informativo assoceasa 10ª edição - outubro / novembro 2012

12
Ano 2 | Outubro e Novembro de 2012 | Edição 10 Distribuição Gratuita ANO RETROSPECTIVA 2012 ISO 9001 CAMPO DE FUTEBOL Assoceasa encerra o ano com saldo positivo em conquistas ao entreposto Comece 2013 destacando a sua empresa com certificação de qualidade Assoceasa reforma espaço de lazer dos permissionários e funcionários da Ceasa A Assoceasa deseja um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos! Informativo ASSOCEASA 10ª Ceasafest Evento do dia 1 de dezembro traz show de Pedrinho e Guga e sorteio de mais de 200 prêmios

Upload: notus-comunicacao

Post on 29-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo Assoceasa distribuído nas dependências da Ceasa-Campinas. Produzido pela Nótus Comunicação Empresarial.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Assoceasa 10ª Edição - Outubro / Novembro 2012

Ano 2 | Outubro e Novembro de 2012 | Edição 10Distribuição Gratuita

ANO

RETROSPECTIVA 2012 ISO 9001 CAMPO DE FUTEBOLAssoceasa encerra o ano com saldo positivo em conquistas

ao entreposto

Comece 2013 destacando a sua empresa com certificação

de qualidade

Assoceasa reforma espaço de lazer dos permissionários e

funcionários da Ceasa

A Assoceasa desejaum Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos!

InformativoASSOCEASA

10ª CeasafestEvento do dia 1 de dezembro traz show de Pedrinho e

Guga e sorteio de mais de 200 prêmios

Page 2: Informativo Assoceasa 10ª Edição - Outubro / Novembro 2012
Page 3: Informativo Assoceasa 10ª Edição - Outubro / Novembro 2012

3Iniciamos a última edição de 2012 do Informativo celebran-

do as conquistas alcançadas ao longo do ano, com destaque aos investimentos da Assoceasa que se concretizaram em avan-ços ao entreposto. Dentre eles, enfatizamos a compra do cami-nhão e das caçambas de lixo, e a conquista da administração dos tratores, usina elétrica e das câmeras de segurança.Além disso, a Associação também fez melhorias no campo de futebol da Ceasa que é destinado ao lazer dos funcionários e permis-sionários do entreposto. Confira as principais informações sobre como alugar o espaço, que ganhou novos alambrados e grama sintética, na matéria que preparamos para você nesta edição.

Buscando proporcionar um momento de confraternização e di-versão aos funcionários da Central, a Assoceasa promove a 10ª Ceasafest no dia 1 de dezembro, no ML 04. Como em todos os anos, o evento trará muita música, comida e bebida aos parti-cipantes, além do sorteio de mais de 200 brindes, dentre eles, bicicletas, camisetas dos times de futebol de Campinas e motos.

Chegamos ao fim de mais um ano e os preparativos e planejamentos para 2013 se iniciam. Com foco na prospecção das empresas da Cea-sa-Campinas, preparamos uma matéria sobre o ISO 9001 destinada aos permissionários que almejam expandir os seus negócios. Saiba quais os benefícios desta certificação, como a sua empresa pode ad-quiri-la e comece o ano com um expressivo diferencial no mercado.

Conheça também os benefícios nutricionais do consumo do to-mate e como funciona a sua produção e o seu comércio no Brasil. Além disso, a nutricionista Maria Helena Antonicelli revela se é ver-dade ou mito que as sementes deste fruto causam danos à saúde.

Desejamos a todos os nossos leitores um Feliz Natal e um excelente Ano Novo. Que 2013 traga o dobro de conquis-tas a todos vocês e que a paz e a saúde reinem em suas vidas!

Uma ótima leitura e nos encontramos no próximo ano!

NESTA EDIÇÃO

EXPEDIENTE

Esta revista é uma publicação da Assoceasa

Presidente

Marco Antonio AdamiProdução e edição Nótus Comunicação

Jornalistas ResponsáveisAna Luiza Panazzolo (MTB: 64.887)

Marcela Pastor (MTB: 64.896)Colaboração Especial

Zé MineiroDesigner

Renato PastorDiagramaçãoJoão Colosalle

ImpressãoGráfica Silvamarts

Tiragem2.000 exemplares

CEASA - Centrais de Abastecimento de Campinas S.A. Rodovia Dom Pedro I, km 140,5

Pista Norte, Campinas (SP) Telefone: (19) 3746-1000

www.ceasacampinas.com.br

Horário de funcionamento para comercialização:

Segundas, quartas e sextas-feiras, das 5h às 15h

Terças e quintas-feiras, das 7h às 16h

Sábados, das 7h às 12hEstacionamento grátis

Contato da redação:[email protected]

Os artigos assinados e os anúncios divulgados são de inteira responsabilidade de seus autores.

