infotrans 116 maio

6
E m Assembleia Geral, realizada no dia 26 de abril, em Florianópolis, foi eleito o novo Conselho de Admi- nistração da Transpocred - Coopera- tiva de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários do Transporte de Santa Catarina (Transpocred). O presidente do Setracajo, Ari Rabaiolli, irá assumir a presidência, tendo como vice-presi- dente Clodomir Ribeiro Alves e secre- tário Ivanir Paulo Carlesso. Rabaiolli destacou que a Cooperativa vai conti- nuar com mesmo empenho de sempre e que deseja retornar na Assembleia de 2015 com números ainda mais expres- sivos. “Sou um defensor do coopera- tivismo, porque o cooperado é o dono do negócio”, declarou. Para fortalecer a instituição, o presidente solicita que os associados destinem a economia que fazem com as tarifas e taxas de juros, inferiores às cobradas no mercado, às cotas capital. A solenidade de posse depende da homolagão do Banco Central e, a seguir, da junta comercial. Saiba mais sobre as novas metas da cooperativa, em entrevista com o presidente, nas páginas 3 e 4. Fetrancesc Novo Conselho da Transpocred Informativo das Empresas de Transporte de Cargas e de Operações Logísticas de Joinville - Setracajo Maio 2014 N o 116 Ano 12 Conselho de Administração: empresários Ari Rabaiolli, Clodomir Ribeiro Alves, Ivanir Paulo Carlesso, Anacleto Pintarelli, Antônio Ozório Netto, Deneraci Perin, Eduardo Venson, José Alfredo Pereira, Wilson Steingraber Jr. e Osmar Ricardo Labes. Conselho Fiscal: André Arpini, André Guilherme Ziehlsdorff, Antônio Nunes Mendes, Michael Bongiolo, Osvaldo Piloni e Valério Aprigio de Maria. Diretora Executiva: Roberta de Souza Caldas. Diretor de Operações: Marcos Vernei Schuster. Diretor Administrativo: Humberto Daufenbach Goedert. Novo Conselho de Administração da Transpocred tem o presidente do Setracajo, Ari Rabaiolli, na presidência.

Upload: andrew-thomas

Post on 08-Feb-2016

33 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Infotrans 116 Maio

Em Assembleia Geral, realizada no dia 26 de abril, em Florianópolis,

foi eleito o novo Conselho de Admi-nistração da Transpocred - Coopera-tiva de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários do Transporte de Santa Catarina (Transpocred). O presidente do Setracajo, Ari Rabaiolli, irá assumir a presidência, tendo como vice-presi-dente Clodomir Ribeiro Alves e secre-tário Ivanir Paulo Carlesso. Rabaiolli destacou que a Cooperativa vai conti-nuar com mesmo empenho de sempre e que deseja retornar na Assembleia de 2015 com números ainda mais expres-sivos. “Sou um defensor do coopera-tivismo, porque o cooperado é o dono do negócio”, declarou. Para fortalecer a instituição, o presidente solicita que os associados destinem a economia que fazem com as tarifas e taxas de juros, inferiores às cobradas no mercado, às cotas capital. A solenidade de posse depende da homolagão do Banco Central e, a seguir, da junta comercial. Saiba mais sobre as novas metas da cooperativa, em entrevista com o presidente, nas páginas 3 e 4.

Fetra

ncesc

Novo Conselho da Transpocred

Informativo das Empresas de Transporte de Cargas e de Operações Logísticas de Joinville - Setracajo Maio 2014 No 116 Ano 12

Conselho de Administração: empresários Ari Rabaiolli, Clodomir Ribeiro Alves, Ivanir Paulo Carlesso, Anacleto Pintarelli, Antônio Ozório Netto, Deneraci Perin, Eduardo Venson, José Alfredo Pereira, Wilson Steingraber Jr. e Osmar Ricardo Labes.

Conselho Fiscal: André Arpini, André Guilherme Ziehlsdorff, Antônio Nunes Mendes, Michael Bongiolo, Osvaldo Piloni e Valério Aprigio de Maria.

Diretora Executiva: Roberta de Souza Caldas.

Diretor de Operações: Marcos Vernei Schuster.

Diretor Administrativo: Humberto Daufenbach Goedert.

Novo Conselho de Administração da Transpocred tem o presidente do Setracajo, Ari Rabaiolli, na presidência.

