abinforma - janeiro 2014

8
INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE CALÇADOS JANEIRO 2014 | Nº 270 | ANO XXIV Em dezembro, a Bottero esteve ao lado das es- trelas no American Country Awards, evento anual que premia os melhores da música country. Pela segunda vez na ação, realizada no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, nos Estados Unidos, a marca brasileira participou do gifting suíte com o apoio do Brazilian Footwear. Desfilaram com Bottero famosas como Olivia Newton John, Shana Kramer, Lauren Alaina, Kellie Pickler, Carrie Kea- gan, Kristin Chenoweth e Danica Patrick. O último dia 5 de dezembro marcou a inaugu- ração de mais uma franquia da Bibi no Rio de Janeiro/RJ, desta vez no Shopping Metropo- litano Barra. A marca está presente no Estado fluminense com outras três lojas – Plaza Shop- ping (Niterói), Norte Shopping e Barra Shopping, sendo as duas últimas na capital. Esta é a 65ª unidade da Bibi no País. Conforme a assessoria de imprensa da marca, a loja apresenta um conceito inovador, que pre- tende proporcionar uma experiência diferenciada de compra para crianças e pais. Com sede em Parobé/RS e em Cruz das Almas/BA, a marca está presente em mais de 60 países nos cinco continentes. No Brasil, atua em mais de cinco mil pontos de venda multimarcas produzindo mais de três milhões de pares por ano. Feira calçadista apresentará coleções de outono-inverno de 2 mil marcas. Página 5 Iniciativa irá reconhecer melhores práticas da indústria calçadista brasileira. Página 3 A Associação Brasileira das Indústrias de Ar- tefatos de Couros e Artigos de Viagem (Abia- cav), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimen- tos (Apex-Brasil), lança, no dia 14, durante a Couromoda, a sua nova marca internacional. Segundo o presidente da Abiacav, Vidal Vei- cer, a ideia é buscar um reposicionamento no mercado externo. De acordo com ele, são três os mercados-alvo: Estados Unidos, hoje o maior importador do setor; Itália e Colômbia, além da Rússia. BOTTERO NO AMERICAN COUNTRY AWARDS 65ª UNIDADE DA BIBI É INAUGURADA ABIACAV LANÇA NOVA MARCA INTERNACIONAL CÂMBIO FAVORÁVEL GERA BOAS EXPECTATIVAS PARA A COUROMODA PRÊMIO DIREÇÕES TEM INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 31 DE JANEIRO A cidade de São Paulo/SP receberá a 9ª edição do Salão de Design e Inovação de Componentes – Inspiramais nos dias 14 e 15 de janeiro. O even- to apresentará as coleções de matérias-primas para a temporada Verão 2015. O Inspiramais acontece no Centro de Convenções Frei Cane- ca – rua Frei Caneca, 569, das 9h às 19h. Serão mais de 600 novidades em insumos – fitas, pedrarias, solados, couros, cabedais, tecidos, sintéticos, forros, entre outros com- ponentes – que poderão ser conhecidas em primeira mão por fabricantes de calçados, confecções, técnicos, designers, estilistas, es- tudantes e varejistas. INSPIRAMAIS APRESENTA VERÃO 2015

Upload: abicalcados

Post on 11-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados)

TRANSCRIPT

Page 1: Abinforma - Janeiro 2014

INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE CALÇADOSJANEIRO 2014 | Nº 270 | ANO XXIV

Em dezembro, a Bottero esteve ao lado das es-trelas no American Country Awards, evento anual que premia os melhores da música country. Pela segunda vez na ação, realizada no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, nos Estados Unidos, a marca brasileira participou do gifting suíte com o apoio do Brazilian Footwear. Desfilaram com Bottero famosas como Olivia Newton John, Shana Kramer, Lauren Alaina, Kellie Pickler, Carrie Kea-gan, Kristin Chenoweth e Danica Patrick.

O último dia 5 de dezembro marcou a inaugu-ração de mais uma franquia da Bibi no Rio de Janeiro/RJ, desta vez no Shopping Metropo-litano Barra. A marca está presente no Estado fluminense com outras três lojas – Plaza Shop-ping (Niterói), Norte Shopping e Barra Shopping, sendo as duas últimas na capital. Esta é a 65ª unidade da Bibi no País.

Conforme a assessoria de imprensa da marca, a loja apresenta um conceito inovador, que pre-tende proporcionar uma experiência diferenciada de compra para crianças e pais. Com sede em Parobé/RS e em Cruz das Almas/BA, a marca está presente em mais de 60 países nos cinco continentes. No Brasil, atua em mais de cinco mil pontos de venda multimarcas produzindo mais de três milhões de pares por ano.

Feira calçadista apresentará coleções de outono-inverno de 2 mil marcas. Página 5

Iniciativa irá reconhecer melhores práticas da indústria calçadista brasileira. Página 3

A Associação Brasileira das Indústrias de Ar-tefatos de Couros e Artigos de Viagem (Abia-cav), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimen-tos (Apex-Brasil), lança, no dia 14, durante a Couromoda, a sua nova marca internacional. Segundo o presidente da Abiacav, Vidal Vei-cer, a ideia é buscar um reposicionamento no mercado externo. De acordo com ele, são três os mercados-alvo: Estados Unidos, hoje o maior importador do setor; Itália e Colômbia, além da Rússia.

BOTTERO NO AMERICANCOuNTRy AwARDS

65ª uNIDADE DA BIBI é INAuguRADA

ABIACAV LANÇA NOVA MARCA INTERNACIONAL

CâMBIO FAVORáVEL gERA BOAS EXpECTATIVAS

pARA A COuROMODA

pRêMIO DIREÇõES TEM INSCRIÇõES pRORROgADAS ATé 31 DE JANEIRO

A cidade de São Paulo/SP receberá a 9ª edição do Salão de Design e Inovação de Componentes – Inspiramais nos dias 14 e 15 de janeiro. O even-to apresentará as coleções de matérias-primas para a temporada Verão 2015. O Inspiramais acontece no Centro de Convenções Frei Cane-ca – rua Frei Caneca, 569, das 9h às 19h.

