institudo 004

13
A VOZ DO CAMPUS Informativo bimestral do Campus Uberlândia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro | nº004 | dezembro de 2011/janeiro de 2012 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO - CAMPUS UBERLÂNDIA CULTURA • ENTREVISTAS • ARTIGOS • INFORMAÇÕES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO - CAMPUS UBERLÂNDIA CULTURA • ENTREVISTAS • ARTIGOS • INFORMAÇÕES 04 04 2011 2011 Seu texto emocional vai aqui neste espaço Um ano de realizações e planos para o futuro 2011

Upload: institudo-iftm-udi

Post on 07-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista Institudo - Publicação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberlândia Edição 004 - dezembro 2011/ janeiro 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Institudo 004

A V O Z D O C A M P U S

Informativo bimestral do Campus Uberlândia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro | nº004 | dezembro de 2011/janeiro de 2012

INST

ITU

TO F

EDER

AL

DE

EDU

CA

ÇÃ

O, C

IÊN

CIA

E TE

CN

OLO

GIA

DO

TRI

ÂN

GU

LO M

INEI

RO -

CA

MPU

S U

BER L

ÂN

DIA

CU

LTU

RA•

ENTR

EVIS

TAS

•A

RTIG

OS

•IN

FORM

ÕES

INST

ITU

TO F

EDER

AL

DE

EDU

CA

ÇÃ

O, C

IÊN

CIA

E T

ECN

OLO

GIA

DO

TRI

ÂN

GU

LO M

INEI

RO -

CA

MPU

S U

BERL

ÂN

DIA

CU

LTU

RA•

ENTR

EVIS

TAS

•A

RTIG

OS

•IN

FORM

ÕES

040420112011

Seu texto emocionalvai aqui neste espaço

Um ano de realizaçõese planos para o futuro

2011

Page 2: Institudo 004

MENSAGEM DA EQUIPEA V O Z D O C A M P U S

01

EditorialChegamos ao final de mais um ano. Paranós, da Institudo, não é difícil falar sobre2011. Foi um ano de conquistas e realiza-ções. Iniciamos nossas atividades a partirde um tímido projeto, prevendo uma pu-blicação bimestral de duas ou quatro pági-nas, mas fomos muito além. Isso foi moti-vo de muito orgulho para toda a equipeque, aliás, ganhou novos membros a par-tir da reestruturação da Comissão deComunicação do Campus Uberlândia,no segundo semestre. Nem tudo foram flo-res. Enfrentamos dificuldades sim, poiscada um de seus integrantes tem suas ati-vidades no dia a dia, que não são poucas.Trabalhamos finais de semanas, feriados,à noite. Mas trabalhamos com amor e mu-ito empenho, porque nos realizamos maise mais a cada edição, porque somos umaequipe unida e batalhadora, que não abremão de seu ideal.

Queremos agradecer cada um de vocêsque dedicaram parte de seu tempo lendonossas matérias, enviando seus comentá-rios e colaborando para que pudéssemosestar aqui, hoje, entregando o quarto nú-mero. Este é nosso presente de Natal paraos leitores e esperamos contar com suapresença e participação em 2012.

Para não fugir à regra, trouxemos nestaedição uma breve retrospectiva de 2011,relembrando alguns dos principais mo-mentos vivenciados pelo CampusUberlândia. Também pedimos aos dire-tores que fizessem um balanço do que sepassou. Ah... e o ping pong da vez ficoupor conta do diretor geral, Ruben CarlosBenvegnú Minussi. Nossa companheirade Comissão, Márcia Maria Sousa, pre-parou uma linda mensagem de final deano. Outras matérias também foram cari-nhosamente preparadas para enriquecerainda mais esta edição, como por exem-p l o a q u e t r a t a d a S e m a n aMultidisciplinar, redigida pela jornalistaRosiane Magalhães.

É isso aí. Boa leitura e até a próxima.

A Institudo deseja a todos e todas umFeliz Natal. Muita saúde, paz e prosperi-dade. Que no próximo ano, possamos per-manecer juntos.

Esta publicação também está disponívelem:

Envie sua colaboração para:

www.issuu.com/institudo

[email protected]

Cinara de Melo

EXPEDIENTEA V O Z D O C A M P U S

Institudo: A Voz do CampusCampus Uberlândia:

Comissão de Comunicação:

Projeto gráfico e diagramação: Fotos:Contato:

- Publicação bimestral do Campus Uberlândia do Instituto Federalde Educação do Triângulo Mineiro | Diretor Geral - Ruben CarlosBenvegnú Minussi | Diretor de Administração e Planejamento - Murilo de Deus Bernardes |Diretor de Desenvolvimento Educacional - Juvenal Caetano de Barcelos

Cinara de Melo (Presidente / Mtb 005900 JP), Leila Márcia CostaDias, Marcus Vinícius Ribeiro, Márcia Maria de Sousa, Milton Matos e Rosiane Magalhaes deLima. | Marcus Vinícius Ribeiro | Arquivo IFTM |

[email protected] conceitos, opiniões, declarações, comunicados e textos assinados são de total responsabilidade de seus autores.

"Para sonhar um ano novo que mereça este nome, vo-cê, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo,eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, cons-ciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e es-pera desde sempre."

"Sugestões de presente para o Natal: Para seu inimi-go, perdão. Para um oponente, tolerância. Para umamigo, seu coração. Para um cliente, serviço. Para tu-do, caridade. Para toda criança, um exemplo bom.Para você, respeito".

Carlos Drummond de Andrade - poeta

Oren Arnold - escritor

Márcia Maria de Sousa (comissão de comunicação)Márcia Maria de Sousa (comissão de comunicação)

2 0 1 12 0 1 1

Page 3: Institudo 004

ACONTECE NO CAMPUS02A V O Z D O C A M P U S

Durante as atividades da Semana Nacional deCiência e Tecnologia (SNCT), com tema“Mudanças climáticas, desastres naturais eprevenção de riscos”, estudantes e servidores doInstituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTMCampus Uberlândia realizaram a “IV SemanaMultidisciplinar”, entre os dias 17 e 20 deoutubro.

A programação da IV Semana contou comminicursos e palestras em diversas áreas,apresentação de trabalhos na Feira de conheci-mentos, Mostra científica e no 1º Seminário deiniciação científica e inovação tecnológica doIFTM, além de apresentações culturais.

Para o pró-reitor de pesquisa e inovação doIFTM, Carlos Alberto Alves de Oliveira, aprincipal finalidade da SNCT é mobilizar apopulação, em especial, crianças e jovens, emtorno de temas e atividades de ciência e tecnolo-gia, valorizando a criatividade, atitude einovação. “As atividades propostas no CampusUberlândia têm como objetivo incentivarmanifestações e opiniões diversas, auxiliarmudanças de atitude e de valores, proporcionarinformações e vivência cultural”, apontaOliveira.

“Os institutos federais são importantes paradesenvolvimento da ciência no país. Nos cincocampi do IFTM são oferecidos cursos voltadospara atender as demandas regionais, mas comfoco também para a pesquisa”, esclarece odiretor geral do IFTM Campus Uberlândia,Ruben Carlos Benvegnú Minussi.

