guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · web...

33
INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 004/2014 Orienta sobre os procedimentos relativos à admissão de pessoal em caráter temporário, de excepcional interesse público, selecionados por meio de Processo Seletivo Simplificado, e estabelece outras providências. O COLEGIADO DO CONTROLE INTERNO, no uso de suas atribuições legais, e, Considerando que a Constituição Federal em seu artigo 37, inciso IX possibilita a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, desde que as hipóteses estejam previstas em lei; Considerando a Lei Complementar nº 49 de 20 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade de excepcional interesse público; Considerando as orientações do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina acerca das contratações temporárias para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, e; Considerando a necessidade de procedimentos de controle permanente dos recursos humanos disponíveis para o atendimento da demanda existente. RESOLVE:

Upload: dinhnhan

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 004/2014

Orienta sobre os procedimentos relativos à admissão de pessoal em caráter temporário, de excepcional interesse público, selecionados por meio de Processo Seletivo Simplificado, e estabelece outras providências.

O COLEGIADO DO CONTROLE INTERNO, no uso de suas atribuições legais, e,

Considerando que a Constituição Federal em seu artigo 37, inciso IX possibilita a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, desde que as hipóteses estejam previstas em lei;

Considerando a Lei Complementar nº 49 de 20 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade de excepcional interesse público;

Considerando as orientações do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina acerca das contratações temporárias para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, e;

Considerando a necessidade de procedimentos de controle permanente dos recursos humanos disponíveis para o atendimento da demanda existente.

RESOLVE:

CAPÍTULO IDAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º Esta Instrução Normativa tem por finalidade disciplinar normas procedimentais, para padronizar a rotina interna de controle e acompanhamento de admissão de pessoal mediante contrato temporário, com vistas à eficácia, eficiência e transparência na aplicação dos recursos públicos, no âmbito do Poder Executivo Municipal de Guaramirim.

CAPÍTULO IIABRANGÊNCIAS

Page 2: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

Art. 2º Esta Instrução Normativa abrange o poder executivo municipal, incluindo as secretaria municipais, seus órgãos, departamentos e fundos, bem como as autarquias, fundações, sociedade de economia mista e empresas públicas.

CAPÍTULO IIICONCEITOS

Art. 3º Para efeito desta Instrução Normativa devem ser considerados os seguintes conceitos:

I - contratação temporária: contratação de pessoal por tempo determinado, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público nas condições previstas em lei;

II - necessidade temporária de excepcional interesse público: considera-se aquela que comprometa a prestação contínua eficiente dos serviços próprios da administração;

III - processo seletivo simplificado: sequência de ações definidas em lei destinadas a seleção de mão-de-obra em caráter temporário e excepcional conforme dispuser a lei, para atendimento de necessidade específica.

CAPÍTULO IVDAS HIPÓTESES DE CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

Art. 4º As hipóteses de contratação temporária encontram-se previstas no artigo 2º da Lei Complementar nº 49/2013, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

Art. 5º As contratações temporárias devem ser devidamente fundamentadas e justificadas devendo-se comprovar efetivamente a necessidade temporária de excepcional interesse público, a fim de viabilizar a contratação.

Art. 6º A hipótese de contratação de servidor substituto para suprir a licença para tratar de interesse particular não constitui motivo razoável para a contratação por tempo determinado, uma vez que se trata de ato discricionário dependendo do exame da conveniência e oportunidade administrativas e do interesse público.

Art. 7º É vedada a contratação de servidor cuja situação de acúmulo de cargos e funções contrariam o disposto no art. 37 da Constituição Federal.

CAPÍTULO VDO PROCEDIMENTO

Seção I

Page 3: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

Do Procedimento para Contratação Temporária

Art. 8º Verificadas quais as situações previstas na Lei Complementar nº 49/2013 de 20 de dezembro de 2013 e constatada a necessidade de contratação de servidor temporário a Secretaria interessada encaminhará solicitação ao Chefe do Poder Executivo que fará a deliberação após análise administrativa/orçamentária da Secretaria de Administração e Finanças.

Parágrafo Único. Na solicitação de que trata o caput deste artigo deverá constar obrigatoriamente a exposição de motivos que justifique a contratação temporária, considerando a estrita necessidade do serviço na área, elencando as hipóteses legais.

Art. 9º Aprovada a solicitação de contratação de servidor temporário, será encaminhado o requerimento para confecção de Edital de Processo Seletivo Simplificado.

Seção IIDo Processo Seletivo Simplificado

Art. 10 A contratação temporária se dará mediante de Processo Seletivo Simplificado, de prova ou de provas e títulos ou podendo ainda ocorrer unicamente com base no exame de títulos, nas hipóteses previstas na Lei Complementar nº 49/2013.

Art. 11 O edital de Processo Seletivo Simplificado deve respeitar o previsto na Lei Complementar nº 49 de 20 de dezembro de 2013, observado ainda o modelo constante do Anexo II.

§ 1º A seleção para contratação temporária será realizada por Comissão Organizadora e Avaliadora de Processo Seletivo, designada por portaria específica, sob a coordenação do Secretário (a) da secretaria interessada.

