instituto brasileiro de mineraÇÃo · 2 o instituto brasileiro de mineração – ibram *dados de...

16
Paulo Vitale Dario Zalis Shutterstock INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO

Upload: others

Post on 27-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

Paul

o Vi

tale

Dar

io Z

alis

Shu

tters

tock

INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO

Page 2: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM

*Dad

os d

e Ju

nho/

2014

Brasília (DF)

Belém (PA)

Belo Horizonte (MG)

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) é uma organização nacional privada, sem fins lucrativos, que tem por objetivo congregar e representar as empresas e instituições que atuam no setor mineral, de modo a estabele-cer um ambiente favorável aos negócios, à compe-titividade e ao desenvolvimento sustentável.

Fundado em 10 de dezembro de 1976, o IBRAM tem grande capacidade de articulação com dife-rentes atores e setores da economia e com os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, tanto no plano federal, como no estadual. Atua também junto a seus congêneres no âmbito internacional. Entre suas principais atividades estão:

• Defender os interesses do setor mineral jun-to ao Poder Público (Executivo, Legislativo e Judiciário) em Brasília e nos estados e muni-cípios mineradores;

• Antecipar riscos e tendências no campo regu-latório – no cenário nacional e internacional – que possam ameaçar a competitividade da mi-neração brasileira e atuar de forma proativa no processo de construção de políticas públicas;

• Promover na Indústria Mineral brasileira o desenvolvimento sustentável, as melhores práticas de saúde e segurança ocupacional nos ambientes de trabalho, a responsabilida-de social corporativa e o engajamento efetivo das comunidades nos territórios onde a mi-neração atua;

• Elaboração de estudos, pesquisas e estatísti-cas relativos à economia mineral, tributação, legislação trabalhista, inovação, tendências, riscos e oportunidades, e outros temas asso-ciados às atividades desempenhadas pela in-dústria de mineração;

• Fomentar a inovação mineral brasileira, bem como a difusão das melhores práticas e tecno-logias disponíveis, de modo a ampliar o grau de competição e a sustentabilidade da mineração;

• Atuar subsidiariamente nas ações de normaliza-ção com foco em ampliar a competitividade dos minérios brasileiros no mercado internacional;

• Promover feiras, congressos, seminários e ou-tros eventos, visando a divulgação e a expan-são da Indústria Mineral brasileira, fomentando o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvi-mento da cadeia produtiva da mineração.

No quadro de associados, o IBRAM reúne mine-radoras, entidades de classe patronais, empresas de Engenharia Mineral, Ambiental, de Geologia, fabricantes de equipamentos, centros de tecnolo-gia, bancos de desenvolvimento, entre outros. São mais de 180 sócios que, direta ou indiretamente, fazem parte da atividade mineral brasileira.

Compromisso institucional: promover a ativi-dade mineral como tecnicamente desenvolvida e socialmente comprometida.

Articulação internacional: o IBRAM relaciona-se com organismos e entidades no exterior. É as-sociado ao ICMM (International Councilon Mining &Metals/Conselho Internacional de Mineração e Metais), com sede em Londres (Inglaterra).

Escritórios: a sede do IBRAM está situada em Bra-sília (DF). O Instituto mantém ainda escritórios em Belo Horizonte (MG) e em Belém (PA), capitais dos maiores estados produtores de minérios do Brasil.

Page 3: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

3

A Indústria da Mineração participa do IBRAM

O mercado mundial está cada dia mais com-petitivo. Para sobreviver e crescer, os setores econômicos devem ampliar seus conhecimen-tos e o acervo de informações, desenvolver e ter acesso às tecnologias, possuir capacidade de concretizar as oportunidades e de fazer frente aos antagonismos. Além disso, é fundamental, em todas as atividades, atender às novas exi-gências da sociedade, principalmente aquelas ligadas à sustentabilidade.

Na Indústria da Mineração, a situação não é di-ferente. Por atuarem em um mercado dinâmico e globalizado, os empresários precisam estar permanentemente atualizados sobre o setor em âmbito nacional e internacional.

O IBRAM foi criado para suprir essa necessida-de. O Instituto é a principal fonte de informações e realizador de debates e eventos da Mineração, dos quais participam ativamente os principais lí-deres do setor mineral.