Segundo Márcio Augusto Reolon Schmidt,coordenador da IV Semana Multidisciplinar,este ano, o evento foi maior em razão docrescimento do campus e pela vinda de novosprofessores. “Estes professores buscaram omelhor para complementação e atualizaçãoprofissional para os alunos nas diversas áreas.Desde modo, os minicursos e palestras foramoferecidos nos três períodos do dia nas duasunidades”, justifica Schmidt.

O 1º Seminário de iniciação científica e inovaçãotecnológica do IFTM foi composto pelaapresentação em pôster dos projetos desenvolvi-dos com apoio das agências de fomento:Conselho Nacional de DesenvolvimentoCientífico e Tecnológico (CNPq) e Fundação deAmparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais(Fapemig). Inclusive com a presença deavaliadores externos do CNPq.

Além dos alunos de Uberlândia, o campusrecebeu estudantes dos campi de Ituiutaba,Patrocínio e Paracatu.

Coordenadora de pesquisa do IFTM CampusUberlândia, Cláudia Maria Tomás de Meloobserva que a participação dos alunos foibastante expressiva cumprindo o objetivo daInstituição na busca pelo conhecimento, sejaatravés do desenvolvimento de trabalhos depesquisa ou de reprodução de conhecimento,além da integração entre os discentes de diversasáreas. “Tivemos trabalhos de altíssima qualidadenas áreas de agricultura, agropecuária, alimen-tos, informática e educação. Ao desenvolverem

seus projetos de pesquisa, nossos alunoscomeçam a se familiarizar com as metodologiascientíficas, com uso de laboratórios e com aredação de artigos científicos. Sendo esta umaforma de capacitá-los para a vida acadêmica,preparando novos docentes ou profissionais deexcelência para a indústria e/ou comércio”,explica Cláudia.

No dia 20, foram realizadas a 12ª Feira deconhecimentos (Unidade I) e a IV Mostracientífica (Unidade II).

Os projetos foram desenvolvidos durante esteano com orientação dos professores e distribuí-dos em duas categorias: pesquisa e reproduçãodo conhecimento. Na Feira foram apresentados42 projetos dos cursos técnicos. Enquanto que amostra foi composta por projetos dos cursossuperiores (licenciatura e tecnólogos). Osmelhores projetos, de cada categoria nos doiseventos, receberam premiação ao final da SNCT.(Confira vencedores no box)

De acordo com Schmidt, os projetos apresenta-dos apontam para o crescente interesse dosalunos de todos os níveis em desenvolvertrabalhos práticos e pesquisas. “Todos os alunostiveram zelo na composição dos artigos e nasapresentações. Prova disso se dá na proximidadedas notas, decididas nos décimos para aclassificação geral, e empates nas categoriaspesquisa e reprodução do conhecimento tanto daFeira como da Mostra”, destaca o professor.

Rosiane Magalhães

Jornalista IFTM Campus Uberlândia

Seminário

Feira de conhecimentos eMostra científica

Melhores projetos de pesquisa foramapresentados na IV Semana MultidisciplinarEstudantes e servidores participaram de diversas atividadesenvolvendo o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Estudantes e servidores participaram também dafeira e de stands, no Camaru eParque do Sabiá, com apresentação de pesquisas edos cursos. Estas atividades foram promovidas coma Universidade Federal de Uberlândia (UFU),Prefeitura Municipal e parceiros.

Com tema , a XVI Ciência Vivacontou com exposição de 25 trabalhos de estudantesdas escolas públicas e particulares de Uberlândia eregião. Sendo dois do IFTM Campus Uberlândia.

Um deles é o

. Desenvolvido pelos alunos do 1º ano docurso técnico em informática integrado, GabrielRodrigues Tafelli da Silva, Ian de Oliveira Pires eOtavio Augusto Ramos de Freitas, sob orientação daprofessora Eliane Teresa Borela.

E dasestudantes do 2º ano B do curso técnico em agrope-cuária, Sophia Hermes, Joice Mendes, Maria RalyneFélix, Ana Gabriella Machado e Amanda Felício eSouza, com orientação do professor MarcosAntônio Lopes.

“Ciência Viva”

“Vida e radiação”

“Projeto aquecedor solar – reutiliza-ção de descartáveis e economia de energiaelétrica”

“Quimiluminescência – pulseira de neon”

IFTM Campus Uberlândiana SNCT

Page 4: Institudo 004

03A V O Z D O C A M P U S

Projetos vencedores

12ª feira de conhecimentosCategoria Pesquisa (empatados em 1º lugar)

Categoria Reprodução do conhecimento (empatados em 1º lugar)

Projeto: Potencialidade do uso de manipueira na Cultura doRabanete (Raphanus sativus) em ambiente protegido

Estudantes: Juarez Antonio da Cruz, Lohaynne Borges Rosa de Moura,Nielsen Moreira Oliveira, Rayanne Naves da Silva eRodrigo Cassiano Rosalino

Orientador: Luis Domingues

Projeto: Influência do ensacamento do cacho com saco plástico eTNT na produção de frutos da bananeira pioneira e nanicana região de Uberlândia

Estudantes: Henrique Muniz e Matheus Souza

Orientador: Ernesto Rodrigues

Projeto: Embriologia de aves domésticas

Estudantes: Izabel Pereira, Izabela Borges, Débora Monteira, LorenaSilva, Ricardo Freitas

Orientadora: Cristiane Fonseca

Projeto: Sericultura

Estudantes: Morgana Dornelas, Vanessa da Silva, Daniela Valiati,Jacqueline Bueno, Marília da Silva

Orientadora: Cristiane Fonseca

ACONTECE NO CAMPUS

IV Mostra científicaCategoria Pesquisa (empatados em 1º lugar)

Categoria Reprodução do conhecimento

Projeto: Otimização de desenvolvimento de jogos

Estudantes: Lauriane Soares Costa e Raphael Fernando Costa

Orientador: Ricardo Boaventura

Projeto: Aproveitamento de frutos de ora-pro-nobis para elaboraçãode geleia

Estudantes: Lorrayne Oliveira e Lara Santos

Orientadora: Carla Queiroz

Projeto: Objetos de aprendizagem

Estudantes: Fabiano de Souza Terra, João Rocha Filgueira Júnior eSérgio Henrique Pilon da Silva

Orientador: Rogério Cardoso

Page 5: Institudo 004

ACONTECE NO CAMPUS04A V O Z D O C A M P U S

Ponto de Impacto

Dan Brown

Trem-bala

Martha Medeiros

Biblioteca IFTM UDI

Referência: BROWN, Dan. Ponto de impac-to. Tradução: Carlos Irineu da Costa. Rio deJaneiro: Sextante, 2005. 440 p.

Classificação na estante: 813 / B 877 p.

Referência: MEDEIROS, Martha. Trem-

bala. 4. ed. Porto Alegre: L&PM, 1999. 259 p.

Classificação na estante: 869.94 / M 488 t /

4. ed.

