história do design aula 12

16
Design

Upload: sergioborgato

Post on 07-Jul-2015

2.037 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Historia

TRANSCRIPT

Page 1: História  do design aula 12

Design

Page 2: História  do design aula 12

A origem imediata da palavra está na língua inglesa. Substantivo que se refere a idéia de plano, desígnio, intenção, quanto à de configuração, arranjo, estrutura.

A origem mais remota está no latim “Designare” abrange os sentido de designar e o de desenhar.

O termo contém ambiguidade: aspecto abstrato de conceber, projetar, atribuir e outro concreto de registrar, configurar, formar.

Page 3: História  do design aula 12

Junção dos dois níveis: concreto e abstrato. Trata-se de uma atividade que gera projetos como a arquitetura e a engenharia.

Design e artesanato: segundo a conceituação tradicional, a diferença entre design e artesanato reside no fato de que o designer se limita a projetar o objeto a ser fabricado por outras mãos ou, de preferência, por meios mecânicos .

Page 4: História  do design aula 12

O primeiro emprego da palavra “designer” registrado pelo Oxford English Dictionary data do século 17.

O emprego da palavra só torna frequente a partir do século 19.

Page 6: História  do design aula 12

O termo se refere essencialmente a criação de um sistema de fabricação que produz em quantidades tão grandes e a um custo que vai diminuindo que passa a não depender mais da demanda existente mas gera o seu próprio mercado.

Iniciou-se na Inglaterra por volta de 1750. Foi na fabricação de tecido de algodão que o primeiro

surto industrial se verificou.

Page 7: História  do design aula 12

A Grã-Bretanha deteve um quase monopólio do comércio exterior europeu entre 1789 e 1815.

A mecanização do trabalho é o outro fator que define a industrialização.

Page 8: História  do design aula 12

As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício.

Page 9: História  do design aula 12

As invenções não resultam de atos individuais ou do acaso, mas de problemas concretos coloca­dos para homens práticos. O invento atende à necessidade social de um momento; do contrário, nasce morto. Da Vinci imaginou a máquina a vapor no século XVI, mas ela só teve aplicação no ,século XVIII.

Page 10: História  do design aula 12

Para alguns historiadores, a Revolução Industrial começa em 1733 com a invenção da lançadeira volante, por John Kay. O instrumento, adaptado aos teares manuais, aumentou a capacidade de tecer; até ali, o tecelão só podia fazer um tecido da largura de seus braços. A invenção provocou desequilíbrio, pois começa­ram a faltar fios, produzidos na roca. Em 1767,

Page 11: História  do design aula 12

James Hargreaves inventou a spinning jenny, que permitia ao artesão fiar de uma só vez até oitenta fios, mas eram finos e quebradiços. A water frame de Richard Arkwright, movida a água, era econômica mas produzia fios grossos. Em 1779, S Samuel Crompton combinou as duas máquinas numa só, a mule, conseguindo fios finos e resistentes. Mas agora sobravam fios, desequilíbrio corrigido em 1785, quando Edmond Cartwright inventou o tear mecânico.

Page 12: História  do design aula 12

A Revolução Industrial concentrou os

trabalhadores em fábricas. O aspecto mais importante, que trouxe radical transformação no caráter do trabalho, foi esta separação: de um lado, capital e meios de produção (instalações, máquinas, matéria­prima); de outro, o trabalho. Os operários passaram a assalariados dos capitalistas (donos do capital).

Page 13: História  do design aula 12

Uma das primeiras manifestações da Revolução foi o desenvolvimento urbano. Londres chegou ao milhão de habitantes em 1800. O progresso deslocou­se para o norte; centros como Manchester abrigavam massas de trabalhadores, em condições miseráveis. Os artesãos, acostumados a controlar o ritmo de seu trabalho, agora tinham de submeter­se à disciplina da fábrica. Passaram a sofrer a concorrência de mulheres e crianças.

Page 14: História  do design aula 12
Page 15: História  do design aula 12