despertai - janeiro 2014

16
!"#2 JANEIRO DE 2014 UM SITE PARA VOC ˆ E

Upload: elietemarcon

Post on 28-Nov-2015

39 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Despertai - Janeiro 2014

!"#2 JANEIRO DE 2014

UM SITE PARA VOCˆE

Page 2: Despertai - Janeiro 2014

Gostaria de receber mais informacoesou ter um curso bıblico gratuito em sua casa?Acesse www.jw.org ou escreva paraum dos enderecos abaixo.TESTEMUNHAS DE JEOV

´A: BRASIL: Rodovia SP-141, km 43,

Cesario Lange, SP, 18285-901. PORTUGAL: Apartado 91,P-2766-955, Estoril. Para uma lista completa de enderecosem outros paıses, acesse www.jw.org/pt/contato.

Esta publicacao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bıblica, mundial, mantida por donativos.A menos que haja outra indicacao, os textos bıblicos citados sao da Traducao do Novo Mundo das EscriturasSagradas com Referencias.Despertai! e publicada mensalmente pela Associacao Torre de Vigia de Bıblias e Tratados.Sede e grafica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. Diretor responsavel: A. S. Machado Filho.Revista registrada sob o numero de ordem 517. � 2014 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania.Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil.

!"#2�

NESTE N´UMERO

7 OBSERVANDOO MUNDO

8 ENTREVISTAUma microbiologistafala de sua fe

10 AJUDA PARA A FAM´ILIA

Como resistir apressao dos colegas

12 O CONCEITO DA B´IBLIA

Criacao

14 PA´ISES E POVOS

Uma visita a Italia

16 TEVE UM PROJETO?A enigmatica colada aranha

Vol. 95, No. 1 / Monthly / PORTUGUESE (Brazilian Edition)Tiragem de cada numero: 44.748.000 em 99 idiomas

LEIA a Bıblia em cerca de 50 idiomas e tambeminformacoes baseadas na Bıblia, disponıveisem mais de 500 idiomas.

ACESSE conteudo on-line em quase 70 lınguas de sinais.

NAVEGUE pelo site em centenas de idiomas.

OUCA gravacoes de dramas baseados em emocio-nantes historias bıblicas.

VEJA passagens bıblicas ganharem vida por meiode historias ilustradas.

ASSISTA a pecas dramatizadas, documentariose outros vıdeos que vao ajudar voce a enfrentaros desafios da vida.

BAIXE gratuitamente e-books, artigos de revistase arquivos de audio.

PESQUISE assuntos variados usando a BIBLIOTECAON-LINE da Torre de Vigia: o portal de acesso a umadiversidade de informacoes, disponıvel em mais de cemidiomas.

M AT´E R I A D E C A PA

UM SITEPARA VOC

ˆE

Page 3: Despertai - Janeiro 2014

A B´IBLIA DIZ:

“Os da casa serao edificados pela sabedo-ria, e serao firmemente estabelecidos pelodiscernimento.” — Proverbios 24:3.

O QUE O SITE OFERECE:˙ A secao “Casais e Pais” pode ajudarvoce a . . .

sobreviver ao primeiro anode casamentosaber lidar com os sogrosdisciplinar seus filhosparar de discutirlidar com problemas financeiros

(Acesse ENSINOS B´IBLICOS ˛ CASAIS E PAIS.)

˙ O livro O Segredo de Uma Famılia Felizcontem assuntos variados para a famılia,por exemplo, como se preparar para o ca-samento e como cuidar de pais idosos.(Tambem disponıvel on-line no site www.jw.org.Acesse PUBLICAC

˜OES ˛ LIVROS E BROCHURAS.)

PARA OS CASAIS

“ Quero o melhorpara a minha famılia.Eu e minha esposaestamos passando poruma fase difıcil, queficou ainda mais difıcildepois que tivemosfilhos. Qualquer ajudaseria bem-vinda.”

