gestÃo comunitÁria da desnutriÇÃo aguda. gestão...na primeira hora após o nascimento, o bebé...

28
JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA SAÚDE

Upload: others

Post on 25-Sep-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

1JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA

DESNUTRIÇÃO AGUDA

REPÚBLICA DE ANGOLAMINISTÉRIO DA SAÚDE

Page 2: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

2 JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

© Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 2018

Reprodução só poderá ser realizada mediante autorização do UNICEF para fins educativos e sem fins lucrativos. Reprodução deve indicar fonte bibliográfica. UNICEF. Angola, 2018.

Para mais informações sobre a publicação:

UNICEF Angolawww.unicef.org/angolafacebook.com/unicefangolatwitter.com/unicefangola

© UNICEF Angola ARRANJO GRÁFICO: CREATION REIMPRESSÃO: ADMAC Gráfica, Lda CRÉDITOS FOTOGRÁFICOS: UNICEF /2012 / Yolanda Nunes Correia e Vandana Agarwal Reprodução sem fins lucrativos após solicitação por escrito ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Angola. Venda proibida.

Luanda, Junho de 2019

Page 3: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

3JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

© Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 2018

Reprodução só poderá ser realizada mediante autorização do UNICEF para fins educativos e sem fins lucrativos. Reprodução deve indicar fonte bibliográfica. UNICEF. Angola, 2018.

Para mais informações sobre a publicação:

UNICEF Angolawww.unicef.org/angolafacebook.com/unicefangolatwitter.com/unicefangola

ÍNDICE

TEMA 1 _ Pag. 04

UMA CRIANÇA BEM NUTRIDA É UMA CRIANÇA SAUDÁVEL

TEMA 2 _ Pag. 05

O QUE É A DESNUTRIÇÃO?

TEMA 3 _ Pag. 07

COMO IDENTIFICAR A DESNUTRIÇÃO AGUDA

TEMA 4 _ Pag. 12

COMO CLASSIFICAR E ENCAMINHAR AS CRIANÇAS

TEMA 5 _ Pag. 15

COMO TRATAR A DESNUTRIÇÃO AGUDA SEVERA?

TEMA 6 _ Pag. 16

COMO TRATAR A DESNUTRIÇÃO AGUDA MODERADA?

TEMA 7 _ Pag. 17

COMO PREVENIR A DESNUTRIÇÃO?

TEMA 8 _ Pag. 22

BRINCAR E CONVERSAR COM AS CRIANÇAS

TEMA 9 _ Pag. 24

GESTÃO DO PROGRAMA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

NA COMUNIDADE

GESTÃO COMUNITÁRIA DA

DESNUTRIÇÃO AGUDA

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

3

Page 4: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

4 JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

TEMA 1UMA CRIANÇA BEM NUTRIDAÉ UMA CRIANÇA SAUDÁVEL

Uma criança saudável é uma criança feliz e activa! Uma criança saudável alimenta-se bem!Uma criança que não está a crescer bem não é saudável!

ALIMENTAR BEM, BRINCAR E COMUNICAR COM AS CRIANÇAS AJUDA-AS A CRESCER E A DESENVOLVER-SE MELHOR

Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro) é a primeira vacina do bebé! Os bebés devem ser amamentados exclusivamente com o leite da mãe, até aos 6 meses de idade e por livre demanda do bebé. Nesta idade, o bebé não necessita de nenhum outro alimento ou bebida (água, kissangua, chá, papas) porque o leite materno já contém tudo o que o bebé necessita. O leite materno é o melhor alimento para o bebé e não existe nenhum substituto ao leite materno.

A partir dos 6 meses de idade, pouco a pouco, deve-se dar à criança outros alimentos, tais como: papas de fuba de milho, de mandioca, de diferentes tipos de batatas, misturados com feijão, ginguba, peixe, ovos, carne, verduras como kizaka, gimboa, miengueleka, folha de feijão, cenoura, abóbora, frutas como manga, mamão, banana, abacate, laranja, abacaxi..., tudo bem esmagado e mole.

Nesta idade e até aos 2 anos, a criança deve continuar a mamar. É importante a criança comer diversos alimentos pelo menos cinco vezes ao dia, e de cores diferentes, porque nesta fase, só o leite materno já não é suficiente para que a criança cresça e se desenvolva adequadamente. Deve-se complementar a alimentação da criança usando os alimentos produzidos e disponíveis localmente.

A alimentação complementar (comida adicional ao leite materno) responsiva ao apetite da criança, em qualidade e quantidade adequadas, é muito importante para o bom desenvolvimento da criança até aos dois anos de vida. Portanto, de acordo com a idade do bebé, deve-se de forma gradual ir aumentando a quantidade, a consistência da comida e o número de vezes que se dá de comer. Assim, entre os 9 e 12 meses a criança já pode comer a comida do prato familiar.

Os pais ou cuidadores devem estar atentos para reconhecer os sinais de fome da criança, no sentido de responder antecipadamente e de forma adequada para a idade. É importante a mãe ou cuidador da criança, sentar-se com a criança, alimentá-la, e não colocá-la a comer conjuntamente com as outras crianças.

