informativo gelne nº 4 out-dez 2008

10
Completou-se o segundo ano de vida do GEL- Ne. Muitas atividades em 2008, muitas emoções, muitas conquistas e mui- tas ações comunitárias, desenvolvimento de espe- cialidades, incentivo à formação e qualificação de Chefias, consolidação de nosso Grupo Escoteiro junto à comunidade, além de destacada atuação no 8º Distrito Escoteiro do RS. E muita comunicação também. Em 2008, nosso blog atingiu 12.230 acessos desde sua criação em no- vembro de 2006, além de lançarmos um Boletim Informativo trimestral para divulgar nossas a- ções e o Movimento Esco- teiro como um todo. Sim, 2008 foi um bom ano. I Desafio Sênior Nos dias 11 e 12 de outubro aconteceu o primeiro evento aberto organizado pelo GEL- Ne: o I Desafio Sênior. Estiveram presentes as tro- pas sêniores dos Grupos Escoteiros Anhanguera (Sapucaia do Sul), João de Barro (São Leopoldo), Tupi- guarani, Nimuendaju, Char- ruas e Lanceiros Negros. A atividade teve início às 17h, na sede do G. E. Nimu- endaju: as tropas receberam orientação em código Morse que, após decifrado, manda- va-os em jornada de 17 km até a sede do G. E. Lanceiros Negros (Bairro Restinga). No percurso havia duas ba- ses de jogos. Já no local, a primeira ba- teria de jogos com 8 bases se desenvolveu até às 23h. Na segunda bateria, após o jan- tar, mais 11 bases, finalizan- do às 7h da manhã. Aprendizagem, integração e superação de limites foram o grande saldo deste desafio. Quatro! 4º! 4! Quarto! GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 2006 Porto Alegre, janeiro de 2009 FAZENDO DO ESCOTISMO UM CAMINHO PARA A PAZ Qualifica-ação de Chefias 2 34ª Semana da Res- tinga 2 Nova Diretoria - gestão 2008-2010 2 Abayomi 2 Jornada de Estudos Teóricos do Ramo Escoteiro 3 GELNe - ano II 3 GELNe - LEBEFÊ 4 Integração 4 Fazendo a história do GELNe 6 Chefes no GELNe 10 Noite da Magia 5 Atividades comuni- tárias do GELNe 7 Reforço qualificado para a Tropa Sênior 7 Destaques 10 Atividades comuni- tárias do GELNe - parte 2 8 Acampamento de Sobrevivência Sê- nior II 9 III Bivaque da Alca- téia 9 Nesta edição Edição nº 4 Quarto trimestre de 2008

Upload: grupo-escoteiro-lanceiros-negros

Post on 09-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

FAZENDO DO ESCOTISMO UM CAMINHO PARA A PAZ Fazendo a história do GELNe 6 No percurso havia duas ba- ses de jogos. Atividades comuni- tárias do GELNe - parte 2 GELNe - ano II 3 Noite da Magia 5 Jornada de Estudos Teóricos do Ramo Escoteiro Acampamento de Sobrevivência Sê- nior II Atividades comuni- tárias do GELNe 7 Chefes no GELNe 10 Reforço qualificado para a Tropa Sênior 7 Nesta edição Aprendizagem, integração e superação de limites foram o grande saldo deste desafio. 8 9 2 3

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo GELNe nº 4 out-dez 2008

Completou-se

o segundo ano de vida do GEL-Ne.

Muitas atividades em 2008, muitas emoções, muitas conquistas e mui-tas ações comunitárias, desenvolvimento de espe-cialidades, incentivo à formação e qualificação de Chefias, consolidação de nosso Grupo Escoteiro junto à comunidade, além de destacada atuação no 8º Distrito Escoteiro do RS.

E muita comunicação também. Em 2008, nosso blog atingiu 12.230 acessos desde sua criação em no-vembro de 2006, além de lançarmos um Boletim Informativo trimestral para divulgar nossas a-ções e o Movimento Esco-teiro como um todo. Sim, 2008 foi um bom ano.

I Desafio Sênior Nos dias 11 e 12 de outubro aconteceu o primeiro evento aberto organizado pelo GEL-Ne: o I Desafio Sênior.

Estiveram presentes as tro-pas sêniores dos Grupos Escoteiros Anhanguera (Sapucaia do Sul), João de Barro (São Leopoldo), Tupi-guarani, Nimuendaju, Char-ruas e Lanceiros Negros.

A atividade teve início às 17h, na sede do G. E. Nimu-endaju: as tropas receberam orientação em código Morse que, após decifrado, manda-va-os em jornada de 17 km até a sede do G. E. Lanceiros Negros (Bairro Restinga).

