introdução · distribuidores. atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que...

14
Introdução Neste trabalho, apresentaremos um diagnóstico sobre a marca Kanechom, pertencente ao grupo SNC - Soluções Naturais em Cosméticos. Inicialmente, traçaremos o perfil da empresa, o segmento em que está inserida, o conhecimento do ambiente interno e externo da organização, o mapeamento de seus públicos, buscando fazer uma análise da comunicação e da cultura organizacional. Após visitar a empresa e elaborar o diagnóstico, percebemos alguns pontos que precisam ser otimizados dentro da empresa. Diante disso, vamos sugerir estratégias e ações que visam atingir cada área da gestão da empresa, além de sugerir ações de monitoramento e avaliação das ações implantadas. Diagnóstico Entrevista com Ricardo Vargas - Assessor pessoal do Diretor Comercial Análise do macro ambiente A Kanechom é uma empresa de cosméticos que está inserida no mercado de beleza, segmento que está em constante crescimento no Brasil, tendo em vista que homens e mulheres estão cada vez mais preocupados com a estética, além de consumir mais produtos para esse fim. A empresa busca inovações a todo tempo. Sempre realizando pesquisas, a Kanechom investe na melhoria da qualidade de seus produtos, além de reestruturar suas embalagens e suas fórmulas. Recentemente, a empresa reformulou sua logomarca, design de algumas embalagens e lançou novas linhas de produtos. Todas essas ações foram realizadas visando ressaltar a evolução da marca diante do seu público. A empresa gera influências no âmbito econômico, na medida em que gera empregos para a população de Belo Horizonte e região metropolitana. Além de ser uma fonte de emprego, a empresa propicia aos seus funcionários cursos de inglês e informática e, inclusive, paga faculdade para alguns funcionários com possibilidade de crescimento na empresa. Tudo isso é feito visando capacitá-los. No ramo tecnológico, a Kanechom possui maquinário de última geração, a fim de fabricar novos produtos com a melhor qualidade possível. Análise do micro ambiente A Kanechom está inserida em um mercado de grande concorrência, justamente pelo grande crescimento que o setor de cosméticos vem apresentando devido as maiores demandas dentro desse segmento. Dentre as várias marcas de cosméticos desse

Upload: truongnguyet

Post on 06-Aug-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Introdução · distribuidores. Atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que visa o reposicionamento da marca no mercado e a melhoria do setor de comunicação

Introdução

Neste trabalho, apresentaremos um diagnóstico sobre a marca Kanechom, pertencente ao grupo SNC - Soluções Naturais em Cosméticos. Inicialmente, traçaremos o perfil da empresa, o segmento em que está inserida, o conhecimento do ambiente interno e externo da organização, o mapeamento de seus públicos, buscando fazer uma análise da comunicação e da cultura organizacional.

Após visitar a empresa e elaborar o diagnóstico, percebemos alguns pontos que precisam ser otimizados dentro da empresa. Diante disso, vamos sugerir estratégias e ações que visam atingir cada área da gestão da empresa, além de sugerir ações de monitoramento e avaliação das ações implantadas.

Diagnóstico

Entrevista com Ricardo Vargas - Assessor pessoal do Diretor Comercial

Análise do macro ambiente

A Kanechom é uma empresa de cosméticos que está inserida no mercado de beleza, segmento que está em constante crescimento no Brasil, tendo em vista que homens e mulheres estão cada vez mais preocupados com a estética, além de consumir mais produtos para esse fim.

A empresa busca inovações a todo tempo. Sempre realizando pesquisas, a Kanechom investe na melhoria da qualidade de seus produtos, além de reestruturar suas embalagens e suas fórmulas. Recentemente, a empresa reformulou sua logomarca, design de algumas embalagens e lançou novas linhas de produtos. Todas essas ações foram realizadas visando ressaltar a evolução da marca diante do seu público.

