janeiro 2014

24
integração comportamento tecnologia Canoas sedia Fórum Mundial da Educação Adotar requer responsabilidade Aplicativos facilitam a interação via celular Estas e outras notícias da sua cidade nas páginas 04 a 06. Página 14 Página 10 Foto: Maciel Goelzer A sua viagem já começa no planejamento: a acessibilidade à informações tornam o ato de programar suas férias algo fácil e divertido. Confira as dicas para viajar com mais autonomia na página 08. O Programa Universidade para Todos oferece mais de 190 mil bolsas de estudo, somadas as integrais e parciais, o que significa um aumento de 18% em relação a 2013. Mais informações na página 07. meio ambiente Buscando a sustentabilidade www.jornaldaestacao.com.br - Janeiro de 2014 - Ano 6 - nº 171 - Distribuição gratuita em Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo Prazo para inscrição no ProUni termina sexta-feira É hora de viajar A necessidade que o homem tem de habitar e seu impacto na natureza. Brasileirão 2013: campeonato continua nos Tribunais. Página 12 e 13 Página 22 Página 22 e 23 Página 23 Justiça entra em campo Cristiano Ronaldo ganha Bola de Ouro Calor na disputa do tênis contrasta com o frio das Olímpiadas

Upload: versao-impressa

Post on 11-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Leia na íntegra!

TRANSCRIPT

Page 1: Janeiro 2014

integração

comportamento

tecnologia

Canoas sedia Fórum Mundial da Educação

Adotar requer responsabilidade

Aplicativos facilitam a interação via celular

Estas e outras notícias da sua cidade nas páginas 04 a 06.

Página 14

Página 10

Foto: Maciel Goelzer

A sua viagem já começa no planejamento: a acessibilidade à informações tornam o ato de programar suas férias algo fácil e divertido. Confira as dicas para viajar com mais autonomia na página 08.

O Programa Universidade para Todos oferece mais de 190 mil bolsas de estudo, somadas as integrais e parciais, o que significa um aumento de 18% em relação a 2013. Mais informações na página 07.

meio ambiente

Buscando a sustentabilidade

www.jornaldaestacao.com.br - Janeiro de 2014 - Ano 6 - nº 171 - Distribuição gratuita em Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo

Prazo para inscrição no ProUni termina sexta-feira

É hora de viajar

A necessidade que o homem tem de habitar e seu impacto na natureza.

Brasileirão 2013: campeonato continua nos Tribunais.

Página 12 e 13

Página 22

Página 22 e 23Página 23

Justiça entra em campo

Cristiano Ronaldo ganha Bola de Ouro

Calor na disputa do tênis contrasta com o frio das Olímpiadas

Page 2: Janeiro 2014

EDITORIAL

ENQUETE

As férias tão esperadas!

radar leitor 02 l jornaldaestação l janeiro de 2014

Ultimamente, estamos todos atentos às previsões da meteorologia. Se chover muito, pode ter alagamentos e o trem não funcionar; para um calor intenso, é melhor se prevenir comprando um ventilador ou aparelho de ar condicionado, e torcer para que não haja falta de energia elétrica. Ou seja, as previ-sões meteorológicas podem tirar nossa tranquilidade. Isso porque as cidades, com suas estruturas e habitações, não estão minimamente preparadas para fenômenos climáticos que se tornaram habituais.

Muito já se falou da ocu-pação desordenada do solo, dos efeitos que ruas cada vez mais impermeáveis provo-cam e da densidade demo-gráfica superior à capacida-de de estruturas viárias que influenciam negativamente na qualidade de vida. Mas é difícil ver alguma atitude concreta para que o quadro se altere.

Alguma área da cidade ou terreno alagou? Faz-se um dique ou muro de con-tenção para resolver o pro-blema e o vizinho que se vire

se a situação para ele piorou. A área do apartamento é pe-quena? Incorpora-se a saca-da na sala, mesmo que assim este elemento importante

para conforto térmico não cumpra mais sua função. Se dependemos cada vez mais de aparelhos elétricos para

aumentar nosso conforto é porque quesitos importan-tes de habitabilidade não são cumpridos ou observa-dos, como distanciamento entre prédios, direção de ventos dominantes e favorecimento de venti-lação cruzada, tudo isso agravado por materiais inadequados utilizados na construção.

O que falta na grande maioria das cidades é pla-nejamento urbano e um regramento para ocupa-ção do solo e construção de habitações capaz de

atender de forma satisfa-tória as pessoas que nelas vivem, priorizando alter-nativas realmente mais sustentáveis.

Para melhorar a qua-lidade de vida dos cida-dãos, que depende dessas alternativas, é necessário que se inverta a lógica instalada nas administra-ções municipais, que, via de regra, têm mais eco-nomistas e advogados em posto chave do que arqui-tetos e urbanistas, profis-sionais preparados para pensar a cidade.

Mais planejamento, menos transtornos

Expediente: Editora Versão Impressa Ltda.• Av. Pará, 984, bairro São Geraldo • Porto Alegre• Diretora e editora: Liselote Rahmeier Marquetto• Textos e fotos: Liselote Marquetto, Stéfano Marquetto e Talita Ribeiro• Diagramação e arte: Thayse Scussel • Colaboradores: Alex Vaz, Cristine Marquetto, Luciana Birck e Thayse Scussel• Contatos: [email protected] (51 3363 4003)[email protected] (51 3363 4004)[email protected] (51 3363 4014)

Horário de fechamento da edição: 14 de janeiro às 14h30.

previsão tempodofonte: www.inmet.gov.br

18 17 17

26 30 31

quar

ta 0

9/10

quin

ta 1

0/10

sext

a 11

/10

pelo tremAssim como gran-

de parcela da po-pulação, o nosso personagem do mês de janeiro, Felipe Freitas Pasa, de 27 anos, está ansioso pela reinauguração do Estádio Beira Rio e pela chegada da Copa do Mundo de 2014. “Estou muito feliz como colorado pela Copa ser no Beira Rio e pretendo ir na inauguração do estádio em abril”.

No último semestre do curso de Direito, Felipe afirma que sempre quis ser advogado. “Desde o ensino médio eu sabia que queria fazer Direito e ser advogado. Então, quando terminei o ensino médio prestei o vestibular e agora só falta um semestre para terminar a faculdade”.

Nas horas vagas, Felipe gosta de sair com os amigos, correr, ver um filme e ler um bom livro. As férias deste ano já estão programadas: na última semana de janeiro, ele pretende passar uma semana na capital carioca. “Nun-ca fui ao Rio de Janeiro e quero passar uma semana lá para conhecer. Dizem que é muito bonito”.

AnSioSo PeLA CoPA Do MunDo

charge

Cada um com seu quadradoALEX VAZ

Depois de passado o ano de 2013, cheio de trabalhos e atividades, muitas pessoas já estão aproveitando as tão esperadas férias. Pensando nisso, o Jornal da esta-ção foi até as estações do trem perguntar: Qual são as férias dos seus sonhos? Confira o resultado:

“Vou curtir as férias dos meus sonhos em janeiro, quan-do eu for para Fernando de Noronha de lua de mel. Eu e meu namorado estamos trabalhando muito para poder realizar esse sonho”.Fernanda Garcia, 23 anos, enfermeira - Sapucaia do Sul

“As férias dos meus sonhos é estar com a minha família nesta época do ano em casa. Lendo um bom livro”João Raimundo, 55 anos, advogado - Canoas

Estar com a família

Fazer uma viagem

Ir para praia

Tempo para leitura

Outros

41%31%

16%

6%

6%

O que faltam na grande maioria das cidades são plane-jamento urbano e um regramento para ocupação do solo e construção

de habitações capaz de atender de for-ma satisfatória as pessoas que nelas

vivem, priorizando alternativas real-

mente mais susten-táveis.

Page 3: Janeiro 2014
Page 4: Janeiro 2014

Cidade sedia o Fórum Mundial de Educação

Lançada nova ferramenta de pesquisa de ônibus

Pesquisa sobre violência e criminalidade

CANOAS

PORTO ALEGRE

04 l jornaldaestação l janeiro de 2014integração

Acampamento da Juventude

Ainda há vagas para o acampamento da Ju-ventude, que ocupará o espaço do Centro Social Urbano (Rua João Lei-vas de Carvalho, 541 - São José- Canoas / RS), que está a 15 minutos de caminhada do local do Fórum. Colchões e as barracas devem ser pro-videnciadas pelos parti-cipantes e as vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição (fei-ta no site).

Inscrições abertasInteressados em

participar do Fórum podem fazer gratuita-mente sua inscrição, preenchendo um for-mulário online, que está disponível no site www.fmecanoas2014.com.br, ou pelo e-mai-linscriçã[email protected].

Entre os dias 21 e 23 deste mês acontece o Fó-rum Mundial de Educa-ção Temático – Pedago-gia, Região Metropolitana e Periferias (FMEPRMP) nas dependências da Uni-versidade Luterana do Brasil (Ulbra). O objetivo do evento é possibilitar um amplo debate, com a elaboração de alternativas, nas quais participem os diferentes setores sociais da comunidade educati-va e os que se relacionem

com ela. Entre os temas que serão abordados está a função da escola e o uso das tecnologias.

O FMEPRMP Canoas /2014 integra a progra-mação do Fórum Social Mundial (FSM) e deverá reunir cerca de cinco mil participantes, vindos de diversos países. Mais de 2600 pessoas já se ins-creveram. O evento tem quatro línguas oficiais: português, francês, inglês e espanhol.

Desde ontem, terça--feira, dia 14, os usuários do transporte público de Porto Alegre tem uma nova ferramenta para planejar e pesquisar seus deslocamentos dentro da capital, o Google Transit. A ferramenta é um recur-so do Google Maps e terá a mesma funcionalidade que em outras capitais do mundo, inclusive com o mesmo layout, que é pa-drão mundial.

Por meio de disposi-tivos com acesso à inter-net, como computadores, tablets e smartphones, o passageiro pode consul-

tar qual linha de ônibus mais próxima ele pode utilizar, qual trajeto irá percorrer e o tempo mé-dio de espera.

“É uma ferramenta muito conhecida. Quem já teve a oportunidade de viajar ao exterior sabe como essa pesquisa faci-lita os deslocamentos. O diferencial de Porto Ale-gre é que o projeto foi de-senvolvido pelos próprios técnicos da EPTC, garan-tindo uma informação de qualidade à população”, afirma o diretor-presi-dente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

A Secretaria Munici-pal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) está realizando, até dia 30 deste mês, uma pesquisa para sa-ber a opinião dos canoenses sobre questões envolvendo violência e criminalidade no município. Pesquisado-res devidamente identifica-dos estarão abordando 1,5 mil pessoas para responde-rem a um questionário so-bre os crimes mais comuns, se sofreram algum tipo de violência, se fizeram ou não o registro policial, entre ou-tras questões.

