informativo santa mena #44

8
Santa Mena Informativo Informativo da Paróquia Santa Mena - N o 44- Ano 4 - Novembro de 2014 - Diocese de Guarulhos paroquiasantamena.com.br /paroquiasmena Distribuição Gratuita PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

Upload: paroquia-santa-mena

Post on 06-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo Santa Mena do mês de Novembro/2014

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Santa Mena #44

Santa MenaInformativo

Informativo da Paróquia Santa Mena - No 44- Ano 4 - Novembro de 2014 - Diocese de Guarulhosparoquiasantamena.com.br /paroquiasmena Distribuição Gratuita

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

Page 2: Informativo Santa Mena #44

Diretor Responsável: Pe. Cleber Leandro de Oliveira // Edição: Fernando Gonçalves ([email protected]) // Diagramação: Daniel Gomes /Abdonildo José/ Equipe Pastoral da Comunicação (PASCOM): Abdonildo José, Daniel Gomes, Elton P. L. Gomes, Fernando Andrade, Fernando Gonçalves, Fran Rios, Lilian Pinheiro e Vitor Azevedo // Tiragem: 3 000 exemplares // Impressão: Gráfi ca Pana.

O Informativo da Paróquia Santa Mena é distribuído GRATUITAMENTEPara tornar o conteúdo deste informativo mais abrangente, precisamos da sua participação enviando sugestões e notícias. Escreva para o e-mail [email protected]. Seja um anunciante patrocinador deste informativo. Para maiores informações escreva para [email protected] ou entre em contato com a secretaria paroquial para enviarmos um representante até você.

CAPELA NOSSA SRA. DE FÁTIMAAv. André Luiz, 74

Santas MissasQuarta-feira às 20 horas

Sábado às 18 horas / domingo às 8 horasGrupo de Oração

Maria, Estrela da Evangelização:Segunda-feira às 19h30min.

CAPELA NOSSA SRA. APARECIDARua do Povo, 61Santas Missas

Domingo às 11h15min.Grupo de Oração

Esperança: Quarta-feira às 20 horas

CAPELA SÃO JUDAS TADEU Av. Salgado Filho, 2910

Santas MissasTerça-feira às 20 horas

Sábado às 19h45min. / domingo às 17 horasGrupo de Oração

Obra Nova: Quarta-feira às 19h30min.

COMUNIDADE STO. EXPEDITO E NOSSA SRA. DAS GRAÇAS

Av. Salgado Filho, 3938Santas Missas

Terceiro sábado de cada mês às 16 horasCírculo Bíblico

Sexta-feira às 20h

Pe. Cleber Leandro, Pároco.

PALAVRA DOPADRE

2Santa MenaInformativo

NOVEMBRO DE 2014 EDITORIAL / AGENDA

PARÓQUIA SANTA MENADIOCESE DE GUARULHOS

AV. SUPLICY, 197 - TEL. 2455-9434www.paroquiasantamena.com.br

www.facebook.com/paroquiasmena

Expediente da SecretariaSegunda a sexta-feira das 9 às 18 horas

Sábado das 9 às 12 horasSantas Missas

Quinta-feira às 20 horas com adoração ao Santíssimo Sacramento às 19 horas

Sábado às 9 horas da manhãDomingo às 9h45min. e às 19 horas

Grupo de OraçãoMolde Divino: Terça-feira às 20 horas

NOVOSHORÁRIOS

Amados irmãos e irmãs,

Estamos encerrando o Ano Litúrgico e nos aproximando do Tempo do Advento, período que a Liturgia nos chama a refletir sobre a chegada do Messias, seja na celebração do Natal ou na sua volta no Fim dos Tempos.

Nesta edição, gostaria de refl etir sobre a importante solenidade de Todos os Santos, que celebramos a multidão inumerável de santos, onde não estão somente os santos ofi cialmente reconhecidos, mas os batizados de todas as épocas, que procuraram cumprir com amor e fi delidade a vontade divina.

Celebrar o dia de Todos os Santos signifi ca que ao contemplar o exemplo dos santos, possa despertar em nós o grande desejo de ser como os santos: felizes por viver próximos de Deus, na sua luz, na grande família dos amigos de Deus. Ser santo signifi ca: viver na intimidade com Deus, esta é a vocação de todos nós.