§ 2º Poderá ser delegada a empresa especializada os seguintes atos:

I – o recebimento das inscrições, o deferimento e indeferimento destas;

II – e realização das provas;

III – o recebimento, a apreciação e o julgamento de recursos;

IV - a apresentação da lista preliminar e definitiva de classificados e os atos pertinentes.

Seção IIIDa Contratação

Art. 12 As secretarias municipais e os órgãos quando constatarem a necessidade de contratação ou renovação de contrato de servidor temporário, para atender

Page 4: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

a necessidade temporária de excepcional interesse público, deve encaminhar o pedido (conforme anexo I) até o quinto dia útil de cada mês ao Setor de RH.

§ 1º O pedido de renovação de contrato temporário autorizados em lei deve ser instruído com a relação dos nomes por setor e justificativa da renovação;

§ 2º O pedido de admissão de pessoal mediante contrato temporário deve ser instruído com cópias dos documentos pessoais e de habilitação para o cargo a ocupar, além da justificativa para contratação e indicação do processo seletivo.

Art. 13 De posse do pedido de contratação ou renovação de contrato de servidor temporário o Setor de RH deve, no prazo máximo de 01 (um) dia, analisar o pedido e conferir os documentos instruídos, nos autos.

§ 1º Não havendo inconformidade, deve-se no prazo máximo de 48 horas encaminhar os autos para análise do Secretário de Administração e Finanças e para autorização do chefe do poder executivo;

§ 2º Havendo inconformidade, encaminha-se os autos à Secretaria de origem e solicita-se saneamento das irregularidades.

Art. 14 De posse dos autos de autorização de contratação ou renovação o Secretário de Administração e Finanças realizará a análise financeira e orçamentária e encaminhará ao Controle Interno para manifestação.

Art. 15 Após a manifestação da Controladoria Geral do Município sobre a contratação, o procedimento será encaminhado ao Chefe do poder Executivo que através de despacho autorizará ou não a contratação ou renovação do contrato.

Art. 16 Sendo autorizada a contratação o Setor de RH de posse dos autos deve cadastrar e lançar o contrato no sistema no prazo máximo de 01 (um) dia e abrir pasta funcional.

Art. 17 Após a contratação o processo deve ser encaminhado ao Controle Interno para emissão de Parecer sobre a regularidade da contratação.

Seção IVDas Responsabilidades

Art. 18 É responsabilidade do Secretário (a) da secretaria interessada, de acordo com a demanda de contratação, a coordenação do Processo Seletivo Simplificado com vista a suprir a necessidade de contratação temporária de mão-de-obra.

§ 1º A Comissão Organizadora e Avaliadora de Processo Seletivo, nomeada através de ato do Chefe do Poder Executivo, deverá sob a coordenação do Secretário (a) Municipal conduzir os trabalhos relativos ao processo seletivo simplificado.

Page 5: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

Art. 19 São de responsabilidade do Setor de RH:

I - Receber das Secretarias o pedido de contratação ou renovação de contrato de servidor temporário;

II - Analisar a pertinência de pedido de contratação ou renovação de contrato de servidor temporário e encaminhar ao Secretário de Administração e Finanças e ao Chefe do Poder Executivo;

III - Requisitar documentos;IV - Implantar o contrato no sistema;V - Controlar as pastas funcionais dos servidores;

Art. 20 É de responsabilidade do Secretário de Administração e Finanças declarar o previsto no art. 16 e 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Art. 21 Cabe ao Chefe do Poder Executivo a autorização de lançamento de Processo Seletivo e a autorização de contratação ou renovação de contrato temporário.

Art. 22 São de responsabilidade da Controladoria Geral do Município a análise da legalidade e emissão de parecer técnico sobre as contratações ou renovação de contrato de servidor temporário, nos termos da Instrução Normativa TC-N 11/2011, do Tribunal do Estado de Santa Catarina e suas alterações;

CAPÍTULO VIDISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 23 Compete à Controladoria Geral do Município dirimir quaisquer dúvidas ou interpretações desta Instrução Normativa.

Art. 24 O anexo I e II constitui parte integrante desta Instrução Normativa.

Art. 25 Em qualquer hipótese, havendo os pré-requisitos para a contratação temporária de mão-de-obra, deverá ser deflagrado Processo Seletivo Simplificado, sem o qual não deverá ser realizada a contratação.

Art. 26 Em todas as fases do Processo deverão ser cumpridos os prazos para envio de informações ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, de acordo com a competência de cada setor envolvido.

Art. 27 Esta Instrução Normativa entrará em vigor na data da sua publicação.

Guaramirim/SC, 03 de julho de 2014.

Assinatura do Órgão Colegiado

Page 6: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

___________________Denilson Weiss

___________________Iran Wedi Siqueira

___________________José Olívio Papp

____________________Elisangela Fenrich

___________________Fernanda Furtado

________________________Lia Boder

___________________Camila Mengarda

________________________Marcelo Amadeu Deretti

Controlador Geral do Município

ANEXO I

Page 7: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIDOR TEMPORÁRIO

Departamento/Unidade/Órgão Solicitante:

Cargo/Função:

Período de Contratação: Carga Horária:

Quantidade de vagas solicitadas:

Justificativa da Contratação:

Data:

__________________________________Secretário/Gestor

ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

Adequação Orçamentária e Financeira

A despesa criada/aumentada é compatível com a LOA/LDO/PPA.

