guia de especiarias

18

Upload: ana-feio

Post on 02-Jun-2015

4.041 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Guia de especiarias
Page 2: Guia de especiarias

Preparar pratos para paladares mais requintados e ocasiões especiais não é tarefa complicada.

O segredo está na escolha e combinação dos aromas.

O Chef Ensina.

Cozinha como Chef

Page 3: Guia de especiarias

Diferenças entre Especiarias & Ervas Aromáticas .................................................. 3

ESPECIARIAS / ERVAS AROMÁTICAS ........................................................................... 4

Porque usar Especiarias? ................................................................................................ 5

Lista de Especiarias ........................................................................................................... 6

Utilização das Especiarias na culinária ...................................................................... 9

Sopa de Funcho .............................................................................................................. 12

Molho de Mostarda e Mel ........................................................................................... 13

Frango com Caril ............................................................................................................ 14

Arroz de Açafrão com Ervilhas .................................................................................. 15

Doce de Maça e Canela ................................................................................................16

ÍNDICE

Page 4: Guia de especiarias

COZINHA COMO CHEF ESPECIARIAS

As ERVAS AROMÁTICAS e ESPECIARIAS enriquecem o sabor dos alimentos, pelo que estiveram desde sempre ligadas à arte da culinária.

As ervas aromáticas são folhas de plantas frescas ou secas, enquanto que as especiarias são as partes aromáticas: rebentos, frutos, bagas, raízes ou cascas normalmente secas, provenientes de plantas oriundas das regiões tropicais.

DIFERENÇAS ENTREESPECIARIAS & ERVAS AROMÁTICAS

Cozinha Como Chef 3GUIA DE ESPECIARIAS

tropicais.

Page 5: Guia de especiarias

ESPECIARIAS

As ESPECIARIAS são produtos de origem vegetal (flor, fruto, semente, casca, caule, raiz) de aroma e sabor acentuados devido à presença de óleos essenciais. Além de utilizadas na culinária, com fins de tempero e de conservação de alimentos, as especiarias são utilizadas ainda na preparação de óleos, cosméticos, incensos e medicamentos.

Geralmente, na cozinha as especiarias são utilizadas secas e, muitas vezes, reduzidas a pó.

Alguns exemplos de especiarias: canela, açafrão, cominho, cravo, gengibre, mostarda branca, noz-moscada, pimentas, baunilha...

ERVAS AROMÁTICAS

Cozinha Como Chef 4GUIA DE ESPECIARIAS

As ERVAS AROMÁTICAS são plantas, normalmente de pequenas dimensões, cujas folhas e outras partes verdes soltam aromas que as tornam muito utilizadas no preparo de diferentes pratos. Também poderão ser utilizadas para outros usos domésticos e industriais.Normalmente, na cozinha as ervas aromáticas são utilizadas frescas, mas são também comercializadas secas, embora percam algumas propriedades.

Alguns exemplos de ervas aromáticas: alecrim, manjericão, salsa, coentros, estragão, hortelã, louro, oregãos, tomilho, sálvia, ...

COZINHA COMO CHEF ESPECIARIAS

Page 6: Guia de especiarias

As comidas bem temperadas não são necessariamente as que fazem arder a língua. As especiarias são uma complexa variedade de produtos aromáticos que fazem realçar aspectos desconhecidos dos ingredientes - e apenas algumas, como o piri-piri, as pimentas e o gengibre, picam na língua.

Uma especiaria adicionada a um prato suave pode torná-lo extremamente agradável. Também pode ser um tempero miraculoso no último momento para muitas coisas, tanto salgados como doces; por exemplo, noz-moscada ralada sobre os legumes, pudins de leite e pratos de queijo, ou sementes de alcaravia adicionadas a batatas doces e abóbora.

Tal como é melhor utilizar ervas frescas, também o sabor das especiarias é mais pronunciado quando as compramos inteiras e apenas as moemos quando necessitamos delas. Antes de usar especiarias (inteiras ou moídas) convém aquece-las rapidamente numa frigideira seca, para realçar os aromas.

As especiarias devem ser usadas para realçar o sabor natural dos alimentos e não para disfarçar ou ocultar isso. Elas são uma grande fonte de criatividade culinária, mas resista à tentação de sucumbir a ideia de que “mais é melhor”. Seja seletivo e cauteloso em suas combinações para evitar pratos desastrosos.

PORQUE USAR ESPECIARIAS?

