instituto jurídico para efetivação da cidadania · de repressão qualificada e desenvolve...

27
Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania

Upload: doanh

Post on 13-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania

.:: Quem somos

Fundando em junho de 2.000, o Instituto Jurídico para Efetivação daCidadania (IJUCI) é uma associação civil sem fins lucrativos que desenvolveações com o objetivo de promover e garantir o acesso aos direitosfundamentais e humanos. Desde junho de 2.015, o IJUCI foi qualificadocomo Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), nostermos da Lei 14.870/2.003.

O IJUCI executa atualmente 11 programas sociais de políticas públicas emparceria com os governos Municipal, Estadual, Federal, voluntários e outrasinstituições beneficiando crianças, adolescentes, jovens e adultos emsituação de vulnerabilidade pessoal e social, que tiveram seus direitosviolados e moradores de regiões com alto índice de criminalidade.

• Disseminar a temática de direitos humanos, fomentando a criação deprogramas capazes de articular a promoção do ser humano com odesenvolvimento social, econômico e cultural da localidade onde vive;

• Assegurar a plena realização do direito ao desenvolvimento, engajandoinstituições públicas e privadas no processo participativo de formulação e deimplementação de políticas públicas voltadas para a redução das desigualdadeseconômicas, sociais e culturais;

• Promover a efetividade dos direitos socioeconômicos, como o trabalho, aeducação e a saúde, dentre outros, como forma de garantir a aplicação dosdireitos políticos e civis da pessoa humana;

• Assegurar a participação democrática da população no processo daefetividade dos direitos fundamentais a todo o ser humano.

.:: Missão

Respeito às diversidades, igualdade entre os seres humanos, gestãodemocrática, autonomia do indivíduo, liberdade de autodeterminação,trabalho voluntário como forma de crescimento e auto-realização esolidariedade na escuta.

.:: Valores

.:: Programas e parceriascom órgãos públicos

O Programa Se Liga é executado pelo IJUCI desde 2.008 em parceria com aSecretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), do Governo do Estado de MinasGerais. O Programa tem alcance territorial nas cidades de Belo Horizonte,Uberlândia, Montes Claros, Governador Valadares, Juiz de Fora, além de suasrespectivas regiões metropolitanas. Seu objetivo é oferecer suporte técnico-pedagógico aos adolescentes e jovens entre 12 e 24 anos egressos do sistemade medida socioeducativa de internação ou em processo de desligamento,além de seus grupos familiares. Possui também o objetivo de acompanhar osadolescentes egressos do sistema socioeducativo de privação de liberdade eseus familiares visando a ressocialização desses adolescentes.

.:: Se Liga

O Programa Semiliberdade atua com adolescentes e jovens entre 12 e 18 anosque cometeram atos infracionais e foram responsabilizados pela autoridadejudiciária através da aplicação da referida medida socioeducativa. Seu objetivoé proporcionar atendimento integral ao jovem, oportunizando a vivência dediversas experiências culturais, esportivas, profissionalizantes, escolares eartísticas. Além da responsabilização do jovem, são diretrizes do atendimentosocioeducativo o resgate da convivência familiar, o incentivo aos estudos, ofortalecimento dos vínculos comunitários e o estímulo à autonomia por meioda participação social.Desde fevereiro de 2.013, o IJUCI atua na co-gestão de três Casas deSemiliberdade, em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social(SEDS), por meio da Subsecretaria de Atendimento às MedidasSocioeducativas (SUASE), do Governo do Estado de Minas Gerais.

.:: Semiliberdade

O Programa Estadual de Proteção, Auxílio e Assistência a Vítimas eTestemunhas Ameaçadas de Morte do Estado de Minas Gerais (PROVITA) éexecutado em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, ParticipaçãoSocial e Cidadania (SEDPAC). O Programa tem alcance em todo o território deMinas Gerais e possui o objetivo de oferecer proteção e assistência psicossociale jurídica às vítimas e testemunhas e seus familiares que se encontremcoagidos ou expostos à grave ameaça em virtude de sua colaboração àinvestigação ou ao processo criminal. O PROVITA conta ainda comconhecimento e interlocução de ampla rede de parceiros em cidades dointerior de Minas.

.:: PROVITA

O Programa de Proteção à Criança e Adolescente Ameaçados de Morte deMinas Gerais (PPCAAM) é executado pelo IJUCI em parceria com a Secretariade Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC). O programatem alcance estadual e executa medidas que visam afastar a ameaça concreta àvida do beneficiário; preservar os vínculos familiares e afetivos da criança e doadolescente; colaborar para a promoção da autonomia e autodeterminação doindivíduo colaborando para sua reinserção no local em que se encontrarprotegido; proporcionar atendimento psicossocial, jurídico e material aobeneficiário; executar as ações necessárias de forma célere e sigilosa; mapearos recursos sociais locais e fazer os encaminhamentos necessários; colaborarpara execução e melhoria da presente política pública; implementar gestãoadministrativa e financeira adequada ao bom andamento da execução;colaborar para a construção de uma rede de proteção; firmar termos decooperação e parceria para o bom e necessário andamento do programa.