A despesa criada/aumentada é incompatível com os instrumentos de planejamento pelos fundamentos apresentados às fls. __________.

Em ____/____/_____

______________________________________Carimbo e Assinatura do Secretário

Análise Orçamentária e Financeira

Poderá ser realizada a despesa face à compatibilidade com os instrumentos de planejamento e à disponibilidade orçamentária. Não poderá ser realizada a despesa face à impossibilidade de disponibilização da correspondente cota orçamentária.

Poderá ser realizada a despesa face à disponibilidade financeira devidamente atestadas. Não poderá ser realizada a despesa à impossibilidade de disponibilização da correspondente cota financeira.

_____________________________________________Carimbo e Assinatura do Secretário

MANIFESTAÇÃO DO CONTROLE INTERNO:Após análise da compatibilidade com os instrumentos de planejamento, bem como da análise orçamentária e financeira opinamos pela: Realização da contratação. Não realização da contratação.

______________________________Controlador Geral do Município

MANIFESTAÇÃO DA AUTORIDADE COMPETENTE:Após análise da solicitação de Contratação, conforme os fundamentos apresentados, bem como a posterior verificação da compatibilidade com os instrumentos de planejamento e também devido à análise orçamentária e financeira: Autorizo a realizada da Contratação. Não Autorizo a Contração Solicitada.

_______________________________Lauro Fröhlich

Prefeito Municipal

ANEXO II

Page 8: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL 000/000

O Município de Guaramirim, por intermédio da Secretaria Municipal de ______________(nome da Secretaria), torna público que fará realizar Processo Seletivo Simplificado para a contratação de ____________________(cargos), admitidos em caráter temporário, conforme dispõe o art. 37 inciso IX da Constituição Federal de 1988, (artigo referente a contratação temporária), da Lei Complementar nº 49, 20 de dezembro de 2013, e suas alterações.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A seleção para contratação temporária será realizada pela Comissão Organizadora do presente processo seletivo, designada por Portaria Específica, sob a coordenação do Secretário(a) Municipal de ____________________, obedecidos os critérios de habilitação específica, experiência na função e demais requisitos estabelecidos no presente edital.

1.2 O Processo Seletivo será realizado sob a responsabilidade da Secretaria de _________________, obedecidas às normas do presente Edital;

1.3 O inteiro teor do Edital estará disponível no “site” www.guaramirim.sc.gov.br, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento. O Edital também estará disponível para leitura na Secretaria de ____________________, na Rua ______, nº _______, __________em Guaramirim-SC.

2. DOS CARGOS E DAS VAGAS

OPÇÃO 1: DIVERSOS CARGOS

2.1 O Processo Seletivo destina-se ao provimento das vagas, referentes aos cargos dispostos nos Anexos I sempre que houver necessidade de contratação temporária, atendendo o art. ____, incisos _____________, da Lei Complementar nº 49 de 20 de dezembro de 2013.

2.2 O Processo Seletivo Simplificado terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data do ato de homologação do resultado para cada cargo – função/especialidade/disciplina – lotação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Guaramirim e Secretaria de _____________________.

2.3 Os cargos objeto deste Processo Seletivo, as respectivas funções, especialidades e disciplinas (se houver), lotação, vagas, carga horária e remuneração estão indicados no Anexo I.

2.4 A escolaridade, os demais requisitos e as atividades que competirão aos ocupantes dos cargos objeto deste Processo Seletivo são as indicadas no Anexo II do presente Edital.

2.5 O candidato aprovado no Processo Seletivo Simplificado e que vier a ser convocado/admitido para o cargo público a que concorreu, será lotado, a critério da Administração, em qualquer das unidades ou órgãos da Prefeitura Municipal de Guaramirim, da Secretaria de ________________, respeitada em qualquer caso a opção ao ente apontado no formulário de inscrição.

2.6 - O prazo de contratação será de no máximo 12 meses.

Page 9: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

2.7 Os candidatos aprovados e classificados poderão ser convocados para o preenchimento das vagas que vierem a surgir, dentro do prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado.

OPÇÃO 2: POUCOS CARGOS

2. DOS CARGOS E DAS VAGAS (modelo de cargos e vagas proposto diretamente ou podendo ser feito em tabela quando houver poucas vagas)

2.1 A seleção destina-se à contratação de Merendeiras para atuarem nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação.

2.2 A remuneração de pessoal será fixada nos contratos, em importância idêntica ao vencimento do cargo de provimento efetivo, acrescidos do auxílio alimentação, cujo montante encontra-se fixado na Lei Municipal 0000/0000, regulamentada pelos Decretos Municipais nº 0000/0000 e 0000/0000.

2.3 Merendeira - 40 (quarenta) horas - R$ 000,00 (xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx).

2.4 A jornada de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais de segunda-feira a sexta-feira.

2.5. Número de Vagas – 10 (dez), podendo ser alterada na medida das necessidades.

2.6 O Processo Seletivo Simplificado terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data do ato de homologação do resultado para cada cargo – função/especialidade/disciplina – lotação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Guaramirim e Secretaria de _____________________.

2.7 - O prazo de contratação será de no máximo 12 meses.

