interbits ®superpro web - anglo...

19
Interbits SuperPro ® Web Página 1 de 19 1. (Fgv 2015) As estruturas ilustram os ossos das mãos ou patas anteriores de seis espécies de mamíferos, não pertencentes obrigatoriamente ao mesmo ecossistema. A transformação evolutiva de tais estruturas, ao longo das gerações, ocorre em função __________ e indicam uma evidência evolutiva denominada __________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectiva- mente, as lacunas do parágrafo anterior. a) da variabilidade genética [...] paralelismo evolutivo b) da maior ou menor utilização das mesmas [...] analogia c) do ambiente a ser ocupado [...] coevolução d) da seleção natural [...] homologia e) de eventuais mutações genéticas [...] convergência adaptativa 2. (Ufsm 2015) Aproximadamente 30 milhões de hectares do planeta são afetados por sais, e de 0,25 a 0,5 milhão de hectares de área produtiva é perdido a cada ano em função da salinização do solo. Fonte: FAO, 2002 apud Willadino & Camara,2010. (adaptado) A informação apresentada tem preocupado agricultores, ambientalistas e pesquisadores. Em busca de novos cultivares de plantas adaptadas a solos com maior salinidade, pesquisadores do mundo inteiro estão intensificando estudos sobre espécies de plantas halófitas, que são naturalmente adaptadas à altas concentrações de sais no solo. Considerando- se os mecanismos gerais de evolução por seleção natural, apresentados por Darwin e Wallace, é possível inferir: a) Futuramente, todas as espécies cultivadas estarão adaptadas ao excesso de sais no solo, pois, ao longo do seu crescimento, cada indivíduo realizará adequações metabólicas profundas que garantirão sua sobrevivência. b) Para que as plantas se adaptem a solos com alta salinidade, basta submetê-las lentamente à doses crescentes de solução salina, estimulando a ocorrência de mutações que as tornarão resistentes. c) Poderão ocorrer mutações ao acaso em certos indivíduos, algumas delas conferindo resistência à alta salinidade e permitindo maior sucesso reprodutivo dos indivíduos portadores dessa mutação nos solos com alta salinidade, em comparação com aqueles indivíduos não portadores da mutação. d) Poderão ocorrer mutações específicas, causadas pelo excesso de sais, que serão direcionadas pela planta para resistência à alta salinidade. e) É inútil procurar novas plantas adaptadas à alta salinidade do solo além das já conhecidas, pois as espécies são imutáveis.

Upload: dinhnhi

Post on 01-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Interbits – SuperPro ® Web

Página 1 de 19

1. (Fgv 2015) As estruturas ilustram os ossos das mãos ou patas anteriores de seis espécies de mamíferos, não pertencentes obrigatoriamente ao mesmo ecossistema.

A transformação evolutiva de tais estruturas, ao longo das gerações, ocorre em função __________ e indicam uma evidência evolutiva denominada __________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectiva- mente, as lacunas do parágrafo anterior. a) da variabilidade genética [...] paralelismo evolutivo b) da maior ou menor utilização das mesmas [...] analogia c) do ambiente a ser ocupado [...] coevolução d) da seleção natural [...] homologia e) de eventuais mutações genéticas [...] convergência adaptativa 2. (Ufsm 2015) Aproximadamente 30 milhões de hectares do planeta são afetados por sais, e

de 0,25 a 0,5 milhão de hectares de área produtiva é perdido a cada ano em função da

salinização do solo.

Fonte: FAO, 2002 apud Willadino & Camara,2010. (adaptado) A informação apresentada tem preocupado agricultores, ambientalistas e pesquisadores. Em busca de novos cultivares de plantas adaptadas a solos com maior salinidade, pesquisadores do mundo inteiro estão intensificando estudos sobre espécies de plantas halófitas, que são naturalmente adaptadas à altas concentrações de sais no solo. Considerando- se os mecanismos gerais de evolução por seleção natural, apresentados por Darwin e Wallace, é possível inferir: a) Futuramente, todas as espécies cultivadas estarão adaptadas ao excesso de sais no solo,

pois, ao longo do seu crescimento, cada indivíduo realizará adequações metabólicas profundas que garantirão sua sobrevivência.

b) Para que as plantas se adaptem a solos com alta salinidade, basta submetê-las lentamente à doses crescentes de solução salina, estimulando a ocorrência de mutações que as tornarão resistentes.

c) Poderão ocorrer mutações ao acaso em certos indivíduos, algumas delas conferindo resistência à alta salinidade e permitindo maior sucesso reprodutivo dos indivíduos portadores dessa mutação nos solos com alta salinidade, em comparação com aqueles indivíduos não portadores da mutação.

d) Poderão ocorrer mutações específicas, causadas pelo excesso de sais, que serão direcionadas pela planta para resistência à alta salinidade.

e) É inútil procurar novas plantas adaptadas à alta salinidade do solo além das já conhecidas, pois as espécies são imutáveis.