Page 2: Infotrans 116 Maio

EXPEDIENTE:

Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Joinville - Rua Ottokar Doerffel, 401, esquina com Rua Araçá Bairro: Anita Garibaldi - Joinville/SC - CEP 89203-307 Fone/Fax: (47) 3028-3158/3028-3159E-mail: [email protected] Responsável: Elair Floriano- SC-1167-JPReportagem e Diagramação: Elair FlorianoConselho Editorial: Luiz Carlos Lopes e Irineu SpathTiragem: 2000 exemplaresImpressão: Ipiranga - Fone (47) 3433.7533

2 informativo Setracajo maio 2014

Cooperar é colaborar. É atuar em conjunto com alguém. Na Transpocred, essa dinâmica de ajuda mútua amplia e melhora os resultados e

todos ganham. Com esta nova missão, de responder também como presidente do Conselho da Transpocred, faço um agradecimento muito especial a todos os cooperados, que acreditaram no projeto, depositando a confiança nas pessoas que estiveram na direção e no Conselho até o presente momento.

Merece referência especial quem ocupou o cargo por oito anos, Oscar Giaretta, desde a fundação. Além de sua

participação na comissão de estudos para a criação da Transpocred, durante dois anos ele foi ao Banco Central até a aprovação do projeto, nascido dentro da Federação das empresas de Transportes e operações logísticas do estado de Santa Catarina, Fetrancesc. Sócio fundador, com a conta número 1, Giaretta realizou uma gestão com muita seriedade e transparência, formou uma equipe de colaboradores maravilhosa, competente e comprometida. Vai ficar na história como um grande presidente. O setor de transportes, seus afins, colaboradores, conselheiros e diretores, agradecem e lhe parabenizam pelo grande trabalho.

Nesta oportunidade, solicito a todos que concentrem seus negócios na Transpocred. Convido aqueles que ainda não cooperam para se juntarem a nós, pois a força do Associativismo

e Cooperativismo irá fazer toda a diferença no Brasil nos próximos anos. Ações coletivas sempre conseguem resultados muito mais positivos.

Agradeço ainda aos Conselheiros pela confiança nesta missão da presidência, até 2018. Muito obrigado aos cooperados que marcaram presença nas nossas Pré-assembleias e Assembleia geral, a todos os presidentes de Sindicatos e, em especial, a toda diretoria do Setracajo pelo apoio nesses primeiros oito anos da Transpocred. Um agradecimento muito especial também, ao sr. Pedro José de Oliveira Lopes, presidente da Fetrancesc, pela grande visão da proposta de criação da Transpocred, e pelo enorme apoio nesses primeiros oito anos de atividades. Gostaria muito de poder contar com todos, nessa minha nova caminhada.

AGRADECIMENTO AOS QUE COLABORAM

Ari Rabaiolli - presidente

editorial

CURSOS JUNHOAtualização Mopp: 16 horas - 7 e 8 Horário: sábado, das 8 às 17, e domingo, das 8 às 12 horas Investimento: R$ 160,00

Mopp:50 horas - 16 a 27Horário: das 19 às 23 horas (*alteração de horário por conta da Copa).Investimento: R$ 260,00

Contato:[email protected]

A Agência Nacional do Transporte Terrestre, ANTT, prorrogou o prazo para a renovação do Registro Nacional do Transportador Rodoviário de Carga, RNTRC. Confira os novos prazos de validade:

PRAZO PARA RNTRC PRORROGADO

ANTT Validade atual Nova validade

Maio 2014 Novembro 2014Junho 2014 Dezembro 2014Julho 2014 Janeiro 2015Agosto 2014 Fevereiro 2015Setembro 2014 Março 2015Outubro 2014 Abril 2015Novembro 2014 Maio 2015Dezembro 2014 Junho 2015

Page 3: Infotrans 116 Maio

informativo Setracajo maio 2014 3

CAPA

TRANSPOCRED TERÁ COMO METAIMPLANTAR A GOVERNANÇA

Elair Floriano

O novo presidente do Conselho da Transpocred, Ari Rabaiolli, também presidente do Setracajo,

conta nesta entrevista quais serão os objetivos da cooperativa até 2018. Com 15 anos de experiência na área bancária, ele ingressou no segmento do transporte em 1990, seguindo o sonho de ser um empreendedor. Venceu o pouco conhecimento que tinha a respeito do novo negócio com persistência e criatividade, marcas de sua dinâmica pessoal que também deverá ser observada em sua gestão. A principal meta será implantar a governança, seguindo diretrizes do Banco Central. Ao assumir mais um compromisso numa agenda intensa de obrigações, e participando de um curso chamado Proex (Programa de Executivos), contratado pela Central Cecred, com duração de 18 meses, com a finalidade de qualificar os seus diretores e presidentes, comenta: “quando a gente faz o que gosta, arranja tempo, e busca alternativas para fazer o melhor”.