2.8 Os candidatos aprovados e classificados poderão ser convocados para o preenchimento das vagas que vierem a surgir, dentro do prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado.

3. DO REGIME JURÍDICO

3.1 Os candidatos habilitados e classificados no processo seletivo serão admitidos sob regime Administrativo Especial, conforme Lei Complementar nº 49 de 20 de dezembro de 2013, e suas alterações, e à Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições para o processo seletivo de contratação de prestação de serviços em caráter temporário, são gratuitas e serão realizadas, no período de ____ de ________ a ______ de __________, no horário das ___h___min às ___h___min, junto a Secretaria Municipal da _____________, situada à Rua ____________, nº ____, ___________, Guaramirim – SC.

4.2 Para efeito de inscrição, o candidato preencherá formulário padrão (Anexo IV), que deverá ser preenchido com letra legível, não podendo haver rasuras ou emendas, nem omissão de dados nele solicitado, sob pena de nulidade da inscrição.

4.3 Uma vez efetuada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alteração quanto ao cargo e/ou função/especialidade/disciplina escolhidos;

Page 10: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

4.4 O candidato que necessitar de condições especiais para a realização de provas deverá, até o _______ de ______ de ___________, protocolar na Secretaria de _______________________à Rua ______________, nº _______, bairro ____________, Guaramirim/SC o horário das __h___min às __h__min, requerimento indicando as condições especiais de prova que necessita e os fundamentos;

4.5 São requisitos para a inscrição:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) encontrar-se no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;

c) estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

d) ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos até a data da nomeação;

e) conhecer e estar de acordo com as exigências do presente edital;

h) ter conhecimento das atribuições estabelecidas na descrição do cargo conforme consta no Anexo 2.

4.6 O Candidato deverá obrigatoriamente entregar no local de inscrição a Ficha de Inscrição (Anexo IV) devidamente preenchida e assinada, segundo orientações deste Edital, juntamente com a documentação abaixo:

a) Cópia do documento de identidade;

b) Cópia do CPF;

c) Comprovante de quitação militar e eleitoral;

d) .........................................................

4.7 É de total responsabilidade do candidato a conferência dos documentos e informações prestadas no item 4.6.

4.8 Inscrição por Procuração: A inscrição poderá também ser efetuada por intermédio de um procurador habilitado, mediante apresentação de documentos que ficarão retidos:

a) De instrumento particular com firma reconhecida, ou instrumento público de procuração, passado pelo interessado, contendo poderes expressos para esse fim.

b) Dos documentos relacionados no subitem 4.6 deste Edital, sem originais e devidamente autenticados.

c) Cópia do documento e original da identidade do procurador.

4.8.1 O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu representante.

4.9 A não apresentação da fotocópia dos documentos a, ou b exigidos no item 4.8 e/ou falta de preenchimento de um dos itens da ficha de inscrição acarretará na eliminação do candidato no Processo Seletivo.

4.10 As listas gerais de inscrições deferidas e indeferidas serão divulgadas no site do Município de Guaramirim a partir do dia ____de ____________ de _______.

4.11 A inscrição do candidato importa no conhecimento e na aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital;

5. DO LOCAL E HORÁRIO DE PROVAS

Page 11: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

5.1 A prova será realizada no dia ______ de _____________ de _______, (dia da semana), com início às _____h e término às _____h, nas dependências da ______________________________________________, localizada à Rua _______, nº _________, bairro ___________, município de Guaramirim/SC.

6. DAS PROVAS

6.1 O Processo Seletivo será efetuado mediante aplicação de provas objetivas em que serão avaliados os conhecimentos e/ou habilidades dos candidatos sobre as matérias relacionadas a cada cargo e função – especialidade – disciplina (se houver), cuja composição e respectivos programas fazem parte do Anexo III deste Edital;

6.2 Os candidatos deverão comparecer aos locais de prova munido do comprovante de inscrição, documento de identificação original e caneta esferográfica de tinta azul ou preta, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos antes do horário fixado para seu início. Será vedada a admissão em sala de provas ao candidato que se apresentar após o início das mesmas;

6.2.1 O candidato deverá ingressar na sala antes do horário estipulado para o início da prova, sendo considerado eliminado o candidato que deixar de comparecer ou atrasar-se.

6.3 Somente será admitido para realizar a prova, o candidato que estiver munido de documento original de identidade;

6.4 Serão considerados documentos de identidade as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores ou por Ordens e Conselhos de Classe e Carteira Nacional de Habilitação (com foto);

6.5 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento original de identidade por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar o registro original de Boletim de Ocorrência expedido por Órgão Policial no prazo máximo de 30 (trinta) dias;

6.6 Não serão aceitos, por serem documentos destinados a outros fins, Boletim de Ocorrência expedido a mais de 30 (trinta) dias, Protocolos, Certidão de Nascimento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação (sem foto), Carteira de Estudante, Crachás, Identidade Funcional de natureza pública ou privada e/ou qualquer outro documento não especificado no item 6.4;

6.7 Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a identificação do candidato com clareza.