Interbits – SuperPro ® Web

Página 2 de 19

3. (Uepa 2014) Mesmo com o avanço da tecnologia em comunicação, o ser humano continua se debruçando sobre os registros fósseis para desvendar o mistério da criação do mundo e da notável biodiversidade, com milhões de espécies de seres vivendo nos mais variados ambientes que compõem a biosfera. A teoria da evolução biológica busca explicar o mecanismo que propiciou essa imensa variedade de seres vivos. Os principais argumentos científicos que explicam esse mecanismo são: I. Órgãos vestigiais indicam a presença de um ancestral comum entre as espécies nas quais

ocorrem. II. A análise dos fósseis indica que a extinção de espécies faz parte do processo evolutivo. III. Os fósseis permitem o estudo comparativo entre organismos ou estruturas de diferentes

eras geológicas que demonstram mudanças ao longo do tempo. IV. Desde Darwin, vários aspectos de sua teoria já foram revistos, o que demonstra sua falta de

fundamentação. V. Os órgãos homólogos indicam relações de parentesco entre espécies, por terem a mesma

origem embrionária. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: a) I, II, III e V. b) I, III, IV e V. c) II, III, IV e V. d) II, III e IV. e) I, II, III, IV e V. 4. (Ufrn 2013) A restrição à venda de antibióticos no Brasil foi uma medida tomada em função do aparecimento de bactérias super-resistentes. Atualmente, com os avanços na área da genética e da biologia molecular, uma das explicações aceitas para o surgimento dessas bactérias é a ocorrência de mutações, a partir das quais haveria uma mudança aleatória em um determinado gene, e, dessa forma, as bactérias passariam a apresentar resistência ao antibiótico. No passado, sem o conhecimento da genética e da biologia molecular, Lamarck e Darwin elaboraram explicações para o surgimento de novas variedades de seres vivos. Nesse contexto, como pode ser explicado o surgimento de bactérias super-resistentes a) com base na teoria da evolução de Lamarck? b) com base na teoria da evolução de Darwin? 5. (Upf 2014) Celulose, esteroides, RNA e albumina são exemplos dos seguintes tipos de moléculas orgânicas, respectivamente: a) proteína, carboidratos, lipídio, ácido nucleico. b) carboidrato, lipídios, ácido nucleico, proteína. c) carboidrato, proteínas, ácido nucleico, lipídio. d) lipídio, carboidratos, proteína, ácido nucleico. e) proteína, carboidratos, ácido nucleico, lipídio. 6. (Uepb 2014) Sobre os compostos orgânicos dos seres vivos são apresentadas as proposições abaixo, leia atentamente cada uma delas e, em seguida, relacione o composto à proposição apresentada. I. Carboidratos II. Lipídios III. Proteínas A. São os principais componentes das biomembranas. Apresentam uma região polar e outra

apoIar, estando esta característica intimamente ligada à estrutura em bicamada das membranas celulares.

B. Elevação da temperatura e alterações no pH do meio podem provocar alteração da estrutura espacial destes compostos, fenômeno este denominado desnaturação.

Interbits – SuperPro ® Web

Página 3 de 19

C. São moléculas apolares, utilizadas pelos seres vivos como reserva energética, alguns também os utilizam como impermeabilizantes, em outros aparecem como elementos estruturais e precursores de hormônios esteroides.

D. Representam a principal fonte de energia para os seres vivos, além de desempenharem relevante papel na estrutura corporal destes.

E. Dentre as suas funções destacamos a de atuarem como biocatalisadores, sendo esta função desempenhada por um grupo especial.

A relação está estabelecida de forma correta em: a) I-A, II-B, II-C, Ill-D, II-E. b) I-A, III-B, II-C, lI-D, III-E. c) III-A, II-B, I-C, II-D, II-E. d) II-A, I-B, III-C, I-D, I-E. e) II-A, III-B, II-C, I-D, III-E. 7. (Ufrgs 2014) Os quatro tipos de macromoléculas biológicas estão presentes, aproximadamente, nas mesmas proporções, em todos os organismos vivos. Sobre essas macromoléculas, assinale a alternativa correta. a) As vitaminas são triglicerídeos sintetizados no fígado e podem funcionar como coenzimas. b) Os polissacarídeos, como a frutose e o glicogênio, são respectivamente compostos

armazenadores de energia em plantas e animais. c) As proteínas têm, entre as suas funções, o suporte estrutural, a catálise e a defesa dos

organismos. d) Os ácidos nucleicos são polímeros de nucleotídeos, caracterizados pela presença de

hexoses. e) Os carboidratos, assim como os ácidos nucleicos, podem funcionar como material

hereditário. 8. (Ufpr 2014) Os vertebrados possuem grupos de células bastante variados, com adaptações necessárias ao seu funcionamento. Essas adaptações refletem-se, muitas vezes, na própria estrutura celular, de modo que as células podem tornar-se especializadas em determinadas funções, como contração, transmissão de impulsos nervosos, “geração” de calor, síntese de proteínas e lipídios, secreção etc. Considere os resultados obtidos do estudo de duas células diferentes, apresentados na tabela.