Despertai! janeiro de 2014 3

Page 4: Despertai - Janeiro 2014

A B´IBLIA DIZ:

“Educa o rapaz segundo o caminho que epara ele; mesmo quando envelhecer naose desviara dele.” — Proverbios 22:6.

O QUE O SITE OFERECE:˙ A secao “Criancas” contem historiasbıblicas ilustradas, atividades com figu-ras, vıdeos e licoes da Bıblia que podemajudar seu filho a . . .

ser obedienteser bondosoter um bom relacionamentocom outrosaprender a dizer “obrigado”

(Acesse ENSINOS B´IBLICOS ˛ CRIANCAS.)

˙ Os livrosMeu Livro de Historias Bıbli-cas e Aprenda do Grande Instrutor saobelamente ilustrados e foram feitos paravoce ler com seus filhos.(Tambem disponıveis on-line no site www.jw.org.Acesse PUBLICAC

˜OES ˛ LIVROS E BROCHURAS.)

PARA OS PAIS

“ Para mim, nada e maisimportante do quemeus filhos. Quero queeles se tornem adultosde quem eu possa meorgulhar.”

Page 5: Despertai - Janeiro 2014

Despertai! janeiro de 2014 5

A B´IBLIA DIZ:

“Alegra-te, jovem, na tua mocidade.”— Eclesiastes 11:9.

O QUE O SITE OFERECE:˙ A secao “Adolescentes” contem artigose vıdeos que podem ajudar voce caso . . .

se sinta sozinhotenha problemas na escolatenha quebrado uma regraesteja sofrendo bullyingou assedio sexual

(Acesse ENSINOS B´IBLICOS ˛ ADOLESCENTES.)

˙ Os volumes 1 e 2 do livro Os JovensPerguntam — Respostas Praticas respon-dem a 77 perguntas frequentes.(Tambem disponıveis on-line no site www.jw.org.Acesse PUBLICAC

˜OES ˛ LIVROS E BROCHURAS.)

PARA OSADOLESCENTES“ Queria ideias do

que fazer se eu tiverproblemas na escola,com meus pais, commeus amigos ou comgarotas. Mas nao soumais crianca, entao,nao preciso de umsermao!”

Page 6: Despertai - Janeiro 2014

A B´IBLIA DIZ:

“Toda a Escritura e inspirada por Deus e pro-veitosa para ensinar.” — 2 Timoteo 3:16.

O QUE O SITE OFERECE:˙ A Traducao do Novo Mundo das Escritu-ras Sagradas e uma traducao da Bıblia exa-ta e facil de ler.(Acesse PUBLICAC

˜OES ˛ B

´IBLIA.)

˙ A secao “Perguntas Bıblicas Respondi-das” inclui perguntas como: “Por que Deuspermitiu o Holocausto?” e “Quando Jesusnasceu?”.(Acesse ENSINOS B

´IBLICOS ˛ PERGUNTAS B

´IBLICAS

RESPONDIDAS.)

˙ A pagina “Peca um estudo bıblico gratui-to” oferece a voce a oportunidade de fazerum curso da Bıblia sem qualquer custo.(Clique no link “Peca um estudo bıblico” em nossapagina inicial.)

“Desisti de ler a Bıblia porque nao con-seguia entende-la. Mas, quando passei aestuda-la usando o livro O Que a BıbliaRealmente Ensina?, fiquei impressionadapor ver como ela e simples e clara.”— Christina.

TEM ALGUMA D´UVIDA SOBRE

AS TESTEMUNHAS DE JEOV´A?

˙ A secao “Perguntas Frequentes” respondeas duvidas que muitas pessoas tem sobre asTestemunhas de Jeova, como: “Por que vocesvisitam pessoas que ja tem uma religiao?” e“Como a sua obra e financiada?”.(Acesse QUEM SOMOS ˛ PERGUNTAS FREQUENTES.)