A secretária adjunta da SMSPC, Cássia Lopes Cos-ta, solicita que a população colabore com os pesquisa-dores, respondendo as per-guntas.

A programação conta com palestras, mesas de de-bates, mostras culturais e apresentações de trabalhos pedagógicos

usuários do transporte coletivo podem consultar rotas, tempo de deslocamento e linhas pelo Google Transit

KIts dE UnIFoRME E MAtERIAL EsCoLAR sE-RÃo EntREgUEs EM FEvEREIRoEntre os dias 7 e 14 de fevereiro, será realizada a entre-

ga de uniformes e materiais escolares aos alunos da rede municipal de ensino. Nesse ano, os kits estão diferentes do ano passado, as alunas do 1º ao 5º ano receberão uma calça corsário, em vez do short saia. Os meninos terão uma das camisetas manga curta substituída por regata. Outra novi-dade é a reformulação da Central de Troca, que funciona junto à SME. Este ano haverá atendimento as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 17h. As aulas terão início em 19 de fevereiro.

núCLEo dE InovAçÃo É LAnçAdo PELA PRE-FEItURA dE CAnoAsCom o objetivo de melhorar a vida da população do mu-

nicípio, a prefeitura lançou ontem, dia 14 de janeiro, o Núcleo de Inovação. O núcleo será constituído por espe-cialistas convidados, reconhecidos como referências pro-fissionais em suas áreas, com experiência e contribuições efetivas no campo da inovação. Esses profissionais traba-lharão como voluntários, buscando soluções alternativas e inovadoras - capazes de dar respostas às novas deman-das da sociedade - em três células: Educação, Soluções Urbanas e Economia Inovadora.

onCoLogIA do nª sª dAs gRAçAs Está FUn-CIonAndo PELo sUs Desde o dia 9 de janeiro, o Centro de Oncologia do

Hospital Nossa Senhora das Graças está oferecendo, pelo SUS, exames específicos e sessões de quimioterapia a pacientes de Canoas e Nova Santa Rita. A liberação do tratamento oncológico na casa de saúde tinha sido soli-citada pela Prefeitura de Canoas ao Ministério da Saúde (MS) em julho de 2012.

o resultado desta pesquisa será comparado ao

resultado de uma primeira pesqui-sa realizada em

2009.

Page 5: Janeiro 2014

SAPUCAIA

integração 05 l jornaldaestação l janeiro de 2014

Atingidos pela cheia de outubro podem retirar Fgts

Desde o dia 6 de ja-neiro, a Defesa Civil de Sapucaia do Sul está rea-lizando o cadastramento das 268 famílias atingidas pelas fortes chuvas ocorri-das em outubro. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Sapucaia do Sul, Clovis Pereira, uma equi-pe da Defesa Civil fará a visita e cadastramento das famílias dos 15 bairros atingidos para o pedido de saque de parte do Fundo

de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Pereira ressalta, porém, que somente os residentes dos endereços atingidos poderão solicitar o benefi-cio. O valor máximo para a retirada é de R$ 6.220,00 e os documentos necessá-rios para resgatar o FGTS são RG, CPF, carteira pro-fissional, número do PIS/PASEP do trabalhador e comprovante de residên-cia.

Os sapucaienses que receberam o carnê do Im-posto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2014 e o pagarem em sistema de cota única até o dia 30 de janeiro terão 20% de desconto. Para pagamento até o dia 28 de fevereiro, o desconto será de

15%, e, até 31 de março, 10% de desconto.

Há, ainda, a opção de parcelar o pagamento do imposto em até 10 vezes. O pagamento pode ser feito diretamente nas lotéricas ou nos guichês da Secretaria Municipal da Fazenda.

Com o projeto Férias na Escola, a Prefeitura, atra-vés da Secretaria Munici-pal de Educação, abriu as portas das escolas para a comunidade desenvolven-do uma série de atividades culturais e esportivas em cinco escolas municipais.

A 5ª edição do Férias na Escola iniciou na última

segunda-feira, dia 13, e se-gue até o dia 24. O projeto atende crianças com idade mínima de 6 anos. Os par-ticipantes terão oficinas de teatro, dança, canto, arte-sanato, recreação, pintu-ra e esportes, e receberão alimentação. As atividades acontecerão de segunda a sexta-feira.

Foto: PMSS

Seguem abertas as inscrições para oficinas culturais gratuitas

Pagamento do iPTu até o dia 30 de janeiro tem 20% de desconto

Escolas municipais estarão abertas no período de férias

Cursos de violão, cava-quinho e teatro são algu-mas das oficinas gratuitas, oferecidas pela Prefeitura, através da Secretaria Mu-nicipal de Cultura e Turis-mo, que ainda estão com as inscrições abertas. Os inte-ressados podem se inscre-ver diretamente na sede da pasta: Avenida João Pereira de Vargas, 2843. A secreta-ria funciona de segunda a quinta, das 12h15 às 18h; e nas sextas, das 8h às 14h.

Para o secretário-adjun-to de Cultura e Turismo, Claudio Tavares, as oficinas culturais representam um espaço gratuito de inclu-são, lazer e educação para crianças, jovens e adultos sapucaienses. “Ter acesso à cultura é fundamental. A Prefeitura está fazendo a sua parte oportunizan-do estes espaços gratuitos para que todos os sapu-caienses possam se diver-tir e aprender algo novo”, ressalta.

Confira a lista das Es-colas núcleo e horá-rios das oficinas: E.M.E.F. Alfredo Julia-no – das 13h às 17h E.M.E.B. Alberto San-tos Dumont – das 13h às 17h E.M.E.F. Júlio Ströher – das 13h às 17h E.M.E.F. Otaviano Sil-veira – das 9 às 12h30 e das 13 às 17h E.M.E.F. Walmir dos Santos Martins - das 9 às 12h30 e das 13 às 17h - Nas sextas o horário será das 9h às 14 h.

Page 6: Janeiro 2014

Artistas devem rea-lizar as inscrições até o dia 22 de março

As inscrições para artistas interessados em expor seus traba-lhos na Pinacoteca Feevale, no Câmpus I da Universidade (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo) estarão abertas até o dia 22 de março. Uma comissão irá avaliar as obras e decidirá quais trabalhos serão expos-tos no espaço neste ano.

Para se inscrever, o artista deverá entregar diretamente na Pina-coteca um portfólio contendo diversas in-formações. Elas podem ser visualizadas no site www.feevale.br/pina-coteca ou pelo telefone (51) 3584-7148.

o Memorial está localizado na sede da Rá-dio União FM. A abertura do espaço ao público no mês de março marcará o aniversário de 34 anos da emissora.

NOVO HAMBURGO

SÃO LEOPOLDO ESTEIO

Mais de 24 mil pessoas vão poder utilizar a nova Praça da Juventude, locali-zada na rua Honduras, 150, bairro Santo Afonso. Inau-gurada no último dia 8, o local servirá como ponto socioeducativo, abrindo espaço para projetos cul-turais de inclusão e inte-gração social, importante

dentro do processo de Ter-ritório de Paz que abrange o bairro.

O espaço conta com campo de futebol society, com grama sintética nos padrões de qualidade exi-gidos pela FIFA, quadra de vôlei de praia, quadra poliesportiva coberta, pista de caminhada, pista

de skate com rampa, play-ground, sanitários, área para exercício com apa-relhos de ginástica e alon-gamento, teatro de arena com palco coberto e cen-tro de convivência com mais de 300 metros qua-drados. O investimento total da obra foi de quase R$ 2 milhões.

A partir de março, será aberta para a visitação do público o primeiro me-morial de rádio do Vale do Sinos, Memorial União FM, em Novo Hamburgo. O espaço visa resgatar, preservar e expor objetos que fizeram parte da his-tória da Rádio União FM.

Planejado e executado com dedicação, o Me-

morial foi inaugurado internamente no mês de novembro e marca um novo capítulo na história do rádio, trazendo uma exposição permanente de documentos históricos, equipamentos de comu-nicação utilizados ao lon-go da trajetória da União FM e diversos discos de vinil.

Novos equipamen-tos para a emergência do Hospital São Camilo chegaram nesta semana para substituir os apa-relhos antigos. Ao todo, são dez leitos completos, com cama, respiradores, monitores e bombas de infusão de medicamentos e dieta.

O Governo do Estado também encaminhou para

a Fundação de Saúde Pú-blica São Camilo mais um carro de parada cardior-respiratória para a unida-de e novos computadores e impressoras para o aten-dimento ao público.

Na próxima semana, o hospital receberá cin-co novos leitos neonatais completos, dando sequên-cia ao projeto de amplia-ção das unidades.

Com o objetivo de dar visibilidade aos músicos da cidade, a Secretaria de Cultura e Turismo irá realizar o cadastramento de artistas, até o dia 07 de fevereiro. O cadastro pode ser feito pelo e-mail: [email protected] ou diretamente na secretaria, localiza-da na Praça Tiradentes, 119, das 8h às 14h.

Os atendimentos nas especialidades de car-diologia, ortopedia e of-talmologia estão sendo ampliados na rede básica do município. De acordo com o titular da Secretaria da Saúde do município, Júlio Galperim, o agenda-mento para cardiologista se iniciou em dezembro. Nos últimos 30 dias de 2013 foram marcadas 240 consultas para esta es-pecialidade. Na próxima semana, a Central de Re-gulação irá liberar sema-nalmente 120 consultas para ortopedista.

Ainda neste mês, serão agendados também 60 atendimentos, incluindo cirurgias, com oftalmo-logistas. O aumento do número de atendimen-tos está sendo feito com base em levantamento da secretaria, que verificou

grande demanda repri-mida nestas três áreas. O objetivo é normalizar o atendimento até julho de 2014.

Conforme dados da secretaria, cerca de 3 mil pacientes aguardavam por esse serviços desde o final de 2012. O conta-to com os pacientes para informar a data e o local das consultas será feito diretamente pela Central de Regulação.

Estão abertas as ins-crições para o concurso que irá definir a Corte do Carnaval 2014 de Esteio. Serão escolhidas a Rai-nha e duas princesas, que vão participar de todos os eventos relacionados à Festa de Momo na cidade.

Para concorrer, as can-didatas devem ter entre 15 e 25 anos, tempo dis-

ponível para participar das atividades e com-provar ser moradora de Esteio. As inscrições po-derão ser feitas até o dia 4 de fevereiro na Casa de Cultura Lufredina Araú-jo Gaya (Rua Padre Felipe, 900), de segundas a quin-tas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h.

