informativo eletrônico polo infantil

11
1 Informativo Eletrônico Pólo Infantil Dezembro/2011 A criança precisa beber pelo menos quatro copos de água por dia para manter a hidratação do corpo e propiciar o bom funci- onamento do trânsito intestinal. O recomendado é que seja ofereci- do mesmo que a criança não pe- ça. Sucos e chás também ajudam na hidratação. Nos dias quentes, o resfriamento do corpo é realizado através da produção do suor. A criança se movimenta muito e nas brincadeiras, a perda do suor é maior e, portanto a recuperação de água de- ve ser constante. A sede é um sinal de desidratação, e o ideal é manter a hidratação antes do sinal de sede. Truques para manter as crianças sempre hidratadas: · Ofereça frequentemente água, em pequenos volu- mes e sempre fresca (quase gelada): isto torna a absorção mais rápida, e a recuperação também. · Ofereça sempre frutas e legumes: estes alimentos são ricos em minerais e eletrólitos que são impor- tantes para manter as crianças por mais tempo hi- dratadas. Por isso uma ótima forma de hidratar é utilizar sucos de frutas, preferencialmente o melão e a melancia. Além de serem fontes de potássio, são frutas com alto índice de água, além de serem doces, não necessitando da adição de água, nem de açúcar. · Ofereça água de coco: esta é uma ótima maneira de manter a hidratação em dias muito quentes, pois a composição química da água de coco é a mais próxima da composição dos líquidos corporais, mantendo também a boa hidratação das células. Dicas para estimular a ingestão de líquidos nas crianças: · Ofereça bebidas coloridas: as cores dos alimentos ajudam a atrair a atenção e aumentam o prazer da criança. Para isso, os sucos de frutas são bons aliados. · Bebidas preferidas: sempre que possível, inclua nas bebidas das crianças as frutas de maior prefe- rência. Assim, ela aceitará com mais facilidade. · Explique a importância da hidratação: isto fará com que a criança se sinta mais estimulada a inge- rir líquidos. · Use recipientes bem atraentes; · Coloque um canudinho no copo para tornar a be- bida mais divertida; · Se a criança não mamar mais no peito, use o copo de transição; · Transforme o suco em picolé, evitando os corantes artificiais. · Congele o suco em cubinhos de gelo. Cuidado com os excessos: · Durante as refeições as bebidas precisam ser con- troladas, pois a criança troca facilmente a refeição por sucos. Por isso, o melhor é oferecer líquidos, água ou suco, após as refeições. · Lembre-se de que a capacidade gástrica da crian- ça é pequena. Se enchê-la com suco, água ou chá, ela não conseguirá comer toda a refeição.

Upload: elisa-santos-nunes

Post on 22-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

revista virtual

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Eletrônico Polo Infantil

1

Informativo Eletrônico Pólo Infantil

Dezembro/2011

A criança precisa beber

pelo menos quatro copos de água

por dia para manter a hidratação

do corpo e propiciar o bom funci-

onamento do trânsito intestinal. O

recomendado é que seja ofereci-

do mesmo que a criança não pe-

ça. Sucos e chás também ajudam

na hidratação.

Nos dias quentes, o resfriamento do corpo é

realizado através da produção do suor. A criança se

movimenta muito e nas brincadeiras, a perda do

suor é maior e, portanto a recuperação de água de-

ve ser constante.

A sede é um sinal de desidratação, e o ideal

é manter a hidratação antes do sinal de sede.

Truques para manter as crianças sempre

hidratadas:

· Ofereça frequentemente água, em pequenos volu-mes e sempre fresca (quase gelada): isto torna a

absorção mais rápida, e a recuperação também.

· Ofereça sempre frutas e legumes: estes alimentos são ricos em minerais e eletrólitos que são impor-

tantes para manter as crianças por mais tempo hi-

dratadas. Por isso uma ótima forma de hidratar é

utilizar sucos de frutas, preferencialmente o melão

e a melancia. Além de serem fontes de potássio,

são frutas com alto índice de água, além de serem

doces, não necessitando da adição de água, nem

de açúcar.