A empresa gera influências no âmbito econômico, na medida em que gera empregos para a população de Belo Horizonte e região metropolitana. Além de ser uma fonte de emprego, a empresa propicia aos seus funcionários cursos de inglês e informática e, inclusive, paga faculdade para alguns funcionários com possibilidade de crescimento na empresa. Tudo isso é feito visando capacitá-los. No ramo tecnológico, a Kanechom possui maquinário de última geração, a fim de fabricar novos produtos com a melhor qualidade possível.

Análise do micro ambiente

A Kanechom está inserida em um mercado de grande concorrência, justamente pelo grande crescimento que o setor de cosméticos vem apresentando devido as maiores demandas dentro desse segmento. Dentre as várias marcas de cosméticos desse

Page 2: Introdução · distribuidores. Atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que visa o reposicionamento da marca no mercado e a melhoria do setor de comunicação

mercado, as concorrentes mais diretas da Kanechom são: Skala, Seda, Risque, Impala e Colorama.

A SNC (Soluções Naturais em Cosméticos), detentora dos direitos sobre a marca Kanechom, está localizada numa área que tem se valorizado devido à criação e inauguração da Cidade Administrativa. O escritório é integrado com a fábrica, o que facilita os processos comunicacionais, e é neste local onde todas as estratégias são desenvolvidas e as decisões são tomadas. Além disso, o fato da fábrica/escritório estar bem perto da Linha Verde facilita a saída dos caminhões das transportadoras. Um fator negativo que afeta o negócio são os altos impostos, que elevam os custos da empresa, dificultando a realização de investimentos em comunicação (publicidade, comunicação interna, mercadológica, institucional, etc) e auxílio aos funcionários.

Análise do ambiente interno

• Histórico da organização

A Kanechom é uma marca pertencente ao grupo SNC - Soluções Naturais em Cosméticos - que alia tradição e inovação, estando presente em todo território nacional através de grandes atacadistas, distribuidores, varejos, casas especializadas e salões de cabeleireiro. Presente no mercado há 35 anos, a empresa é uma das 15 maiores empresas do setor no Brasil e também é reconhecida em mais de 40 países em todo o mundo, como EUA, Itália, Portugal, Argentina, Grécia, Irã, Angola, Jordânia, Síria, Arábia Saudita, Egito e Marrocos.

A marca foi fundada em 1976 e conta, atualmente, com 450 funcionários e uma área de 35 mil m², sendo 20 mil m² de área construída, localizada na Rua Aldemiro Fernandes Torres, 1720, Satélite em Belo Horizonte, com capacidade para produzir 250 toneladas de produtos de beleza por dia. Atualmente, a empresa opera com sua capacidade máxima de produção, devido a alta demanda do mercado externo.

A Kanechom, inicialmente, não era uma empresa familiar, já que foi fundada pelo atual Presidente, João Batista Vargas, e mais dois amigos. Porém, com poucos anos de atuação no mercado (um ano e meio), João Batista comprou a parte dos sócios e, hoje, a SNC é uma empresa privada familiar, que se tornou uma grande multinacional.

Atualmente, a Kanechom conta com uma linha de mais de 200 produtos que vão desde grandes clássicos, como os cremes Mix Fruit e os famosos cremes capilares de 1 kg, até as últimas novidades, como a nova linha de esmaltes e a coloração Realce Tom que, com poucos anos de mercado, já é a 7ª marca nacional do seu segmento. Os únicos serviços terceirizados são o de transporte dos produtos, produtos de sachê e o serviço de segurança.

A empresa está em pleno processo de reestruturação, contando com consultorias, admissão de um novo administrador, modificação do design de algumas embalagens e

Page 3: Introdução · distribuidores. Atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que visa o reposicionamento da marca no mercado e a melhoria do setor de comunicação

lançando novos produtos, baseados em pesquisa de mercado (o que o público deseja).Os diretores estão sempre atentos às novidades presentes em sites especializados em beleza, em blogs e revistas, que são formadores de opinião pública. Essa reestruturação tem interferido na cultura organizacional , pois a admissão de um administrador com muita experiência de mercado e sem vínculo familiar, abre novas perspectivas de mercado, fazendo com que a diretoria repense seu posicionamento em relação à comunicação e publicidade direcionada ao consumidor final.

