história da arte para crianças - impressionismo

13
Historia da Arte para crianças conceitos e atividades - Impressionismo

Upload: milena-dutra-kosciuk

Post on 03-Aug-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Conceitos, artistas e atividades de história da arte para crianças

TRANSCRIPT

Page 1: História da Arte para Crianças - Impressionismo

Historia da Arte para criançasconceitos e atividades - Impressionismo

Page 2: História da Arte para Crianças - Impressionismo

Página 2 Página 3

Introdução - paisConhecer os artistas, um pouco da sua história, experienciar um pouco seu jeito de pensar, do seu mundo, é algo que de-veriamos desejar para as crianças. Estimular a sua criatividade, novos jeitos de pensar e agir, ver que existem outros mundos, novas histórias e novas opções.As vezes, falhamos ao tentar ensinar His-tória da Arte para crianças apenas com teoria, elas precisam experimentar com outros olhos, serem sensibilizados des-de pequenos para aprender e entender a arte e seu mundo que encanta tanto as pessoas. Iremos começar pelo Impres-sionismo e seus afluentes.

SunárioIntrodução

Algumas definições

Monet - Impressionista

Renoir - Impressionista

Van Gogh - Pós Impressio-nista

Seurat - Pós Impressionista

Página 2

Página 4

Página 6

Página 10

Página 14

Página 18

Page 3: História da Arte para Crianças - Impressionismo

Página 4 Página 5

Algumas definiçõesMovimentos artísticos: grupo de artis-tas que por um tempo se juntam por cau-sa de um objetivo em comum, (contra ou a favor à um estilo de pintura por exem-plo) Estilo: nesse caso, quer dizer o jeito que cada artista tem de pintar.

Impressionismo: movimento artístico que surgiu na frança, dava bastante aten-ção à natureza e à luz.

Pós ou Neo Impressionismo: foi a “evo-lução” do impressionismo, os artistas usavam cores mais vivas, e pintavam principalmente temas da vida real.

Livros recomendados“LINÉIA no Jardim de Monet”, de Chris-tina Bjork

“A Arte - Conversas imaginárias com minha mãe”, de Juanjo Saez

“Arte Para Crianças”, de Dorling Kin-dersley

Page 4: História da Arte para Crianças - Impressionismo

Página 6 Página 7

Oscar-Claude MonetHistória:Monet nasceu a mais de 170 anos atrás em Paris, era conhecido por de-senhar seus vizinhos e amigos na cidade onde morava, Foi por causa da sua obra que se chama “Impressão, nascer do sol” que o movimento que ele fundou é chamado de Impressionismo.

Estilo:Gostava muito de pintar ao ar livre e junto com al-gum amigo artista. Estu-dou muito a luz e a forma natural. Fazia pinceladas curtas e rápidas em suas pinturas e mesmo sendo considerado um grande artista, muitas vezes não gostava dos seus traba-lhos e acabava destruin-do eles.

Page 5: História da Arte para Crianças - Impressionismo

Página 8 Página 9

Que tal chamar um amigo (a) para pintar com você? Você também pode fazer esta pintura em algum lugar fora de casa, ao ar livre, do jeito que Monet gostava.

O que você vai precisar:- Tinta guache - Pincel - Esponjas - Tesoura - Folha de Papel

- Observe as pinturas de Monet nesta revista, veja como ele gostava de prestar atenção na luz e nas sombras dos objetos, você pode ten-tar fazer isso também; - Peça ajuda de um adulto para cortar a esponja com a tesoura. Ela pode ser cortada em várias formas diferentes, alguns quadrados, retângulos e círculos - Com a folha de papel e as esponjas prontas, pegue suas tintas gua-che e, com um pincel, coloque tinta na cor que você quiser na es-ponja. - Vá passando a esponja sobre o papel, experimente jeitos diferen-tes: você pode tocar a esponja bem de leve no papel, pode esfregar em uma parte, tocar várias vezes de um jeito bem rápido em outra, o importante é testar. - Veja que as cores se misturam um pouco quando você toca com a esponja várias vezes em um mesmo lugar, e cada vez com uma cor diferente. - Você pode montar uma paisagem, do mesmo jeito que Monet gos-tava de fazer, pintando uma parte de verde para servir como grama, e depois colocar partes coloridas com a esponja para imitar as flores. - Pode também pintar com o pincel uma parte de azul e fazer as nu-vens com a esponja e tinta branca. - Bem, com todo esse trabalho, você já é praticamente um artista impressionista!

Vanos experimentar?

Page 6: História da Arte para Crianças - Impressionismo

Página 10 Página 11

Estilo:Como a maioria dos ar-tistas impressionistas, Ronoir estudou muito a luz, ele também gosta-va de usar vários tons da mesma cor em suas pinturas, brincando com a luz e tons diferentes, muitas das pinturas dele são praticamente mono-cromáticas (a mesma cor, com misturas dela com branco e preto pra deixar ela mais clara ou mais es-cura).

