informativo cooperembraer - abril 2013

8
INFORMATIVO Informativo da Cooperembraer - Ano VIII - Nº 22 - Abril de 2013 Cooperembraer digital Veja o procedimento para retirar sua senha e ter acesso online à cooperativa. Página 8 Cartão de crédito Sucesso desde seu lançamento, quase 700 cartões já foram entregues. Página 8 Conheça as mudanças definidas em assembleia, o balanço anual e saiba mais sobre a distribuição de sobras Páginas 4 e 5 Cooperativa de todos

Upload: cooperembraer

Post on 23-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Informativo da Cooperembraer. Ano VIII nº 23

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Cooperembraer - Abril 2013

INFORMATIVO

Informativo da Cooperembraer - Ano VIII - Nº 22 - Abril de 2013

Cooperembraer digitalVeja o procedimento para retirar

sua senha e ter acesso online à cooperativa.

Página 8

Cartão de crédito Sucesso desde seu lançamento,

quase 700 cartões já foram entregues.

Página 8

Conheça as mudanças de� nidas em assembleia, o balanço anual e saiba mais sobre a

distribuição de sobrasPáginas 4 e 5

Cooperativa de todos

Page 2: Informativo Cooperembraer - Abril 2013

2

Em nossa primeira assembleia, realizada em fevereiro, pudemos sentir como é forte a participação do associado na Cooperembraer e juntos definimos importantes ru-mos para o crescimento da nossa cooperativa.

Durante o assembleia geral, aprovamos mudanças no estatuto, para que a abrangência seja ampli-ada e cada vez mais pessoas pos-sam se associar, definimos a criação de um fundo de desenvolvimento para que a sede própria da Co-operembraer comece a ser desen-volvida e possa assim trazer ainda mais benefícios, inclusive sociais e culturais, a todos os cooperados e dependentes, e deliberamos como será aplicado o recurso do FATES (Fundo de Assistência Técnica, Edu-cacional e Social).

Também na assembleia, os cooperados votaram pelo depósi-to em conta corrente das sobras líquidas, um dos grandes benefí-cios de uma cooperativa de crédi-to. Ficamos felizes de ver que mesmo com as duas reduções de juros do ano anterior, o resultado do balanço anual de 2012 foi simi-lar ao de 2011.

Agradecemos a dedicação de todos os participantes. Nosso ob-jetivo é que os cooperados partici-pem cada vez mais das decisões da Cooperembraer. Por isso, incenti-vamos a proximidade de todos os cooperados e lembramos da im-portância da atualização cadastral, incluindo o e-mail pessoal, para que seja facilitado nosso contato com os associados de forma mais ágil e simples.

Luiz Alberto LadewigPresidente

Palavra do Presidente

Resultado da participação de todos

Projeto de Musicalização Infanto-Juvenil em novo endereço

ExpedienteO Jornal da Cooperembraer é uma publicação bimestral da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados da Embraer. Presidente: Luiz Alberto Ladewig • Diretor financeiro: Paulo Raimundo Ferreira • Dire-tor administrativo: Paulo Roberto Hoelz • Diretor secretário: Wilson Gonçalves Lopes • Conselho Fiscal: Emerson José dos Santos Leite, Marcos do Nascimento da Silva, Nilson José de Lima, Eduardo de Oliveira e Mauri Mendes de Oliveira • Conselho Consultivo: Alberto Tessarolo Júnior, Antônio Adeildo Rezende, Benedito Antunes David Sobrinho, Braulio Innocêncio da Motta Neto, Celso de Souza Siqueira Junior, Murilo Aparecido Peló-gia, Rodolfo José de Faria, Sebastião Abdias Zaroni Pinto e Wallace Fernandes da Cruz Produção: Código BR Comunicação (www.codigobr.com.br) • Jornalista responsável: Bi-anca Totti (MTB 31410) • Textos: Bianca Totti e Luiza Paiva • Diagramação e arte: Daniel Giannotti • Fotos: Código BR • Tiragem: 14 mil exemplaresCooperembraer: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2170 - São José dos Campos/SP - CEP 12227-901 – Telefone: (12) 3927 – 1208 – www.cooperembraer.com.br

Os ensaios do Projeto de Musicalização Infanto-Juvenil e da Or-questra de Sinos da Cooperembraer agora acontecem na sede da APVE- Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer, que fi ca na rua Cândido Marciano Leite, n°88 - Vila Betânia.