Todos os dias, cerca de 700milpessoas visitam o site jw.org.Que tal fazer o mesmo? ˛

PARA OS QUE QUEREM

ENTENDERA B

´IBLIA

“ Eu quero entender aBıblia. Por onde eucomeco?”

Page 7: Despertai - Janeiro 2014

O B S E R VA N D O O MUNDO

´AFRICA SUBSAARIANA“Apenas 38% das criancas com me-nos de 5 anos de idade possuemcertidao de nascimento”, diz um rela-torio do Unicef sobre a

´Africa subsaa-

riana. Mas, em alguns paıses dessaregiao, possuir “o registro de nasci-mento e essencial para que a crian-ca receba assistencia medica e te-nha acesso a educacao, e para queo orfao seja reconhecido como herdei-ro legıtimo de seus pais”, declara ElkeWisch, vice-diretora regional do Unicefpara a

´Africa Oriental e Meridional.

IT´ALIA

De acordo com uma pesquisa,o medo mais comum dos ado-lescentes italianos e sofrercyberbullying, ou bullyingvirtual. Dentre os jovens na faixade 12 a 17 anos, 72% temempassar por isso. Esse percentuale maior do que o dos jovens quetem medo das drogas (55%), deser molestado por um adulto(44%) ou de contrair uma doencasexualmente transmissıvel (24%).

JAP˜AO

Um artigo do jornal The JapanTimes relatou que esta aumen-tando o numero de jovens adul-tos japoneses que nao queremser promovidos no trabalho.Quase 40% desses jovens con-denam a falta de etica e de ho-nestidade no trabalho. Muitosempregados nao se sentem avontade para expor sua opiniaonem para falar abertamentecom seus superiores. No passa-do, os japoneses eram apega-dos as empresas em que traba-lhavam, mas hoje 60% dosjovens so pretendem ficar emseu emprego ate que aparecauma oportunidade melhor.

BRASILDe 1980 a 2010, apro-ximadamente 800 milpessoas foram mortas porarmas de fogo no Brasil. Mais de450 mil vıtimas tinham entre 15 e 29 anosde idade. Uma pesquisa sobre os crimes mais recen-tes mostra que as mortes muitas vezes sao resulta-do de brigas domesticas, conflitos entre vizinhos, de-sentendimentos no transito e ciume.

Despertai! janeiro de 2014 7

Page 8: Despertai - Janeiro 2014

Fale sobre sua criacao.Meus pais eram muito pobres,e minha mae nunca apren-deu a ler. Nossa famılia cria-va porcos e plantava legumese verduras numa area alaga-dica perto da cidade de Taipe.Meus pais me ensinaram aimportancia do trabalho arduoe de ajudar outras pessoas.

Sua famılia era religiosa?Minha famılia era taoista. Fa-zıamos oferendas, mas naosabıamos nada a respeito de

Deus. Eu me perguntava:‘Por que as pessoas sofrem?Por que existem pessoasegoıstas?’ Li diversos livrossobre taoısmo e budismo, esobre historia oriental e oci-dental. Ate fui a algumas igre-jas, mas nao encontrei ne-nhuma resposta as minhasperguntas.

Por que voce decidiu estu-dar ciencias?

Eu gostava de matematicae achava fascinante o modo

como as leis da fısica e daquımica controlam a estruturadas coisas. Tudo, desde oimenso Universo ate os minus-culos microbios, tem uma es-trutura determinada por re-gras. E eu queria entenderessas regras.

Por que voce acreditavaque a teoria da evolucaoera um fato?Nunca me ensinaram nada di-ferente. Desde o ensino medioate a faculdade, so se falavaem evolucao. E, por ser umapesquisadora na area de cien-cias da vida, esperava-se queeu aceitasse a evolucao.

