gustave gele - espiritismoeluz.org.br · a charles richet, camille flammarion, ernesto bozzano e...

20
PROIBIDA A VENDA Órgão divulgador do Núcleo de Estudos Espíritas “Amor e Esperança” – Ano 19 – nº 130 Distribuição Gratuita Nesta Edição: A Infância, a Família e o Natal Encarnação nos Diferentes Mundos | Regressão às Vidas Passadas O Tríplice Aspecto da Doutrina Espírita: Ciência, Filosofia e Espiritismo Livros: Escrínio de Luz; Depois da Morte - A Existência da Reencarnação

Upload: vokiet

Post on 18-Dec-2018

235 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

PROIBIDA A VENDA

Órgão divulgador do Núcleo de Estudos Espíritas “Amor e Esperança” – Ano 19 – nº 130Distribuição Gratuita

Gustave GeleyNesta Edição:

• A Infância, a Família e o Natal• Encarnação nos Diferentes Mundos | Regressão às Vidas Passadas• OTrípliceAspectodaDoutrinaEspírita:Ciência,FilosofiaeEspiritismo• Livros: Escrínio de Luz; Depois da Morte - A Existência da Reencarnação

Page 2: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

2

Editorialeditorial

Publicação TrimestralDoutrinária-espírita

Ano 19 – nº 130Órgão divulgador do Núcleo de

Estudos Espíritas “Amor e Esperança”CNPJ: 03.880.975/0001-40

Inscrição Estadual: 146.209.029.115

Seareiro é uma publicação trimestral, destinada a expandir a divulgação daDoutrina Espírita e a manter o intercâmbio entre os interessados em âmbito mundial. Ninguém está autorizado a arrecadar materiais em nosso nome, a qualquer título. Conceitos emitidos nos artigosassinadosrefletemaopiniãodeseu respectivo autor. Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

Direção e RedaçãoRua dos Marimbás, 220

Vila GuacuriSão Paulo – SP – Brasil

CEP: 04475-240Tel: (11) 2758-6345

E-mail: [email protected]: www.espiritismoeluz.org.br

Conselho EditorialReinaldo Gimenez

Rosangela Araújo NevesSilvana S.F.X. Gimenez

Vanda NovickasWilson Adolpho

RevisãoConselho Editorial

Jornalista ResponsávelEliana Baptista do Norte

Mtb 27.433

Diagramação e ArteReinaldo Gimenez

Silvana S.F.X. Gimenez

Imagem da CapaDisponível em: < http://2.bp.blogspot.

com/-D-IYo_kl_a4/UiEdgZ8yObI/AAAAAAAABOg/1U0YL6z4P0A/s1600/

Gustave+Geley+001.jpg> Acesso em: 01 dez. 2017.

Tiragem9.000 exemplares

Distribuição Gratuita

Como nos resguardar da corrupção?Esta é uma pergunta que, devido aos constantes escândalos veiculados por

todos os meios de comunicação, ronda a cabeça de todos.Primeiramente, deixemos o julgamento para Deus.Neste momento de tanta incerteza, precisamos de apoio íntimo que nos

faculte serenidade e discernimento para que possamos colaborar dignamente na supressão do tumulto por fora, conservando a paz por dentro.

Devemos enfrentar a realidade por meio da ação construtiva, aproveitando todas as lições.

Analisemos se não fazemos o mesmo que aquele que erra ou, então, se estivéssemos no lugar dele não faríamos pior?!

“O abrigo real de cada um está no íntimo de si mesmo.”Na questão da construção da consciência tranquila, devemos acirrar ainda

mais o estudo da Doutrina Espírita e, mais do que nunca, praticar os seus preceitos em nós mesmos, não temendo a ventania das paixões desencadeadas, quando as tempestades da renovação agitam a Terra.

ConservaracalmaeconfiarnoPoderMaior,seminércia,fazendoomelhor,sejam quais forem as circunstâncias.

“Ora trabalhando e espera construindo.”“E, convençamo-nos todos, em todas as eventualidades, de que o

abrigo invulnerável está sempre em nós mesmos, quando acentuamos a responsabilidade de viver com a base na justiça e na Misericórdia de Deus.”

Nota: sobre este assunto, recomendamos a leitura da lição “Abrigo”, ditada por Emmanuel para o médium Francisco Cândido Xavier, constante no livro Diálogo dos Vivos.

Equipe Seareiro

ÍNDICEGrandes Pioneiros: Gustave Geley - p. 3Aconteceu NEEAE: Semana Fabiano de Cristo - p.7Ciência, Filosofia e Espiritismo: O Tríplice Aspecto da Doutrina Espírita:

Ciência,FilosofiaeEspiritismo-p.8Contos: O Presépio de Natal - p. 10Família: A Infância, a Família e o Natal - p. 11Tema Livre: A Importância da Fé - p. 12; Evangelho no Lar - p. 12Estudos de Sexta-feira: Regressão às Vidas Passadas - p.13Livro em Foco: Escrínio de Luz - p. 14Pegadas de Chico Xavier: Jesus e o Pastor - p. 15Canal Aberto: Natal - p. 15Aborto: Uma História de Ficção? - p. 16Clube do Livro: Depois da Morte - A Existência da Reencarnação - p. 17Kardec em Estudo: Encarnação nos Diferentes Mundos - p. 18Cantinho do Verso em Prosa: Disciplina É Dever - p 19

Page 3: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

3Órgão divulgador do Núcleo de EstudosEspíritas “Amor e Esperança”

Grandes Pioneirosgrandes pioneiros

Gustave GeleyNascido na França, na cidade de Monceau, Les Mines, no ano de 1865, recebeu de seus

pais o nome de Gustave Geley.Gustavo, desde menino, demonstrava sua aptidão para os estudos, principalmente pela

medicina. Ávido em obter conhecimentos mais profundos, pelo desenvolvimento do ser humano, buscou, na Doutrina Espírita, as respostas de questões que só pela ciência não lhe satisfariam.

Formado em medicina pela Faculdade de Lyon, ainda na França dedicou-se por algum tempo a ser interno de vários hospitais para ganhar prática com as inúmeras anomalias encontradas nos enfermos, vindos dos arredores da França.

Com isso e sua capacidade de se aprofundar nas diversas formas de registrar a aceitação dos tratamentos entre os pacientes, o fez sentir a diferença de comportamento de cada um.

Por que as reações diferenciadas? Uns se mostravam calmos e, com isto, o efeito medicamentoso era rápido. E outros, com impaciência e muitas vezes revoltados, chegavam até a enjeitar o tratamento e, assim, sem resultados positivos dos remédios.

Foi neste momento, que não encontrando respostas nos compêndios da ciência, que Gustavo encontrou, nas obras do chamado “positivismo” das ideias, de Augusto Comte, algo que o levasse a procurar obras de outros pesquisadores importantes da Doutrina Espírita. Sua mente deu um grande salto, Gustavo Geley passou a administrar, não só a dor física dos pacientes, mas, também, a dor do espírito. Tornou-se tão famoso que foi convidado a trabalhar em Annecy, na Alta Sabóia, França.

O Espiritismo já fazia parte da vida deste médico simples, e grande investigador dos fenômenos, que na época eram conhecidos como fenômenos paranormais. Inspirado pelos efeitos obtidos, pelas materializações, buscou entendimentos com os investigadores desses fenômenos, como William Crookes, Charles Richet entre outros.

Baseado nestes princípios e para dar continuidade as suas ideias sobre a Doutrina Espírita, Gustavo, sob o pseudônimo de doutor Gyel, escreveu um livro intitulado, Ensaio de Revista Geral e a Interpretação Sintética do Espiritismo. Na verdade, eram as suas anotações, através dostratamentosfeitospelasinfluênciasdosparanormais,aindasobreasideiasdopositivismode Augusto Comte, que muito o ajudou a interpretar o ser humano.

Continuando suas pesquisas sobre as materializações, estudou a referência do ectoplasma* nas realizações mediúnicas. Mas, antes de se aprofundar mais nesse tipo de fenômeno, seus pensamentos já o envolviam para trazer uma outra obra, agora com seu próprio nome, surgia o livro, O Ser Subconsciente.

E, aproveitando a sua permanência em Annecy, fez uma série de conferências nessa cidade francesa, cujas preleções alcançaram grande projeção, sendo estas resumidas e editadas sob o título As provas do Transformismo e os Ensinamentos da Doutrina Evolucionista.

O nome de Gustavo Geley crescia por toda parte e os convites para suas preleções causavammuito interesse pelos escritores, filósofos e atémesmo dos curiosos cientistasque estavam sempre na linha do confronto. Mas, Gustavo não se intimidava, por isso, tirava

* Substância fornecida pelo médium.

Gustave Geley

William Crookes

Augusto Comte

Charles Richet

Page 4: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

4

grande proveito para escrever novas obras. E surge mais uma grande obra, Do Inconsciente ao Consciente.

