informativo santa mena #39

8
Santa Mena Informativo Informativo da Paróquia Santa Mena - N o 39 - Ano 4 - Junho de 2014 - Diocese de Guarulhos paroquiasantamena.com.br /paroquiasmena Distribuição Gratuita PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

Upload: paroquia-santa-mena

Post on 11-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo Santa Mena do mês de Junho/2014

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Santa Mena #39

Santa MenaInformativo

Informativo da Paróquia Santa Mena - No 39 - Ano 4 - Junho de 2014 - Diocese de Guarulhosparoquiasantamena.com.br /paroquiasmena Distribuição Gratuita

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

Page 2: Informativo Santa Mena #39

Pe. Cleber Leandro, Pároco.

PALAVRA DOPADRE

2Santa MenaInformativo

JUNHO DE 2014

Diretor Responsável: Pe. Cleber Leandro de Oliveira. // Edição: Adriana A. Garcia ([email protected]). // Diagramação: Abdonildo José, Adriana A. Garcia e Daniel Gomes. // Equipe Pastoral da Comunicação (PASCOM): Abdonildo José, Adriana A. Garcia, Aurea Avelar, Daniel Gomes, Douglas Bastelli, Elton P. L. Gomes, Fernando Andrade, Fernando Gonçalves, Fran Rios, Helton A. dos Santos, Vitor Azevedo e Wellington Alves. // Tiragem: 3 000 exemplares. // Impressão: Gráfi ca Pana.

O Informativo da Paróquia Santa Mena é distribuído GRATUITAMENTEPara tornar o conteúdo deste informativo mais abrangente, precisamos da sua participação enviando sugestões e notícias. Escreva para o e-mail [email protected]. Seja um anunciante patrocinador deste informativo. Para maiores informações escreva para [email protected] ou entre em contato com a secretaria paroquial para enviarmos um representante até você.

PARÓQUIA SANTA MENADIOCESE DE GUARULHOS

AV. SUPLICY, 197 - TEL. 2455-9434www.paroquiasantamena.com.br

www.facebook.com/paroquiasmena

Expediente da SecretariaSegunda a sexta-feira das 9h às 18h

Sábado das 9h às 12hSantas Missas

Quinta-feira às 19h30com adoração ao Santíssimo às 18h30

Domingo às 9h45 e às 19hGrupo de Oração

Molde Divino: Terça-feira às 20h

CAPELA NOSSA SRA. DE FÁTIMAAv. André Luiz, 74

Santas MissasQuarta-feira às 20h

Sábado às 18h / domingo às 8hGrupo de Oração

Maria, Estrela da Evangelização:Segunda-feira às 19h30

CAPELA NOSSA SRA. APARECIDARua do Povo, 61Santas Missas

Domingo às 11h15Grupo de Oração

Esperança: Quarta-feira às 20h

CAPELA SÃO JUDAS TADEU Av. Salgado Filho, 2910

Santas MissasTerça-feira às 20h

Sábado às 19h45 / domingo às 17hGrupo de Oração

Obra Nova: Quarta-feira às 19h30

COMUNIDADE STO. EXPEDITO E NOSSA SRA. DAS GRAÇAS

Av. Salgado Filho, 3938Santas Missas

Terceiro sábado de cada mês às 16hCírculo Bíblico

Sexta-feira às 20h

EDITORIAL / AGENDA

Queridos irmãos e irmãs, neste mês de junho temos muito que nos alegrar, pois além de festejar os santos de rica devoção popular deste mês, temos as solenidades da Ascenção do senhor, de Pentecostes e a festa de Corpus Christi. Inicialmente não poderia deixar de par tilhar com todos, um pouco da alegria e emoção ao participar da peregrinação a Terra Santa, na qual eu fui o diretor espiritual e também peregrino. A peregrinação é um elemento essencial de nossa fé. É também a imagem da nossa existência, que é um caminhar para a frente, rumo a Deus, e também para a comunhão da humanidade. Estar nos lugares onde Jesus passou é algo indizível de tamanha emoção, em especial o Santo Sepulcro, estar diante do túmulo vazio e do próprio coração da Igreja, é um convite a renovar o entusiasmo da nossa consagração a Cristo e o nosso compromisso no serviço amoroso ao seu Corpo místico, a Igreja. Imenso foi o nosso privilégio de estar nos santos lugares, que Cristo santificou através da sua presença terrena e do seu ministério. Ao celebrarmos a Solenidade de Pentecostes, chegamos ao quinquagésimo dia, que assinala o cumprimento do acontecimento da Páscoa, da morte e ressurreição de Jesus, através da dádiva do Espírito do Ressuscitado. “Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor”. Esta expressão é destinada também a nós, porque na fé podemos vê-lo; na fé, Ele vem ao meio de nós e mostra também a nós as mãos e o lado, e nós alegramo-nos com isto. Por isso, queremos rezar: Senhor, concede-nos o dom da tua presença e teremos a dádiva mais bonita: a tua alegria.