O exemplo dos santos constitui para nós um encorajamento a seguir os mesmos passos, a experimentar a alegria daqueles que confi am em Deus, porque a única verdadeira causa de tristeza e de infelicidade para nós é o fato de viver longe de Deus.

Estimados irmãos e irmãs, os santos são nossos amigos e modelos de vida, portanto invoquemo-los sempre para que nos ajudem a imitá-los e que possamos nos comprometer a responder com generosidade. Invoquemos especialmente Maria, Mãe do Senhor e espelho de toda a santidade. Ela, a Toda Santa, nos faça ser fi éis discípulos do seu Filho Jesus Cristo!

Pastoral da Sobriedade

Reuniões todas as 4as-feiras no salão paroquial em Santa Mena Rua Mena s/n

Abençoai Senhor, os dizimistas da Paróquia Santa Mena.

Ser santo significa: viver na intimidade com Deus, esta é a vocação de

todos nós

AGENDA DE NOVEMBRO DE 2014DIA HORA ORGANIZAÇÃO ATIVIDADE LOCAL

1 14h30 Pastora do batismo Preparação para pais e padrinhos Santa Mena2 7h30 Liturgia Missa de Finados Cemitério Picanço2 9h Liturgia Missa de Finados Cemitério Vila Rio2 11h Liturgia Missa de Finados Cemitério Picanço2 11h Liturgia Missa de Finados Cemitério Vila Rio2 13h45min Liturgia Missa de Finados Cemitério Vila Rio2 15h Liturgia Missa de Finados Cemitério Picanço2 16h30min Liturgia Missa de Finados Cemitério Vila Rio2 19h Batismo Apresentação das crianças Santa Mena5 Apostolado da Oração Reunião mensal N Sra. Fátima 8 18h catequese 1ª Eucaristia N. Sra Fátima9 11h Pastoral do batismo Batismo Santa Mena 9 14h30 eventos Tarde da Viola Lions clube14 20h RCC Missa pedindo a cura e libertação Santa Mena15 15h catequese Encontrão do Crisma Santa Mena16 9h45 catequese 1ª Eucaristia Santa Mena16 16h catequese Crisma Santa Mena18 Liturgia Início da Novena de N.S. das Graças Santo Expedito18 19h30min RCC Palestra sobre perdão com Maria Gabriela Santa Mena 21 20h ECC Pós Econtro Santa Mena

23 Liturgia Solenidade de Cristo Rei em todas as Missas e Capelas Santa Mena

23 7às18h30min RCC Kerigma Santa Mena25 10h Pastoral da criança Pesagem Santa Mena25 12h Pastoral da criança Pesagem Santa Mena25 14h30 Pastoral da criança Pesagem São Judas Tadeu25 19h30min RCC Palestra sobre perdão com Maria Gabriela Santa Mena27 20h Liturgia Santa Missa em honra a N.S. das Graças Santa Mena28 20h Liturgia Santa Missa em honra a S. Judas Tadeu São Judas Tadeu29 14h Reunião de Pastorais (quarto sábado) Santa Mena

Page 3: Informativo Santa Mena #44

3Santa MenaInformativo

NOVEMBRO DE 2014

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

PASTORAIS

Pastorais SociaisA ação pastoral na Igreja Católica tem como a

missão continuar a ação de Jesus Cristo aos mais necessitados. A palavra ‘pastoral’ deriva de pastor. Na simbologia bíblica, Deus é comparado ao pastor, aquele que tem, ao mesmo tempo, autoridade e solicitude para com suas ovelhas.

Como instituição, a Igreja atua não só na transmissão da sua doutrina, mas também no serviço à comunidade. Na Paróquia Santa Mena, existe a atuação das Pastorais Sociais, que são parceiras das diversas organizações da sociedade.

As Pastorais Sociais em nossas comunidades são:

Pastoral da Saúde: Em sua missão, as atividades que a Pastoral da Saúde desenvolve junto à comunidade e à sociedade são diversas. Vão desde a atenção aos doentes até a articulação junto a entidades governamentais e paroquiais. A Pastoral da Saúde acontece com prioridade nas comunidades, conselhos de saúde, escolas, associações de bairros, sindicatos e em todos os espaços onde os cidadãos participam.