Serão mais de 600 novidades em insumos – fitas, pedrarias, solados, couros, cabedais, tecidos, sintéticos, forros, entre outros com-ponentes – que poderão ser conhecidas em primeira mão por fabricantes de calçados, confecções, técnicos, designers, estilistas, es-tudantes e varejistas.

INSpIRAMAIS ApRESENTA VERÃO 2015

Page 2: Abinforma - Janeiro 2014

abinforma - janeiro 20142

A indústria brasileira de calçados se apresenta ao mercado com enormes expectativas nesta 41ª edição da Couromoda. Tradicional palco para a apresentação das coleções da tem-porada outono-inverno para os compradores brasileiros e in-ternacionais, o evento ocorre em momento de significativas mudanças no cenário econômico, o que produz impactos na disposição das partes e nos negócios.

O mercado brasileiro, após sucessivos períodos de vendas aquecidas, pode reduzir o ritmo de crescimento no consumo, diante da elevação da inflação e da atraente e facilitada ofer-ta de bens concorrentes. Este fenômeno já foi observado nas vendas do semestre passado e, aliado à já consumada partici-pação de importados, pode determinar a estagnação da pro-dução nacional nos próximos períodos.

De nossos vizinhos latino-americanos em geral, costumeiros e ativos visitantes, possivelmente se observe reação mais otimista, em razão de estabilidade com crescimento de suas economias.

Na área das exportações registrou-se um 2013 o estancamen-

to das quedas verificadas nos últimos anos e, diante da recu-peração das economias dos principais países compradores do calçado brasileiro, estima-se um crescimento nos embarques com relativa facilidade, posto que o produto, ainda que em me-nores quantidades, continua presente em cerca de 150 países.

A pedra de toque desta lenta, mas segura recuperação, deve-se à retomada da competitividade da indústria, não só a calça-dista, mas a de todos os manufaturados, notadamente aqueles que têm alto agregado de mão de obra e abastecimento inter-no dos insumos, severamente prejudicados no período recente por fatores macroeconômicos.

Portanto, é preciso contar com a consolidação dos atuais patamares do câmbio, eliminando-se a tão prejudicial volati-lidade, e a continuidade da política de desoneração das ex-portações de manufaturados. Em paralelo, o estímulo às ações de promoção comercial em todos os mercados e uma atuação mais efetiva e eficaz das autoridades no combate ao comércio desleal, poderão estabelecer o ambiente propício à retomada e à consolidação do crescimento.

PRESIDENTE:Paulo Schefer

CONSELHEIROSCaetano Bianco Neto, Caio Borges Ferreira, José Carlos Brigagão Do Couto, Júnior César Silva, Lioveral Bacher, Marco Lourenço Müller, Milton Cardoso, Paulo Roberto Schefer, Paulo Vicente Bender,

Heitor KleinPresidente-executivo da

Abicalçados

COuROMODA ACONTECE EM MEIO A MuDANÇAS MACROECONôMICAS

editorial

Renato Klein, Ricardo José Wirth, Rosnei Alfredo da Silva, Sérgio Gracia e Thiago Borges.

PRESIDENTE-EXECUTIVO:Heitor Klein

CONSULTORESAdimar Schievelbein, Edson Morais Garcez e Rogério Dreyer

ABINFORMA é o informativo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados

Nº 270 Janeiro | 2014 Ano XXIV

EDIÇÃOAlice Rodrigues (Mtb. 12.832) e Diego Rosinha (Mtb. 13.096)

TEXTOSAlice RodriguesDiego RosinhaRoberta Ramos

FOTOSEquipe Abicalçados e divulgação

PRODUÇÃO GRÁFICAGabriel Dias

CONTATORua Júlio de Castilhos, 561Novo Hamburgo/RS - Cep: 93510-130Fone: 51 3594-7011 Fax: 51 3594-8011

E-mail: [email protected]@abicalcados.com.brwww.abicalcados.com.br @abicalcados fb.com/abicalcados

10% de calçados vendidos no Brasil vêm de outros países Aproximadamente 10% do vo-lume de calçados comercializa-dos no Brasil são importados de outros países. O dado, de acordo com o presidente da Abicalça-dos, Heitor Klein, não significa um problema para a indústria nacional, “desde que as impor-tações sejam legítimas”, observa. Mas segundo ele, não é esse o caso dos calçados chineses im-portados pelo País. “O que acon-tece é que há um componente forte de fraude nessas importa-ções. Uma delas é o dumping, que conseguimos combater par-cialmente com a implantação do direito antidumping, que cobra US$ 13,85 por par de calçados chineses que entram no Brasil”.

Argentina descumpre promessa de liberar calçados brasileiros Duas semanas depois da promessa ao ministro bra-sileiro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, o go-verno argentino não liberou os calçados brasileiros. São mais de 700 mil pares já negociados com comprado-res e represados por falta de licença de importação. A Associação Brasileira das In-dústrias de Calçados calcula prejuízo superior a US$ 13 milhões. A maior frustração dos fabricantes é perder as vendas de Natal na Argen-tina, após já terem ficado de fora do comércio para o Dia das Mães.

Venda de calçados ao exterior sobe 4% no mês Dados divulgados pelo Mi-nistério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e elaborados pela Abi-calçados apontam que o mês de novembro registrou um leve incremento nas exportações no comparativo com o mesmo mês do ano passado. No mês 11, os calçadistas exportaram 11,14 milhões de pares que ge-raram US$ 86,15 milhões, 4% mais do que em novembro do ano passado. Mas no acumula-do de janeiro a novembro des-te ano, a exportação de 110 milhões de pares gerou US$ 986,9 milhões, aumento de 8,2% em pares e queda 0,8% em dólares no comparativo com o mesmo período de 2012.

Argentina promete liberar mercadorias na fronteira A Argentina liberará os pro-dutos brasileiros que estão retidos nas fronteiras, afir-mou ontem o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fer-nando Pimentel, na saída de uma reunião na Casa Rosa-da, em Buenos Aires. Entre as mercadorias estão 700 mil pares de calçados, pro-venientes principalmente do Rio Grande do Sul. Pimentel, acompanhado do assessor de assuntos internacionais Marco Aurélio Garcia, teve reuniões com dois novos mi-nistros de Cristina Kirchner: Axel Kicillof, da Economia, e Jorge Capitanich, chefe de gabinete da Casa Rosada.