Aguardando o momento certo, Gustavo foi nomeado diretor do Instituto Metapsíquico de Paris e, desfrutando de ótima reputação no ambiente doutrinário, teve a oportunidade de ir à Varsóvia e realizar seu grande desejo de participar de importantes trabalhos, sobre as materializações, com médiuns famosos, como: Ossowiecki, Franek Kluski, Jean Guzik e Eva Carriére. Por meio desses médiuns bem sucedidos no campo de materializações, Gustavo Geley conseguiu obter excelente material, como: moldes de mãos, braços e pernas feitas emparafina.AintençãodeGustavoeradelevaressematerialparaaFrança,porqueerade suma importância para ele, como provas irrefutáveis sobre a existência dos fenômenos mediúnicos, como, também, objetos de profundos estudos como a ectoplasmia e a sintonia com o mundo espiritual.

Com o surgimento da 1ª Guerra Mundial (1914 a 1918), Gustavo Geley foi nomeado Major da Armada Italiana.

Nesse período, vem a conhecer o professor Roque Santolíquido, deputado e Conselheiro deEstadoeMinistrodaHigienePúblicadaItáliae,também,consideradooficialdaLegiãode Honra. Este se tornou muito amigo de Gustavo, pois era profundo simpatizante dos fenômenos mediúnicos e pesquisador na área da metapsíquica.

Após o término da guerra, o professor e médico Roque Santolíquido, foi a procura do senhorJeanMeyerparapediroapoiofinanceiro,parafundarumInstitutoInternacionaldeMetapsíquica, em Paris. O senhor Jean Meyer consentiu nessa ajuda por ser simpático e estudioso em assuntos religiosos.

Tornando-se realidade, o Instituto Internacional de Metapsíquica formou sua diretoria, designando o Dr. Roque Santolíquido, como presidente e Gustavo Geley, como diretor desta instituição.

O governo francês aliou-se a este Instituto e, integrado a ele, como um patrimônio de grandes pesquisas, declarou-o como de utilidade pública. E outros famosos investigadores desta matéria se uniram, como: Charles Richet, Camille Flammarion, Conde Gramont, doutor Colmette, Julio Roche ex-ministro de Estado, doutor Treissier integrante do Hospital de Lyon, sir Oliver Lodge, professor Ernesto Bozzano e o professor Meclainche, membro do Instituto de França e inspetor geral dos Serviços Sanitários da Agricultura.

Os trabalhos de grandes pesquisas ali se desenvolveram e os resultados, por meio dos médiuns Franek Kluski, Guzik, Stefan Ossowieki, Eva Carriére e outros, trouxeram resultados surpreendentes através da ideoplastia**, da ectoplasmia e os fenômenos luminosos que a irradiação das luzes intensas fluiaa todooambiente,emfocoscoloridosedediversosaromas.

Nesta mesma época, aproveitando a empolgação de todos os envolvidos e do povo, pelo assunto, foi fundado o Boletim do Instituto de Metapsíquica Internacional que, após, foi transformado na famosa Revista Metapsiquica, do qual o povo teve fácil acesso.

O nome do doutor Gustavo Geley aparecia em todos os países. Seus livros e as demonstrações dos efeitos, sobre as materializações, cresciam rapidamente. A curiosidade de saber mais e poder assistir a estes fenômenos era evidente, tanto entre os leigos sobre a matéria,comoentreosescritores,filósofoseteólogos.

Isto tudo gerou, durante a gestão de Gustavo Geley, no Instituto de Metapsíquica, uma tremenda campanha de difamação organizada pelos jesuítas, orientados pelo padre Lucien Roure e seus seguidores. Aproveitando este momento, o senhor Heuzé, autor no preparo

** Materiazliação do pensamento.

Franek Klusk

Jean Guzik

Stefan Ossowieki

Jean Meyer

Eva Carriére com uma estrutura ectoplasmática (materialização) em sua cabeça. Fotografia do

pesquisador parapsicológico alemão Albert von

Schrenck-Notzing, 1912.

Page 5: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

5Órgão divulgador do Núcleo de EstudosEspíritas “Amor e Esperança”

dos panfletos difamatórios, acrescentou que sendo o doutor Gustavo um fanático, peloschamados fenômenos de clarividência e, principalmente, a tal “ectoplasmia”, produtora dos fluidosdemoníacos,colocavaemriscoavidados tais “médiuns”,homens ilustres,comoopolonês Franek Kluski.

E os teólogos clamavam que essas ideias absurdas, sobre esses fenômenos, espalhassem sobre o povo uma forma de querer destruir, definitivamente, a ideia da imaterialidade daalma. Mas, Gustavo não se deixou abater, continuou com mais fervor a defender seus ideais, ignorando a todos os difamadores.

Prosseguiu com mais vigor em seus escritos, sobre os efeitos dos fenômenos mediúnicos e, contando com a cooperação de Gabriel Gobron, publicou na revista, La Pensée Française, O Pensamento Francês, muitas crônicas, com várias fotos, sobre a materialização. Em Strasburgo, onde essa revista circulava teve grande alcance e os comentários, entre os associados desse periódico, foram de muito espanto e aceitação. Porém os cléricos locais fizeramumgrandeprotestoejuntoaosadeptosdaigrejacatólica,obrigaramosdiretoresdarevista a interromperem o seguimento destas tão oportunas matérias elucidativas, como: a sobrevivência da alma.

GustavoGeleyépoucoconhecidonoBrasil,emboratenhasidoumdosprincipaisfilósofos,cientistaseumgrandeinvestigadordosefeitosparanormais.Suafigurafoisemprecomparadaa Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita.

Duas de suas obras foram editadas e traduzidas aqui no Brasil. A Federação Espírita Brasileira, no Rio de Janeiro, editou a obra, O Ser Subconsciente, e, pela editora LAKE, São Paulo, O Resumo da Doutrina Espírita.

Na Espanha, mais precisamente em Barcelona, a Casa Editorial Maucci, edita a obra, Do Consciente ao Inconsciente, convidando o autor, Gustavo Geley, para o lançamento da obra. Sendo entrevistado pelos responsáveis da Casa Editorial, assim o autor se expressou sobre o conteúdo do livro:

— Procurei trazer aos estudiosos, pensadores e pesquisadores, como eu, demonstrar a veracidade dos dramas envolvidos no inconsciente e as consequências produzidas no consciente de cada ser, através da metapsíquica. Busquei entender a teoria evolutiva do ser, baseado nos princípios contidos nos editos de Charles Darwin, sobre a reencarnação. Aliás, Darwin cita-o como palingenesia.

Ele estudando a sobrevivência, a qual dá o nome de dinamopsiquismo, causadora dos males do inconsciente para o consciente. Daí sente-se, diz Darwin, a realização da soberana justiça do bem e da perfeição do Belo (Deus). Portanto, foram estes estudos profundos que me levaram a crer e procurar o verdadeiro sentido da Vida, pois estas contribuições somente o Espiritismo responde.

E conclui esta entrevista, se dirigindo aos pensadores e investigadores da ciência e da filosofia:

— Todos os experimentos são preciosos para os inúmeros casos que a ciência ainda não encontrou a solução. A metapsíquica*** precisaria estar unida à ciência, à filosofiaeà religião.

Gustavo Geley, assim como Charles Richet, não se considerava espírita, por não conseguir ser fiel aos princípios cristãos, contidos no Evangelho de Jesus. Ambos acreditavam naimortalidade da alma, na reencarnação e nas comunicações com os chamados “mortos”.

Na revista Filosofia della Scienza, também entrevistando Gustavo Geley, sobre a reencarnação, este assim se posicionou:

*** Ciência que estuda o fenômeno mediúnico.

Ernesto Bozzano

Oliver Lodge

Camille Flammarion

Page 6: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

6

— Cheguei a aceitar a reencarnação, por três posições racionais: a Doutrina Espírita divulga um ponto essencial e satisfatório em todos os lances da vida, a moral. Em segundo lugar, aponderaçãosobre fatosdafilosofia.E em último lugar, explica com grandes verdades as partes obscuras da ciência.

Foi por meio dos fenômenos da metapsí-quica, tão bem desenvolvidos por Gustavo Geley, que dois fatos importantes aconteceram, durante experiências realizadas, neste campo, pelo doutor Eugênio Osty. Durante um ano e meio e com muita certeza dos fenômenos mediúnicos, doutor Eugênio Osty previu a morte, por acidente aéreo, de um médico francês, pessoa de grande destaque na ciência. Este acidente se verificaria de retorno à França, após ter proferido inúmeras conferências num país distante.

O segundo fato realizou-se por meio do médium clarividente, francês, Pascal Forthuny, que previu um desastre de avião, no qual, entre as vítimas, havia um médico francês de renome e grande vulto da ciência. Pascal Forthuny, preocupado com o fato, foi à procura de Gustavo Geley para a comprovação do fenômeno.