O projeto é gratuito e está com vagas abertas para crianças e ado-lescentes de 5 a 13 anos, que são treinados pela maestrina Noemi Mol-lo, formada em música e Assistente Executiva da Embraer. A Orquestra de Sinos é resultado do Projeto de Musicalização Infanto-Juvenil da Cooperembraer, que nasceu em 2007 e hoje reúne semanalmente 15 crianças e jovens.

As aulas são realizadas segundas-feiras das 18h30 às 20h30 e quartas-feiras das 19h às 21h. Para fazer a inscrição o cooperado deve entrar em con-tato com a Cooperembraer através dos telefones 3911- 9721 e 3927 1208.

Os ensaios do Projeto de Musicalização acontecem agora na sede da APVE

Page 3: Informativo Cooperembraer - Abril 2013

33

Igor Mielli é mecânico montador estrutural na Embraer e trabalha na empresa há 26 anos. Cooperado desde 28 de novembro de 1986, ele utiliza frequentemente os serviços oferecidos pela cooperativa, como empréstimos, material

escolar, cartão de crédito, entre outros.As vantagens oferecidas pela cooperativa benefi-

ciam toda sua família. Em 2012, um empréstimo foi utilizado para pagar a escritura do imóvel comprado por Mielli, onde atualmente mora seu filho.

O associado foi um dos primeiros a aderir ao Cartão de Crédito da Cooperembraer e não só apro-vou a novidade, como também já indicou para vários colegas cooperados que também já conheceram o novo benefício oferecido pela cooperativa. “Gostei da novidade pois as taxas são melhores que as dos bancos e temos vários outros benefícios”, diz.

Segundo Mielli, um dos diferenciais da cooperativa está no atendimento oferecido. “A equipe é muito boa e os atendentes são muito simpáticos, sempre procurando o melhor para os cooperados”, diz.

Ser associado contribui para tranquilidade finan-ceira do paulistano, que há quase 30 anos mora

Preocupada em atender com qualidade e simpatia os as-sociados, a psicóloga Vanessa Barreto Perin, 30 anos, faz parte da equipe do Posto de Atendimento da Cooperembraer do Centro de São José dos Campos e não esconde a satisfação em realizar seu trabalho.

“A Cooperembraer ajuda o associado a realizar seus sonhos, desenvolver seus projetos pessoais, conquistar o que desejam e é gratificante fazer parte desta história”, conta.

Antes de iniciar seus trabalhos na cooperativa, Vanessa tra-balhou no ramo de turismo e vendas. Há um ano na empresa, já passou pelas unidades Faria Lima, Eugênio de Melo e ELEB, todas em São José dos Campos.

Nas horas de lazer, gosta de ir ao cinema e teatro ao lado do marido, além de aproveitar os momentos de folga com bons livros e músicas.

Apreciadora das artes e diferentes culturas, a psicóloga pretende retomar seus estudos com uma especialização, de modo que favoreça seu desempenho na Cooperembraer. “É importante se renovar e ter novos conhecimentos”, afirma.

Igor Mielli

Nossa equipe: Vanessa Barreto Perin

Cooperado do mês

Um dos primeiros associados a utilizar o cartão de crédi-to da Cooperembraer, Igor Mielli aprova e recomenda o novo serviço.

em São José dos Campos, é casado, tem dois filhos e aproveita os momentos de tranquilidade para caminhar, andar de bicicleta, assistir um bom filme e se reunir com a família para comer um bom churrasco.

Page 4: Informativo Cooperembraer - Abril 2013

44

Mudanças estatutárias trazem vantagens aos cooperados

Os associados são os proprietários da co- operativa e são eles que decidem, durante as assembleias, como administrá-la, po-dendo ou não aprovar as sugestões pro-postas pelos diretores e conselheiros. No

último 19 de fevereiro, 55 cooperados estiveram na assembleia anual da Cooperembraer para decidirem sobre as mudanças propostas, além da aplicação das sobras líquidas.

Sempre com o objetivo de trazer ainda mais van-tagens aos associados, que são donos e usuários da cooperativa, foram aprovadas algumas alterações e adequações estatutárias. Conheça o que mudou:

Ampliação do raio de açãoCada vez mais as pessoas poderão aproveitar os

benefícios de ser associado da Cooperembraer. Já está aprovado em estatuto uma alteração para que possam se associar à cooperativa, não somente os empregados da Embraer, suas filiais, controladas e coligadas, mas também os colaboradores de todo seu conglomerado econômico que envolva a par-ticipação nos processos e atividades da Embraer, de forma direta ou indireta, de caráter não eventual.

