informativo santa mena #48

8
Santa Mena Informativo Informativo da Paróquia Santa Mena - N o 48 - Ano 5 - Março de 2015 - Diocese de Guarulhos paroquiasantamena.com.br /paroquiasmena Distribuição Gratuita PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

Upload: paroquia-santa-mena

Post on 08-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo Santa Mena do mês de Março/2015

TRANSCRIPT

Santa MenaInformativo

Informativo da Paróquia Santa Mena - No 48 - Ano 5 - Março de 2015 - Diocese de Guarulhosparoquiasantamena.com.br /paroquiasmena Distribuição Gratuita

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

Diretor Responsável: Pe. Cleber Leandro de Oliveira // Edição: Elton P. L. Gomes ([email protected]) // Diagramação: Daniel Gomes / Abdonildo José / Elton P. L. GomesEquipe Pastoral da Comunicação (PASCOM): Abdonildo José, Alessandro Araújo, Áurea Avelar, Daniel Gomes, Elton P. L. Gomes, Fran Rios, Lilian Pinheiro, Priscila de Oliveira Alves, Rejane Almeida e Vitor Azevedo Tiragem: 3 000 exemplares // Impressão: Gráfi ca Pana.

O Informativo da Paróquia Santa Mena é distribuído GRATUITAMENTEPara tornar o conteúdo deste informativo mais abrangente, precisamos da sua participação enviando sugestões e notícias. Escreva para o e-mail [email protected]. Seja um anunciante patrocinador deste informativo. Para maiores informações escreva para [email protected] ou entre em contato com a secretaria paroquial para enviarmos um representante até você.

CAPELA NOSSA SRA. DE FÁTIMAAv. André Luiz, 74

Santas MissasQuarta-feira às 20 horas

Sábado às 18 horas / domingo às 8 horasGrupo de Oração

Maria, Estrela da Evangelização:Segunda-feira às 19h30min.

CAPELA NOSSA SRA. APARECIDARua do Povo, 61Santas Missas

Domingo às 11h15min.Grupo de Oração

Esperança: Quarta-feira às 20 horas

CAPELA SÃO JUDAS TADEU Av. Salgado Filho, 2910

Santas MissasTerça-feira às 20 horas

Sábado às 19h45min. / domingo às 17 horasDia 28 em honra ao padroeiro 20 horas

Grupo de OraçãoObra Nova: Quarta-feira às 19h30min.

COMUNIDADE SANTO EXPEDITO E NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Av. Salgado Filho, 3938Santas Missas

Primeiro e terceiro sábado do mês às 16 horasCírculo Bíblico Sexta-feira às 20h

Pe. Cleber Leandro, Pároco.