Gustavo Geley, interessado no ocorrido, perguntou a Pascal se ele sabia quem era o médico, pergunta que Pascal não soube responder. Gustavo informou-lhe que iria pesquisar, pois era a segunda vez que ele, Gustavo, ouvia a mesma exposição, realizada por dois médiuns diferentes e sem correspondência entre um e outro.

Porém, essa comprovação se deu após alguns meses, sem que Gustavo Geley tivesse tempo para tanto. E no dia 14 de julho de 1924, após ter encerrado uma série de conferências na Polônia e inúmeras sessões realizadas com o médium Franek Kluski, quis retornar à França, encontrando muitas dificuldades nesse regresso,porque todos festejavam a comemoração da Revolução Francesa, em Varsóvia e os pilotos das aeronaves estavam dispensados e os voos alterados. Gustavo, na ânsia do retorno à França, não lembrou da premonição

que ficara de investigar e, com insistência,encontrou um piloto que aceitou fazer a viagem. Mas, assim que o avião levantou voo, por fatores desconhecidos, precipitou-se em queda vertiginosa. O corpo de Gustavo Geley ficoucompletamentecarbonizado.

Este triste acontecimento abalou profundamente o meio científico e osestudiosos da Doutrina Espírita. Todos foram

unânimesemafirmarqueapresençadeGustavoGeleyjamais se perderia no tempo, porque o mundo saberia, no futuro, avaliar a sua dedicação e seu empenho em confirmarasobrevivênciadaalmaeosefeitosdajustiçadivina, tão questionada entre os pesquisadores.

Gustavo Geley, comentavam na época, deixará em todas obras produzidas, sua eterna contribuição para a existência do Eterno Criador, Deus.

A última obra escrita por Gustavo Geley, Genese e Significado dos Fenômenos Metapsíquicos, não chegou a ser publicada, em virtude de seu falecimento. Seria, esta obra, um complemento dos estudos sobre A Ectoplasmia e a Clarevidência, publicada em 1924, ano de seu desencarne, com quarenta e nove anos.

Entre as várias obras publicadas por Gustavo Geley, cita-se:

• Resumo da Doutrina Espírita – 1898• O Ser Subconsciente – 1899• Monismo Idealista e Palingenesia – 1912• A Chamada Fisiologia Supranormal e os

Fenômenos de Ideoplastia – 1918• Do Inconsciente ao Consciente – 1919• Materializações e Experimentos – Franek Kluski

– 1922• A Ectoplasmia e a Clarevidência – 1924

E o complemento desta obra, não editada:• Gênese e Significado dos Fenômenos

Metapsíquicos.Eloisa

• LUCENA, Antonio de Souza; GODOY, Paulo Alves. Personagens do Espiritismo. 1 ed. Ed. FEESP, 1982.

• MAGALHÃES, Samuel Nunes. Charles Richet: O Apóstolo da Ciência e o Espiritismo. Rio de Janeiro. Ed. FEB.

• Imagens, acesso em: 28 set. 2017:• https://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_Comte#/media/File:Auguste_

Comte.jpg• https://alixus.files.wordpress.com/2016/01/sir_william_crookes.jpg• https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b1/Charles_Robert_

Richet_3.jpg• https://en.wikipedia.org/wiki/Stefan_Ossowiecki#/media/File:Stefan_

Ossowiecki.png• http://1.bp.blogspot.com/-JmMTiILdG4A/VoUfP7Dg_2I/AAAAAAAAPoY/

Uyjl9KuupAA/s1600/kluski3.jpg

• http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Jean%20Guzik/Jean%20Guzik.jpg

• https://pt.wikipedia.org/wiki/Marthe_Ber%C3%A1ud#/media/File:Medium-Eva-Carriere-1912.jpg

• http://memoriadoespiritismo.blogspot.com.br/2010/07/maison-des-spirites.html

• https://www.uemmg.org.br/sites/default/files/public/biografias/fotos/camille.jpg

• https://www.gracesguide.co.uk/images/c/ce/Im190209Pages-Lodge.jpg• https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d1/Ernesto_

Bozzano.png• https://en.wikipedia.org/wiki/Pascal_Forthuny#/media/File:Pascal_

Forthuny.jpg

Bibliografia

Pascal Forthuny

Page 7: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

7Órgão divulgador do Núcleo de EstudosEspíritas “Amor e Esperança”

Dezessete de outubro, dia de comemoração ao patrono da casa, FABIANO DE CRISTO!

A XII Semana de Fabiano de Cristo foi festejada com as lições do EVANGELHO DO CRISTO, entre os dias 16 a 21 de outubro de 2017.

Os temas abordados pelos nossos convidados foram:• Os Degredados de Capela | Zumara Riva Paiva

• José de Anchieta, Depois Fabiano de Cristo, em Novos Rumos | Fábio Dionisi

• A Missão de Francisco Cândido Xavier | Sérgio

Kozilek

• Espiritismo e Penas Futuras | Ricardo Marcos

Campos

• Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho | Eugenivaldo Fort

Contamos, também, com a presença de parceiros amigos que, com sua música, enalteceram o ambiente, favorecendo para que o clima vibratório estivesse em

consonância com as inspirações do Mais Alto, para as explanações dos temas:

• Coral Seicho-No-Ie• Leandro – Violinista/Sandra – Teclado• Ama Deus e suas Violas• Grupo de Canto Obreiros da Caridade• Grupo Notas do Caminho.Para encerrar, no dia 21 de outubro – sábado, o

Grupo Infantil do Núcleo fez uma apresentação artísita, como uma singela prova de agradecimento àquele que, durante todo o ano, nos deu a oportunidade de receber e dar alguns ensinamentos às crianças que ali compa-receram.

Nosso muito obrigado a todos que participaram dessa homenagem!!

Nosso muito obrigado a quem nos proporciona o alento e a possibilidade de trabalho, FABIANO DE CRISTO, o peregrino da CARIDADE!

Equipe Seareiro

Aconteceu NEEAEAconteceu NEEAE

Semana Fabiano de Cristo

Núcleo de Estudos Espíritas “Amor e Esperança”REUNIÕES: 2ª, 4ª e 5ª, às 20 horas

2ª, 3ª e 6ª, às 14h30domingo, às 10 horasPASSE: se inicia 30 minutos antes das reuniões

ARTESANATO: sábado, das 13h30 às 16h30ATENDIMENTO ÀS GESTANTES: nas reuniões de 2ª e 6ªATENDIMENTO PEDIÁTRICO: quinzenalmente, aos sábados, a

partir das 13h30EVANGELIZAÇÃO INFANTIL: ocorre em conjunto com as reuniõesRECONSTRUÇÃO EDUCATIVA: Reforço Escolar, Inglês e

Evangelização Infantil aos sábadosSITE: www.espiritismoeluz.org.br | [email protected]

você poderá obter informações, encontrar matérias sobre a Doutrina e tirar dúvidas sobre o Espiritismo por e-mail. Poderá também adquirir livros espíritas e ler o Seareiro eletrônico.

TERAPIA DE APOIO ESPIRITUAL AOS DEPENDENTES QUÍMICOS E DOENTES EM GERAL: 6ª, às 19h30

TRATAMENTO ESPIRITUAL: 2ª e 4ª, às 20 horasTREINO MEDIÚNICO: 5ª, às 20 horas

Rua dos Marimbás, 220 – Vila Guacuri – São Paulo – SP(11) 2758-6345 | [email protected] | www.luznolar.com.br

DIA LIVROS ESTUDADOS

2ªO Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec; Livro da Esperança – Emmanuel; O Céu e o Inferno – Allan Kardec; Obreiros da Vida Eterna – André Luiz*

3ªO Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec; Livro da Esperança – Emmanuel*; O Livro dos Espíritos – Allan Kardec

4ª Seara dos Médiuns - Emmanuel*; O Livro dos Médiuns – Allan Kardec; Das Leis Morais - Roque Jacintho

5ª O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec; Mecanismos da Mediunidade – André Luiz*

6ªO Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec; Livro da Esperança – Emmanuel*; Missionários da Luz – André Luiz*; Convite – Roque Jacintho

Domingo O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec; Livro de mensagens de Emmanuel*

*Livro psicografado por Francisco Cândido Xavier

Page 8: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

8

O envolvimento e o comprometimento dos seres humanos com as “coisas” de Deus não são bem compreendidos por muitos homens. Eles ainda precisam de comprovações científicas para acreditar naspossibilidades de uma “vida” que se estende para além da própria “vida”.

Por isso, uma grande parte dos homens se preocupa com seu bem-estar individual, entendendo a felicidade como bens materiais, aquisição de riquezas terrenas e obediência às leis dos homens.

Mas a lei natural é a Lei de Deus, sendo a única necessária à felicidade do homem. As leis morais e, dentre elas, a “Lei do Progresso” escrita em O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, são exemplos importantes a serem seguidos.