Por que voce comecoua ler a Bıblia?Em 1996, fui fazer doutoradona Alemanha. No ano seguin-

E N T R E V I S TA � F E N G - L I N G YA N G

Umamicrobiologista fala de sua fe

Feng-Ling Yang e assistente de pesquisa numinstituto academico em Taipe, Taiwan. Suas pesquisastem sido publicadas em periodicos cientıficos. Antes,ela acreditava na teoria da evolucao, mas hoje pensadiferente. Despertai! perguntou sobre sua profissaoe sobre sua fe.

Page 9: Despertai - Janeiro 2014

te, conheci Simone, umaTestemunha de Jeova. Elamencionou que eu encontra-ria na Bıblia as respostas asminhas perguntas. Tambemme disse que a Bıblia revelao objetivo da vida. Fiquei curio-sa. Passei a acordar todos osdias as 4h30 para ler a Bıbliapor uma hora. Depois, eu iacaminhar para pensar no quehavia lido. Terminei de ler aBıblia em um ano. A exatidaodas profecias bıblicas me im-pressionou. Aos poucos, fiqueiconvencida de que a Bıblia foiinspirada por Deus.

Que ideia voce tinha sobrea origem da vida?Passei a pensar seriamenteno assunto no final dos anos90. Nessa epoca, biologos mo-leculares estavam comecan-do a perceber que a quımicada vida e mais complicadado que se pensava.

´E claro

que os cientistas ja sabiam hamuito tempo que as proteınasnas celulas vivas sao as mole-culas com a estrutura quımicamais complexa que existe.Mas, naquela epoca, eles des-cobriram que as proteınas es-tao organizadas em conjunto,formando maquinas sofistica-das com pecas que se mo-vem. Uma maquina molecularpode ser composta de mais

de 50 proteınas. Ate mesmo acelula mais simples precisa devarias maquinas com funcoesdiferentes para, por exemplo,gerar energia, duplicar infor-macoes e controlar o acessoatraves das membranas.

E a que conclusaovoce chegou?Bem, eu me perguntava: ‘Porque essas maquinas de proteı-nas sao tao bem estrutura-das?’ Varios cientistas tinhama mesma duvida por causada surpreendente complexida-de da quımica celular. Umprofessor de bioquımica nosEstados Unidos publicou um li-vro onde afirmava que as ma-quinas moleculares nas celu-las vivas sao tao complexasque jamais poderiam ter surgi-do por acaso. Eu concordava.Para mim, a vida tinha que tersido criada.

Por que voce se tornouTestemunha de Jeova?Eu ficava admirada porSimone percorrer toda sema-na quase 60 quilometros para

me ensinar a Bıblia, mesmocom problemas de saude.Tambem descobri que, duran-te a epoca do nazismo naAlemanha, algumas Testemu-nhas de Jeova haviam sidopresas em campos de concen-tracao por nao se envolveremem polıtica. A coragem delasme impressionou profunda-mente. Quando vi o amor queas Testemunhas de Jeova tempor Deus, eu quis ser comoelas.

Acreditar em Deus fezdiferenca em sua vida?Meus colegas dizem que souuma pessoa mais feliz agora.Eu costumava me sentir infe-rior por vir de uma famılia po-bre, por isso, eu nunca falavasobre meus pais nem de ondeeu tinha vindo. Mas aprendina Bıblia que Deus nao da im-portancia a posicao social.Na verdade, Jesus foi criadonuma famılia provavelmentetao pobre quanto a minha.Agora, eu cuido dos meus paise fico feliz em apresenta-losa meus amigos. ˛

Eu me perguntava: ‘Por queessas maquinas de proteınassao tao bem estruturadas?’

Por ser uma pesquisadora na areade ciencias da vida, esperava-seque eu aceitasse a evolucao

Despertai! janeiro de 2014 9

Page 10: Despertai - Janeiro 2014

O DESAFIO“No ensino basico, eu era re-jeitada pelos outros alunos eisso me magoava muito. Daı,quando comecei o ensino me-dio, mudei minha aparenciae minha atitude — e nao foipara melhor. Eu queria tantoter amigos que nao resisti apressao e fiz de tudo paraque meus colegas gostassemde mim.” — Jennifer,16 anos.�Se estiver sofrendo pressaodos colegas, este artigo vaiajudar voce a lidar com isso.