• Missão, Visão e Valores

A empresa disponibiliza em seu site e possui dentro do seu escritório um grande quadro com as seguintes informações:

Missão: Pesquisar, desenvolver e comercializar soluções em produtos de beleza, asse-gurando a lucratividade e buscando a excelência e o bem-estar na vida das pessoas.

Princípios:

*Cliente: satisfação plena;*Recursos Humanos: valorizar o indivíduo promovendo seu desenvolvimento profissio-nal;*Ética, seriedade, respeito e transparência;*Gestão empresarial: empreendedora e participativa. Agir no presente com visão no fu-turo;*Imagem: responsabilidade de todos;*Parceria: confiança recíproca.

Negócio: Soluções em beleza, vida e bem-estar

Page 4: Introdução · distribuidores. Atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que visa o reposicionamento da marca no mercado e a melhoria do setor de comunicação

• A estrutura e a cultura organizacional

Por ser uma empresa familiar, cada filho do Presidente coordena uma área da empre-sa e as decisões a serem tomadas são decididas em conjunto, afinal, na visão deles, a Di-retoria é um Conselho no qual todos são sócios e não há um que manda mais. Todos se encontram no mesmo nível hierárquico e, portanto, tudo é decidido através de acordos e, se necessário, faz-se uma votação.

A empresa não possui um setor de comunicação, portanto, todas as decisões tomadas pela Diretoria são repassadas para os gerentes (que não participam efetivamente do pro-cesso de tomada de decisão) de cada setor e cada um repassa a informação para seu gru-po.

João Batista Vargas: Presidente

Ayorton Vargas: Vice-Presidente

Jorhson Vargas: Diretor Comercial

Page 5: Introdução · distribuidores. Atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que visa o reposicionamento da marca no mercado e a melhoria do setor de comunicação

Marco Aurélio Vargas: Diretor Financeiro

Franklin Vargas: Diretor de Logística (estoque)

Hélio Fernandes: Administrador

Recursos Humanos: Raquel Ferreira.

Gerente Minas Gerais: Rafael Vargas

Gerente São Paulo : Nelson Santos

Gerente Nordeste, GO, DF : Marco Aurélio Wogel

Gerente RJ,ES e Região Sul : Eduardo Victorino

Gerente Norte e Centro Oeste: Flávio Perim

Exportação : Flávio Perim

Exportação América do Sul , Asia , Europa e Oceania: Váleria Santana

Exportação Américas Central e do Norte e Caribe : Rafael Vargas

A cultura empresarial adotada é a de que se a empresa está bem e valoriza o seu funcionário, ele produz e rende mais e isso é bom para eles. Diante disso, a empresa oferece alguns benefícios aos seus funcionários, como refeitório (pagam poucos centa-vos), cestas básicas, aulas de inglês e informática. Segundo Ricardo Vargas, o maior problema da empresa familiar são as relações pessoais e os problemas familiares, po-rém, eles evitam ao máximo misturar as coisas e tentam separar o que é pessoal do que é trabalho. Baseado neste conceito criou-se dentro do ambiente de trabalho muito respei-to, tanto entre os irmãos quanto entre a Diretoria e os funcionários. Além disso, a políti-ca de RH da Kanechom é baseada na lei e a organização adotou o lema de “nada de in-formalidades”, ou seja, exige carteira assinada, contratos em dia, entre outros.

Os gerentes regionais trabalham no escritório de Belo Horizonte e coordenam uma equipe entre 10 e 15 representantes regionais, que trabalham nas cidades pólos da região.