Fórum da Mineração

Devido à credibilidade construída nos cenários político, econômico e social, o Instituto atua em articulação com parceiros nacionais e estrangei-ros, como Organizações Não Governamentais (ONGs), entidades governamentais, empresariais e de trabalhadores, com destaque para a Confe-deração Nacional da Indústria (CNI).

Dep

ositp

hoto

s

Estudos técnicos, dados estatísticos sobre Economia Mineral no Brasil e no mundo são produzidos e divulgados

periodicamente aos associados do IBRAM.

Page 4: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

4

Seja um associado do IBRAM

Todo empreendedor de sucesso sabe que a es-sência do êxito empresarial é o acesso a infor-mações confiáveis no tempo certo, bem como às melhores tecnologias e a modelos de processos gerenciais, administrativos, fiscais e tributários.

Ao se associar ao IBRAM e integrar suas Comis-sões Técnicas e Grupos de Trabalho, você e sua empresa se beneficiarão do resultado da atuação conjunta dos profissionais de alto nível que de-senvolvem vários trabalhos de suma importância para o setor mineral.

Exemplo é a Comissão Jurídica, que tem por ob-jetivo examinar propostas e questões de nature-za legal relacionadas às atividades de mineração, além de orientar e sugerir ações a serem aprecia-das e decididas pelo Conselho Diretor e a Direto-ria Executiva do Instituto.

Outra grande vantagem de ser associado ao IBRAM é marcar presença nos eventos promo-vidos pelo Instituto. Você participará de dis-cussões e debates junto a líderes nacionais e estrangeiros com especialização em vários campos de atuação, com empresas modernas, tanto da área mineral quanto de outros segmen-tos: produtoras de minerais industriais (incluindo agregados da construção civil), de minerais me-tálicos e não metálicos, energéticos, agromine-rais, entre outros.

Portanto, se você é minerador e não está conec-tado aos líderes da produção dos bens minerais no Brasil, venha para o IBRAM e maximize suas operações e resultados.

Maximizar operações e resultados

Dep

ositp

hoto

s

Vale

Page 5: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

5

IBRAM age na defesa e na promoção da Mineração

Em todos os setores econômicos as empresas têm o presente e o futuro de seus negócios sob influência constante de decisões políticas e judiciais que po-dem ser anunciadas pelas autoridades constituídas.

Os associados do IBRAM contam com expressiva for-ça institucional e articulação com entidades nacionais e internacionais para defesa de seus legítimos interes-ses, em especial junto à classe política e jurídica nos Municípios, Estados e no cenário federal. Isto porque o IBRAM detém ampla credibilidade em razão de sua atuação ética e experiência técnica, quando o assunto em pauta é a Indústria da Mineração.

Mais força política e institucional

Sam

arco

Dep

ositp

hoto

s

Page 6: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

6 Investimento com retorno garantido

O Instituto Brasileiro de Mineração é decisivo para o crescimento dos associados

Por ser uma entidade privada, sem fins lucrativos e de adesão voluntária, a preocupação primordial do IBRAM é que os associados tenham à dispo-sição variados produtos e serviços que sejam im-portantes para seu crescimento e decisivos para melhorar sua produtividade e lucratividade. Dessa forma, a contribuição associativa consiste em um excelente investimento.

Ao associar-se ao IBRAM o retormo é imediato. O associado passa a contar com uma consul-

toria permanente relacionada a cenários futuros da Mineração brasileira e com a participação em Programas Especiais.

Outra vantagem é o desconto em cursos e se-minários, além de prioridade e valores diferencia-dos para locação de espaços nos prestigiados eventos realizados pelo Instituto (saiba mais nas páginas 10 a 14).

O associado tem, ainda, a segurança de que os recursos investidos serão utilizados para a pro-moção do setor. Isso porque os demonstrativos contábeis do Instituto refletem fielmente a realida-de de suas finanças. São corroborados por pa-recer emitido, anualmente, por auditoria externa, conforme previsto em dispositivo estatutário.

Dep

ositp

hoto

s

Page 7: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

7

O IBRAM promove ações institucionais para assegurar melhores condições de competitividade às empresas mineradoras por meio dos Programas Especiais e Comitês Permanentes.

