o então líder e fundador, Mohammed Yusuf, foi assassinado pela polícia nigeriana.

Page 17: Janelas para o futuro #2

Hamas: apesar de não ser considerado como um típico grupo terrorista por alguns analistas, o Hamas — sigla em árabe para “Movimento de Resistência Islâmica” — é temido pela maioria das organizações internacionais e Estados, sendo por isso classificado como tal. Ele atua nos territórios da Palestina, tendo como objetivo a destruição do Estado de Israel e a consolidação do Estado da Palestina. O seu braço armado é uma frente chamada de Al-Qassam, além de configurar-se também como um partido político que, inclusive, venceu as eleições em 2006 e que hoje controla a Faixa de Gaza. Países apoiadores do Hamas, como Turquia e o Qatar, não consideram o grupo como uma entidade terrorista, mas sim uma frente política legítima.

Page 18: Janelas para o futuro #2

Estado Islâmico (EIIS): o Estado Islâmico no Iraque e na Síria (EIIS) é um grupo terrorista jihadista que age nos dois referidos países, tendo surgido em 2013 como uma dissidência da Al-Qaeda, inspirando-se nesse grupo. O seu líder é Abu Bakr al-Baghdadi, que liderou a Al-Qaeda no Iraque em 2010 e que havia participado da resistência à invasão dos Estados Unidos ao território iraquiano em 2003. O objetivo do EIIS é a criação de um emirado islâmico abrangendo os territórios da Síria e do Iraque.

Page 19: Janelas para o futuro #2

IslamofobiaO erro de generalizar…

Page 20: Janelas para o futuro #2

Islamofobia é o sentimento de ódio ou de repúdio em relação aos muçulmanos e ao Islamismo em geral. Este tipo de aversão ao islamismo vem acontecendo principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa e em Israel, devido aos atentados terroristas promovidos por organizações fundamentalistas ...

Page 21: Janelas para o futuro #2

Próxima aula:

-Je suis Charlie (continuação ao terrorismo)-Impeachment, manifestação, prisão de Lula

-Refugiados Sírios e o Brasil