O presidente da Cooperembraer, Luiz Alberto Ladewig, explica que essa mudança foi feita com o objetivo de olhar para o futuro e pensar no cresci-mento da cooperativa. “Esse é um trabalho que va-mos começar a desenvolver, é algo grande, mas a mudança no estatuto foi o primeiro passo para o au-

mento da abrangência da nossa cooperativa”, diz.Também pensando na ampliação do raio de ação, a

cooperativa já estuda uma forma de associar cada vez mais os colaboradores da Embraer, tornando-a cada vez mais acessível aos funcionários de todas as cidades em que a empresa possui sede. “Todos os colaboradores da Embraer que desejam se associar podem procurar um dos postos de atendimento da cooperativa. As informa-ções também estão disponíveis no site da cooperativa www.cooperembraer.com.br”, destaca.

Luiz Alberto Ladewig apresentou o balanço anual, a sobra líquida e as propostas de mudanças no estatuto

Além do presidente, dos diretores e conselheiros, 55 cooperados participaram da assembleia

Page 5: Informativo Cooperembraer - Abril 2013

5

Mudanças estatutárias trazem vantagens aos cooperadosFundo de DesenvolvimentoTambém pensando no futuro

da cooperativa, outra importante mudança estatutária foi para a criação do Fundo de Desenvolvi-mento de Expansão e Crescimento da Cooperativa.

Ladewig explica que um dos objetivos dessa reserva é a criação de uma sede própria, oferecendo assim mais serviços aos coopera-dos. “Além de contribuir para a criação de uma identidade para a Cooperembraer, uma sede própria permite oferecer mais atividades, inclusive sociais e culturais, ter uma área de convivência e tam-bém acolher melhor os novos ser-viços que já passamos a oferecer”, ressalta.

Hoje as atividades da coopera-tiva estão concentradas nas salas localizadas dentro da Embraer de cada cidade, além da sede no Cen-tro de São José dos Campos.

Utilização do FATES Durante a assembleia também

foi aprovada a aplicação dos re-cursos do Fundo de Assistên-cia Técnica, Educacional e Social – FATES em 2013. A verba apli-cada neste fundo é definida por lei e destinado à prestação de assistência aos associados, seus familiares e, quando previsto nos estatutos, aos empregados da co-operativa.

Foi aprovado que 50% desses recursos serão utilizados para

projetos de educação aos coop-erados e dependentes (distri-buição de material escolar), 25% dos recursos serão utilizados para fins assistenciais, em um projeto que será iniciado na atual gestão, 15% serão investidos em educa-ção cooperativista, contribuindo com a educação financeira dos associados por meio de palestras e orientações e 10% serão utiliza-dos para o desenvolvimento téc-nico da cooperativa

O novo estatuto da Cooperembraer está disponível do site http://www.cooperembraer.com.br

“A mudançano estatuto foi o primeiro passo para o aumento da abrangência da nossa cooperativa”(Luiz Alberto Ladewig)

Uma parte do recurso do FATES é

utilizado para educação do cooperado e seus depen-

dentes, como a distribuição de

material escolar

Os consultores da NCA, André e Anderson, ao lados dos diretores da

Cooperembraer, Paulo Hoelz e Paulo Ferreira, e do representante da Audi-

toria Padrão, Fabricio Koeke

Page 6: Informativo Cooperembraer - Abril 2013

6

Sobras líquidas são distribuídas aos cooperados

As sobras líquidas de 2012, de acordo com o que foi aprovado em assembleia no dia 19 de fe-vereiro, foram depositadas em conta corrente do associado sem inadimplência no dia 4 de março. As sobras são os resultados obtidos ao

final de um determinado período, que é dividido entre os cooperados ou incorporado ao saldo de capital, para os associados que realizaram operações de crédito no exercício de 2012, de acordo com as deliberações em assembleia. Após a constituição das reservas estatu-tárias foi obtido o montante de 12,1 milhões em sobras líquidas, representando um resultado operacional de 7% sobre o Patrimônio Líquido e 8,3% sobre o Capital Social.

O valor destinado a sobras líquidas conforme aprovado em AGOE (Assembléia Geral Ordinária e Ex-traordinária) 10,7% foram destinados para criação do fundo para expansão e outros 89,3% foram distribuí-dos entre os Associados que participaram das Opera-ções de Crédito da Cooperativa no exercício de 2012.

O rateio proporcionou o retorno de 39% sobre os juros efetivamente pagos nos empréstimos durante o ano de 2012. Para cada R$ 1 de juros pagos, o asso-ciado terá um retorno de R$ 0,39.