No percurso havia duas ba-ses de jogos.

Já no local, a primeira ba-teria de jogos com 8 bases

se desenvolveu até às 23h. Na segunda bateria, após o jan-tar, mais 11 bases, finalizan-do às 7h da manhã.

Aprendizagem, integração e superação de limites foram o grande saldo deste desafio.

Quatro! 4º! 4! Quarto!

GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS F U N D A D O E M 2 5 D E N O V E M B R O D E 2 0 0 6

Porto Alegre, janeiro de 2009

F A Z E N D O D O E S C O T I S M O U M C A M I N H O P A R A A P A Z

Qualifica-ação de Chefias

2

34ª Semana da Res-tinga 2

Nova Diretoria -gestão 2008-2010

2

Abayomi 2

Jornada de Estudos Teóricos do Ramo Escoteiro

3

GELNe - ano II 3

GELNe - LEBEFÊ 4

Integração 4

Fazendo a história do GELNe

6

Chefes no GELNe 10

Noite da Magia 5

Atividades comuni-tárias do GELNe

7

Reforço qualificado para a Tropa Sênior

7

Destaques 10

Atividades comuni-tárias do GELNe - parte 2

8

Acampamento de Sobrevivência Sê-nior II

9

III Bivaque da Alca-téia

9

Nesta edição

Edição nº 4 Quarto trimestre de 2008

Page 2: Informativo GELNe nº 4 out-dez 2008

Nos dias 15 e 16 de novembro, os Chefes Carlos Eduardo Dutra e Liria Romero Dutra frequentaram o Curso Básico de Dirigente de Formação, no Campo Esco-la de Escotismo do Parque Saint Hilaire, em Viamão/RS.

Com este curso, os Chefes buscam qualificar suas práticas além de se tornarem multi-plicadores do conhecimento escoteiro, colaborando com a formação de novos adultos voluntários que irão desempenhar funções em seus respectivos Grupos Escoteiros.

Página 2

Nova Diretoria - Gestão 2008-2010

Qualifica-ação de Chefias

GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS

Como regra, ao en-contrarmos uma grande dificuldade, em vez de enfrentá-la devemos seguir-lhe o curso, orien-tando-a depois em nossa própria dire-ção.

(Baden-Powell - Guia do Chefe Esco-teiro (p. 22).

Em Assembléia Geral Ordinária realizada na data de 08 de novembro de 2008, foi

eleita a nova diretoria do GELNe para o período 2008-2010.

Como Diretor Presidente, Chefe Carlos Eduardo Dutra; Diretor Técnico Chefe Cris-

tian P. Matheus; Diretor Administrativo Chefe Júlio César Mallmann; e Diretor

Financeiro Chefe Cristiano Costa Scherer.

Para a Comissão Fiscal foram eleitos os pais Lidia Lemos Lopes, Rita Helena Silvei-

ra e Darlan Kulemkamp Goulart.

ABAYOMI Momento histórico: no dia 08 de novembro, no acampamento técnico para Mo-nitores, Submonitores e Primeiros Elementos das patrulhas escoteiras, aprovei-tando a reunião da Corte de Honra, foi criado um nome e um grito para a Tropa Escoteira do GELNe. A idéia era utilizarmos um nome oriundo de uma língua africana. Do iorubá veio a palavra “abayomi”, que significa “aquele que traz a alegria”.

Quer saber qual é o grito da Tropa? Venha fazer uma atividade conosco em 2009! TROPA ESCOTEIRA ABAYOMI - sempre pronta para servir.

34ª Semana da Restinga No dia 23 de novembro fizemos uma atividade co-munitária na ASALA - Associação Comunitária A-ção, Saúde e Lazer, durante a 34ª Semana da Restin-ga. Organizamos a distribuição de senhas e filas para os diversos servi-

ços oferecidos à comunidade, além de montar-mos um pequeno acampamento e algumas pio-neirias para divulgar o GELNe e o Movimento Escoteiro.

Page 3: Informativo GELNe nº 4 out-dez 2008

Com esta atividade, a E-quipe Distrital de Forma-ção do 8º Distrito Escotei-ro do RS - formada pelos Chefes Liria Romero Du-tra, Carlos Eduardo Dutra (G.E. Lanceiros Negros) e Fabiano Paludo Rieger

(G.E. Nimuendaju), bus-cou unificar conceitos e discutir temas relaciona-dos ao Ramo Escoteiro. O sucesso desta atividade foi tanto que os partici-pantes solicitaram para o ano de 2009 uma conti-nuação, desta vez privile-giando a parte prática. É só aguardar.......