Análise da comunicação organizacional

A Kanechom não possui um departamento específico de comunicação. O setor de Recursos Humanos e o Marketing ficam responsáveis por disseminar todo tipo de informação oficial. Na empresa, existe divisão de setores: Compras, Marketing, Produção, Laboratório, entre outros, e cada um desses setores possui um gerente. As

Page 6: Introdução · distribuidores. Atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que visa o reposicionamento da marca no mercado e a melhoria do setor de comunicação

decisões tomadas pela Diretoria são passadas aos gerentes de cada setor, e esses repassam as informações aos seus subordinados através de uma interação face a face. As reivindicações dos funcionários passam, primeiramente, pelos gerentes, que possuem certa autonomia para resolver tais questões. Caso a gerência não consiga resolver o caso, este repassa para o diretor responsável pelo setor. Outro meio de comunicação utilizado pela Kanechom é a troca de e-mails, que precisa ser mais explorada, já que a cultura organizacional valoriza a comunicação face a face, os diretores conversam muito entre si e as visitas às salas uns dos outros são muito frequentes. A empresa tem buscado promover uma comunicação direcionada ao público consumidor, através da utilização das redes sociais. A conta criada no twitter foi uma iniciativa de uma funcionária do setor de Recursos Humanos, que pesquisou e concluiu que as redes sociais são uma forma eficaz de se comunicar com o público consumidor. Por não possuir um setor especializado em comunicação, a empresa optou por trabalhar somente com uma rede de relacionamentos, a fim de estabelecer ações mais pontuais e ter condições de atualizar constantemente essa rede. Dessa forma, há um estreitamento e fidelização das relações entre empresa e público.

A Kanechom contrata serviços de agências publicitárias, como a Oba e Filadélfia, para fazer comunicação mercadológica voltada principalmente para os seus distribuidores. Atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que visa o reposicionamento da marca no mercado e a melhoria do setor de comunicação. Ações publicitárias voltadas para o consumidor final são consideradas caras pela organização. Porém, tendo em vista o processo evolutivo da empresa, essa idéia está sendo repensada.

• Comunicação administrativa:

Na Kanechom, os fluxos de comunicação ocorrem de três maneiras: ascendentes, descendentes e horizontais, sendo o fluxo descendente o mais predominante.

Fluxos descendentes: ocorre na medida em que a tomada de decisão é feita pela Diretoria, que resultará nas diretrizes que a empresa deve tomar e as decisões são passadas para os funcionários, respeitando a hierarquia de cima para baixo.

Fluxos ascendentes: essa comunicação se dá através dos gerentes de setor que possuem autonomia para tomar decisões relativas a seu setor, sem precisar consultar seu diretor. Além disso, os gerentes levam ao conhecimento dos diretores as reclamações de seus funcionários, as sugestões, etc.

Fluxos horizontais: Como já foi exposto, a Kanechom possui um Conselho formado pelos diretores, sendo assim, a comunicação horizontal ocorre na medida em que esses diretores (mesmo nível hierárquico) discutem sobre os rumos e estratégias que serão

Page 7: Introdução · distribuidores. Atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que visa o reposicionamento da marca no mercado e a melhoria do setor de comunicação

adotadas na empresa. Além disso, há comunicação horizontal na medida em que há diálogo entre os funcionários de um mesmo setor.

A Kanechom não possui um departamento específico de comunicação, apesar de a Diretoria reconhecer que, sem uma boa comunicação, a empresa não funciona. A maior parte da comunicação formal é feita face a face e os funcionários demonstram satisfação em trabalhar na empresa. A comunicação informal se dá através das relações entre os funcionários que, em suas conversas durante o almoço no refeitório ou, até mesmo, durante a execução do trabalho, comentam as informações que recebem da empresa.

• Comunicação interna:

Após visitarmos a fábrica em um dia comum de produção, percebemos, pela maneira como os funcionários estavam trabalhando, que estes demonstram satisfação em trabalhar naquele ambiente. Ao conversar com Ricardo Vargas, tivemos a informação de que a empresa promove a interação de seus funcionários fora do horário de expediente, através de jogos de futebol entre os funcionários toda quarta-feira. Além disso, eles recebem cestas básicas, atendimento psicológico na própria empresa e possuem atendimento personalizado de um gerente do Banco Bradesco. Há dentro da empresa, uma pequena agência do Banco que dá suporte aos funcionários para todo tipo de serviços bancários que eles precisam. Somente os saques não são efetuados na fábrica, para que não haja circulação de dinheiro. Dentro dela, há também um ambulatório, vestiários e refeitório para os funcionários. As reclamações não são frequentes e a empresa nunca passou por uma paralisação.