6.8 A prova objetiva terá duração de 3 (três) horas e será constituída de ________(__________) questões, com 4 (quatro) alternativas de resposta cada uma, sendo apenas 1 (uma) a correta;

6.9 As questões da prova objetiva deverão ser respondidas em cartão de respostas, específico, personalizado para cada candidato e, para tanto, os candidatos devem dispor de caneta esferográfica preta ou azul;

6.10 Será atribuída nota 0 (zero):

a) à(s) questão(ões) da prova objetiva que contenha(m) emenda(s) e/ou rasura(s), ainda que legível(is);

Page 12: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

b) à(s) questão(ões) da prova objetiva que contenha(m) mais de uma opção de resposta assinalada;

c) à(s) questão(ões) da prova objetiva que não estiver(em) assinalada(s) no cartão de respostas;

d) à(s) questão(ões) da prova objetiva ou à(s) prova(s) objetiva(s) cujo cartão de respostas for preenchido fora das especificações contidas no mesmo ou nas instruções da prova, ou seja, preenchidas com canetas não esferográficas ou com canetas esferográficas de cor diferente de azul ou preta, ou ainda, com marcação diferente da indicada no modelo previsto no cartão.

6.11 Durante as provas não serão permitidas consultas bibliográficas de qualquer espécie, nem a utilização ou porte de calculadora, relógio, pager, telefone celular ou qualquer outro equipamento eletroeletrônico, sob pena de eliminação do candidato do Processo Seletivo Simplificado;

6.12 O preenchimento do Cartão de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de conformidade com as instruções especificadas. Em nenhuma hipótese, haverá substituição do Caderno de Prova ou Cartão de Resposta por erro do candidato.

6.13 Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente no Cartão de Resposta. Serão consideradas marcações incorretas as que estiverem em desacordo com este Edital e com as instruções contidas no Caderno de Prova, tais como: dupla marcação, marcação rasurada ou emendada e campo de marcação não preenchido integralmente.

6.14 Os telefones celulares e demais equipamentos devem ser desligados e entregues aos fiscais da sala do Processo Seletivo.

6.15 Não haverá, em qualquer hipótese, segunda chamada para a prova escrita (objetiva), nem a realização de prova fora do horário e local marcados para todos os candidatos.

6.16 O candidato ao encerrar a prova, deverá entregá-la ao fiscal juntamente com o cartão resposta, caso não entregue poderá ser penalizado, ter sua prova anulada e ser eliminado do processo seletivo.

6.17 O candidato, ao encerrar sua prova, entregará ao fiscal de sua sala, o cartão resposta da prova objetiva devidamente assinado no verso, a folha de respostas da prova discursiva (se houver), sem qualquer identificação e o caderno de provas, podendo reter para si, apenas, um folheto com a numeração das questões para que possa anotar suas respostas da prova objetiva para posterior conferência;

6.18 Os candidatos somente poderão se retirar do local das provas objetivas, após 1h (uma hora) do início das mesmas;

6.19 O candidato somente poderá retirar-se do local de realização da prova levando o caderno de provas quando faltarem menos de 15 (quinze) minutos para o término das mesmas;

6.20 Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala da prova objetiva somente poderão entregar as respectivas provas e retirar-se do local, simultaneamente.

OPÇÃO 1 PARA AVALIAÇÃO DA PROVA:

6.21 A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem), sendo atribuída a pontuação conforme os seguintes critérios:

Page 13: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

6.21.1 Para os cargos dos Níveis Superior e Superior Magistério, o cálculo do número de pontos será realizado pela seguinte fórmula:

Pontuação = (NACG X 2,66) + (NACE X 4,00)

onde:

NACG = Número de Acertos da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais

NACE = Número de Acertos da Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos

6.21.2 Para os cargos dos Níveis Fundamental e Médio, o cálculo do número de pontos será realizado pela seguinte fórmula:

Pontuação = (NACG X 3,33)

onde:

NACG = Número de Acertos da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais

6.22 Serão considerados aprovados, na prova objetiva, os candidatos que obtiverem:

a) Pontuação igual ou superior a 40,00 pontos, conforme cálculo estabelecido no item 6.21.1, para candidatos inscritos para os cargos de nível superior e magistério;

b) Pontuação igual ou superior a 30,00 pontos, conforme cálculo estabelecido no item 6.21.2, para candidatos inscritos para os cargos de nível fundamental e médio.

OPÇÃO 2 PARA AVALIAÇÃO DA PROVA:

6.21 A prova escrita é de caráter eliminatório e classificatório. Todos os candidatos inscritos deverão realizar a prova abordando conhecimentos específicos e gerais.

6.22. A pontuação final na prova escrita será obtida pela soma dos pontos obtidos nas respostas corretas. A prova será avaliada na escala de zero (0) a dez (10), tendo todas as questões o mesmo peso, ou seja, 1.0 (um) ponto para cada questão correta.

6.23. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que obter nota inferior a 5,0 na prova.

6.24 Uma cópia dos cadernos de prova será disponibilizada nos 2 (dois) dias úteis subsequentes ao da aplicação das mesmas, para retirada pelos candidatos na Secretaria de _________________________ à Rua _____________, nº ______, bairro _______________, Guaramirim-SC no horário das ___h____min às _____h_______min.