No entanto, os diversos tópicos analisados pela “Lei do Progresso”, assim como toda a Doutrina Espírita, por ser simples e estar ao alcance de todos, exigem estudos comdedicação,análisesereflexõesemprofundidade.

Por outro lado, a profundidade e a simplicidade exigida, podem parecer que caminham em sentido contrário, porém, uma observação atenciosa de nosso dia a dia fornece pistas e sinais de alerta que apontam caminhos de amor e de dor; a escolha é de cada um de nós. Deus dotou cada ser humano de inteligência para usar seu livre-arbítrio e diferenciar o bem do mal.

Logo, passar pelo “crivo da razão”, “controlar as emoções”, “orar e vigiar”, dominar o “orgulho” e “perdoar” são atitudes simples, mas, profundas, já que cada ser compreende a caridade sob diferentes formas.

Neste ponto, surge a necessidade de um entendimento e uma explicação sobre o tríplice aspecto da Doutrina Espírita: Ciência, Filosofia e Religião, emdestaquenafigura:

Em primeiro lugar deve-se entender a situação vivida por volta de 1857, momento em que apareceram as ideias de Allan Kardec. Estaria o Espiritismo limitado apenas àquele tempo, ou seria uma ideia frustrada de unir religião e ciência, somente para atender aos caprichos de pensadores da época?

Assim, há que se destacar que a característica principal daquela época foi o surgimento de grandes ideias e pensamentos que valorizavam o conhecimento científico, visto como instrumento absoluto paraconhecer o mundo e atuar sobre ele, acompanhado de dogmas que consideravam as doutrinas de cada um comoaverdadefinalparaoprogressohistórico.Comoexemplos de pensadores da época, citam-se Freud, Marx, Comte, Hegel, Spencer e outros.

Embora existam divergências consideráveis entre muitos pensadores daquela época e o Espiritismo, muitos “traços” são, de certa forma, comuns: a valorização do método científico e experimental, como fonte desegurança e conhecimento; o evolucionismo em todos os setores e as propostas de melhoria social.

Desse modo, destaca Kardec, “é, portanto, rigorosamente exato dizer que o Espiritismo é uma ciência de observação, e não produto da imaginação.

O Tríplice Aspecto da Doutrina Espírita: Ciência, Filosofia

e Espiritismo

Ciência, Filosofia e Espiritismociencia, filosofia e espiritismo

Page 9: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

9Órgão divulgador do Núcleo de EstudosEspíritas “Amor e Esperança”

As ciências só fizeram um progresso apreciável depois que seu estudo se baseou no método experimental. Mas até que isso acontecesse pensava-se que esse método fosse aplicável somente à matéria, ao passo que ele é igualmente aplicável a coisas metafísicas.” (Gênese, 1868).

Outro aspecto que deve ser analisado éofilosófico.“O Espiritismo é uma filosofia racional, livre dos prejuízos do espírito de sistema.” (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, 1857). Para Kardec a grande força do Espiritismoestáemsuafilosofia.Ofenômenomediúnicomostra a existência do espírito, este é o ponto de partida e a moral, que se deve entender como um novo religar com Deus, é seu ponto de chegada.

Por isso, a filosofia é o alicerce, a articulação necessária do pensamento, a visão do todo, que surge como a busca de respostas a indagações fundamentais para a existência do homem, no sentido de racionalidade e do entendimento da história humana, desde suas origens mitológicas e religiosas. Trata-se do desprendimento de elementos místicos e da mitologia, ou seja, é a mais pura razão.

Fechando o tríplice aspecto da Doutrina Espírita está a religião, um dos pontos mais controversos da história humana. Cenário de conflitos e paixões, de abusose tiranias, porém, lugar de consolação e de paz, de elevação e contato com a divindade, Deus.

Portanto, Kardec mostra que a possibilidade de “salvação” da religiosidade humana, que é uma dimensão inegável do ser, deve ocorrer por meio da correção das próprias religiões, tornando-as mais racionais, fazendo com que elas dialoguem com a ciência e se aproximem de seus adeptos, sendo mais abertas à aproximação com outras correntes.

Por isso, com essa visão equilibrada, Kardec desenvolve uma crítica precisa e certeira, porém, sem agressividade, sem ressentimentos e sem a destruição da essência divina contida nas diferentes religiões.

Conclusão: Ciência, do latim scientia, é o conhecimento exato de certas coisas, representa o estudo e a via de conhecimento para a filosofia, queesclarece. Ambas contêm o apoio moral que sustenta a religião.

O Espiritismo é Ciência, Filosofia e Religião. Estádentro dos estudos das ciências, tais como, Biologia, Física, Física Quântica, Parapsicologia, Psicobiofísica e outras Ciências modernas. Por outro lado, os cientistas convencionaram chamar de corpo bioplasma ou corpo bioplasmático o que já era conhecido como perispírito pela Doutrina Espírita, desde 1857.

E, conforme o pensamento do benfeitor espiritual Emmanuel, à questão 260 de O Consolador, livro psicografado por Chico Xavier:

“Em face da Ciência e da Filosofia, como interpretar a Religião nas atividades da vida?”.

Resposta: “Religião é o sentimento Divino, cujas exteriorizações são sempre o Amor, nas expressões mais sublimes. Enquanto a Ciência e a Filosofia operam o trabalho da experimentação e do raciocínio, a religião edifica e ilumina os sentimentos. As primeiras se irmanam na sabedoria, a segunda personifica o amor, as duas asas divinas com que a alma humana penetrará, um dia, nos pórticos sagrados da Espiritualidade”.

José CarlosBibliografia: KARDEC, Allan. A Gênese. Rio de Janeiro: FEB. 1868. EMMANUEL. Psicografado por Francisco Cândido Xavier. O Consolador.KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 76 ed. Rio de Janeiro: FEB. 1857.Imagem: disponível em: < http://slideplayer.com.br/slide/386327/3/images/9/TR%C3%8DPLICE+ASPECTO+DA+DOUTRINA+ESP%C3%8DRITA.jpg> Acesso em: 3 dez. 2017.

Receba mensalmente obras selecionadas de conformidade com os ensinamentos espíritas!Clube do Livro Espírita “Joaquim Alves (Jô)”

Fique sócio(a) do Clube do Livro e receba mensalmente um livro espírita. O livro é criteriosamente escolhido, sendosempreumaobrafielaosensinamentosespírita-cristãos,àcodificaçãodeKardeceaonossoMestreJesus.

Não há taxa de inscrição e você pode se desligar do Clube a qualquer momento e sem custo, mediante comunicado ao Clube do Livro Espírita “Joaquim Alves (Jô)”, com 30 dias de antecedência. Não há despesa nenhuma de envio pelo correio, e o boleto pode ser pago em qualquer banco ou casa lotérica até o vencimento. O livro é enviado em torno do dia 22 de cada mês e o pagamento do boleto é no dia 20 do mês seguinte.

Caso se interesse em se associar e/ou queira presentear alguém todo mês com uma obra, são necessários o preenchimento de todos os campos do formulário que poderá ser obtido no site www.espiritismoeluz.org.br e o envio para o nosso e-mail ou endereço abaixo. Você pode ainda preenchê-lo diretamente em nosso site.

Informe-se através:[email protected] ou [email protected] – www.espiritismoeluz.org.br(11) 2758-6345 – Rua dos Marimbás, 220 – Vila Guacuri – São Paulo – SP – Brasil – CEP 04475-240

Page 10: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

10

Dezembro se aproximava em meio a todas as expectativas de festividade que o mês sugere e a professoraSofiajápensavanaapresentaçãodefimdeano que iria fazer na escola, onde ela dava aula.

— Esse ano vou fazer um belo presépio com meus queridos alunos, dizia ela à sua mãe, Dona Candinha — Não vejo a hora de começar a preparação!

AprofessorinhaSofiaestavamuitoansiosa.Aépoca do Natal sempre a deixava animada.

Ao chegar à escola, no outro dia, ela explicou a sua ideia para as crianças e a alegria deles não podia ser maior, já foram dividindo as tarefas, e, com o passar dos dias, o presépio foi começando a ter forma.

Jonas e seus amigos trataram logo de montar os animais com papelão, garrafas e outros materiais recicláveis. Fizeram bois, ovelhinhas e burrinhos, que representam a simplicidade do nascimento de Jesus.

A professora, explicou-lhes, então, que também gostaria de fazer uma peça teatral, encenando o presépio, assim como Francisco de Assis, um padre muito bondoso, havia feito há muito tempo...

Ana, uma das alunas deSofia, estava que não secontinha de felicidade e dizia:

— Irei fazer o papel de Maria, mãe de Jesus. Minha mãe me explicou que se trata de um Espírito muito elevado. Terei que ter responsabilidade e muito respeito.

Roberto iria fazer José, o pai de Jesus, que era carpinteiro e uma pessoa muito boa também. Eles estavam ensaiando, alegremente, todos os dias.

