mural aehda 004

8
Jornal Mural – Edição 004 – 27/10/14 Mundo Aehda Aehda homenageia Capitão Odair no 6º Encontro Febraeda O Capitão Odair Monteiro dos Santos, um dos fundadores da Aehda, foi homenageado em 23/10, na abertura do 6º Encontro FEBRAEDA, pelos serviços prestados à entidade que ajudou a criar em 1966 e na qual continua a servir como Presidente do Conselho Consultivo. Também foi alvo de homenagens pela vida pública em prol da melhoria da sociedade como profissional e como voluntário, e por ter completado 90 anos de idade no início deste mês. O Encontro FEBRAEDA foi um espaço especial para essa homenagem, pois a entidade, que congrega as ONGs que têm por missão a ascensão social do jovem e adolescente, completou dez anos e trouxe para o encontro, na sede Aehda do Casarão do Horto de Araras, 230 pessoas representando 33 entidades de todo o Estado de São Paulo para fortalecerem e trocarem experiências sobre as causas em comum. Se o movimento se multiplica no País, é porque pessoas como o Capitão Odair e tantos outros encorajaram esses serviços à sociedade. Após homenagens e discurso emocionado do Capitão, ele fez a tradicional saudação à Bandeira Brasileira, ovacionado, em pé, pelo público presente. Na foto ao lado, Capitão Odair recebe placa comemorativa das mãos do prefeito de Limeira Paulo Hadich (ex- Presidente da Febraeda). Ao fundo, o presidente da Aehda Fernando Leite, mentor da homenagem e anfitrião das lideranças do Terceiro Setor que dirigem entidades similares à de Araras. Em dois dias de encontro, líderes e técnicos sociais ampliaram leque de reflexões, conhecimentos e metas para o atendimento do que hoje representa perto de 50 mil jovens atendidos por ano em todo o Estado.

Upload: mario-joanoni

Post on 06-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Mural aehda 004

Jornal Mural – Edição 004 – 27/10/14

Mundo Aehda

Aehda homenageia Capitão Odair

no 6º Encontro Febraeda

O Capitão Odair Monteiro dos Santos, um dos fundadores da Aehda, foi homenageado em 23/10, na abertura do 6º Encontro FEBRAEDA, pelos serviços prestados à entidade que ajudou a criar em 1966 e na qual continua a servir como Presidente do Conselho Consultivo. Também foi alvo de homenagens pela vida pública em prol da melhoria da sociedade como profissional e como voluntário, e por ter completado 90 anos de idade no início deste mês.

O Encontro FEBRAEDA foi um espaço especial para essa homenagem, pois a entidade, que congrega as ONGs que têm por missão a ascensão social do jovem e adolescente, completou dez anos e trouxe para o encontro, na sede Aehda do Casarão do Horto de Araras, 230 pessoas representando 33 entidades de todo o Estado de São Paulo para fortalecerem e trocarem experiências sobre as causas em comum. Se o movimento se multiplica no País, é porque pessoas como o Capitão Odair e tantos outros encorajaram esses serviços à sociedade.

Após homenagens e discurso emocionado do Capitão, ele fez a tradicional saudação à Bandeira Brasileira, ovacionado, em pé, pelo público presente.

Na foto ao lado, Capitão Odair recebe placa comemorativa das mãos do prefeito de Limeira Paulo Hadich (ex-Presidente da Febraeda). Ao fundo, o presidente da Aehda Fernando Leite, mentor da homenagem e anfitrião das lideranças do Terceiro Setor que dirigem entidades similares à de Araras.

Em dois dias de encontro, líderes e técnicos sociais

ampliaram leque de reflexões, conhecimentos e metas para o atendimento

do que hoje representa perto de 50 mil jovens

atendidos por ano em todo o Estado.

Page 2: Mural aehda 004

Jornal Mural – Edição 004 – 27/10/14

Mundo Aehda

Jovens aprendem sobre Plano Diretor

A Aehda realizou em 16 e17/10 um encontro com os jovens, no auditório "Helinho", na sede principal, e teve como convidado o especialista Benedito Aparecido Bordini. Atual Secretário de Planejamento de Conchal, Bordini desenvolveu o tema de forma didática para quem teve o primeiro contato com a questão, abordando os conceitos, a importância dessa estratégia para a cidade e também as informações de como foram concebidos modelos anteriores e como estão suas práticas em Araras.