O bebé deve continuar a mamar sempre que quiser, tanto de dia como de noite, mesmo se a mãe estiver grávida.

Page 5: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

5JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

TEMA 2O QUE É A DESNUTRIÇÃO?

Marasmo Kwashiorkor

PERDA SEVERA DE PESO E FRAQUEZA

• Costelas visíveis• Membros muito debilitados• Enfraquecimento muscular• Eventual bom apetite• Com o tratamento e aconselhamento adequado, tem boa recuperação

EXISTÊNCIA DE EDEMA BILATERAL

• Perda de apetite• Cabelos enfraquecidos e finos• Mudança da cor do cabelo (amarelado)• Apatia e irritação• O rosto pode parecer inchado• Alto risco de morte

A desnutrição é uma das consequências de uma alimentação não equilibrada, em termos de quantidade ou qualidade, que não supre as necessidades nutricionais de uma criança. A comida que a criança come não lhe está a conferir todos os nutrientes necessários para crescer de forma saudável.

A criança que não come de forma saudável, variada, equilibrada e várias vezes ao dia, pode se tornar desnutrida e ficar mais vulnerável a doenças e infecções. Por isso é importante levar sempre a criança ao controlo do peso e do crescimento no centro de saúde mais próximo, para avaliar o desenvolvimento da criança e prevenir que entre em desnutrição.

A desnutrição pode ser mortal e tem que ser prevenida ou tratada imediatamente quando aparecem os primeiros sinais. Uma criança desnutrida que não é tratada, pode ficar com o seu crescimento e desenvolvimento limitados de forma crónica e irreversível.

1. TIPOS DE DESNUTRIÇÃO AGUDA

A desnutrição aguda, corresponde a uma desnutrição recente na criança e pode se manifestar em dois tipos, o Marasmo e o Kwashiorkor. Os sinais da desnutrição podem ser vários: perda rápida de peso, fraco crescimento, falta de apetite, criança inactiva, edemas bilaterais (inchaços nos dois pés e nos dois braços), múltiplas infecções.

Page 6: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

6 JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

2. OBJETIVOS DA GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

A gestão comunitária da desnutrição aguda é um programa de resposta à crises nutricionais que envolve redes de voluntários, agentes comunitários de saúde e parceiros de desenvolvimento, sob a coordenação da Direcção Nacional de Saúde Publica, através do Programa de Nutrição e implementado pelas Direcções Provinciais e Municipais de Saúde.

Os seus objectivos principais são:

1. Encorajar práticas alimentares saudáveis que possam ajudar na prevenção de casos de desnutrição na comunidade.

2. Ajudar as famílias e as mães a aderir ao tratamento das crianças com desnutrição aguda severa e moderada nos centros apropriados.

3. Apoiar as comunidades a identificar melhor os casos de desnutrição aguda (moderada e severa).

4. Fortalecer as capacidades dos enfermeiros e agentes comunitários de saúde para identificar e encaminhar todas as crianças afectadas pelos diferentes tipos de desnutrição.

5. Sensibilizar as autoridades locais, comunidades e famílias para que as crianças mais vulneráveis (órfãs, abandonadas ou com necessidades especiais) recebam mais atenção e apoio para alimentação, cuidados e carinho.

Page 7: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

7JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

Para avaliar se a criança está com desnutrição, é preciso medir o Perímetro Braquial (ou circunferência do braço), verificar a existência de edema bilateral e outros sinais que sugerem complicações médicas (feridas abertas, apatia, falta de apetite). O perímetro braquial é um importante indicador na avaliação do estado nutricional das crianças.

3. COMO MEDIR O PERÍMETRO BRAQUIAL (PB)?

O PB mede-se, usando uma fita própria com três cores (verde, amarelo e vermelho).

Passos a seguir para medição do PB:

1- Tire a roupa da criança, coloque a fita no seu braço esquerdo e meça a altura do ombro até ao cotovelo da criança;

2- Dobre o braço da criança fazendo um ângulo recto como mostra na imagem;

3- Identifique o ponto intermédio no braço entre o ombro e o cotovelo e marque-o com um lápis;

4- Flicta o braço da criança ao longo do corpo e coloque a fita ao redor do mesmo, no ponto intermédio identificado;

5- Controle bem, para que não haja espaço vazio entre a fita e a pele, sem que esteja demasiado apertada ou solta;

6- Faça a leitura da medição entre as duas setas da janela da fita;

7- Registe imediatamente a medição na ficha de registo da despistagem.