História:Renoir nasceu a mais de 170 anos atrás, na Fran-ça e começou a carreira de artista pintando por-celanas, e estudava arte no seu tempo livre. Ele aprendeu a pintar imitan-do os quadros que ele via no museu e foi assim que ele entrou na escola de artes.

Pierre-Auguste Renoir

Page 7: História da Arte para Crianças - Impressionismo

Página 12 Página 13

Olhe está pintura de Renoir, vê quantos tons diferentes de azul ele usou? Vamos tentar fazer o mesmo?

O que você vai precisar: - Tinta guache nas cores azul, branco e preto - Alguma superfície para servir de paleta (pode ser um pedaço de papelão, uma folha de papel grossa, uma forminha de gelo, vários copinhos de café) - Pincéis - Folha de papel

1. Comece com um pingo de azul em cada parte da sua “paleta” 2. Adicione um pouco de branco em alguns dos pin-gos azuis e preto em outros 3. Varie a quantidade de tinta em cada parte, criando vários tons de azul 4. Teste cada tom em uma folha de pepel, você pode tentar fazer um guarda-chuva com esses vários tons 5. Experimente também com outras cores, trocando o azul por verde, vermelho...

Vanos experimentar?

Page 8: História da Arte para Crianças - Impressionismo

Página 14 Página 15

Vincent van GoghHistória:Pintor que nasceu a mais de 160 anos atrás, na Ho-landa. Ele começou a sua vida de artista aprenden-do sozinho a desenhar e fazer aquarelas. A maioria das pessoas que ele con-vivia, não gostavam das pinturas de Van Gogh, mas hoje ele é um dos ar-tistas mais lembrados.

Estilo:Fez parte do movimento Pós Impressionista, onde marcou muito com seu estilo único. Sua cor fa-vorita era amarelo, então, talvez por isso era tão apaixonado por girassó-is e pintou tantos deles. Procurava pintar não o que via, mas aquilo que sentia quando olhava ao seu redor, e isso deixa suas pinturas muito espe-ciais.

Page 9: História da Arte para Crianças - Impressionismo

Página 16 Página 17

Vanos experimentar? O que você vai precisar: - Esse desenho, impresso em uma folha de papel. - Giz de cera - Cola branca

1. Com o desenho impresso, comece a contornar as linhas pretas com a cola. 2. Espere que a cola seque bem 3. Quando a cola estiver seca, o desenho terá ficado com um relevo 4. Pegue seus gizes de cera e ao invés de pintar como normalmente faria, tente fazer formas como estas 5. Assim como o van Gogh, tente pintar como você se sente, quando olha para as pinturas dele. As cores não precisam ser as reais, ou as que são usadas na pintu-ra, mas as que você imagina que será a sua. 6. O seu desenho ficou com texturas diferentes

Page 10: História da Arte para Crianças - Impressionismo

Página 18 Página 19

Georges SeuratHistória:Pintor francês, nasceu há mais de 150 anos atrás, estudou artes em Paris e gostava muito dos tra-balhos de outros artistas, como Monet, mas não queria se juntar ao movi-mento que ele participa-va, e sim fazer seu pró-prio movimento, com um estilo um pouco diferente.

Estilo:Iniciou o “pontilhismo”, ou seja, ele começou a pintar seus quadros com vários pontinhos, que se trans-formam em imagens, esse movimento ficou conhe-cido como neo impres-sionismo. Ele usava cores básicas, que só se mistu-ram quando olhamos para a pintura, por exemplo, quando ele queria que a cor parecesse verde, usa-va pontos azuis e amarelo.

Page 11: História da Arte para Crianças - Impressionismo

Página 20 Página 21

Vanos experimentar?Um jeito ótimo de experimentar o jeito que Seurat gos-tava de pintar, é testando com as suas canetinhas pre-feridas, procure todas as cores que você mais gosta e vamos começar!

O que você vai precisar: - Canetinhas, todas as que você encontrar - Uma folha de papel - Lápis e borracha - Um pouco de paciência

- Com o lápis faça o desenho que você quiser na folha, Seurat gostava muito de desenhar paisagens, com bas-tante verde para imitar a grama. - Quando o seu desenho estiver pronto, você já pode pegar as suas canetinhas, vá fazendo pontinhos para colorir o seu desenho, tente misturar as cores fazendo pontos de cores diferentes um perto do outro. - A ideia é preencher a folha inteira com pontinhos, o que demora um pouco, mas com paciência você vai conseguir.

Page 12: História da Arte para Crianças - Impressionismo

Página 22 Página 23

Referências

Van Gogh <http://www.vangoghgallery.com/misc/bio-graphy.html> Acesso em 24 de junho de 2016

Monet <http://www.biography.com/people/claude-mo-net-9411771> Acesso em 24 de junho de 2016

Renoir <http://www.biography.com/people/pierre-au-guste-renoir-20693609#beginning-of-career> Acesso em 24 de junho de 2016

Seurat <http://www.biography.com/people/georges--seurat-9479599#artistic-training-and-influences> Acesso em 24 de junho de 2016

Page 13: História da Arte para Crianças - Impressionismo

Página 24