Enquanto a agenda do Plano Diretor avança na cidade, também estão previstas outras datas quando serão convidados especialistas da Prefeitura Municipal de Araras para explicarem quais as mudanças previstas no atual, como ocorre a participação popular nas decisões e também sobre o aplicativo Android para Tablet e Smartphones, que facilitará a interação do cidadão com as questões principais.

Ao disseminar o tema entre seus jovens, a Aehda pretende ampliar a experiência de cidadania e de cuidado para o futuro da cidade que todos idealizam e querem habitar. Outros encontros serão realizados na entidade.

Auditório “Helinho” foi palco de introdução ao tema

Especialista Bordini trata sobre o tema com os jovens. Cidadania é o pano de fundo

para as discussões.

Page 3: Mural aehda 004

Jornal Mural – Edição 004 – 27/10/14

Cidadania

Escolas aderem à Educação Financeira

A educação financeira já é realidade em diversas escolas brasileiras. Isso, pelo menos, é o que apontam dados da DSOP Educação Financeira. Apenas em 2014, mais de 1300 escolas públicas e particulares, em 20 estados brasileiros, adotaram o Programa de Educação Financeira da DSOP, que possui materiais didáticos e uma metodologia própria para abordar o tema, às crianças, jovens e adultos. Isso sem contar muitas outras que utilizam os materiais paradidáticos.

Um diferencial na abordagem do tema nestas escolas é que o Programa vai muito além da simples matemática financeira, levando aos alunos noções de consumo consciente e de como realizar sonhos. Para isso todo material é embasado em cinco eixos temáticos: família, diversidade, sustentabilidade, empreendedorismo e autonomia. Para ensinar esses conteúdos, a DSOP desenvolveu livros para todos os ciclos do ensino, desde o ensino infantil até o fim do ensino médio.

Essas escolas e prefeituras se anteciparam à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e à Lei 171/09, que tramita no Senado, sobre a obrigatoriedade da educação financeira em escolas das redes pública e privada de ensino.

Fonte: Onda Jovem, 27/10/2014

A Aehda e seus parceiros Cooperforte e Fundação Banco do Brasil tratam desse tema com seus jovens desde 2010.

Page 4: Mural aehda 004

Jornal Mural – Edição 004 – 27/10/14

Cidadania

Inadimplência é menor entre mais

jovens, mostra SPC Brasil

O indicador de inadimplência apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) tem mostrado que o aumento das dívidas em atraso apresenta comportamento diferente a depender da faixa etária do consumidor. No mês de setembro deste ano, a alta do número de dívidas atrasadas foi de 5,07% na comparação com o mesmo período de 2013, mas apresentou queda de 3,25% dentre os brasileiros com idade entre 18 e 24 anos.

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o adiamento da entrada na vida adulta dos brasileiros tem feito com que muitos jovens deixem de se endividar com bens de alto valor como imóveis e carros. Os dados do IBGE confirmam este panorama: há uma menor participação dos mais jovens no mercado de trabalho. Em setembro de 2010, a taxa de participação dos jovens entre 18 e 24 anos havia sido de 70,6%. Em setembro de 2014, a taxa passou para 65,4%.

Outro fator destacado pelos economistas é o adiamento da saída da casa dos pais e o crescimento do contingente de universitários. De acordo com o Censo Demográfico do IBGE, em 2000, 36,56% das pessoas entre 20 e 24 anos eram casados ou viviam em união estável. Em 2010, esse número havia caído para 34,21%. Já a população de estudantes que ingressam nas universidades cresceu mais de 76% em dez anos, segundo dados do INEP de dezembro de 2013.

Já os brasileiros da chamada geração "nem-nem", que nem estudam e nem trabalham têm crescido nos últimos anos e na média equivalem a 19,6% do total desta população, segundo o IBGE.

Fonte: Portal Nacional de Seguros

Ao mesmo tempo que a notícia é positiva pois demonstra uma maior consciência dos jovens, é preocupante ao constatar que uma das causas é a falta de renda por menor participação no mercado de trabalho.

Page 5: Mural aehda 004

Jornal Mural – Edição 004 – 27/10/14

Educação

Enem: locais de prova já estão

disponíveis para consulta

Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis a partir de 27/10 na internet. Para ter acesso, o estudante deve o informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição.

Também a partir desta segunda, os mesmos cartões começam a chegar pelo correio, no endereço informado na inscrição.