NOTE BEM:

Apenas as crianças a partir dos 6 aos 59 meses de idade devem ser avaliadas com a fita do Perímetro Braquial (PB) colorida! A medição do PB para os adultos deve ser feita usando uma fita própria de cor branca

TEMA 3COMO IDENTIFICAR A DESNUTRIÇÃO AGUDA

Page 8: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

8 JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

4. COMO DETERMINAR A PRESENÇA DE EDEMA BILATERAL NOS PÉS E NOS BRAÇOS

1- Pressione firmemente e de forma simultânea, o dorso dos dois pés da criança ou das mãos com os dois dedos polegares ao mesmo tempo, até ao fundo da parte inferior da perna sobre o osso da canela, ou sobre a parte superior dos pés durante 3 segundos (por exemplo, pode-se contar a um ritmo lento 101, 102, 103);

2- A seguir retire os dedos polegares;

3- Se a pressão deixar um buraco visível e profundo nos dois pés (sinal de Godé), significa que a criança tem edema bilateral;

4- O edema bilateral só é visível quando pressionado com os dois polegares ao mesmo tempo;

Crianças com edemas (inchaços) em toda a parte do corpo (mãos, pernas, braços e cara) devem ser encaminhadas com urgência para a unidade sanitária mais próxima ou para a Unidade Especial de Nutrição (UEN) mais próxima para admissão e internamento.

NOTE BEM:

O edema só é considerado um problema nutricional, quando se apresenta em ambas as pernas ou ambos os braços. Normalmente, os sintomas começam a ser visíveis primeiro nos pés, depois evolui para as pernas, e em seguida para as mãos, sendo depois observado por todo o corpo. A criança com edemas bilaterais, tosse, diarreia e vómitos está gravemente doente e precisa ser levada com urgência para a unidade sanitária mais próxima.

Page 9: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

9JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

COMO DISTINGUIR A DESNUTRIÇÃO AGUDA MODERADA E DESNUTRIÇÃO AGUDA SEVERA?

1. QUANDO É QUE UMA CRIANÇA ESTÁ SAUDÁVELUma criança dos 6 meses aos 5 anos de idade está em bom estado nutricional se:

- O perímetro braquial for superior a 12,5 cm- Não apresenta edema bilateral (inchaço nos dois pés e

nos dois braços)- Tem bom apetite e não é apática (inactiva)

2. QUANDO É QUE UMA CRIANÇA ESTÁ COM DESNUTRIÇÃO MODERADA?Uma criança dos 6 meses aos 5 anos de idade sofre de malnutrição moderada se:

- O perímetro braquial for maior ou igual a 11,5 cm e inferior a 12,5 cm

- Não apresenta edema bilateral (inchaço nos dois pés e nos dois braços)

- Tem apetite normal e não é apática

Nota:Crianças menores de 6 meses, com sinais de desnutrição, não devem ser tratadas na comunidade;Devem ser sempre encaminhadas para a unidade sanitária mais próxima.

Page 10: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

10 JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

3. QUANDO É QUE UMA CRIANÇA SOFRE DE DESNUTRIÇÃO AGUDA SEVERA?Uma criança dos 6 meses aos 5 anos de idade sofre de desnutrição aguda severa se:- Tiver o corpo magrinho ou inchado, cabelo acastanhado ou amarelado, unhas esbranquiçadas,

não gosta muito de brincar;- A medição do perímetro braquial (circunferência do braço) é inferior a 115 mm sem edemas;- Tiver edema (inchaço) nos dois pés, nos dois braços e/ou no corpo todo;- Tiver complicações médicas como: falta de apetite, vómitos, diarreia, febre, respiração acelerada,

convulsões, sarampo, apatia, desmaios;- Se não tiver apetite e estiver apática ou letárgica.

4. QUANDO É QUE UM BEBE MENOR DE 6 MESES DE IDADE SOFRE DE DESNUTRIÇÃO AGUDA SEVERA?

- Quando está debilitado e com dificuldades de mamar e/ou;

- Quando apresenta inchaço nas duas pernas,, nos dois braços (edema) e/ou no corpo todo,

- Quando parece magrinho, fraco, apático e pouco activo;

- Quando o bebe está sempre a chorar e aparentemente sem motivo;

Page 11: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

11JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

EXEMPLOS DE COMPLICAÇÕES MÉDICAS

CRIANÇA APÁTICA E FRACA, OU NÃO CONSCIENTE

FEBRE

CONVULSÕES

SARAMPO

VÓMITO NÃO CONTROLADO

NÃO CONSEGUE MAMAR OU TEM FALTA DE APETITE

DIARREIA LÍQUIDA VÁRIAS VEZES AO DIA

Page 12: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

12 JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

TEMA 4COMO CLASSIFICAR E ENCAMINHAR AS CRIANÇAS

1. SE A CRIANCA NÃO APRESENTA SINTOMAS DE DESNUTRIÇÃO

Deve-se seguir com uma alimentação regular e diversificada: combinar os diferentes tipos de alimentos em cada refeição;

- Monitore a circunferência do braço e a presença de edemas regularmente;- Monitore o estado geral e a presença de complicações médicas;- Verifique a existência de um cartão de vacinação, caso não o tenha, incentive a mãe a levar a

criança ao posto de saúde mais próximo.