Pastoral da Pessoa Idosa: A Pastoral da Pessoa

Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização.

Pastoral da Sobriedade: Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na prevenção e recuperação da dependência química e outras dependedências. É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

Artesanato: Através do aprendizado do Artesanato, os paroquianos realizam uma melhor interação e dinâmica entre si, sempre contando com uma troca de experiências e adquirindo novas cognições.

Bazar: O Bazar Social de nossa Paróquia, que

DÍZIMO: EXPRESSÃO DE COMPROMISSO E TRANSFORMAÇÃONa vida partilhamos tudo: a casa com nossa família; o trans-

porte, com outras pessoas; as nossas opiniões, com amigos… O conceito de partilha está ligado ao conceito de divisão. Partilhar é fazer a divisão de alguma coisa. Partilhar é dividir. E dividir tem o significado de tirar uma parte do que se tem. Entretanto, se no dicionário partilhar significa dividir, para os católicos não tem o mesmo significado, porque, na vida de todos eles, parti-lhar não é dividir; ao contrário, é somar; não é diminuir, mas aumentar; não é perder, mas ganhar. Partilhar, para o católico é, antes de tudo, um gesto de amor. Amor ao próximo e amor a Jesus que, com um milagre, conseguiu partilhar o pouco que se tinha naquele momento – 5 pães e 2 peixes trazidos por um menino – com milhares de pessoas, alimentando-as em pleno deserto quando não existia mais comida e mostrando, na prática, como a partilha não divide, mas multiplica. Como o pouco dado, com amor, se transforma em muito. Aquele menino ofereceu a Jesus o pouco que ele tinha trazido, de maneira precavida, e confiou que Ele poderia fazer aquele pouco se transformar em

pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido.” Quando promovemos a partilha com a visão do católico, repe-tindo o gesto de oferta do menino, damos sem esperar nada, mas recebemos algo em troca se essa partilha é feita com amor, porque a partilha é uma via de mão dupla. Assim como aconteceu no episódio do profeta Elias (I Reis 17,7-16), que chegando à casa de uma viúva pediu que esta lhe preparasse uma refeição com o último punhado de farinha e um pouco de azeite que possuía. Ela o fez prontamente sem pedir nada em troca, partilhando o pouco que tinha, e, a partir daquele mo-mento, não faltou mais alimento em sua casa. Os cinco pães e os dois peixes oferecidos pelo menino e divididos por Jesus entre a multidão, e a comida oferecida pela viúva ao profeta Elias são representados, hoje, pelo gesto de oferta e partilha repetido em nossas comunidades: o Dízimo. É por isso que o Dízimo representa, para todos os católicos, a EXPRESSÃO DE COMPROMISSO E TRANSFORMAÇÃO, no sentido de prover a necessidade de muitos com as ofertas de todos.

Pastoral do Dízimo

muito. No Evangelho de João 6, 1-13, lemos: “Eram cerca de cinco mil homens. Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes. Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado. Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com pedaços dos cinco

é realizado todos os meses no Salão Paroquial de Santa Mena e tem como objetivo propiciar venda de itens a preços baixos, muitos deles doados pela própria comunidade, para serem revertidos para a Paróquia e nos seus projetos das Pastorais Sociais das comunidade.

Fratello de rua: São pessoas inseridas no cotidiano de nossa comunidade que abdicam um pouco de seu tempo livre para fazer o bem ao próximo sem esperar retorno. Muitos desses serviços de acolhida aos mais necessitados ocorrem nas ruas de nossa cidade, levando alimentação, espiritualidade e humanização a quem precisa

Além desses serviços pastorais, o trabalho social em nossa Paróquia envolve a distribuição de alimentos doados pelos paroquianos e distribuídos aos mais necessitados de nossa comunidade.

Você é convidado a participar de algum desses movi-mentos! Eles precisam de novos agentes e àqueles que dependem da ajuda dessas Pastorais necessitam ainda mais de sua colaboração!

Venha participar!

Procure a secretaria de uma de nossas comunidade. Você será muito bem-vindo!