· Ofereça água de coco: esta é uma ótima maneira de manter a hidratação em dias muito quentes, pois

a composição química da água de coco é a mais

próxima da composição dos líquidos corporais,

mantendo também a boa hidratação das células.

Dicas para estimular a ingestão

de líquidos nas crianças:

· Ofereça bebidas coloridas: as cores dos alimentos ajudam a

atrair a atenção e aumentam o

prazer da criança. Para isso, os

sucos de frutas são bons aliados.

· Bebidas preferidas: sempre que possível, inclua nas bebidas das crianças as frutas de maior prefe-

rência. Assim, ela aceitará com mais facilidade.

· Explique a importância da hidratação: isto fará com que a criança se sinta mais estimulada a inge-

rir líquidos.

· Use recipientes bem atraentes;

· Coloque um canudinho no copo para tornar a be-bida mais divertida;

· Se a criança não mamar mais no peito, use o copo de transição;

· Transforme o suco em picolé, evitando os corantes artificiais.

· Congele o suco em cubinhos de gelo.

Cuidado com os excessos:

· Durante as refeições as bebidas precisam ser con-troladas, pois a criança troca facilmente a refeição

por sucos. Por isso, o melhor é oferecer líquidos,

água ou suco, após as refeições.

· Lembre-se de que a capacidade gástrica da crian-ça é pequena. Se enchê-la com suco, água ou chá,

ela não conseguirá comer toda a refeição.

Page 2: Informativo Eletrônico Polo Infantil

2

4

Informativo Eletrônico Pólo Infantil

Dezembro/2011

Projeto “Mostra Cultural da

Região Centro-Oeste”

A turma Infantil IB desenvolveu muitos trabalhos artísticos neste segundo semestre, trabalhando com o projeto “Mostra Cultural da Região Centro-Oeste”. Inventaram e descobri-ram coisas, se aventuraram em um mundo des-conhecido, não tiveram medo de criar. Pensan-do neste contexto, venho destacar a importân-cia de aproveitar esta fase e disponibilizar re-cursos para aprimorar o conhecimento deles e aguçar sua curiosidade e vontade de desven-dar, já que é assim, que os alunos ampliarão seu vocabulário, sua percepção visual e darão asas a sua imaginação, pois utilizar a imagina-ção para fazer arte é fundamental na Educação Infantil.

Professora Ana Paula Saldanha

que fizeram desta tradição uma das festas mais orna-mentadas. Mas tudo isso tem um significado. Confira.

nho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nas-ceu na Turquia em 280 d.C.. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das ca-sas. Foi transformado em santo (São Nicolau) após vá-rias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

aconteceu na Alemanha e espalhoupouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal. Até o final do século XIX, o Papai Noel era re-presentado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da CocaCola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um garro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez tanto sucesso que a nova imagem do Papai Noel espalhoupelo mundo e está viva até hoje.

e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presen-tes para as crianças que foram obedientes e se compor-taram bem durante o ano. Ele habita o Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas e vem trazer alegria para as famílias durante as festas natalinas.

COMO É CHAMADO O PAPAI NOEL EM VÁRIOS PAÍSES:

Alemanha: Kiss Kringle (criança do Cristo) Canadá: Santa Claus Dinamarca: Juliman

Em Época de Natal o medo do

Papai Noel

Nessa época é bastante comum surgir dos pais a preocupação de que seus filhos mostram medo do Papai Noel. Não sabem muitas vezes co-mo agir, querem que os filhos participem das co-memorações natalinas, mas percebem que as cri-anças ficam assustadas com a figura “do bom velhi-nho”. Por que isso ocorre?

Para a criança, a figura do Papai Noel real-mente é assustadora, porque é algo que mistura fantasia e realidade e a distinção entre esses dois mundos é muito difícil. É um “boneco” que fala, respira, canta e se mexe, diferentemente dos brin-quedos. É um brinquedo ou não é? Como fazer es-sa distinção? Isso realmente se torna muito compli-cado para as crianças, como a figura de palhaços, homens em perna de pau e outras figuras caricatu-radas e fantasiadas.