Neste último trimestre houve mais duas reuniões da Jornada de Estudos Teóricos do Ramo Esco-teiro, nos dias 25 de outu-bro, no G. E. Nimuendaju, e no dia 29 de novembro, no G. E. Lanceiros Negros.

Página 3

GELNe - ano II

JORNADA DE ESTUDOS TEÓRICOS DO RAMO ESCOTEIRO

Na oportunidade foram en-tregues estrelinhas de boa atividade para três lobinhos, além da Insígnia Mundial de Conservacionismo - Eta-pa Marrom, para as lobinhas Caroline Breier Matheus e Isabela Romero Dutra.

O Comissário Distrital do 8º Distrito Escoteiro do RS, Chefe Alain Cássio L. Bei-ersdorf aproveitou a ocasi-ão para entregar os Certifi-cados de Nomeação de Chefias expedidos pela UEBRS para os Chefes Cris-tian P. Matheus (Ramo Sênior), Uirajá P. Murillo (Ramo Lobinho), Liria Ro-mero Dutra (Ramo Escotei-ro) e Carlos Eduardo Dutra (Ramo Pioneiro).

Um galeto no dia 23 de no-vembro marcou as comemo-rações pelo nosso segundo ano de vida. Uma grande festa que contou com a pre-sença de amigos e irmãos dos Grupos Escoteiros Monse-nhor André P. Frank, do Mar Passo da Pátria, Nimuendaju, Charruas, 20 de Setembro e Lídia Moschetti, além dos jovens e familiares do GEL-Ne.

GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS

O Chefe Escoteiro exerce sua atuação por intermédio dos monitores.

(Baden-Powell - Guia do Chefe Es-coteiro (p. 28).

Page 4: Informativo GELNe nº 4 out-dez 2008

Um belo social com chu-va e lama. Foi assim no dia 25 de outubro, na visi-ta que a Tropa Sênior fez ao Grupo Escoteiro Léo Borges Fortes - o LEBEFÊ.

Uma atividade puxada e desafiadora, com falsa baiana, acender fogueira com lenha molhada e pre-

parar uma bebida quente, além de muitos jogos.

No final, todos sujos, molhados e felizes.

Integração

GELNe - LEBEFÊ

E após os trabalhos, um pouco de diversão.........

Recebemos nossos ir-mãos do G.E. Mons. An-dré P. Frank no dia 18 de outubro. Eles vieram para desenvolver as es-pecialidades de cozi-nheiro, pioneiria e sapa-dor na mata.

Página 4

GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS

A finalidade do progra-ma escoteiro é:

- Aperfeiçoar o padrão

de nossos futuros cida-

dãos, especialmente quanto a caráter e saú-

de.

- Substituir personalis-mo por serviço.

- Tornar os jovens indi-vidualmente eficientes, tanto moral como fisi-camente, a fim de utili-zar esta eficiência em serviço ao próximo.

(Baden-Powell - Guia do Chefe Escoteiro (p. 28 - grifos do autor).

Page 5: Informativo GELNe nº 4 out-dez 2008

Noite da Magia Uma fantástica atividade pa-ra Alcatéias aconteceu em 01 de novembro: foi a Noite da

Magia, o segundo evento aberto organizado pelo GELNe. Lobinhos e Chefias fantasiados dos Grupos Escoteiros Mons. André P. Frank, Tupi-guarani, do Mar Passo da Pátria, além do GELNe, num total de 90 pessoas, tiveram contato com personagens do nosso folclore.

Para entrarem no clima, foi passado previa-mente um filme sobre o folclore brasileiro.

Já na atividade, após uma bateria de jogos para esperar a “noite” cair, tivemos as ba-ses do Curupira, da Caipora, do Saci-pererê (que levou seu irmão gêmeo), do Lobisomem e da Bruxa e seu caldeirão, junto com seu fiel criado, o Corcunda. Tu-do isto à noite, na mata iluminada por to-chas. Aqui e ali transitavam outros perso-

nagens: a Mula-sem-cabeça, o Boita-tá, a Noiva de Branco, além do Mino-tauro, fadinha e fantasmas diversos. É claro que houve alguns sustos, mas nada que pudesse tirar o sono dos lobinhos. E nem a fome pois no final tivemos um grande lanche coletivo.

Página 5 GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS

A prática do Esco-tismo (...) inspira o desejo de aprender.

(Baden-Powell - Guia do Chefe Es-coteiro (p. 31- grifo do autor).