6.25 Os cadernos de prova não serão disponibilizados via Internet. O gabarito preliminar da prova será divulgado no “site” www.guaramirim.sc.gov.br no “link” Concursos e Processos Seletivos, no dia xx de xxxxxxxxx de xxxx.

6.26 Na hipótese de anulação de questão da prova, ela será considerada como respondida corretamente por todos os candidatos.

7. DA CLASSIFICAÇÃO

7.1 Os candidatos aprovados na Prova Objetiva, serão classificados por cargo – função/especialidade – lotação, em ordem decrescente dos pontos obtidos.

Page 14: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

7.2 Ocorrendo empate no número de pontos, o desempate beneficiará, sucessivamente, o candidato que:

a) Possuir idade superior a 60 (sessenta) anos (Art. 27, parágrafo único do Estatuto do

Idoso - Lei nº. 10.741/2003);

b) obtiver o maior número de acertos nas questões de conhecimentos específicos;

c) obtiver o maior número de acertos nas questões de língua portuguesa;

d) possuir idade mais elevada;

8. DO RESULTADO

8.1 A lista classificatória provisória, juntamente com a pontuação individual dos candidatos, será publicada no mural de publicações oficiais do Município e no “site” www.guaramirim.sc.gov.br no “link” Concursos e Processos Seletivos, no dia ____ de -_______________ de ____, a partir do dia ____ de ____________, às _____ horas.

9. DOS RECURSOS

9.1 O candidato que desejar interpor recurso deverá fazê-lo, nos moldes do Anexo V em até 2 (dois) dias úteis após a publicação dos gabaritos preliminares das provas, devendo protocolá-los junto a Secretaria de ____________________ à Rua _______, nº ______, bairro ___________, Guaramirim-SC no horário das ______h______min às ____h_______min, com a menção expressa que se relacionam a este Edital;

9.2 Somente serão apreciados os recursos expressos em termos convenientes e que apontarem as circunstancias que os justifiquem. Recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.

9.3 Todos os recursos regulares serão analisados e o gabarito oficial definitivo será divulgado no endereço eletrônico http://www.guaramirim.sc.gov.br e no mural da Público. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.

9.4 Não será aceito recurso fora do formulário próprio ou fora do prazo.

9.5 Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso de gabarito oficial definitivo.

9.6 Em caso de anulação de questão(ões), os pontos a ela(s) correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos;

9.7 No caso de alteração na indicação da resposta correta de uma questão no gabarito preliminar, o mesmo será alterado para a forma correta no gabarito definitivo;

9.8 Caberá a Comissão do presente edital, anular questões das provas, quando for o caso. A decisão final será soberana e definitiva, não existindo desta forma recurso contra resultado de recurso.

10. DA CONVOCAÇÃO E ADMISSÃO

10.1 Os candidatos aprovados serão admitidos, obedecendo-se a ordem de classificação por cargo - função/especialidade/disciplina – lotação;

Page 15: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

10.2 A aprovação e classificação neste Processo Seletivo Simplificado não assegura ao candidato o direito de ingresso automático no quadro da Prefeitura Municipal de Guaramirim, nos quadros da Secretaria de __________________________. A admissão é de competência do Prefeito Municipal, dentro do interesse e conveniência da administração, observada a ordem de classificação dos candidatos;

10.3 O candidato aprovado e classificado será convocado para admissão através de correspondência enviada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, com aviso de recebimento (AR);

10.3.1 O candidato deverá comunicar toda e qualquer alteração de seu endereço e contato telefônico. A manutenção do endereço atualizado junto ao Município é responsabilidade do candidato.

10.4 O candidato terá o prazo máximo de 10 (dez), contados a partir do recebimento do AR, para entregar e apresentar a documentação necessária à sua admissão, conforme opção de cargo, composta por:

a) Carteira de Trabalho e Previdência Social original;

b) Cópia e original da Cédula de Identidade;

c) Cadastro de Pessoa Física - CPF;

d) cópia e original do Título de Eleitor e de Certidão de Regularidade eleitoral;

e) cópia e original da certidão de nascimento (se solteiro) ou da certidão de casamento (se casado);

f) cópia e original do histórico escolar e certificado de conclusão do curso (para os cargos de nível fundamental e médio). Cópia e original do diploma e/ou histórico escolar e certificado de conclusão de curso superior com habilitação específica na área de atuação, quando expressamente exigida pelo anexo II (para cargos de nível superior);

g) cópia e original do registro Profissional no órgão de classe, quando o cargo exigir;

h) cópia e original de certidão negativa de Processo Ético-Disciplinar no respectivo Conselho Profissional (SC) e nos Conselhos de outros estados onde tenha atuado ou tenha tido registro profissional;

i) Certificado de quitação do Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino);

j) Certidão Negativa de Antecedentes Criminais do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, ou do Estado onde residiu nos últimos 5 (cinco) anos;

k) Certidão Negativa de Antecedentes Criminais do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Santa Catarina, para os candidatos que foram Policiais Militares;

m) Cópia e original da Carteira Nacional de Habilitação, quando o cargo exigir;

n) Comprovante de residência, quando o cargo exigir;

o) Declaração de Imposto de Renda (dos que declaram);

p) 1 foto 3x4 colorida e atual;

r) Cartão PIS/PASEP.