Cozinha Como Chef 5GUIA DE ESPECIARIAS

COZINHA COMO CHEF ESPECIARIAS

Page 7: Guia de especiarias

O açafrão transmite uma forte cor amarela e tem um gosto único e penetrante - basta uma pitada para condimentar e colorir qualquer prato. A sua melhor utilização é com arroz e peixe - por exemplo, na paella espanhola, risottos italianos e pilaffs indianos. É bom com pratos de peixe que têm molhos cremosos, e as natas com sabor a açafrão são excelentes no puré de batata. Também é tradicionalmente usado em bolos e biscoitos.

LISTA DE ESPECIARIAS

Cozinha Como Chef 6

GUIA DE ESPECIARIAS

COZINHA COMO CHEF ESPECIARIAS

AÇAFRÃO

É uma bonita vagem em forma de estrela, utilizada nos pratos chineses clássicos e tem um sabor adocicado e anisado, mas algo picante. Utilizar em peixe estufado e purés de legumes de raízes, e com couve, alho francês e abóbora.

ANIS ESTRELADOANIS ESTRELADO

Este maravilhoso condimento deriva das vagens de uma orquídea mexicana. As vagens são caras, mas podem ser utilizadas várias vezes e guardadas num boião de açúcar, a que transmitem o sabor, para utilização em pudins. O sabor da essência de baunilha sintética não se compara ao que se obtém com a baunilha verdadeira, mas pode-se comprar essência de baunilha natural. A baunilha também pode ser usada para condimentar peixe estufado e molhos para peixe.

BAUNILHA

Extraída da casca de uma planta, é vendida em paus ou moída, e conserva-se bem. Utilize os paus de canela para condimentar o frango, o borrego ou legumes estufados e a canela moída para pratos cozinhados e sobremesas. O sabor é especialmente bom com maçãs, pêras e chocolate.

CANELA

mexicana. As vagens são caras, mas podem ser utilizadas várias vezes e guardadas num boião de açúcar, a que transmitem o sabor, para utilização em pudins. O sabor da essência de baunilha sintética não se compara ao que se obtém com a baunilha verdadeira, mas pode-se comprar essência de baunilha natural. A baunilha também pode ser usada para condimentar peixe estufado e molhos para peixe.

Page 8: Guia de especiarias

Sendo uma especiaria bem conhecida, o cravinho é altamente aromático. Tradicionalmente associado a maçãs, é também usado com canela em vinhos condimentados e ponches, e nos picles. O uso do cravinho é muito vasto. Pode usar-se em carne de vaca ou rabo de boi estufado e no caril.

LISTA DE ESPECIARIAS

Cozinha Como Chef 7GUIA DE ESPECIARIAS

COZINHA COMO CHEF ESPECIARIAS

CRAVINHO

Estas delicadas sementes, de gosto adocicado, são usadas em pratos com molho de caril, e são boas em pratos de legumes e feijão seco guisados e em certos bolos.

FUNCHO

Moído, conservado em xarope ou cristalizado, o gengibre é um ingrediente picante, apimentado, amplamente utilizado em pratos indianos e orientais e na cozinha inglesa. É uma revelação quando se experimenta pela primeira vez, pois tem um sabor fresco e um maravilhoso odor a limão, muito diferente do do gengibre seco ou em conserva. Combina bem com o alho e é excelente com mariscos, peixe e pratos de frango.

GENGIBRE

Existe em pó e sob formas preparadas. São populares as de preparação inglesa, francesa, alemã e americana. As sementes podem ser brancas, pretas ou castanhas - estas últimas contêm os óleos mais picantes e são geralmente usadas nos pratos indianos, mas podem dar gosto também a estufados de criação, caça ou carne de porco. A mostarda inteira em boiões (à antiga) é útil para misturar em molhos cremosos e condimentar bifes.

MOSTARDA

CRAVINHO

Page 9: Guia de especiarias

É uma especiaria versátil com um sabor pungente a noz. É tradicionalmente usada para polvilhar pudins de leite, como o pudim de arroz ou a coalhada, mas também é um condimento perfeito para puré de batata, pratos com abóbora, espinafres e massa, e é maravilhosa combinada com queijo e em todos os purés de legumes de raízes. Deve ralar-se a noz-moscada na altura de usar, pois os seus óleos essenciais e o seu sabor perdem-se rapidamente.