Programas Especiais e Comitês Permanentes

O IBRAM-CONIM – Comitê para a Normaliza-ção Internacional em Mineração tem sede no IBRAM-MG. Coordena e fortalece a participação das empresas brasileiras no desenvolvimento de normas técnicas da ISO (International Organization for Standardization) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As discussões sobre as normas ISO são dividi-das em três comitês internacionais, que reúnem-se bianualmente em um País fornecedor ou con-sumidor de minérios. A partir dos esforços do IBRAM-CONIM, o Brasil tornou-se responsável por

posições de liderança em pelo menos um terço dos órgãos técnicos destes comitês. O IBRAM-CONIM também coordena o envio de delegações política e tecnicamente preparadas a cada um desses encontros internacionais.

Atualmente, o IBRAM-CONIM desenvolve dois pro-gramas especiais: o Programa de Normalização Internacional de Minério de Ferro e o Programa de Normalização Inter-nacional de Miné-rios, Concentrados e Produtos Primários de Cobre e Níquel.

Para saber mais sobre o CONIM, acesse o site www.ibram.org.br

Dep

ositp

hoto

sD

epos

itpho

tos

Page 8: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

Dep

ositp

hoto

s

8

Programa Especial de Recursos Hídricos

O Programa Especial de Recursos Hídri-cos – PERH é uma iniciativa desenvolvida pelo IBRAM desde o ano 2000 e representa um marco nas questões relacionadas ao desen-volvimento sustentável da mineração, uma vez que propicia aos seus participantes uma visão estratégica quanto ao uso dos recursos hídri-cos e promove uma imagem positiva do setor frente às questões de cunho socioambiental.

Com histórico de importantes realizações, especialmente relacionadas ao acompanha-mento e à implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), a atuação do Programa ocorre por meio da participação dos associados do IBRAM nos Fóruns Colegiados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Re-cursos Hídricos (SINGREH).

Atualmente o PERH opera em conjunto com a Rede de Recursos Hídricos da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esta parceria visa fortalecer a participação da mineração e do segmento produtivo na gestão e na implanta-ção dos instrumentos da PNRH.

Barragens de Rejeitos

Consciente da responsabilidade da Indústria da Mineração quanto à conservação ambiental e preocupado em reduzir os riscos socioambien-tais e econômicos decorrentes de eventuais acidentes nas barragens de rejeitos, o IBRAM criou o Programa Especial de Segurança em Barragens de Rejeitos.

O objetivo é capacitar profissionais de mineração, bem como de governos e da sociedade civil em relação às melhores práticas de segurança em barragens de rejeitos, disponibilizando modernas ferramentas e estratégias de gestão.

Após negociações do IBRAM com o site cana-dense EduMine (www.edumine.com), profissio-nais de qualquer parte do Brasil – e do mundo – podem ter acesso ao Programa Especial de Gestão de Segurança de Barragens de Rejeitos desenvolvido pelo Instituto. Trata-se de um curso de capacitação à distância.

Programas Especiais e Comitês Permanentes

Vale

S.A

.

Barragem de rejeitos

Para mais informações, basta consultar o site www.ibram.org.br

Page 9: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

9Programas Especiais e Comitês Permanentes

O Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração – MINERAÇÃO é uma iniciativa voluntária e pioneira na atividade minerária brasileira. Desenvolvido e coordenado pelo IBRAM, o MINERAÇÃO foi criado para auxi-liar as empresas do setor mineral na busca pela redução do número de acidentes ocupacionais.

Para saber mais sobre o MINERAÇÃO e as formas de adesão ao Programa, acesse o site www.ibram.org.br

O Programa busca estimular a prevenção de acidentes por meio da implantação de diversas iniciativas voltadas à diminuição dos principais riscos de Segurança e à Saúde Ocupacional de-tectados no segmento mineral. O MINERAÇÃO adota várias iniciativas, tais como a criação de Sistemas de Gerenciamento de Riscos, a reali-zação de treinamentos específicos, intercâmbios de boas práticas, desenvolvimento de banco de dados com informações estatísticas sobre aci-dentes específicos para o setor, entre outras.

Dep

ositp

hoto

s

Page 10: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

10

A cada dois anos a ci-dade de Belo Horizonte (MG) torna-se um gran-de centro de debates sobre Mineração com a EXPOSIBRAM e o Congresso Brasileiro de Mineração. Organi-zada pelo IBRAM, com o patrocínio de grandes

empresas, a EXPOSIBRAM é, atualmente, a maior vitrine para as empresas gerarem negócios na atividade minerária. Já o Congresso Brasileiro de Mineração é revelador de tendências desse im-portante segmento produtivo.