PALAVRA DOPADRE

2Santa MenaInformativo

MARÇO DE 2015 EDITORIAL / AGENDA

PARÓQUIA SANTA MENADIOCESE DE GUARULHOS

AV. SUPLICY, 197 - TEL. 2455-9434www.paroquiasantamena.com.br

www.facebook.com/paroquiasmena

Expediente da SecretariaSegunda a sexta-feira das 9 às 18 horas

Sábado das 9 às 12 horasSantas Missas

Quinta-feira às 20 horas com adoração ao Santíssimo Sacramento às 19 horas

Sábado às 9 horas da manhãDomingo às 9h45min. e às 19 horas

Grupo de OraçãoMolde Divino: Terça-feira às 20 horas

AGENDA DE MARÇO DE 2015

DIA HORA ORGANIZAÇÃO ATIVIDADE LOCAL

1   Catequese Início da catequese com as crianças Comunidades

1 14h às 17h Sav Pv Pastoral Vocacional Despertar vocacional CDP

5 15h e às 19h30 Liturgia Con� ssão Quaresma Santa Mena

6 5h00 Liturgia Celebração da Penitência Santa Mena

6 20h00 ECC Pós encontro Santa Mena

7 10h00 Liturgia Reunião Paroquial para preparar Semana Santa Santa Mena

7 14h00 às 16h00 Pastoral da Criança Celebração da vida N.Sra Aparecida

7 14h30 às 18h30 Pastoral do Batismo Preparação Pais e padrinhos Santa Mena

7 16h00 Liturgia Santa Missa Santo Expedito

8 19h00 Liturgia Apresentação das crianças Santa Mena

13 5h00 Liturgia Celebração da Penitência Santa Mena

13 20h00 Grupo de Oração Missa por Cura e Libertação Santa Mena

14 16h00 Equipe de Festas Reunião Equipe de de festas

14 14h00 Sav Pv Reunião mensal Catedral

15 e 16   Pastoral Social Bazar Santa Mena

15 11h15 Pastoral do Batismo batizado Santa Mena

20 5h00 Liturgia Celebração da Penitência Santa Mena

21 10h00 Ministros Santa Mena Celebração da Palavra Clínica Humanitas

21 16h00 Liturgia Santa Missa Santo Expedito

25 20h00 Liturgia Solenidade da Anunciação do Senhor N.Sra de Fátima

25   Círculos Bíblicos Encerramento da CF Comunidades

27 5h00 Liturgia Celebração da Penitência Santa Mena

28 14h30 Todas pastorais Reunião mensal Santa Mena

28 16h00 Ministros Missa Paroquial enfermos Santa Mena

30 19h30 Liturgia Procissão do encontro Santa Mena

31 20h00 Liturgia Ofício das Trevas Santa Mena

Prezado Povo de DeusEstamos vivendo totalmente esse mês de março mergulhados na liturgia

quaresmal. Nesses dias, vivemos intensamente a oração, a caridade e o jejum, preparando-nos para a grande festa da nossa fé, a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Abrimos essa edição do Informativo Santa Mena com a seguinte frase: “A Cruz, que é loucura para o mundo, é sinal do amor incondicional de Deus por nós!”. Caríssimos, não existe amor maior que o amor de Deus pela humanidade. Por esse amor, Cristo se entregou ao suplício da Cruz, para que nós sejamos salvos.

Portanto, não existe nada nesse mundo que possa nos amedrontar ou desestimular. Pela Bendita Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, fomos resgatados de todo mal.

Não podemos esquecer: nós somos a Igreja da Cruz. Fazemos sempre o Sinal da Cruz recordando o meio pelo qual fomos salvos. Não devemos nos distanciar da Cruz, mas abraçá-la. Abraçando a Cruz estamos abraçando a certeza de nossa fé e da vitória de Cristo em nossa vida.

Façamos da realidade desta Cruz a realidade do nosso dia a dia.Aproveito o espaço para fazer um convite especial para a perseverança na

participação das Procissões da Penitência, às sextas-feiras, e das celebrações da Semana Santa, a grande semana de nossa fé.

Um santo mês de março a todos!

“Caríssimos, não existe amor maior que o amor de Deus pela humanidade. Por esse

amor, Cristo se entregou ao suplício da Cruz, para que nós sejamos salvos”

Santa Missa no Cemitério do PicançoToda terça-feira às 15 horasAv. Timóteo Penteado, 1329

ATENÇÃO!

3Santa MenaInformativo

MARÇO DE 2015

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA SEMANA SANTA

4Santa MenaInformativo

MARÇO de 2015 SEMANA SANTA

Semana SantaA Semana Santa é uma tradição religiosa do

Cristianismo que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor e vai se estender por toda a semana até o Domingo da Ressurreição do Senhor. São dias em que a liturgia segue, passo a passo, os últimos acontecimentos da vida terrena de Jesus. Visa recordar a Paixão de Cristo, desde sua entrada messiânica em Jerusalém, passando por seus sofrimentos, até a gloriosa ressurreição.

É muito expressivo o que o saudoso Papa Paulo VI diz sobre a Semana Santa: “Se há uma liturgia que deveria encontrar-nos todos juntos, atentos, solícitos e unidos para uma participação plena, digna, piedosa e amorosa, esta é a liturgia da grande semana. Por um motivo claro e profundo: o Mistério Pascal, que encontra na Semana Santa a sua mais alta e comovida celebração, não é simplesmente um momento do Ano Litúrgico: ele é a fonte de todas as outras celebrações do próprio Ano Litúrgico, porque todas se referem ao mistério da nossa redenção, isto é, ao Mistério Pascal”.