Estrutura de duas células extraídas de tecidos diferentes, observadas ao microscópio. Célula A Célula B

Filamentos de actina +++ +

Microtúbulos + ++

Retículo endoplasmático liso +++ ++

Retículo endoplasmático rugoso + +++

Mitocôndrias +++ +++

Aparato de Golgi + +++

Núcleo +++ +

+ poucos ou escassos; ++ intermediários; +++ muitos ou abundantes. Considerando os resultados, que função poderia ser desempenhada pelas células A e B, respectivamente? a) Contração e secreção. b) Síntese de lipídios e contração. c) Geração de calor e síntese de lipídios. d) Síntese de proteínas e geração de calor. e) Transmissão de impulso nervoso e síntese de proteínas.

Interbits – SuperPro ® Web

Página 4 de 19

9. (Ufpr 2015) Um pesquisador injetou uma pequena quantidade de timidina radioativa 3( H timidina) em células com o propósito de determinar a localização dos ácidos nucleicos

sintetizados a partir desse nucleotídeo, utilizando uma técnica muito empregada em biologia celular, a autorradiografia combinada com microscopia eletrônica. Assinale a alternativa que apresenta os dois compartimentos celulares nos quais o pesquisador encontrará ácidos nucleicos radioativos. a) Núcleo e mitocôndrias. b) Citosol e mitocôndrias. c) Núcleo e retículo endoplasmático. d) Citosol e retículo endoplasmático. e) Peroxissomos e retículo endoplasmático. 10. (Ufsj 2012) Em um experimento laboratorial, fez-se a análise da composição de nucleotídeos do ácido nucleico que constitui o material genético de quatro organismos hipotéticos. Os resultados da análise estão descritos na tabela abaixo.

% de nucleotídeos

Organismo adenina guanina timina citosina uracila

A 23,3 26,7 23,5 26,5 0

B 17,3 40,5 28,2 14,4 0

C 27,5 14,3 0 35,5 22,7

D 18,5 31,5 18,3 31,7 0

Com base nesses resultados, é CORRETO afirmar que a) os organismos A, B e D possuem DNA e RNA. b) o DNA dos organismos A e D possui duas cadeias polinucleotídicas complementares (dupla

hélice). c) o DNA do organismo C possui uma cadeia polinucleotídica simples. d) os ácidos nucleicos dos organismos B e C são de cadeias polinucleotídicas simples. 11. (Ufrgs 2012) O quadro abaixo representa o código genético universal.

U C A G

U

UUUFen

UUC

UUALeu

UUG

UCU

UCCSer

UCA

UCG

UAUTir

UAC

UAAFim

UAG

UGUCis

UGC

UGA Fim

UGG Trp

U C A G

C

CUU

CUCLeu

CUA

CUG

CCU

CCCPr o

CCA

CCG

CAUHis

CAC

CAAGIn

CAG

CGU

CGCArg

CGA

CGG

U C A G

A

AUU

AUC Ile

AUA

AUG Met/Início

ACU

ACCTre

ACA

ACG

AAUAns

AAC

AAALis

AAG

AGUSer

AGC

AGAArg

AGG

U C A G

G

GUU

GUCVal

GUA

GUG

GCU

GCCAla

GCA

GCG

GAUAsp

GAC

GAAGlu

GAG

GGU

GGCGli

GGA

GGG

U C A G

A molécula de RNA mensageiro com a sequência CGAAUGACAAAAGGAUAACGU produz o segmento de proteína

Interbits – SuperPro ® Web

Página 5 de 19

a) Met – Tre – Lis – Gli – Arg. b) Tre – Arg – Met. c) Arg – Met – Tre – Lis – Gli. d) Met – Tre – Lis – Gli. e) Leu – Arg – Met – Tre – Lis – Gli. 12. (Uel 2011) Em uma população, foi identificado um indivíduo que possui resistência genética a um vírus que provoca uma importante doença. Em um estudo comparativo, verificou-se que esse indivíduo produz uma proteína que confere tal resistência, com a seguinte sequência de aminoácidos: serina-tirosina-cisteína-valina-arginina. A partir da tabela de código genético, a seguir:

AGU - serina AGC - serina

UAC - tirosina UAU - tirosina

UGC - cisteína UGU - cisteína

GUA - valina GUU - valina

AGG - arginina CGA - arginina

E considerando que o RNA mensageiro deste gene contém: 46,7% de uracila; 33,3% de guanina; 20% de adenina e 0% de citosina, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de bases da fita-molde deste gene. a) TCA - ATA - ACA - CAA - TCC b) TCA - ATA - ACG - CAT - TCC c) TCA - ATG - ACA - CAT - TGG d) AGU - UAU - UGU - GUU - AGG e) AGC - UAC - UGC -CAA- CGA 13. (Ufpr 2015) As enzimas encontradas nos órgãos de diferentes espécies de animais apresentam atividade próxima do ótimo nos valores de temperatura e pH encontrados nesses órgãos. Baseado nesse preceito, um pesquisador realizou um estudo traçando o perfil cinético de quatro enzimas (I a IV) presentes em aves e peixes da Antártida, encontrando os resultados apresentados nos gráficos a seguir.