Nas datas comemorativas, a Kanechom preocupa-se em fazer os funcionários se sentirem lembrados; na Páscoa, foi distribuído chocolate para cada funcionário e, no Dia das Mães, cada mãe recebeu uma flor. A empresa valoriza seus funcionários através de cursos de inglês e informática, para quem se interessar, além de custear a faculdade de funcionários que trabalham em áreas estratégicas da empresa e tem interesse em crescer.

A contratação dos funcionários é feita através dos Recursos Humanos. Para ocupar os cargos de produção, o RH preocupa-se em contratar pessoas que vivem em regiões próximas à fábrica e não exige alto grau de escolaridade para esses. Já para os funcionários de cargos mais elevados, o RH analisa minuciosamente o currículo, levando em conta as experiências profissionais anteriores e o grau de escolaridade. Todos os funcionários são contratados dentro das exigências da Lei Trabalhista e a remuneração dos funcionários da produção é o salário mínimo do sindicato da categoria, sendo que a jornada diária de trabalho é de 8 horas, havendo 3º turno apenas quando a demanda aumenta muito .

Page 8: Introdução · distribuidores. Atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que visa o reposicionamento da marca no mercado e a melhoria do setor de comunicação

Dentre os diversos funcionários, existem muitas mulheres que trabalham na produção para complementar a renda da família, funcionários antigos, que trabalham na empresa há vários anos e também funcionários que acabaram de ser contratados.

A única insatisfação dos funcionários que pôde ser percebida ao longo da conversa com Ricardo Vargas, e que é reconhecida pela Diretoria, mas ainda não foi solucionada por falta de condição, é o fato da empresa não fornecer Plano de Saúde e não haver premiações por desempenho.

A maior parte da comunicação com os funcionários se dá através das informações passadas pelos gerentes de setor para seus subordinados. Não existe um setor específico de comunicação na empresa e é o setor de Recursos Humanos que cuida da comunicação e, portanto, esta não ocorre de forma integrada.

• Comunicação mercadológica:

A Kanechom foca suas ações de publicidade e propaganda no seu público primário, que são os distribuidores, as lojas de varejo e atacado. Isso ocorre através de anúncios em revistas e catálogos do meio. Para isso, a empresa conta com a prestação de serviço das agências de publicidade, como Oba e Filadélfia. A empresa não possui a política de fazer anúncios voltados para o consumidor final, devido aos altos custos da publicidade. Porém, já tem projetos de expansão desse setor, uma que está em fase de expansão e quer aumentar sua fatia no mercado, reconhecendo que a publicidade traz um grande retorno medido na quantidade das vendas. Dessa maneira, já focando nessa nova ideia, peças publicitárias destinadas ao consumidor final já tem sido veiculadas em revistas como a Aqui e a Contigo.

Já preocupados em ter um contato com o consumidor final e tendo em vista que os blogs e as redes sociais estão em alta, a Kanechom fez algumas parcerias com blogueiras, presenteando-as com alguns de seus produtos e, em “troca”, elas fazem sua divulgação em seus blogs.

Preocupados com a qualidade do produto a ser ofertado, a Kanechom tem um grande diferencial por ter instalado em sua fábrica um sistema de qualidade porvalidação de processos: os produtos são analisados em cada uma de suas fases de produção. Além disso, há um centro técnico dentro da fábrica, onde constantemente amostras de lotes em fabricação são analisadas e aplicadas em voluntários para comprovação da eficácia dos produtos. Este trabalho é feito pela equipe técnica que também realiza treinamentos para atacados, distribuidores, varejos e casas especializadas em todo país.

Devido a estes investimentos, a Kanechom possui o GMP – GOOD MANUFACTURING PRACTICES, fazendo parte de um seleto grupo de empresas que detêm o certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Essa certificação coloca a empresa entre as que, em todo o mundo, adotam as melhores

Page 9: Introdução · distribuidores. Atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que visa o reposicionamento da marca no mercado e a melhoria do setor de comunicação

práticas de fabricação e garantem a total segurança e eficácia dos produtos, legitimando assim, a qualidade de seus produtos.