LISTA DE ESPECIARIAS

Cozinha Como Chef 8

GUIA DE ESPECIARIAS

COZINHA COMO CHEF ESPECIARIAS

NOZ MOSCADA

Este grupo de especiarias inclui os grãos de pimenta pretos, verdes e brancos. São as bagas do pimenteiro. Pode-se comprar pimenta moída, mas é muito melhor conservar os grãos secos num moinho de pimenta e moe-Ios quando necessário. Os grãos de pimenta verde inteiros em salmoura são óptimos em molhos para frango, carne de vaca e bifes. Embora não se trate de verdadeira pimenta, os grãos cor-de-rosa são mais suaves, muito aromáticos, e fazem um bonito efeito.

PIMENTA

Este membro da grande família das pimentas tem várias formas, tamanhos e cores. É o ingrediente que torna picantes os pratos de caril, mas cada espécie varia em força. O piripiri verde fresco é apanhado antes de amadurecer, o vermelho já está maduro, mas não é necessariamente mais picante. Em geral, o piripiri mais carnudo é mais suave do que o pequeno e fino. As sementes são a parte mais picante e convém retirá-Ias. Prepare sempre o piripiri debaixo de água e não toque nos olhos ou na boca.

PIRIPIRI

Conhecidas como o sabor do gin, estas pequenas bagas de um negro-arroxeado, com cheiro a pinheiro, também são úteis em marinadas, estufados e terrinas - em especial de carne de porco e peças de caça - para condimentar carne de vaca.

ZIMBROZIMBRO

Page 10: Guia de especiarias

UTILIZAÇÃO DAS ESPECIARIAS NA CULINÁRIA

Cozinha Como Chef 9GUIA DE ESPECIARIAS

COZINHA COMO CHEF ESPECIARIAS

AÇAFRÃO- SOPAS- PRATOS DE PEIXE- CALDEIRADAS- ARROZ

ESPECIARIA UTILIZAÇÃO NA CULINÁRIA

ANIS, ERVA-DOCE- PÃES ESPECIAIS- DOÇARIA- BEBIDAS

BAUNILHA

- LEITES AROMATIZADOS- BATIDOS- SOBREMESAS À BASE DE LEITE- PRODUTOS DE PASTELARIA- LICORES

(partes da planta nãomaduras e sacas)

(grãos)

(vagem seca)

CANELA(casca do tronco da caneleira;

em bocados ou em pó)

- DOCES COM CARACTERÍSTICAS REGIONAIS- PRODUTOS DE CONFEITARIA- LICORES- SOBREMESAS

CRAVINHO(botões da flor depois

de secos)

- PRATOS DE CARNE ESTUFADOS- MOLHOS- LICORES- SOBREMESAS

Page 11: Guia de especiarias

- BEBIDAS- COZINHA CHINESA- SOPAS DE PEIXE- COMPOTAS- BOLOS SECOS

UTILIZAÇÃO DAS ESPECIARIAS NA CULINÁRIA

Cozinha Como Chef 10

GUIA DE ESPECIARIAS

COZINHA COMO CHEF ESPECIARIAS

FUNCHO- SOPAS DE PEIXE- SALADAS- BOLOS- LICORES

ESPECIARIA UTILIZAÇÃO NA CULINÁRIA

GENGIBRE

(grãos)

(rizomas da planta)

MOSTARDA(botões da flor depois

de secos)

- PASTAS DE QUEIJOS FRESCOS- MARINADAS- PESCADO??- MOLHOS

NOZ-MOSCADA(grãos desengordurados)

- PATÊS- CONSERVAS DE CARNE- OVOS- MASSA- QUEIJO- COGUMELOS- VINHO QUENTE- CERVEJA- BRANDY

Page 12: Guia de especiarias

UTILIZAÇÃO DAS ESPECIARIAS NA CULINÁRIA

Cozinha Como Chef 11

GUIA DE ESPECIARIAS

COZINHA COMO CHEF ESPECIARIAS

PIMENTATODO O TIPO DE PREPARAÇÕES CULINÁRIAS

ESPECIARIA UTILIZAÇÃO NA CULINÁRIA

(preta, branca, verdee vermelha)

PIRIPIRI(fresco ou maduro, aonatural ou conservadoem azeite, seco em pó)

- SALADAS- MOLHOS- CALDEIRADAS- CARNES

ZIMBRO(baga seca)

- CALDOS AROMATIZADOS- MARINADAS

Page 13: Guia de especiarias

Sopa de Funcho

Coza o feijão com o bacon, a cebola, o alho, o louro e o pau de canela. (para maior economia de tempo, pode usar a panela de pressão).Depois de cozido, retire o bacon, o louro e o pau de canela e reduza a puré. Lave o funcho e corte-o em juliana não muito fina.Coloque o puré de feijão novamente ao lume e rectifique a consistência adicionando mais caldo se necessário. Assim que levantar fervura junte o funcho e rectifique o sal. Deixe levantar fervura novamente espere 2 ou 3 minutos e retire do lume.