- As tarefas do agente incluem:- Aconselhar as mães para seguirem o programa de nutrição

suplementar na unidade sanitária mais próxima.- Explicar sobre as práticas alimentares e de higiene saudáveis

que possam ajudar na recuperação da criança com desnutrição.- Apoiar as comunidades a identificar melhor os casos de

desnutrição aguda (moderada e severa).- Assegurar que as mães estão a levar as crianças à unidade

sanitária e a receber os pacotes de alimento nutricional suplementar;

- Explicar à mãe que o pacote cor de laranja (plumpy sup) dado na unidade sanitária deve ser consumido somente pelas crianças com desnutrição aguda moderada;

- Seguir e monitorar as crianças medindo regularmente o Perímetro Braquial, avaliar a presença de edemas e complicações médicas e, se necessário, encaminhar para a unidade sanitária;

- Seguir as crianças que tiveram alta do tratamento em ambulatório ou da Unidade Especial de Nutrição, para evitar recaídas.

2. EM CASO DE DESNUTRIÇÃO AGUDA MODERADAO Agente comunitário deve orientar as famílias e as mães para aderirem ao tratamento e

aconselhamento num centro de nutrição suplementar.

Page 13: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

13JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

3. EM CASO DE DESNUTRIÇÃO AGUDA SEVERA COM EDEMAS OU COMPLICAÇÕESDEVE-SE LEVAR A CRIANÇA COM A MÁXIMA URGÊNCIA PARA A UNIDADE ESPECIAL DE INTERNAMENTO (UEN) MAIS PRÓXIMA

4. EM CASO DE DESNUTRIÇÃO AGUDA SEVERA SEM COMPLICAÇÕESA CRIANÇA DEVE SER IMEDIATAMENTE LEVADA À UNIDADE SANITÁRIA MAIS PRÓXIMA PARA INICIAR O TRATAMENTO EM AMBULATÓRIO

Page 14: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

14 JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

MENSAGENS-CHAVE PARA AS MÃES DAS CRIANÇAS COM DESNUTRIÇÃO AGUDA SEVERA SEM COMPLICAÇÕES

• O aleitamento materno é o melhor – e o primeiro alimento; para recém-nascidos e bebés até aos dois anos, continue a dar de mamar com regularidade e em livre demanda antes de dar o ATPU

• OATPUnãodeveserpartilhadocomoutraspessoas.O ATPU é um medicamento somente para tratar as crianças com desnutrição

• DaràcriançapequenasquantidadesdeATPUcomregularidade. As crianças doentes muitas vezes estão sem vontade de comer; estimule a criança a comer com frequência (se possível 8 pequenas refeições por dia)

• OATPUéoúnicoalimentoqueacriançanecessitaduranteoperíododotratamento. Ele contém todos os ingredientes que ela precisa para se recuperar e é realmente um medicamento especial. Não é preciso dar outros alimentos

• NãomisturarnuncaoATPUcomoutrosalimentos. Se a criança pedir outros alimentos, uma quantidade

menor pode ser dada, mas deve sempre dar o ATPU antes de toda outra comida e fora das horas de refeição da família

• Dar água tratada (fervida oudesinfectada). Oferecer sempre água tratada para beber enquanto a criança está a comer o ATPU.

• Lavarasmãoscomáguaesabãoantesde comer e depois de usar a casa de banho/latrina.

• Recomenda-seousodaredemosquiteiratratada com insecticida para proteger a criança enquanto dorme à noite.

• DaroATPUàcriançamesmoqueestiverdoente ou com diarreia. Amamente com maior frequência e dê mais água tratada se a criança está com diarreia. Volte à unidade de saúde caso a criança tenha muita diarreia.

• As crianças desnutridas são maissusceptíveisàhipotermia (frio);Manter sempre a criança bem agasalhada.

Page 15: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

15JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

TEMA 5COMO TRATAR A DESNUTRIÇÃO AGUDA SEVERA?

OATPU(pacotedecorvermelha)éumalimentoterapêutico“prontoaserusado”,enriquecidocomproteínas, minerais, vitaminas e possui um valor calórico elevado, destinado ao tratamento dadesnutrição aguda severa.

TABELA DE DOSAGEM DO ATPU

- O ATPU, deve ser dado em pequenas porções (se possível, fraccionadas em 8 pequenas refeições por dia);- Deve ser dado com regularidade, porque as crianças doentes muitas vezes estão sem vontade de comer; É

importante estimular a criança a comer;- Informar à mãe que a criança precisa de beber muita água tratada (fervida ou desinfectada);- O ATPU, não deve ser partilhado entre várias pessoas em casa, pois é um alimento fortificado com

medicamentos específicos e exclusivos para o tratamento das crianças desnutridas;- O ATPU, deve ser dado antes de outros alimentos. Apenas o leite materno pode ser dado antes, porque é o

único alimento não terapêutico que a criança necessita para recuperar;- Deve-se dar o ATPU mesmo se a criança estiver doente ou com diarreia;- O ATPU pode ser conservado em casa, desde que em boas condições de higiene e saneamento, sem risco

de contaminação.- As crianças com desnutrição aguda severa devem receber semanalmente na unidade de tratamento em

ambulatório a quantidade de pacotes para 7 dias de tratamento (ver a tabela). O tratamento tem um tempo mínimo de 60 dias;

- O estado de saúde das crianças deve ser avaliado semanalmente: avaliar a presença de edema bilateral, medir o PB e verificar o cartão de vacinação;

Peso da Criança

Pacotes por dia PAcotes por Semana.