Já nas aplicações Cooperinvest o acré foi de R$ 0,17 para cada R$1 de rendimento. A taxa média de juros dos empréstimos no exercício de 2012 foi de 1,28% ao mês, com o retorno proporcionado pelas sobras líqui-das, a taxa média é reduzida para 0,80% ao mês.

?

BALANÇO PATRIMONIAL (GERENCIAL) VRS em R$ MIL

ATIVO 2011 2012

Ativo Circulante 173.803,60 192.980,00

Disponibilidades 24.200,70 21.077,30

Operações de crédito 149.580,50 171.815,90

Outros créditos 22,40 86,80

Ativo Permanente 1.681,40 1.882,10

Investimento Cecresp 1.616,30 1.820,30

Imobilizado em uso 65,10 61,80

TOTAL DO ATIVO 175.485,00 194.862,10

PASSIVO 2011 2012

Passivo Circulante 24.593,20 23.511,00

Cooperinvest 9.787,30 7.856,80

Outras obrigações 14.805,90 15.654,20

Patrimônio líquido 150.891,80 171.351,10

Capital Social 129.127,40 146.716,70

Reserva legal 10.996,60 12.512,00

Sobras líquidas 10.767,80 12.122,40

TOTAL DO PASSIVO 175.485,00 194.862,10

DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS VRS EM R$ Mil

DESCRIÇÃO DE CONTAS 2011 2012

RECEITAS 30.289,50 32.375,40

Rendas de empréstimos 28.311,60 28.433,50

Rendas de aplicações/ outras receitas 1.977,90 3.941,90

DESPESAS 16.829,80 17.222,40

Despesas administrativas 1.197,70 2.012,70

Provisões/ Desp. operac. 2.597,10 3.489,30

Juros Capital Próprio 13.035,00 11.720,40

RESULTADO OPERACIONAL 13.459,70 15.153,00

RESERVAS/ FATES 2.691,90 3.030,60

SOBRAS LÍQUIDAS 10.767,80 12.122,40

O que são as sobras líquidas?

Balanço patrimonial

O associado é ao mesmo tempo dono e usuário da cooperativa. Com isso, a distribuição das sobras é o re-torno ao associado dos juros pagos nas operações de crédito realizadas por ele. Conforme a Lei 5.764/71, a distribuição das sobras da cooperativa é feita proporcio-nalmente aos serviços utilizados. Os juros cobrados pela cooperativa já é bem abaixo do praticado pelo mercado e, além disso, parte dele ainda é devolvido no início do ano seguinte seja em conta corrente, incorporado ao saldo de capital ou amortizado da dívida.

O balanço de 2012 foi apresentado em fevereiro a todos os cooperados e está disponível também no site

da instituição www.cooperembraer.com.br

Page 7: Informativo Cooperembraer - Abril 2013

7

Nilson José de Lima é membro efetivo do Conselho Fiscal da Cooperativa e trabalha na Embraer há 14 anos, onde atua como AMC – Agente de Melhoria Contínua na área de Prepa-ração para Vôo e Apoio a Entrega de Jatos Executivos prédio F-40. Atualmente ele também cursa o 2º ano de Administra-ção de Empresas pela Anhanguera em São José dos Campos.

Como membro do conselho � scal, quais são suas atri-buições? O objetivo de um membro de conselho fi scal é gerenciar e garantir que as políticas de crédito da cooperativa se-jam cumpridas rigorosamente. Fiscalizando as despesas e otimizando as receitas, a saúde fi nanceira da cooperativa se mantém equilibrada. Todos os conselheiros passaram por aprovação do Banco Central do Brasil, e nossas atri-buições são regulamentadas e fi scalizadas pelo órgão, assim, respondemos legalmente por qualquer aprovação irregular que fi zermos.

Além da Cooperembraer, atua em alguma outra asso-ciação da Embraer?Participo como conselheiro da ADCE, onde buscamos por meio dos associados coletar e dar feedback dos pontos a melhorar na administração da instituição.

Como surgiu o interesse de fazer esse tipo de trabalho?Sou associado da cooperativa desde 1999 e fui convidado pelo Sr. Luiz Alberto Ladewig e o Sr. Wilson Lopes há fazer parte da equipe. Avaliei todos os nomes que compunham a equipe e então percebi que tínhamos pessoas sérias que-rendo trabalhar com o objetivo de melhorar ainda mais a nossa cooperativa. Esta foi a primeira vez que fui con-vidado a fazer parte da instituição e estamos fazendo um trabalho sério, com comunicação transparente voltada ao cooperativismo.