Page 4: Informativo Santa Mena #44

4Santa MenaInformativo

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

NOVEMBRO DE 2014 REFORMAS

REFORMA PARÓQUIA DE SANTA MENA O ano de 2011 trouxe uma grande moti vação a todos os paroquianos de Santa Mena. O

Pároco, Padre Cleber Leandro, juntamente com a Comissão de Obras e toda assembleia se uniram para sanar um velho problema de nossa Paróquia: o anti go telhado da Igreja de Santa Mena apresentava enormes buracos e rachaduras, fazendo que, no meio da Igreja, aparecessem grandes quanti dade de goteiras.

O telhado não era o problema principal, já que a parti r dele, surgiram vários outros: em decorrência das recorrentes goteiras, a pintura das paredes da Igreja começaram a descascar, a instalação elétrica se deterioraram e o espaço fí sico do lugar tornou-se pequeno para o grande número de fi eis parti cipantes.

Entretanto, não somente a Igreja de Santa Mena necessitava de uma reforma em suas estruturas. A Capela Nossa Senhora de Fáti ma apresentava diversos outros problemas estruturais. Já a Capela São Judas Tadeu, necessitava de um maior espaço para as suas celebrações. E era urgente na Capela Nossa Senhora Aparecida uma reforma na pintura da Capela, uma restauração na sacristi a e no altar.

Com todos esses desafi os, foi lançado pela nossa Paróquia a Campanha do Anjo da Construção, que ti nha como objeti vo arrecadar fundos para a realização de todas as obras em nossas comunidades.Passados 3 anos de seu lançamento, os paroquianos conseguiram realizar e planejar os

seguintes projetos:

Igreja de Santa MenaA primeira etapa a ser realizada foi a troca do telhado em 2012. Com isso, foi possível avançar para os próximos estágios.

Desse período até agora foram realizados os seguintes projetos:- Elaboração do projeto de arquitetura da parte interna da Igreja- Reforma total do área do altar;- Construção do mezanino;- Colocação do novo forro e de novos venti ladores;- Realização de uma nova pintura em toda área interna da Igreja;- Reforma de todo sistema elétrico;- Compra e instalação dos novos aparelhos de som;- Revitalização da decoração interna, com a instalação das pasti lhas douradas, imagens de

Santos, placas de vidro da Via-Sacra e dos lustres e arandelas; - Novo cercamento em torno da Praça Apesar disso, novos projetos estão a caminho, como:- Construção de novos banheiros para a assembleia;- Construção da Capela do Santí ssimo e de uma dedicada a Nossa Senhora Nossa Senhora

Aparecida;- Reforma da sacristi a;- Reforma da secretaria;- Reforma da parte frontal da Igreja;- Construção de infraestrutura elétrica para suportar as barracas e equipamentos para eventos

e festas em nossa Paróquia.

Imagem do novo altar da Paróquia de Santa Mena

Imagem do mezanino da Paróquia de Santa Mena

Page 5: Informativo Santa Mena #44

5Santa MenaInformativo

NOVEMBRO DE 2014

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

REFORMAS

prevendo local para músicos, instrumentos e mesa de controle som;- Instalação de tubulações para posterior disposição do som independente para o altar;- Colocação do jardim lateral e contrapiso de acesso à acolhida;- Manutenção do telhado e remoção de lajes comprometidas;- Instalações hidráulicas para a futura pia batismal;- Reconstrução de uma nova secretaria e da Sala do Pároco, que foi ampliada e recebeu piso, gesso e instalações elétricas;- Construção de dois sanitários (Feminino e masculino) na área externa para uso dos fi éis;- Manutenção de caixa d’água;- Realocação dos gradis frontais;- Rebaixamento das calçadas para acesso de veículo e defi cientes físicos.

Para o futuro, está sendo planejado:- Instalação dos vidros da porta de entrada;- Peitoril do mezanino;- Massa corrida para alinhamento das paredes e pintura do mezanino;- Revestimento e rodapés dos pilares da nave da Capela;- Acerto das paredes e vãos e pintura de toda área interna, incluindo teto.