Recomendações:

Não exponha a criança se ela realmente mostra muito medo;

Faça aproximações gradativas, que a crian-ça suporte;

Entenda que a distinção entre fantasia e realidade é um processo lento, que a criança vai construindo;

Tolere as diferenças: às vezes os amigos de seu filho não mostram medos, mas ninguém é igual a ninguém;

Lembre-se: se esses medos se estendem a outras situações e são limitantes da vida da criança, talvez a família precise procurar uma ajuda profis-sional.

Psicóloga Renata Vives – 07/7619

Page 3: Informativo Eletrônico Polo Infantil

3

5

Dezembro/2011

Informativo Eletrônico Pólo Infantil

A celebração do Natal é repleta de símbolos, que fizeram desta tradição uma das festas mais orna-mentadas. Mas tudo isso tem um significado. Confira.

Papai Noel Estudiosos afirmam que a figura do bom velhi-nho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nas-ceu na Turquia em 280 d.C.. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das ca-sas. Foi transformado em santo (São Nicolau) após vá-rias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal. Até o final do século XIX, o Papai Noel era re-presentado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um garro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez tanto sucesso que a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo e está viva até hoje.

Essa figura do bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presen-tes para as crianças que foram obedientes e se compor-taram bem durante o ano. Ele habita o Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas e vem trazer alegria para as famílias durante as festas natalinas.

COMO É CHAMADO O PAPAI NOEL EM VÁRIOS PAÍSES:

Alemanha: Kiss Kringle (criança do Cristo) Canadá: Santa Claus Dinamarca: Juliman

Espanha: Papa Noel

Estados Unidos: Santa Claus

Finlândia: Joulupukki

França: Pére Noel

Holanda: Kerstman

Inglaterra: Father Christmas

Itália: Belfana ou Papa Natal

Japão: Jizo

Rússia: Baboushka

Suécia: Jultomten

Meias na Chaminé .....Conta a lenda, que três moças não podiam casar, porque na época era indispensável um dote, e elas não dispunham de um, para tal. São Nicolau, (santo que ins-pirou o personagem de Papai Noel), comovido com a situação, resolve jogar três sacos de moedas pela cha-miné da casa das moças. Os sacos caíram dentro das meias das moças que estavam secando na lareira.

DICAS: Corte pedaços de pano no formato de meia e costure os pares. Borde o nome de cada criança, e re-cheie as meias com balas e chocolate. Depois pregue-as ou cole-as na parte superior da lareira. .....Você pode pegar a própria meia da criança, e incrementá-la com laços, fitas, ou bordados que já vêm prontos para colar, (podem ter tema de natal, algo que se identifique com a criança, ou a inicial do nome).

Pinheiro .....Existem várias teorias para explicar porquê o

pinheiro se tornou a árvore símbolo do natal, na maioria dos países onde este se comemora:

Page 4: Informativo Eletrônico Polo Infantil

4

2

Informativo Eletrônico Pólo Infantil

Dezembro/2011

Funcionárias Nota 10!

Temos a satisfação de dividir com a família Pólo Infantil que, as funcionárias do setor da Cozinha Ana Cristina, Zeli e Luana, foram premiadas pela em-presa Nutrientes Consultoria de Alimentos Ltda, co-mo funcionárias Nota 10, no encontro de final de ano da empresa realizado no último sábado.

Queremos agradecer pela parceria, dedicação e cui-dado de todas!!

Claudìa Accòrsi

Nutricionista – CRN 4602

Colônia de Férias!!! O mês de Janeiro e Fevereiro com diversão ga-rantida!!!!

Na colônia de férias da Pólo Infantil toda a ener-gia das crianças é voltada para atividades nas quais são estimuladas a criatividade e a socialização com os colegas.

A colônia atende crianças de 06 anos a 09 anos e damos prioridade aos ex alunos da Pólo Infantil, ha-vendo vagas disponíveis abrimos para a comunidade.

Informações de datas e valores na secretaria da escola.