� Alguns nomes neste artigoforam mudados.

O QUE VOCˆE PRECISA SABER

A pressao dos colegas pode fazer com que pessoasboas facam coisas ruins.“Mas associacoes estragam habitos uteis.” — 1 Corıntios15:33.“Voce pode ate saber que aquilo e errado, mas quandovoce passa pela situacao, as emocoes falam mais altoe voce acaba fazendo qualquer coisa para agradar osoutros.” — Daniela.A pressao nao vem so dos colegas.“Quando quero fazer o que e direito, esta presente emmim aquilo que e mau.” — Romanos 7:21.“Muitas vezes a pressao para imitar meus colegas vemde mim mesma. Sou eu quem quer fazer o que eles di-zem ser legal.” — Diana.Nao deixar que outros controlem suas decisoes e algode que voce pode se orgulhar.‘Tenha uma boa consciencia.’ — 1 Pedro 3:16.“Antes, era muito difıcil resistir a pressao dos colegas,mas agora nao tenho medo de ser diferente e tomo mi-nhas proprias decisoes. Nao ha nada melhor do quedormir com a consciencia tranquila.” — Carla.

A J U DA PA R A A FAM´I L I A � J O V E N S

Comoresistir apressaodos colegas

Quando cede a pressao dos colegas, voce se torna igual a umrobo, que e controlado por outras pessoas. Por que dar essepoder a elas? — Romanos 6:16.

r Encontre mais ajuda para a famılia no site www.jw.org

%

Page 11: Despertai - Janeiro 2014

Despertai! janeiro de 2014 11

O QUE VOCˆE PODE FAZER

Quando se sentir pressionado a fazer algo errado, tenteo seguinte:Pense nas consequencias. Pergunte-se: ‘O que acon-teceria se eu cedesse a pressao para fazer algo errado,e alguem descobrisse? O que meus pais pensariam demim? O que eu acharia de mim mesmo?’ — Princıpiobıblico: Galatas 6:7.“Meus pais fazem perguntas como: ‘O que pode acon-tecer se voce ceder a pressao para fazer algo errado?’Eles me ajudam a perceber que eu posso me meter emencrenca por causa da pressao dos colegas.” — Olıvia.Reforce suas conviccoes. Pergunte-se: ‘Por que acreditoque essa acao ou atitude pode me prejudicar ou prejudi-car outros?’ — Princıpio bıblico: Hebreus 5:14.“Quando eu era pequena, eu simplesmente dizia ‘nao’ oudava uma resposta rapida, mas agora consigo explicarpor que quero ou nao fazer algo. Estou convencida dasminhas crencas sobre o que e certo e errado. As deci-soes que tomo sao minhas — e nao de outra pessoa.”— Anita.Faca uma autoanalise. Pergunte-se: ‘Que tipo de pessoaeu quero ser? O que essa pessoa faria se estivesse en-frentando a mesma pressao que eu?’ — Princıpio bıblico:2 Corıntios 13:5.“Estou contente com quem sou, por isso, nao ligo tantopara o que os outros acham de mim. Alem do mais,muita gente gosta de mim do jeito que eu sou.” — Alicia.Nao pense apenas no presente. Caso ainda estejana escola, em poucos anos — ou ate em poucos meses —as pessoas que voce esta tentando impressionar podemnao fazer mais parte de sua vida.“Peguei uma foto da epoca de escola e eu nao lembravao nome de varios colegas da minha turma. Mas, naque-la epoca, eu achava mais importante agradar a eles doque ser leal as minhas crencas. Que ridıculo!” — Kathy,agora com 22 anos.Esteja preparado. A Bıblia diz: ‘Saiba como respondera cada um.’ — Colossenses 4:6.“Meus pais nos ajudam a pensar em situacoes que pode-mos enfrentar, e nos as encenamos. Daı, quando a si-tuacao acontecer de verdade, eu e minha irma vamossaber o que fazer.” — Christine. ˛

TEXTOS PR INC IPA IS

“O que o homem semear,isso tambem ceifara.”— Galatas 6:7.

