informativo nº 44 - out 2012

2
INFORMA SECTI Boletim Informativo Interno da Gerência de Valorização de Pessoas Nº 44 - Outubro/2012 GOVERNO DO ESTADO DO PARチ SECRETARIA DE ESTADO DE CIハNCIA, TECNOLOGIA E INOVAヌテO Paixão pelo que se faz: fator essencial para o sucesso . nterpessoais. Pesquisas recentes sobre os fatores que influenci- am o sucesso de um profissional, apontam numa direção comum a todas as pessoas que lograram êxito nos negócios, na vida pessoal, nos esportes e na profissão: A paixão pelo que se faz! Este único fator gera diversas outras mudanças de comportamento que, juntas, tornam o sucesso um resultado previsível. A começar pelos relacionamentos pessoais, a pai- xão pela família, pela pessoa amada e por amiza- des, nos torna mais felizes e, com isto, faz com que nossa interação com estas pessoas gere maior satisfação para todos os envolvidos. Mas é na área profissional que a paixão exerce um impacto mais significativo, pois acaba alterando por com- pleto as relações e os resultados alcançados em todas as outras áreas de nossas vidas. O Guru de marketing, Mark Albion, professor da universidade de Harvard e autor do livro, "Making a Life, Making a Living", que numa tradução livre significa "tenha vida, ganhe a vi- da", realizou uma pesquisa com 1.500 profissio- nais que obtiveram MBA nas melhores escolas americanas durante 20 anos. Nesse estudo, ele separou aqueles que priorizaram, em sua primeira opção de emprego após o curso, primeiramente ganhar dinheiro, para depois buscar fazer o que realmente gostariam. Do total 83% dos pesquisa- dos escolheram o emprego por causa do salário. No outro grupo, 17% escolheram buscar emprego em áreas que realmente gostassem de trabalhar, independente do ganho financeiro. Os resultados foram surpreendentes. Após 20 anos de acompa- nhamento, Albion encontrou 101 multimilionários, e destes apenas um era do primeiro grupo, aquele que escolheu o emprego por causa do salário, os restantes 100 milionários pertenciam ao grupo dos que priorizaram trabalhar em funções em que ti- nham paixão. Esta pesquisa consta em matéria da revista VOCÊ S.A. (Edição 50, agosto de 2002). São dados que nos fazem refletir sobre nossa traje- tória profissional. Mas se analisarmos estas infor- mações à luz da razão, vamos perceber que estes dados fazem muito sentido. Vejamos alguns as- pectos sobre as consequências de realizarmos nos- so trabalho, tarefas ou mesmo relacionamentos com paixão. - Aumenta nosso comprometimento com os resul- tados. - Nossa motivação para realização das tarefas ne- cessárias é naturalmente maior. - É grande a disposição para realizar sacrifícios. - Associamos naturalmente o prazer às atividades habituais. - Prestamos maior atenção àquilo que nos interes- sa. - A produtividade no serviço é maior.

Upload: sectet-pa

Post on 26-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

informativo secti

TRANSCRIPT

INFORMA SECTIBoletim Informativo Interno da Gerência de Valorização de Pessoas

Nº 44 - Outubro/2012

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁSECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Paixão pelo que se faz: fator essencial para o sucesso

. nterpessoais.Pesquisas recentes sobre os fatores que influenci-am o sucesso de um profissional, apontam numadireção comum a todas as pessoas que lograramêxito nos negócios, na vida pessoal, nos esportese na profissão: A paixão pelo que se faz! Esteúnico fator gera diversas outras mudanças decomportamento que, juntas, tornam o sucesso umresultado previsível.A começar pelos relacionamentos pessoais, a pai-xão pela família, pela pessoa amada e por amiza-des, nos torna mais felizes e, com isto, faz comque nossa interação com estas pessoas gere maiorsatisfação para todos os envolvidos. Mas é naárea profissional que a paixão exerce um impactomais significativo, pois acaba alterando por com-pleto as relações e os resultados alcançados emtodas as outras áreas de nossas vidas.O Guru de marketing, Mark Albion, professor dauniversidade de Harvard e autor do livro,"Making a Life, Making a Living", que numatradução livre significa "tenha vida, ganhe a vi-da", realizou uma pesquisa com 1.500 profissio-nais que obtiveram MBA nas melhores escolasamericanas durante 20 anos. Nesse estudo, eleseparou aqueles que priorizaram, em sua primeiraopção de emprego após o curso, primeiramenteganhar dinheiro, para depois buscar fazer o querealmente gostariam. Do total 83% dos pesquisa-dos escolheram o emprego por causa do salário.