As enzimas provenientes do intestino de peixe e do estômago de ave da Antártida são, respectivamente, a) I e II. b) I e IV. c) III e II.

Interbits – SuperPro ® Web

Página 6 de 19

d) III e IV. e) IV e I. 14. (Ufsj 2013) Analise o gráfico abaixo.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao gráfico apresentado: I. O gráfico é típico de imunoterapias, como a utilização de soros antiofídicos, que fornecem

rapidamente uma dose maior de anticorpos, aumentando a concentração de anticorpos no plasma.

II. A resposta secundária observada no gráfico com maior concentração de anticorpos no plasma deve-se aos linfócitos T da memória que vão produzir mais anticorpos em menos tempo.

III. O gráfico é característico de um processo de imunização ativa. IV. A resposta secundária observada no gráfico com maior concentração de anticorpos no

plasma deve-se aos linfócitos B da memória que vão produzir mais anticorpos em menos tempo.

Com base nessa análise, estão CORRETAS apenas as afirmativas a) I e II. b) III e IV. c) II e III. d) I e IV. 15. (Fuvest 2013) O fitoplâncton consiste em um conjunto de organismos microscópicos encontrados em certos ambientes aquáticos. O desenvolvimento desses organismos requer luz e CO2, para o processo de fotossíntese, e requer também nutrientes contendo os elementos nitrogênio e fósforo. Considere a tabela que mostra dados de pH e de concentrações de nitrato e de oxigênio dissolvidos na água, para amostras coletadas durante o dia, em dois diferentes pontos (A e B) e em duas épocas do ano (maio e novembro), na represa Billings, em São Paulo.

Interbits – SuperPro ® Web

Página 7 de 19

pH Concentração

de nitrato (mg/L) Concentração de oxigênio (mg/L)

Ponto A (novembro)

9,8 0,14 6,5

Ponto B (novembro)

9,1 0,15 5,8

Ponto A (maio)

7,3 7,71 5,6

Ponto B (maio)

7,4 3,95 5,7

Com base nas informações da tabela e em seus próprios conhecimentos sobre o processo de fotossíntese, um pesquisador registrou três conclusões: I. Nessas amostras, existe uma forte correlação entre as concentrações de nitrato e de

oxigênio dissolvidos na água. II. As amostras de água coletadas em novembro devem ter menos CO2 dissolvido do que

aquelas coletadas em maio. III. Se as coletas tivessem sido feitas à noite, o pH das quatro amostras de água seria mais

baixo do que o observado. É correto o que o pesquisador concluiu em a) I, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. 16. (Uerj 2015) Em um experimento, os tubos I, II, III e IV, cujas aberturas estão totalmente vedadas, são iluminados por luzes de mesma potência, durante o mesmo intervalo de tempo, mas com cores diferentes. Além da mesma solução aquosa, cada tubo possui os seguintes conteúdos:

A solução aquosa presente nos quatro tubos tem, inicialmente, cor vermelha. Observe, na escala abaixo, a relação entre a cor da solução e a concentração de dióxido de carbono no tubo.

Os tubos I e III são iluminados por luz amarela, e os tubos II e IV por luz azul. Admita que a espécie de alga utilizada no experimento apresente um único pigmento fotossintetizante. O gráfico a seguir relaciona a taxa de fotossíntese desse pigmento em função dos comprimentos de onda da luz.

Interbits – SuperPro ® Web

Página 8 de 19

Após o experimento, o tubo no qual a cor da solução se modificou mais rapidamente de vermelha para roxa é o representado pelo seguinte número: a) I b) II c) III d) IV 17. (Ufpr 2012) Dois tipos de transporte que podem acontecer nas membranas plasmáticas são o transporte passivo e o transporte ativo. O primeiro pode acontecer por simples difusão do elemento a ser transportado através da bicamada lipídica da membrana. Já o transporte ativo sempre depende de proteínas que atravessam a membrana, às quais o elemento a ser transportado se liga, desligando-se posteriormente do outro lado da membrana. Ambos os tipos de transporte estão esquematizados na figura abaixo. Com base nessas informações e nos conhecimentos de biologia celular, assinale a alternativa que apresenta corretamente os gráficos de cada tipo de transporte.

a)

Interbits – SuperPro ® Web

Página 9 de 19

b)

c)

d)

e) 18. (Uerj 2012) Em um experimento em que se mediu a concentração de glicose no sangue, no filtrado glomerular e na urina de um mesmo paciente, os seguintes resultados foram encontrados:

Líquido biológico Concentração de glicose

(mg/dL)

sangue 140

filtrado glomerular 120

urina 0,12

Esses resultados mostram que as células epiteliais dos túbulos renais do paciente estavam reabsorvendo a glicose pelo mecanismo denominado: a) difusão passiva b) transporte ativo c) difusão facilitada d) transporte osmótico 19. (Upf 2014) Considere a figura abaixo, a qual representa, de forma esquemática, um importante processo da fisiologia celular. As três etapas desse processo estão destacadas nos retângulos de cor laranja. Com base na análise da figura, assinale a única afirmativa verdadeira.