EDITORIAL

5 BALANÇO DO ANORelembre as melhorias que a Assoceasa fez em prol do entreposto em 2012

CONFRATERNIZAÇÃOCEASAFEST reúne funcionários daCentrais em um sábado de descontração4

Próxima reunião de Conselho dos Permissionários na Assoceasa

Compareça!

8 MERCADOISO 9001: compreenda o que é, quais os benefícios e como obter esta certificação

19/12 1ª CHAMADA ÀS 12H502ª CHAMADA ÀS 13H1ª CHAMADA ÀS 12H502ª CHAMADA ÀS 13H7 MERCADO

Saiba como reservar o campo de futebol recém-reformado pela AssoceasaConheça os benefícios do consumo do tomate e a verdade sobre as suas sementes

Page 4: Informativo Assoceasa 10ª Edição - Outubro / Novembro 2012

Informativo Assoceasa | nº 10 | Outubro e Novembro de 2012

CO

NFR

AT

ER

NIZ

ÃO

4

10ª CeasafestAlém de muita música e comida, evento sorteou mais de 200 prêmios aos participantes

Colaboração ‘Zé Mineiro’

Em 2012, a Ceasafest completou 10 anos, chegando a sua 10ª edição. O surgimento do evento deu-se com o objetivo e o espírito de integrar os funcionários que atuam na Ceasa--Campinas, pois no entendimento de seus organizadores e idealiza-dores eles são extremamente im-portantes para o crescimento do entreposto.

Em sua primeira edição participa-ram cerca de 700 pessoas – núme-ro que cresceu ao longo dos anos, decorrente da mudança da mentali-dade dos permissionários que come-çaram a oferecer convites aos seus próprios funcionários. Em 2012 fo-ram mais de dois mil participantes.

A 10ª edição da Ceasafest aconte-ceu no dia 01 de dezembro (sábado), das 12h às 15h30, no ML 04. Foram oferecidos mais de 200 prêmios, dentre eles, 03 motos, 23 bicicle-tas, televisão, fogão, microondas e muitos outros, entregues mediante sorteio. Com isso, mais de 10% dos convidados foram contemplados!

Além dos participantes, a quan-

tidade de prêmios também cresceu ao longo dos anos, fruto da respos-ta positiva de muitos comerciantes perante o evento. Como exemplo, hoje, eles oferecem duas bicicletas à festa, sendo uma sorteada aos seus próprios funcionários e a outra aos demais convidados.

Dentre todas as empresas par-ceiras da Ceasafest, o evento deste ano contou com o principal apoio da Sambaíba (Mercedes-Benz) que sempre respondeu positivamente como patrocinadora das realizações da Assoceasa, sendo responsável pela contratação da banda, do som e da produção das camisetas da festa.

A Ceasafest é um evento modelo que só a Ceasa-Campinas realiza, integrando e respeitando a impor-tância dos funcionários que a ela tanto se dedicam ao longo do ano. Nesta edição, o entretenimento dos participantes contou com o sertane-jo universitário de Pedrinho e Guga, além de muita comida e bebida. As crianças também se divertiram com brinquedos, algodão doce e pipoca.

- Não se faz política e nem envolve interesses alheios;- Tem caráter solidário e humano;- É feita com carinho, amor e desprendimento;- É um evento abençoado por Deus.

As razões para o sucesso da Ceasafest (por Zé Mineiro)

AgradecimentosAos funcionários da limpeza; Permissionários do ML 04, por cederem o espaço; Profissionais da Elétrica, pela instalação de todos os aparelhos eletrônicos; Profissionais da Segurança, por manterem a harmonia entre os participantes; Voluntários, por dedicarem o seu tempo e profissiona-lismo em prol do evento; Empresas patrocinadoras e parceiras: Assoceasa, Ceasa-Campinas, Sambaíba – Mercedes-Benz, Benassi, Cemil, Adami, Agrocomercial União, AlfaCitrus, Bananas Nacional, Campo Vitória, Casa de Frutas Campinas, Casa da Uva, Cítrica Bardin, Cerealista CR, DeMarchi, Dezidério, Frutícola Aurora, Gráfica Boca Boa, ISA (cesta básica), Itatiba Comércio de Cereais, Lanchonete Cláudio, Neto Comércio de Frutas, MCO, Mopri Transportes, Oba Hortifruti, Roberto Moreno, Severino do Coco, Tochio Konatu Corretora de Seguros, Vilalva Citrus, Zulon.