3.5 – 5.9 2 14

6.0 – 8.9 3 21

Superior a 9.0 4 28

NOTE BEM: Não se deve dar o ATPU aos bebés menores de 6 meses de idade, pois o leite materno é o único alimento que necessitam. Os bebés menores de 6 meses desnutridos, não devem ser tratados na comunidade, e devem ser referidos sempre para uma Unidade Sanitária mais próxima;

Quandoéqueumacriançacomdesnutriçãoagudaseveraéconsideradacurada?Considera-se uma criança curada quando o perímetro braquial é superior a 125 mm (cor verde na fita do PB) e/ou; Se deixa de ter inchaço nas pernas e braços (edemas) durante duas semanas seguidas.

Page 16: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

16 JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

TEMA 6COMO TRATAR A DESNUTRIÇÃO AGUDA MODERADA?

OASPU(pacotecordelaranja)éumalimentosuplementarprontoparaoconsumodacriança,quecontémamendoim,açúcar,proteínasdesoja,óleovegetaleleitemagro,epossuiumvalorcalóricoelevado, destinado ao tratamento da desnutrição aguda moderada.

Quandoéqueumacriançacomdesnutriçãoagudamoderadaéconsideradacurada?

A criança é considerada recuperada, após pelo menos 2 meses de suplementação nutricional com ASPU.

ATENÇÃO: As crianças com desnutrição aguda moderada correm um risco muito grande, pois são mais vulneráveis às doenças comuns, e tornam-se mais expostas para desenvolver a desnutrição aguda severa.

ATENÇÃO:- Para o tratamento, uma criança deve receber um pacote de ASPU por dia para uma semana, ou seja, 7 pacotes por semana.- A duração total do tratamento é de 8 semanas, ou seja um pacote por dia durante dois meses.

O ASPU pode ser consumido por crianças dos 6 meses aos 5 anos de idade directamente do pacote, pois não precisa de nenhum tipo de preparação ou de ser guardado na geleira.

Page 17: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

17JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

TEMA 7COMO PREVENIR A DESNUTRIÇÃO?

1. DEVE-SE AMAMENTAR O BEBÉ DE FORMA EXCLUSIVA, LOGO QUE NASCE NA PRIMEIRA HORA APÓS O PARTO;

2. O ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO DEVE SER MANTIDO ATÉ AOS 6 MESESDEIDADE(SEMDARágua,kissangua,papas,ououtrascomidas...).

- Para os bebés recém-nascidos até aos 6 meses de idade, o leite materno deve ser o primeiro e único alimento;

- Imediatamente após o parto, o bebé deve ser colocado em contacto com a pele da mãe.

- Pelo menos 30 minutos após o parto, a mãe deve dar de mamar ao bebé o primeiro leite (colostro), mesmo que amarelado ou fraco, pois é o melhor alimento para os primeiros dias do bebé.

- Amamentar o bebé logo nas primeiras horas após o parto, ajuda a diminuir o sangramento da mãe e faz o útero voltar mais rapidamente ao lugar;

- O primeiro leite da mãe (colostro) é a primeira vacina para o bebé. O colostro ajuda a expulsar as primeiras fezes (mecónio) do bebé;

- O leite materno é o melhor alimento para o bebé, porque é muito nutritivo e adequado para essa faixa etária;

- Deve-se dar o leite materno exclusivo ao bebé, porque ajuda a prevenir doenças, como: diarreias agudas, pneumonias, otites e outras infecções.

- Depois dos 6 meses de idade, aos poucos deve-se dar à criança outros alimentos, tais como: sumos, papas e sopas de farinha ou de fubas locais enriquecidas com frutas (manga, banana, abacate, laranja, fruta pão, goiaba, dendem...), hortícolas, feijões, ginguba, peixe, ovos, carne, verduras e outros.

• OBS:Nestafase,acriançadevecontinuaraseramamentadaaopeitodamãeatéaos2anosdeidade.

- É importante a lavagem das mãos (com água e sabão, antes e depois de qualquer manejo; antes e depois de comer; e depois do uso da latrina);

- As crianças menores de 5 anos de idade devem completar o calendário vacinal, incluindo a suplementação com vitamina A e a desparasitação semestral na rotina e sempre que houver campanhas.