Sofia, ao mesmo tempo em que incentivava ascrianças na confecção do presépio, aproveitava para lhesexplicaroqueistosignificava:

—Crianças,alémdosanimaizinhosqueficavamnoestábulo, onde o menino Jesus nasceu, também foram visitá-Lo, alguns pastores da região.

— Mas professora, perguntou Joaninha, como eles ficaramsabendo?

SofiaexplicouqueDeus,pormeiodosEspíritosdoBem, foi avisá-los.

— Vocês também terão que escolher quem representaráostrêsReisMagos,complementouSofia.

— Reis Magos? — Perguntaram eles, curiosamente. AoqueSofiarespondeu:

— Sim meus queridos! Vou lhes explicar. Não foram apenas os pastores que visitaram Jesus quando Ele nasceu. Ele recebeu a visita dos Magos do Oriente.

Os Magos são sábios, eles estudavam todas as ciências, e, como também conheciam as coisas da Espiritualidade, sabiam que um dia viria ao mundo um Espírito muito superior, o maior de todos que já veio à Terra, para ensinar aos homens a viverem de acordo com as leis Divinas.

— Ah! Sim, professora! — Exclamou Aninha. — O vovô Lauro sempre fala que Jesus nos ensinou as virtudes: sermos educados, tratar as pessoas com respeito, obedecer aos nossos pais e professores, não maltratar os animais, sermos caridosos e ajudar as pessoas sempre que pudermos, não esquecendo que nãodevemosficarbrigandocomosnossoscoleguinhas.

Sofia, acenando positivamente com a cabeça,concordou com um sorriso, dizendo:

— Vamos, então, fazer uma linda homenagem ao nosso Mestre Jesus!

Imediatamente, Huguinho levantou-se, solicitando à professora o papel de um dos Reis Magos. Os outros meninos logo se apresentaram também, e, em pouco tempo, estavam todos designados para a grande representação de Natal, alguns seriam pastores e outros também se fantasiariam de animaizinhos.

Sofia chegou em casa satisfeita, por saber queo objetivo principal da festa que organizavam seria compreendido entre as crianças — compartilhar os ensinamentos do menino Jesus, filho de Deus, quetambém nosso Pai, que vinha à Terra para nos ensinar a AMAR.

Rosangela e Jaqueline

Contoscontos

O Presépio de Natal

ACEITAMOS SUA COLABORAÇÃOSua doação é importante para o custeio da postagem do Seareiro e pode ser feita em nome do Núcleo de Estudos Espíritas “Amor e Esperança” – CNPJ: 03.880.975/0001-40

Caixa Econômica Federal – Agência 2960 – C/C 744-7 – Op 003 | Banco Itaú SA Agência – 0257 – C/C 46852-0

Page 11: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

A Infância, a Família e o Natalfamilia

Família

Atualmente, estamos vivendo uma fase socialmente conturbada. Temos notícias de guerras em várias partes do mundo, os crimes violentos são noticiados a todo o momento, as instituições sociais são comandadas por pessoas inescrupulosas, muitos são os que abusam do poder.

Ficamos preocupados, pois não sabemos qual será o resultado de tudo isso e como será o mundo que as crianças de hoje vão herdar.

Neste ponto, as pessoas de boa vontade podem fazer muita coisa para mudar este quadro social. Falamos da educação moral que podemos passar para as crianças, principalmente, pelo exemplo que a família pode oferecer.

O Natal é uma grande oportunidade para ensinarmos àscriançasoverdadeirosignificadodestacomemoraçãoe, essencialmente, demonstrar para elas qual é a verdadeira mensagem do Natal.

Frisamos: demonstrar e não somente falar!Explicar para as crianças a mensagem de humildade

que envolveu o nascimento de Jesus, recorrendo, se preciso for, a tantos livros que explicam sobre este acontecimento tão importante para a Humanidade.

DemonstrarosignificadodoNataléfazerascriançasparticiparem de algum ato de auxílio ao próximo como, por exemplo, a assistência a uma família carente de bens materiais, levando um pouco de carinho materializado em forma de alimento, fazendo com que a criança faça brotar dentro dela um sentimento de piedade, fraternidade e respeito ao próximo.

Se achamos que o mundo não está da forma que gostaríamos, se constantemente falamos que falta paz no mundo, se nos espantamos com as atitudes egoístas dos nossos semelhantes, no entanto, se não temos o poder de mudar o mundo todo ou mudar todas as pessoas, vamos fazer o que estiver ao nosso alcance.

Mudar o nosso modo de ser, sendo mais amáveis uns com os outros, nos preocupando com o sofrimento do nosso próximo (material ou moral), já é um grande passo.

Outra colaboração importante, que podemos oferecer pela melhoria do mundo, é ensinarmos todas estas virtudes para as crianças para que elas cresçam com valores sólidos de moral, principalmente, de respeito ao próximo.

E isso não devemos fazer somente na época do Natal. Devemos agir assim sempre!

Jesus desceu “dos continentes celestes, em socorro dos que choram na poeira do mundo” e, para comemorarmos o Natal de Jesus, louvamos o Seu nome, “em torno da mesa farta, trancando inconscientemente as portas do coração aos que se arrastam na rua!”

“Glória a Deus nas alturas, paz na Terra, boa vontade para com os homens!”

WilsonBibliografia: ESPÍRITOS DIVERSOS. Psicografado por Francisco Cândido Xavier. A Luz da Oração. 10 ed. Matão, SP. Ed. O Clarim, 2015.Imagem: Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus#/media/File:Gerard_van_Honthorst_001.jpg> Acessado em: 3 dez. 2017.

11Órgão divulgador do Núcleo de EstudosEspíritas “Amor e Esperança”

Page 12: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

Muitas pessoas perguntam sobre o que é o Culto do Evangelho no Lar.

Abaixo será explicado como deve ser realizado e a sua importância.

Basicamente, o Evangelho no Lar é o estudo de uma passagem de O Evangelho Segundo o Espiritismo em voz alta, o qual ajuda a trazer harmonia ao Lar e instrui para o crescimento moral e espiritual.

Importante é convidar a todos do Lar para participar. Caso alguém não queira, não se deve forçar sua participação.

Os itens necessários para fazer o Evangelho no Lar são:

• Colocaraáguaparaserfluidificada;• Pegar o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo;• Convidar os familiares.As etapas são:• Fazer a prece inicial;• Abrir uma página qualquer de O Evangelho

Segundo o Espiritismo;• Fazer a leitura e comentar o que entendeu, em

voz alta;

• Todos os presentes poderão comentar, se assim o quiserem;

• Fazer a prece de encerramento;• Tomaraágua,quejáestaráfluidificada.Todo o processo deve durar em torno de 30 minutos;

deve ser escolhido um horário e sempre seguir este horário, pode ser um dia da semana ou mais.

Lembre-se que este é um compromisso que deve ser seguido com disciplina, pois a Espiritualidade leva desencarnados ao nosso Lar para aprenderem conosco. Um Lar que faz o Evangelho é um Lar que está se iluminando.

Mas, e o Lar no Evangelho o que seria?Este é o Lar que coloca em prática as máximas morais

que o Evangelho de nosso Mestre Jesus nos traz.O Amor ao próximo e a Caridade devem estar sempre

presentes, em primeiro lugar, no nosso ambiente familiar, pois a base para um mundo melhor é a Família unida no amor de Cristo e na misericórdia de Deus. Misericórdia por que ele permite a reencarnação de seres que se devem, no mesmo Lar. Lugar este que possui provações

Evangelho no Lar

Tema Livretema livre

A FÉ é o início de um sentimento positivo, pelo qual a criatura tem a certeza de que algo bom vai ser realizado; é acreditar.

Jesus, nosso amado Mestre, nos mostra que a FÉ é o princípio de todas as virtudes que devemos buscar para atingir a casa do Pai, ou seja, atingir a perfeição.

Nenhuma pessoa tem uma vida privada de lutas íntimas contra as imperfeições e nem contra as batalhas diárias, ao buscar uma vida melhor.

Seja no meio da família, estudos ou trabalho, sempre haverá dificuldades que devem ser superadas e quepara serem realmente superadas, deverá ter FÉ, mas não a FÉ cega que acredita sem raciocínio, e nem a FÉ vacilante que ao primeiro problema se desacredita e se desanima.

A FÉ deve ser raciocinada, usando a razão, pois

apenas as emoções não resolvem problemas.FÉ é sinônimo de certeza, que é o contrário de

dúvida. Não se pode duvidar quando a FÉ é verdadeira. Lembre-se que ela pode mover montanhas, mas, as

montanhas não são pesadas?Sim elas são.Mas, quando o Cristo fala sobre mover montanhas,

deve se levar em consideração a alegoria de suas palavrasenão literalmente,asmontanhassãoasdifi-culdades, os defeitos e vícios que a criatura carrega.