Nossa Senhora de FátimaA Capela Nossa Senhora de Fátima recebeu os seguintes reparos:- Ampliação do altar;- Remoção de janelas, que foram reutilizadas;- Construção de lajes de apoio de ambos os lados da edifi cação;- Abertura de vão para a utilização do pavimento superior, criando um mezanino;- Manutenção das instalações dos banheiros existentes no pavimento superior;- Reinstalação do sistema elétrico;- Construção dos foros em dry wall com arcos;- Colocação de revestimentos em toda a extensão do altar;- Piso em granito no mezanino e na nave da igreja;- Colocação da nova porta;- Construção do hall de entrada, com uma ampliação e construção dos degraus redondos respeitando as linhas escolhidas para o novo lay out da Capela;- Acesso independente da secretaria e toda área posterior, onde antes só se acessava por dentro da igreja;- Disposição de conduítes para internet, assim como, todo o sistema de som, deixando pontos internos na nave e levando-os até o mezzanino,

Capela São Judas TadeuO terreno onde se localiza a Capela São Judas apresenta um espaço vasto para a construção de uma grande Igreja. Enquanto essas obras ainda não iniciaram, a Capela recebeu uma nova pintura interna e o calçamento onde os carros estacionam no terreno da comunidade, além da fi xação de uma placa informativa na entrada da Capela e uma Cruz iluminada.

Queremos também agradecer o empenho dos arquitetos Luís Bartolo (2443-5064/98953-9011) e Simone Sbrissa (2453-2223/99127-9572) pelo trabalho realizado, assim como o trabalhos de nossos engenheiros e toda equipe de obras.

Deus abençoe todos que estão colaborando na construção e reforma de nossas Capelas. Nosso muito obrigado!

Capela Nossa Senhora AparecidaCom a Campanha de Reforma, a Capela Nossa Senhora Aparecida recebeu uma nova pintura das paredes interna e externa. Trocaram-se também as vidraças da Capela. A cozinha e a sacristia foram complemente reformados, assim como o altar, que recebeu uma revitalização. A imagem de Santa Mena foi entronizada na Capela, assim como a colocação do sacrário, muito desejado pela comunidade.

Novo altar e nova portaCapela Nossa senhora de Fáti ma

Page 6: Informativo Santa Mena #44

6Santa MenaInformativo

NOVEMBRO DE 2014

Tríduo Capela Nossa Senhora Aparecida e Missa da Padroeira com Dom Edmilson e Procisão A Paróquia de Santa Mena agradece aos Padres e todos que colaboraram para essa grande celebração.

Tríduo Capela São Judas Tadeu e Missa do Padroeiro com Dom Edmilson A Paróquia de Santa Mena agradece aos Padres e todos que colaboraram para essa grande celebração.

ACONTECEU

Page 7: Informativo Santa Mena #44

7Santa MenaInformativo

NOVEMBRO DE 2014CRISTO REI / NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Cristo, Rei do UniversoNo dia 23 de Novembro de 2014 celebraremos a

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, que fecha o Ano Litúrgico onde meditamos, sobretudo no mistério de sua vida, sua pregação e o anúncio do Reino de Deus.

O Santo Padre, Pio XI, instituiu em 1925, a festa de Cristo Rei, com título oficial de Festa – hoje Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, a data, na época era no último Domingo de outubro – hoje comemoramos no XXXIV Domingo do Tempo Comum , encerrando o Ano Litúrgico, e iniciando um novo Ano Litúrgico com o Advento que é o tempo em prepararção para o Natal.

Entender o que é reinado de Cristo significa entender a expressão máxima do amor. A realeza de Cristo é, pois, a realeza de todos nós. Nosso Reino se faz na vivência da Justiça e da Caridade. E a Realeza de Cristo manifesta-se definitivamente em sua Ressurreição – Ascensão. Cristo é Rei e nós reinamos com ele.

O Reino de Deus acontece onde Jesus é conhecido, acreditado, obedecido e amado. Nele, Jesus é rei e reina, pois está presente o amor verdadeiro. O Reino de Deus começa dentro do coração das pessoas e cresce na vida comunitária. Foi Jesus que disse: “o Reino de Deus está no meio de vós!” (Lc.17,21).