A partir de 19 de Dezembro!!!!

Ana Paula Lauermann

Festa de Natal—10/12

Formatura—14/12

Bazar Natalino—13,14 e 15 de Dezembro

Entrega dos pareceres—Mais informações via bilhete nas agendas.

Chegada do Papai Noel na

Pólo Infantil!

O Papai chegará para presentar os alunos da Pólo Infantil no dia 20/12 às 14h30min. Esta atividade acontecerá somente com os alunos.

Page 5: Informativo Eletrônico Polo Infantil

5

3

Informativo Eletrônico Pólo Infantil

Dezembro/2011

Ana Luísa Scherer de Oliveira—02/12 –Baby D

Joaquim Paravisi Lopes—07/12—Baby B

Isabelle Mota C. Da Cunha—10/12

Pietra Rezende de Souza—11/12—Baby B

Eduarda Dallapicola Carpes—15/12—Baby C

Augustus V. Duarte—16/12—Baby B

Henrique Prates Wagner—16/12—Baby B

Gabriela do Valle Xavier—17/12—

Pré-Infantil C

Isabela Galvan Blomberg—18/12—Baby C

Larissa Pedroso Georgiadis—19/12—

Infantil 3B

Gabriel Gudolle D’ Avila—21/12

Guilherme Baréa D. Lopes—26/12—Infantil 1A

Natália Guaraldi Pessano—26/12—Infantil 2C

Pedro S. Cordeiro—31/12—Infantil 1C

gia das crianças é voltada para atividades nas quais são estimuladas a criatividade e a socialização com os

A colônia atende crianças de 06 anos a 09 anos

O Espírito do Natal

Paulo Roberto Gaefke

Deixa eu ver se o espírito do Natal já está na sua casa.

Não, não quero ver a árvore iluminada na sala, nem quero saber quanto você já gastou em presentes.

Quero sim, sentir no ambiente a mensagem viva.

Do aniversariante desse Dezembro mágico: toda a família está unida?

O perdão já eliminou aquelas desavenças que ocorrem no calor das nossas vidas?

Não quero ver a sua despensa cheia, quero saber se você conseguiu doar alguma coisa do que lhe sobra, para quem

tem tão pouco, as vezes nada

Não exiba os presentes que você já comprou, mesmo com sacrifício, quero ver ai dentro de você a preocupação com aqueles que esperam tão pouco, uma visita, um telefone-

ma, uma carta, um e-mail...

Quero ver o espírito do Natal entre pais que des-cobrem tempo para os filhos, em amigos que se reencon-tram e podem parar para conversar, no respeito do celu-lar desligado no teatro, na gentileza de quem oferece o

banco para o mais idoso, na paciência com os doentes, na mão que apóia o deficiente visual na travessia das ruas, no ombro amigo que se oferece para quem anda meio triste, perdido. Quero ver o espírito de Natal invadindo as ruas, respeitando os animais, a natureza que implora por cuida-dos tão simples, como não jogar o papel no chão, nem o

lixo nos rios.

Não quero ver o Natal nas vitrines enfeitadas, no convite ao consumo, mas no enfeite que a bondade faz no

rosto das pessoas generosas. Por fim, mostre-me que o espírito do Natal entrou definitivamente na sua vida, atra-vés do abraço fraterno, da oração sentida, do prazer de

andar sem drogas e sem bebidas, do riso franco, do dese-jo sincero de ser feliz e de tão feliz, não resistir ao desejo

de fazer outras pessoas, também felizes.

Deixe o Natal invadir a sua alma, entre os perfu-mes da cozinha que vai se encher de comidas deliciosas,

no cheiro da roupa nova que todos vão exibir, abrace-se à sua família e façam alguns minutos de silêncio, que será como uma oração do coração, que vai subir aos céus, e retornar com um presente eterno, duradouro: o suave

perfume, perfume de paz, amor, harmonia e a eterna es-perança de que um dia, todos os dias serão como os dias

de natal.

Feliz Natal para todos!!!