A Kanechom também detém a LICENÇA AMBIENTAL, devido às corretas práticas adotadas pela SNC no modo de tratamento ao Meio Ambiente. A empresa também faz parte de um grupo distinto de empresas que recebe pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMAM a Licença de Operação.

A marca tem reconhecimento no mercado, recebendo o prêmio de 2º Lugar em vendas de Cremes no Brasil pela Nielsen, na Revista Super Hiper, e vários prêmios pelas suas embalagens, concedidos pela Revista Embanews. A região de Minas Gerais, especificamente, a região do triângulo mineiro é o local de maior venda no Brasil.

Como a organização foca mais em seu consumidor primário, ela está sempre presente nas feiras nacionais e internacionais de beleza, estando em contato direto com seu cliente. A fim de fidelizar e dar suporte a seus clientes, a Kanechom tenta ao máximo ser parceira de seus clientes, dando a eles lâminas de produtos, propagandas, material de MKT, imagem dos produtos, etc.

Através de seus representantes, a Kanechom tem acesso a um feedback das vendas. Se está vendendo ou não; se o consumidor final está achando o produto caro ou não, etc. Isto é feito em forma de relatórios, pelos representantes regionais, que chegam ao gerentes regionais. O SAC da marca se encontra dentro da própria fábrica e as reclamações são levadas à Diretoria.

• Comunicação institucional:

A empresa não possui um departamento específico de comunicação e, portanto, não investe muito em propaganda. Atualmente, o site da empresa (que está sendo reestruturado) e a conta no twitter são os únicos meios de comunicação institucional, pois dão informações da empresa ao público. Um exemplo de ação realizado pela organização foi um release que a Kanechom enviou a algumas blogueiras, informando sobre o lançamento da nova coleção de esmaltes.

• Identificar os canais de informação:

Site da empresa – informa a missão, visão e os valores da organização, além de apresentar todas as informações sobre a Kanechom, desde histórico até produtos, localização, etc. No momento, apesar do site estar no ar, ele está passando por um processo de reestruturação e brevemente será modificado.

Conta no twitter – informa aos seguidores breves informações sobre os produtos da empresa e dá algumas dicas de beleza.

Page 10: Introdução · distribuidores. Atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que visa o reposicionamento da marca no mercado e a melhoria do setor de comunicação

Placas no setor de produção – é um meio de sempre lembrar aos funcionários quais são os objetivos deles ali e motivá-los a fazer o melhor trabalho possível.

O setor responsável pela comunicação na empresa é o de Recursos Humanos e as informações mercadológicas são de responsabilidade do Marketing. Como já relatado, a maior parte de informações da empresa é passada através da comunicação face a face (diretores – gerentes; gerentes – subordinados).

Todas as decisões tomadas pela administração sobre desenvolvimento de novos produtos e formas de produção ficam restritas aos diretores. Os funcionários do setor de produção só recebem essas informações na hora de iniciar o processo produtivo.

• Mapeamento dos públicos:

Os públicos essenciais da Kanechom são seus funcionários, fornecedores e compradores (distribuidores, atacadistas e varejistas) e consumidor final.

Page 11: Introdução · distribuidores. Atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que visa o reposicionamento da marca no mercado e a melhoria do setor de comunicação

A comunicação da Kanechom com seus funcionários deve ser feita de maneira clara e transparente, de forma que todos saibam os objetivos da empresa e qual a sua função dentro dela. O foco é em uma comunicação interna de qualidade, que saiba identificar as demandas e os problemas desse público e, a partir disso, negociar a melhor solução para a empresa e seus funcionários. Isso proporcionará um ambiente de satisfação, além de contribuir para que esse público sinta-se valorizado e tenha uma visão positiva da empresa.

Com seus fornecedores é importante que a empresa mantenha uma comunicação clara e objetiva, sendo pontual em seus compromissos e enfatizando a importância de adquirir matéria prima de qualidade, para que o produto final seja bem recebido pelo público. Uma relação clara com esse público forma vínculos de confiança entre fornecedor e comprador, o que torna a relação de negócio mais objetiva e produtiva.