Inaugurada Praça da Juventude

vale do sinos tem o primeiro memorial do rádio

Aparelhos mais modernos chegam ao Hospital

Até o dia 13 de feverei-ro, estão abertas inscri-ções para a ocupação do Teatro Municipal de São Leopoldo durante o pri-meiro semestre de 2014. Os interessados devem preencher uma ficha e en-caminhá-la ao Centro Cul-tural ou enviar via e-mail, o arquivo em formato PDF, para [email protected], preenchendo no campo do assunto: Ocu-pação do Teatro Munici-pal/2014.

Cada projeto deve ser preenchido de forma indi-vidual, ainda que a mesma Companhia/Grupo apre-sente mais de uma propos-ta de ocupação. As propos-tas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção que levará em conta diversos aspectos, como clareza e coerência, e criatividade e abrangência. O edital com-pleto pode ser visto no site da Prefeitura Municipal de São Leopoldo: www.saole-opoldo.rs.gov.br.

Prefeitura lança regulamento de ocupação do teatro

Secretaria de Cultura está cadastrando artistas da cidade

número de consultas com especialistas é ampliado

inscrições para o Concurso Rainha do Carnaval já estão abertas

Estão abertas as inscrições para mostras na Pinacoteca Feevale

integração 06 l jornaldaestação l janeiro de 2014

diversas atividades esportivas e culturais serão desenvolvidas no espaço

Page 7: Janeiro 2014

radar país mundo 07 l jornaldaestação l janeiro de 2014

pelo país

Confira o número de vagas que serão oferecidas na sua cidade:

O Programa Nacio-nal de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pro-natec) vai ofertar 763 mil vagas, em cursos de qua-lificação profissional para o público do Plano Brasil Sem Miséria. O número é 50% maior do que a quan-tidade de vagas abertas no mesmo período de 2013. Os cursos serão ofereci-dos em 3.479 municípios, 644 a mais do que no ano passado.

No Rio Grande do Sul,

serão 66.181 vagas distri-buídas em 323 municípios. O Estado só perde para Minas Gerais, que irá dis-tribuir 109.072 vagas entre 561 cidades.

Os alunos inscritos no Programa recebem apos-tilas, uniforme e ajuda de custo para transporte e ali-mentação. As inscrições são realizadas pelas prefeituras, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou em outros equipamen-tos da assistência social.

Mesmo com as inscri-ções seguindo até sexta--feira, dia 17 de janei-ro, apenas no primeiro dia, segunda-feira, dia 13, 423.163 candida-tos se inscreveram para participar do Programa Universidades para To-dos (ProUni), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Nesta edição, o ProU-ni oferece 191.625 bolsas em 1.116 instituições pri-

vadas de educação supe-rior. São 131.636 bolsas integrais e 59.989 par-ciais. O número de bolsas ofertadas aumentou 18% na comparação com o pri-meiro semestre de 2013.

O estudante que se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode se inscrever no Prouni. Porém, caso seja selecionado nos dois processos, o estudante deverá escolher uma das vagas.

Pode se inscrever no ProUni quem não tem diploma de curso superior. o estudante precisa ter feito a prova do Exame nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. o candidato não pode ter tirado zero na re-dação e precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou na rede privada com bol-sa integral.

Mais de 700 mil vagas do Pronatec serão abertas até junho

Prouni tem mais de 400 mil inscritos no primeiro dia

Selecionados no Sisu têm até dia 21 para realizar a matrícula

Canoas

Esteio

são Leopoldo

novo Hamburgo

Porto Alegre

818

541

906

924

4.230

sapucaia do sul 604

PRAzo PARA ELEItoR tIRAR oU tRAnsFERIR tí-tULo tERMInA EM MAIoEm ambos os casos deve-se procurar o Cartório Eleito-

ral mais próximo. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também é possível fazer o pré-atendimento antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar o site www.tse.jus.br/eleitor, do TSE e, após preencher os campos de identificação, o usuário deve comparecer ao cartório com a documentação exigida para concluir o atendimento e re-ceber o documento.

O Ministério da Edu-cação (MEC) divulgou a primeira chamada dos se-lecionados na primeira edição de 2014 do Siste-ma de Seleção Unifica-da (Sisu). Os candidatos

aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, nas insti-tuições de ensino que ofe-recem as vagas. A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro.

Page 8: Janeiro 2014

férias 08 l jornaldaestação l janeiro de 2014

Para muitas pessoas, férias é sinônimo de via-gem. Se este é seu caso, não importa se são pou-cos dias ou se o dinheiro está bem contado, pois há muitas opções, entre elas a de planejar o seu próprio roteiro. Com as informações disponíveis na internet, é possível planejar um fim de sema-na numa fazenda, uma se-

mana em alguma praia do nosso litoral, conhecer as belezas do Rio de Janeiro, ou até fazer uma viagem para a Europa. Além de muito mais autonomia, o planejamento próprio de sua viagem fará com que as despesas sejam compa-tíveis com o seu orçamen-to, e o destino e o roteiro vão se adequar aos seus interesses.

Pesquisar foi uma das dicas dadas pela estudan-te de medicina de Porto Alegre, Luiza Kause. Com 27 anos, ela vai em junho para a Grécia, para pas-sear e conhecer um novo país durante um mês. “Es-tou planejando ir para a Grécia sem agência, já fiz isso algumas vezes e nun-ca deu nada de errado. Há uns seis meses, mais ou menos, estou acom-panhando as ofertas das passagens e pesquisando

hotéis”. Luiza afirma que o co-

nhecimento de uma lín-gua estrangeira é muito importante, principal-mente o inglês. “Quando fui para os Estados Uni-dos, há uns dois anos, ainda não sabia falar in-glês muito bem, então tive que me virar, já que estava sozinha, mas acho que a experiência me dei-xou bem mais confiante para fazer de novo esse tipo de viagem”.

Para aqueles que não pretendem ir tão longe quan-to Luiza, o empresário Rafael Bueno, de 29 anos, dá a dica: “planejar como vou deixar a casa. Muitas pesso-as não pensam nisso, só pensam em sair e em como vai ser a viagem. Desligar as luzes da casa e até deixar alguém cuidando é uma boa dica”. O empresário vai viajar em fevereiro com a esposa e os filhos gêmeos para Florianópolis.

Eduardo Minossi, de 27 anos, geógrafo, já viajou para muitos lugares, desde cidades do interior do estado e praias do Uru-guai, até grandes cidades da Europa e oriente Médio, como Roma, Londres e Jerusalém, sem-pre fazendo seu próprio planejamento. E por onde ele começa?

“O início é basicamente consultar a Internet. Lá posso ver as estradas, distâncias, os horários dos ônibus, pontos atrativos de cada cidade, hotéis ou hostels por bom preço. Existem sites especializados e fóruns de discussão com dicas pra praticamente tudo que tu necessitas para or-ganizar uma viagem”, esclarece eduardo.

Quanto às vantagens de montar seu próprio ro-teiro, eduardo é enfático: “a liberdade de tu mon-tares teu roteiro e gerenciar teu tempo e desti-nos da viagem é uma grande vantagem, pois tu ganhas em tempo, em dinheiro e em diversão. Porque a viagem já começa antes, a hora de pla-nejar já é divertido”.

Pesquisar é fundamental

A volta também tem que ser bacana

“Planejar é divertido”

se você não sabe por onde começar o planejamen-to, veja as dicas que o Jornal da Estação preparou para ajudar:

Planejamento passo a passo

Defina o objetivo da viagem (se for para des-cansar ou conhecer lugares novos) Selecione previamente alguns lugares e faça uma sondagem sobre os custos

Depois de selecionado o destino, pesquise mui-to sobre o lugar e veja quais os pontos que pre-tende visitar. Peça dicas e opiniões de quem está acostu-mado a viajar fazendo seu próprio planejamento, mas lembre-se de filtrar as informações de acordo com suas expectativas e seus interesses. Utilize sites confiáveis para fazer reservas e compras (passagens, hotéis e espetáculos) Reserve hotel próximo às atrações ou que te-nha fácil acesso a transporte (é melhor pagar um pouco mais por uma hospedagem bem localiza-da). não esqueça de confirmar a reserva com o hotel, mesmo que esta não tenha sido feita pelo site dele, e imprima, caso dê algum problema ao chegar no local. use uma agenda ou bloco de anotações. não confie apenas na memória. Telefones para emer-gência e locais para informações são muito úteis. Esteja preparado para todas as situações. Mes-mo planejando com antecedência, imprevistos

acontecem, então, reserve uma quantia de dinheiro para deixar como reserva caso al-guma situação inesperada aconteça.

Planeje sua viagem

Page 9: Janeiro 2014

comportamento 09 l jornaldaestação l janeiro de 2014

Retângulos de papel ou tecido, muitas vezes colo-ridos e silenciosos, podem guardar histórias memo-ráveis. Mas essas aventuras escondidas nos livros ainda são descobertas por poucos brasileiros. A média nacio-nal de leitura é de 3,1 livros por leitor ao ano no Brasil, de acordo com uma pes-quisa realizada pelo Institu-to Pró-Livro. Um prejuízo

tanto para o povo quanto para o país.

Para o setor que cuida de educação e cultura da Or-ganização das Nações Uni-das (ONU), o problema da falta de leitura é antigo no Brasil. Muitos brasileiros foram do analfabetismo à TV sem passar na bibliote-ca. Para piorar, especialistas da ONU culpam as escolas pela falta de leitores.

O professor de portu-guês e literatura da rede estadual de ensino Ro-berto Silva afirma que a leitura, na maioria das ve-zes, não é incentivada nas escolas públicas devido às condições de trabalho. “Fica difícil, por exemplo, um professor incentivar a leitura numa bibliote-ca que é usada como sala de aula, ou simplesmente está fechada porque não tem funcionário para ad-ministrar.”

No entanto, na escola onde trabalha, no muni-cípio de Guaíba, Roberto aponta que existem di-versos projetos de for-mação de público leitor, para driblar o desinteres-se dos jovens na leitura.

Um deles é o Núcleo de Vídeo ‘Terra Cambará’, onde os alunos adaptam obras literárias de diver-sos gêneros para cinema. “Centenas de alunos já participaram de proje-tos de adaptação em que leram e reapresentaram obras literárias – releitu-ras – para a comunidade e em festivais estudantis no Estado e fora dele”.

Silva acredita que os professores, em especial os de literatura, precisam traçar estratégias para conseguir passar para os alunos o prazer de ler um livro. “Deve-se ensinar primeiro o prazer de ‘pa-rar e curtir o momento’ e depois entrar em teorias e escolas literárias”.