Interbits – SuperPro ® Web

Página 10 de 19

a) As etapas 1, 2 e 3 representam as etapas da respiração celular denominadas,

respectivamente, Glicólise, Ciclo de Calvin e Cadeia transportadora de elétrons (ou cadeia respiratória).

b) As etapas 1, 2 e 3 representam as etapas da fotossíntese denominadas, respectivamente, Glicólise, Ciclo de Calvin e Cadeia transportadora de elétrons.

c) Durante o processo, a energia contida em moléculas orgânicas é liberada pouco a pouco e parte dessa energia é armazenada na forma de ATP.

d) As etapas 1 e 2 ocorrem, respectivamente, no citoplasma das células e no estroma. e) A etapa 3 ocorre nas membranas dos tilacoides. 20. (Pucrj 2014) O processo de respiração celular ocorre em três etapas: Glicólise, Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória. Marque a alternativa correta com relação a essas etapas. a) O ciclo de Krebs e a glicólise ocorrem na matriz mitocondrial. b) No ciclo de Krebs, uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido

pirúvico. c) Nas cristas mitocondriais, há transferência dos hidrogênios transportados pelo NAD e pelo

FAD através da cadeia respiratória, levando à formação de água. d) A utilização de 2O se dá nas cristas mitocondriais, durante o ciclo de Krebs.

e) A via glicolítica ocorre somente nos processos anaeróbios, enquanto o ciclo de Krebs ocorre nos processos aeróbios.

21. (Uftm 2012) O gráfico ilustra o espectro de absorção da luz pelas clorofilas a e b, em diferentes comprimentos de onda. Elas são duas das principais clorofilas presentes nos eucariontes fotossintetizantes.

Suponha que três plantas (I, II e III) da mesma espécie ficaram expostas diariamente aos comprimentos de onda 460 nm, 550 nm e 660 nm por um mês, respectivamente. É possível supor que a) todas sucumbiram depois desse período, devido à falta de reservas orgânicas. b) apenas a planta II conseguiu sintetizar matéria orgânica suficiente para crescer.

Interbits – SuperPro ® Web

Página 11 de 19

c) as plantas I e III conseguiram sintetizar matéria orgânica suficiente para crescerem. d) todas permaneceram no seu ponto de compensação fótico durante esse período. e) a planta II respirou e as outras realizaram somente a fotossíntese para crescer. 22. (Fuvest 2013) A lei 7678 de 1988 define que “vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura”. Na produção de vinho, são utilizadas leveduras anaeróbicas facultativas. Os pequenos produtores adicionam essas leveduras ao mosto (uvas esmagadas, suco e cascas) com os tanques abertos, para que elas se reproduzam mais rapidamente. Posteriormente, os tanques são hermeticamente fechados. Nessas condições, pode-se afirmar, corretamente, que a) o vinho se forma somente após o fechamento dos tanques, pois, na fase anterior, os

produtos da ação das leveduras são a água e o gás carbônico. b) o vinho começa a ser formado já com os tanques abertos, pois o produto da ação das

leveduras, nessa fase, é utilizado depois como substrato para a fermentação. c) a fermentação ocorre principalmente durante a reprodução das leveduras, pois esses

organismos necessitam de grande aporte de energia para sua multiplicação. d) a fermentação só é possível se, antes, houver um processo de respiração aeróbica que

forneça energia para as etapas posteriores, que são anaeróbicas. e) o vinho se forma somente quando os tanques voltam a ser abertos, após a fermentação se

completar, para que as leveduras realizem respiração aeróbica. 23. (Fatec 1996) Observe o gráfico a seguir, que representa o Ponto de Compensação Fótico

(PCF) de duas plantas A e B, de espécies diferentes, que se encontram no mesmo ambiente.

É correto afirmar que

a) o PCF é o mesmo para as plantas A e B. b) a taxa respiratória varia para as plantas A e B. c) a planta A, para poder crescer, precisa receber luz em intensidade abaixo do seu PCF. d) a planta B é provavelmente uma planta de sol (heliófila) e para poder crescer precisa

receber luz em intensidade igual à do seu PCF. e) as plantas A e B para poderem crescer precisam receber luz em intensidade superior aos

seus PCF. 24. (Fgv 2013) Observe a figura que ilustra uma célula em determinada etapa de um processo de divisão celular.