O público de compradores da Kanechom formado por distribuidores, atacadistas e varejistas precisam receber ações de comunicação que enfatizem a qualidade dos produtos que são vendidos para eles, aliada a preço e logística eficiente na entrega. Essas ações de comunicação podem ocorrer através da distribuição de material institucional e de constantes informações sobre seus lançamentos, premiações, participação em feiras e eventos para que seja formada uma relação de confiança entre o produtor e o revendedor. A fim de fidelizar esse público, a Kanechom, atualmente, cede a esse público lâminas e imagens de produtos e material de MKT, além de criar peças publicitárias tendo em vista atingi-lo.

O consumidor final é um público muito importante para a Kanechom, visto que é este que, efetivamente, consomem o seu produto final. Esse público é formado por mulheres e homens de todas as faixas etárias que utilizam produtos de beleza (no caso dos homens, principalmente os produtos para cabelo que são o carro chefe da empresa). Com o propósito de atingir esse público, a empresa já veiculou comerciais na TV, mas, atualmente, atinge-os através de publicidades em algumas revistas (principalmente femininas) e através das redes sociais. A Kanechom preocupa-se em estar presente em diversos pontos de venda, pois, assim, é sempre vista e lembrada por esse público.

A Kanechom tem como públicos não essenciais os prestadores de serviços terceirizados que, apesar de importante para empresa, podem ser substituídos caso surja essa demanda. No entanto, são necessárias ações de comunicação que visem proporcionar uma relação profissional eficaz e eficiente, na medida em que a Kanechom necessita do fornecimento de produtos e/ou serviços contratados dessa forma. Além disso, deve ter como foco a manutenção de um bom relacionamento com todos os seus públicos, o que contribuirá para que a imagem global da organização seja positiva perante todos os seus públicos.

A Kanechom tem como público de interferência os agentes fiscalizadores do governo que fazem um rígido controle de qualidade junto à empresa, por essa estar inserida em um segmento delicado como o de beleza. As ações de comunicação devem ser voltadas para informar e demonstrar a esses agentes a preocupação da Kanechom em

Page 12: Introdução · distribuidores. Atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que visa o reposicionamento da marca no mercado e a melhoria do setor de comunicação

produzir produtos de alta qualidade, além de respeitar o meio ambiente e a comunidade que vive em torno da empresa. Além disso, as revistas especializadas e os blogs/sites de beleza são públicos de interferência, uma vez que podem apresentar uma imagem positiva ou negativa de determinado produto da Kanechom. A mídia comercial pode, portanto, indicar ou não os produtos da empresa. Outro público de interferência são os concorrentes que disputam o mercado com produtos similares.

Elaboração de estratégias e justificativas

A partir das constatações feitas no diagnóstico acima, percebemos que a Kanechom, embora seja bem estruturada e possua uma boa fatia do mercado de cosméticos, possui problemas comunicacionais por não ter um setor específico de comunicação. Isso influencia no aumento da comunicação face a face, o que facilita o surgimento de ruídos na disseminação da mensagem.

No âmbito da comunicação administrativa as decisões são tomadas pela diretoria e são passadas aos gerentes de setor, que ficam responsáveis por disseminar as informações aos seus subordinados e se encarregar do andamento de todos os processos, incluindo ouvir seus funcionários e buscar soluções para os problemas por eles apresentados . Percebemos que a comunicação descendente é a que predomina dentro da empresa, visto que os níveis hierárquicos mais baixos não possuem muito poder de decisão.

A comunicação interna da Kanechom ocorre de forma ineficiente pois, apesar de haver ações destinadas ao seu público interno, como lembrancinhas em datas comemorativas, momentos de lazer (futebol), essas são ações pontuais, visto que não abrange todo o seu público interno e não são contínuas. As informações não são disponibilizadas de forma clara e de fácil acesso para os seus funcionários.