“Pessoas maduras . . . temas suas faculdades perceptivastreinadas para distinguir tantoo certo como o errado.”— Hebreus 5:14.

‘Persista em provar o que vocemesmo e.’ — 2 Corıntios 13:5.

J´ESSICA

“O conceito que voce tem so-bre si mesma tem uma gran-de influencia em como vaireagir a pressao dos colegas.Se voce tiver autoestima, naovai ligar para o que os outrospensam de voce — de repente,a opiniao dos colegas passa anao ter importancia.”

KAYLEY

“Quem tem baixa autoestimatalvez se esforce muito paraser aceito pelos outros a fimde se sentir bem. Mas quemse valoriza reconhece facil-mente a pressao dos colegase a ignora.”

Page 12: Despertai - Janeiro 2014

O QUE A B´IBLIA DIZ Deus criou o Universo, incluindo a Terra, no

passado distante — “no princıpio”, como diz Genesis 1:1. A cien-cia moderna concorda que o Universo teve um comeco. De acor-do com uma pesquisa cientıfica recente, a idade estimada doUniverso e de quase 14 bilhoes de anos.A Bıblia tambem descreve seis “dias” criativos. Mas ela naodiz que esses dias eram de 24 horas. (Genesis 1:31) Na verda-de, a Bıblia usa a palavra “dia” para se referir a duracoes detempo diferentes. Por exemplo, ela chama todo o perıodo criativode o “dia em que Jeova Deus fez a terra e o ceu”. (Genesis 2:4)Com certeza, esses “dias” criativos duraram milhares de anos.— Salmo 90:4.POR QUE

´E UM ASSUNTO IMPORTANTE O conceito errado

dos criacionistas pode fazer com que voce rejeite a Bıblia inteira.Mas, se o relato da Bıblia sobre a criacao for verdade, entao vocepodera ter acesso ao grande estoque de “sabedoria pratica” queela contem. — Proverbios 3:21.

O C O N C E I T O DA B´I B L I A � C R I A C

˜A O

C R I A C˜A O

Sera que Deus criou a Terra em apenas seis diasde 24 horas, como alguns criacionistas afirmam?

“No princıpio Deus criouos ceus e a terra.”— Genesis 1:1.

r Encontre mais respostas a perguntas bıblicas no site www.jw.org

Page 13: Despertai - Janeiro 2014

O QUE A B´IBLIA DIZ Deus nao criou um unico organismo simples

para que depois evoluısse para organismos mais complexos. Emvez disso, Deus criou “especies” primarias de plantas e animaiscomplexos, os quais se reproduziriam “segundo as suas especies”.�(Genesis 1:11, 21, 24) Esse processo de reproducao, que ocorre atehoje, tem enchido a Terra com as mesmas categorias de plantas eanimais que Deus criou originalmente. — Salmo 89:11.A Bıblia nao especifica quanta variacao pode surgir dentro deuma “especie”. Essa variacao acontece quando, por exemplo, ani-mais da mesma “especie” se acasalam e se adaptam ao ambienteem que vivem. Embora alguns considerem essa adaptacao uma for-ma de evolucao, nenhum tipo de vida inteiramente novo e produzi-do. Pesquisas modernas apoiam a ideia de que categorias basicasde plantas e animais mudaram pouco com o passar dos seculos.POR QUE

´E UM ASSUNTO IMPORTANTE Visto que a Bıblia e cienti-

ficamente exata ao descrever as “especies” basicas de vida, pode-mos concluir que ela tambem e exata em outras areas, como Histo-ria e profecias.