Page 5: Informativo Assoceasa 10ª Edição - Outubro / Novembro 2012

Outubro e Novembro de 2012 | nº 10 | Informativo Assoceasa 55B

ALA

O D

O A

NO

Mais um ano se acaba e uma nova etapa se inicia. Para a prosperida-de dos dias que virão, é importan-te fazer uma retrospectiva dos que passaram. Trilhando a avaliação de 2012, a Assoceasa agradece a todos os colaboradores e profissionais do mercado hortifrutigranjeiro da Cea-sa-Campinas pelo auxílio e participa-ção nas diversas conquistas alcança-das neste ano.

Em 2012, a administração das má-quinas (tratores e usina elétrica) e a gestão das câmeras de segurança do entreposto passaram a ser responsa-bilidade da Associação. Com estudos e investimentos adequados, conquis-tou-se transparência, modernização e excelência nestes serviços, propor-cionando crescimento ao mercado e segurança aos permissionários.

Além disso, a Assoceasa também investiu no setor de limpeza da Ce-asa-Campinas. Em 2012, a Associa-ção adquiriu um novo caminhão para recolher diariamente o lixo do entre-posto e 50 caçambas para o seu ar-mazenamento. Com esta conquista, o serviço ganhou dinamismo, rapidez e proporcionou economia aos permis-sionários. Para os próximos anos, a Assoceasa pretende comprar outro veículo para diminuir ainda mais o

Assoceasa finaliza 2012 repleto de conquistas

custo de rateio entre os profissionais das Centrais.

No ano em que Campinas tornou--se referência nacional em segurança alimentar, o ISA (Instituto de Soli-dariedade Alimentar) completou 28 anos de existência. O projeto, que pertence aos permissionários da Ce-asa-Campinas e é exemplo mundial em assistência aos mais carentes, encerra 2012 com avanços adminis-trativos, mudanças de gestão e novos projetos de expansão. A Assoceasa parabeniza todos os colaboradores, voluntários e profissionais envolvidos e deseja que cada vez mais famílias e instituições carentes sejam ajudadas.

Neste ano, porém, não foi só o ISA que sofreu alterações no quadro de funcionários. Na Assoceasa, 2012 foi

marcado pela mudança de Claudinei Barbosa para o cargo de diretor téc-nico da Ceasa-Campinas e na entrada de Dilsa Regina Campos nos setores administrativo e jurídico da Asso-ciação dos Permissionários. Apesar disso, o profissionalismo e a compe-tência da equipe da Assoceasa não foram prejudicados. Pelo contrário, os trabalhos continuaram e as con-quistas prospectaram. A responsável pelo setor financeiro, Paula Muniz, também se despediu da Associação no final do mês de outubro. Porém, os demais profissionais continuarão trabalhando em prol do mercado e dos permissionários.

Ao longo de 2012, outras evoluções puderam ser percebidas no entrepos-to. Dentre elas estão a inserção dos pregões eletrônicos no sistema da Ceasa, a revitalização de vias inter-nas e externas das Centrais, o acor-do com a seguradora contra danos e acidentes e a aquisição de uma nova ambulância para emergências no mercado.

A todos vocês, associados, cola-boradores e companheiros, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Que em 2013 o mercado da Ceasa-Cam-pinas cresça ainda mais! [Assoceasa]

Assoceasa finaliza 2012 repleto de conquistas

SXC

SXC

Arquivo Assoceasa

Page 6: Informativo Assoceasa 10ª Edição - Outubro / Novembro 2012
Page 7: Informativo Assoceasa 10ª Edição - Outubro / Novembro 2012

Campo de futebol passa por reformaCom o objetivo de melhorar a qualidade da principal

área de lazer voltada aos permissionários e funcionários da Ceasa-Campinas, a Assoceasa custeou toda a refor-ma do campo de futebol que fica próximo à entrada de veículos do entreposto. O reparo, que teve início no final do mês de agosto e estendeu-se até o fim de setembro, consistiu na instalação de um novo alambrado em torno do campo, na colagem de uma nova grama sintética e na inserção de grânulos de borracha moída e micronizadas

Unanimidade na cozinha, o tomate está presente nas saladas, molhos, sucos e pode ser consumido até mesmo puro. Constantemente associado à Itália, o fruto, na ver-dade, surgiu na América do Sul, mais precisamente na re-gião das Cordilheiras dos Andes. Com uma variedade que agrada a todos os gostos (Santa Cruz, Caqui, Saladete, Italiano e Cereja), o tomate é rico em licopeno, complexo A e B, fósforo, potássio, ácido fólico, cálcio e frutose.