Ponto de Impacto é um livro de ficçãoque envolve assuntos como ciências, tec-nologia, política e poder. A história sedesenvolve em torno de um meteorito

contendo fósseis, provando a existência de vida extraterrestre.Para verificar a autenticidade do meteorito, a Casa Branca con-voca uma equipe de especialistas, que ao decorrer da trama per-ceberão que há algo errado com aquele meteorito. Ponto deImpacto é um livro envolvente e de tirar o fôlego, confira!

Os mais de cem textos reunidos neste li-

vro apresentam o estilo tão conhecido de

Martha Medeiros, atualmente uma das

mais importantes cronistas em atividade

no país. No livro, há textos que falam de

política, de literatura, de atualidades, de relacionamentos, de ci-

nema – um conjunto poderoso de temas. Martha Medeiros do-

mina uma escrita objetiva e espirituosa nos diversos assuntos

que aborda.

Dica de LeituraSugestão para as férias

Cinema & VídeoPara relaxar nas férias

O Campus Uberlândia assinou, em julho deste

ano, o Termo de Cooperação com a Aiesec –

Uberlândia (The International Platform for

young people to explore and develop their

leadership potential) para execução de Programa

de Intercâmbio Internacional com o objetivo de

desenvolver o potencial de liderança dos jovens.

A partir dessa parceria, o Campus recebeu

intercambistas de vários lugares do mundo.

Segundo a coordenadora geral de ensino, Leila

Márcia Costa Dias, no segundo semestre a

instituição recebeu quatro estudantes de

graduação de cursos como economia, línguas e

jornalismo, oriundos da Venezuela, Quênia,

Suíça e Itália. Eles desenvolveram atividades tais

como apresentações dos principais aspectos

referentes aos seus países de origem (geografia,

cultura, emprego) e debates com estudantes dos

cursos técnicos integrados acerca dos temas

inovação e emprego/desemprego.

Para Leila, o interessante foi que, nesses debates,

houve a possibilidade comparar as realidades dos

países de origem de cada intercambista e a do

Brasil. “Com esse programa, é propiciado ao

estudante do IFTM – Campus Uberlândia

ampliar conhecimentos acerca do funcionamen-

to do mundo do trabalho, por meio da compreen-

são sobre o que é inovação e sua importância no

mundo atual, porque devem ser inovadores, o

que influencia na escolha da profissão, quais as

possíveis dificuldades no momento de procurar

emprego, quais habilidades são mais solicitadas

(falar outra língua ou ter experiência?). Entende-

se que a oportunidade de vivenciar essas

experiências estimula os estudantes na busca por

uma bem fundamentada formação para a

cidadania, pois estão tendo oportunidade de

pensarem sobre as características do país/região

em que vivem, buscando identificar semelhanças

e diferenças entre a própria realidade e as de

pessoas que vivem em outros países e, desta

maneira, agregar conhecimentos e experiências

que só podem ser propiciados por meio do

intercâmbio”, esclareceu a coordenadora.

A parceria deverá continuar para o ano de 2012 e

existe a possibilidade de alunos do IFTM irem

para outros países por meio do termo celebrado.

Campus Uberlândia recebeu estudantes de outros países.Programa de intercâmbio internacional

CULTURA

Eu não levava a menor fé na adaptação

de "O Senhor dos Anéis" para o cine-

ma. Fã confesso da saga escrita por

Tolkien, ficava difícil acreditar que

uma transposição adequada dos cená-

rios e personagens era sequer possível.

Ainda mais produzido na Nova

Zelândia sem a participação da

Industrial Light and Magic de George

Lucas para desenvolver os efeitos espe-

ciais? Inconcebível!

Mas quando o primeiro filme da trilo-

gia estreou, em 2001, as dúvidas, fo-

ram imediatamente substituídas pela

expectativa em relação ao lançamento

dos dois filmes seguintes.

Assim como na edição literária origi-

nal, "O Senhor dos Anéis" foi dividido

em três partes, mas apresenta uma coe-

são impecável, principalmente pela de-

cisão do diretor Peter Jackson em fil-

mar todos os volumes simultaneamen-

te.

Em suas versões para cinema, os fil-mes integrantes da trilogia somammais de 9 horas de duração.

E é pouco.

Felizmente foi lançada no Brasil (sóem DVD, por enquanto) a versão ex-tendida da saga. Esta edição, além deapresentar diversas cenas mais longas,traz momentos completamente inédi-tos, que acabaram ficando na sala deedição no lançamento para cinema.

Agora podemos passar muito maistempo conhecendo as personagens, oscenários e muitas das criaturas fantás-ticas imaginadas por Tolkien.

A edição extendida da trilogia "OSenhor dos Anéis" é uma maratona dedoze horas que vale cada segundo. Nofinal, deixa mesmo é saudade.

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel(The Lord of the Rings: The Fellowshipof the Ring) - 2001 / O Senhor dos Anéis:As Duas Torres (The Lord of the Rings:The Two Towers) - 2002 / O Senhor dosAnéis: O Retorno do Rei (The Lord of theRings: The Return of the King) - 2003Elenco:

Direção:

V i g g o M o r t e n s e n , I a nMcKellen, Liv Tyler, CateBlanchett, Elijah Wood, SeanA s t i n , O r l a n d o B l o o m ,Christopher Lee.

Peter Jackson.

Marvin - Seção de TI

Nota 10

Page 6: Institudo 004

MATÉRIA DE CAPA05A V O Z D O C A M P U S

As Unidades I e II do Campus Uberlândiadesenvolveram, em 2011, uma série de açõesvisando atingir seu principal objetivo: oferecerensino técnico e tecnológico com qualidadealiado à formação cidadã. Muitos eventosmarcaram este ano, além dos investimentosrealizados e das melhorias proporcionadas aalunos e servidores. Confira as principaisnotícias.

Entre os dias 15 e 31, oito estudantes do InstitutoFederal do Triângulo Mineiro, acompanhadospor dois professores participaram das atividadesda Operação Zabelê, do Projeto Rondon,promovidas em Castelo do Piauí (Piauí). Nestaoperação de janeiro, a equipe foi composta pelosestudantes do Campus Uberaba Aiza EugênioViana Camargos (agronomia), Edson TadaoYamamoto (tecnologia alimentos), Fábio LuisHenrique (zootecnia), Fernanda Olívia BorgesFerreira (zootecnia), Marcela Barquet deOliveira (gestão ambiental), Mariana BarcelosOliveira (ciências sociais), Priscila Freitas Faria(tecnologia alimentos) e Gustavo Araújo Pereira(tecnologia alimentos) do Campus Uberlândia,além dos professores Paulo Roberto Ribeiro(Campus Uberlândia) e André de Mattos Faro(Campus Uberaba).

Dando início aos trabalhos escolares, foram

realizados, nos dias 3 e 4, os Estudos

Pedagógicos. A programação contou com a

participação do professor Dr. Marcelo Soares

Pereira da Silva (da Faculdade de Educação –

UFU) e da Professora Drª Ana Maria Dantas

Soares (Universidade Federal Rural do Rio de

Janeiro). Os Estudos tiveram como objetivo

proporcionar a reflexão acerca da natureza da

Educação Profissional e seu momento histórico

atual, bem como sobre a importância do

planejamento das atividades pedagógicas.

Participaram os professores e os técnicos-

administrativos da área pedagógica.