Ministro brasileiro nega preocupação com Argentina em acordo com uE Tanto no Mercosul quanto na União Europeia há a visão de que um dos principais entra-ves na criação de um acordo comercial entre os dois blocos tem sido a postura “protecio-nista” da Argentina. [...] A pre-ocupação com a Argentina se manifesta também no co-mércio interno do bloco sul-americano. Na semana pas-sada, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) disse que medi-das protecionistas do país es-tão provocando “graves pro-blemas sociais” no Brasil, com possibilidade de aumento do desemprego no setor.

Brazilian Footwear apresenta pesquisa de satisfação dos associados Durante os meses de agosto e dezembro do ano passado, o Programa Brazilian Footwe-ar, mantido pela Abicalçados e Apex-Brasil, foi avaliado por as-sociados em pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos em In-dústria, Tecnologia e Economia Internacional da Faculdade de Ciências Econômicas da Uni-versidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A apresentação do estudo foi realizada na sede da Abicalçados, em Novo Ham-burgo/RS. Além da apresenta-ção, o consultor Helio Henkin proferiu a palestra Cenário Eco-nômico 2014 para uma plateia de empresários exportadores.

abi na mídia

01/12/2013Diário do Nordeste (CE) diariodonordeste.globo.com

04/12/2013Exclusivo Online exclusivo.com.br

06/12/2013Jornal do ComércioEconomia | Pág. 8

02/12/2013BBC Brasil bbc.co.uk/portuguesegeral

13/12/2013Jornal NH Negócios | Pág. 17

20/12/2013ClicRBS - Acerto de Contas clicrbs.com.br/acertodecontas

Economia8 Jornal do Comércio - Porto AlegreSexta-feira e fim de semana

6, 7 e 8 de dezembro de 2013

COMÉRCIO EXTERIOR

Argentina promete liberar mercadorias na fronteira Afirmação otimista foi feita pelo ministro Fernando Pimentel após duas reuniões com membros do governo argentino

Menos turistas argentinosO aumento da alíquota de 20% para 35% sobre os gastos do

turista argentino em viagem ao exterior, nela incluído o Brasil, anunciado no começo deste mês, embora dedutível do Imposto de Renda, já afeta o mercado turístico brasileiro, segundo a Associa-ção Brasileira de Resorts, que detectou entre seus filiados a preocu-pação com a medida. O período, véspera do verão, não poderia ser mais impróprio para o mercado local, que conta com a presença dos argentinos na alta temporada. Segundo dados da associação, 65% dos argentinos que visitam o Brasil se concentram entre os meses de janeiro e fevereiro, outros 20% chegam no mês de julho e os 15% restantes são pulverizados ao longo do ano.

Gaúcho premiadoO projeto da Ideia1 Arquitetura acaba de conquistar o 2º lugar

entre 74 que concorreram no concurso organizado pelo IAB-RJ para construção do prédio anexo da Fundação Casa de Rui Barbosa, do Rio de Janeiro. Ele irá abrigar o acervo da instituição, bem como de outras personalidades da literatura. Foi o único gaúcho premiado.

Reforço em ópticas Em franco crescimento tanto em número de lojas como em

produtos comercializados e faturamento (alta de 25% em 2012), o segmento óptico está bem situado na expansão do Praia de Belas: Mr Ray e Ótica Diniz são as operações que se juntaram ao mix do novo espaço do 3º piso. Elas reforçam as opções do segmento, já representado por De Conto, Óticas Carol, Safira, Coliseu, Tustari, Antognoni Gióias e Confiança.

Prédios históricosGaribaldi vai dar destaque especial neste Natal aos prédios

históricos da cidade, que receberão iluminação especial, vasos de-corados, festões e demais detalhes pensados para embelezar suas fachadas sem danificá-las. O projeto de decoração por isso mesmo ficará sob a coordenação de arquitetos.

Trópico em CamboriúA maior rede de franquias de moda surf e skate do Brasil abre

em Camboriú sua segunda unidade em Santa Catarina e a 23ª no País, alcançando no mês de novembro o crescimento de 37% pro-jetado para o ano todo de 2013. A franqueada é Neuza de Aguiar, que era funcionária pública e viu na Trópico uma opção de maior equilíbrio na vida e nos negócios.

Masson está pronta para crescer Lembrando o período áureo, quando chegou a ter 28 lojas nos

três estados do Sul, no Rio de Janeiro e em Brasília, na década de 1990, a Masson, de 142 anos, está pronta para expandir sua centená-ria expertise em joias, óculos e relógios pelo interior gaúcho através do moderno sistema de franquias. O investimento inicial é de R$ 380 mil por unidade, neles incluídos a montagem da loja de 40 me-tros quadrados, estoque inicial, preços das negociações feitas com fornecedores, prazos com as administradoras de cartões de crédito e retorno do capital projetado em 24 a 36 meses, segundo o presidente, Francisco Maia. Sua meta é acrescentar às duas lojas de Porto Alegre e uma de Gramado outros 20 pontos de vendas em cinco anos.

[email protected]

Affonso Ritter

Observador

A Argentina liberará os pro-dutos brasileiros que estão retidos nas fronteiras, afir-

mou ontem o ministro do Desen-volvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, na saída de uma reunião na Casa Ro-sada, em Buenos Aires. Entre as mercadorias estão 700 mil pares de calçados, provenientes princi-palmente do Rio Grande do Sul.

Pimentel, acompanhado do assessor de assuntos internacio-nais Marco Aurélio Garcia, teve reuniões com dois novos minis-tros de Cristina Kirchner: Axel Kicillof, da Economia, e Jorge Capitanich, chefe de gabinete da Casa Rosada. “Estou otimista. Tivemos duas reuniões impor-tantes e demonstrou um desejo muito grande da equipe econô-mica argentina de buscar resol-ver esses pequenos problemas”, disse Pimentel a um grupo de correspondentes brasileiros na saída do encontro. “O importante é que o que estava incomodando os nossos exportadores, princi-palmente os gaúchos, vai ser re-solvido.”