Feijão branco demolhado (300 gr)Bacon (2 fatias)Cebola (1)Alho (2 dentes)Louro (1 folha)Canela (1 pau)Funcho (1 ramo)Sal q.b

COZINHA COMO CHEF ESPECIARIAS

Cozinha Como Chef 12

GUIA DE ESPECIARIAS

Page 14: Guia de especiarias

Molho de Mostarda e Mel

Misture o azeite com o vinagre de vinho, o mel, os cominhos e a mostarda.Num recipiente de vidro, agite bem e bata até emulsionar a mistura!

Azeite (1,5 dl)Vinagre de vinho (0,5 dl)Mel (2 c. de sobremesa)Cominhos em pó (1/2 colher)Mostarda forte (2 c. de sopa)

COZINHA COMO CHEF ESPECIARIAS

Cozinha Como Chef 13

GUIA DE ESPECIARIAS

Page 15: Guia de especiarias

Frango com Caril

Num tacho largo, coloque o azeite e o óleo. Deixe aquecer e junte a cebola picada. Deixe refogar um pouco. Junte os alhos e deixe refogar tudo.Corte os peitos de frango em pedaços e junte duas colheres de sobremesa de caril. Tempere com sal e junte as malaguetas. Deixe fritar um pouco.Junte o caldo de galinha e deixe ferver mais 3 minutos. Junte mais 2 colheres de caril e o leite de coco. Mexa tudo, tape e deixe o frango cozer no leite durante 20 minutos.Numa panela com água a ferver temperada com sal leve o arroz a cozer. Junte umas gotas de limão para o arroz ficar branquinho. Deixe cozer durante 12 minutos. Depois de cozido, retire o arroz, passe por água e escorra-o. Depois de escorrido, coloque-o num prato e espalhe-o.Mexa o frango de vez em quando para não agarrar no fundo. Após os 20 minutos junte as natas. Mexa tudo e apague o lume!

Peitos de frango (600 gr)Leite de coco (400 ml)Cebola picada (1)Alho picado (2 dentes)Natas (1 dl)Óleo (3 c. de sopa)

COZINHA COMO CHEF ESPECIARIAS

Cozinha Como Chef 14

GUIA DE ESPECIARIAS

Azeite (3 c. de sopa)Caldo de galinha (1 chávena de chá)Sal q.b.Malaguetas q.b.Caril em póArroz basmati (280 gr)

Page 16: Guia de especiarias

Arroz de Açafrão com Ervilhas

Descasque a cebola e os dentes de alho, lave-os e pique-os finamente. Aqueça o azeite num tacho ao lume, junte a cebola e os alhos e deixe refogar um pouco. Adicione o açafrão e deixe refogar bem a cebola.Junte depois a água, tempere com sal e pimenta, deixe começar a ferver, adicione as ervilhas e o arroz, mexa e deixe cozinhar, em lume brando, durante aproximadamente 18 minutos.Rectifique os temperos, retire do lume e sirva de imediato a acompanhar o prato principal!

Arroz agulha (350 gr)Ervilhas (200 gr)Cebola (1)Alho (2 dentes)

COZINHA COMO CHEF ESPECIARIAS

Cozinha Como Chef 15

GUIA DE ESPECIARIAS

Azeite (0,5 dl)Açafrão em pó (1 c. chá)Água (7 dl)Sal e pimenta q.b

Page 17: Guia de especiarias

Doce de Maçã e Canela

Numa tigela, misture a maçã com metade do açúcar e a canela em pó.Numa tigela, coloque o restante açúcar, os ovos e o leite.Bata durante 1 minuto.Divida a maçã por tacinhas próprias para ir ao forno.Por fim, cubra a maçã com o líquido.Leve ao forno pré-aquecido nos 190º C e deixe cozer aproximadamente 15 minutos.Depois da sobremesa cozida e loirinha, retire.Sirva a sobremesa quente ou fria.

Maçãs cortadas em cubinhos (2)Açúcar amarelo (100 gr)Ovos (3)Leite (200 ml)Canela em pó (1 colher de chá)

COZINHA COMO CHEF ESPECIARIAS

Cozinha Como Chef 16

GUIA DE ESPECIARIAS

Page 18: Guia de especiarias

www.cozinhacomochef.com