O licopeno, responsável pelo pigmento vermelho do fruto, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico. “Recomenda-se o consumo do tomate de 2 a 3 vezes por semana, pois ele combate o excesso de radicais livres que podem alterar a cadeia de DNA na célula e provocar a formação de substâncias cancerígenas”, explica a nutri-cionista da Ceasa-Campinas, Maria Helena Antonicelli.

Há tempos, existem rumores de que o consumo das

TomateConsuma de duas a três vezes por semana

sementes do tomate poderia contribuir para a formação de pedras nos rins, porém isso não passa de um mito. “Recentes estudos mostraram que as sementes só pos-suem 1% de oxalato de cálcio, o que não é o bastante para provocar malefícios aos rins. Além disso, o fruto possui quantidades significantes de citrato, que impede a formação de pedras”, esclarece Maria Helena.

MercadoA produção anual do tomate chega a cerca de três mi-

lhões de toneladas, sendo que 77% do cultivo no Bra-sil são destinados ao consumo in natura e o restante é utilizado por empresas de processamento do fruto. Mesmo com os avanços tecnológicos, a colheita manual do tomate predomina no país. Porém, como ele é extre-mamente sensível, apesar dos cuidados tomados em seu cultivo, 30% é perdido durante o transporte.

SXC

para amortecer e proteger o gramado.O campo de futebol, que conta com a direção de Cláudio

Pereira de Olivera de Jesus e Mico Oya, funciona de segun-da à sexta-feira, das 13h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 17h30. O valor do aluguel é de R$ 60 a hora e o agenda-mento deve ser feito na sede da Assoceasa. É importante ressaltar que somente permissionários e funcionários em geral da Ceasa são autorizados a utilizar o campo, sendo proibida a entrada de pessoas de fora do entreposto.

Outubro e Novembro de 2012 | nº 10 | Informativo Assoceasa 57M

ER

CA

DO

Page 8: Informativo Assoceasa 10ª Edição - Outubro / Novembro 2012

MER

CA

DO

8

O dia a dia das empresas, independentemente do setor, é movido pela busca por me-lhorias, sejam em seus produ-tos ou serviços. Porém, se as conquistas não forem eviden-ciadas ao público alvo, elas não geram resultados diretos no crescimento de vendas e na aquisição de novos clien-tes. Para tal finalidade, uma das opções mais indicadas na atualidade é a obtenção da ISO 9001: 2008.

A ISO (International Orga-nization for Standardization) é uma organização suíça que desenvolveu Sistemas de Gestão de Qualidade (SGQ) que seguem normas padroni-zadas internacionais sobre as práticas de uma organização, que, por sua vez, são chamadas de ISO 9000. No Brasil, a representante da ISO é a ABNT (Associação Bra-sileira de Normas Técnicas) e é por meio dela que as empresas são cer-tificadas com o ISO 9001: 2008, que trata dos requisitos do SGQ.

Hoje, a ISO é utilizada por quase 800 mil empresas em mais de 160 pa-íses. Para que a sua empresa siga esta tendência mundial, o processo inicia--se com a contratação de uma con-sultoria especializada neste serviço. Após análise, é implantado o SGQ, no qual são estabelecidas etapas neces-sárias para a conquista da certificação.

Segundo Amadeu Rossi, diretor de suprimentos da CR, instalada na Cea-sa-Campinas e que conquistou a ISO em 2010, a empresa precisou passar por oito etapas para alcançar este

objetivo. “Após fazer um diagnóstico sobre o papel de cada um dentro da organização, foi feito o mapeamento dos processos, com indicadores para definição de eficácias e metas a se-rem atingidas. Depois disso, a quar-ta etapa deu-se pela elaboração dos procedimentos dos processos mape-ados e, em seguida, implantou-se os procedimentos e avaliação dos indi-cadores. Finalizamos com a auditoria interna para averiguação dos resulta-dos e a externa, feita pela certifica-dora, para avaliar se a empresa rece-be o mérito da certificação”, explica.

É importante ressaltar que a ISO 9001: 2008 não estabelece metas a serem atingidas pelas corporações, pelo contrário, as próprias empresas que as determinam. Além disso, a implementação e o desenvolvimento

Para as empresas que querem começar 2013 com o ‘pé direito’

Informativo Assoceasa | nº 10 | Outubro e Novembro de 2012

Qualidadeem evidência

QualidadeContrate uma empresa de consultoria

e siga os passos abaixo

Fase 1: Implementação* Envolvimento dos colaboradores

* Mapeamento e interação dos processos* Criação de procedimentos e outros documentos

* Treinamento dos colaboradores* Auditoria interna

Fase 2: Certif icação* Escolha e contratação do organismo

* Pré-auditoria da cer tif icação* Auditoria da cer tif icação

O cer tif icado tem validade de três anos, sendo que o sistema de gestão é reavaliado anualmente.