Interbits – SuperPro ® Web

Página 12 de 19

Sendo 2n o número diploide de cromossomos, é correto afirmar que tal célula encontra-se em anáfase da mitose de uma célula-mãe a) 2n = 8, ou anáfase I da meiose de uma célula-mãe 2n = 8. b) 2n = 16, ou anáfase II da meiose de uma célula-mãe 2n = 8. c) 2n = 4, ou anáfase I da meiose de uma célula-mãe 2n = 8. d) 2n = 8, ou anáfase II da meiose de uma célula-mãe 2n = 16. e) 2n = 4, ou anáfase II da meiose de uma célula-mãe 2n = 8. 25. (Unesp 2009) Um pesquisador analisou células em divisão das gônadas e do trato digestório de um macho de uma nova espécie de mosca. A partir de suas observações, fez as seguintes anotações: Nas células do tecido I, em uma das fases da divisão celular, veem-se 8 cromossomos, cada um deles com uma única cromátide, 4 deles migrando para um dos polos da célula e os outros 4 migrando para o polo oposto. Nas células do tecido II, em uma das fases da divisão celular, veem-se 4 cromossomos, cada um deles com duas cromátides, 2 deles migrando para um dos polos da célula e os outros 2 migrando para o polo oposto. Pode-se afirmar que as células do tecido I e as células do tecido II são, respectivamente, a) da gônada e do trato digestório. Essa nova espécie de mosca tem 2n = 2. b) da gônada e do trato digestório. Essa nova espécie de mosca tem 2n = 4. c) do trato digestório e da gônada. Essa nova espécie de mosca tem 2n = 8. d) do trato digestório e da gônada. Essa nova espécie de mosca tem 2n = 2. e) do trato digestório e da gônada. Essa nova espécie de mosca tem 2n = 4. 26. (Uel 2015) Leia o texto a seguir. Quando se fala em divisão celular, não valem as regras matemáticas: para uma célula dividir significa duplicar. A célula se divide ao meio, mas antes duplica o programa genético localizado em seus cromossomos. Isso permite que cada uma das células-filhas reconstitua tudo o que foi dividido no processo.

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia. v.1. São Paulo: Moderna, 1994. p.203.

Considerando uma célula haploide com 8 cromossomos (n 8), assinale a alternativa que

apresenta, corretamente, a constituição cromossômica dessa célula em divisão na fase de metáfase da mitose. a) 8 cromossomos distintos, cada um com 1 cromátide. b) 8 cromossomos distintos, cada um com 2 cromátides. c) 8 cromossomos pareados 2 a 2, cada um com 1 cromátide. d) 8 cromossomos pareados 2 a 2, cada um com 2 cromátides. e) 8 cromossomos pareados 4 a 4, cada um com 2 cromátides.

27. (Unesp 2014) A figura mostra o encontro de duas células, um espermatozoide e um ovócito humano, momentos antes da fecundação.

Interbits – SuperPro ® Web

Página 13 de 19

Considerando as divisões celulares que deram origem a essas células, é correto afirmar que o sexo da criança que será gerada foi definido na a) metáfase I da gametogênese feminina. b) diacinese da gametogênese masculina. c) anáfase II da gametogênese feminina. d) anáfase I da gametogênese masculina. e) telófase II da gametogênese masculina. 28. (Fuvest 2015) Na gametogênese humana, a) espermatócitos e ovócitos secundários, formados no final da primeira divisão meiótica, têm

quantidade de DNA igual à de espermatogônias e ovogônias, respectivamente. b) espermátides haploides, formadas ao final da segunda divisão meiótica, sofrem divisão

mitótica no processo de amadurecimento para originar espermatozoides. c) espermatogônias e ovogônias dividem-se por mitose e originam, respectivamente,

espermatócitos e ovócitos primários, que entram em divisão meiótica, a partir da puberdade. d) ovogônias dividem-se por mitose e originam ovócitos primários, que entram em meiose, logo

após o nascimento. e) espermatócitos e ovócitos primários originam o mesmo número de gametas, no final da

segunda divisão meiótica. 29. (Unesp 2011) Em geral, os cromossomos sexuais nos mamíferos são iguais nas fêmeas e diferentes nos machos. Nestes, o cromossomo do tipo Y possui genes, tamanho e morfologia diferentes daqueles do cromossomo do tipo X. Nas aves, ocorre o contrário. A fêmea apresenta cromossomos sexuais diferentes; nesse caso, chamados de tipo Z, o maior, e de tipo W, o menor. As figuras A e B representam, respectivamente, os cromossomos de um homem e de um macho de arara-azul. Em A são representados, no destaque, os cromossomos sexuais de uma mulher (XX) e, em B, no destaque, os cromossomos sexuais de uma arara-azul fêmea (ZW).

Considerando tais informações, é correto afirmar que a) tanto em aves quanto em mamíferos, o conjunto de espermatozoides carregará sempre um

cromossomo sexual de um mesmo tipo. b) tanto em aves quanto em mamíferos, o conjunto de óvulos carregará sempre um

cromossomo sexual de um mesmo tipo. c) na gametogênese de fêmeas de aves, após a metáfase I, as duas células resultantes da

divisão anterior apresentarão cromossomos sexuais de mesmo tipo. d) na gametogênese de machos de mamíferos, após a metáfase II, as duas células resultantes

da divisão anterior apresentarão cromossomos sexuais de mesmo tipo.

Interbits – SuperPro ® Web

Página 14 de 19

e) tanto na prole de aves quanto na de mamíferos, o zigoto que herdar o menor cromossomo sexual será do sexo masculino.