.:: PPCAAM

O Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PETP) é executado PeloIJUCI em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) e aSecretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC) pormeio do Convênio nº 1451001245/2015. O Programa tem o objetivo de realizareventos/caravanas de mobilização para fortalecimento da rede deenfrentamento ao tráfico de pessoas em Minas Gerais; elaborar material dedivulgação da Política e das ações realizadas pelo Programa; realizarcapacitação técnica, produção do Guia de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoaspara atores estratégicos; e contratar equipe para o Núcleo de Enfrentamentoao Tráfico de Pessoas e Posto Avançado de Atendimento Humanizado aoMigrante.

.:: PETP

Desde setembro de 2016, o IJUCI executa o serviço de Proteção Social Especial:Acolhimento Institucional para Adolescentes e Acolhimento Institucional paraAdolescentes na modalidade Breve Permanência em parceria com a SecretariaMunicipal Adjunta de Assistência Social da Prefeitura Municipal de BeloHorizonte. Este serviço tem o objetivo de executar a medida protetiva deacolhimento destinado à proteção integral de crianças e adolescentesafastados do convívio familiar, conforme prescrito no Estatuto da Criança e doAdolescente – ECA. O IJUCI é responsável por duas Unidades de AcolhimentoInstitucional e acolhe um total de 25 meninos.

.:: Serviço de Proteção Social Especial

.:: Política de Prevenção Social à Criminalidade

A Política de Prevenção Social à Criminalidade é executada pelo IJUCI emparceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), do Governo doEstado de Minas Gerais e estrutura-se por meio de quatro programas.

O Programa Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas(CEAPA) atua em 13 municípios em Minas Gerais e tem o objetivo de consolidare fortalecer as alternativas penais no Estado de Minas Gerais, buscandoaumentar a confiabilidade dos atores do Sistema de Justiça Criminal paraaplicação das Alternativas Penais nos tipos cabíveis; constituir rede deinstituições parceiras co-responsáveis pela efetiva execução das AlternativasPenais; elevar os índices de cumprimento das alternativas penais; desenvolverabordagens especializadas para determinados crimes; e promover e consolidarpráticas de Justiça Restaurativa.

.:: Ceapa

O Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) tem oobjetivo de favorecer o acesso a direitos e promover condições para a inclusãosocial de egressos do Sistema Prisional, visando minimizar as vulnerabilidades,exclusões e estigmas decorrentes da criminalização e do aprisionamento,buscando o distanciamento do(a) egresso(a) das condições que provoquem areincidência criminal. O PrEsp abrange os municípios de Belo Horizonte,Contagem, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Betim, Governador Valadares,Ipatinga, Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia e Montes Claros.

.:: Presp

O Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo! abrange 32regiões/territórios com altas taxas de criminalidade violenta no estado deMinas Gerais, sendo 13 em Belo Horizonte, 12 na Região Metropolitana e 7 nointerior. O Programa tem dois eixos de atuação: Proteção Social e IntervençãoEstratégica e visa contribuir para a prevenção e redução de homicídios dolososde adolescentes e jovens entre 12 e 24 anos, principalmente aqueles comtrajetórias de envolvimento com a criminalidade. O Fica Vivo! favorece açõesde repressão qualificada e desenvolve ações de proteção social, visandoprevenir e reduzir conflitos e rivalidades violentas entre o público-alvo, ampliara sensação de segurança nas áreas de atuação do Programa e ampliar efortalecer a rede de proteção sócio-comunitária dos adolescentes e jovensatendidos.

.:: Fica Vivo!

O Programa Mediação de Conflitos abrange 32 regiões/territórios com altastaxas de criminalidade violenta em Minas Gerais, sendo 12 em Belo Horizonte,12 na Região Metropolitana e 7 no interior. O Programa tem o objetivoprincipal de promover meios pacíficos de administração de conflitos em níveisinterpessoais, comunitários e institucionais que possam contribuir paraminimizar, prevenir e/ou evitar os seus desdobramentos em situações deviolências e criminalidades. O PMC desenvolve ações de mediação de conflitos,orientações sociojurídicas, articulação e fomento à organização comunitáriaatravés da participação social e institucional, visando favorecer o acesso adireitos e aplicar e disseminar princípios e técnicas de mediação.

.:: PMC

.:: Voluntariado e Assessoria Jurídica

O trabalho voluntário é um valor para o IJUCI e marca a sua história desde afundação. O Setor Voluntariado e Jurídico atua na prestação de assessoriajurídica de caráter suplementar, nos termos da Lei nº 9790/99, prestandoassistência jurídica às pessoas em situação de risco social e proporcionandoa todos o acesso ao Poder Judiciário. Através da interdisciplinaridade entrediferentes áreas do saber como Psicologia, Serviço Social e Direito, osconflitos são tratados dando-se prioridade à composição extrajudicial(acordo), para que o direito do cidadão se efetive com maior eficiência eceleridade, propagando a paz.O IJUCI com cerca de 50 voluntários e já realizou mais de 14 milatendimentos, por meio de assistência jurídica, atendimentospsicoterápicos e de serviço social.

.:: Como ajudar

Com pequenos gestos podemos mudar o mundo! E você pode nos ajudar acontinuar transformando vidas por meio do acesso à cidadania e direitos.

• Doações financeiras

• Doações de bens e materiais

• FIA (Fundo para Infância e Adolescência)

.:: Nossos Parceiros

.:: Fale Conosco

Rua dos Timbiras, 2875Barro Preto – 30.140-062Belo Horizonte/MG

+55 31 3295 5655

[email protected]

https://www.ijuci.org.br/

https://www.facebook.com/IJUCI/