Antonio Resende é técnico da qualidade da Embraer e há 26 anos faz parte da empresa. Antonio foi sargento da Força Aérea Brasileira, com formação técnica em eletrônica.

Quais são suas atribuições como membro do Conselho Consultivo da cooperativa?Como membro do Conselho Consultivo tenho a respon-sabilidade de apoiar tecnicamente a diretoria executiva em matérias de interesse da cooperativa, colaborar na elabora-ção do planejamento anual, analisar propostas de revisão de procedimentos internos de adequação estatutárias, além de auxiliar a diretoria executiva no aperfeiçoamento dos canais de comunicação com o associado, levando as sugestões e solicitações de mudanças à diretoria.

Atua em alguma outra associação?Sou sócio na APVE e sou membro do Conselho Fiscal na ADCE. Além disso, sou presidente de uma associação de moradores do bairro onde moro.

Esta gestão é a primeira em que você atua como con-selheiro? Sim, é a primeira na Cooperembraer, porém já participei de uma chapa na eleição para a ADCE, exerci a função de 1º Secretário no Conselho Deliberativo.

Como surgiu o interesse de fazer esse tipo de trabalho?Sempre gostei de associações, sindicatos, clubes, etc. Tenho como conceito de vida sempre estar disponível para apoiar e contribuir de alguma forma com as pes-soas e a sociedade. Quando você faz parte de uma as-sociação você tem objetivos mais focados e seu trabalho proporciona uma realização pessoal gratifi cante, pois de alguma forma você contribui para atingir objetivos e an-seios de uma coletividade.

Conheça nossos representantesConheça os nossos conselheiros e saiba qual a atuação deles nas

decisões da Cooperembraer

Nilson José de LimaMembro do Conselho Fiscal

Antonio ResendeMembro do Conselho Consultivo

Page 8: Informativo Cooperembraer - Abril 2013

8

O cartão de crédito da Cooperativa é um sucesso desde o seu lançamento. Quase 700 cartões já foram cadastrados e estão sendo entregues aos associados e seus de-

pendentes. O cartão de crédito é um dos novos produtos

lançados pela cooperativa que, além de beneficiar o associado por ter a sua disposição este novo serviço, também irá aumentar a receita da cooperativa.

A assistente de Crédito e Cobrança da Co-operembraer, Daniela Ferreira Silva, explica que uma das grandes vantagens do cartão, além dos juros reduzidos, é que ele possui dois limites de crédito, um para compra a vista e outro para com-pras parceladas.

O cartão de crédito da Cooperembraer é feito em parceria com Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil - Sicoob. Esse novo serviço permite com-pras internacionais e traz um programa de recom-pensa onde o sócio poderá trocar seus pontos por produtos ou milhas. Além disso o cartão é livre de anuidade, tanto para o titular quanto para os cartões adicionais.

O cooperado que ainda não possui o seu cartão de crédito, poderá preencher a sua proposta de adesão em qualquer Posto de Atendimento da Co-operativa ou através do site www.cooperembraer.com.br, onde a Proposta deverá ser preenchida e enviada para a cooperativa. A proposta será anali-sada e após 15 dias o cartão e a senha estarão dis-poníveis no posto de atendimento mais próximo.

O cartão de crédito já está sendo utilizado por mais de 700 associados. Peça já o seu!

Venha para a cooperativa digitalMilhares de associados já estão presentes na

Cooperembraer digital. São diversas vantagens e novidades neste novo sistema que permite ao as-sociado acessar a cooperativa online de qualquer lugar. Inicialmente será possível fazer simulações de financiamento e retirar extrato, com informações do saldo devedor, saldo capital e saldo do Cooperinvest.

Todos que possuírem e-mail cadastrado na coopera-tiva, podem conseguir a senha de forma digital, clicando no “esqueci a senha”. Aqueles que não possuem e-mail cadastrado, devem atualizar seus dados para que pos-sam participar das novidades da cooperativa em seu novo sistema digitalizado de forma mais simples e rá-pida. Entre em contato com a Cooperativa pelo telefone (12) 3927 - 1208 e saiba como atualizar seus dados.

Como obter sua senha?

• Acesse o site da cooperativa www.cooperembraer.com.br• Na página inicial, clique em “Central do Associado”, no canto superior direito• Você será encaminhado para a página da Fácil Informática • Clique em“esqueci a senha”, • Você receberá a informação para recuperação de senha. Digite sua chapa, data de nascimento e CPF • Você receberá uma nova senha em seu e-mail.• Caso não esteja cadastrado, procure a Cooperembraer: Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 10h às 17hTelefone para contato: (12) 3927-1208