Queacadadificuldadehajacrençaeraciocínioparasuperar os problemas, pois, como diz em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capitulo XIX item 11, a “FÉ é mãe da Esperança e da Caridade.”

Ângelo

A Importância da Fé

12

Page 13: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

13Órgão divulgador do Núcleo de EstudosEspíritas “Amor e Esperança”

difíceis e onde deve haver o respeito, a paciência e a indulgência.

O Lar no Evangelho traz a responsabilidade de

se modificar e transformar os momentos ruins e as

dificuldadesdasprovasemumambientemelhor.Diogo

Imagem: Disponível em: <http://www.comentariojovem.com.br/wp-content/uploads/2013/04/13_casa-da-luz-3-p.jpg> Acesso em: 3 dez. 2017.

Regressão às Vidas Passadasestudos de sexta-feira

Estudos de Sexta-feira

A regressão às vidas passadas consiste em, supostamente, levar um indivíduo a relembrar de reencarnações anteriores a atual. Supostamente!

Conhecida também como TVP – Terapia de Vidas Passadas –, além de relativamente antiga, é baseada em um método intitulado Hipnose Ativa.

Uma vez submetido a este tipo de terapia, é possível, a princípio, que a criatura regresse ao passado – distante da vida atual – cuja lembrança não é clara.

Antes de prosseguir, importante esclarecer que o artigo nada tem a ver com outros tipos de terapias, tais como as psicológicas ou comportamentais que, emsuamaioria,sebemempregadas(porprofissionaiscomprometidos),temeficáciacomprovada!

Segundo apurado na internet, resumidamente, o principal objetivo da TVP é ajudar a solucionar problemas psicológicos, patologias, entre outros.

Popularmente, diz-se que, por meio da regressão às vidas passadas, é possível ver o que se fez – ou quem foi – no passado e resolver as adversidades da vida. Puro equívoco!

Infelizmente, observa-se também no meio Espírita – e com certa frequência – equívoco parecido, colocando a regressão como alternativa ao tratamento de problemas espirituais!

Importantíssimo ressaltar que indivíduos que se submetem a chamada TVP, podem ter cenas projetadas em suas mentes por obsessores e, com isso, fazem suas “vítimas” acreditarem que cometeram atos terríveis no passado, levando-os ao total desequilíbrio!

Ora, como é possível tratar desta forma, pela Casa Espírita, um assunto tão sério? – Perguntaria você!

A resposta é simples: pelo fato de seus dirigentes não estudarem o Espiritismo na base kardequiana!

O Livro dos Espíritos, questão 392, capítulo 7, é bastante claro e objetivo sobre o tema, cujo trecho transcrevemos a seguir:

“Por que perde o Espírito encarnado a lembrança do seu passado?

Não pode o homem, nem deve, saber tudo. Deus assim o quer em sua sabedoria. Sem o véu que lhe oculta certas coisas, ficaria ofuscado, como quem, sem transição, saísse do escuro para o claro. Esquecido de seu passado ele é mais senhor de si.”

A resposta dos Espíritos ésuficienteparaelucidar–anós, Espíritas – e quebrar a fantasia criada em volta da matéria.

Salvo em situações especiais, conforme nos esclarece a questão 395 da mesma obra, é possível que haja alguma revelação do passado:

“Podemos ter algumas revelações sobre as nossas existências anteriores?

Nem sempre. Muitos sabem, entretanto, o que foram e o que fizeram; se lhes fosse permitido dizê-lo abertamente, fariam singulares revelações sobre o passado.”

Aproveitemos a oportunidade para compreender este e outros temas, de modo mais profundo, com a seriedade que a Doutrina Espírita nos oferece!

“O Consolador Prometido” desvenda nossas dúvidas, traz alívio e entendimento às diversidades da vida!

“Espíritas! Amem-se, eis o primeiro ensinamento; instruam-se, eis o segundo.” (O Espírito de Verdade)

ReinaldoBibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB.

Era uma casa abençoada,Não tinha teto, não tinha nada.

Pedimos sua ajuda para continuarmos construindo a sede do nosso Núcleo de Estudos. Precisamos de qualquer tipo de colaboração, desde materiais de construção a apoio �nanceiro.O óbolo da viúva é sempre bem-vindo!O terreno onde está sendo construída a nossa casa �ca na rua dos Marimbás, 220 - Vila Guacuri - São Paulo - SP.Ninguém podia entrar nela não,

porque precisamos da sua colaboração! Sua doação pode ser feita em nome do Núcleo de Estudos Espiritas Amor e EsperançaCNPJ: 03.880.975/0001-40 - Banco Itaú S.A. - Agência 0257 - C/C 46.852-0

Page 14: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

14

Livro em Focolivro em foco

Escrínio de Luz Francisco C. XavierEmmanuel O CLARIM

Na grande busca da compreensão, Emmanuel abre o pequeno baú, e, por meio de Francisco Cândido Xavier faz renascer a luz que, há mais de dois mil

anos, Nosso Senhor Jesus Cristo oferece a todos nós: A verdadeira felicidade.

Emmanuel, o Mensageiro de Jesus, busca em suas páginas, iluminar nossos caminhos com lições, em tópicos tão esclarecedores, começando com “Ante o Cristo Consolador”.

À luz da reencarnação, somos acolhidos e consolados, no entanto, devemos reconhecer que as mensagens que chegam às nossas mãos, sempre, requerem uma leitura mais profunda, procurando entendê-las e buscando no Evangelho, a ajuda para compreendê-las e com isso, acrescentando mais conhecimentos, para a evolução moral esperada.

Recorda-nos sobre a “Sementeira e a Colheita”, tão propagada, porém, ainda a recebemos simplesmen-te como uma “comunicação” e não como uma grande mensagem de Jesus, orientando-nos sobre as consequ-ências de nossos atos desastrosos.

Apontam as grandes lições do Evangelho, de uma forma diferenciada e muito profunda, convidando-nos ao encontro com o Mestre Jesus.

Em uma de suas páginas sobre “Considerações”, surpreende-nos, questionando:

Devemos guardar o Evangelho na cabeça? Devemos? Por quê?

E assim, continua essa Luz buscando os nossos desacertos, indicando-nos em seus inúmeros capítulos,

vez que no caminho para sairmos das trevas, não basta só conhecer a tão especial e racional Doutrina Espírita, mas a busca total em compreendê-la, o que nos leva a convidá-lo, quase como uma intimação, à leitura desse “Manancial de auxílios mútuos”, que é um capítulo dessa obra, que por si só, nos tráz a responsabilidade de sua aplicação, estudando cada vez mais, fundamentar nossa fé no reconhecimento dessas mensagens e, prin-cipalmente, a prática da caridade, mesmo que ainda em pequenas doses, porém, sempre crescente.

É chegada a hora! Busquemos recuperar o tempo perdido, nesta caminhada terrestre, para que possamos agradecer a toda essa plêiade de Amigos Espirituais, que incansavelmente, chegam a nós com o carinho que observamos nesse livro, que não é um pequeno baú, mas sim um imenso rio de Luz.

Wallace Leal V. Rodrigues, prefaciando o livro, inicia com a frase:

“Você quer ser feliz!” — acrescentamos: basta querer?

Encerramos esse pequeno comentário, com um dos capítulos:

“O GRANDE TESOUROO corpo físico, relativamente equilibrado, é o grande

tesouro da alma encarnada na Terra.”E em sua última página...“Continuai no vosso esforço lembrando que se

vieste hoje bater à porta do mais além, o mais além respondendo vem bater igualmente às vossas portas.”

Para surpresa, em sua contra capa, temos ainda a oportunidade de ler:

‘Eu sou a luz do Mundo; Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da Vida.” (João VIII:12)

Trabalhemos no Bem e para o Bem.Vano

“Nele estava a vidae a vidaera a luz dos homens;e a luz

resplandece as trevase as trevasnão a compreenderam!”

(João, 1:4,5)

PEQUENO BAÚ DE LUZ!!

Page 15: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

Pegadas de Chico Xavierpegadas de chico xavier

Jesus e o PastorRumando junto às ovelhas seguia o Pastor com os

pensamentos voltados ao Senhor. Junto a ele, Pop, o cachorro, ajudava-o no pastoreio. Súbito, Pop, começou a pular e a latir alegremente, abanando o rabinho. O Pastor, sem compreender o que estava acontecendo, reparou que nada era com as ovelhas que pastavam calmamente. Mas, vendo uma claridade imensa cobrindo o rebanho, pôde divisar a figura do MestreJesus. Estranha sensação tomou conta de seu corpo, e, chorando caiu de joelhos aos pés de Jesus. Este acari-ciando-lhe os cabelos, perguntou tranquilamente:

— Que queres de mim, bom Pastor? Teu pensamento alcançou-me e aqui estou, para ajudar-te.