Page 6: Informativo Eletrônico Polo Infantil

6

Dezembro/2011

Informativo Eletrônico Pólo Infantil

.....Conta a história, que quando Jesus nasceu, perto do estábulo onde ele se abrigava, havia três árvores que resolveram também presenteá-lo. A palmeira escolheu a maior e mais bela pal-ma, e fez dela um abano para o menino. A olivei-ra ofereceu o suave e perfumado óleo, para ama-ciar os pés do menino. E finalmente, o pinheiro, já tristemente conformado com a idéia de que não tinha nada a oferecer, pois suas folhas eram como agulhas, e poderiam machucar o menino, percebe que muitas estrelas tinham pousado em seus galhos, iluminando-o de tal forma, que o olhar de Jesus não podia resistir à beleza desta arvore, (por isso até hoje o pinheiro é enfeitado com muitas luzes).

.....Alguns autores atribuem a existência da árvore de Natal anterior ao cristianismo.

.....Na Saturnália (festival realizado no inverno em homenagem a Saturno, deus da agricultura), os romanos enfeitavam suas casas com pinheiros.

.....Diz a lenda, que o pinheiro foi escolhido como símbolo do Natal, devido à sua forma triangular, onde se representa a Santíssima Trindade.

.....A árvore de Natal, no contexto em que se inse-re hoje, tem sua primeira referência registrada em Strasbourg, Alemanha, no século XVI, quando todas as famílias, independente do seu poder aquisitivo, decoravam os pinheiros com papeis coloridos, frutas e doces. Após espalhar-se por toda a Europa, esta tradição chega ao continente americano em 1800.

.....A rainha Elizabete, da Inglaterra, por ocasião do Natal em que oferecia uma grande festa, e re-cebia numerosos presentes, pediu que estes fos-sem depositados em baixo de um pinheiro que havia no jardim.

.....O pinheiro é a única árvore que não perde as suas folhas, seja qual for a época do ano.

DICAS:

.....Os pinheiros naturais são com certeza mais bonitos, até por-que eles exalam um perfume extremamente agradável, mas os artificiais tornam-se mais práticos, e evitam a preocupação pa-ra os anos seguintes.

.....Você pode substituir o pinheiro por qualquer outra planta de porte médio que tenha em casa, e enfeitá-la.

.....Existem pinheiros de cartolina, à venda nos grandes maga-zines ou em casas especializadas.

.....Sobreponha pinhas, formando uma pirâmide, e enfeitecom pequenas bolas coloridas, ou apenas com luzes.

Presépio .....Foi São Francisco de Assis quem idealizou a repre-

sentação do nascimento de Jesus com figuras, após 1223, quan-do festejou a véspera de Natal na floresta de Greccio, na com-panhia da população de Assis.

.....A tradição do presépio, na forma como é representa-do nos dias de hoje, teve início no século XVI. As primeiras imagens apareceram no interior de igrejas, em mosaicos.

.....No século XVIII a cena do nascimento de Jesus já fa-zia parte das tradições natalinas em Nápoles e na Península Ibérica.

DICAS:

.....O presépio pode ser montado com imagens de por-celana, madeira, barro ou plástico, em tamanhos variados, (à venda nos grandes magazines ou em lojas especializadas), mas você também pode usar a sua criatividade para compô-los, in-clusive dando-lhe características regionais, ( a exemplo do presépio nordestino).

Sinos .....Os sinos sempre representaram o instrumento que

anunciava as grandes festas populares e no Natal eles atingem a sua importância máxima.

Velas .....As velas simbolizam a luz das estrelas que guiaram

os Reis Magos.

Fonte: sensibilidadeesabor.com.br

Page 7: Informativo Eletrônico Polo Infantil

7

Dezembro/2011

7

Informativo Eletrônico Pólo Infantil

Um Sonho de Natal

Dezembro/2011

O Sonho de Natal

Felício, o ratinho cidadão, decide celebrar a noite de Natal como um bom Papai Noel: distribuindo presentes muito especiais a todos os amigos. Com muita alegria, o ratinho nos mostra como são importantes os valores e os sentimentos que trazemos no coração.

O espírito natalino não era conhecido na mata, mas todos queriam sentir. A coruja reuniu os bichos da floresta e propôs festejar, também, o nascimento de Jesus. Então, fizeram uma festa bem diferente. Uma festa com espírito natalino.

As Mais Belas Histórias de Natal

Celebrar o Natal com a Ariel numa festa no mar. Enfeitar uma árvore de natal com o Buzz e com o Woody. Passar tempo com a família e com os amigos do Nemo, do Marlin e da Dori. A magia do Natal é celebrada neste maravilhoso livro de histórias dos teus personagens favoritos da Disney e da Disney/Pixar. Junta-te à Cinderela, ao Mickey Mouse, à Branca de Neve e a tantos outros nes-tas dez histórias cheias de espírito natalício!

.....Os pinheiros naturais são com certeza mais bonitos, até por-que eles exalam um perfume extremamente agradável, mas os

se mais práticos, e evitam a preocupação pa-

.....Você pode substituir o pinheiro por qualquer outra planta

.....Existem pinheiros de cartolina, à venda nos grandes maga-

.....Sobreponha pinhas, formando uma pirâmide, e enfeite-as

.....Foi São Francisco de Assis quem idealizou a repre-sentação do nascimento de Jesus com figuras, após 1223, quan-do festejou a véspera de Natal na floresta de Greccio, na com-

.....A tradição do presépio, na forma como é representa-do nos dias de hoje, teve início no século XVI. As primeiras

.....No século XVIII a cena do nascimento de Jesus já fa-zia parte das tradições natalinas em Nápoles e na Península

.....O presépio pode ser montado com imagens de por-celana, madeira, barro ou plástico, em tamanhos variados, (à venda nos grandes magazines ou em lojas especializadas), mas

los, in-lhe características regionais, ( a exemplo do

.....Os sinos sempre representaram o instrumento que anunciava as grandes festas populares e no Natal eles atingem

.....As velas simbolizam a luz das estrelas que guiaram

Srs. Pais,

Como todo o ano a escola realiza uma campanha de Natal. Neste ano faremos diferente, temos uma lista de orfanatos e abrigos de crianças e idosos em Porto Alegre. Dentro do possí-vel e dependendo da contribuição das famílias tentaremos atender a todos. No ano passado a nossa campanha foi um sucesso e esperamos que neste ano não seja diferente. Segue a baixo as sugestões para doação: Alimentos não perecíveis: Brinquedos somente bonecas, carrinhos, bolas e panelinhas, materiais de higiene para crianças e idosos. Na porta da escola estará as caixas para que todos possam depositar as suas doações.

Page 8: Informativo Eletrônico Polo Infantil

8

Informativo Eletrônico Pólo Infantil

Dezembro/2011

3 ovos 2 xícaras de leite 1 ½ xíc. Farinha integral 1 col. Sopa de fermento químico Óleo vegetal para untar 1 tomate médio picado 1 cenoura média ralada 1 abobrinha média picada 2 col. Sopa de queijo parmesão ralado Sal e tempero a gosto

- Bater no liquidificador a farinha, o leite, os ovos e o fer-mento. - Despejar a massa em um refratário untado e enfarinha-do. - Espalhar o tomate, a cenoura e a abobrinha por cima da massa. - Colocar o queijo ralado por cima da torta. - Levar ao forno pré-aquecido (180°C) até dourar.

* Ingredientes:

* Preparo:

Nut. Claudìa Accòrsi – CRN2 4602

Natal Luz de Gramado De 03/11 a 15/01/2012

Ingressos Através de uma parceria entre o Natal Luz de Gramado e a Ingresso.com (empresa do grupo Ameri-canas.com e Submarino.com), uma parte dos ingressos está sendo comercializada antecipadamente através da internet, por telefone e em quiosques selecionados das Lojas Americanas e Blockbuster no Rio Grande do Sul. Deste modo, visitantes e agências de viagens de todo o Brasil e exterior podem adquirir seus ingressos anteci-pados de uma forma cômoda e segura. A outra parte dos ingressos será vendida nas bilheterias do Natal Luz em Gramado, durante todo o período do evento.

Locais de Venda:

Na internet:

www.natalluzdegramado.com.br

www.ingresso.com.br

www.americanas.com.br

www.submarino.com.br

www.shoptime.com.br

Maiores Informações acesse o site: http://www.natalluzdegramado.com.br/ingresso

Page 9: Informativo Eletrônico Polo Infantil

9

Informativo Eletrônico Pólo

Dezembro/2011

Esta coluna tem como objetivo apresen-tar um pouco da família Pólo Infantil. A cada mês divulgaremos fotos das famílias que fize-ram e fazem parte da nossa história.

A turma de Infantil 3 A e Infantil 3B, estão se “formando” este ano, sentiremos muitas sau-dades destes pimpolhos. Que esta nova etapa da vida escolar seja repleta de novidades, ale-grias e de muito conhecimento.

Beijos carinhosos!!!

Ana Paula Lauermann

Vice-Diretora Pólo Infantil

O ano já está findando... Passou rápido

demais, e com ele tivemos momentos de alegria e

grandes aprendizagens!

A nossa turma vem mostrando-se muito

animada com as atividades de final de ano, onde

diariamente ensaiam para a festa de Natal com

muita disposição.

Com isso, frequentemente surgem dúvi-

das e alguns questionamentos sobre as mudanças

para o próximo ano, despertando sentimentos de

euforia, ansiedade e curiosidade pelo novo.

Esta etapa é de extrema importância na

vida escolar das crianças, pois permeia um perío-

do de transição e adaptação ao ambiente escolar,

no qual serão futuramente inseridos.

Desde já, sinto saudades das nossas tar-

des, nas quais nos divertimos, aprendemos e rea-

lizamos muitas descobertas juntos...

Com muito carinho,

Professora Márcia Maestri

Page 10: Informativo Eletrônico Polo Infantil

10

Dezembro/2011

10

Informativo Eletrônico Pólo Infantil

Em fevereiro de 2011 começou a história da turma Ifantil 3B e agora é hora de cada um criar a sua em seu no-vo colégio.

Durante esse ano trabalhamos com a matemática, com a arte e com o letramento, mas também fizemos muitas descobertas novas que serão muito utilizadas no primeiro ano escolar, como: usar o caderno sem linhas, cuidar dos materiais do estojo, ter responsabilidade e capricho com os temas, etc. E também reafirmamos aprendizagens que levaremos por toda nossa vida, como: saber falar e ouvir na hora certa, pedir desculpas quando estiver errado, ser gentíl, tratar bem as pessoas e acima de tudo, respeitar as diferenças de cada um.

Atualmente estamos nos preparando para a festa de Natal e para a homenagem de “formatura”, as crianças es-tão na maior expectativa para esse momento, algumas com medo de ir para o colégio e outras super motivadas.

Por esse motivo, gostaria de dizer que foi maravilho-so fazer parte de uma página importante da história de vida de vocês, meus pequenos. E que eu desejo que sejam mui-to felizes e que encontrem amigos e professores legais.

É uma pena não poder cantar mais “oi turminha, que bom que vocês estão aqui!” Porém, as mudanças fazem parte do nosso crescimento! Amo vocês!

Com carinho,

Professora Daiane Moreira

Projeto verão!!! A partir do dia 15 de Dezembro a escola inicia o seu projeto verão com diversão.

Todos os alunos da Pólo participam deste projeto. O mesmo tem como objetivo a “diversão”, muitas atividades são elaboradas neste período, como: brincadeiras com barro, banho nos chuvei-rões, cinema...., a programação será enviada via agenda.

Vamos nos divertir muito!!!!!

Ana Paula Lauermann

Bazar de Natal Pólo Infantil!

Nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro, a Pólo Infantil estará realizando uma Feira

de Natal.

Horário: Das 16h às 19h. Será aberta a toda comunidade escolar. Quem desejar expor algum trabalho, entrar em contato

com a secretaria da escola.