Esta Semana foi desenvolvida ao longo dos séculos para “reviver os acontecimentos da Paixão do Senhor”, formou-se uma rica liturgia, abrangendo o período de tempo que vai do Domingo de Ramos à Páscoa.

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa com a da entrada de Jesus em Jerusalém. Cristo é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenará à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras nas mãos, e o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”... Na celebração eucarística, narra-se o Evangelho da Paixão do Senhor.

Segunda-Feira Santa

Regularmente, celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, onde o Nosso Senhor começa sua caminhada rumo ao calvário e é celebrada as sete dores de Maria.

Terça-Feira SantaNeste dia podemos celebrar a Via-sacra . A

Via Sacra compreende quatorze estações. São os passos derradeiros que Jesus deu antes de abraçar a Cruz e trazer a Salvação para todo o gênero humano. E nós queremos pedir que, através da Via Sacra, possamos meditar o Mistério de Cristo e viver a Páscoa de Cristo Jesus através da celebração litúrgica dessa Semana Santa.

Quarta-Feira Santa

Costuma-se celebrar neste dia o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Eucaristia e as orações pedem perseverança e firmeza nos momentos difíceis da missão.

Quinta-Feira Santa

Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. Realiza-se nas Catedrais diocesanas, a Missa de Crisma, onde o Bispo diocesano santifica o óleo dos Catecúmenos e dos Enfermos e consagra o óleo de Crisma que será usado por todas as paróquias de sua Diocese durante um ano até a próxima Quinta-feira Santa, onde o óleo que restou do ano seguinte é queimado.

O Tríduo Pascal inicia-se com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, que é celebrado a Missa de Lava pés, onde relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira.

É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por trinta moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da sexta-feira açoitado e condenado. A Igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos sofridos por Jesus nesta noit

A Igreja já se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer.

Sexta-Feira Santa

Este é o momento onde a Igreja recorda a Morte do Salvador. Realiza-se a narrativa da Paixão, que narra os acontecimentos desde quando Jesus foi interrogado e morto no madeiro da Cruz; reza-se a Oração Universal, por todas as intenções do mundo, inclusive pelos que não crêem e Deus e em Cristo, pelos Judeus, pelos poderes públicos, dentre outros; e a Adoração de Jesus na Cruz.

Tradicionalmente é realizada a Procissão do Enterro. Relembrando-se as sete dores de Maria e encena-se a descida da Cruz.

Sábado da Vigília ou Sábado de Aleluia

É o dia que antecede a ressurreição de Jesus Cristo, dia dedicado a oração junto ao túmulo do Senhor Morto e dia de silêncio. Nesta noite, é celebrada a Vigília Pascal, a vigília de todas as vigílias.

Nela, acontece a Benção do fogo nova; a Proclamação da Páscoa e a Renovação das Promessas do Batismo. Com o fogo novo se acende o Círio Pascal, que representa a vida nova em Jesus Cristo.

Domingo de Páscoa

Reunidos na alegria deste dia da Páscoa, celebramos a Vitória do Cristo e procuremos valorizar, como sinais desta vitória, as conquistas e vitórias da comunidade e mesmo os passos da libertação que cada um de nós , pela força do Espírito, deu em sua vida pessoal.

É o dia da ressurreição de Jesus, e as comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.

Que possamos viver intensamente esses dias para que possamos mergulhar profundamente no Mistério Pascal de Cristo.

Rejane AlmeidaPascom Santa Mena

Veja a programação da Semana Santa na Paróquia Santa Mena na

página 3

5Santa MenaInformativo

MARÇO DE 2015

prestIgIe as empresas que nos ajudam a evangelIzar

FRATELLO DE RUAAmados, PAZ E BEM!