� No idioma original, o termo bıblico “especie” tem um significado mais abrangente. Por isso,nao deve ser confundido com o que a ciencia atualmente considera uma especie.

O QUE A B´IBLIA DIZ Deus e a Fonte de infinito poder ou energia.

(Jo 37:23) Isso e muito interessante, pois cientistas descobriramque energia pode ser transformada em materia. De acordo com aBıblia, o proprio Deus e a Fonte da enorme quantidade de “ener-gia dinamica” que produziu o Universo. (Isaıas 40:26) Deus prometeusar seu poder para preservar suas criacoes. Por exemplo, a respei-to do Sol, da Lua e das estrelas, a Bıblia diz: “[Deus] os mantem es-tabelecidos para sempre, por tempo indefinido.” — Salmo 148:3-6.POR QUE

´E UM ASSUNTO IMPORTANTE O astronomo Allan

Sandage disse certa vez: “A ciencia nao pode responder as ques-toes mais complexas. Quando voce se pergunta: ‘Por que existealgo em vez de nada?’, voce ja ultrapassou os limites da ciencia.”A Bıblia nao somente explica a criacao de uma forma que se har-moniza com a ciencia, mas tambem responde as questoes para asquais a ciencia nao tem resposta — por exemplo, qual e o propositode Deus para a Terra e para a humanidade.� ˛

� Para mais informacoes, veja o capıtulo 3 do livro O Que a Bıblia Realmente Ensina?, publi-cado pelas Testemunhas de Jeova. Tambem disponıvel on-line no site www.jw.org.

Sera que Deus usou a evolucao para criar a vida na Terra?

“Deus disse: ‘Que a terraproduza todo tipo deanimais . . . de acordocom a sua especie’. ”— Genesis 1:24, Bıblia naLinguagem de Hoje.

De onde veio a materia-prima do Universo?

“Minhas proprias maosestenderam os ceus.”— Isaıas 45:12.

Despertai! janeiro de 2014 13

Page 14: Despertai - Janeiro 2014

A IT´ALIA e um paıs de contrastes — de praias

extensas a cadeias de montanhas escarpadas;de veroes torridos no sul a invernos rigorosos no nor-te.

´E tambem um paıs vulcanico, mas poucos vulcoes

estao ativos, como o Stromboli e o monte Etna.A Italia e um dos paıses europeus mais populosos

e, ao longo dos seculos, recebeu a influencia de diver-sos povos: arabes, bizantinos, gregos, normandos efenıcios.Nesse paıs, ha inumeros tesouros historicos e ar-

tısticos. Em muitas cidades italianas, e comum en-contrar magnıficas ruınas gregas e romanas, bemcomo predios de estilo barroco e renascentista. Pin-turas, estatuas de marmore e fontes sao provas do ta-lento de artistas italianos como Bernini, Michelangeloe Rafael.A comida tem um papel especial na vida diaria dos

italianos, e muitos de seus costumes giram em tor-no da culinaria regional. Numa refeicao, a massa e ge-ralmente servida primeiro, depois a carne ou o peixe,alem de legumes e verduras como acompanhamen-to. O azeite de oliva e produzido em grande escala no

PA´I S E S E P O V O S � I T

´A L I A

Uma visita a Italia

DolomitasVeneza

I T ´A L I A

ROMA

CostaAmalfitana

Sicılia

Page 15: Despertai - Janeiro 2014

paıs e e usado generosamente na cozinha italiana.Pizza e risoto sao famosos pratos nacionais.Os italianos sao conhecidos como pessoas calo-

rosas, hospitaleiras e sociaveis. Conversar e conside-rado uma arte, por isso, e muito comum ver pessoasconversando nas pracas ou falando animadamenteenquanto caminham.A maioria dos italianos professa a religiao catolico-