10.5 A contratação do candidato classificado dependerá de aprovação prévia em exame admissional.

Page 16: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

10.6 O não comparecimento do candidato classificado, implicará na alteração da ordem de classificação, devendo o candidato ser reposicionado no final da classificação.

10.7 Os candidatos aprovados e classificados, quando convocados, tem um prazo máximo de 10 (dez) dias para tomar posse no cargo e assumir suas atividades.

10.8 A Contratação será pelo prazo máximo de 12 (doze) meses, improrrogável.

10.9 O profissional contratado ficará vinculado à Secretaria Municipal de _________________, podendo ocorrer mudança de local de trabalho, sempre que necessário de interesse da administração, ou no retorno do titular que estiver sendo substituído.

11. DA RESCISÃO

11.1. O contrato firmado de acordo com a Lei Complementar nº 49, 20 de dezembro de 2013 extinguir-se-á:

I) pelo término do prazo contratual;

II) por iniciativa do contratado;

III) quando o contratado incorrer em infração disciplinar punível de demissão;

IV) por iniciativa do Poder Público e das Autarquias e Fundações Públicas Municipais.

12. DO FORO JUDICIAL

12.1 O foro para dirimir qualquer questão relacionada com o Processo Seletivo Simplificado de que trata este Edital é o da Comarca de Guaramirim/SC.

13. DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1 A homologação do resultado deste Processo Seletivo será efetuada por cargo – função/especialidade/disciplina – lotação ou por grupos, a critério da Prefeitura Municipal de Guaramirim;

13.2 O inteiro teor deste Edital, as Portarias de Homologação e o resultado final (Ato de Homologação do Processo Seletivo) serão publicados no Mural Público e no site oficial do Município de Guaramirim, apenas dos candidatos aprovados no Processo Seletivo;

13.3 Será excluído do Processo Seletivo Simplificado, por Ato da Comissão e Avaliação do Processo Seletivo, o candidato que:

a) tornar-se culpado de incorreções ou descortesias com qualquer membro da equipe encarregada da realização das provas;

b) for surpreendido, durante a aplicação das provas, em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;

c) for surpreendido, durante a aplicação das provas, utilizando ou portando calculadora, relógio, pager, telefone celular ou qualquer outro equipamento eletroeletrônico;

d) for apanhado em flagrante, utilizando-se de qualquer meio, na tentativa de burlar a prova, ou for responsável por falsa identificação pessoal;

e) ausentar-se da sala de prova;

Page 17: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

f) recusar-se a assinar o cartão resposta, de folha de respostas da prova discursiva ou de outros documentos.

13.4 É vedada a inscrição neste Processo Seletivo Simplificado de quaisquer membros da Comissão Organizadora e Avaliadora do Processo Seletivo, tanto da Prefeitura Municipal de Guaramirim e da Secretaria ___________________.

13.5 As informações relativas a este edital ou os casos omissos poderão ser esclarecidas pela Comissão Organizadora e Avaliadora deste Processo Seletivo.

Guaramirim (SC), ______ de __________ de 2______.

Page 18: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

ANEXO I

CARGO/DISCIPLINA, FUNÇÕES/ESPECIALIDADE, LOTAÇÃO, CARGA HORÁRIA E REMUNERAÇÃO.

CARGOS DE NÍNEL SUPERIOR Código Cargo/Disciplina Função/

EspecialidadeLotação C.H. Remuneração

(em R$)Auxílio

Alimentação 001 Médico Cardiologista PMG 200h 9.000,00 400,00002 Engenheiro Civil PMG 200h 2.000,00 400,00003 Farmacêutico - PMG 200h 1.500,00 400,00004 Arquiteto - PMG 200h 2.500,00 400,00005 400,00006

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO Código Cargo/Disciplina Função/Especialidade Lotação C.H. Remuneração

(em R$)021 Agente

Administrativo- PMG 200h 2.000,00

010 Técnico em enfermagem

- PMG 200h 2.000,00

013 Auxiliar de higiene bucal

- PMG 200h 1.500,00

-

ABREVIATURAS: PMJ – Prefeitura Municipal de Guaramirim CH – Carga Horária

Page 19: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

ANEXO II

ATIVIDADES, ESCOLARIDADE E REQUISITOS

CARGOS DE ADMINISTRAÇÃO GERAL – NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Médico(Descrição sumária das atribuições do cargo).Pré-requisitos: Ensino Superior em Medicina ..................Prova Prática: Não há

CARGOS DE ADMINISTRAÇÃO GERAL – NÍVEL MÉDIO

Cargo: Agente Administrativo(Atividades típica do cargo).Pré-requisitos: Ensino Médio CompletoProva Prática: Não há