.

Interbits – SuperPro ® Web

Página 15 de 19

Gabarito: Resposta da questão 1: [D] O processo de seleção natural preserva as variações favoráveis em determinado ambiente. Estruturas homólogas possuem a mesma origem embrionária, independentemente de sua função, e indicam ancestralidade comum. Resposta da questão 2: [C] Mutações casuais e espontâneas podem produzir vegetais capazes de sobreviver e se reproduzir em solos com alta salinidade. As plantas incapazes de se adaptar nesses ambientes são eliminadas pelo processo de seleção natural. Resposta da questão 3: [A] [IV] Falsa. A teoria darwinista da evolução biológica já foi revista em diversos aspectos, o que tem demonstrado sua fundamentação. Resposta da questão 4:

a) Segundo a teoria lamarckista, as bactérias podem se tornar resistentes para sobreviver na presença dos antibióticos e transmitem essa aptidão adquirida aos seus descendentes.

b) Segundo a teoria darwinista, os antibióticos selecionam as variedades bacterianas naturalmente resistentes, eliminando as variedades sensíveis. Resposta da questão 5: [B] A celulose é um polissacarídeo formado pela condensação de moléculas de glicose (monossacarídeo). Os esteroides são lipídios derivados do colesterol. O RNA é um ácido nucleico formado pela união de nucleotídeos contendo as bases nitrogenadas adenina, guanina, citosina e uracila. A albumina é uma proteína formada pela união peptídica de unidades estruturais denominadas aminoácidos. Resposta da questão 6: [E] A correlação entre os compostos orgânicos e suas funções estão relacionadas na alternativa [E]. Resposta da questão 7: [C] As proteínas apresentam uma grande diversidade de funções biológicas atuando, por exemplo, na defesa dos organismos, na composição de muitas estruturas corporais e na catálise de diferentes reações metabólicas. As vitaminas são substâncias orgânicas não sintetizadas pelos organismos, necessárias em pequenas quantidades. A frutose é um monossacarídeo do tipo hexose. Os ácidos nucleicos caracterizam-se pela presença de pentoses e, ao contrário dos carboidratos, atuam como material hereditário. Resposta da questão 8: [A] As células A e B podem estar diferenciadas para realizar as seguintes funções, respectivamente: contração e secreção. A célula A pode ser um miócito estriado esquelético,

Interbits – SuperPro ® Web

Página 16 de 19

por apresentar abundância em filamentos de actina, REL desenvolvido, abundância em mitocôndrias e ser multinucleada. A célula B pode ser uma célula secretora de uma glândula exócrina, ou endócrina, por ser rica em RER, aparato de Golgi (sistema golgiense e mitocôndrias). Resposta da questão 9: [A]

A timidina radioativa 3( H timidina) será incorporada ao DNA nuclear e mitocontrial.

Resposta da questão 10: [B] O DNA dos organismos A e D possui duas cadeias polinucleotídicas complementares porque nos dois casos a relação A+G/T+C é igual a 1. Resposta da questão 11: [D] O RNA mensageiro será traduzido a partir do códon de iniciação AUG e terminará no códon terminal UAA. Dessa forma, o peptídeo formado apresentará a seguinte sequência de aminoácidos: metionina – treonina – lisina – glicina. Resposta da questão 12: [A] O RNA mensageiro que foi traduzido apresenta a seguinte sequência de nucleotídeos: AGU – UAU – UGU – GUU – AGG. Logo, a cadeia ativa da fita molde do DNA que transcreveu esse RNAm terá a sequência: TCA – ATA – ACA – CAA – TCC. Resposta da questão 13: [C] Os peixes são animais ectotérmicos e, portanto, suas enzimas atuam em temperaturas próximas à temperatura ambiental. A enzima que atua no intestino do peixe que vive na

Antártida é a [III]. Ela exerce o seu efeito em temperaturas baixas (5 C) e pH ótimo igual a 8

(alcalino). As aves são animais endotérmicos com temperatura corpórea alta e estável. A enzima que

atua no seu estômago é a [II]. Ela hidrolisa proteínas em pH 2 (ácido) em temperatura ótima

em torno de 35 C. Resposta da questão 14: [B] [I] Falso. O gráfico refere-se ao processo de vacinação com a inoculação de antígenos que

induzem o organismo a produzir anticorpos e células de memória. [II] Falso. As células de memória se diferenciam a partir dos linfócitos B. Esses linfócitos são também responsáveis pela produção de anticorpos. Resposta da questão 15: [D] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia] I. Falso. Os dados da tabela não mostram uma forte correlação entre as concentrações de

nitrato e de oxigênio dissolvido na água. [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química]

Interbits – SuperPro ® Web

Página 17 de 19

Análise das afirmações: I. Incorreta. Nessas amostras, não se verifica correlação entre a concentração de nitrato e a de

oxigênio, o pH diminui e as concentrações oscilam:

pH Concentração

de nitrato (mg/L) Concentração de oxigênio (mg/L)

Ponto A (novembro)