Em Novo Hamburgo, o pre-sidente da Associação Brasilei-ra das Indústrias de Calçados, Heitor Klein, também recebeu a notícia com otimismo e afirmou acreditar que essa medida pode representar a solução para os im-passes entre os dois países. “Não

faz sentido o governo argentino tomar essa decisão se não for algo definitivo. Esse acordo real-mente resolve a situação presen-te, mas espero que agora tudo volte à rotina”, disse Klein.

Klein defendeu que a inter-venção do governo brasileiro é resultado das reuniões feitas em Brasília com entidades e empre-sários do setor calçadista. Para o ministro Fernando Pimentel, o diálogo com a nova equipe eco-nômica da Argentina nunca foi interrompido, mas, a partir de agora, “seguirá revigorado”.

Um tema abordado nas reu-niões, segundo Pimentel, foi o uso das DJAIs (Declarações Juramentadas Antecipadas de Importação), uma das maiores reclamações dos exportadores brasileiros. O documento, exigi-do em toda a venda para a Ar-gentina, é usado pelo governo local para reter importações e, dessa maneira, regular os resul-tados do comércio exterior.

“Temos que dar um pouco de tempo para o novo secretário de Comércio Interior, Augusto Cos-ta, que acabou de assumir, para que ele examine esse mecanis-mo. Mas há muita boa vontade da Argentina. Eles vão estudar e voltaremos a falar sobre isso.”

Os últimos dados da Abical-çados, divulgados em novembro deste ano, apontam para um

prejuízo acumulado do setor de mais de US$ 13,2 milhões, cau-sado pelo embargo à entrada de aproximadamente 750 mil pares de calçados. Entre janeiro e setembro deste ano, os argen-tinos compraram 6,76 milhões de pares, pelos quais pagaram US$ 98,7 milhões, uma queda de 2,7% em pares e incremento de 7% em dólares no comparativo com o mesmo período de 2012.

Conforme o Sistema de Mo-nitoramento das Barreiras Ar-gentinas (Simba), criado pelo Conselho de Relações Internacio-nais e Comércio Exterior (Con-cex) da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), o comércio entre os dois países, de janeiro a setembro de 2013, apresentou um superávit de US$ 2,1 bilhões para o Brasil.

Mas, para o Rio Grande do Sul, no mesmo período, ocorreu um déficit de US$ 1,4 bilhão. A proposta que Brasil e Argenti-na apresentarão juntos à União Europeia nos próximos meses também foi um dos temas das conversas entre Pimentel e as autoridades argentinas. “Ha-via uma dúvida de analistas de que a Argentina não faria uma oferta. Está esclarecido, vai fa-zer. Teremos uma proposta dos quatro países do Mercosul, e a Venezuela acompanhará”, disse.

Entre os itens estão 700 mil pares de calçados, provenientes principalmente do Rio Grande do Sul

ASSINE O JC.LIGUE .0800.051.0133

JOÃO

MAT

TOS

/JC

CONSELHO DELIBERATIVO

DE NOSSOS VIzINHOS LATINO-AMERICANOS [...] pOSSIVELMENTE SE OBSERVE REAÇÃO MAIS OTIMISTA

Page 3: Abinforma - Janeiro 2014

janeiro 2014 - abinforma 3

pRêMIO DIREÇõES ABICALÇADOS TEM INSCRIÇõES pRORROgADAS

especial

Com o objetivo de premiar as melhores prá-ticas do setor calçadista brasileiro, a Abi-

calçados promove a segunda edição do Prêmio Direções, que inscreve até 31 de janeiro de 2014. Além das categorias premiadas no ano passado - Direções de Marketing, Direções Industriais, Direções Comerciais, Direções de Design - a edi-ção 2014 vem turbinada com Direções Interna-cionais, que irá destacar as melhores práticas no competitivo mercado externo.

A iniciativa também reconhecerá o Destaque Projeto de Sustentabilidade, Destaque Sindicato, Destaque Jornalista e o Destaque Personalidade. A entrega acontece em evento marcado para o dia 10 de abril, no Espaço Tao, em Novo Hamburgo/RS.

Para o coordenador do projeto, Cristian Schlin-dwein, o prêmio é uma oportunidade de posi-cionar a empresa a frente do setor calçadista e reconhecer o esforço dedicado aos seus projetos. “As indústrias calçadistas brasileiras possuem ca-sos de sucesso que são referências e precisam ser reconhecidos e divulgados para o setor como

um todo. O Prêmio Direções é a plataforma ideal para isso”, avalia.

InscriçõesPara a inscrição nas categorias de Prêmio o in-vestimento varia de acordo com o porte da em-presa e associação à Abicalçados. As taxas são de R$ 300 e R$ 600 (micro/pequeno), R$ 900 e R$ 1.800 (médio/grande portes). As categorias de Destaque são isentas.

premiaçãoOs vencedores recebem Troféu, permissão para uso do selo da respectiva edição, divulgação nos canais de comunicação do Prêmio e da Abicalça-dos, promoção na Revista Direções e duas inscri-ções para o Curso Direções Abicalçados/ESPM.

A realização é da Abicalçados e os patrocínios ouro da Caixa Econômica Federal, Apex-Brasil, Grupo Couromoda, Francal Feiras e VPSA; e patrocínios prata da Lectra, Fastcargo e New Profissionais da Imagem. Inscrições e mais infor-mações no site www.premiodirecoes.com.br.

Vencedores serão conhecidos no dia 10 de abril de 2014

Direções ComerciaisEmpresa calçadista brasileira que através de ações estruturadas tiveram incrementos significativos de venda no mercado brasileiro.

Direções de Marketing Empresa calçadista brasileira que através de ações estruturadas tiveram incrementos significativos do posicionamento de suas marcas no mercado brasileiro.

Direções Industriais Empresa calçadista brasileira que através de ações inovadoras e de gestão moderna desenvolveram sistemas/processos produti-vos altamente eficientes e sustentáveis.

Direções de Design Empresa calçadista brasileira que desenvol-ve atividades de design de forma integrada e que efetivamente adota a cultura do pro-jeto como uma estratégia empresarial.