Os atendimentos médico e odontológico

realizados na Unidade I passaram a ser realiza-

dos em salas anexas ao prédio da Coordenação

Geral de Atendimento ao Educando (CGAE),

ocupando instalações reformadas e adequadas às

necessidades de seus usuários.

Alunos da primeira turma de EngenhariaAgronômica e do curso Técnico emAgropecuária participaram, nos dias 16 e 17, da17ª edição do Encontro Técnico de Milho e Sojaem Conquista (MG). O evento é realizado a cadadois anos na fazenda Boa Fé do Grupo Ma ShouTao Agrícola e reúne pesquisadores, alunos eprofissionais ligados à cadeia do agronegócio domilho e da soja.

Pais, estudantes, professores, coordenadores e

diretores participaram, no dia 26, da I Reunião

de Pais e Mestres de 2011. O evento teve por

objetivo apresentar os docentes da instituição e

dar informações sobre seu funcionamento, além

de aproximar a família da escola.

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com

Necessidades Específicas (NAPNE) e o Grupo

de Estudos sobre Violência, Bullying e Relações

Interpessoais do Campus Uberlândia promove-

ram a Recepção Cidadã. O objetivo foi apresen-

tar a instituição aos alunos ingressantes, bem

como promover sua socialização com a toda

comunidade escolar. Além disso, visou prevenir

práticas superadas de ritual de passagem

educacionais, como trotes agressivos, bem como

a evasão acadêmica. O evento foi também

realizado no início do segundo semestre.

O Campus Uberlândia ofereceu, por meio do

Programa Nacional de Educação Básica

integrada à Educação Profissional na

Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), o

curso “Qualificação em Segurança Alimentar na

Manipulação de Alimentos”.

Iniciado no dia 29, o Primeiro Torneio Internode Futebol de Campo de 2011 reuniu, entre suassete equipes, alunos e servidores. Ao todo, 105atletas participaram da disputa. Em agosto,aconteceu mais uma edição do Torneio Internode Peteca que contou com a participação decerca de 30 atletas. Em setembro e outubroaconteceu o tradicional Torneio Interno deFutsal, que contou com a participação de 8equipes, formadas por servidores e alunos.

A partir do dia 14, alunos da Unidade I passarama contar com mais um suporte para seus estudos:o laboratório de pesquisa montado na biblioteca.A estrutura conta com 22 computadoresgerenciados pelo programa NexCafé. Paraacessar o sistema, é necessário que o aluno façaum cadastro no momento em que for utilizaruma das máquinas pela primeira vez.

Alunos dos cursos de Agronomia e Técnico emAgropecuária participaram da Feira Nacional deIrrigação em Cafeicultura (Fenicafé), emAraguari. O evento foi realizado nos dias 6, 7 e 8,no Pica Pau Country Clube. A Feira teve comoobjetivo divulgar a importância da irrigação eseus sistemas, mostrando lançamentos deprodutos e equipamentos, bem como osresultados de pesquisas para o incremento daprodutividade e da qualidade do café do cerradobrasileiro.

No dia 28 foi realizada a cerimônia de Colação

de Grau dos concluintes 2010/2, do Curso

Superior de Tecnologia em Alimentos. No dia 27

do mesmo mês foi realizada a cerimônia de

entrega de certificados aos concluintes dos

cursos técnicos em Manutenção e Suporte em

Informática e Agropecuária.

Projeto Rondon

Estudos Pedagógicos

Saúde

XVII Ma Shou Tao

Reunião de Pais e Mestres I

Recepção Cidadã

Proeja

Torneios Internos

Laboratório de pesquisa

Fenicafé 2011

Colação de Grau

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Retrospectiva 2011Confira o que foi destaque no Campus Uberlândia

Page 7: Institudo 004

MATÉRIA DE CAPA06A V O Z D O C A M P U S

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Reunião de Pais e Mestres II

No dia 10, foi realizada a II Reunião de Pais eMestres. O objetivo foi proporcionar aosprofessores e pais/responsáveis momentos deconhecimento e interação, com vistas apromover o sucesso escolar dos estudantes.

Nos dias 14 e 15, o Campus Uberlândia sediou o

I I F ó r u m d e D i r e t o r e s d e E n s i n o,

Coordenadores de Ensino e de Cursos e Equipes

Pedagógicas do IFTM. O evento foi organizado

pela equipe da Pró-Reitoria de Ensino, sob a

coordenação do pró-reitor de ensino, Luiz

Alberto Rezende, e do diretor de ensino da Pró-

reitoria de Ensino, Márcio José Santana, com o

apoio da equipe pedagógica do Campus

Uberlândia.

No período de 17 a 19, o Campus Uberlândia

sediou os jogos da 1ª fase do II JIFEM (Jogos dos

Institutos Federais de Minas Gerais).

Participaram equipes dos campi Uberaba,

Ituiutaba, Paracatu e Patrocínio e Uberlândia.

Dentre os jogos disputados por equipes

Uberlândia sagrou-se campeão em basquete

masculino, voleibol masculino e feminino, futsal

feminino e futebol de campo masculino. Os

atletas do Campus Uberlândia também se

destacaram no atletismo: 1º lugar no salto em

distância masculino e feminino; arremesso de

peso: 1º lugar masculino; Corrida 3.000m: 1º

lugar masculino.

Alunos da primeira série do curso técnico

integrado em suporte manutenção e suporte em

informática participaram de visita técnica à

Usina Hidrelétrica de Nova Ponte. A atividade

fez parte da programação da disciplina

Fundamentos de Eletrônica. Segundo a

professora responsável, Eliane T. Borela, o

objetivo foi mostrar aos discentes o funciona-

mento da usina, ressaltando os aspectos

relacionados à geração e transmissão de energia

elétrica.

O Campus Uberlândia promoveu, dentro das

comemorações do Dia Mundial do Meio

Ambiente, sua primeira mostra competitiva de

fotografias. Cada pessoa pode participar com até

dois trabalhos. Os primeiros e segundos

colocados de cada categoria foram premiados.

Alunos da terceira séria do curso técnico

integrado em manutenção e suporte em

informática participaram, no dia 29, de dois

eventos em São Paulo. Primeiro, foram conhecer

o Museu Catavento, onde puderam acompanhar

exposições de experimentos em diversas áreas

da ciência. Depois, compareceram à NETCOM

2011 – Feira e Congresso, ocasião em que

conheceram produtos e equipamentos na área de

redes de computadores e telecomunicações.

A professora Elisa Antônia Ribeiro e a técnicaem laboratório Nágila Daliane Feliciano foramindicadas para receber menção honrosa naedição deste ano do Prêmio UFU de Teses. Aindicação partiu da Pró-Reitoria de Pesquisa ePós-Graduação da Universidade Federal deUberlândia por meio da comissão de avaliaçãodo prêmio.

Realizada, entre os dias 5 e 8, a 23ª Semana daFamília Rural. O evento, promovido em parceriacom a Emater e Prefeitura Municipal deUberlândia, reuniu cerca de 400 pequenos emédios produtores rurais da região e teve comot e m a “ M e i o A m b i e n t e, Tr a b a l h o eSustentabilidade”. Neste ano, foram oferecidos22 cursos nas áreas de administração dapropriedade rural, produção animal e vegetal,economia doméstica.