O documento de confirmação traz os dados pessoais do participante – nome, CPF, número de inscrição no Enem, data, hora e local das provas, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

Aqueles que acessarem o cartão pela internet deverão conferir as informações e imprimi-lo, se desejarem. Não é obrigatório levar o cartão no dia da prova. No entanto, é indispensável apresentar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou de motorista.

Segundo o instituto, quem não receber o cartão, não conseguir imprimir pela internet ou constatar erro no documento, deve entrar em contato com o atendimento ao participante, no telefone 0800 61 6161.Caso cartões enviados pelo correio sejam devolvidos, o Instituto Nacional de de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira entrará em contato com os candidatos por meio de SMS e mensagem eletrônica, por celular e e-mail.

As provas do Enem serão nos dias 8 e 9 de novembro. Mais de 8,7 milhões se inscreveram para o exame.

Para mais informações sobre o Enem, visite o site http://enem.inep.gov.br/

Page 6: Mural aehda 004

Jornal Mural – Edição 004 – 27/10/14

Educação

Eleições batem recorde

de comentários no Facebook

As eleições de 2014 no Brasil foram as mais comentadas na história do Facebook. De acordo com levantamento divulgado em 27/10 pela rede social, de 6 de julho até esse domingo (26), dia do segundo turno, 674,4 milhões de interações sobre o pleito foram registradas.

Segundo o Facebook, é o maior número de interações sobre eleições geradas na rede social. O recorde anterior era das eleições na Índia, este ano, quando 227 milhões de conversas foram registradas - número três vezes menor que o volume de dados alcançados pelos internautas brasileiros.

Interações são postagens de fotos, textos, comentário, curtidas, ou qualquer conteúdo compartilhado na rede. Só no domingo, mais de 49 milhões de interações sobre o pleito foram geradas - 53,8% dos comentários voltados para a Dilma Rousseff e 46,2% para Aécio Neves.

De acordo com a rede social, 89 milhões de pessoas usam o Facebook ativamente por mês. A empresa estima que 3 em cada 5 eleitores brasileiros estão no Facebook.

Editor: Aécio Amado, Agência Brasil

Redes tornaram-se cruciais para quem quer se informar melhor, para trocar ideias e defender propostas ou candidatos. Porém, ao se tornar guerra de opositores, na mesma proporção, serviu também para criar situações indesejáveis de preconceito, boatos e distorções que não contribuem para a saúde da democracia que ainda é muito jovem no País.

Page 7: Mural aehda 004

Jornal Mural – Edição 004 – 27/10/14

Sua Cidade

Racionamento de água

continua em Araras

Ao contrário do último fim de semana, neste próximo, o racionamento de água acontecerá normalmente. A informação foi confirmada pelo Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) e abrangerá todos os bairros. Iniciado em 16 de outubro, o consumo diário foi reduzido em 31% até o momento – caiu de 60 milhões litros/dia para 41 milhões/dia.

Previsto no decreto municipal, publicado em 3 de julho, o racionamento é a última medida adotada pelo Saema, com autorização da Prefeitura, para tentar reduzir o consumo de água e acontece, diariamente, das 6h às 18h.

Em tempo: a captação da Antonio Meneghetti (Tambury), foi interrompida há quase um mês, após sua capacidade chegar a apenas 5%. Na semana passada, o presidente da autarquia, Carlos Cerri Júnior, anunciou que a captação da segunda do mesmo sistema (Santa Lúcia) também seria interrompida, pois a represa também registra redução diária de seu volume.

Devido à gravidade da situação, nos próximos dias – caso não chova de forma significativa – Araras contará, apenas, com a água das outras duas represas: João Ometto Sobrinho (Água Boa) e Hermínio Ometto. As duas, atualmente, trabalham com 15% da capacidade. A captação do Rio Mogi Guaçu, que antes da crise respondia por 25% do abastecimento, caiu para menos de 10% e também poderá parar nos próximos dias.

Fonte: Tribuna do Povo, 27/10/14

No primeiro semestre deste ano choveu apenas

413 milímetros, 54,9% menos em relação ao

mesmo período de 2013, quando choveu 915,3. A

Prefeitura pede que os moradores economizem

para evitar o racionamento.

Page 8: Mural aehda 004

Jornal Mural – Edição 004 – 27/10/14

Sua Cidade

Imagens – SAAE 7 Lagoas