história da arte

23
História da Arte Renascimento Marco Silva nº8 8ªA Stora:Luisa Gonzalez

Upload: marco-silva

Post on 22-Dec-2014

264 views

Category:

Entertainment & Humor


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: História da Arte

História da ArteRenascimento

Marco Silva nº8 8ªA

Stora:Luisa Gonzalez

Page 2: História da Arte

Índice

• Introdução;• O Renascimento;• Imagens sobre o renascimento;• Conclusão• Bibliografia.

Page 3: História da Arte

Introdução

Olá a todos hoje vou-vos apresentar um trabalho sobre o renascimento…. No qual foi mandado realizar por a prof. Luiza Gonzalez

Page 4: História da Arte

Renascimento

• O período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião,, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.

Page 5: História da Arte

Renascimento

• Era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo). Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.

Page 6: História da Arte

Renascimento

• A aproximação do Renascimento com a burguesia foi claramente percebida no interior das grandes cidades comerciais italianas do período. Gênova, Veneza, Milão, Florença e Roma eram grandes centros de comércio onde a intensa circulação de riquezas e ideias promoveram a ascensão de uma notória classe artística italiana. Até mesmo algumas famílias comerciantes da época, como os Médici e os Sforza, realizaram o mecenato, ou seja, o patrocínio às obras e estudos renascentistas. A profissionalização desses renascentistas foi responsável por um conjunto extenso de obras que acabou dividindo o movimento em três períodos: o Trecento, o Quatrocento e Cinquecento. Cada período abrangia respectivamente uma parte do período que vai do século XIV ao XVI.

Page 7: História da Arte

Renascimento

• Durante o Trecento, podemos destacar o legado literário de Petrarca (“De África” e “Odes a Laura”) e Dante Alighieri (“Divina Comédia”), bem como as pinturas de Giotto di Bondoni (“O beijo de Judas”, “Juízo Final”, “A lamentação” e “Lamento ante Cristo Morto”). Já no Quatrocento, com representantes dentro e fora da Itália, o Renascimento contou com a obra artística do italiano Leonardo da Vinci (Mona Lisa) e as críticas ácidas do escritor holandês Erasmo de Roterdã (Elogio à Loucura).

Page 8: História da Arte

Renascimento

Page 9: História da Arte

Renascimento

Giotto di Bondoni “O beijo de Judas”

Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época), Giotto é considerado por Bocaccio o precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e abizantina.A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se firmando até o Renascimento.

Page 10: História da Arte

Renascimento

Giotto di Bondoni “A Lamentação”

Page 11: História da Arte

Renascimento

Leonardo Da Vinci “Monalisa”

Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo muitos afirmavam devia-se a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura.

Page 12: História da Arte

Renascimento

• Na fase final do Renascimento, o Cinquecento, movimento ganhou grandes proporções dominando várias regiões do continente europeu. Em Portugal podemos destacar a literatura de Gil Vicente (Auto da Barca do Inferno) e Luís de Camões (Os Lusíadas). Na Alemanha, os quadros de Albercht Dürer (“Adão e Eva” e “Melancolia”) e Hans Holbein (“Cristo morto” e “A virgem do burgomestre Meyer”). A literatura francesa teve como seu grande representante François Rabelais (“Gargântua e Pantagruel”). No campo científico devemos destacar o rebuliço da teoria heliocêntrica defendida pelos estudiosos Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Giordano Bruno. Tal concepção abalou o monopólio dos saberes desde então controlados pela Igreja.

Page 13: História da Arte

Renascimento

Luís de Camões “Os Lusíadas”

Page 14: História da Arte

Renascimento

Albercht Dürer “Adão e Eva”

O Renascimento pode ser entendido como uma apropriação cultural do período Clássico. Os renascentistas viam-se com alteridade aos medievais e a restrição da produção de conhecimento que a Igreja proporcionava. Da mesma maneira, viam-se como continuadores dos antigos, jamais como copiadores, uma vez que propunham retomar a tradição antiga para continuar seu trabalho interrompido.Mas o Renascimento não é apenas a retomada da Filosofia Clássica. A arte, a poesia, a retórica e o estudo das línguas também são reavivados conforme a tradição dos antigos. Este movimento foi realizado por humanistas, eruditos dos assuntos humanos, conhecidos por “studia humanitates”. Originários da Europa mediterrânea, em especial da atual Itália, os humanistas passaram a valorizar o humano, em detrimento do teológico.

Page 15: História da Arte

Renascimento

Nicolau Copérnico

Foi cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico. Ao propor a teoria segundo a qual a Terra dá uma volta diária completa em torno de seu eixo e uma volta anual em torno do Sol, Copérnico desencadeou uma revolução na ciência, na filosofia e na religião.

Page 16: História da Arte

Renascimento

Galileu Galilei

Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia e o conceito de referencial inercial, idéias percursoras da Mecânica newtoniana. Melhorou significamente o telescópio refractor e terá sido o primeiro a utiliza-lo para fazer observações astronómicas. Com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélite de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuiram decisivamente na defesa do Heliocentrismo. Desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o percursor do relógio de pêndulo.

Page 17: História da Arte

Renascimento

• Ao abrir o mundo à intervenção do homem, o Renascimento sugeriu uma mudança da posição a ser ocupada pelo homem no mundo. Ao longo dos séculos posteriores ao Renascimento, os valores por ele empreendidos vigoraram ainda por diversos campos da arte, da cultura e da ciência. Graças a essa preocupação em revelar o mundo, o Renascimento suscitou valores e questões que ainda se fizeram presentes em outros movimentos concebidos ao logo da história ocidental.

Page 18: História da Arte

Renascimento

• Características Principais:

- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;

- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.

Page 19: História da Arte

Renascimento

Botticelli: O nascimento de Vênus, 1485

A obra está exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália. Consiste de têmpera sobre tela e mede 172,5 cm de altura por 278,5 cm de largura.A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana.É provável que a obra tenha sido feita em 1485, sob encomenda para Lorenzo di Pierfrancesco de Médici, que a teria pedido para enfeitar sua residência, a Villa Medicea di Castello. Alguns estudiosos sugerem que a Vênus pintada para Pierfrancesco, e mencionada por Giorgio Vasari, teria sido outra que não a obra exposta em Florença e estaria perdida até o momento.

Page 20: História da Arte

Renascimento

Michelangelo: O Juízo Final, 1534-41. Capela Sistina

É, na visão do artista, uma representação do Juízo Final inspirada na narrativa bíblica.Nesta pintura, Michelangelo, que nascera no ano em que a capela foi construída, dedicou todo seu engenho e força de 1535 a1541.

Já havia travado um ardoroso combate com Júlio II durante o período de pintura do monumental Teto da Capela Sistina.

Page 21: História da Arte

Renascimento

Michelangelo: O Juízo Final, 1534-41. Capela Sistina

Page 22: História da Arte

Conclusão

• Como todos ficamos a saber tinhamos muitos pintores famosos(Michelangelo; Leonardo Da Vinci ;etc);autores(Luís de Camões ;etc)e muitos astrólogos(Nicolau Copérnico; Galileu Galilei;etc)…

• Espero que tenham gostado ;) .