Page 20: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

ANEXO III – PROVAS E PROGRAMAS

CARGOS DE ADMINISTRAÇÃO GERAL - NÍVEL SUPERIOR

PROVAS OBJETIVAS – 30 QUESTÕES

Todos os Cargos de Administração Geral – Nível Superior terão a prova objetiva de Conhecimentos Gerais com 15 (quinze) questões, a partir do seguinte programa: PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS – 15 QUESTÕES: LÍNGUA PORTUGUESA – 5 Questões: Compreensão e interpretação de texto(s); Coesão e coerência textuais; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Flexão nominal e verbal; Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocação; Emprego de tempos e modos verbais; Vozes do verbo; Concordância nominal e verbal; Emprego da crase; Pontuação; Classes gramaticais variáveis: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo; Termos integrantes da oração: objeto direto e indireto, agente da passiva e complemento nominal; Redação Oficial: formas de tratamento, tipos de discursos, introdução a assuntos preestabelecidos, correspondência oficial. MATEMÁTICA – 5 Questões: Números inteiros: operações e propriedades; Números racionais: representação fracionária e decimal: operações e propriedades; Razão e proporção; Porcentagem; Regra de três simples e composta; Juros simples e compostos Equação de 1º e de 2º grau; Equação exponencial; Logaritmos; Funções: 1º grau, 2º grau, exponencial, logarítmica e trigonométrica; Matrizes, determinantes e resolução de sistemas lineares; Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade; Relação entre grandezas: tabelas e gráficos; Raciocínio Lógico; Resolução de Situações-Problema; Geometria; Trigonometria. TEMAS CONTEMPORÂNEOS – 5 Questões: Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, e suas vinculações históricas.¹ Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança, esportes, educação e ecologia e das diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional e internacional. Todos os Cargos de Administração Geral – Nível Superior terão a prova objetiva de Conhecimentos Específicos com 15 (quinze) questões, a partir dos seguintes programas, conforme cargo a que o candidato concorrer: 0026 - BIBLIOTECÁRIO Lei Complementar nº. 230 de 10 de abril de 2007; art. 37, Inciso IX da Constituição Federal de 1988; Lei Orgânica do Município de Joinville. Ética no exercício profissional: a imagem da organização, imagem profissional, sigilo e postura. Conhecimentos de Informática: Sistema Operacional Windows XP ou Superior, Windows Explorer, Internet (browsers/navegadores) e Ferramentas do Pacote Microsoft Office Professional 2003 ou superior (Word, Excel e PowerPoint).

Page 21: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

ANEXO IV –

FICHA DE INSCRIÇÃOPROCESSO SELETIVO/EDITAL Nº 00/0000/PMG/S......

1. DADOS PESSOAIS*:

Nome Completo: ______________________________________________________

CPF:_______________________________RG______________________________

Data de Nascimento: ___/____/_____.

Endereço: ______________________________Cidade: ______________________

CEP: _________________________Telefone Residencial: ( ) ________________

Falar com: ___________________________________

E-mail: _____________________________________________________________

Filhos ( ) sim ( ) não Quantidade de filhos:

_______________

Portador de deficiência ( ) não ( ) sim

________________________________

*Todos os dados são de preenchimento obrigatório.

2. SOLICITAÇÃO DE MINHA INSCRIÇÃO PARA O SEGUINTE CARGO:( ) Auxiliar de Creche

( ) Merendeira

( ) ................................

( ) ...................................

3. Para uso Exclusivo da Secretaria Municipal de ............................Inscrição:

( ) Deferida ( ) Indeferida

OBS: _______________________________________________________________Declaro ter lido o edital nº ......../....... na integra e estou de acordo com as normas tácitas deste processo seletivo.

Guaramirim/SC ______/_______/_________

__________________________________Assinatura do candidato

Page 22: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

ANEXO V – MODELO DE RECURSO

SOLICITAÇÃO RE RECURSO EDITAL 000/0000

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

NOME DO CANDIDATO:

PROTOCOLO NÚMERO:

MOTIVO:_______________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

___________________________________________

(Para uso da Secretaria Municipal da Educação)

DEFERIDO

INDEFERIDO

Guaramirim, ______ de ______________ de 20......

___________________________ASSINATURA DO CANDIDATO

Page 23: guaramirim.sc.gov.brguaramirim.sc.gov.br/arquivos/1407867696_in-004-2014--contratacao... · Web viewinstruÇÃo normativa n° 004/2014

ANEXO IIIFluxo das Atividades

Ato CompetênciaPedido de Contratação temporária devidamente fundamentada para os cargos que se fizerem necessário.

Secretaria Interessada

Análise da Secretaria de Administração e Finanças da adequação orçamentária e financeira com a LOA, LDO e o PPA e a devida análise orçamentária e financeira.

Secretária de Administração e Finanças

Autorização ou não do lançamento do Processo Seletivo.

Prefeito

Designação de Comissão Organizadora e Avaliadora do Processo Seletivo.

Secretário/Prefeito

Elaboração, lançamento e realização do processo seletivo.

Comissão Organizadora e Avaliadora do Processo Seletivo

Homologação do Processo Seletivo. PrefeitoSolicitação de contratação de servidor temporário conforme a necessidade e de conformidade com o modelo de solicitação de contratação com a devida justificativa, apresentada até o quinto dia útil.

Secretário Interessado

Análise do pedido e conferência dos documentos no prazo de 01 (um) dia.

RH

Análise Financeira e Orçamentária Secretaria de Administração e Finanças

Análise da Controladoria Geral do Município Controle InternoDespacho autorizando ou não a contratação PrefeitoContratação: Elaboração do contrato e abertura de pasta funcional.

RH

Emissão de Parecer sobre a regularidade da contratação.

Controle Interno

* Dependendo da situação poderão ocorrer atos intermediários aos atos acima elencados.