Após certo período da minha vida, na distância, indiferença e desprezo a DEUS, o chamado adormecido DELE para comigo em relação à doação e dedicação aos mais necessitados, renasceu no ano de 2013 após uma pregação que relatava sobre o amor e a loucura de São Francisco de Assis a JESUS CRISTO.

Nessa vontade de deixar o ESPÍRITO SANTO agir em minha vida, DEUS fez o surpreendente não somente em me resgatar, mas envolver toda minha família e amigos de comunidade que sentiam o carisma em relação a irmãos de rua e nos confiou uma missão de AMOR.

Aceitando a paz inquietante que ocorria em nossos corações sem compreendê-la, resolvemos descruzar os braços e agir conforme os planos de DEUS a pedido da Virgem Maria, sendo obedientes como filhos do Céu que somos.

Conduzidos pelas doces mãos de Nossa Mãe Maria Santíssima, fomos ao encontro dos irmãos de rua pela primeira vez, aos onze dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e treze. Constituindo-se assim, o grupo inspirado por São Francisco de Assis: FRATELLO DE RUA, no dia de Nossa Senhora de Lourdes.

O grupo atualmente é formado por mais de vinte integrantes, com atuação direta ou indiretamente. Alicerçados pelo Evangelho de Cristo, obedientes ao Papado e à sagrada hierarquia da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, movidos pelo ESPÍRITO SANTO, fortalecidos pela ORAÇÃO DO SANTO TERÇO e pelos sacramentos da CONFISSÃO e da SANTA EUCARISTIA, além da proteção de SÃO MIGUEL ARCANJO e a milícia celeste, da intercessão de SÃO FRANCISCO DE ASSIS, Santos e Santas que dedicaram as suas vidas aos mais necessitados e conduzidos por Nossa Senhora, vamos às ruas nas noites de sábado duas vezes por mês, levando alimentação, vestimentas, calçados, cobertores, louvor e adoração a DEUS, com o coração repleto da graça DELE, trajando agasalho marrom com o logotipo da missão, revelado através de um sonho à nossa irmã Priscila, o qual foi desenhado por ela, assim como o TAU de São Francisco, também utilizado nas saídas. Representando o significado Franciscano (AMOR A JESUS CRISTO NOS POBRES).

Como marianos, dizemos que Nossa Senhora gerou esse divino encontro de filhas e filhos consagrados com a misericórdia de JESUS nas calçadas, sendo a medianeira da aproximação eucarística surreal que ocorre a cada missão.

.OBJETIVO

Agir fraternalmente para a realização de trabalho missionário urgente e necessário nestes tempos atuais em relação aos irmãos de rua, levando a eles com humildade e fé o AMOR e a LUZ de CRISTO, transmitindo a mensagem de que aos olhos de DEUS eles não passam despercebidos.

Elizabete Maria

Venha participar do grupo

FRATELLO DE RUA ! E servir os irmãos mais necessitados!

Procure a secretaria Paroquial.

Paróquia Santa MenaAv: Suplicy, 197 - Tel: 2455-9434

TESTEMUNHO

6Santa MenaInformativo

MARÇO DE 2015

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

ACONTECEU

7Santa MenaInformativo

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

MARÇO DE 2015

O que falar do nosso querido São José?

Pai terrestre de Jesus que nasceu provavelmente em Belém, filho de Jacó (Mt 1,16).

José, seu marido por ser justo, não queria denunciar Maria, e pensava em deixa - lá, sem ninguém saber (Mt.1,19), segundo as leis judaicas daquele tempo.

Mas em sonho o anjo veio avisar que realmente Maria estava grávida pela ação do Espírito Santo.

Ele, enfim, assumiu Maria e Jesus como sua família e através de sua humildade foi um grande exemplo para muitos.

São José teve papel importantíssimo na formação da personalidade de Jesus enquanto pessoa humana. Podemos analisar o comportamento de Jesus do ponto de vista humano e assim veremos que ele (Jesus) foi um menino e um homem que teve um pai presente, piedoso e influente.

Um pai que ensinou ao filho o caminho da justiça, da verdade, do amor e do conhecimento da Palavra de Deus. Não é à toa que São José é chamado de “Justo” desde os Evangelhos. Por isso, São José é um dos maiores santos de todos os tempos.