Direções Internacionais Empresa calçadista brasileira que através de ações estruturadas de posicionamento da marca própria no mercado internacio-nal tiveram incrementos significativos em vendas no exterior.

Destaque JornalistaDestaca o autor da melhor reporta-gem ou artigo sobre o setor calçadista durante o ano de 2013.

Destaque projeto de SustentabilidadeEmpresa ou entidade com o melhor projeto de sustentabilidade (respon-sabilidade social, ambiental ou eco-nômica).

Destaque personalidade do SetorNão haverá inscrições para esta ca-tegoria. Serão reconhecidas as per-sonalidades mais atuantes para o desenvolvimento do setor calçadista, indicadas pelo Conselho Diretor da Abicalçados.

Destaque SindicatoNão haverá inscrições para esta ca-tegoria. Será reconhecido o sindicato patronal com maior representativi-dade de empresas inscritas no Prê-mio Direções.

novidade

Categorias do prêmio Categorias de Destaque

Page 4: Abinforma - Janeiro 2014

abinforma - janeiro 20144

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Lectra_solutions.pdf 1 12/20/13 2:15 AM

abinotícias

JApONESES NA ABICALÇADOS

pICCADILLy TERá FáBRICA NO CEARá EM 2015

Um documento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tran-quilizou entidades empresariais quan-to á liberação dos produtos importa-dos para o segmento de moda, entre eles o calçadista. Conforme notícia veiculada na imprensa, no início do último mês do ano de 2013, uma car-ga de metais que continham Cádmio foi apreendida pela Receita Federal. Conforme o documento da Agência, enviado para Abicalçados, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI) e para o depu-tado Federal Renato Molling, o caso

foi isolado de uma carga procedente da China e as liberações dos produ-tos utilizados pelo setor de moda, nos quais foi comprovada a existência de teores atóxicos do metal, devem ocorrer em breve. Também foi pro-posto que, a médio prazo, fossem construídas políticas e uma legislação com clareza sobre quais práticas e concentrações são proporcionais e razoáveis para a utilização do Cádmio.

O presidente-executivo da Abical-çados, Heitor Klein, solicitou à Anvi-sa que seja encaminhada a orienta-ção às unidades aduaneiras do País.

Ficou para os últimos dias do ano passado a notícia que não era es-

perada pelos calçadistas, especialmen-te depois de reiteradas promessas por parte do governo de Cristina Kirchner quanto à liberação dos mais de 700 mil pares de calçados negociados e impe-didos de entrar na Argentina por conta das Declarações Juramentadas Anteci-padas de Importação (DJAIs). O preju-ízo direto é de mais de US$ 13 milhões.

Em nota, o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, que até o dia 20 de dezembro de 2013 esperava por uma iniciativa que não aconteceu, apontou a frustração do setor:

“Em termos práticos esta sexta-feira será o último dia útil do ano. E os em-barques de calçados brasileiros para a Argentina continuam bloqueados, sem

qualquer expectativa se e quando po-derão ser processados.

Frustração é o sentimento de todos quantos nos empenhamos na solução desta questão ao longo dos últimos quatro meses, em defesa da indústria e dos trabalhadores que já sofrem os efeitos da situação.

Frustração porque todos os esforços das entidades, das empresas e dos trabalhadores resultaram sem qual-quer efeito prático. Inobstante os con-tatos com a Presidente da República e com vários Ministros de Estado, não se logrou demover as autoridades argen-tinas do desleal e ilegal bloqueio dos embarques legitimamente contrata-dos com importadores argentinos.

Agora é amargar as perdas: os 700 mil

pares que deixamos de embarcar para o Dia de las Madres, os outros 700 mil pares que seriam negociados para o Natal, mais pelo menos outros 700 mil que estariam em produção neste mês de dezembro e janeiro para a tempo-rada de outono-inverno. E, o maior de todos os prejuízos: o dano causado à nossa credibilidade perante os impor-tadores, pela nossa incapacidade de assegurar a efetiva entrega do produ-to na época contratada.”

EntendaO governo argentino instituiu, em 2012, a DJAI, que obriga o importador a de-clarar suas intenções de investimento na Argentina ou apresentar um progra-ma de exportações, processo conheci-do como “uno por uno”. Na prática, a política protecionista visa equilibrar a balança comercial argentina.

O dia 13 de dezembro de 2013 foi de movimento intenso na Abicalçados, em Novo Hamburgo/RS. Isso porque a en-tidade participou do projeto da Apex-Brasil que trouxe compradores da Ise-tan Mitkoshi, maior rede de varejo do Japão, para escolher os produtos que farão parte de uma grande ação co-mercial prevista para abril 2014.

“Organizamos o showroom de calçados com o objetivo de apresentar aos com-pradores marcas de qualidade, consoli-dadas e em acordo com as expectativas de estilo, preço e produto”, explicou a

coordenadora da Unidade de Promo-ção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masseli. Segundo ela, a vinda dos japoneses faz parte de uma grande ação de promoção comercial que a Apex-Brasil está organizando para 2014, quando os produtos seleciona-dos no Brasil serão comercializados em parte das lojas da Isetan, no Japão.

Participaram da ação as marcas Dako-ta, Grendene (Ipanema e Grendha), Capelli Rossi, Carrano, Dumond, Huber-to S. Müller, Werner, Louloux, Anacapri, Ballasox e Cravo & Canela.

Vai entrar em operação em 2015 a nova unidade fabril que a Piccadilly (Igrejinha/RS) planeja instalar em Aracati/CE utilizando a estrutura da fábrica da Agabê, que encerrou suas atividades recentemente. As negociações da empresa gaúcha com o governo cearense foram iniciadas em setem-bro, na Ficann, em Fortaleza. A primeira etapa do inves-

timento, anunciado pelo presidente Paulo Elói Grings, é o início do treinamento de mão de obra, que deve ocorrer até o segundo semestre de 2014. Antes disso, na última sema-na de fevereiro, Grings levará o staff da empresa ao Ceará para conhecer a realidade da região. A Piccadilly do Ceará começará a operar com 200 funcionários.