- Se a criança tiver febre, diarreia, tosse, chora muito sem motivo aparente, esta apática, pouco activa, o cabelo está a ficar amarelado ou acastanhado, deve ser levada para a unidade sanitária mais próxima;

- Deve-se evitar beber água tirada do rio, da cacimba ou do chafariz, sem ser tratada;- Deve-se incentivar e promover o tratamento caseiro da água (ferver, desinfectar com lixívia...);- Educar a comunidade sobre a importância do uso de latrinas e os perigos de defecar ao ar livre;

Page 18: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

18 JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

OVOS, CARNES E PEIXES

COUVE, CENOURA E TOMATES

FUNJE, PÃO E ARROZ ANANA, MAMÃO, MANGA E ABACAXI

3. INTRODUÇÃO DE UMA ALIMENTAÇÃO DIVERSIFICADA PARA AS CRIANÇAS MAIORES DE 6 MESES DE IDADE

A partir dos 6 meses de idade, deve-se introduzir outros alimentos à criança e ao mesmo tempo continuar com a prática do aleitamento materno, até aos 2 anos; A criança deve continuar a mamar sob livre demanda até 1 ano e 6 meses e depois começar, começar a diminuir o leite de peito e dar mais comida.

Alguns Alimentos nutritivos para o bebé e a criança:

ATENÇÃO

Suplementação com vitamina A duas vezes por ano

A vitamina A protege as crianças contra as infecções. Por isso, as crianças a partir dos 6 meses até aos 5 anos de idade, devem ser suplementadas com vitamina A de 6 em 6 meses, isto é 2 vezes por ano, na Unidade Sanitária.

Levar a criança a todas as campanha de vacinação onde pode também ter reforço de vitamina A.

Desparasitação duas vezes por anoDesparasitar as pessoas, principalmente crianças é importante, porque ajuda a tirar as lombrigas da barriga, evitando que a mesma se desenvolva e ajuda a criança a desenvolver e crescer melhor, com saúde.

O Albendazol é o remédio usado para desparasitar. Sua função principal, é fazer sair as lombrigas da barriga. Todas as crianças dos 12 meses aos 5 anos, devem ser desparasitadas a cada 6 meses, isto é, 2 vezes por ano na Unidade Sanitária.

OBS: Mesmo o adulto pode desparasitar, principalmente a mãe e a grávida.

Para facilitar e ajudar melhor o bebé e a criança a comer bem, todos os alimentos devem ser preparados com a consistência adequada para a sua idade (amassado como papa ou bem diluído); Por exemplo: a fuba de bombó e de milho, entre outros alimentos;A alimentação deve passar gradualmente da forma semi-sólida para sólida.

Page 19: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

19JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

SOPA COMUNITARIA

Sopadefeijãoeabobora

Ingredientes:2 chávenas de feijão2 fatias de abobora amarela2 batatas medias 1 batata doce½ chávena de chá de cebola1 dente de alho5 colheres de sopa de azeiteSal a gosto1 colher de chá de salsa ou tempero verde

Modo de preparação:Lave bem o feijão e coloque de molho de véspera. Depois faca cozer ate ficar macio e acrescente a abobora, as batatas picadas, a cebola e o alho e deixe ferver ate as batatas cozerem e o caldo ficar bem apurado. Depois tempere com o sal, a salsa e o azeite e deixe ferver mais alguns minutos e sirva.

Sopacomfarinhademandioca(oubatatadoce)

Ingredientes:1 litro de água1 cebola ralada/ picada1 dente de alho ralado/ picado1 ovo2 colheres (sopa) de óleo1 copo de farinha de mandioca ou batata doce1 colher (chá) de folhas verdes (mandioca, ginguba, batata doce, moringa)

Modo de preparação:Junte a agua, a cebola, o alho e coloque ao lume; antes de levantar fervura, junte a farinha de mandioca aos poucos, mexendo bem para não encaroçar. Por fim, adicione o ovo e deixe dois minutos a lume brando e acrescente uma colher de moringa ou folhas verdes em pó e retire do fogo.

EXEMPLOS DE RECEITAS COM BASE EM ALIMENTOS LOCAIS

Page 20: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

20 JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

Sopa de ginguba

Ingredientes:1 litro de água2 copos de farinha de ginguba½ copo de ginguba crua1 cebola ralada/ picada1 dente de alho ralado/ picado2 ovos ou ½ frango desfiado ou feijão 2 colheres (sopa) de óleoFolhas verdes (folha de mandioca, moringa, couve)2 tomate maduros1 fatia de abobora2 cenouras cortadas

Modo de preparação:Junte a agua, a abobora, a cenoura, as folhas verdes, a cebola, o alho, a ginguba crua e coloque ao lume; antes de levantar fervura, junte a farinha de ginguba aos poucos, mexendo bem para não encaroçar. Por ultimo, adicione o tomate amassado, os ovos e deixe dois minutos a lume brando e retire.