O professor Ednaldo Coutinho (Didi) participoucomo árbitro durante a quinta edição dos Jogos

Mundiais Militares, realizados no Rio deJaneiro, entre os dias 16 e 24. A oportunidadesurgiu após a apresentação do trabalhoCapitalismo tardio e educação profissional: asescolas agrícolas mineiras (1940 – 1970) duranteo 10º Encontro de Pesquisa em Educação daRegião Sudeste / Anped 2011.

No dia 25, os alunos das terceiras sériesparticiparam de um júri simulado, tendo comoacusado o filósofo político renascentista NicolauMaquiavel. A atividade foi um exercício dosconteúdos estudados em Filosofia Política.

No dia 11, foi comemorado o Dia do Estudante.Houve uma apresentação de um grupo musicalformado por estudantes do Campus. Ao final,foram cantados os parabéns e servido bolo aospresentes.

Alunos e professores participaram da organiza-ção do 11º Encontro e Plantio Direto no Cerradoe 2º Simpósio Internacional de Plantio Direto eMeio Ambiente. A equipe de estudantes doIFTM deu apoio à secretaria e colaborou com arecepção dos conferencistas de outros países. Osprofessores da instituição participaramapresentando projetos de pesquisa desenvolvidosem parceria com outras instituições.

Estudantes do 1º período de Logística estiveramna John Deere, unidade de Catalão, em Goiás,fabricante de colhedora de cana. A visita foiacompanhada pela professora Miriellen Augustada Assunção, no dia 28. Objetivo é integrar osconhecimentos teóricos com a prática.

No dia 28, alunos participaram do V Congresso

da Juventude. No evento foram discutidos temas

de interesse dos jovens como álcool e direção,

carreira profissional, inovação, o crack e outras

drogas, acessibilidade e redes sociais. Os

resultados das discussões constituem um

Fórum

Jogos Classificatórios para o II JIFEM

Visita técnica

Mostra de fotografias

Museu Catavento e Netcom 2011

Menção honrosa

Semana da Família Rural

Esporte

Júri simulado

Comemoração dia do estudante

Plantio Direto no Cerrado

Logística

Congresso da Juventude

Page 8: Institudo 004

MATÉRIA DE CAPA07A V O Z D O C A M P U S

documento, que é encaminhado à administração

municipal e auxilia na formulação de políticas

públicas dirigidas aos jovens

A terceira reunião do ano foi realizada no dia 1º.Mais uma vez, a atividade contou com a adesãoda maior parte dos pais dos alunos do ensinomédio integrado ao técnico interessados emacompanhar o desempenho de seus filhos.

O professor André Souza Lemos ministroupalestra intitulada “As redes sociais e o laçosocial” no dia 3, na Universidade Federal deUberlândia.

No dia 5, foi inaugurado o terceiro laboratório deinformática da Unidade II. A inauguraçãoconcretiza mais uma ação visando atender oscursos de Tecnologia em Sistemas para Internet,Tecnologia em Logística e Licenciatura emComputação, em funcionamento naquelaunidade.

Foi apresentada na quarta-feira, no dia 5, a novadiretoria do Campus Avançado Uberlândia(Unidade II). A professora Elisa Antônia Ribeirofoi nomeada como diretora e o professor EdsonAngoti Junior, como diretor substituto. Deixou ocargo de diretora da Unidade II a professoraZilda Côrrea de Lacerda.

Três equipes de estudantes do CampusUberlândia participaram, nos dias 6, 7 e 8, daetapa final da Olimpíada Brasileira de

Agropecuária (OBAP), realizada em PousoAlegre (MG). A instituição conquistou oprimeiro e o terceiro lugares, além do prêmio demelhor estudo de caso da olimpíada. Os alunosGabriel Martins Rios e Rafael Franco tambémforam premiados por terem obtido as melhoresnotas individuais nas provas.

Na tarde de sexta-feira, dia 14, diretora do IFTMCampus Avançado Uberlândia – Unidade II,Elisa Ribeiro, reuniu os professores para um caféem comemoração ao “Dia do professor”. Foi ummomento de descontração entre os profissionaisque atuam na unidade. O “Dia do professor” écomemorado em 15 de outubro. Na Unidade I, acomemoração aconteceu durante o intervalo damanhã, com a participação do Diretor Geral doCampus, professor Ruben Carlos BenvegnúMinussi.

A IV Semana Multidisciplinar foi realizada noperíodo de 17 a 21. Dela participaram estudan-tes, professores e equipe administrativo-pedagógica do IFTM. O evento contou comminicursos, palestras e atividades culturais. Asatividades da Semana constaram do calendáriode eventos da Semana Nacional de Ciência eTecnologia.

O professor Edílson Pimenta Ferreira, partici-pou, entre os dias 23 e 25, do Silel – XIIISimpósio Nacional de Letras e Linguística e IIISimpósio Internacional de Letras e Linguística,na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O evento foi realizado pelo Instituto de Letras eLinguística da UFU e contou com a discussão edivulgação de produção científica, acadêmica,técnica e cultural por meio de atividadesdiversificadas, como conferências, mesas-redondas, grupos temáticos, painéis e atividadesculturais.

A Câmara Municipal de Uberlândia concedeuMoção de Aplauso às dez escolas da cidade queobtiveram o melhor desempenho no Enem. OCampus Uberlândia, que obteve a média geral de593,10 pontos, ficou em primeiro lugar entre as

instituições públicas da cidade. A solenidadepara concessão da homenagem foi realizada nodia 24, no plenário da Câmara.

No dia 26, foi realizado no IFTM CampusAvançado Uberlândia, o Fedora 16 ReleaseParty, com a presença de estudantes, professorese profissionais de informática. O evento foiorganizado pelo professor Nélio Alves, coorde-nador do curso de Sistemas para Internet, e porItamar Peixoto, estudante de licenciatura emComputação e filiado ao Projeto Fedora.

Com o tema “Avanços, impasses e desafios deformação de professores no Brasil”, o IIEncontro Nacional de Licenciaturas e ISeminário Nacional do Pibid (ProgramaInstitucional de Bolsa de Iniciação à Docência)foi realizado na Universidade Federal de Goiás,em Goiânia, entre os dias 28 e 30 de novembro.

A Unidade II do Campus Uberlândia foirepresentada pelos professores do curso delicenciatura em Computação, Elisa AntôniaRibeiro, diretora da Unidade e coordenadora degestão de processos pedagógicos do Pibid-IFTM,e Carlos Magno Medeiros Queiroz, coordenadorde área do subprojeto da licenciatura emcomputação.

Nesta etapa, o Campus Uberlândia ofereceuvagas nos cursos presenciais: técnico emagropecuária e superiores em alimentos,engenharia agronômica, logística, sistemas parainternet e licenciatura em computação. Namodalidade de educação a distância (EaD)foram oferecidos os técnicos em automaçãoindustrial e manutenção e suporte em informáti-ca, além de licenciatura em computação. Asaulas serão iniciadas em fevereiro de 2012.