romana, mas poucos frequentam a igreja. Nas ultimasdecadas, tem-se observado que a influencia da Igrejaesta enfraquecendo, pois seus ensinos sobre o abortoe o divorcio tem sido ignorados por muitas pessoas.A obra das Testemunhas de Jeova esta em expan-

sao na Italia. Elas sao bem conhecidas por ensinar aBıblia em seu ministerio publico e por viver de acordocom os padroes bıblicos. A necessidade de ensinar aBıblia em outros idiomas tem aumentado na Italia,visto que o numero de estrangeiros nesse paıs tripli-cou entre 2001 e 2011. Atualmente, existem mais de3 mil congregacoes de Testemunhas de Jeova no paıse muitas dessas congregacoes estao ajudando pes-soas que falam outros idiomas. ˛

DADOS GERAISPopulacao: 61 milhoes

Capital: Roma

Clima: Mediterraneo no sul, cominvernos amenos e veroes longose quentes; alpino no norte, cominvernos muito frios

Geografia: Relevo em sua maiorparte montanhoso, com quase7,5 mil quilometros de litoral

VOCˆE SABIA?

Apesar de estar localizada emRoma, a Cidade do Vaticanotornou-se um paıs independenteem 1929 e, desde entao, oscidadaos italianos a consideramterritorio estrangeiro.

A massa e a comidabasica da culinaria

italiana

Passeio de gondolapelos diversos canaisde Veneza

As Dolomitas, umacadeia de montanhasno nordeste da Italia

Costa Amalfitana%�

LianeRiß/age

fotostock

Despertai! janeiro de 2014 15

Page 16: Despertai - Janeiro 2014

g1

4 0

1-T

13

10

14

AARANHA da especie Parasteatodatepidariorum usa um unico tipo de

cola para fixar os fios de sua teia a umasuperfıcie. A cola e trabalhada de duasmaneiras: ela pode ficar forte o bastantepara prender os fios a uma parede oufraca o bastante para que os fios se des-prendam do solo e puxem uma presa queesteja andando pelo chao. Como a ara-nha consegue fazer isso?

Analise o seguinte: Quando quer fixarsua teia numa superfıcie como uma pare-de ou um teto, a aranha tece os fios coma cola para produzir uma malha altamen-te adesiva. Dessa forma, a teia nao vai sedesprender caso sofra o impacto de umapresa voadora. Mas pesquisadores daUniversidade de Akron, Ohio, EUA, des-cobriram que a malha usada para fixar ateia no chao tem uma estrutura completa-mente diferente. Essa malha e tecidacom menos pontos de contato, o que per-mite que a teia se desprenda com facili-dade, capturando rapidamente qualquerpresa que se encoste nela.

De acordo com um comunicado daUniversidade de Akron, os pesquisadoresque descobriram essa maravilha da natu-reza “ja estao tentando desenvolver umacola sintetica que imite esse projeto inteli-gente utilizado pela aranha [Parasteatodatepidariorum]”. Os cientistas esperamcriar uma cola que possa ser usada tantonum curativo simples quanto para tratarfraturas nos ossos.

O que voce acha? Sera que a habilida-de dessa aranha em trabalhar sua colade forma tao engenhosa e resultado daevolucao? Ou teve um projeto? ˛

T E V E UM P RO J E T O ?

A enigmaticacola da aranha

Aranha Parasteatoda tepidariorum

Malha altamente adesiva Malha menos adesiva

Aranha:�

Premaphotos/Alam

y;malhas:adaptacao

permitida

porMacm

illanPublishers

Ltd:NATURE

COMMUN

ICATIONS,Cobw

eb-weaving

spidersproduce

differentattachmentdiscs

forlocomotion

andprey

capture,2012

Arquivos gratuitospara downloaddesta revista e derevistas anteriores

Bıblia disponıvelon-line em cercade 50 idiomas

Acessewww.jw.orgou captureo codigo

no

p