Incentivo na escola

As férias, a escola e a família são tidos como os principais agentes de estímulo, mas nunca é tarde para começar a ler, a mudança dessa realida-de depende da conscien-tização e sensibilização de cada um. Atualmente, existem obras de todos os gêneros que podem agradar todos os tipos de leitores.

Um bom começo para despertar o interesse pela leitura das crianças pode ser a contação de histó-rias, seguida de teatro ou idas às feiras de livro e outras técnicas de intera-ção e incentivo à leitura. Entretanto, que tal come-çar trocando o brinquedo eletrônico por um livro na hora do banho ou um fantoche para os bebês?

Para o setor da onU que cuida de educa-ção e cultura, só há leitura onde: 1) ler é uma tradição nacional,2) o hábito de ler vem de casa 3) são formados novos leitores.

o Brasil fechou 2012 com 3.481 livra-rias em operação, segundo a Associação nacional de Livrarias (AnL). Destas, 49% estão instaladas nas capitais e no Distrito Federal

Por onde começar?

Hábito da leitura é prejudicado por falta de incentivo diversas questões culturais e não cultu-

rais contribuem para o fato dos brasileiros lerem pouco

Page 10: Janeiro 2014

comportamento 10 l jornaldaestação l janeiro de 2014

Um cachorro ou um gato mudam completamen-te a rotina de uma casa. Eles trazem alegria, são com-panheiros, mas ao mesmo tempo exigem cuidados. Por causa desses cuidados, como limpar a sujeira, ali-mentar, dar água e atenção diariamente, que muitas pessoas se arrependem de ter adotado um animal e resolvem maltratá-lo ou en-

tão abandoná-lo na rua.Essa atitude, além de ser

uma covardia, prejudica tanto o animal quanto as pessoas que passam na rua. Os cães e gatos podem ficar doentes e acabar passando essa doença para os huma-nos. Por isso, antes de ado-tar um cachorro ou gato, é muito importante saber da responsabilidade que esse ato exige.

Diversas cidades já criaram uma estrutura especial para cuidar do bem-estar animal. Um exemplo é Sapucaia, que possui junto à Secretaria do Meio Ambiente uma equipe para cuidar exclu-sivamente de abandono, maus-tratos e adoções de animais. Só em 2013, fo-ram adotados 278 animais abandonados. “Neste ano conseguimos que fossem adotados cachorros que já estavam há mais de dois anos no canil. As pessoas cobram muito de nós para tirarmos os cachorros da rua, mas canil não é lugar de cachorro ficar para o resto da vida. Ele não ganha o ca-

rinho que precisa”, ressalta o secretário de Meio Ambien-te de Sapucaia, Carlos Edu-ardo Maninho. Atualmente 22 cachorros se encontram no canil de Sapucaia, que tem apenas dez baias.

A coordenadora da dire-toria de bem-estar animal, Tânia Grasiela, diz que de-pois da divulgação de in-formações sobre adoção responsável, diminuiu bas-tante o abandono. “Quem adota ganha um folheto com diversas informa-ções sobre cuidados com os animais”. Maninho ex-plica que quando a pessoa adota é feito um registro com foto e todos os dados do novo dono.

O abandono de animais se dá por diversos moti-vos: porque o cachorro late, dá trabalho, cadelas dão cria, cada dia apare-ce uma história nova. “As pessoas pegam os animais sem ter informações so-

bre o que eles precisam. É muito mais falta de edu-cação e de informação do que qualquer outra coisa”, relata a veterinária da di-retoria do bem-estar ani-mal de Sapucaia, Alana Motta.

Dentro de casa ou no pátio os cachorros podem ficar estressados, por isso Alana Motta recomen-da passear com o animal diariamente. Mas, para sair de casa com o cachorro, o dono deve atentar a alguns cuidados: A guia deve estar sempre bem firme para evitar que o animal fuja. nunca deixar uma criança se-gurar o animal, pois ela não tem força para levá-lo. se o cão for agressivo ou de raças maiores, deve-se usar a focinheira. Mesmo que o cachorro grande seja dócil, as pessoas na rua têm medo. não esqueça do saquinho para recolher as fe-zes, para não deixar as ruas sujas.

Bem-estar animal

Motivos de abandono

Comportamento do dono

Adotar um animal requer muita respon-sabilidade

vacinas e cuidadosA veterinária Alana Motta explica que, quando você

adota um filhote, deve dar as três doses de vacinas ini-ciais a partir dos 45 dias de vida. “É indicado comprar a vacina internacional, pois é mais segura. A polivalen-te v8 ou v10 é a primeira vacina que deve ser dada, e protege contra oito doenças. Após 21 dias você dá a segunda dose e mais 21 dias a terceira dose”. De-pois disso, recomenda-se dar um reforço a cada ano. A vacina da raiva pode ser dada no animal a partir dos quatro meses de vida, e após deve ser dada anual-mente, junto com a polivalente.

os animais também precisam de vermífugos, que podem ser dados a partir de duas semanas de vida. “existem as primeiras doses, com duas, quatro, oito e doze semanas. Depois disso, aos cinco e seis meses, e após isso se recomenda dar semestralmente”, colo-ca a veterinária.

Eles não são de brinquedo

saiba mais É bom lembrar que além de água e comida, os animais precisam de veterinário se ficarem doen-tes, remédios, vacinas, entre outras coisas. Cachorros e gatos vivem normalmente mais de 12 anos. Os donos devem cuidar para as crianças não

maltratarem o animal. nunca adotar somente porque acha o animal “bonitinho”. Ele vai crescer e dar um certo traba-lho, então só adote se você estiver disposto a isso.

Page 11: Janeiro 2014

saúde 11 l jornaldaestação l janeiro de 2014

Silencioso e bastante conhecido da população, o diabetes está presente em um número cada vez maior de pessoas em todo mundo. Só no Brasil, a doença já atinge mais de dez milhões de brasilei-ros. A cada dia, 500 pes-soas descobrem que são diabéticas.

Segundo o médico e pesquisador clínico do Instituto de Educação

e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento Gui-lherme Rollin, aproxima-damente 8 a 9% da popu-lação do Rio Grande do Sul tem diabetes. “Esse aumento está diretamen-te associado ao aumento da obesidade no mundo. A obesidade, por sua vez, vem aumentando devido aos hábitos não saudáveis de alimentação associa-dos ao sedentarismo”.

o que é esta doença? “diabetes mellitus (ou diabete mélito) é caracteri-zado pelo aumento da glicose no sangue (glicemia elevada). o diabetes apresenta dois tipos principais: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. o diabetes tipo 2 é o mais comum, acometendo mais de 90% dos ca-sos. diabetes tipo 1 é bem menos frequente, sendo responsável por menos de 10% dos casos”, explica Rollin.

vilão: excesso de pesoDiversos são os fatores que tem contribuído para o

avanço do diabetes, como o excesso de peso, a falta de exercícios físicos, a má alimentação e o envelheci-mento da população. De acordo com a pesquisa Vigi-lância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por inquérito Telefônico (Vigitel 2012), 75% do grupo de brasileiros convivendo com o diabetes está acima do peso, e é mais comum em mulheres (8,1%) do que em homens (6,5%).

Apesar de não existir cura para a doença, o pes-quisador ressalta que o diabetes pode ser controla-do, através do uso de insulina, nos casos do tipo 1 e nos casos do tipo 2, o paciente deve manter uma ali-mentação adequada, evitando a obesidade, realizar exercícios regulares, além do uso de medicamentos específicos para cada caso.

Como evitá-la?A melhor forma de prevenir o diabetes é permane-cer no peso adequado e fisicamente ativo, ressalta Rollin. os exercícios, além de ajudar a controlar o peso, melhoram a captação de glicose pelas células do organismo independentemente da ação do hor-mônio da insulina. Portanto, a atividade física atua não só na prevenção, mas no controle da diabetes, evitando as complicações que surgem com a doen-ça.

Prevenção do diabetes: alimentação correta e exercícios são fundamentais

Fatores de risco para o diabetes

Familiares próximos portadores de diabetes;

idade maior que 45 anos;

excesso de peso ou obesidade;

Pressão alta;

Colesterol elevado;

Mulheres com antecedentes de filhos nascidos com mais de 4.0 kg.

Confira algumas dicas para evitar a doença

Mantenha-se no peso adequado

Procure seguir uma dieta saudável, principal-mente, evitando alimentos gordurosos, açucares, amido e sal;

Realize uma atividade física regularmente. o ideal é cinco vezes por semana.

Page 12: Janeiro 2014

o homem no meio ambiente

Qual a maneira menos danosa ao meio ambiente para o homem suprir a necessi-dade de habitação?

na edição de outubro abordamos o im-pacto que a necessidade do homem por ali-mentos causa no meio ambiente; a edição de dezembro trouxe uma reportagem sobre a fabricação de roupas e seus efeitos. Agora o foco é na necessidade que o homem tem de habitar e o impacto que a ocupação do solo com moradias e os materiais necessá-rios para sua construção provocam no meio ambiente. Para se ter uma ideia do impacto da ocupação do solo, o raciocínio é simples: se o espaço necessário estimado por pessoa é de 40 metros quadrados, basta multiplicar este número pela quantidade de habitantes no mundo, que é de 7 bilhões.

Para esta reportagem, o Jornal da estação contou com a colaboração do Professor Dou-tor Miguel Aloysio Sattler, do Departamento de engenharia Civil/noRie, da uFRGS, coor-denador do grupo de trabalho em desenvol-vimento sustentável da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (An-TAC) desde 1995, e autor de vários livros so-bre o assunto.

O mais importante é entender as características do local e procurar se suprir dos recursos que o local oferece.

Entender as características do local inclui o respeito às condições climáticas (temperatura, umidade, ventos predominantes, precipitação, insolação), procurando ajustar a edificação a elas, otimizando o consumo de materiais e energia, tanto na etapa da produção, de construção, como também na etapa de uso.

No tocante a recursos, particularmente de materiais, é importante buscar se valer dos materiais encontrá-veis na região, que não requeiram grandes distâncias de transporte, e em harmonia com a cultura local.

1

O impacto da habitação no meio ambien-te é maior pela ocupação do solo ou na uti-lização e fabricação dos materiais utilizados na construção?

Isso vai depender muito das condições do local em que a habitação será inserida, já que podemos estar no referindo a um ambiente rural ou urbano. Estima-se que, em média, cada pessoa vivendo em cidades re-queira de 300 a 400 metros quadrados de área urbana (incluindo aí a própria moradia, as ruas, o local de tra-balho, os estacionamentos, e todos os demais espaços compartilhados, como supermercados, áreas de entre-tenimento, etc.).