Muito emocionando, o Pastor respondeu:— Meu Mestre, fico preocupado em guardar este

rebanho que sei pertencer-Te. Por que eu, Senhor? Por vezes, algumas adoecem sem que eu saiba como tratá-laseficopreocupadoporvê-lassemânimoparaseguirmos adiante.

— Terás que carregá-las junto de teu coração, poupando-as do esforço e reanimando-as.

— Também temo quando as vejo fugir para os matagais. Penso que estão saturadas da vida que

levam. Nesses momentos não sei se é melhor deixá-las que sigam outros caminhos ou se devo buscá-las.

Jesus, serenamente, respondeu:—Nãoteaflijas,continuescomatuaconfiançaem

Deus. Se houver fuga de ovelhas, não prejudiques ao rebanho indo à procura daquelas que, se assim agem é por terem interesses em novas experiências. Siga em frente que, pelo sofrimento, elas retornarão. Reconhece-rão pela Providência Divina que tu és o grande pai que as ensinou a trilhar o bom caminho.

O Pastor, ainda demonstrando muita preocupação pela tarefa tão imensa, diante de seu tão despreparo para com essa paciência pouco desenvolvida em seu espírito, perguntou:

— Mas Senhor, quem poderá me auxiliar se, por algum momento, o rebanho se revoltar?

Jesus olhando a todo o rebanho, respondeu com um sorriso de bênção:

— Não te esqueças de que Deus a tudo provê. Para istoEleteconfiouàfidelidadedeteugrandeamigoPop,que apesar de ser um animal é o teu maior servidor.

EloisaBibliografia: Conto baseado na obra mediúnica de EMMAMNUEL. PsicografiadeFranciscoCândidoXavier.Recados do Além. 1 ed. IDEAL. 1978.

canal abertoEste espaço é reservado para respondermos às dúvidas que nos são enviadas e para publicações dos leitores.

Agradecemosportodasascorrespondênciasee-mailsrecebidos.Reservamo-nosodireitodefazermodificaçõesnostextosaserempublicados.

Canal Aberto

Mais um ano se encerraÉhoradagenterefletirO que fazemos aqui na Terra?Quantasbocasfizemossorrir?

Que esse Natal seja diferenteHaja na mesa mais uniãoPra Jesus o melhor presenteÉ a nossa transformação!

Carlo Augusto Sobrinho

Natal

15Órgão divulgador do Núcleo de EstudosEspíritas “Amor e Esperança”

Imagem: Disponível em <https://2.bp.blogspot.com/-6Wj0ZvOpE2Q/WJ9f57tJ6CI/AAAAAAAACn0/ATfKZtGPh2Q_nXY-WqjYQByHjf7BpA53ACLcB/s1600/Jesus-Nazaret-Cristo.jpg> Acesso em: 3 dez. 2017.

Page 16: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

16

Ritinha era uma menina estudiosa, gentil, generosa. Aparentemente de boa índole.

Fora criada por Dona Geralda, a avó materna. A mãe da menina veio a óbito logo após dar-lhe à luz, vítima de hemorragia uterina. O pai abandonara o lar.

Era o orgulho da devotada Vovó Gegê, apelido dado, carinhosamente, pela neta que vivia sempre com um livro debaixo do braço. Quando não estava estudando, ajudava a avó nos afazeres domésticos.

Ritinha teve uma infância tranquila. Não dava trabalho algum à querida vovó.

Durante a adolescência, ganhou várias olimpíadas de matemática na escola. A inteligência e a destreza com os números renderam-lhe uma bolsa para cursar a faculdade de pedagogia. Queria ser professora!

Nesta mesma época, enquanto cursava o superior, conheceu Afonso, por quem se apaixonou perdidamente. Em pouco tempo, fixou-se na ideia de que deveriacasar-se com ele. Era, a seu ver, o homem ideal!

Afonsovinhadeboa família,mas,desdeofinaldaadolescência fazia uso de drogas. No início do namoro, Ritinha até tentou ajudá-lo a deixar os entorpecentes, porém, não conseguiu e, também, cedeu. A insistência do rapaz para que fizesse uso de entorpecentes foimaior que sua força de vontade.

Largaram tudo! Faculdade, afazeres, deveres etc. A dependência química os distanciava, cada vez mais, da família, dos amigos, um do outro. Afonso, para sustentar o vício, roubava o que podia e o que não podia dentro e fora de casa. Não demorou e o pai o expulsou de casa.

Ritinha, durante todo este período, recebia com desdém os bons conselhos da avó amorosa. Mesmo com o apoio incondicional de Dona Geralda, a menina não lhe dava ouvidos!

Algum tempo depois, partiu de casa e foi morar na região conhecida como “cracolândia”.

Passaram-seosmeses.Ritinhaficougrávida!Àquelaaltura, ninguém poderia afirmar quem seria o pai dacriança que carregava no ventre, pois, sem dinheiro, sexo era moeda de troca para obtenção do crack.

A notícia da gravidez chega até Vovó Gegê. A

abnegada mulher, não pensou duas vezes! Saiu de casa e, pessoalmente, tentou resgatar a amada neta – De fato, Dona Geralda já havia tentando tirar Ritinha da cracolândia em outras ocasiões, porém, acabava sempresendoameaçadaeexpulsapelostraficantes.

Ritinhaestá transfigurada, transtornada!Ríspidanolimite, diz à avó que jamais teria aquela criança. Narra quejáhaviatentandotirarofilho.Contouquehaviacaídode propósito várias vezes, com a intenção de expulsá-lo de seu ventre!

A neta está irreconhecível e seriamente doente!Horrorizada com a situação, Dona Geralda eleva seus

pensamentos a Deus e, numa fervorosa oração, pede a Jesus que a ajude no resgate de Ritinha e também do amado bisneto que, muito em breve, estaria junto delas. Naquele instante, para a avó, o primordial era levá-la ao hospital. O risco de morte era iminente!

Por um instante, como uma espécie de espasmo, a menina parece entender sua situação e cede,encaminhando-se, junto com a avó, a um Pronto Socorro.

A menina passa por uma consulta. É submetida a uma série de exames.

Horas depois, o médico retorna com os resultados: Ritinha está com Aids!

O doutor é enfático: diz que a criança deve ser retirada do ventre cirurgicamente e imediatamente. A seu ver, estava também condenada pela doença!

Naquele momento, Ritinha parecia transcender entre realidadee fantasia.Oque lhe foradito,confirmavaaideiafixaquetinha:tirarofilhodeseuventre!

Dona Geralda, atenta a tudo ao que o médico dizia, e sempre orando a Deus, é categórica em sua decisão: não permitiria que o aborto fosse realizado, uma vez que a gravidez não causava risco de morte à neta.

O doutor dizia que, além da criança nascer dependente de entorpecentes, certamente estaria contaminada pelo vírus! Mas nada fazia Dona Geralda mudar de ideia!

Onde já se viu tirar a chance de um ser humano de viver? Em seu íntimo, tinha a certeza que ninguém,

Abortoaborto

Uma História de Ficção?

Page 17: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

17Órgão divulgador do Núcleo de EstudosEspíritas “Amor e Esperança”

Toda a renda obtida com a venda dos livros é revertida para as obras sociais do Núcleo de Estudos Espíritas “Amor e Esperança”.

Clube do Livroclube do livro

Depois da Morte - A Existência da Reencarnação

DEPOIS DA MORTEA EXISTÊNCIA DA REENCARNAÇÃO

Léon DenisEDICEL

Bastariam apenas os fenômenos mediúnicos, para que nos convencêssemos da continuidade da vida após essa vida?

Se assim o fosse, não teríamos o exaustivo trabalho de Allan Kardec, o CodificadordaDoutrinaEspíritaedetodososseusprecursores.

Léon Denis, considerado o consolidador da obra de Kardec, depois de aprofundadosestudossobreacodificaçãoespírita,à luz do crivo da ciência e da razão, nos deixou, entre outros livros, Depois da Morte a Existência da Reencarnação.

Esta obra, de valor essencial para a compreensão dos elementos que compõem os caminhos da jornada reencarnatória, fez parte dos títulos literários do Clube do Livro Espírita “Joaquim Alves (Jô)”.

Para onde vamos após a morte deste corpo carnal?Para chegar a esta e outras respostas, Léon pesquisou várias culturas

milenares, portanto, quem tiver o interesse e a seriedade por questões complexas, tais como a existência humana, sugerimos a leitura desta obra!

Como indicação de outras boas leituras, o Clube do Livro Espírita “Joaquim Alves (Jô)”, também enviou o romance espírita As Propostas do Amor, de Ricardo Orestes Forni, bem como, as obras de Roque Jacintho: Perturbação Espiritual - série doutrinária, que ora foi relançado; e Filipe, o subjugado – série infanto-juvenil.

Fiquem com Deus!Rosangela

mas apenas a Deus, a decisão de interromper a vida de alguém!