PAPAS FORTIFICADAS (farinhas, frutas, batatas, feijão, ginguba, verduras ou legumes, ovos, catatos, gissombe, etc)

Papademilhooumassambalaefeijão

Ingredientes: 2 colheres de sopa de farinha de milho ou massambala (qualquer tipo)1 colher de sopa de farinha de feijão, ginguba, peixe, carne, ovo ou insectos comestíveis1 colher de sopa de açúcar1 colher de chá de óleo, margarina, dendém, coco ou açúcar

Modo de preparação:Pile o milho até virar farinha e depois passe por uma peneiraPile o feijão até virar farinha e depois passe por uma peneiraMisture a farinha de milho e a de feijão com o açúcar e dissolva com um bocado de água friaSeparadamente leve uma panela ao lume com meio litro de água e deixe ferverJunte lentamente a mistura e vá mexendo para evitar que se formem caroçosDeixe cozer por 10 minutos e adicione uma pitada de sal e um bocado de óleo ou manteiga a gosto

Papadefarinhadearroz

Ingredientes: 2 colheres de sopa de farinha de arroz1 colher de chá de açúcar1 colher de sopa de leite1 colher de chá de óleo ou manteiga

Page 21: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

21JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

Modo de preparação:Pile o arroz até virar farinha e depois passe por uma peneiraMisture a farinha de arroz com o açúcar e leite e dissolva com um bocado de água friaSeparadamente leve uma panela ao lume com um copo de água e deixe ferver, adicionando uma pitada de sal e um bocado de óleo ou manteiga a gostoJunte lentamente a mistura e vá mexendo para evitar que se formem caroçosDeixe cozer por 10 minutos

Papa de banana verde ou banana-pão

Ingredientes: 3 bananas verdes ou banana-pão3 copos de água1 colher de sopa de leiteAçúcar ou mel a gosto1 colher de farinha

Modo de preparação:Descasque as bananas verdes e pile acrescentando águaLeve ao lume e deixe ferverAcrescente açúcar e leite, uma colher de farinha e uma pitada de salMisture bem e deixe apurar

Papadefubadebombó

Ingredientes: 3 partes de funje de bombó3 copos de água, duas colheres de leite em pó, duas colheres de açúcar1 colher de sopa de ginguba seca ou torrada, descascada e pisadaAçúcar ou mel a gosto1 colher de feijão bem cozido2 colheres de sopa de kisaca ou sacafolha

Modo de preparação:Prepare o funje de bombó com 1 parte de ginguba pisada acrescentando águaLeve ao lume e deixe ferverAcrescente uma parte de feijão bem cozido e pisado e duas colheres de kisacaMisture bem com leite em pó, duas colheres de açúcar e deixe apurar

Page 22: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

22 JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

TEMA 8BRINCAR E CONVERSAR COM AS CRIANÇASAconselhar as famílias a dar amor, carinho, beijos e abraços, à sua criança para lhe mostrar que ela é querida;

Incentivar as famílias a conversar, cantar para a criança e brincar com ela. As mães ou responsável da criança precisam de escutar e observar as respostas dadas pela criança. A brincadeira, o jogo e o desporto também são importantes, pois contribuem para o desenvolvimento da criança.

Todas as crianças precisam de sentir o afecto da sua família, principalmente as mais vulneráveis, e as desnutridas, que requerem mais carinho e atenção, mas que nem sempre lhe é dada.As crianças órfãs ou abandonadas por exemplo, precisam de mais atenção pois não têm os seus pais, para as alimentar e cuidar.

COMO RECONHECER E DETECTAR UMA CRIANÇA COM DESNUTRIÇÃO QUE ESTEJA A PRECISAR DE ATENÇÃO ESPECIAL?

- Quando uma criança está triste, calada, não se queixa, não chora, não come, nem reage aos estímulos externos.

PORQUE É IMPORTANTE ESTIMULAR UMA CRIANÇA COM DESNUTRIÇÃO?

- As acções que visam o bem-estar emocional e físico contribuem para melhorar o ânimo da criança e ajudam a acelerar a recuperação;

- Contribuem também para uma resposta positiva e reforço dos laços afectivos entre mãe e filho(a), pai e filho(a), e as crianças com mais auto-estima e feliz;

- A longo prazo, as acções do estímulo emocional, ajudam a fortalecer a criança e fazem com que ela se sinta querida, mais envolvida, incluída e protegida.

ATENÇÃO:Se a mãe não estiver em casa durante todo o dia, é importante que: -Deixe comida suficiente para no mínimo 3 refeições por dia, para cada criança;

-Não deixar as crianças sozinhas em casa ou na companhia de outras crianças. De preferência, deixar sempre em companhia de um parente adulto ou pessoa de confiança.

Page 23: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

23JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

OS ACTIVISTAS PODEM DIFUNDIR OS SEGUINTES CONSELHOS PARA AS FAMÍLIAS:

“UMA CRIANÇA PROTEGIDAÉ UMA CRIANÇA SAUDÁVEL E FELIZ!”

- Acriançaprecisadeatenção,elogios,beijos,abraçosecarinho.Oamoréamelhorformadepro-tecção.Aviolêncianãoénuncaummeioparaeducarosfilhos.

- Acriançagostadeouvirhistórias.Ouçaeestejaatento(a)aosseusinteresseserespostase encoraje-a a descobrir e aprender coisas novas.

- Permita que a sua criança brinque com outras crianças e que faça actividade física,sempre num lugar seguro e sob a vigilância de um adulto ou de um irmão ou uma irmã, mais velhos.

- Partilheoseutempocomosseusfilhosenãoosdeixemuitotemposozinhosemcasapara evitar acidentes.