Quanto ao espaço individual que seria demandado por cada pessoa, pode variar de cultura para cultura. Na cultura ocidental de países desenvolvidos, estima--se como necessário um espaço de aproximadamente 40 metros quadrados por pessoa. Como somos mais de 7 bilhões de seres humanos no planeta, e este número continua crescendo, pode-se ter uma ideia dos impac-tos associados à ocupação do solo.

No tocante a materiais utilizados, o seu impacto irá depender do material que for utilizado na cons-trução da habitação. Existem tecnologias tanto para construir em concreto e aço, ou alvenaria, madeira e até plásticos, que é como vimos tradicionalmente construindo em áreas urbanas, como para fazer uso de tecnologias não-convencionais, como são as que usam a pedra (identificados com a cultura de imigrantes italianos), a terra (como as tecnologias em enxaimel, identificados com imigrantes alemães), ou até resíduos agrícolas (como a palha de certas culturas agrícolas). Essas últimas, naturalmente, determinam um impacto bem menor além de possuirem uma durabilidade até superior a das tecnologias convencionais.

2

As habitações e seu impacto no meio ambiente

“Estima-se que, em média, cada pessoa vivendo em cidades

requeira de 300 a 400 metros quadrados

de área urbana (in-cluindo aí a própria moradia, as ruas, o local de trabalho, os estacionamentos, e

todos os demais espa-ços compartilhados,

como supermercados, áreas de entreteni-

mento, etc.)

ilustrações: Alex Vaz

Page 13: Janeiro 2014

12 e 13 l jornaldaestação l janeiro de 2014

existem diferenças entre as construções sustentáveis e as construções ecológicas?

Atualmente, o Brasil é o 4º país do mundo a investir em construções sustentáveis. Esta po-sição deve-se por incentivos do governo ou é uma tendência do mercado mundial?

O senhor poderia citar algum método ou material sustentável que esteja sendo utilizado em larga escala no estado do Rio Grande do Sul?

Elas caminham na mesma direção, de uma maior sustentabilidade. Ambas estão preocupadas em redu-zir impactos, em preservar a saúde humana e de todas as demais espécies (essa grande “rede de vida” da qual somos apenas um elo), em repassar aos nossos descen-dentes um planeta mais saudável do que aqueles que herdamos de nossos ascendentes.

No Brasil, embora a situação esteja se modificando, ainda não há grandes incentivos para aqueles que buscam construir mais sustentavelmente.(...) existem muitas empresas empregando soluções mais sustentá-veis e a população, embora ainda em pequena escala, tem crescentemente se conscientizado de que vivemos em um planeta finito em termos de área e de recursos em geral, e que viemos consumindo de modo intenso, tanto materiais como energia. Então esta tendência é, de fato, internacional.

Utilizado em larga escala eu apontaria, como um material de impacto relativamente inferior ao de ou-tras tecnologias, a alvenaria cerâmica; principalmente a que emprega tijolos cerâmicos maciços (por poderem ser reutilizados, ao final de um ciclo de uso). Nossos estudos acadêmicos mostraram (...) que ele é gerador de emprego e renda, nos locais onde é produzido; por ser, no mais das vezes, produzido com a utilização da energia de resíduos de biomassa e por ter o nosso Es-tado órgãos ambientais que, efetivamente, controlam ou buscam controlar a extração mineral, os impactos de exploração tendem a ser minorados e remediados.

Quais características classificam a cons-trução como sustentável? Temos que entender a sustentabilidade como uma

“meta”, uma direção, pois tudo o que o ser humano constrói possui um maior ou menor impacto ambien-tal. Atualmente, não existe praticamente nada que possa ser qualificado como sustentável. Nesse sen-tido, muitas espécies animais são muito mais sus-tentáveis. Veja-se o caso, por exemplo, das abelhas, dos pássaros, e de inúmeras outras espécies animais... Então costumo referir que buscamos algo “mais” sus-tentável, ou seja, menos impactante do que as soluções que vimos empregando.

3

4

5

6

Quais as dicas para aquelas pessoas que pensam em construir, mas sem agredir mui-to o meio ambiente? Basicamente, que a pessoa busque se informar sobre

o assunto. Além disso, que a pessoa busque identificar as po-

tencialidades e limitações de seu “lugar”, para otimizar a construção aos condicionantes locais.

Adicionalmente, que haja uma busca por soluções “saudáveis” e “responsáveis” para o todo da constru-ção: usar materiais que, ao longo de seu ciclo de produ-ção e uso, sejam eficientes no uso de energia e minimi-zem impactos à saúde humana e à natureza, em geral;

Finalmente, que o interessado faça uso de técnicas construtivas também saudáveis e seguras, contando com o apoio de habilidades e habilitações que lhe pos-sibilitem alcançar uma construção também saudável e segura, além de durável, que também é um pressu-posto da sustentabilidade.

8

Qual a situação do Brasil na área de pes-quisas sobre construção sustentável?

Eu diria que há um crescimento em pesquisas na área, mas que ainda estão muito aquém do desejável, sendo reduzido o número de cursos de nível superior (particularmente de arquitetura e engenharia), contan-do com formação específica e pesquisas na área.

7

As habitações e seu impacto no meio ambiente

“Atualmente, não exis-te praticamente nada que possa ser qualificado como sustentável. Nesse sentido,

muitas espécies animais são muito mais sustentáveis.

Page 14: Janeiro 2014

tecnologia 14l jornaldaestação l janeiro de 2014

Há 10 anos, o telefone celular tinha quatro princi-pais funções: receber e efe-tuar chamadas ou receber e enviar mensagens de texto. Desde que os smartphones se tornaram populares, é difícil encontrar alguém que utiliza o celular apenas para essas quatro ativida-des.

A forma como as pesso-as estão interagindo com as outras através dos celu-

lares vêm mudando cons-tantemente e são muitas as opções de aplicativos para quem deseja trocar mensa-gens via internet usando o telefone celular.

O sucesso dessas alterna-tivas é tanto que o WhatsA-pp já passou a quantidade de usuários ativos do Twit-ter, e o WeChat contratou o jogador de futebol Lionel Messi como garoto propa-ganda.

Jornalista e ligada em tecnologia, Renata Pe-reira, de 26 anos, utiliza os aplicativos tanto para o trabalho quanto para conversar com os amigos. “O aplicativo que mais utilizo é o Skype. O What-sApp utilizo entre amigos. Como sou jornalista fre-elancer, andava gastan-do muito dinheiro com a conta telefônica. Então, decidi baixar o aplicati-vo do Skype e realizar li-gações, via Smartphone, para todas as regiões do país”. Ela afirma que antes

de existir essa tecnologia, utilizava telefone conven-cional, celulares e e-mail, “E antes de tudo isso exis-tir, cartas (risos)”.

Já a dona de casa Re-nata Vieira, de 40 anos, de Nova Santa Rita, afir-ma que está viciada nos aplicativos. “Eu adoro os emoticons, foi a minha fi-lha que instalou para mim um dos aplicativos e agora eu tenho até grupos com as minhas amigas, onde conversamos e marcamos de sair. Não passo um dia sem olhar meu celular”.

Veja a seguir quatro opções muito usadas de progra-mas de chat via internet para o smartphone:

WhatsApp – um dos aplicativos mais baixados en-tre os brasileiros, permite enviar mensagens de tex-to, áudio, vídeo e fotos via internet para os contatos de sua agenda que já utilizam o aplicativo. o serviço pode ser utilizado grátis por um ano de serviço, após este período é cobrado uS$ 1 (cerca de R$ 2,25) anualmente. ele está dis-ponível para iPhone, Android, Windows Phone, BlackBerry e Symbian.

Line – É um dos mais novos serviços de interação e está apostando no conceito de rede sociais, com ti-meline, publicação de posts e criação de grupos de interesse. na área de chat, vale destacar a sua bi-blioteca de stickers, com centenas de imagens para incluir em suas mensagens – elas vão de memes à linha anime. O aplicativo é gratuito e está acessível aos sistemas operacionais iPhone, Android, Windo-ws Phone, BlackBerry e Symbian.

skype – É mais conhecido por suas chamadas de voz via internet e por sua função de ligações com vídeo. Mas também pode ser usado para conversa via texto. na área de chamadas com voz, o serviço também possibilita liga-ções para números telefônicos. Nesse caso, porém, é preciso comprar crédi-tos, que se transformam em minutos para ligações. O aplicativo é gratuito para iPhone, Android, Windows Phone e BlackBerry.

WeChat – O aplicativo permite diver-sos recursos de interação com outras pessoas. En-tre as opções de bate-papo, está o ‘chat ao vivo’, onde cria-se uma sala de conversa com diversos usuários. O aplicativo ainda tem como ferramenta o item “Momentos”, que utiliza a câmera do smar-tphone para compartilhar rapidamente com os ami-gos imagens do dia a dia, além da função de busca de histórico, para localizar conversas. o WeChat está disponível gratuitamente para iPhone, Android, Windows Phone, BlackBerry e Symbian.

“Eu uso, mas não sou viciado. Para o meu trabalho é muito útil, já que os clientes podem falar comigo de graça” – Rubens Lima, 31 anos, advogado, São Leo-poldo.

“Uso direto vários aplicativos para falar principal-mente com a minha mãe. Ela tem outra operadora e daí com os chats podemos nos falar sem gastar muito” Karine Santana, 15 anos, estudante, Novo Hambur-go.

“Eu não aproveito essas modernidades. Uso meu celular apenas para falar e receber ligações e também como despertador”. Caio Debon, 48 anos, Porto Ale-gre.

Quem usa aprova

Interação via celular: aplicativos facilitam a comunicação entre as pessoas

Page 15: Janeiro 2014

oportunidades 15 l jornaldaestação l janeiro de 2014

CURSOS

SENAC inaugura mais uma unidadeComércio, Gestão e Comunicação são o foco da

nova unidade de aprendizado do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) inaugurado no final do ano de 2013. O Senac Floresta está localizado na Avenida Farrapos, 146, no bairro Floresta, em Porto Alegre. Com capacidade para atender 300 alunos por dia e com uma área de 1600m², o espaço oferecerá 30 cursos entre presenciais, a distância e por meio do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Atualmente, o Senac-RS possui 40 escolas, três faculdades e 22 Balcões Sesc/Senac, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul.

Oficina gratuita de dança contemporânea para iniciantes

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Dança

Contemporânea para Iniciantes que será ministrada pela professora Béthany Martínez. As aulas serão realizadas de 3 de fevereiro a 30 de abril, de forma gratuita, na Casa de Cultura Mario Quintana. Interessados devem se inscrever pelo e-mail [email protected], até dia 31 de janeiro. Os alunos devem ser maiores de 15 anos.