9,8 0,14 6,5

Ponto B (novembro)

9,1 0,15 5,8

Ponto A (maio)

7,3 7,71 5,6

Ponto B (maio)

7,4 3,95 5,7

II. Correta. As amostras de água coletadas em novembro devem ter menos CO2 dissolvido do

que aquelas coletadas em maio, pois o pH em maio é menor, ou seja, a concentração de íons H

+ devido a presença do gás carbônico é maior.

pH Concentração

de nitrato (mg/L)

Ponto B (novembro)

9,1 0,15

Ponto A (maio)

7,3 7,71

III. Correta. Se as coletas tivessem sido feitas à noite, o pH das quatro amostras de água seria mais baixo do que o observado, pois a concentração de gás carbônico é maior neste período. Resposta da questão 16: [B] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] A partir do gráfico verifica-se maior taxa de fotossíntese no comprimento de onda azul, neste

caso ocorre maior consumo de gás carbônico 2(CO ) e diminuição de sua concentração (cor da

solução tendendo à roxa).

Conclusão: o tubo no qual a cor da solução se modificou mais rapidamente de vermelha para

Interbits – SuperPro ® Web

Página 18 de 19

roxa é aquele no qual encontramos apenas algas, ou seja, o tubo número II. [Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia] Ao absorver o comprimento de luz equivalente ao azul, o pigmento fotossintetizante da alga

apresenta a maior eficiência na fixação do 2CO como matéria orgânica. No tubo II, a cor da

solução deve ficar roxa devido ao consumo de 2CO durante a fotossíntese realizada pela alga.

No tubo IV, os caramujos respiram e liberam 2CO para a solução.

Resposta da questão 17: [A] O transporte passivo segue o gradiente de concentração. O transporte ativo é regulado por proteínas transportadoras. Quando os transportadores estão saturados, a passagem de substâncias transmembrana torna-se constante. Resposta da questão 18: [B] A reabsorção de glicose nos túbulos renais ocorre por transporte ativo, uma vez que a concentração sanguínea desse monossacarídeo excede a concentração no filtrado glomerular. Dessa forma, a glicose é transportada de um meio hipotônico (filtrado) para um meio hipertônico (sangue) com consequente consumo energético. Resposta da questão 19: [C] O processo de respiração celular aeróbica libera energia pouco a pouco e parte dela é armazenada na forma de ATP (adenosina trifosfato). Resposta da questão 20: [C] O ciclo de Krebs ocorre na matriz mitocondrial e a glicólise no citoplasma. Na glicólise, uma

molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico. A utilização de 2O se dá

nas cristas mitocondriais, durante fosforilação oxidativa na cadeia respiratória. A via glicolítica ocorre nos processos aeróbios e anaeróbios, enquanto o ciclo de Krebs ocorre nos processos aeróbios. Resposta da questão 21: [C] O gráfico mostra que as clorofilas a (verde-azulada) e b (verde-amarelada) absorvem melhor os comprimentos de onda próximos a 660 e 460 nm, respectivamente. A planta submetida ao comprimento de onda igual a 550 nm não consegue realizar fotossíntese eficientemente, porque absorve pouca energia. Resposta da questão 22: [A] As leveduras utilizadas na produção vinícola são fungos unicelulares anaeróbicos facultativos. Misturados ao mosto das uvas em tanques abertos, eles realizam a respiração aeróbica, liberando CO2 e H2O. Em tanques fechados, em ambiente anóxico, as leveduras realizam a fermentação alcoólica, produzindo o álcool etílico e CO2. Resposta da questão 23: [E] Resposta da questão 24:

Interbits – SuperPro ® Web

Página 19 de 19

[E] A figura representa a anáfase da mitose de uma célula diploide 2n=4, ou a anáfase II da meiose de uma célula-mãe 2n=8. Resposta da questão 25: [E] A espécie de mosca analisada pelo pesquisador possui 2N = 4 cromossomos. As células somáticas, em divisão mitótica, revelam quatro cromossomos filhos em separação. As células germinativas, em divisão meiótica, evidenciam a separação dos cromossomos homólogos durante a fase reducional (meiose I). Resposta da questão 26: [B] Durante a metáfase da mitose serão observados 8 cromossomos distintos, cada um com 2 cromátides-irmãs unidas pelo centrômero. Resposta da questão 27: [D] A determinação do sexo em mamíferos segue o padrão xy, sendo o macho heterogamético, isto é, o tipo de cromossomo sexual (x ou y) presente no espermatozoide determinará se o descendente será uma fêmea (xx) ou um macho (xy). Dessa forma, o sexo da criança foi estabelecido durante a anáfase I da gametogênese masculina. Resposta da questão 28: [A] Considerando-se os 46 cromossomos humanos como uma quantidade X de DNA, observados nos núcleos das espermatogônias e ovogônias; nos espermatócitos e ovócitos segundários também haverá X de DNA, porque essas células, resultantes da primeira divisão meiótica, possuem em seus núcleos 23 cromossomos duplicados. Resposta da questão 29: [D Observe o esquema adiante: