polo aquático

2
56 n NB Plus junho’2014 Polo aquático: força, resistência e agilidade na água Esporte Por Thaís Barcellos Fotos Alvenir Junior O primeiro esporte em equipes dis- putado em olímpiadas teve a sua estreia em 1900, quando o evento foi realizado em Paris (França). Mas o polo aquáco, antes conhecido como rugby aquáco, foi criado no século XIX, do outro lado do Canal da Mancha, em Londres (In- glaterra). Pracado em piscinas, com dois - mes de sete jogadores em cada lado, possui princípios semelhantes aos do handebol e exige muito esforço e um bom preparo si- co. No jogo, os atletas tentam roubar a bola do adversário e, para isso, vale tudo, inclusi- ve dar o famoso “caldo” no oponente. Dentre as regras principais está a proi- bição de pegar a bola com as duas mãos, com exceção do goleiro de cada me. Além disso, não é permido colocar o pé no fun- do da piscina. As faltas simples são muito comuns e marcadas rigorosamente. O polo aquáco apresenta semelhanças também com o futebol, como o fato dos pontos se- rem marcados em forma de gols, por exem- plo. Além disso, existem pênals, jogadas ensaiadas e os contra-ataques. De acordo com o educador sico e atle- ta Alexandre Albuquerque, o polo aquáco é um desporto marcado pela movimenta- ção, velocidade e resistência. “O atleta de polo aquáco tem de apresentar excep- cionais qualidades sicas, precisando ser, acima de tudo, um exímio nadador, que ao mesmo tempo deverá ser fundista e velo- JOGO FOI O PRIMEIRO POR EQUIPES DISPUTADO EM OLIMPÍADAS. EM MORRO DE SÃO PAULO ACONTECEM CAMPEONATOS E EM SALVADOR É POSSÍVEL TER AULAS DA MODALIDADE cista, dispondo de condições naturais de estabilidade e locomoção no meio líquido, em condições idêncas às que apresentaria se esvesse em terra. Por isso, na água, tem que flutuar e mover-se com facilidade, agili- dade e explosão”, enumera. Como toda avidade realizada dentro d´água, o polo aquáco auxilia no desenvol- vimento de diversas competências sicas, como resistências aeróbia e anaeróbia, for- ça, potência e flexibilidade. É um esporte que gera um alto gasto calórico durante sua práca, então ajuda no controle do peso, na redução do percentual de gordura corporal, no ganho de massa muscular, além de ser um ómo aliado do coração e do sistema respiratório. Como é um esporte colevo, dá ainda para aliar boa forma com integração social; além de fazer bem para o corpo e a mente. Boa forma e gosto por competição Para quem deseja dar início à prá- ca, Alexandre alerta que se deve primeiro ter conhecimento básico de natação. “A natação é um fundamento básico do polo aquáco, então, geralmente, pessoas que já sabem nadar têm maior facilidade em aprender o esporte”.

Upload: thais-barcellos

Post on 06-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Polo aquático

56 n NB Plus junho’2014

Polo aquático: força, resistência e agilidade na água

Esporte Por Thaís BarcellosFotos Alvenir Junior

O primeiro esporte em equipes dis-putado em olímpiadas teve a sua estreia em 1900, quando o evento

foi realizado em Paris (França). Mas o polo aquático, antes conhecido como rugby aquático, foi criado no século XIX, do outro lado do Canal da Mancha, em Londres (In-glaterra). Praticado em piscinas, com dois ti-mes de sete jogadores em cada lado, possui princípios semelhantes aos do handebol e exige muito esforço e um bom preparo físi-co. No jogo, os atletas tentam roubar a bola do adversário e, para isso, vale tudo, inclusi-ve dar o famoso “caldo” no oponente.

Dentre as regras principais está a proi-bição de pegar a bola com as duas mãos, com exceção do goleiro de cada time. Além disso, não é permitido colocar o pé no fun-do da piscina. As faltas simples são muito comuns e marcadas rigorosamente. O polo aquático apresenta semelhanças também com o futebol, como o fato dos pontos se-rem marcados em forma de gols, por exem-plo. Além disso, existem pênaltis, jogadas ensaiadas e os contra-ataques.

De acordo com o educador físico e atle-ta Alexandre Albuquerque, o polo aquático é um desporto marcado pela movimenta-ção, velocidade e resistência. “O atleta de polo aquático tem de apresentar excep-cionais qualidades físicas, precisando ser, acima de tudo, um exímio nadador, que ao mesmo tempo deverá ser fundista e velo-

JOGO FOI O PRIMEIRO POR EQUIPES DISPUTADO EM OLIMPÍADAS. EM MORRO DE SÃO PAULO ACONTECEM CAMPEONATOS E EM SALVADOR É POSSÍVEL TER AULAS DA MODALIDADE

cista, dispondo de condições naturais de estabilidade e locomoção no meio líquido, em condições idênticas às que apresentaria se estivesse em terra. Por isso, na água, tem que flutuar e mover-se com facilidade, agili-dade e explosão”, enumera.

Como toda atividade realizada dentro d´água, o polo aquático auxilia no desenvol-vimento de diversas competências físicas, como resistências aeróbia e anaeróbia, for-ça, potência e flexibilidade.

É um esporte que gera um alto gasto calórico durante sua prática, então ajuda no controle do peso, na redução do percentual de gordura corporal, no ganho de massa

muscular, além de ser um ótimo aliado do coração e do sistema respiratório. Como é um esporte coletivo, dá ainda para aliar boa forma com integração social; além de fazer bem para o corpo e a mente.

Boa forma e gosto por competição

Para quem deseja dar início à práti-ca, Alexandre alerta que se deve primeiro ter conhecimento básico de natação. “A natação é um fundamento básico do polo aquático, então, geralmente, pessoas que já sabem nadar têm maior facilidade em aprender o esporte”.

Page 2: Polo aquático

junho’2014 NB Plus n 57

A modalidade pode também ser pra-ticada por quem está à procura de uma atividade recreativa ou para manter-se em boa forma. Mas, segundo Alexandre, quem inicia a prática se apaixona pelo esporte e fica com vontade de participar das compe-tições e eventos relacionados.

“Uma característica marcante do con-texto do polo aquático em Salvador é a realização destes eventos no mar, onde eventualmente jogamos na Praia do Porto da Barra. Também já realizamos um jogo exibição no Yacht Clube da Bahia, junto com o evento Yacht Fast Swim. Desde o ano passado, o Campeonato Brasileiro de Praia vem sendo realizado em uma das praias de Morro de São Paulo”, acrescenta.

Circuito Open de Polo AquáticoO Circuito Open de Polo Aquático é o

maior campeonato de polo em praia do Brasil. O evento acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro deste ano, em Morro de São Paulo. As inscrições deverão ser feitas pelo site do evento (ainda não divul-gado) e estarão abertas a até duas equi-pes por estado. A competição deve reunir equipes de oito estados.

Inicialmente, o evento era chamado apenas de Circuito de Polo e teve origem em 2006, sendo praticado apenas em pis-cinas de várias capitais do nordeste. Em 2010, foi trazido para as águas da Baía de Todos-os-Santos. Em 2011, o campeonato cresceu e passou a ser chamado Campeo-

nato Brasileiro de Polo na Praia, passando a ser realizado em Morro de São Paulo. A equipe baiana feminina ACEB foi a cam-peã em 2012. l

Serviço:Para quem se interessa por polo aquático, os treinos são realizados às segundas e quintas, das 20h às 22h, na Academia Cavalo Marinho, no Clube Baiano de Tênis.Endereço: Rua 08 de Dezembro, 545 - Barra Telefone: (71) 3248-8545