ANVISA: RETENÇÃO DE CARgA FOI “FATO ISOLADO”

FRuSTRAÇÃO NAS NEgOCIAÇõES COM A ARgENTINA

Page 5: Abinforma - Janeiro 2014

janeiro 2014 - abinforma 5

couromoda

41ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda

www.couromoda.com

13 a 16 de janeiro de 2014 - 13 a 15/01: das 9h às 19h

16/01: das 9h às 17h

Local: Pavilhão do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo/SP

Desafios Multiconectados – Os consumidores do Séc. XXI

Christian Tudesco | ESPM

As pessoas selecionam cada vez mais o conteúdo. Como a sua marca pode

fazer parte desta seleção?

Eduardo Boldrini | ESPM

Desenvolvendo marcas experienciais através do Marketing de Relacionamento

Christian Tudesco | ESPM

Estratégia Mobile: Por que você precisa ter uma?

Samantha Carvalho | ESPM

Tendências, como pesquisá-las?

Juliana Zanettini | ESPM

Como um site mobile pode contribuir para as vendas online?

Samantha Carvalho | ESPM

14h

14h

15h

15h

16h

16h

15/01 Quarta-feira

14/01 Terça-feira

SERVIÇO COuROMODA 2014TALK SHOE

A 41ª edição da Couromoda, que acontece entre os dias

13 e 16 de janeiro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo/SP, gera boas expectativas para o setor cal-çadista brasileiro.

O presidente-executivo da Abical-çados, Heitor Klein, destaca que, a par de ditar o tom da temporada outono-inverno para o mercado bra-sileiro e latino-americano, a maciça participação de fabricantes brasi-leiros na feira se apresenta com a expectativa de boa participação de compradores estrangeiros, em fun-ção da recuperação da competitivi-dade do setor a partir das desone-rações tributárias e da taxa cambial mais equilibrada. “Depois de amar-gar fortes perdas nos embarques ao exterior nas últimas temporadas, percebe-se clara sinalização de que a partir de 2014 as exportações de calçados recuperem paulatinamente as perdas”, prevê o executivo, acres-centando que, para tanto, além da recuperação no câmbio, é funda-mental que tenha continuidade o processo de desgravamento tributá-rio dos embarques ao exterior.

participação institucionalA Couromoda é vista pela Abical-çados como uma importante opor-tunidade de aproximação e relacio-namento com o mercado calçadista.

Neste contexto, a entidade, mais uma vez, estará presente no evento com ações de relacionamento, ima-gem e promoção comercial.

Uma destas ações é o Talk Shoe. Tradicional evento promovido nas principais feiras calçadistas brasi-leiras, a iniciativa traz especialistas para debater assuntos pertinentes à indústria e varejo. Os encontros, abertos aos visitantes e exposito-res da Couromoda, acontecem nos segundo e terceiro dias da mostra calçadista, no Espaço Talk Shoe – avenida 6 esquina com rua G. A realização do Talk Shoe é da Abi-calçados em parceria com a ESPM. O apoio é da Couromoda, Francal, Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) e Ex-clusivo/Lançamentos, que irá sorte-ar assinaturas de seis meses durante os encontros.

Ainda durante a feira, a Abicalça-dos, através do Brazilian Footwe-ar, programa de apoio às expor-tações mantido em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promove os projetos Comprador VIP e Imagem. O pri-meiro irá trazer compradores do grupo Lamoda – lamoda.ru, gigante do e-commerce russo responsável

pela logística e entrega de mais de um milhão de produtos de mais de 900 marcas, especialmente de vestuário, calçados, acessórios e cosméticos. Já o Projeto Imagem irá trazer 15 jornalistas internacio-nais para conhecer – e divulgar – o calçado brasileiro além-fronteiras.

Atualmente a Lamoda é líder na oferta de vestuário e calçados na Rússia. O sucesso da empresa é evidenciado por indicadores como

volume de vendas e tráfego anu-al de clientes que já passa de 20 milhões de usuários com acessos únicos. Em setembro de 2013 a empresa recebeu um investimento de US$ 130 milhões, ultrapassando em capital o e-commerce ligado à Amazon na Rússia.

Imprensa No segundo dia da feira (14), às 11hs, no Auditório da Administração da Couromoda, a Abicalçados promove a

tradicional coletiva de imprensa do se-tor calçadista. Todos os jornalistas são convidados e pede-se a gentileza da confirmação prévia através do e-mail [email protected]. Parti-cipam do encontro, onde será realiza-da a avaliação e 2013 e perspectivas para o ano que inicia, o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, o presidente do Grupo Couromoda, Francisco Santos, e a diretora da GDS, Kirsten Deutelmoser, que apresentará o novo conceito da feira alemã.

COuROMODA DEVE SER FAVORECIDA pOR CâMBIO MAIS EQuILIBRADO

Page 6: Abinforma - Janeiro 2014

abinforma - janeiro 20146

Cinco marcas nacionais levam a moda verde-amarela para a Who’s Next, feira que ocorre de 25 a 28 de janeiro em Paris, na França. Apoiadas pelo Brazilian Footwear, Guilhermina, Amazonas Sandals, Jorge Bischoff, Schutz, e Não do Brazil apresentam os lançamentos para a temporada outono-inverno.

Conhecida por atender um público exigente e com perfil de vendas em pequenos volumes, a Who’s Next se apresenta como a principal ferramenta de posicionamento de imagem no mer-cado europeu. Em janeiro do ano passado, dez empresas brasileiras participaram do evento e, juntas, realizaram negócios na ordem de 360 mil euros com compradores da França, Itália, Bélgica, Inglaterra, Irlanda e Espanha.

A Vogue Brazilian Footwear chega às bancas em janeiro com mais de 250 modelos top da estação.. Conectadas com as principais tendências mundiais de moda e comportamento, as coleções de calçados do outono-inverno 2014 apresentadas na publicação trazem desde as confortáveis e estilosas slippers aos sapatos com aplicações de grandes cristais, em um mood total Cinderela moderna. Os saltos grossos, em diferentes versões, também aparecem em alta, assim como o print de onça e leopardo ao natural.

