informativo da escola popular orocílio martins gonçalves...

4
Informativo da Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves Boletim Belo Horizonte - janeiro de 2013 Novo Tempo A ciência e a técnica a serviço do povo Venha Estudar na Escola Popular Sala de aula de alfabetização da Escola Popular Curso de leitura e interpretação de projetos arquitetônicos A Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves é uma escola de novo tipo, dirigida pelos trabalhadores. É necessário elevar o nível de compreensão da realidade em que nós trabalhadores vivemos para que possamos transformá- la. Assim, o que norteia a prática da Escola Popular é o estudo, o trabalho e a luta. Na escola dos trabalhadores o ensino deve estar ligado à prática e serve para fortalecer por um mundo novo. A escola tem como lema colocar a Ciência e a Técnica a serviço do Povo, uma vez que na sociedade capitalista o conhecimento está aprisionado nas mãos de poucos. É fundamental que aqueles que constroem e sustentam tudo que há no mundo, os trabalhadores, tenham acesso ao saber técnico- científico, pois assim terão mais elementos para subverterw a exploração a que estão subjugados. A ciência e a técnica a serviço do povo! Ler, escrever e interpretar: esse é o desafio da Escola Popular! Rua Ouro Preto, 294 - Barro Preto - BH - Tel: (31) 3011 3286 Site: www.escolapopular.com.br Email: [email protected]

Upload: duongmien

Post on 26-Feb-2018

218 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo da Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves ...sticbh.org.br/.../uploads/2013/01/epomg-novo-tempo-janeiro.pdf · da construção civil. Entre as habilidades que o aluno

Informativo da Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves

Boletim

Belo Horizonte - janeiro de 2013

Novo TempoA ciência e a técnica a serviço do povo

Venha Estudar na Escola Popular

Sala de aula de alfabetização da Escola Popular

Curso de leitura e interpretação de projetos arquitetônicos

A Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves é uma escola de novo tipo, dirigida pelos trabalhadores. É necessário elevar o nível de compreensão da realidade em que nós trabalhadores vivemos para que possamos transformá-la. Assim, o que norteia a prática da Escola Popular é o estudo, o trabalho e a luta. Na escola dos trabalhadores o ensino deve estar ligado à prática e serve para fortalecer por um mundo novo.

A escola tem como lema colocar a Ciência e a Técnica a serviço do Povo, uma vez que na sociedade capitalista o conhecimento está aprisionado nas mãos de poucos. É fundamental que aqueles que constroem e sustentam tudo que há no mundo, os trabalhadores, tenham acesso ao saber técnico-científico, pois assim terão mais elementos para subverterw a exploração a que estão subjugados.

A ciência e a técnica a serviço do povo!

Ler, escrever e interpretar: esse é o desafio da Escola Popular!

Rua Ouro Preto, 294 - Barro Preto - BH - Tel: (31) 3011 3286 Site: www.escolapopular.com.br Email: [email protected]

Page 2: Informativo da Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves ...sticbh.org.br/.../uploads/2013/01/epomg-novo-tempo-janeiro.pdf · da construção civil. Entre as habilidades que o aluno

2 -Novo Tempo

Turmas de alfabetização

Aula sobre Sistema Solar. Operários aprendem juntos.

Apresentação cultural da turma de consolidação de alfabetização na

festa junina em julho de 2012

Consolidando a alfabetização

A Escola Popular segue a dinâmica dos trabalhadores. Os horários atendem a todos que querem estudar e trabalham o dia inteiro. As aulas são todos os dias da semana iniciando às 18:30 e terminado às 20:30, de forma que os operários que acordam muito cedo para um novo dia de trabalho possam participar integralmente das atividades e conciliar a rotina de trabalho com a rotina de estudo. Os alunos chegam um pouco mais cedo para jantar e nesse momento aproveitam para colocar em dia a conversa e saber das informações do que está

Conheça a Escola Popularacontecendo na cidade e no mundo.

Na escola todos contribuem mensalmente com o valor que podem. Essa contribuição individual, associada às atividades de autossustentação, como festas, bingos e outros além de contribuição de apoiadores é o que sustenta o nosso trabalho.

Não há data marcada para iniciar os estudos. No momento que o trabalhador se dispõe a estudar, estamos de portas abertas e prontos a receber esse novo companheiro e integrá-lo no coletivo com muita satisfação.

Na turma de alfabetização inicia-se o ensino da leitura e da escrita, que valoriza o conhecimento de cada um e tem como objetivo que todos aprendam a ler e escrever as primeiras palavras. É uma turma composta por adultos trabalhadores e tem uma professora especializada para acompanhar todos no início do aprendizado. Todos devem saber o ABC, ir além, saber o significado das palavras e entender a função que elas têm.

A turma de consolidação da alfabetização é uma turma de transição. Sua característica principal é marcada pelo aprofundamento do conhecimento da escrita e da leitura. Um dos pontos mais importantes a serem ressaltados nas atividades dessa turma é o aprimoramento da oralidade e o desenvolvimento inicial das capacidades discursivas através da leitura e interpretação de pequenos textos.

Leitura e escrita sob domínioAs turmas de pós alfabetização na EPOMG se

aproximam dos anos finais da educação básica, em uma educação escolar formal, que também chamamos de segunda fase do ensino fundamental, ou seja, inicia-se no 6º ano, que no passado era chamado de 5ª série. Nesse início do segundo ciclo, temos como orientação a consolidação da leitura e da escrita, além das aprendizagens básicas na área da língua materna, história e compreensão do meio social e natural envolvente.

É também no pós alfabetização que o estudante/trabalhador tem acesso ao regime de professores divididos por áreas. Portanto, é uma importante fase para reconhecer as habilidades e distinção de conteúdo de forma interdisciplinar.