E assim aconteceu: a avó não permitiu o aborto!O tempo passa e Dona Geralda, com muito sacrifício,

consegue tirar Ritinha da cracolândia, para que pudesse gestar a criança longe das ruas.

Claro que a tarefa de cuidar não foi fácil! Ritinha tentou fugir diversas vezes e suas crises de abstinência das drogas eram terríveis! Mas, Vovó Gegê tinha muita fé em Deus!

Sabia que, além do Pai Celeste, tinha ao seu lado os Benfeitores espirituais. Fazia Evangelho no Lar todos os dias junto da neta e do amado bisneto – tinha em seu íntimo que seria um lindo menino.

Os dias se passaram e Ritinha, felizmente, se acalmou até o dia do parto.

Finalmente dera a luz a um lindo menino! Dona Geralda, ao ver o bisneto, chorava de alegria e dizia que ele era exatamente como o via em seus sonhos!

Dois anos se passaram. Marcelinho cresce saudável. Não tem o menor vestígio do vírus ou qualquer sinal de dependência! A fé de Vovó Gegê fora mais forte e venceu!

Infelizmente, Ritinha não suportou a responsabilidade de ser mãe, o vício e a impaciência falaram mais alto e a menina retornou às ruas. Porém, Dona Geralda jamais desistiria dela e de Marcelinho.

Manoel

Page 18: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

18

Kardec em Estudokardec em estudo

Encarnação nos Diferentes MundosO Livro dos Espíritos - Parte 2ª - Capítulo IV - Da Pluralidade das Existências

185. O estado físico e moral dos seres vivos é perpetuamente o mesmo em cada minuto?“Não; os mundos também estão sujeitos à lei do progresso. Todos começaram, como o vosso, por um estado inferior e a própria Terra sofrerá idêntica transformação.Tornar-se-á um paraíso, quando os homens se houverem tornado bons.”É assim que as raças, que hoje povoam a Terra, desaparecerão um dia, substituídas por seres cada vez mais perfeitos, pois que essas novas raças transformadas sucederão às atuais, como estas sucederam a outras ainda mais grosseiras.

Deus, emSua infinitamisericórdia, concede-nos, acada reencarnação, a oportunidade de progredirmos moral e intelectualmente.

Da mesma forma que evoluímos, os mundos também, e isto está diretamente relacionado à elevação moral e intelectual de seus habitantes.

A evolução de cada mundo é individual e permanente, diferente da nossa que é de acordo com nosso livre-arbí-trio e está sujeita a estacionar. Se optarmos por isto, para recomeçar - o que deveríamos ter feito - não teremos as mesmas facilidades e condições, podendo nos impor limites de ação.

Nesta reencarnação, estamos na Terra, entretanto, nãopermaneceremosligadosaelaindefinidamente.Deacordo com o grau de elevação moral e intelectual, bem como, merecimento de cada um, poderemos reencarnar novamente na Terra, ou reencarnar em um mundo de ordem mais elevada, ou, ainda, reencarnar em um mundo inferior, enquanto estivermos obstinados ao mal.

Diariamente, na Terra, há reencarnes e desencarnes. Allan Kardec, em A Gênese, esclarece que:

“... essa transfusão, que se efetua entre a população encarnada e desencarnada de um planeta, igualmente se efetua entre os mundos, quer individualmente, nas

condições normais, quer por massas, em circunstâncias especiais. Há, pois, emigrações e imigrações coletivas de um mundo para outro, donde resulta a introdução, na população de um deles, de elementos inteiramente novos. Novas raças de Espíritos, vindo misturar-se às existentes, constituem novas raças de homens.”.

Segundo Emmanuel, no livro Religião dos Espíritos:“Temos, assim, no Espaço Incomensurável, mundos-

-berços e mundos-experiências, mundos-universidades e mundos-templos, mundos-oficinas e mundos-reforma-tórios, mundos-hospitais e mundos-prisões.

Saudamos, pois, o advento da nova era, em que o homem físico, valendo-se principalmente do rádio e do radar, do foguete e do cérebro eletrônico, pode incursionar além da Lua, auscultando, em regime de limitação, compreensível, as faixas de matéria em que psiquicamente se entrosa.

E desejando-lhe paz, a fim de que prossiga em suas arrojadas e preciosas perquirições, podemos assegurar que em todos os Planos a consciência acordada à luz da razão e da responsabilidade surpreenderá sempre, por base de todo aperfeiçoamento moral, o preceito do Cristo que coloca “o amor a Deus e ao próximo” como sendo o coração da vida, pulsando, invariável, no peito

18

Page 19: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

19Órgão divulgador do Núcleo de EstudosEspíritas “Amor e Esperança”

Disciplina É DeverCantinho do Verso em Prosacantinho do verso em prosa

A disciplina (em todos os sentidos: dieta, caminhadas, responsabilidades, compromissos, vigilância sobre o próprio comportamento etc.), normalmente éencaradacomoalgodifíciledesagradável.Afinalé difícil resistir a um sorvete ou a uma torta, à tentação de permanecer mais na cama, a não faltar num compromisso numa noite de chuva e mesmo não atender à necessidade dos cuidados com a saúde. Isso sem falar nos que não resistem às oportunidades da desonestidade, da esperteza que prejudica outras pessoas, ao “jeitinho brasileiro”, aos deslizes morais de toda espécie.

Resistir, todavia, é grande virtude. Não é fácil disciplinar-se. A primeira providência é não mentirmos para nós mesmos. De que adianta dizer que esse ou aquele compromisso é bom, agradável, quando não sentimos prazer. Então, o oposto é dizer a verdade: não é bom, mas é necessário. Ou, em outras palavras: preciso fazer isso. Preciso estudar, preciso caminhar, preciso resistir, preciso disciplinar-me, mesmo adiando o prazer. Sim, porque segurar-se em várias questões provoca adiamento do prazer que buscamos.

Adiar o prazer momentâneo, ao invés de trazer sofrimento, o potencializa.Oprazermomentâneoda indisciplinaalimentarcriaráproblemasparaasaúde.Adiaresseprazersignificamais

qualidade de vida, mais saúde. Da mesma forma um estudante que adia o prazer de passear, namorar etc., potencializa o prazer futuro de se ver aprovado no vestibular. O prazer efêmero da aventura sexual muitas vezes trará muitas “dores de cabeça” no futuro.

Por isso pensando na disciplina que precisamos aplicar a nós mesmos, busco a inspiração do poeta Cornélio Pires no poema Assuntos de disciplina, que transcrevemos parcialmente:

Tema difícil — meu caro —Pois disciplina é dever,Mas isso, enquanto entre os homens,Não é fácil de saber.

Se vivermos descuidados,Deixando as horas em vão,Surgem testes retardadosE lutas de revisão.

A prova que se recusaÉ caminho a desamparo,Ensinamento esquecido,Mais à frente custa caro.

Todo aquele que se esqueceDo que lhe cabe fazer,Descamba no prejuízo,Tem sempre muito a perder.

Lembre, nos quadros da TerraQue recordamos a dois:Onde surge a indisciplina,Tribulação vem depois…

Discipline, caro amigo,Seu tempo, corpo e função…Quanto mais ordem na vida,Mais vida de elevação.

Orson Peter Carrara

da Justiça Divina que manda, em toda parte, conferir a cada um segundo as próprias obras.”

Todos estamos destinados à perfeição e ao progresso contínuo, mas, para tanto, é necessário que, em qualquer lugar que estejamos inseridos, mantenhamos ofoconoqueJesusnosensinoueexemplificou:“Fora da Caridade não há salvação”.

Se não amarmos a Deus e não ajudarmos ao próximo, não progrediremos, pois não estamos colaborando com a evolução do nosso Planeta. Desta forma, seremos

compulsoriamente compelidos a um mundo condizente ao nosso grau de evolução (“Há muitas moradas na

casa de meu Pai”, Jesus).Podemos aprender pela boa vontade ou pela dor,

cada um decide! Mas, não demore, pois, a Terra está evoluindo! E você?

SilvanaBibliografia: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 76 ed. Rio de Janeiro: FEB.KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Tradução de Roque Jacintho. 8 ed. São Paulo: Luz no Lar.

Page 20: Gustave Gele - espiritismoeluz.org.br · a Charles Richet, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e tantos outros que pertencem à importante galeria dos estudiosos da Doutrina Espírita

Órg

ão d

ivul

gado

r do

Núc

leo

de E

stud

os E

spíri

tas

“Am

or e

Esp

eran

ça”

Rua

dos

Mar

imbá

s, 2

20Sã

o Pa

ulo

– SP

0447

5-24

0

Des

tinat

ário

FEC

HA

MEN

TO A

UTO

RIZ

AD

O –

Pod

e se

r abe

rto p

ela

ECT

Impr

esso

Nor

mal

NU

CLE

O E

STU

DO

S ES

PIR

ITA

9912

2840

46/D

R/S

PM