Em dezembro foi realizado o I DiversiArte do

IFTM. Este evento é uma ação da Frente da

Diversidade/Napne e tem como objetivo

promover o debate, a reflexão e o conhecimento

sobre o respeito à diversidade em todos os

sentidos. Nesta primeira edição foi trabalhada a

linguagem artística "Música" sem caráter

competitivo, em que estudantes e servidores

convidados apresentaram seus diferentes estilos

musicais.

Reunião de Pais e Mestres III

Redes sociais

Laboratório Unidade II

Nova diretoria

Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Dia dos professores

Semana Multidisciplinar

Simpósio de letras e linguística

Homenagem

Fedora 16 Release Party

II Encontro Nacional de Licenciaturas e ISeminário Nacional do Pibid

Processo seletivo e vestibular 2012/1

Diversiarte

Outubro

Novembro

Dezembro

Page 9: Institudo 004

08A V O Z D O C A M P U S

MATÉRIA DE CAPA

“2011 foi um ano foi de muitas conquistas, avanços e benfeitorias. O cresci-

mento da instituição é o que mais nos alegra e incentiva em nossa gestão. A

oferta de novos cursos, a vinda de servidores para nosso Campus, as obras

realizadas. Tudo isso colaborou para que fosse um ano vitorioso, mesmo

que não tenhamos conseguido concretizar tudo o que havia sido planejado

anteriormente. Como dissemos na entrevista publicada nesta edição, o

Campus Uberlândia cumpriu sua missão de promover a melhoria da quali-

dade de vida de muitas pessoas por meio da prestação de serviços à comu-

nidade local e regional, exercendo o seu compromisso de oferecer educa-

ção pública, gratuita e de qualidade. Continuamos investindo na qualifica-

ção e capacitação de nossa equipe de docentes e de técnicos administrati-

vos, bem como na estrutura física da instituição, para que atinjamos nossos

objetivos em relação ao ensino ofertado.”

“Durante o ano de 2011, foi mantida a rotina normal dentro da administra-

ção. Realizamos as despesas já previstas, como aquisição de bens de consu-

mo, expediente, mobiliários, equipamentos de informática e ainda a manu-

tenção geral tanto da unidade quanto na unidade. Agora, já em fase de en-

cerramento do exercício, podemos assegurar que todo orçamento previsto

para este ano será aplicado. Destaque para 2011 foi o término da constru-

ção do silo para grãos com capacidade de 360 toneladas, a reforma da uni-

dade de suinocultura e a realização da tomada de preços destinada à refor-

ma de parte do prédio administrativo da Unidade I no valor de

R$676.097,90, adequando às normas de acessibilidade e estruturais. Já es-

tão sendo feitos os projetos para a construção dos laboratórios de agrono-

mia que deverão serem licitados logo no início do exercício de 2012, entre

outras obras que não puderam ser realizadas em 2011 e que daremos priori-

dade em 2012, tais como a reforma da Unidade II”.

Estamos pratica-

mente no final do

ano de 2011 e pode-

mos afirmar com

convicção que esse

ano o trabalho de-

sempenho com a co-

laboração e a partici-

pação dos técnico-

administrativos, pro-

fessores e colabora-

dores indiretos, vol-

tou-se prioritaria-

mente para a conso-

lidação dos projetos

em andamento e pa-

ra a implementação

de novos procedi-

mentos de gestão

acadêmica e admi-

nistrativa. Levando-

se em conta que o Campus Avançado Uberlândia iniciou as atividades em

2010, os desafios são grandes e muitos. Contudo ao chegarmos ao final de

2011, reconhecemos que foram realizadas diversas ações orientadas para a

divulgação e consolidação da imagem institucional dessa Unidade frente à

comunidade uberlandense e à região, bem como ações de aproximação

com os setores produtivos ligados às áreas de tecnologia, educação, meio

ambiente e logística e aos poderes legislativos municipal e federal.

No ano de 2011, tivemos a chegada de mais técnico-administrativos e do-

centes para comporem o quadro de pessoal. Foi montando mais um labo-

ratório de informática onde foram investidos cerca de R$85.382,90 em

equipamentos de informática e tecnologias. Foram ainda adquiridos bens

permanentes e de consumo, garantindo a oferta do ensino gratuito e de qua-

lidade. Outras conquistas foram a aprovação de diversos projetos de pes-

quisa, ensino e extensão junto aos órgãos públicos de fomento, contabili-

zando assim mais um recurso no valor de R$ 50.000,00 para compra de

equipamentos de informática, vídeo, áudio, foto e consumo. Soma-se a is-

so, por de um projeto, garantiu-se 18 ( dezoito) bolsas de incentivo à docên-

cia, para discentes e professores do Campus Avançado, por um período de

dois anos, cujo valor global é de R$ 295.080,00.

Para o próximo ano, a expectativa é a de uma grande mobilização do Dire-

tor Geral e da Reitora para a garantia de recursos suficientes para a refor-

ma da estrutura física do prédio, bem como a construção de novas instala-

ções. Neste ano, foram investidos R$ 760,00 de recurso oriundo do orça-

mento aprovado pelo MEC para compra de equipamentos de informáti-

ca, suplementos, consumo, carteiras escolares, mobiliário para os laborató-

rios e administração e livros e periódicos para professores, alunos e comu-

nidade..

Em relação ao campo do ensino, o desafio será a oferta do curso de pós-

graduação especialização na área de Tecnologia da Informação e Gestão

Empresarial, a consolidação dos cursos já existentes e o estudo minucioso

de demanda de novos cursos para a área da engenharia, tendo como norte o

atendimento aos arranjos produtivos regionais e a geração de inovação.

Todas essas conquistas são fruto do trabalho realizado com base nos prin-

cípios da legalidade, da eficiência, da gestão participativa e da sintonia com

a Direção Geral, Reitoria e todos os servidores que se envolveram e se com-

prometeram com os projetos desenvolvidos.

Acreditamos que a comunidade espera que o nosso compromisso seja o de

buscar mecanismos e recursos que tornem os atuais cursos oferecidos e

aqueles que serão criados em cursos reconhecimentos por sua qualidade

acadêmica não só de formar profissionais, mas também o de garantir o cum-

primento da missão do IFTM: “Ofertar a Educação Profissional e Tecnoló-

gica por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão promovendo o desenvolvi-

mento na perspectiva de uma sociedade inclusiva e democrática.”

A todos vocês, colegas servidores, pais de alunos e comunidade, conside-

rando que temos o mesmo ideal, desejo que as experiências próximas do

novo ano, sejam construtivas, saudáveis e harmoniosas.

Ruben Carlos Benvegnú Minussi

Diretor Geral - Unidade I

Murilo de Deus Bernardes

Diretor de Administração e Planejamento - Unidade I

Elisa Antonia Ribeiro

Diretora - Campus Avançado Uberlândia

Diretores avaliam o ano de 2011

Page 10: Institudo 004

NOTÍCIA09A V O Z D O C A M P U S

O Campus Uberlândia iniciou, em 2011, aimplantação do Programa de Gerenciamento deResíduos Sólidos (PGRS). O projeto contemplaos setores e segmentos da comunidade escolarem suas Unidades de Ensino e tem, comoobjetivo principal, a redução do volume deresíduos gerados na instituição, a separação dosresíduos recicláveis e sua destinação adequada.