Neste dia, a Igreja no Brasil celebra também o Dia Nacional dos cristãos leigos e leigas. Os leigos e leigas são discípulos missionários, luz do mundo, onde quer que se viva, trabalhe, reze e se divirta, ou seja, na família, na escola, na Igreja, na oficina, fábrica, escritórios, consultórios, no mundo da cultura, da comunicação, no mundo da política, no mundo das ciências, das artes, do trabalho e do sofrimento (Doc. Ap.210). São homens e mulheres da Igreja no mundo e homens e mulheres do mundo na Igreja,”são chamados a participar na ação pastoral da Igreja. Pela graça do Batismo, somos filiados à Igreja. Alegramo-nos com todos os que assumem a sua vocação batismal e a dimensão eclesial da própria fé no exercício de um ministério eclesial ou na presença transformadora e santificadora no mundo.

Viva Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo!

Parabéns aos cristãos leigos e leigas pelo seu dia!

Rejane Almeida

Nossa Senhora das GraçasEla é conhecida também como Nossa Senhora da

Medalha Milagrosa, sua invocação está ligada a duas aparições para a Santa Catarina Labouré. A primeira acontece no dia 19 de julho, na festa de São Vicente de Paulo, quando a madre superiora de Catarina pregou sobre as virtudes deste santo. Catarina orou fortemente ao santo para que ela pudesse ver Maria com seus próprios olhos e teve a certeza de que naquela mesma noite, suas preces seriam atendidas. Ela foi dormir e acordou no meio da noite com uma forte luz e uma voz que dizia:

“Irmã Labouré, vem à capela, Santa Maria te aguarda!”

Catarina respondeu: “Seremos descobertas!”.

A voz disse: “Não te preocupes, já é tarde, todos dormem…vem estou a tua espera.”

Catarina se dirigiu rapidamente à capela que estava aberta e toda iluminada, ela ajoelhou-se junto ao altar e logo viu a Virgem sentada na cadeira da madre superiora, rodeada por um esplendor de luz. A voz disse:

“A Santíssima Maria deseja falar-te”.

Catarina se ajoelhou aos pés da Virgem e Maria lhe disse:

“Deus deseja te encarregar de uma missão. Tu encontrarás oposição, mas não temas, terás a graça de poder fazer todo o necessário. Conta tudo a teu confessor. Os tempos estão difíceis para a França e para o mundo. Vai ao pé do altar, graças serão derramadas sobre todos, grandes e pequenos, e especialmente sobre os que as buscarem. Terás a proteção de Deus e de São Vicente, e meus olhos estarão sempre sobre ti. Haverá muitas perseguições, a cruz será tratada com desprezo, será derrubada e o sangue correrá”.

Depois de mais algumas palavras, a Virgem desapareceu e Catarina foi guiada pelo anjo para seu quarto. Catarina continuou sua rotina e no dia 27 de novembro de 1830, ela estava na capela com as outras irmãs para as orações vespertinas, então viu a Virgem sobre um grande globo, com um globo menor nas mãos onde estava escrito a palavra “França”, ela explicou que o globo simbolizava o mundo todo, mas principalmente a França e o tempo seria difícil para os pobres e para os refugiados das guerras na época.

A visão mudou e Maria apareceu com os braços estendidos e dedos ornatos com anéis que irradiavam luz e com uma frase que dizia: “Oh, Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.” E a Virgem disse: “Faz cunhar uma medalha onde apareça minha imagem como a vês agora. Todos os que a usarem receberão grandes graças”.

Catarina perguntou por que alguns anéis não irradiavam luz e soube que representavam as graças que não eram atendidas.Maria mostrou como deveria ser o desenho a ser impresso na medalha, e a Virgem disse que ela procurasse a ajuda de seu confessor, Padre Jean Maria Aladel.

Catarina contou tudo ao padre, no começo ele não acreditou, mas depois de dois anos observando a índole de Catarina, dirigiu-se ao arcebispo, que mandou fazer a cunhagem de 2000 medalhas em 20 de junho de 1832.

Desde então, a devoção à medalha não parou de crescer.

Catarina só divulgou as aparições, pouco depois da sua morte com a autorização de Maria.

Camila Napolitano Fonte: http://catolicos.vialumina.com.br/

Page 8: Informativo Santa Mena #44

8Santa MenaInformativo

NOVEMBRO DE 2014

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

EVENTOS