Todos estão convidados!!

Equipe Pólo Infantil

Page 11: Informativo Eletrônico Polo Infantil

11

Endereço:

Av. Wenceslau Escobar, 1451 e 1467

Bairro: Vila Assunção

Tel: (51) 3022-2626 (51) 3084-4343

E-mail: [email protected] [email protected]

[email protected]

Dezembro/2011

Organização: Ana Paula Lauermann

Elisa Nunes

Renata Vives

Estamos na Web! www.poloinfantil.com.br

http://blogdapolo.blogspot.com/

Informativo Eletrônico Pólo Infantil

Lieze Silva de Almeida - 07/12 Cecilia Ramos Freire - 12/12

Tatiana Calage - 12/12 Marcia Maria Duarte do Amaral - 16/12

Daiana Medeiros dos Santos - 19/12 Elisa Santos Nunes - 22/12

Ana Cristina Messina - 27/12 Graziele Ferreira - 30/12

É comum nesta época do ano, fazermos uma reflexão minuciosa do nosso trabalho, assim conseguiremos corrigir o que não foi atingido e ao mesmo tempo aperfeiçoar e manter o que deu certo. A Equipe se reú-ne várias vezes para avaliar, criticar, rever posições e tentar mudar. Con-cluímos que tivemos mais pontos positivos do que negativos.

Muitos de vocês nos ajudaram a tomar o rumo certo. É verdade. Pais que sentam na nossa frente, sugerem, criticam com intenção de construir juntos só fazem nosso trabalho ser mais produtivo. As críticas quando chegam diretamente a nós, são muito bem vindas. É através da Equipe diretiva que as mesmas poderão ter uma solução e sempre deixa-mos a porta aberta para recebê-las. Aqui, aproveito para agradecer aqueles pais que vieram de forma singela dar suas opiniões. É também nesta época que planejamos o ano novo que se aproxima.

Sempre imaginamos um ano melhor do que o anterior. Para tan-to, a Direção da Pólo Infantil conta com o apoio dos pais de seus alunos para continuar aperfeiçoando e melhorando sempre.

Mudanças são comuns, adequações são sempre necessárias, em 2012 não será diferente.

Agradeço aos nossos colaboradores e profissionais que, infinitas vezes tiveram que respirar fundo e continuar. Trabalhar com crianças é um dom. Acertar em todos os momentos e contentar um universo imenso de famílias é quase uma mágica. Mas, mais uma vez, a equipe está de parabéns! Conseguimos bons resultados pedagógicos com os alunos maiores, vimos bebês crescendo sadios e bem cuidados, tivemos muitos momentos de alegrias em sala de aula, abraços e beijinhos molhados e choros na saída por quererem brincar só mais um pouquinho. Esta é nos-sa missão. Desenvolver o máximo do potencial de cada criança que che-ga para nós, respeitá-la e fazê-la feliz enquanto convivemos com ela.

Tivemos tropeços? Sim

Fizemos mudanças arriscadas? Sim

Tivemos pais que não aceitaram as regras da escola? Sim

Mas uma coisa é certa: Em momento algum perdemos o foco, a transparência e nem a razão pelo qual trabalhamos: os filhos de vocês.

Fazê-los crescer sadios, conscientes e com autonomia suficiente para enfrentar um mundo moderno e na maioria das vezes não tão cor de rosa como gostaríamos que fosse.

Eu sempre digo que a escola tem um papel um pouco cruel, que é trazer as crianças para uma realidade que às vezes nós, pais, não que-remos acreditar, até por excesso de zelo e amor. Crescer fará parte da nossa vida sempre, então que este crescimento seja sólido, responsável e feliz.

Já agradeci aos pais, que acreditaram na nossa capacidade de educar seus filhos, agradeci a equipe de profissionais que não mediu esforços para chegarmos até aqui com louvor e agora vou agradecer aos alunos da Pólo Infantil, pois são eles que nos motivam a continuar, é por eles que nos realizamos profissionalmente e que mantemos a esperança de um mundo melhor.

Cristina Moll (Diretora)