Segundo um de seus coordenadores, Mauro dasGraças Mendonça, o Programa, tambémdenominado de “Coleta Seletiva” ou “ColetaSolidária”, tem como principal diretriz nortea-dora o decreto federal nº 5.940/06, que institui aseparação dos resíduos sólidos recicláveisdescartados pelos órgãos e entidades daadministração pública federal. “Para suaelaboração, também foram levadas em conside-ração questões técnicas/profissionais relaciona-das às demandas dos Cursos Técnicos de MeioAmbiente e Agropecuária oferecidos peloInstituto”, acrescentou.

Mendonça explicou que a implantação desse

programa tem como justificativa a prática de

uma gestão sustentável que contemple os

aspectos econômico, ambiental, social e

educacional. O coordenador salientou que todo

o material reciclável coletado no Campus

Uberlândia é doado à Associação dos Coletores

de Plástico, PET, PVC e Outros Materiais

Recicláveis (ACOPPPMAR). Esta Associação,

que realiza um trabalho social com pessoas com

dependência química, recebe o material em sua

sede (galpão do antigo aterro sanitário de

Uberlândia – Distrito Industrial) onde é

realizada a triagem (separação dos materiais

recicláveis conforme exigência das indústrias

recicladoras), prensagem e comercialização.

A professora Nara Cristina de Lima Silva

também coordena o programa ao lado de

Mendonça. Ela considera que, de maneira geral

o PGRS tem apresentado bons resultados, pois o

cronograma de ações foi cumprido satisfatoria-

mente e todos os segmentos envolvidos no

programa apresentaram boa receptividade e

envolvimento com as ações propostas.

Nara destacou que o material enviado à

associação foi considerado de excelente

qualidade. A avaliação foi feita pelo presidente

da Associação, Claudemir Vieira Queiroz, em

reunião realizada no dia 18 de novembro. Ele

informou à coordenadora que o nível de

separação dos recicláveis provenientes do

Campus Uberlândia é reconhecido por todos os

associados, gerando inclusive uma “competi-

ção” saudável entre eles no momento da triagem

final. O volume mensal encaminhado pelo

Campus Uberlândia representa cerca de 1,5% do

volume total de recicláveis comercializado pela

Associação.

“O desenvolvimento de um programa dessanatureza exige das pessoas o desenvolvimento dehábitos e rotinas, que nem sempre são fáceis deserem assimilados rapidamente. Somente com otempo é que será possível atingir níveis deexcelência no processo de disposição e segrega-ção dos resíduos sólidos recicláveis. Assim, oPGRS encontra-se em sua fase inicial deimplantação exigindo um rígido sistema demonitoramento, avaliação, aprimoramento edesencadeamento de novas ações em busca demelhoria permanente do Programa”, finalizouMendonça.

Avaliação

Recicláveis recolhidos peloprograma em 2011:

Principais ações executadasna fase inicial do programa:

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Contato com técnico da Secretaria Municipal

de Meio Ambiente de Uberlândia para

obtenção de informações a respeito da “coleta

seletiva” no município;

Diagnóstico da quantidade e qualidade dos

resíduos sólidos gerados no Campus, bem

como das estratégias adotadas para realizar

seu acondicionamento, recolhimento e

destinação final;

Elaboração da proposta de implantação do

PGRS;

Apresentação da proposta de implantação do

PGRS à Direção Geral do Campus;

Elaboração/formatação dos adesivos de

identificação das lixeiras, cartazes e placas

informativas.

Contato e definição da Instituição destinatá-

ria do material reciclável;

Socialização da proposta do PGRS com

professores, administrativos, operacionais e

funcionários da limpeza (terceirizados);

Adequações e detalhamento da proposta

(orçamento – estratégias – responsabilida-

des);

Início da coleta seletiva envolvendo o

Refeitório e Setor de Limpeza da Unidade I

(Projeto Piloto).

Aquisição de lixeiras, adesivos para identifica-

ção das lixeiras (Reciclável e Rejeito), cartazes e

placas informativas.

Distribuição de cartazes, lixeiras e placas pelo

Campus.

Entrevista publicada no InformativoBimestral do Campus Uberlândia a respeitodo PGRS;

Palestras de sensibilização com todos osalunos (29 turmas) do Campus Uberlândia(Unidades I e II);

Início da coleta seletiva em todos os setores doCampus, envolvendo toda a comunidadeescolar.

Programa de gerenciamentode resíduos sólidosDivulgados os primeiros resultados

MÊS QUANTIDADE (KG)

Maio 198,5

Junho 170,5

Julho 53,0

Agosto 521,5

Setembro 618,0

Outubro 452,0

Novembro 454,0

Total 2.467,5

Page 11: Institudo 004

ENTREVISTA10A V O Z D O C A M P U S

Como o senhor avalia sua gestão durante o exer-

cício de 2011?

Quais foram as principais conquistas do

Campus Uberlândia em 2011?

Quais foram as principais dificuldades deste

exercício?

Do ponto de vista orçamentário, quais foram as

principais ações?

O que não foi possível realizar por questões orça-

mentárias e financeiras? Por qual motivo?

Para o setor pedagógico, o que o senhor conside-

ra que foi mais relevante neste ano?

E para o setor administrativo?

Que expectativas servidores e alunos podem ter

para 2012?

Quais são suas expectativas enquanto gestor

para o exercício de 2012?

Como o senhor espera que seja o final de seu

mandato? Que ações o senhor pretende concluir

nos meses que ainda permanecerá diretor do

Campus Uberlândia?

Acreditamos que a nossa gestão foi boa. O

ano foi de conquistas, avanços e benfeitori-

as, pautado em uma administração transpa-

rente, respeitando os princípios da publici-

dade, economicidade, legalidade, moralida-

de e eficiência. Mesmo que não tenhamos

concretizado todas as ações inicialmente

propostas, conseguimos cumprir aquelas

que eram mais urgentes. Os resultados obti-

dos são o reflexo do arrojo da equipe respon-

sável pela gestão, somado à competência do

corpo de servidores. O Campus Uberlândia

cumpriu sua missão de promover a melho-

ria na qualidade de vida de muitas pessoas

por meio da prestação de serviços à comuni-

dade local e regional, exercendo o seu com-

promisso de oferecer educação pública, gra-

tuita e de qualidade.

Muitas foram as conquistas, mas aqui res-

saltamos a implantação dos cursos de agro-

nomia e o de tecnologia em logística, permi-

tindo a ampliação no número de discentes

em nossa instituição. Destacamos a premi-

ação de nossos alunos na Olimpíada

Brasileira de Agropecuária e o desempenho

obtido nas provas do ENEM. Além disso,

merecem nossa ênfase:

O sucesso de mais uma edição da Semana

da Família Rural;

A implantação do projeto de coleta seleti-

va no Campus Uberlândia;

O alto nível dos trabalhos apresentados

por nossos alunos durante a Semana

Multidisciplinar;

As obras realizadas;

O aumento no número de servidores, per-

mitindo a melhoria do atendimento pres-

tado pela instituição.