Universidade seleciona voluntários para o Projeto Rondon

Até o dia 23 de janeiro, acadêmicos interessados em participar como voluntários na Operação Catopê, do Projeto Rondon, da Universidade Feevale, deverão se inscrever pelo site www.feevale.br/editais. Os estudantes escolhidos para participar do projeto atuarão na cidade de Japonvar, em Minas Gerais, no período de 20 de julho a 4 de agosto.

Transpetro I e IIPrazo: até 31/01Vagas: para segundo oficial da náutica e de máquinas, condutor mecânico, auxiliar de saúde, moço de convés, moço de máquinas e taifeiro. Salários: de R$ 3.080,92 a R$9.545,40Taxa: não informadaInscrições: preencher a ficha no site transpetro.com.br e encaminhar para Avenida Presidente Vargas, 328, 2º andar, Centro – Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20.091-060

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)Prazo: até 20/01Vagas: 7,6 mil vagas para agente de pesquisas e mapeamento, 180 para agente de pesquisas por telefone e 27 para analista censitário de geoprocessamento.Salários: de R$ 765 a R$ 4 milTaxa: de R$19 a R$80Inscrições: www.cesgranrio.org.br

Ministério do TrabalhoPrazo: até 3/02Vagas: 35 para contador e 415 para agente administrativo. Salários: de R$2.573,22 a R$ 3.981,42Taxa: R$50 e R$70Inscrições: através do site cespe.unb.br

Secretaria de Estado da Fazenda do RS (SEFAZ)Prazo: até 20/01Vagas: 30 para auditor do EstadoSalários: R$ 9.460,00, acrescido de prêmio de produtividade e eficiência variável de R$9.294,60.Taxa: R$ 137,19Inscrições: através do site fundatec.org.br

Banrisul Armazéns Gerais (BAGERGS)Prazo: até 17/01Vagas: 2 para agente técnico – técnico contábil, 12 para agente de logística e 2 para agente técnico despachante aduaneiro. Salários: de R$ 1.137,58 a R$ 1.709,25 (mais benefícios)Taxa: R$ 60,17Inscrições: através do site fdrh.rs.gov.br

CONCURSOS

AnUnCIE AQUI!

3363 4014

Page 16: Janeiro 2014

exposição

Até 04/02Adote um animal menos adotávelExposição fotográfica de Rodrigo Bragaglia, que compõe o lançamento do calendário 2014 do projeto Patas Dadas.Abertura: hoje (15/01) às 19 hLocal: Casa de Cultura Mario Quintana – 5º andarHorário: diariamente até às 21 horasIngresso: gratuito

Refresque-se no verão!Prestígiogelado

arte & diversão 16 l jornaldaestação l janeiro de 2014

agende-se

gastronomiaespaço da

PORTO ALEGRE

teatro

15 a 16/01Herta quer casarSenhora do interior em busca do homem ideal divide suas expectativas com o público. Onde: Teatro Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)Horário: 21hIngresso: R$ 25,00 antecipado e R$ 30,00 na hora, R$ 15,00 para estudante

Cristine Mar-quetto

Nem todo mundo vai pra praia no verão. Nem todo mundo tem como entreter as crianças nas fé-rias. Pois faz 15 anos que o Porto Verão Alegre dá opções para as noites quentes de verão. um pro-jeto de artes cênicas que reúne alguns dos mais famosos espetáculos do Estado para todas as ida-des. os não tão famosos assim também têm vez. A programação é convidativa, mas os ingressos um pouco salgadinhos.

A programação vai de terça a domingo, em di-versas salas da capital gaúcha. Além dos espetá-culos regulares, o projeto conta com o Teatro de Bonecos, de entrada franca dias 22 e 23 de janei-ro, na Casa de Cultura Mario Quintana. e para os pequenos tem as Terças Alegres, com atividades que ocorrem no Museu iberê Camargo.

São muitas atrações, mas o que não agrada muito são os preços. Antecipado é R$25,00, na hora é R$30,00. Se você é estudante, ingresso a R$ 15,00 somente de segunda à quinta-feira. Para quem já teve a oportunidade de ver alguns dos espetáculos da programação do evento, deve estar estranhando, pois durante o ano se paga mais bara-to por alguns deles. Além do mais, se o objetivo é expan-dir as artes cênicas para a população, o valor não é baixo.

É ótimo quando temos iniciativas que ofertam espe-táculos reunidos em uma boa programa-ção. É ótimo quan-do é dado espaço para espetáculos gaúchos. Esse tipo de projeto é válido e sempre acrescenta para a cidade. Es-colha bem a peça que você quer assistir e vá ao teatro, isso é que é importante. Leve as crianças para terem contato com esse mundo inspirador, dê opções a elas. Por mais que os preços não sejam tão estimulantes, participar de eventos como esse acrescenta mais na alma do que se perde no bolso.

não é bom com muito sal

cultura em foco

[email protected]

“É ótimo quando

temos iniciativas que ofertam espetáculos reunidos em uma

boa programação. É ótimo quando é dado espaço para espetá-

culos gaúchos.

■ Ingredientes do creme branco:• 1 lata de leite condensado• 800 ml de leite• 200g de coco ralado• 1 e 1/2 colheres (sopa) de amido de milho• 1 pitada de sal

■ Ingredientes da cobertura:• 1 lata de creme de leite• 12 colheres (sopa) de achocolatado

■ Modo de preparoCreme branco:Misture todos os ingredientes, leve ao fogo até formar um creme homogêneo, coloque em uma travessa ou em potes individuais e reserve.Cobertura:Misture bem os dois ingredientes e jogue por cima do creme branco, não precisa levar ao fogo.Leve a geladeira e aguarde 30 minutos e ele estará pronto.

A peça conta a história de uma família brasileira da década de 40 que tem sua rotina transformada quando o pai, Napoleão, tenta consertar o rádio para ouvir a sua tradicional novela e acaba levando um choque. Comédia musical leve e dinâmica que divertirá a família toda.

Local: Teatro Sesc Centro Quando: 21, 22 e 23/01Horário: 21h Ingresso: R$ 25,00 antecipado e R$ 30,00 na hora, R$ 15,00 para estudante

Papai pirou nas ondas do rádio

Até 31/01Por trás dos sonhosOnde: Usina do GasômetroHorário: das 09h às 21hIngresso: gratuito

Até 16/03A Bela Morte: a natureza-morta em exposiçãoOnde: MARGSHorário: terça a domingo, das 10h às 19hIngresso: gratuito

22/01dunia Elias & Artur EliasOnde: Theatro São Pedro - Foyer NobreHorário: às 12h30Ingresso: gratuito

-Tempo de preparo: 30 minutos- Rendimento: 12 porções

- Utilize granulado ou coco ralado para decorar

música

Page 17: Janeiro 2014

famosos 17 l jornaldaestação l janeiro de 2014

Ator e apresentador, Rodrigo Faro, de 40 anos, declarou que tinha uma vida bem agitada antes de se casar em 2003 com Vera Viel, com quem

iniciou relacionamento em 1997.O apresentador da Record tem três filhas, as meninas Clara, Maria

e Helena.

Faltou caderneta

Após especulações dos fãs e da imprensa, a canto-ra Claudia Leitte declarou que pretende ter o terceiro filho, mas no momento não está grávida. Os rumores de uma nova gravidez surgiram quando a cantora pos-tou mensagens em suas redes sociais dizendo que tinha novidades emocionantes.

A loira revelou que o texto se referia a questões pro-fissionais e não tinha relação com uma possível gesta-ção. “Uma das novidades é que o ‘#AxeMusic’, nosso DVD, acabou em menos de 24 horas de pré-venda! Uma nova remessa chegou essa manhã e o fez o 3º + vendido. E tem + coisa boa a caminho. Quanto aos bebês, sim, quero mais, mas não agora! Agora temos projetos grandes nascendo, e, sobretudo, um bebê de 1 ano. Meu Rafuxo (Rafael) e um bb giga, Meu Dadá (Davi). Quando Deus ordenar outro, há de ser!”, expli-cou a cantora no Twitter.

Claudia Leitte é casada com o empresário Márcio Pedreira e é mãe de Davi, de 4 anos, e Rafael, de 1 ano.

Ainda em 2014, a apresentadora mais famosa dos Estados Unidos, Oprah Winfrey, deve casar-se com o namorado Stedman Graham, segundo fontes próxi-mas do casal informaram à revista “National Enqui-rer”.

Segundo a publicação, a decisão pelo casamento aconteceu durante as cerimônias fúnebres de Nelson Mandela, no mês de dezembro de 2013. “Foi uma grande dor para ela. A Oprah amava o Nelson Mande-la e foi naquele momento de dor que ela percebeu que queria ficar ao lado do Stedman para sempre”, revelou um amigo da apresentadora à revista.

A data do casamento ainda não foi revelada pela assessoria de imprensa da apresentadora.

Leonardo DiCaprio revelou ter sido atacado por um tubarão durante as filmagens do filme “Diamante de Sangue”, na África do Sul, em 2006. Segundo o ator, mesmo com a proteção de uma grade, quando tentou alimentar o animal acabou sendo atacado.

“A comida ficou presa na grade e um tubarão branco conseguiu entrar na jaula. Metade do tu-barão entrou e eu fiquei apavorado no fundo. Foi por muito pouco”, e ressaltou ainda “Não sei como sobrevivi”.

Claudia Leitte nega terceira gravidez e declara: “quero bebês sim, mas não agora”

Casório à vista!

essa foi por pouco!Após cinco anos de relacionamento, chegou ao fim o casamento entre os atores Paulo Vilhena e Thaila Aya-la. O ponto final foi confirmado pelo próprio ator em entrevista ao jornal paulista “Extra”. “Gosto muito dela, mas não deu. Thaila é uma pessoa muito importante para mim, mas não estamos mais juntos há cerca de três meses. Estou tranquilo, tocando minha vida”, declarou Vilhena.

Os rumores sobre a separação do casal começaram a surgir em setembro de 2013, quando a atriz foi vista com amigas solteiras no Rock In Rio. Entretanto, pou-cos dias depois os dois fizeram uma viagem romântica para a Bahia. “Ainda estávamos juntos na época, mas já em vias de nos separar”, completou ele à publicação.

Acabou o que era doce

Minha caderneta de mulheres tinha mais de mil nomes.”

Page 18: Janeiro 2014

famosos 18 l jornaldaestação l janeiro de 2014

A Rainha dos Baixinhos, Xuxa, sua mãe Dona Alda e a filha estão se mudando definitivamente para os Es-tados Unidos, onde já mantêm uma residência. Após perder o seu programa semanal, a apresentadora vai realizar um antigo desejo da filha Sasha, de 15 anos, de estudar e morar nos Estados Unidos. Quanto ao trabalho, Xuxa virá sempre ao Brasil para cumprir sua agenda e, na TV, ela só fará algumas participações em programas.