Page 24: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

24 JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

TEMA 9GESTÃO DO PROGRAMA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA NA COMUNIDADE

1. O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE DEVE:

- Visitar as famíliasemães da própria área para despistagem da Desnutrição Aguda Severa e Moderada;

- Medir o PB semanalmente e anotar na ficha da criança;

- Apoiar e acompanhar as famílias das crianças com Desnutrição Aguda Moderada para começar um tratamento com alimentação suplementar ou fortificada com alimentos localmente disponíveis;

- Verificar como os alimentos ou suplementos estão a ser dados à criança (se é de acordo com as orientações do técnico de saúde);

- Encaminhar as crianças com Desnutrição Aguda Severa para o tratamento terapêutico, na unidade sanitária mais próxima;

- Lembrar a data das próximas visitas e apontar no cartão da criança;

- Explicar às mães e famílias as boas práticas para a prevenção da Desnutrição;

- Cuidar do armazenamento dos produtos suplementares (caso existam) e da sua utilização pelas famílias (verificar as quantidades que entram e saem do armazém) (caso estejam disponíveis na comunidade)

RelataraoSupervisordenutriçãoainformaçãorecolhidanasuaáreadeactuação,incluindo:

• O número de crianças triadas por semana;• O número de crianças com Desnutrição Aguda Severa ou Moderada; • Áreas com mais casos;• Implementação da actividade (visitas); - Distribuição do material informativo e dos produtos nutricionais fortificados (caso existam).

ATENÇÃO

O agente comunitário de saúde, deve relatar e receber informações do próprio supervisor local.

Page 25: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

25JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

2. FICHAS DE MONITORIA A SEREM PRENCHIDAS E ENVIADAS

FICHA DE REGISTO DE TRIAGEM

• Preencher devidamente a ficha: nome do município, bairro/aldeia, data e o nome do agente;

• Depois de realizada a medição do braço da criança, marque com uma cruz a bolinha correspondente nas diferentes colunas (categorias) de acordo com o perímetro braquial. Cada bolinha corresponde a uma criança medida. No fim de cada coluna (categoria), coloque o total das bolinhas marcadas

FORMULÁRIO DE REFERÊNCIA

• Depois de medir a criança, se as suas especificações se enquadrarem na cor verde que identifica um perímetro braquial maior que 125 mm, deve-se dar os parabéns à mãe.

• Se as especificações da criança se enquadrarem na cor amarela ou ela tiver um perímetro braquial maior ou igual a 115 mm e menor que 125 mm, coloque uma cruz na ficha, indicando que necessita de suplementação alimentar ou reforço de alimentação disponível localmente.

• Se as especificações da criança se enquadrar na cor vermelha da fita, ou ela tiver um perímetro braquial inferior a 115 mm, ela deve ser enviada com a máxima urgência para o posto de saúde mais próximo.

Page 26: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

26 JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

3. RELATÓRIOS DO AGENTE COMUNITARIO DE SAÚDE

No final de cada mês, cada Coordenador ou Supervisor Municipal dos agentes deve submeter à Direção Provincial de Saúde relatórios sobre as atividades implementadas, incluindo as informações seguintes:

1. Númerodecomunasealdeiasvisitadas 2. Númerodemães/famíliasvisitadaseaconselhadasemcadacomunaealdeia

3. Numerodemães/famíliasquereceberamaconselhamentosobrealimentaçãosaudáveleutilizaçãode alimentos locais

4. Númerodecriançasde0a5anosmedidas/visitadas

5. Número de crianças identificadas com desnutrição aguda severa e com desnutrição agudamoderada

6. Númerodecriançasquereceberamalimentosuplementarprontoparaouso(ASPU)

7. Número de crianças que estão a receber alimento terapêutico pronto para uso (ATPU) numaunidadesanitária

8. Disponibilidade de produtos alimentares, incluindo informação sobre produtos recebidos edistribuídosnosmunicípiosenascomunas

9. Quantidadedematerialdeinformaçãodistribuídoouemfalta 10.Listarasdificuldadeseossucessosnoterreno

Page 27: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

27JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA

Page 28: GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDA. Gestão...Na primeira hora após o nascimento, o bebé deve ser colocado na mama da mãe. O primeiro leite de cor amarelada (colostro)

28 JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

JUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

GESTÃO COMUNITÁRIA DA DESNUTRIÇÃO AGUDAJUNTOS CONTRA A DESNUTRIÇÃO

UNICEF Angola

Rua N’Gola M’Bandi - Calemba, Luanda

República de Angola

T. +244 226 430 870

www.unicef.org/angola

www.facebook.com/unicefangola

MINISTÉRIO DE SAÚDE

Dir. Nacional de Saúde Pública Gabinete de Promoção de

Saúde Rua 1 Congresso n.o 67 - C.P 1201,

Luanda - ANGOLA

Telefax: +244 222 330 435

http://www.minsa.gov.aoREPÚBLICA DE ANGOLAMINISTÉRIO DA SAÚDE