A comunicação mercadológica da organização é totalmente direcionada aos distribuidores através de ações em feiras, encartes e revistas que atingem esse público. A empresa considera que a propaganda voltada para o consumidor final é cara e, portanto, não a realiza, já que a empresa tem dado lucro, pois foca seus esforços no seu consumidor primário. Essa prática não diferencia a Kanechom das suas concorrentes, já que elas também realizam essas ações. Percebemos que é preciso que a Kanhecom invista em propaganda voltada para o consumidor final, a fim de fortalecer sua marca e conquistar novos consumidores, ampliando sua fatia no mercado, que está em constante crescimento.

A Kanechom possui diferenciais relacionados à sustentabilidade e certificados importantes do ramo. Contudo, ela não preocupa-se em divulgar esses dados para a sociedade e, dessa maneira , perde a oportunidade de fortalecer sua identidade perante o público que, se soubesse disso, criaria uma imagem mais positiva da organização e poderia, inclusive, ajudá-los na conquista de novos clientes. Além disso, a empresa

Page 13: Introdução · distribuidores. Atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que visa o reposicionamento da marca no mercado e a melhoria do setor de comunicação

ainda não possui uma assessoria de imprensa, o que dificulta ainda mais a divulgação dos dados.

Ações propostas

A partir das constatações e estratégias elaboradas acima, propomos que:

Comunicação administrativa – tenha um caráter mais formal, otimizando a utilização dos e-mails entre os setores administrativos e criação de novos cargos que façam ligação entre os gerentes e seus funcionários para que, assim, os cargos mais altos não fiquem sobrecarregados e para que o funcionário seja ouvido e bem informado. Com a implantação dessas ações, os fluxos horizontais de comunicação serão otimizados, visto que os coordenadores e gerentes conversarão entre si e terão autonomia na tomada de decisão relacionadas ao seu setor.

Comunicação interna – propomos a criação de um jornal mural com notícias sobre a empresa, o que vai acontecer lá dentro, lançamentos de produtos, mudanças na produção, e também colunas sobre dicas de saúde, higiene, eventos que vão acontecer dentro e fora da empresa, datas para inscrições dos cursos oferecidos, rendimento do mês, conquistas de novos mercados etc. Ao lado do local onde ficará o jornal mural, será colocado uma caixa de sugestões para que o funcionário tenha a oportunidade de sugerir mudanças, fazer reclamações, para que a gerência entenda qual o verdadeiro ambiente de sua fábrica e quais são os anseios e problemas de seus funcionários. Isso fortalecerá a comunicação ascendente, uma vez que os níveis hierárquicos mais baixos serão ouvidos. O jornal deverá ser afixado no refeitório em dois locais diferentes, perto do posto de saúde e um em cada vestiário.

Comunicação mercadológica - propomos que a Kanechom destine uma verba para criação de ações publicitárias que atingirão o seu consumidor final. Para isso, a empresa pode criar peças para veiculação na TV, revistas, outdoors, backbus etc.

Comunicação institucional – sugerimos que a empresa destine uma verba com objetivo de produzir e veicular propagandas que abordem a temática de que a organização é tradicional, preocupa-se com a sustentabilidade e possui certificados internacionais que atestam sua qualidade, dando, assim, credibilidade à marca. A Kanechom pode incluir alguns desses dados em suas embalagens, o que já mostraria ao seu consumidor os diferenciais da organização. Tudo isso fortalecerá a identidade da marca. Propomos também a criação de um setor de assessoria de imprensa que enviaria releases sobre a empresa , seus produtos e lançamentos para os veículos especializados e divulgaria informações institucionais.

Page 14: Introdução · distribuidores. Atualmente, a empresa passa por um processo de consultoria, que visa o reposicionamento da marca no mercado e a melhoria do setor de comunicação

Sugestões de ações de monitoramento e ações a serem implantadas

O jornal mural será atualizado mensalmente e a diretoria dará um feedback aos seus funcionários em relação à caixa de sugestões, através do próprio jornal mural ou via reuniões quando o assunto for mais relevante ou particular.

Outra ação de monitoramento é a aplicação de questionários sucintos e de fácil entendimento, trimestralmente para mensurar a percepção dos funcionários diante da empresa .