Pesquisa realizada pelo economista americano Fred Fuld para a revista ‘Forbes Brasil’ revelou que Gisele Bündchen vale quatro vezes mais que o jogador Ney-mar. As duas personalidades foram comparadas a ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (New York Stock Exchange) e, neste caso, os valores da loira seriam quatro vezes maior.

A modelo gaúcha foi avaliada em aproximadamente US$ 450 milhões (R$ 954 milhões) e o jogador do Bar-celona foi avaliado em apenas US$ 250 milhões (R$ 530 milhões). Entretanto, no mundo da bola, Neymar vale R$ 150 milhões, valor desembolsado pelo clube espa-nhol para tê-lo na equipe.

Preta Gil resolveu começar o ano de 2014 em um spa, no interior de São Paulo, na companhia do na-morado Rodrigo Godoy. A cantora, que participou da última edição do “Medida Certa”, do Fantástico, pos-tou um vídeo em uma rede social afirmando que está seguindo todos os exercícios que aprendeu no progra-ma. O apresentador Gominho e uma amiga de Preta também foram com ela para o spa.

Xuxa está de mudança para os estados unidos

Conservando a boa forma

Quem vale mais: Gisele Bündchen ou neymar?

$

Depois de sair do programa Pânico, na Band, Sabri-na Sato já tem destino certo: a ex-bbb vai apresentar um programa da Record, previsto para estrear em mar-ço deste ano. Inicialmente a atração será gravada, mas a Record não descarta a possibilidade de entregar um programa ao vivo para Sabrina.

Um dos quadros do programa será um reality sobre a vida da japa, com câmeras mostrando parte de seu dia a dia.

Além do novo programa, Sabrina também poderá apresentar um game show ou um reality em parceria com o ex-repórter do “CQC”, Rafael Cortez. Há chan-ces também dela fazer uma participação especial na próxima edição de “A Fazenda”.

Sabrina Sato terá reality sobre sua vida

As novidades que estão programadas para a televisão aberta ao longo do ano prometem agra-dar a todos os gostos. Novelas, séries brasileiras e internacionais, minisséries, reality shows e novos programas prometem conquistar os telespectado-res em 2014.

Reality showO Big Brother Brasil mal começou e já está

dando o que falar! Ele é o principal programa des-te estilo que fará parte do cotidiano dos telespec-tadores que assistirem a Globo. “A Fazenda” e “O Aprendiz” já estão na grade de 2014 das emissoras locais. Com as férias do programa Custe O Que Custar (CQC), a Band lançou o reality “Quem quer casar com meu filho?”. Com dez episódios, o programa é apresentado por Adriane Galisteu.

Séries BrasileirasAlém da minissérie “Amores Roubados”, que já

está no ar, a Rede Globo exibirá a partir do dia 21 o filme “Serra Pelada” em capítulos. Sem defini-ção de estreia, a Record exibirá “Milagre de Jesus”, sua nova produção bíblica. Já o SBT apostou no-vamente no elenco da novela “Carrossel” e criou uma série para a turminha: “Patrulha Salvadora”. Na trama, os personagens da novela tem superpo-deres e combatem o mal.

Novas novelasNa Record, “Vitória” vai substituir “Pecado

mortal”, com cenas em Dubai, nos Emirados Ára-bes e Rio de Janeiro. Já na Globo, a novela “Além do Horizonte” deve ser substituída por “Gera-ção Brasil”, de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira (Cheias de charme). Na emissora, os remakes es-tão em alta.

Troca de emissoraSabrina Sato não é a única a mudar de emisso-

ra. Danilo Gentilli também assinou contrato com outra emissora. Ele deixa o comando do “Agora É Tarde”, na Band, para comandar um novo talk--show diário, no SBT. Quem deve ter sua volta anunciada em breve é o apresentador Gugu Libe-rato à emissora de Silvio Santos. Ele, que deixou em 2009 o SBT, deve voltar a apresentar um pro-grama nas noites do sábado.

telinhafique de olho na

Page 19: Janeiro 2014
Page 20: Janeiro 2014

moda

beleza

20 l jornaldaestação l janeiro de 2014

É hora de irpara a praia!

diminuir o tama-nho da nécessaire pode parecer sinô-nimo de ficar na mão na hora de uma emer-gência, como o happy hour de últ i -ma hora ou aquela reunião inesperada. no entanto, um kit de sobrevivência munido de itens fundamen-tais pode salvar sua pele e até transformar o look de dia a dia em make de balada. veja a seguir os 6 itens que não podem faltar no seu arsenal.

1) Base - uniformiza o tom da pele assim como contri-bui para a maior durabilidade dos produtos aplicados na sequência.

2) Corretivo - Para disfarçar aquelas imperfeições cha-tinhas que, vira e mexe, resolvem aparecer: espinhas, vermelhidões e olheiras, por exemplo.

3) Pó - Ao longo do dia a pele dá sinais de oleosidade – sobretudo na zona T (testa e nariz). o pó ajuda a disfarçá-los.

4) Blush – essencial para imprimir um ar saudável, criar contornos e valorizar as dimensões do rosto.

5) Batom - É natural que ambientes de trabalho mais formais exijam tons mais neutros, como rosados e nu-dez, mas tenha uma opção de cor marcante na néces-saire.

6) Rímel e iluminador - Para levantar o olhar os ma-quiadores são unânimes: muitas camadas de rímel. o truque é também lançar mão do iluminador (que pode ser substituído por uma sombra clarinha). Mas aten-ção: deve ser aplicado em pouquíssima quantidade embaixo da sobrancelha.

Itens básicos para a

nécessaire

Look happy hour

Look “para todo hora”

As queridinhas do verão!

Estampas

Para eles

Look nas areias

nesse verão, a regra é clara: muita cor vibrante para compor o look para as festas. Tons amarelos, verdes e laranjas combinam perfeitamente com a pele bronzeada e dão aquele toque divertido que a estação mais quente pede. Saias com estampas floridas estão em alta nessa estação, aposte nelas.

Essa é a estação dos shorts jeans. Abuse deles e combine com qualquer peça. Eles são coringas do guarda-roupa no verão, e podem até ser usados em festas. E não tem desculpa: aquela calça jeans velha pode se tornar um lindo shorts apenas usando a tesoura.

É melhor deixar a seriedade e a mono-tomia do trabalho do escritório na cidade e se divertir nas areias: e esse é o clima das sungas e bermudas de praia para 2014 cheia de estampas diverti-das e coloridas.

Os shorts de cintu-ra alta vão invadir a sua praia! A onda retrô é a aposta para o verão 2014. Super elegantes, os shorts de cintu-ra alta são peças fundamentais para o look mais clássi-co na praia. Você nem vai precisar de máquina do tempo para se sentir uma estrela de cinema nos anos 50!

Confortáveis, divertidas... as alpargatas servem para tudo: desde caminhadas até para completar um visual mais descontraído de balada. Tem estampas para todas as situações. Esse item não pode faltar no armário.

tem que terno armário!

chega demesmice!

Page 21: Janeiro 2014

tirinha!

lazer

Horóscopo Mensal

ÁRIES - Seu regente em Aquário traz “insights” e ideias geniais como um relâmpago. Aproveite que é uma época excelente para criar projetos e se reúna com grupo de amigos e equipes de trabalho para começar logo a agilizar o que vem de novo.

TOURO - Com Vênus, que rege seu signo entrando em Sagitário logo no início do mês, é hora de sair do maras-mo e agir em busca do que lhe traga prazer e bem estar.

GÊMEOS - No dia 13 Mercúrio, seu regente, ingres-sa no signo de Capricórnio, só isso bastaria para ajudar você a colocar tantas ideias em prática, no entanto, bem acompanhado de Plutão, e acionado com as outras con-figurações planetárias.

CÂNCER - Logo no início do mês os nativos de Câncer já começam a sen-tir as vibrações de Júpiter. Não lhe faltará razões para se dedicar tanto ao relacio-

namento a dois como à sua carreira.

LEÃO - Enquanto seu regente transitar pelo Ca-pricórnio, o leonino estará voltada a organização diária, assuntos profissionais e ain-da a alguns pontos vulnerá-veis da sua saúde.

VIRGEM - Mercúrio, regente de seu signo in-gressará em Capricórnio no dia 13. Para você isso pode ser um excelente si-nal pois conseguirá che-gar perto da perfeição que tanto almeja.

LIBRA - Você sempre co-meça pensando no outro, e mesmo que isso ocorra com o Áries a todo vapor neste primeiro semestre, será uma ótima ocasião para conse-guir se colocar e mostrar que sabe fazer suas escolhas,

ESCORPIÃO - Vênus vai de seu signo e Marte in-gressa em Aquário, tudo isso faz uma bela combinação

para que você esteja mais arisca do que nunca!

SAGITÁRIO - Vênus ingressará em seu signo logo no início do mês – sinal de que é a hora ade-quada para rever valores, sejam eles morais, mate-riais ou afetivos.

AQUÁRIO - Este é um mês especial para os aqua-rianos – apesar de estarem em pleno “inferno astral” será a hora de se prepara-rem para as novidades que Júpiter trará ao entrar em Áries. Assuma todos os ne-gócios, vá você fazer acor-dos, mas controle a impul-sividade ao falar.

PEIXES - O mês de janei-ro é bem positivo para os na-tivos de Peixes. A vida social e a carreira é que estarão num momento agradável que pode lhe trazer boas surpresas. O melhor mesmo está por vir quando Júpiter deixar seu sig-no e ingressar em Áries, pois será a hora da colheita.

sIgno do MÊs: CAPRICóRnIoQualidade: disciplinadodefeito: Pessimista Os nascidos sob o signo de Capricórnio são calmos, trabalhadores, responsáveis, práticos e dispostos a persistir o quanto for necessário para conquistar seu obje-tivo. Adoram a música.

O ano começa com o Sol em seu signo, e no dia 13 foi a vez de Mercúrio o acompanhar. É hora de fazer planejamento e negociações. O ideal é ter jogo de cintura. Júpiter ingressando no Áries fará com que sua atenção se volte à área familiar.