Eventos da Mineração realizados pelo IBRAM

A EXPOSIBRAM e o Congresso Brasileiro de Mineração são dois dos mais importantes eventos mundiais relacionados à cadeia produtiva da mineração

Os eventos reúnem as principais companhias mi-neradoras com atuação global e nacional, forne-cedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e uni-versidades, delegações empresariais e governa-mentais de diversas nações, autoridades brasilei-ras e estrangeiras, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de im-portantes executivos e especialistas de vários seg-mentos para a discussão de temas relacionados ao setor mineral no âmbito nacional e internacional.

Acesse agora o site da EXPOSIBRAM e programe-se para participar da próxima edição! www.exposibram.org.br

Eva

ndro

Fiu

za

Page 11: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

11

Eventos internacionais debatem a Mineração na Amazônia

A EXPOSIBRAM AMAZÔNIA e o Congresso de Mineração da Amazônia, realizados a cada dois anos no Pará, enfatizam o desenvolvimento sus-tentável da Indústria da Mineração na Região Nor-te do Brasil.

Enquanto as empresas e instituições públicas e privadas exibem seus produtos, serviços e oportunidades de negócios na EXPOSIBRAM AMAZÔNIA, executivos e especialistas em mi-neração, integrantes da Academia e autorida-des de vários países participam de debates no Congresso relacionados aos rumos da minera-ção na Amazônia.

Os eventos reúnem parceiros locais, como a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). São portas de acesso para a promoção de novos negócios em um promissor mercado para empresas de todo o Brasil e do exterior: fornecedores de insumos, consultores, presta-dores de serviços e também parceiros comer-ciais. E as perspectivas são excelentes, afinal, as mineradoras estão investindo bilhões de dó-lares em seus projetos.

Eventos da Mineração realizados pelo IBRAM

Acesse agora o site da EXPOSIBRAM AMAZÔNIA e faça parte da próxima edição! www.exposibramamazonia.org.br

Mar

celo

Lel

isM

arce

lo S

eabr

aTa

rso

Sar

raf

Page 12: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

12

Congresso promove integração entre as carreiras jurídicas e o setor mineral

Realizado a cada dois anos pelo IBRAM em par-ceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e com a Escola de Advocacia Ge-ral da União, o Congresso Internacional de Direito Minerário (DIRMIN) é uma grande oportunidade para promover a integração entre as carreiras ju-rídicas do Estado e àquelas ligadas ao setor mi-neral e a outros segmentos produtivos.

As últimas edições do Congresso Internacional reuniram público de mais de 700 profissionais em Salvador (BA), capital de um dos estados em que a mineração está em pleno desenvolvimento.

O público-alvo abrange diversas categorias. En-tre elas, os integrantes das carreiras jurídicas de Estado, nos mais diversos níveis hierárquicos, di-rigentes e consultores jurídicos do setor mineral, como sócios dos mais renomados escritórios de advocacia do Brasil e de vários países, represen-tantes de entidades de classe, além de executi-vos e técnicos dos ministérios e de órgãos que desenvolvem políticas voltadas a esse segmento.

Eventos da Mineração realizados pelo IBRAM

Acesse agora o site do DIRMIN e participe da próxima edição! www.direitominerario.org.br

Edm

ar S

ouza

Edm

ar S

ouza

Edm

ar S

ouza

Page 13: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

13

CBMINA se consolida como um dos principais fóruns de debate de lavras a céu aberto e minas subterrâneas

Realizados a cada dois anos em Belo Horizon-te (MG) o Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e o Congresso Brasileiro de Mina Subter-rânea – CBMINA estão entre os mais importantes fóruns de discussão relacionados a lavras a céu aberto e subterrâneas, bem como aos desdobra-mentos da atividade nos campos social, econô-mico, legal e ambiental.

O evento reúne simultaneamente grandes nomes da Indústria da Mineração e também estimulam a disseminação de pesquisas por membros da Aca-demia e por profissionais de pequenas e grandes mineradoras, premiando os melhores trabalhos.