Page 6: Informativo GELNe nº 4 out-dez 2008

O fechamento do ano escoteiro de 2008 foi de ouro. Completando seu segundo ano de vida, o GELNe en-trega para os escoteiros Fernando

Quadros Brasil, Fagner Silveira de

Souza e Pablo Ricardo de Oliveira

Veleda o distintivo máximo no Ramo Escoteiro: o Lis-de-Ouro, no sábado, dia 27 de dezembro, reconhecendo e comprovando suas conquistas na Tropa Escoteira.

A entrega dos distintivos foi prestigi-ada pelos familiares, Chefias e Dire-toria do Grupo, com participação especial do Comissário Distrital do 8º Distrito Escoteiro do RS, Chefe Alain Cássio L. Beiersdorf, que elogiou o esforço dos jovens e o trabalho da Chefia da Tropa Escoteira e da Dire-toria do Grupo em oportunizar aos jovens as possibilidades de desenvol-vimento pessoal.

Página 6

Fazendo a história do GELNe

GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS

O princípio que o Escotismo adota é o seguinte:

As idéias do jovem são estudadas e ele é estimulado a edu-

car-se a si próprio, em vez de ser “ensinado ou ins-truído”.

(Baden-Powell - Guia do Chefe Escoteiro (p. 31 - grifos do autor).

Page 7: Informativo GELNe nº 4 out-dez 2008

No dia 15 de novembro, a Tropa Sênior fez um mutirão de reforma na sede da ASALA - Associação Comunitária Ação, Saúde e La-zer: conserto de cerca, pinturas e jardinagem.

E no domingo, dia 16 de no-vembro, também participou de atividade comunitária em comemoração aos 171 anos da criação da Brigada Militar, em uma cavalgada para arre-

cadar alimentos não perecíveis que seriam encaminhados a cre-ches dos Bairros Res-tinga e Belém Novo. Promoção da Brigada Militar e do Movimen-

to Tradicionalista Gaúcho.

Atividades comunitárias do GELNe

No dia 04 de outubro houve um acontecimen-to especial: os escoteiros Pablo Ricardo de Oli-

veira Veleda e Fagner

Silveira de Souza cruza-ram o Arco de Bandeiro-

las da Tropa Escoteira, ingressando na Tropa Sênior.

Crescimento, qualifica-ção e novos desafios pe-la frente, que serão supe-rados com garra e tena-cidade.

SEMPRE ALERTA!

Página 7 GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS

Reforço qualificado para a Tropa Sênior

Como regra geral, quando faltarem idéias, não queira impor, nas ativida-des escoteiras, aqui-lo que pessoalmente você julgue que deve ser apreciado. Procure, ao contrá-r i o , d e s c o b r i r (ouvindo ou per-guntando) quais as atividades que eles mais gostam. Em seguida, procure o modo de aproveitá-las, tornando-as eficientes, úteis e benéficas aos jo-vens.

(Baden-Powell - Guia do Chefe Esco-teiro (p. 33).

Page 8: Informativo GELNe nº 4 out-dez 2008

Dezembro agitadíssimo no GELNe. No dia 13 de dezembro, a Tropa Escoteira Abayomi fez a entrega de roupas, brin-quedos e 88 litros de leite longa vida arrecadados para a Creche Arco-íris, da Associação Comunitária Beneficente Restinga Nova - ACROBEVE, que aten-de a 120 crianças de 0 a 6 anos de idade.

E no dia 20 de dezembro as Tropas Esco-teira e Sênior participaram ativamente da festa de Papai Noel organizada pelo 21º BPM e Ministério Público, preparan-do e distribuindo lanches, organizando filas para os brinquedos e passeios à cavalo. Teve até lobinho ajudando o Pa-pai Noel na distribuição de presentes.

Página 8

Atividades comunitárias do GELNe - parte 2

GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS

O Sistema de Patru-lhas é uma caracterís-tica essencial do ades-tramento escoteiro. (...) A chave do suces-so de uma boa tropa é a reunião dos jovens em suas patrulhas e o adestramento destas como unidades sepa-radas, cada uma sob seu próprio monitor responsável. Em Esco-tismo, a patrulha é sempre a unidade, seja para trabalho, seja para jogos, seja quan-to ao dever e à disci-plina. Atribuindo-se responsabilidade a um indivíduo, obtém-se um inavaliável de-senvolvimento do seu caráter (...) Cada jo-vem, na patrulha, pas-sa a compreender que pessoalmente é res-ponsável e que a hon-ra do grupo depende em certo grau de sua própria capacidade em “jogar o jogo”.

(Baden-Powell - Guia do Chefe Es-coteiro (p. 37 - gri-fos do autor).