Se para as mulheres a rebeldia do estilo grunge vindo dos anos 90 se mostra ao mesmo tempo sofisticada e transgressora no editorial Grunge Chique, para os homens, a elegância rebuscada e vintage dos dândis ganha punch das ruas com peças do streetwear. E se nada disso parecer a sua praia, a Vogue Brazilian Footwear manda uma sugestão na moda para as crianças: brinque de mudar de estilo, do rocker ao clássico, vista o sapato que mais combina com você e curta o inverno, cool em qualquer temperatura.

Publicada em português e inglês, a revista vai circular em diferentes países, servindo como referência para compradores de todo o mundo. A Vogue Brazilian Footwear é uma parceria do Brazilian Footwear com a revista Vogue.

pROgRAMA DE pROMOÇÃO ÀS EXpORTAÇõES DE CALÇADOS, DESENVOLVIDO pELA ABICALÇADOS EM pARCERIA COM A ApEX- BRASILbrazilian footwear

BRASIL NA wHO’S NEXT

MODA À BRASILEIRA NA VOguE BRAzILIAN FOOTwEAR

uM ANO pARA pROMOVER A IMAgEM E O DESIgN VERDE-AMARELO

BOAS EXpECTATIVAS pARA A EXpO RIVA

Depois de um 2013 cheio de no-vidades, o Brazilian Footwear

chega em 2014 com planos, expec-tativas e ainda mais boas-novas para as empresas e para a moda nacional. Além do tradicional calendário de feiras internacionais, o Programa está prepa-rando missões, estudos e outras ações para promover a imagem e o design brasileiros. Confira abaixo um pouco no que será promovido no próximo ano em bate-papo com o gestor de projetos da Abicalçados, Cristiano Körbes.

Abinforma: Como você avalia as ações do Brazilian Footwear em 2013?Cristiano Körbes: Em 2013 o Programa teve vários destaques, tan-to na gestão como nas ações com as empresas. Na gestão, o destaque foi o resultado da pesquisa de satisfação dos associados, que teve participação de 78 respondentes. Nas ações, as principais conquistas foram a introdução do Estu-do de Mercado da Rússia, a realização da Missão Prospectiva e Comercial em solo russo bem como o crescimento de empresas participantes em vários pro-jetos, como a Missão China e as ações de promoção de imagem no mercado dos Estados Unidos.

Abinforma: Este ano inicia-mos o trabalho com a Rússia. Como você vê esse mercado? O que esperar?Körbes: O resultado que pretendemos atingir na Rússia é o incremento do número de empresas brasileiras parti-cipando ativamente deste mercado, a ampliação de nossa base de importado-res, e o consequente aumento do volu-

me de calçados exportados com marca própria e valor agregado.

Abinforma: O que esperar de 2014? Como prevê o mercado externo para o próximo ano?Körbes: O cenário externo continuará delicado, principalmente nos mercados europeus. O nosso trabalho é fomentar negócios de maneira diversificada, ou seja, buscar um maior resultado em mercados de maior crescimento como China, Rússia, África do Sul e Colômbia. As empresas devem seguir com os seus investimentos no mercado externo, fo-mentando alianças duradouras ancora-das em uma proposta de marca própria. Este é o caminho ideal para superar as crises, diversificando os mercados e di-minuindo os riscos.

Abinforma: O que esperar do Brazilian Footwear para o ano que vem? Teremos novidades?Körbes - O ano de 2014 chegará com um novo Estudo de Mercado, des-ta vez o da África do Sul. Manteremos as ações estratégicas nos mercados-

alvo já existentes, sendo eles: Colômbia, Estados Unidos, França, Itália, Rússia e China. Nestes dois últimos seguire-mos com um trabalho de prospecção e inserção no mercado, com o reforço do mercado Sul-Africano. O Brazilian Footwear também planeja ampliar os investimentos em Promoção de Marcas no exterior, através de diversos editais, e terá no próximo ano uma extensa programação de atividades voltadas para a capacitação das empresas, com destaque para o Design Estratégico.

Abinforma: O Brazilian Footwear se assume como uma ferra-menta ainda mais importante neste momento de entraves comerciais com a Argentina? De que forma o programa pode ajudar na pulverização do calçado brasileiro? Körbes - O calçado brasileiro já está presente em mais de 150 países, o que demonstra a nossa capacidade e competitividade em fabricar produ-tos reconhecidos pela sua qualidade e pelo design de suas marcas. O Brazilian Footwear valoriza esta diversificação e apoia fortemente a inserção de nossas marcas em mercados mais combativos ou desconhecidos, como China e Rús-sia. O Programa busca se aliar com as empresas calçadistas para desbravar estes mercados considerados emer-gentes, pois entende que os esforços e investimentos de exportação ajudam as empresas a discutir e melhorar a sua competitividade tanto no mercado do-méstico como em nível internacional. Mais do que discutir a dependência, es-tamos discutindo quais os novos rumos para a produção nacional.

Nem mesmo o mau momento econômico eu-ropeu tira as boas expectativas das empresas nacionais que embarcam para Itália para par-ticipar da Expo Riva Schuh. Pelo contrário, os empresários brasileiros esperam na adversida-de conseguir conquistar ainda mais comprado-res que visitam a feira entre os dias 11 e 14 de janeiro, em Riva del Garda.

A tradicional mostra que abre o calendário intermacional de negócios calçadistas tem atraído a cada edição mais expositores e vi-

sitantes. Sob a bandeira verde-amarela par-ticipam 18 expositores, que apresentam suas coleções de outono-inverno com apoio do Brazilian Footwear.

Em janeiro do ano passado, as 14 empresas que estiveram no evento fizeram mais de 340 contatos e saíram do salão com a expectativa de atingir um total de US$ 20,7 milhões em de-corrência da feira.

Nesta edição estarão as empresas Bibi, Klin, Werner, ADG Export (com as marcas Wirth, Jorge Bischoff e ADG), Cacique (marca An-dacco), Pampili, Q-Sonho (marcas Stépha-nie Classic e Rio Couture), Henrich (marcas Carrano e Be Soft), Bottero (marca Madeira Brasil), A. Grings (marca Piccadilly), Pegada, Miucha (marca Huberto S. Müller), Furlane-to (marcas Cecconello e Cecconello Divas), Passpex (marca Indiana), Beira Rio (marcas Vizzano, Beira Rio, Moleca, Molekinha e Mo-dare), Grupo Priority (marca Cravo & Canela), Paquetá (marca Lilly´s Closet) e Mould (marca Boaonda).