Como um dos fundadores, qual sua visão sobre o cooperativismo?Atuo na vida da cooperativa há oito anos, desde a fundação. Fui um dos cinco sócios-fundadores aqui de Joinville. No segundo e terceiro ano de existência da Transpocred, atuei no Conselho Fiscal e, depois, a partir do quarto ano, passei a integrar o Conselho de Administração e ainda como diretor Financeiro. Mesmo há quase 200 quilômetros da sede, em Florianópolis, sempre estive muito presente na cooperativa, graças aos recursos tecnológicos. A razão de todo este envolvimento é porque acredito no conceito do cooperativismo. Acredito que este tipo de projeto tem muito a crescer no Brasil.

O que muda com a implantação da governança?A principal diferença é separar a estratégia da execução. O Conselho define a estratégia, o controle e a prestação de contas, enquanto a diretoria executiva busca o resultado estabelecido pelo conselho, ou seja, executa. É um grande

desafio, pois representa uma mudança de cultura, mas tem como foco a profissionalização ao separar as competências.

Qual a previsão para as unidades?Em Joinville, a unidade deixa a sede do Setracajo para ganhar agência externa maior, em endereço próximo, a rua Caçador, ao lado da Olivia Modas e em frente à Rodoviária. Em Itajaí, que funciona atualmente na Cootravale, também será instalada agência externa. Os investimentos também irão contemplar melhorias no Posto de Atendimento (PA) de Criciúma e ampliação do PA da Coopercago, em Joinville. Além disso, pretendemos abrir novos PAs, sendo que o primeiro deverá ser em Tubarão, com o apoio do Sindicato local. O objetivo é aumentarmos a base de cooperados e volumes de negócios para atingirmos a meta do Planejamento Estratégico para o ano de 2017.

Quais são as metas?Uma das metas é trazer os jovens para

participar da cooperativa. Orientá-los a se preocuparem com o futuro. Meus filhos e netos são cooperados e têm planos de capital e poupança programada. É necessário esse incentivo a poupar. Temos interesse em levar o cooperativismo para as escolas e universidades. O Sistema Cecred (Cooperativa Central de Crédito Urbano), do qual a Transpocred faz parte, tem uma cooperativa de livre admissão, com sede em Joinville e seis Postos de Atendimento. É a AcrediCoop, que pode receber interessados em se tornarem cooperados, pois a Transpocred é direcionada ao o segmento do transporte e afins, como fornecedores e prestadores de serviços. Nosso país tem grande potencial, pois apenas 3,5% participam de cooperativas de crédito, tomando como referência a Europa, onde esse número alcança cerca de 50%. Por isso, daremos mais ênfase ao relacionamento com o cooperado. Precisamos conhecer melhor cada um para oferecer o produto adequado, defender e analisar melhor suas necessidades.

Page 4: Infotrans 116 Maio

4 informativo Setracajo maio 2014

NÚMEROS INDICAM CRESCIMENTO ELEVADO

g 5.588 cooperados (eram 23 na fundação, em 2006).

g R$ 79 milhões em ativos.

g R$ 48 milhões em carteira de crédito.

g R$ 12,2 milhões em capital social.

g R$ 52 milhões em depósitos totais.* A meta para 2017, traçada pelo Planejameno estratégico, é chegar a R$ 256 milhões em ativos e 15 mil cooperados.

TRANSPOCRED

A melhor opção de investimento é ser associado a uma cooperativa de

crédito. É o que confirmam os números da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários do Transporte de Santa Catarina (Transpocred). Em Assembleia Geral Ordinária, realizada no final de abril, foram apresentados os resultados de 2013. Somente as sobras (lucros) foram de R$ 1.144.000,00, um crescimento de 58% em relação a 2012.O resultado social-econômico chegou a R$ 6 milhões, e nos últimos cinco anos já somam R$ 22,5 milhões economizados, valor da diferença entre o que é cobrado pela Cooperativa e a média cobrada pe-los 10 maiores bancos do país em juros e tarifas. “Na Transpocred, todos os produtos registraram crescimento acima de 35%, em 2013. Temos o desafio de mantermos essa curva ascendente”, co-menta o novo presidente, Ari Rabaiolli. O cenário é positivo. Enquanto a carteira de crédito dos bancos cresceu 8% no

ano passado, na Transpocred, em média, subiu 45%. Para a diretora executiva da instituição, Roberta Caldas, o bom de-sempenho se deve ao planejamento estra-tégico que definiu o foco de atuação. Os produtos, serviços e tarifas com grande diferencial competitivo são muito atrati-

vos para pessoas físicas, micro e pequena empresa. No modelo de negócio da coo-perativa, focado no desenvolvimento social e econômico nas regiões nas quais atua, os valores ficam na comunidade, sendo os beneficiados os cooperados, que podem investir os lucros onde desejarem.