Que o Santo Espírito que uni a Igreja, possa unir todos e todas as nossas capelas em prol do anúncio do evangelho, que possamos ser a presença do Ressuscitado na vida naqueles que mais necessitam e assim darmos o verdadeiro testemunho da nossa fé. Que o Senhor vos abençoe!

“Senhor, concede-nos o dom da tua presença e teremos a dádiva mais bonita: a tua alegria.”

AGENDA DE JUNHO DE 2014

DIA HORA ORGANIZAÇÃO ATIVIDADE LOCAL

6 20h00 Grupos de Oração Missa por Cura e Libertação Santa Mena

7 14h30 Pastoral do batismo Encontro de pais e padrinhos Santa Mena

7 15h00 ECC Bingo Salão Paroquial

7 19h00 Eventos Quermesse Capela N.S. Apda.

7 20h00 Catequese Encontrão com turmas de Crisma Santa Mena

7 21h00 RCC e liturgia Vigília de pentecostes Santa Mena

8 14h00 SAV PV Encontrão com Coroinhas Catedral

8 19h00 Eventos Quermesse Capela N.S. Apda.

8 19h00 Pastoral do batismo Apresentação das crianças do batismo Santa Mena

13 20h00 Liturgia Paroquial Missa Santo Antônio com bênção e distribuição dos Pães Santa Mena

14 14h00 SAV PV Reunião mensal com Bispo Catedral

15 11h00 Pastoral do Batismo Batizado Santa Mena

19 8h00 Juventude e catequese Confecção do tapete Corpus Christi Santa Mena

19 16h00 Liturgia Missa e procissão Santa Mena

21 15h00 Pastoral da Criança Celebração da vida Capela N.S. Apda.

21 18h00 Juventude da forania Oração do Terço Santa Mena

22 Pastoral da Sobriedade Dia da SobriedadeSemana Nacional antidrogas

24 20h00 Apostolado da Oração Tríduo do Sagrado Coração de Jesus São Judas Tadeu

24 14h00 Pastoral da Criança Celebração da vida São Judas Tadeu

25 10h00 Irmandade frei Galvão Reunião e Missa Catedral

25 20h00 Apostolado da Oração Tríduo do Sagrado Coração de Jesus N.S. de Fátima

26 10h00 Pastoral da Criança Celebração da vida Santa Mena

26 Dia todo Todas pastorais Visita Pastoral do Bispo Santa Mena

26 20h00 Apostolado da Oração Tríduo do SCJ Missa com nosso Bispo Santa Mena

27 20h00 Apostolado da Oração Missa do Sagrado Coração de Jesus com Santos Juninos Santa Mena

27 21h00 Eventos Arraiá Santa Mena Confraternização Junina Santa Mena

28 10h00 Pastoral da Criança Celebração da vida Santa Mena

28 12h00 Pastoral da Criança Celebração da vida N.S. de Fátima

29 14h00 SAV PV Encontro Vocacional Catedral

29 17h00 Pastoral do batismo Reunião com a equipe Santa Mena

Page 3: Informativo Santa Mena #39

3Santa MenaInformativo

JUNHO DE 2014

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

LITURGIA

Esta solenidade foi transferida para o 7o domin­go de Páscoa desde seu dia originário, a quinta­­feira da 6a semana de Páscoa, quando se cumprem os quarenta dias depois da ressurreição, confor­me o relato de São Lucas em seu Evangelho e nos Atos dos Apóstolos; mas continua conservando o simbolismo da quarentena: como o Povo de Deus esteve quarenta dias em seu Êxodo do deserto até chegar à terra prometida, assim Jesus cumpre seu Êxodo pascal em quarenta dias de aparições e en­sinamentos até ir ao Pai. A Ascensão é um mo­mento mais do único mistério pascal da morte e ressurreição de Jesus Cristo, e expressa sobretudo a dimensão de exaltação e glorificação da nature­za humana de Jesus como contraponto à humi­lhação padecida na paixão, morte e sepultamento.