Page 7: Abinforma - Janeiro 2014

janeiro 2014 - abinforma 7

balança comercial

EXpORTAÇõES REgISTRAM LEVE ALTA EM NOVEMBROOs mais recentes dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e elaborados pela Abicalçados apontam que novembro de 2013 registrou um leve incremento nas exportações no comparativo com o mesmo mês de 2012. No mês 11, os calçadistas exportaram 11,14 milhões de pares que ge-raram US$ 86,15 milhões, 4% mais do que em novembro de 2012. No acumulado de janeiro a novembro de 2013, a exportação de 110 milhões de pares gerou US$ 986,9 milhões, aumento de 8,2% em pares e queda 0,8% em dólares ante o mesmo período de 2012, quando o embarque de 101,7 milhões de pares gerou US$ 994,68 milhões. DestinosOs principais destinos das exportações entre janeiro e novembro de 2013 foram Estados Unidos (US$ 171,2 milhões, queda de 5% com relação a 2012); Argentina (US$ 115,84 milhões, queda de 12,5%); França (US$ 59,24 milhões, queda de 7%); e Paraguai (US$ 52,8 milhões, incremento de 24%). O destaque entre os destinos de novembro foi Angola, para onde foram enviados 1,2 milhão de pares, ou US$ 5,4 milhões, mais do que o dobro registrado no mesmo mês de 2012 (US$ 2,6 milhões).

Fonte: MDIC/Abicalçados

IMpORTAÇõES SÃO DETERMINANTES pARA QuEDA NA BALANÇA COMERCIAL Em novembro entraram no Brasil mais de 2,24 milhões de pares pelos quais foram pagos US$ 33,67 milhões. Já no acumulado de janeiro a novembro de 2013 o Brasil importou 37 milhões de pares que significam US$ 543,95 milhões, incrementos de 10,6% em volume e 15% em dólares com relação a 2012. Destaque nas importações de novembro, o Camboja aumentou seus embarques em 712% no comparativo com o mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a novembro, os cambojanos venderam para o Brasil 1,5 milhão de pares pelos quais foram pagos US$ 19,4 milhões, aumentos de 511% em volume e 619% em dólares com relação aos mesmos 11 meses de 2012. As importações de partes de calçados, por sua vez, caíram. Em novembro, as entradas de cabedais e componentes de calçados diminuíram 40,3% no comparativo com o mesmo mês de 2012 (de US$ 7,8 milhões para US$ 4,64 milhões). No acumulado a queda é de 30,3% (de US$ 35,3 milhões para US$ 24,6 milhões).

Page 8: Abinforma - Janeiro 2014

abinforma - janeiro 20148

A primeira Bota do Mundo Sicredi, que aconteceu no Estádio do

Vale, em Novo Hamburgo/RS, no últi-mo dia 15 de dezembro, foi um torneio de vencedores. Organizada pela Smile

Flame, Equipe Abicalçados e Sicredi, a copa do mundo envolveu 16 crianças cadeirantes selecionadas pela Associa-ção de Assistência à Criança Deficiente (AACD), jogadores e ex-jogadores de

futebol, como Tinga (ídolo do Interna-cional e atualmente jogador do Cru-zeiro), Diego Torres (atleta do Sport Recife), Pitol, Chicão e Rafael Dal Ri (Novo Hamburgo), Tarcíso, Mazaropi, Espinosa e Jurandir (ídolos e ex-atletas do Grêmio), Gavião (ex-jogador do Grê-mio), Claudiomar (ex-jogador do Novo Hamburgo) e Volmir Massaroca (ex-jogador da dupla Grenal).

O projeto, que nasceu da ideia de Alexandro Faleiros, pai que criou uma bota especial para que pudesse jo-gar futebol com seu filho cadeirante - Felipe Faleiros, colocou 16 crianças portadoras de deficiência física nas pernas em contato com jogadores e ex-jogadores de futebol numa copa do mundo de penalidades. As crianças também receberam tecidos e tintas com as cores das bandeiras dos res-pectivos países para a criação de uma peça personalizada que foi exibida no evento. As botas especiais do projeto foram produzidas pela Coopershoes.

Além da indústria calçadista de Picada Café, no interior do Rio Grande do Sul, apoiaram o projeto a AACD e a Rádio Atlântida. O patrocínio foi de Calçados

Wirth, Exclusivo, Esporte Clube Novo Hamburgo e Instituto Carlos Duarte, Fruki, Funn Digital, Kildare, New Pro-fissionais da Imagem, Ortopé, Paquetá Esportes, Perestroika, Procère e SPR.

CampeãoApesar da seleção campeã ter sido a do Brasil, estrelada pelos jogadores Diego Torres e Jorge (criança), todos saíram vencedores.

Valdir Espinosa, que jogou com Henri-que pela seleção da Holanda, era pura emoção. “Ver a alegria dessas crianças, que assistem os ídolos nos estádios e não têm a possibilidade de chutar uma bola é emocionante. É uma bela

iniciativa, que espero que se repita. No próximo evento prometo vir em melhor forma física”, brincou o ídolo gremista.

Um dos mais assediados pela torcida era Tinga, ídolo do Internacional que jogou pela Alemanha ao lado de Tayler. Simpático, atendia a todos os pedidos de fotos e autógrafos – que não foram poucos. Enquanto subia as escadas em direção às arquibancadas para mais uma seção com torcedores ele ressal-tou a honra de participar de um evento como a Bota do Mundo. “Eu é que estou sendo presenteado. Foi um ano maravi-lhoso pra mim, não poderia fechar de outra maneira”, disse, emocionado, o atual campeão brasileiro pelo Cruzeiro.

ação social

BOTA DO MuNDO FOI TORNEIO DE VENCEDORES Ação envolveu 16 crianças cadeirantes entre 8 e 12 anos selecionadas pela AACD e jogadores e ex-jogadores de futebol