Fetra

ncesc

g A Transpocred faz parte do Sistema Cecred, composto por 16 Cooperativas singulares, presentes em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

g 372 mil cooperados.

g R$ 2,6 bilhões em ativos.

g R$ 1,8 bilhões em carteira de crédito.

SISTEMA CECRED

Realização da Assembleia Geral Ordinária da Transpocred, com apresentação de resultados e do novo Conselho.

Page 5: Infotrans 116 Maio

apoiador Esatran

DIESELSUL NOMEADA POSTO AUTORIZADO INTERNACIONAL

informativo Setracajo maio 2014 5

A Dieselsul é retífica credenciada ao Conselho Nacional de Retíficas de

Motores, Conarem, e mantém parcerias com oficinas e retíficas das mais diversas regiões do país para prestar assistência e garantias que, eventualmente, se façam necessárias. Uma grande conquista de

2014 foi ter sido nomeada Posto Auto-rizado Internacional, que significa habi-litação para prestar serviço de mecânica geral e revenda de peças para toda a linha de caminhões International. A empresa dispõe de quatro veículos para coleta de motores e peças, além de

guincho próprio, para atender em toda região. Fundada em 1992, a Dieselsul é uma referência em retífica de motores automotivos. Conta com ampla estru-tura, maquinário moderno e mão de obra qualificada.

Divu

lgaçã

o

A Dieselsul justifica apoiar a Esatran porque se preocupa com o desenvolvimento e treinamento de todos envolvidos nos serviços que oferece. Os motoristas de caminhão são clientes, ou funcionários de clientes, e sua boa formação reflete num melhor aproveitamento dos produtos. A empresa também considera fundamental o apoio à qualificação profissional em benefício do mercado de trabalho.

APOIO À ESATRANESTRUTURA

g Oito boxes e três valas de manutenção.

g Rampa de remonte e Dinamômetro de Rolos para teste de potência de motor no próprio veículo.

g Lavação com jato quente e lavadora automática.

g Cabine de pintura.

Rua Santa Catarina 6702 - esquina com eixo de acesso SulBairro Santa CatarinaJoinville - SCFone: 47 34630076www.dieselsul.com.br

Page 6: Infotrans 116 Maio

PROPOSTA PARA MELHORAR O PRÓ-CARGA

APOIADORES ESATRAN

6 informativo Setracajo maio 2014

Fetra

ncesc

geral

Em encontro, realizado em 8 de maio, com o secretário estadual

da Fazenda, Antonio Gavazzoni, ficou definida e elaboração de uma proposta para melhorar a redação da lei do Pro-grama de Revigoramento do Transporte Rodoviário de Carga de Santa Catarina (Pró-carga), que permite o uso de parte dos créditos de ICMS pelo transporte, fabricantes de implementos e revendas de veículos. Esteve presente o presidente do Setracajo, Ari Rabaiolli, juntamente com o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, o deputado estadual, Darci de Matos, e o presidente do Setcesc e dire-tor da Federação, Osmar Ricardo Labes.

Os líderes do transporte comen-taram com o secretário as exigência impostas aos setor, como a adoção do Manifesto de Transporte Eletrônico MDF-e, do Conhecimento de Trans-porte Eletrônico (CT-e), além do Có-digo identificador de Operações de Transporte (Ciot) para quem contrata

o motorista autônomo. Por último, lembraram sobre o recadastramento do Registro Nacional do Transporta-dor Rodoviário de Carga Eletrônico (RNTRC-e). Quando o RNTRC-e estiver concluído, até 2015, os governos

estadual e federal terão o controle de toda a movimentação da produção do país, o que deverá resultar no aumento da arrecadação dos impostos, pois todas as cargas estarão registradas antes de começar a viagem.

Formação é feita à distância em três modalidades: transporte de cargas, escolar e de turismo. Com 160 horas de duração, deve ser concluído em nove meses. O aluno recebe em casa os módulos de estudos. A avaliação é feita no final de cada módulo. Mais informações podem ser obtidas no 0800-728-28-91.

CURSO GRATUITO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS PARA O TRANSPORTE RECEBE INSCRIÇÕES

Da esq.: Gavazzoni, Darci de Matos, Pedro Lopes e Ari Rabaiolli, na reunião sobre o Programa de Revigoramento.