Quando o estudante/trabalhador chega na EPOMG,

é realizada uma avaliação diagnóstica para identificar em qual turma ele iniciará. Essa organização é feita pela coordenação pedagógica que é composta por um grupo de licenciados. Este grupo acompanha de forma coletiva e individualizada todos os níveis e alunos da Escola Popular. Com isso, pode em qualquer momento do ano remanejar determinados alunos para níveis mais adequados, de acordo com seu desenvolvimento de ensino/aprendizagem. Ciente que não há exigência temporal para permanência nem para a mudança para outros níveis.

Na EPOMG não importa onde você parou, o importante é continuar.

Se você quer aprender a ler, voltar a estudar, ter domínio da leitura e interpretação, venha estudar na Escola Popular. Ela é para você trabalhador!

Page 3: Informativo da Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves ...sticbh.org.br/.../uploads/2013/01/epomg-novo-tempo-janeiro.pdf · da construção civil. Entre as habilidades que o aluno

- 3Novo Tempo

Contribua com a Escola Popular

Apresentação cultural da turma de consolidação de alfabetização na

festa junina em julho de 2012

Horta coletiva da Escola Popular

No curso de leitura de projetos as turmas são cheias

Praticando a consciência coletiva

Associando a prática e a teoria

Conhecendo a história de lutas do povo brasileiro

Na escola todos contribuem mensalmente com o valor que podem. Essa contribuição individual associada às atividades de autossustentação, como festas, bingos, rifas e outros,

Atividades como limpeza das salas de aula, dos banheiros e cozinha são realizadas para manutenção da escola e exercício do trabalho coletivo voluntário.

A horta da EPOMG é um bom exemplo: construída em mutirões de trabalho, hoje as equipes responsáveis se revezam durante os dias da semana para que a horta esteja sempre bem cuidada, bonita e produzindo.

Aula de violãoDe terça à sexta às 18:00 e 19:00h Mensalidade: R$ 50,00 Professor: José Nilton

Aprenda a tocar músicas populares

Em novembro de 2012, a EPOMG realizou uma aula na cidade de Ouro Preto. O intuito da atividade era conhecer de forma presencial um pouco da história de nosso Estado. Compreender o processo, as relações e as organizações sociais de outras épocas e como as manifestações humanas diante das desigualdades e resistências se davam, era o nosso objetivo central.

Estavam presentes alunos, professores e alguns familiares dos membros da Escola. Durante um dia inteiro, não apenas passeamos e nos divertimos, mas transformamos aquela cidade em uma grande sala de aula. Investigar, interpretar, conhecer, indignar, eram ferramentas manuseadas por todos.

O curso de Leitura de Projetos tem como objetivo formar alunos que tenham conhecimentos básicos e intermediários sobre questões teóricas e práticas da construção civil. Entre as habilidades que o aluno irá adquirir estão: ler um projeto e suas convenções, compreender o que diz uma planta baixa, dominar a parte de arquitetura básica, fazer pequenos cálculos, memorizar as convenções de elétrica e hidráulica, etc. Portanto, o curso pretende que os alunos adquiram conhecimentos teóricos sobre o trabalho que já exercem na prática.

Em Ouro Preto (MG) alunos da EPOMG visitam a Mina do Chico Rei

além de contribuição de apoiadores é o que sustenta o nosso trabalho.

Apoiarmos em nossas próprias forças!

Page 4: Informativo da Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves ...sticbh.org.br/.../uploads/2013/01/epomg-novo-tempo-janeiro.pdf · da construção civil. Entre as habilidades que o aluno

4 -Novo Tempo

O coletivo de professores da Escola Popular tem o compromisso de servir ao povo. Mas o que significa servir ao povo? Ter uma prática assistencialista, enxergar os alunos como meros receptores de teorias? De forma alguma. Na EPOMG o trabalho dos professores é voluntário, mas busca-se uma postura militante, enxergando o aluno

Seja professor na Escola Popular

Reunião do coletivo de professores

Os professores da EPOMG se dedicam ao trabalho na escola nos horários e dias que tem disponibilidade. Se reúnem com periodicidade para planejar as ações e fazer balanço das atividades realizadas sempre procurando fazer com que a escola seja a casa da ciência.

Aprendendo a fazer sabão: nessa aula prática os alunos se tornam professores. Os operários dividem seu saber.

106,7 FM Rádio Favela

Ligue e participe:

3282.1045 3282.0054

Todos os sábados de 8 às 10 horas

na Rádio Favela FM

Ouça o Programa

“Tribuna do Tra-balhador”

O companheiro Orocílio Martins Gonçalves é um mártir da construção civil. Ele foi covardemente assassinado pela PM no dia 30 de julho, na combativa greve de 1979 em Belo Horizonte, durante o regime militar fascista.

Os companheiros que iniciaram a EPOMG decidiram

em assembleia que o nome da nossa escola deveria homenagear um lutador do povo, anônimo para muitos mas de extrema significação para os operários da construção.

O sangue derramado por Orocílio e de todos combatentes da classe faz aumentar a revolta do povo e a nossa decisão de seguir na luta por um novo mundo.

Por que Orocílio Martins Gonçalves

Quem ensina quem?

como um indivíduo transformador que é detentor de conhecimento. Logo, buscamos fazer da escola um espaço onde professores e alunos possam construir novas formas de ensinar e aprender. Cotidianamente os papéis se confundem. Quem ensina quem?

Uma nova pedagogia se faz necessária, onde o centro não

seja a supremacia do professor e sim a mediação e construção de saberes ligados à prática social dos envolvidos.

“Aprender com nossos alunos trabalhadores, colocando-nos à altura deles”. Essa é uma das lutas travadas pelo coletivo de professores da Escola Popular!

é o nome da Escola?