No outro grupo, 17% escolheram buscar empregoem áreas que realmente gostassem de trabalhar,independente do ganho financeiro. Os resultadosforam surpreendentes. Após 20 anos de acompa-nhamento, Albion encontrou 101 multimilionários,e destes apenas um era do primeiro grupo, aqueleque escolheu o emprego por causa do salário, osrestantes 100 milionários pertenciam ao grupo dosque priorizaram trabalhar em funções em que ti-nham paixão. Esta pesquisa consta em matéria darevista VOCÊ S.A. (Edição 50, agosto de 2002).São dados que nos fazem refletir sobre nossa traje-tória profissional. Mas se analisarmos estas infor-mações à luz da razão, vamos perceber que estesdados fazem muito sentido. Vejamos alguns as-pectos sobre as consequências de realizarmos nos-so trabalho, tarefas ou mesmo relacionamentoscom paixão.

- Aumenta nosso comprometimento com os resul-tados.- Nossa motivação para realização das tarefas ne-cessárias é naturalmente maior.- É grande a disposição para realizar sacrifícios.- Associamos naturalmente o prazer às atividadeshabituais.- Prestamos maior atenção àquilo que nos interes-sa.- A produtividade no serviço é maior.

Caro servidor, você pode divulgar artigos, textos, eventos e informações sobre as ativida-des de sua diretoria ou setor, assim como poesias, contos, crônicas, desenhos e fotos emnosso informativo. Envie as informações desejadas para o endereço eletrônico:[email protected]

Esta política ajuda a desenvolver paixão pela organi-zação e pelo trabalho a ser realizado. Além disto, épreciso saber selecionar, para seu quadro de funcio-nários, aquelas pessoas que tenham habilidades com-patíveis com o trabalho e afinidades com a organiza-ção.Por outro lado, os profissionais precisam aprender aidentificar as empresas que possam lhe oferecer asmelhores condições de trabalho de acordo com seusgostos e habilidades. O fator salário não pode ser oúnico, ou o fator decisivo, em sua escolha. É precisoter sabedoria e pensar no futuro, pois muitas vezesum emprego com salário inicial menor, mas que lhetraga maior satisfação, pode ser uma grande oportu-nidade profissional no longo prazo.Portanto, gostaríamos de ressaltar tanto para as em-presas como para os profissionais, a importância dehaver uma sintonia de propósitos, de objetivos e derelacionamento entre empresas e seus funcionários.As relações trabalhistas, em muitos sentidos, são se-melhantes a um casamento. É necessário que hajapaixão e amor de parte a parte, para que estas rela-ções sejam plenas e satisfatórias, tanto para as orga-nizações como para os profissionais.Texto retirado do site www.algosobre.com.br

- Nossa felicidade no trabalho influenciapositivamente as relações interpessoais.O Palestrante norte-americano Tim Sanders,que escreveu o livro "O Amor é a MelhorEstratégia" (Editora Sextante), e é um dosautores corporativos mais lidos nos EUA, de-fende que existe uma grande influência doamor, nas relações interpessoais das organiza-ções e o desempenho de um profissional.Também realizando pesquisa em empresasTim Sanders percebeu que as organizações demaior sucesso são justamente aquelas que pro-movem uma interação entre seus funcionários,facilitando o desenvolvimento de relações deamor e amizade entre eles. Estas relações sãofacilitadas quando se tem paixão pelo que sefaz.Esta abordagem sobre a importância da paixãono desempenho profissional levanta duasquestões fundamentais na relação entre as pes-soas e as organizações. De um lado, é precisoque as empresas busquem criar ambientes eclimas organizacionais que facilitem o traba-lho e o bem estar de seu funcionários.

Concurso Servidor Nota 10

Dia 08 de Outubro a SECTIreceberá a visita da Santa Pere-grina de Nossa Senhora de Na-zaré no 2º andar às 12:00h. Se-rá uma tarde de muita oração,emoção e confraternização en-tre os servidores que culminaránum almoço especial organiza-do pelos próprios presentes.Haja coração!

Santa Peregrina de Nossa Senhora deNazaré na SECTI

Dica de Leitura

Uma história misteriosa e muitoinstigante. Vale à pena ler!

Informa SECTI –Nº 44–Outubro/2012

Parabenizamos o servidor nota 10 selecionado na SECTICarlos Augusto Rolim da Motta– Técnico em Gestão de In-formática que irá concorrer a nível Estadual, através de sortei-o no dia 26/10/12 no Hangar, à premiação máxima de R$30.000,00.

Dica de Filme O eleito da SECTI , membros da Comissão Avaliadora e aDiretora de Planejamento, Administração e Finanças.

Delicadeza é o termo certo para descrever a forma como Nathalie (Audrey Tautou) lida com os caminhosinesperados de sua vida. De vendedora de programas de peças de teatro a um emprego promissor; de umcasamento apaixonado à perda repentina; do luto doloroso a uma tentativa de restauração de seu afeto. Seráeste o inconstante trajeto de Nathalie, no qual a delicadeza estará sempre presente?