O CBMINA também é palco de debates de alto nível técnico, além de espaço para apresenta-ções de novas proposições voltadas à evolução da atividade mineral brasileira. Entre os principais temas abordados estão pesquisas geológicas,

Brazilian Congress on Open Pit MineBrazilian Congress on Underground Mine

Congresso Brasileiro de Mina a Céu AbertoCongresso Brasileiro de Mina Subterrânea

w w w . c b m i n a . o r g . b r

Acesse agora o site do CBMINA e programe-se para a próxima edição! www.cbmina.org.br

geomecânica aplicada, fechamento de mina, ventilação de mina subterrânea, barragens de re-jeitos, controle de qualidade, economia mineral, mineração e sustentabilidade, mudanças climáti-cas e saúde e segurança.

Cada uma das mais recentes edições do CBMINA, contou com mais de 400 participantes. Entre eles, estudantes e professores dos cursos de Engenha-ria de Minas de universidades de várias partes do Brasil, autoridades federais e estaduais, além de pesquisadores e profissionais do setor mineral.

O CBMINA é organizado por meio de parceria en-tre o IBRAM e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Eventos da Mineração realizados pelo IBRAM

Eva

ndro

Fiu

za

Page 14: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

14

Brasil será sede do WMC

O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM é o responsável pela organização, em 2016, do World Mining Congress (WMC). Esta é a primei-ra vez que o evento será realizado no Brasil. O WMC é um dos mais tradicionais e importantes encontros internacionais do setor mineral.

O IBRAM apresentou, em setembro de 2012 em Viena, na Áustria, a candidatura brasileira e con-quistou para o País o direito de sediar a 24ª edi-ção do WMC.

Informações sobre o WMC em 2016 no Brasil estão disponíveis no site do IBRAM. www.ibram.org.br

A edição brasileira do evento será na cidade do Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 18 e 21 de ou-tubro de 2016. A 24ª edição do WMC já conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das principais universidades brasileiras que oferecem cursos de graduação e pós-graduação voltados ao setor mineral.

São membros do WMC: Austrália, Áustria, Brasil, Bulgária, Canadá, Cazaquistão, China, Croácia, República Tcheca, Estônia, Finlândia, Alemanha, Grécia, Hungria, Índia, Irã, Itália, Japão, Macedô-nia, México, Mongólia, Montenegro, Marrocos, No-ruega, Papua-Nova Guiné, Peru, Polônia, Portugal, República da África do Sul, Romênia, Rússia, Sér-via, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Tur-quia, Ucrânia, Estados Unidos, Venezuela e Vietnã.

Eventos da Mineração realizados pelo IBRAM

24th World Mining Congress

Dep

ositp

hoto

s

Page 15: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

15Governança

José Fernando Coura DIRETOR-PRESIDENTE

Marcelo Ribeiro Tunes DIRETOR DE ASSUNTOS MINERÁRIOS

Rinaldo César Mancin DIRETOR DE ASSUNTOS AMBIENTAIS

Ary Fernandes Pedreira DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

Walter Batista Alvarenga DIRETOR DE RELAçõES INSTITUCIONAIS

www.facebook.com/IBRAM-Instituto-Brasileiro-de-Mineração www.twitter.com/ibram_mineracaowww.ibram.org.br

IBRAM Sede SHIS QL 12 Conjunto 0 (zero) Casa 04

Lago Sul – Brasília/DF – CEP 71630-205

Fone: (61) 3364.7272 / Fax: (61) 3364.7200

E-mail: [email protected]

Portal: www.ibram.org.br

IBRAM Amazônia Travessa Rui Barbosa, 1536 – B. Nazaré

Belém/PA – CEP 66035-220

Fone: (91) 3230.4066

Fax: (91) 3349.4106

Email: [email protected]

IBRAM Minas Gerais Rua Alagoas, 1270, Ed. São Miguel 10º andar,

sala 1001 – Belo Horizonte/MG – CEP 30.130-160

Fone: (31) 3223.6751

E-mail: [email protected]

A governança do Instituto é exercida por um Conselho Diretor formado por representantes das mineradoras associadas e por uma Diretoria Executiva.

Dep

ositp

hoto

s

Page 16: INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO · 2 O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM *Dados de Junho/2014 Brasília (DF) Belém (PA) Belo Horizonte (MG) O Instituto Brasileiro

www.facebook.com/IBRAM-Instituto-Brasileiro-de-Mineração www.twitter.com/ibram_mineracaowww.ibram.org.br