Ao contemplar a ascensão de seu Senhor à gló­ria do Pai, os discípulos ficaram assombrados, por­que não entendiam as Escrituras antes do dom do

Pentecostes era uma festa de grande alegria e ação de graças para os judeus por celebrar a colheita do trigo. Vinha gente de todas as partes: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Quando também eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada “festa das sete semanas” por ser comemorada sete semanas depois da festa da Páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que signifi-ca “quinquagésimo dia”.No primeiro Pentecostes depois da Morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (cf. At 2,1-4)

Pentecostes é um fato antigo e novo ao mesmo tempo. Ele é marcado por realidades que envolvem situações de misté-rio. A vinda do Espírito Santo transforma a vida das pessoas e atinge a maneira de ser das comunidades cristãs. Desperta atitudes de compromisso e testemunho na convivência

Espírito, e olhavam para o alto. Aparecem dois ho­mens vestidos de branco, é uma teofania, a mesma dos dois homens que Lucas descreve no sepulcro (24,4). Neles a Igreja Mãe judaico­cristã via acer­tadamente a forma simbólica da divina presença do Pai, que são Cristo e o Espírito. As palavras dos dois homens são fundamentais: Galileus, o que fa­zeis aí plantados olhando para o céu? O próprio Jesus que vos deixou para subir ao céu, voltará como vistes marchar (Atos 1,11). Em um excesso de amor semelhante ao que o levou ao sacrifício, o Senhor voltará para tomar os seus e para estar com eles para sempre; e se mostrará como imagem per­feita de Deus, como ícone transformante por obra do Espírito, para nos tornar semelhantes a ele, para contemplá­lo tal como ele é (1 João 3,1­12)

Fran Rios. Fonte: ACI (Agência Católica de Informações) Digital.

social. É festa da unidade porque faz superar divisões de raça e línguas no meio da diversidade dos dons. Faz as pes-soas se colocarem a serviço umas das outras e edificar a co-munidade. Com isto elas superam e ultrapassam seus limi-tes simplesmente humanos.(Dom Paulo M. Peixoto, CNBB)

Em Pentecostes, a Igreja desejada por Jesus como “pequeno Rebanho” (Lc 12,32), é insuflada pelo sopro do Espírito e surge como “missão a serviço do Reino de Deus” anunciado por Jesus. Mais que dizer que a Igreja tem uma missão, podemos dizer que o Reino de Deus tem uma Igreja missionária a seu serviço, para difundi--lo no mundo. Assim, a Igreja reverte o acontecimento narrado no episódio da Torre de Babel, onde ninguém se entendia pela confusão das línguas. Em Pentecostes acon-tece o contrário, o Espírito, através da Igreja difunde no mundo a linguagem do amor, o qual inclui a justiça com o perdão e misericórdia.(Dom Pedro C. Cipolini, CNBB)

Adriana Garcia - Fonte: CNBB e Canção Nova :

ASCENSÃO DO SENHOR

PENTECOSTES

Page 4: Informativo Santa Mena #39

4Santa MenaInformativo

JUNHO DE 2014

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

CELEBRAÇÕES DE JUNHO

Venha prestigiar nossas lojinhasAdquira imagens, livros, terços, escapulários etc.

Presenteie a quem você ama com objetos de devoção católicos, Esperamos por você

O Mistério da Santíssima trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode-se dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo. Foi Jesus sobretudo quem revelou o Pai, Ele como Deus, e o Espírito Santo; isto não foi invenção da Igreja.

A verdade revelada da Santíssima Trindade está nas origens da fé viva da Igreja, principalmente atra-vés do Batismo.“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo este-jam com todos vós” (2Cor 13,13; cf. 1Cor 12,4-6; Ef 4,4-6) já pronunciavam os Apóstolos.

A Trindade é Una. Não professamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas: “a Trindade con-substancial”, ensinou o II Concílio de Constantinopla em 431 (DS 421 ). As pessoas divinas não dividem

entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro: “O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, o Espírito Santo é aqui-lo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza” (XI Concílio de Toledo, em 675, DS 530). “Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina” (IV Conc. Latrão, em 1215, DS 804).

O Mistério da Santíssima Trindade que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza” (XI Concílio de Toledo, em 675, DS 530). “Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina” (IV Conc. Latrão, em 1215, DS 804).

Elton Pereira Leite Gomes Fonte: Canção Nova

Santíssima Trindade

A sexta-feira seguinte ao segun-do domingo depois de Pentecostes a Igreja Católica celebra a solenida-de do Sagrado Coração de Jesus.

A Solenidade liturgica será ce-lebrada dia 27 deste mês.Além da celebração litúrgica, muitas outras expressões de piedade têm por objeto o Coração de Cristo. Não tem dúvida de que a devoção ao Coração do Salvador tem sido, e continua a ser, uma das expressões mais difundidas e amadas da piedade

eclesiástica. Entendida à luz da Sagrada Escritura, a expressão “Co-ração de Cristo” designa o mesmo mistério de Cristo, a totalidade do seu ser, a sua pessoa considerada no seu núcleo mais íntimo e essencial.