Fonte: Templum Consultoria Online

>Como obter a ISO 9001Como obter a ISO 9001deste processo são específi-cos para cada tipo de organi-zação, nada é padronizado e previamente estipulado antes de um estudo e um planeja-mento adequado.

De acordo com o diretor administrativo e financeiro da CR, Carlos Alberto Rossi, em curto prazo a implantação da ISO permite melhor con-trole da qualidade do produto ou serviço, e do desempenho dos processos, oferecendo uma visão mais realista do que ocorre na empresa. O que permite, a longo prazo, que os processos sofram melhorias e amadurecimento, traduzin-do-se em melhor confiabili-dade e valor agregado para o cliente. “O sistema de gestão

da qualidade com base na norma ISO 9001 é muito mais que um certifica-do, é uma filosofia, uma atitude para melhoria contínua dos processos de uma organização”, afirma.

Após passar pelo processo de cer-tificação da ISO, os diretores da CR, Amadeu e Carlos, recomendam que as pequenas empresas que almejam alcançar tal meta dividam este projeto em duas partes: a implementação e a certificação. Primeiramente, segundo os Rossi, é importante fornecer total atenção ao processo de implementa-ção da norma e, após absorverem essa nova forma de trabalhar, buscarem a certificação. “Será bem menos estres-sante implementar o SGQ sem visar ao certificado, que depois virá como um passo natural no amadurecimento da empresa”, indicam.

Page 9: Informativo Assoceasa 10ª Edição - Outubro / Novembro 2012
Page 10: Informativo Assoceasa 10ª Edição - Outubro / Novembro 2012

Informativo Assoceasa | nº 9 | Agosto e Setembro de 2012

O dia a dia na Ceasa

FLA

SH10

NOTAS

Fotos: Nótus Comunicação

Nota de falecimento

No dia 06 de setembro de 2012, a Ceasa-Campinas perdeu um de seus grandes profissionais. Oswaldo Calmo Junior, conhecido como ‘Juninho’, era funcionário da empresa Previtali, localizada no ML Central. Os bons momentos ao lado de ‘Juninho’ sempre permanecerão na memória de todos. Nossos sentimentos à família e amigos! [Assoceasa]

Obrigado, Paula

Gostaríamos de aproveitar este espaço para agradecer o profissionalismo e companheirismo que a responsável pelo setor financeiro da Assoceasa, Paula Muniz, nos dedicou ao longo dos últimos 15 anos. No dia 31 de outubro, ela deixou a Assoceasa para trilhar novos caminhos em sua vida. Obrigado por tudo e sucesso nesta sua nova jornada! [Assoceasa]

Page 11: Informativo Assoceasa 10ª Edição - Outubro / Novembro 2012

11FL

ASH

Agosto e Setembro de 2012 | nº 9 | Informativo Assoceasa

Treiamento na Ceasa

Duas profissionais do Samu de Campinas ministraram um treinamento sobre primeiros socorros para um grupo de funcionários da Ceasa. Elas mostraram como agir em casos de queimadura, fratura, convulsão, engasgamento e crises alérgicas, além de como identificar sintomas de AVC e de ataque cardíaco. Em 2013 haverá outra edição aberta a novos interessados.

Ceasa no FLAMA

A Ceasa participou do Encontro FLAMA (Federação Latino-americana de Mercados de Abastecimento) 2012, que reuniu dirigentes de 22 Centrais de Abastecimento nacionais e internacionais. Além de palestras, o evento proporcionou discussões sobre o futuro do setor, trocas de experiências e reflexões sobre questões cotidianas em comum entre os profissionais.

Page 12: Informativo Assoceasa 10ª Edição - Outubro / Novembro 2012

LEGUMES EM GERALCeasa-Campinas MLC - Mód. 02 e 06

(19) 3746-1572 / 3746-1502 [email protected]

LEGUMES EM GERAL

ALHO, BATATA E CEBOLA DA MELHOR QUALIDADE!

Ceasa-Campinas Pav. ABC Lojas 1 a 5(19) 3746-1513 / [email protected]

ALHO, BATATA E CEBOLA DA MELHOR QUALIDADE!

Ceasa-Campinas ML 4 - AB 12/15/16/17(19) 3746-1596 / [email protected]

www.wbdeziderio.com.br

FRUTAS E LEGUMESFRUTAS E LEGUMES

Ceasa-Campinas MLC - PF 50(19) 3746-1526 [email protected]