A dica desse mês é o filme épico de guer-ra, dirigido por Wolfgang Petersen, “Tróia”. o longa de 2004 conta a história da sangrenta batalha entre Messência e Tróia. em 1193 a.C., Paris (orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). A partir daí tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do rei grego em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia. o longa foi indicado ao Oscar na categoria de melhor figurino.

palavras cruzadasALmANAquE DE PASSAtEmPoS • Reprodução autorizada

dr. dráuzio varella - 1 de janeiro

Patrícia Pillar - 11 de Janeiro

Famosos do signo de CAPRICóRnIo

Rita guedes - 2 de janeiro

dica de filme

Tróia

Solução das Cruzadinhas

21 l jornaldaestação l janeiro de 2014

Page 22: Janeiro 2014

esporte

tênis

futebol

Está longe de acabar o imbróglio envolvendo o re-baixamento da Portuguesa e manutenção do Fluminense na série A do Campeonato Brasileiro. Após terminar o campeonato com 46 pontos e na 17ª colocação, o Flumi-nense foi salvo do rebaixa-mento à série B após uma decisão do STJD, que retirou quatro pontos da Portugue-sa por ter escalado o joga-dor Héverton para a última partida da competição. O jogador já havia cumprido

sua suspensão automática e o tribunal o puniu com uma segunda partida de suspen-são, mas a decisão do julga-mento não foi comunicada à diretoria da Portuguesa e o site da CBF autorizava sua escalação.

A diretoria da Lusa entrou com recurso no STJD, mas os auditores optaram por manter a po-lêmica decisão. A questão então foi parar na Justiça comum, que trouxe uma reviravolta.

Esta semana teve início o primeiro Grand Slam da temporada, o Aberto da Austrália. Disputado em um piso muito rápido e sob o clima inconstante de Melbourne, o torneio tam-bém traz a expectativa de grandes marcas a serem alcançadas. Novak Djoko-vic e Roger Fe-derer, ambos com qua-tro títulos, competem

para

ver quem será o maior cam-peão da competição desde que ela deixou de ser ama-dora. Rafael Nadal, atual nº 1 do ranking, tem a chance de igualar o feito de Rod Laver e se tornar o segun-do tenista a ser campeão ao

menos duas vezes em cada Grand Slam.

O torneio tam-bém conta com a

presença do brasileiro Thomaz Bellucci, que

teve de passar pela cha-ve classificatória. Entre as

mulheres, a americana Sere-na Williams é a maior cam-

peã, com cinco títulos. Porém, nos últimos

dois anos a ven-cedora foi Victoria Aza-renka, deixando em

aberto a disputa deste ano.

O Tribunal de Justiça de São Paulo julgou ilegal a re-tirada dos pontos do clube, baseando-se no Estatuto de Torcedor. A lei presente no Estatuto garante que para uma decisão do STJD ter validade, ela é preciso pri-meiro ser publicada, senão torna-se nula; e a publica-ção da suspensão de Hé-verton só ocorreu após a partida.

A CBF ainda pode recor-rer, mas não está descartada uma paralisação no cam-peonato deste ano. Outra

possibilidade é reformular o Brasileirão 2014 para que nele disputem 24 equipes, impedindo então o rebaixa-mento tanto do Fluminense quanto do Vasco. O clube alvinegro carioca terminou em 18º lugar, mas luta nos tribunais para que seu jogo contra o Atlético Parana-ense anulado por conta da grande briga ocorrida nas arquibancadas, até agora sem sucesso. A possibilida-de de uma competição com 24 clubes é a maior espe-rança vascaína.

Aberto da Austrália inicia a busca por recordes

Brasileirão 2013 ainda não terminou

Justiça comum devolve pontos

torcedores da Portuguesa fazem protesto em são Paulo contra a decisão que rebaixou o clube

Forte calor de Melbourne faz desta cena a mais comum do

torneio

Page 23: Janeiro 2014

22 e 23 l jornaldaestação l janeiro de 2014

vôlei

olímpiadas

premiaçãoA situação financeira do

vôlei brasileiro sofreu um grave revés. A OGX retirou seu patrocínio ao vôlei do Rio de Janeiro, deixando os jogadores de um dos prin-cipais times do Brasil sem receber salários. Por falta de pagamento, as estrelas do esporte nacional, como o levantador Bruninho e o oposto Vissoto, acabaram deixando o país e voltando para o mercado internacio-

nal. A equipe do Rio de Ja-neiro está na quarta coloca-ção na Superliga Masculina e agora corre o risco de não conseguir se classificar para a próxia fase.

O beneficiado com isso pode ter sido o Canoas, que enfrentou o RJ Vôlei pelas quartas-de-final da Copa do Brasil na noite de ontem (dia 14). As finais da compe-tição serão nos dias 23 e 25 de janeiro.

Ansiedade e precaução para as Olimpíadas de InvernoPouco se fala do assunto no Brasil, mas em três se-

manas terão início os Jogos Olímpicos de Inverno, que este ano serão realizados na cidade de Sochi, na Rús-sia. As notícias que aqui chegam, porém, não são as melhores: o evento sofreu sérias ameaças de um grupo separatista islâmico, assustando os atletas e os que de-sejam ir assisti-lo. Nos dias 29 e 30 de dezembro, dois atentados deixaram 34 vítimas fatais na Rússia.

Preocupado, o governo de Vladimir Putin enviou cerca de 40 mil soldados a Sochi, criando uma espécie de cortina de ferro em volta da cidade, não disposto a correr qualquer risco de que algo possa dar errado durante as Olimpíadas. Embarcações e submarinos patrulham as costas, milhares de câmeras foram ins-taladas e a região já conta com um sistema de defesa contra mísseis. Todo esse aparato, porém, pode deixar desprotegidas outras regiões estratégicas russas.

Nos últimos quatro anos, Cristiano Ronaldo teve de se contentar em ver em primeira mão a Bola de Ouro ser concedida à Messi, até que enfim chegou novamente a sua vez. O português foi eleito o melhor jogador da temporada em cerimônia realizada no dia 13 em Zu-rique, na Suíça. Apesar de ser conhecido por seu tem-peramento difícil, o atacante não conseguiu conter as lágrimas ao receber seu segundo troféu (ele já havia vencido em 2008). Com 69 gols em 59 jogos, Cristiano Ronaldo superou seu rival argentino, que sofreu com lesões durante o ano, e o francês Ribery, destaque da Liga dos Campeões.

Mas foram os brasileiros que roubaram a cena du-rante a premiação, com a grande atenção dada ao Brasil devido à Copa. Tentando reparar uma injustiça, a FIFA concedeu um prêmio especial a Pelé, que nunca recebeu um troféu Bola de Ouro, porque em sua época apenas o recebiam jogadores na Europa. O craque brasileiro foi aplaudido de pé por todos os presentes.

E, apesar de não ter conexão com o futebol, a apre-sentadora Fernanda Lima acabou recebendo ainda mais atenção do que os jogadores. Repetindo o sucesso feito durante o sorteio de grupos da Copa do Mundo, a mo-delo gaúcha encantou com sua beleza e carisma, sendo destaque novamente na imprensa internacional.

Sem tradição em esportes de inverno, o Brasil con-ta com apenas seis atletas classificados para a disputa, em quatro modalidades diferentes. Isadora Williams partici-pará na Patinação Artística; Isabel Clark no Snowboard Cross; Jhonatan Longhi e Mawya Harrisson no Esqui Al-pino, e Leandro Ribela junto com Jaqueline Mourão for-mam a equipe de Esqui Cross Country. Mas mesmo em cima da hora, ainda existem vagas em aberto para as quais os brasileiros buscam classificação. Existem chances para o Biatlo, o Esqui Aéreo e o Bobsled.

Sem receber, atletas deixam o BrasilCristiano Ronaldo, Pelé e Fernanda Lima são destaques da Bola de Ouro

Brasil tem seis atletas classificados

Bruninho (centro) está jogando na Itália

Policiamento está presente em todo lugar em sochi

Page 24: Janeiro 2014

esporte 24 l jornaldaestação l janeiro de 2014

dupla grenal

O Internacional divul-gou em nota oficial a data do primeiro evento a ser realizado no recém-refor-mado Beira-Rio. Será no dia 29 de janeiro, contra o São Paulo de Rio Grande, pelo Campeonato Gaú-cho. Antes, o Inter ainda enfrenta o São Luiz no Estádio do Vale, às 17h do dia 18; o Novo Ham-burgo, às 22h do dia 22; e o Passo Fundo, no dia 26.

A partida de reinaugu-ração do estádio está sen-do encarada como um tes-te e terá a presença de no máximo 10 mil torcedores. Sócios terão prioridade para a compra de ingressos, mas a direção fará uma espé-cie de rodízio para que mais torcedores tenham priori-dade nos primeiros jogos.

A equipe que entrará em campo no final do mês será muito diferente do

Inter que os colorados vi-ram em 2013. Idas e vindas aconteceram em todas as posições, com nove con-tratações para a equipe, en-tre elas o velho conhecido técnico Abel Braga. Dida (goleiro); Ernando e Paulão (zagueiros); Allan e Gilber-to (laterais); João Paulo e o chileno Charles Aránguiz (meio-campo) e Welling-ton Paulista (atacante) são os novos contratados.

Aos poucos, o torcedor gremista vai tendo uma imagem de como será o Grêmio de 2014. Com um orçamento apertado, apenas três contratações foram feitas para tentar reforçar o elenco, além da troca de Renato Gaúcho por Enderson Moreira. A primeira delas foi muito polêmica; Edinho, volan-te que foi campeão pelo

Inter, chegou após uma temporada apagada no Fluminense. Depois, foi a vez do até então desco-nhecido zagueiro Gero-mel desembarcar em Por-to Alegre. Às vésperas do início da pré-temporada em Bento Gonçalves, o Grêmio anunciou o ar-mador Alán Ruiz, de 20 anos, uma promessa do futebol argentino.

Outros “reforços” vi-rão do próprio elenco. Com a saída de Dida, Marcelo Grohe final-mente terá sua vez na titularidade durante a temporada, enquanto que Alex Telles (vendido ao futebol turco) dará lu-gar a Wendell e o zaguei-ro argentino Canavésio será promovido ao grupo principal.

tomando formaSerá às 17h de domin-go (dia 19), no estádio Passo d’Areia, que o Grê-mio fará sua estreia no Campeonato Gaúcho de 2014. Mas não será tão cedo que o torcedor verá o novo time em campo; as primeiras partidas serão realizadas pela equipe B, deixando mais tempo de pré-temporada ao elenco principal. O primeiro adversário será o São José, seguido pelo Lajeadense (dia 23), Aimoré (dia 26) e pelo Brasil de Pelotas (dia 29).

Foi com muita surpre-sa que a comissão técnica colorada recebeu o pedido de ignácio Scocco para ser negociado. O atacante custou 6,5 milhões de dólares e chegou ano passado para substituir Lean-dro Damião, que foi vendido ao Santos. Porém, o argentino afirmou que não se sente motivado a atuar no Brasil, e de-seja jogar em outros mercados, principal-mente o europeu.

time B começa o gauchão

scocco surpreende e pede para sair

Beira-Rio recebe primeira partida