A estimativa é de que estavam presentes cerca de 800 pessoas.

Já no dia 27 de dezembro pela manhã, entregamos no Posto da Guarda Muni-cipal da Vila Nova nossa segunda coleta de roupas para os desabrigados das en-chentes em Santa Catarina.

Page 9: Informativo GELNe nº 4 out-dez 2008

O III Bivaque da Alcatéia a-conteceu na data de 06 de de-zembro.

Muito agito com tarefas deter-minadas como compra de mantimentos no mercado, ajudante de cozinheiro, prepa-ração da mesa e lavagem de louça. Tudo isto num dia com muitas histórias e jogos.

III Bivaque da Alcatéia

De 28 a 30 de novembro a Tropa Sênior realizou seu II Acampamento de Sobrevivência, iniciando com uma marcha notur-na de 10 km. Desafios, conquistas e superação na busca da excelência pessoal e das patrulhas.

Página 9 GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS

Acampamento de Sobrevivência Sênior II

Os princípios do Escotismo indicam apenas o bom ca-minho. O sucesso do resultado, po-rém, depende do chefe e do modo como os aplica.

(Baden-Powell - Guia do Chefe Es-coteiro (p. 40).

Page 10: Informativo GELNe nº 4 out-dez 2008

Confira uma dica legal e divirta-se com muita informação e cliparts

escoteiros, acessando o site http://inkwebane.cne-escutismo.pt .

Fique ligado: vem aí o I FicAlerta. São jogos para patrulhas escoteiras

que irão acontecer no dia 28 de março de 2009, na sede do GELNe.

Esta será a terceira atividade aberta organizada pelo GELNe - a primeira

foi o I Desafio Sênior e a segunda foi a Noite da Magia (para lobinhos).

No Indaba Distrital do 8º Distrito Escoteiro do RS, ocorrido no G.E. do

Mar Passo da Pátria na data de 20 de dezembro, Chefe Carlos Eduardo

Dutra foi reconduzido na função de Comissário Distrital Adjunto, jun-

tamente com o Chefe Marcos T. Kojima (G.E. Nimuendaju). E o Chefe Ala-

in Cássio L. Beiersdorf (G.E. Lídia Mosquetti) foi recon-

duzido na função de Comissário Dis-

trital. Do GELNe também foram in-

dicados os Coordenadores Distritais

do Ramo Escoteiro (Chefe Liria R. Dutra) e do Ramo

Sênior (Chefe Cristian P. Matheus).

Destaque para a lobinha Caroline B. Matheus, Nível 2 na Especialidade

de Paleontologia - uma bela pesquisa e uma bela apresentação, na

data de 25 de outubro.

Registramos a promessa escoteira da Chefe Lenira S. Mallmann, um

reforço importante para a área de Apoio.

Cristiano “Foguinho” Costa Scherer (Assistente Tropa Sênior)

Juçara “Ju” dos Santos Camargo (Apoio)

Júlio Cesar Mallmann (Assistente Tropa Sênior)

Carine Breier Matheus (Apoio)

Lenira Santos Mallmann (Apoio)

Terezinha “Leca” Fátima Souza Charão (Bagheera)

Ilton C. Belmonte (Assistente Tropa Escoteira)

Os seguintes Diretores também desempenham funções técnicas:

Liria Romero Dutra (Chefe Tropa Escoteira)

Cristian P. Matheus (Chefe Tropa Sênior)

Uirajá P. Murillo (Akelá)

Carlos Eduardo Dutra (Mestre Pioneiro)

Chefes no GELNe

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS

R. Gov. Peracchi Barcelos, 4616

Bairro Restinga CEP 91.790-370 - Porto Alegre (RS)

Junto ao 21º B.P.M.

Telefone 3241.5124 Celular 9804.4074 Celular 8149.4594

E-mail: [email protected]

http://lanceirosnegros333rs.spaces.live.com

Atividades escoteiras aos sábados das 14h às 17:30h

DIRETORIA GESTÃO 2006-2008 Fundadores

CARLOS EDUARDO DUTRA

Diretor Presidente

CRISTIAN PINTO MATHEUS Diretor Financeiro

LIRIA ROMERO DUTRA Diretora Administrativa

UIRAJÁ PIRES MURILLO

Diretor Técnico

INFORMATIVO GELNe

Redação, diagramação e fotografia:Redação, diagramação e fotografia:Redação, diagramação e fotografia:Redação, diagramação e fotografia: Chefe Carlos Eduardo DutraChefe Carlos Eduardo DutraChefe Carlos Eduardo DutraChefe Carlos Eduardo Dutra

Destaques