E hoje, será que muitos pais conseguiriam seguir o exemplo de São José? Fica lançado o desafio.

Deus abençoe a todos no amor de Maria e sob a intercessão de São José.

Priscila de Oliveira AlvesPascom Santa Mena

“Homem não gosta de rezar?”Já ouvimos muitas vezes a frase “Homem não gosta de rezar?”. Porém, não

foi o que vimos no dia 21 de fevereiro no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida onde aconteceu a VII ROMARIA do Terço dos Homens.

Celebramos nesta data uma missa com mais de 43.000 irmãos devotos de Nossa Senhora de muitos estados do Brasil, e que habitualmente se reúnem uma vez por semana para rezar o Terço Mariano em suas comunidades, pedindo a intervenção de Maria para um mundo melhor e para a proteção das famílias.

O movimento do Terço dos Homens de nossa comunidade paroquial também se fez presente, representada por 25 devotos das comunidades de Santa Mena, Nossa Senhora de Fátima e São Judas. Foi o segundo ano que participamos da Romaria.

O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção que nos conduz para a oração e nos leva a meditar sobre os principais mistérios da vida e da Paixão e Ressurreição de Cristo.

“Fazei tudo o que ele vos disser” ( Jo. 2, 1-9)

Nossa Paróquia convida os homens da comunidade a participarem do Movimento do Terço dos Homens que cujos encontros são realizados na Paróquia de Santa Mena, e nas comunidades: Nossa Senhora de Fátima e São Judas Tadeu

– Consulte nossa programação.

Movimento do terço dos Homens

SÃO JOSÉ/ TERÇO DOS HOMENS

8Santa MenaInformativo

MARÇO DE 2015

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

PADRE VALDOCI / DIÁCONO LUISSob provimento sancionado pelo Bispo de

Guarulhos, Dom Edmilson Amador Caetano, o Padre Valdocir Aparecido e o Diácono Luís Carlos Silva passaram auxiliar a nossa Paróquia em suas diversas ati vidades pastorais e sacramentais.

O Padre Valdocir Aparecido nasceu em Bariri em 1951 e foi ordenado sacerdote em 1986. Em 1988 foi designado como administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio - Pimentas. Em 1993 foi transferido para a Paróquia Santo Alberto Magno, onde se tornaria Vigário Paroquial.

Em 1999 foi empossado pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fáti ma - Aracília. Em 2013, torna-se vigário paroquial da Paróquia Santa Teresinha e Nossa Senhora das Angústi as.

Em 2014, assume a Capelania do Hospital Stella Maris. Atualmente, além do serviço na Capelania e na Paróquia Santa Mena, Padre Valdocir também é responsável pela Pastoral Carcerária da Diocese de Guarulhos e da Direção Espiritual dos seminaristas no Seminário Maior.

O Diácono Luís Carlos passou por diversas paróquias realizando diversifi cados trabalhos de evangelização. Atualmente, ele serve na Paróquia maronita de São Charbel, onde coordena os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarísti ca, ministrando um Estudo Bíblico, e muitas outras ati vidades. Na Catedral Imaculada Conceição, ele é Presidente da Irmandade de Frei Galvão.

Além disso, ele é chefe da Capelania da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública, 2º Inspetor GCMG, onde realiza o atendimento, desde a visita aos Guardas Civis, quando estão doentes nos hospitais e em suas residências, assim também com as suas famílias. Na Capelania é realizada também cursos de formação para os sacramentos do Bati smo, Matrimônio e realizamos as exéquias, ainda realiza o atendimento e aconselhamento, e com as diversas representações religiosas que compõem a Capelania, já que somos uma Capelania Ecumênica e interreligiosa, realizando cultos onde cada denominação religiosa se expressa de sua forma.

Louvamos ao Senhor pela disponibilidade de cada um que trabalha para que o Reino de Deus cresça cada vez mais em nossa Paróquia através dos serviços de evangelização o qual realizam.

Vitor Azevedo/ Pascom Santa Mena