A não entrega dos projetos de reformas e ou

construções por parte da empresa vencedo-

ra de um dos processos licitatórios realiza-

dos. Isso impediu que projetos fossem con-

cretizados, afetando diretamente em nossa

gestão. Outro fator que pesou negativamen-

te foi a demora na liberação de recursos por

parte do Ministério da Educação.

A liberação dos recursos para a reforma do

prédio principal da Unidade I, entre outras

obras e investimentos realizados no decor-

rer do Exercício.

A construção do primeiro módulo dos labo-

ratórios para o curso de agronomia. A em-

presa responsável não entregou os projetos

em tempo hábil para a execução da obra.

Enfrentamos alguns problemas em outros

processos licitatórios, como o da reforma da

Unidade II, o que irá interferir em nosso cro-

nograma inicialmente proposto. A realiza-

ção de novos certames se dará em 2012.

Além da criação de dois novos cursos supe-

riores, consideramos que a oferta do curso

técnico em Meio Ambiente na Unidade II

foi um grande avanço, pois facilitou o acesso

a muitas pessoas que gostariam de se formar

nessa área e que não tinham condições de se

deslocar para a Unidade I (fazenda). Outros

destaques do setor foram: Recepção

Cidadã, a realização do Fórum de

Dirigentes de Ensino do IFTM, a realiza-

ção do JIFEM, a elaboração da nova Matriz

Curricular do Curso Técnico em

Agropecuária, o sucesso da Semana

Multidisciplinar e o aumento no número de

inscrições para o Exame de Seleção e

Vestibular.

A aprovação de nossa prestação de contas

do exercício anterior e a realização dos pro-

cessos licitatórios de obras e equipamentos.

Esperamos que os nossos servidores sejam

contemplados com justo aumento salarial e

que finalmente ocorra a tão esperada pro-

gressão docente. Esperamos realizar todas

as obras de adaptação e modernização pla-

nejadas para as instalações das duas unida-

des, bem como a aquisição de equipamentos

previstos, para que os nossos alunos tenham

um maior conforto e consigam melhorar ain-

da mais o desempenho escolar.

Realizar tudo o que foi planejado e proposto

no PDI. A Instituição continuará investindo

em infra-estrutura física, humana e inclusão

social, atentando-se para o planejamento de-

senvolvido conjuntamente entre os Campi

que compõe o Instituto Federal do

Triângulo Mineiro, em consonância com os

programas e diretrizes do governo federal.

Nesse sentido, pretendemos conseguir re-

cursos para outras obras de melhoramento e

aquisição de novos e modernos equipamen-

tos, incrementar e desenvolver projetos de

pesquisa e extensão. Além disso, pretende-

mos conseguir a efetivação – e não medire-

mos esforços para tal – da transformação do

Campus Avançado em Unidade II do

Campus Uberlândia.

Contando com a valiosa ajuda e apoio de to-

dos os servidores e alunos, esperamos con-

cluir a nossa gestão tendo cumprido tudo o

que nos propomos fazer e atender as novas

demandas que surgirem. Almejamos tam-

bém que o nosso processo sucessório seja

isento, ordeiro e democrático, recomenda-

do acontecer em uma grande, dinâmica e de-

senvolvida unidade de ensino que é o

Campus Uberlândia. Assim contamos e

acreditamos que a nossa comunidade esco-

lar possa dar um exemplo de civismo e de-

mocracia.

Direção geral faz avaliação positiva de 2011Confira.

Dezembro chega e é hora de avaliar como foi o ano de 2011 para o Campus Uberlândia. A Institudo deste mês conversou com odiretor geral, Ruben Carlos Benvegnú Minussi, sobre o assunto.

".

O Campus Uberlândia cumpriusua missão de promover amelhoria na qualidade devida de muitas pessoas

Page 12: Institudo 004

11A V O Z D O C A M P U S

NAPNE NEWS

O DiversiArte – Festival de Diversidade na Arte é

uma ação da Frente da Diversidade que constitui uma

das frentes de trabalho do NAPNE – Núcleo de

Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas

do IFTM – Campus Uberlândia.

O pré-lançamento deste festival ocorreu dia 05 de

dezembro no anfiteatro da Unidade I do Campus

Uberlândia, e sua primeira edição está programada

para acontecer durante o ano de 2012, com o objetivo

de promover o debate, a reflexão e o conhecimento

sobre o respeito à diversidade em todos os sentidos, por

meio das diferentes linguagens artísticas e suas

manifestações individuais e coletivas.

O festival é parte do Projeto Talento Federal, sob a

coordenação da professora de Artes, Márcia Sousa, e

está relacionado aos objetivos fundamentais do

NAPNE, que é criar na Instituição a cultura da

educação para aceitação e convivência com a diversi-

dade, destacando seus benefícios educacionais,

culturais e sociais.

Evento teve seu pré-lançamentono mês de dezembro.

Alunos recebem certificadose selecionam os próximosmembros do grupo.

GEB-Vida

ACONTECE NO CAMPUSVem aí:

No último dia 14 de dezembro, os alunos

do GEB-Vida - Grupo de Estudos sobre

Violênc ia , Bul ly ing e Relações

Interpessoais, encerraram suas atividades

com o recebimento dos certificados

relacionados à participação na Recepção

Cidadã de 2011 e aos estudos realizados

ao longo do ano por meio do NAPNE. Os

estudantes formadores deste grupo,

ainda, selecionam os estudantes que

comporão o Grupo de Estudos para 2012

e colaborarão no planejamento e execu-

ção da Recepção Cidadã de 2012.

Page 13: Institudo 004

Unidade I Unidade IIFaz. Sobradinho S/NZona Rural(34)3233-8800

Faz. Sobradinho S/NZona Rural(34)3233-8800

Av. Blanche Galassi, 150Bairro Altamira(34)3221-4800

Av. Blanche Galassi, 150Bairro Altamira(34)3221-4800

www.iftm.edu.br/uberlandia

Curso Técnico - Informática (integrado ao ensino médio)

Curso Técnico - Agropecuária (integrado ao ensino médio)

Curso Técnico - Agroindústria (concomitante ao ensino médio)

Curso Técnico - Agropecuária (concomitante ao ensino médio)

Curso Técnico - Informática (concomitante ao ensino médio)

Curso de Graduação - Engenharia agronômica

Curso de Graduação - Tecnologia em Alimentos

Curso Técnico - Meio Ambiente (concomitante ao ensino médio)

Curso de Graduação - Licenciatura em Computação

Curso de Graduação - Tecnologia em Sistemas para Internet

Curso de Graduação - Tecnologia em Logística

AGENDA DO CAMPUS

FEVEREIROD S T Q Q S S

1 2 3 45 6 7 8 9 10 11

12 13 14 15 16 17 1819 20 21 22 23 24 2526 27 28 29

621

20 a 24

Início do 1º semestre / 1º trimestre letivoCarnavalRecesso escolar

JANEIROD S T Q Q S S1 2 3 4 5 6 78 9 10 11 12 13 14

15 16 17 18 19 20 2122 23 24 25 26 27 2829 30 31

12 a 319 a 13

16 a 20

Confraternização UniversalFérias escolaresMatrícula ingressantes (cursos técnicos)Matrícula ingressantes (cursos superiores)