Como o têm lembrado frequen-temente os Romanos Pontífi ces, a devoção ao Coração de Cristo tem um sólido fundamento na Escritura. Jesus apresenta-se a si mesmo como mestre “manso e humilde de Coração” (Mt. 11, 29). Pode

dizer-se que a devoção ao Coração de Jesus é a tradução em termos cultuais do reparo que, segundo as palavras proféticas e evangélicas, todas as gerações cristãs voltaram para aquele que foi atravessado (cfr. Jo. 19, 27; Zc. 12, 10), isto é, o costado de Cristo atravessado pela lança, do qual brotou sangue e água, símbolo do “sacramento admirável de toda a Igreja”.

Elton Pereira Leite Gomes Fonte Canção Nova

Sagrado Coração de Jesus

Page 5: Informativo Santa Mena #39

5Santa MenaInformativo

JUNHO DE 2014

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

Celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Propriamente é a Quinta-feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os �iéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprioCristo.

Origem da CelebraçãoA celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica,

no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as

leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a ce-lebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um osten-sório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No BrasilNo Brasil, a festa passou a integrar o calendário religio-

so de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deser-to. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos �iéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comuni-dade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Douglas Bastelli. Fonte: Canção Nova

Programação da Celebraçãode Corpus Christi - 19 de junho de 2014

8 horas: Montagem do tapete pela Catequese e Jovens, aberto a todos que queiram participar

16 horas: Santa Missa Paroquial na Igreja Matriz de Santa Mena

ADORAÇÃO

Corpus Christi

21 de junho - 18 horas

Oração do Terço

Juventude da Forania

Matriz de Santa Mena

Page 6: Informativo Santa Mena #39

6Santa MenaInformativo

JUNHO DE 2014

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

TREZENA DE FÁTIMA

Page 7: Informativo Santa Mena #39

7Santa MenaInformativo

JUNHO DE 2014

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

Manipulação de fórmulas e Cosméticos; Produtos Naturais e Dietéticos; Drogaria - genéricos, similares e referência; Florais, Homeopatia, Ervas e Chás; Laboratório próprio; Assistência Farmacêutica Integral; Manipulamos sua fórmula em até 1 hora - URGÊNCIA.

Unidade 1: Av. Timóteo Penteado, 146, Centro, Tel. 2461-1005Av. Esperança, 403, Centro, Tel. 2461-1005

Unidade 2: Rua Sete de Setembro, 252, Centro, Tel. 2468-8647Site: www.guarucentro.com.br

EVENTOS

Page 8: Informativo Santa Mena #39

8Santa MenaInformativo

JUNHO DE 2014

PRESTIGIE AS EMPRESAS QUE NOS AJUDAM A EVANGELIZAR

Terço dos HomensSanta Mena comemora

seu primeiro aniversárioO Grupo de Oração Terço dos Homens, da

Paróquia Santa Mena, comemorou na quinta--feira, dia 8/5/2014, o seu primeiro ano de fun-dação, com Celebração da Palavra presidida pelo Diácono Luís Carlos. Estiveram presentes tam-bém, integrantes do Terço dos Homens da Capela São Paulo Apóstolo, da Paróquia São José. Em comemoração e ação de graças, foi realizada no Salão Paroquial, no dia 12/5/2014, a confraterni-zação, precedida da oração do terço, com os inte-grantes do grupo juntamente com seus familiares.

PASTORAIS

Grupo de Oração Obra Nova - 3 Anos

O grupo de oração Obra Nova foi fundado em 22/5/2011, dia de Santa Rita de Cássia.

A fundadora do grupo foi a Ana Santos, e após alguns meses a coordenação foi assumida por mim, Maria Hermília. O início dessa nova tra-jetória não foi fácil e por muitas vezes senti von-tade de desistir, mas graças ao incentivo e orações do nosso querido Pe. Cleber os obstáculos foram vencidos e com a graça de Deus muitas bençãos foram derramadas na vida de tantos irmãos que passaram por aqui e ainda serão, eu sempre digo: esse grupo não é de uma pessoa especí� ca e sim de Deus e é � ncado em rocha � rme que é Ele.

Desde a posse dessa coordenação, levo comigo a certeza de que não coordeno sozinha, pois Deus está sempre à nossa frente nos conduzindo à vontade Dele.

É certo que devemos agradecer aos muitos irmãos que nos auxiliaram na intercessão no iní-cio, sem a ajuda deles o grupo talvez não teria se iniciado, pois por mais que sintamos o chamado de Deus, Ele mesmo nos envia irmãos para nos encorajar e auxiliar na missão dada por Ele.

Hoje devemos apenas louvar a Deus por mais um ano desde Grupo de Oração, pois por meio dele, Deus nos envia muitas graças e bençãos e nos ajuda a ter uma fé madura, enraizada em Jesus Cristo

Obra Nova - 3 Anos